Natal e réveillon 2017/2018 em Madri

natal e réveillon em Madri

Madri é um destino clássico para passar o Natal e o fim do ano na Europa. Muitos brasileiros, e especialmente portugueses, escolhem visitar a capital da Espanha durante o período do final de ano. Pensando em quem está planejando viajar nessa época do ano, elaboramos este texto com algumas informações importantes (se você estiver visitando Barcelona também, não perca o texto Natal e réveillon 2017/2018 em Barcelona).

MUITO IMPORTANTE: Muitas informações sobre as atividades que vão acontecer no período do Natal não foram divulgadas ainda. Atualizaremos o presente texto na hora que soubermos mais detalhes. A maioria das informações relacionadas com o Ano Novo em Madri costumam aparecer nos meses de novembro e dezembro. Volte por aqui para saber mais!

O tempo em Madri no fim do ano

natal e réveillon em Madri

Nos textos Madri em dezembro e Madri em janeiro explicamos, de forma detalhada, como é o clima no último e no primeiro mês do ano. Para ter uma ideia de como é o fim do ano, basta fazer uma média dos dados climáticos para ambos os meses.

Pode se esperar uma temperatura mínima média por volta dos 3°C. Isso significa que, na média dos dois meses, a temperatura noturna cai até os 3°C, podendo ter dias mais frios e dias mais quentes.

A temperatura máxima média é de 10° C. A média das temperaturas, considerando as máximas e as mínimas, fica por volta dos 7° C. É bastante frio, mas nada que se compare com cidades mais ao norte da Europa, como París ou Londres.

Se você pretende sair à noite, especialmente no dia 31, vai precisar se agasalhar muito bem e, se estiver soprando vento, a sensação térmica pode despencar muitos graus, ficando abaixo de zero. Em invernos muito frios, pode nevar em Madri.

Atividades no Natal

natal e réveillon em Madri

Sem chegar à loucura do Brasil, o Natal em Madri é tempo de compras. As ruas do centro da cidade são decoradas com luzes coloridas e as pessoas vão para as lojas à procura daquelas comprinhas de fim de ano. As ruas em volta da Puerta del Sol, e particularmente a Calle Preciados, ficam especialmente lotadas durante o período. Se você estiver com crianças, no perca o show de Natal do Cortylandia (foto acima), muito próximo da Puerta del Sol (veja a localização exata aqui). Alem dos madrilenhos indo às compras, espanhóis de muitas cidades do país visitam a capital para fazer compras.

O centro das celebrações do Natal em Madri é a Puerta del Sol.

Atividades no fim de ano

natal e réveillon em Madri

Madri conta com a festa de réveillon de rua mais tradicional e famosa da Espanha. Acontece na Puerta del Sol, onde milhares de pessoas se juntam para receber o ano novo. A entrada do novo ano é marcada pelas campanadas (o som dos sinos que anunciam a meia-noite) do relógio no alto da sede do governo da Comunidad Autónoma de Madri. É tradicional comer uma uva ao som de cada campanada, até completar um total de 12 uvas.

Em anos recentes, devido a grande quantidade visitantes que desejam receber o ano na Puerta del Sol, o número de pessoas que pode acessar a praça está limitado e controlado. Para conseguir entrar, vai ter que chegar cedo. É uma celebração para quem gosta de multidões apertadas em um espaço pequeno.

Se locomover no réveillon

Ao contrário do que acontece em Barcelona, o metrô de Madri não funciona ininterruptamente durante a madrugada do dia 1 de janeiro. Mas se você estiver hospedado na região central de Madri não deve ter muitos problemas para voltar no seu hotel.

Atrações abertas e fechadas

Veja a lista de atrações imperdíveis de Madri e como será o funcionamento durante o período.

  • Museo del Prado. Fechado nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro. Horário reduzido até as 14h nos dias 24 e 31 de dezembro e 6 de janeiro.
  • Centro de Arte Reina Sofía. Fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e 1 e 6 de janeiro.
  • Museo Thyssen Bornemisza. Fechado nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro. Horário reduzido até as 15h nos dias 24 e 31 de dezembro.
  • CaixaForum Madrid. Fechado nos dias 25 de dezembro e 1 e 6 de janeiro. Horário reduzido até as 18h nos dias 24 e 31 de dezembro.
  • Palacio Real de Madri. Fechado nos dias 25 de dezembro, e 1 e 6 de janeiro. Horário reduzido até as 15h nos dias 24 e 31 de dezembro.
  • Parque del Retiro. Aberto até as 22 horas durante todo o período.
  • CentroCentro. Fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e 1 e 6 de janeiro. No dia 5 de janeiro, aberto até as 14h.
  • Estadio Santiago Bernabéu. Fechado nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro.
  • Parque de Atracciones. Fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e 1 de janeiro.

Algumas tradições do período

São inúmeras diferenças de como se comemora o Natal em Madri, quando comparamos com as tradições do Brasil. Conheça algumas tradições muito diferentes:

  • a noite do dia 24 é reservada para comemorações familiares. O tradicional é jantar em casa com a família. A reunião familiar se repete no almoço do dia 25.
  • os espanhóis amam os doces. Nas mesas de Natal não podem faltar o turrón e outros doces mega calóricos.
  • a bebida oficial do período é o cava, o espumante típico da Catalunha.
  • o 28 de dezembro é o dia dos Santos Inocentes. Na Espanha, equivale ao nosso 1º de abril, e o tradicional na data é “gastar inocentadas”, pequenas brincadeiras. A mídia costuma publicar notícias falsas.
  • o jantar do dia 31 de dezembro não conta com nenhum ingrediente tradicional e costuma ser realizado ou em casa ou com os amigos. Finalizado o jantar, as pessoas se concentram nas ruas para dar as boas-vinda ao novo ano.
  • a entrada do novo ano é marcada pelas campanadas, o som dos sinos que anunciam a meia-noite. É tradicional comer uma uva ao som de cada campanada, até completar um total de 12 uvas. A tradição das uvas de la suerte está muito viva. Se você quiser se divertir, os supermercados vendem pequenas embalagens com as 12 uvas já sem pele e sem semente.
  • não existe tradição de vestir branco no réveillon. Quem estiver procurando sorte no amor, vestirá roupa íntima na cor vermelha.
  • A figura de Papai Noel já está mais presente, mas a maioria das crianças espanholas escreve sua cartinha de pedidos para o Rei Mago de sua preferência. Nos centros comerciais é comum encontrar com os Reis Magos recebendo cartinhas de muitas crianças.
  • na tarde do dia 5 de janeiro tem lugar a “Cabalgata de Reyes”, o desfile do Dia de Reis, um evento de massas que pode concentrar até meio milhão de crianças ao longo das ruas de Madri.
  • no dia 6 de janeiro é celebrado o Dia de Reis, quando as crianças tradicionalmente recebem os presentes de Natal. Para a felicidade das crianças, a tradição está mudando e, cada vez mais, os pequenos recebem seus presentes no dia de Natal, com tempo suficiente para brincar bastante durante as férias escolares.

Mais informação sobre Madri

Madri em 9 roteiros

Veja Madri em 9 roteiros, nosso guia com tudo o que você precisa saber para aproveitar Madri ao máximo. E não deixe de ler nosso índice de textos sobre Madri, com mais de 50 posts sobre a capital da Espanha.

31 comentários em “Natal e réveillon 2017/2018 em Madri”

  1. Avatar

    Olá Tony, Comprei os guias de Sevilha e Granada com vocês.
    Estamos indo para a Espanha no final do ano, família com 14 pessoas, inclusive crianças e idosos. Você poderia sugerir algum bom hotel em Madri que tenha festa na noite de revéillon, para nos hospedarmos e curtirmos a noite também?
    Muito obrigada pela sua atenção! Aguardo!
    Isabelle

    1. Avatar

      Olá de novo, Isabelle. Festa de hotel não é tão comum assim, acontecem principalmente nos hotéis de quatro e cinco estrelas. Seu problema é que os detalhes das festas costumam ser anunciados ao longo do mês de dezembro, e para fazer uma reserva para 14 pessoas, você não pode esperar até dezembro. Alguns hotéis que organizaram festas de réveillon em anos anteriores são o NH Eurobuilding e o ME Reina Victoria. O melhor seria garantir sua hospedagem, agora, para mais tarde procurar uma festa de réveillon. Abraço.

  2. Avatar

    Muito obrigada pela atenção! Reservei o Westin Palace para o período, no qual haverá festa, porém com valores inacreditáveis para o jantar de reveillon, então terei que trocar o hotel rsrs.. Vou verificar esses sugeridos. Obrigada mesmo!

    1. Avatar

      É muito difícil responder a perguntas como a sua, quando não temos nem ideia dos seus gostos, preferências e orçamento. Uma das melhores festas de revéillon é a do luxuoso Hotel Westin, que permite reservar antecipadamente.

    1. Avatar

      Olá, vamos dar para você a mesma resposta que para a Luciana logo acima da sua consulta. Para a gente fica muito difícil responder às cegas consultas como à sua, onde não temos nenhuma informação sobre gostos, preferências ou orçamento. Um dos melhores almoços de Natal é o do luxuoso Hotel Westin. Abraço.

  3. Avatar

    Boa tarde, irei passar a passagem de ano em Madrid. Vou no dia 30 de dezembro e volto dia 2 de janeiro. O meu hotel fica em Fuencarral-El Pardo. Posso esperar por dia 30 para procurar lá um restaurante ou devo começar a procurar com antecedência ? Em relação ao dia 1 de janeiro, haverá alguma coisa aberta ou será um dia para ficar no hotel por estar tudo fechado ?

    1. Avatar

      Bom dia, Ana, Fuencarral-El Pardo é um distrito muito afastado das regiões turísticas de Madri. Aguardando até o dia 30 você vai encontrar restaurante nas zonas turísticas de Madri, mas o problema será voltar até sua hospedagem, sendo que o transporte público não funciona de madrugada. No primeiro de janeiro a maioria de atrações turísticas não deve abrir, por isso é um ótimo dia para passeios ao ar livre, como nosso roteiro pelo magnífico parque Madrid Río. Abraço.

  4. Avatar
    PRISCILLA DE OLIVEIRA GONÇALVES

    Olá! Eu, meu marido e filho de 6 anos vamos passar a noite de Natal em Madrid, estaremos hospedados no bairro de Chueca. Teria alguma dica de restaurante para jantarmos na noite de 24 de dezembro?

    Obrigada

    1. Avatar

      Prezada Priscilla, o bairro de Chueca e a região central de Madri contam com inúmeros restaurantes. Como já indicamos em respostas anteriores, para a gente fica muito difícil responder às cegas consultas como à sua, onde não temos nenhuma informação sobre gostos, preferências ou orçamento. A noite do 24 é um evento no qual os espanhóis costumam ficar em casa com a família, por isso não deve ser um problema localizar um restaurante que agrade sua família quando vocês já estiverem em Madri. Abraço.

  5. Avatar

    Olá bom dia! Somos um grupo de 10 pessoas Portuguesas que vai para Madrid na passagem de ano e gostaríamos de saber restaurantes económicos abertos nessa noite. Nós estamos hospedados no Hotel Weare Chamartin e depois provavelmente iremos para a Puerta del sol.

    Obrigada!

    1. Avatar

      Prezada Mariana, pode dar uma olhada nesta seleção de restaurantes com menú de Nochevieja para ver se existe algum que pisque para você. A logística de jantar e depois se dirigir à Puerta del Sol é bastante complicada. Agora existe um controle do número de pessoas na Puerta del Sol, e na hora que é atingido o número máximo, ninguém mais entra. Se vocês forem jantar, em horário espanhol, provavelmente não conseguirá entrar na Puerta del Sol. Abraço.

    1. Avatar

      Boa tarde, Djalma, vai ter bastantes restaurantes fechados, mas Madri é uma cidade que recebe muitos turistas e não deverá ser difícil achar um restaurante aberto. Abraço.

  6. Avatar

    Boa noite!
    Somos dois casais com 2 crianças de 4 anos, e iremos dia 29 a 1 de janeiro para Madrid, mais propriamente para o hotel Nuevo Madrid. Contudo, queríamos algo económico para jantar e de bom ambiente para as crianças poderem estar bem também. Consegue me ajudar?
    Obrigada 🙂

  7. Avatar

    Tony
    Bom dia
    Estaremos em Madrid de hoje (29/12) a 03/12, com esposa e filho de 10 anos, comprei o roteiro de Madrid o que vc recomenda para visitar no dia 01/01 estarei no H10 de Puerta Alcalá, 03/01 estou programando o Santiago Bernabéu, obrigado Willian

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Willian, feliz ano novo! Desculpe não termos conseguido responder sua consulta antes, sempre pedimos para nossos leitores não deixarem suas consultas para o último momento, costumamos responder consultas de segunda a sexta. Imaginamos que você já tenha escolhido seu programa, o roteiro pelo Madrid Río é ótimo para um feriado. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *