Laguardia

Laguardia, La Rioja Alavesa

Laguardia (em basco, Guardia) é um dos vilarejos mais lindos de La Rioja Alavesa, uma comarca do País Basco que forma parte da região vinícola mais famosa da Espanha, La Rioja.

Laguardia está localizada no alto de um morro que domina os intermináveis cultivos de uva da região. O maior apelo do vilarejo é seu centro histórico medieval, em um ótimo estado de conservação, com ruas, praças e prédios charmosos a cada passo.

Laguardia, La Rioja Alavesa

Laguardia, que é a capital de La Rioja Alavesa, conta com aproximadamente 1.500 habitantes e vive basicamente da vinicultura.

A cidadezinha já estava povoada nos tempos da pré-história, existindo um grande número de restos desse período ao redor do núcleo principal do município. Seu desenvolvimento mais importante aconteceu na Idade Média. Por volta do ano 908, o rei de Navarra Sancho Abarca mandaou construir um castelo sobre um morro que dominava a região hoje conhecida como La Rioja Alavesa. A finalidade do castelo era defender Navarra do ataque dos árabes e dos exércitos da Castilla. Assim, Laguardia nasceu com uma função militar.

Laguardia, La Rioja Alavesa

No ano 1164, o rei Sancho VI concedeu o Fuero de Población a Laguardia, elevando-a da categoria de município à vila. Isso fez com que seus habitantes se tornassem homens livres com uma série de privilégios. incluindo a isenção de impostos e a liberdade de comércio. Como resultado desta decisão, muitas pessoas escolheram Laguardia para morar.

A grande expansão da indústria vinícola aconteceu na década de 1970, com a construção de muitas bodegas.

O que fazer em Laguardia

Laguardia, La Rioja Alavesa

Laguardia conta com um monumento extraordinário, sobre o qual vamos falar mais tarde. É uma cidadezinha para se deixar levar, para ser vivida, percorrendo suas ruas e se encantando com as surpresas que vão aparecendo ao longo do caminho.

Laguardia, La Rioja Alavesa

Como não é possível circular de carro pela parte amuralhada da cidade, com ruas reservadas aos pedestres, procure algum dos estacionamentos que existem na parte exterior da muralha de Laguardia. Entre na cidade por alguma das suas portas antigas e comece a caminhar. Pode ser uma boa ideia procurar o escritório de turismo, que fica no número 52 da Calle Mayor, a rua mais importante de Laguardia. É um ótimo lugar para conseguir um mapa e informações sobre os pontos de interesse. Para quem quiser se antecipar e ir estudando algum itinerário, é possível fazer o download aqui de um folheto turístico que inclui um mapa da cidade.

Laguardia, La Rioja Alavesa

A Plaza Mayor, na foto acima, é o coração de Laguardia. Nela fica o Ayuntamiento (prefeitura) da cidade.

Laguardia, La Rioja Alavesa

Na parede da prefeitura está também o célebre carillón (carrillhão) de Laguardia, um símbolo de identidade da cidade. Nos horários programados, na frente do relógio aparecem figuras de dançarinos usando roupas típicas, enquanto soa uma música associada às festas de São João. O carrilhão costuma soar às 12, 14, 17 e 20 horas, diariamente. Mas vale a pena conferir os horários no vizinho escritório de turismo. Chegue vários minutos antes da hora para poder ver as figuras dos dançarinos e seus movimentos.

Laguardia, La Rioja Alavesa

Como Laguardia está no alto de um morro, as vistas a partir da cidadezinha são espetaculares. Ao redor, se observa um mar de cultivos de uva que não se acaba nunca. Um bom lugar para obter uma vista espetacular, tanto do vilarejo como da região, é o topo da Torre Abacial. Trata-se de uma torre-castelo que serviu para defender as muralhas da vila. A subida, a pé, tem um preço de 2€. Não é indicada para pessoas com problemas de mobilidade.

Laguardia, La Rioja Alavesa

O maior tesouro de Laguardia, que por sinal justificaria uma visita à cidade, é o pórtico da Iglesia de Santa María de los Reyes. Trata-se de uma obra-prima da arte românica com uma característica muito particular: a policromia que cobre as imagens está em um ótimo estado de conservação. Ao contrário do que acontece com a imensa maioria dos pórticos românicos da Espanha, onde as cores da decoração se perderam com o tempo devido a ação da climatologia, em Santa María de los Reyes o pórtico ficou protegido por um segundo pórtico e a pintura se conservou em ótimo estado.

Laguardia, La Rioja Alavesa

A visita ao pórtico (e à igreja) custa 2€ e é absolutamente imperdível. São realizadas visitas com horários marcados, são vários ao longo do dia. O melhor é se dirigir ao escritório de turismo para se informar sobre o horário do próxima visita. A apresentação do pórtico é feita com a ajuda de um excelente audiovisual, ao longo do qual é descrita com detalhe cada parte da obra artística.

Enoturismo em Laguardia

Ysios, Laguardia, La Rioja Alavesa

Como capital de uma grande região vinícola, Laguardia é um destino sensacional para quem busca experiência de enoturismo. Existem grandes e pequenas bodegas, tanto na própria Laguardia quanto nas redondezas.

Entre as bodegas mais famosas, se destacam a imperdível bodega Ysios, na foto acima, que fica a menos de dois quilômetros de Laguardia, e a bodega Marqués de Riscal, que fica a seis quilômetros de distância, no vizinho município de Elciego.

Ysios, Laguardia, La Rioja Alavesa

Mas essas não são as únicas bodegas da região. No site oficial de turismo de Laguardia pode ser consultada uma longa lista de bodegas. O escritório de turismo de Laguardia é também um bom lugar para pedir orientação sobre quais bodegas visitar.

Hospedagem em Laguardia



Booking.com

Consulte as ofertas de hospedagem em Laguardia, oferecidas por nosso parceiro Booking, a página de reserva de hotéis mais importante do mundo. Booking garante os melhores preços de hotéis, e não cobra quaisquer taxas de reserva ou administrativas. Em muitos casos, as reservas podem ser canceladas gratuitamente.

Mapa de Laguardia

Clique aqui para fazer o download de um mapa turístico de Laguardia.

Comer em Laguardia

Laguardia, La Rioja Alavesa

Laguardia é um destino muito turístico e há diversos restaurantes espalhados pelo vilarejo. Neles você vai poder experimentar pratos típicos da culinária da região, com destaque para o que em espanhol é descrito como platos de cuchara, pratos de colher, isto é, pratos para serem consumidos usando uma colher. Entre eles, as pochas (na foto acima), feijão branco acompanhado de verduras e produtos derivados do porco, ou as patatas a la riojana (na foto abaixo), um tipo de ensopado com batatas, linguiça e outros temperos.

Laguardia, La Rioja Alavesa

Como chegar em Laguardia

Laguardia fica no País Basco, a menos de 20 quilômetros de Logroño, que é a capital da vizinha Comunidad Autónoma de La Rioja. Veja aqui sua localização no mapa.

A forma de chegar em Laguardia vai depender do seu ponto de partida na Espanha. Não existe trem até Laguardia. A estação mais próxima é Logroño.

Existem ônibus conectando Laguardia com Vitoria, capital do País Basco, e Logroño, capital de La Rioja. Os horários podem ser conferidos aqui.

Finalmente, o carro alugado (não perca nosso dossiê com tudo o que você precisa saber sobre dirigir na Espanha) é uma opção excelente para percorrer a região, sendo que dá ao viajante a flexibilidade de chegar aos lugares mais afastados nos quais o ônibus não chegaria.

Dúvidas sobre Laguardia?

Se você tiver alguma dúvida sobre Laguardia, aproveite a caixa de comentários abaixo para perguntar!

4 comentários em “Laguardia”

  1. Avatar

    Estive lá hoje,muito especial .Almoçamos no Delícias de Baco ,merece uma estrela,brilhante!Visitamos a Bodega Ysios uma agradável experiência,a arquitetura é surpreendente “Calatravas”.E Marquês de Riscal e outras! O cenário é maravilhoso!

  2. Avatar

    Olá Tony, mais uma vez obrigada pelo site, usei muito o passaportebcn.com para fazer o roteiro em Barcelona e agora estou seguindo adiante com meu roteiro. Minha duvida é, irei de Barcelona até La Rojia de carro e vou passar 3 noite (muito tempo?) nesta região, onde é melhor fazer a minha base, em Logrono ou Laguardia? Tem hoteis para indicar? Fico no aguardo, obrigada

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Flavia, seja agora bem-vinda ao Espanha Total. Uma noite em Laguardia deveria ser suficiente. Laguardia é uma cidadezinha muito charmosa, já Logroño é uma cidade maior sem tanto charme. Se você tiver qualquer dúvida sobre a cidadezinha, aproveite para perguntar aqui. Se encaixar no seu orçamento, um hotel do vinho seria perfeito. Na lista que aparece no texto linkado, o Marqués de Riscal, o Eguren Ugarte e o Viura são próximos de Laguardia.
      Respondemos consultas gerais sobre roteiros na consultoria de roteiros do site. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *