informação sobre a estação de Atocha em Madri

Atocha, Madrid

A estação de Atocha é a estação de trem mais importante, não só de Madri, mas da Espanha toda. Para quem visita Madri, Atocha é ponto de chegada e partida do trem e do ônibus do aeroporto de Barajas, além de ser a base da qual partem a maioria dos trens-bala com destino a outras cidades do país. Siga lendo para saber mais sobre a estação.

Para começar, é necessário realizar os seguintes esclarecimentos terminológicos:

  • ATOCHA é o nome geral que recebe o complexo da estação.
  • PUERTA DE ATOCHA é a parte da estação onde opera o trem-bala.
  • ATOCHA-CERCANÍAS é a parte da estação onde operam os trens metropolitanos.
  • ATOCHA-RENFE é a estação do metrô, da linha 1 (azul), que dá acesso à estação de trem.

Um pouco de história

A estação original de Atocha, conhecida na época como Estación del Mediodía, foi inaugurada em 1892. Sua fachada é considerada uma obra-prima da arquitetura ferroviária do século XIX. Alberto Palacio, um colaborador de Eiffel, dirigiou a obra. O ferro utilizado na cobertura foi trazido da Bélgica, enquanto os tijolos vieram de diferentes partes da Espanha.

Ao longo da história, a estação passou por várias reformas e ampliações. A mais importante aconteceu na parte final do século XX, com a chegada do trem-bala. Como o tamanho da estação era insuficiente para a operação do novo tipo de trem, foi necessário realizar uma grande reforma, que foi dirigida pelo arquiteto espanhol Rafael Moneo entre 1985 e 1992.

atocha ave
Atocha, Madrid

Foram construídas duas estações completamente novas, a Puerta de Atocha para os trens-bala e a Atocha-Cercanías para os trens metropolitanos (as duas fotos acima).

atocha

A antiga estação foi preservada, e no seu interior, por onde antes passavam os trilhos e trens, hoje há um lindo jardim tropical, com plantas trazidas inclusive do Brasil. É uma parte muito bonita da estação (veja a foto acima) que vale muito a pena conhecer. O guarda-volumes da estação fica dentro do jardim tropical.

Madrid

Em 11 de março de 2004, várias bombas colocadas por terroristas islamistas explodiram na estação de Atocha e outras partes de Madri, matando 191 pessoas. Um emocionante memorial, localizado dentro da estação de Atocha (ver foto acima) homenageia as vítimas do ato terrorista.

Onde fica a estação e como chegar nela

A estação de Atocha fica no distrito de Arganzuela/Retiro, muito próxima do Museo del Prado e do Parque del Retiro. Veja aqui sua localização exata no mapa.

Para quem já está em Madri, o metrô é a forma mais fácil de chegar na estação. Viaje até a estação Atocha-Renfe da linha 1 (azul) do metrô. Tome cuidado para não descer na estação do metrô Atocha, que fica antes de chegar na estação de trem.

Para quem chegou no aeroporto de Madri, a estação é o destino final tanto do trem como do ônibus do aeroporto. Veja informações detalhadas no texto como ir do aeroporto de Madri até a estação de Atocha.

Mapa da estação

Veja no mapa a continuação as partes mais importantes da estação de Atocha.

Como se locomover em Madri

O texto como se locomover em Madri apresenta as diferentes opções de transporte para se locomover pela cidade, incluindo dicas sobre o metrô, o ônibus, o ônibus turístico, o trem e o táxi.

Se você quiser saber quais as opções de transporte que conectam a cidade com o aeroporto de Barajas, veja também os textos:

Mais informação sobre Madri

Madri em 9 roteiros

Veja Madri em 9 roteiros, nosso guia com tudo o que você precisa saber para aproveitar Madri ao máximo.

Madri no Espanha Total

Se for sua primeira vez em Madri, comece lendo nossas dicas sobre Madri. E veja o índice completo de textos sobre Madri publicados no Espanha Total.

6 pensamentos sobre “informação sobre a estação de Atocha em Madri”

  1. Tenho dúvidas como sair do aeroporto de Madrid (Barajas).Onde pegar o trem renfe que vai até Pamplona .Qual o portão? Se é na planta baixa.Qual a cor do trem?

  2. Oi Tony. Boa tarde. Como é a questão de estacionamento na estação em relação a valores, facilidade de encontrar vaga, pernoite do veículo, segurança? Chegarei a Madri de carro e após alguns dias pegarei o trem para Barcelona, voltando 4 dias depois para partir de Madri a Salamanca e depois Portugal. Estou analisando se deixo o carro no estacionamento do hotel (Novotel Madrid Center), que é pago, ou se é possível deixar perto da estação ou na própria. Obrigado

      1. Oi Tony. E quanto à segurança do estacionamento (penso em deixar uma mala ou bolsa de viagem no porta malas do carro, que é sedan)? E disponibilidade de vagas? Para pegar o trem das 11h30min, 1 hora de antecedência costuma ser suficiente para encontrar vaga e pegar o trem? Obrigado

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Olá Luciano. Deixar malas dentro de um carro sempre da um friozinho na barriga. Sobre a disponibilidade de vagas, não conte com uma vaga garantida, estamos falando da estação mais movimentada da Espanha. Não podemos dar nenhum tipo de garantia sobre o assunto disponibilidade de vagas. Abraço.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *