dicas sobre Madri

O presente texto com dicas sobre Madri contém respostas a muitas das perguntas sobre Madri formuladas pelos leitores e deixadas nas caixas de comentários do site. A proposta é que seja um texto dinâmico, no qual sempre serão inseridas novas perguntas e respostas. Volte sempre por aqui!

dicas sobre Madri

——————————————————————————————————————

A. Dicas sobre Madri: Planejando a viagem

A1. Quantos dias preciso para conhecer Madri?

Veja o texto quantos dias ficar em Madri.

A2. Existe alguma época do ano mais em conta para visitar Madri?

Madri é um destino muito popular ao longo do ano. O período mais em conta para visitar a cidade compreende os meses de janeiro e fevereiro, por conta do frio, e julho e agosto, por causa do calor extremo do verão.

A3. Como é o clima na cidade?

Madri conta com um clima continental com grandes extremos ao longo do ano. Se você quiser saber dicas específicas para cada mês do ano em Madri, consulte os seguintes posts do Espanha Total: Madri em janeiro | Madri em fevereiro | Madri em março | Madri em abril | Madri em maio | Madri em junho | Madri em julho | Madri em agosto | Madri em setembro | Madri em outubro | Madri em novembro | Madri em dezembro

A4. Que tipo de roupa devo levar?

As dicas que demos para Barcelona, no nosso passaporte BCN, servem também para Madri. Pode consultá-las no texto que roupa levar para Barcelona.

A5. Quais companhias aéreas voam para Madri?

No momento, há voos diretos do Brasil até Madri partindo de São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro, além de inúmeros voos com conexões em alguma outra capital europeia. Veja os detalhes em como chegar na Espanha de avião.

A6. Quais são as exigências da imigração espanhola?

Os textos imigração e vistos e a melhor dica para passar com tranquilidade pela imigração espanhola contém toda a informação que você precisa saber para passar tranquilamente pela imigração.

A7. Devo contratar um seguro de viagem?

Apesar de não ser uma exigência da imigração espanhola, com o fim do acordo de prestação de assistência sanitária entre Brasil e Espanha, hoje é imprescindível viajar com um seguro que garanta a assistência sanitária em caso de necessidade. Veja informação mais detalhada nos textos saúde e vacinas e seguro de viagem.

A8. Madri é um bom lugar para passar o réveillon? Existe alguma programação especial?

Se você não se importa com o frio, Madri é um bom lugar para passar o réveillon! Há uma grande festa pública na Puerta del Sol e muita atmosfera de Natal espalhada pela cidade.

A9. Onde compro euros?

Você pode comprar euros no Brasil antes de viajar, ou trocar reais por euros já em Madri, aproveitando os serviços de um banco ou de uma casa de câmbio.

——————————————————————————————————————

B. Dicas sobre Madri: Hospedagem em Madri

B1. Quais são os melhores bairros para se hospedar?

Madri conta com muitos bairros legais onde se hospedar, a escolha vai depender dos interesses e orçamento de cada pessoa. Para conhecer mais detalhes, veja nosso texto os melhores bairros de Madri para se hospedar.

B2. Estou precisando de ajuda para encontrar um hotel. Vocês podem me dar uma mão?

Sim! Veja nosso texto como escolher seu hotel em Madri e também o texto onde se hospedar em Madri, com nossa seleção de melhores hotéis nas seguintes categorias:

B3. Procuro um hotel próximo do aeroporto. Vocês tem alguma dica?

Para quem procura hotel próximo do aeroporto de Barajas, compartilhamos nossa experiência em hotéis próximos do aeroporto de Madri.

——————————————————————————————————————

C. Dicas sobre Madri: Transporte em Madri

C1. Madri tem um ou vários aeroportos?

Madri conta com um único aeroporto, veja muitos dados sobre ele no texto informação sobre Barajas, o aeroporto de Madri.

C2. Como chego do aeroporto até o meu hotel?

A resposta a essa pergunta vai depender da localização do seu hotel. No texto como sair do aeroporto de Madri explicamos quais são os diferentes meios de transporte saindo do aeroporto.

Você vai encontrar também dois textos dedicados a explicar, com todo detalhe, como ir do aeroporto de Madri até a estação de Atocha e também até a Puerta del Sol.

Confira também o texto com informação sobre a estação de Atocha.

Aproveite as caixas de comentários dos textos mencionados para ter uma orientação personalizada de como chegar ao seu hotel saindo do aeroporto e qual a opção de transporte mais indicada, segundo seu perfil.

C3. Como funciona o transporte público em Madri?

Funciona muito bem, obrigado! O texto como se locomover em Madri apresenta as diferentes opções de transporte para se locomover pela cidade, incluindo dicas sobre o metrô, o ônibus, o trem e o táxi.

Saiba como comprar os cartões de transporte público de Madri.

C4. Existe ônibus turístico em Madri?

Existe, e é muito popular entre os turistas que visitam a cidade. Veja mais detalhes sobre as duas empresas que operam ônibus turísticos em Madri aqui.

C5. O metrô é seguro à noite?

O metrô é seguro dia e noite, mas como é um dos territorios prediletos dos batedores de carteira, é bom ficar sempre de olho nos seus pertences, especialmente nos horários em que o metrô fica mais lotado (veja mais orientações básicas no texto dicas sobre segurança em Madri).

C6. Vale a pena alugar um carro para percorrer Madri?

Não, não vale a pena, além de ser uma péssima ideia por várias razões:

  • o trânsito costuma ser muito pesado nos horários de rush.
  • a dificuldade (impossibilidade em algumas regiões) de estacionar.
  • o custo.

Se você não dispensa o conforto de andar de carro, pegue um táxi. Vai sair mais barato e com muito menos estresse.

——————————————————————————————————————

D. Dicas sobre Madri: Turistando em Madri

D1. Madri é uma cidade segura?

Madri é uma cidade segura onde os índices de criminalidade violenta estão entre os mais baixos do planeta. Porém, os furtos são um grande problema, e para evitar que você seja vítima de um batedor de carteira ou de algum espertalhão, leia com muita atenção o texto dicas sobre segurança em Madri.

D2. Não falo espanhol, vou me virar?

Vai se virar, sim. Madri é uma cidade turística que recebe visitantes de todos os cantos do mundo. Mesmo se você não falar espanhol ou inglês, vai conseguir se fazer entender. Não deixe de levar consigo um pequeno dicionário para ajudar, especialmente na hora de sentar no restaurante.

D3. Quais são as atrações que não posso perder?

No texto 10 atrações imperdíveis de Madri apresentamos as atrações mais importantes da cidade, para que você não perca os destaques mais importantes de Madrid.

D4. Existem muitas atrações gratuitas?

Sim, existem! E os museus mais importantes contam com horário de visitação gratuito. Veja todas as informações sobre o assunto no texto atrações gratuitas em Madri.

D5. Devo comprar algum ingresso antecipadamente?

Apesar de Madri ser uma cidade muito turística, não há necessidade de comprar nenhum ingresso antecipadamente.

D6. Quero visitar o estádio do Real Madrid, o Santiago Bernabéu. É possível?

Sim, é possível conhecer o campo do Real Madrid, uma das atrações turísticas mais visitadas da cidade. Veja o texto onde explicamos como visitar o estádio do Real Madrid. Clique aqui para comprar de forma antecipada seu ingresso para visitar o Santiago Bernabéu. E veja também o texto como, quando e onde comprar seus ingressos para um jogo do Real Madrid.

D7. Quero assistir um jogo do Real Madrid. Como faço?

Um jogo do Real Madri é uma experiência incrível. Confira o calendário do jogos do Real Madrid para saber se vai ter algum jogo durante sua estadia na capital da Espanha. Compre seus ingressos no site oficial do Real Madrid.

D8. Como organizo meu tempo em Madri?

Veja nossas propostas para quem conta com 2 dias em Madri, 3 dias em Madri, 4 dias em Madri e 5 dias em Madri.

D9. Estou interessado em saber mais sobre roteiros por Madri.

Você está no site certo! Veja 9 roteiros super completos, incluindo mapas e dicas de restaurantes ao longo dos roteiros no nosso guia Madri em 9 roteiros.

D10. Quais mercados vale a pena conhecer?

Veja o texto os melhores mercados de Madri.

D11. Posso beber água da torneira?

Respondemos essa pergunta aqui.

D12. O que posso fazer em um domingo em Madri?

Veja o texto o que fazer em um domingo em Madri.

——————————————————————————————————————

E. Dicas sobre Madri: Bate-voltas

Entendemos como bate-volta aquele passeio que é feito no mesmo dia, no qual o tempo de deslocamento (ir e voltar) não é maior do que o tempo dedicado a conhecer o destino que será visitado.

E1. Quantos e quais bate-voltas vocês recomendam?

A quantidade de bate-voltas vai depender de você e do número de dias que dedicará a Madri. A partir de Madri é possível realizar ótimos bate-voltas, pode ver os mais indicados aqui.

Nossa seleção inclui as cidades de Toledo, Segóvia e Ávila e o majestoso mosteiro de El Escorial. Também lugares muito interessantes como Chinchón, Aranjuez e Alcalá de Henares.

E2. Posso ir até Córdoba ou Zaragoza no mesmo dia?

Pegando um trem-bala de manhã cedo para ir, e um trem-bala no final do dia para voltar, até que daria para visitar tanto Córdoba quanto Zaragoza. Para aproveitar ao máximo seu tempo nas duas cidades, não deixe de conhecer nossos guias Córdoba em um dia e Zaragoza em um dia, redigidos pensando também em quem não vai pernoitar na cidade.

Porém, se você estiver continuando sua viagem pela Espanha, Córdoba seria um ótimo pit-stop a caminho de Sevilha e Zaragoza um ótimo pit-stop a caminho de Barcelona.

E3. Posso ir até Barcelona no mesmo dia?

Respondemos essa pergunta aqui. A resposta serve também para a cidade de Valência.

——————————————————————————————————————

F. Dicas sobre Madri: De compras

F1. Posso pedir a restituição dos impostos pagos?

Pode. Veja os requisitos e como fazê-lo no texto como solicitar a devolução do IVA na Espanha.

F2. Quando vou encontrar as melhores promoções?

Durante as “rebajas”.

F3. O comércio abre aos domingos?

A Comunidad Autónoma de Madri é a única região da Espanha onde os horários do comércio estão liberados. Isso significa que as lojas contam com liberdade absoluta para abrir sete dias por semana. Nas principais regiões de comércio na capital (Gran Vía, Sol, bairro de Salamanca, Chueca e Fuencarral, entre outras), a maioria do comércio abre suas portas no domingo. Igualmente, quase todos os centros comerciais abrem aos domingos também.

F4. Há outlets em Madri?

Sim. O mais famosos deles é o Las Rozas Village. Clique no link para saber mais sobre este outlet de luxo.

F5. E os mercados?

Veja nosso texto com os melhores mercados de Madri.

——————————————————————————————————————

G. Dicas sobre Madri: Continuando a viagem

G1. Vou visitar outras partes da Espanha, vocês podem me ajudar?

Podemos! Aproveite o menu consultas, no caso de perguntas genéricas sobre a elaboração de roteiros, ou as fichas individuais dos destinos, se sua consulta estiver relacionada com um lugar específico.

G2. Onde posso guardar minha bagagem em Madri?

Há vários lugares onde você pode deixar sua bagagem mais volumosa enquanto viaja por outras partes da Espanha ou da Europa. Veja os detalhes nos textos guarda-volumes na estação de Atocha e guarda-volumes no aeroporto de Madrid Barajas.

G3. O que dá para fazer durante uma conexão no aeroporto de Madri?

Veja a resposta a esta dúvida no texto o que fazer durante uma conexão no aeroporto de Barajas.

Madri em 9 roteiros

Veja Madri em 9 roteiros, nosso guia com tudo o que você precisa saber para aproveitar Madri ao máximo, um complemento perfeito para nossas dicas sobre Madri.

24 pensamentos sobre “dicas sobre Madri”

  1. Olá Tony
    Tudo bem?

    Estamos fechando os roteiros. Pensamos em fazer o roteiro 5 (Gran Via e Conde Duque) no domingo 10/09. Pelo que li em suas dicas o comércio de Madri abre aos domingos. Mesmo assim gostaria de confirmar se o roteiro 5 se encaixa bem em um domingo.

    Obrigada
    Abc

    1. Bom dia, Denise. O roteiro 5 encaixa bem em um domingo, sim. Na verdade, não é que o comércio abra aos domingos, ele é autorizado a abrir se quiser. A maioria do grande comércio abre as portas, mas você poderá encontrar comércios menores, de caráter familiar, que estejam fechados no domingo. No domingo, El Corte Inglés abre de 11 horas a 21 horas. Abraço.

  2. Oi Tony. Conheci o trabalho de vocês pelo passaporteBCN, que foi de grande utilidade em minha recente ida a Barcelona. Aproveito para parabenizá-los e agradecer pelas dicas. Planejando a próxima viagem, que será para Madri, já comecei por aqui no Espanha Total, mas senti falta de dicas de restaurantes – devo ter ficado mal acostumado com a profundidade e riqueza de detalhes do guia sobre o assunto no passaporteBCN, rsrsrs. Pelo menos procurei aqui e não achei. Realmente não há tópicos a respeito? Em caso negativo, você indicaria algum guia para pesquisa do assunto? Pergunto para vocês pois, pelo que senti de suas avaliações, vocês também não são muito ligados a restaurantes badalados, frequentados por celebridades e, consequentemente, abusivamente caros…. Desde já agradeço. Grande abraço.

    1. Prezado André, seja bem-vindo também ao Espanha Total, que é um site um pouco diferente do passaporte BCN. O segundo é um guia sobre a cidade de Barcelona, o primeiro é um guia geral sobre a Espanha, com foco na organização dos roteiros de visitação. As informações mais detalhadas sobre as cidades estão tanto aqui no site quanto nos nossos guias. No caso de Madri, toda a parte de alimentação, restaurantes, bares e lugares clássicos, está no Madri em 9 roteiros, com inúmeras dicas sobre o assunto ao longo dos passeios sobre a cidade. E sim, não somos do tipo que fica deslumbrado com os restaurantes badalados ou na moda! Abusivamente caro não é com a gente. Abraço.

  3. Li que não é preciso se preocupar com filas nos pontos turísticos…Claro que vc não tem como me dar certeza se vai ter muita fila ou não no dia que vou, mas valeria a pena comprar o abono paseo del arte (que inclui os três museus “principais”) lá? Vou para Madri no final de agosto agora.. é final de alta temporada, né?

    Outra pergunta… em Toledo me disseram que dá para ir a pé da estação do trem ao centro, mas em todos os sites e blogs só vejo as pessoas falando em pegar o ônibus. Você conseguiria me dizer qual é a melhor opção de verdade? Qual é o tempo de duração do ônibus?

    1. O abono Paseo del Arte vale a pena porque significa um desconto sobre o valor avulso dos ingressos para os três museus, além de permitir furar as filas. Em agosto quase não há moradores em Madri, mas há muitos turistas. Respondemos as consultas sobre Toledo no texto Toledo. É muito fácil sair da estação de trem a pé, desenhamos nosso Toledo em um dia pensando em quem chega em Toledo ou de trem, ou de ônibus. Abraço.

  4. Boa noite!!

    Gostaria de saber se é possível ir de trem para Roma na Itália e como faria? Pegaria na estação de Atocha? Preciso cp separado ticket para França e depois Roma? Pode me auxiliar…bem como me indicar site tickets de trens Espanha Itália.
    Agradeço desde já.

    1. Bom dia, Rozana, não existe trem direto entre Madri e Roma, você teria que trocar de trem duas vezes. É muito mais rápido (e barato!) voar entre as duas cidades. Para a compra de passagens de trem na Espanha e na Itália indicamos o site da Trainline. Abraço.

  5. Boa tarde!
    Incialmente, gostaria de parabeniza-los pelo blog! Está sendo muito útil para elaboração do meu roteiro! 🙂
    Gostaria tb de tirar uma dúvida: verifiquei que as diárias de hotéis em Madrid para o mês de outubro estão bem mais caras do que em relação aos meses anteriores, inclusive aqueles de alta temporada. Por ex, o mesmo hotel está custando metade do valor em julho!
    há algum evento importante em Madrid no mês de outubro que justifique essa diferença ou é porque estou procurando com uma antecedência mto grande?
    Fiquei intrigada porque em relação às demais cidades incluídas no meu roteiro (dentre elas Barcelona) não verifiquei a mesma situação. Nelas, quanto mais perto do mês de estadia, mais caro ficava o valor da diária. Por isso reservei logo.

    Desde já agradeço!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Gabriella, seja bem-vinda ao Espanha Total. Você está pesquisando hospedagem para alguma data específica ao longo do mês de outubro? Abraço.

      1. Bom dia! Sim, estou pesquisando entre os dias 22 e 26, mas fiz simulações com outras datas e percebi que o mês inteiro está mais caro em relação a meses anteriores.

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Olá Gabriella, deve ter algum evento importante que não conseguimos identificar. Pode ser uma convenção, um encontro empresarial, muitas vezes achamos os valores da hotelaria bem salgados e não conseguimos saber a razão (mas sempre há uma). Normalmente, outubro seria um mês de temporada média. Mas fizemos algumas pesquisas e também comprovamos que há datas com preços bem salgados ou até sem disponibilidade de quartos. Abraço.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *