Menu

Nerja, Málaga

Nerja é uma cidadezinha muito charmosa, situada na costa de Málaga, na Andaluzia. Suas casas pintadas de branco, tendo o mar Mediterrâneo como pano de fundo, exercem uma atração especial àqueles que a visitam.

Nerja, Málaga

Nerja conta com aproximadamente 22.000 habitantes, e o dado mais interessante relacionado com sua população é que um terço está formado por estrangeiros, principalmente ingleses.

Nerja, Málaga

Nerja vive principalmente do turismo, tendo abandonado outras atividades tradicionais como o agricultura e a pesca.

A cidadezinha está localizada ao pé da Sierra de Almijara, entre as montanhas e o mar. Nerja já estava povoada nos tempos da pré-história. Existem restos de um assentamento humano de há mais de 20.000 anos, no Paleolítico Superior.

Também há vestígios da presença dos romanos. Unicamente a partir da chegada dos muçulmanos, por volta do ano 711, quando se inicia seu desenvolvimento, que experimentará uma era dourada durante o século XVIII.

Nerja, Málaga

O século XIX trouxe a decadência. A destruição provocada pela Guerra de la Independencia espanhola e o terremoto de 1884 deixariam sua marca em Nerja. Outras desgraças, como pragas que arruinaram as colheitas, obrigaram muitos habitantes a emigrar, partindo principalmente para a América do Sul.

Nerja, Málaga

A partir de 1960, Nerja inicia de um novo período de prosperidade, com a abertura ao público da famosa Cueva de Nerja, uma das principais atrações turísticas do destino. Como resultado, Nerja começou a ser conhecida e a atrair turistas da Espanha e de outros países da Europa.

O que fazer em Nerja

Nerja, Málaga

O principal charme de Nerja está em suas ruas emolduradas por casas brancas. A rua Hernando de Carabeo, que liga o centrinho de Nerja com as praias do norte, é especialmente agradável. Se perder pelas ruas de Nerja é um grande prazer. Além disso, Nerja conta com quatro atrações importantes:

  • o Balcón de Europa. É um mirante com fantásticas vistas do Mar Mediterrâneo. O nome se deve a umas palavras pronunciadas pelo rei Alfonso XII, quando visitou Nerja em 1885, após o terremoto que causou estragos na cidade. O rei achou que parecia que a Europa terminasse no mirante, que logo foi batizado como “Balcão da Europa”. O Balcón fica no centro de Nerja e provavelmente é o lugar mais visitado da cidade. Logo mais você vai identificar uma estátua do rei Alfonso XII no mirante.
  • as praias. Nerja conta com 14 km de praias, distribuída tanto ao norte quanto ao sul do centro da cidade. Como acontece em grande parte da costa espanhola, o descontrole urbanístico acabou matando o encanto de muitas das praias, que hoje estão urbanizadas. A praia mais extensa e popular é a praia de Burriana. Para chegar nela é necessário caminhar pela rua Hernando de Carabeo em direção norte até chegar no Parador de Nerja. Contornando o Parador, você vai chegar em uma escadaria que desce até a praia. É uma praia com muitos serviços. Seus chiringuitos (barracas) são ótimos lugares para almoçar à beira do mar.
  • a Cueva de Nerja. É um grande sistema de grutas, tombadas pelo governo espanhol em 1961. Fica a vários quilômetros do centro de Nerja. Se você quiser visitá-la vai precisar de transporte (um trenzinho liga o vilarejo com a Cueva). Veja mais informações no site oficial da Cueva. Como é uma atração popular, nos meses da temporada alta pode haver filas para entrar na gruta.
  • o Acueducto del Águila, uma grandiosa obra de engenharia do século XIX, que foi levantada para trazer água até uma antiga fábrica de açúcar. Também está a vários quilômetros do centro de Nerja e só é possível chegar nele de carro.

Nerja, Málaga

Como chegar em Nerja

1. De carro alugado.

É muito fácil chegar em Nerja partindo tanto de Málaga quanto de Granada.

  • são 69 km de Málaga a Nerja por uma excelente autovía duplicada não pedagiada.
  • são 94 km de Granada a Nerja, também por uma autovía duplicada não pedagiada.

Ao estar quase na metade do caminho, Nerja é uma excelente parada em qualquer percurso entre Málaga e Granada.

Chegando em Nerja, procure um estacionamento, sendo que as ruas do centro são muito estreitas e algumas são reservadas exclusivamente para pedestres.

Não perca nosso dossiê especial com tudo o que você precisa saber sobre dirigir na Espanha.

2. De ônibus.

Há serviços regulares de ônibus viajando de Málaga a Nerja e de Granada a Nerja.

  • o ônibus de Málaga a Nerja é operado pela Alsa. Parte da rodoviária de Málaga. Há vários horários ao longo do dia. Existe um ônibus direto, que unicamente faz uma parada em Torre del Mar, e um ônibus mais demorado com diversas paradas ao longo do caminho.
  • há um ônibus de Granada a Nerja operado pela Alsa e um ônibus operado pela Costa Sur.

Onde se hospedar em Nerja

Consulte as ofertas de hospedagem em Nerja, oferecidas por nosso parceiro Booking, a página de reserva de hotéis mais importante do mundo. Booking garante os melhores preços de hotéis, e não cobra quaisquer taxas de reserva ou administrativas. Em muitos casos, as reservas podem ser canceladas gratuitamente.



Booking.com

Mapa de Nerja

O presente mapa de Nerja identifica a localização dos lugares mencionados no texto.

Dúvidas sobre Nerja?

Nerja, Málaga

Se você tiver alguma dúvida sobre Nerja, aproveite a caixa de comentários abaixo para perguntar! Veja também os textos Málaga e o que fazer em Málaga – experiências imperdíveis.

4 comentários em “Nerja, Málaga”

  1. Avatar

    Bom dia, pretendo ficar em Nerja sete dias em outubro e de lá conhecer Granada, Córdoba e Sevilha. A ancoragem em Nerja é motivada por ser a hospedagem gratuita.

    1. Avatar

      Bom dia. Nerja é uma cidadezinha muito linda, mas não pode ser encarada como base para fazer bate-voltas até as cidades mencionadas, muito distantes. Veja que, além disso, indicamos um mínimo de três noites para Granada e também para Sevilha e uma noite em Córdoba. O único bate-volta viável é Málaga, que fica a uma hora de ônibus de Nerja.

  2. Avatar

    Vamos passar 3 noites em Granada em julho, estaremos de carro, e queremos passar um dos dias em Nerja, na praia ( 1:05h de distância de nosso hotel). É fácil conseguir estacionamento ( pago)? Qual praia é de mais fácil acesso de carro? ( obs: não somos aventureiros…) Obrigada!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      A praia de Burriana é a de mais fácil acesso de carro, mas em julho (temporada alta) pode dar bastante trabalho conseguir estacionamento. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima