Menu

As diferentes classes no trem-bala espanhol

turista

Na hora que você estiver comprando sua passagem para viajar no trem-bala (explicamos aqui como fazê-lo) você vai perceber que, como acontece nos aviões, o trem-bala também oferece diferentes classes. É conveniente não confundir as classes do trem-bala com os diferentes tipos de tarifa (os quais estão explicados aqui).

Como acontece com as passagens aéreas, dentro de uma classe (primeira, executiva, turista), existem diferentes tipos de tarifas, que permitem que duas pessoas viajando na mesma classe possam pagar preços diferentes pelo mesmo tipo de assento. As classes no trem-bala são quatro: Turista, Turista Plus e Preferente. Continue lendo para saber mais sobre cada uma das classes no trem-bala.

Não é fácil dar esclarecimentos precisos sobre cada uma das classes. Como são pelo menos 10 tipos diferentes de trem-bala, além dos trens de média-distância, trem-hotel, etc (veja mais detalhes aqui) cada um deles tem uma configuração distinta. Estabelecendo outra comparação com o transporte aéreo, um assento de classe executiva pode ser muito diferente de uma aeronave para otra, mesmo dentro da mesma companhia aérea.

Também não ajuda o fato de que a RENFE, operadora dos trens, não apresente de forma clara a informação relacionada com cada uma das classes que oferece.

A seguir está nossa tentativa de caracterizar cada uma das classes.

Turista

classe turista, trem-bala

É a classe mais básica e com maior número de assentos. A configuração dos assentos e de 2 à esquerda | corredor | 2 à direita. Os vagões estão equipados com pequenos aparelhos de TV, instalados no teto no princípio do vagão,onde são emitidos filmes (é possível consultar a programação aqui). Os passageiros recebem fones de ouvido como cortesia.

Turista Plus

classe turista plus, trem-bala

Muito parecida com a classe Turista. A principal diferença é que há um pouco mais de espaço entre os assentos e a configuração deles é de 2 assentos | corredor | 1 assento.

Preferente

A classe Preferente seria a equivalente à classe executiva em um avião. A configuração dos assentos é de 2 assentos | corredor | 1 assento. As poltronas são mais confortáveis que na classe turista e existem vários benefícios para seus passageiros, incluindo:

  • tomadas elétricas nos assentos.
  • jornais como cortesia.
  • serviço de refeições. Nas viagens feitas de segunda à sexta, ao passageiro de Preferente é servida uma refeição, sem custo adicional, que muda dependendo do horário do dia. No horário do almoço e do jantar é servida comida quente.
  • acesso às Salas Club. As “Salas Club” são as salas VIP da RENFE. Veja uma lista completa delas, com seus horários de funcionamento, aqui. Os passageiros da classe Preferente podem acessar as Salas Club nas duas horas anteriores à saída do seu trem (unicamente na estação de origem da viagem).
  • estacionamento gratuito na estação (no caso de passagens de ida e volta no mesmo dia ou 48 horas).

É importante salientar que uma passagem em classe Preferente não está associada a uma franquia de bagagem maior do que na classe turista. Veja mais informações no texto O limite de bagagem no trem-bala.

Coche en Silencio

Além das diferentes classes, em julho de 2014, a RENFE introduziu o “Coche en silencio”. Trata-se de um vagão de classe turista onde há uma série de restrições para garantir que seus ocupantes usufruam de uma viagem tranquila:

  • não são permitidos passageiros menores de 14 anos
  • não são permitidas as conversas por celular
  • na medida do possível, deve ser mantido o silêncio

Veja a descrição completa do Coche en Silencio aqui.

Os trens onde está disponível o Coche en Silencio aparecem identificados, no proceso da compra, por um pequeno ícone.

coche en silencio

Veja mais informações em como comprar sua passagem do trem-bala.

Mais informações sobre o trem-bala

Este texto forma parte do nosso dossiê sobre o trem-bala espanhol. Veja o índice de textos publicados:

Nota: falamos de brincadeira que o trem-bala é nossa segunda casa e nosso meio de transporte predileto. Se podemos fazer o deslocamento com trem-bala, deixamos nosso carro na garagem e optamos por viajar de trem. Já acumulamos mais de uma centena de viagens no AVE espanhol, sempre de forma anônima e pagando todas as despesas.

89 comentários em “As diferentes classes no trem-bala espanhol”

    1. Avatar

      Prezado Amaro, o trem hotel da RENFE é um trem bastante antigo usado para viajar de Madri a Lisboa. Conta com assentos e com beliches, ambos muito pouco confortáveis. Eu já fiz essa viagem no passado várias vezes e jurei nunca mais repetir, você chega no destino arrebentado. Não há nenhuma economia, você pode até estar economizando uma noite de hotel, mas como vai chegar tão cansado no destino, vai precisar de mais uma noite de hotel para se recuperar. Lemos várias opiniões recentes sobre o serviço, todas muito negativas. Aconselhamos voar entre Madri e Lisboa e esquecer do trem. Abraço.

  1. Pingback: viajando de trem-bala entre Madri e Barcelona | passaporte BCN

  2. Pingback: como ir de Barcelona a Madri | passaporte BCN

  3. Avatar

    Prezado Tony, eu estou fazendo uma simulação no site da Renfe, e apareceu uma classe “Turista com Enlace”. Não vi explicação sobre ela acima. Qual a sua diferença para as demais?

    1. Avatar

      Prezado Clovis, na verdade “Turista con enlace” é uma classe tarifária. Simplesmente significa que você está viajando em classe turista e que sua viagem inclui uma troca de trem. ABraço.

  4. Avatar

    Vou de Madrid para Barcelona, na classe Preferente – Promo+, num domingo de setembro, pergunto : 1. Tenho direito de usar a sala vip ?
    2. Li que almoço é apenas de 2a. a 6a. … no meu bilhete está escrito que há almoço … não há almoço ou o almoço é diferente no domingo ?

    1. Avatar

      Se a RENFE não tiver mudado as regras, a tarifa Promo+ dá direito à Sala Club. Igualmente, se as regras não tiverem mudado, deveriam servir uma refeição, que muda dependendo do horário, na viagem entre Madri e Barcelona.

  5. Avatar

    Boa tarde Tony!
    Eu vi no texto que a classe turística não dá direito de escolher o assento. No caso de comprar passagem para 2 pessoas, existe o risco de as 2 viajarem em assentos separados uma da outra?

    1. Avatar

      Prezada Germana, viajar na classe turística não significa que você não possa escolher seu assento na hora da compra. Todas as tarifas (veja mais informações no texto o preço das passagens no trem-bala espanhol) menos a Promo permitem escolher assento. Se você comprar uma passagem com a tarifa Promo não vai poder escolher o assento. Nesse caso, sempre que houver disponibilidade, os assentos serão um ao lado do outro. Em mais de cem viagens de trem-bala, quase todas na classe turista, nunca ficamos sentados separados. Abraço.

  6. Avatar

    Olá, gostaria de saber se a viagem de Lisboa à Madri é aconselhavel, estou optando por trem devido a bagagem, já que pela EasyJet é possível levar apenas bagagem de mão. Farei o trajeto noturno, chegando pela manhã e pegando meu vôo para o Brasil à noite, pensei em comprar Preferente Duplo, o que acha?

    1. Avatar

      Dayany, não há trem-bala entre Lisboa e Madri (o trem-bala é o assunto do presente texto). O trem noturno entre as duas cidades é um GRANDE MICO que não aconselhamos a ninguém. Veja outras opções de transporte no texto como viajar de Lisboa a Madri. Se tiver alguma dúvida sobre a viagem, aproveite para perguntar no texto indicado. Abraço.

  7. Avatar

    Bom dia, Tony

    Estou com uma dúvida: pesquisando no site da Renfe, a tarifa turista “Promo” e a Preferente “Promo” estão com o mesmo valor.

    Então me surgiu a dúvida se essa “Preferente Promo” seria realmente uma primeira classe, com todas as atribuições dela (refeição, por exemplo).
    Fiquei com essa dúvida, pois aparentemente a tarifa Promo na Preferente não permite escolha antecipada de assento.

    Há alguma diferenciação por ser uma tarifa Promo?

    Muito obrigado pela ajuda novamente.

    Abraço

    1. Avatar

      Prezado Leonardo, você deve entender a diferença entre as classes, sobre as quais falamos no texto acima, e as classes tarifárias, sobre as quais falamos no texto o preço das passagens no trem-bala espanhol. Sabemos que é confuso. Turista e Preferente são classes. Promo é classe tarifária. Se você tiver achado a Preferente no preço da turista, compre imediatamente, sem dúvida nenhuma. A classe tarifária Promo não dá direito a sala VIP, mas se na sua viagem forem servidas refeições (ou aperitivos), você também será servido como os demais passageiros da classe Preferente. Sem saber qual é o trecho que você está querendo comprar, não podemos dar orientações mais precisas. Abraço.

        1. Avatar

          Leonardo, nesse caso, pegue a preferente, sem dúvida. Como é uma viagem longa, e se no dia da sua viagem forem servidas refeições, são várias ao longo do trajeto. Abraço.

  8. Avatar

    Boa tarde Tony. Estarei chegando em Madri em 18/11/2016. Inicialmente pensei em ficar até o dia 23/11 e daí seguir para Barcelona, ficando até 27/11 e retornando à Madri nesse mesmo dia para viajar de volta ao Brasil no dia 28/1. Depois, como pretendo ir a Servilha, repensei e estou achando melhor ficar dias 18, 19, 20 em Madri (inclusive num desses dias fazer um bate e volta à Toledo) e no dia 21 ir para Sevilha de Trem e saindo de Sevilha no dia 23/11 indo direto para Barcelona também de trem. Você poderia me dizer o que você acha dessa opção e se existe esse roteiro de trem bala de Sevilha para Barcelona? Aguardo e Obrigada pela atenção.

    1. Avatar

      Prezada Solange, no presente texto respondemos perguntas sobre as classes no trem-bala espanhol. Contamos com um texto específico para consultas sobre roteiros, deixe sua consulta aqui, tentaremos responder o antes possível. Abraço.

  9. Avatar

    olá boa tarde tony. tenho algumas dúvidas;
    – estou tentando com as dicas que tenho lido aqui e em outros comprar nossa passagem de trem de madri p barcelona dia 29/01/17, mas em todas as tentativas a resposta e a mesma, tentar mais p frente; porem, somos , eu,marido e filhos(16 e 17), nao é verdade que o quanto antes comprar sai mais em conta ?
    voce acha vantagem fazer uma parada entre as cidades e conhecer alguma que esteja no trajeto, é possivel fazer isto com a mesma passagem?
    nao conhecemos nada nunca usamos este trem , preciso de muitas dicas.
    obrigada

    1. Avatar

      Olá Andrea, as passagens para final de janeiro ainda não foram introduzidas no sistema ainda. Indicamos a leitura do texto quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala, com respostas às suas dúvidas sobre o assunto. Aliás, leia todos os textos do nosso dossiê sobre o trem-bala para estar melhor preparada para aproveitar um sistema de transporte muito legal. Não é possível comprar passagens com “escala”. Todas as passagens são da estação A até a estação B, sem direito a paradas intermediárias. Abraço.

  10. Avatar

    Tony,
    Acabei de comprar minhas passagens Barcelona-Zaragoza e Madrid-Barcelona.
    O texto principal com detalhes e fotos e suas respostas aos comentários ajudaram bastante.
    obrigado!

    1. Avatar

      Prezado João Carlos, se soubermos qual é o trecho que você está pesquisando poderiamos dar uma resposta mais específica (é um trem com destino Granada?), mas tudo indica que estamos falando de uma combinação de trem com ônibus. Abraço.

    1. Avatar

      Olá de novo, João Carlos. Por conta das obras do trem-bala, que deve chegar em Granada em uma data ainda não conhecida, o trecho final da viagem é feito de ônibus. Você vai ser transferido do trem para o ônibus, junto com sua bagagem. Abraço.

  11. Avatar

    Boa noite Tony, estou tentando comprar passagens de madrid para barcelona para 3 pessoas, apareceu a opção “mesa” de 4 lugares, mesmo sendo só 3 pessoas. Achei o preço melhor do que para 2 pessoas. Não entendi como funciona essa “mesa” com 4 lugares para 3 pessoas. Detalhe, se eu comprasse 4 lugares sairia mais barato ainda. Agradeço se puder me ajudar.

  12. Avatar

    Bom dia Tony…

    Estou no site da Renfe, pesquisando as passagens de trem de Granada para Córdoba para o dia 17/03 e surgiu a opção BUS+LD, a preço bem interessante…
    Mas eu não consigo achar em nenhum lugar o que seria esse LD…!!!!
    Você saberia me dizer o que seria esse tal LD??

    Obrigada desde já!

    1. Avatar

      Adriana, no presente texto respondemos consultas sobre as diferentes classes no trem-bala espanhol. Aproveite as fichas para cada cidade (veja o menu Destinos) para deixar suas perguntas sobre elas.

  13. Avatar

    Olá Tony.
    Preciso comprar 3 bilhetes de Madrid a Barcelona para mês de Maio, mas quando informo que são 3 adultos a maioria das opções são ‘mesa’, onde sou obrigada a comprar como se fossem 4 passageiros. Nesse caso, quero 3 lugares comuns, sendo que um de nós vai sentar sozinho, porém a opção mesa parece ser mais em conta. Você acha que compensa comprar a opção mesa mesmo? Fiz ma simulação individual e está muito caro, pensei que ao comprar com antecedência os preços seriam mais em conta.
    Obrigada!

  14. Avatar

    Olá Tony.
    Obrigada pelo retorno.
    Mais uma dúvida, não é comum ter problemas com o trem, correto? Pois estou pensando em ir de avião e voltar de trem, e vi os pós e contras das 2 opções, mas acho que essa seria uma boa opção, e como avião corro risco de cancelamento e atraso, gostaria de saber se com trem não há esse tipo de problemas.
    Obrigada mais uma vez.

    1. Avatar

      Patricia, no caso do trem, o cancelamento é altamente impróvavel, unicamente pode acontecer em caso de greve. Já os atrasos, podem acontecer, como também acontecem nos voos. São raros, mas podem acontecer. A última vez que pegamos o trem-bala para viajar de Madri a Málaga, chegou com 30 minutos de atraso. Abraço.

  15. Avatar

    Boa Noite Tony. Estou efetuando uma compra de passagem Barcelona-Madrid pela Renfe para 3 pessoas.
    Optei pela tarifa Mesa por ser mais barata: 203,4 para os 3, contra 78,8 para cada um na tarifa Promo.
    O que devo fazer no momento de preencher os nomes dos passageiros? O sistema não aceita deixar o quarto passageiro em branco.
    Abs!

    1. Avatar

      Prezado Rodrigo, prencha os detalhes do quarto passageiro com um nome inventado ou real, o dado não importa sendo que, na verdade, ninguém vai ocupar esse assento. Abraço.

  16. Avatar

    Tony, boa tarde.

    Comprei minha passagem Madri/Pamplona para o dia 22/4 (sábado) Promo/Preferente.
    Na verdade estou bastante confusa no que tenho direito ou não, poderia me auxiliar?
    Obrigada

    1. Avatar

      Bom dia, Evelyn, as informações sobre os direitos associados à sua passagem aparecem apresentadas de forma muito clara durante o processo de compra. É bom prestar atenção. A tarifa Promo não dá direito a nenhum benefício. Abraço.

  17. Avatar

    Ola Toni!
    Primeiro quero agradecer a alta qualidade das suas informações.
    Segundo: a fiscalização é muito rígida no trecho Barcelona – Paris?
    Terceiro: Quando compramos preferente-promo, so sabemos o numero da poltrona na hora do embarque?
    Obrigada desde já!

    1. Avatar

      Prezada Virginia, seja bem-vinda ao Espanha Total. Não entendemos muito bem sua pergunta sobre a fiscalização rígida. Há controles de segurança no acesso ao ponto de embarque e no trem-bala unicamente sobe quem estiver com uma passagem. Não é possível embarcar sem a passagem. Dentro do trem não existe vigilância, só os funcionários da empresa. Quando você compra qualquer passagem no site da RENFE, recebe as passagens na hora na sua caixa postal. A passagem indica os números do vagão (coche) e da sua poltrona, que são gerados automaticamente. Abraço.

      1. Avatar

        Desculpe… Acho que nao consegui ser 100% clara mesmo. Eu gostaria de saber sobre a fiscalização de fronteira. De avião muitas vezes nem me pedem documentação ou comprovantes de reservan (por ser entre países da união europeia)… Em trem como funciona?

        Obrigada desde já!

        1. Avatar

          Virginia, não existe fiscalização permanente na fronteira, como acontece com o avião. O único lugar onde a documentação será conferida é no ponto de embarque no trem, em Barcelona. Abraço.

  18. Avatar

    Olá! sabe me dizer se ainda tem uma refeição boazinha (que se pareça com almoço em vez de sanduichinho igual ao de avião) no trem que sai de Barcelona às 06:10 e chega em Paris 12:46? E qual tipo de bebida tem sido servida? Ouvi dizer que não tem mais refeições quentes…E não sei se a diferença de 20 euros da preferente para a turista vale a pena.Obrigada desde já!

    1. Avatar

      Ise, aqui somos especialistas no trem-bala espanhol, a linha Barcelona-Paris é operada tanto com trens da RENFE quanto com trens da SNCF, e desconhecemos como é o serviço a bordo (preferimos voar entre Barcelona e París, se não houver uma oferta promocional muito boa para ir de trem). O avião continua sendo competitivo frente ao trem, falamos sobre isso no texto como ir de Barcelona a Paris. Abraço.

  19. Avatar

    Olá tudo bem..quero fazer uma viagem de Madri a Pamplona e gostaria de saber se é melhor comprar antecipadamente ou qdo eu chegar la …obrigada

  20. Avatar

    Olá, Tony!

    Estou planejando uma viagem com a minha mãe e irmãs para junho do ano que vem e seu blog tem sido muito útil, parabéns!
    Agora não consegui encontrar a diferença entre os trens AVE e ALVIA?

    Obrigada,
    Beatriz

  21. Avatar

    Olá Tony!
    Já troquei mensagens com você no Passaporte BCN.
    Li seus comentários aqui que a viajem de trem noturno de Lisboa a Madri é um grande mico. Pesquisando no site da RENFE, vi que tem um trem-hotel de Coimbra a Madri também.
    Você saberia me dizer se os trens usados nessa rota são mais modernos ou se são os mesmos usados na rota Lisboa-Madri? Será que a viagem de trem noturno de Coimbra a Madri é um mico também?
    Grato,
    Danilo

    1. Avatar

      Prezado Danilo, seja bem-vindo também ao Espanha Total. O trem noturno de Coimbra a Madri é, na verdade, o Lisboa-Madri, que passa por Coimbra. Pegar o trem de Coimbra a Madri pode ser uma opção até que razoável, sendo que, caso contrário, você teria que ir até Porto ou Lisboa para pegar o voo. Mas estando em Lisboa ou Porto, não temos a mais mínima dúvida, a melhor escolha é, disparado, o avião. Aproveite para deixar qualquer outra dúvida sobre o assunto no texto como viajar de Lisboa a Madri. Obrigado!

  22. Avatar

    Estou querendo saber se vale a pena comprar a classe TALGO, irei com meu marido e sogro saindo Madrid e vai para Córdoba em 10-10-17 e estou achando tudo muito caro. Tem alguma dica de classe mais barata?

    1. Avatar

      O Talgo não é uma classe, é um tipo de trem, que nem sequer é um trem-bala; é um trem mais lento e mais antigo. Tente um Alvia. Caso vocês estejam viajando em um grupo de 4 pessoas, faça a busca colocando esse número de pessoas e aparecerão as tarifas Mesa. O segredo para conseguir as melhores tarifas é comprar as passagens logo depois delas entrarem no sistema, o que costuma acontecer ums dois meses antes da data da viagem (veja Quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala).

  23. Avatar

    Boa noite, gostaria de saber como faço para comprar os assentos 4M, não vi a opção de selecionar quando coloquei a data e o destino para procurar os bilhetes.
    Obrigada

    1. Avatar

      Prezada Sonia, você faria a gentileza de indicar onde é que a gente colocou a informação mencionada por você de que adulto seria um passageiro até 59 anos? Pesquisamos o texto acima com atenção e não conseguimos achar o dado. Obrigado!

  24. Avatar

    Prezado Tony…
    comprei tickets, diretamente no site RENFE, para fevereiro pra viajar de Barcelona Sants para Valencia estacion de nord por 12 euros. Achei muito barato e viajo num trem da Talgo. ..é isoso mesmo? ou eu me equivoquei na compra?
    realizei a compra no mês de novembro para vijar dia 7 de fevereiro.

    1. Avatar

      Caetano, não existe trem-bala entre Barcelona e Valência, por isso as passagens de trem são mais econômicas. O Talgo é um trem mais lento que o AVE. Abraço.

  25. Avatar

    BOA NOITE,ESTOU QUERENDO IR DE BARCELONA PRA MADRI NO DIA 01 DE MAIO,OS PREÇOS E HORARIOS DO TREM NO FERIADO SÃO DIFERENTES?OUTRA DUVIDA,QUERO COMPRAR PASSAGEM PARA 3 PESSOAS,PRECISO FAZER CADASTRO NO SITE DA RENFE OU ALGUM OUTRO SITE OU NÃO?

    O VALOR DE PASSAGEM QUE APARECE QUANDO COLOCO MAIS DE UMA PESSOA É POR PESSOA OU É PARA TODAS AS 3 PESSOAS
    QUE COLOQUEI POR EXEMPLO?
    DESDE JA AGRADEÇO
    RENATO

  26. Avatar

    Olá Tony, comprei a passagem Córdoba/Madri Preference para o dia 10/6/18, um domingo, mas não consigo ver se há refeições. Como posso ter esta informação?

  27. Avatar

    Boa noite, dia 17/05, próximo partirei de Madri para Granada. O trajeto entre Sevilha e Granada se dá de ônibus me parece. Tu achas a melhor opção o trem? Abraço.

  28. Avatar
    RENATO MANOEL DO SACRAMENTO NETO

    Olá, boa tarde!
    Saberia informar se os assentos dos andares superiores do trem Renfe (Paris x Barcelona) são somente para a primeira classe? Ou será que é possível comprar o bilhete da segunda e ir na parte de cima, também?

    Desde já, agradeço pela atenção!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Renato. A RENFE, operadora do trem-bala espanhol, não conta com trens-bala com dois andares. Já no caso da SCNF, não saberiamos dizer, sendo que nossa experiência viajando de trem-bala é toda com a RENFE. Ambas empresas operam o trem-bala na rota entre a Espanha e França. Abraço.

  29. Avatar

    Oi, Tony, tudo bom?

    Comprei passagens de trem pela raileurope e os lugares foram designados automaticamente. Como vou com a família do meu namorado e eles compraram as passagens em uma compra separada, acabamos ficando em vagões diferentes. Você sabe se é possível mudar os assentos com a companhia? Se encontrar assentos vagos após a saída do trem, posso me sentar? Os trechos são Madrid-Barcelona e Barcelona-Paris.

    Muito obrigada, seu site é incrível e está me ajudando bastante.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Érika. Sabemos que muitos brasileiros não estão familiarizados com o conceito de assento marcado, que na Europa é bastante respeitado. Seu assento é o local que você deve ocupar. Pode sentar em outro assento? Pode? Mas se subir o passageiro dono do assento você vai ter que voltar para o seu. Abraço.

  30. Avatar

    Boa noite Tony… estou indo em junho deste ano para Zaragoza. Gostaria de saber como faço para ir de Madri a Zaragoza no trem bala. Sai direto do aeroporto ou tenho que ir para outra estação? Qual melhor forma?

    1. Avatar
      Efrem José Carlos Nogueira

      Gostaria de saber se há linha direta de trem de Granada até Zaragoza ou se preciso ir de Granada até Madrid e de lá pegar outro até Zaragoza. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima