Espanha Total

consultoria de roteiros 2021-2022

Bem-vindo à consultoria de roteiros do Espanha Total.

1. O que é a consultoria de roteiros

A consultoria de roteiros do Espanha Total é um espaço onde respondemos consultas sobre roteiros de viagem pela Espanha. Somos especialistas na Espanha e, através das nossas respostas, tentamos ajudar a aprimorar seus planos de viagem.

O serviço de consultoria é prestado através da caixa de comentários do presente texto. Deixe suas perguntas e responderemos o antes possível.

2. A consultoria é gratuita?

Sim, a consultoria de roteiros do Espanha Total é gratuita. Leia o ponto 3 do presente texto para saber mais.

3. Quem pode usar a consultoria?

A consultoria é reservada exclusivamente para aqueles leitores que tenham comprado ao menos um dos nossos guias da Espanha, com nove títulos dedicados a Barcelona, Cádiz, Córdoba, Granada, Madrid, Sevilha, Toledo, Valência e Zaragoza.

Por gentileza, na hora de deixar sua consulta, coloque o mesmo endereço de email que você usou para comprar seu(s) guia(s), para que possamos identificá-lo facilmente.

4. O que podemos fazer por você?

Podemos dar orientações gerais para aprimorar seu roteiro, incluindo:

  • dicas sobre quantos dias dedicar para cada destino visitado.
  • informações sobre a logística do transporte entre os destinos.
  • sugestões sobre como definir a ordem do seu roteiro.

E qualquer outro tipo de dica que acharmos pode melhorar sua viagem. Aliás, não deixe de conhecer nossas 10 dicas para viajar melhor pela Espanha.

5. O que não podemos fazer por você?

Na consultoria de roteiros não podemos elaborar roteiros detalhados e personalizados para cada uma das cidades visitadas. Para isso existem nossos onze guias. Enquanto não tivermos material específico sobre outros destinos na Espanha, podemos dar dicas e orientações muito gerais sobre eles, mas não elaborar roteiros detalhados de visitação de cada destino.

Na consultoria também não realizamos reservas hoteleiras nem de passagens (e também não fazemos pesquisa de valores, que é uma tarefa que você deverá realizar, pedindo todas as orientações necessárias sobre o assunto). No site você vai encontrar muita informação sobre como chegar na Espanha e como se locomover dentro do país, além de uma ótima ferramenta para pesquisa de hospedagem.

Igualmente, não podemos realizar cálculos de despesas, sendo que é uma tarefa quase impossível. Veja o texto quanto vou gastar na Espanha? sobre o assunto.

6. Existe um limite no número de consultas que posso deixar?

Não! Você pode deixar tantas quantas perguntas você quiser, relacionadas com o assunto da consultoria, que são os roteiros para percorrer a Espanha.

7. Vocês demoram muito para responder?

Costumamos responder consultas uma vez por dia, de segunda a sexta. Quando estamos viajando, pode ser que as respostas demorem mais alguns dias. Mas nunca deixamos de responder nenhuma pergunta.

Bem-vindo à nossa consultoria de roteiros!

400 comentários em “consultoria de roteiros 2021-2022”

  1. Hola Tony y Cecilia!
    Estarei com marido e filhos na Espanha entre os dias 27/06 e 10/07. Começando por 3 dias na Coruña ,visitandos os parentes…planejei 3 dias em Madrid e entre 04 e 10/07 estar em Barcelona. De Madrid para Barcelona, gostaria de seguir de carro, gostaria de incluir Girona (desejo do marido em conhecer)…pensei no seguinte:
    Madrid – Zaragoza- Taragona- Barelona e um outro roteiro talvez bate volta Barcelona-Girona, os dias que sobrarem…e espero que sobrem…conhecer o que for possível em Barcelona.
    Se achar viável será que poderia me ajudar a organizar isso? Se não achar aceito suas sugestões!!!
    Muito obrigada!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Adriana, seja bem-vinda à consultoria de roteiros.
      O carro faz sentido quando você vai ir parando ao longo do caminho, mas para fazer Madrid-Zaragoza-Tarragona-Barcelona, sugeriríamos ir de trem-bala. Um trecho Madrid-Zaragoza. Dormir em Zaragoza. Outro trecho Zaragoza-Barcelona. Tarragona como um bate-volta saindo de Barcelona. Girona como outro bate-volta saindo de Barcelona. A estrada Madrid-Barcelona não é muito interessante.
      Se você apresentar para a gente seu rascunho de roteiro, poderemos ajudar a aperfeiçoá-lo. Abraço!

  2. Bom dia, Tony!
    Estou com viagem marcada para a Espanha chegando no dia 19 de maio a Madri.
    Estou com uma dúvida com relação ao Hotel. Estive pensando no MERCURE MADRI CENTRO (Endereço: C. de Lope de Vega, 49, 28014) por ficar próximo à estação de atocha, já que partirei para Barcelona de trem e também pretendo fazer um bate volta a Toledo.
    A dúvida é se este hotel é uma boa opção pra quem pretende conhecer as principais atrações do centro de Madri a pé e ainda ficar próximo à estavação de trem.
    Vi que também tem o IBIS MADRI PRADO, mas que fica um pouco mais afastado do estação atocha, o que aparentemente (pelo mapa) não permitiria o deslocamento a pé.
    O que podem me dizer a respeito. O MERCURE seria uma boa opção, ou o IBIS seria mais adequado?
    OBS: A preferência pelo grupo IBIS e MERCURE é pelo fato de ter pontos de fidelidade que me permitem um bom desconto.
    Desde já, agradeço pela atenção.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Felix, seja muito bem-vindo à consultoria de roteiros. Os dois hotéis tem uma localização muito nobre. O Mercure está quase na frente do Museo del Prado. Pode chegar em Atocha caminhando, sim, são máximo 15 minutos a pé. Porém, não tem nenhuma estação de metrô próxima. O Ibis Styles está no coração do Barrio de las Letras, o metrô é um pouco mais próximo e pode ser que seja uma melhor escolha, sendo que está mais próximo de outras atrações turísticas de Madri. Ficaríamos em qualquer um dos dois tranquilamente, mas se tivermos que escolher, provavelmente iríamos no Ibis Madrid Prado. Abraço.

  3. Ola Tony e Cecilia, estou adorando o canal e venho recheando meu roteiro com as dicas de vocês. Aproveitando o canal gostaria da consultoria de voces para o seguinte caso. Estarei eu e minha familia em Madrid entre os dias 25 a 30/06. Já
    Tenho o Guia do Espanha Total e são muitos roteiros certamente mas certamente iremos ao Museo do Prado e reservamos um dia para um bate e volta a Toledo. Quero levar meu filho também no museo de Aeronautica y Astronautica. Queria a ajuda de vocês na indicação de quais roteiros são imprescindíveis para esse periodo em especial dicas para meu pequeno de 8 anos. Outra dica é se vocês conhecem um bom restaurante para comermos uma Paella. Adoramos. Abraços

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Marco, seja bem-vindo à consultoria de roteiros. Pode ver no passaporteMadri nossa orientação para escolher roteiros para quatro dias em Madri. Nenhum roteiro é desenhado especificamente para crianças. Não há duas crianças iguais. Há quem organiza seus roteiros e leva as crianças com eles, sem problemas, e há quem faz tudo ao redor dos filhos. O Museu Arqueológico Nacional é muito legal para crianças, o Museu Naval é legal também. E seu filho deve curtir muito o roteiro 9. Veja, também no passaporteMadri, onde comer as melhores paellas em Madri. Abraço.

  4. Prezados Tony e Cecilia,

    Conhecemos o trabalho de vocês a partir de seu canal no Youtube; gostamos tanto que resolvemos procurar mais – e aqui estamos!
    Gostaria de uma ajuda, para melhorar o planejamento de nossa viagem.
    Segue o plano inicial:

    – chegada em Madri: 30.09.2022
    – Madri até 06.10.2022, quando iríamos para Granada
    – nesse período, bate-voltas: (a) Segovia + Ávila; (b) Toledo
    – Granada até 09.10.2022, quando iríamos para Barcelona
    – nesse período, um bate-volta até Cordoba
    – Barcelona até 14.10.2022, quando retornaríamos a Madri
    – nesse período, um bate-volta: Figueres (+ Girona?)
    – 15.10.2022, 23:30 retorno para o Brasil.

    Minhas dúvidas iniciais:
    (I) Acham que a viagem está equilibrada?
    (II) O que é melhor fazer no Dia da Hispanidade? Figueres (Teatro Museo Dalí) seria uma boa opção para esse dia?

    (Iremos eu, minha esposa e minha filha, com 12 anos; pensei em fazer todos os trechos de trem.)

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Manoel, sejam muito bem-vindos à consultoria de roteiros. Vamos com suas dúvidas. Teve algumas partes que não ficaram claras, vamos comentar:
      – imaginamos que vocês não estão planejando visitar Segóvia e Ávila no mesmo dia, é uma loucura.
      – também não ficou claro se vocês estão dedicando dois dias completos para Granada (três dias), descontando o bate-volta até Córdoba.
      – imaginamos que vocês tenham excluido Sevilha do seu roteiro deliberadamente.
      – Girona e Figueres no mesmo dia só é viável em passeio organizado, quando a otimização dos tempos é absoluta. Caso contrário, vira uma correria maluca. Há muitos bate-voltas fantásticos a partir de Barcelona, podem ver o detalhe aqui.
      – o Dia da Hispanidade, na Catalunha, é um feriado mais, sem impacto significativo no turismo. Só os mercados municipais que devem ficar fechados nessa data.
      Fazer tudo de trem é uma ótima ideia, mas não descartem voar de Granada a Barcelona, pode sair mais barato que o trem.
      Abraço.

      1. Antes de mais nada, muito obrigado pela atenção, Tony.
        Com base no que você disse, retirei Girona do planejamento.
        Gostaríamos de conhecer Sevilla, só não conseguimos encaixar no roteiro.
        Com relação a Ávila e Segovia, a ideia é, realmente, visitar as duas em dia só (mais uma vez, por falta de tempo para fazer de outra forma.
        Pensamos em algo nessa linha:

        O que você acha?

        1. Também envio o planejamento com maior nível de detalhamento – mais uma vez, para que nos dê sua opinião:
          01.10 (sábado) – Madrid
          – walking tour
          – Museo Reina Sofia
          02.10 (domingo)
          – Parque Warner
          03.10 (segunda)
          – Museo del Prado
          04.10 (terça)
          – bate-volta a Toledo
          05.10 (quarta)
          – bate-volta a Segovia e Ávila
          06.10 (quinta)
          – deslocamento até Granada
          07.10 (sexta) – Granada
          – walking tour
          – Alhambra
          08.10 (sábado)
          – bate-volta a Cordoba
          09.10 (domingo)
          – deslocamento até Barcelona
          de 10.10 (segunda) a 13.10 (quinta) – Barcelona
          – com bate-volta a Figueres em 12.10 (quarta)
          14.10 (sexta) – deslocamento até Madrid
          15.10 (sábado) – 23:30: retorno para o Brasil
          O que lhe parece?

          1. Tony | ESPANHA TOTAL

            Olá de novo, tendo visto agora o detalhe da viagem, o ponto mais crítico parece Granada, sempre achamos que se deslocar até Granada, que é muito distante, para depois não ter tempo de ver centro, Albaicín y Alhambra é uma tristeza. Você precisaria de dois dias completos (três noites). Também achamos uma grande pena ir até a Andaluzia e não visitar Sevilha, mas realmente, estão faltando dias na sua programação, não estão sobrando. Sobre Segóvia e Ávila, escolheríamos uma das duas. Você não é obrigado a visitar as duas se não tem tempo para isso. Nossa, ir para Ávila e não ter duas horas para percorrer a muralha deixa a gente muito triste. Mas respeitamos as escolhas dos nossos leitores, só queremos compartilhar nossa opinião, que você não é obrigado a seguir! Abraço.

            1. Tony, você acha, então, que valeria a pena reduzir um dia em Barcelona para aumentar um em Granada?
              (Pelo que entendi, em Granada não é possível visitar o centro, o Albaicin e Alhambra em um único dia, certo?)

              1. Tony | ESPANHA TOTAL

                Manoel, reduzir tempo em Barcelona é sempre um erro. Nosso Granada em dois dias contempla um dia no Albaicín, meio dia no centro e meio na Alhambra. Você não poderia abrir mão de Barcelona, deixando a cidade para uma viagem futura, aumentando o tempo em Granada e incluindo Sevilha?

              2. (Não consegui “responder” à mensagem abaixo).

                O que acho que poderia ser interessante seria tentar chegar em Granada cedo e aí teríamos uma tarde adicional lá.

        2. Tony | ESPANHA TOTAL

          Manoel, achamos um horror, o tipo de turismo que tentamos desincentivar. Na hora que você voltar, vai assistir os vídeos e vai começar a falar, isso tão legal, eu não vi; isso, também não, e assim por diante.

  5. Ola Tony,

    Obrigado pela ultima resposta. Como estou montando meu circuito vou continuar a usar seus conhecimentos por aqui. Olha só, Devo ir de Madrid para Sevilha de trem chegando a tarde. Teremos praticamente 3 dias e meio em Sevilla. A ideia é usar um dia e fazer um bate e volta a Cordoba. Em Sevilha já tenho o seu guia na mão. Minha duvida é se vale a pena comprar uma visita guiada para o Alcacer, Catedral e La Giralda ou simplesmente os ingressos? Se for os ingressos aconselha comprarmos antecipadamente? E precisa de um ingresso para cada atração? Além disso estamos planejando assistir um show de flamenco. Não queriamos algo pega turista então li sobre La casa del flamenco. Voces conhecem? Recomenda esse ou algum outro? Obrigado

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá de novo, Marco. A gente acha que as visitas guiadas sempre tornam os passeios mais ricos e interessantes. Mas elas tem um custo. Se forem pagar uma visita guiada, achamos melhor fazê-lo no Alcázar. Na catedral, podem alugar um audioguia. Dependendo da data da visita, tanto Alcázar como catedral recebem muitos visitantes. Ou vocês compram antecipadamente, o ficam fazendo fila no primeiro horário da manhã.
      Marco, você não deve ter visto, mas o guia de Sevilha conta com três indicações de shows de flamenco (pág. 37, pág 62.). Abraço.

  6. Oi Tony, de fato obrigado por relembrar.
    Ultima consulta.
    Faremos no trecho final de nossa viagem 2 dias em Jerez de La Frontera, 2 dias pelos Pueblos Blancos e 4 dias em Malaga
    – Jerez de la frontera: Gostariamos de visitar uma bodega e conhecer e provar o Sherry. Vimos a tio Pepe mas achamos turistico demais. Voce tem alguma recomendação? Além disso algum ponto turistico a visitar em Jerez que recomenda?
    – Os dois dias nos Pueblos blancos faremos uma rota seguindo o que voces recomendam no canal em direção a Ronda. Nesse meio do caminho recomendam alguma cidade ou restaurante para o almoço?
    – Malaga: dos 4 dias 1 dedicaremos a um bate e volta a Granada. Nos outros 3 visitaremos a cidade e alguma praia. Vimos diversas cidadezinhas proximas e como estaremos de carro fica facil deslocar. Voces possuem alguma praia proxima a Malaga (sem ser Malagheta) que recomendam? Como funciona a estrutura de praias na Espanha? Aluga-se cadeiras e gurada sois? E os Chiringuitos algum que recomendam? Valeu!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá de novo, Marco.
      Transfiram um dia de Jerez para os Pueblos Blancos, 2 dias é muito tempo para Jerez, muito pouco tempo para os Pueblos Blancos.
      Veja aqui nossas dicas sobre Jerez de la Frontera.
      Veja aqui nossa proposta de rota pelos Pueblos Blancos, que não é completada em um dia, precisa de mais tempo.
      Por gentileza, não façam um bate-volta até Granada, sentimos arrepios cada vez que alguém sugere essa proposta. Granada merece dois dias completos (três noites), se vocês não puderem dedicar esse tempo, pode ser melhor deixar Granada para uma futura viagem. Nada próximo de Málaga supera em interesse a Granada. Por isso, transferiríamos dias de Málaga para Granada.
      Nas praias de Málaga alugam-se cadeiras e guarda-sois. Não podemos indicar nenhuma praia, não achamos que sejam especialmente bonitas, com certeza não comparadas com as brasileiras. Não estamos falando que vocês não dediquem tempo para curtí-las, mas ir para a Andaluzia e dar preferência à praia antes que um destino como Granada não seria nossa orientação. Granada é excepcional, você não vai encontrar nada igual em outras partes do planeta. Já, praias interessantes…
      Abraço.

  7. Luis Antonio Calil Vieira

    Olá Tony e Cecilia,
    Primeiro gostaria de parabeniza-los pelo excelente trabalho! Os guias também são muito bons!
    Estamos eu e minha esposa de viagem marcada para a Espanha na segunda quinzena de Out/22 e gostaríamos de ter a opinião de vocês quanto ao roteiro e o tempo destinado a cada cidade.
    Segue abaixo o roteiro:
    17 e 18/10 (seg e ter): Madrid (chegamos pela manhã de seg)
    19/10 (qua): Toledo (bate e volta)
    20/10 (qui): Córdoba (dormindo em Sevilla)
    21 e 22/10 (sex e sáb): Sevilla
    23 e 24/10 (dom e seg): Granada (ida p/cidade na manhã do dia 23)
    25/10 (ter): Madrid
    26/10 (qua): Segovia (bate e volta)
    27/10 (qui): Ávila (bate e volta)
    28/10 (sex): Madrid (retorno ao Brasil a noite)
    Nossas maiores preocupações são se essa sequência de uma cidade para a outra seria viável (ou se poderia ser melhorada) e se perderíamos alguma atração importante nas cidades, devido ao dia da semana destinado a elas (ex. segundas e terças).
    Outro ponto que nos preocupa é o tempo destinado a Granada, tendo em vista o tempo entre Sevilla e Granada. Talvez seja melhor retirar Segovia ou Ávila e atrasar a volta p/Madrid.
    Agradeço antecipadamente! Abs, Calil.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Calil, estamos na estrada, se você puder aguardar até a sexta-feira, responderíamos sua consulta com a atenção que merece, já de volta em casa. Abraço!

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Prezado Calil, já estamos de volta, vamos com sua proposta.
          Sua viagem é bastante acelerada. Achamos melhor garantir uma visita tranquila às cidades da Andaluzia e deixar possíveis bate-voltas partindo de Madri para uma viagem futura. A Andaluzia é distante (especialmente Granada), para Madri é muito mais fácil voltar.
          Como vocês vão chegar em Madri de manhã, poderiam partir direto para Sevilha esse mesmo dia, otimizando seu roteiro. Aliás, se possível, durmam em Córdoba. O pit-stop em Córdoba fica muito complicado pela dificuldade de achar um lugar para deixar a bagagem na cidade.
          Três noites em Sevilha para contar com dois dias completos na cidade.
          A mesma receita para Granada, três noites para contar com dois dias completos.
          Depois, voltam para Madri, incluem o bate-volta até Toledo e estudam se sobrou tempo para algum outro bate-volta.
          Se você quiser voltar a organizar seu roteiro e apresentar a sequência para a gente, daremos uma nova olhada para analizar o assunto das segundas-feiras e as atrações turísticas. Costuma ser um problema no caso de museus públicos, que podem fechar. As grandes atrações abrem 7 dias por semana.
          Abraço.

          1. Luis Antonio Calil Vieira

            Olá Tony,
            Refiz o roteiro, segue abaixo p/sua análise:
            17/10 (seg): Chegamos p/manhã em Madrid e seguimos direto p/Córdoba – ½ d.
            18 (ter): Córdoba – 1d (indo p/Sevilla no final do dia).
            19 e 20 (qua e qui): Sevilla – 2d.
            21 (sex): Granada (ida p/manhã na sexta) – ½d
            22 (sáb): Granada – 1d
            23 (dom): Granada – ½ d (saída p/Madrid no domingo a tarde).
            24 a 28 (seg a sex): Madrid. 1 bate e volta a Toledo. Retorno ao Brasil na noite de sexta.
            Agradeço a ajuda! Abs, Calil.

              1. Luis Antonio Calil Vieira

                Tony, obrigado pela resposta. Pensando que é muito mais difícil voltar a Andaluzia numa próxima viagem, você acha que nós deveríamos trocar o dia de Toledo por uma outra cidade dessa região? Muito obrigado! Abs, Calil.

              2. Tony | ESPANHA TOTAL

                Isso é sempre uma possibilidade interessante, é mais fácil voltar para Madri que para o sul. Vocês poderiam trocar Toledo por Cádiz, como bate-volta no mesmo dia saindo de Sevilha (um pouco acelerado) ou dormindo uma noite em Cádiz. Abraço.

  8. OLá Tony, boa tarde.
    Parece que a Fonte Mágica em Barcelona voltou a funcionar depois de parada por 02 anos, por conta da Covid 19.
    É isso mesmo ? Você sabe os horários à noite ?? Minha programação é ver o espetáculo no dia 25/06/22 (um sábado)
    Obrigado

  9. Olá Cecília e Tony.
    Adoramos seus vídeos e dicas, vocês dois são 10!!
    Dia 18 de maio embarcamos com destino a Sevilla (já adquirimos o guia para termos todas as dicas) seguindo (nos hospedando) em Malaga, Almuñecar, Ronda e Arcos de la Frontera em um roteiro que totalizará 17 dias com muitas cidades pelo caminho :}
    Vocês falam de um video com um roteiro de carro pelos Pueblos Blancos, porém não localizei o mesmo, vocês podem me enviar o link, por gentileza?
    Grande abraço e muito obrigado pelo conteúdo de primeira que nos entrega.

  10. Olá Cecília e Tony

    Gostaria de saber a opinião de vocês nas datas que estipulamos para Andaluzia, queremos fazer tudo com calma, sei que dezembro é um mês mais frio mas tirando o Natal que acredito nada funciona, existe algo que devemos nos preocupar??

    Córdoba Hospedagem 15 a 18/12
    Vamos para Granada de trem
    Granada Hospedagem 18 a 22/12
    Vamos para Málaga de trem
    Málaga Hospedagem 22 a 25/12
    Vamos para Ronda de ônibus
    Ronda Hospedagem 25 a 27/12
    Vamos para Sevilha dia de trem
    Sevilha Hospedagem até dia 31/12 quando retornamos a Madri/Brasil

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Fabio, seja muito bem-vindo à consultoria de roteiros. Adoramos viagens feitas com calma como a sua! Além de tudo, fica escuro muito cedo em dezembro e por isso o aproveitamento do tempo é muito menor.
      Achamos sua proposta perfeita, muito equilibrada, com muito tempo para cada cidade que vocês vão visitar.
      Na tarde do 24 muita coisa deve fechar, no dia 25 quase tudo deve fechar, mas vai ter restaurantes abertos, isso não deve ser um problema.
      Os museos públicos costumam fechar na segunda-feira, mas como vocês contam com muito tempo em todas as cidades, isso não deve ser um problema.
      Tomem muito cuidado com o horário de volta para Madri se vocês estão pensando sair de Sevilha e pegar seu voo no mesmo dia, deixem um intervalo considerável entre trem e avião.
      Abraço.

      1. Muito obrigado por sua resposta, vocês são demais.
        Uma duvida devo comprar a passagem de trem com antecedência ou deixo para comprar na hora do embarque??

          1. Entendi então é melhor comprar as passagens de trem antes.

            Meu voo de chegada em Madri é as 6:00hs da manha, imagino que no máximo umas 10:00hs já tenha encerrado todos os tramites de desembarque, pensei em pegar um Táxi até Atocha de lá ir para Cordoba, para evitar correrias vou comprar a passagem de trem para as 15:00hs.
            Já a volta também por Madri é as 23:30hs, neste caso saio de Sevilha de trem por volta das 12:00hs que acredito dar tempo de sobra para chegar no Aeroporto sem correrias.
            Esta certo minha maneira de pensar???

            Há sim mais uma duvida na Estação de Atocha ou nas proximidades tem uma loja da Orange ou Vodafone para que possa comprar um chip de celular??

            Peço mil desculpas diante de tantas perguntas.

            1. Tony | ESPANHA TOTAL

              Bom dia, Fabio. Começando pelo final, não precisa pedir desculpas por tantas perguntas. Temos o maior prazer em tentar ajudar.
              Costumamos indicar um mínimo de quatro horas entre a chegada prevista do voo e o horário de partida do trem. Você poderia pegar um trem para Córdoba em um horário anterior às 15 horas, mas se quiser tranquilidade absoluta, vai no horário das 15h.
              No caso da volta, está perfeito e bem tranquilo.
              Antes da pandemia, era possível comprar chip para celular nas lojas do aeroporto. Seu problema é que vão estar fechadas no horário da sua chegada. Há várias lojinhas dentro de Atocha vendendo chips. Uma é Mata Mua. Não temos nenhuma referência deles, mas vale a pena chegar e perguntar. Fica dentro da estação. Abraço.

  11. Gilberto dos Santos

    Boa tarde Tony e Cecilia
    Adquirimos os guias de vocês e usamos muito nas 2 viagens que fizemos a Espanha.
    Iremos estar na Espanha de 17/maio a 28/junho/2022, nossa chegada e saída serão por Barcelona.
    Pensamos em visitar Zaragoza, Avila, Segóvia e talvez ficar uns dias em Madrid.
    Vamos retornar a Barcelona com tempo de visitar Girona, Figueres e mais algum destino ali perto.
    Nós gostamos de aproveitar bem as cidades que conhecemos, por isso reservamos do dia 22 ao dia 26/maio para conhecer Zaragoza, após isso gostariamos de ir a Avila e Segovia.
    Pergunto a vocês: Podemos ir de Zaragoza direto a Avila ou Segóvia? Ou é precisamos passar por Madrid?
    Vocês sugeririam alguma outra cidade próxima a essas para visitar? Já visitamos Toledo, Sevilha e Valencia.
    Desde já, muito obrigado pela atenção.
    Um abraço
    Gilberto e Sandra

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezados Gilberto e Sandra. Sejam muito bem-vindos à consultoria de roteiros. Vocês lembram quando compraram os guias, qual foi o email usado? Não conseguimos achar esse dado. Não se preocupem, a consultoria de roteiros não tem data de validade, só queremos identificar os guias que vocês compraram. Abraço!

      1. Caros Tony e Cecilia
        Nossos guias foram provavelmente comprados no final de 2016, pois em fevereiro de 2017 recebemos a 3 edição do guia de Barcelona.
        Adquirimos os guias de Barcelona, Madri, Toledo, Zaragoza, Valencia, Sevilha e Cordoba.
        O email utilizado foi gissan@terra.com.br.
        Um abraço
        Gilbeerto e Sandra

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Muito obrigado! Adoramos sua forma de viajar, com tempo para explorar com calma os lugares que vocês visitam. Porém, achamos que daria para tirar um dia de Zaragoza. Dois dias completos são suficientes, três se vocês quiserem ir bastante além do básico. Do jeito calmo de vocês, eu diria que duas noites em Segóvia e duas ou três em Ávila seriam uma boa pedida. Vocês não conhecem Salamanca? Seria a escolha mais fácil estando nesse pedaço da Espanha. Quatro noites para Salamanca. Para ir de Zaragoza a Segóvia/Ávila/Salamanca de forma rápida o melhor é um trem-bala até Madri e depois continuar a viagem. Qualquer outra alternativa é muito mais lenta (e cansativa). Cuenca é outra cidade muito interessante, para ser visitada também a partir de Madri. E também a partir de Madri, Alcalá d Henares.
          Voltem por aqui com seu roteiro mais desenvolvido para podermos ajudar com seu aperfeiçoamento! Abraço.

          1. Gilberto dos Santos

            Muito obrigado pela atenção de vocês.
            Não conhecemos Salamanca e vou incluir no roteiro.
            A partir das dicas de vocês vou fazer um roteiro mais detalhado e coloco aqui para vocês analisarem.
            Mais uma vez, obrigado!!
            Um abraço

          2. Gilberto dos Santos

            Tony e Cecilia
            Como teremos que passar por Madrid, pensei em fazer o seguinte roteiro:
            22/05 a 27/05 – Madri
            27/05 a 30/05 – Avila
            30/05 a 03/06 – Salamanca
            03/06 a 06/06 – Segovia
            * ir de Segovia a Madri e pegar um trem rápido a Zaragoza
            06/06 a 09/06 – Zaragoza
            O que vocês acham?
            Agradecemos antecipadamente
            Um abraço
            Gilberto e Sandra

            1. Tony | ESPANHA TOTAL

              Prezados Gilberto e Sandra, vocês não sabem como a gente gosta de viajantes como vocês, dedicando tempo suficiente para visitar a Espanha com calma, sem correrias nem roteiros-maratona.
              Achamos sua nova distribuição de dias perfeita. Em Segóvia, dediquem uma manhã (ou um dia), a conhecer a Granja de San Ildefonso, um palácio real com jardins muito muito lindo. Deve existir transporte público até lá. O melhor seria perguntar no escritório de turismo de Segóvia (fica junto ao aqueduto).
              Grande abraço!

  12. Olá Tony e Cecília! Muito obrigada pelo trabalho de vocês. Eu quero comprar todos os guias das cidades que eu vou, pq tenho certeza que irão me facilitar a viagem. Mas estou com dúvida se escolhi muitas cidades pelo tempo que tenho, ou se escolhi cidades erradas. Chego 6/6 e tenho até 23/6 para conhecer algumas cidades, quando irei para Valladolid a tarde. São 17 dias. Com certeza vou fazer Madrid, barcelona, sevilha, valencia e toledo. Minhas duvidas para acrescentar: zaragosa, (bate volta girona), córdoba, cádiz e ávila. Gostaria de saber se o tempo que tenho é possível para todas, só para que eu ja decida os respectivos guias que vou comprar. Muito obrigada!!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Gisele, seja muito bem-vinda à consultoria de roteiros. Entendemos que você ainda não conhece nem Madri nem Barcelona. Dedicando 7 dias para as duas cidades, acabam sobrando mais outros 7 da sua programação. Daria para acrescentar Valência, Zaragoza e Toledo, e deixar a Andaluzia para uma viagem futura. Abraço!

      1. Muito obrigada pelo retorno! Tenho 17 dias, 3 dias a mais. E preciso passar em Huelva, cidade do avô do meu marido, para tentar passar no cartório ou igreja à procura de algum documento dele. Então posso acrescentar apenas Sevilha, e deixar as demais para uma próxima viagem focada na Andaluzia mesmo, vocês tem razão. Menos é mais como vcs dizem, rs. Vou comprar os guias!! Muito obrigada!!

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Perfeito, Gisele. Se você quiser apresentar o dia a dia do seu roteiro para a gente, poderemos ajudar com seu aperfeiçoamento. Abraço!

  13. Bom dia casal. Comprei o guia de Sevilha e estamos adorando. Vamos conhecer outras cidades da Andaluzia, Córdoba entre elas. Já compramos ingressos para Mesquita-Catedral de Córdoba mas gostaria de saber se tem como adquirir entradas para Alcazar dos Reis Cristãos (sem visita guiada) pois não localizo na página oficial da cidade de Córdoba. Por favor, conseguem encaminhar o link? Obrigada.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Marinês. A última vez que visitamos Córdoba era obrigatório reservar (que não comprar) um horário, de forma antecipada, para visitar o Alcázar. Tentamos agora usar o link para essa reserva e o Alcázar não aparece mais, acreditamos que a exigência, devida as restrições COVID, tenha sido eliminada. Mas o melhor seria perguntar no escritório de turismo de Córdoba (o principal fica entre a mesquita e a ponte romana) na hora que você estiver na cidade. Abraço.

  14. Gilberto dos Santos

    Caros Tony e Cecilia, muito obrigado pelas dicas, pela atenção e rapidez nas respostas.
    Estamos assistindo os vídeos do seu canal, daquelas cidades que não temos os guias, para podermos aproveitar ao máximo nossa viagem.
    Mais uma vez agradecemos a disponibilidade de vocês e parabéns pelo trabalho.
    Um grande abraço
    Gilberto e Sandra

  15. Caros Cecilia e Tony

    Estou há dias lendo os posts e vendo os videos do Espanha Total! Parabéns pelo trabalho de vocês!!! Excelente!
    Estamos viajando para a Andaluzia em julho… sim, só temos esse período para ir, devido a férias escolares, infelizmente. Mas moramos no Nordeste e estamos habituados ao calor. E vamos seguir as dicas dos guias de Sevilha, Córdoba e Granada, que já adquirimos.

    Estávamos pensando em alugar um carro para maior liberdade de deslocamento, mas depois de ler vocês, faremos tudo de trem e ônibus (por enquanto só compramos MAD-Sevilha).
    Dividimos da seguinte forma:

    06/07 – Madrid/Sevilha – de trem, chegando às 14h30.
    07/07 – Sevilha
    08/07 – Sevilha

    09/07 – Sevilha/Málaga – ônibus, chegando 13h45
    10/07 – Málaga

    11/07 – Málaga/Granada – ônibus, chegando 13h00
    12/07 – Granada
    13/07 – Granada/Córdoba – ônibus, saindo 14h30 e chegando 17h15

    14/07 – Córdoba
    15/07 – Córdoba/Madri – trem, saindo 15h e chegando 17h00

    O que vocês acham?

    A ordem das cidades está coerente? Pensei nos trens para ir e voltar de Madri, que são mais fáceis de Sevilha e Córdoba…

    Minhas dúvidas:

    – Granada ficaria muito corrido? Teríamos um dia inteiro, uma manhã e uma tarde. Pensamos em fazer parte do Albaicin na primeira tarde (com o Mirador San Nicolas) e o restante na manha do último dia.
    No dia 12 faríamos o 2o dia do roteiro. Já compramos a a Dobla de Oro com Alhambra para entrada nos palácios às 18h00.
    – Vocês não mencionaram o bairro de Sacromonte e as cuevas. Valem a pena?

    Até gostaríamos de dedicar uma noite a mais em Granada, mas teríamos que abrir mão de uma noite em Córdoba.
    Ou não ir a Málaga…

    Sei que a maioria das pessoas faz só um bate e volta de uma dia em Córdoba ou passa no máximo uma noite por lá. Mas das fotos que vi, achei a cidade tão bonita e com muitas atrações também. Achei o roteiro de um dia um pouquinho corrido.
    Outra opção seria sair de Granada no dia 14 às 10h00, chegando em Córdoba 12h15. O que acham? Ficaria melhor desta forma?

    Desde já agradeço pela atenção.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Ellen, seja bem-vinda à consultoria de roteiros. Sobre o assunto do calor na Andaluzia, a pergunta chave que você deve se fazer é, naqueles dias de 45 graus de temperatura, você sai de casa para bater perna o dia todo ou fica em um lugar fechado com ar condicionado? Turismo durante uma onda de calor é de uma crueldade extrema, até para quem está acostumado com o calor.
      Vamos com suas dúvidas:
      – vocês vão contar com dois dias completos em Granada, então acreditamos que deva dar tempo para fazer tudo, até porque em julho fica escuro muito tarde.
      – não vemos como acrescentar uma visita ao Sacromonte no caso de quem fica dois dias em Granada. Mas, sobrando tempo, dá para dar uma chegada tanto na Abadia (muito distante) quanto no bairro e as Cuevas, que você só vai conhecer se for presenciar um show de flamenco.
      – Córdoba é maravilhosa e ficar uma noite na cidade é uma ótima decisão. Até porque é um dos pontos mais quentes da Espanha e tudo é feito em uma velocidade mais lenta.
      Abraço.

      1. Olá Tony!

        Obrigada pela rápida resposta!
        Pensando no calor e na velocidade mais lenta em que faremos os passeios, pequenas siestas ou descansos na piscina à tarde que serão bem-vindos, você acha que valeria a pena tirar as duas noites (1 dia e meio) em Málaga do nosso roteiro e deixar uma noite a mais em Sevilha e outra em Granada?
        Aí ficaria: 4 noites em Sevilha, 3 em Granada e 2 em Córdoba.

        Ou vc sugeriria uma outra divisão?

        Abraços,

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Ellen, sua proposta é ótima e tenta de alguma forma aliviar o problema do calor (gostaríamos de salientar que nem sempre há temperaturas absurdamente quentes, unicamente quando há uma onda de calor na região; mas é uma possibilidade real que acontece todo ano). Faça isso, sim, tire Málaga e garanta um ritmo de visitação mais tranquilo nas restantes cidades visitadas. Abraço!

  16. Natalia Radtke Zonta

    Bom dia Tony e Cecília. Gostamos muito dos vídeos de vocês, pois são objetivos e as informações são realmente úteis aos viajantes. Parabéns! compramos 3 guias ontem e estamos ansiosos por lê-los. Aí vai nosso pedido de consultoria: a viagem para Espanha está marcada a iniciar no dia 05/06, com chegada prevista às 14:35 do dia 06/06 em Madri, se puderem conferir se distribuição de dias que fizemos está ok, seríamos muito gratos:
    06/06 – chegada em Madri às 14:35 horas – dependendo do cansaço conhecer algo no centro histórico – dormir em Madri
    07/06 – avião (já comprado) com destino a Sevilha – Dormir em Sevilha
    08/06 – dormir em Sevilha
    09/06 – acordar – retirar o carro com destino a rota dos pueblos brancos (seguiremos o roteiro de vocês 4 dias e 3 noites na rota) – dormir na rota conforme o roteiro da espanha total
    10/06 – dormir na rota conforme roteiro da espanha total
    11/06 – dormir na rota conforme roteiro da espanha total
    12/06 – conhecer a praia Nerja (gostaríamos de conhecer pelo menos 1 praia espanhola, se tiverem algum outra bacana para nos sugerir) – dormir em Nerja
    13/06 – sair com destino a Granada e devolver o carro – dormir em Granada
    14/06 – conhecer Alhambra – como achamos que será um lugar maravilhoso, a minha dúvida aqui é se dedicamos o dia inteiro ou parte dele, se há local para lanche/almoço no interior do local e, se não, quantas horas dedicar, a fim de que possamos marcar o horário para conhecer os palácios nazaries (qual seria o melhor horário para marcar a visita aos palácios). Dormir em Granada
    15/06 – Dormir em Granada
    16/06 – trem/onibus entre Granada e Cordoba – dormir em Córdoba
    17/06 – dormir em Córdoba
    18/06 – trem entre Córdoba e Madri – dormir em Madri
    19/06 – dormir em Madri
    20/06 – dormir em Madri
    21/06 – Madri – voo retorno ao Brasil previsto às 23:30 horas

    Não somos muito fãs de cidades muito grandes como Madri e Barcelona, por isso colocamos menos dias em Madri. Também não pretendemos fazer o bate e volta a Toledo.
    Muito obrigada novamente

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Natalia, sejam muito bem-vindos à consultoria de roteiros. Como já repetimos muitas vezes, junho é um mês fantástico para viajar pela Espanha. Vamos com a análise do seu roteiro.
      – estamos achando que pode faltar tempo em Sevilha, o jeito de resolver esse problema seria tirar um dia dos Pueblos Blancos. Mas, por outro lado, vocês falaram que não gostam de cidades grandes, então tudo vai depender das suas prioridades.
      – as praias mais espetaculares da Espanha não estão na costa sul, mas Nerja vale a pena. Como vocês vão estar de carro, vale a pena dar uma chegada em Frigiliana também, muito próxima de Nerja.
      – sobre a Alhambra, apesar de ser um lugar extraordinário, achamos que só alguém com um interesse muito específico na arte iria ficar o dia completo no complexo. Meio dia extenso pode ser suficiente para a maioria das pessoas. Há uma lanchonete no complexo, há lugares para comer ao ar livre e também um restaurante próximo. O importante do horário de visita aos palácios é que seja o último lugar a visitar. Pode ser no começo da tarde, por exemplo, após o almoço (ou antes do almoço).
      O restante da distribuição dos dias está perfeito.
      Fique à vontade para tirar qualquer outra dúvida sobre sua viagem. Abraço!

  17. Bom dia, Tony!
    Estaremos em Madri no começo e no final da viagem, da seguinte forma: no início, chegaremos no dia 16/06, quinta feira, às 14h30, e ficaremos até dia 20/06, segunda, com voo para outro país às 18h; retornaremos a Madri no dia 04/07 às 10h30, com retorno ao Brasil saindo às 23h30 do dia 06/07. No início ficaremos hospedados próximo à estação Atocha, e no final próximo à Plaza Calao.
    O roteiro para Madri ficaria assim:
    16/06 – quinta: como nos hospedaremos ao lado do Reina Sofia, tentar visitar o museu já no dia da chegada.
    17/06 – sexta: Roteiro 01 e 02 do seu guia de Madri
    18/06 – sábado: roteiros 03 e 05
    19/06 – domingo: bate e volta a Toledo
    20/06 – segunda: roteiro 04 ou 07 – como temos voo às 18h, acho que só daria para fazer um.
    No final (hospedagem próxima a Calao):
    04/07 – segunda: roteiro 08 (tenho apenas a parte da tarde)
    05/07 – terça: apenas o roteiro 06 – para bater perna por Chueca e Malasana e fazer tudo com calma – final de viagem, já deve bater um cansaço.
    06/07 – dia livre – passeio pela Gran Via, compras etc.

    Agora as dúvidas:
    – a disposição dos roteiros do seu guia (e Toledo) em relação aos dias da semana está bem feita? Toledo seria feito num domingo, por exemplo…
    – entre os roteiros 04 e 07, qual vcs indicariam preferencialmente para eu fazer no dia 20/06?
    – Há necessidade de compra antecipada de ingressos para Museu do Prado e Palácio Real ou é possível comprar na hora?
    – A ideia de ir no Reina Sofia no dia da chegada é boa? Provavelmente chegaríamos próximo do horário gratuito – fica com fila por ser gratuito?

    Obrigado!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Alexandre, sejam bem-vindos à consultoria de roteiros. Vamos com suas dúvidas:
      – a disposição dos roteiros parece correta, sim. São muitas combinações possíveis, não identificamos nenhum erro nas suas escolhas.
      – provavelmente o roteiro 7.
      – é altamente aconselhável comprar antecipadamente, acabamos de estar duas vezes em Madri recentemente e as filas para esses dois lugares são épicas.
      – se vocês vão ficar próximos do Reina Sofía, é uma boa ideia aproveitar esse primeiro dia, sim. Costuma ter fila no horário gratuito, não é tão interminável como a fila do Museo del Prado, mas vai ter fila.
      Abraço.

      1. Obrigado pelas respostas, Tony!
        Tenho outras pequenas dúvidas – estaremos tb em Ibiza, de onde faremos o bate e volta para Formentera, no final de junho/início de julho.
        Li que há preços diferentes para embarcações diferentes. Vocês indicam alguma empresa que faça o trajeto? As mais baratas possuem embarcações seguras? Saberia dizer?
        Além disso, tb gostaria de saber se há necessidade de comprar o ferry de ida e volta Ibiza/Formentera com antecedência ou se podemos comprar na hora? A compra em data próxima (já estando lá, na verdade) nos permitiria escolher o dia mais ensolarado…
        Obrigado!

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Alexandre, quando o preço é baixo de mais, dá um friozinho… O quesito mais importante, além da segurança, seria o tempo de viagem, sendo que é um bate-volta e vocês vão querer aproveitar seu dia ao máximo. A gente foi com a Trasmapi, em um catamarã moderno. Como vocês vão ir na temporada alta, tudo o que der para garantir por adiantado, seria uma boa ideia. Abraço.

  18. Boa noite Tony e Cecília.
    Primeiramente parabenizo vcs pelo belo trabalho que desenvolvem para ajudar os visitantes na Espanha.
    Eu e minha esposa teremos 3 noites em Madrid e 3 noites em Barcelona. Tenho interesse em conhecer Toledo, Segóvia e/ou Ávila. Mas tenho lido que e um dia fica muito desgastante fazer as 3 cidades, afinal, tenho 66 anos e minha esposa 65. Por conta disso, é possível fazer Toledo e Ávila em 1 dia usando o trem? Já assisti seu vídeo sobre o bate-volta Madrid-Toledo. Os outros 2 dias, estão reservados para conhecer alguns museus e a cidade. Temos interesse também em assistir a um show de dança flamenca (aceito sugestões).Em Barcelona já montei meu roteiro, com o bate-volta a MontSerrat em 1 dia (por sugestão do seu vídeo) e os demais dias destinados a visitação às atrações na cidade. Um abraço.
    João Otávio Monteiro

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, João, seja muito bem-vindo à nossa consultoria de roteiros. Indicamos um dia completo para Toledo (só para ver o básico, mesmo assim, vai faltar tempo), um dia completo para Ávila (exatamente a mesma coisa) e um dia para Segóvia, a cidade, entre as três, com menos conteúdo. Não indicamos nem vemos como combinar duas cidades no mesmo dia. É maraturismo, uma prática que tentamos desincentivar. Um dia para Toledo ou Ávila já é desgastante, imagine se você incluir alguma outra cidade. Escolha uma entre as três. Segóvia é a que vai deixar vocês mais descansados.
      Pode ver aqui nossas indicações de shows de flamenco em Madri.
      Abraço!

  19. Hola Tony, olá Cecília!
    O guia Barcelona em 15 roteiros é super completo e muito bem organizado. Parabéns!

    Não é tarefa fácil organizar um roteiro de poucos dias para agradar os pais (72 anos) e a sobrinha (11), além do marido, irmã e cunhado. Certamente o guia e a consultoria valerão ouro!

    Chegaremos de Veneza por avião dia 27/07, às 23:59. Dia 30/07 sairemos por Sans às 17:25 com destino a Madri. Dia 02/08 meu cunhado e sobrinha retornam ao Brasil e seguiremos para Andaluzia dando adeus à Espanha por Madri, dia 11/08 às 23:55.

    Nossa ideia é agradar hora um, hora outro, aproveitando muito bem nossos dias, fazendo as principais refeições sentados, de preferência sem matar ninguém hehe

    Aos poucos enviarei nossos roteiros para avaliação e sugestões de vocês. Muchas gracias!

  20. Precisamos resolver o hotel, então melhor começar com as atrações que gostaríamos de visitar.
    27/07 quarta: o voo de Veneza chega às 23:59 e precisamos considerar o tempo de deslocamento, check-in e descanso, para agendar as atrações do dia seguinte. Queremos tomar café da manhã no hotel.

    Para visitar as atrações ficaremos bastante em pé, então se possível, os deslocamentos entre elas deve ser rápido e pouco cansativo.

    28/07 quinta: Sagrada Família (sem torres), Casa Milà, Casa Batllò (uns querem entrar), Pak Güell e se possível também o Hospital. Gostamos do Alice Garden, La Paradeta, El Nacional e também da ideia de tapear.

    29/07 sexta: Montserrat no início da manhã, sem trilha, com funicular de Sant Joan, Coro da Escolania e La Moreneta.
    Monjuïc ficando até o espetáculo da fonte mágica, jantando no terraço da Arena.

    30/07 sábado: roteiro 3 (Las Ramblas até o mar), dedicando um bom tempo para La Boqueria, talvez um restaurante mediterrâneo e se possível Rocambolesc, para agradar todas as crianças!

    Pegaremos o trem para Madri às 17:25.

    Gostaria de receber sugestão de hotéis e de saber se é melhor organizar as atrações de outra forma ou se assim está bom.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia de novo. Na verdade, no guia você vai encontrar propostas de roteiros que já foram testadas, podemos indicar que você complete esse ou aquele roteiro. Mas é difícil avaliar seus próprios roteiros, porque não foram testados pela gente. O 28/07, por exemplo, parece uma incrível maratona que deve deixar todo mundo sem energia para mais nada.
      Sobre o 29/07, a Escolanía canta às 13 horas. Vocês vão ter que comer e dificilmente vão estar de volta em Barcelona antes das 15 horas. Vão ter que fazer um percurso rápido pelo parque de Montjuïc.
      Sobre o sábado, sabem que a gente não acha que La Boquería seja tudo isso? É um mercado completamente descaracterizado, que vendeu sua alma ao turismo. Há outros mercados mais autênticos em Barcelona. Mas nada impede visitá-lo!
      Contamos com uma consultoria de hotéis gratuita no passaporteBCN, pode ver como funciona aqui.
      Abraço!

      1. Olá queridos! Agradeço suas considerações. Vou olhar tudo com muita atenção novamente, tentando estimar o tempo para descolamento e o tempo para cada atração. Preciso decidir logo o que cortar ou substituir. Eita escolha difícil!
        Uma coisa é certa, quando voltar para Espanha, será com mais tempo. Gracias

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Obrigado, Ione. Contar com tempo é o segredo de uma viagem bem sucedida, com certeza. Não se sinta obrigado a ver “tudo” em Barcelona, porque claramente você unicamente conta com tempo para ver “alguma coisa”. No futuro, você volta. Abraço!

  21. Olá Tony e Cecília, boa noite. Assisti ontem seu vídeo sobre Menu del dia em Barcelona, e foi fascinante. Minha vontade é de conhecer todos os restaurantes que vocês apresentaram, mas em especial o FONDA ESPANHA. Fantástico. Porém, tenho uma dúvida, e agradeço se vocês puderem me ajudar. Viajamos eu, minha esposa e minha filha pequena de 12 anos. Obviamente ela não come muito, e não justifica pedir um Menu Del dia para ela. É possível pedir apenas 02 menus no FONDA, e dividir um pouco com a criança ?? Ou eu teria de pedir algo separado para ela ??
    Mais uma vez, agradeço suas orientações.

    Forte abraço
    Paulo Martin

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Paulo, que bom que vocês gostaram do vídeo sobre o menú del día em Barcelona. Em duas semanas vamos publicar um vídeo similar sobre Madri.
      Sua pergunta sobre a Fonda España é muito relevante. Não lembramos ter visto um menú infantil. Se vocês tiverem tempo em Barcelona, poderiam dar um pulo na Fonda (localização muito central) e perguntar se tem alguma proposta para crianças ou se daria para fazer como vocês sugerem, pedir dois menús e compartir com ela. Abraço.

  22. Olá Tony e Cecilia,

    Primeiramente agradeço aos videos publicados sobre esse espetacular país.
    Bom, estaremos visitando algumas cidades da Espanha e Portugal, dentre elas, Madrid, Toledo, Cordoba, Ronda, Granada, Sevilha e ai vou para Portugal.
    Estamos em busca de bons lugares para assistir um Show de Flamenco. Não podemos voltar pra casa sem assistir ao um bom show. Sendo sincero, não comprei nenhum dos seus guias mas assistir a quase todos os videos. Se não quiser nos responder, entenderemos. Agora, se puder, ficaremos muitos gratos. Afinal de contas, a opinião de um casal especializado com vocês não se encontra em lugar nenhum.

    Aguardo e um enorme abraço !
    Alex e Sandra – São Paulo/Brasil

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezados, Alex e Sandra. Não é que a gente não quera responder, é que criamos umas regras sobre o funcionamento da consultoria. No passaporteMADRI contamos com a informação que vocês estão procurando, vejam: show de flamenco em Madri. Uma ótima preparação da viagem para vocês. Abraço!

  23. Gisele Ebling Artes

    Olá Tony e Cecília! Espero que estejam bem! Eu estou adorando os guias, são sensacionais!
    Eu gostaria de uma ajuda no roteiro de madrid. Eu estarei hospedada perto do metro Ópera. Chego numa segunda as 15h. Programei roteiro 1 e 2 para a terça feira, 3 e 5 para quarta e 9 para a manhã de quinta. Às 14h de quinta pego o trem. Vocês acham possível acrescentar a visita ao museu reina Sofia em um desses roteiros? Outra dúvida. Vi que alguns desses museus tem horarios gratuitos. É fácil de entrar nesses horarios? Não encontrei muita informação nos sites, seria apenas chegar pouco antes do horário para pegar a entrada no próprio museu? Ou dias antes? Obrigada!!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Gisele, que bom saber que você está gostando dos guias. Vamos com suas consultas. Perfeita a combinação dos roteiros 1 e 2 e 3 e 5. O roteiro 9 é muito longo, pode não ser uma boa escolha para o dia da sua partida, sendo que o final fica bastante distante da estação de trem.
      Não há um encaixe fácil do Reina Sofía nos outros roteiros, mas dependendo do seu ritmo de caminhada, se sobrar tempo no final do dia, pode pegar o metrô e ir até o museu.
      O horário gratuito dos grandes museus (Prado, Reina Sofía) costuma juntar muita gente e formar grandes filas. No caso do Prado, é necessário reservar ingresso antecipadamente, mesmo para o horário gratuito.
      Abraço.

  24. Gisele Ebling Artes

    Uma outra dúvida sobre o museu Reina Sofia. Dependendo de quando eu for, posso estar com uma mala de bordo de rodinhas bem pequena, sabem se há local para guardar a mala, ou se é possível fazer a visita com a mala? Obrigada!!

  25. Olá,
    Gostaria de alguma sugestão quanto ao roteiro que estamos criando.
    Chegaremos por Barcelona dia 19 de setembro.
    Ficaremos do dia 19 até 25 (iremos até montserrat uma manhã)
    Dia 25 iremos de avião até Sevilha, chegando as 11:00h.
    Sevilha ficaremos do dia 25 a 28 (saindo pela manhã de trem até Granada)
    Em Sevilha, chegando cedo (11:00h no aeroporto), será que vai sobrar tempo? Se sobrar, vale ir para Córdoba?
    Em Granada estamos um pouco na dúvida, pensamos em ficar até dia 30, e nesse dia sair em algum trem a tarde para Madrid. Então teremos meio dia no dia 28, o dia 29 inteiro e meio dia no dia 30.
    Dúvida de Granada: Um amigo visitou Alhambra e disse que ficou muito apreensivo com o horário para entrar no Palácio, com isso não aproveitou o começo do passeio. Ele me orientou a ir direto para o Palácio pela manhã e ficar livre para visitar todo o resto sem preocupação. Vocês indicam justamente o contrário, o que vocês sugerem? Qual é o tempo que tenho que reservar para ir caminhando e conhecendo tudo até chegar nos palácios? Outra dica que vocês deram era sobre pegar o micro onibus subir até o mirante para depois ir descendo para conhecer o bairro para se cansar menos. Como eu organizaria esses dias em Granada?
    Iremos de trem até Madrid dia 30 e nosso voo de volta é dia 4 de outubro as 23h.
    Em Madrid faremos 1 dia até toledo. Em Madrid estamos achando que pode sobrar tempo? O que você acha?
    Um grande abraço e muito obrigado pela ajuda.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Cassiano, sejam muito bem-vindos à consultoria de roteiros. Vamos com suas dúvidas.
      – Sevilha. Só façam Córdoba se conseguem dedicar um dia completo para a cidade, são muitas coisas para ver. Chegando no aeroporto de Sevilha às 11, vocês vão chegar em Córdoba já no período da tarde.
      – Granada. O tempo dedicado para a cidade é perfeito, permitindo completar os roteiros do guia. Poderiam fazer o centro no dia da chegada. O Albaicín no segundo dia. E a Alhambra no dia da sua partida. Sobre os Palacios Nazaríes, achamos que seu amigo deve ter ficado apreensivo por falta de informação. Nunca faríamos os Palácios Nazaríes no primeiro lugar, é o lugar mais lindo da Alhambra, deve ficar para o final. Reservem entre duas e três horas após sua entrada na Alhambra para visitar os Palacios. Realmente, não é necessário ficar apreensivo. Após entrar nos palácios, você ainda pode continuar visitando aquilo que tiver faltado conhecer.
      – Madri. São muitos roteiros para completar em Madri mas, sobrando tempo, há bastantes bate-voltas maravilhosos para completar essa estadia, veja aqui.
      Achamos uma verdadeira pena estarem visitando a Andaluzia e não conhecer Córdoba. Uma possibilidade seria incluir Córdoba na volta de Granada para Madrid. Peguem um trem Granada-Córdoba na tarde que iam voltar para Madri. Durmam em Córdoba e viajem para Madri na tarde do dia seguinte.
      Grande abraço!

  26. Boa tarde, Tony e Cecília!

    Tudo bem com vocês?
    É uma alegria voltar a falar com vocês! Tenho visto os vídeos do canal e adorado!
    Bom, estou tentando me programar para fazer um intercâmbio de Espanhol em Salamanca e ao final ter 13 dias livres em novembro de 2022 para viajar. Não sei se dessa vez dará certo. A vontade de retornar a Espanha está muito forte e vendo os vídeos no canal de vocês ela aumenta a cada dia.
    Como em minha primeira viagem pela Espanha tive todo suporte de vocês (o que contribuiu muito para que a experiência da viagem fosse completa), gostaria de aproveitar esses 13 dias para explorar o norte da Espanha com a ajuda de vocês, se fosse possível.
    Vocês acham que em 13 dias dá para conhecer um pouco a região? Que cidades são essenciais e não podem ficar de fora? Gosto muito de natureza, arte e cultura e meu perfil é mais o de aproveitar o dia ao máximo e descansar a noite.

    Um forte abraço para vocês e até breve 😀

    Com carinho,

    Wiky

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Wiky, que bom ver você de volta por aqui. Na verdade, o foco do nosso trabalho aqui é ajudar com as cidades que formam parte da nossa coleção de guias. Podemos assistir também com roteiros fora dessas cidades, mas nesse caso, podemos trabalhar a partir do rascunho que você apresentar para a gente, trabalhar roteiros a partir do zero é uma tarefa muito complexa. Faça esse trabalho prévio, defina onde é que você quer ir (“norte” é uma definição muito imprecisa, a Galícia é norte, Girona é norte, Huesca é norte) e a gente trabalha a partir desse roteiro seu inicial. Abraço.

      1. Boa tarde, Tony!

        Muito obrigada pelo retorno.
        É isso mesmo que penso em fazer, mas queria saber de vocês se 13 dias dão para conhecer o essencial e quais são as cidades mais importantes na opinião de vocês.
        A intenção é, a partir daí, ir pesquisando, montando o roteiro e submetendo a opinião de vocês. Mas queria começar a monta-lo já tendo em mente quais são as cidades que não podem faltar. O que acham?

        Um forte abraço e um ótimo fim de semana!

        Com carinho,

        Wiky

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Wiki. Como já falamos, o primeiro passo é definir “norte”. Em 13 dias você só consegue visitar uma região específica. Você quer ir para a Galícia? Para a Catalunha? Você vai fazer um roteiro de cidades? Um roteiro de carro? Os destinos do norte são feitos para serem visitados de carro. Abraço.

          1. Bom dia, Tony!

            Irei fazer um roteiro de cidades, tentar pesquisar o que tem na região. Gostaria de conhecer os parques naturais, fazer trilhas… mas não sei se em novembro dá para fazer essas coisas.
            A principio, as cidades que tenho em mente são Bilbao, San Sebastian, Zumaia, Vitoria Gasteiz, algo da Galícia, Oviedo e entorno.
            A prioridade é fazer os deslocamento entre essas cidades de trem/ônibus. É possível?
            Será que é muita coisa para 13 dias?

            Um forte abraço e bom fim de semana!

            Wiky

            1. Tony | ESPANHA TOTAL

              Bom dia, Wiki, com 13 dias, e de transporte público, você deveria escolher uma única região ou, se gostar de ver as coisas aceleradas, um máximo de duas regiões: Galícia, ou Astúrias e Cantábria ou País Basco. Você quer incluir Galícia e País Basco, mas são muito distantes. Usando o transporte público vai ter lugares onde você não vai conseguir chegar. Essa falta do carro será sentida na hora que você visitar destinos de natureza, como nas Astúrias ou em Cantábria. Uma possibilidade seria fazer País Basco e Santander. Ou simplesmente fazer cidades e esquecer os destinos de natureza. San Sebastián-Bilbao-Santander-Oviedo-Lugo-Santiago. Abraço.

  27. Olá
    Tudo bem?
    Iremos para barcelona dia 19 de setembro e ficaremos até 25, faremos 1 dia Montserrat.
    Dia 25 iremos de avião para sevilha. Chegando 11:00h.
    Em sevilha ficaremos do dia 25 até 28, quando saímos cedo de trem pra.granada.
    Sobre Sevilha, ficar perto da praça se touros é uma boa.localização? Vc acha que é muito tempo, caberia um bate e volta em Córdoba?
    Dia 28 chegaremos no começa da tarde em Granada e ficaremos até dia 30.
    Dúvida…meu primo sugeriu de ir direto nos palácios quando chegar em alhambra pois ele não aproveitou o começo do passeio com medo de perder o horário. Estaremo com una pessoa mais velha e uma criança de 6 anos, qual é o tempo em média para conhecer antes de chegar no Palácio? Pensando que chegaremos no horário de abertura, qual é o horário que agendamos os palácios? Você indica subir de micro ônibus até o mirante e ir descendo para conhecer o bairro, ao invés de subir, mas no guia parece que estamos subindo a pé…o que é melhor? Pensei em fazer no primeiro dia. Dia 30 iremos de trem para Madrid, você acha que eu deveria ficar a tarde do dia 30 em Granada e seguir para madri no trem da tarde?
    Madrid ficaremos do dia 30 até dia 04 , onde o voo de volta será às 23h. Iremos conhecer toledo, acha que teremos mais tempo para bate e volta ou o tempo é justo para conhecer madri?
    Muito obrigado

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Cassiano, já tínhamos respondido uma consulta sua quase idêntica aqui, inclusive encaminhamos um email para você informando do fato. Você não recebeu o email? Estamos achando que seu browser não atualiza os conteúdos das páginas que você visita. Para fazer isso, clique no botão de recarregar a página enquanto aperta a tecla maiúsculas. Ou aperta a tecla F5. Isso obriga ao seu browser a descarregar os conteúdos mais atualizados da página que você está visitando.

      1. Mil Desculpas, estava procurando o meu post lá em cima.
        Muito obrigado pelas dicas…Vou deixar os palácios para o final.
        Estou levando um cartão internacional de Débito, na espanha como são aceitos esses cartões?
        Vou ver se diminuo um dia em Madrid e faço um dia em Córdoba. Seria melhor ir de Sevilha ou de Granada?
        Abraços

        1. oiii,
          Fiz uma alteração. Por gentileza, vejam o que vocês acham.
          Sevilha: chego as 11:00h no aeroporto dia 25, fico 26 e 27 inteiros. Dia 28 saiu de manha de trem e chego em Córdoba as 8:20h, durmo na cidade e no dia 29 irei para Granada, chegando as 11:ooh.
          Granada ficaremos dia 29, 30 e dia 1 iremos de trem até Madrid, chegando de trem as 10:32h.
          Madrid ficaremos dia 01, 02 ,03 e 04 (voo de volta às 23h), fazendo um bate e volta em Toledo.
          O que acharam?
          Um abraço e obrigado

          1. Tony | ESPANHA TOTAL

            Bom dia de novo, Cassiano. Seus ajustes no roteiro ficaram bons. Como acabamos de falar em outra resposta, seu trem de Granada para Madri vai passar – e parar – em Córdoba, por isso sugerimos Córdoba no caminho de Granada a Sevilha. Mas sua alternativa não é ruim. Abraço!

        2. Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Cassiano, os cartões VISA e MasterCard (débito e crédito) são amplamente aceitos. Sobre Córdoba, dá para ir a partir das outras duas cidades. Mas veja bem, seu trem de Granada para Madri vai passar por Córdoba. Abraço.

  28. Bom dia Cecília e Tony,
    Chegaremos na Madrid dia 18/01, por volta das 11h30min e partiremos de Madrid dia 29/01/23, às 10h30min.
    Gostaríamos de conhecer: Madrid, Toledo, Barcelona e Sevilha.
    Vocês acham possível este roteiro?
    Como distribuiriam o tempo em cada uma?
    Agradeço a atenção.
    Mildred Machado

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Mildred, seja muito bem-vinda à consultoria de roteiros. O tempo disponível para essas quatro cidades é curto demais, sua viagem ia virar uma correria encostando no maraturismo, uma prática que tentamos desincentivar. Deixaríamos Sevilha para uma viagem futura, incluindo outras partes da Andaluzia, e focaríamos em Madri e Barcelona. Vocês poderiam partir para Barcelona no dia da sua chegada, ficar seis noites em Barcelona, com direito a algum bate-volta, e cinco noites em Madri, incluindo o bate-volta até Toledo.
      Abraço!

      1. Boa tarde Cecília e Tony.
        Entendi sua resposta e vamos ficar entre Madri e Barcelona com bate volta a Toledo e Montserrat.
        Sugeriram ao chegarmos em Madri partirmos direto para Barcelona. Podem nos orientar quanto a este roteiro?Chegaremos às 11:30, no dia 18/11, em voo doméstico de Portugal no Terminal T2. Como deslocamos do aeroporto para a Estacion de Atocha para pegar o Trem Bala (qual deles seria melhor para o percurso com malas maiores?) e qual o horário de trem reservamos para sair do aeroporto e chegarmos a Barcelona?

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Olá de novo, Mildred. Sempre deixamos um mínimo de quatro horas entre o horário previsto de chegada do voo e a saída do trem. Então, não comprem passagem de trem antes das 15:30. O melhor transporte para Atocha, a partir da T2, com malas grandes, seria o táxi, sem dúvida. Preço fixo de 30€. O segundo melhor transporte, o ônibus amarelo do aeroporto (vejam os detalhes em como sair do aeroporto de Madri). Abraço.

  29. ISABELLA MARIA GONTIJO BASTOS

    Prezados Tony e Cecilia! Estou gostando imensamente dos vídeos, dicas e guias sobre a Espanha! Vcs são extremamente simpáticos e minuciosos! Viajo para a Espanha no próximo dia 19/05. No dia 26/05 é meu aniversário e estarei chegando em Granada. Gostaria de uma dica de um bom lugar para ir à tardinha/noite, para comemorar. Estaremos eu e uma amiga apenas. Pode ser um restaurante, ou talvez um roteiro de tapas divertido. Vou apreciar uma sugestão! Obrigada desde já!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Isabella, seja muito bem-vinda à consultoria de roteiros. Um ótimo lugar para jantar em Granada seria algum dos restaurantes que ficam próximos do mirador de San Nicolás. Na página 62 do guia de Granada você vai ver nossos prediletos. Abraço!

  30. Ola Tony, tudo bem?

    Estamos em Barcelona, estamos aproveitando bastante a viagem!
    Gostaria de algumas dicas de compras de roupas, shoppings ou outlets com os melhores preços.
    Poderia recomendar algum?

    Obrigado!

  31. Boa tarde, Tony!
    Algumas dúvidas sobre Córdoba:
    – existe um site para comprar entrada para Alcácer dos Reis Católicos (recinto e/ou jardins)?
    – tempo estimado para visita ao Alcácer (recinto e jardins)
    – quais os pátios de acesso gratuito? Somente encontrei na Calle de San Basílio, 17, 20 e 44.
    Obrigada!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Ana Maria. Suas dúvidas:
      – costumava ter um site para fazer essa reserva mas parece que foi desativado recentemente e não conseguimos achar mais nada. O melhor seria perguntar no escritório de turismo, já em Córdoba.
      – calcule entre uma e duas horas.
      – o pátio que fica aberto o ano todo, com acesso gratuito, é o da Asociación de Amigos de los Patios Cordobesas (veja na página 23 do guia).
      Abraço!

  32. Olá, Tony e Cecília

    Com as dicas de vocês e os guias, já organizamos os roteiros e compramos os tickets que foram possíveis. Temos que definir os hotéis agora. Reservei dois para cada cidade, levando em conta custo-benéfico, comentários, localização e piscina (quando possível) para as cidades da Andaluzia.
    Gostaria por gentileza da opinião de vocês em relação à localização, se tem alguma ruim, qual valeria mais a pena ou se são equivalentes.

    1. Madrid:
    – Eurostars Casa de La Lírica
    – Mercure Madrid Plaza de España

    2. Sevilha:
    – Petit Palace Santa Cruz
    – Hotel Bécquer

    3. Granada
    – Eurostars Puerta Real
    – Five Senses Rooms & Suites

    4. Córdoba
    – NH Collection Amistad
    – Eurostars Palace

    Mais uma vez agradeço pela ajuda.

    Abraços

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia de novo, Ellen. Vamos com suas escolhas de hotéis.
      1. Madri. Ficaríamos em qualquer um dos dois mas, podendo escolher, no Eurostars Casa de la Lírica.
      2. Sevilha. Qualquer um dos dois.
      3. Granada. Pela localização, o Five Senses.
      4. Os dois são excelentes, o NH Amistad com um toque antigo que agrada a gente, o Eurostars Palace muito moderno e com uma piscina maior.
      Abraço.

  33. Boa tarde Cecília e Tony,

    Obrigada pela ajuda.
    Hoje ainda, vou adquirir os guias de Barcelona e Toledo.
    Estava vendo o video de Monstesserat e tive uma dúvida.
    Voces indicam várias atrações para visitarmos no dia, mas, acabam indicando a compra de ingresso, sem as atrações: Funicolar de La Santa Cova, Museu de Montserrat. Isto ocorre por qual motivo? Não daria tempo para todas do vídeo?

  34. Boa tarde, Tony e Cecilia!
    Estou indo para Espanha em Outubro, chego 04/10 em Barcelona e Retorno em 15/10, saindo de Madri. A ideia inicial de roteiro seria:
    04/10 à 09/10 em Barcelona;
    09/10 à 10/10 em Girona;
    10/10 à 11/10 em Zaragoza;
    11/10 à 15/10 em Madrid.
    Em Madri reservamos o Hostalin Madrid Atocha por indicação do canal de vocês. O que acham da divisão do Roteiro? Devo diminuir um dia em Barcelona e acrescentar em Madri para realizar algum bate e volta p or lá? Gostaria de uma opinião para finalizar o roteiro e começar a fechar as demais hospedagens. Acham que vale a pena a pernoite em Zaragoza e Girona?
    Obrigado pela atenção.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Gustavo, seja muito bem-vindo à consultoria de roteiros.
      Um primeiro aviso, as festas mais importantes do ano em Zaragoza acontecem em torno ao dia 12 de outubro, as datas mais críticas são 11 e 12, mas é uma semana completa de eventos (do 8 ao 16). É possível que os valores de hospedagem na data da sua visita estejam mais altos por causa das festas. Então, sempre achamos muito legal visitar Zaragoza com pernoite, mas sejam cientes da limitação. Se o preço dos hotéis estiver bom, então vai nessa.
      Não achamos que dormir em Girona seja imprescindível. É legal mas, em um roteiro apertado, não é imprescindível.
      Não diminuiríamos o tempo dedicado para Barcelona, é uma cidade com muito conteúdo. Mas querendo ir para a imperdível Toledo, tiraríamos o dia de Girona e o acrescentaríamos para Toledo.
      O Hostalin é um “hostal”, que é uma forma muito básica de hotel, imaginamos que vocês sejam cientes disso.
      Na hora que você tiver dado uma olhada na hotelaria em Zaragoza e tiver reformado -se necessário- o roteiro, volte para que a gente possa saber como ficou. Abraço.

  35. Bom dia Tony e Cecília,
    Adquiri também o Guia de Barcelona, mas não tem dicas de hotéis. Também assisti o vídeo com dicas de locais para hospedar. Podem me ajudar indicando hotéis econômicos para ficar na parte que recomendo da Ensanche? Perto da Sagrada Família, por gentileza? Estou amando preparar minha primeira viagem a Esapnha com vcs,

  36. Boa tarde, Cecília e Tony!
    Vamos estar em Barcelona de 17/06 a 21/06 e gostaríamos de saber qual o melhor passe turístico para economizar nas visitas à Sagrada Familia, Casa Batlló, La Pedrera e Park Güell. Planejamos um bate-e-volta a Montserrat, então teremos só 2 1/2 dias aproximadamente para passear por Barcelona.
    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima