dicas sobre os ônibus de Madri

ônibus de Madri

A rede de ônibus de Madri conta com mais de 2.000 veículos distribuídos em quase 200 linhas. Os ônibus, de cor azul, são limpos, seguros e equipados com ar condicionado. De ônibus é possível chegar em qualquer parte de Madri.

A empresa que opera os ônibus é a EMT Madrid (Empresa Municipal de Transportes de Madrid), uma empresa pública.

Horários e rotas dos ônibus de Madri

Os ônibus costumam circular entre 5:30h e 23:30h. O site da EMT é a melhor fonte para saber mais sobre as rotas e os horários dos ônibus. No site é possível fazer o download de um excelente mapa turístico dos ônibus de Madri.

Quando termina o horário de funcionamento dos ônibus convencionais, começam a circular os ônibus noturnos, chamados de búhos (corujas em espanhol). Há 25 linhas de ônibus noturnos. Seu preço é o mesmo que o do serviço convencional que circula durante o dia.

Para sinalizar que você deseja pegar um determinado ônibus, levante a mão quando ele estiver se aproximando para que ele pare no ponto. Em Madri as pessoas formam fila para subir no ônibus. Lembre-se de respeitá-la.

As passagens dos ônibus de Madri

Há vários tipos diferentes de passagens que podem ser utilizadas para viajar nos ônibus de Madri. As opções mais interessantes para quem visita Madri como turista são:

  • Billete sencillo. Válido para uma viagem. Só pode ser comprado no ônibus. É uma opção recomendada para quem não pensa realizar mais do que 4 ou 5 viagens de ônibus.
  • Metrobús. É uma passagem múltipla contendo 10 viagens. Permite utilizar 10 vezes o metrô ou os ônibus da cidade de Madri. O metrobús é também uma passagem multipessoal, pode ser utilizada por várias pessoas até que se esgotem as viagens contidas na passagem. Para quem pretende fazer mais de 4 viagens de metrô, e especialmente para quem está viajando em grupo, o metrobús é a melhor opção.
  • Billete Turístico. Um passe turístico que permite viagens ilimitadas em todas as formas de transporte público (metrô, trem e ônibus) dentro de Madri e sua região (“Comunidad Autônoma”). Há passes válidos por 1, 2, 3, 5 e 7 dias. Os passes são pessoais. Se você está planejando usar muito o transporte público, pode ser uma alternativa bem interessante. O passe permite ainda viajar até Toledo, Aranjuez, Alcalá de Henares e El Escorial, excelentes bate-voltas partindo de Madri. Veja os detalhes atualizados do billete turístico aqui.

Em Madri você compra a passagem com o próprio motorista. Eles trocam notas até um valor máximo de 5€ ou um valor maior se você estiver pagando por 4 passagens ou mais. Compre ou valide sua passagem ao entrar no ônibus para evitar uma multa.

Veja o texto onde explicamos como comprar os cartões de transporte público de Madri.

Outros transportes

Querendo usar otros tipos de transporte, veja nosso texto como se locomover em Madri.

Mais informação sobre Madri

Madri em 9 roteiros

Veja Madri em 9 roteiros, nosso guia com tudo o que você precisa saber para aproveitar Madri ao máximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *