Espanha Total

consultoria de roteiros 2019-2020

Córdoba, Spain

Bem-vindo à consultoria de roteiros do Espanha Total.

1. O que é a consultoria de roteiros

A consultoria de roteiros do Espanha Total é um espaço onde respondemos consultas sobre roteiros de viagem pela Espanha. Somos especialistas na Espanha e, através das nossas respostas, tentamos ajudar a aprimorar seus planos de viagem.

O serviço de consultoria é prestado através da caixa de comentários do presente texto. Deixe suas perguntas e responderemos o antes possível.

2. A consultoria é gratuita?

Sim, a consultoria de roteiros do Espanha Total é gratuita. Leia o ponto 3 do presente texto para saber mais.

3. Quem pode usar a consultoria?

A consultoria é reservada exclusivamente para aqueles leitores que tenham comprado ao menos um dos nossos guias da Espanha, com nove títulos dedicados a Barcelona, Cádiz, Córdoba, Granada, Madrid, Sevilha, Toledo, Valência e Zaragoza.

Por gentileza, na hora de deixar sua consulta, coloque o mesmo endereço de email que você usou para comprar seu(s) guia(s), para que possamos identificá-lo facilmente.

4. O que podemos fazer por você?

Podemos dar orientações gerais para aprimorar seu roteiro, incluindo:

  • dicas sobre quantos dias dedicar para cada destino visitado.
  • informações sobre a logística do transporte entre os destinos.
  • sugestões sobre como definir a ordem do seu roteiro.

E qualquer outro tipo de dica que acharmos pode melhorar sua viagem. Aliás, não deixe de conhecer nossas 10 dicas para viajar melhor pela Espanha.

5. O que não podemos fazer por você?

Na consultoria de roteiros não podemos elaborar roteiros detalhados e personalizados para cada uma das cidades visitadas. Para isso existem nossos nove guias. Enquanto não tivermos material específico sobre outros destinos na Espanha, podemos dar dicas e orientações muito gerais sobre eles, mas não elaborar roteiros detalhados de visitação de cada destino.

Na consultoria também não realizamos reservas hoteleiras nem de passagens (e também não fazemos pesquisa de valores, que é uma tarefa que você deverá realizar, pedindo todas as orientações necessárias sobre o assunto). No site você vai encontrar muita informação sobre como chegar na Espanha e como se locomover dentro do país, além de uma ótima ferramenta para pesquisa de hospedagem.

Igualmente, não podemos realizar cálculos de despesas, sendo que é uma tarefa quase impossível. Veja o texto quanto vou gastar na Espanha? sobre o assunto.

6. Existe um limite no número de consultas que posso deixar?

Não! Você pode deixar tantas quantas perguntas você quiser, relacionadas com o assunto da consultoria, que são os roteiros para percorrer a Espanha.

7. Vocês demoram muito para responder?

Costumamos responder consultas uma vez por dia, de segunda a sexta. Quando estamos viajando, pode ser que as respostas demorem mais alguns dias. Mas nunca deixamos de responder nenhuma pergunta.

Bem-vindo à nossa consultoria de roteiros!

742 comentários em “consultoria de roteiros 2019-2020”

  1. Boa tarde Tony,
    Seus roteiros tem me ajudado muito, na verdade já havia feito todo o meu roteiro pois o meu planejamento era ter feito Espanha e Portugal em maio/junho mas não foi possivel. Por causa disso estou tendo que rever algumas coisas e a minha dúvida está na hospedagem em Barcelona. Pesquisei o Hotel Chic & Basic Ramblas que fica no El Ravel. ( Passatge de Gutenberg, 7
    https://www.chicandbasicramblashotel.com/en/ )
    Você saberia me informar se essa localização é boa?
    Muito obrigada

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Andrea. Vamos responder sua consulta aqui mas, se tiver qualquer outra dúvida sobre o assunto, aproveite, por gentileza, a consultoria de hospedagem do passaporteBCN, nosso site dedicado inteiramente à cidade de Barcelona. O Chic & Basic Ramblas é um hotel muito simpático, com um projeto de design bem divertido. Fica muito próximo de Las Ramblas e do metrô, no coração da Barcelona antiga, com uma localização muito boa para percorrer a cidade. Porém, fica em um pedaço do bairro de El Raval que não é muito bonito, especialmente à noite. Se você ler resenhas sobre o hotel vai ver reclamaçãoes de barulho e personagens esquisitos nas ruas. É muito fácil entrar e sair do hotel em qualquer momento do dia, mas você deve estar ciente das críticas relacionadas com a localização. Abraço.

  2. Olá Tony!!!!
    Estou de volta ao Brasil. A viagem foi 10.
    Suas orientações foram de grande valia e deu tudo muito certo.
    Passaremos algum tempo sem nos comunicar mais logo que programe outra viagem com certeza voltaremos a ter contato.
    Desejo tudo de muito bom para você e toda a equipe e que Deus te proteja.
    Um forte abraço
    Ana Maria

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Querida Ana Maria, tanto a Cecília quanto eu ficamos muito felizes ao saber que sua viagem foi 10. Lembramos muito de vocês durante a viagem! Voltem por aqui quando precisarem, sempre serão muito bem-vindos!

  3. Bom dia Tony!

    Estou planejando chegar em Madrid em 29/11 e ficar na Espanha ate 10/12.
    O que tenho definido é que iremos para Madrid e Barcelona. Nossa duvida hoje é: alugamos um carro e fazemos onsul da espanha (Sevilla e Cadiz) e em seguida vamos para Barcelona para depois retornar a Madrid ou se fazemos a regiao de Bilbao ao inves da regiao sul.
    Voce sugere realizar essa viagem de carro ou deslocar para as cidsdes de trem (levando em conta o custo disso)?

    Caso tenha alguma sugestão de roteiro fique a vontade. Estamos abertos a sugestões uma vez que só temos essas duas cidades definidas.

    Abraço!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa tarde, Joao Victor, seja bem-vindo ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e ao passaporteMADRI). Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Se você ainda não conhece nossos guias, pode vê-los aqui. Temos certeza de que você vai achar que são um ótimo investimento para sua viagem. Abraço.

    2. Valéria Santos Pinheiro

      Boa Noite,
      Eu e meu namorado estamos indo visitar a Espanha pela primeira vez. A unica coisa que temos definido è que chegamos no dia 18/10/19 em Madrid e partimos de Barcelona no dia 01/11 de volta para o Brasil. Pensei em ficar em Madrid, ir conhecer Toledo e de lá ir para Sevilha. Gostaria de sua orientação, de acordo com o numero de dias que possuimos para nossa estadia na Espanha, sem muita correria e conhecendo o que for possivel em uma primeira visita. Madrid-Toledo-Sevilha-Cordoba e depois Barcelona? O que acha?

      1. Tony | ESPANHA TOTAL

        Bom dia, Valéria. Sejam você e seu namorado bem-vindos ao EspanhaTotal e à nossa consultoria de roteiros. Entrar por Madri e sair por Barcelona é uma grande ajuda na logística da sua viagem. Um possível roteiro seria:
        18.10 noite em Madri.
        19.10 noite em Madri.
        20.10 noite em Madri.
        21.10 bate-volta até Toledo (pode ser em qualquer outro dia durante sua estadia em Madri).
        22.10 trem-bala Madri-Sevilha. Noite em Sevilha.
        23.10 noite em Sevilha.
        24.10 noite em Sevilha.
        25.10 trem-bala Sevilha-Córdoba. Noite em Córdoba.
        26.10 trem-bala Córdoba-Barcelona. Noite em Barcelona.
        27.10 noite em Barcelona.
        28.10 noite em Barcelona.
        29.10 noite em Barcelona.
        30.10 noite em Barcelona.
        31.10 noite em Barcelona.
        01.11 volta para o Brasil.
        Esse seria um roteiro tranquilo, sem muita correria. Se precisar de qualquer esclarecimento, aproveite para perguntar! Abraço.

      2. Muito obrigada pela sugestão de roteiro Tony. Outra duvida, entre conhecer Cordoba ou Granada, qual você optaria? porque as 2 cidades não cabem no meu roteiro, não é?

        Abraco.

        Valeria

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Valéria. As duas cidades são extraordinárias. Para conhecer Córdoba, um dia completo é suficiente. Já para Granada, você precisaria de dois dias completos (três noites na cidade). Parece muito difícil incluir ambas cidades no seu roteiro. Para poder incluir Granada você teria que tirar noites de Madri e Barcelona. É uma decisão difícil. Que pena não contar com mais dois dias na Espanha!

  4. Kennya Cristina Hickenbick

    Boa noite, Tony,
    Gostaria de dicas de qual a programação ideal para o dia de visita a Sagrada Família, qual o melhor horário e quais os outros passeios que fica bom combinar com esse dia?
    Em Granada o que além da Alahmbra podemos fazer.
    Poderia nos dar umas dicas de restaurantes, cafés, bares das cidades quais iremos passar.
    Madrid, Toledo, Sevilha, Córdoba, Málaga, Granada, Valencia, Zaragoza, Barcelona.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Kennya. Respondendo suas dúvidas:
      – pode combinar o roteiro 7, que inclui a Sagrada Família, com qualquer outro roteiro, sendo que vai ter que pegar o metrô para chegar no começo dele. Se quiser ajuda com a organização do seu tempo em Barcelona, aproveite a consultoria de roteiros específica para Barcelona no passaporteBCN.
      – o guia de Granada, que você comprou, contém dois roteiros muito completos que vão levar você para todos os lugares imperdíveis da cidade.
      Todos nossos guias incluem indicações de bares e restaurantes ao longo dos roteiros, para que seus passeios pelas cidades sejam ainda mais completos. Abraço.

  5. Kennya Cristina Hickenbick

    Boa noite, Tony,

    Novamente de consultando, Em Madrid, chego no dia 03/08. tenho a partir das 14h livre, o que podemos fazer neste primeiro dia?
    Acha viável ir a Toledo no Domingo ou durante a semana é melhor.
    Poderia me ajudar com o roteiro de Madrid, fico até o dia 07/08. Pois no dia 08 vou para Sevilha.
    Então, qual outro bate volta imperdível saindo de Madrid?
    Ou seja tirando os bate voltas, tenho 2 dias e meio para Madrid, e as noites, menos do dia 7,pois vou apenas sair para jantar e me organizar para embarcar para Sevilha no dia 8, outra dúvida, tem necessidade de comprar as passagens para Sevilha com antecedência?
    Me ajude. Ah! Não esqueça de incluir o templo de Debod.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia de novo, Kennya.
      – sobre o roteiro para sua primeira tarde, onde fica seu hotel?
      – dá para visitar Toledo de domingo, sem problemas. Durante o verão deve ter muitos turistas de segunda a domingo.
      – veja o que fazer quatro dias em Madri.
      – veja os melhores bate-voltas saindo de Madri. Para incluir mais bate-voltas na sua programação você deverá abrir mão de conhecer lugares importantes de Madri.
      – sobre as passagens de trem, para aproveitar os melhores preços você já deveria ter comprado seus bilhetes. Faça isso o quanto antes possível. Veja quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala.
      – o Templo de Debod é visitado ao longo do roteiro 5 Gran Vía e Conde Duque.
      Abraço.

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Kennya. O roteiro 7 começa quase na frente do seu hotel, seria uma boa escolha para seu primeiro dia.

  6. Boa tarde, Tony, td bem?
    Final de outubro é uma boa época para visitar a Andaluzia? Chove muito?
    Obrigada!!
    Mônica

  7. Boa tarde Tony.
    Estou programando meu roteiro pela Espanha no período de 21 de Dezembro de 2019 a 10 de Janeiro de 2020 (passagens compradas chegando por Madrid e saindo por Barcelona). Somos uma família de 4 pessoas, eu, esposo, filha de 21 anos e filho de 12, e seu site tem nos ajudado bastante.
    Estou lendo os guias que adquiri e estou montando o roteiro das cidades, procurando fugir das maratonas turísticas e com menos troca de cidade possível, para reduzir perda de tempo com mudança de hospedagem.
    Vou lhe passar duas opções de roteiro, pelos quais começamos o planejamento da nossa programação.
    1 OPÇÃO:
    6 NOITES EM MADRID ( passamos aqui o Natal) – 3 NOITES EM GRANADA – 4 NOITES EM SEVILHA (passamos aqui o reveillon) – 7 NOITES EM BARCELONA.
    2 OPÇÃO:
    6 NOITES EM MADRID ( passamos aqui o Natal) – 3 NOITES EM GRANADA – 4 NOITES EM SEVILHA (passamos aqui o reveillon) – 2 NOITES EM MANACOR – 5 NOITES EM BARCELONA.
    Essa segunda opção é devido ao interesse que temos de conhecer o Museu de Nadal presente na cidade, mas tenho dúvidas se vale à pena fazer com pouco tempo (perdendo tempo em Barcelona) e no período do inverno.

    Agradeço desde já pela atenção!!!
    Janiara e família.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Janiara, seja muito bem-vinda ao EspanhaTotal e à nossa consultoria de roteiros. Olha, em janeiro não faz sentido nenhum voar até Mallorca, onde vai fazer muito frio (pode até nevar) e há zero chances de pegar praia. Mas só você sabe se sua paixão pelo Nadal justifica o dinheiro que você gastaria para essa extensão da sua viagem. Nossa indicação seria seguir sua proposta 1, com uma pequena modificação. Tire uma noite de Madri para conseguir visitar Córdoba (você vai passar por Córdoba de qualquer jeito no caminho entre Madri e a Andaluzia). Uma boa notícia para você é que na próxima semana começa a funcionar o trem-bala direto entre Madri e Granada (com parada em Córdoba).
      Se você precisar de ajuda com a logística de transporte entre as cidades, avise a gente. Entre Madri, Córdoba, Granada e Sevilha, use (e abuse) do trem-bala. Para ir de Sevilha a Barcelona, você pode voar ou ir de trem-bala direto.
      Abraço.

  8. Olá, parabéns pelo site e guia. Gostaria de saber o tempo típico para visitação ao Palácio Real. Duas horas são suficientes? Grato,

  9. Olá, sabe me dizer se a compra de entrada para as seguintes atrações de Madrid no site oficial:
    Museo do Prado
    Palácio Real
    Teleférico de Madri
    Museo Reina Sofia
    Museo de Ciências Naturais
    necessitam que o comprovante seja impresso fisicamente?
    Ou é possível apresentar um comprovante eletrônico (pdf ou eticket obtido via site)?
    Pois se deixar para comprar na Espanha nãos ei se terei uma impressora disponíve para imprimir…

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Rodrigo. Cada atração turística tem regras diferentes, você teria que conferir cada uma individualmente. Pode comprar os ingressos para o Museo de Ciencias Naturales em Madri. Se você comprar seus ingressos no nosso parceiro Civitatis (veja, por exemplo, como comprar seus ingressos para o Museo del Prado), você vai receber um ingresso eletrônico que poderá levar no seu celular. Uma alternativa é comprar seus ingressos antes de partir para a Espanha. Abraço.

      1. Olá Tony, quando você diz que “pode comprar os ingressos para o Museo de Ciencias Naturales em Madri” você quer dizer que normalmente não há filas, então pode-se comprar na hora? Obg

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Isso mesmo, Rodrigo, o museo não está entre as atrações mais visitadas da cidade. Pode acontecer de encontrar um grande grupo de escolares, mas via de regra pode comprar o ingresso na hora, tranquilamente. Abraço.

  10. Olá Tony, vamos a Barcelona e depois a Valência. Gostaria de saber qual aquário e zoologico são mais interessantes para visitar com crianças de 4 e 8 anos: o de Barcelona ou de Valência? Ou os de ambas cidades? Obrigado

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa tarde, Rodrigo. Entre o aquário de Barcelona e o aquário de Valência, provavelmente ficariamos com o segundo, por conta da arquitetura incrível do local. Já o zoológico de Barcelona é pequeno e com um estilo de zoológico antigo, enquanto o zoológico de Valência (o Bioparc) é mais espetacular. Abraço.

  11. Ola Tony. Boa tarde. Estou indo pelo segundo ano seguido a Espanha e sempre utilizando seus roteiros que são Fantásticos. Parabéns. Este ano estarei fazendo Madri e Toledo e ja montei meu dia a dia baseado nos roteiros das duas cidades adquiridos. Todavia, estarei indo também para Ibiza/Formentera. Estarei lá entre os dias 09 e 14 de Julho, ja descontando os dias de chegada e saída. Estarei indo com a família, esposa + dois filhos pequenos (6 e 10 anos respectivamente). Sendo assim, não estamos indo com intuito de vida noturna, mas aproveitar as belas praias, historia/cultura local e gastronomia.
    Iniciamente, devido ter visto a praia de Ses Illetes e a beleza de formentera, fiz uma programação inversa do que li em alguns sites, até porque como falei, não estamos muito interessados na badalação deIbiza. Sendo assim, fizemos uma programação de ficarmos hospedados em Formentera e ir algum dia ou alguns dias em Ibiza. Mas ainda estou na duvida, se essa é a melhor opção para nós. Bem, dado o exposto, fizemos uma pre-reserva no Riu La Mola em Formentera, mas que pode ser cancelada. O que acha? Vale a pena manter assim, ou melhor ficar em Ibiza. Alem da sua opinião sobre isso, gostaríamos de uma sugestão de roteiro dia a dia para esse período, caso possa nos ajudar.
    OBS: Irei alugar um carro, como vi sua sugestão em um posto no site.

    Fico no aguardo de suas considerações.

    Desde ja agradeço

    Pablo

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa tarde, Pablo. Vamos tentar ajudar com suas dúvidas. Sua ideia de priorizar Formentera sobre Ibiza está longe de ser ruim. Formentera é muito linda e seu principal problema é o alto custo da hospedagem. A ilha de Formentera é bastante pequena, não é necessário um roteiro fixo para o tempo que vocês vão ficar na ilha, sendo que vai sobrar tempo para visitar todos os lugares de interesse. Vejam os textos que dedicamos para Formentera, com nossas dicas sobre o que fazer na ilha. Vocês poderiam dedicar um dia, bastante tranquilo, para visitar a Dalt Villa, o centro histórico de Ibiza, que fica junto ao porto onde operam os barcos para Formentera. Esse dia deveria dar para voltar cedo em Formentera e até pegar praia no final do dia. Querendo dedicar um segundo dia para Ibiza, deveriam alugar um carro e escolher uma ou duas praias para visitar, sendo que a ilha é bastante grande e é necessária uma semana para percorrer o básico dela. Abraço.

  12. Olá Tony, vamos de carro alugado de Barcelona até um Hotel em Cambrills, onde passaremos alguns dias, e depois seguimos até Valência para devolver o carro e passar alguns dias na cidade. Há algum ponto de parada/passeio neste trajeto que valha a pena parar para almoçar e conhcer? Obrigado

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa tarde, Rodrigo. Peñíscola é uma cidadezinha com um centro pitoresco que poderia servir de pit-stop. Tomem um cuidado extremo na hora de estacionar o carro para que ninguém perceba que está carregado com suas malas. Abraço.

  13. Oi Tony, tudo bem ? Fiz uma lista de compras que devofazer pela internet antes do embarque. Você poderia ver se esqueci alguma atração ?
    COMPRAR PELA INTERNET

    Antecedência 3 meses

    (1) SEVILHA.- Passagens trem a Córdoba – 3 meses
    (2). MALAGA – Caminito Del Rey – 3 meses
    (3) GRANADA – Lá Alhambra – 3 meses
    (4) chip de Internet para o celular

    Antes de ir

    (1) SEVILHA – Casa Pilates
    (2) SEVILHA – Catedral e Geralda
    (3) SEVILHA – Alcazar Real
    (4) BARCELONA – Sagrada Família
    (5) BARCELONA – Casa Batlo
    (6) BARCELONA – Parc Güell
    (7) BARCELONA – Gaudí Exhibition

    Mais uma vez um abraço e obrigado .
    (Sevilha, Córdoba, Cadiz, Arco de lá frontera, Ronda, Malaga, Granada, Barcelona)

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá de novo, André. Algumas observações sobre sua lista das compras:
      – a RENFE não está cumprindo prazos e às vezes coloca as passagens à venda 90 dias antes, outras vezes dois meses antes e até menos tempo do que isso. Vai ter que ficar conferindo.
      – não seria imprescindível comprar antecipadamente os ingressos para a Casa Pilatos em Sevilha, nem para a Gaudi Exhibition em Barcelona.
      – também pode comprar o chip para celular no aeroporto, na chegada, sem muito problema. Vai ser muito mais econômico que um chip comprado no Brasil.
      Abraço.

  14. Joaman Loureiro de Abreu e Lima

    Presado TONY, muito boa tarde. Tenho várias dúvidas a respeito de Barcelona mas as farei em doses homeopáticas.
    A maior de todas é a seguinte: comprei o “Barcelona Pass” e não sei como usá-lo.
    Quando coloquei no “Site” do “Camp Nou”, por exemplo, verifiquei que é pedido o dia e horário para que se possa adquirir um ingresso. Como proceder em atrações que exigem dia e horário ?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa tarde, Joaman. Desculpe a demora em responder sua consulta, fizemos uma longa viagem que demorou quase 48 horas. Com o Barcelona Pass você deve ter recebido instruções sobre como usar os ingressos para cada atração. Via de regra, você chega a atração, mostra o Barcelona Pass e consegue seu ingresso, sem necessidade de agendamento prévio. Anteriormente, o Barcelona Pass encaminhava, no momento da compra, um link para reservar a hora da visita ao Camp Nou. Parece ser que a regra mudou, facilitando sua vida. Agora unicamente é necessário chegar na bilheteria do Camp Nou com o passe para conseguir trocar o ingresso (veja as orientações aqui). Abraço.

  15. Joaman Loureiro de Abreu e Lima

    Prezado Tony muito bom dia. Sobre a demora em responder à minha consulta não se preocupe. Só irei viajar em novembro e, até lá, temos muito tempo. Quanto à facilidade no uso do “Barcelona Pass” para o “Camp Nou” o mesmo se dá em outras atrações que exigem data e horário ?

  16. Joaman Loureiro de Abreu e Lima

    Prezado Tony muito boa tarde. Prosseguindo com minhas dúvidas em doses homeopáticas aqui vai mais uma dúvida. Comprando ida e volta no “Teleférico de Montjuic” poderei, descer na estação intermediária, visitar o mirante e o monumento à Sardana e retomar o teleférico para descer ?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Joaman, não sabemos qual é a regra, seria melhor perguntar na bilheteria do teleférico para ter certeza absoluta de que, descendo no Mirador de l’Alcalde (estação intermediária na descida), você vai poder embarcar de novo. Abraço.

  17. Joaman Loureiro de Abreu e Lima

    Bom dia Tony. Sei da impossibilidade de você fazer roteiros personalizados. Não desejo pedir que o faça para mim, desejo apenas apresentar um roteiro que idealizei para o dia 18/11/2019 – segunda feira solicitando que você o ratifique ou retifique e , até mesmo, o condene. Aqui está um resumo:- Pela manhã – De 09h às 12h30min o seu roteiro 7. ALMOÇO – De 13h às 14h
    À tarde – O seu roteiro 6 visitando SOMENTE a Casa Milá e a Casa Batlló e , de passagem, vendo a Manzana de la Discórdia.. De 14h às 17h30min.
    De 18h até as 19h30min ir da Praça da Catalunya até a Catedral de Barcelona, Uma pequena parte do seu roteiro nº 1.
    Todos os deslocamentos feitos pelo Metrô.
    Finalmente pergunto se este roteiro é factível. Desde já agradeço pela resposta que certamente terei. Um abraço JOAMAN

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia de novo, Joaman. Sobre o dia 18, o roteiro é muito acelerado e, muito provavelmente, extremamente cansativo. Veja bem, na Sagrada Família você vai ficar um mínimo de duas horas (pode ser que você quera ficar mais do que isso). O Hospital também leva entre uma e duas horas. Você vai ter que comer (às vezes pode demorar mais de uma hora), você vai ter que se deslocar até La Pedrera (Casa Milá), que não fica próxima do Hospital de Sant Pau. Duas horas para La Pedrera, duas horas para a Casa Batlló (com as pernas já reclamando). É muito lugar extraordinário no mesmo dia. Dá para fazer? Dá. É extremamente cansativo, é? E entrar em um lugar extraordinário sabendo que você deve visitá-lo rapidamente porque há mais lugares extraordinários no mesmo dia, é uma proposta para quem gosta de fazer as coisas às pressas. Tentariamos levantar o pé do acelerador. Com certeza, eliminariamos a Catedral no final do dia. Abraço.

      1. Joaman Loureiro de Abreu e Lima

        Seguindo sua abalizada opinião já eliminei a Catedral de Barcelona. Pergunto, agora, se é factível para o dia 19/11/2019 – Terça feira o seguinte roteiro.
        A partir de 08h (início do horário da Catedral) Praça da Catalunya – El Corte Inglês ( só visão) – Igreja de Santa Maria del Pi – Catedral de Barcelona e, finalizando a manhã, ida ao Mirador de Colon. Devo fechar o hotel até as 12h e meu navio sairá as 17h sendo que o Check-in se inicia as 13h.
        Um grande abraço JOAMAN

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia de novo, Joaman. O dia 19.11 ficou bem corrido, mas viável. Continuamos achando que colocar quatro atrações de grande destaque no mesmo dia não é a melhor das ideias. Você não acaba valorizando os lugares extraordinários que vai visitar. Lembramos que na data da sua viagem deve ficar escuro bastante cedo, por volta das 17:30.
          Sobre a terça-feira. Está ok. Deixe suas malas no hotel após o check-out e passe mais tarde para pegá-las antes de rumar para o porto. Abraço.

  18. Boa noite ,
    Estaremos em viagem pela Espanha em outubro e gostaríamos de fazer um passeio enogastronômico em Rioja , preferencialmente com guia e transporte. Somos três pessoas e passaremos pelas seguintes cidades: Madrid,Valencia ,Barcelona , Zaragoza , Burgos e Salamanca. Por favor , poderiam nos dar uma indicação?
    Obrigado,
    Candida

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Maria Candida, seja bem-vinda ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e ao passaporteMADRI). Nosso trabalho é dirigido a apoiar quem faz os passeios por conta própria, infelizmente não vamos poder indicar uma empresa que faça os passeios que você está procurando, com guia e transporte. Porém, daremos todo o apoio necessário para que você consiga planejar com muita segurança seu roteiro. Para poder dar a melhor ajuda possível, precisariamos saber a data da sua chegada na Espanha e a data da sua saída. Queriamos saber também o ponto de entrada na Espanha e o ponto de saída. Aguardamos seu retorno. Abraço.

  19. Bom dia, Tony.
    Acabo de adquirir 4 guias para a Andaluzia e creio que será muito útil. Já segui suas dicas preciosas em Barcelona e funcionou super bem!
    Meu roteiro é baseado no seu roteiro 5.
    Saio de Madrid em 8/1/2020 com destino a Córdoba (de trem) onde fico de 8 a 10/1. Posso seguir de trem para Granada ( 10 a 12/1 ) e de Granada para Sevilha (12 a 15/1) também de trem? Gostaria de terminar o percurso em Sevilha pois meu vôo de volta ao Brasil sai de Lisboa em 16/1.
    Este roteiro é viável? Minha dúvida diz respeito a usar o trem entre Madrid-Córdoba-Granada- Sevilha, sem ter que voltar para Madrid, seguindo direto para Lisboa.
    Obrigada,
    Andréa
    Se houver

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezada Andréa, seja muito bem-vinda à nossa consultoria de roteiros. Vamos tentar ajudar com seu roteiro. Ele é viável, sim, e sua ideia de seguir de Sevilha para Lisboa é ótima também.
      – seria bastante importante que você conseguisse dedicar dois dias completos para Granada, se for necessário, tire uma noite de Córdoba para poder usá-la em Granada.
      – uma grande novidade do mês de junho é que começou a funcionar o trem-bala entre Córdoba e Granada. Até janeiro do próximo ano, já deve estar funcionando um trem direto entre Granada e Sevilha, caso contrário, o trem continua sendo uma opção, só que será necessário fazer uma troca de trens. Mais próximo da data, pergunte para a gente para saber qual é a situação. Entre Madri e Córdoba, você vai de trem-bala também.
      – caso você não tenha visto ainda, veja as opções para viajar de Sevilha a Lisboa.
      Precisando de novos esclarecimentos, aproveite para perguntar, teremos o maior prazer em tentar ajudar. Abraço.

      1. Tony, agradeço sua resposta.
        No caso do trem direto de Granada a Sevilha não entrar em operação até janeiro, a troca de trem complica?
        Ah, eu não tinha visto o link de como ir de Sevilha a Lisboa…
        Aliás, quanto mais navego no blog mais fico impressionada com a precisão e cuidado com cada detalhe

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          A troca de trem, se necessária, não é complicada, não. O que você pode fazer é voltar por aqui em dezembro para que possamos informar como está a situação da conexão Granada-Sevilha. Abraço!

  20. Joaman Loureiro de Abreu e Lima

    Prezado Tony. Abusando de sua paciência para a minha pessoa solicito, mais uma vez,
    sua preciosa opinião sobre o roteiro que planejei para o dia 17/11/2019 – domingo.
    Pela manhã o seu roteiro nº 2 somente até a Igreja de Santa Maria del Mar, com almoço no restaurante do mesmo nome. Na parte da tarde apenas parte do seu roteiro nº 10 terminando na “Plaça de Espanya”.
    Lembrando o que você me falou anteriormente em colocar em um mesmo dia (dia 18) “quatro atrações de grande destaque” estou pensando em antecipar para domingo (dia 17) à tarde as casas Milá e Batlló e transferindo para o dia 18, à tarde, o “Park de Montjuic”. Por gentileza dê-me sua inestimável opinião.
    \um abraço JOAMAN.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia de novo, Joaman. Suas perguntas não são abuso, adoramos tentar ajudar. O dia 17 estaria ok, não fosse pelo fato de que você vai passar pela Fonte Mágica no domingo, quando não funciona. Em novembro, data da sua viagem, ela funciona quintas, sextas e sábados, de 20h a 21h. O ideal seria transferir a parte final do roteiro 10 para outro dia. Sua ideia de transferir as Casas Milá e Batlló para o dia 18 é ótima.
      Joaman, ficaria muito mais fácil sugerir a distribuição de passeios se pudéssemos ver o planejamento completo de todos seus dias em Barcelona. Desse jeito, podemos sugerir trocas de dias e passeios. Abraço!

  21. Joaman Loureiro de Abreu e Lima

    Prezado Tony. Como você mesmo sugeriu aqui vai nosso planejamento para Barcelona. Chegada, vindo de Granada, às 13h55min do dia 16/11 – sábado. Pegar as malas no Guarda Volumes, ir para o hotel, pegar meu “Barcelona Card” e seguir para a Estação “Plaça de Espanya” para assistir ao espetáculo da “Fonte Mágica”.
    Dia 17/11 – domingo – Seu roteiro nº 2 até a “Igreja de Santa Maria del Mar”. À tarde as casas Milá e Batlló.
    Dia 18/11 – “Lunes” – Seu roteiro nº 7. À tarde seu roteiro nº 10 reduzido terminando en la “Plaça de Espanya”.
    Dia 19/11 – “Martes” – Seu roteiro nº 1 com ênfase na “Catedral de Barcelona”, visita ao “Mirador de Colom”, retorno ao hotel e seguir para o porto para embarque no navio Costa Favolosa.
    Um grande abraço JOAMAN.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Joaman, agora ficou mais fácil entender sua programação em Barcelona. Nossos comentários:
      – dia 16. O espetáculo da Fonte Mágica unicamente começa às 20 horas, vão sobrar várias horas para incluir algum outro programa. O roteiro 3 é bastante curto, poderia ser uma boa ideia.
      – dia 17. Ok.
      – dia 18. Ok.
      – dia 19. Ok.
      O roteiro agora ficou perfeito! Abraço.

  22. Olá Tony. Nossa viagem para a Espanha em outubro começa na segunda, 14 em Sevilha e termina na segunda, 28 em Madrid.
    Passaremos de 14 a 16 em Sevilha, quando reservamos um carro (10:00am) e iremos até Granada, onde devolveremos no sábado, 19 (10:00am)
    Em Granada ficaremos até terça,22 e iremos de ônibus ou trem para Córdoba, pra um dia e pernoite. Da quarta, 23 a segunda, 29 estaremos em Madrid onde espero fazer dois bate-voltas e repetir seu roteiro de lá.
    Nosso problema é esse espaço entre Sevilha e Granada, que pretendemos fazer percorrendo os Pueblos Blancos, mas minha mulher não queria deixar de visitar a Costa do Sol.
    Daí gostaria que me ajudasse nesse percurso. Seriam 3 pernoites (quarta,quinta e sexta) entre a Costa e Pueblos. Ou já pernoitar em Granada na sexta.
    Pensei de antemão em passar por Jerez,Cádiz, Verger e seguir pela costa para ter um apoio em Estapona por exemplo. Daí, fazer os Pueblos sem muita bagagem e sem pressa ou itinerário certo, com pernoite por lá ou voltando a Estapona. E quando fosse pra Granada, seguisse pela Costa, com almoço em Nerja, digamos assim.
    Agradeço sua preciosa colaboração pra desatar este nó-de-turista-insaciável.
    Grande abraço.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Luiz, tudo bem com você? A gente não perderia um dia na Costa del Sol, mas a viagem é certamente sua. Seu problema é que está querendo incluir Jerez (meio dia), Cádiz (um dia completo), ainda passar pela Costa do Sol, e fazer um roteiro rápido pelos Pueblos Blancos. É muita correria. Sobra algum lugar. Para viabilizar a Costa do Sol teria que eliminar Cádiz (para a gente, uma cidade extraordinária) e fazer:
      dia 16. Sevilha-Jerez-Vejer de la Frontera-Arcos de la Frontera. Noite em Arcos.
      dia 17. Pueblos Blancos. Noite em Ronda.
      dia 18. Ronda>Estepona. Noite em Estepona.
      dia 19. Estepona>Nerja>Granada.
      Uma novidade, começou a operar o trem-bala que chega em Granada. Agora é possível viajar de Granada a Córdoba de trem-bala.
      Abraço.

      1. Olá Tony, obrigado pela ajuda.
        O caminho que leva de Estepona a Nerva teria boas paradinhas e panoramas interessantes no percurso?

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Você vai passar por Málaga, que não pode ser contemplada como um pit-stop, sendo que é uma grande cidade. Chegando com tempo em Nerja, daria para dar uma esticada até o vilarejo de Frigiliana, que é próximo.

  23. Maria Rita Nogueira De Moraes

    Olá Tony
    resolvi mudar meu roteiro dando um pulinho em Paris( sei que vc não responde)
    E resolvi nos outros dias fazer a base em Madri e Barcelona
    Já estou com passagens e hoteis reservados
    Não me canso de ler seus guias e ficar no seu site
    Hoje vou te consultar apenas sobre Madri que chego dia 28/10 as 12.30 e volto para o RJ dia 2/11 as 12.00
    Desta forma estou considerando 4 dias completos em Madri
    Contratei uma brasileiras para fazer dois tours de 4 hs andando , acredito ser toda a parte central- dia 29 e 30 – pela manhã
    Na parte da tarde do dia 29 quero fazer a visita ao Estadio — visita completa
    Sobram os dias 28 (chegada) e 30 a tarde
    E dois dias inteiros – 31 e 1
    Considerando os bate voltas – acho que devo priorizar Toledo- certo?
    e separar o dia todo?
    Vi uns roteiros que conjuga Toledo com Arajuez—-O que acha?
    Em relação ao outro dia é a grande dúvida!!!!- o que acha??
    Avila e Segóvia?
    Segovia e El Escorial
    ou Cordoba indo de trem bem cedo?? e seguindo seu roteiro de Córdoba em 1 dia
    Aceito qualquer sugestão
    Obrigada
    Maria Rita

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Maria Rita, vamos ver se conseguimos ajudar com as mudanças no seu roteiro.
      – Toledo demanda um dia completo, sim, e é o bate-volta mais legal a partir de Madri. Toledo e Aranjuez no mesmo dia é só para quem gosta de maraturismo, uma prática que tentamos desincentivar.
      – Nos meses com mais horas de luz, é relativamente fácil fazer Ávila e Segóvia no mesmo dia. Já em novembro, quando escurece bastante cedo e os dias rendem menos, fica bastante apertado. É difícil combinar El Escorial com Segóvia ou Ávila por conta das complicadas conexões de transporte. Daria para fazer se você estiver de carro alugado. Também dá para dedicar meio dia para El Escorial e ocupar o tempo restante em Madri.
      – também daria para partir para Córdoba cedo, mas pense que você vai ter que ir primeiro no hotel para deixar as malas, o que deve roubar tempo do seu dia.
      Abraço.

  24. Maria Rita Nogueira De Moraes

    Oi Tony
    Desculpas
    Completando minha consulta
    Outra opção seria fazer o primeiro tour guiado a tarde no dia da chegada – 28- já que o Tour seria de 4 hs
    e
    Desta forma ganharia mais uma dia na decisão dos Bate e volta
    Obrigada mais uma vez
    Maria Rita

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Se você conseguir fazer um tour guiado a tarde da chegada, seria ótimo. Não gostamos de programar nada para o dia da nossa chegada, podem acontecer inúmeras coisas (chegamos em Madri vindos do Brasil, há uma semana, com duas horas e meia de atrasso sobre o horário previsto).

  25. Olá Tony,excelente o seu site e o seu guia( por enquanto só adquiri um,mas já estou pensando qual será o próximo!) Gostaria de uma opinião sobre o roteiro que estou elaborando,iremos para a Espanha no dia 19 de setembro com retorno dia 11 de outubro,teremos portanto 21 dias .Chegaremos por Madrid e voltaremos por Madrid também ,reservei 6 noites para Madri com 2 bate e volta,Toledo em 1 dia e Segóvia e Ávila em outro,talvez num tour organizado para ganhar tempo.
    Depois iremos para Sevilha de trem com pit stop em Córdoba, em Sevilha ficaremos 4 noites ,com bate e volta em Cádiz,alugaremos um carro em Sevilha e faremos a rota dos Pueblos Blancon,com 1 pernoite em Vejer de la Frontera,1 pernoite em Grazalema ,1 pernoite em Ronda.De Ronda iremos a Málaga para 2 noites ,de Málaga a Granada,aonde devolveremos o carro na chegada,ficaremos 2 noites e seguiremos de avião a Barcelona no primeiro horário para ainda aproveitarmos a tarde em Barcelona, ficaremos por 4 noites e teremos ainda a manhã do quinto dia em Barcelona,voltaremos para Madrid de trem,nosso voo de retorno é as 23 horas.Tenho lido seu site e visto as suas opiniões e fiquei com algumas dúvidas, 6 noites em Madri é muito,mesmo com os 2 bate e volta.? Melhor diminuir um dia e aumentar um dia em Barcelona,ou talvez ficar uma noite em Córdoba ao invés do bate e volta? Vale a pena o bate e volta para Cádiz, ou melhor ficarmos 3 dias inteiros em Sevilha? Você sugeriria alguma modificação no roteiro?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Marisa, seja bem-vinda ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI). Seja também bem-vinda à nossa consultoria de roteiros. Vamos tentar ajudar com sua programação e suas dúvidas!
      Parece que você pesquisou muito bem o roteiro, achamos ele muito equilibrado. Unicamente sugeriríamos dedicar mais uma noite para Granada (o ideal seria contar com dois dias completos na cidade para poder viabilizar a proposta do nosso Granada em dois dias; a cidade é muito mais do que La Alhambra). Também costumamos orientar a dedicar mais dias para Barcelona que para Madri.
      Sobre suas dúvidas:
      – pode tirar um dia de Madri. Três dias para a cidade e dois dias para bate-voltas (um dia para Toledo e outro dia para qualquer um dos outros excelentes bate-voltas a partir de Madri).
      – dormir em Córdoba a caminho de Sevilha pode ser uma boa opção, você dedicaria uma tarde e uma manhã a Córdoba. A noite sairia da conta de noites para Sevilha (retiraria uma noite de Sevilha).
      – Cádiz é uma das nossas paixões, é uma cidade maravilhosa com um astral incrível.
      – com dois dias completos (três noites) em Sevilha você consegue visitar todos os lugares imperdíveis da cidade (essa é a proposta do nosso Sevilha em dois dias).
      Uma última dica. Na hora que você tiver fechado o roteiro, compre os ingressos para La Alhambra, que podem esgotar com meses de antecedência (veja como comprar ingressos para La Alhambra de Granada).
      Abraço.

      1. Obrigada Tony,já comprei os ingressos para Alhambra.Tenho uma outra dúvida, você me sugeriu tirar um dia de Madri para dormir em Córdoba ,mas se eu fizer isso fica apertado fazer 2 bate e volta,porque teria só 2 dias inteiros em Madri e uma tarde.Se eu tirar uma noite de Sevilha o bate e volta para Cádiz fica apertado também então acho que vou ter que escolher ou Cádiz ou Segóvia e Ávila .O quê você acha que vale mais a pena?Obrigada.

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          É uma escolha difícil mas é mais improvável que você volte para o sul da Espanha do que para Madri. Por isso priorizariamos a visita a Cádiz, sendo que você já vai estar em Sevilha. Abraço.

  26. Haydée Siqueira Santos

    Olá Tony,
    agora que defini que ficarei 8 dias na Espanha gostaria de pedir sua sugestão sobre quantos dias devo dedicar a cada uma destas cidades: Sevilha, Granada e Córdoba. Quero também conhecer Cadiz e Jerez de la Frontera. De lá irei para Portugal a fim de conhecer a região do Algarve. Muito Obrigada.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Haydée. Indicamos três noites em Sevilha (para contar com dias completos na cidade), três noites em Granada e uma noite em Córdoba. Qual é seu ponto de entrada na Espanha e qual é a data da sua viagem?

      1. Haydée Siqueira Santos

        Oi Tony, vamos entrar a partir de Portugal. Chegaremos em Lisboa no dia 24/9 e seguiremos para Sevilha. Aí ficaremos 8 dias na Espanha e retornaremos para Portugal a fim de conhecer o Algarve. Pensei em fazer Sevilha, Granada e Córdoba e no retorno parar em Cádiz ou Jerez de La Frontera. Vamos fazer tudo de carro que alugaremos em Lisboa.
        Comprei o seu guia de Sevilha e vou também adquirir o de Granada. Da outra vez que estive na Espanha comprei os guias de Madrid e Toledo e me ajudou bastante. São excelentes. Parabéns pelo trabalho.

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Olá de novo, Haydée. Um possível roteiro baseado nas suas datas:
          24/9 Noite em Sevilha
          25/9 Noite em Sevilha
          26/9 Noite em Sevilha
          27/9 Noite em Córdoba
          28/9 Noite em Granada
          29/9 Noite em Granada
          30/9 Noite em Granada
          O problema é definir qual cidade visitar no seu retorno a Portugal, no último dia na Espanha. Granada é bastante distante da fronteira portuguesa e por isso a escolha de Cádiz ou Jerez de la Frontera complica muito as coisas (entre Cádiz ou Jerez, escolheriamos ficar em Cádiz, sempre). Para ir de Cádiz até Portugal você precisa voltar por Sevilha. Uma alternativa seria:
          24/9 Noite em Sevilha
          25/9 Noite em Sevilha
          26/9 Noite em Sevilha
          27/9 Noite em Granada
          28/9 Noite em Granada
          29/9 Noite em Granada
          30/9 Noite em Córdoba
          E dormir em Mérida sua última noite na Espanha. Mérida fica muito próxima da divisa com Portugal e conta com um teatro romano muito lindo.
          Abraço.

  27. Então você sugere tirar um dia de Madri,ponho na conta de Barcelona,ok,mas se eu tirar um dia da conta de Sevilha para ficar mais uma noite em Granada não dá para fazer o bate e volta em Cádiz…dúvida cruel? Conhecer Cádiz ou ficar um dia a mais em Granada.?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Dúvida cruel mesmo. Somos apaixonados por Cádiz, mas não dá para ir até Granada e ter que deixar de visitar a Alhambra, o centro e o Albaicín. E, para isso, você precisa de dois dias completos.

  28. Gostaria de saber dentre essas cidades, Córdoba, Málaga e Granada, quais podem ser feitas em 2 dias e qual pode ser num bate e volta?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Antônio, seja bem-vindo à nossa consultoria de roteiros. Quando você fala em bate-voltas, trata-se de bate-voltas saindo de onde? Aguardamos seu retorno.

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Antônio. Córdoba pode ser encarada como um bate-volta saindo de Sevilha. Já para Granada indicamos um mínimo de três noites na cidade, o que tornaria inviável o bate-volta. Também não indicamos o bate-volta até Málaga. Veja os melhores bate-voltas saindo de Sevilha.
          Segóvia é um bate-volta perfeito saindo de Madri (aliás, veja também os melhores bate-voltas saindo de Madri) enquanto Salamanca pode ficar um pouco puxado (indicamos uma noite na cidade).

          1. Valeu pelas dicas, só não poderei mais de 2 noites em Granada, o restante vai dar, como só vou usar deslocamento de trem estou com dificuldade para o trajeto Sevilha x Granada, quase todas as tentativas todas as tentativas indicam um trecho de ônibus.

              1. Ficarei em Sevilha de 11 à 18 de setembro sendo que já reservei o dia 13 para um bate volta à cordoba. Queria ir a Ronda mas no Trainline viagem muito longa. Pretendo ainda ficar 1 noite ou 2 em Málaga.

              2. Tony | ESPANHA TOTAL

                Queríamos saber a data da sua viagem porque a RENFE acabou de inagurar o serviço de trem-bala que chega até Granada. Por enquanto, unicamente há trem direto vindo de Madri e Barcelona. Ainda não está funcionando o trem direto entre Sevilha e Granada. Por enquanto, é necessário fazer troca de trem em Córdoba. A alternativa é o ônibus entre Sevilha e Granada.

  29. KENNYA CRISTINA HICKENBICK

    Boa tarde,

    Tony, você aconselha almoçar ou jantar nos restaurantes que ficam no estádio Santiago Barnabéu?
    Como você informou em post anterior, Sevilha e Córdoba estão em baixa temporada, é necessário comprar ingressos antecipadamente?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Esses restaurantes seriam uma boa escolha para quem é fanático por futebol. Os dois únicos lugares nos quais poderia ter fila são o Alcázar de Sevilha e a Catedral de Sevilha. Chegando no primeiro horário da manhã (20 minutos antes do começo da visitação) na fila do Alcázar é tranquilo.

  30. KENNYA CRISTINA HICKENBICK

    Bom dia,
    Tony, li a respeito do Barcelona Pass, mas ainda fiquei com algumas dúvidas.
    Vale a pena o passaporte para 3 dias, em relação ao ônibus de turismo, ele só pode ser utilizado por um dia?
    Mesmo lendo todas as suas informações ainda fiquei na dúvida.

  31. Valeu Tony, preferi inverter e ir de trem de madri pra granada direto, abri mão de Salamanca, faço bate e volta madri x zaragoza e estou procurando transporte p segóvia, bate e volta tb. Vou p valencia fico 3 dias e vou pra Sevilha 18 de setembro

  32. Boa noite
    Me chamo Wanderley moro em Salvador,Bahia, Brasil.
    Estarei fazendo uma viagem de carro saindo de Cascais 30/09 para o sul da Espanha entregando o carro em Madrid 23/10.
    Agradeceria uma sugestão de roteiro e quantidade de dias que devo permanecer em cada cidade.Preferimos ficar mais dias nos locais mais interessantes fazendo uma viagem mais tranquila e conhecendo melhor os locais.Seria interessante uma rota agradável.
    Fizeste roteiro para avaliação .
    Cascais,Évora,Sevilha,Cádis,Ronda,Málaga,Granada,Córdoba,Toledo,Madrid.
    Como incluir Pueblos Brancos e vale a pena estar em Arcos de La Fronteira.
    Poderia indicar também hotéis de 4 estrelas.
    Desde já agradecido

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Wanderley, seja bem-vindo ao Espanha Total (e ao passaporteMADRI). Aqui no EspanhaTotal vamos poder dar orientações sobre a parte espanhola do seu roteiro, tudo bem? Para visitar todas as cidades que você indicou, você precisaria de um mínimo de 18 noites, o que entra dentro do seu roteiro. Para os Pueblos Blancos, teria que acrescentar mais duas noites. Veja um possível itinerário:
      – Sevilha, três noites.
      – Cádiz, uma noite.
      – Vejer de la Frontera, uma noite. Começa o roteiro pelos Pueblos Blancos.
      – Grazalema ou Zahara de la Sierra, uma noite.
      – Ronda, uma noite.
      – Málaga, duas noites.
      – Granada, três noites.
      – Córdoba, uma noite.
      – Madri, um mínimo de cinco noites (um dia completo seria dedicado a Toledo).
      No menú Hospedagem (na parte superior do site) você vai ver nossas dicas detalhadas de hospedagem para Sevilha, Cádiz, Mälaga, Granada, Córdoba e Madri. Para a parte dos Pueblos Blancos, pode deixar suas consultas específicas sobre hospedagem no texto roteiro de carro pelos Pueblos Blancos.
      Abraço.

  33. Joaman Loureiro de Abreu e Lima

    Prezado Tony, muito boa noite. Estou retornando desta vez para sanar algumas dúvidas com referência à Granada. Para não incorrer no erro em relação à Barcelona inicio fornecendo-lhe meu planejamento para a estada em Granada: chagada às 18h40min do dia 12/11/2019. Dias 13 14 e 15 Granada. Dia 16/11/2019 voo para Barcelona saindo de Granada às 12h25min.
    Penso em fazer, nos dias 13 e 14 os seus roteiros mas tenho dúvida se os faço como sugerido ou inverto a ordem do primeiro dia colocando a ida à Alhambra pela manhã.
    O motivo destra inversão é o fato de, em novembro, como você frisou, escurecer por volta das 17h30min. Assim sendo calculo que eu deveria entrar no complexo às 12h pois levaria 2h até a hora de entrar nos Palácio Nazaries e neles mais 2h o que
    deixaria mais uma hora para a Alcazaba, ainda com luz natural, encerando a visita as 17h. Para realizar esta programação teria de fazer muito rapiadamente o roteiro previsto para a parte da manhã. O que você recomenda ? Lembro que terei um dia a mais ( o dia 15/11/2019 ) e a parte da manhã do dia 16/11/2019.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia de novo, Joaman. Como você conta com três dias em Granada, pode fazer a modificação sugerida, com certeza. Vai deixar seu dia muito mais tranquilo e prazeroso. Faça assim:
      1 dia completo para o roteiro pelo Albaicín.
      1 dia completo para La Alhambra. Se sobrar tempo no final do dia, pode tentar visitar o Carmen de los Mártires, um pequeno jardim e mirante próximo de La Alhambra. Ou, ao contrário, pode visitar primeiro o Carmen de los Mártires (você não vai perder mais de uma hora) para completar seu dia em La Alhambra. A única parte chata é que as opções de alimentação em La Alhambra são muito limitadas (caras e de pouca qualidade), mas é o preço que você paga por estar em um monumento tão turístico.
      1 manhã para percorrer com calma o centro histórico de Granada (a primeira metade do nosso roteiro centro&Alhambra).
      Abraço.

  34. Joaman Loureiro de Abreu e Lima

    Prezado Tony, muito boa tarde. Como não podia deixar de ser vou seguir sua sábia orientação e passar a visita à Alambra na parte da manhã. Andei vendo restaurantes perto do complexo e selecionei três. São eles: Alambra Palace Restaurante – Plaza Arquiteto Garcia de Paredes 1 ; restaurante La Mimbre – Passeo del Generalife s/nº e restaurante Jardines Alberto – Passeo de la Sabica 1.
    Desejo um restaurante que não me faça sair do complexo da Alhambra e, assim sendo, recorro à sua experiencia e sabedoria na melhor indicação, dentre os três restaurantes citados.
    Um abraço JOAMAN

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Joaman. Qualquer uma das três escolhas é aceitável. O Alhambra Palace Restaurante fica dentro de um grande e espetacular hotel que domina a colina onde fica La Alhambra. É o restaurante mais afastado da entrada do complexo. La Mimbre e Jardines Alberto ficam muito próximos um do outro e também do acesso à La Alhambra.
      Seja qual for sua escolha, você vai ter que sair do complexo. Mas não se preocupe, isso não vai invalidar seu ingresso.
      Você vai entrar de manhã em La Alhambra. Vai percorrer a parte do Generalife (os jardins) e a parte aberta do monumento (Palácio de Carlos V). Vai visitar os Palacios Nazaríes, com horário marcado. Na saída dos palácios, vai almoçar. E, finalizado o almoço, vai completar a visita a La Alhambra com La Alcazaba. Lendo o roteiro do guia tudo vai fazer sentido, mas se tiver qualquer dúvida, aproveite para perguntar. Abraço.

  35. Joaman Loureiro de Abreu e Lima

    Muito boa tarde Tony. Pelo que entendi qualquer que seja a minha escolha do restaurante terei de sair do complexo. Pergunto se esta saída só pode ser feita pela entrada do complexo pois, nests caso, irei optar por um dos restaurantes mais próximos da entrada do complexo.
    Quanto à visita ao “Carmen de los Mártires” pergunto como ir dele para “La Alhambra” ou de “La Alhambra” até ele pois este deslocamento não consta de seu espetacular roteiro e, assim sendo, fico na dúvida se seria melhor visitá-lo antes ou após “La Alhambra”.
    Você poderia me indicar a melhor solução – ir, inicialmente, ao “Carmen de los Mártires” ou deixá-lo para depois de “La Alhambra”.
    Abraço JOAMAN

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Joaman. Não é muito fácil entender como é o complexo de La Alhambra para quem nunca esteve lá. Basicamente, é formado por áreas restritas (onde unicamente entra quem tiver ingresso) e áreas abertas (onde entra todo mundo, mesmo quem não tiver ingresso). Há vários acessos ao complexo e é muito fácil sair do monumento e voltar a entrar.
      O Carmen de los Mártires não aparece no roteiro porque em dois dias na cidade não dá tempo de visitá-lo. Foi uma proposta nossa para completar sua estadia em Granada. É um lugar de interesse menor que, após a visita a La Alhambra, pode até parecer menos legal. Se vocês não estiverem cansados ao finalizar a visita a La Alhambra, são menos de 15 minutos a pé até o Carmen de los Mártires. Pode ver o percurso a ser seguido clicando aqui. A avenida que leva até o Carmen de los Mártires fica muito próxima do Hotel Alhambra Palace, caso você precisar de pedir indicações. Abraço.

  36. Joaman Loureiro de Abreu e Lima

    Prezado Tony. Consegui o horário de “Carmen de los Mártires” e vi que só abre às 10h e, assim sendo, parece-me mais lógico visitá-lo após a visita a “La Alhambra”. Estou certo ? abraço.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Sim, confirmando nossa resposta anterior, reservem o Carmen de los Mártires para a tarde, sempre que houver disposição. Pela grande extensão do monumento, a visita a La Alhambra pode ser bastante cansativa. Abraço.

  37. Bom dia,
    Pretendo ir de carro Granada a Sevilha passando por Malaha e ronda na ultima de semana de outubro deste ano. Será que, pela sua experiência, pode me dizer se a possibilidade de neve na estrada.

    Grato

    Antonio

  38. Olá Tony,
    Abusando da sua boa vontade em nos atender, você poderia avaliar o roteiros que pretendo fazer em outubro/19 . Estou aberto a suas sugestões já que as únicas coisas definidas são as datas de chegada e saída. Grato

    20/10 – Chegada Barcelona – 10:45
    21/10 – Barcelona
    22/10 – Barcelona – Zaragoza
    23/10 – Barcelona
    24/10 – Barcelona – Granada (avião)
    24/10 – Granada (chegada a tarde)
    25/10 – Granada
    26/10 – Granada
    27/10 – Alugar carro
    27/10 – Granada – Malaga – Ronda
    28/10 – Ronda – Sevilha
    28/10 – Devolver Carro
    29/10 – Sevilha
    30/10 – Sevilha
    31/10 – Sevilha – Cordoba (bate e volta de trem)
    01/11 – Sevilha – Madrid (avião)
    01/11 – Madrid – chegada a tarde
    02/11 – Madrid -Toledo
    03/11 – Madrid – Segovia
    04/11 – Madrid
    05/11 – Madrid – Ávila
    06/11 – Madrid
    07/11 – MADRI – GRU – saída as 23:45

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Antonio. Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Se você ainda não conhece nossos guias, pode vê-los aqui. Temos certeza de que você vai achar que são um ótimo investimento para sua viagem. Abraço.

      1. Bom dia Tony,
        Esta viagem vem sendo programada a algum tempo… rsrsrs
        Comprei os guias “Sevilha em 2 dias” e “Zaragoza em 1 dia” em setembro de 2017, Talvez você não tenha encontrado por que contatos foram feitos por outro email (esse que informo nos dados abaixo). Abs

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Antonio. Você está certíssimo, desculpe, unicamente tínhamos conferido seu endereço de email. Seu roteiro parece muito bem estudado. Porém, queriamos chamar a atenção sobre o tempo dedicado a Barcelona, que é muito curto. Mas não enxergamos onde tirar mais tempo para Barcelona, só eliminando Ronda do seu passeio pelo sul. De Sevilha a Madrid pode ir tranquilamente de trem-bala, muito competitivo frente ao avião. Abraço!

          1. Ola Tony,
            Seguindo sua sugestão vamos eliminar Ronda e aumentar um dia em Barcelona.
            Aproveitando, vamos fazer seu roteiro pelo Albaicín. Vi que apesar de não ser longo grande parte é subida. Apesar de sermos, eu e minha esposa, “jovens senhores” rsrsrss, que gostam de andar a subida pode ser um pouco cansativa. Ha alguma maneira que poderíamos amenizar o trajeto tipo alternar caminhadas com algum transporte? Grato mais uma vez pela atenção.

            1. Tony | ESPANHA TOTAL

              Olá de novo, Antonio, já estamos de volta, tentando dar conta das consultas acumuladas durante os últimos dias. A primeira parte do roteiro pelo Albaicín é uma subida tranquila, com muitos pontos de interesse ao longo do percurso. Mais tarde, quando o caminho vira à esquerda, começa a subida mais íngreme do roteiro, são 10 minutos com um ponto de interesse na metade do caminho. Dá para encarar tranquilamente. E a metade final do roteiro é descida. Você poderia pegar um ônibus para pular a primeira metade, mas estaria perdendo os lugares de interesse do roteiro. Vão com calma, vão chegar sem problemas. Abraço!

              1. Bom dia Tony,
                Que bom fiquei mais tranquilo. Tomo a liberdade de te fazer mais um pergunta. No seu roteiro de Granada você indica visita a Alhambra na parte da tarde. Tem algum motivo especial? a inversão do roteiro do dia passando alhambra para a manhã comprometeria o “sucesso” do roteiro?
                Mais uma vez, grato!

              2. Tony | ESPANHA TOTAL

                Boa tarde, Antonio, pode fazer todas as perguntas que quiser! Indicamos a Alhambra na parte da tarde por uma questão de horários. Se você deixar o roteiro pelo centro histórico para a parte da tarde pode ter problemas de horários com várias atrações. Além disso, completado o roteiro pelo centro histórico (que você pode fazer em duas horas se não fizer questão de entrar em todos os lugares), pode dispor do restante do dia para visitar a Alhambra com calma. Abraço.

  39. Prezado Tony, muito boa noite. Penso em fazer o seguinte planejamento para a minha estada em granada:
    Dia 13 Nov – miércoles – seu roteiro nº 2 “EL ALBAICIN”
    Dia 14 Nov – jueves – “LA ALHAMBRA” e, se possível, “Carmen de los Martires” ( vi que o horário é de 10h às 14h e de 18h às 22h ) ou “Puerta de las Granadas”
    Dia 15 Nov – Viernes – Fazer a parte inicial de seu roteiro nº 1 “Centro Histórico”. Como esta parte do roteiro nº 1 poderá ser feita pela manhã, o que me deixará livre a parte da tarde, pensei em visitar as seguintes atrações ;
    1) Cartuxa de Granada
    2) Mosteiro de São Jerônimo
    3) Basílica de San Juan de Dios
    Diga-me, por favor, se esta sequência está correta ou se a ordem das atrações deve ser modificada.
    Para finalizar pergunto qual o melhor transporte para se chegar até o início deste pequeno roteiro. Lembro que vou adquirir o “Granada Card” permitindo utilizar o Trem Turístico que passa pela Cartuxa de Granada. Seria uma boa opção ?
    Um grande abraço JOAMAN

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Joaman. A programação está ok, inclusive para a tarde do seu último dia. O bilhete do trem turístico incluído no Granada Card permite dar uma volta completa no percurso do trem, sem descer dele ao longo do passeio. Na hora que você descer, não vai poder subir mais. Você sempre poderia usar o trem turístico para chegar na Cartuja, abrindo mão do resto da viagem no trem. Mais tarde, para ir da Cartuja até o Monasterio de San Jerónimo, poderia pegar os ónibus U2 ou U3. Abraço.

  40. Jackson Rocha Guerreiro

    Olá Tony
    Já comprei alguns guias seus em 2018
    Porem vou viajar novamente a Espanha em Fevereiro de 2020
    Gostaria de saber se vcs vendem os mesmo já atualizados com algum desconto?
    Pretendo comprar uns que ainda não tenho e se possivel a atualização dos que já tenho.
    Grato
    Jackson Guerreiro

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Jackson, se você encaminhar um email para o endereço tony arroba passaportebcn.com com sua solicitação, tentaremos respondé-lo o mais rapidamente possível. Abraço.

  41. Caro Tony
    Estaremos eu e minha esposa visitando novamente a Espanha chegando dia 25/09 em Madrid e retornando em 17/10 por Barcelona.
    Ja estivemos utilizando seus guias (Cordoba e Sevilha) e dicas quando visitamos a Andaluzia em 2017, e desta vez fizemos alguns roteiros por outras regiões, e gostaríamos de sua opinião.
    Normalmente nos deslocamos com carro, com exceção das grandes cidades, que fazemos de Trem ou avião.
    Roteiro 1 :
    Madrid – 2 Noites – bate volta a Toledo
    Valencia – 3 Noites – com bate volta Benidorn
    Valladolid ou Burgos – 2 Noites (já de carro a partir de Madrid)
    Bilbao – 2 Noites
    San Sebastian – 2 Noites
    Lourdes – 1 Noite
    Andorra – 2 Noites
    Girona – 3 Noites
    Tarragona – 2 Noites (com visita a amigos que moram na região)
    Barcelona – 3 Noites

    Roteiro 2:
    Madrid – 3 Noites – bate volta Toledo e outro Segovia
    Valencia – 3 Noites – com bate volta a Benidorn
    Peniscola – 2 Noites
    Tarragona – 3 Noites (visitando amigos)
    Zaragoza – 2 Noites
    San Sebastian – 2 Noites
    Andorra – 2 Noites
    Girona – 3 Noites
    Barcelona – 2 Noites

    Já estivemos em Barcelona, Madrid e região da Andaluzia em outra viagem.

    Sei que ficou grande a mensagem, mas se puder me dar sua opinião, te agradeço

    Nossa duvida é que no caso do roteiro 2 ficamos muito tempo na costa, e não conheceremos o Pais Basco.

    Um abraço

    Claudio

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Claudio, sejam bem-vindos de novo ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI). Vamos com suas propostas! A logística do roteiro 1 parece mais otimizada que a do roteiro 2 (que envolve bastantes deslocamentos longos de carro). E, no caso do roteiro 2, vocês vão viajar até o País Basco para visitar San Sebastián mas não Bilbao, o que seria um crime. Por isso preferimos sua proposta 1, com várias observações:
      – eliminariamos Benidorm por completo, é um balneário com arranha-céus e turismo de massas, sinceramente, não sacrificariamos um minuto em Valência por Benidorm. Para Valência, indicamos dois dias completos na cidade, para poder completar os roteiros do Valência em dois dias.
      – as três noites em Girona podem ser um exagero. A cidade pode ser percorrida em um único dia. Vocês poderiam aproveitar, sendo que vão estar de carro, para conhecer a região vinícola da Ribera del Duero a caminho do País Basco.
      Fiquem à vontade para continuar tirando todas suas dúvidas sobre seu roteiro. Abraço.

      1. Caro Tony
        Estamos alterando alguns pontos do nosso roteiro 1, tb achamos melhor que o segundo, porém gostaria de tirar algumas duvidas com você.
        1. Desistimos de Benidorm, você acha possível fazer um bate volta de carro saindo de Valencia até Peniscola e Morella ? Vale a pena ? Ou é melhor uma estadia na região? Você indica outro local interessante na região?
        2. Pensamos em ir de trem de Valencia ate Valladolid, e partir de lá locar um carro. Vale a pena ficar uma noite na cidade, ou ir direto a Burgos? Tem algo imperdivel pela região?
        3. Já li que você recomenda pelo menos um dia inteiro em Bilbao, e ao sair de Bilbao, pretendemos passar pelo Museu da Trufas negras na região de Pamplona, e ir para a região de San Sebastian. Nesta região, San Sebastian é o melhor local para se hospedar?
        4. De San Sebastian para Girona, pretendemos passar por Andorra, mas tem algum ponto que você indica para visitarmos nos Pirineus?
        5. Quando falamos de ficar mais tempo em Girona, foi pelo interesse de conhecer Cadaqués, Figueres, Costa Brava etc, aproveitando dicas suas.
        Se puder me orientar agradeço, e parabéns pelo site de grande ajuda.
        Um abraço
        Claudio

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia de novo, Claudio. Vamos com suas dúvidas:
          1) dá para ir até Peñíscola, sim. Outro lugar interessante muito próximo de Valência é La Albufera.
          2) Valladolid é uma cidade muito interessante. Próximo da cidade, a região vinícola da Ribeira del Duero mencionada na nossa resposta anterior. Peñafiel é uma cidadezinha muito bonita.
          3) San Sebastián conta com os preços de hospedagem mais caros da Península Ibérica, mas se você vai visitar a cidade, precisa se hospedar na cidade.
          4) os Pirineus são muito, mas muito extensos, e não há uma rota rápida entre San Sebastián e Andorra. Se você for visitar algum ponto de interesse no caminho, vai ter que fazer um desvio importante. Um vilarejo muito lindo, mais o menos na metade da rota, é Alquézar.
          5) entendemos, vocês estão falando da província de Girona e não da capital. Então está ótimo!
          Abraço.

          1. Bom dia, Tony, obrigado pelas dicas, vamos rever nosso roteiro, e se tiver mais alguma dúvida, te escrevo novamente.
            Abraço

            Claudio

  42. Tony, muito boa tarde. Andei lendo comentários antigos e pude observar que não adianta acordar cedo pois as atrações em Granada só abrem a partir de 10h ou 10h30min. Dessa forma, no dia 13 Nov – Miércoles, que farei o seiu Roteiro 2 – “El Abaicín”, o iniciarei por volta das 09h30min pois a primeira atração (“El Bañuelo”) só abre às 10h.
    Para o dia 14 Nov – Jueves vou deixar apenas “La Alhambra” devendo entrar no complexo às 09h. Pretendo encerrar os “Palácios Nazaries” às 13h30min e almoçar no Restaurante Alhambra Palace. Pergunto : a saída pela “Puerta de los Carros” é a melhor saída ?
    Após o almoço irei visitar a “Alcazaba” deixando o complexo pela “Puerta de la Justicia” e fazendo o retorno ao hotel a pé para poder conhecer a “Puerta de las Granadas”
    No dia 15 nov – Viernes – farei o “Centro Histórico” iniciando-o as 09h30min posto que o “Palácio de la Madraza” só abre as 10h30min. Penso em finalizar este roteiro por volta das 12h30min,, almoçar e, a partir de 13h30min, fazer um dos seguintes roteiros:
    a) Cartuxa de Granada – Puerta de Elvira – Basílica de San juan de Dios – Monastério de São jerônimo.
    b) Abadia del Sacromonte.
    Qual desses dois roteiros você, com o conhecimento que possui, me recomendaria fazer ? Haveria tempo hábil para realizar os dois ?
    Um grande abraço JOAMAN

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa tarde, Joaman. Saia de La Alhambra pela Puerta de los Carros, sim. Sobre seu último dia, a Abadia del Sacromonte é muito distante do centro, por isso pode ser melhor fazer sua proposta a, que é mais tranquila e diversa. Abraço.

  43. Oi, Tony. Continuo construindo meu roteiro com base em seus roteiros e dicas.
    Veja, estava pensando em:
    quarta 16 cedinho; sair de Sevilha, pit stop em Cádiz e à tarde chegar a Vejer de La Frontera. Hospedar;
    quinta 17 fazer uma rota pelos Pueblos até Ronda, onde pernoitamos;
    sexta 18 fazer outra rota de Ronda a Vejer , caminho diferente, locais idem. Pernoite;
    sábado 19 sigo pela costa de Vejer a Nerja ou região, onde pernoitamos;
    domingo 20 a Granada, onde entrego entrego o carro e fico 2 dias;
    terça 22 rumo a Córdoba com pernoite
    quarta 23 rumo a Madri onde fico 5 dias só que bate-volta pra Segovia em vez de Toledo
    segunda 28 voltando para o Brasil.
    Gostaria de sua opinião.
    Obrigado.
    Ps1.: Cádiz pra ligeiro citytour e almoço apenas e infelizmente.
    Ps2: Bate volta Madrid/Valencia seria razoável?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa tarde, Luiz. Sobre suas propostas:
      a) tentariamos dedicar a maior quantidade de horas possíveis a Cádiz, não é uma cidade idônea para uma visita rápida.
      b) não faz muito sentido fazer Vejer-Ronda para depois fazer Ronda-Vejer de novo. O ideal seria fazer Vejer-Ronda com uma parada intermediária, que pode ser Arcos de la Frontera, Grazalema o Zahara de la Sierra (seguindo nosso roteiro de carro pelos Pueblos Blancos e Ronda). E de Ronda continuar para Nerja-Granada.
      c) indicamos três noites em Valência para poder dedicar dois dias completos à cidade, que não é apropriada para um bate-volta.
      Abraço.

  44. Oi Tony,
    Em outubro vou me hospedar em Alicante,
    Pensei em uma rota e gostaria de saber se vou conseguir me locomover de trem ou onibus, ou derepente a ordem nao está boa.
    alicante a granada 2 dias
    granada queria conhecer ronda
    ronda pensei em ir a malaga
    malaga a sevilha
    sevilha a cordoba
    retorno a alicante….
    o que voce acha? tem alguma sugestao ou erro na sequencia?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa tarde, Silvana. Para poder avaliar um roteiro precisariamos saber o número de dias com os quais você conta para completar a viagem. Seu grande problema é a volta entre Córdoba e Alicante, sendo que não existe transporte direto entre as duas cidades. Aguardamos seu retorno.

  45. Olá estou planejando uma viagem de 15 dias para Espanha e gostaria de algumas dicas de onde começar a partir de Barcelona,e quais cidades não posso deixar de ir e e em ordem de cidades próximas umas das outras, assim acredito poupar tempo e gasto … exemplo…sei que em Madrid posso conhecer Toledo e Segóvia em um dia cada uma delas e voltar para base que seria Madrid porque são próximos…pretendo conhecer Bilbao também… Viajo em Abril 2020 e meu voo será São paulo x Barcelona…

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa tarde, Fernanda, seja bem-vinda ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e ao passaporteMADRI). Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Se você ainda não conhece nossos guias, pode vê-los aqui. Temos certeza de que você vai achar que são um ótimo investimento para sua viagem. Abraço.

  46. Olá de novo Tony,
    Pretendo fazer uma bate e volta a Córdoba partindo de Sevilha de trem. Tentei consultar o site da trainline e não aparece a opção de trem, só onibus. Realmente não existe a opção de ir de trem de Sevilha a Córdoba?

  47. SAULO ESCOBAR DE BARCELLOS

    Bom dia,
    Comprei os guias de vcs de 4 destinos, gostaria de saber quais atrações em madrid e barcelona preciso comprar ingresso com antecedência, considerando que estamos indo no começo de setembro.
    Desde já, agradeço.

  48. Maria Rita Nogueira De Moraes

    Oi Tony
    Estou programando um bate volta de Madri ,onde estarei hospedada ,para Córdoba dia 30/10
    Vi no site que a venda para a passagem do trem já está disponível, só que o primeiro horário seria 9.35 o que acho que tornaria inviável este bate volta
    O que você acha?
    Este horário é sempre o mesmo ou pode ser que mais tarde tenha passagem mais cedo?
    Obrigada
    Maria Rita

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa tarde, Maria Rita. O que está acontecendo é que as passagens do trem-bala para a data da sua viagem ainda não foram introduzidas no sistema, o que ainda deve demorar várias semanas. Existem horários anteriores, sim. Abraço.

  49. Oi Tony,
    Comprei 6 guias e vou precisar de um tempo para digerir todas as informações rs Enquanto isso estou preocupada em comprar os ingressos para o Caminito e Alhambra, me parece que com 90 dias antes é o tempo ideal pra não correr risco de ficar sem ingresso. Vamos lá às dúvidas:
    1) O que você acha do roteiro abaixo: 3 noites em Madri; pegar o trem e ficar 3 noites em Sevilha (um dos dias fazer bate-volta pra Córdoba); alugar carro, fazer pit-stop em Jerez para conhecer uma bodega e dormir em Cádiz por 2 noites; depois pit-stop em Verez e passar 2 noites em Ronda para conhecer os Pueblos Blancos (penso em me hospedar apenas em Ronda para evitar perder tempo com check-in em hotéis e evitar deixar o carro na rua com as malas), 2 noites em Málaga, chegar em Granada, devolver o carro e ficar lá por 2 noites, pegar o trem e ficar 5 noites em Barcelona, pegar o trem pra ficar 1 noite em Madri (pra garantir que nenhum contra-tempo fará perder o voo) e voar para o Brasil no dia seguinte. O que você acha? Você acha que realmente vale a pena fazer a base em Ronda para conhecer os Pueblos Blancos? Por favor, me diga seus comentários. Muito obrigada!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa tarde, Barbara, seja bem-vinda ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI) e à nossa consultoria de roteiros. Vamos tentar ajudar com suas dúvidas.
      – indicamos três noites em Sevilha para poder contar com dois dias completos na cidade. Para poder fazer o bate-volta até Córdoba você deveria planejar quatro noites em Sevilha.
      – duas noites em Cádiz é muito tempo, transfira uma noite de Cádiz para Sevilha. No dia que vocês sairem de Sevilha, de manhã cedo, visitem uma bodega em Jerez e, chegando em Cádiz, dediquem meio dia à cidade. No dia seguinte, aproveitem o outro meio dia para Cádiz e sigam para Vejer de la Frontera, indo dormir em Arcos de la Frontera.
      – no dia seguinte, façam Arcos de la Frontera-Ronda. Dediquem unicamente uma noite para Ronda. Os Pueblos Blancos não funcionam bem como um bate-volta saindo de Ronda, você vai acabar percorrendo a mesma estrada várias vezes.
      – indicamos três noites em Granada para poder contar com dois dias completos na cidade. Se você ficar menos tempo, vai faltar tempo para contemplar os roteiros do guia.
      – considere voar de Granada para Barcelona, o preço costuma ser competitivo frente ao trem, e o tempo de viagem é muito menor.
      – sua ideia de dormir em Madri a noite anterior à partida do voo é muito prudente e sensata. Porém, também daria para colocar Madri no final da estadia. O dia da sua chegada, dependendo do horario de pouso do seu voo, daria para partir logo para Sevilha, deixando Madri para o final da viagem.
      Se você apresentar para a gente seu roteiro reajustado, indicando as datas exatas de cada dia da viagem, poderemos ajudar ainda melhor a aperfeiçoar sua programação.
      Abraço.

      1. Oi Tony, muito obrigada pelos seus comentários, ajudaram bastante!!!
        Segue abaixo meu roteiro ajustado e com as datas exatas:
        Dia 1 (19/10): chegada do voo em Madri as 14:10 nesse caso você acha que vale a pena ir direto pra Sevilha, certo? Devo buscar por passagens aéreas pra evitar sair do aeroporto ou ir até Atocha pra pegar o trem costuma ser a melhor opção?
        Dia 2 (20/10): Sevilha
        Dia 3 (21/10): Sevilha
        Dia 4 (22/10): Cordoba (dormindo em Sevilha)
        Dia 5 (23/10): sair cedo, conhecer bodega em Jerez, passear meio dia em Cádiz e dormir por lá
        Dia 6 (24/10): meio dia em cadiz, depois Jerez e dormir em Arcos.
        Dia 7 (25/10): arcos até ronda, dormindo em ronda (aqui precisamos de ajuda na sequência das visitas aos pueblos blancos, por favor)
        Dia 8 (26/10): Malaga
        Dia 9 (27/10): Malaga
        Dia 10 (28/10): granada (devolver carro na chegada)
        Dia 11 (29/10): granada
        Dia 12 (30/10): granada
        Dia 13 (31/10): Barcelona (vou pesquisar aéreo!)
        Dia 14 (1/11): Barcelona
        Dia 15 (2/11): Barcelona
        Dia 16 (3/11): Barcelona
        Dia 17 (4/11): Barcelona
        Dia 18 (5/11): Madri (trem ou aéreo?)
        Dia 19 (6/11): Madri
        Dia 20 (7/11): Madri
        Dia 21 (8/11): voo de retorno às 22:15
        Muito obrigada desde já! Abs

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Bárbara. Vamos com suas dúvidas:
          a) olha, se der para comprar uma passagem Brasil-Sevilha (com escala em Madri), ótimo. Caso contrário, dá também para fazer a conexão de trem Madri-Sevilha, o transporte entre o aeroporto e Atocha é tranquilo, deixem um mínimo de quatro horas entre o horário previsto de chegada do voo e o horário de partida do trem.
          b) no dia 6, vocês vão dormir em Vejer de la Frontera, cuidado para não confundí-lo com Jerez de la Frontera.
          c) veja os detalhes dos Pueblos Blancos no nosso roteiro de carro pelos Pueblos Blancos e Ronda. NO 25/10 vocês fariam Arcos-Grazalema-Zahara de la Sierra-Setenil de las Bodegas-Ronda.
          d) entre Madri e Barcelona dá para voar ou dá para ir de trem-bala, comparem as alternativas e escolham aquela que agrade mais seu bolso. O tempo de viagem do trem-bala é bastante competitivo, considerando que você parte do centro da cidade e chega no centro da cidade.
          Abraço.

          1. Oi Tony, muito obrigada pela rápida resposta e por todas orientações, com isso conseguimos fechar o roteiro e agora é orçar as passagens e comprar os ingressos e com isso temos mais dúvidas rs
            1) Caminito: alguma recomendação sobre o melhor horário para comprar o ingresso? Pensamos em comprar na parte da manhã.
            2) Alhambra: pensamos em comprar o ingresso começando pelo Palácio Nazaries, assim eliminamos o único compromisso com hora marcada ou você recomenda seguirmos exatamente a sequência do roteiro do seu guia? Obrigada, abs

            1. Tony | ESPANHA TOTAL

              Bom dia de novo, Bárbara. Suas dúvidas:
              1) no caso do Caminito, sempre gostamos de fazer passeios de natureza de manhã, evitando os horários mais quentes do dia.
              2) os Palacios Nazaríes são a parte mais espetacular de La Alhambra, a joia da coroa. Se vocês visitarem eles logo no começo, tirariam bastante brilho do restante da visita. Por isso, tanto no nosso roteiro quanto no sugerido pela própria Alhambra, a visita aos palácios deveria ficar para a parte final.
              Abraço.

              1. Muito obrigada, Tony!
                Continuarei a leitura dos roteiros e qualquer dúvida te aviso. Aliás, estou impressionada com os detalhes e todo cuidado que vocês tiveram para escrevê-los, com certeza farão a diferença na viagem. Abs

Comentários encerrados.

Rolar para cima
Rolar para cima