Quando ir

Pyrenees, Fall 2010 / Pirineos, Otoño 2010

A Espanha pode ser visitada o ano todo, apesar de que as condições climáticas mudam bastante de uma região para outra. Para ajudar você com suas escolhas, publicamos o texto quando visitar a Espanha, mês a mês, analizando as vantagens e desvantagens de cada período do ano.

Nas fichas de destinos você encontrará dicas específicas sobre a melhor época do ano para visitar cada um deles. Veja também o calendário anual e não deixe de ler o texto a dificuldade de responder consultas sobre o tempo.

Algumas dicas muito básicas

  • no inverno os dias são muito curtos e as temperaturas bastante baixas.
  • no verão os dias são muito longos e as temperaturas muito altas.
  • o mês de férias dos espanhóis é agosto. O mês de julho, a Semana Santa e feriados locais também são considerados temporada alta.
  • se você quiser pegar praia, a temporada de praia na costa da Península Ibérica e as Ilhas Baleares começa em junho e termina no final de setembro.
  • se você quiser pegar neve, a temporada de esqui começa em dezembro e costuma terminar no começo de abril. Se as condições de neve nas montanhas foi boa, a temporada pode se prolongar até a segunda metade de abril.

O mês perfeito para visitar a Espanha

Abrimos este texto falando que a Espanha pode ser visitada o ano todo. Mas querendo uma dica quente de um mês fantástico para percorrer o país, esse mês é junho, muito especialemente durante a segunda metade do mês. Veja as razões:

  • os dias são extraordinariamente longos, com luz solar até as 10 da noite.
  • as temperaturas são amenas.
  • já dá para pegar praia.
  • os campos estão lindos e coloridos.
  • você vai pagar preços de temporada baixa.

Quando visitar Madri

Madri pode ser visitada o ano todo. Se você quiser saber dicas específicas para cada mês do ano em Madri, consulte os seguintes posts do EspanhaTotal: Madri em janeiro | Madri em fevereiro | Madri em março | Madri em abril | Madri em maio | Madri em junho | Madri em julho | Madri em agosto | Madri em setembro | Madri em outubro | Madri em novembro | Madri em dezembro

Quando visitar Barcelona

Barcelona pode ser visitada o ano todo. Se você quiser saber dicas específicas para cada mês do ano em Barcelona, consulte os seguintes posts do passaporteBCN: Barcelona em janeiro | Barcelona em fevereiro | Barcelona em março | Barcelona em abril | Barcelona em maio | Barcelona em junho | Barcelona em julho | Barcelona em agosto | Barcelona em setembro | Barcelona em outubro | Barcelona em novembro | Barcelona em dezembro

Quando visitar a Andaluzia

Veja nossos esclarecimentos no texto quando visitar a Andaluzia.

50 comentários em “Quando ir”

  1. Pingback: nosso novo projeto, o Espanha Total | passaporte BCN

    1. Roberto, novembro é um mês no qual o outono vai ao encontro do inverno. Os dias são muito curtos, começa o frio e por isso é temporada baixa na Espanha toda. Se você estiver atrás de preços em conta, é um bom mês. Mas o tempo não é muito bonito e as horas de luz são poucas. Abraço.

    1. Rita, o tempo em outubro é muito difícil de prever, porque é um momento de transição entre o verão e o inverno. Tem outubro em que ainda faz calor, e tem outubro que já começa o vento e o frio. Veja também que não é a mesma coisa o norte da Espanha que o sul; vai depender do seu roteiro. Abraço.

    1. Depende da parte da Espanha que você estiver planejando visitar. Sol e calor nas Ilhas Canárias, muito frio nas montanhas do norte. Sabendo seu roteiro, será mais fácil dar uma resposta.

  2. estarei com 3 dias livre para visitar umas cidades perto de barcelona…o que vc sugere? o meu pacote ja esta incluso zaragoza e merida e madri…como vou ta em barcelona ,posso pegar um tren ..
    quais cidades vc sugere???

    1. Prezado Fernando, queríamos pedir uma gentileza para você. Para que a informação disponível no Espanha Total seja fácil de consultar, pedimos a colaboração de todos nossos leitores, para que deixem suas dúvidas em textos relacionados a elas.
      Aqui respondemos a consultas relacionadas com quando visitar a Espanha. No nosso passaporteBCN, dedicado à cidade de Barcelona, você vai encontrar farta informação sobre os passeios que podem ser feitos saindo de Barcelona. Veja bate-voltas. Abraço.

    1. Juliana, para poder responder sua consulta precisamos saber o destino da sua viagem. Em abril é tempo de praia nas Ilhas Canáarias enquanto ainda pode nevar nas montanhas. Abraço.

    1. Mariana, a média histórica das temperaturas mínimas em Málaga durante o mês de dezembro é de 9 degraus. Tudo vai depender da sua tolerância ao frio e à água gelada. Abraço.

    1. Maio é primavera, é uma época boa para percorrer a Andaluzia, e muito especialmente Córdoba (durante maio acontece a maravilhosa festa dos Patios Cordobeses).

  3. Pretendo ir para a Espanha no final de dezembro de 2.016 e ficar uns 20 dias. Como só conheci um pouco de Madri até hoje gostaria de saber quais são os melhores lugares para eu conhecer e um roteiro.

  4. Tony, gostaria de ir à Andaluzia em janeiro de 2017. Queria fazer de Carro, Córdoba, Sevilha e Granada. Como é o clima nesse período? Estou programando uns 10 dias para essa viagem. Onde devo descer? Que roteiro fazer? Quanto tempo para conhecer cada cidade? Alguma outra dica pelo caminho? E o tempo de viagem de uma cidade a outra de carro? E onde me hospedar pela estrada ou nas cidades? Vamos eu, minha filha e minha mulher.

  5. Eu estou indo em Outubro! Será que estou fazendo uma péssima escolha? Não gostos dos extremos das temperaturas, porém queria um pouco de calo e chuva durante as férias é horrível né? Abraços

    1. Marcelo, tudo vai depender de onde você estiver indo. Outubro é mês de mudanças, será difícil pegar praia no continente.

  6. Olá Tony
    Estou passando aqui para agradecer todas as dicas, respostas e dúvidas que nos ajudastes a solucionar na preparação do nosso giro de 25 dias pela Espanha.
    Fomos em família, com crianças de 9 e 6 anos. Visitamos Bilbao, San Sebastian, Madrid, Mallorca, Menorca, Andorra e Barcelona e ainda com tempo para bate-voltas.
    Tudo correu as mil maravilhas. É linda e acolhedora a sua Espanha. Ficamos a disposição para qualquer relato ou ajuda a viajantes que queiram fazer o mesmo itinerário.
    Mais uma vez obrigado por tudo e seguimos seguindo este excelente site, certos de que logo logo voltaremos a este belo país.
    Abraço, Francisco

    1. Prezado Francisco, agradecemos muito seu retorno e tanto a Cecília quanto eu ficamos muito felizes ao saber que sua viagem foi um sucesso. Não existe obrigação nenhuma, mas se você quiser compartilhar suas impressões sobre as cidades visitas nos textos dedicados a cada uma delas (veja o índice aqui) adoraremos conhecer sua opinião. Grande abraço!

  7. Olá.
    Estou organizando uma viagem para Andaluzia (Córdoba, Sevilha, Cádiz, Ronda e Granada) mas só consigo férias para novembro, saindo de São Paulo dia 13/11 e voltando dia 28/11. Você acha que chove muito nessa época? O frio não me assusta, pois já estive em Paris, Barcelona e outras cidades da Europa nos meses de novembro e dezembro. Minha preocupação é a chuva…Gosto muito do Espanha total e do Passaporte Barcelona também. Sigo os dois no Facebook. Parabéns!

    1. Prezada Marilena, seja bem-vinda tanto aqui no Espanha Total como no passaporte BCN. Novembro é um mês pouco favorável, por contar com dias muito curtos e com tempo ruim. Novembro e dezembro geralmente são os meses do ano com mais chuva na Andaluzia. Não são chuvas tropicais, mas podem atrapalhar os passeios, principalmente os feitos ao ar livre. Abraço.

  8. Bom dia, gostaria de visitsr Madrid, Barcelona e a região da Andaluzia, tenho de 15 a 29 de julho/2017, o que voce surgere com relaçāo a quantidade de Dias em cada cidade….obrigado

  9. Olá, Tony.
    Já de volta em casa após nossa viagem pela Espanha (Madri, Segóvia, Toledo, Ávila, Córdoba, Granada, Barcelona, Mont’Serrat, Gerona e Figuera) passo para agradecer todas as dicas e informações. Foram, sem dúvida, fundamentais para a organização e o sucesso do passeio. Muito obrigado!
    Aproveito para perguntar se posso deixar alguma dica de locais e/ou restaurantes nas cidades que visitamos.
    Grande abraço, João e Clarice.

  10. Andréia Cristina Silva de Paula

    Olá!
    Gostaria de saber qual a melhor época para conhecer a Espanha (Madrid e Andaluzia ) já que só tenho como opções de férias janeiro e julho.
    Desde já, obrigada.
    Andréia de Paula

  11. Olá bom dia!
    Vamos em dois casais a Espanha em novembro. Entraremos por Barcelona e em 12 noites saimos por Madri. Faremos tudo de carro e pretendemos visitar Andorra ainda em BCN 4 nts, e seguir viagem por Valencia 1nt, Granada 2nts, Sevilha 1nt, Madri 4 nts.
    De Madri pretendemos fazer 2 bate-e-voltas a Toledo e Avila.
    A pergunta na verdade é saber se você sugere alguma alteração na rota ou no tempo de permanência nas cidades. Desde já agradeçemos.

    1. Prezado Wantuil, seja bem-vindo ao Espanha Total. Para Valência indicamos um mínimo de dois dias completos (a proposta do nosso Valência em dois dias). Essa é também nossa indicação para Sevilha (e também a proposta do Sevilha em dois dias). Como seu passeio inclui longos deslocamentos, estamos achando que vai virar uma prova de maraturismo, uma prática que tentamos desincentivar. Se você tiver outras dúvidas sobre seu roteiro, aproveite para perguntar aqui, onde respondemos consultas relacionadas com os roteiros pela Espanha. Abraço.

  12. Estou pesquisando, pelo AirBNB, imóveis para passar o período de carnaval em Palma de Menorca. Como é o tempo nesta época na região?

    1. Não existe “Palma de Menorca”. Existem Palma, capital da ilha de de Mallorca, e a ilha de Menorca, dois destinos diferentes. Nossa resposta vai depender de qual destino estivermos falando.

  13. Bom dia, qual a melhor cidade para assistir a um belo show flamenco? Estou de passagem pela Espanha, indo para Portugal. Obrigada.

  14. bom dia , tony.
    estou pensando em uma vigem com o roteiro Sevilha, Granada, Cordoba, Valencia Barcelona Zaragoza e Madri de 21?04 a 05?05 qual a temperatura media nessa epoca do ano?

  15. Olá pretendo ir a Espanha em junho mas por minha conta. Qual as melhores cidades para visitar além de Madrid. Não me ligo muito em igrejas e museus. Gostaria de conhecer Palma de Maiorca
    mas parece que é longe. O que vc me sugere? Preciso de um guia?

  16. Boa noite, Tony! Irei à Espanha com meu marido no fim de abril e já decidimos visitar San Sebastian e Bilbao. Como teremos 6 noites, estava pensando em acrescentar mais uma cidade da região no roteiro. Nós estaremos sem carro. Você pode me dar uma dica? Desde já, muito obrigada.

    1. Prezada Camillla, nossa resposta vai depender do lugar que vocês vão visitar antes de ir até o País Basco e do lugar que vocês vão visitar depois também. Aguardamos seu retorno. Como no presente texto tiramos dúvidas sobre quando ir na Espanha, vamos pedir que vocês deixem sua próxima consulta no texto País Basco. Obrigado.

Comentários estão fechados.