Menu

como comprar as passagens de trem mais baratas

como comprar as passagens de trem mais baratas

Nunca cansamos de divulgar as vantagens de viajar de trem pela Espanha, que conta com uma das melhores e maiores malhas ferroviarias do planeta. O trem-bala conecta a maioria dos destinos turísticos do país (veja quais são as principais rotas do trem-bala espanhol) e permite realizar os deslocamentos de forma rápida e confortável.

Hoje queremos ajudar àqueles que pretendem economizar nas passagens de trem, buscando as melhores tarifas oferecidas. Praticamentos todos os meses estamos buscando passagens de trem para alguma futura viagem. Moramos em uma cidade que está muito bem conectada por trem-bala com outras partes da Espanha e costumamos brincar que o trem é nossa segunda casa. Queremos compartilhar com nossos leitores algumas das estratégias que seguimos para tentar localizar aquela tarifa super em conta no hora de comprar uma passagem de trem.

como comprar as passagens de trem mais baratas

10 DICAS PARA COMPRAR AS PASSAGENS DE TREM MAIS BARATAS

Dica 1 | entenda como funcionam os trens na Espanha

Renfe, Adif, AVE, Alvia, 4M, combinado cercanías, turista, … Se você quiser conseguir a passagem de trem mais barata precisa estar familiarizado com esses e muitos outros termos. Leia com muita atenção os textos que fazem parte do nosso dossiê com tudo sobre o trem-bala na Espanha.

Dica 2 | compre antecipadamente

Quanto antes você comprar sua passagem, maiores são as chances de encontrar uma tarifa promocional. Como esta é provavelmente a dica mais valiosa para quem está querendo achar preços camaradas, redigimos um texto bem detalhado contando quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala.

Dica 3 | achou uma tarifa em conta? Compre na hora!

Se durante suas pesquisas de passagens aparecer uma tarifa que agrada seu bolso, compr-a na hora! O sistema de venda de passagens é dinâmico e muda constantemente de uma hora para outra. A RENFE unicamente disponibiliza um número limitado de passagens com preços promocionais, na hora que essas passagens são vendidas, só sobram as tarifas mais caras. Já perdemos várias passagens muito em conta por aguardar um pouco para fechar a compra.

Dica 4 | não pague comissões

A única forma de conseguir comprar passagens de trem baratas é não pagando comissões. Compre suas passagens diretamente na fonte, no site da RENFE ou, ainda melhor, no site da Trainline, uma revendedora que não cobra comissões e que é a indicação do Espanha Total.

Evite os intermediários que acrescentam uma comissão no preço final (em alguns casos, as comissões só são mostradas na hora de efetuar o pagamento, e podem ser exorbitantes!).

Dica 5 | evite os horários mais caros

As passagens de trem com os preços mais caros correspondem, via de regra, aos primeiros trens da manhã e aos últimos trens da tarde. A razão é simples. Muitos executivos e trabalhadores usam o trem-bala para viajar até outra cidade no começo do dia, realizar seus negócios por lá, retornando no final do dia. São os horários de maior ocupação e por isso são os mais caros também.

Sabemos que muita gente tenta pegar um trem cedo no intuito de aproveitar seu dia no destino. Mas quem estiver procurando passagens em conta, vai se beneficiar de um horário ao redor do meio dia.

Dica 6 | seja flexível nas suas datas

Muitas vezes a troca de um dia para outro revela um preço promocional que não estava presente na data pesquisada inicialmente. Se você tiver flexibilidade de datas, aproveite para tentar achar uma tarifa mais em conta.

Dica 7 | entenda quais são as diferentes classes e os benefícios associados a elas

Sabendo que são e quais benefícios acompanham as passagens associadas com cada uma das classes (Turista, Turista Plus, Preferente e Club), você terá informações suficientes para poder decidir quando vale a pena investir em uma passagem mais cara ou não. No texto as diferentes classes no trem-bala espanhol apresentamos cada classe em detalhe.

Dica 8 | entenda as classes tarifárias

Você que já se informou no ponto anterior quais são as classes dentro dos trens da RENFE, precisa agora entender um conceito diferente, o da classe tarifária. P, P+, F, Ida e Volta e 4M são classes tarifárias que podem fazer com que o valor de uma passagem mude dentro da mesma classe. Para quem viaja em grupo de 3 ou 4 pessoas, a tarifa 4M pode ser a mais interessante. Entenda melhor cada uma das classes tarifárias lendo o texto o preço das passagens no trem-bala espanhol.

Dica 9 | confira com atenção os detalhes da viagem

Às vezes, aparece uma tarifa muito em conta é o viajante se empolga e acaba comprando uma passagem para um trem lento, por não conferir com atenção os detalhes da duração da viagem. Isso significa que perderá seu valioso tempo, viajando de uma cidade para outra, por não ter conferido bem os detalhes da passagem. Já aconteceu com vários leitores do Espanha Total. Antes de fechar a compra da sua passagem, confira não só o horário de saída do trem, mas também o horário de chegada. Veja também se é um trem direto ou se é um trem com conexões.

Dica 10 | entenda as regras de cancelamento da sua passagem

O mais habitual é que as passagens de trem mais baratas não permitam nem a troca de data ou a mudança de horário nem o cancelamento da passagem. Confira com atenção esse dado e entenda os riscos associados à compra de uma passagem não cancelável.

como comprar as passagens de trem mais baratas

Precisando de ajuda?

E aí? Você está precisando de ajuda para fechar a compra da sua passagem de trem? Aproveite as caixas de comentários do site para deixar sua dúvida. Adoramos tentar ajudar.

19 comentários em “como comprar as passagens de trem mais baratas”

  1. Avatar

    Em 10/11 estou embarcando para um tour na Espanha…estou gostando muito de navegar neste site…extremamente didático, em breve vou compartilhar com vocês minhas experiências….

  2. Avatar

    Olá !! Tentando comprar uma passagem de Madri a Barcelona ( ida e volta ) mas após preencher os dados da passagem desejada e clicar em comprar , aparece uma mensagem dizendo que o trem consultado não está disponível para venda . Isso , faltando menos de 2 meses para a viagem …

  3. Avatar

    Comprei duas passagens de trem o rápido AVE de Madrid para Córdoba, paguei e depois reparei que digitei o nome do meu marido errado o sobrenome está correto, não sei se terei problema, visto que as passagens impressas não tem o nome

  4. Avatar

    Oi Tony, vou de Sevilha para Madri de trem em julho e agora em marco estou fazendo simulações. Somos um grupo de 3 pessoas e percebi que eu comprando a tarifa mesa esta saindo mais barato do que a tarifa promo. Fiz a simulação ate o fim e deu uma diferença de cerca de 20 euros, a diferença eh que na tarifa mesa tenho que” inventar ” o quarto passageiro. Isso realmente acontece de a mesa sair mais barato que comprar a passagem promo para 3 pessoas? Obrigada

    1. Avatar

      Olá Marilia, já fizemos essa compra de tarifa 4M para quatro, estando em três pessoas, pelas mesmas razões que você já descobriu, saia mais em conta. Você vai ter que colocar os dados de um quarto passageiro que não vai viajar. Não há problema nenhum, o assento deve ficar vazio porque é seu. No texto o preço das passagens no trem-bala espanhol apresentamos esclarecimentos sobre os diferentes tipos de tarifas, inclusive a 4M. Abraço.

  5. Avatar

    Oi Tony, boa noite. Estou procurando uma passagem de trem de Madri para Barcelona, para duas pessoas, para o dia 15 de julho (só ida). No site da Renfe, alguns horários constam “N/A”. O que significa isso? Que não tem mais passagens ou que ainda não divulgaram os valores? Agradeço pelas dicas no site.

    1. Avatar

      Olá Vanessa, boa tarde. Acabamos de fazer uma pesquisa de trens para a data da sua viagem e não aparece nenhum trem com N/A. Em inglês, significa “not available”, isto é, não disponível. Unicamente aparece um comentário, junto aos três primeiros horários do dia, informando que esse horário não pode ser reservado no momento. Você seguiu o passo a passo que apresentamos no texto como comprar sua passagem do trem-bala? Abraço.

        1. Avatar

          Vanessa, você já foi até a tela final de compra na página da RailEurope? Pode ser que tenha uma baita surpresa. Ao preço mostrado nas telas de pesquisa, a empresa acrescenta uma comissão que às vezes beira no escandaloso. Por isso (e por várias outras razões, como um péssimo histórico de atendimento ao consumidor) não indicamos comprar no site da Rail Europe. Compre diretamente no site da RENFE. Os horários que estão faltando deverão ser acrescentados no futuro. Leia o seguinte texto para entender as classes do trem-bala espanhol. Abraço.

  6. Avatar
    Yara Gonçalves Piatniczka

    Tony, boa tarde. Estamos com duas dúvidas:
    1 – Vamos viajar em três pessoas com mais de 60 anos. Existem desconto para esta faixa etária?
    2 – É preciso habilitar o cartão de crédito para “uso no exterior” para conseguir comprar pelo site da Trainline?
    grata

    1. Avatar

      Boa tarde, Yara. Sobre suas dúvidas:
      1. Existe um desconto para os portadores de um cartão especial da RENFE (pago), mas os descontos oferecidos pelo cartão costumam ser piores que os descontos conseguidos ao comprar uma passagem promocional.
      2. É preciso, sim. Você precisa habilitar seu cartão para compras internacionais sempre que for comprar em qualquer site fora do Brasil.
      Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima