Espanha Total

consultoria de roteiros 2024

Bem-vindo à consultoria de roteiros do Espanha Total.

1. O que é a consultoria de roteiros

A consultoria de roteiros do Espanha Total é um espaço onde respondemos consultas sobre roteiros de viagem pela Espanha, um espaço pensando para dar suporte ao conteúdo dos nossos guias. Somos especialistas na Espanha e, através das nossas respostas, tentamos ajudar a aprimorar seus planos de viagem.

O serviço de consultoria é prestado através da caixa de comentários do presente texto. Deixe suas perguntas e responderemos o antes possível.

2. A consultoria é gratuita?

Sim, a consultoria de roteiros do Espanha Total é gratuita. Leia o ponto 3 do presente texto para saber mais.

3. Quem pode usar a consultoria?

A consultoria é reservada exclusivamente para aqueles leitores que tenham comprado ao menos um dos nossos guias da Espanha, com nove títulos dedicados a Barcelona, Cádiz, Córdoba, Granada, Madrid, Sevilha, Toledo, Valência e Zaragoza.

Se você comprou unicamente um roteiro de tapas de Barcelona ou Madri para ter acesso à consultoria, também vamos tentar ajudar, mas você deve entender que ajuda que vamos poder dar será mais limitada.

Por gentileza, na hora de deixar sua consulta, coloque o mesmo endereço de email que você usou para comprar seu(s) guia(s), para que possamos identificá-lo facilmente.

4. O que podemos fazer por você?

Podemos dar orientações gerais para aprimorar seu roteiro, incluindo:

  • dicas sobre quantos dias dedicar para cada destino visitado. Sempre focando no(s) guia(s) que você comprou. Se você comprou um guia para percorrer Granada, o foco da nossa ajuda vai estar em Granada.
  • informações sobre a logística do transporte entre os destinos.
  • sugestões sobre como definir a ordem do seu roteiro.

E qualquer outro tipo de dica que acharmos pode melhorar sua viagem. Aliás, não deixe de conhecer nossas 10 dicas para viajar melhor pela Espanha.

5. O que não podemos fazer por você?

Na consultoria de roteiros não podemos elaborar roteiros detalhados e personalizados para cada uma das cidades visitadas. Para isso existem nossos onze guias.

Como indicamos anteriormente, a consultoria existe para dar suporte ao conteúdo dos nossos guias. Se você vai viajar por destinos para os quais ainda não temos guias, o suporte que vamos poder dar será muito mais limitado, e não poderemos dar dicas detalhadas sobre os destinos não cobertos pelos guias.

Na consultoria também não realizamos reservas hoteleiras nem de passagens (e também não fazemos pesquisa de valores, que é uma tarefa que você deverá realizar, pedindo todas as orientações necessárias sobre o assunto). No site você vai encontrar muita informação sobre como chegar na Espanha e como se locomover dentro do país, além de uma ótima ferramenta para pesquisa de hospedagem.

Adoramos ajudar com a parte da escolha do seu hotel, mas a pesquisa inicial de hotéis, que é uma tarefa que exige uma grande dedicação de tempo, é você que deve fazer. Quando já tiver um ou vários candidatos, veja por aqui para saber nossa opinião.

Igualmente, não podemos realizar cálculos de despesas, sendo que é uma tarefa quase impossível. Veja o texto quanto vou gastar na Espanha? sobre o assunto.

6. Existe um limite no número de consultas que posso deixar?

Não! Você pode deixar tantas quantas perguntas você quiser, relacionadas com o assunto da consultoria, que são os roteiros para percorrer a Espanha.

7. Vocês demoram muito para responder?

Costumamos responder consultas uma vez por dia, de segunda a sexta. Quando estamos viajando, pode ser que as respostas demorem mais alguns dias. Mas nunca deixamos de responder nenhuma pergunta.

Bem-vindo à nossa consultoria de roteiros!

95 comentários em “consultoria de roteiros 2024”

  1. Míriam Santini de Abreu

    Bom dia! Solicito orientação sobre a viabilidade ou não do roteiro abaixo. Obrigada!

    -Chegada em Madri dia 5 de março às 14 horas.

    -Ideia é no mesmo dia ir para o Sul. Madri pode ficar para outra viagem.

    -Imprescindível conhecer Granada, Sevilha e Córdoba, não necessariamente nessa ordem.

    -Imprescindível ir até o Estreito de Gibraltar para se deslocar ao Marrocos.

    -Fazer bate-volta Tarifa-Tânger, mas há o desejo de ir a Fez ou Meknés para dali se deslocar até a cidade de Volubilis

    -Mantendo o projeto de ir a Volubilis (não fazer apenas um bate-volta Tarifa-Tânger), é ainda possível incluir Barcelona ao final da viagem para dali ir direto a Madri, com possibilidade de rápida visita a Toledo?

    -Dúvida: nesse tempo e deslocamento, há ainda viabilidade de visitar Ronda?

    -Partida de Madri dia 21 de março às 23 horas

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Míriam, aqui vamos poder dar orientações gerais sobre a parte espanhola do seu roteiro. Por isso, precisaríamos saber com quantos dias você conta para essa parte espanhola para poder dar as orientações precisas (esse bate-volta até Tânger não vale a pena -uma das cidades menos interessantes do Marrocos- e vai fazer você perder muito tempo, porque não existe nenhum transporte direto até Tarifa. Vai perder um dia para chegar em Tarifa e outro dia para voltar, além dos dias dedicados para o Marrocos). Aguardamos seu retorno.

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          A parte da Espanha:
          – dia 5. chegada em Madri. Se possível, trem-bala até Córdoba nesse mesmo dia. Noite em Córdoba.
          – dia 6. noite em Córdoba.
          – dia 7. trem-bala até Granada. Noite em Granada.
          – dia 8. noite em Granada.
          – dia 9. noite em Granada.
          – dia 10. trem até Sevilha. Noite em Sevilha.
          – dia 11. noite em Sevilha.
          – dia 12. noite em Sevilha.
          – dia 13. Ônibus até Ronda. Noite em Ronda.
          – dia 14. Ônibus (com troca de ônibus) até Tarifa. Noite em Tarifa.
          – dia 15 continuação da viagem.
          Abraço.

  2. Míriam Santini de Abreu

    Para chegar ao Estreito de Gibraltar, qual seria a melhor opção em vez deTarifa? Estando em Sevilha, Granada ou Córdoba? Dessas 3 cidades, tem algum caminho melhor para lá?

  3. Boa noite… Chego em Sevilha ao meio dia no final de janeiro, estou pensando da estação de trem Santa Justa ir direto para As Setas, consigo combinar outros lugares para visitar nessa tarde antes de fazer o check-in no hotel?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Valdemar. Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Abraço.

  4. Bom dia!
    Estou para comprar os ingressos para visitar La Alhambra e gostaria de saber sobre alimentação no complexo, tais como: 1)existe restaurantes e/ou lanchonetes?; 2) podemos levar água/lanches e comer em áreas abertas?; 3) podemos sair do complexo e entrar novamente com o mesmo ingresso?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Marcelo:
      1) lanchonete só, para um básico. Há restaurantes nas redondezas.
      2) sim, sem problemas.
      3) grande parte do complexo é aberta, de livre circulação. No Generalife, a Alcazaba e os Palacios Nazaríes, onde é exigido ingresso, você vai poder ingressar uma única vez em cada espaço, na ordem que você quiser.

      1. Olá Toni e Cecilia
        Parabéns pelo excelente canal
        Estarei na Espanha no final de fevereiro e início de março
        Nossa passagem será chegando por Madri e Retorno por Barcelona
        Ficando em torno de 20 dias
        Queremos fazer Valência, Alicante, e Málaga
        Mas me parece que os trens não fazem este trajeto

        1. Bom dia, Luiz. Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Abraço.

  5. Olá, já fiz algumas viagens pela maravilhosa Espanha, em maio irei novamente, por 14 dias, e quero ir ao país basco, Bilbao, Donostia, e aqueles locais que vocês falaram. Pensei ir a Pamplona e depois pensei em fazer Salamanca, Ávila e SEGOVIA, e para concluí Madrid com bate e volta a Alcala de Henares.
    Na opinião de vcs essa sequência está boa ou teriam outra sugestão?

      1. Bom dia Tony!

        É possível ir de Zaragoza para Valência, via trem direto?
        Ou é possível contratar um carro com motorista para este fim?
        Tem trem bala direto de Valência para Segóvia?
        E por último, na Madrid-Chamartín-Clara Campoamor, é possível encontrar algum guarda-volumes para guardar malas?

        1. Bom dia, Aloysio, seja bem-vindo à consultoria de roteiros. Veja aqui como viajar de Zaragoza a Valência. Existe um trem ALVIA (um tipo de trem-bala) direto por dia entre Valência e Segóvia. Todos os guarda-volumes nas estações de trem da Espanha estão fechados, com uma única exceção de Barcelona.

  6. Olá Tony e Cecília!
    Tudo bem com vocês?
    Estou adorando os vídeos no YouTube.
    Comprei hoje 2 guias de Espanha. Sevilha e Granada. Pretendo comprar mais no mês que vem.
    Gostaria de uma orientação de vocês.
    Eu e meu marido estamos planejando ir a Espanha na segunda quinzena de fevereiro.
    Veja se o que planejamos está bom.
    Madrid 18/21Fev
    Segovia 21/22Fev
    Avila 22/23Fev
    Toledo 23/24Fev
    Córdoba 24/26Fev
    Sevilha 26/29Fev
    Granada 29Fev/03Mar
    Vamos alugar um carro a partir do dia 21Fev para ir a todas essas cidades até Granada.
    De Granada pegaremos um voo para o Brasil.
    Uma outra coisa está me preocupando pois o voo cotado chegará em Madrid desde Granada uma hora antes do outro voo para o Brasil. São voos casados pela própria cia aérea mas fico com medo de perder o voo uma vez que teremos que trocar de terminal no Barajas e ele é imenso.
    Aguardo seus comentários.
    Desde já muito obrigada pela atenção.
    Um grande abraço

    1. Bom dia, Elizabeth, seja muito bem-vinda à consultoria de roteiros. O principal problema que vemos é certamente sua volta para pegar o voo para o Brasil. 1 hora é uma conexão de alto risco. Por que não voam de Madri para o Brasil, e organizam a volta desde Granada de trem, com muito mais tempo?
      Outra possibilidade é dar a volta ao roteiro. O dia da sua chegada, partem para Córdoba. Continuam Sevilha>Granada (ou Granada>Sevilha, tanto faz) e depois voltam para fazer Segóvia>Ávila>Toledo e Madri finalmente.
      Abraço!

      1. Oi Tony. Muito obrigada pelo retorno. Nossa!! Como não pensei nisso antes? Muito melhor mesmo. Mas e quanto aos dias em cada cidade? Estão bons?

        1. Sim, achamos a distribuição muito boa e bem estudada. Só Madri ficou um pouco curto mas isso não preocupa a gente porque sempre é fácil voltar em Madri.

  7. Ana Carolina Coutinho

    Bom dia Tony, tudo bem com vcs?

    Estaremos indo para Espanha em março de 2024 ( período do dia 15 até 24), pensamos em dividir os dias entre Barcelona e Madrid, sendo que o voo chega e parte por Barcelona.
    Pensamos em dividir nosso itinerário baseado no Roteiro Barcelona em 15 ROTEIROS:
    15/03 – BARCELONA – DIA LIVRE
    16/03 – BARCELONA – roteiro 1 | Barri Gòtic e roteiro 4 | El Raval
    17/03 – BARCELONA – roteiro 2 | Parc de la Ciutadella e El Born e roteiro 3 | Las Ramblas
    18/03 BARCELONA – roteiro 7 | Sagrada Família e Hospital de Sant Pau e roteiro 9 | Modernismo no Eixample
    19/03 – IDA À MADRID
    20/03 – MADRID
    21/03 MADRID
    22/03 MADRID
    23/03 volta à BARCELONA- roteiro 8 | Park Güell e Gràcia
    24/03 -BARCELONA ????
    Vocês acham que o itinerário está bom, sugerem adequar alguma coisa? Gostaríamos de uma sugestão para o ultimo dia em Barcelona dia 24/03, e dicas para bate volta partindo de Madrid, ou até Barcelona.

  8. Ana Carolina Coutinho

    Boa tarde Tony.
    Eu novamente, adquiri o roteiro de Madrid e gostaria que você avaliasse a distribuição da programação entre as cidades e dias. Você acha que está bom?
    Sobre o deslocamento entre Barcelona e Madrid, e entre Madrid e Toledo o que vc me aconselha, qual meio de transporte mais viável? As visitas aos estádios podem ser combinadas em algum roteiro por proximidade?

    15/03/2024 Barcelona – dia livre
    16/03/2024 Barcelona – Roteiro 1 | Barri Gòtic e Roteiro 4 | El Raval
    17/03/2024 Barcelona – Roteiro 2 | Parc de la Ciutadella, El Born Roteiro 3 | Las Ramblas
    18/03/2024 Barcelona – Roteiro 7 | Sagrada Família, Hospital de Sant Pau Roteiro 9 | Modernismo no Eixample
    19/03/2024 Ida: Barcelona – Madrid
    20/03/2024 Madrid Roteiro 1 | Madrid de los Austrias e Madrid – Roteiro 2 | Puerta del Sol e Alcalá
    21/03/2024 Madrid – Roteiro 3 | Museo del Prado e Parque del Retiro e Madrid – Roteiro 5 | Gran Vía e Conde Duque
    22/03/2024 Madrid – Toledo????
    23/03/2024 Ida: Madrid – Barcelona periodo vespertino: Roteiro 8 | Park Guell e Grácia
    24/03/2024 Barcelona – Roteiro 10 | Parc de Montjuïc vespertino: período livre
    25/03/2024 Ida: Barcelona – Florianópolis

    1. Olá de novo! Sua distribuição de roteiros em Madri está perfeita. Vamos com suas dúvidas:
      – veja como viajar de Barcelona a Madri.
      – veja como viajar de Madri a Toledo.
      O estádio do FC Barcelona está sendo reformado, e acaba de ter sido demolido quase por completo. O estádio do Real Madri não encaixa realmente em nenhum roteiro, fica fora de mão – embora seja muito fácil chegar de metrô. Encaixe-o em algum momento livre na sua estadia.
      Abraço.

  9. KIDNER PABLO PICANÇO CASTRO

    olá Tony e Cecilia.
    estou programando Bate e volta de Madri a Toledo dia 23 de janeiro. Será feriado de S. Idelfonso, informação que acabei de ver no seu guia de Toledo. Seria melhor eu mudar para o dia seguinte? Já comprei trem inclusive, vou com minha esposa e dois filhos de 12 e 6 anos. Obrigado por todas as dicas dos videos e sites,
    Kidner Castro-

    1. Bom dia, Kidner. Pois é, o 23 é feriado, a maioria das atrações turísticas devem funcionar normalmente (a catedral só abre de 14:00 a 18:30 horas) e parte do comércio deve estar fechado. A gente teria escolhido outra data, mas com as passagens de trem já compradas, encararíamos a visita nessa data. Abraço!

  10. Olá, estarei indo para Madrid em março com um grupo de 7 pessoas e pretendo fazer um bate volta a ribeira del duero, mas todos os tours que tenho visto são muito caros, como eu poderia fazer um roteiro na cidade conhecendo algumas vinícolas, sem carro particular?

    1. Olá, Larissa, adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Abraço.

  11. Olá Tony!
    Não localizei nenhuma informação sobre chip internacional (internet e telefonia) nos guias de Sevilha e Granada. Você indicaria algum? Devo adquiri-lo no Brasil?
    Ano passado usei o da Vodafone em Portugal.
    Abraços.

  12. Ola Tonny e Cecilia , boa tarde comprei os guias para Madri, Toledo, Valencia, sua cidade natal ” Zaragoza” e Barcelona não achei guia de Ávila além do vídeo no canal do youtube você tem algum guia ? estou pretendendo fazer uma viagem de aproximadamente 20 dias , sendo 5 dias Madri,2 dias Toledo, 2 dias Ávila, 2 dias Valencia, 2 dias Zaragoza e 5 dias Barcelona. Conforme suas orientações vou fazer de trem. Pode me sugerir algo em termos de sequencia das cidades a serem visitadas.
    P.S assisti seu ultimo vídeo sobre Zaragoza e achei bastante interessante.

    1. Bom dia, Ronaldo, não temos um guia de Ávila, só o conteúdo aqui no site e no canal do YouTube. Para poder auxiliar você melhor com seu roteiro, precisaríamos saber se você já conhece seu ponto de entrada na Espanha e seu ponto de saída também. Também queríamos saber a época da sua viagem. Aguardamos esses dados. Abraço!

  13. Olá Tony é Cecília
    Decidimos de última hora visitar Zaragoza! Será amanhã 25/1, comprei o roteiro de vcs de lá mas será que vcs sugerem um guia local em português? Desculpa por ser em cima da hora
    Kidner

    1. Bom dia, Kidner, não temos essa indicação para compartilhar, mas com o roteiro do guia vocês vão ficar bem acompanhados (virtualmente). Curtam muito seu passeio!

  14. Olá Tony!
    Tudo bem?
    Referente ao item “acreditación de médios economicos”. O extrato a que se referem é o da conta corrente ou do cartão de crédito ou constam os limites para compras e saques? Outra coisa eu consigo cambiar reais por euros nas casas de câmbio na Espanha?

    1. Bom dia, o extrato do cartão de crédito com o limite para compras e saques deve ser suficiente. Você consegue cambiar reais mas é furada, a cotação vai ser terrível.

  15. Ildo da Costa Tavares Junior

    Boa Tarde! Comprei os roteiros de Madrid, Toledo, Zaragoza e Barcelona. Algumas dúvidas: Eu minha esposa é melhor comprar a tarjeta multi, para o transporte em Madrid e Toledo? É suficiente caminhar somente com a cópia do passaporte e o RG original pelas cidades? É possível no mesmo dia Toledo e Segóvia? É viável um bate volta, talvez com uma pernoite para Sevilha, Granada ou Córdoba? Em Barcelona, faremos Montserrat, tem mais alguma cidade viável? Já comprei o ingresso para a Sagrada Família. Além desta seria importante o Museu do Prado, Park Guell e Casa Batllo, mais algum? Obrigado pela atenção. Somos fãs e assíduos do canal.

    1. Bom dia, Ildo, seja bem-vindo à consultoria de roteiros. Vamos com suas dúvidas:
      – a Tarjeta Multi só serve para viajar até Toledo quando carregada com um Título Turístico válido para a zona T, o que no nosso entender não vale a pena.
      – em tese, você deve estar identificado em todo momento. Cópia do passaporte e RG original parece uma boa. Você vai precisar do passaporte original se quiser solicitar o estorno do IVA pelas compras feitas.
      – você precisa de um dia completo para Toledo (se possível, uma noite também) e um dia para Segóvia.
      – só Córdoba pode ser contemplada como bate-volta. Para Sevilha e Granada, mínimo de três noites em cada cidade.
      – veja bate-voltas a partir de Barcelona aqui.
      – veja as atrações imperdíveis de Madri aqui e as de Barcelona aqui.
      Abraço!

  16. Muito obrigada Tony mais uma vez por sua ajuda. Abraços para Cecilia. O câmbio de reais para euros na Espanha seria somente numa situação emergencial. Queria lhe perguntar uma outra coisa. Estou em dúvida quanto a qual ESIM comprar. Como iremos de uma cidade a outra de carro acho importante ter um número de telefone para qualquer eventualidade na estrada. O que acha?

  17. Oi Tony é Cecília,
    Comprei os guias de Madrid e Barcelona em 2018, ano de minha primeira visita a Espanha, e pretendo usa-los novamente na minha volta este ano.
    Mesmo tendo passado mais de 5 anos, com uma pandemia no meio, acredito que posso usa-los sem problema, certo?
    Obviamente terei atenção com os preços de ingressos (e até horários), pois com certeza devem estar mais caros.
    Sobre o Roteiro de Tapas por Barcelona, fiquei em dúvida se vale a pena adquirir, considerando que este completo sobre Barcelona possui várias dicas de bares e restaurantes.
    A propósito, vou comprar outros guias, pois farei um tour pela Andaluzia.
    Obrigado.

    1. Bom dia, Marcelo. Os roteiros dos nossos guias continuam sendo válidos. Pode ter sido que tenha tido alguma mudança em alguma atração, mas a imensa maioria do conteúdo continua válido. O roteiro de tapas é isso, um roteiro por vários bares de tapas. Mas se você não estiver planejando dedicar um dia específico só para esse roteiro, não precisa comprar. Abraço!

  18. Entendi.
    Muito obrigado pelo retorno.
    E parabéns pelo trabalho de vocês.
    Ainda estou para encontrar um conteúdo tão completo e bem feito, seja para turismo na Espanha ou outros lugares.
    Abraços.

  19. Oi Tony! Bom dia!

    Ia seguir o roteiro de Granada, mas preferi ir à Alhambra na parte da manhã, sou muito ansiosa, não conseguiria relaxar passeando no centro pela manhã kkkkk. Vou marcar o Palacio Nasaríes para meio-dia, para ter bastante tempo de percorrer tudo sem pressa. Pensei em almoçar no Parador Granada ou no Jardines Alberto. Vocês já foram à um dos dois? Sabe dizer se valem a pena? Iremos em junho, temperaturas já estarão um pouco altas. (pergunto em relação ao ambiente mesmo, o charme… a vista…afinal, tem lugar que é tão bonito e acolhedor que o resto nem importa). Obrigada.

    1. Bom dia, Katarina. Nunca almoçamos nos restaurantes que você menciona, o do Parador deve ser de um bom nível. Mas como será uma comida sentada, você vai perder um tempo valioso que, pelo que você comentou, provavelmente preferiria dedicar a visitar a cidade. Abraço.

  20. Bom dia, Tony! Ontem comprei o guia de toledo. Ano passado comprei Barcelona , Madri, Sevilha, Córdoba e Granada. Roteiros ótimos!
    Estarei no hotel Riu plaza espana. Para pegar o trem para Córdoba às 7h que horas devo sair do hotel ? Precisa chegar à estação com muita antecedência? Acha que consigo ir de metrô para atocha sendo que o metrô começa às 06h?
    Obrigada
    Túlia

    1. Bom dia, Tulia, sempre indicamos chegar na estação do trem-bala com uma hora de antecedência, embora no caso de um horário cedo como o seu, esse tempo pode ser reduzido. Mas vai estar muito justo para chegar de metrô ou de ônibus, a gente pegaria um Bolt/Cabify/Uber para não arriscar. Abraço.

  21. Estou com vontade de contratar uma guia privada para Alhembra. O serviço de guia é a 3h (exceto museu). Já vi dicas de precisar o dia inteiro para o local. Aha 3 h pouco? Dá para ver tudo?

    1. Bom dia, Túlia. Você pode dedicar um dia completo à Alhambra como pode dedicar um mês para o museu de El Prado. Já fomos muitas vezes para a Alhambra e nunca ficamos mais de meio dia. 3 horas de visita guiada parece um tempo razoável, muito mais do que isso e o cérebro para de registrar informações.

  22. Oi Tony,
    Ontem eu estava vendo um vídeo do canal de vocês no YouTube, sobre os “10 erros na programação”, e apesar de ser um viajante experiente, esqueci de um deles: verificar as datas de feriados / eventos nas cidades.
    Resultado: programei minha visita a Sevilha nos últimos dias da “Feria de Abril” deste ano!
    Apesar do evento ser realizado num local fora do centro histórico, provavelmente a quantidade de turistas locais e estrangeiros aumenta consideravelmente, certo?
    Isso chega a prejudicar a estadia e a experiência na cidade, lotando ainda mais as atrações, bares e restaurantes?
    Pergunto, pois as próximas etapas no meu tour pela Espanha serão em Córdoba e depois Granada, mas eu me programei de ir no final do meu último dia em Sevilha para Córdoba.
    Caso a cidade fique lotada a ponto de atrapalhar um pouco a visita, eu mudaria minha programação, “sacrificando” um dia em Sevilha, me dirigindo para Córdoba logo cedo (e não mais à noite).
    Assim, apesar de reduzir minha estadia em Sevilha para um dia e meio, eu aproveitaria ainda mais (e com mais calma) Córdoba e Granada.
    Sei que é uma escolha muito pessoal, mas ao menos faz sentido esta ideia?
    Muito obrigado.

    1. Bom dia, Marcelo, caso você não tenha visto, temos um texto com muitas informações sobre a Feria de Sevilha aqui. É uma festa principalmente local (e privada). Não registra uma grande chegada de turistas internacionais. Mas Sevilha fica lotada com espanhóis de outras partes da Andaluzia. Providência básica: reservar ingressos e bares e restaurantes (onde possível) antecipadamente. O problema de reduzir a estadia em Sevilha é que você vai precisar de mais tempo, e não menos, na cidade, por conta da previsível quantidade extraordinária de visitantes. Não saberíamos o que fazer (além de evitar Sevilha nessas datas, é lógico). Um dia antes para Córdoba pode ser uma boa, mesmo deixando Sevilha incompleta. Abraço.

  23. Prezados Tony e Cecilia,
    Bom Dia!
    Estamos planejando, para meados de maio/24, um passeio pela Espanha unindo rever parentes e conhecer cidades.
    Inicialmente, ficar uns dias em Denia indo para Valencia e ficando uns dias também.
    Na sequência, ir para Cordoba para conhecer a cidade ou parte dela, em 4 dias. Em seguida, ir para Granada onde ficaremos 4 ou 5 dias pois temos parentes em Baza que vamos passar dois dias (vamos pela manhã e voltamos para Granada. ao entardecer do dia seguinte).
    Saindo de Granada, pretendemos ir e ficar em Ronda por 4 dias.
    Finalizando pela Espanha, sairemos de Ronda indo para Sevilha ou Málaga onde embarcaremos num voo para Porto em Portugal. Pode nos dar dicas?
    Obrigada

    1. Boa noite, Ines. Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Abraço.

  24. Boa tarde, Cecília e Tony!
    Viajarei na Semana Santa para:

    começo da tarde no dia 26 em Salamanca
    27/quarta-feira Salamanca
    28/quinta-feira Santa em Ávila
    29 Sexta-feira Santa em Segovia
    30 San Lorenzo de El Escorial / Madri
    31 Madri
    01 Madri
    02 Toledo
    03 Granada
    04 Granada
    05 Córdoba
    06 Itálica / Sevilha
    07 Sevilha
    08 Sevilha / Lisboa

    Dúvidas:
    1) distribuição do roteiro está boa?
    2) como ficam as cidades de Salamanca, Ávila e Segovia na Semana Santa? As atrações turísticas abrem?
    3) Sexta-feira Santa em Segovia. Posso comprar a entrada do Alcazar? Será que abre? Vou conseguir visitar a Catedral. Se não abrir, posso substituir a visita a El Escorial pelo Alcazar de Segovia. Estou muito preocupado com esta dúvida, pois as cidades devem estar cheias para comprar os ingressos na hora.
    4) gostaria de conhecer a Medina de Córdoba. Será que consigo acrescentar? Vale a pena? Na chegada a Córdoba ou à noite?
    5) vou dormir em Toledo. Será que consigo acrescentar ao roteiro de vcs as Cuevas de Hércules… vi que fecha às 20:00h. Vale a pena?
    6) vale a pena conhecer Itálica? Pensei em ir antes de entrar em Sevilha.
    Estarei de carro.
    Muito obrigada!

    1. Boa noite, Silvana, seja bem-vinda à consultoria de roteiros. Não costumamos responder consultas durante o final de semana, mas como vamos viajar vários dias, vamos deixar sua consulta já respondida.
      Suas dúvidas:
      1) imaginamos que vocês já conheçam Madri, e por isso tão pouco tempo na cidade. Está faltando um dia mais em Granada e um dia mais em Sevilha (mínimo de três noites em cada cidade). Do jeito que está, vai ser um roteiro muito corrido, considerando ainda que as celebrações da Semana Santa podem interferir nos passeios.
      2) as atrações turísticas abrem, nos feriados pode ser que com horários especiais. Confira cada atração que você quer visitar uma a uma. Mas quando acontecem as procissões, as cidades costumam travar porque todo mundo fica focado nas celebrações.
      3) deve abrir, sim, confira horários no site oficial.
      4) imaginamos que você esteja falando de Medina Azahara. Precisa de meio dia. Veja nosso vídeo aqui. Vai ter que ir no horário que estiver aberta.
      5) é uma atração pequena que você vê em 15 minutos. Curiosa mas não imprescindível. Se estiver perto, aproveite para entrar. É de graça.
      6) deja nossa informação sobre Itálica aqui. Você não conta com tempo para o básico de Sevilha, se acrescentar Itálica vai ter que desistir de visitar ainda mais lugares em Sevilha.
      Carro pode ser um grande mico durante a Semana Santa, há inúmeras restrições e interdições no centro das cidades. Peça orientações para todos os hotéis que você vai usar.
      Abraço.

  25. Muito obrigada por responder tão rapidamente.
    Tive um imprevisto e precisei antecipar a minha viagem, por isso acabou coincidindo com a Semana Santa. Mas, era isso ou desistir da viagem.
    Ao longo da semana, provavelmente terei outras dúvidas, quando ler os demais guias… que pelo que vi, são excelentes! Parabéns pela iniciativa! Os vídeos são deliciosos! Já os acompanho há algum tempo. Boa viagem pra vcs!

  26. Olá Tony e Cecília
    Nós acompanhamos os vídeos de vocês e agradecemos pelo conteúdo tão detalhado e cuidadoso.

    Fiz a compra de 3 guias pois iremos (eu e meu marido) em abril/24 para Espanha.

    Meu marido fará o caminho de Santiago de bike.

    E eu, viajarei sozinha… escolhi algumas cidades para conhecer, (Pamplona, Zaragoza, Leon, Vigo e Santiago), mas penso que pela rota poderia ter outras que poderão florir ainda mais a viagem.

    Os dias que estarei na Espanha, será entre 30/04 a 15/05.
    Estarei de carro a maior parte do tempo.

    Gostaria de uma ajudar para a montagem do roteiro para esse período.

    agradeço a atenção,

    1. Bom dia, Kelim. Imaginamos que o ponto final do seu roteiro, e encontro com seu marido, seria Santiago mas, qual seria seu ponto inicial, por onde é que vocês vão chegar na Espanha, onde é que você pretende começar sua viagem? Aguardamos seu retorno para continuar ajudando com seu roteiro. Abraço!

  27. Olá, por favor, farei uma viagem em família, eu, meu marido e nossos tres filhos , já adultos. Ficaremos em Barcelona por 4 dias . Alugaremos um carro e seguiremos para Costa Brava. Qual a melhor cidade para nos hospedar ( pensei em Girona ) e roteiro a partir dela?
    Teremos apenas mais cinco dias e retornamos p0ara Barcelona / Brasil
    Obrigada

    1. Bom dia, Vânia. No passaporteBCN contamos com muito conteúdo sobre a Costa Brava, pode consultar o sumário aqui. Girona é uma boa base. Pode ver várias propostas de roteiros aqui. Abraço.

  28. Olá!
    Somos um casal com filho de dois anos, estaremos indo de Portugal para Espanha, de carro alugado.
    Gostaríamos da opinião de vocês, sobre o roteiro abaixo:
    08/03 até 11/03 – Madri, hospedagem em11 Calle de Guillermo de Osma, Arganzuela.
    11/03 – Zaragoza de trem bala com pernoite em Exe Boston. (o Carro ficará em estacionamento privado em Madri)
    12/03 até 15/03 – Barcelona de trem bala, Saindo de Barcelona após as 20hrs do dia 15. Ficaremos hospedados no hotel El Avenida Palace, no Eixample.
    15/03 – Pernoite em Madri, buscaremos o Carro novamente.
    16/03 Manhã em Toledo e tarde com pernoite em Córdoba.
    17/03 Manhã em Córdoba e tarde com pernoite em Sevilha
    18/03 Sevilha até inicio da tarde.

    Nossas maiores dúvidas são:
    1- Quais roteiros do Guia de Barcelona nos recomendam usar?
    2- O tempo de estadia esta adequado para cada local?
    3- A partir do 16/03 temos flexibilidade nas hospedagens, sugerem alguma alteração?

    1. Bom dia, Jéssica, vamos com suas dúvidas.
      1. como vocês vão ficar entre 3 e 4 dias em Barcelona, escolham os roteiros a partir das orientações que damos aqui.
      2. para Sevilha indicamos um mínimo de 3 noites, sua passagem pela cidade vai ser muito acelerada. Para Toledo indicamos um dia completo, não vemos como fazer Toledo e viajar até Córdoba no mesmo dia sem sacrificar lugares muito importantes em Toledo. O tempo em Madri e Barcelona também é muito curto.
      3. tiraríamos Sevilha e Córdoba do roteiro, deixando-as para uma viagem futura pela Andaluzia que incluiria também Granada. Desse jeito, sua passagem por Madri, Barcelona e Córdoba não seria uma correria.
      Abraço.

  29. MILTON R. M. DE OLIVEIRA

    Bom dia, Tony
    Estarei pela primeira vez na Espanha na segunda quinzena de maio/2024. Ficarei as noites de 19 a 31/maio. Chegarei por via aérea em Madri e retornarei dia 01/junho por Barcelona. Inicialmente, pensei em 3 noites em Madri, 3 em Sevilha (incluindo um bate-volta de 1 dia em Córdoba), 2 noites em Granada (então voando para Barcelona), encerrando com 5 noites em Barcelona. Você sugeriria algo diferente? Só 3 noites em Madri não inviabilizaria Toledo? Você cortaria algo para aproveitar melhor algum local? Abraço!

    1. Bom dia, Milton. A estadia em Madri pode acabar ficando bastante curta, especialmente se você quiser ir para Toledo. E achamos que vai faltar também uma noite em Granada. Mas não sabemos onde cortar. Só se você abrir mão de ficar em Madri (é fácil voltar no futuro) para viabilizar a Andaluzia com calma e ainda o bate-volta até Toledo. Abraço.

  30. Bom dia Tony e Cecília!

    Nossa viagem com os guias e dicas de vocês no ano passado foi incrível! Tão boa que decidimos ir para a Espanha novamente, agora para conhecer a Andaluzia, onde minha avó nasceu!

    Já garantimos os nossos guias! vamos estudar os caminhos e voltamos se tivermos dúvidas!

    Obrigada!

  31. Bom dia, Tony! Em Sevilha, o ingresso da catedral+giralda da direito a entrada na igreja del Salvador. Precisa ir tudo no mesmo dia? Como funciona? Tem alguma observação?

    E sobre o ingresso das setas de Sevilha que também dá direito a antiquarium e museu de cerâmica. Precisa ir tudo no mesmo dia?

    1. Bom dia, Túlia, acreditamos que a visita à Iglesia del Salvador não precisa ser feita no mesmo dia que a catedral, não, mas se você perguntar para eles, vão poder dar uma resposta atualizada. O ingresso que dá direito a Antiqvarium e Centro Cerámica é o ingresso do Alcázar. A visita não precisa ser feita no mesmo dia.

  32. Olá Tony,
    agradeço pelo retorno.

    Nossa viagem inicia em SP/Brasil chegando em Barcelona, no dia 25/04.
    Ficaremos até o dia 28 pois meu marido precisa fazer uns ajustes na bicicleta.

    Pensamos fazer alguns passeios, por exemplo no dia 26 à tarde, o Parque Guel, dia 27 – Mont Serra e 28 – Sagrada Família.

    Dia 29/04 pegaremos o carro e partiremos para San Jean Pied de Port, dormiremos essa noite lá.

    A partir do dia 30/04, cada um inicia o seu roteiro. O dele está bem definido.

    Dia 15/05, encontrarei com meu marido em Santiago de Compostella e de lá iremos para Alemanha.

    1. Bom dia de novo, Kelim. Perfeito. Não temos guias sobre essa parte da Espanha (só de Zaragoza), mas você poderia fazer Zaragoza>Pamplona>Burgos>León e depois já na Galícia, Vigo>Santiago e Coruña.
      Otra possibilidade seria fazer a costa norte, Zaragoza>Pamplona>San Sebastián>Bilbao>Santander>Oviedo>Coruña>Santiago>Vigo. Abraço.

  33. Ola Tony e Cecilia, seus videos são excelentes . Ja garanti os roteiros os roteiros Barcelona, Madrid e Sevilha .. estaremos na Espanha em Abril /2024 – pode me falar sobre esse roteiro : Queremos fazer o maximo dos trajetos de trem …
    12/04/2024 SEXTA MADRID : NOSSO VOO CHEGA EM MADRID AS 14, QUEREMOS PEGAR UM TREM PARA BARCELONA AS 18:30
    13/04/2024 SABADO BARCELONA
    14/04/2024 DOMINGO BARCELONA
    15/04/2024 SEGUNDA BARCELONA
    16/04/2024 TERÇA MONTSERRAT
    17/04/2024 QUARTA BARCELONA MEIO DIA E PEGAR UM TREM PARA SEVILHA
    18/04/2024 QUINTA SEVILHA
    19/04/2024 SEXTA SEVILHA
    20/04/2024 SABADO RONDA
    21/04/2024 DOMINGO RONDA
    22/04/2024 SEGUNDA GRANADA
    23/04/2024 TERÇA GRANADA
    24/04/2024 QUARTA MADRID
    25/04/2024 QUINTA MADRID
    26/04/2024 SEXTA MADRID SAIDA DE MADRID AS 23;00
    Obrigado.

    1. Bom dia, Judite, seja muito bem-vinda à consultoria de roteiros. Nossos comentários:
      nesse vídeo orientamos a deixar um mínimo de quatro horas entre o horário previsto de chegada do voo (o voo pode pousar às 14 horas, mas você vai sair do aeroporto muito mais tarde do que isso) e a partida do trem.
      – se vocês ainda não conhecem nem Madri nem Barcelona, vai faltar tempo nas duas cidades, com tanto lugar interessante para ver como tem.
      – está faltando uma noite para Granada.
      – vocês já conhecem Córdoba?
      – não faz sentido dedicar o mesmo tempo para Ronda que para Granada.
      A solução ao roteiro seria eliminar Ronda e deixá-la para uma futura viagem quando vocês consigam incluir também os Pueblos Blancos. Transferiríamos uma noite de Ronda para Granada e outra para Córdoba. Ronda é linda, mas priorizar Ronda antes que Córdoba não faz sentido – a não ser que, como já falamos, vocês já conheçam Córdoba.
      Abraço.

      1. Boa noite, Tony e Cecilia… decidimos mudar um pouco nosso roteiro e vamos fazer a Região da Catalunha, Zaragoza, Logrono e Burgos que ainda não conhecemos e vamos deixa Andaluzia para a próxima .. Gostaria de saber como melhor se locomover (trem-Carro- Onibus) entre Zaragoza, Logrono e Burgos ( sendo que de Burgos ja vimos que existe trem bala que vai ate Madrid . Envio o roteiro para que nos de um feed Back …e também no dia 15/04 e aniversário do meu marido e gostaríamos de uma indicação de um Restaurante para jantar em Barcelona …Um abraço …
        2/04/2024 SEXTA MADRID : CHEGADA EM MADRID AS 14 – Vamos de Trem ate barcelona mas com suas recomendações para o intervalo de Chegada do aeroporto e e saida do trem .)
        13/04/2024 SABADO BARCELONA
        14/04/2024 DOMINGO BARCELONA
        15/04/2024 SEGUNDA BARCELONA – BATE E VOLTA ATE SANT SADURNI D` ANOIA – VISITAR AS VINICOLAS CADORNI E OUTRAS
        16/04/2024 TERÇA FIGUERES
        17/04/2024 QUARTA GIRONA
        18/04/2024 QUINTA BARCELONA A SARAGOZA
        19/04/2024 SEXTA SARAGOZA
        20/04/2024 SABADO SARAGOZA A LOGRONO
        21/04/2024 DOMINGO LOGRONO a Burgos
        22/04/2024 SEGUNDA Burgos A MADRID
        23/04/2024 TERÇA MADRID
        24/04/2024 QUARTA MADRID
        25/04/2024 QUINTA MADRID
        26/04/2024 SEXTA SAIDA DE MADRID AS 23;00

        1. Bom dia de novo, Judite. Seu roteiro dedica unicamente dois dias completos para a cidade de Barcelona, o que no nosso entender é muito muito pouco. De Zaragoza a Logroño podem ir de trem convencional. De Logroño a Burgos também. Un restaurante muito lindo para um aniversário é a Fonda España. Abraço.

  34. Olá, tudo bem?
    Estou precisando de uma orientação.
    Vou chegar a Lisboa às 09h30 do dia 06/03.
    Estava nos planos passar alguns dias no Alentejo e depois seguir a Sevilha, mas lendo o site de vocês, mudamos um pouco a programação.
    Vamos direto para Sevilha.
    Dormiremos nos dias 6 e 7/03 em Sevilha.
    Dia 8 vamos seguir de carro e passaremos por Ronda.
    Em seguida vamos a Granada e a Córdoba. Dormiremos em Córdoba no dia 10 e no dia 11 sairemos de trem a Barcelona, às 17h.
    Ficaremos em Barcelona de 11 a 15.
    No dia 15 vamos a Zaragoza bem cedo.
    Depois de Zaragoza, nosso plano é ir a Valência, às Fallas de València.

    Nesse cenário, gostaria das seguintes orientações:

    1) Há algum transporte rápido e eficiente de Lisboa para Sevilha?
    2) É melhor dormir o dia 8 em Ronda e o dia 9 em Granada, ou dormir os dias 8 e 9 já em Granada mesmo?
    3) Há algum transporte rápido e eficiente de Zaragoza a Valência?

    Agradeço desde já a atenção de vocês. Adorei os guias.

    1. Bom dia, Carlos, seja bem-vindo à consultoria de roteiros. Vamos com suas dúvidas:
      1) o avião, sem dúvida nenhuma. Veja os detalhes em como viajar de Lisboa a Sevilha.
      2) estamos achando seu roteiro mega acelerado, indicamos um mínimo de três noites em Sevilha e três noites em Granada. Se você quiser saber nossa opinião, eliminaríamos Ronda para conseguir tempo para Sevilha e Granada. Você vai perder tempo muito valioso (que você não tem) indo e saindo de Ronda. Ronda é muito legal mas sacrificar tempo em Sevilha e Granada por conhecer Ronda não seria nossa escolha.
      3) existe um trem direto mas é uma desgraça, sempre atrasado. Vai ter que ir de ônibus. Veja os detalhes em como viajar de Zaragoza a Valência.
      Se estão planejando visitar Valência durante as Falhas é bom ter a hospedagem reservada JÁ. É o período mais movimentado e caro do ano na cidade.
      Se você abrir mão de Valência, vai conseguir tempo para Ronda.
      Continue tirando todas suas dúvidas!
      Abraço!

  35. Olá Tony, boa noite! Estou precisando de um auxilio para definir meu roteiro: temos 14 dias/noites na Espanha e gostaria de ter 3 cidades bases e estou com dificuldade para definir a 3º.

    Nossa viagem:
    1. Chegada em Barcelona – 08 maio. Partida de Madrid em 22 de Maio.
    2. Ja estivemos na Espanha em 2013 (Madrid 3 dias, Sevilha 4 dias e Granada 1 dia).
    3. Gostaria muito de volta a Granada mas a dificuldade de deslocamente me desanimou.

    Estou em dúvida:
    1. Dividir exclusivamente entre Barcelona e Madrid (e bate voltas de ambos).
    2. Colocar Valencia ou Zaragoza entre as duas com 2 dias.

    obrigado, Marco
    ps: acho que publiquei o pedido em local errado

    1. Bom dia, Marco, seja muito bem-vindo à consultoria de roteiros. Daria para fazer tanto Madri+Barcelona com bate-voltas e Zaragoza, quanto o mesmo roteiro incluindo Valência o que, por sinal, é a proposta do seguinte roteiro nosso. Dê uma olhada para ver o que você acha e continue tirando suas dúvidas por aqui. Abraço.

      1. Francisco José Salfer do Amaral

        Olá,
        Pretendo me hospedar no Palácio Pinello, no centro histórico de Sevilha.
        Mas irei de carro. Aonde posso deixar o mesmo estacionado?

        1. Bom dia, não existe estacionamento fácil nessa parte da cidade, pediríamos orientação diretamente para o hotel, pode ser que tenha algum estacionamento conveniado. Abraço.

  36. Maria Otilia Castilho Herrera Martins

    Ola Tony e Cecilia! Eu novamente. Como já mencionei em caixa de comentario anterior sobre primeira viagem, pretendemos ir à Espanha em fevereiro de 2025. Sei que é frio, porem ou é fevereiro ou é julho. Como vi o video de voces falando do calor extremo, decidimos nos arriscar no frio. Vimos também o video das estaçoes do ano e estamos pensando em conhecer a Anda Luzia, pois lá é mais quente (no frio), correto? Dai vem a duvida de qual roteiro fazer e qual guia adquirir, porque certamente, quero estar com a orientação de vcs durante essa preparação para nossa primeira viagem para a Espanha, onde pretendemos estar por volta de 20 dias.

  37. Prezados, o site de voces é fantastico. Parabens e obrigada por compartilhar gratuitamente tantas informações preciosas.
    Eu e minha irmã estamos preparando uma viagem para cidades da Andaluzia e Marrocos (17abr a 6 mai). gostaria da opinião de vcs sobre opção de começar por Malaga (vindo de lisboa) tres dias, Granada, Cordoba, Sevilha, Ronda e a travessia por Gibraltar e Tanger. reservamos 8 dias para Marrocos (la pegaremos uma excursão)
    A sequencia é boa, considerando os transportes disponíveis – trem ou ônibus? precisamos decidir logo a sequencia das cidades e os horários de deslocamento entre elas.
    Qual a melhor localização para escolha de hotéis?
    Temos experiência em viagens internacionais, inclusive uma passada rápida em Sevilha e Granada, mas agora temos que considerar que vamos sós, já temos 74/75 anos e vamos com mala de 23kg.
    Aguado a sua resposta e vou ler os guias, pena que não tenha de todas as cidades e o que vcs ja postaram na página,
    Abraços,

    1. Bom dia, Angela, seja bem-vinda à consultoria de roteiros. A sequência de cidades parece lógica, de Ronda para Gibraltar vocês vão precisar de trocar de ônibus. Sem a parte de Gibraltar, faríamos Córdoba>Sevilha>Ronda>Málaga>Granada para otimizar os deslocamentos, mas isso não serve no seu caso. Achamos uma pena não ir para Cádiz, uma das nossas paixões espanholas. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima