Menu

dicas sobre a Feria de Abril em Sevilha

feria de abril, sevilha

A Feria de Abril, também conhecida como Feria de Sevilla, é a festa mais popular de Sevilha, significando um contraponto à tristeza e escuridão da Semana Santa (outro evento incrível na cidade).

É uma festa colorida e alegre, e é espantoso contemplar como os sevilhanos passam rapidamente da penitência à redenção. Durante seis dias e sete noites, os sevilhanos passam seu tempo socializando-se enquanto comem, bebem e dançam. Sevilha entrega-se inteiramente à festa.

A origem da festa está em uma tradição que data da metade do século XIX, quando era uma feira de gado. Quando apareceram as primeiras casetas (falaremos sobre elas logo mais), a feira de gado começou a convertir-se na festa social que conhecemos hoje.

feria de abril, sevilha

O que é exatamente a Feria de Abril?

A feria é um grande festival que costuma acontecer duas semanas após a Semana Santa. Toda a cidade concentra-se no Recinto Ferial, onde acontece a Feria. A festa junta todas as tradições locais: as mulheres vestem suas coloridas roupas flamencas; a temporada de touradas está no seu momento mais importante; os cavalos desfilam e todo mundo dança sevilhanas.

feria de abril, sevilha

A festa é dividida basicamente em duas partes:

  • dia. O Paseo de Caballos, que acontece entre o meio dia e o fim da tarde, é um dos espetáculos mais lindos da Feria. É uma parada de cavalos e carruagens, a maioria deles transportando sevilhanos até a Plaza de Toros de la Maestranza. As touradas que acontecem durante a Feria são as melhores do ano. As carruagens são o único veículo que pode circular no Recinto Ferial. O Paseo é espetacular, existe uma grande concorrência entre os donos dos cavalos e as carruagens, querendo sempre aparecer mais lindos e espetaculares que os demais.
  • noite. Quando o sol desaparece, a festa real começa. A filosofia é estar de festa a noite toda, comendo, bebendo e dançando.

feria de abril, sevilha

As casetas

O coração da Feria são as casetas, que são coloridas tendas temporárias, levantadas no Recinto Ferial, e que são retiradas quando termina a feria. São aproximadamente 1.000 casetas, o que dá uma ideia da importância da Feria. Pense nelas como se fossem camarotes privativos durante o carnaval.

As casetas pertencem a famílias, grupos de amigos, empresas, clubes, partidos políticos ou sindicatos. A maioria das casetas são privadas, o que significa que unicamente seus membros podem entrar nelas. Sem um sevilhano que convide você, é impossível entrar dentro da maioria das casetas.

Isso não significa que você não possa ir curtir a Feria. Se você não conhece nenhum sevilhano com aceso a uma caseta, sempre é possível entrar em uma das sete grandes casetas públicas. A maior pertence à prefeitura de Sevilha, enquanto as restantes pertencem a diferentes bairros da cidade. As casetas públicas são muito maiores que as privadas, e também ficam muito mais lotadas. Mas são a alternativa para quem não consegue entrar em uma caseta privada.

Você vai ver muita gente passeando ao ar livre pelo Recinto Ferial, mas é dentro das casetas privadas onde acontece a verdadeira festa. Dentro das casetas, e por volta da 1 da tarde, começam a ser servidas bebidas e comidinhas, que vão durar até a madrugada, para que os convidados possam se socializar enquanto comem e bebem. No som, o habitual é escutar as tradicionais sevilhanas, marca registrada da Feria. As casetas contam com um bar e uma cozinha, e nas casetas com maior nível pode até ter música ao vivo.

feria de abril, sevilha

Quando acontece a Feria de Abril?

As datas da Feria de Abril (como as datas da Semana Santa) mudam de um ano para o seguinte. Se você quiser saber quando será a Feria de Abril no próximo ano, pergunte para a gente.

A Feria de Abril começa na meia-noite do domingo para a segunda-feira, e dura oficialmente seis dias.

  • domingo. Os membros se reunem nas casetas para a inauguração da Feria com um jantar privado chamado el Pescaíto (que significa “pequeno peixe”). À meia noite, o prefeito de Sevilha ascende as luzes (na ceremónia conhecida como El Alumbrado), incluindo milhares de lanternas de papel e o espetacular arco na entrada da Feria, conhecido como La Portada.
  • segunda-feira. Aumenta o número de visitantes. As luzes ficam acesas até 3 horas da madrugada.
  • terça-feira. É o dia de organizar almoços e jantares para amigos e colegas de trabalho. As luzes ficam acesas até 4 horas da madrugada.
  • quarta-feira. É o dia mais importante da Feria. É quando você vai ver mais cavalos e carruagens. As luzes ficam acesas até 5 horas da madrugada.
  • quinta-feira. Com a chegada do final de semana, aumenta o número de visitantes, incluindo celebridades locais, toreros e políticos. A Feria pode reunir atè 1 milhão de pessoas.
  • sexta-feira. É o segundo dia mais popular da Feria. As luzes ficam acesas até 6 horas da manhã.
  • sábado. O último dia da Feria é dedicado aos toreros, com uma tourada especial em La Maestranza. A cerimônia de fechamento da Feria acontece à meia-noite, com fogos artificiais junto ao rio Guadalquivir.

feria de abril, sevilha

Onde acontece a Feria de Abril?

A Feria de Abril acontece em uma parte de Sevilha conhecida como o Recinto Ferial, no bairro de Los Remedios, junto ao rio Guadalquivir, na região suloeste da cidade. Veja sua localização no mapa aqui. O único propósito do Recinto Ferial é ser a casa da Feria de Abril, sendo desmontado quanto termina a Feria.

Veja a seguir como chegar no Recinto Ferial:

  • você pode chegar na Feria caminhando, não fica longe do centro da cidade.
  • os ônibus C1, C2 e 41, que funcionam 24 horas por dia durante a Feria, vão levar você também até o Recinto Ferial. Costumam viajar lotados.
  • você também poderia pegar a linha 1 do metrô e descer ou na estação Plaza de Cuba ou na estação Parque de los Príncipes, próximas do Recinto Ferial.
  • você poderia chegar de carruagem. Não sai barato, mas em termos de estilo, é uma escolha insuperável!

O que vestem os sevilhanos?

sevilha

Durante o dia é bastante habitual ver homens com o que é conhecido como traje corto (casaco curto, calças ajustadas e botas), além de um chapéu chamado cordobés.

As mulheres costumam vestir um traje de gitana ou de faralaes, o típico vestido flamenco.

À noite, a roupa muda por completo. O código de vestimenta fica muito parecido com um evento elegante como poderia ser um casamento o a ópera. Os homens vestem ternos e as mulheres vestidos compridos com salto alto.

E você, que está visitando a Feria? O que deve vestir? Se você está unicamente querendo passar um dia tranquilo, tirando fotos dos cavalos e curtindo a atmosfera da festa, coloque roupa confortável mas que não seja informal demais (evite saias curtas, sandálias ou tênis). Já se você for convidado a uma caseta privada, precisa vestir roupa elegante. Os sevilhanos são muito exigentes no quesito vestimenta.

sevilha

Nossas dicas para curtir a Feria de Abril

O mais importante é estar ciente de que a Feria é um evento privado. Você não imagina quantos turistas ficam desapontados quando viajam até Sevilha para descobrir que fora das casetas privadas, onde não estão convidados, não há muito o que fazer. Por isso, veja nossas dicas para aproveitar a Feria ao máximo.

Não visite a Feria para comer e beber

Você não vai poder entrar em uma caseta privada sem convite. Por isso, o único que resta para você são as casetas públicas, que podem ficar absurdamente lotadas. Você vai ter que lutar para conseguir chegar até o bar e pedir comida ou bebida. Ainda mais, os preços podem ser o dobro do que você pagaria em qualquer outra parte da cidade.

Por isso, nossa dica é que você visite a Feria antes ou depois de almoçar ou jantar. Sevilha conta com mais de 2.000 bares, e no Sevilha em dois dias levamos você para conhecer os melhores!

Curta a Feria durante o dia

Almoce antes de chegar no Recinto Ferial. Após o almoço, aproveite para curtir o Paseo de Caballos, com os cavalos com enfeites de gala e as maravilhosas carruagens. E não esqueça sua câmera, as pessoas vão adorar posar para suas fotos!

Não fique à noite

Ao contrário do que acontece durante o dia, quando chega a noite os sevilhanos entram nas casetas, e quase nada acontece fora delas. Se você não tiver um convite para entrar em uma caseta, não perca seu tempo no Recinto Ferial. Aproveite que o resto da cidade vai estar bastante tranquilo para fazer turismo noturno.

Tente evitar o final de semana

Se a Feria fica lotada durante a semana, durante o final de semana é a filial do inferno, porque chegam muitos visitantes de outras partes da Andaluzia.

sevilha

Alguma dúvida?

Se você tiver alguma dúvida sobre a Feria de Abril, aproveite para perguntar. E não deixe de consultar nosso extenso material dedicado à capital da Andaluzia, incluindo os seguintes textos:

como chegar em Sevilha | como se locomover em Sevilha | quantos dias ficar em Sevilha | quando ir a Sevilha | o verão em Sevilha | onde se hospedar em Sevilha | atrações imperdíveis de Sevilha | o que fazer em Sevilha | bate-voltas saindo de Sevilha | o que comer em Sevilha | aulas de flamenco em Sevilha | o ônibus turístico de Sevilha | cruzeiros pelo rio Guadalquivir em Sevilha | melhores hotéis de luxo de Sevilha | melhores hotéis boutique de Sevilha | melhores hotéis de preço médio de Sevilha | melhores hotéis econômicos de Sevilha | melhores hostels de Sevilha | melhores apartamentos turísticos de Sevilha

NOTA: o presente texto é uma parceria com nossa amiga Sandra Vallaure, moradora de Sevilha e autora do Seville Traveller, um completo guia em inglês sobre a cidade. As lindas fotos que ilustram o texto são da Sandra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima