Em anos recentes, uma longa lista de cidades e paisagens da Espanha foram escolhidas para representar diversos cenários de diferentes temporadas da série Game of Thrones (na Espanha denominada Juego de Tronos, tradução do título ao espanhol). Como resultado da escolha de construções e paisagens da Espanha em seus cenários, surgiu um interesse cada vez maior, por parte de muitos fãs da série, em conhecer os lugares onde foram gravados os episódios.
Publicamos o presente texto para dar resposta a esse interesse, apresentando os lugares onde foram gravadas cenas da série, com muitas dicas para quem quiser conhecé-los.
Por que a Espanha?
A incrível variedade de paisagens em um único país seria o argumento usado para explicar a escolha, por parte dos produtores do Game of Thrones, para incluir cada vez mais cenários espanhóis. Tanto assim que hoje a Espanha é o segundo país a sediar as gravações do seriado, superado somente pelo HQ em Belfast e pela Irlanda do Norte. Toda uma façanha considerando que a Espanha apareceu pela primeira vez unicamente na quinta temporada da série.
Não falta verdade nessa argumentação, mas certamente podemos nos aventurar com uma explicação mais prosaica. Fato é que não dá para ignorar uma boa lista de incríveis facilidades oferecidas pela Espanha à produção da HBO. Por um lado, incentivos e ajudas fiscais não divulgadas (para evitar problemas que poderiam ferir as leis que regulam a concorrência e as ajudas públicas). Por outro lado, uma disposição a colaborar com as filmagens, algo difícil de encontrar em outros lugares. Não deve ser fácil encontrar uma cidade turística, como Girona, que ofereça fechar hermeticamente o centro histórico da cidade durante duas semanas, para permitir que as filmagens do seriado aconteçam rodeadas de um sigilo absoluto.
Como resultado das repetidas filmagens de Game of Thrones na Espanha, o país desenvolveu um know-how técnico, através da produtora espanhola responsável pelo que acontece no país, tornando a decisão de voltar à Espanha para gravar novamente cada vez mais frequente.
Destinos na Andaluzia
Real Alcázar, Sevilha. Os Water Gardens e o palácio da Casa Martell em Sunspear, reino de Dorne, nas temporadas 5 e 6. Foi uma escolha tão boa que a produção do seriado quase não teve que acrescentar efeitos especiais nas tomadas. Visitando o Alcázar você vai reconhecer facilmente vários dos cenários que apareceram no seriado, especialmente o Salón de Embajadores e os Jardines. O Alcázar é um dos lugares imperdíveis de Sevilha.
Atarazanas, Sevilha. As Atarazanas eram os antigos estaleiros reais da cidade. Infelizmente, estão fechados à visitação. Aparecem em uma cena do segundo episódio da 7ª temporada, quando o Mestre Qyburn leva a rainha Cersei até o subsolo de Porto Real (King’s Landing) para mostrar uma arma que pode derrubar dragões.

Conjunto Arqueológico de Itálica, Santiponce, a 12 quilômetros de Sevilha. Seu anfiteatro romano virou Dragonpit, palco de uma das cenas mais espetaculares da 7ª temporada do seriado, com encontro de Daenerys, Jon Snow e Cersei. Saiba mais sobre o sítio arqueológico lendo o texto Itálica.
Plaza de Toros, Osuna, a quase 100 quilômetros de Sevilha. Virou a Fosa de Daznak, no final da 5ª temporada, quando Daenerys consegue sobreviver a uma armadilha com a ajuda de Drogo, um dos seus dragões.
Ponte romana, Córdoba. A reformada ponte romana de Córdoba virou a Ponte Longa de Volantis em umas tomadas rápidas na 5ª temporada. A ponte romana é um dos lugares imperdíveis de Córdoba.
Castillo de Almodóvar del Río, a 25 quilômetros de Córdoba. Virou Highgarden, a sede da Casa Tyrell na 7ª temporada.
Alcazaba, Almería. A fortaleza da cidade andaluza virou parte dos Water Gardens em Sunspear, reino de Dorne, na 6ª temporada.
El Chorrillo, aos pés da Sierra Alhamilla, próximo de Almería. Esta paisagem, que já foi usada para outras produções cinematográficas, virou Vaes Dothrak, a cidade dos temíveis Dothraki, na 6ª temporada.
Torre de Mesa Roldán, a 70 quilômetros de Almería. Nela foi gravada a cena do final da 6ª temporada quando Daenerys confronta os amos de Meereen, no continente de Essos.
Desierto de Tabernas, a 50 quilômetros de Almería. Esta paisagem, usada em muitos filmes de faroeste, virou parte do Mar dos Dothraki na 6ª temporada.
Yesos de Sorbas, a 60 quilômetros de Almería. A paisagem próxima às Cuevas del Karst foi usada para gravar várias cenas de Meereen, na 6ª temporada.
Destinos na Extremadura

Monumento Natural de Los Barruecos, no município de Malpartida, a 15 quilômetros de Cáceres. Foi o cenário de uma épica batalha da 7ª temporada, entre os exércitos dos Lannister, comandados por Jamie Lannister, e os exércitos de Danerys e seus dragões.
Centro Histórico, Cáceres. Vários cantos do centro histórico da cidade, declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, serviram para recriar as ruas de Porto Real (com um parecido similar ao de Dubrovnki, na Croácia, ou Girona, na Catalunha, onde também tinham sido gravadas cenas da cidade anteriormente) na 7ª temporada.
Castillo de Trujillo, a 45 quilômetros de Cáceres. O castelo da cidadezinha de Trujillo, um dos vilarejos mais lindos da Espanha, foi cenário de filmagens da 7ª temporada, aparecendo como se fosse o Casterly Rock, a fortaleza dos Lannister.
Destinos em Navarra e o País Basco

Bardenas Reales, a 100 quilômetros de Pamplona e 105 quilômetros de Zaragoza. O Parque Natural de las Bardenas Reales, um espetacular semi-deserto incorporado pela UNESCO à sua lista de Reservas da Biosfera, virou o Mar Dothraki e viu Daenerys cavalgando um dragão. No texto Bardenas Reales explicamos tudo o que você precisa saber para visitar o parque.
Ermita de San Juan de Gaztelugatxe, a 35 quilômetros de Bilbao. A extraordinária ermita virou, com a ajuda da computação gráfica, o castelo de Dragonstone. Apareceu repetidas vezes na 7ª temporada do seriado.
Itzurun, no município de Zumaia, a 35 quilômetros de San Sebastián. A praia e as espetaculares falésias que formam parte da Ruta do Flysch, um fenômeno geológico que cria uma paisagem extraordinária, apareceram várias vezes durante a 7ª temporada.
Destinos na Catalunha

Girona. Duas semanas de gravações no centro histórico de Girona renderam muitas cenas da 6ª temporada. Girona virou tanto Porto Real como Braavos. A magnífica escadaria da Catedral apareceu como o Grande Septo de Baelor. No texto Girona explicamos como preparar um bate-volta até uma lindíssima cidade.
Castell de Santa Florentina, a 45 quilômetros de Barcelona. Virou Horn Hill, o castelo da Casa Tarly em várias cenas da 6ª temporada.
Destinos em outras partes da Espanha
Castillo de Zafra, na província de Guadalajara, a 244 quilômetros de Madri ou 151 quilômetros de Zaragoza. O castelo aparece como a Torre da Alegria, uma torre redonda no sul de Westeros, que aparece em dois episódios da 6ª temporada. Na sua frente acontece uma cena da juventude de Eddard Stark, um momento chave na história do Game of Thrones.
Peñíscola, na província de Castellón, a 151 quilômetros de Valência. Vários cenários da pitoresca cidade foram usados na 6ª temporada para recriar partes de Mereen.
Mapa
Colocamos no seguinte mapa todos os lugares mencionados no texto.
Existe um roteiro Game of Thrones?
Ao contrário do que existe na Irlanda do Norte, onde a indústria turística desenvolveu vários roteiros e tours para os fãs do seriado, a dispersão dos destinos e o tamanho da Espanha não permitem criar uma proposta similar. Nem sequer conseguimos desenhar um roteiro para visitar todos os lugares onde aconteceram gravações do seriado, uma viagem que demandaria muito tempo.
Podemos, porém, sugerir duas propostas de visitação, que podem ser incorporadas aos roteiros por Espanha dos fãs de Game of Thrones.
Roteiro 1: Game of Thrones Norte
Se você for visitar a metade norte da Península Ibérica, pode aproveitar para conhecer facilmente vários lugares mencionados no texto:
- alugue um carro para viajar entre San Sebastián e Bilbao (ou vice-versa) e aproveite para conhecer tanto a Ermita de San Juan de Gaztelugatxe quanto a praia de Izturun.
- quem estiver de carro alugado poderá visitar as Bardenas Reales como um pit-stop entre a região vinícola de La Rioja e Zaragoza.
- Girona pode ser visitada facilmente como um bate-volta saindo de Barcelona.
Roteiro 2: Game of Thrones Sul
- quem for visitar Sevilha deve necessariamente conhecer o Real Alcázar, lugar imperdível na cidade. O sítio arqueológico de Itálica fica a pouca distância de Sevilha e pode ser visitado em meio dia.
- quem for visitar Córdoba vai igualmente conhecer a Ponte Romana.
- quem estiver planejando dirigir até Portugal, pode aproveitar para, no caminho, conhecer Trujillo, Cáceres e Los Barruecos dedicando um dia completo para os três destinos.
Alguma dúvida?
Você é fá de Game of Thrones como a gente? Ficou com alguma dúvida? Aproveite as caixas de comentários para perguntar, teremos o maior prazer em tentar ajudar!
INcrível o post. Muito obrigada
Que bom que você gostou, Julia, precisando de qualquer esclarecimento, aproveite para perguntar. Winter is coming!