dicas sobre segurança em Madri

et policia

Se você reside em uma grande, média ou pequena cidade brasileira, Madri não será nenhum desafio do ponto de vista da segurança. A ocorrência de crime com violência é muito pequena, especialmente se comparamos com o Brasil. Um crime acompanhado de violência sempre ganha destaque na mídia local e pode até parecer que ocorra com mais frequência do que realmente acontece.

O grande problema em Madri, como em outras grandes capitais da Europa (pense em Paris, Roma ou Londres), é o furto. Ter uma passagem de metrô furtada é uma coisa; ter seu passaporte furtado é outra bem diferente. Por isso, é preciso prestar muita atenção para evitar que um furto dessa natureza estrague suas férias.

10 dicas sobre segurança em Madri

  1. Nossa dica mais importante é a primeira: fique esperto. Muitos viajantes, quando chegam na Espanha e percebem que as cidades são seguras, acabam baixando a guarda. É fato que nas ruas das cidades europeias existe maior sensação de segurança do que nas ruas de cidades brasileiras. Mas se você se descuidar em uma cidade como Madri, se tornará um alvo fácil para aqueles que tiram proveito dessa situação. Informe-se sobre os riscos e como pode evitá-los. Continue lendo!
  2. Não precisa sair do hotel carregando tudo. Use e abuse do cofre do hotel. Deixe lá os documentos que você não vai utilizar. Você não precisa de todos seus documentos, todos seus cartões de crédito, todo o dinheiro da viagem, suas passagens. Saia do hotel com uma cópia do passaporte. No caso de sair especificamente para fazer compras, utilizando o cartão de crédito, você vai precisar apresentar o passaporte na hora de pagar; alguns locais aceitam a apresentação do RG, mas a maioria exige o passaporte. Sempre será necessário apresentar um documento ao realizar pagamentos com cartão de crédito, algo pouco comum no Brasil.
  3. Dificulte o acesso a documentos e dinheiro. Mantenha-os em algum bolso interno de difícil acesso. As bolsinhas de tecido que são colocadas junto ao corpo (doleiras) podem ser ótimas para o transporte de ítens de valor.
  4. Dentro das bolsas femininas, não carregue absolutamente nada de valor, mesmo que estejam muito próximas do corpo e aparentemente em segurança.
  5. Cuidado com aglomerações, especialmente nos lugares mais turísticos como os museus e também no metrô. Esses são os paraísos dos batedores de carteira, quando você precisa duplicar a atenção, precisamente porque as distrações se multiplicam. Não pense que por estar em um lugar turístico o risco diminui. É exatamente ao contrário!
  6. Preste muita atenção durante seu deslocamento do aeroporto até sua hospedagem. É um momento muito crítico porque você está tendo que tomar conta das suas bagagens e, em algum momento, você vai ficar distraído. E os batedores de carteira sabem disso. Se você estiver viajando com mais de uma mala, nossa indicação é que você pegue um táxi para sair do aeroporto. Quem viaja com mais de uma mala não consegue ficar alerta o tempo todo com o que passa ao seu redor, sendo que em algum momento vai precisar se concentrar no transporte da bagagem.
  7. Cuidado com a bolsa nos restaurantes. Não é nenhuma novidade; em várias cidades do Brasil existem dispositivos para prender as bolsas nas cadeiras. Não deixe a bolsa no encosto da cadeira ou sobre balcões e mesas. Mantenha no colo ou em outro lugar em contato direto com você. Não é tão confortável, mas você pode evitar um susto. Tome muito cuidado também para não deixar celulares e carteiras sobre a mesa. Há um tipo de golpe, no qual se utiliza uma folha para pedir assinaturas ou com alguma história triste, e que serve como escudo para surrupiar seus pertences.
  8. Cuidado na hora do check-in ou check-out no hotel ou no hostel. Especialmente se o lobby estiver muito movimentado. Há quadrilhas especializadas em furtar malas, enquanto o hóspede está cuidando do check-in ou do check-out. Nunca perca suas malas de vista. Não deixe seu celular no balcão de check-in do hotel.
  9. Tome muito cuidado com pessoas que se aproximam para pedir sua assinatura em algum tipo de documento ou abaixo-assinado. Elas estão querendo aproveitar uma distração sua para roubar. Se você estiver sentado em uma mesa de restaurante, lanchonete, terraça, tome muito cuidado com quem se aproximar e colocar algum tipo de papel ou documento em cima da sua mesa (veja o ponto anterior). Esse papel ou documento é colocado propositalmente sobre algum pertence seu (carteira, celular, bolsa etc) e quando a pessoa retirar o documento da mesa, estará levando também aquilo que estava embaixo do papel.
  10. Finalmente, não deixe que a preocupação com a segurança estrague sua viagem! Você está em Madri para curtir a maravilhosa cidade!

Precisando de ajuda?

Procure, em primeiro lugar, a Policía Nacional, o corpo nacional de policia da Espanha. Denuncie o roubo em uma delegacia. A Polícia Nacional tem uma delegacia de atendimento ao turista (Servicio de Atención al Turista Extranjero) na Comisaría de Policía Nacional que fica na Calle Leganitos, 19 (veja a localização no mapa).

Precisando de documentos brasileiros, entre em contato também com o consulado do Brasil em Madri.

4 comentários em “dicas sobre segurança em Madri”

  1. Avatar

    Bom dia, Tony! Iremos alugar um carro em Madri, no nosso último dia na cidade, para seguirmos viagem para o interior da Espanha. Gostaríamos de fazer uma parada em Ávila no caminho para Salamanca. É seguro fazer essa parada com as malas no carro? Obviamente não deixaremos nada exposto, pois guardaremos todos os nossos pertences no porta malas. Mesmo assim, arrombamentos a carros são comuns nessa região?

    1. Avatar

      Bom dia, Juliana. Malas no carro sempre dão um friozinho na barriga. A gente já viajou de carro alugado com as malas no porta-malas. Tentem estacionar em um estacionamento pago (perguntem no texto Ávila para que possamos dar a dica de um estacionamento próximo do centro), de preferência estacione de rê para encostar o porta-malas contra a parede, impedindo sua abertura. ABraço.

  2. Avatar
    CRISTIANE ELIAS SEDREZ

    Fui roubada em Girona na Espanha, um cara saiu de trás de uma pilastra e arrancou o celular da minha mão , achei a policia muito mau organizada para este tipo de ocorrência, fiquei sem saber para onde ir sem minhas amigas.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Sempre lamentamos muito relatos como o seu. Falando em boa organização, no presente texto falamos sobre segurança em Madri, cidade que fica a quase 700 km de Girona. Aproveite nosso texto sobre Girona para compartilhar suas experiências na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *