O que não falta na província de Cádiz, na Andaluzia, são vilarejos lindos e pitorescos. Grazalema é mais um exemplo. Suas casas pintadas de branco, uma tradição muito antiga que tem como finalidade combater o calor, são seu maior charme.
Grazalema é também um dos vilarejos visitados no nosso roteiro de carro pelos Pueblos Blancos e Ronda. Entre todos os vilarejos visitados na rota, Grazalema é provavelmente o mais lindinho e melhor cuidado de todos.
Grazalema é um vilarejo pequeno, contando com pouco mais de 2.000 habitantes, que vivem principalmente da agricultura e o turismo.
Grazalema já estava povoada nos tempos da pré-história, mas sua origem data dos tempos da colonização romana. Foi ocupada pelos árabes em 715 e reconquistada pelos reis cristãos em 1485.
Grazalema fica no coração do Parque Natural de la Sierra de Grazalema e, curiosamente, é um dos pontos da Espanha onde mais chove ao longo do ano.
O que fazer em Grazalema
As seguintes dicas sobre o que fazer em Grazalema são válidas para quem está seguindo nosso roteiro de carro pelos Pueblos Blancos e Ronda. O encanto em Grazalema e em outros Pueblos Blancos é que não contam com monumentos ou lugares imperdíveis que você deve visitar de qualquer maneira. São destinos para serem vividos, percorrendo suas ruas e se deliciando com os pequenos detalhes, com os cantinhos charmosos, com as surpresas que vão aparecendo ao longo da visita.
Grazalema é muito menor que Vejer de la Frontera e Arcos de la Frontera, e como resultado sua visita vai ser mais rápida. Pelo planejamento do roteiro, você vai chegar no vilarejo na hora do almoço, e deverá aproveitar a grande oferta de restaurantes para fazer sua refeição aqui.
Nossa orientação para organizar sua visita o vilarejo é:
- estacione seu carro em qualquer um dos dois espaços públicos habilitados com esse propósito (gratuitos). Veja o mapa de Grazalema, onde eles estão identificados com a letra P. Grazalema é um vilarejo muito pequeno, não vale a pena entrar pelas suas estreitas ruas de carro.
- escolha um restaurante para fazer seu almoço. No mapa de Grazalema identificamos onde ficam localizados a maioria dos restaurantes do vilarejo.
- aproveite para dar uma volta pelo vilarejo. Na rua principal há várias lojas que vendem produtos típicos da região.
A truta é um dos pratos típicos da região e você certamente poderá aproveitar para experimentá-la aqui.
Dicas de hospedagem em Grazalema
A oferta de hospedagem em Grazalema se divide entre hotéis e apartamentos/casas rurales.
Consulte as ofertas de hospedagem em Grazalema oferecidas por nosso parceiro Booking, a página de reserva de hotéis mais importante do mundo. Booking garante os melhores preços de hotéis, e não cobra quaisquer taxas de reserva ou administrativas. Em muitos casos, as reservas podem ser canceladas gratuitamente.
Mapa de Grazalema
O presente mapa de Grazalema identifica a localização dos lugares mencionados no texto.
Dúvidas sobre Grazalema?
Se você tiver alguma dúvida sobre Grazalema, aproveite a caixa de comentários abaixo para perguntar!
Por favor quero saber sobre os cobertores e o artesanato de Grazalena, onde comprar.
Você pode comprar cobertores diretamente na fábrica, que fica aqui. No pequeno vilarejo você vai achar várias lojas vendendo artesanato diverso.
Oi Tony! Parabéns pelas postagens! Estou varrendo a internet buscando o máximo de informações sobre a Rota dos Pueblos Blancos e seus posta são os melhores e mais completos! Continuo em dúvida apesar de já ter tido uma idéia lendo aqui. Vou ficar 3 dias em Sevilla e sairemos de carro pra mais 3 dias em Ronda em julho deste ano. Pensei em seguir seu roteiro de 3 dias mas direto de Sevilla para Arco de La Frontera, e depois seguir parando nas cidades interessantes de los Pueblos (pensei em Arco de la Frontera, El Bosque, Villuenga del Rosário, Grazalema até Ronda. Será verão, julho, penso em sairmos as 8:00 de Sevilla sem pressa de chegar em Ronda pois ainda teremos 2 dias por lá. Acha possível? Se tiver alguma dica melhor por favor me dê! Precisamos sair de carro de Sevilla e chegar em Ronda no mesmo dia. Obrigada!
Prezada Tatiana, seja bem-vinda ao Espanha Total. O problema da sua proposta é que você está querendo fazer em um único dia o que programamos para ser feito em dois ou três dias. Isso é maraturismo, uma prática que tentamos desincentivar. Por um lado, você está querendo fazer uma corrida maluca pelos Pueblos Blancos, e por outro, você está dedicando um prazo de tempo (três dias) que parece longo demais para o que Ronda tem a oferecer. O ideal seria tirar dias de Ronda para poder destiná-los aos Pueblos Blancos. Abraço.
Olá Tony!!!
Estou tentando aproveitar ao máximo de suas preciosas dicas.
Como não tenho muito tempo estou pensando em alugar um carro em Sevilha e passar por apenas alguns pueblos blancos e dormir em Ronda. De lá sigo para Granada.
Pensei em fazer algo do tipo:
9 h sevilha
10:30 zahara de la sierra 1:30 na cidade
12:00 olvera 30 minutos
13:00 Setenil de las Bodegas 1:30 na cidade- almoço
15:00 ronda pernoite
Tem alguma outra sugestão para esse dia?
Que estrada pego?
muito obrigada
Bom dia, Adriana, no presente texto respondemos consultas sobre Grazalema. Aproveite a consultoria de roteiros para deixar sua pergunta, responderemos o antes possível. Abraço.
Boa noite, Espanha Total. Concordo que a pergunta da Adriana não é sobre Grazalema, mas não a reencontrei no texto do roteiro dos Pueblos Blancos. Pegando carona na ideia dela, eu não iria de Zahara para Setenil via Olvera. Sugeriria ir de Zahara para Grazalema passando pelo Puerto de las Palomas. Após o almoço em Grazalema, sugerido no roteiro e detalhado aqui neste texto, seguiria para Ronda. Desta forma se estaria adaptando o dia do roteiro que começa em Arcos por um começo em Zahara, que pode fazer sentido numa partida de Sevilha.
Saindo de Sevilha você chega mais rápido em Arcos de la Frontera que em Zahara de la Sierra. Mas a região admite infinitas combinações de rotas. A nossa foi testada e faz sentido do ponto de vista das paisagens e o aproveitamento do tempo.
Obrigado, Tony. Também acho que se for fazer a travessia da Serra de Grazalema e só tiver um dia na região, deve-se entrar por Arcos, passar por El Bosque, passar em Grazalema (que considero o coração da Rota) e seguir para Ronda pois não haveria tempo para Zahara, Olvera e Setenil.