Espanha Total

consultoria de roteiros 2021-2023

Bem-vindo à consultoria de roteiros do Espanha Total.

1. O que é a consultoria de roteiros

A consultoria de roteiros do Espanha Total é um espaço onde respondemos consultas sobre roteiros de viagem pela Espanha, um espaço pensando para dar suporte ao conteúdo dos nossos guias. Somos especialistas na Espanha e, através das nossas respostas, tentamos ajudar a aprimorar seus planos de viagem.

O serviço de consultoria é prestado através da caixa de comentários do presente texto. Deixe suas perguntas e responderemos o antes possível.

2. A consultoria é gratuita?

Sim, a consultoria de roteiros do Espanha Total é gratuita. Leia o ponto 3 do presente texto para saber mais.

3. Quem pode usar a consultoria?

A consultoria é reservada exclusivamente para aqueles leitores que tenham comprado ao menos um dos nossos guias da Espanha, com nove títulos dedicados a Barcelona, Cádiz, Córdoba, Granada, Madrid, Sevilha, Toledo, Valência e Zaragoza.

Se você comprou unicamente um roteiro de tapas de Barcelona ou Madri para ter acesso à consultoria, também vamos tentar ajudar, mas você deve entender que ajuda que vamos poder dar será mais limitada.

Por gentileza, na hora de deixar sua consulta, coloque o mesmo endereço de email que você usou para comprar seu(s) guia(s), para que possamos identificá-lo facilmente.

4. O que podemos fazer por você?

Podemos dar orientações gerais para aprimorar seu roteiro, incluindo:

  • dicas sobre quantos dias dedicar para cada destino visitado. Sempre focando no(s) guia(s) que você comprou. Se você comprou um guia para percorrer Granada, o foco da nossa ajuda vai estar em Granada.
  • informações sobre a logística do transporte entre os destinos.
  • sugestões sobre como definir a ordem do seu roteiro.

E qualquer outro tipo de dica que acharmos pode melhorar sua viagem. Aliás, não deixe de conhecer nossas 10 dicas para viajar melhor pela Espanha.

5. O que não podemos fazer por você?

Na consultoria de roteiros não podemos elaborar roteiros detalhados e personalizados para cada uma das cidades visitadas. Para isso existem nossos onze guias.

Como indicamos anteriormente, a consultoria existe para dar suporte ao conteúdo dos nossos guias. Se você vai viajar por destinos para os quais ainda não temos guias, o suporte que vamos poder dar será muito mais limitado, e não poderemos dar dicas detalhadas sobre os destinos não cobertos pelos guias.

Na consultoria também não realizamos reservas hoteleiras nem de passagens (e também não fazemos pesquisa de valores, que é uma tarefa que você deverá realizar, pedindo todas as orientações necessárias sobre o assunto). No site você vai encontrar muita informação sobre como chegar na Espanha e como se locomover dentro do país, além de uma ótima ferramenta para pesquisa de hospedagem.

Adoramos ajudar com a parte da escolha do seu hotel, mas a pesquisa inicial de hotéis, que é uma tarefa que exige uma grande dedicação de tempo, é você que deve fazer. Quando já tiver um ou vários candidatos, veja por aqui para saber nossa opinião.

Igualmente, não podemos realizar cálculos de despesas, sendo que é uma tarefa quase impossível. Veja o texto quanto vou gastar na Espanha? sobre o assunto.

6. Existe um limite no número de consultas que posso deixar?

Não! Você pode deixar tantas quantas perguntas você quiser, relacionadas com o assunto da consultoria, que são os roteiros para percorrer a Espanha.

7. Vocês demoram muito para responder?

Costumamos responder consultas uma vez por dia, de segunda a sexta. Quando estamos viajando, pode ser que as respostas demorem mais alguns dias. Mas nunca deixamos de responder nenhuma pergunta.

Bem-vindo à nossa consultoria de roteiros!

1.469 comentários em “consultoria de roteiros 2021-2023”

  1. David Fernandes Pedrozza Junior

    Boa tarde, comprei 3 guias (Granada, Córdoba e Sevilha) do Espanha Total… ÓTIMOS… claros e detalhados!! Parabéns!
    Vou visitar a Andaluzia de 18 a 26 de janeiro de 2024 com minha família (eu, esposa e filhos de 10 e 12 anos). Visitarei Granada, Córdoba, Sevilha, Málaga e Antequera.
    Gostaria de saber se vocês indicam algum guia que fale português em alguma dessas cidades. Acredito que um bom guia explicando as curiosidades dos locais são um incremento fantástico na viagem.
    Abraços e parabéns pelo excepcional trabalho do ESPANHA TOTAL

    1. Bom dia, David, seja muito bem-vindo ao Espanha Total e à consultoria de roteiros. Na verdade, não conhecemos nenhum guia que fale português que possamos indicar. É verdade que um bom guia (ou um bom áudio guia) pode acrescentar bastante valor a uma visita, mas vamos ficar devendo essa indicação. Fique à vontade para tirar outras dúvidas. Abraço.

  2. Tony boa tarde!
    Meu nome é Jose Roberto em breve estarei viajando para Espanha para passar alguns dias em Madri. Gostaria de fazer um passeio de 1 dia, em 3 vinículas.
    Se possível almoçar em uma delas.
    Você teria alguma dica?

  3. Ildo da Costa Tavares Junior

    Boa Tarde! Estávamos com passagem comprada para Abril/24, mas teremos que antecipar. Estou pensando em aproveitar a semana do carnaval, partiríamos dia 06/02/24 e retornaríamos em 16/02. A passagem é voo direto ida e volta por Madrid.
    Além de Madrid e Barcelona, gostaríamos de conhecer Toledo e MontSerrat. Vocês consideram tempo suficiente? O clima desta época tem algum impeditivo? Alguma sugestão de outra cidade? Compramos em 28/08 os guias de Barcelona, Madrid e Toledo, e curtimos muito os seus vídeos, parabéns pelo conteúdo e detalhes. Obrigado.

      1. Bom dia, Ildo, sejam muito bem-vindos à consultoria de roteiros. O tempo deve ser suficiente, sim. A época do ano não é ruim, apesar de que já não falamos sobre o clima pelas razões explicadas nesse vídeo – é impossível antecipar nada! Os dias são curtos mas a presença de turistas é menor – os preços também.
        Vocês contam com 14 dias. Poderiam dedicar 6 dias para cada cidade, incluindo os bate-voltas, e fazer um pit-stop de uma noite em Zaragoza no caminho entre Madri e Barcelona – ou no caminho de volta. Vejam nosso vídeo sobre Zaragoza.
        Abraço!

        1. Ildo da Costa Tavares Junior

          Bom Dia! Por gentileza veja se este roteiro, está ok?
          04/02-Dom chego à Madri pela manhã e à tarde vou ao jogo do Real
          05 e 06 Madri
          07 Toledo
          08 Madri
          09 Madri/Zaragoza
          10 Zaragoza/Barcelona
          11 e 12 Barcelona
          13 Monserrat
          14 e 15 Barcelona
          16 Barcelona/Madri
          Daria para acrescentar mais algum lugar/cidade? Obrigado.

          1. Boa tarde de novo, Ildo. O roteiro ficou bom, sim. Não acrescentaríamos nenhuma outra cidade, o número de dias para Madri já é bastante curto, não teria como sacrificar mais dias. Mas do jeito que está, ficou muito legal. Abraço.

  4. Tony e Cecília,
    Muito obrigada pela consultoria e pelos excelentes roteiros. Eu e meu marido fizemos agora em outubro Valencia, Barcelona e Madri. Seguimos os roteiros sugeridos (com os bate-e-voltas) e deu tudo certo. Que trabalho maravilhoso vocês realizam. Parabéns! Sem palavras para agradecer.

    1. A gente que agradece, Raquel, ficamos muito felizes com suas palavras, que maravilha que deu tudo certo na sua viagem. Grande abraço!

  5. Olá, tudo bom?
    Estou montando um roteiro para final de setembro e outubro de 2024
    Será que ficou bom assim?

    29: 14:20 saída de GRU
    30: 05:45 chegada em MAD/ Viagem avião para córdoba
    01: Córdoba e ida de trem sevilha
    02: Sevilha
    03: Sevilha
    04: Sevilha aluguel de carro – Vejer de La Fronteira
    05: Vejer de La Fronteira – Zahara de La sierra
    06: Zahara de La Sierra – Ronda
    07: Ronda – Granada
    08: Granada
    09: Granada – Valencia
    10: Valencia
    11: Valencia de trem para Madri – Madri – GRU >>> 23:55 saída
    12: 05:50 chegada

    OBS: Comprei chegada e saída de GRU- MAD por conta de milhas, aproveitar que estou já em MAD e ir de avião para Córdoba é melhor do que ir pra estação de trem? colocaria o voo com 6 horas de diferença para evitar atrasos em imigração e outros atrasos.
    2- Melhor 2 noites somente em Valencia ou retiro 1 noite de zahara e faço o roteiro de pueblos brancos em 2 dias e adiciono essa noite em Valencia?
    3 – Já conheço Madri e Barcelona
    4 – Será que compensa retirar Valencia e adicionar algumas cidades mais perto da Andaluzia?

    Obrigado pela ajuda, o site é sensacional

    1. Boa tarde, Alexandre. Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Abraço.

  6. Tida Garcia Coelho e Dalva Gracia

    Tony e Cecilia,

    Eu e minha irmã fomos para a Espanha dia 03 de outubro, dia 31 fomos para Lisboa e retornamos ao Brasil dia 04 de novembro. Estivemos em Barcelona, Valencia, Granada, Málaga, Ronda,Cordoba e Sevilha, em Potugal, estivemos em Lisboa, que já conheciamosFizemos bate-volta em Évora e Monsaraz.
    Gostariamos de ter ido a Cádiz e Jerez, na Espanha, porém choveu muito na região.

    Foi uma viagem maravilhosa,enriquecedora em termos de cultura. Tudo deu certo, graças a suas dicas e da Cecília, e dos guias que adquirimos. Foi tudo perfeito, seguimos todas as suas dicas.Visitamos todos os lugares que indicaram.
    Muito obrigada por facilitar nossa viagem.
    Nossa proxima viagem será para o norte da Espanha, esperamos que faça os guias para esta região também.
    Obrigada pelas dicas.

    1. Prezada Tida e irmã, vocês não sabem como ficamos felizes ao saber do sucesso da sua viagem. Que delícia! Aguardamos vocês de volta pela Espanha! Abraço!

  7. Eduardo Gonçalves Barbosa

    Estou planejando minha viagem para espanha em maio 2024 e sigo todas as suas dicas preciosas. Comprei 07 de seus roteiros.

    Estou reservando alguns hotéis e gostaria de uma opinião.

    1 – Madri: Chegarei em Madri no dia 09/05/2024 a 13/05/2024 ( 04 noites )
    Sairei de Madri dia 13/05/2024 de trem para Cordoba.

    2 – Cordoba: De 13/05/2024 a 14/05/2024.
    Irei para Sevilha de Trem

    3 – Sevilha: De 14/05/2024 a 17/05/2024
    Irei para Granada de Trem

    4 – Granada: De 17/05/2024 a 20/05/2024
    Irei para Barcelona de avião ou trem, não me decidi. (qual meio de transporte sugerem?)

    5 – Barcelona: De 20/05/2024 a 24/05/2024
    Um dia de bate e volta a Montserrat
    Sairei de avião para Lisboa no dia 24/05/2024

    Será que ficou bom assim na visão de vocês?
    Retiro um dia de Granada ou Sevilha e acrescento em outra cidade?
    Gostaria acrescentar Ronda ou Arcos de La Frontera, vocês aconselhariam esse acréscimo?

    Muito obrigado novamente.
    Vocês não sabem o quanto os seus vídeos já estão me ajudando.
    Grande abraço.

    1. Bom dia, Eduardo, seja muito bem-vindo ao site e à consultoria de roteiros. O roteiro ficou bem, principalmente a parte da Andaluzia. O tempo para Madri é Barcelona pode acabar sendo curto, especialmente se você ainda vai incluir algum bate-volta. Não retiraríamos tempo de Granada ou Sevilha, três noites é o mínimo que indicamos. A única forma de aproveitar para conhecer Ronda o Arcos de la Frontera, sendo que você já está na Andaluzia, seria retirar Barcelona da sua viagem, o que não sabemos se é possível.
      Sobre o transporte de Granada a Barcelona, o avião é muito mais rápido o que, considerando o tempo curto dedicado para Barcelona, seria nossa escolha. Abraço!

  8. Boa tarde Tony!
    Estaremos em Madri entre 4-6/12. Gostaríamos de assistir algum show de Flamenco. Você poderia sugerir algum com preço justo? Grata!

  9. Olá Tony! boa tarde!
    tenho 2 dúvidas:
    1- gostaria de indicação de show em Madri de flamenco com preço justo. estaremos lá entre 4-6/12
    2- em relação às entradas na sagrada família, fiquei em dúvida na idade de gratuidade das crianças. Seria até 11 anos incompletos (10 anos, 11 meses e 29 dias) ou crianças que tem 11 anos também não pagam (pagamento a partir de 12 anos)?
    grata!

    1. Bom dia, Nathalia,
      1) acabamos de responder uma consulta sua idêntica.
      2) “menor de 11 anos” é uma criança de 10 anos ou menos.
      Abraço.

  10. Prezados Tony e Cecília,

    Desculpem-me por não ter escrito antes, só agora consegui o tempo para fazê-lo. Eu e minha mulher estivemos em Ago/Set 2023 na Espanha usando os seus guias. Estivemos em Sevilha, Granada, Madrid e Barcelona num roteiro de 18 dias e usamos os guias em cada uma delas. Estes guias deveriam ser obrigatórios para brasileiros visitando a Espanha. 🙂

    Já viajei para a Europa em outras ocasiões e sempre recorri aos guias do americano Rick Steves, que são excelentes. No entanto, a diferença fundamental é que os guias de vocês, Tony e Cecília, são especificamente voltados para brasileiros. Todas as informações essenciais estão lá, desde como chegar e sair de aeroportos e estações ferroviárias, até a compra de bilhetes de metrô, sugestões de locais para comer e se hospedar, pontos turísticos imperdíveis, e até mesmo dicas sobre quais ingressos adquirir antecipadamente. Os roteiros a pé foram incríveis, e os mapas do Google Maps no final de cada itinerário foram extremamente úteis, podendo ser visualizados diretamente no Google ou exportados para aplicativos Android, como o Mapinr.

    Em resumo, queremos expressar nosso sincero agradecimento. Seus guias e dicas foram fundamentais para tornar nossa viagem à Espanha verdadeiramente inesquecível.

    Jonas & Eliana

    1. Prezados Jonas & Eliana, vocês não sabem como suas palavras deixam a gente feliz, muito obrigado mesmo, adoramos saber do sucesso da sua viagem e do nosso papel de suporte para que tudo acontecesse de forma perfeita. Grande abraço!

    1. Jonas, em 2023 elaboramos dois projetos de viagens maravilhosos (pela Andaluzia e pela rota do Quixote), numa parceria com uma agência de viagens brasileira sensacional, viagens desenhados e liderados pela gente. Acabaram não saindo por falta de interesse do nosso público. Não vamos voltar a tentar. Abraço!

  11. Tony muito obrigado pela sua gentil assistência! Recebemos o guia de Valência! Gostariamos de ter uma sugestão sobre o nosso almejado roteiro. Vou adiantar as cidades que pretendemos visitar!
    Ida : dia 23/01/2024 – vôo TAP – Sao Paulo /conexão Lisboa/ Madri;
    Volta: dia 11/02/2024 vôo Tap- Madri/lisboa
    Stopover em Lisboa
    Volta lisboa/ São Paulo dia 15/02/2024

    Cidades que queremos visitar:
    Madri/ zaragoza/ barcelona/Girona/tarragona/valência/sevilha/Madri
    Apreciaríamos sugestões de número de dias por cidade e logística via trem bala primeira classe, sem trajetos aéreos se possível, dicas de hospedagem, bares, tapas e restaurantes, e indicações turísticas que exijam compra antecipada de ingressos!
    Adoramos o seu canal do YouTube.

    1. Bom dia, Marcelo. Vamos com seu roteiro. Uma possível organização da parte espanhola do roteiro:
      24/01 chegada em Madri. Partem no mesmo dia de trem-bala para Sevilha. Noite em Sevilha.
      25/01 noite em Sevilha. Comprem o ingresso para o Alcázar e a Catedral antecipadamente.
      26/01 noite em Sevilha.
      27/01 trem-bala até Córdoba. Noite em Córdoba.
      28/01 trem-bala até Zaragoza. Noite em Zaragoza.
      29/01 trem-bala até Barcelona. Noite em Barcelona.
      30/01 noite em Barcelona. Comprem os ingressos para o Park Güell e a Sagrada Família antecipadamente.
      31/01 noite em Barcelona. Bate-volta até Girona. Pode ser qualquer outro dia.
      01/01 noite em Barcelona. Bate-volta até Tarragona. Pode ser qualquer outro dia.
      02/02 noite em Barcelona.
      03/02 noite em Barcelona.
      04/02 trem convencional até Valência. Noite em Valência.
      05/02 noite em Valência.
      06/02 noite em Valência.
      07/02 trem-bala até Madri. Noite em Madri.
      08/02 noite em Madri. Bate-volta até Toledo. Pode ser qualquer outro dia.
      09/02 noite em Madri.
      10/02 noite em Madri.
      11/02 voo para Lisboa
      No menú hospedagem você vai encontrar dicas de hospedagem para quase todas as cidades do seu roteiro. Nos guias das cidades há dicas de comidas e comidinhas nas cidades.
      Abraço!

  12. Olá Tony e Cecília, boa noite, como vão?
    Espero que estejam bem.
    Comprei no último dia 05/11 o Guia de Madrid (já havia comprado em 05.06.2022 o Guia de Toledo e em 28.10.2022 o Guia Barcelona em 15 roteiros). No próximo dia 21/12 vou para Madrid com esposa e filha (11 anos). Ficaremos até o dia 30 quando retornaremos para Lisboa onde moramos. Alugamos um apartamento na Plaza Tirso de Molina. Teremos 08 dias inteiros e pretendemos fazer os 09 roteiros indicados no guia e também visitar Toledo. Estamos em dúvida se vale a pena comprarmos o billete turístico de 07 dias para usarmos no transporte público ou se é melhor comprarmos billetes avulsos considerando a localização da nossa hospedagem e os roteiros a serem feitos. E por fim, para visitar os Museus do Prado, Reina Sofia e Thyssen, vocês recomendam adquirir o passe arte?
    Agradeço desde já a atenção.
    Um abraço

    1. Prezado Pedro, por aqui tudo bem. Esperamos que vocês também. Vamos com suas dúvidas.
      1) não comprem o bilhete turístico, não vai compensar. Os roteiros são feitos a pé o que significa que, no máximo, vocês vão usar dois ou até quatro passagens de transporte por dia.
      2) querendo economizar, o Abono del Paseo del Arte compensa, sim.
      Abraço!

      1. Olá Tony, bom dia.
        Muito obrigado pelas respostas.
        Sobre a quantidade de passagens por dia não entendi se o número é individual ou a quantidade total para nós 3 (um casal e criança de 11 anos).
        E quanto ao passe para visitar os museus vocês recomendam algum site específico?
        Um abraço

  13. Olá Cecília!
    Olá Tony!
    Seus vídeos e guias são incomparáveis. Parabéns.

    Há atualizações para guias comprados em 2018/19?
    Estou comprando o Guia de Cádiz. Gostaria de saber se é interessante o bate e volta a Cádiz, a partir de Sevilha?

    Muito obrigada,
    Zélia Alfenas

    1. Prezada Zélia, sim, todo ano publicamos atualizações dos guias (com a exceção do complicado período da pandemia).
      Dormir em Cádiz acrescenta muito à visita mas esse bate-volta a partir de Sevilha é possível, sim. Como o trem é demorado (você vai perder quatro horas indo e voltando), tente sair bem cedo de manhã e voltar no final da tarde. Abraço!

  14. Olá Tony,

    acompanhando você e Cecília pelo Youtube, resolvemos fazer um passeio pela Andaluzia de 29 de dezembro a 09 de janeiro, finalizando em Madri.
    Adquiri seu guia de Sevilha, para melhor aproveitarmos o passeio nessa bela cidade.
    Chegaremos em Sevilla no final da tarde do dia 30, após passearmos em Cordoba durante o dia.
    Então ficaremos 3 noites, sendo os dias 31 e 01 inteiros. Dessa forma, preferi fazer logo o passeio no Alcázar logo no dia 31 pela manhã.
    Considerando que no dia 01 de janeiro é provável que a maioria das atrações esteja fechada por conta do feriado, pergunto a você qual a sugestão de passeios que poderiam ser deixados para esse dia ?
    Além disso, na passagem do ano a melhor opção seria ficar na praça da cidade ?
    Agradeço desde já, e parabenizo pelo trabalho do casal.

    1. Prezado José Carlos, seja bem-vindo à consultoria de roteiros. Fazer a visita ao Alcázar no 31 foi uma decisão inteligente. No dia 1, por conta do fechamento de tantos lugares, iríamos para o Parque de María Luisa e a Plaza de España. O passeio por Triana também é possível, mesmo que muitos lugares estejam fechados (inclusive o mercado da cidade). Sobre o réveillon, não sabemos qual é a programação de eventos para o presente ano, vocês poderiam ir em um escritório de turismo logo após sua chegada em Sevilha para perguntar. A passagem do ano costuma ser um evento muito mais tranquilo que no Brasil. Logo após a meia noite, a maioria das pessoas retornam para suas casas.
      Abraço!

  15. Olá , Tony e Cecília !
    Parabéns pelo blog! Prático , fácil e completo ! Comprei o Guia 2 dias em Sevilha . Estou indo para a Espanha em fevereiro com meus três filhos adolescentes . Ficaremos 15 dias . Chego em Madrid ( 4 dias c/ bate volta Toledo ) e saio de Barcelona ( 4 dias) , passando por Sevilha ( 2 dias ) Granada (dois dias ). Minha dúvida é como melhor aproveitar os 3 dias que me sobram. Quero conhecer Córdoba e Ronda , de preferência sem pernoites e ainda optar entre Málaga ou Valencia ( onde poderia ficar por dois dias ) . Meus filhos querem conhecer estádios de futebol e talvez Valência seja mais interessante . Quero ir de trem rápido Madrid / Sevilha . A partir de Sevilha alugar um carro para fazer Córdoba , Ronda e Granada . Granada / Valência fazer de trem , é viável ? Como otimizaria meu tempo ? O que acha desse roteiro e divisão dos dias ? Muito obrigada 😊

    1. Bom dia, Ângela. Não temos certeza de você está dedicando três noites para Sevilha e Granada (nossa indicação) ou duas noites. Se sobra algum dia, o dedicaríamos, sem dúvida, a Córdoba. Para Málaga indicamos uma noite, para Valência três noites. Estão faltando dias para ir para Málaga ou Valência, já é um roteiro bastante acelerado.

      1. Olá , Tony!
        Agradeço antecipadamente pela presteza da resposta . Pensei 2 noites para Sevilha e 2 noites para Granada . Com os 3 dias que me sobram , pensei em sair de Sevilha e seguir para Ronda e Córdoba , visitando-as em 1 dia (dormiria em Córdoba ou mesmo em Granada – mais uma noite ) . Daí iria de trem (ou avião ) para Valência onde ficaria duas noites . Nesse caso , cortaria Málaga . Vc acha possível Ronda e Córdoba num único dia ? Há trem rápido de Granada a Valência ?

        1. Bom dia, Ângela. Aqui respeitamos as escolhas dos nossos leitores, afinal de contas a viagem, o tempo e o dinheiro são seus. Mas não podemos validar um roteiro com elementos fortes de maraturismo. Indicamos um mínimo de três noites em Granada, três noites em Sevilha (quatro se você vai fazer bate-volta até Córdoba) e três noites em Valência. Ronda e Córdoba no mesmo dia é maraturismo extremo. Não ha trem direto entre Granada e Valência, precisa trocar de trem em Madri.

          1. Bom dia , Tony e Cecília !

            Agradeço muito as dicas e já mudei os planos tendo em vista as ressalvas que fizeram. Ficaremos três noites em Granada e três noites em Sevilha . Valencia ficará para uma próxima viagem . Vou adquirir os guias que nos faltam , adorei o de Sevilha . Muito obrigada 😊

  16. David Fernandes Pedrozza Junior

    Olá Cecília e Tony,

    Comprei 3 guias (Granada, Córdoba e Sevilha) do Espanha Total… ÓTIMOS… claros e detalhados!! Parabéns!
    Vou visitar a Andaluzia de 18 a 26 de janeiro de 2024 com minha família (eu, esposa e filhos de 10 e 12 anos).

    Estou com duas dúvidas:

    Qual a distância total do roteiro de Córdoba? Estou pensando se meus dopis filhos pequenos conseguem andar a distância total.

    Vou ficar 2 noites em Granada e farei o roteiro indicado por vcs. A dúvida é se o melhor ingresso a comprar é o DOBLA DE ORO? Quero conhecer ao máximo os locais de Granada.

    Um forte abraço e parabéns pelos roteiros e capricho nas informações.

    David

    1. Bom dia, David. A distância do roteiro de Córdoba é 4,13 km. Não há subidas ou descidas. O importante é fazer descansos durante o percurso.
      A Dobla de Oro é um ingresso excelente para quem quer conhecer os monumentos do Albaicín, a indicamos muito.
      Um grande abraço e fique à vontade para continuar tirando suas dúvidas!

  17. Olá Tony e Cecília. Espero que estejam todos bem.
    Estou lendo todos os guias de vcs…são maravilhosos.
    Mas surgiu uma dúvida.
    Minha esposa e eu somos brasileiros mas ela tb possui passaporte português.
    Para quem possui passaporte europeu há algum tipo de desconto para compra dos ingressos de museus e atrações na Espanha.?
    E tb, haveria desconto para outros tipos de serviços como transporte de trem por exemplo?
    Muito obrigado.

    1. Bom dia, Eduardo, não ha descontos no transporte para europeus. E nos museus, os prédios do Patrimonio Nacional tem vários horários durante a semana com ingresso gratuito para europeus, mas também para brasileiros. Então, não deve fazer grande diferença. Abraço.

  18. Prezados Tony e Cecilia,
    Parabéns pelo trabalho desenvolvido. Gostariamos de sua ajuda para tomarmos a decisão sobre qual roteiro seguir.
    Passaremos 13 noites na Espanha, em JULHO de 2024, em uma família de 7 adultos e duas crianças. (Pais, avós e tios juntos)
    Pensamos em duas possibilidades de roteiros, combinando um curto trecho de carro e outro de trem :

    1a opção: Madrid 2 noites
    Sevilha 2 noites
    Carro alugado —> Cadiz 1 noite
    Pueblos Blancos —> Ronda 1 noite
    Devolve o carro—> Granada 2 noites
    Barcelona 4 noites
    Madrid noite final (incluindo Toledo)

    Opção 2 : Carro alugado —> Segovia 1 noite
    Salamanca 2 noites
    Avila 1 noite
    Devolve o carro —> Toledo 1 noite
    Zaragoza 1 noite
    Barcelona 4 noites
    Madrid 3 noites

    Gostaríamos de vossa opinião sincera sobre qual opção recomendariam; considerando o foco na beleza do roteiro, na singularidade dos destinos, mas também na época do ano.
    Muito agradecidos

    1. Bom dia, Flávio, seja muito bem-vindo à consultoria de roteiros. Como, no nosso entender, Sevilha é território proibido no verão (veja aqui), escolheríamos a segunda opção, sem dúvida. Abraço!

  19. Boa tarde, gostaria de ajuda… planejei ir para Vall de nuria no dia 26 de dezembro, mas fui informado pelo hotel que havia uma alteração na rota dos trens partindo de Barcelona com destino a ribes de freser, não consigo comprar passagens online, pelo que entendi teríamos que fazer uma parte do trajeto de ônibus, e depois pegar o trem de novo. Não estou conseguindo comprar em canto nenhum (online) esse trecho.
    Vocês tem alguma dica? Motorista particular.. Van.. alguma alternativa? Obrigado pela atenção desde já obs. Serão 5 pessoas

    1. Bom dia, Matheus. Aqui na consultoria de roteiros respondemos dúvidas dos leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Abraço.

  20. Ola Tony,

    Gostaria de dicas de onde passar o Reveillon em Barcelona.
    Gostaria de um lugar com jantar possivelmente com terraço onde possa acompanhar os fogos e os festejos de fim de ano.
    Obrigado!

    1. Bom dia, Alessandro. Veja o que temos sobre o réveillon em Barcelona aqui. As melhores apostas para ver (de longe) o show do réveillon seriam os restaurantes El Mussol ou Saluka no terraço do Centro Comercial Arenas. Abraço.

  21. Ola Tony e Cecilia tudo bem com vocês? Sou fã dos videos de vocês no Youtube e amei o Guia de Valência!!!
    Estou planejando uma viagem para o Leste da Espanha e queria a opinião de vcs sobre o roteiro. Já fui a Barcelona e Madri algumas vezes, então não coloquei dias para esta cidades. Como irei no inverno, pensei em incluir um dia para uma estação de esqui.
    As cidades seriam : Cuenca( de passagem), Valência, Tarragona, Stiges e Monserrat( bate e voltas) , Girona, Tossa del Mar ( se der tempo), uma estação de esqui e Zaragoza. Roteiro será feito de carro.
    29/12- Pegar o carro em Madri bem cedo e ir para Valência – passando por Cuenca
    29/12 a 31/12 Valencia – 2 noites
    31/12 a 02/01 -Tarragona 2 noites – 1 dia para conhecer Tarragona e outro para fazer um bate e volta até Monserrat e Stiges. Como chego em Tarrogona dia 31/12 , não sei se as atrações estarão abertas esse dia e no dia seguinte . Vcs saberiam me informar o que eu poderia visitar em 31/12 em Tarragona ? Uma opção seria visitar as atrações que estivessem fechadas no dia 02/01 pela manha …
    02/01 – Viagem de Tarragona a Girona
    02/01 a 04/01 – Girona – 2 noites – 1 dia para Girona e 1 dia para fazer um bate e volta para uma estação de esqui ( estou em dúvida entre La Molina , Val de Nuria e Andorra). O que vocês sugerem? Não sei se é melhor incluir uma noite aqui para dormir na estação de esqui e retirar uma noite do destino seguinte: Zaragoza.
    04/01 – Viagem de Girona a Zaragoza
    04/01 a 06/01 -Zaragoza- 2 noites
    06/01 Viagem de Zaragoza a Madri

    No caminho de volta de Zaragosa a Madri pensei em conhecer o castelo de Olite ou Loarre…Não sei se fica muito Maraturismo ….

    Desde já agradeço a vocês!!!!

    1. Bom dia de novo, Claudia. Sobre seu roteiro:
      – indicamos um mínimo de três noites em Valência para contar com dois dias completos na cidade.
      – Montserrat a partir de Tarragona é um bate-volta mais puxado que a partir de Barcelona.
      – já respondemos sua consulta sobre Tarragona.
      – sobre as estações de esqui, querendo esquiar, La Molina. Querendo paisagens, Vall de Núria. É lindo dormir na Vall de Núria. Andorra não é um bate-volta. Precisa conferir sempre o estado das estradas. Se houver neve, seu carro é obrigado a estar equipado com correntes ou pneus de inverno.
      – já falamos sobre Loarre em outra resposta para você. Olite fica a duas horas de Zaragoza.
      Abraço.

    1. Os mais de 1.500 posts dos nossos sites e os mais de 600 vídeos dos nossos canais estão abertos às consultas de nossos leitores e seguidores, sem restrições, sempre que as perguntas estejam relacionadas com os assuntos abordados. Só aqui, na consultoria, que as regras são diferentes, como explicado no texto acima.

  22. Olá!
    Depois de visitar Córdoba, iremos a Granada de carro.
    Nas rotas rodoviárias entre as duas cidades existe alguma atração, que valha a pena conhecer? Existe algum ponto turístico relevante? Obrigado.

    1. Bom dia, não existe nenhum lugar que julguemos imprescindível entre as duas cidades. Querendo parar para visitar algum lugar, pode ser Antequera. Entendemos que você já está dedicando suficiente tempo para Granada (mínimo três noites) e para Córdoba (mínimo um dia, se possível, uma noite).

  23. Olá Tony, olá Cecília!! Por favor, gostaria de saber sobre bate e voltas indicados a partir das seguintes cidades:

    Sevilha – 5 dias (planejamos ir a Cadiz); já conhecemos Sevilha.
    Córdoba – 3 dias;
    Granada – 4 dias, e;
    Málaga – 8 dias, (planejamos ir a Ronda e Marbella).
    Iremos em maio/24.
    Estamos maratonando os vídeos e guias.
    Agradeço a atenção de vocês.
    Um abraço!

    1. Bom dia, Zélia.
      – Sevilha: Cádiz e Itálica.
      – Córdoba: Medina Azahara.
      – Málaga: Frigiliana e Nerja.
      Melhor do que fazer bate-voltas, tentaríamos encontrar três dias para poder completar um roteiro de carro pelos Pueblos Blancos, vocês poderiam tirar um dia de Sevilha (cidade que já conhecem) e 2 dias de Málaga. Seu percurso incluiria Ronda.
      Abraço!

  24. Buenos dias/Noites ! Comprei alguns dos seus roteiros. Estou com dificuldade de comprar tickert para sagrada familia no https://sagradafamilia.org/ . Ocorre erro 30 e não valida a transação . Existe outro site confiavel onde posso adquirir o ingresso . Estou no Brasil e visitarei a Sagrada famila no Final de Janeiro . Não é questão do cartão de crédito. Ja validei com a operadora. Obrigado !!!!

    1. Bom dia, Romario, desconhecemos a natureza do erro e aconselhamos que você entre em contato com a Sagrada Família aqui para pedir esclarecimentos. Não indicamos a compra de ingressos para visitar a Sagrada Família em outro site que não seja o oficial. Abraço.

Comentários encerrados.

Rolar para cima
Rolar para cima