Espanha Total

consultoria de roteiros 2021-2022

Bem-vindo à consultoria de roteiros do Espanha Total.

1. O que é a consultoria de roteiros

A consultoria de roteiros do Espanha Total é um espaço onde respondemos consultas sobre roteiros de viagem pela Espanha. Somos especialistas na Espanha e, através das nossas respostas, tentamos ajudar a aprimorar seus planos de viagem.

O serviço de consultoria é prestado através da caixa de comentários do presente texto. Deixe suas perguntas e responderemos o antes possível.

2. A consultoria é gratuita?

Sim, a consultoria de roteiros do Espanha Total é gratuita. Leia o ponto 3 do presente texto para saber mais.

3. Quem pode usar a consultoria?

A consultoria é reservada exclusivamente para aqueles leitores que tenham comprado ao menos um dos nossos guias da Espanha, com nove títulos dedicados a Barcelona, Cádiz, Córdoba, Granada, Madrid, Sevilha, Toledo, Valência e Zaragoza.

Por gentileza, na hora de deixar sua consulta, coloque o mesmo endereço de email que você usou para comprar seu(s) guia(s), para que possamos identificá-lo facilmente.

4. O que podemos fazer por você?

Podemos dar orientações gerais para aprimorar seu roteiro, incluindo:

  • dicas sobre quantos dias dedicar para cada destino visitado.
  • informações sobre a logística do transporte entre os destinos.
  • sugestões sobre como definir a ordem do seu roteiro.

E qualquer outro tipo de dica que acharmos pode melhorar sua viagem. Aliás, não deixe de conhecer nossas 10 dicas para viajar melhor pela Espanha.

5. O que não podemos fazer por você?

Na consultoria de roteiros não podemos elaborar roteiros detalhados e personalizados para cada uma das cidades visitadas. Para isso existem nossos nove guias. Enquanto não tivermos material específico sobre outros destinos na Espanha, podemos dar dicas e orientações muito gerais sobre eles, mas não elaborar roteiros detalhados de visitação de cada destino.

Na consultoria também não realizamos reservas hoteleiras nem de passagens (e também não fazemos pesquisa de valores, que é uma tarefa que você deverá realizar, pedindo todas as orientações necessárias sobre o assunto). No site você vai encontrar muita informação sobre como chegar na Espanha e como se locomover dentro do país, além de uma ótima ferramenta para pesquisa de hospedagem.

Igualmente, não podemos realizar cálculos de despesas, sendo que é uma tarefa quase impossível. Veja o texto quanto vou gastar na Espanha? sobre o assunto.

6. Existe um limite no número de consultas que posso deixar?

Não! Você pode deixar tantas quantas perguntas você quiser, relacionadas com o assunto da consultoria, que são os roteiros para percorrer a Espanha.

7. Vocês demoram muito para responder?

Costumamos responder consultas uma vez por dia, de segunda a sexta. Quando estamos viajando, pode ser que as respostas demorem mais alguns dias. Mas nunca deixamos de responder nenhuma pergunta.

Bem-vindo à nossa consultoria de roteiros!

109 comentários em “consultoria de roteiros 2021-2022”

  1. Tony, bom dia
    Gostaria da gentileza de sua opinião no roteiro abaixo.
    Nossa viagem ocorrerá no final de agosto/setembro 2021.
    26/08 – SP/ Sevilha – chegada dia 27/08 às 17:15 hs – (04 Noites) provavelmente Hotel Amadeos
    Com um bate e volta de trem a Córdoba em um dos dias, provavelmente no dia 30/08 na segunda feira
    31/08 – Pegar o carro na locadora.
    31/08 – Saída pela manhã em direção a Vejer de La Frontera chegando a Arcos de La Frontera
    Hospedagem no Hotel Parador de Arcos de La Frontera. (01noite)
    01/09 – Partida com destino a Ronda
    Hospedagem Hotel Colon (01 Noite)
    02/09 – Partida para Granada –
    Provável hospedagem : Carmen de Ramilla ( 03 noites)
    Saída dia 05/09 com destino a Málaga.
    Restando (02 noites) local da hospedagem em aberto
    Aqui está a maior dúvida temos um voo de Málaga para Paris no dia 07/09 às 17:45 hs e gostaríamos de conhecer aproveitar as praias da região, como temos 02 noites somente estamos na dúvida onde hospedar , Nerja, Málaga ou outra cidade que sirva de base para ir as praias da região e o básico de Málaga.
    No total são 11 noites, mas são flexíveis e podemos fazer alterações.
    Dia 07/09 – Devolução do Carro no Aeroporto de Málaga
    Voo para Paris.
    Agradeço e parabenizo o brilhante trabalho o Guia de Sevilha é bem completo
    Saludos
    Gilberto Ferreira

    1. Bom dia, Gilberto, adoramos saber que você gostou do guia de Sevilha. Vamos com seu roteiro!
      Antes de mais nada, não reserve ou compre absolutamente nada (passagens, ingressos, hospedagem) que não possa ser cancelado. Ninguém pode afirmar, hoje, que os brasileiros serão permitidos na Espanha em agosto.
      – os três dias completos para Sevilha (com bate-volta até Córdoba) estão perfeitos.
      – a escolha do Parador em Arcos de la Frontera é ótima!
      – Ronda perfeito também.
      – perfeitas as três noites para Granada. Os apartamentos Carmen de Ramilla estão em uma parte do bairro do Albaicín que a gente adora, mas ficam bastante fora de mão para fazer turismo em outras partes da cidade. Porém, como tem uma rota de ônibus local muito próxima, ele deve resolver esse problema da localização. Evitem usar o carro em Granada, com inúmeras restrições ao trânsito de veículos particulares.
      – sobre as últimas duas noites. Málaga seria uma opção, é uma cidade muito charmosa com muitos lugares interessantes para visitar. Mas as praias são urbanas. Nerja tem praias mais bonitinhas, além de ser uma cidadezinha muito fofa, mas não tem tanto conteúdo. 1 noite em Nerja e outra em Málaga poderia ser uma boa ideia.
      Então, achamos seu roteiro bem equilibrado. A única parte que é um pouco acelerada é a dos Pueblos Blancos, mas o tempo para as cidades está perfeito.
      Precisando de qualquer outro esclarecimento, é só perguntar.
      Abraço!

      1. Perfeito, te agradeço muito, estou tendo o cuidado de reservar tudo com a Flexibilidade de cancelamento, a parte área compramos o ano passado imaginando que teríamos tempo suficiente para um controle da Pandemia, o que hoje já pensamos diferente.
        Quanto a hospedagem de Granada, mantive contato com o pessoal do Hotel e foram muito simpáticos inclusive ficaram de reservar os tickets para Alambra.
        Mas, se vc achar interessante podemos cambiar a hospedagem, somos um casal com idade 65 e 60 anos e procuramos fazer as coisas com calma sem muita correria
        Grato

        1. Bom dia, Gilberto. Como já falamos, a parte de Granada onde vocês vão ficar hospedados é muito legal (contamos com um vídeo sobre o Albaicín no nosso canal do YouTube: https://youtu.be/GVv-g04R468 ). O único problema é que fica no alto de um morro e longe do centro da cidade. Se vocês topam isso, sabendo que há um ônibus que em 20 minutos deixa vocês no coração de Granada, não há necessidade de trocar de hospedagem. Querendo uma localização mais central, pode valer a pena pesquisar outro lugar. Precisando de ajuda, é só avisar! Abraço.

  2. Bom dia Tony,

    Antes de mais nada, parabéns pelo site. Tenhl uma viagem marcada para Janeiro de 2022, irei comprar seu guia com certeza.
    Tenho duas perguntas, eu sou americana e queria ter certeza que americanos vacinados serão liberados para entrar na Espanha. Isso já foi confirmado ou são boatos?
    A segunda pergunta é: um passeio bate e volta para Toledo, com um bebe de um ano é inviável? Deveriamos dormir em Toledo pelo menos 1 dia?

    Obrigada!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia Gabriela. Os cidadãos americanos vacinados devem ser liberados para viajar para a Espanha em breve. Mas ninguém pode dar certezas, não sabemos qual pode ser a evolução da pandemia em 2022. Tudo indica que deve dar para viajar, mais… Sobre Toledo, não há dois pais iguais, há quem encara tudo com seu bebê, há quem procura programas o mais tranquilos possíveis. Toledo tem muitas encostas e ruas com calçamento irregular. Abraço.

  3. Olá, vocês ajudam brasileiros que estão indo para a Espanha para estudos?
    Eu não tenho a cidadania, estou matriculado em um mestrado para setembro e no momento as fronteiras estão fechadas para estudantes 🙁

  4. Adorei o site!
    Vou chegar em Lisboa no dia 11/01/22 e pego o voo para Barcelona. Fiz o seguinte roteiro
    Barcelona – 11/01 a 16/01 (5 noites) com 1 bate volta a Monserrat
    Granada – 16/01 a 18/01 (2 noites)
    Córdoba – 18/01 e 19/01 (1 noite)
    Ronda – 19/01 e 20/01 (1 noite)
    Sevilha – 20/01 a 24/01 (4 noites)
    Dia 24/01 – Lisboa
    Dia 25/01 – Retorno BRASIL
    O trecho de Barcelona para Granada será feito de avião ou trem bala. No final da estadia em Granada pegamos o carro e devolvemos na chegada à Sevilha. Sevilha/Lisboa será feito de avião.
    Dúvidas:
    Esse roteiro está legal? Você tem alguma sugestão?
    Li o seu roteiro pelo Pueblos blancos, qual a melhor maneira de encaixá-lo na viagem?
    Não dormir em Córdoba e fazer um bate volta de Sevilha?
    Ainda não comprei nenhuma passagem interna, nem aluguei carro e não reservei hotel. Viajo com marido e filho adolescente.
    Obrigada

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Giovana, seja muito bem-vinda ao site e à consultoria de roteiros. Nossos comentários e respostas às suas dúvidas:
      1) transfeririamos uma noite de Sevilha para Granada, ficando Granada 3 noites e Sevilha 3 noites também.
      2) Córdoba pode ser feita como bate-volta saindo de Sevilha, sim, sempre que for de trem-bala. Um possível reajuste do roteiro seria ir de Granada a Ronda, e de Ronda para Sevilha, para fazer Córdoba como bate-volta saindo de Sevilha.
      3) não tem como encaixar os Pueblos Blancos sem que vire maraturismo, uma atividade que tentamos desincentivar. Pense também que o estado das estradas nessa região em janeiro pode ser complicado, com gelo nas estradas de montanha.
      O roteiro está legal, dedicando tempo às cidades visitadas. Mas lembraaos que em janeiro fica escuro muito cedo, por isso o aproveitamento dos dias é menor.
      Ficamos à sua disposição para tirar outras dúvidas. Abraço!

  5. Boa noite, Tony. Compramos seu guia de Madrid e adoramos. Estamos montando um roteiro de viagem pela Espanha para 2022 (provavelmente setembro). Somos 4: eu, meu marido e dois filhos adolescentes. Pensamos em fazer assim:
    – Chegada por Barcelona (3 noites).
    – De Barcelona a Madrid de trem.
    – Madrid (4 noites, com bate-volta Toledo).
    – De Madrid a Granada de trem (ou ônibus) com parada em Córdoba, sem pernoite.
    – Chegada em Granada (2 ou 3 noites),
    – De Granada a Sevilha (4 noites).
    – De Sevilha para Lisboa de avião.
    Perguntas: Qual a melhor forma de se deslocar entre os destinos? Em algum trecho vale a pena alugar um carro, já que seremos 4 passageiros? A parada em Córdoba durante 1 dia fica muito corrido?
    Será nossa primeira vez na Espanha. Ainda não fechamos as datas.
    Parabéns pelos roteiros e consultoria. Gratos pelos retorno.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Giani, desculpe a demora em responder, ficamos fora a semana toda e gostamos de responder as consultas da consultoria com tempo e dedicação. Comentários sobre a distribuição dos dias:
      – Barcelona tem bastante mais conteúdo que Madri, se possível, transfira uma noite de Madri para Barcelona.
      – fique 3 noites em Granada, para dar dois dias completos, e 3 noites em Sevilha (que são as propostas dos nossos guias Granada em dois dias e Sevilha em dois dias).
      Sobre suas dúvidas. O fato de estar em 4 torna o carro alugado uma opção interessante, mas só encaixaria bem para fazer o deslocamento de Granada a Sevilha (o que não seria tão vantajoso assim). Por isso, pode ser que o melhor, em todos os casos, seja o trem. O carro, nas cidades espanholas que vocês vão visitar, não tem nenhum uso, seria somente uma ferramenta para se deslocar entre cidades. Mas vocês estariam obrigados a pesquisar um hotel com estacionamento.
      Grande abraço e fique à vontade para tirar novas dúvidas.

  6. Deize Ferracioli Vieira

    Olá, estamos passando uns dias em família, em Benidorm (praia) e no caminho para Sevilha, vamos párar em Granada e teremos em torno de 3 horas, infelizmente será só isso. De tudo que li (pensando nesse pouco tempo que teremos, já exclui a idéia de ir Alhambra) pensei em aproveitar algumas partes do roteiro de um dia no Albaicín, Eu iniciaria pela Plaza Larga (lá iríamos almoçar e conhecer as tapas!), depois ir ao Mirador de San Nicolas, Palacio de Dar Al Horra e ir a Calle de las Teterias, para ir a alguma teteria…. as indicadas no guia ficam mais distante…. teriam outra sugestão mais próxima do Palacio de Dar Al Horra (para eu não ter de andar toda a Calle de las Teterias)?
    Acham que fica bom assim? Onde eu poderia deixar meu carro para fazer isso ?
    Obrigada e parabéns pelo riquíssimo conteúdo do canal e dos guias !
    Deize

    1. Bom dia, Deize, na verdade, essa parada rápida em Granada não é uma boa ideia. Isso porque o trânsito de veículos particulares (não autorizados)está proibido no centro da cidade, se você entrar com seu carro será multada automaticamente. Aí fica complicado. Vai ter que estacionar fora do centro e pegar transporte público para chegar no centro e depois no Albaicín. O tempo da sua parada fica reduzido a nada. Abraço!

  7. Deize Ferracioli Vieira

    Eu vi uma opção pelo Google que é o Estacionamento San Agostin , 5 minutos a pé da C. Calderería Nueva. Será que é boa opção? Eu sei que Granada merece muito mais que isso, e pretendo investir nisso (inclusive comprei o guia de Granada), mas não gostaria de desperdiçar a oportunidade de ao menos “sentir” a atmosfera da cidade e ter a oportunidade de ir a uma tetteria e andar por esse lado tão árabe da cidade !

    1. Bom dia, Deize. Esse estacionamento seria ótimo (acredito que estamos falando desse estacionamento). O único cuidado que você deve tomar é o de chegar nele pela Gran Vía de Colón e não pelo sul da cidade. Tome cuidado para evitar que o GPS leve você por uma zona restrita. Pode ver aqui o mapa das restrições no centro de Granada. Abraço!

  8. Deize Ferracioli Vieira

    Olá novamente 🙂 uma outra duvida agora de Sevilha: ao comprar os ingressos para Catedral+Giralda tem a opção “Audioguia” e “Audioguia WEB”. Qual a diferença?

    1. Olá de novo, Deize. O “audioguia” é o aparelho convencional de sempre, enquanto o “audioguia WEB” é uma app que você instala no seu smartphone e acessa, pela internet, os mesmos dados do audioguia “convencional”. Para usar o audioguia WEB você deverá ter um celular com plano de dados. Abraço!

  9. Deize Ferracioli Vieira

    Olá ! Em Sevilha recomendam algum restaurante relativamente próximo das Setas para jantar? Estaremos em duas famílias com crianças, gostávamos de ir a um restaurante que fosse possível sentar, e apreciar culinária local, sem ser restaurante “pega-turista”? Eu gostei muito do Baco mas fica um pouco longe…. ou se for o Baco alguma dica de como chegar até ele? Obrigada !!

  10. Olá

    Estou fazendo uns ajustes no meu roteiro conforme sua orientação.
    Ficou assim
    Barcelona 11/01 – 16/01 com bate volta a Montesserat
    Granada 16/01 – 19/01
    Ronda 19/01 – 20/01
    Sevilha 20/01 – 24/01 com bate volta a Córdoba

    Pensamos na possibilidade de não dormirmos em Ronda. É viável fazer um bate volta? De qual cidade?
    Estamos avaliando a possibilidade de não alugar carro e fazermos os deslocamentos de avião (Barcelona – Granada) e trem/ônibus.
    Seria possível irmos a Ronda usando transporte público?

    Desde já agradeço

    1. Bom dia, Giovana. Há um ônibus de Sevilha a Ronda (com a empresa Damas), mas demora 2 horas e 15 minutos, o que complica bastante o bate-volta. Sua ideia de não alugar carro é excelente. Voar de Barcelona a Granada vai economizar muito tempo para vocês. Os restantes deslocamentos podem ser feitos de ônibus ou de trem.
      A alternativa para Ronda seria alugar um carro saindo de Granada, visitar Ronda com ele e retornar o carro na locadora na hora que chegarem em Sevilha.
      Abraço.

  11. Boa noite, tudo bem?
    Gostaria de realizar a compra de um guia e a consultoria da minha futura viagem!
    Estou planejando ir dia 27/12 de SP- Barcelona, passar o ano novo na cidade e dia 2 ir para Granada(02/01 e 03/01) Sevilha(04/01 a 08/01 com bate e volta para Arcos de la Frontera-Zahara de la sierra – Ronda de carro e se conseguir algum dia, cordoba! Pretendo ficar nessa região ate dia 09/01, onde seguirei para Madrid e ficarei por la até dia 12!
    Onde posso entrar em contato para tirar mais dúvidas e perguntar melhor sobre o roteiro e algumas dicas?

    Muito obrigado

    1. Bom dia, Gustavo, é aqui mesmo onde oferecemos o serviço de consultoria, você pode ver os comentários anteriores do mesmo post, onde já respondemos muitas consultas de outros leitores dos nossos guias. Abraço.

      1. Boa Tarde Tony! acabei de realizar a compra do guia!
        minha prmieira duvida para comecar o roteiro é: Qual cidade escolho para comemorar o ano novo? Madrid, Barcelona, Sevilha?
        Após isso vou mandando o resto do roteiro para pedir a sua opiniao! Muito Obrigado

        1. Bom dia, Gustavo, seja bem-vindo à consultoria! Na verdade, a escolha não vai fazer muita diferença, nenhuma cidade na Espanha tem uma grande tradição de comemorar o réveillon. No passado, tanto Barcelona como Madri organizavam festas no centro da cidade, mas elas foram suspensas por causa da COVID e não sabemos se vão voltar esse ano. Então, tudo vai depender da distribuição do roteiro. Qualquer uma das três cidades é uma boa escolha. Continue encaminhando suas perguntas! Abraço!

  12. Bom Dia, tudo bem?
    Estou montando meu roteiro para a espanha do dia 29/12 a 12/01, e para começa-lo, precisaria pensar em onde passar o ano novo! Pois, dependendo disso, mudaria as minhas datas! Estou em dúvida entre Barcelona e Madrid, qual você acredita que iremos aproveitar mais? caso tenha outra sugestão também, eu aceito!
    No meio da viagem, planejo em ir para a região de sevilla/Granada, mas estou com bastantes dúvidas! Irei ficar do dia 02/01 a 08/01 nessa região, e gostaria de encaixar bate e volta a ronda e Cordoba, pensamos em alugar carro, pois estamos em 4 pessoas, e distribuir essas cidades saindo de sevilla em bate e volta! voce acredita que seria possivel?
    02/01- Barcelona ou Madrid – Sevilha
    03/01- Sevilha
    04/01- Bate e volta Sev- Ronda (+ Arcos de la frontera?)
    05/01- Bate e volta Sev- cordoba
    06/01- Sevilha- Granada
    07/01- Granada
    08/01- Granada – Barcelona ou Madrid

    Muito Obrigado! Aguardo retorno

    1. Bom dia, Gustavo, não sabemos se você viu a resposta que já demos para você sobre a escolha do lugar para passar o Ano Novo. Madri ou Barcelona, tanto faz, não há grande tradição de comemorar o réveillon, com certeza não no estilo brasileiro, e não sabemos o impacto que podem ter as restrições COVID no Ano Novo de 2022. Então, qualquer uma serve.
      Sobre seu roteiro, estamos achando que dedica pouco tempo para Sevilha – indicamos dois dias completos – e para Granada. Poderia ser bom esquecer do bate-volta até Ronda, ou deixa-lo para o último momento. Vamos com seu roteiro:
      – Ano Novo em Madri.
      02/01 Madri-Sevilha. Pegando um trem-bala no começo do dia vocês vão contar com a tarde completa em Sevilha.
      03/01 dia completo em Sevilha.
      04/01 bate-volta Ronda. Como já comentamos, tomem a decisão no último momento, dependendo de se estiver faltando tempo em Sevilha. Lembrem que em janeiro fica escuro antes das 6 da tarde, os dias rendem pouco.
      05/01 bate-volta Córdoba. Perfeito. Mas saibam que, no periodo da tarde, no centro da cidade (dependendo das restrições COVID) vai ter a cabalgata de Reis, uma parada com milhares de pessoas, na véspera do dia de Reis.
      06/01 hoje é feriado, mas pode ser um bom dia para viajar. Chegando em Granada por volta da hora do almoço, vão contar com a tarde toda na cidade.
      07/01 Granada. São datas com muita gente em Granada, é bom garantir com muita antecedência seus ingressos para a Alhambra.
      08/01 Granada-Barcelona. Podem pegar o trem-bala ou podem voar. A segunda opção é bastante mais rápida.
      Sobre o aluguel do carro para fazer Córdoba e, eventualmente, Ronda, estando em quatro pode ser uma boa ideia mesmo. Vocês vão ter que pesquisar um hotel com estacionamento em Sevilha e, tanto em Córdoba quanto em Ronda, procurar um estacionamento pago para deixar o carro. Mas pode sair bastante em conta.
      Ficamos à disposição para novos esclarecimentos. Abraço.

  13. Cláudia Ouriques Carvalho

    Olá, Tony! Compramos teus roteiros de Barcelona e Madrid. Estamos planejando nossa viagem para a Espanha em abril de 2022 (de 02/04 a 17/04), eu e meu esposo. Estamos em aniversário de casamento e seria um presente e tanto!
    Bem, pensamos em chegar por Madri (aqui, bate-volta para Avila e tbém Toledo), Córdoba, Sevilha, Granada e Barcelona.
    Estamos com dificuldades no número de dias em cada cidade.
    Nosso aniversário de casamento é 12/04, e gostaríamos de estar em Sevilha neste dia.
    Poderias nos dar essa ideia inicial? Aí vamos estudando teus guias, lendo, ajustando… tirando dúvidas contigo.
    Desde já, muito obrigada pela tua atenção.

    1. Bom dia, Cláudia, seja muito bem-vinda à consultoria de roteiros. Muito legal sua programação para o aniversário de casamento. Temos um alerta importante para fazer, no 2022 a Semana Santa vai acontecer entre os dias 10 e 17 de abril, e ela é o maior evento do ano na cidade de Sevilha. Fica lotadaça de gente e os preços de hospedagem ficam muito salgados. Se não houver restrições COVID, será a primeira Semana Santa “normal” em três anos, e por isso é previsível que tenha ainda mais gente. Então, antes de continuar com a proposta de roteiro, seria bom confirmar que você vai querer estar em Sevilha no 12/04, ou se você aceita uma escolha alternativa evitando Sevilha nessa data. Os lugares com tradição de comemorar a Semana Santa são Córdoba, Sevilha, Granada e Toledo. Querendo fugir dos preços salgados, o melhor seria ir para as grandes cidades. Aguardamos seu retorno para continuar desenvolvendo sua proposta de roteiro. Abraço!

      1. Tony, “coloquei”na minha cabeça que quero comemorar lá! Achei um hotel que simplesmente me ‘apaixonei”! E agora??? Vou manter!
        Não tinha visto que havias me respondido. enviei uma primeira sugestao de roteiro que montamos aqui para dares uma olhada.

        1. Bom dia, Cláudia, se você tomou a decisão de estar em Sevilha no dia 12, ciente de que é um período crítico na cidade, perfeito. Vamos com a programação e alguns acertos no roteiro:
          noites do 03 – 06 Madri com os bate-voltas, perfeito.
          noite do 07 Córdoba. Tirariamos um dia de Córdoba para poder incluir Granada.
          noites do 08 – 09. Granada.
          noites do 10 – 12. Sevilha.
          noites do 13 – 16. Barcelona.
          É um roteiro um pouco acelerado, gostaríamos de acrescentar mais um dia para Granada e bastantes mais dias para Barcelona, mas não há onde tirá-los.
          Abraço.

  14. Bom dia, Tony! Compramos teus guias de Madri e Barcelona.
    Estamos montando nosso roteiro de viagem para a Espanha.
    Período de 02 (saída Brasil) a 17/04 (saída de Barcelona).
    Ideia: 03/04 – chegada Madri (ficar até 07/04, com dois dias de bate-volta para Toledo e Ávila)
    07/04 – ida à Cordoba (ficando até 09/04)
    09/04 a 13/04 (Sevilha) – estou de aniver de casamento dia 12/04 e gostaria de estar em Sevilha nesta data.
    13/04 a 17/04 – Barcelona.

    O que achas?
    Falta colocar Granada no nosso roteiro. Que período sugeres?

  15. Olá, comprei 7 guias (Madri, Barcelona, Valencia, Sevilha, Granada, Cordoba e Cádiz).
    Estou indo em dezembro/21 para Espanha, com 1 dia em Toledo, 1 dia em Cordoba, 2 dias em Sevilha, 1 dia em Cádiz, e dias em Granada, 3 dias em Valencia, 5 dias em Barcelona e 6 dias em Madri.
    Estou com as seguintes dúvidas:
    1. substituir Cádiz por Málada ou Ronda em 1 dia?
    2. Devo ficar todo período em Barcelona (5 dias) e Madri (6 dias), com o intuito de conhecer o máximo destas cidades ou diminuir os dias nelas e fazer bate e volta à Montserrat e Ávlia e Segóvia?
    3. Qual o site oficial da Sagrada Família?
    4. Qual ingresso comprar em Alhambra para conhecer em 4 horas o máximo necessário?
    Agradeço antecipadamente sua ajuda.

    1. Bom dia e bem-vindo à consultoria de roteiros!
      Vamos com suas dúvidas:
      1) é uma escolha muito pessoal. Cádiz e Málaga tem mais conteúdo que Ronda. É mais fácil continuar na direção de Granada saindo de Málaga que saindo de Cádiz.
      2) tudo depende do seu estilo de viagem. A gente dedicaria mais dias para Barcelona que para Madri, Barcelona tem mais conteúdo e bate-voltas. No caso de Barcelona, achamos que dá para encaixar Montserrat, sim. No caso de Madrid, também pode encaixar Ávila um dia e Segóvia outro dia.
      3) é o http://sagradafamilia.org
      4) compre o Alhambra General aqui: https://tickets.alhambra-patronato.es/entradas-alhambra-general-2-2/ Compre unicamente no site oficial, a internet está cheia de sites vendendo ingressos que não são o site oficial.
      Abraço!

  16. Daniela Endrice Rizzo

    Boa tarde Tony e Cecília.
    O que você acha deste roteiro:

    Dia 01
    1. Park Guell – 9:00 às 11:00 horas
    11:00 às 13:00 horas almoço
    2. Sagrada Família – 13:00 às 14:00 horas
    3. Casa Batllo – 14:30 às 15:30 horas
    4. Palau de la música Catalã – 16:00 às 17:00 horas
    5. Arco do Triunfo – 17:00 às 17:30 horas
    6. Parc de la Ciutadella (??????) -17:35 às 18:00 horas
    7. Mercado de la Boqueria – 18:30 às 20:30 horas – jantar

    Dia 02
    1. Camp Nou – 09:00 às 11:00 horas
    11:30 às 13:00 horas almoço
    2. Catedral de Barcelona – 13:00 às 13:30 horas
    3. Santa Maria del Mar – 13:30 às 14:00 horas
    4. Palau Nacional ou Zoo ou Aquário –
    5. Castelo Montjuic – 17:00 às 18:00 horas
    18:00 às 20 horas jantar
    6. Fonte Mágica – 21:00 horas

    São dois casais com 3 crianças de 10 e 13 anos.

    São 3 dias, 2 inteiros e 1 no dia da chegada que queremos conhecer cafés famosos e andar pelas Ramblas ou talvez fazer o dia 02 excluindo o Zoo e o Aquário para ganhar tempo e dar para fazer tudo.

    Pretendemos para tudo a pé com exceção do Park Guell ida e volta e Camp Nou ida e volta.

    Obrigada,

    Daniela Endrice Rizzo

    Brasil

    1. Bom dia, Daniela, na verdade, seu roteiro é uma tentativa bem-intencionada de ver toda Barcelona em dois dias, mas acabou sendo um exemplo de maraturismo extremo, uma prática que tentamos desincentivar. No nosso entender, são completamente inviáveis. É um rally muito louco. Nossa orientação, com o pouco tempo que você conta para Barcelona, você só vai poder ver uma pequena parte da cidade. Escolha quatro roteiros do guia que agradem você, e reserve os restantes para uma futura visita à cidade.
      NB: Na Espanha é difícil encontrar um restaurante aberto antes das 13 horas.

  17. Daniela Endrice Rizzo

    Boa noite Tony.
    O que você acha do seguinte roteiro?

    Dia 01. Madrid
    Dia 02. Madrid
    Dia 03. Bate e volta para Toledo
    Dia 04. Bate e volta para Ávila
    Dia 05. Sevilha
    Dia 06. Sevilha
    Dia 07. Córdoba
    Dia 08. Granada
    Dia 09. Granada
    Dia 10. Barcelona
    Dia 11. Barcelona
    Dia 12. Barcelona
    Dia 13. Bate e volta para Montserrat
    Dia 14. Bate e volta para Girona ou Sight ou Tarrafona ou PortAventura
    Dia 15. Retorno para casa
    Obrigada
    Daniela

    1. Bom dia de novo, Daniela. Como no caso de Barcelona, achamos que seu roteiro é maraturismo, é uma correria acelerada onde a principal lembrança da sua viagem vão ser os deslocamentos e os check-ins nos hotéis. Veja bem: indicamos três noites em Sevilha e três em Granada. Do jeito que está você vai contar com um dia em cada cidade, porque precisa descontar os tempos de deslocamento entre cidades, que não são tão rápidos assim. Como já comentamos, o tempo dedicado para Barcelona é muito pouco.
      Se mesmo assim você quiser ir na frente com esse roteiro, a viagem é sua e respeitamos suas escolhas. Mas nossa opinião é essa. Poderia eliminar Ávila, para ganhar um dia para Sevilha/Granada. Ávila é maravilhosa, mas também são maravilhosas Segovia e Salamanca, e podem ficar para uma viagem futura.
      Continue tirando suas dúvidas por aqui. Abraço!

  18. Daniela Endrice Rizzo

    Boa tarde Tony,

    Vou refazer o roteiro da viagem à Espanha e refazer os passeios em Barcelona.
    Nossa, dá bastante trabalho fazer esses roteiros, rsrsrs.
    Dúvidas:
    1. As estações de trem-bala são fáceis de se locomover, encontrar os trens?
    2. Quanto tempo devo dedicar ao Real Alcazar, Plaza de España, Catedral/Giralda de Selvilha e bairros Santa Cruz e Triana.
    3. Se tiver que escolher entre Santa Cruz e Triana, qual devo escolher?
    4. Vale a pena fazer passeio de barco em Sevilha?
    5. No dia de Madrid a Sevilha tem trem às 08 horas e às 14 horas. Se pegarmos esses das 8:00 teremos que acordar no mínimo 06 horas da manhã, o que é muito difícil com crianças. O que você acha?
    6. A plaza de España precisa pagar para visitar?

    Obrigada,

    Daniela

    1. Bom dia, Daniela, já estamos de volta, vamos tentar responder suas dúvidas.
      1. Não há duas estações iguais. As menores são fáceis, como Córdoba, Granada, Málaga, Toledo ou Zaragoza. Já Madri e Barcelona são grandes, é bom chegar com antecedência para ter tempo suficiente para encontrar o ponto de embarque no trem.
      2. Alcázar, entre duas e três horas. Plaza de España, uma hora. Catedral/Giralda, entre uma e duas horas. Os bairros, entre uma e duas horas para cada um.
      3. Não gostaríamos de ter que fazer essa escolha, seria como atravessar o Atlântico para visitar Rio e ter que escolher entre o Corcovado ou o Pão de Açúcar. Se você tem que escolher é porque não está dedicando tempo suficiente para a cidade. Santa Cruz é mais turística. Triana mais local.
      4. Se sobra muito tempo na cidade, sim. Mas não em troca de Triana ou Santa Cruz.
      5. Tem muitos trens ao longo do dia. A maioria não foi inserida no sistema ainda. Aguarde.
      6. Não, é livre, temos um vídeo inteiro dedicado à Plaça ➡️ https://youtu.be/bEJuSrHokLw
      Abraço.

  19. Tony, bom dia
    Estou refazendo o roteiro, a programação é fazer Andaluzia em 11a12 noites, nosso vôo chega dia em Sevilha em 08/06/2022 às 17:10 hs, meu retorno será por Paris no dia 22/06/2022 – 22:25 hs.
    Por gentileza poderia sugerir um roteiro para a gente, não conhecemos a região da Andaluzia e nestas 15 noites pretendemos ficar 03 ou 04 noites em Paris dependendo da adequação do roteiro de Andaluzia que terá prioridade .
    Agradeço antecipadamente e desejo um excelente final de semana a todos.
    Abs

    1. Bom dia, Gilberto. Uma possível proposta:
      – noites 1, 2, 3. Sevilha.
      – noite 4. Córdoba (pode ser também um bate-volta a partir de Sevilha).
      – noites 5, 6, 7. Granada.
      – noites 8, 9. Málaga.
      – noites 10, 11. Cádiz.
      Abraço!

  20. Olá Tony!
    Estaremos na Espanha agora no início do mês e temos uma dúvida. Vamos fazer uma bate e volta a Segovia e nosso roteiro de visitas na cidade seria o aqueduto, o Alcazar e a catedral. Chegaremos na estação de trem as 9:20 h e voltaremos no trem de 19:30h. Já tomamos ciência que a estação de trem não é tão perto. A dúvida é : se pegarmos táxi para otimizar o tempo, acha que conseguiríamos ir até a Granja San Ildefonso? Não sei se as visitas são muito demoradas.
    Mais uma dúvida de outra cidade, se comprarmos a pulseira turística de Toledo, poderemos ir nas atrações sem reserva antecipada on-line ?
    Abraços, Elisabeth

    1. Bom dia, Elisabeth. Você está querendo fazer Segovia E a Granja de San Ildefonso no mesmo bate-volta? De táxi pode até dar, mas vai sair caro, o táxi é uma opção para se locomover dentro das cidades. La Granja é muito extensa, e a gente faria coincidir a visita com um dia de funcionamento das fontes, o que agora mesmo não está acontecendo por conta das restrições COVID.
      Com a pulseira turística de Toledo você não precisa reservar nada antecipadamente, chega nas atrações, mostra a pulseira e entra. Abraço.

  21. Olá, tudo bom???
    Eu comprei o roteiro de vocês antes da pandemia: Espanha, Madri, Toledo, Sevilha e Córdoba.
    Estou elaborando meu roteiro para viajar em abril/maio de 2022.
    E pensei em fazer o Madri Rio de bicicleta. É possível pegar na Praça Legazpi e devolver no final do roteiro, próximo ao Palacio Real?

    1. Bom dia, Camila. Fazer o Madrid Río de bicicleta é uma ótima ideia, infelizmente não conhecemos nenhuma empresa que permita retirar a bici em um extremo do percurso e retorná-la no outro. Você teria que ir e voltar pelo mesmo caminho. Existem pontos de aluguel em ambos extremos do passeio. Abraço.

  22. Suely Pires da Silva Pinto

    Boa noite , Tony
    Estamos com viagem marcada para a Espanha, chegando em Madri, pela manhã de 07/05/22 e retornando , por Barcelona, na noite de 27/05/22.
    Gostaríamos de contar com sua ajuda na montagem e operacionalizacao de nosso roteiro para essa nossa viagem.
    Já estivemos em Madri e Toledo
    Pensamos em apenas 3 dias em Madri.
    Gostaríamos de dividir os restante dos dias conhecendo a Andaluzia e Catalunha.
    Aguardo seu retorno
    Obrigada

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Suely, seja muito bem-vinda à consultoria de roteiros. Estamos saindo em breve (literalmente, em menos de uma hora!) de viagem, se você não se incomodar, responderemos sua consulta a partir da sexta-feira, já de volta em casa, quando poderemos dedicar o tempo e a atenção que suas dúvidas merecem. Abraço!

    2. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Suely, já estamos de volta em casa. Uma possível proposta de roteiro (indicamos os lugares onde você vai pernoitar):
      07/05 Madri.
      08/05 Madri.
      09/05 Madri.
      10/05 trem-bala até Sevilha.
      11/05 Sevilha.
      12/05 Sevilha.
      13/05 trem-bala até Córdoba.
      14/05 Málaga.
      15/05 Málaga.
      16/05 trem-bala até Granada.
      17/05 Granada.
      18/05 Granada.
      19/05 avião ou trem-bala até Barcelona
      20/05 Barcelona
      21/05 Barcelona.
      22/05 Barcelona.
      23/05 Barcelona.
      24/05 Barcelona.
      25/05 Barcelona.
      26/05 Barcelona. Durante sua estadia em Barcelona, sugerimos bate-voltas até Montserrat, Tarragona e Girona.
      27/05 volta ao Brasil.
      Ficamos à disposição para continuar aprimorando seu passeio. Abraço!

        1. Bom dia, Suely. Existem duas possibilidades para incluir Valência sem mexer no número de dias da viagem. A primeira seria trocar Málaga por Valência. A segunda seria tirar um dia de Madri (que você afirmou que já conhecem) e um dia de Barcelona. A logística para chegar em Valência saindo da Andaluzia é um pouco mais complicada, sendo que é necessário trocar de trem em Madri (dentro da mesma estação). Vocês vão pegar um trem-bala de Granada até Madri, e de Madri até Valência um segundo trem-bala. Não existe trem-bala de Valência a Barcelona, mas existe um trem convencional que anda bastante rápido também. Abraço.

        1. Suely Pires da Silva Pinto

          Ok. Muito obrigada!
          Repeti a consulta porque não havia encontrado seu retorno, desculpe- me. . Vamos analisar as opções e mantenho contato.
          Abraços

  23. Eduardo Martins Boiati

    Boa noite Tony/Cecilia.

    Um prazer enorme falar com vcs, especialmente após vermos o excelente trabalho que fizeram com as dicas e os vídeos.

    Vamos novamente para a Espanha, em novembro (chegaremos no dia 17). Vamos fazer Espanha e Portugal, de carro, numa viagem bastante despretenciosa. Viajarei com minha esposa, Andréa.

    Vamos sair de Madrid diretamente do aeroporto, pois já conhecemos a cidade numa outra oportunidade em que aí estivemos.
    Pensamos de ir do aeroporto de Madri diretamente para a região de Ribera del Duero, La Rioja, Ávila, talvez Toledo, Valência, Granada, Sevilha e seguir para Portugal. Gostamos muito de vinhos, mas não será uma viagem enoturística. Gostamos do campo e das coisas especiais que cada lugar tem para oferecer. Nosso roteiro pode ser flexível.

    Pensamos até em fazer poucas reservas de hotéis e ir reservando durante a viagem. Mas não queremos gastar muito. O que pensam sobre isso?

    Também gostaríamos de dicas atuais sobre os cuidados com o COVID-19 e eventuais exigências

    E dicas sobre as estradas e sobre dirigir atualmente na Espanha, pois a última vez que estivemos de carro na Espanha foi em 2015.

    Fraternal abraço!

    Eduardo

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Eduardo, seja muito bem-vindo à consultoria de roteiros. Estamos saindo em breve (literalmente, em menos de uma hora!) de viagem, se você não se incomodar, responderemos sua consulta a partir da sexta-feira, já de volta em casa, quando poderemos dedicar o tempo e a atenção que suas dúvidas merecem. Abraço!

    2. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Eduardo, já estamos de volta em casa. Em primeiro lugar, muito obrigado pelas suas palavras e seu carinho. Adoramos contar com leitores como vocês.
      A imigração espanhola exige que você esteja em posse das reservas de hospedagem para cada dia que você vai ficar na Espanha. A falta desses comprovantes é motivo suficiente para ter sua entrada na Espanha negada.
      A situação do COVID na Espanha está melhorando muito, e as restrições estão sendo levantadas, mas não sabemos como pode ser a situação em novembro. Se os contágios voltarem, não é de se descartar a volta das restrições. Mas por enquanto a situação é bem melhor que há dois meses.
      A condução na Espanha não mudou muito desde 2015. Em Portugal vocês devem prestar atenção ao assunto dos pedágios, não somos especialistas (ainda) no assunto, e por isso só podemos deixar o aviso.
      Quando vocês tiverem um rascunho do seu passeio, avisem para que podamos trabalhar em aprimorá-lo.
      Abraço!

  24. Rodney Schlindwein Martins

    Boa tarde Tony,

    Eu e minha esposa estaremos na Espanha em outubro.

    No dia 18/9 compramos 6 guias de vcs e montamos o seguinte roteiro:

    16/10 – DESEMBARQUE VOO MADRI 6H AM/ TREM MADRI-CORDOBA 8H AM
    17/10 – CORDOBA
    18/10 – TREM CORDOBA – GRANADA 10H AM
    19/10 – GRANADA
    20/10 – TREM GRANADA – SEVILHA 13H PM
    21/10 – SEVILHA
    22/10 – VOO INTERNO SEVILHA – BARCELONA 13:45H PM
    23/10 – BARCELONA
    24/10 – BARCELONA
    25/10 – BARCELONA
    26/10 – TREM BARCELONA – MADRI 9 H AM
    27/10 – MADRI
    28/10 – MADRI
    29/10 – MADRI (BATE VOLTA TOLEDO)
    30/10 – MADRI
    31/10 – 0:10 H AM EMBARQUE PARA BRASIL

    Agradeço se puder fazer eventuais comentários.

    Tambem gostaria que vcs confirmassem os requisitos necessários à entrada de brasileiro na Espanha data de hoje (sabemos que pode mudar), estamos bastante inseguros quanto a isso.

    Temos:

    1) Passaporte validos ate 2027
    2) Certificados de vacinação com 2 doses aztrazeneca em espanhol
    3) Seguro saúde para toda estadia
    4) Passagem de volta comprada
    5) Voucher das hospedagens
    6) Sabemos que se faz necessário o preenchimento de um formulário 48 horas antes do embarque.

    Se achar que falta algo e puder alertar nós agradecemos.

    Um abraço.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia Rodney, desculpe, estamos viajando, gostariamos de responder com calma sua consulta a partir da sexta-feira, já de volta em casa. Mas, vocês estão viajando agora?? Compraram os ingressos para a Alhambra? O tempo para chegar pegar o trem para Córdoba é muito curto! Responderemos o resto na sexta! Abraço.

      1. Rodney Schlindwein Martins

        Bom dia Tony, nossa viagem é dia 15/10, mas aguardaremos sua resposta a partir de sexta, sem problemas. Sim, já adquirimos os ingressos para Alhambra e, quanto ao trem Madri – Córdoba, é o único que não compramos, o horário informado é apenas uma previsão, pois não sei o tempo que levará a migração e o deslocamento aeroporto- estação. Tive informação que esse trem sai de hora em hora, então resolvi nao comprar antecipado. Aguardo. Obrigado pelo retorno.

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Sobre o trem, você já deve saber que comprando na bilheteria vai pagar o preço mais caro possível. Dê uma olhada no site da Renfe para ver como anda a disponibilidade de assentos, é sexta-feira e muitas pessoas viajam antes do final de semana. A gente sempre deixa quatro horas entre a chegada prevista do voo e a partida do trem. Abraço!

    2. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Rodney, estamos de volta em casa. Na verdade, aqui na consultoria acreditamos que podemos ser de mais ajuda quando a pessoa ainda não fechou seu roteiro. Com o roteiro fechado, não há muito o que fazer. Achamos que vocês estão dedicando pouco tempo para Sevilha e Granada, duas cidades com muito conteúdo. Barcelona deveria também receber mais dias que Madri, porque conta com bastantes mais atrações que a capital da Espanha. Mas do jeito que está, vocês vão ter um primeiro sabor de algumas das cidades mais importantes da Espanha.
      O melhor lugar para consultar as restrições de viagem atualizadas é o Travel Safe Spain.
      Não falta nada entre os documentos que vocês estão levando. Imaginamos que vocês também sejam cientes da exigência de comprovação de meios econômicos. Aliás, saibam que a imigração espanhola não exige seguro de saúde. Mesmo assim, é uma ideia ótima ter contratado um.
      Sim, vocês vão precisar preencher um formulário, o site Travel Safe que indicamos acima tem um link que vai levar vocês para esse formulário.
      Precisando de qualquer outro esclarecimento, é só perguntar, teremos o maior prazer em tentar ajudar. Grande abraço para toda a família!

  25. Daniela Endrice Rizzo

    Boa tarde Tony.
    O que você acha dos roteiros:
    Roteiro 01:
    1) Plaza de España
    2) Real Alcazar
    3) Santa Cruz
    4) Casa de la Memoria

    Roteiro 02
    1) Catedral e Giralda
    2) Torre del Oro
    3) Cruzeiro
    4) Triana

    Obrigada.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa tarde, Daniela, nunca testamos os roteiros do jeito que você apresentou, mas não identificamos nenhum problema na sua programação. Deve dar tempo mais do que suficiente. Abraço

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá de novo, Daniela. As lanchonetes não são boas e são muito caras. O cardápio é mega básico, são todos produtos prontos. É melhor dá uma passadinha no supermercado o dia anterior e se abastecer de comidinhas para a viagem. Se o trecho for curto, nem vai precisar comer nada. Abraço.

  26. Boa noite Tony e Cecília
    Parabéns pelo site e vídeos muito elaborados e detalhados!
    Estou gostando muito do Guia de Madrid.
    Com a liberação da Espanha para Brasileiros, tenho viagem marcada para fim de novembro.
    Estou comprando passagens de trem, tentando desde já com antecedência e sinto que já perdi tempo pois ficam mais caras se não compramos logo.
    Tenho duas perguntas:
    1) Quanto custa em média uma passagem pra Sevilla, comprando agora? Na minha pesquisa, a partir de € 27, confere? Pelo que entendi ainda não tem Avlo. teria uma opção mais barata de trem?
    2) Vi um vídeo no Youtube de um canal de viagens um relato de que brasileiros, todos de um determinado voo, foram separados para testagem Covid em uma fila, após passarem normalmente pela imigração. Mesmo apresentando o certificado de vacinação. Vocês têm relatos sobre este procedimento? Se sim, é um padrão ou protocolo determinado e contínuo?

    Muito Obrigado!

    1. Bom dia, Luciano, seja muito bem-vindo à consultoria de roteiros. Vamos tentar responder suas dúvidas:
      1) não existe um valor médio de passagens de trem, elas são dinâmicas, mudam dependendo da data e da antecedência da compra. Por enquanto, é só com a RENFE, ainda não tem nem AVLO nem OUIGO. 27€ é um valor aceitável para esse percurso.
      2) não sabemos como está a situação no aeroporto. Para a gente, os voos internacionais estão descartados por completo no momento. Deve ter sido um evento pontual, e o relato é bastante estranho, porque na hora de avaliar o risco COVID não importa o passaporte e sim a origem do voo. Não costumamos comentar relatos de terceiros porque muitas vezes eles distorcem a realidade. Será que tinha muita gente no voo sem o formulário obrigatório? Não sabemos.
      Abraço!

  27. Olá Tony, como está? Estaremos em Madrid a partir do dia 23/11 e gostaríamos de iniciar a visita com um city tour, entretanto, pelo site da operadora do ônibus hop on hop off (Madrid City Tour), nossa primeira opção, o serviço está suspenso. Pensamos em fazer um tour utilizando aqueles veículos denominados tuk tuk. É uma boa opção? Há alguma outra alternativa além dos passeios das operadoras de turismo?
    Outra coisa, para embarcar de volta ao Brasil devemos apresentar um exame de antígeno para COVID. Nosso voo de volta ao Brasil sai de Madrid no domingo, dia 28/11, às 22:55 hrs. O exame tem que ter sido feito até 24 horas antes do voo. Portanto, precisamos fazer o exame a partir da noite de sábado para podermos embarcar, relembrando que temos que considerar o tempo até o exame ficar pronto. Você tem conhecimento de locais que façam o exame em Madrid, preferencialmente na região central (estaremos próximos à Puerta del Sol) no final de semana? Obrigado.

    1. Bom dia, Antonio, seja muito bem-vindo à consultoria de roteiros. Não cansamos de falar para nossos leitores que a Espanha continua em pandemia, acabamos de voltar de Córdoba e não conseguimos fazer três programas que estavam na nossa agenda porque estavam fechados pelo COVID. Como a situação está melhorando muito e as restrições estão sendo levantadas, acreditamos que o Madrid City Tour volte a funcionar em breve, fique acompanhando. Não indicamos os tuk-tuk, são uma verdadeira praga em muitas cidades da Europa onde não são um transporte tradicional.
      Você está precisando de um exame de antígeno ou de uma prova PCR? O exame de antígeno dá para fazer em farmácia, mas acreditamos que o Brasil está pedindo PCR. Como não temos experiência para compartilhar, nossa indicação é que você procure se informar no seu hotel, onde vão poder indicar um lugar próximo para poder fazer esse exame. Os escritórios de turismo na cidade (espalhados por muitos lugares) são também uma ótima fonte para obter esse dado.
      Veja também no site da AENA (a Infraero espanhola) as informações sobre tests nos aeroportos na Espanha. Abraço.
      Abraço!

  28. Olá, Tony e Cecília!
    É um prazer falar com vocês. Viajaremos em dezembro, bem próximo as festas de fim de ano para a Espanha. Visitaremos em 10 dias: Madri, Zaragoza e Barcelona.
    Compramos os guias e estamos apreciando enquando devagar fazemos nosso roteiro.
    Vou fazer a primeira pergunta (ao longo das decisões do roteiro, acredito que novas surgirão):
    Sobre Zaragoza,
    Quanto tempo dedicar a visita interna do Palacio de la Aljafería?
    No guia de Zaragoza não há especificades de mais ou menos quanto tempo dedicar as atrações e isso me deixou um pouco apreensiva sobre dar tempo de realizar todas as atividades propostas.

    1. Bom dia, Ingrid, seja muito bem-vinda à consultoria de roteiros. Madrid-Zaragoza-Barcelona é uma ótima escolha de roteiro. Não há visitas muito demoradas em Zaragoza, por isso não colocamos nenhuma indicação. A mais importante seria a Aljafería mesmo, calcule entre 1 e 2 horas dependendo do seu ritmo de visitação. Abraço!

  29. Boa tarde, estou elaborando um roteiro pelo norte da Espanha começando por Santiago de Compostela, depois vou a Coruna e outros locais até Bilbao. Tenho um dia extra, melhor parar em Santander ou San Sebastian? Depois vou a Zaragoza e Madrid.
    Vou alugar um carro em Porto mas não achei opção de devolução em outro destino que não seja Madrid. Vc teria alguma ideia? Grara

    1. Bom dia, Regina, seja bem-vinda ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e ao passaporteMADRI). Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Se você ainda não conhece nossos guias, pode vê-los aqui. Temos certeza de que você vai achar que são um ótimo investimento para sua viagem. Abraço.

  30. Olá, Tony e Cecília! Eu novamente. Eu sou estudante de pós gradução e fiz minha carteirinha Internacional (ISIC Internacional). Optei pela versão online.
    Vi que, em alguns lugares, existe uma limitação de idade para ser estudante. Isso é uma regra mais geral ou é exclícito no site quando há essa limitação?
    É um problema ser uma carteirinha apenas virtual?
    Obrigada.

    1. Olá, Ingrid. Na maioria dos casos, se você é estudante, é estudante, independente da idade. Vai ter que fazer isso que você já fez, conferir as regras de cada atração. Acreditamos que carteirinha virtual deva ser aceita, especialmente em tempos de COVID quando toda a informação antigamente impressa virou digital. Mas seria bom confirmar com o próprio ISIC. Abraço.

    1. Bom dia, Ingrid. Se você está pensando visitar os três museus, não tem direito a nenhum desconto e não está planejando aproveitar nenhum horário de visitação gratuita, pode valer a pena, sim. Abraço!

  31. Olá, Tony.
    Que site maravilhoso… estou encantada! Parabéns.
    Temos alguns dias para desfrutar a Espanha em janeiro com crianças de 6 e 8 anos.
    Pousaremos em Madrid e logo iremos para Portugal (encontrar a família). Sairemos de lá dia 1/1. A nossa ideia é curtir a Andaluzia, seguir para La Rioja com uma parada no meio do caminho, se puder sugerir algo ficaremos gratos, depois voltar para Madrid. Temos 24 dias, sugere mais alguma cidade ou passeio? Estamos com receio de ficarmos muito tempo nas regiões talvez podendo conhecer algum outro local.
    Um grande abraço.
    Obrigada.
    Carolina

    1. Bom dia, Carolina, seja bem-vinda ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e ao passaporteMADRI). Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Se você ainda não conhece nossos guias, pode vê-los aqui. Temos certeza de que você vai achar que são um ótimo investimento para sua viagem. Abraço.

  32. Olá Tony e Cecília!
    Em viagem em família anterior seguimos as dicas de vocês pela Espanha quando conhecemos Granada e Córdoba fazendo tudo de carro. Ano que vem, no mês de junho (entre os dias 12/06 e 2/7, vamos novamente fazer uma viagem de 21 dias Partindo do Brasil para Espanha com parada em Portugal (Lisboa).
    O que acham do roteiro abaixo fazendo tudo de carro alugado:
    – Dois dias em Lisboa.
    – Lisboa para Vigo – quatro diárias. (bate e volta para Santiago Compostela, Lugo, Leon, Ourese).
    – De Vigo para Salamanca – quatro ou cinco diárias? A depender da resposta ficaremos menos dias em Madrid. (bate e volta para Valladolid, Zamora e Ávila)
    – De Salamanca para Madrid – quatro ou cinco diárias? (bate e volta para Toledo)
    – De Madrid para Sevilha – três diárias
    – De Sevilha para Lisboa – duas diárias
    Agradecemos a gentileza.

    1. Bom dia, Katen, seja bem-vinda de novo à consultoria. Com a parte de Portugal não vamos poder ajudar. Você está querendo ficar em Vigo, mas considere também Santiago. Quatro dias dão para explorar a metade sul da Galícia, mas se você começa a incluir bate-voltas, acaba não sobrando tempo. Não faríamos León como um bate-volta e sim como uma parada a caminho de Salamanca. Dois dias completos para Salamanca e um dia para cada bate-volta sugerido dariam cinco dias. Vocês já conhecem Segovia? Como não mencionam a cidade, não sabemos se é por já ter visitado Segovia. Seria mais um dia. E o restante em Madri. Quando vocês tiverem o roteiro, dia a dia, encaminhem para a gente para dar uma nova olhada. Abraço.

  33. Olá! Desde já obrigada pelo apoio!
    O meu roteiro é para 5 pessoas, incluindo 1 criança de 5 anos, para novembro/2021, sei que é época de chuvas, mas com todas as restrições foi o que conseguimos…, o roteiro será feito de carro alugado, excluindo Madri, onde será feita a retirada e devolução, nada fechado ainda, só os voos
    15 a 18 – Madri
    18 – Saída de Madri, parada em Córdoba – destino final Sevilha
    18 a 21 – Sevilha
    21 – Parada em Cadiz e destino final Vejer de la Frontera
    22 – Pluebos brancos e destino final Ronda
    23 a 26 – Aqui está a maior dúvida, se incluímos uma parada em Málaga ou fazemos um roteiro saindo de Ronda que passa por Málaga e Nerja mas com chegada no fim do dia em Granada, ou se vamos direto para Granada. Por ser outono e chuvoso vale um pernoite em Málaga?
    26 – Retorno Madri
    27 – Bate volta Toledo
    28 – voo de retorno à noite
    Como disse, está tudo aberto, caso achem melhor mudar tudo!!! rsrsrs
    Obrigada

    1. Bom dia, Vanessa! Nossa orientação para Sevilha é dedicar dois dias completos (três noites), pode ser que sobre uma noite para usar em outra parte do roteiro. Porque achamos que tentar fazer os Pueblos Blancos em um dia é uma correria maluca, pode ver nossa proposta de carro pela região para ver que exige muito mais tempo. Pueblos Blancos precisa, como mínimo, de mais um dia. Isso obrigaria a rumar diretamente para Granada após Ronda, lembrando que indicamos dois dias completos em Granada (três noites). Muito cuidado em Granada com o carro, avisem seu hotel para que na hora que vocês entrem de carro no centro da cidade não sejam multados. Abraço!

      1. Obrigada! Sevilha está com dois dias completos e três noites. Pueblos blancos está como o roteiro de 3 dias e duas noites, mas troquei Jerez por Cadiz. Entendi que a alteração é na saída de Ronda, o ideal é ir conhecer Ronda e depois ir para Granada direto para ter dois dias inteiros lá? Correto?

  34. Olá Tony e Cecília!
    Em viagem em família anterior seguimos as dicas de vocês pela Espanha quando adquirimos os guias Granada em dois dias e Córdoba em um dia. Ano que vem, no mês de junho (entre os dias 12/06 e 2/7, vamos novamente fazer uma viagem de 21 dias entre Portugal (Lisboa) e Espanha (algumas cidades).
    O que acham do roteiro abaixo fazendo tudo de carro alugado:
    – Dois dias em Lisboa.
    – Lisboa para Vigo – quatro diárias. (bate e volta para Santiago Compostela, Lugo, Leon, Ourese).
    – De Vigo para Salamanca – quatro ou cinco diárias? A depender da resposta ficaremos menos dias em Madrid. (bate e volta para Valladolid, Zamora e Ávila)
    – De Salamanca para Madrid – quatro ou cinco diárias? (bate e volta para Toledo)
    – De Madrid para Sevilha – três diárias
    – De Sevilha para Lisboa – duas diárias
    Agradecemos a gentileza.

  35. OLÁ TONY !! COMO ESTÁ ??
    EU E MEU MARIDO VAMOS ESTA SEMANA DE ELCHE/ALICANTE PARA GRANADA ONDE FICAREMOS 1 NOITE NO HOTEL MARQUIS HOTEL URBAN, ESTAMOS PENSANDO EM IR PELO LITORAL, VC ACONSELHA ESTA ROTA ?
    VC TEM ALGUMA DICA DE LUGARES INTERESSANTES PARA CONHECER ENTRE ELCHE E GRANADA ??
    ABRAÇO
    NURIA

    1. Bom dia, Nuria, vocês só vão ficar uma noite em Granada? A gente indica um mínimo de três noites, para contar com dois dias completos na cidade. Por isso, como achamos que vai faltar tempo em Granada, nossa orientação e não perder tempo entre Elche e Granada, dirijam direto até Granada. Não esqueçam comunicar no hotel que estão de carro para não serem multados ao circular pelo centro de Granada. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima