enoturismo na Ribera del Duero

ribera del duero

enoturismo na Espanha | os hotéis do vinho na Espanha

Bem-vindo ao nosso especial sobre enoturismo na Ribera del Duero.

A seguir vamos contar o que é a Ribera del Duero, onde fica, como visitá-la, quantos dias dedicar ao percurso, que transporte usar e quais lugares visitar. Veja o índice de conteúdos do presente texto:

————————————–
1. A Ribera del Duero
2. Quando ir
3. Quantos dias dedicar
4. Como se locomover
5. Lugares de interesse: bodegas
6. Lugares de interesse: vilarejos
7. Onde se hospedar
8. Mapa da região
————————————–

ribera del duero

1. A Ribera del Duero

Como já apresentamos no texto os principais destinos de enoturismo na Espanha, a Ribera del Duero é uma região vinícola que produz vinhos de altíssima qualidade. Está localizada ao longo do rio Duero (nome que recebe o rio Douro em espanhol), nas províncias de Soria, Burgos, Segovia e Valladolid, na comunidade autônoma de Castilla y León. A Denominación de Origen Ribera del Duero conta com 308 bodegas, muitas das quais estão abertas à visitação.

ribera del duero

Uma rota turística percorre os lugares mais interessantes da região, incluindo bodegas, vilarejos, castelos, igrejas, abadias e mosteiros. Essa combinação de natureza com vinho, paisagens, história, arte, cultura e culinária transforma a rota em um passeio muito especial e delicioso.

ribera del duero

Não existe um traçado pré-definido para percorrer a região, que pode ser visitada de muitas formas diferentes. Os lugares mais interessantes ficam no trecho comprendido entre Quintanilla de Onésimo, na província de Valladolid, e La Vid, na província de Burgos.

ribera del duero

2. Quando ir

O passeio pela Ribera del Duero pode ser ser feito em qualquer época do ano. Vamos ver as vantagens e desvantagens de cada estação:

  • primavera. As temperaturas são amenas, os dias são longos (especialmente em maio e junho), e é baixa temporada. Estas características da primavera, junto com as folhas que começam a brotar nas videiras, fazem com que esta época do ano seja um bom período para visitar à região.
  • verão. Apesar de contar com temperaturas mais elevadas, especialmente durante o dia, o verão é uma época muito linda para visitar a Ribera del Duero. As videiras já começam a ficar muito carregadas de uva, especialmente no mês de setembro, que confere uma beleza especial à paisagem. É temporada alta, mas sem a grande quantidade de visitantes que você ia encontrar nos destinos de praia da Espanha, na mesma época do ano. Os dias, especialmente em junho e julho, são longos.
  • outono. A colheita da uva acontece entre setembro e outubro (a data exata depende do clima nos meses anteriores), o que torna o período a melhor época do ano para visitar a região. A atividade nas bodegas é intensa, com a uva chegando para ser processada e uma frenêtica movimentação de trabalhadores envolvidos em todos os processos para extrair o melhor do fruto da terra. No mês de outubro as folhas das videiras mudam de cor, deixando a paisagem incrívelmente linda.
  • inverno. Pode ser uma época de bastante frio na região, especialmente à noite. As videiras já não têm folhas, deixando a paisagem menos atrativa. Os dias são muito curtos, especialmente em dezembro e janeiro. É a temporada mais baixa do ano na Ribera del Duero.

Se você puder escolher a data da sua viagem, tente visitar a região no verão ou no outono. Se não houver escolha, encare a viagem com o melhor ânimo possível.

ribera del duero

3. Quantos dias dedicar

São tantos lugares de interesse turístico na região da Ribera del Duero que seria necessário uma boa quantidade de dias, ou inclusive semanas, para fazer uma visita detalhada à região. Mas nossa proposta seria dedicar dois dias para ter um gostinho básico do que a região oferece.

ribera del duero

4. Como se locomover

A forma mais fácil de visitar a Ribera del Duero é de carro. Usando o transporte público (que chega até os diferentes vilarejos, mas não até todas as bodegas) você vai ficar muito mais limitado.

O encanto da Ribera del Duero está em poder parar ao longo do caminho para contemplar a paisagem e se deliciar com as surpresas que vão aparecendo. Isso somente é possível se você estiver de carro.

Dica importante: contar com um GPS será uma ajuda muito importante para conseguir completar o roteiro com facilidade.

—- Onde alugar seu carro.

A escolha do ponto de retirada do carro vai depender do seu roteiro pela Espanha. Ele pode ser alugado em Madri, que fica a pouco mais de duas horas da Ribera del Duero, ou em Valladolid, uma cidade mais próxima da região de vinhos. A devolução do carro pode ser realizada em Madri mesmo, no caso de um roteiro de ida e volta, ou em outro destino, no caso de um roteiro aberto.

No Espanha Total indicamos os serviços da nosso parceira a rentalcars.com, o maior comparador de ofertas de aluguel de carros do mundo. A rentalcars.com pertence ao mesmo grupo do Booking, a maior página de reservas de hospedagem. Saiba mais detalhes sobre a empresa e dicas úteis para sua viagem lendo o texto dicas para alugar um carro na Espanha, que faz parte do nosso dossiê com tudo o que você precisa saber sobre dirigir na Espanha.

Aproveite para consultar preços no buscador da rentalcars.com. E veja o texto onde explicamos como alugar um carro no rentalcars.com, passo a passo.

ribera del duero

Estado das estradas

Se você for realizar nosso roteiro no inverno, é muito importante conferir o estado das estradas antes de sair cada dia. São estradas onde pode nevar ou formar gelo na pista nos dias mais frios do inverno.

É possível conferir o estado das estradas da Espanha no site da DGT, o Detran espanhol. A DGT conta também com um aplicativo gratuito com informação sobre o estado das estradas, está disponível para iOS e para Android.

ribera del duero

5. Lugares de interesse: bodegas

A principal razão para visitar a região vinícola da Ribera del Duero é o interesse pelo vinho e atividade vinícola. O ambiente ideal para ter esse contato se encontra nas bodegas. Existe uma longa lista de bodegas abertas à visitação dos enoturistas. A lista completa pode ser consultada aqui. Para facilitar sua escolha, vamos falar de quatro bodegas que vale muito a pena conhecer.

————————————————————————————————————————–
bodegas arzuaga navarro

Bodegas ARZUAGA NAVARRO (Quintanilla de Onésimo)

As Bodegas Arzuaga Navarro foram fundadas em 1993. Ocupam um grande prédio com ares de mosteiro, facilmente visível a partir da estrada, pouco antes de chegar ao vilarejo de Quintanilla de Onésimo. Além das bodegas, o complexo conta com um restaurante gourmet, e um moderno hotel de 5* com spa, rodeados por extensos campos con videiras.

A bodega oferece diferentes experiências de enoturismo durante todos os meses do ano. Entre elas, há uma muito interessante para quem viaja com crianças, a “Naturaleza em Directo”, que visita uma reserva de fauna com javalis e veados. Os detalhes de todas as experiências podem ser consultados no site da bodega. É necessário reservar as experiências antecipadamente, por telefone ou email.

————————————————————————————————————————–
bodegas portia

Bodegas PORTIA (Gumiel de Izán)

As Bodegas Portia foram criadas em 2010 pelo Grupo Faustino, uma das maiores bodegas produtoras de vinhos na região de La Rioja. A criação da bodega sinalizou o interesse do grupo Faustino pela Ribera del Duero. O desenho da espetacular bodega foi encomendado ao arquiteto britânico Sir Norman Foster. Fica próxima da cidadezinha de Gumiel de Izán, em um terreno rodeado por videiras.

A bodega, que conta com um restaurante gourmet, oferece diferentes experiências de enoturismo durante todos os meses do ano. Os detalhes de todas as experiências podem ser consultados no site da bodega. É necessário reservar as experiências antecipadamente, por telefone ou email.

————————————————————————————————————————–
Bodegas Protos

Bodegas PROTOS (Peñafiel)

As Bodegas Protos são uma das mais antigas da região da Ribera del Duero. Fundadas em 1927, tiveram suas instalações recentemente modernizadas com um surpreendente edifício assinado pelo arquiteto britânico Sir Richard Rogers. O entorno das bodegas compreende tanto as bodegas antigas, embaixo da montanha coroada por um castelo, como as instalações mais modernas. Fica na cidade de Peñafiel, com vistas ao seu magnífico castelo.

A bodega oferece diferentes experiências de enoturismo durante todos os meses do ano. Os detalhes de todas as experiências podem ser consultados no site da bodega. É necessário reservar as experiências antecipadamente, por telefone ou email.

————————————————————————————————————————–
bodegas el lagar de isilla

Bodegas EL LAGAR DE ISILLA (La Vid)

As Bodegas Lagar de Isilla são um estabelecimento familiar localizado no pequeno vilarejo de La Vid, ao lado do lindo Monasterio de Santa María de la Vid. Formam parte de um complexo enoturístico que inclui um hotel temâtico muito original, dedicado ao mundo do vinho e das tradições locais, além de um ótimo restaurante.

A bodega oferece diferentes experiências de enoturismo durante todos os meses do ano. Os detalhes de todas as experiências podem ser consultados no site da bodega. É necessário reservar as experiências antecipadamente, por telefone ou email.

6. Lugares de interesse: vilarejos

————————————————————————————————————————–
Peñafiel

Peñafiel

Peñafiel, na província de Valladolid, é uma das cidades mais importantes na Ribera del Duero. Está dominada por um espetacular castelo (que pode ser visitado) e é a sede das Bodegas Protos mencionadas acima. Conta ainda com um pequeno centro histórico com uma linda praça fechada, e com ruas estreitas com comércios e restaurantes.

————————————————————————————————————————–
Peñaranda de Duero

Peñaranda de Duero

Peñaranda de Duero, na província de Burgos, é um pequeno vilarejo que também conta com um castelo dominando a cidadezinha. Dentro do castelo há um centro de interpretação dos castelos que deve agradar quem viaja com crianças.

————————————————————————————————————————–
Caleruega

Caleruega

Caleruega, na província de Burgos, forma parte da rede de Pueblos más bonitos de España. Vale a pena um passeio rápido pelo vilarejo para contemplar suas majestosas construções de pedra. A parada pode ser programada no caminho de ida (ou volta) até Santo Domingo de Silos.

————————————————————————————————————————–
Santo Domingo de Silos

Santo Domingo de Silos

A cidadezinha de Santo Domingo de Silos, também na província de Burgos, não fica propriamente na Ribera del Duero, mas vale a pena dar uma esticada para conhecer o Monasterio de Santo Domingo de Silos, uma abadia medieval do século X que é um dos mosteiros mais lindos da Espanha. No caminho, aproveite para dar uma parada no Desfiladero de la Yecla.

————————————————————————————————————————–
Colonia Clunia Sulpicia

Colonia Clunia Sulpicia

A Colonia Clunia Sulpicia foi uma das cidades romanas mais importante do norte da Espanha. Hoje o extenso sítio arqueológico contém um grande teatro e restos de casas e termas romanas, incluindo vários mosaicos que ficam expostos durante os meses de verão. Para quem se interessa pela história ou gosta de arqueologia, Clunia pode ser uma visita interessante.

7. Onde se hospedar

vinotel lagar de isilla

A região de la Ribera del Duero conta com excelente vinoteles, os hotéis do vinho, além de outras opções de hospedagem. Apresentamos a seguir cinco ótimas escolhas para sua hospedagem na Ribera del Duero.

Hotel El Lagar de Isilla ****

La Vid (veja aqui a localização no mapa), próximo de Aranda de Duero.

Hotel El Lagar de Isilla Hotel El Lagar de Isilla Hotel El Lagar de Isillal

Ponto forte: um hotel muito original onde cada quarto está desenhado em um estilo diferente, sempre com um tema comum: o vinho e a história da região. O hotel conta com uma bodega e oferece visitas guiadas.

Veja mais informações e reserve agora no Booking.com.

Abadia Retuerta LeDomaine *****
Sardoncillo (veja aqui a localização no mapa), próximo de Quintanilla de Onésimo.

Ponto forte: espetacular hotel de luxo localizado dentro de uma antiga abadia e rodeado pelos vinhedos da Denominação de Origem Ribera del Duero.

Veja mais informações e reserve agora no Booking.com.

Lavida Hotel Vino Spa
Aldeayuso (veja aqui a localização no mapa), próximo de Peñafiel.

Ponto forte: tranquilo hotel rural, em meio a uma região de vinhedos, e que oferece tratamentos de vinhoterapia no seu spa.

Veja mais informações e reserve agora no Booking.com.

Hotel & Spa Arzuaga *****
Quintanilla de Onésimo (veja aqui a localização no mapa), próximo de Quintanilla de Onésimo.

Ponto forte: elegante hotel localizado junto às bodegas Arzuaga e rodeado por vinhedos. Seu spa oferece tratamentos de vinhoterapia.

Veja mais informações e reserve agora no Booking.com.

Hotel Fuente Aceña *****
Quintanilla de Onésimo (veja aqui a localização no mapa).

Ponto forte: delicioso hotel rodeado de natureza, ocupa um antigo moinho junto ao rio Douro. Forma parte da rede de Posadas Reales.

Veja mais informações e reserve agora no Booking.com.

8. Mapa da região

Confira a localização de todos os lugares mencionados no texto no seguinte mapa:

Alguma dúvida?

Sabemos como é importante tentar dar a maior quantidade de informação possível, especialmente no caso de roteiros inusuais que não contam com muita informação na internet. A caixa de comentários do presente texto está aberta para tirar todas as dúvidas que você tiver sobre o assunto.

Adoramos compartilhar nossas experiências de viagem pela Espanha e ajudar nossos leitores para que tenham viagens ainda melhores!

2 comentários em “enoturismo na Ribera del Duero”

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Viviane, se você subir na direção de Aranda de Duero, não há pedágios envolvidos. Em tese daria para ir e voltar no mesmo dia, mas seria maraturismo extremo, uma prática que tentamos desincentivar. Você ainda teria que coordenar os horários de visitação das bodegas, que são limitados ao longo do dia, especialmente fora da temporada alta. E lembre que na Espanha você não pode beber e dirigir. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *