Menu

não consigo achar passagens de trem no site da RENFE

Uma das consultas mais frequentes que recebemos, aqui no EspanhaTotal, é a de leitores preocupados, ou até desperados, por não conseguir achar passagens para viajar de trem na Espanha. A pesquisa é feita corretamente, seguindo o passo a passo que mostramos no texto como comprar sua passagem do trem-bala, e dentro dos prazos teoricamente aceitos pela RENFE para a emissão de passagens e, apesar disso, não aparece nenhum trem nas pesquisas. O que pode estar acontecendo?

Redigimos o presente texto para tentar dar resposta à sua dúvida.

Quando podem ser compradas as passagens?

Como explicamos no texto quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala, a RENFE, que já mudou sua política inúmeras vezes, fala hoje em aproximadamente 60 dias de antecedência para a compra de passagens.

O problema é que esse prazo pode, ou não, ser cumprido. Já vimos passagens sendo vendidas com uma antecedência muito maior, e do mesmo jeito, vimos que passagens que já deveriam estar no sistema, não apareciam em lugar nenhum.

Com a RENFE nunca dá para saber, com absoluta certeza, com qual antecedência será possível comprar passagens para viajar de trem-bala.

trem-bala espanhol

Por que não consigo encontrar passagens?

Mesmo faltando menos de dois meses para viajar, ou até muito menos, você não consegue encontrar passagens, nem no site da RENFE, nem no site da Trainline (o indicado pelo EspanhaTotal para a compra de passagens). O que está acontecendo?

A resposta mais provável, assumindo que você fez a pesquisa de passagens sem equívocos (o erro mais comum e não escolher corretamente as estações de origem e destino, veja como comprar sua passagem do trem-bala), é que a RENFE ainda não colocou as passagens no sistema.

Não adianta esquentar a cabeça e nem perder o sono. É o que constatamos, ano após ano, nas práticas da RENFE. Mesmo que a empresa se comprometa publicamente a colocar suas passagens à venda com dois meses de antecedência, a realidade é que, a qualquer momento do ano, mas muito especialmente em maio (antes da temporada de verão) e em novembro/dezembro (antes da temporada de Natal), a RENFE pode tardar muito em colocar as passagens no sistema, atrapalhando a vida de quem gosta de planejar suas viagens com antecedência e limitando as chances de conseguir uma passagem promocional.

O dia que entrar no mercado espanhol uma empresa que venda passagens de trem com 90 dias de antecedência, vai abocanhar uma gigantesca fatia de mercado da RENFE!

trem-bala espanhol

O que posso fazer?

Na verdade, não há muito o que você possa fazer. Seja paciente, volte no site da RENFE (ou, ainda melhor, no da Trainline) com frequência, e aguarde pacientemente até a entrada das passagens no sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima