Espanha Total

consultoria de roteiros 2024

Bem-vindo à consultoria de roteiros do Espanha Total.

1. O que é a consultoria de roteiros

A consultoria de roteiros do Espanha Total é um espaço onde respondemos consultas sobre roteiros de viagem pela Espanha, um espaço pensando para dar suporte ao conteúdo dos nossos guias. Somos especialistas na Espanha e, através das nossas respostas, tentamos ajudar a aprimorar seus planos de viagem.

O serviço de consultoria é prestado através da caixa de comentários do presente texto. Deixe suas perguntas e responderemos o antes possível.

2. A consultoria é gratuita?

Sim, a consultoria de roteiros do Espanha Total é gratuita. Leia o ponto 3 do presente texto para saber mais.

3. Quem pode usar a consultoria?

A consultoria é reservada exclusivamente para aqueles leitores que tenham comprado ao menos um dos nossos guias da Espanha, com nove títulos dedicados a Barcelona, Cádiz, Córdoba, Granada, Madrid, Sevilha, Toledo, Valência e Zaragoza.

Se você comprou unicamente um roteiro de tapas de Barcelona ou Madri para ter acesso à consultoria, também vamos tentar ajudar, mas você deve entender que ajuda que vamos poder dar será mais limitada.

Por gentileza, na hora de deixar sua consulta, coloque o mesmo endereço de email que você usou para comprar seu(s) guia(s), para que possamos identificá-lo facilmente.

4. O que podemos fazer por você?

Podemos dar orientações gerais para aprimorar seu roteiro, incluindo:

  • dicas sobre quantos dias dedicar para cada destino visitado. Sempre focando no(s) guia(s) que você comprou. Se você comprou um guia para percorrer Granada, o foco da nossa ajuda vai estar em Granada.
  • informações sobre a logística do transporte entre os destinos.
  • sugestões sobre como definir a ordem do seu roteiro.

E qualquer outro tipo de dica que acharmos pode melhorar sua viagem. Aliás, não deixe de conhecer nossas 10 dicas para viajar melhor pela Espanha.

5. O que não podemos fazer por você?

Na consultoria de roteiros não podemos elaborar roteiros detalhados e personalizados para cada uma das cidades visitadas. Para isso existem nossos onze guias.

Como indicamos anteriormente, a consultoria existe para dar suporte ao conteúdo dos nossos guias. Se você vai viajar por destinos para os quais ainda não temos guias, o suporte que vamos poder dar será muito mais limitado, e não poderemos dar dicas detalhadas sobre os destinos não cobertos pelos guias.

Na consultoria também não realizamos reservas hoteleiras nem de passagens (e também não fazemos pesquisa de valores, que é uma tarefa que você deverá realizar, pedindo todas as orientações necessárias sobre o assunto). No site você vai encontrar muita informação sobre como chegar na Espanha e como se locomover dentro do país, além de uma ótima ferramenta para pesquisa de hospedagem.

Adoramos ajudar com a parte da escolha do seu hotel, mas a pesquisa inicial de hotéis, que é uma tarefa que exige uma grande dedicação de tempo, é você que deve fazer. Quando já tiver um ou vários candidatos, veja por aqui para saber nossa opinião.

Igualmente, não podemos realizar cálculos de despesas, sendo que é uma tarefa quase impossível. Veja o texto quanto vou gastar na Espanha? sobre o assunto.

6. Existe um limite no número de consultas que posso deixar?

Não! Você pode deixar tantas quantas perguntas você quiser, relacionadas com o assunto da consultoria, que são os roteiros para percorrer a Espanha.

7. Vocês demoram muito para responder?

Costumamos responder consultas uma vez por dia, de segunda a sexta. Quando estamos viajando, pode ser que as respostas demorem mais alguns dias. Mas nunca deixamos de responder nenhuma pergunta.

Bem-vindo à nossa consultoria de roteiros!

286 comentários em “consultoria de roteiros 2024”

  1. Bom dia, Tony e Cecília!
    Em alguma atração de Madri ou Barcelona é necessário estar com o passaporte para pegar o áudio guia? Uma pessoa me disse que para pegar o áudio guia na casa batlo precisa deixar o passarporte.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, em alguns lugares pode ser exigido um documento oficial de identidade como caução até você retornar o aparelho. Passaporte o documento nacional de identidade. Abraço.

  2. Tony,
    Já assisti o vídeo sobre a cava cordorniu. Para comprar a passagem do trem da empresa Rodalies, linha 4, posso comprar no dia ou tem que comprar com muita antecedência?
    Outra coisa, quando comprar ida e volta, já tenho que colocar o horário da volta?

    1. Bom dia, Tulia, pode comprar na hora, e não precisa colocar o horário da volta. Como é um trem sem reserva de assento, não há necessidade de comprar nada antecipadamente.

  3. Boa noite, Tony,
    Compramos o vosso roteiro de BCN e estamos a gostar muito. Vamos estar 5 dias no final de março e gostávamos de pedir ajuda para passarmos um dia em familia no parque PortVentura. Tentámos os packs de viagem+entrada em autocarro mas como nos obrigam a comprar o pacote para todos, não é a melhor opção (uma filha não necessita de entrada). Assim, qual seria a melhor forma de ir e voltar no mesmo dia apenas para transporte pois pretendemos comprar o bilhete para o parque online.
    Obrigado
    Mónica

      1. Olá Tony,
        Obrigada.
        Temos estado a tentar usar o site da Rodalies para comprar as viagens e surgiu a opção: R17 – Barcelona Estació de França –> Salou –> PortAventura. Será que é uma opção válida? A R16 só nos dá Barcelona Estació de França –> Tarragona –> Tortosa / Ulldecona. Devemos continuar a optar pela R16? Obrigada

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Podem ter mudado as linhas, peguem aquela que leva para Port Aventura. Sempre há alguma pessoa junto à bilheteria das estações para assistir os turistas, se necessário, peça ajuda. Não precisa pegar o trem na Estació de França, pode pegar na estação de Sants se for mais conveniente. Abraço.

  4. Prezados,
    Adquiri o Guia Madri em 9 roteiros, estou planejando fazer o Roteiro 5 -Gran Via e Conde Duque num domingo, dia 19 de maio.
    As lojas e o comércio em geral costumam estar abertos na Gran Via aos domingos? Abrem somente à tarde ou o dia todo?
    Outra dúvida, o guia Um dia em Toledo, por acaso teriam uma estimativa de quantos quilômetros tem o percurso?
    Seria possível fazer o passeio de táxi ao redor da cidade e depois o passeio completo no mesmo dia?
    Pensei em chegar um pouco antes das 10 horas da manhã e retornar no trem das 19h e pouco, seria suficiente este tempo?
    Grata pela atenção, seus guias estão sendo muito úteis e interessantes para o nosso planejamento!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Mônica, seja bem-vinda à consultoria de roteiros.
      A maioria do comércio em Madri abre aos domingos, o dia todo.
      O roteiro de Toledo tem aproximadamente 4,8 km. Chegando em Toledo cedo (por volta das 9:00), pode dar a volta pelos mirantes e completar o roteiro. Marque a volta para Madrid a partir das 19 horas.
      Abraço.

  5. Hola Tony e Cecilia

    No Ano Passado, comprei vários guias para planejar nossa viagem. Estamos iniciando pela região de Murcia, fazendo o roteiro de forma invertida da planejada no ano passado, pois esta região está um pouco mais quente no momento.
    Desta vez temos um pouco mais de 30 dias, vou alugar um carro.
    A ideia é ir da região de Murcia no sentido de Alicante, Valencia e quase chegar em Barcelona, desviando para Andorra e depois voltar a Madrid parando em Zaragoza.

    Gostaria de saber se poderia nos ajudar com sugestões de cidades e lugares onde podemos parar para conhecer neste roteiro, Além das cidades/roteiros que já compramos, ou até sugerir um desvio de roteiro, nosso perfil e mais natureza e conhecer lugares diferentes.
    Só o nome da cidade ou lugar já ajuda bastante.
    Obrigado

    Douglas

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Douglas, vamos ver como podemos ajudar. Faltou indicar a data da sua viagem mas, de qualquer jeito. Cartagena vela a pena um dia, Alicante, também. Valência dois dias completos, com um terceiro, você vai ter tempo para a Albufera (tem texto aqui no site). De Andorra para Zaragoza, vocês poderiam (dependendo da data) completar nosso roteiro de carro pelos Pirineus. O roteiro de carro por La Rioja, após Zaragoza, também valeria a pena. Abraço.

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Douglas, nesse caso, pode ser que não seja uma boa ideia completar o roteiro pelos Pirineus porque, dependendo de como estiver o tempo, pode ter neve e/ou gelo nas estradas.

  6. Boa tarde!
    Tudo bem?
    Seria possível você nos sugerir restaurantes para comer paella em Barcelona e/ou Madrid?
    Estaremos em um grupo de 12 pessoas, entre 17/05 e 30/05/24 na Espanha.
    Os melhores, certamente exigirão reserva.
    Obrigado.

  7. Tony/Cecília, tudo bem?

    Compramos hoje o guia de Cádiz, estamos animados para essa cidade!

    Dividindo os roteiros e passeios da nossa viagem, ficamos com uma dúvida. Estamos iniciando o roteiro dos Pueblos blancos por Vejer de la Frontera no domingo, vocês acham que, por ser uma cidade menor, corremos risco de pegar comércio e restaurantes fechados?

    Como alternativa, pensamos em fazer um “bate e volta” saindo de Cádiz para Vejer no sábado, ao invés de dormirmos uma noite lá e aproveitarmos o domingo em Cádiz (na praia), iniciando o roteiro na segunda-feira pela manhã, saindo de Cádiz para Zahara de la Sierra.

    Obrigada!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Carmen, Vejer é uma cidadezinha muito turística, pode ser que o comércio local esteja fechado mas os restaurantes vão estar abertos, sem dúvida. Sua alternativa de fazer um bate-volta também é válida. Abraço!

  8. Bom dia Tony. Gostaria de saber como é o acesso as estações de trem bala. Vi em algum dos vídeos q tem um QR code. Como é isso?
    Vou de valência p Sevilha, dia 21/04/24. Desembarco em na Chamartin Clara Campoamor e tenho q ir p Atocha p chegar em Sevilha. Como fazer?
    Parabéns pelos roteiros. Estou encantado com o de Sevilla em 2 dias. Grato

  9. Olá Tony, tudo bem?
    Gostaria de saber se vale a pena alugar carro para viajar pelo sul da Espanha. Após visitar Madri vamos para Toledo, Cordoba, Sevilha , Malaga e Granada. Vamos fazer com calma temos 15 dias para visitar essas cidades.
    Gostaríamos de visitar algumas cidades próximas em cada uma dessas cidades base. Por exemplo em Córdoba gastaríamos de para Monitlla (visitar vinícolas), Rute e Priego de Cordoba. Em Sevilla, Carmona e Osuna e assim por diante.
    Estou pensando em ir de trem para cada cidade base e alugar o carro somente para essas visitas. Ou talvez comprar um tour, não sei se teria…Qual seria o melhor custo beneficio na sua opinião?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Marlise, seja bem-vinda à consultoria de roteiros. Aqui vamos poder ajudar de forma específica com o guia de Madri que você comprou, e de forma muito mais superficial, sobre outros destinos fora de Madri. Alugar um carro pode ser uma boa ideia ou uma péssima ideia. O carro nas cidades vira um perrengue. Então, sua proposta de se locomover de trem, e alugar carro eventualmente em alguma das cidades para fazer essas visitas pode ser uma boa ideia. Abraço.

  10. MONICA BENTO DE MELLO

    Boa noite!
    Acabei de comprar o Roteiro para Toledo. Hj mesmo assisti ao video no youtube onde vcs falam dessa visita ao mirante Vou pernoitar 1 noite em Toledo. Estou com intenção de pegar o ônibus 71 e ir ao mirante, Gostaria de saber que horário aproximado eu deveria pegar o ônibus. Gostaria de ver a cidade ainda de dia e depois o anoitecer/noite. Pensei que vcs fossem mencionar algo sobre esse passeio mas vcs se limitam mesmo a quem vai por 1 dia, certo? Peço que me esclareçam esse detalhe do horário. Obrigada.

    Mônica Mello

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Mônica, o guia não contempla a visita aos mirantes de manhã e a tarde porque quem viaja para Toledo no dia não tem tempo para isso. Para saber em qual horário pegar o ônibus 71, seria necessário conhecer a data da sua visita, para poder pesquisar a hora do por do sol. Abraço.

  11. Caro Toni
    Como já mencionado anteriormente já conhecemos Barcelona e Madri.
    Então em Novembro estaremos fazendo roteiro pela Andaluzia.
    Serão 11 noites iniciando no dia 22/11 e voltando dia 03/12 tanto ida e volta são por Madri.
    Hoje o roteiro que tenho seria este:
    22/11 – chegada em Sevilha vindo de Madri
    23/11 – Sevilha
    24/11 – Sevilha
    25/11 – Sevilha – Ronda
    26/11 – Ronda
    27/11 – Ronda- Malaga
    28/11 – Malaga
    29/11 – Malaga – Granada
    30/11 – Granada
    01/12 – Granada / Cordoba
    02/12 – Cordoba/ Madri
    03/12 – Volta Brasil
    Como já fomos algumas vezes a Madri não faço questão de usar dias lá, então pretendo no dia 01/12 sair pela manhã de Granada e passar o dia em Cordoba ,dormindo lá e indo para Madri no dia 02 (vespera voo dia 03 que será pela manhã)
    Também não faço questão de usar carro,então a ideia de 2 noites em Ronda é ir a Setenil e explorar Ronda.
    Queremos muito ir ao Caminito del rey,então também tenho dúvidas de ir a partir de Ronda e depois ir a Malaga ,ou saindo de Ronda ir a Malaga e de lá usar como base a ir ao caminito.
    Também montei um outro roteiro começando a viagem por Malaga- Ronda – Sevilha- Cordoba e terminaria em Granada a quantidade de noites seria a do roteiro da primeira opção,porém voltaria direto de Granada para Madri.
    Gostaria muito da sua opinião,desculpe se me estendi.
    PS: Minha esposa sempre vê comigo os videos do youtube, e falo que é do meu amigo que ajudou na nossa viagem em 2015.
    abs

  12. Mariana S. Cordeiro

    Olá, Tony e Ceci,
    estamos amando os guias!! Nossa, quanta coisa!!
    Estamos com a seguinte dúvida. Na nossa estadia em Madri, além de ficarmos 3 dias na capital, pretendemos também ir a Toledo, Segóvia, Avila, Alcalá de Henares (onde iremos dormir no hotel que vcs sugeriram no vídeo :))
    Estudando as dicas de vocês sobre a compra dos bilhetes, nos surgiu uma dúvida. Se comprarmos o cartão turístico da zona T para cinco dias, conseguimos usá-lo para todos esses bate-voltas que queremos fazer para as cidades mencionadas?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Mariana, que ótimo que vocês estão gostando dos guias. O cartão turístico da zona T vai levar vocês para Alcalá de Henares de trem regional, e para Toledo de ônibus. Não serve nem para Toledo de trem-bala (nossa recomendação) nem para Ávila ou Segóvia. Não achamos que seria um bom investimento. Abraço!

  13. Qual seria o melhor roteiro para fazermos em 01 de maio? Já tivemos esse problema em outra viagem à Europa pois várias atrações estavam fechadas .

    Pensamos em fazer Montserrat ou o roteiro do bairro gótico. O que acham que seria melhor?

    Sabem se no feriado haveria a apresentação dos “meninos cantores” em Montserrat?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Marcio. Não iríamos para Montserrat no primeiro de maio, os meninos cantores devem estar de folga. Em Barcelona, nessa data a imensa maioria das atrações turísticas vão estar abertas, sendo a principal exceção os mercados públicos. O Bairro Gótico no primeiro de maio é uma boa escolha. Abraço!

      1. Olá boa tarde! Comprei os roteiros de Madri e Barcelona. Vamos ficar 15 dias na Espanha a partir de 23/09. Minha ideia é iniciar por Madri (ficar 3 dias), Partir para Sevilha de trem (Ficar mais 3 dias por la) e retornar por Barcelona (ideia de ficar 4 dias).. A minha dúvida é como fazer a programação pela Andaluzia, pois gostaria de conhecer Ronda, Setanil de Las Bodegas, Pueblos Blancos, Granada, talvez Valencia. Esse deslocamento vale a pena o aluguel de um carro? Ou fazer bate e volta a partir de Sevilha por meio de excursão? Pensei em finalizar o tour partindo de Granada para Barcelona de trem, apesar de ser uma viagem longa. Estaremos em 3 pessoas

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Patricia. Estão faltando dias na sua programação para poder percorrer os Pueblos Blancos. Lembrando que você vai precisar de três noites em Granada e duas ou três no percurso dos roteiros. E três noites em Valência. Veja nossa proposta de roteiro de carro aqui. Estranhamos muito a ausência de Córdoba no seu roteiro. Abraço.

  14. Ola Cecilia e Tony!
    Comprei todos os guias, mesmo não indo a Barcelona dessa vez. Ficaremos por 45 dias na Espanha e nossas bases serão Madrid e Malaga. Nas cidades em q a estação de trem e um pouco longe do centro, tem opção de Uber? ou somente taxi ou em todas elas tem opções de ônibus? Como por ex. Avila, Toledo, Zaragoca, Salamanca, etc.
    Os guris ref a Andaluzia, não li ainda, pois embarcamos dia 10/04 para Madrid e somente 29/04 para Malaga. Vamos alugar carro em Malaga para percorrer as cidades menores e Pueblos Blancos.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Nara, seja muito bem-vinda à consultoria de roteiros. 45 dias na Espanha, que delícia! Todas as estações de trem que você menciona tem opção de transporte público até o centro. Você não vai achar Uber nelas, só em Zaragoza, mas você precisa pedir o carro com 15 minutos de antecedência. Mas um táxi resolve, sem problemas. Inclusive nos vídeos que temos sobre como chegar em Ávila, Salamanca e Toledo mostramos a localização. Abraço!

  15. Olá Cecília e Tony, tudo bem? Eu e meu marido chegaremos em Barcelona no dia 29AGOSTO e retornaremos em 19SET por Barcelona também.
    Ao todo serão 20 dias inteiros, nossa 1 vez na Espanha e gostaríamos de auxílio para elaborar o roteiro, por gentileza.
    Já garanti nosso guia de Barcelona e estamos esperando definir o roteiro para comprar outros.
    Estamos em dúvida sobre quais cidades ir, qual a ordem fazer e quantos dias dedicar a cada parada.
    Obs: Queremos ir à região da Andaluzia. (Assistimos o vídeo sobre o calor em agosto, pensamos em deixar mais para o final).
    Obrigada! O canal é excelente, estamos assistindo ao máximo.
    Abraços!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Fernanda, seja bem-vinda à consultoria de roteiros. Como você já sabe, as datas da sua viagem são muito críticas para visitar a Andaluzia, existe o risco de sofrer muito com o calor. Uma possível proposta:
      dia 1 Barcelona. Noite em Barcelona.
      dia 2 noite em Barcelona.
      dia 3 noite em Barcelona.
      dia 4 noite em Barcelona.
      dia 5 noite em Barcelona.
      dia 6 trem-bala Barcelona-Madri. Noite em Madri.
      dia 7 noite em Madri.
      dia 8 noite em Madri.
      dia 9 noite em Madri.
      dia 10 noite em Madri.
      dia 11 noite em Madri.
      dia 12. trem-bala Madri-Granada. Noite em Granada.
      dia 13 noite em Granada.
      dia 14 noite em Granada.
      dia 15 trem Granada-Sevilha. Noite em Sevilha
      dia 16 noite em Sevilha
      dia 17 noite em Sevilha
      dia 18 trem Sevilha-Córdoba. Noite em Córdoba
      dia 19 trem Córdoba-Barcelona. Noite em Barcelona
      dia 20 volta
      Abraço.

  16. Bom dia Tony e Cecília, comprei o Guia de Toledo e gostaria de fazer 2 perguntas: 1) Os táxis que ficam na rodoviária também fazem o passeio pela muralha e fazem as paradas nos mirantes? Ou apenas os taxis da estação de trem que fazem esse passeio (20 a 25 euros né?)
    2) Em que momento do roteiro você acha mais apropriado visitar o Museo El Greco?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Marcelo. Suas dúvidas:
      1) os táxis da rodoviária também fazem o passeio, sim. O valor é sempre aproximado.
      2) após a Sinagoga de Santa Maria la Blanca. Só dará tempo se vocês chegarem em Toledo não mais tarde das 9:30h e voltarem para Madri após as 20 horas.

  17. luiz fernando reis lourenço

    Boa tarde Tony e Cecilia e parabens pelo excelente trabalho. Estarei em Madrid entre 08/07/24 e 12/07/24. Sei que é bem quente mas não posso ir em outros meses.
    Comprei o guia de Madrid de vcs e estou em duvida entre alguns hoteis que selecionei. Gostaria da opinião. Quais desta lista voces escolheriam ou descartariam ?
    * DEAR HOTEL MADRID (“Inicialmente” meu preferido)
    * RADISSON RED MADRID
    * CROWNE PLAZA MADRID CENTRE RETIRO
    * FRANCISCO I BOUTIQUE HOTEL
    * CATALONIA (LAS CORTES OU PLAZA MAYOR)

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Luiz Fernando. Seu hotel “preferido” tem uma ótima localização, validamos essa escolha. Entre os restantes, o Francisco I também tem uma localização muito boa. Descartaríamos o Crowne Plaza Retiro pela sua localização mais afastada. Abraço.

  18. Lilian Porto da Silva

    Boa Tarde, Tony e Cecilia. Primeiro, corrigindo o local de consulta.
    Eu e meu marido iremos para a Espanha chegando e voltando por Madrid (chega 31/05 – e Volta 27/06).
    Pensamos no seguinte roteiro (inicial) com deslocamento de trem e possibilidade de bate voltas. o que acham? Tem alguma sugestão? Gostaríamos do menor número de bases.
    Chegando em Madrid e pegando trem para Sevilha.
    Sevilha – 7 dias;
    Granada ou outra cidade – 4 dias.;
    Barcelona – 7 dias;
    Madrid – 9 dias
    Vale a pena, ao invés de hospedagem em Sevilha, ficar em Córdoba?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Lilian, sejam bem-vindos à consultoria de roteiros. Gostamos muito do fato de vocês dedicarem bastantes dias a cada cidade visitada, isso é ótimo. Dormiríamos em Córdoba, sem dúvida, se possível, dois dias, que podem sair de Sevilha. Não há tantos bate-voltas assim partindo de Sevilha. O restante do roteiro está muito bom. Abraço!

  19. Boa tarde Tony e Cecília! Meu nome é Cibele, sou fã do trabalho de vocês!
    Estaremos na Espanha dia 12/04 e o meu roteiro é o seguinte:
    12/04 Madrid tarde
    13/04 Toledo
    14/04 Madrid
    15/04 Madrid/Barcelona chegada 14:00h
    16/04 Barcelona agendado 9:00 h casa Battlo e 18:15 h Sagrada família
    17/04 Barcelona agendado 9:30 h Parque Güell
    18/04 Barcelona
    19/04 Barcelona
    20/04 Barcelona/Cordoba chegada 14:00
    21/04 Cordoba/Granada saída 9:00
    22/04 Granada agendado 11:00 Alhambra Castelo Nazaré
    23/04 Granada/Sevilha saída 7:00 da manhã
    24/04 Sevilha agendado Alcazar 11:00 e Catedral 15:10
    25/04 Sevilha/Madrid saída 14:00 e chegada 17:00
    26/04 Madrid agendado Palácio Real 11:15h
    27/04 Madrid e retorno às 23:00 h Brasil
    Estou com muita dúvida de como encaixar os roteiros em Madrid ( ficarei hospedado perto de Atocha no início da viagem e na Gran Via no final da viagem) e em Barcelona ( ficarei hospedado no bairro de Example. Gostaria também de fazer bate volta em Barcelona em Montserrat. Gostaria de fazer a maior parte dos roteiros possíveis pois gostamos de caminhar. Qual a sugestão de vocês para encaixar os roteiros nos meus dias? Estou quebrando muito a cabeça….
    Outra pergunta: em Granada pegarei o Ônibus para Sevilha às 7:00 h da manhã, ficarei hospedada no Centro, que transporte posso pegar?
    Aguardo a resposta!!
    Um abraço!!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Cibele, seja muito bem-vinda à consultoria de roteiros. Aqui tentamos ajudar com a escolha dos roteiros para Madri e aqui com a escolha dos roteiros para Barcelona, sendo que você não vai poder completar todos.
      Nos dias que você já tem alguma visita agendada, podem fazer:
      No 16/04, podem tentar o roteiro 6 de manhã e o roteiro 7 ao contrário à tarde.
      No 17/04, façam o roteiro 8 de manhã.
      No 26/04, façam o roteiro 1 de manhã.
      Grande abraço.

  20. Holla Tony e Cecília,

    Comprei o guia de Barcelona e pretendemos fazer um bate-volta no dia 01/05/2024, além de ir para Montserrat queremos ir também até Sant Sadorni, na Cava da Codorniu. Sabemos que vai ficar bem atropelado, mas estamos dispostos a fazer ambos os passeios. As perguntas: É possível ir de trem de Montserrat até Sant Sadorni sem retornar a Barcelona? Conseguimos comprar os bilhetes antecipado na internet? Gostaríamos se subir de cremalheira e descer de teleférico, isso é possível? Um abraço

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, não saberíamos como fazer Montserrat e Sant Sadurní no mesmo dia. De transporte público, vira uma prova de maraturismo extremo, uma prática que tentamos desincentivar. De trem, vão ter que voltar para Barcelona.
      Pode subir de cremalheira e descer de teleférico, mas vai ter que comprar os ingressos separadamente. Aqui explicamos como comprar os bilhetes para Montserrat. Abraço.

      1. Holla Tony e Cecília,
        Se comprarmos os bilhetes de ida/volta para Montserrat (R5), no retorno poderíamos descer na estação de Matorell Central e pegar outro trem para Sant Sadurni (R4) e depois reembarcar com o mesmo bilhete em Matorell para chegar em Barcelona?

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Olá, você não pode fazer isso. A linha que leva para Montserrat é operada por uma empresa (FGC), a linha que vai para Sant Sadurní é operada por outra (Renfe). Precisa comprar bilhetes separados.

          1. Tony muito obrigada pelos retornos. Estamos gostando demais dos detalhes do guia de Barcelona e também de vários vídeos que assistimos. Parabéns pelo trabalho e pela grande ajuda que vcs prestam aos turistas.
            Com relação ao passeio de trem, já havíamos identificado que se trata de outra empresa, e claro é preciso comprar os bilhetes (Martorell a Sant Sadurni), a principal dúvida é se é possível descer em Martorell e depois reembarcar com o mesmo bilhete que compramos de ida/volta de Barcelona a Montserrat. Obrigada e boa noite.

  21. Ola querido casal! estamos devorando os seus vídeos no youtube e agora vamos devorar o guia, compramos um, mas em breve pegamos mais alguns!!!
    São muitos bons!
    Eu e meu marido estaremos indo pela primeira vez a Europa em setembro/novembro, ficaremos 15 dias! Vocês podem nos auxiliar com o roteiro?
    Pensamos Assim: chegaremos em Madrid, depois pensamos em ir a Barcelona, depois Toulouse e Bordeaux, retornando a Madrid para pegar voo de volta, o que vocês acham? daria certo, pelo tempo, transporte? ou seria melhor ficar apenas na Espanha?
    ou nos sugiram alguma cidade Francesa perto da Espanha!

    Se puderem nos dar essas dicas ficaremos gratos!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Tálica, sejam bem-vindos à consultoria de roteiros. Aqui somos do time “menos é mais”, por isso ficaríamos unicamente na Espanha. No canal do YouTube contamos com um roteiro de 14 dias aqui, roteiro que, se interessar, poderia ser a base da sua viagem. Aguardamos seu retorno.

  22. Olá Tony e Cecilia!
    Vocês recomendam comprar passeios e entradas pelo site Civitatis?
    Olhei no Reclame aqui e a reputação é ruim….nota 5,4/10
    Sugerem algum outro?
    Obrigada
    Abraço
    Marlise

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, o site Civitatis é parceiro da gente há muitos anos, é um site súper idôneo. Mas não é todo ingresso que indicamos comprar por aí, só alguns específicos. Se você contar para a gente quais você está pensando comprar, podemos falar se indicamos ou não.

      1. Olá Tony, eu tinha visto uma visita guiada ao Allambra em Granada, mas acabei optando pela visita do site oficial mesmo.
        Os Free Tour pelas cidades que oferecem são uma boa opção para ter uma noção do lugar antes de iniciar os passeios/visitas? Obrigada

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Marlise, os free tours são uma grande fraude, pois não tem nada de free. Agora está sendo solicitada uma gorjeta de entre 15€ e 20€ pessoa que participa em um free tour. Contrate um tour legal com profissionais que recebem um salário.

          1. Olá Tony, não tinha visto sua resposta..
            Puxa ,que decepção….vcê recomenda alguma empresa?
            Em Madri, o Museu do Prado é tem entrada gratuita ,é viável ou é muito dificil conseguir ? Vou ficar 5 noites em Madri.
            Se for comprar ingreso é melhor fazer isso com antecedência ?
            Obrigada

            1. Tony | ESPANHA TOTAL

              Bom dia, não podemos recomendar nenhuma empresa de passeios, mas na hora que você fizer pesquisa, dê preferência para aquelas que cobram pelo passeio, pode sair mais barato que o free tour e você não participa do engano. O Museo del Prado tem entrada gratuita, é só se juntar à fila no final do dia, dependendo, pode ser fila de uma hora ou mais. Ingresso com antecedência, com tantos turistas em Madri, é sempre uma boa ideia. Abraço.

  23. luiz fernando reis lourenço

    Boa Tarde Tony e Cecilia,
    Comprei hoje o segundo guia , de Sevilha, e fechei o hotel Hospes Casas del rey, seguindo a sugestão de vcs, muito obrigado.
    Como farei Andaluzia nesta viagem, meu roteiro terminará em Malaga e vi que vcs não tem guia de lá. Que pena. Adorei os outros que comprei.
    Sem querer abusar , e sabendo que vcs dão dicas somente das localidades que vcs tem os guias, gostaria de fazer uma pergunta e se vcs não puderem responder vou entender. Quero voltar de Malaga de trem bala para o Aeroporto de Madrid. Não consigo achar este itinerario. Se ele não existe, qual a forma correta de chegar a Barajas de Malaga ? Obrigado

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Luiz Fernando. Pode perguntar sobre Málaga, sim, não se preocupe! Você precisa comprar um trem-bala de Málaga até a estação de Atocha em Madri, e depois se locomover da estação de Atocha até o aeroporto (pode ser de Ônibus Exprés, de táxi, de carro de aplicativo ou de trem). Tome cuidado para não perder o voo! Indicamos um mínimo de cinco horas entre o horário previsto de chegada do trem-bala e o horário previsto de partida do voo. Abraço!

  24. Olá Tony e Cecília,
    Estarei em Córdoba entre os dias 29/04 e 03/05. Gostaria de alugar um carro para visitar a Medina Azahara e o Castelo de Almodóvar del Rio. É necessário ter permissão internacional para dirigir?
    Os roteiro de Madri e Córdoba estão nos ajudando muito! Parabéns pelo trabalho.

  25. Olá Tony e Cecilia, Bom dia!!
    Não canso de parabeniza-los pelo rico conteúdo!! Fantástico o trabalho de vocês! E depois de tantas informações absorvidas, fiz o seguinte roteiro:

    15/06 – conexão de 10 hs em Madrid (se não houver atraso e estivermos descansados, faremos o roteiro Puerta del Sol). Chegada à noite em Sevilha.
    16/06 – Triana, cruzeiro,Plaza España, Setas.
    17/07 – Alcazar, Giralda, Archivo, fabrica de tabacos, hospital de los venerables.
    18/06 – de carro para Zahara, Setenil, dormindo em Ronda.
    19/06 – um “dolce far niente” em Ronda (talvez alguma vinícola próxima).
    20/06- entregar o carro em Granada, roteiro pelo Albaicín.
    21/06 – roteiro centro e Alhambra.
    22/06 – voo para Barcelona/manhã, Ramblas e Barceloneta/tarde (rot. 3 e 5)
    23/06 – Gótico (rot.1 e domingo histórico) + Montjüic
    24/06- Casa Battlò (9:00), La Pedrera (11:30), hosp Sant Pau (ingresso combinado com Milà nao tem hora marcada), Sagrada Familia (17:00)
    **se no dia ficar puxado, jogo o hospital para outro momento.
    25/06 – Montserrat
    26/06- Park Güell /manhã, tarde livre (El Born ou El Raval, ou só andar sem compromisso…)
    27/06 – trem para Sevilha, tarde livre.
    28/06 – retorno ao Rio
    Infelizmente serão só 15 dias, precisaria de uns 3 meses para conhecer tudo o que gostaríamos, então, fomos nas prioridades kkkkkkkkk.
    Muito, mas muito obrigada pela enorme dedicação de vocês!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa tarde, Katarina. Seja bem-vinda à consultoria de roteiros. O dia 23 parece muito acelerado. Deve ficar complicado almoçar e encaixar o Hospital no dia 24, melhor deixá-lo para outro dia para ganhar tranquilidade nessa data.
      No restante do seu roteiro, não identificamos grandes problemas. Isto é, vocês vão fazer uma parte muito pequena dos Pueblos Blancos, poderia ter sido melhor deixar essa parte para uma viagem futura, mas do resto, está tudo bem.
      Grande abraço!

  26. Olá, Tony e Ceci!!

    Pretendemos sair de Madri para Segóvia e de Segóvia para Ávila. Não estamos conseguindo informações de transporte entre Segóvia e Ávila. Somente a empresa Avanza faz esse trajeto? Porque nem o site nem o app da empresa estão funcionando. Tenho procurado há duas semanas. Se for somente por essa empresa, podemos comprar a passagem no dia, no momento que chegarmos em Segóvia?

    Abraços,
    Mariana e Juliano

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa tarde, Mariana, esse é o site para conferir o ônibus de Segóvia a Ávila. São poucos horários por dia, por isso sempre evitamos esse deslocamento quando ajudamos com a elaboração de roteiros. Se você aguarda até comprar passagens no dia, podem acontecer duas coisas: que tenha e que não tenha. Há muitos turistas na Espanha agora mesmo. Abraço.

  27. luiz fernando reis lourenço

    Bom dia Cecilia e Tony, Já comprei os guias de Madri e Sevilla, mas ainda não tenho 100% de certeza se poderei ir a Granada. Assisti o video de vcs e é necessario ter certeza que os ingressos da La Alhambra estrão disponiveis para compra pois vou em Julho. Vi que existem varios vendedores na internet que vendem ingressos e tours. Vcs poderiam me dizer quais sites são os mais confiáveis e melhores tours ? Obrigado

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa tarde Luiz Fernando, compre os ingressos para a Alhambra única e exclusivamente no site oficial aqui. Qualquer outro lugar pode ser uma grande furada. Abraço.

        1. Luiz fernando reis lourenço

          Bom dia Tony e Cecília. Complementando a minha pergunta sobre La Alhambra : pelo que tenho estudado, fazer a visita com um guia seria aconselhável ou não ? Se vou comprar os ingressos no site oficial descrito por vcs, aonde posso comprar uma visita guiada para complementar ? Obrigado

          1. Tony | ESPANHA TOTAL

            Bom dia, Luiz Fernando. A Alhambra oferece um excelente videoaudioguia, que pode substituir um guia físico. Não saberíamos como contratar um guia para acompanhar o passeio. Abraço.

  28. Tony e Cecília, espero encontra-los bem e com saúde!
    Em 2022 estivemos na Espanha nos meses de março e setembro. Agora, estamos programando a nossa próxima viagem, que será em setembro/2024. Queremos fazer: Toledo, Ávila, Segóvia, Salamanca, Zaragoza, Bilbao, San Sebastian, Santander e Burgos. Pretendemos visitar duas vinícolas (Isyos e Marques de Riscal). Chegaremos e partiremos por Madri. Estamos querendo alugar um carro para fazer a região do Norte da ES e, para o restante, utilizar trens e taxi/uber. Período de 02/09 com retorno em 22/09. O que acham ? Pensamos em começar pelo norte, de carro. Alguma sugestão ? Muito obrigada, um grande abraço em vocês.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, querida, estamos bem, sim, trabalhando muito! Esperamos que vocês estejam bem também. Sua próxima viagem parece deliciosa. Contamos já com um roteiro pronto pela região de La Rioja que visita precisamente Ysios e Marqués de Riscal, além de muitos outros lugares interessantes. Podem ver o primeiro vídeo do roteiro aqui. Vocês poderiam fazer Segovia>Salamanca>Burgos>Bilbao>San Sebastián>roteiro de vinho por La Rioja>Zaragoza e volta para Madri para visitar Toledo. Abraço.

  29. Boa tarde Tony e Cecilia.
    Comprei os Guias de Granada e Sevilha feito por vocês.
    Dúvida: tamanho de equipaje permitido no trem Iryo no bilhete Infinita Bistrô. Trecho comprado foi Madri/Barcelona.
    No compartimento especial consta como permitido equipaje 70 cm x 55 cm x 35 cm.
    Na altura de 70 cm esta incluida o tamanho das rodinhas?
    A mala que pretendo levar tem 70 cm de mala e mais 06 cm de rodinha, ficando na altura 76 cm. terei problema para embarcar?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Rosely. Uma altura de 70 cm são 70 cm do chão até o topo da mala. O tamanho das rodinhas está incluido. Nunca vimos ninguém da Iryo conferindo o tamanho das malas, mas não temos como garantir que isso não possa acontecer no futuro. Abraço.

  30. Olá Tony e Cecília!

    Parabéns pelo excelente trabalho!

    Em junho estaremos na Andaluzia por 8 noites (7,5 dias livres), vindo de Lisboa de carro, e já adquirimos os seus guias de Sevilha, Granada, Córdoba e Cádiz.

    Vi sua sugestão de roteiro de 7 dias (Sevilha/Granada/Córdoba), mas queríamos acrescentar Málaga/Ronda/Camino del Rey, e também Cádiz.

    Uma possibilidade ficaria assim:

    Sevilha – 2 noites (1,5 dias)
    Córdoba no trajeto entre Sevilha e Granada (1 dia)
    Granada – 2 noites (2 dias)
    Málaga – 2 noites (1 dia)
    Camiño/Bodegas/Ronda no caminho de Málaga a Cádiz (1 dia)
    Cádiz – 2 noites (1 dia)
    (com deslocamentos entre as cidades bem cedo ou à noite)

    Ficaria muito maraturismo?
    (ficou curto para Sevilha, talvez 2,5 dias para Sevilha, 1,5 para Granada e 0,5 para Málaga seria uma opção?)

    Se for para cortar, tiraria Cádiz ou Córdoba?

    Obrigado!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Marcelo, seja muito bem-vindo à consultoria de roteiros. Na verdade, no nosso entender, as três noites que indicamos para Sevilha e Granada não são negociáveis. Um roteiro com menos tempo para essas duas cidades entra na categoria de maraturismo, uma prática que tentamos desincentivar. O que está atrapalhando seu roteiro é Málaga (e para passar meio dia em Málaga, melhor não ir). Não pode tirar Córdoba, cidade fundamental na região (se desse para dormir nela, ainda melhor). Tirando a parte de Málaga, você resolve esse roteiro. Caso contrário, não conhecemos a mágica a para introduzir mais destinos no mesmo tempo sem prejudicar a qualidade da sua viagem. Abraço.

      1. Olá Tony, muito obrigado! Sim, a ideia não é fazer maraturismo mesmo. Málaga entrou para conhecermos um pouco do litoral, e porque fica próximo ao Camino del Rey, que é um tipo de passeio que gostamos de fazer (caminhadas em parques – e essa parece bem interessante), e depois que vimos Ronda também interessou. Assim Málaga é um apoio, mas não precisa ser longo. Mas pela sua resposta ficou claro que Córdoba seria mais essencial que Cádiz – assim retirando esta dá para pernoitar em Córdoba e ter pelo menos dois dias inteiros (além do meio dia da chegada) em Sevilha, e os dois dias inteiros em Granada, para podermos seguir os seus roteiros. A caminhada ao redor de Cádiz pareceu bem interessante, mas fica para uma outra oportunidade! Voltemos para a planilha! 🙂 Obrigado!

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Tentamos ir no Caminito del Rey mas é um passeio que exige muito tempo e planejamento. Não sabemos se vocês são cientes de que, se fecham o Caminito por mal tempo, vocês não recebem o estorno do ingresso pago, só uma segunda data (o que para quem está viajando pela Espanha é a mesma coisa que perder o dinheiro). Enquanto não mudar essa regra não vamos para o Caminito. Córdoba é fundamental. Abraço.

  31. Oi Tony e Cecilia!

    Parabéns pelo trabalho, adoramos o guia! Eu e minha namorada gostaríamos de uma ajudinha no nosso roteiro!

    Um panorama geral:
    5-10 de Agosto – Rafa Nadal Academy (Manacor, Mallorca)
    10-13 de Agosto – Mallorca
    13 de Agosto – Valencia
    14-18 de Agosto – Madrid

    Vamos à Mallorca dia 5 de Agosto, nos hospedaremos no Rafa Nadal Academy com checkout dia 10 pela manhã e ficamos na ilha até dia 13, indo embora pela manhã. Vamos às dúvidas:

    1. Nós temos 2 dias de treinos que vão até 15h, e 2 dias de treinos que só iniciam às 15h. Vocês indicam algum programa, praia, cave, local que seja próximo à Manacor e dê pra fazer em um espaço de tempo assim, mais limitado?
    2. Em qual região/município vocês indicariam que ficássemos hospedados as três diárias “extra”, considerando que ficaremos em Manacor durante 5 dias?
    3. Vocês recomendam passeios de barco coletivos?
    4. Vimos que o voo PMI-MAD é beeem mais caro do que PMI-Valencia + Valencia-MAD. Sei que vocês são contra “maraturismo” mas pensamos em passar 01 dia em Valência por comodidade e conhecer o que der. O que sugeririam? E o esquema de trem Valencia-Madrid funciona bem mesmo?
    5. Teremos, por fim, 04 dias em Madrid. Tendo essa quantidade de dias em vista, vocês colocariam 1 dia de bate-volta em Toledo ou focariam os 04 dias em Madrid?
    6. Ainda não compramos os voos/trens entao se tiver alguma sugestão de ajuste, estamos dispostos a alterar para a melhor rota 🙂

    Muito obrigado!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Gustavo, sejam muito bem-vindos à consultoria de roteiros. Não contamos com um guia sobre Mallorca para poder dar um suporte similar ao das cidades para as quais contamos com guia, mas vamos tentar ajudar.
      1. Podem visitar as Cuevas del Drach e três praias muito bonitas e próximas, Cala Anguila, Cala Mendia e Cala Romántica.
      2. Ou em Palma ou na região de Alcudia.
      3. Nunca fizemos.
      4. Quando vimos que vocês iam destinar um dia para Valência ficamos horrorizados, mas entendemos a razão específica para isso. O trem-bala funciona muito bem.
      5. Se vocês planejam visitar museus, pode faltar tempo em Madri. Caso contrário, daria para encaixar Toledo.
      6. Agora já podem comprar as passagens de trem e os voos.
      Abraço!

  32. Emerson Barrufi Fernandes

    Olá Cecília e Tony! Tudo bem?

    Minha esposa e eu gostamos muito do trabalho de vocês.

    Estamos planejando nossa primeira viagem à Europa para o início de setembro de 2025 e escolhemos a Espanha como destino.

    Montando nosso primeiro esboço de roteiro, percebemos o quanto é prazeroso e ao mesmo tempo o quanto é trabalhoso (já fizemos umas 4 versões). Planejamos nos deslocar prioritariamente de trem bala entre as cidades.

    Por favor, gostaríamos da opinião de vocês sobre:

    1) Logística: Essa seria a melhor ordem para visitar as cidades? O tempo em cada cidade está adequado?

    2) Hotel: Em aguns dias, vai ser necessário deixarmos as malas a tarde no hotel (mesmo após o check out), nos hotéis da Espanha isso seria possível?

    Segue abaixo nosso esboço de roteiro, fiquem à vontade para sugerirem melhorias e ajustes.

    Dia 1 – Chegada em Madrid
    Chegada a tardinha em Salamanca
    Dia 2 – Salamanca
    Dia 3 – Salamanca
    Chegada a tardinha em Madrid
    Dia 4 – Madrid – Bate-volta Ávila
    Dia 5 – Madrid – Bate-volta Segóvia
    Dia 6 – Madrid – Bate-volta Toledo
    Dia 7 – Madrid (Roteiros 1 e 2)
    Dia 8 – Madrid (Roteiros 3 e 5)
    Dia 9 – Madrid – Bate-volta Aranjuez e Madrid (Roteiro 7)
    Dia 10 – Córdoba – Chegada pela manhã
    Dia 11 – Granada – Chegada pela manhã
    Dia 12 – Granada
    Dia 13 – Granada
    Chegada a tardinha em Sevilha
    Dia 14 – Sevilha
    Dia 15 – Sevilha
    Dia 16 – Retorno para o Brasil de Sevilha ou Madrid

    Muito obrigado pela ajuda! Forte abraço.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Emerson e esposa, sejam muito bem-vindos à consultoria de roteiros. Achamos a distribuição do passeio e dos roteiros em Madri muito bem pensada, só achamos que a sequência de bate-voltas saindo de Madri pode acabar sendo bastante cansativa, mas não há muito o que fazer sobre isso. Sobre sua dúvida das malas, a maioria dos hotéis deve guardar as malas até o fim do dia sem nenhum problema, isso é prática habitual. Você faz o check-out de manhã, deixa as malas, e retorna no final do dia para retirá-las.
      Grande abraço.

  33. Bom dia Tony e Cecilia!! Desejamos que estejam bem!

    Estamos indo conhecer um pouco da Espanha em Jun/24 (ficaremos 10 dias) e adquirimos alguns dos guias de vocês.
    Uma das cidades que vamos passar é Madrid, porém nesta ficaremos apenas 1 dia, e estamos com um pouco de dificuldade em selecionar um lugar para pernoitar e que seja de boa qualidade, próximo as atrações e de custo acessível. Estamos com algumas reservas, porém um pouco inseguros na escolha final, rs…Será que vocês poderiam opnar sobre eles? ou vocês nos recomendariam algum diferentes destes?
    * Apartamentos Apolo
    * Hostal Met Madrid
    * B&B HOTEL Madrid Centro Fuencarral 52
    * Hostal Boutique I Host You

    Se puderem nos ajudar com essa escolha ficaremos gratos!

    Elizangela e Umberto..

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Elizângela e Umberto, estamos bem, sim, muito obrigado! Todas suas escolhas ficam no centro de Madri. Em termos de localização, os melhores seriam o Hostal Met Madrid e o B&B Hotel. Vejam esse vídeo que explica o que é um hostal. Aqui, nossas indicações de hospedagem para Madri. Abraço.

      1. Boa tarde Tony e Cecilia!!
        Obrigada pelas orientacoes ..
        Vimos as indicacoes e ja swguimos com outras reservas..😍
        Abraço
        Elizangel e Umberto

          1. Olá Tony e Cecilia!!
            Desejo que estejam bem!!

            Estamos na fase de aquisição das passagens de trem dos trechos que iremos fazer na Espanha. Relizamos a compra do trecho Madri-Toledo-Madri-Cordoba pelo site da Renfe com sucesso. Porém ao tentar realzar a compra do bilhete Cordoba-Madri, o site começou a apresentar um erro de que nossa targeta não é válida, a mesma que realizamos a compra dos trechos anteriores..
            Gostaríamos de saber se teriam sugestão de algum outro site/companhia confiável que possamos seguir com esta compra..

            Agradecemos se puderem nos ajudar com esta informação…

            Abraços

            1. Tony | ESPANHA TOTAL

              Bom dia, Elisangela, por aqui tudo bem, esperamos que com vocês também! A RENFE é assim, por isso há já muitos muitos anos que indicamos o uso da Trainline, veja os detalhes aqui. Abraço.

              1. Olá Tony!
                Estamos bem! Obrigada pelo rápido retorno !
                Iremos acessar a Trainline..
                Bom fim de semana pra vocês!! 😉

  34. Prezados Tony e Ceci,

    Comprei o guia de Barcelona e vcs estão de parabéns pelo belo trabalho. Gostaria de uma opinião e direcionamentos.
    Tenho apenas 4 dias (inteiros) em Barcelona, por isso preciso escolher os roteiros dentro as vários opções que vcs apresentaram no guia. Não estou sabendo quais escolher.
    Somos 4 mulheres adultas e estamos indo para Barcelona pela primeira vez. Se vcs tivessem que escolher os imperdíveis para esses 4 dias, quais seriam? Acham que valeria a pena fazer um bate e volta para Montserrat e diminuir um dia em Barcelona? Queremos aproveitar os dias com bastante calma, para visitarmos os lugares e também poder fazer as refeições, apreciarmos a culinária local, as tapas, as bebidinhas, os doces… Nada de correria.
    Agora fora do roteiro, vcs teriam um show de Flamenco para indicar?
    Grata desde já pela atenção.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Tatiana, que bom que você gostou do guia de Barcelona. No passaporteBCN contamos com um texto, Barcelona em 4 dias, para ajudar com a escolha dos roteiros, que é um assunto muito pessoal. Dê uma olhada. Se você dedicar um dia para Montserrat, vai abrir mão de completar dois roteiros em Barcelona. Como sua estadia em Barcelona não é muito longa e você quer fazer as coisas con calma, melhor não sair de Barcelona. Pode ver um show de flamenco no Tablao Cordobés ou no Palau Dalmases. Abraço.

  35. Paulo Roberto De Melo

    Oi Tony, bom dia, boa tarde ou boa noite 🙂

    Estamos tentando comprar a passage de onibus de Madrid a Segóvia, mas o site da Avanza não está abrindo. Por favor, voce sabe se eles continuam operando a rota?
    Agradeço antecipadamente sua ajuda.

    Abraços!

  36. Olá Tony e Cecília, boa tarde!

    Espero que estejam bem!

    Minha esposa e eu estamos passando uma temporada na Espanha, mais especificamente em Salamanca. Agora em maio retornaremos para o Brasil e vamos aproveitar nossos últimos dias nesse belo país para conhecer a região da Andaluzia (meus ascendentes são de Málaga, então será uma viagem muito especial!).

    A princípio, havíamos comprado o guia de Barcelona, pois tínhamos a intenção de conhecer a cidade; todavia, não foi possível dessa vez (já que Barcelona exige uns bons dias de dedicação), então decidimos deixar para conhecer o outro lado da Espanha numa futura oportunidade.

    Já assistimos vários vídeos do canal de vocês e gostaríamos de saber o que acham da proposta de roteiro a seguir (o início da viagem será no dia 16/05, partindo de carro de Salamanca):

    – 16 a 19/05: Sevilha
    – 19 a 21/05: Málaga
    – 21 a 23/05: Granada (aqui tenho um ponto importante: ingressos para visitar a Alhambra no período estão esgotados… olhei também a opção comprando o ingresso Visita Dobla de Oro General, por sugestão de vocês, e mesmo assim, só há disponibilidade para o dia 28/05; logo, haveria alguma outra alternativa (agências de turismo são uma opção válida, por exemplo)? Se não houver, acha que vale retirarmos Granada do roteiro e deixarmos para uma próxima viagem?)
    – 23 a 25/05: Córdoba
    – 25 a 28/05: Madrid

    E mais uma pergunta: sobre a PID (permissão internacional para dirigir), vocês entendem que é mais seguro tê-la durante a viagem?

    Agradeço antecipadamente a ajuda!

    Um abraço!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Diego, por aqui tudo bem, obrigado. Não ficou claro se vocês estão fazendo o roteiro com carro próprio ou alugado. Se for alugado, por que não fazer o roteiro de trem? Como você verá no guia de Granada, não pode andar de carro pelo centro da cidade. A distribuição dos dias está bem, sempre que contarem com dois dias completos para Sevilha a e Granada. Não comprem os ingressos para a Alhambra em nenhum lugar que não seja o site oficial. Veja os ingressos para a Alhambra estão esgotados, o que posso fazer? e carteira de motorista para dirigir na Espanha. Abraço.

      1. Olá Tony, bom dia!

        Obrigado pela pronta resposta!

        Faremos o roteiro com carro alugado devido às malas que temos, já que Madrid será nosso ponto final para retornarmos ao Brasil. Até cogitamos fazer a viagem de trem, mas optamos pelo carro para termos mais flexibilidade. E o carro será única e exclusivamente para nos deslocarmos entre as cidades.

        Consultei novamente o site oficial da Alhambra e infelizmente não há ingressos disponíveis nos dias em que estaremos em Granada (nem para a alternativa via Dobla de Oro; já o Granada Card, entendemos que não vale a pena). Neste caso, estamos pensando em retirar a cidade desta viagem e deixarmos para uma próxima vinda à Espanha.

        Teria alguma recomendação para nos dar?

        Abraço!

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia de novo, carro só para se locomover entre as cidades nem sempre é tão vantajoso. Em todas as cidades visitadas muito provavelmente será necessário pagar caro para estacioná-lo. Ir para Granada e não conhecer a Alhambra não tem sentido, então, deixem essa visita para outra ocasião. Tentem visitar Cádiz também. Abraço.

          1. Olá Tony, boa tarde!

            Agradeço o retorno, especialmente em relação à recomendação sobre manter ou não Granada no roteiro. Seguimos o seu conselho!

            Além disso, minha esposa e eu ponderamos melhor sobre o carro e decidimos fazer a viagem de trem! Já organizamos todos os bilhetes, assim como as reservas de hotéis! Estamos animados!

            Obrigado mesmo pela ajuda quanto ao roteiro e desejamos muito sucesso a vocês sempre! Abraço!

  37. Olá Tony, não tinha visto sua resposta..
    Puxa ,que decepção….vcê recomenda alguma empresa?
    Em Madri, o Museu do Prado é tem entrada gratuita ,é viável ou é muito dificil conseguir ? Vou ficar 5 noites em Madri.
    Se for comprar ingreso é melhor fazer isso com antecedência ?
    Obrigada

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá, uma empresa para que exatamente? Para entrar gratuitamente no Museo del Prado, é só se juntar à fila, que costuma ser monumental. Se for comprar o ingresso, melhor com antecedência, sem dúvida.

  38. Tida Garcia Coelho

    Boa Tarde
    Sou a Tida, fiz a viagem em outubro de 2023 usando o seus guias. Fui para Barcelona e região da Andaluzia. Para 2025 estou planejando ir para os Paises Bascos. Começando por Bilbao e Terminando em Santiago de Compostela. Viagem com duração de 1 mês. Vocês tem alguma dica?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Tida. Um mês é um prazo de tempo fantástico para fazer esse percurso. Não temos nenhum roteiro pronto pela região nem guias sobre as cidades visitadas e para as quais possamos dar suporte aqui na consultoria. Mas se você apresentar um rascunho de roteiro tentaremos dar uma orientação básica sobre ele, mesmo que fugindo do escopo da consultoria. Qual época do ano você estava cogitando para esse passeio? Abraço.

  39. Olá, Tony e Cecília.
    Que prazer estar aqui interagindo com vocês.
    Estamos, eu e meu marido, planejando uma viagem para a Espanha há alguns meses e devoramos inúmeros vídeos do canal de vocês. Obrigada por toda a informação útil que compartilham!!!
    Adquirimos há pouco os roteiros de Madrid (9 roteiros e guia de tapas), Barcelona, Sevilha e Granada. E queríamos saber o que acham sobre nosso planejamento inicial, que envolvem viagem na segunda quinzena de setembro desse ano (chegaremos em 15/09 por Madrid, bem cedo, e viajaremos de volta ao Brasil no dia 29/09, também por Madrid bem cedo). Segue o que planejamos:
    Dia 1 (domingo, 15/09) => Madrid
    Dia 2 (segunda) => Madrid
    Dia 3 (terça) => Madrid (nesse dia, ou em algum outro sugerido por vocês,dentro dessa estada em Madrid, queremos fazer um bate-volta a Toledo, de trem bala)
    Dia 4 (quarta) => Madrid
    Dia 5 (quinta) => Madrid
    Dia 6 (sexta) => Cordoba (a ideia é sair de Madrid bem cedo de manhã, passar o dia em Cordoba e seguir, no final da tarde, para Granada, onde dormiríamos)
    Dia 7 (sábado) => Granada
    Dia 8 (domingo) => Granada (a ideia é viajar no final da tarde para Sevilla, onde dormiríamos essa noite)
    Dia 9 (segunda) => Sevilha
    Dia 10 (terça) => Sevilha
    Dia 11 (quarta) => Barcelona (pensamos em sair cedo de Sevilla, viajando de avião para Barcelona, onde passaríamos o dia inteiro e dormiríamos na hospedagem já reservada)
    Dia 12 (quinta) => Barcelona
    Dia 13 (sexta) => Barcelona
    Dia 14 (sábado) => Barcelona (viajaremos de avião às 21:30h para Madrid, passagem já comprada, e voltaremos ao Brasil no dia seguinte pela manhã).
    Nossas principais dúvidas:
    1) Gostaríamos de ir a Granada e vimos que vocês recomendam 2 dias lá. Nosso primeiro plano era ir a Sevilla e depois viajar para Granada. Mas, quando fomos pesquisar transporte de lá para Barcelona, achamos poucas opções, em horários pouco convenientes e com um custo mais alto, em relação a Sevilla. Encontramos passagens de avião diurnas, por preços muito bons, saindo de Sevilla para Barcelona no dia 11, o que nos permitiria ter aquele dia inteiro em Barcelona. Vocês acham que funciona 2 noites e dois dias em Granada e 3 noites e dois dias inteiros em Sevilla? Acham esquisita essa ordem: Cordoba => Granada => Sevilla => Barcelona?
    2) Se tivermos 4 dias inteiros e 3 noites em Barcelona, vocês acham que valeria a pena aquele bate e volta para Montserrat sobre o qual já fizeram vídeo? Gostamos muito da sugestão, mas temos medo de sobrar pouco tempo para Barcelona e de a viagem virar uma maratona.
    3) No nosso roteiro, tem 2 cidades que são, para nós, paradas obrigatórias: Madrid e Barcelona. Inserimos Cordoba, Sevilla e Granada, porque gostamos muito de tudo o que vimos a respeito, em especial no canal de vcs. Mas, ainda temos tempo de rever o roteiro, pois fizemos reservas canceláveis sem custo. Vocês acham que faria mais sentido substituir essas 3 cidades por outros destinos no eixo Madrid-Barcelona? Se sim, o que sugeririam para os dias 06 a 10 da viagem?
    Agradecemos muito pela ajuda que puderem nos dar com relação a essas dúvidas do nosso roteiro. 🙂

    1. Em tempo: há um anúncio no site de vocês que está cobrindo a lupa para busca de conteúdo, o que torna bem difícil acessá-lo (acho que é algo recente, pois não experimentei a mesma dificuldade em acessos anteriores). Se for possível, sugeriria mover o local do anúncio. Mesmo tentando bloquear, foi impossível usar a lupa para pesquisa… 😉

      1. Tony | ESPANHA TOTAL

        Muito obrigado pelo aviso, Patrícia, estava realmente um horror, não tínhamos percebido. Acredito que já arrumamos, agora o visual deve estar mais limpo, como a gente gosta. Abraço.

    2. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Patrícia, sejam você e seu marido muito bem-vindos à consultoria de roteiros.
      Comentários gerais sobre seu roteiro:
      – podem ir para Toledo qualquer dia da sua estadia em Madri, a escolha do dia não vai fazer muita diferença.
      – tentaríamos pernoitar em Córdoba. Pela beleza da cidade à noite e também porque resolve o problema de onde deixar as malas durante o pitstop (não há locker na estação de trem, há locker na rodoviária mas não é muito grande, vocês podem chegar e encontrá-lo cheio). Também, vocês vão ficar pouco tempo em Córdoba, não há tantos trens para Granada assim.
      – indicamos três noites em Granada e Sevilha para poder contar com dois dias completos em cada cidade. Menos tempo do que isso significa abrir mão de conhecer lugares essenciais nas cidades.
      Suas dúvidas:
      1) por que não vão de Madri para Granada, de Granada para Sevilha e de Sevilha para Córdoba? De Córdoba, há trem-bala direto até Barcelona. Mas não tem problema com a ordem proposta por vocês, o problema está no tempo dedicado às cidades.
      2) vai sobrar pouco tempo para Barcelona, uma cidade com muito conteúdo.
      3) como é muito fácil voltar para Madri, por que não tirar dias de Madri e dedicá-los para aquelas noites que estão faltando nas cidades da Andaluzia? Ou, por que não deixar Barcelona para outra viagem futura (sim, entendemos perfeitamente que vocês querem conhecé-la, mas já estão dedicando pouco tempo e nem vão conseguir ir para Montserrat) e dedicar esses dias para a Andaluzia e algum bate-volta mais saindo de Madri?
      Grande abraço!

      1. Tony,
        Agradecemos muito pela resposta tão rápida e por chamar nossa atenção para pontos sobre os quais não havíamos pensado.
        Estamos tentados a manter o roteiro, com a inversão das cidades que você sugeriu: MADRID => GRANADA => SEVILLA => CORDOBA. Queríamos muito ir a Barcelona de trem e, dessa maneira, certamente simplificará.
        O marido está resistente a mexer nos dias de Madrid e Barcelona. Então, existe uma chance de que seja sacrificada a ida a Montserrat. A alternativa seria abrir mão de Sevilla para viabilizar mais dias em Barcelona e, assim, o bate-volta para Montserrat e, quem sabe, mais algum destino naquela região… Vamos refletir por aqui, enquanto maratonamos mais um pouco os vídeos de vocês.
        Mais uma vez, muito obrigada pela ajuda e um grande abraço para a Cecília. 🙂

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Escolhas difíceis. E que o lógico é aproveitar que você está indo para a Andaluzia, região distante, para não deixar nada fora. É muito mais fácil voltar em Madri e Barcelona. Mas ir para Córdoba e Granada e não ir para Sevilha é muito estranho.
          Abraço!

  40. boa noite Tony e Cecilia! Comprei o guia Sevilha em dois dias. e achei tudo de bom. Parabéns pelo trabalho. montei meu roteiro e gostaria de saber se está bom. Sou a Rosana tenho 66 anos e vou com minha irmã Rosilena, com 63 anos. Vamos ficar em Sevilha de 9 a 17 de junho de 2024 .vamos lá:
    Dia 9 domingo chegamos em Sevilha de trem bala vindo de Madrid para se hospedar na Calle de Hernán cortés,,Sevilha, Andaluzia
    Dia 9 domingo – chegada
    Dia 10 segunda – manhã – Real Alcazar
    tarde – Archivo das Indias
    Catedral e Giralda e continuo o percurso do guia até o
    Hospital de Los Venerables
    Dia 11 terça – Jardines de Murilo
    Plaza da Espanã
    Real Fábrica de Tabacos
    Hotel Alfonso
    Plaza Del Cabildo e continuando até a La Maestranza
    Dias 12 -13 e 14 Granada
    Dia 15 – Sábado Rio Guadalquivir,Torre del oro,cruzeiro pelo rio
    Calle Betis
    Iglesia de Santa Ana
    Dia 16 – Bairro de Triana ,mercado de Triana, centro de cerâmica Triana
    a tarde- Las Setas e finalmente casa de La memória
    Desde já agradeço a atenção
    Tony vou precisa usar transporte público ? se sim o que comprar?
    mas uma dúvida comprei os ingressos para Alhambra e no dado do documen
    to coloquei o CPF ,pois não consegui inserir o número do passaporte ,tem algum problema? Vou levar meu RG onde tem o número do CPF

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Rosana e Rosilena, sejam bem-vindas à consultoria de roteiros. Vamos com sua visita a Sevilha! Sua hospedagem, mesmo no centro histórico de Sevilla (que é gigantesco) fica a uma boa caminhada das principais atrações turísticas, então, se preparem para caminhar!
      dia 9 ok
      dia 10 não deixem de comprar antecipadamente os ingressos para Real Alcázar e Catedral. Mas atenção, o Archivo de Indias fica fechado na segunda. Troquem a programação do dia 10 pela programação do dia 11.
      dia 11 programação do dia 10
      dias 12, 13, 14 perfeito. Caso não tenham visto, temos um guia de Granada.
      dia 15 mudem a programação para o dia 16
      dia 16 mudem a programação para o dia 15 (podem deixar Las Setas para hoje), quando o Mercado de Triana vai estar aberto. Na verdade, tanto no dia 15 como no 16 vocês vão estar em Triana, vai sobrar muito tempo.
      Deu para perceber que vocês gostam de fazer as coisas com calma, o que é ótimo. Até porque nas datas da sua viagem já pode fazer muito calor em Sevilha.
      Não vão precisar de transporte público, vão fazer tudo caminhando. Só peguem um Uber da estação de trem até sua hospedagem.
      Sobre a Alhambra, não dava para colocar o número do RG? Eles querem um documento com fotografia para conferir que a pessoa que comprou o ingresso é a mesma que está tentando usá-lo. Mas com o RG deve dar certo.
      Abraço.

  41. Boa tarde Cecilia e Tony!
    agradeço pelas informações Já compramos o Guia de Granada e achamos muito bom, fiquei preocupada com o fato de andarmos muito em Sevilha ,estou pensando em pegar transporte público todo dia pra ir ao centro .O que acha? e se foi uma boa ideia que bilhete posso comprar? E quanto a Alhambra vou levar o RG que tem o número do CPF .Estamos ansiosas está muito perto da viagem .Obrigada de coração pelas dicas.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Rosana. Em Granada você vai fazer quase tudo caminhando. Quando pegar o ônibus, compre a passagem com o motorista. Grande abraço.

  42. Boa tarde Tony e Cecilia!
    Eu e minha irmã Rosilena vamos a Granada e vamos ficar hospedadas no Sercotel
    Palácio de Los Gamboa do dia 12 a 14 de junho agora .Queria saber se a localização está boa, pois o tempo é curto para visitarmos tudo .Desde já agradeço

  43. Bom Dia Toni,
    Adquiri os guias para Cordoba, Toledo e Granada.
    Eu e meu marido iremos para a Espanha em novembro chegando dia 16 em Granada. Onde ja adquirimos o Dobla de Oro para percorrer a maioria dos locais.
    Poderia me dizer se vale a pena adquirir tambem o ingresso da Curia com ingressos para a Capela Real, mosteiro de la Cartuja, abadia de Sacromonte entre outras?
    Somos do tipo que gostamos de ficar nas cidades e percorre-las com calma, pois sendo arquitetos só andar pelas ruas já é algo magnifico.
    Em Cordoba, tem algum ingresso que recomendem que de para fazer varias atrações? O mesmo com Sevilha? (onde minha enteada ira se encontrar com a gente vinda da alemanha, pois mora la e por isso encerraremos a viagem em sua cidade)
    Em Toledo, pretendo fazer seu roteiro de um dia em 2 dias (repartindo o segundo em meios dias)
    Minha maior duvida é se estando em Madrid, faço ou não os bate volta a Avila, Segovia e Henares.
    Sou do tipo precavida, e ja tenho as acomodações reservadas bem como as passagens de trem com exceção de Sevilha – Toledo – Madrid. que ainda não estão disponiveis.

    Dia 16 – Granada chegada
    Dia 17 – Granada
    Dia 18 – Granada (reservado integralmente para la Allhanbra)
    Dia 19 – Granada
    Dia 20 – Granada – Cordoba
    Dia 21 a 23 – Cordoba
    Dia 24 – Cordoba – Sevilha
    Dia 25 a 28 – Sevilha
    Dia 29 – Sevilha – Toledo
    Dia 30 – Toledo
    Dia 01 – Toledo Madrid
    Dia 02 a dia 10 – Madrid
    Dia 11 – Madrid – dusserldorf

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Claudia, sejam muito bem-vindos à consultoria de roteiros. Antes de responder suas dúvidas, achamos que está faltando um dia em Sevilha, do jeito que está agora, será uma visita muito acelerada, o que iria contra o que vocês querem fazer.
      Do jeito que está agora, vocês contam com muito tempo em Granada, e por isso poderia valer a pena visitar o mosteiro de la Cartuja e a Abadía de Sacromonte. A Capilla Real é uma visita imperdível de qualquer jeito.
      Não conhecemos nenhum ingresso combinado que possamos indicar nem para Córdoba nem para Sevilha. Sevilha já teve um muito bom, há uma década, mas nunca mais voltou.
      Sobre Madri, todos os bate-voltas mencionados podem ser decididos quase no último momento, podem resolver em função da previsão do tempo.
      Não existe trem entre Sevilha e Toledo, vocês vão ter que ir até Madri e trocar de trem. Pode ser que o trem Sevilha-Madri já esteja à venda em algumas das empresas que fazem esse percurso. O Madri-Toledo deve demorar bastante para sair à venda.
      Abraço.

      1. Obrigado pelos conselhos. Em relação a Madrid, estaremos na cidade durante 2 feriados, dia 6 e 8 de dezembro. sendo dia 6 uma sexta feira. O que esperar de um feriado em Madrid? Com relação a atraçoes turisticas e comercio em geral? Minha enteada retorna a Dusserl no dia 8 e inicialmente pensamos nos dias 9 e 10 para Avila e Segovia, dormindo em uma delas e retornando dia 10 para Madrid ja que temos o voo dia 11 para Dusserl

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Esses dois feriados são o período do ano quando a cidade de Madri fica mais insuportavelmente cheia de gente. É um horror. As atrações turísticas e o comércio devem ficar abertos, é a temporada de Natal. Mas tentem fugir da cidade na medida do possível, e garantam todos seus ingressos antecipadamente. Assim como a hospedagem.

  44. Ola Tony e Cecília!!
    Adquiri 5 de seus guias, Madrid, Toledo, Sevilha, Córdoba e Granada
    Estou planejando com uma amiga uma viagem a Espanha para setembro 2024, por 12 dias aproximadamente.
    Pensei num roteiro sem Barcelona, uma vez que já conhecemos
    A ideia seria de 5 a 6 noites em Madrid, aproveitando para alguns bate-voltas
    Em seguida gostariamos de conhecer Sevilha, Córdoba, Granada e Málaga
    Minhas duvidas seriam:
    Qual dessas cidades como base e de qual delas o retorno a Madrid seria melhor, para nossa volta ao Brasil.
    Queremos evitar muitos trechos carregando bagagem e tendo que reservar vários hotéis
    Obrigada

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Ruth, seja bem-vinda à consultoria de roteiros. Na verdade, não há nenhuma cidade da Andaluzia que possa ser considerada como bate-voltas (muita gente faz Córdoba a partir de Sevilha, mas indicamos um pernoite), e por isso também não há bases. Para Sevilha e Granada indicamos três noites cada uma, para Málaga duas e para Córdoba uma. É mais curto voltar para Madri a partir de Sevilha ou Málaga. Vocês poderiam fazer Madri>Granada>Málaga>Córdoba>Sevilha. Abraço.

  45. Olá, Que tal?

    Adquiri o guia Granada nesta data, e vou fazer o Roteiro tendo como base Sevilha.
    1) Sevilha bate e volta até Cádiz e Santiponce.
    2) Sevilha indo de trem para Córdoba (2 dias de estádia) e de Córdoba até Granada (3 dias), depois retorno para Sevilha novamente de Trem a partir de Granada, mas eu fiquei com uma dúvida, porque no seu guia, não mostra essa opção de trem Granada – Sevilha.
    Consultando a trainline.com, vejo esse trecho.
    A pergunta é: Esse trecho Granada – Sevilha realmente está correto?

    Obrigada

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Shirlei. O trecho Granada-Sevilha existe, no guia mencionamos algum dos principais trens, mas não todos. Veja mais detalhes aqui. Olhando seu roteiro, Cádiz e Santiponce no mesmo dia é uma correria maluca. Abraço.

      1. Boa tarde, Tony

        Cádiz e Santiponce serão em dias diferentes. Um dia dedicado para cada um.

        Obrigada pelo esclarecimento sobre Granada.

        Muito Obrigada!

  46. Retornando Novamente Toni.
    vamos chegar em granada por volta das 14hs da tarde do dia 16 de novembro.
    Acredita que conseguiremos pegar o trem turistico da Civitatis e que valha a pena neste periodo da tarde de Sabado?
    Em Cordoba e Sevilha, vale a pena o onibus turistico?
    Obrigado

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá Claudia, é importante entender que a Civitatis é uma revendedora de atividades, ela não opera nenhuma (como o Booking também não é dono de hotéis). Não achamos que valha a pena nem o trem turístico de Granada nem os ônibus turísticos de Córdoba ou Sevilha. Tudo é feito a pé, com algumas exceções em Granada. Abraço.

  47. Olá querido Toni
    Adquiri o guia de Sevilla.
    Fico agradecido se opinar sobre nosso roteiro ser feiro na Andaluzia em Novembro/24 no caso serão 11 noites( gostamos de aproveitar bem os lugares sem pressa)
    Segue roteiro:
    Chegamos em Madri dia 22 e seguimos para Sevilha
    22/11 sevilha
    23/11 sevilha
    23/11 sevilha
    25/11 sevilha/ronda
    26/11 ronda
    27/11 ronda/malaga
    28/11 malaga
    29/11 malaga/granada
    30/11 granada
    01/12 granada
    02/12 granada/cordoba/madri (pit stop cordoba)
    03/12 madri/brasil
    Estou cogitando tirar uma noite de ronda e colocar uma das opções:
    Uma noite a mais em Sevilha para um bate e volta a Cadiz,
    Uma noite a mais em Malaga (2 noites está pouco?)
    Uma noite em Cordoba ,assim deixa de virar um pit stop
    Ou manter 2 noites em Ronda ?Tenho vontade de conhecer Setenil porém imagino que podemos conhecer antes de ir a Malaga mesmo dormindo uma noite.
    Agradeço desde já,fique a vontade para opinar sobre o roteiro de forma geral
    Os transportes serão onibus e trem

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Lissandro, seja bem-vindo à consultoria de roteiros. A gente acrescentaria uma noite em Córdoba, para quem gosta de fazer as coisas com calma Córdoba não deve virar um pit-stop. Esse dia pode sair de Ronda. Seria legal poder fazer Cádiz mas está faltando mais uma noite para isso. Conhecer Setenil de transporte público vai ser complicado (não impossível). O resto está ótimo. Abraço.

  48. bom dia! seus conteudos sao fantasticos, vcs sao incriveis, muito obrigado pelas dicas!!!

    gostaria de orientacoes quanto a viagem trem bala barcelona/madri/barcelona incluindo rota metro ate estacao trem, qual melhor ticket metro? somos familia de 2 adultos e adolescente 14 anos
    Obrigadu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima