Espanha Total

Ilhas Baleares, qual escolher?

As ilhas de Mallorca, Menorca, Ibiza e Formentera são os principais destinos turísticos nas Ilhas Baleares.

Mallorca, Spain

Muitos viajantes que não estão familiarizados com as ilhas acham que é possível visitá-las em um curto espaço de tempo. Quando descobrem a realidade (não, não é possível visitar todas as ilhas em uma semana), chega o difícil momento de ter que escolher entre uma ou outra ilha. Como já visitamos todas as ilhas, queremos agora compartilhar nossa experiência nelas com nossos leitores, em uma tentativa de ajudar com suas escolhas.

Antes de mais nada, queremos lembrar a existência de vários textos dedicados às ilhas, que podem ser muito úteis na hora de tomar sua decisão. São:

Menorca

ILHAS BALEARES: COMO ESCOLHER

Vamos tentar responder algumas perguntas que devem ajudar com suas escolhas:

1 | ESTÁ QUERENDO PEGAR PRAIA?

Qualquer ilha serve, as quatro Ilhas Baleares contam com praias maravilhosas. Mas não se esqueça, a temporada de praia começa em junho e termina em setembro.

2 | ESTÁ QUERENDO VIAJAR FORA DA TEMPORADA DE PRAIA?

Se você está querendo ir para as Baleares fora da temporada de praia, de janeiro a maio ou de outubro a dezembro, então sua escolha deve ser Mallorca, a única entre as quatro ilhas com vida além da temporada de praia.

3 | ESTÁ PROCURANDO UMA ILHA COM ATMOSFERA FAMILIAR?

Escolha Menorca.

4 | ESTÁ QUERENDO IR NA TEMPORADA ALTA MAS EVITANDO AS AGLOMERAÇÕES?

Todas as ilhas ficam abarrotadas de visitantes durante julho e agosto, mas Menorca é mais tranquila entre todas elas.

5 | ESTÁ PROCURANDO PRAIAS MAS TAMBÉM TURISMO URBANO?

Escolha Mallorca, que conta com uma linda capital e charmosos vilarejos no interior da ilha.

6 | ESTÁ PROCURANDO AS MELHORES BALADAS?

Escolha Ibiza.

7 | ESTÁ QUERENDO PRAIA, MAS AO MESMO TEMPO FUGIR DOS PREÇOS MAIS SALGADOS?

Escolha qualquer ilha em junho ou setembro.

8 | SEU ORÇAMENTO É ILIMITADO?

Escolha Formentera.

9 | VOCÊ CONTA COM POUCOS DIAS?

Escolha a dobradinha Ibiza e Formentera.

46 comentários em “Ilhas Baleares, qual escolher?”

  1. Olá! Tudo bem?

    Uma dúvida sobre o comentário: SEU ORÇAMENTO É ILIMITADO? Escolha Formentera. O que levou a chegar a esta conclusão? Pelo que pesquisei, a única forma de ir para Formenteira é por Ibiza, sendo que o custo da balsa é um valor que deve ser levado em consideração.

  2. Olá ! Seu site está sendo essencial na organização da nossa viagem para Espanha. Inclusive seus ebooks. Sobre as baleares..li suas inúmeras restrições ao verão mas é o único período que posso tirar férias. Dito isto gostaria de sua recomendação. Pensei em sair dia 31/05 de Malága e pegar vôo para Maiorca ficar lá do dia 31 até dia 03/08 e depois ir para Menorca – ficar lá do dia 03/08 até dia 06/08;. Você acha muito corrido ? Melhor fazer a dobradinha Ibiza / Formentera ? Meu sonho de consumo seria Menorca e Formentera mas já estudei percursos e não consegui solucionar o deslocamento. Nossa prioridade (minha e do namorado) são praias lindas. Mas não queremos – dentro do possível do verão como você adverte no site – excessiva lotação, porém, queríamos ver praias realmente estonteantes . Desde já agradeço sua atenção e seu excelente site !!

    1. Prezada Anna, seja bem-vinda ao Espanha Total. Seu roteiro é um pouco corrido, você vai conseguir ver boa parte de Menorca e uma pequena parte de Mallorca, que é uma ilha muito grande. Ainda vai dedicar quase um dia para o deslocamento entre as ilhas. Querendo fugir das baladas e da lotação absurda, descartem por completo Ibiza. A ilha mais “tranquila” na época deve ser Menorca, que é nossa ilha Balear predileta. Abraço.

  3. Olá, Tony. Viajo para a Espanha em Agosto, sendo a primeira vez. E, não consegui encontrar uma informação sobre o transporte, que é: para as Ilhas Baleares, vejo a indicação de, também, alugar uma scooter. Mas, a dúvida é se é necessário uma carteira de habilitação de motocicleta para o aluguel. Como funciona isso?
    Ps: o Espanha Total é incrível. Parabéns pelo site. Mesmo.
    Obrigado,
    Fernando.

    1. Olá, Fernando, seja bem-vindo ao Espanha Total. Dependendo da ilha, uma scooter pode ser uma boa opção (perfeita em Formentera, boa em Menorca, nem tanto em Ibiza ou Mallorca). Você pode alugar uma moto com sua habilitação para dirigir carros. No caso de um brasileiro, vai precisar também da PID (permissão internacional para dirigir). Abraço.

  4. Tony, iremos em 4 adultos em 05/06/18 para Espanha, depois de passar por Portugal. Temos 9 noites para as Ilhas Baleares e 4 noites em Barcelona, quando voltaremos ao Brasil. Estamos decidindo se neste período visitamos 1 ou 2 ilhas, qual sua opnião? Nosso objetivo é praia e sem muita correria.

    1. André, para quem procura praia com tranquilidade, uma semana é um prazo de tempo perfeito para percorrer tanto Menorca, quanto Mallorca ou Ibiza. Já duas ilhas em 9 dias vai deixar sua viagem um pouco acelerada. Mas poderia dar para uma combinação de Menorca com Mallorca, ou ainda melhor, de Ibiza com Formentera. Na primeira metade de junho os preços ainda não dispararam em Ibiza e deve dar para encarar essa estadía com duas ilhas. Se vocês ainda não conhecem Barcelona, 4 noites na cidade pode ser muito pouco tempo. Abraço.

      1. Ótimo Tony, ajudou muito a esclarecer mais! Então talvez iremos para apenas 1 ilha para também adicionarmos 1 noite em Barcelona! Existe algo que FALTE em alguma das Ilhas Baleares que tenha com exclusividade em outra? Por exemplo, passeios, atrações, estrutura, serviços, etc.

        1. André, Menorca é tranquila e tem restos pre-históricos. Mallorca tem quase tudo. Ibiza tem a balada. Em termos de serviços e infrastuturas turísticas, todas as ilhas estão muito bem servidas. As duas combinações mais fáceis, do ponto de vista da logística, são Mallorca e Menorca ou Ibiza e Formentera. Os custos da segunda combinação são mais altos que os custos da primeira. Abraço.

          1. Sobre viajar na época de JUNHO para Ilhas Baleares:

            (1) Minorca tem movimento e comércio aberto no mês OU vai parecer cidade fantasma? rs;
            (2) Ibiza já estará muuuuito lotada em junho? (detestamos lotação) ;
            (3) Em Minorca há passeios de barco ou falta alguma atração que exista em Maiorca/Ibiza? (estamos muito inclinados para fazer apenas Minorca)

            Pesquisei até navios de cruzeiros, mas estes fazem apenas paradas de 1 ou 2 dias nas Ilhas Baleares e não param em Minorca.

            O Portal EspanhaTotal é bastante completo, parabéns!

            1. Tony | ESPANHA TOTAL

              Olá de novo, André:
              1) em junho Menorca já está funcionando como se fosse alta temporada.
              2) estivemos em Ibiza na primeira metade de junho, há três anos, e não conseguimos estacionar em algumas praias, de tanta gente que tinha. Nos últimos três anos, o número de turistas nas ilhas tem disparado, a situação deve ter piorado.
              3) em Menorca há passeios de barco, sim, principalmente saindo de Cala Galdana, na costa sul, e das duas principais cidades, Ciutadella e Maó.
              Abraço!

  5. Estamos em dúvida, pois li no site que em junho é o mês para também aproveitar praia, no entanto, você comenta que a água do mar é fria, você não conseguiu entrar na água devido temperatura? Pesquisei temperatura da água no início de junho é cerca de 21-22 graus celsius. Como aproveitar a praia nesta época?

    1. André, o assunto da temperatura do mar é muito subjetivo. A percepção do frio por parte de alguém de Porto Alegre é muito diferente da percepção que tem alguém de Fortaleza. O fato é que o mar Mediterrâneo esquenta aos poucos. Com a chegada das temperaturas mais quentes, a temperatura do mar vai esquentando progressivamente a partir de junho, até atingir sua temperatura mais alta em setembro. Este ano, como fez um calor extraordinário na primeira metade de junho, o mar esquentou mais rápidamente. Dá para aproveitar a praia, mas dependendo da sua sensibilidade, a temperatura do mar pode estar fria, mesmo estando calor fora na praia.

      1. Tony, muito coerente! A disposição para temperatura da água é realmente subjetiva. Sou de São Paulo, não estou acostumado a águas tão quentes, acredito que praias das ilhas com água mais rasa já seja possível tomar banho de mar para se refrescar. Obrigado pelas dicas! 😉

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          André, é provável que você ache a temperatura do mar nas Baleares, no começo de junho, parecida com a temperatura do mar no litoral norte (Ubatuba, por exemplo) ou litoral sul do Rio (Ilha Grande, Paraty). Abraço.

  6. Tony, optei apenas por Menorca para as 7 noites de viagem nas Ilhas Baleares. Assim, conhecemos com mais profundidade a ilha e menos traslado. Obrigado pelas sugestões! Aproveito para compartilhar com você e seus visitantes uma opção de hospedagem que encontrei: Apartotel Skyline Menorca em Ciutadella. Pratica bons preços (diárias a partir de R$230/apto) e tem opções com 2 ou 3 suítes, além de cozinha. Muito bem avaliado pelo Tripadvisor (4,5 pontos de 5). Fica a dica! 😉 Abraço

    1. Que ótimo, André, Menorca é nossa ilha predileta. Sobre as indicações de hospedagem, preferimos recebê-las de quem já se hospedou no lugar indicado, nem sempre o que promete Trip Advisor (um site no qual não confiamos plenamente por estar pesadamente manipulado, damos mais credibilidade às opiniões publicadas no Booking) é entregue. O Apartotel Skyline Menorca tem uma cara ótima. Abraço!

  7. Toni, boa noite. Estou pensando em ir de ferry de Maiorca para Ibiza, porque as passagens de avião ficam mais caras que as de ferry. Quanto tempo antes da partida devo chegar no porto? Tenho que chegar 1h antes (como em aeroportos) ou não precisa? E para o desermbarque do ferry, é rápido? Vou sem carro.
    Obrigada

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Marcelle, cada empresa de ferry estabelece seus procedimentos de embarque e desembarque. Confira com atenção as instruções da empresa na hora de fazer a compra das passagens. O desembarque deve ser bem rápido, sim. Abraço.

  8. Olá Tony, retorno para contar para você e seus leitores sobre experiência em Menorca. Estive em família em junho-18 e a ilha é linda! Alugamos um carro e foi essencial, pois a ilha realmente é grande. Chegamos pelo aeroporto em voo da Vueling e ficamos hospedados em Ciutadella no Apartotel Skyline Menorca, assim, tivemos que atravessar quase toda ilha (40 minutos). O hotel é excelente, são apartamentos com 1, 2 ou 3 banheiros/quartos, ampla sala e cozinha. Menorca é incrível, a cidade não estava lotada, pois ainda não havia começado férias espanholas. A temperatura da água ainda era fria para o meu gosto (sou de SP), entrei poucas vezes, mas foi possível aproveitar a praia. Os dias as vezes ficavam nublados, mas mudava em pouco tempo para tempo aberto e sem nuvens, não choveu por nenhum dia, mas fazia um pouco de vento, principalmente final de tarde. Vale a pena alertar a todos que o acesso para Cala Macarella e Cala Macarelleta a partir deste verão-2018 é apenas por ônibus com tarifa de 8,20 euros ida e volta, há duas estações: Plaça dels Pins e Via Perimetral, mais info em http://www.bus2macarella.com . Obrigado pelo apoio e orientações iniciais e parabéns pelo EspanhaTotal.com!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado André, agradecemos muitíssimo seu detalhado retorno e ficamos muito felizes ao saber que sua estadia em Menorca foi um sucesso. É nossa ilha predileta!
      – em junho o Mediterrâneo ainda não esquentou, por isso a temperatura da água ainda é bastante fria, o banho não é tão gostoso assim. O visual das praias é maravilhoso, mas a temperatura da água ainda é fria. A temperatura mais quente é registrada em setembro.
      – obrigado pela info sobre o ônibus até Macarella/Macarelleta. O governo da ilha deve ter tido que tomar essa decisão para evitar o deterioro do entorno das praias e seus acessos. Achamos uma decisão ótima, apesar do impacto no bolso do turista.
      Grande abraço!

      1. Olá Tony, sobre nova forma de acesso a Cala Macarella/Macarelleta tenho fotos sobre acesso, ônibus e horários e posso disponibilizar, talvez ajude aos futuros visitantes e possa enriquecer um pouco mais o site. Se desejar, informe como enviar as fotos. Abraços

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Olá Andre, muito obrigado pelo seu oferecimento, suas informações foram muito valiosas. Como esse tipo de coisa pode mudar de um ano para outro, o que vamos fazer é deixar aqui o site do serviço de ônibus, caso alguém estiver interessado. Abraço!

  9. Olá !
    Recebi inesperadamente férias, agora em agosto, decidi ir p Ibiza com mais dois amigos, por 4 dias, curtir as baladas, e dar uma passada em Formentera, gostaria de prosseguir sozinha, solteira rsrs para mais alguma ilha ou praia, o que você indicaria ?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Fabiane, a ilha de Ibiza é muito grande, com inúmeras praias, em 4 dias (divididos com Formentera) você não precisa ir para qualquer outro lugar, não vai ter tempo para conhecer nem uma quarta parte das praias de Ibiza. Abraço.

    1. Em termos de clima e possibilidades de pegar praia, não há diferenças significativas entre uma e outra ilha. Sua escolha deverá estar motivada por outros fatores. Outubro é um mês arriscado, pode ter começado a esfriar, inviabilizando umas férias de praia.

  10. Olá, estou planejando ir p espanha em Julho e dispor de 10 dias p conhecer ibiza ,mallorca,minorca e fomentera mas vendo so uma ou duas praias mesmo de cada . Vi q da p fazer ibiza e fomentera em uns 3 dias inteiros ja q nao quero conhecer a fundo. Da p deixar outros 7 dias p minorca e mallorca ?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá Vanessa, tecnicamente, dá tempo de pular de ilha em ilha com 10 dias. Você vai dedicar bastante tempo e dinheiro aos deslocamentos, mas dá para se fazer. Agora, “conhecer” as ilhas você não vai conhecer. Visitar uma ou duas praias das 49 de Ibiza não faz muito sentido. Três das 345 praias de Mallorca, nem se fale. Formentera, pelo seu pequeno tamanho, é o único lugar que pode ser visitado em um dia, sempre sabendo que você vai ter que escolher entre pegar praia ou visitar a ilha. A proposta beira no maraturismo radical, uma prática que tentamos desincentivar. Mas a viagem é sua. O mês de julho é temporada alta, então você vai pagar caro pelos deslocamentos entre as ilhas, vai pagar caro pela hospedagem (especialmente em Ibiza), e vai dedicar grande parte das suas férias aos deslocamentos entre ilhas, que são bem mais demorados do que parece. Nossa orientação seria dedicar esses 10 dias a visitar Mallorca e Menorca. Abraço.

      1. Muito obrigada!!!!! É verdade vai ser pesado mesmo ,estou consciente rsrs,mas é pq vou visitar outras cidades da Espanha( madri,barcelona e sevilla) e deixar esses 10 dias só para as ilhas. No total vai dar quase 1 mês mas é pq gostaria muito de aproveitar o calor mesmo e fazer só Espanha. Vou arriscar rs . Seu site e sensacional.

        1. A viagem é sua, Vanessa. Nossa parte é chamar a atenção sobre os riscos associados com uma programação maraturística! Precisando de novos esclarecimentos, aproveite para perguntar, teremos o maior prazer em tentar ajudar. Abraço.

  11. Oi, Tony. Primeiro, parabéns pelo site com tanta informação legal, sua dedicação e entusiasmo transparecem em cada post!
    Estou planejando uma viagem para a Espanha pegando o final de agosto / início de setembro. Em resumo, teremos 2 semanas e estamos querendo dedicar uma semana a 1 das ilhas Baleares e outra semana a Barcelona. Após ler bastante sobre as ilhas, já descartamos Ibiza/Formentera, mas ainda não conseguimos decidir entre Mallorca e Menorca.
    Somos 2 casais jovens (30 e poucos), sem filhos, e gostamos de cultura, gastronomia típica, vinhos, praias e passeios de barco. Ou seja, de dia, relaxar numa praia ou bater perna em vilarejos / locais de interesse e, à noite, bares ou restaurantes.
    Pelo que pesquisamos, estamos um pouco mais inclinados a Mallorca, mas diria que o nosso principal receio é o turismo massificado (sendo final de agosto). E o principal receio com Menorca é de acharmos pouca opção de interesse além das praias e muito quieto à noite. O que acha? É possível escapar da muvuca em Mallorca mesmo sendo agosto? E Menorca, o que há para ver além das lindas praias? (o que fazer em um dia de chuva, por exemplo?) Existe alguma diferença de custo significativa entre as duas nessa época do ano? Obrigado!
    Tenho uma pergunta para a semana em Barcelona também, mas vou deixar lá no site http://www.passaportebcn.com.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Marko, seja muito bem-vindo ao EspanhaTotal. Suas ponderações sobre Mallorca e Menorca estão muito corretas. Mallorca é uma ilha muito mais extensa com atrações além das praias. Mas fica muito lotada também. Se vocês procurarem hospedagem nas duas cidades principais de Menorca (Citadella e Mahón), vão contar com vida noturna, modesta mas suficiente. Os preços podem cair um pouco a partir do 1 de setembro. Mallorca e Menorca são destinos de praia, quem planeja uma viagem para lá no verão sabe que as probabilidades de ter dias de chuva sem fim são pequenas. Mas se isso acontecer, especialmente em Menorca, não há muito o que fazer. Abraço.

  12. Olá….primeiramente: parabéns pelo blog.
    Estamos planejando uma ida para as Ilhas Baleares em Setembro, combinadas com Barcelona, porém só conseguiremos conhecer uma delas, a dúvida é: entre Menorca e Mallorca, qual possui as melhores praias? Nós amamos praia e não ligamos para badalação por exemplo….então estamos super na dúvida entre qual das duas escolher.
    Muito obrigada

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Aline, seja bem-vinda ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI). Pela sua descrição, vocês deveriam adorar Menorca. Além de tudo, é uma ilha bem menor que Mallorca, o que a torna uma melhor escolha para quem não conta com muitos dias. As duas ilhas contam com praias fantásticas. Menorca é nossa Ilha Balear predileta. Abraço.

  13. Olá Toni, eu e minha noiva temos uma viagem de 30 dias para fazer, estou de olho em todas as dicas que vocês passaram. Minha dúvida é sobre quantos dias você acha necessário para conhecer Menorca e Mallorca. Temos como outros destinos também nessa viagem ( Croácia e Grécia )

    1. Bom dia Leonardo. “Conhecer” é um termo de difícil definição. Já ficamos uma semana em Mallorca e não conseguimos nem arranhar a superfície. Também ficamos uma semana em Menorca, que foi suficiente. O número de dias indicados depende muito também da época o ano da sua visita. Abraço.

  14. Blog fantastico, Parabens! Quero passar uns 15 dias nas baleares sozinha com minha prancha de SUP, qual vc acha que seria mais indicada? Obrigada

  15. Ola, tudo bem?
    Por favor, gostaria de um help!
    Estaremos saindo de lisboa dia 11/07 p as ilhas Baleares, e dia 25/07 vamos para o Brasil. Gostaria que me ajudasse quantos dias passar nas 4 ilhas, já achando q vamos fazer um bate e volta em formentera, e mais tempo em Maiorca e Menorca. E de lisboa ir primeiro para qual é sequência.
    Grta!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Shamara, vocês ainda não tem o voo, a hospedagem e o carro de aluguel reservados? Vocês já identificaram os voos diretos saindo de Lisboa? A sequência depende 100% desse dado. Logisticamente, o mais fácil seria fazer Menorca > Mallorca > Ibiza (com bate-volta para Formentera), mas isso vai depender dos seus voos de chegada e saída das ilhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima