Menu

as melhores vistas de Toledo

Toledo

Você provavelmente já viu alguma imagem da maravilhosa vista de Toledo, com a cidade no alto e o rio Tejo ao redor, como na fotografia acima. Só que a maioria das pessoas que visita Toledo como um bate-volta no dia, a partir de Madri, dificilmente chegam a ver essa vista. Uma pena!

Existem vários mirantes ao longo da Carretera de Circunvalación, uma estradinha que rodeia o sul da cidade, acompanhando o rio Tejo (em espanhol, Tajo). Para quem gosta de caminhar, a estradinha é um passeio bem bonito. Mas quem visita Toledo no dia, não terá tempo para perder caminhando fora da cidade, pois há muito para ver sem sair dela!

Toledo

Como chegar nos mirantes

Existe uma forma fácil de ir até os mirantes sem sacrificar muito tempo da sua visita à cidade.

Se você chegar de trem, os taxistas que ficam na saída da estação de trem de Toledo oferecem um pacote fechado (procure pelos cartazes que anunciam o pacote) que inclui um percurso rápido pelos mirantes (com tempo para uma parada para você tirar aquela foto de Toledo) e também oferecem a corrida até o centro da cidade.

O valor do percurso dos mirantes está por volta dos 15€. No caso de estar viajando com mais pessoas, é um investimento ótimo, você não perde as vistas mais bonitas de Toledo e também pode chegar confortavelmente no centro da cidade.

Para visitar o mirante da nossa segunda foto, faça o seguinte. Na hora que for voltar até a estação de trem, vá caminhando pois o trajeto não é longo. Desde a parte alta da cidade, o percurso é de 20 minutos, tudo descida, por isso não é cansativo. Você vai atravessar a ponte de Alcántara caminho da estação, com a chance de tirar ainda mais fotos bonitas.

A dica do Espanha Total

Toledo

Vai de passeio até a linda Toledo? Não perca a chance de contemplar a cidade de um ângulo muito bonito sem ter que dedicar tanto tempo para isso!

Toledo em um dia

41 comentários em “as melhores vistas de Toledo”

  1. Avatar

    Olá, obrigada por essa dica! Vou com minha mãe e minha irmã, então estou pensando que talvez pegar o taxi para ver as vistas seja uma boa ideia mesmo.

    1. Avatar

      Prezada Nathalia, acabamos de voltar de Toledo (estávamos na companhia de uma amiga que visitava a cidade pela primeira vez) e fizemos novamente a “aproximação” à cidade aproveitando o serviço oferecido pelos táxis. Vale muito a pena. Se vocês forem seguir nosso roteiro Toledo em um dia, peça para o taxista deixar vocês na Puerta de Bisagra. Abraço e um ótimo passeio.

  2. Avatar

    Olá Tony, vou a Toledo no bate-volta de trem e comprei seu guia.
    Pergunto: dá tempo de fazer essas vistas de taxi e o seu roteiro de 1 dia?
    E há perigo de voltar à noite de trem de Toledo para Madri, já q minha hospedagem será lá?
    Abraços.

    1. Avatar

      Prezada Tathiana, na hora que você começar a ler o guia vai ver que o passeio de táxi está incorporado no começo do roteiro. Nâo há nenhum perigo em voltar à noite de trem. Precisando de outros esclarecimentos, aproveite para perguntar. Curta muito Toledo! Abraço.

  3. Avatar

    A todos.
    Fiz em Setembro/2015, exatamente como foi explicado pelo Tony.
    Chegada a Toledo pela estação de trem e em seguida peguei um taxi. A taxista (mulher), que não lembro o nome, foi bastante simpática, parando em três locais para tirar fotos.
    Na volta, desci da cidade de Toledo até a estação de trem a pé e também tirei várias fotos da paisagem.
    Vale muito a pena fazer esse percurso.
    Abraço.
    Marcos.

    1. Avatar

      Amanda, não conhecemos nenhuma cidade da Espanha (e aliás, de grande parte do mundo) onde os taxistas cobrem por pessoa. Na Espanha, as tarifas são estabelecidas pelo trajeto.

    1. Avatar

      Bom dia, existem placas, sim. Não há como não vê-las, a estrada é muito estreita e os mirantes são os únicos lugares ao longo dela com espaço para estacionar.

    1. Avatar

      Boa tarde, Fernanda. A rodoviária fica mais próxima do centro da cidade que a estação de trem (no nosso Toledo em um dia explicamos em detalhe como chegar da rodoviária até o centro), mas nada impede que você pegue um táxi na hora que chegar em Toledo e peça para o taxista dar um rolê pelos mirantes antes de deixar você de volta na cidade. ABraço.

  4. Avatar

    Olá!

    Vou de Madrid para Toledo de carro.Gostaria de fazer um tour pelos mirantes. Gostaria de adquirir o seu guia, mas queria saber se nele tem as explicações para quem viaja de carro. Grata

    1. Avatar

      Olá, Patrícia. O roteiro do nosso Toledo em um dia é feito inteiramente a pé. Recomendamos deixar o carro estacionado em um dos muitos estacionamentos na parte externa do centro histórico, que tem ruas muito estreitas e algumas restritas ao trânsito de veículos particulares. Você pode perguntar aqui sobre o melhor lugar para deixar seu carro estacionado. Há vários estacionamentos nas entradas do centro histórico da cidade. Abraço.

  5. Avatar

    Sim. Minha dúvida é se ao invés de ir aos mirantes de táxi, como sugerido por você, consigo ir de carro ? E se no guia você ensina como ir aos mirantes de carro?

    1. Avatar

      Patrícia, pode ir nos mirantes de carro, sem problemas. Há uma estrada que rodeia o sul de Toledo, pode vê-la no mapa aqui. Os mirantes ficam ao longo da estrada, bem sinalizados. Você para naqueles que achar mais bonitos. O guia contém exclusivamente um roteiro a pé pelo centro de Toledo, não menciona os mirantes. Como já indicamos anteriormente, pode pedir aqui todas as orientações que precisar.

  6. Avatar

    Oi, Tony! Estamos indo de carro, de Madri para Toledo. Como faço pra localizar esses mirantes? Tem placas, ou deveria pegar um taxi lá? Outra pergunta. Vi que tem várias tours guiadas saindo de Madri, tem alguma ali mesmo em Toledo?

    1. Avatar

      Lyllian, estando de carro pode chegar facilmente nos mirantes, seguindo o mapa ou GPS. Há uma estrada que rodeia o sul de Toledo, pode vê-la no mapa aqui. Os mirantes ficam ao longo da estrada, bem sinalizados. Você para naqueles que achar mais bonitos.

  7. Avatar

    Olá Tony, tudo bem?
    Comprei o guia de Toledo e estou interessada em fazer esse passeio de táxi. Você teria noção de quanto tempo dura em média? Gostaria de calcular para tentar finalizar o passeio quando o comércio começar a abrir na cidade, umas 10hs e daí seguir o roteiro .. o que acha?
    obrigada,
    Alice

    1. Avatar

      Prezada Alice, você define o tempo que quer que dure o passeio, mas calcule que com 30 minutos você vai ter tempo de parar em vários mirantes e tirar muitas fotos. 9:30 seria um bom horário de chegada em Toledo. Abraço.

  8. Avatar

    Oi Tony, bom dia.

    Estou planejando a viagem para Toledo em agosto. A princípio, vamos ficar 2 dias lá.
    Daí, tenho a seguinte dúvida: Os custos de ônibus são muito inferiores aos de trem. A paisagem , indo de trem, compensa a diferença de valores, na sua opinião?

    1. Avatar

      Olá Ana Paula. A razão principal de usar o trem-bala é o tempo de viagem. A paisagem entre Madri é Toledo não justifica o investimento. Por gentileza, aproveite o texto Toledo para deixar qualquer consulta futura sobre a cidade. No presente texto respondemos perguntas sobre o passeio para ter vista panorâmicas de Toledo, a partir do outro lado do rio. Obrigado.

  9. Avatar

    Olá, Tony! Vamos para Toledo de Madrid de carro. Já peguei aqui em cima a dica sobre a estrada com os mirantes. Minha pergunta é: o trajeto ideal é rodar a estrada de carro em direção ao centro da cidade, estacionar o carro por lá e caminhar pelo centro? Você acha que funciona assim? Obrigada!

    1. Avatar

      Olá, Caroline. Não entre com o carro no centro histórico da cidade, com ruas estreitas e trânsito restrito. Dá para ir até os mirantes e retornar para estacionar o carro. Aproveite que existe um estacionamento logo na entrada do centro histórico para deixar o carro, ele está muito próximo do começo da nossa proposta de roteiro no Toledo em um dia. O estacionamento fica aqui. Abraço.

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Gisele, na verdade, não indicamos fazer esse passeio com nenhuma empresa, sabemos que o resultado costuma ser muito insatisfatório. Em geral, as pessoas passam mais tempo visitando lojas conveniadas com a empresa e pouco tempo percorrendo Toledo. Na companhia do nosso Toledo em um dia você consegue fazer a visita por conta própria, no seu próprio tempo, sem perder absolutamente nenhum lugar de interesse na cidade. Abraço.

  10. Avatar

    Tony, já estive em Toledo com a minha esposa. Pegamos o táxi, o que, de fato, nos proporcionou uma das vistas mais lindas da cidade, assim como você descreveu no texto. Agora visitaremos a Espanha novamente, porém, dessa vez, também iremos com meus pais, logo, seremos quatro pessoas. Como só estivemos na Espanha como casal, tive uma dúvida ao pesquisar sobre transfers do aeroporto, que, por tabela, acabou sendo uma dúvida em relação a esse passeio de táxi da estação de trem até o centro de Toledo, rsrs. Nos transfers que pesquisei, há apenas a opção de 3 pessoas, o que me deixou intrigado. Será que consigo pegar esse táxi em Toledo estando em 4 pessoas ou precisaremos de 2 táxis? Obrigado pela atenção.

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Edgar, os táxis na Espanha transportam até quatro passageiros, vocês vão precisar unicamente de um táxi. Aproveitem muito a nova visita! Abraço.

  11. Avatar

    Estivemos em Toledo no mês passado. Para ir ao mirante da primeira foto do post, pegamos um trenzinho que sai de 30 em 30min da Plaza de Zocodover ao custo de EUR5,50 por pessoa (com audioguia em português). O trem percorre o centro histórico até a Puerta de Bisagra e segue por fora da cidade até o Mirador Del Vale (e dali, volta pelo outro lado da cidade). O trajeto todo dura de 40 a 50min e a única parada é no Mirador Del Vale (que é de onde se tem a incrível vista da foto do início do post). Não se trata propriamente de um city-tour (encare mais como um transfer até o mirante). Fica como alternativa ao táxi (principalmente para quem estiver sozinho ou em duas pessoas).

    1. Avatar

      Neusa, historicamente os meses com maior quantidade de chuva em Toledo são abril, maio, outubro, novembro e dezembro. Mas são quantidades muito modestas, em abril, por exemplo, são 39mm de chuva ao longo do mês. Não é um mês chuvoso ao estilo dos meses de chuva no Brasil. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima