dicas sobre o metrô de Madri

metrô de madri

O metrô de Madri (em espanhol, pronuncia-se mé-tro) é a forma mais rápida de se locomover pela cidade. O metrô chega até quase todos os lugares turísticos de Madri.

O metrô de Madri conta com 12 linhas, cada uma identificada por um número e uma cor. A maioria das linhas corta o centro da cidade e todas elas se entrecortam, permitindo realizar inúmeras combinações e baldeações.

Além do metrô, vários bairros de Madri estão conectados com o centro da cidade pelo Metro Ligero, um tipo de trem com 3 linhas e 38 estações.

As linhas do metrô de Madri

As linhas são:

  • 1 (azul claro). Pinar de Chamartín – Valdecarros
  • 2 (vermelha). Las Rosas – Cuatro Caminos
  • 3 (amarela). Villaverde Alto – Moncloa
  • 4 (marrom). Argüelles – Pinar de Chamartín
  • 5 (verde claro). Alameda de Osuna – Casa de Campo
  • 6 (cinza). Circular
  • 7 (laranja). Hospital del Henares – Pitis
  • 8 (rosa). Nuevos Ministerios – Aeropuerto T4
  • 9 (lilás). Mirasierra – Arganda del Rey
  • 10 (azul escuro). Hospital Infanta Sofía – Puerta del Sur
  • 11 (verde escuro). Plaza Elíptica – La Fortuna
  • 12 (cáqui). MetroSur.

Consulte aqui vários mapas da rede de metrô de Madri.

Os horários do metrô de Madri

Os trens circulam entre 6h da manhã e 1:30h da madrugada de segunda a domingo, inclusive nos feriados.

As passagens do metrô de Madri

Há vários tipos diferentes de passagens que podem ser utilizadas para viajar no metrô de Madri. A lista completa, com os preços atualizados, pode ser conferida na seguinte página do metrô de Madri.

As opções mais interessantes para quem visita Madri como turista são:

  • Billete sencillo. Válido para uma viagem. O preço depende da quantidade de estações que sua viagem for percorrer. O valor mínimo inclui 5 estações. É uma opção recomendada para quem não pensa realizar mais do que 4 ou 5 viagens de metrô.
  • Metrobús. É uma passagem múltipla contendo 10 viagens. Permite utilizar 10 vezes o metrô ou os ônibus da cidade de Madri. O metrobús é também uma passagem multipessoal, pode ser utilizada por várias pessoas até que se esgotem as viagens contidas na passagem. Para quem pretende fazer mais de 4 viagens de metrô, e especialmente para quem está viajando em grupo, o metrobús é a melhor opção.
  • Billete Turístico. Um passe turístico que permite viagens ilimitadas em todas as formas de transporte público (metrô, trem e ônibus) dentro de Madri e sua região (“Comunidad Autônoma”). Há passes válidos por 1, 2, 3, 5 e 7 dias. Os passes são pessoais. O Billete Turístico permite sair do aeroporto de Madri sem pagar o suplemento especial (uma grande economia!). Se você está planejando usar muito o transporte público, pode ser uma alternativa bem interessante. O passe permite ainda viajar até Toledo, Aranjuez, Alcalá de Henares e El Escorial, excelentes bate-voltas partindo de Madri. Veja os detalhes atualizados do billete turístico aqui.

Veja o texto onde explicamos como comprar os cartões de transporte público de Madri.

Outros transportes

Querendo usar otros tipos de transporte, veja nosso texto como se locomover em Madri.

Mais informação sobre Madri

Madri em 9 roteiros

Veja Madri em 9 roteiros, nosso guia com tudo o que você precisa saber para aproveitar Madri ao máximo.

37 comentários em “dicas sobre o metrô de Madri”

  1. Avatar

    tony, o bilhete metrobus é suficiente para utilizar em todas as linhas de metro ou tem limitação??? Minha dúvida é se a zona A abrange todas as linhas de metro de Madrid básicas que permita andar nos pontos principais. Procurei essa informação no site e não consegui achar.

  2. Avatar

    Sr Tony, olá !
    Ja identifiquei nas suas respostas anteriores que a zona A do metrô, atende a todos os pontos turísticos da capital.
    A minha dúvida é se vale a pena pagar o zona T porque visitarei Toledo e pelo que entendi este destino está incluso, ou o Sr. sugere comprar zona A e para Toledo comprar separado ?
    Muito obrigado.
    Elson

    1. Avatar

      Prezado Elson, o bilhete de zona T permite ir até Toledo de ônibus. Mas como o custo do ônibus até Toledo não é caro, você precisa ver se compensa a despesa extra que pretende fazer comprando o bilhete zona T, pensando em rentabilizar com o deslocamento até Toledo. Também é possível ir em Toledo de trem-bala (veja como viajar de Madri a Toledo). Abraço.

  3. Avatar

    Boa tarde, Li que a tarjeta turística que podemos adquirir no metro de Madrid da direito a ir até Toledo. Mas essa ida a Toledo seria de trem RENFE ou de ônibus? Você saberia me dizer? Se for de RENFE, eu consigo marcar o horário da minha viagem com antecedência?
    Obrigada

  4. Avatar
    Rafael de Avila Pantaleão

    Tony como pude ler o Metrobús pode ser utilizado por mais de uma pessoa, no entanto, qual o prazo de validade para utilizarmos sem que expire?

    1. Avatar

      Rafael, enquanto não houver mudança de tarifas, o que costuma acontecer no começo do ano, o metrobús continua sendo válido. Se você comprar um metrobús em fevereiro, ele vai durar até o fim do ano, e possivelmente, além disso também.

  5. Avatar

    Oi Tony,
    Viajarei, com o meu marido, para Madri em Setembro e ficarei 8 noites, sendo 3 bate-volta para Toledo, El Escorial e Segóvia/Ávila.
    Pretendemos fazer as suas sugestões de roteiro para 5 dias.
    Gostaria da sua sugestão de qual bilhete comprar, o Metrobús ou o Billete Turístico?
    Se for o Billete Turístico, pego para a zona A ou T? E para quantos dias?
    Obrigada

    1. Avatar

      Bom dia, Andrea. Todos os roteiros do Madri em 9 roteiros são feitos a pé, por isso você não vai fazer um uso muito intenso do metrô como para justificar a compra do Billete Turístico. O mais provável é que, para vocês, o Metrobús seja o melhor investimento. Para ir até Toledo, a alternativa mais rápida é o trem-bala, onde o bilhete turístico não é aceito. Ele também não vai levar você até Segóvia ou Ávila. Abraço.

  6. Avatar
    João Flávio Barroso

    Pelo que entendi, qdo compramos o billete sencillo para mais de cinco estações, o preço do bilhete sofre uma majoração, qdo é a passagem múltipla, tbm tem que ser 5 estações ou fica livre?

  7. Avatar

    Olá, Tony!
    Fiquei com uma dúvida: o metrobus permite fazer baldeações de uma estação de metrô a outra,dentro de 75 min, sem configurar novo desconto, como em Barcelona?
    Abraço

    1. Avatar

      Olá Olga, o metrobus de Madri é diferente do T-10 de Barcelona. O bilhete de Madri não é integrado, e por isso não permite fazer baldeações entre diferentes tipos de transporte. Já dentro do metrô, na hora que você tiver passado pela catraca da estação, pode trocar de linha tantas vezes quantas quiser, sempre que você não sair para a rua. Abraço.

  8. Avatar

    Tony, bom dia. Como vai?
    Tenho uma dúvida, mas não sei se estou no lugar certo. Se não for, por favor me informe qual o link.
    No dia 21/08/2017 viajarei de Madrid até Granada. Aliás, adquiri, em 31/07/2017, o guia Granada em dois dias e com certeza aproveitarei todas as dicas. Viajarei de ônibus da empresa Alsa que parte da Estacion Sur de Madrid, e como pretendo chegar nela pelo metrô, tenho uma dúvida: a estação Mendez Alvaro da linha 6 do metrô fica dentro da Estacion Sur? Como estarei hospedada no hotel Ibis Madrid Centro pegarei o metrô na estação Bilbao (linha1) até a estação Pacifico onde troco para a linha 6 até a estação Mendez Alvaro. Só não sei a localização desta estação, se fica dentro da Estacion Sur ou tenho que caminhar algum trecho para chegar nela. Poderia me ajudar? Muito obrigada. Grande abraço

    1. Avatar

      Olá Regiane, sua consulta está perfeita aqui. A estação Méndez Álvaro está grudada na Estación Sur de autobuses. O caminho está sinalizado. Boa viagem!

    1. Avatar

      Boa tarde, Sofia, você vai validar o cartão unicamente no momento de entrar na primeira estação do metrô. Enquanto não sair da rede de metrô, não precisará validar o cartão de novo.

  9. Avatar

    Olá Tony.
    Parabéns pelo site. O Billete Turistico permite sair do aeroporto E retornar para o mesmo sem pagar o suplemento especial?
    Grato

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá Farlley, sua dúvida está respondida no texto acima: “O Billete Turístico permite sair do aeroporto de Madri sem pagar o suplemento especial (uma grande economia!).” Se o bilhete ainda for válido no dia do seu retorno, vai poder usá-lo para voltar ao aeroporto. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *