Espanha Total

a melhor dica para passar com tranquilidade pela imigração espanhola

Felizmente, já faz um tempo que a imigração espanhola deixou de ser uma dor de cabeça para os viajantes brasileiros. O número de casos de brasileiros barrados na imigração, tanto na Espanha quanto em outros países da Europa, despencou e já não ocupam as manchetes dos jornais.

Porém, ainda é necessário prestar muita atenção às exigências das autoridades de imigração da Espanha para garantir uma entrada tranquila no país.

Nossa dica para passar pela imigração espanhola sem problemas

A dica mais sensata para evitar problemas no controle de imigração é bastante simples: confira todos os documentos necessários para entrar na Espanha (veja a lista no texto imigração e vistos), providencie todos eles, sem exceção, e coloque tudo em uma pasta separada, que você apresentará para o oficial de imigração, se solicitado, junto com o seu passaporte.

Simples assim. Quem está com todos os documentos, com a finalidade de realizar turismo pela Espanha, não tem nada que temer. É importante ter em mente as exigências para quem viaja à turismo ou com outra finalidade (estudo ou trabalho). Você está viajando à turismo? Você está de posse de todos os documentos? Então você deve ficar tranquilo.

Mas veja bem, quando falamos em providenciar todos os documentos, estamos querendo dizer todos. Preste especial atenção à carta-convite exigida pelas autoridades da Espanha, para quem vai se hospedar com um amigo ou familiar. Precisa ser elaborada seguindo os critérios estabelecidos pelas autoridades da Espanha, não pode ser um documento elaborado por você do seu próprio jeito.

Uma ótima viagem para a Espanha!

——

Veja também no Espanha Total: morar na Espanha e voos com conexão: onde será feita a imigração.

501 comentários em “a melhor dica para passar com tranquilidade pela imigração espanhola”

  1. boa noite, eu e meu marido, fomos para madrid dois anos atras e fomos impedidos de entrar por nao possui a carta convite.
    Estamos com viajem marcada para junho para paris e faremos conexao em madrid.
    Voce acha que eles podem impedir a nossa entrada novamente?
    Desta vez estaremos com todos os documentos em ordem e ficaremos 10 dias.
    O que me preocupa é o registro que fica de não ter me permitido de entrar.

    1. Bom dia, em casos como o seu, orientamos que dirija sua consulta ao consulado espanhol mais próximo da sua cidade, onde poderá receber uma resposta das autoridades. Abraço.

  2. Olá, no “passaportebcn” vocês falam que precisa de uma comprovação que o turista tem meios de se manter durante a viagem. Nós estamos levando dinheiro em euro e claro, os cartões de crédito internacional, mas não tem como tirar saldo da conta corrente porque são cartões apenas de crédito. Gostaria de saber se a última fatura do cartão de crédito com comprovante de pagamento é válida? Nós levaremos 3 cartões, e cada um deles tem limite de R$ 5.000,00 e a única forma de comprovar é com a fatura do cartão. Quanto aos outros documentos que necessita eu já tenho todos, só falta essa parte…

    Obrigada!

  3. ola! boa tarde
    comprei um passagem de ida e volta de SP/ Barcelona no período de 20 dias.
    chegando la fui barrado pela imigração não aceitou minha carta convite e disse que o dinheiro que levava era insuficiente. nao me deixaram entrar me mandaram de volta no dia seguinte e carimbou meu passaporte. faz 1 dia que cheguei, se eu comprar a passagem de ida e volta de novo fazer reserva em hotel e levar dinheiro de sobra, tem perigo da imigração me barrar e não deixar eu entrar de novo por causo da primeira vez.(carimbo)

    1. Bom dia, Marcelo. Desconhecemos se você recebeu alguma instrução específica sobre não voltar na Espanha em um prazo de tempo determinado. O melhor seria pedir esclarecimentos para o consultado da Espanha mais próximo da sua cidade. Abraço.

  4. Olá Tony boa noite. Se puder me ajudar, gostaria de sanar uma dúvida. Já morei na Espanha durante 1 ano legalmente (fui a estudo) e obviamente obtive visto para permanecer por tal período, inclusive ainda tenho o NIE da época em que morei lá (fora da validade). Minha dúvida é: voltando agora como turista, o fato de já ter morado na Espanha me dá alguma vantagem para passar na imigração? Ou eles não levam isso em consideração e tratarão qualquer turista igualmente? Deixando claro que não é pretexto para não levar as documentações exigidas, mas digamos que estou buscando mais um motivo para não correr o risco de ser deportado. Obrigado pela atenção.

    1. Bom dia, David. O fato de você ter morado legalmente na Espanha é irrelevante para a imigração, que unicamente vai querer conferir se você está de posse de todos os documentos exigidos pela Espanha para quem visita o país a turismo. Abraço.

  5. Olá Tony! tenho unha dúvida e a minha primeira viagem para Espanha chego a Madrid e levo todos os documentos e tenho unha duvida com a reserva de hotel. Vou fazer o caminho de santiago um mes e me informei do hospedagem la e não tem como reservar e por ordem de chegada…… não sei como fazer tenho una reserva nos primeiros dias em Madrid e nos últimos em Santiago para descansar mais me pediram algo do mes que vou a estar caminhando? Obrigada e parabéns por o vlog

    1. Prezada Susana, a regra da imigração é clara, você deve poder justificar onde você vai se hospedar durante todos os dias da sua estadia na Espanha. Abraço.

  6. Belém, 13 de março de 2017

    O envio deste e-mail tem por finalidade pedir o esclarecimento de algumas dúvidas. Desde já agradeço pelas respostas.
    As dúvidas em questão são:

    1- Sou brasileira, tenho 19 anos e estou fazendo o 2º semestre do curso de Direito em uma universidade particular em Belém do Pará. Existe algum tipo de “transferência” para alguma universidade pública da Espanha?
    2- Minha prima está indo em abril morar em Madrid. Juntamente com minha mãe, “decidimos” que, talvez (dependendo se tudo der certo), eu vá morar com minha prima na Espanha, a partir de agosto ou janeiro, todavia, estaria e estou no meio/início de uma graduação. Você acha cabível está possibilidade de eu ir morar na Espanha sem desistir do curso?
    3- Como posso ir para Madrid no meio do curso? É mais cabível eu recomeçar o curso lá ou existe algo como convalidação ou transferência, em que eu possa continuar o curso na Espanha da onde eu parei no Brasil?
    4- As universidades espanholas aceitam alunos estrangeiros?
    5- O que é convalidação? como funciona?
    6- Se existe algo como “transferência” de universidade (e país), quais documentos necessários e como é realizado o processo?

    Atenciosamente, Fernanda

    1. Prezada Fernanda, o escopo do Espanha Total está nas viagens turísticas à Espanha. Não temos como dar esclarecimentos sobre outros assuntos que fujam do tema turismo. Peça esclarecimentos no consulado espanhol mais próximo da sua cidade. Abraço.

  7. Olá Tony,
    Sobre a comprovação da estadia, pretendo ficar no esquema couchsurfing, que é uma estadia na casa de locais. Será que nesse caso eu precisaria também de uma carta-convite de cada casa onde irei ficar, ou apenas a comprovação do site seria o suficiente?
    Outra coisa, para comprovação de recursos econômicos, não tendo em espécie o suficiente (tenho 2000 e pelos cálculos precisaria de 2710), o extrato da minha conta corrente seria o suficiente, mesmo estando em reais?
    Obrigado

    1. Olá Carlos, se você vai ficar hospedado na casa de um particular, sem pagar por isso, vai precisar de uma carta-convite. Seu anfitrião deve solicitá-la em uma delegacia da Policía Nacional espanhola. O extrato da sua conta corrente não é aceito como comprovante de renda, você não vai ter acesso a esses recursos durante sua estadia na Espanha. O comprovante deve ser de um cartão de crédito. Abraço.

  8. olá, vou para barcelona , porém o voo tem conexão em lisboa. A imigração será feira em lisboa? por que na carta schegen coloquei destino da viagem como barcelona

  9. Olá, vou em novembro com minha família para Lisboa. Ficaremos por 10 dias e um desses dias vamos a Madri (ida e volta no mesmo dia). Tem alguma restrição este tipo de passeio? O Hotel já está reservado em Lisboa para todo o período.

    1. Marcus, do ponto de vista da imigração, não existe nenhuma restrição ao bate-volta a Madri. Porém, é uma prova de maraturismo extremo, uma prática de turismo não sustentável que não queremos incentivar.

  10. Tony, boa noite!
    Primeiramente parabéns pelo site e todas as dúvidas que já foram sanadas.
    Vou para Suíça em maio na casa dá minha irmã que mora lá, e vou pela Ibéria com escala em Madri. Onde ela pode ver o modelo correto dá carta convite p me enviar? Tem que ser registrada no consulado dá Espanha na Suíça? Obrigada!

    1. Patrícia, sendo que você só fará uma escala na Espanha, a imigração espanhola unicamente pode querer ver os documentos exigidos pela Suíça, e não pela Espanha. Aqui somos especialistas na Espanha, você vai ter que pesquisar (preferivelmente em uma fonte oficial) quais são os documentos exigidos pela Suíça. Abraço.

  11. Ola Tony

    Comprei minha passagem para 02/07/17 para Italia, porem escala em Madri, claro que irei passar pela imigração de novo… pois ano passado fui pata Italia para ficar 90 dias na casa de uma amiga e minha escala foi em Amsterdã, fui parada pela imigração deles e fiquei presa por 8 horas , me sentindo metralhada na parede com todas as perguntas que existem… perdi meu voo, me pediram para sacar 500 euros para comprovar q estou com dinheiro e por fim me liberaram.
    Por ja ter carimbos da imigração de Amsterda que acredito que é uma das piores e já ter caribos de ida e volta, respeitei o prazo de permanencia no pais, vc acha que em Madri será tbm tão dificil assim? Nunca pássei por madrid e tbm nem será neste país que vou ficar, estarei levando todos os docs possiveis e a carta de invito .

    1. Adriana, o carimbo no seu passaporte é simplesmente um carimbo de entrada, por isso não tem nenhuma repercussão sobre entradas futuras no país. O que conta é o cumprimento das exigências da imigração relacionadas com a viagem que você está começando. A imigração de Madri pode querer ver os documentos exigidos pela Itália, que é seu destino final. Confira com atenção as exigências da Itália, que podem ser diferentes das da Espanha, e você não deve ter problema nenhum.

  12. Boa noite Tony! Estou retornando a este post para deixar meu feedback e lhe parabenizar pelo blog. Muito obrigado pelas dicas. Fiz meu pequeno mochilão pela Europa de 26/03 a 16/04, tendo minha entrada em Madrid. Seguindo sua orientação, organizei toda a documentação em uma pastinha transparente e, depois de quase 12 horas de voo, desembarquei no Barajas e segui para a imigração. Haviam três guinches atendendo não-europeus e, aparentemente pegando o policial menos simpático, não tive problemas. Na realidade não me foi solicitado nada, mesmo estando com tudo organizado na pastinha. Essa pastinha veio me ajudar na imigração de Londres Luton e de Dublin, onde me solicitaram as reservas de hotel. Então, reforçando o que já foi muito dito, realmente, se o intuito é turismo e se se está de posse dos documentos exigidos, não há o que temer. É só curtir a viagem. 😀

    1. Prezado Marcio, agradecemos muito seu retorno e ficamos muito felizes ao saber da sua experiência. Como nunca cansamos de repetir, quem não deve, não teme. Quem chega na Espanha a turismo, com todas a documentação exigida pela imigração espanhola (sem exceção), tem uma passagem tranquila pelo controle de entrada na União Europeia. Abraço.

  13. Olá! Estou gostando muito do seu site. Gostaria de esclarecer algumas dúvida minhas. Irei em agosto para a Espanha e ficarei 41 dias por algumas cidades de lá. Dentro destes dias ficarei 12 dias na casa de minha sobrinha. Tenho que apresentar uma carta-convite por causa destes dias e, caso necessário, quanto minha sobrinha terá que pagar de taxas para se fazer esta carta-convite? Obrigada

    1. Prezada Grauben, seja bem-vinda ao Espanha Total. Você deve poder comprovar onde vai ficar hospedada durante a duração completa da sua estadia na Espanha. Veja aqui mais detalhes sobre a carta. Abraço.

  14. Olá Tony. Estou indo para a Holanda dia 21 de junho e retorno em 16 de agosto, estou indo visitar minha mãe que é casada com um português e tem o visto de residência emitido por Portugal. Nas três vezes em que fui, passei por Lisboa e foi tranquilo, não me pediram nada. Desta vez, ir por lá está muito caro, então provavelmente vou por Madrid. Vou levar todos os documentos exigidos (seguro viagem, passagem de volta, entre outros), mas estou com dúvida em relação a dois. Primeiro, o comprovativo de dinheiro suficiente, eu vou levar uma quantia em dinheiro e extratos do cartão de crédito (meu pai vai pedir um cartão no meu nome pela conta dele, que tem um limite alto por causa da empresa), só que em especie não será muuito, visto que minha mãe e meu padastro é quem vão me manter durante estes dias, posso ter problema? E a outra dúvida é quanto a carta, em que idioma deve estar? Visto que vão emitir na Holanda, mas vou passar pela Espanha. Também estarei levando comprovante de matricula da faculdade e carteira mundial do estudante para provar minha ligação com o Brasil. Desde já, obrigado!

    1. Inclusive, a Holanda exige apenas 34 euros por dia, sendo que meu padastro pode emitir junto a prefeitura uma declaração de que me manterá durante estes dias lá, desta forma não seria necessário apresentar todo o valor. Como tu disse que os documentos a serem apresentados são os do destino final, acreditas que pode complicar eu ir com esta declaração?

    2. Olá Edson, no texto voos com conexão: onde será feita a imigração explicamos sua situação. Se solicitado, você deverá mostrar para o agente de imigração os documentos exigidos pelo seu país de destino. Isto é, se você está viajando para a Holanda com conexão na Espanha, deve se informar sobre os documentos exigidos pela Holanda, e não pela Espanha. Os documentos não precisam estar traduzidos para o espanhol. Confira se a Holanda exige comprovante de matrícula de facultade e carteira de estudante. A Espanha não exige tais documentos e, portanto, não servem de muito. O que conta é cumprir as exigências do país de destino. Confira também as restantes exigências, aqui não somos especialistas na Holanda e por isso o melhor será consultar um site oficial.

  15. Olá Tony, viajo dia 01/06/2017 para Madrid, Paris, Bruxelas, Amsterdam e Roma. Reservei um apartamento pelo AIRBNB em Madrid, mas pelo que vi no seu blog preciso de uma carta convite do dono do apartamento? E melhor se virar e arrumar um hotel então? Outra coisa, nos outros países os comprovantes de hospedagens no site vão ser aceitos?

    1. Olá Éverli. O comprovante de reserva no AirBnb é aceito na Espanha como comprovante de hospedagem. Acreditamos que também seja o caso em outros destinos na Europa. Abraço.

  16. Olá Tony! Irei para Bilbao com minha esposa e minhas filhas gêmeas de 1 ano e meio, vou com a carta convite, pois minha mãe mora à 20 anos na Espanha, por esse motivo não vou levar muito dinheiro, pois como vou ficar na cada dela não terei nenhuma gasto.
    O fato de não ir com muito dinheiro terei algum problema?
    E por estar com bebes facilita a imigração ou piora?

    1. Olá Rafael, como indicado no texto acima, para garantir uma passagem tranquila pela imigração, siga à risca as exigências da imigração espanhola, não reinterpretá-las. As autoridades espanholas deixam muito claro que a comprovação de meios econômicos e a comprovação de hospedagem são ítens diferentes, você deve cumprir ambos, um não exclui o outro. 70,77€ por pessoa e por dia de permanência, com um mínimo equivalente a 636,93€ por pessoa. Estar com bebês nem facilita nem piora a imigração.

    1. Bom dia, está faltando muita informação para poder ajudar. Aeroporto de origem? Compahias aéreas envolvidas? Aguardamos seu retorno.

  17. Carlos Renato Ribeiro

    Bom dia Parabéns pelo site. Estou apavorado é confesso que até desanimado com que leio. Vou a Europa pela primeira vez em Média vou sempre aos EUA. Barcelona será minha primeira aparição na Europa. Meu vôo faz uma escala de 15 h chego as 7:00 AM em Roma que usarei para conhecer um pouco a cidade é embarco as 21h com direção a Barcelona. Minha pergunta é, é desde já peço lhe ajuda. Estou extremamente assustado com a entrada no país, vejo muitas pessoas sendo barradas vou eu minha esposa e filho. Não possuo cartão de crédito por questões pessoais não por falta de condição. Aí pergunto. Levarei cartão pré pago multi moeda emitido pela Confidence Bandeira Master Card e algum valor em dinheiro. Como comprovar o que levou em Dinheiro??? Como comprovar cartão pré pago??? Ou não pode ser utilizado o cartão pré pago como pagamento?? Tenho reserva em hotel fica areia apenas de seg a sábado da mesma semana. Me ajudem por favor, já penso até em desistir e mudar o roteiro.

    1. Bom dia, Carlos, seja bem-vindo ao Espanha Total. Não sabemos o que é que você leu que o deixou desanimado, mas com certeza não foi aqui no site. Os feedbacks que recebemos são muito positivos, relatos de quem teve uma passagem muito tranquila pela imigração. O segredo está explicado no texto acima: leve toda a documentação exigida pela Espanha para não ter a mais mínima preocupação. A comprovação da posse de efetivo não poderia ser mais simples, se solicitado, mostre o dinheiro para o agente da imigração. No caso do cartão pré-pago, obtenha um recibo mostrando a quantidade de dinheiro carregado no cartão. Você deve poder mostrar reservas de hospedagem para a duração completa da sua estadia. Quem costuma ter problemas na imigração é quem tenta reinterpretar as regras. Siga todas à risca e fique tranquilo.

  18. Tony…. Uma pergunta: Estarei indo para Madrid num intercambio de 4 semanas (18/06/2017 á 15/07/2017). Esta comprovação econômica se aplica também para estudantes? Porque vou ficar em casa de família com café da manhã e janta, ou seja, não vou gastar muito.
    Obrigada.

    1. Cristiane, entendemos que você está entrando na Espanha como turista (e não com visto de estudante). Nesse caso, deve levar uma carta-convite oficial, emitida pela polícia espanhola, além da comprovação econômica. Como explicado claramente no texto imigração e vistos, “a comprovação de meios econômicos independe de você ficar em um hotel ou uma residência particular, é obrigatória para todos os turistas que visitam a Espanha.” Para 28 dias você precisa justificar 1.698,48€. Abraço.

  19. Olá Tony. Adorei seu blog, parabéns!!!

    Eu vou com a minha amiga para a Espanha agora final de mês. Ela vai fazer um curso de verão da USC em Santiago e eu vou acompanha-la e a turismo. Minha amiga vai levar parte do valor exigido pela imigração, o e-mail de comprovação do ganho da bolsa pela USC e um termo de responsabilidade financeira escrito pela mãe dela. Você acha que isso basta para a comprovação econômica?

    Nossa, estamos muito assustadas com tantos relatos de deportação… Outra dúvida que tenho é: Se vamos alugar um quarto, um contrato escaneado vale como comprovante de hospedagem?

    Abraços e muito obrigada!

    1. Bom dia, Vanessa, seja bem-vinda ao Espanha Total. Se sua amiga estiver entrando na Espanha como turista (e não com visto de estudante), tem que levar os documentos exigidos a quem visita a Espanha a turismo, nem mais, nem menos. Comprovação de ganho da bolsa, não é exigido. Termo de responsabilidade financeira, também não. A parte crítica são os comprovantes de hospedagem (o contrato serve, mas deverá conter todos os dados de quem aluga, incluindo endereço e número de RG espanhol; debe ser um contrato verdadeiro e não um documento improvisado) e de meios econômicos, nos termos que explicamos no texto imigração e vistos. Nunca soubemos de um único brasileiro, que estivesse com todos os documentos exigidos pela imigração, e que tenha sido barrado. Quem costuma se dar mal é quem tenta reinterpretar e adaptar as regras do seu jeito. Abraço.

  20. Boa Tarde Tony, fiquei cheio de duvidas quanto a migração estou querendo ir para Berlim na casa de Amigos inclusive eles iram fazer a carta convite, mais como a passagem direto para Berlim esta muito cara pensei em ir de São Paulo para Madri e de Madri para Berlim pois o custo esta bem mais baixo, só que a diferença de um voo para o outro é de 24hrs. Meu medo é não entenderem essa digamos que “conexão” visto que eu estarei comprando duas passagens diferentes de São Paulo a Madri e de Madri a Berlim. Vou eu e minha esposa tenho medo também de um ser barrado e o outro não. irei levar todos os documentos que precisa mais o medo é a carta convite ser para Berlim e não Madri terei algum problema com isso?

  21. Ola Toni,obrigada pelo seu trabalho. Tenho uma duvida, tenho uma amoga que vai chegar na espanha com mais dinheiro do que vai precisar, o que é melhor pra acreditar o dinheiro que ela tem, levar um recibo do banco com um cartão de debito internacional o levar tudo o dinheiro na carteira?

    1. Olá Claudia, chegar com mais dinheiro do exigido pela imigração nunca é problema. A forma de comprovar a posse desse dinheiro é uma escolha pessoal. Viajar sozinho com todo o dinheiro em cash é uma opção arriscada, o ideal seria dividir o dinheiro entre o cash e o cartão.

  22. Tony,
    Excelente site! Parabéns pelo empenho em ajudar os brasileiros a turistar pela Espanha.
    Vou de Salvador para Barcelona e Paris, com conexão em Madrid!
    Estou com algumas dúvidas sobre a imigração.
    Ficarei apenas 5 dias na Espanha, mas precisarei comprovar o efetivo por 15 dias?
    A fatura do cartão enviada pelo correio no mês anterior serve?
    Reservei pelo Hoteis.com, aqueles comprovantes que eles enviam por e-mail servem? Mesmo em Português?
    No meu seguro viagem apenas apareceu o nome da França como país, já que é o local que vou ficar mais tempo, tem algum problema?

    Muito obrigado!

    1. Bom dia, Victor, seja bem-vindo ao Espanha Total. No seu caso, como você vai ficar 5 dias na Espanha, deverá justificar meios econômicos por um valor de 636,93€, que é o mínimo exigido pela Espanha. Veja mais detalhes sobre o assunto no texto imigração e vistos. O comprovante de reserva do Hoteis.com, mesmo em português, é válido, sim. Lendo o texto que acabamos de indicar você vai descobrir que a Espanha não exige seguro saúde (apesar de acharmos bastante recomendável para o caso de alguma eventualidade). Abraço.

  23. Olá Tony, bom dia!

    Estou viajando em setembro para Ilhas Canárias, com conexão de 24 horas em Lisboa, sendo que, minha carta convite feita pelo meu namorado é da região de Llerida. Gostaria de saber se preciso de carta para o dia em Lisboa e os dias nas Ilhas Canarias que ficarei 4 dias com destino a residência. Ano passado visitei a Espanha, a imigração foi em Lisboa e foi tudo tranquilo.
    Obrigada pela atenção.
    Abraço

    1. Bom dia, Maria. Você precisa poder justificar sua hospedagem para cada um dos dias que você vai estar na Espanha. A carta-convite oficial (que seu namorado deve ter feito em uma delegacia da Policía Nacional espanhola) será válida para aqueles dias nos quais você fique hospedada na casa do seu namorado. ABraço.

  24. Hola,boa tarde Tony,passe mas de 10 meses na Espanha ,tenho início de um processo que culminaria em uma multa de 500 euros segundo o advogado fornecido pelo governo ,enfim,deixei o país antes de receber a multa em janeiro de 2017 ,e agora? Posso voltar e pagar a multa ?ou não me deixarão entrar ?

    1. Fabiano, somos especialistas nas visitas turísticas à Espanha. Nossa orientação é que você peça esclarecimentos no consulado espanhol mais próximo da sua cidade.

  25. Caro Tony, primeiramente parabéns pelo site. ficarei na espanha dos dias 18/07 ate o dia 07/08 na espanha, divididos entre madrid-sevilha-barcelona-madrid; estou separando todos os documentos porem me preocupei com a primeira estadia que se dara atraves do AIRBN, gostaria de saber se ‘e importante a tal carta convite do proprietario oi na espanha ‘e considerado como estadia de um hotel

    desde ja agradeco

    Dante

    1. Prezado Dante, o comprovante de reserva na rede AirBnb é aceito pela imigração como comprovante de hospedagem. Abraço.

  26. FABIO DO NASCIMENTO OLIVEIRA

    Boa tarde, viajarei para Espanha dia 11/07/17, descerei em Barcelona. Estou indo pra ficar na casa da minha irmã, por 30 dias, ja tenho a carta convite, o seguro viagem, passagem de ida e volta, porém estou com dúvidas na questão da renda. Estarei levando cerca de 5.100 reais, que no caso é menos do que 70 euros por dia, voce acha que há chances de eu ser barrado? eu posso colocar parte desse valor na minha conta universitaria (o cartão é de debito internacional, nao tenho cartão de crédito), ou é melhor eu levar tudo em espécia? Obrigado

    1. FABIO DO NASCIMENTO OLIVEIRA

      Alias, o cartão é conta corrente universitaria, porém funciona como debito internacional*

    2. Prezado Fabio, leia com atenção o texto acima e leve muito a sério o cumprimento de TODAS exigências da imigração espanhola. Veja também a parte da comprovação dos meios econômicos no texto imigração e vistos.

  27. Ola, Vou para Espanha pela primeira vez com meu pai e minha mãe, porém vou ficar 30 dias e eles 10 dias, isso pode ser um risco para passar na imigração?

  28. Olá vou para Madri com meu marido e filho,mas vamos alugar um carro para ir até Portugal na casa de parentes,como posso comprovar que vou ficar em Portugal se não vamos ficar em hotel.

    1. Adriana, o habitual para quem não fica hospedado em hotel é apresentar uma carta-convite. Confira no consulado português mais próximo da sua cidade quais são as exigências da imigração portuguesa, sendo que vocês não vão permanecer na Espanha.

  29. Olá! Primeiramente parabéns pelo post muito esclarecedor. Estou com uma dúvida bem específica sobre a imigração/ documentação no trato de viagem em grupo. Na verdade não é bem grupo. Eu e meu namorado vamos fazer Rio-Lisboa com escala em Madri e na volta Porto-Rio também com escala em Madri. Já tive a experiência de viajar com minha mãe e irmã pelo Europa, saindo e entrando no tratado de Schengen, mas obviamente tínhamos como comprovar laços familiares, portanto, passamos pelas imigrações juntas e utilizamos uma única pasta com comprovante: passagens ida-volta, o mesmo cartão de crédito, uma única cópia de cada hospedagem, passeios, etc., papel moeda… mas como farei com meu namorado?
    Ficaremos no mesmo quarto de hotel e cartão de crédito também, assim como papel-moeda (farei a conta 15 dias x 65 euros x 2 pessoas e verei como vou distribuir isso), e seguro viagem que será feio para duas pessoas. Poderemos passar pela imigração juntos também por conta disso? E também ele não fala nem inglês nem espanhol, somente eu… estou ficando apavorada… Será que se eu explicar e pedir eles implicam… Minha irmã só viajou com o marido, então sempre foi tranquilo para eles…

    1. Olá Gabriela, duas pessoas viajando juntas, com reservas compartilhadas, podem passar juntas pelo guichê da imigração, sejam familiares ou amigos. O valor exigido pela imigração espanhola foi atualizado recentemente, veja os detalhes no texto imigração e vistos. Abraço.

  30. Olá Tony! Eu, meu marido e mais um casal de amigos viajaremos para Portugal em setembro para visitar minha avó e meus tios que moram lá, pois meu pai é Português, também com finalidade de turismo, estaremos com a carta convite enviada por ele, porém entraremos na Europa por Madri por conta de custos menores de lá pegaremos um trem para Lisboa. Minha Dúvida é a carta convite ser para nos hospedarmos em Portugal, porém entrando pela Espanha. Corremos algum risco.

    Obrigada

    1. Olá Daniele. Explicamos sua situação no texto voos com conexão: onde será feita a imigração. Se você unicamente vai fazer conexão na Espanha, o agente da imigração pode querer ver os documentos exigidos pelo seu destino final, que é Portugal. Estando em posse de todos eles, sem exceção, vocês vão ter uma passagem tranquila pela imigração. Abraço.

  31. Oi Tony, então eu quero visitar meu namorado na espanha e vou acabar por ficar na casa dele, mesmo assim tenho que comprovar que tenho dinheiro ?

    1. Oi Bárbara, faltou seguir nossa dica e ler com muita atenção as exigências da imigração espanhola que você encontra aqui: imigração e vistos, onde esclarecemos a exigência da comprovação de meios econômicos. Não esqueça que você vai precisar também de uma carta-convite oficial.

  32. Bom dia Tony
    parabéns pelo post, mês que vem irei para Madrid visitar meu irmão mas ainda estou aguardando a entrega do passaporte pela PF. Caso não consiga o passaporte comum, posso viajar para Espanha com o passaporte de emergência.
    Minha esposa tem passaporte Italiano será que isso vai me ajudar na imigração?
    Grato

    1. Bom dia, Estevão. Veja esta informação que aparece no site da Policia Federal: “Atenção: Seguindo orientações internacionais, não é permitida a emissão de passaporte de emergência para viagens a turismo.” O passaporte italiano da sua esposa nem ajuda nem prejudica você, que está obrigado a cumprir as exigências da imigraç~åo espanhola. Abraço.

  33. Bom dia!

    Vou passar férias de 20 dias em Porto, Portugal na casa de minha irmã. Já tenho a carta convite dela, assinado, com cópia de todas as documentações dela (ela tem dupla nacionalidade) e encaminhado via e-mail por ela. Farei conexão em Madrid.
    Será que pode dar alguma problema a carta convite ser emitida dessa forma? Conversei com algumas pessoas que foram assim e disseram que foi tranquilo.

    A imigração de Madrid pede a documentação solicitada por Portugal né?

    Quando chegar no aeroporto de Porto passarei novamente pela imigração ou a imigração da Espanha é suficiente?

    Obrigada.

  34. Boa tarde

    Vou para Madrid em dez irei ficar 15 dias. Será minha primeira viagem internacional, vou ficar na casa de uma amiga espanhola, é estarei levando dinheiro em espécie e resto num cartão pré-pagos, não possuo cartão de credito internacional . terei algum problema com imigração, estarei levando uma quantia necessária para os dias que irei passar ferias

    att

    Jéssica

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Jéssica, se você está levando a quantia exigida pela Espanha, além das restantes exigências (no seu caso será imprescindível contar com a carta-convite oficial emitida pela Polícia Nacional da Espanha), você não vai ter nenhum problema.

  35. Olá,

    Estou com uma duvida, se possível me ajudar.

    Bem, minha amiga espanhola me convidou para passar o natal na casa dela na Espanha. Mas esse mês ela esta na Escócia. Ela vai me mandar uma carta convite. Como ela esta na Escócia e só vai voltar em dezembro para Espanha, será possível que ela emita a carta na Escócia sendo que a minha viagem sera para Espanha?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bruna, a única carta-convite aceita na Espanha é a emitida em uma delegacia da Policía Nacional espanhola.

  36. Boa tarde,

    Adorei o site e li a maioria dos comentarios! Mas confesso que ainda estou com dúvidas, ficarei só dois dias na casa de um amigo em Madrid e depois irei para Santander e seguida Barcelona que havia alugado pelo Airbnb. Nesses dois dias que irei precisar da carta convite para ficar la?

    Um abraço

  37. Olá, Tony! Meu filho vai ficar em Sevilha 6 meses, numa graduação sanduíche. Já tem todos os documentos necessários e o visto. Minha dúvida é quanto à moradia: ele ficará num apartamento de estudantes. Precisa de algum comprovante disso? Obrigada, abç!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá, Taís, aqui somos especialistas nas viagens turísticas à Espanha, mas para viagens com outras finalidades nossa orientação é procurar esclarecimentos no consulado espanhol onde seu filho obteve o visto. Eles vão saber responder suas dúvidas, que ficam fora do escopo do nosso site. Abraço.

  38. Olá, Tony!
    Vou a Paris na próxima semana e farei um bate e volta (irei de manhã e voltarei no final da tarde) para Barcelona. Minha dúvida é se passarei pela imigração ou se não é necessário devido ao Tratado.
    Gostaria de saber também se preciso levar algum documento específico e/ou o comprovante da quantia que estarei levando.

    Obrigada desde já!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá Mariana, entre a França e a Espanha não existe controle de imigração permanente, o que não dispensa você da obrigatoriedade de estar em posse dos documentos exigidos pela Espanha. Abraço.

  39. Olá! Você sabe informar quanto tempo em geral leva para a carta convite ficar pronta? Além disso, é possível apresentar cópia da carta, e-mail etc, ou a carta precisa ser enviada ao Brasil que eu apresente a original no momento da imigração? É a primeira vez que entro pela Espanha e, nas vezes em que entrei por Portugal, entrei com uma carta simples, não registrada na Polícia Nacional. Preciso ir à Espanha em dezembro visitar meu namorado e gostaria de saber se dá tempo de levar a carta convite.
    Muitíssimo obrigado!

    1. Prezado Isaac. No passado, a carta-convite podia demorar meses para ficar pronta. Parece que agora o trâmite ficou mais rápido, mas depende muito da cidade e da delegacia de polícia. Tente conseguií-la o antes possível. Você deve estar em posse da carta-convite original. As exigências da imigração espanhola são diferentes das exigências da portuguesa. O policial português pode até aceitar uma carta-convite não oficial. Na Espanha, faltando ese ítem, você pode ser barrado. Abraço.

  40. Ola boa noite,vou ao Brasil com conecção em madrid ida e volta ,mas vivo e trabalho no Porto ,mas veu cartão de residencia ainda nao chegou ,se eu for com os documentos das coimas pagas no SEF consigo passar pela imogração
    na volta ou nao?obrigado

    1. Rodrigo, o escopo do Espanha Total são as viagens turísticas ao país. Peça esclarecimentos no consulado espanhol mais próximo da sua cidade.

    1. Bom dia Simone, você está obrigada a declarar qualquer quantidade superior a 10.000 euros. Se essa quantia for compatível com a natureza da sua viagem, nada deve acontecer. O que significa isto? Que se você estiver viajando para ficar dois dias na Espanha com 20.000€, pode esperar muitos questionamentos das autoridades, por se tratar de uma quantia particularmente alta. Não esqueça que, no Brasil, você está obrigada a declarar a saída de qualquer quantia superior a R$ 10.000,00.

        1. Sempre lembrando que, como turista, você pode ficar um máximo de 90 dias na Europa, e que deverá apresentar comprovantes de hospedagem para o período completo da sua estadia.

  41. Olá, Tony
    Irei para Bélgica no final do ano, onde ficarei lá por 75 dias e depois mais 7 dias em Roma, de onde volto para o Brasil.
    Irei fazer conexão em Madrid e gostaria de confirmar algumas informações que me deixaram confusas no site do consulado: irei fazer um curso de 4 semanas na Bélgica, porém, pelo falo de eu ficar menos de 90 dias mesmo assim não preciso de um visto de estudante?
    Lá irei encontrar meu namorado e ficaremos em um apartamento reservado no airbnb, ou seja,tal reserva é como um reserva de hotel e não preciso de carta convite, certo?
    E, por último, para justificar condições financeiras eu posso justificar com um cartão do meu pai, por exemplo, por dependência? Ou precisa ser em meu nome?
    Obrigada!

    1. Olá, Isabella, explicamos sua situação no texto voos com conexão: onde será feita a imigração. Você vai fazer a imigração de entrada na Europa em Madri, onde poderão ser solicitados os documentos exigidos pelo seu país de destino. Aqui somos especialistas na Espanha, por isso nossa orientação é pesquisar em fontes oficiais os documentos exigidos pela Bélgica, seu país de destino. Na Espanha, você não poderia justificar suas condições econômicas com um cartão de uma outra pessoa, mesmo que seja do seu pai (o que, aliás, poderia colocá-la em uma encrenca, sendo que você não deve usar o cartão de outra pessoa). Abraço.

  42. Ola, Tony,

    Minha carta convite não chegara a tempo pra eu ir pra Espanha, existe outro documento que eu possa levar pra confirmar minha passagem por la como turista? por exemplo uma carta da empresa que trabalho aqui no Brasil e que estou em período de ferias, declaração faculdade,etc
    Obrigado!

    1. Gabriel, os únicos documentos aceitos pela imigração espanhola são as reservas de hotéis e a carta-convite oficial. Não tente apresentar outros documentos, não serão aceitos.

  43. Bom dia!

    Tony, chegarei em Madrid às 6h30 em voo da Iberia e penso em pegar outro voo da própria Iberia para BCN às 9h30. Você considera tempo suficiente essas 3 horas para desembarcar, fazer imigração, pegar as malas, fazer checkin e pegar o outro voo? Se não, aconselharia outro meio?

  44. Olá ! Estou com uma duvida enorme que está me deixando um pouco preocupada.

    Estou com passagem comprada SSA/Paris (28/10) – Paris/SSA(28/11) e uma passagem Paris-Marrakech (04/11). Depois de Marrakech, eu volto para a Espanha, com uma carta convite que pegarei apenas quando chegar em Paris, com um amigo. Mas ainda não tenho datas nem passagem comprada (Marrocos – Espanha), e possivelmente chegarei a Paris sem essa passagem de ida a Espanha, pois isso dependerá da minha passagem por Marrocos. Já tenho a reserva da hospedagem de Paris e toda a comprovação de reursos pra esse período. Minhas dúvidas são:

    1. Que passagem de saída devo apresentar ? A minha passagem para Marrakech ou de volta para o Brasil ?

    2. No caso de apresentar a passagem de volta para o Brasil: Como fica a situação referente a comprovação de hospedagem para os demais dias ? Não faço ideia do que fazer, se existe o risco de me pedirem isso, mesmo sem ter ainda uma passagem de volta para Paris.

    Tô bastante confusa por conta desse entra e sai, hahah se puder me ajudar fico imensamente grata ! Parabéns pelo blog e pelas postagens ! 🙂

    1. Olá, Thais, sobre a imigração em Paris não podemos falar, sendo que as exigências da França são um pouco diferentes das exigências da Espanha (a França, por exemplo, pede seguro saúde, enquanto a Espanha não). Por isso o melhor seria pedir esclarecimentos com um especialista na imigração francesa. Em teoria, no momento de entrar na Europa, você deve estar com toda a documentação exigida para o período da sua estadia. Você poderia mostrar sua passagem de saída para o Marrocos, sendo que ali termina sua estadia na Europa, e mais tarde começar de novo uma segunda imigração na hora de entrar na Espanha. Abraço.

  45. Oi Tony!!!

    Vou para Paris semana que vem, no dia 21 e fico 3 dias.Vou entrar por Madri. No dia 25 vou para Barcelona, também ficarei 3 dias.
    Minha dúvida é a seguinte: depois de passar por Madrid, passarei novamente pela imigração em Barcelona?

    Obrigada

Comentários encerrados.

Scroll to Top
Rolar para cima