Idioma

A Constituição Espanhola estabelece que o idioma oficial da Espanha é o espanhol (também conhecido como castelhano). É falado por 99% da população e é a língua materna da grande maioria dos espanhóis.

Além do espanhol, os estatutos de autonomía de algumas comunidades autônomas estabelecem a existência de línguas co-oficiais. Estas são:

  • o catalão, língua oficial na Catalunha e nas Ilhas Baleares. Na Comunidade Valenciana é chamado de valenciano e também é língua oficial. Nas Ilhas Baleares é o mallorquín, também língua oficial.
  • o galego, língua oficial na Galícia.
  • o basco, conhecido como euskera, língua oficial no País Basco e a Navarra.

Existem também outros dialetos não oficiais e minoritários como o bable nas Astúrias ou o aragonês no norte da comunidade autônoma.

As políticas linguísticas nas comunidades autônomas onde há duas línguas co-oficiais são objeto de acirradas disputas políticas.

Sabem aquele tópico de não discutir política, futebol ou religião? No caso da Espanha acrescentaríamos não discutir sobre as línguas oficiais!

8 comentários em “Idioma”

    1. A grafia do termo seguia as regras vigentes no momento da publicação do texto, e por isso unicamente um desconhecimento delas poderia causar surpresa. Já atualizamos.

  1. Boa Noite!! Amei o site de vcs e acredito que os guias serão muito uteis para planejarmos nossa viagem. Pretendemos viajar em maio de 2019. Seremos eu e meu marido, atualmente não falamos outro idioma além do nosso português.. Com essa linguagem limitada é possível aproveitar a viagem sem a necessidade de uma guia? Muito obrigada!!

    1. Raquel, a Espanha recebe um número incrível de turistas todo ano (milhões!) e a maioria deles não falam espanhol. É um país muito preparado para lidar com turistas. Vocês podem se virar com seu português e um pequeno dicionário para assistir na hora das refeições. Na companhia dos nossos guias, a organização da sua viagem fica muito tranquila. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *