La Albufera de Valência

La Albufera, Valencia

La Albufera é um parque natural que fica ao sul da cidade de Valência. No coração do parque está a maior lagoa da Espanha. De fato, o nome Albufera, al-buhayra em árabe, significa “pequeno mar”. É um passeio muito interessante porque permite conhecer uma forma de vida tradicional, baseada na pesca e no cultivo de arroz. Além de visitar um lugar de grande valor ecológico, é possível acrescentar uma excelente experiência gastronômica, deliciando-se com uma paella, em um dos melhores lugares da Espanha para isso.

La Albufera, Valencia

A lagoa de La Albufera tem 23,94 km² de extensão e uma profundidade média de 1 m. Está rodeada por campos de arroz. Separando a lagoa do mar há uma estreita barreira de areia com dunas e pinheiros.

La Albufera, Valencia

La Albufera tem uma grande importância ecológica, ao ser o lugar escolhido por muitas aves migratórias para descansar. É também o refúgio de espécies em perigo de extinção.

La Albufera, Valencia

Uma parte muito importante do Parque Natural é o marjal, as terras que antes formavam parte da lagoa e que hoje estão dedicadas ao cultivo de arroz. Ocupam 14.000 hectáres, constituindo a maior extensão do parque. Atravessando os campos, há uma importante rede de canais de navegação e irrigação. Apesar de ser uma paisagem alterada pela mão do homem, o cultivo tradicional do arroz é imprescindível para garantir o equilíbrio ecológico em La Albufera.

La Albufera, Valencia

Aliás, se você tiver a chance, compre arroz produzido localmente em algum dos comércios da região. Trata-se de arroz da variedade “Albufera”, com Denominação de Origem e características muito valorizadas pelos cozinheiros de prestígio. O cultivo do arroz é responsável por uma mudança radical na paisagem de La Albufera ao longo do ano. Dependendo da época da sua visita, você pode encontrar campos secos (a partir da primavera) ou campos alagados (a partir do outono).

Mapa de La Albufera

Veja a seguir um mapa de La Albufera, onde identificamos os principais lugares de interesse:

Como chegar e que fazer em La Albufera

La Albufera, Valencia

A forma de visitar La Albufera vai depender do transporte utilizado. Acreditamos que a maioria dos viajantes vão chegar no parque utilizando o ônibus, e por isso vamos explicar a seguir como visitar La Albufera usando o transporte público.

É muito fácil (e econômico também!) chegar em La Albufera de ônibus. O Parque Natural está servido pela linha 25 do ônibus municipal de Valência. Pelo preço de uma passagem de ônibus local, você chega em La Albufera! Pode ver todos os detalhes neste folheto editado pela empresa municipal de transportes de Valência.

Indo de Valência até La Albufera

O ponto inicial da linha 25 fica na rua Cerdá de Tallada, na parte posterior do prédio ocupado pelo Tribunal Superior de Justicia. Veja a localização exata no mapa aqui.

É bom prestar atenção aos horários de saída, são poucos ao longo do dia. A passagem pode ser comprada diretamente com o motorista. A viagem até La Albufera demora aproximadamente 30 minutos.

A linha 25 tem duas terminações diferentes. Todos os serviços passam pela cidadezinha de El Saler, mas eles se separam depois em dois ramais diferentes:

  • um serviço Valência-El Saler-El Perellonet
  • um serviço Valência-El Saler-El Palmar

Se você estiver pensando em descer em El Saler, ambos serviços são válidos. Mas se você for seguir nossa sugestão de passeio, pegue unicamente o serviço com direção El Palmar e siga as instruções do seguinte ponto.

Um passeio por La Albufera

La Albufera, Valencia

Vamos indicar um passeio lindo e fácil por La Albufera de Valência. Faça o seguinte:

1. Pegue o ônibus Valência-El Palmar. O ônibus vai passar primeiro pela cidade de El Saler. Não desça ainda. Fique sentado do lado direito do ônibus, para poder contemplar a lagoa, que fica logo depois de El Saler. Nas proximidades de El Palmar, tente observar as barracas, construções tradicionais típicas de La Albufera, fáceis de identificar pelos telhados em forma de V invertida e cobertos com palha (aparecem na pintura dos azulejos na foto acima). Não são muitas as casas que sobraram, mas com um pouco de atenção você consegue vê-las.

2. Chegando no ponto final no El Palmar, não se afaste muito do ônibus porque você vai pegar o mesmo para voltar logo mais. Provavelmente demore 10 minutos até dar partida de novo, de volta para Valência. Como os horários são muito limitados, não perca o ônibus. O propósito de chegar até aqui e voltar logo de novo era mais para contemplar parte da paisagem do Parque Natural.

3. Sente agora do lado esquerdo, para ver a lagoa de novo. Chegando em El Saler, desça.

La Albufera, Valencia

4. Bem na frente do ponto de ônibus, do outro lado da rua onde ficam as lojas e restaurantes, você vai ver uma agência que organiza passeios de barco pela Albufera. Se interessar, consulte quando parte o próximo passeio. É uma experiência muito interessante para conhecer o modo de vida tradicional da região.

La Albufera, Valencia

5. Entre os restaurantes próximos da agência, o Ca Teresa serve um menú del día excelente, oferecendo uma oportunidade única de experimentar uma fantástica paella elaborada com arroz local. Se você não for muito chegado em marisco, arrisque uma autêntica paella valenciana, que é elaborada com ingredientes como vagens e carne de frango e de coelho.

La Albufera, Valencia

6. Se você quiser dar um passeio gostoso após o almoço, siga o caminho que parte da rotatória de El Saler na direção do mar (à esquerda na foto acima).

La Albufera, Valencia

O caminho conta com painéis informativos que apresentam dados muito interessantes sobre a vegetação e a geologia da zona. É um caminho pavimentado que em 10 minutos vai levar você até a praia de El Saler.

La Albufera, Valencia

A praia de El Saler é muito extensa e conta com uma enorme faixa de areia. É uma praia selvagem e, dependendo de como estiver o tempo e o mar, você pode até ficar com vontade de botar seus pezinhos no Mediterrênao.

Voltando de La Albufera até Valência

Todos os ônibus da linha 25 que passam por El Saler com direção a Valência, seja vindos de El Palmar ou de Perellonet, vão levar você até o centro da cidade. O ponto final da linha é exatamente o mesmo que o ponto inicial.

Organice a visita perfeita a Valência

Valência em dois dias

Organize a visita a Valência com as informações de nosso guia Valência em dois dias. Nosso roteiro para dois dias em Valência percorre os principais lugares de interesse turístico, além de conter dicas de bares e restaurantes ao longo do percurso bem como mapas exclusivos. A melhor forma de aproveitar ao máximo seu tempo em Valência!

Dúvidas sobre La Albufera?

Se você tiver alguma dúvida sobre La Albufera, aproveite a caixa de comentários abaixo para perguntar!

3 comentários em “La Albufera de Valência”

  1. Avatar

    Bom dia, Tony!

    Parabéns pelo post!
    Extremamente bem explicado e detalhado. Com certeza, irá nos auxiliar em nossa visita a esse lugar que parece lindo. Já está tudo anotado!

    Um forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *