Menu

descontos para aposentados e idosos na Espanha

descontos para aposentados

Um grande número de atrações turísticas, assim como empresas de serviços e de transporte, da Espanha oferecem descontos para aposentados e idosos, tanto nacionais como estrangeiros. Elaboramos o presente texto para tentar responder as dúvidas de muitos leitores do nosso site. Se você quiser saber mais sobre os descontos para aposentados e idosos na Espanha, siga com a leitura.

Aliás, as capturas de tela que ilustram este texto pertencem a sites de venda de ingressos para algumas das atrações mais importantes da Espanha. Permitem ver como não existe uma padronização nos descontos oferecidos. Cada atração usa um critério diferente. Vamos falar sobre isso logo mais.

descontos para aposentados

A definição de aposentado e idoso na Espanha

Embora não exista uma definição padronizada do que é um aposentado (em espanhol, jubilado ou pensionista), na Espanha a aposentadoria é concedida por idade, a partir dos 65 anos. Excepcionalmente, é possível se aposentar com 61 ou 62 anos, em casos muito específicos. Mas, via de regra, a definição de “aposentado” e de “idoso” costuma ser a mesma. Se você se aposentou no Brasil com 50 anos de idade, vai ter bastantes problemas para conseguir um desconto para aposentado na Espanha. Se o desconto for para jubilados ou pensionistas, você poderá aproveitá-lo se tiver 65 ou mais anos de idade.

Também não existe uma definição padronizada do que é um “idoso”. A maioria das empresas entendem que um idoso é uma pessoa com 65 anos de idade ou mais. Mas também existem algumas empresas que concedem descontos para pessoas a partir dos 60 anos de idade.

Cada empresa, uma regra própria

Além de não existir uma definição padronizada do que é um aposentado ou um idoso, cada empresa decide se concede ou não qualquer tipo de benefício. Há empresas que oferecem descontos para idosos; há empresas que oferecem descontos para aposentados. E também há empresas, poucas, que não oferecem nenhum tipo de desconto.

Na hora de conceder os descontos, a maioria das empresas não diferenciam pela nacionalidade do aposentado ou idosos. Mas é bom conferir atentamente, porque há várias atrações onde existe essa diferenciação. A Alhambra de Granada, por exemplo, unicamente oferece desconto para idosos da União Europeia.

Por isso, é imprescindível que você confira, um a um, o valor dos ingressos para cada atração que está querendo visitar, e os descontos oferecidos em cada caso. Não existe uma regra válida para todas as empresas.

Descontos para aposentados e idosos nas atrações turísticas

A maioria das atrações turísticas da Espanha oferecem descontos para aposentados ou idosos. Vale muito a pena aproveitar esses descontos, que em alguns casos são consideráveis.

Seria impossível elaborar uma lista com todos os descontos oferecidos pelas atrações turísticas da Espanha, há milhares delas! Com base nos seus interesses e nos seus planos de viagem, você deverá pesquisar cada uma delas para saber se há desconto e quanto significa sobre o valor cheio do ingresso. Mas saiba que, no momento da publicação do presente texto, há descontos para aposentados ou idosos em atrações tão importantes quanto a Sagrada Família de Barcelona, o Real Alcázar de Sevilha, La Aljafería de Zaragoza, a Ciudad de las Artes y las Ciencias de Valência, o Museo Guggenheim de Bilbao ou aos monumentos que formam partem da importante coleção do Patrimonio Nacional, como o Real Sitio de San Lorenzo de El Escorial.

Uma grande exceção é a Mezquita de Córdoba, controlada pela igreja católica, que não oferece nenhum tipo de desconto para idosos, e a já mencionada Alhambra de Granada, que unicamente oferece descontos para idosos da União Europeia.

Descontos para aposentados e idosos no transporte

Várias empresas de transporte oferecem preços diferenciados para idosos. É bom sempre comparar os preços para idosos com as tarifas promocionais, pois muitas vezes as tarifas promocionais são mais econômicas que as tarifas com desconto para idosos!

Quase todas as empresas de transporte público dentro das cidades oferecem preços diferenciados para idosos. Mas para poder ter acesso aos descontos é necessário morar na cidade, o que exclui quem a visita como turista.

Outros textos sobre economizar na Espanha

Não deixe de ler também nossas 10 dicas para economizar na sua viagem à Espanha. E se você for um estudante, aproveite as informações no texto descontos na Espanha com a carteira de estudante ISIC.

19 comentários em “descontos para aposentados e idosos na Espanha”

  1. Avatar

    Muito obrigada pelos esclarecimentos acerca dos descontos para aposentados. Aqui no Brasil há uma lei que vigora em todo o país meia entrada em tudo a partir dos 60 anos.

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Por nada, Lúcia. Quisemos apresentar os esclarecimentos do texto acima precisamente porque a situação na Espanha é diferente do Brasil. Abraço.

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Se quiser nossa ajuda vai ter que fazer um esforço por escrever de um jeito que a gente consiga entender sua dúvida, o que não foi o caso na sua consulta acima.

  2. Avatar

    Caro Tony! estamos indo a Barcelona do dia 28/04/18 até 02/04/18. Queria saber se existem combos bus+entradas, por exemplo, para o park guell, casa milla, casa batlo, sagrada família.

  3. Avatar

    Tony, verifiquei em alguns sites de atrações que consideram adultos (25 a 59 anos) e idoso (60 anos em diante). Gostaria de saber se esses descontos valem para turistas e se a apresentação do passaporte vale como prova de idade.

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Luiz, veja a seção “cada empresa, uma regra própria”, no texto acima. A apresentação do passaporte é suficiente como prova de idade. Abraço.

  4. Avatar
    FRANCISCO CARLOS ROSA RUIZ

    Quando há descontos para maiores de 65 anos, independe se é Espanhol ou turista ,com exceção do transporte público …..é isso ???

  5. Avatar

    Olá Tony, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelos excelentes Guias de Madri e Barcelona, ambos são extremamente detalhados e bem completos. Quanto ao desconto para maiores de 65 anos, tenho uma dúvida: Tal desconto se aplica aqueles que tem a partir de 65 anos, isto é, se tem 65 e um mês já pode usufruí-lo ou terá que aguardar completar 66 anos de idade? Obrigado

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Bruno, seja muito bem-vindo ao EspanhaTotal. Ficamos felizes ao saber que você gostou dos guias. Respondendo sua dúvida, o dia que você fizer 65 anos, já pode solicitar os descontos para maiores de 65. Precisando de outros esclarecimentos, teremos o maior prazer em tentar ajudar. Abraço.

  6. Avatar

    olá, tenho 2 perguntas sobre compra de ingresso pela internet.
    1- Se no site diz 65+, sem especificar que é só para membros da UE, então o brasileiro pode comprar, pois não será barrado na entrada, certo?
    2- quando diz aposentado , o brasileiro de 65+ tem direito? Precisa levar algum documento de comprovação?
    Desde já, agradeço
    Rosângela

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Rosângela. Cada estabelecimento tem suas próprias regras (não existe uma lei estadual) mas:
      1 – se não é mencionada nenhuma restrição, um brasileiro de +65 deverá poder aproveitar o desconto.
      2 – sim, leve seu RG ou passaporte mostrando sua data de nascimento.
      Abraço.

  7. Avatar

    Bom dia Tony!
    Será que meu tio brasileiro(70 anos) pode mostrar a foto do passaporte para (desconto de aposentados) não precisar circular com o mesmo para não ter risco de perdê- ló?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa tarde, Claudia. Não entendemos muito bem sua consulta, se ele mostrar a foto do passaporte, ele vai estar mostrando o passaporte, não é? Para justificar a idade é preciso mostrar um documento com fotografia. Como alternativa ao passaporte, pode tentar usar o RG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima