Menu

Jerez de la Frontera

Jerez de la Frontera, Cádiz

Jerez de la Frontera, na província de Cádiz, é uma das cidades mais importantes da Andaluzia. Para quem estiver completando nosso roteiro de carro pelos Pueblos Blancos e Ronda pode ser um pit-stop interessante entre Sevilha e o ponto inicial do roteiro, Vejer de la Frontera.

Jerez de la Frontera conta com aproximadamente 212.000 habitantes, que vivem da agricultura, a pecuária, a viticultura, da indústria e de serviços, com destaque para o turismo.

As orígens de Jerez de la Frontera estão na pré-história. A origem do seu nome está na Seres fenícia, que mas tarde virou Ceret durante a presença romana na Península Ibérica.

Jerez de la Frontera, Cádiz

Como todas as cidades da Andaluzia, Jerez de la Frontera foi ocupada pelos muçulmanos, que invadiram a Península Ibérica em 711 e ficaram na cidade durante mais de quinhentos anos. Durante o tempo dos árabes, a cidade foi conhecida como Sherish.

Jerez de la Frontera foi reconquistada pelo rei Fernando III em 1264.

Jerez de la Frontera, Cádiz

A proximidade de Sevilha e Cádiz fez que Jerez atravessasse um período de expansão no período posterior ao descobrimento da América. As mercadorias que chegavam do novo continente fizeram de Jerez de la Frontera uma das cidades mais prósperas e importantes da Espanha.

Jerez de la Frontera, Cádiz

Durante o século XVIII a produção do jerez (xerez) outorga fama mundial à cidade. Chega a indústria à cidade e chega também a primeira linha de trem da Andaluzia, unindo Jerez com o Porto de Santa María na costa de Cádiz, uma obra construída com o propósito de ajudar à exportação do vinho produzido na cidade.

Lugares de interesse em Jerez de la Frontera

As principais atrações turísticas de Jerez estão agrupadas ao redor de dois grandes temas que dão fama à cidade: o xerez e o cavalo andaluz. Veja mais detalhes a seguir.

Alcázar de Jerez de la Frontera

Jerez de la Frontera, Cádiz

O Alcázar de Jerez de la Frontera é um conjunto de fortificações de origem árabe, com acréscimos barrocos posteriores à saída dos muçulmanos da Espanha. Os lugares mais destacados no seu interior são a mesquita, o moinho de azeite, o hammam (banhos árabes), o Palacio de Villavicencio e a Torre del Homenaje.

O ingresso do Alcázar inclui a visita a todos os espaços que estão dentro do recinto monumental. Confira preços e horários atualizados aqui.

O Alcázar de Jerez não é tão espetacular quanto o Alcázar de Sevilha e por isso é uma visita que pode ser adiada caso você não contar com muito tempo na cidade.

Bodegas de jerez

Jerez de la Frontera, Cádiz

O jerez (xerez) é a bebida que deu fama mundial a Jerez de la Frontera. Hoje a visita as bodegas da cidade é uma das grande atrações turísticas de Jerez. Escolher entre tantas bodegas não é uma tarefa fácil. Pela logística de um pit-stop em Jerez, a González Byass (Bodegas Tío Pepe) é uma boa escolha, ao estar localizada no coração da cidade. Pode conferir preços e horários de visita aqui.

Outras bodegas famosas de Jerez são Sandeman (confira preços e horários), Lustau (confira preços e horários), Williams & Humbert (confira preços e horários) e Fundador Pedro Domeq (confira preços e horários)

Cavalo andaluz

Jerez de la Frontera, Cádiz

Jerez de la Frontera é a sede da Fundación Real Escuela Andaluza del Arte Ecuestre, famosa por apresentar o show “como dançam os cavalos andaluzes”. Quem se interessar por presenciar um lindo show protagonizado pelos cavalos andaluzes da Fundación, pode consultar os horários e preços das apresentações aqui.

Catedral de San Salvador e centro histórico

Jerez de la Frontera, Cádiz

Uma percurso rápido por Jerez se completa com uma visita à Catedral de San Salvador (veja mais informações aqui) e um passeio pelo centro histórico da cidade. Saia da catedral virando à direita na Plaza del Arroyo e continuando pela Calle José Luis Díez até chegar na Calle Consistorio, que concentra um grande número de bares e restaurantes.

Um roteiro rápido por Jerez de la Frontera

Jerez de la Frontera, Cádiz

Veja nossa proposta de visita para quem estiver fazendo um pit-stop em Jerez de la Frontera.

  1. Se você estiver chegando em Jerez de la Frontera de carro, dirija-se até o estacionamento público (e pago) que fica embaixo da Plaza del Arenal, no coração da cidade.
  2. Saindo na Plaza del Arenal, procure o escritório de turismo, que fica no prédio da Prefeitura, e pegue um mapa da cidade.
  3. Faça um roteiro circular rodeando o Alcázar de Jerez (visita opcional), passando pela frente da bodega González Byass (visita opcional) e a Catedral de San Salvador (visita opcional).
  4. Na hora de procurar um lugar para almoçar, a Calle del Consistorio concentra vátios bares e restaurantes.
  5. A Real Escuela Andaluza del Arte Ecuestre não fica no centro da cidade. Se você se interessar por presenciar um show de cavalos, confira os horários para organizar seu passeio pela cidade. A bodega Sandeman fica muito próxima da Escuela del Arte Ecuestre. Se você quiser aproveitar seu tempo ao máximo e visitar uma bodega além do show de cavalos, escolha a visita à Sandeman.
  6. No começo da tarde, volte para o estacionamento e siga rumo a Vejer de la Frontera.

O que vai determinar a ordem do seu passeio é o horário de visita à bodega de jerez e o horário de apresentação dos cavalos andaluzes, caso você escolher uma ou as duas atividades.

MUITA ATENÇÃO: No caso específico da visita a alguma bodega, vale a pena recordar que a lei é severa quando se trata de beber e dirigir. Se você se recusar a soprar no bafómetro, irá preso e pode pegar pena de prisão. Saiba mais sobre os limites de álcool no sangue aceitos pela legislação espanhola lendo o seguinte folheto da DGT, o DETRAN espanhol.

Dicas de hospedagem em Jerez de la Frontera



Booking.com

A oferta de hospedagem em Jerez de la Frontera não é muito grande. Consulte as ofertas de hospedagem em Jerez de la Frontera oferecidas por nosso parceiro Booking, a página de reserva de hotéis mais importante do mundo. Booking garante os melhores preços de hotéis, e não cobra quaisquer taxas de reserva ou administrativas. Em muitos casos, as reservas podem ser canceladas gratuitamente.

Mapa de Jerez de la Frontera

O presente mapa de Jerez de la Frontera identifica a localização dos lugares mencionados no texto.

Dúvidas sobre Jerez de la Frontera

Jerez de la Frontera, Cádiz

Se você tiver alguma dúvida sobre Jerez de la Frontera, aproveite a caixa de comentários abaixo para perguntar!

36 comentários em “Jerez de la Frontera”

  1. Avatar

    Muitos parabéns pela entrada, é bem completa.

    Só seria interessante adicionarem a visita aos tabancos como parte do roteiro, para tomar pestiscos ou experimentar vários vinhos. Os tabancos é um comércio originário da cidade, que só pode ser encontrada lá, e onde a gente pode gostar do vinho num local antigo e de flamenco. Existe a Tabancora, a rota dos tabancos, mas o mais antigo Tabanco El Pasaje e Tabanco Plateros o mais popular.

    http://www.eldiario.es/andalucia/pasaporte/Tabancos-Jerez-vino-enoturismo_0_315669075.html
    https://es.wikipedia.org/wiki/Tabanco

    Também, na visita do alcázar, é possível visitar a Cámara Oscura, o que faz com que se tenha uma visão panorámica da cidade.

    Outras atração da cidade:
    – Museu dos Relógios
    http://www.museosdelaatalaya.com/categoria/34/coleccion-relojes
    – Igreja de São Miguel (perto da praça del Arenal)
    Uma das igrejas maiores e mais artísticas da cidade

  2. Avatar
    Olga Beatriz Kurtz Sartori

    Olá,Tony!
    Parabéns, seus textos são ótimos e muito explicativos.
    Gostaria de saber se é possível ir a Jerez e Arcos de la Frontiera de ônibus a partir de Cadiz ou Malaga.
    Obrigada

    1. Avatar

      Prezada Olga, seja bem-vinda ao Espanha Total. De Cádiz você consegue ir até Jerez de la Frontera de ônibus e de trem. De Cádiz até Arcos de la Frontera, só de carro. Málaga fica bem mais longe. Abraço.

  3. Avatar

    Bom dia, Tony!
    Obrigada pela rapidez do teu comentário. Li em algum lugar que é possível ir de trem a Arcos por Sevilha. Confere? Você saberia me informar se há ônibus ou trem para Vejer a partir de Cádiz?Estarei em Cádiz alguns dias em setembro, e depois vou para a região de Lagos(Portugal). É fácil locomover-se em ônibus ou trem para essa região?Viajo sozinha e não costumo usar carro.
    Estou montando meu roteiro e gostaria, se possível, de mostrá-lo a você, são muito inteligentes e racionais suas interferências…
    Obrigada desde já!
    Abraço

    1. Avatar

      Bom dia, Olga. Não sabemos onde é que você leu a informação sobre o trem até Arcos de la Frontera, mas não existe linha de trem até a cidade. Como reservamos o presente texto para consultas sobre Jerez de la Frontera, vamos pedir uma gentileza para você; deixe suas consultas em textos relacionadso com o assunto delas. Veja o texto Vejer de la Frontera e também os textos na seção como viajar de … a …. Obrigado!

  4. Avatar

    Onde posso deixar minha bagagem?

    Bom Dia, Sr. Tony!
    Em Junho/2017 visitarei Jerez só para ver o show dos cavalos andaluzes: chegarei no trem das 10:44 que vêm de Sevilla.
    De lá pegarei um táxi para assistir ao espetáculo dos cavalos andaluzes, que começa às 12:00.
    O problema é que não há guarda-volumes na estação de Jerez de La Frontera e não pernoitarei na cidade: Onde posso deixar minhas bagagens?

    Grato,
    Marcelo – Curitiba – Paraná

    1. Avatar

      Bom dia, Marcelo. Infelizmente, há informações contraditórias. A estação de trem não conta com guarda-volumes. Este texto indica que há guarda-volumes (“consigna”, em espanhol) na rodoviária, que fica ao lado da estação de trem. Mas já lemos outros textos falando que não existe nenhum guarda-volumes em Jerez. Abraço.

  5. Avatar

    Bom dia Tony !!! Agora as perguntas serão em vários textos.
    No dia 19/03 – domingo vou fazer bate/volta até Jerez de La Frontera, voce acha melhor ir pela de Estação de Santa Justa ou pela San Bernardo.
    Na estação de Jerez vou tomar táxi até o centro. Vou também agendar visita na Bodega Tio Pepe, tenho que pegar táxi de novo ou dá para ir a pé até a Bodega.
    Quero comprar vinho na Bodega, voce teria alguma sugestão ? Ou o vinho xerex é possível comprá-lo em algum local em Sevilha. Muito grata se puder me ajudar.

    1. Avatar

      Prezada Léa, o trem que parte de Santa Justa vai passar a seguir por San Bernardo. A distância do seu hotel até as estação de Santa Justa e San Bernardo é muito parecida. Pode ser mais fácil embarcar na primeira estação do percurso (Santa Justa). As Bodegas Tio Pepe estão no centro de Jerez. Não compre vinho nas bodegas, eles costumam ter preços acima da meia do mercado. Não somos grandes fãs do xerez, mas você pode achar ele em qualquer supermercado, inclusive em Sevilha. Abraço.

    1. Avatar

      Peça para o táxi levar você até a Plaza del Arenal, que é o coração de Jerez (as Bodegas Tio Pepe ficam a 5 minutos a pé da praça). Ali fica o escritório de turismo da cidade (veja aqui no mapa). Na Calle Consistorio, também no centro, você vai encontrar muitos restaurantes com propostas muito diversas, inclusive no preço. Abraço!

  6. Avatar

    Olá Tony !!! Perguntando de novo !! Optei por pegar o trem na Estação San Bernardo por conta do horário do trem na volta, as 17 hs. achei melhor. Acho fácil táxi de manhã para me levar até a estação ou existe algum transporte publico perto da Catedral. Abraço.

    1. Avatar

      Léa, San Bernardo fica um pouco longe para ir a pé, mas você não vai ter nenhum problema para conseguir um táxi, peça ajuda no seu hotel para chamar o táxi. Uma alternativa boa (e mais econômica) é o Tranvía (bonde), que passa por uma lateral da catedral (você vai vê-lo nos seus passeios por Sevilha) e vai levar você até a estação San Bernardo. Pegue o tranvía no ponto na Plaza Nueva (aqui), a mais próxima do seu hotel. Compre a passagem na máquina que há no ponto do bonde. A passagem simples tem um custo de 1,40€. No domingo começa a rodar às 7 da manhã. Abraço.

  7. Avatar

    Entrei no site da Escola Real dos Cavalos Andaluzes e tentei fazer uma compra de bilhetes,entretanto eles só agendam para esse ano.Vou para Espanha em Fevereiro de 2018 e, como programo viagens com bastante antecedencia,queria saber a programação para aquele mes para poder fazer o meu roteiro,contudo no site não há informação nesse sentido.Voce saberia e dizer se ha algum escritorio,agencia de turismo ou similar que possa me informar como posso agendar?Obrigada,

    1. Avatar

      Se o site oficial da Escuela ainda não conta com sua programação para fevereiro de 2018, vai ser altamente improvável que um site de terceiros conte com essa informação. Nossa orientação é aguardar um pouco mais. Nós também gostamos de programar tudo com antecedência, mas ainda faltam 9 meses para sua viagem. Abraço.

  8. Avatar
    Eliane Maria Caldas Brito

    Oi Tony, vou estar em Sevilha em setembro e gostaria de saber se os Pueblos Blancos, fazendo a rota que inclui: Jerez, Vejer de la fronteira e demais cidades até Ronda se pode ser feito em um dia. Outra coisa é que não quero dirigir e gostaria de saber se alugar um táxi é viável e se é caro.Saindo de Sevilha.

  9. Avatar

    Olá Tony, estou pensando em considerar Jerez como início para a rota dos Pueblos Blancos ao invés de Vejer de la Frontera. Com isso, eu iria direto de Jerez para Arcos de la Frontera. Você acha que seria ruim essa troca? Obrigada!

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá Carolina, do ponto de vista da logística, faz sentido, mas você vai trocar um dos Pueblos Blancos mais charmosos da Espanha por uma cidade bastante normal com um centro histórico interessante.

  10. Avatar

    Boa tarde Tony,
    Viajar com Espanha Total é TUDO DE BOM. Com as dicas do Espanha T ano passado já conhecemos Sevilha, Cordoba , Granadao. e Ronda. Esse ano queremos conhecer o melhor de Sevilha a Barcelona. Saindo de Sevilha ja estamos em Vejer de la Fronteira e colocamos no roteiro Malaga e depois qual as melhores paradas até Barcelona? Temos 12 dias para fazer esse trajeto. Obrigada

    1. Avatar

      Prezada Luciana, que bom que vocês aproveitaram nossas dicas para sua viagem do ano passado. No presente texto responderemos qualquer dúvida que vocês tiverem sobre Jerez de la Frontera. Para auxiliar com a elaboração de roteiros, contamos com uma consultoria de roteiros que convidamos vocês a usarem (leiam o texto primeiro para entender como funciona a consultoria). Abraço.

  11. Avatar

    Estou vindo do Algarve para conhecer parte da Andaluzia em 5 noites. Pensando em fazer base em Jerez e ir fazendo bate e voltas na região (Sevilha, Arcos de la Fronteira, Ronda, Vender de la Frontera). O que lhe parece?

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      No presente texto respondemos dúvidas sobre Jerez de la Frontera, se você quiser ajuda com a distribuição do seu tempo na Espanha, aproveite nossa consultoria de roteiros. Sevilha nunca pode ser entendida como um bate-volta a partir de Jerez, deveria ser ao contrário, Jerez deveria ser um bate-volta a partir de Sevilha.

  12. Avatar

    Olá, estou indo para Espanha em julho, passo 2 dias em Sevilha,2 em Granada e de lá um dia em Ronda. depois gostaria de passar 2 dias em uma cidade próxima à praia, mas tranquila e que fique a caminho de Portugal meu ultimo destino. Vc tem alguma sugestão? obrigada

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Sueli. Essa escolha não seria Jerez de la Frontera, assunto do presente texto, não é uma cidade tranquila e não fica próxima do mar. Tudo vai depender da logística do seu roteiro, pode ser que alguma cidade dos Pueblos Blancos seja melhor. É muito difícil encontrar cidades tranquilas na costa de Cádiz no mês de julho, é o mês mais movimentado do ano na região.

  13. Avatar
    MARIA LUCIA ALONSO FARRENBERG

    ótimo texto.experimentaremos o roteiro no início de março 2019.
    duvida: ao viajar pelas pequenas cidades medievais da Catalunha no inverno tivemos sérios problemas : hotéis e restaurantes fechados, corre se esse risco no início de março nos Pueblos Blancos? grata

  14. Avatar

    Caro, chegaremos no aeroporto de Jerez e iremos direto para Cádiz. Há Uber ou Cabify no aeroporto de Jerez? Se não, quais os meios de transporte (ônibus, taxi…) do aeroporto para Cadiz? Se puder nos enviar os contatos, agradecemos! Muito obrigado e parabéns pelo texto.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Luís, a forma mais fácil de se chegar em Cádiz saindo do aeroporto de Jerez é o trem. Existe uma estação de trem no aeroporto, da linha que vai levar você diretamente até Cádiz (são 45 minutos de viagem). Veja como comprar sua passagem (o trem Jerez-Cádiz é convencional, mas nossa explicação sobre como comprar a passagem é válida para ele também. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima