consultoria de roteiros 2019

Córdoba, Spain

Bem-vindo à consultoria de roteiros do Espanha Total.

1. O que é a consultoria de roteiros

A consultoria de roteiros do Espanha Total é um espaço onde respondemos consultas sobre roteiros de viagem pela Espanha. Somos especialistas na Espanha e, através das nossas respostas, tentamos ajudar a aprimorar seus planos de viagem.

O serviço de consultoria é prestado através da caixa de comentários do presente texto. Deixe suas perguntas e responderemos o antes possível.

2. A consultoria é gratuita?

Sim, a consultoria de roteiros do Espanha Total é gratuita. Leia o ponto 3 do presente texto para saber mais.

3. Quem pode usar a consultoria?

A consultoria é reservada exclusivamente para aqueles leitores que tenham comprado ao menos um dos nossos guias da Espanha, com nove títulos dedicados a Barcelona, Cádiz, Córdoba, Granada, Madrid, Sevilha, Toledo, Valência e Zaragoza.

Por gentileza, na hora de deixar sua consulta, coloque o mesmo endereço de email que você usou para comprar seu(s) guia(s), para que possamos identificá-lo facilmente.

4. O que podemos fazer por você?

Podemos dar orientações gerais para aprimorar seu roteiro, incluindo:

  • dicas sobre quantos dias dedicar para cada destino visitado.
  • informações sobre a logística do transporte entre os destinos.
  • sugestões sobre como definir a ordem do seu roteiro.

E qualquer outro tipo de dica que acharmos pode melhorar sua viagem. Aliás, não deixe de conhecer nossas 10 dicas para viajar melhor pela Espanha.

5. O que não podemos fazer por você?

Na consultoria de roteiros não podemos elaborar roteiros detalhados e personalizados para cada uma das cidades visitadas. Para isso existem nossos nove guias. Enquanto não tivermos material específico sobre outros destinos na Espanha, podemos dar dicas e orientações muito gerais sobre eles, mas não elaborar roteiros detalhados de visitação de cada destino.

Na consultoria também não realizamos reservas hoteleiras nem de passagens (e também não fazemos pesquisa de valores, que é uma tarefa que você deverá realizar, pedindo todas as orientações necessárias sobre o assunto). No site você vai encontrar muita informação sobre como chegar na Espanha e como se locomover dentro do país, além de uma ótima ferramenta para pesquisa de hospedagem.

Igualmente, não podemos realizar cálculos de despesas, sendo que é uma tarefa quase impossível. Veja o texto quanto vou gastar na Espanha? sobre o assunto.

6. Existe um limite no número de consultas que posso deixar?

Não! Você pode deixar tantas quantas perguntas você quiser, relacionadas com o assunto da consultoria, que são os roteiros para percorrer a Espanha.

7. Vocês demoram muito para responder?

Costumamos responder consultas uma vez por dia, de segunda a sexta. Quando estamos viajando, pode ser que as respostas demorem mais alguns dias. Mas nunca deixamos de responder nenhuma pergunta.

Bem-vindo à nossa consultoria de roteiros!

311 comentários em “consultoria de roteiros 2019”

  1. Avatar

    Prezado Tony,

    Adquiri os dois guias online de Sevilha e Granada que tem me ajudado muito a planejar os roteiros nestas cidades. São excelentes!

    Gostaria de saber de sua opinião sobre o roteiro que planejei e que me ajudasse a esclarecer algumas dúvidas, além de me fornecer algumas informações adicionais.

    Sou brasileira e fiz um roteiro saindo de Madri no dia 02 de maio (manhã) e finalizando no dia 09 de maio (noite) em Granada, com duração total de 8 dias:
    DIA 2/05/19 – Madri – Córdoba (Visita a Córdoba e saída a noite para Sevilha). Córdoba – Sevilha (chegada a noite em Sevilha).
    DIA 3 e 4/05/19 – Roteiro em Sevilha (2 dias completos)
    DIA 5/05/19 – A partir de Sevilha – Excursão do dia todo a Vejer de la Fronteira e Jerez de la Frontera.
    DIA 6/05/10 – Contratar excursão privada em Sevilha (logo cedo) para os Pueblos Blancos e pernoite em Ronda, visita inclui: ARCOS DE LA FRONTERA; GRAZALEMA, ZAHARA DE LA SIERRA, SETENIL DE LAS BODEGAS, RONDA
    DIA 07/05/19 – Saída de Ronda para Granada (tarde, depois do almoço). Chegada em Granada a tarde ou início da noite.
    DIA 8 e 9/05/19 – Roteiro em Granada (2 dias). Partida às 21:45 de Granada.

    Já reservei as hospedagens em Sevilha, Ronda e Granada e comprei o ticket online para a Alhambra em Granada. Ainda não comprei para o ticket para o Alcázar de Sevilha. É melhor comprar com antecedência?

    Principais pontos indefenidos e perguntas para o qual peço a sua ajuda:
    1 – Como faço para contratar excursão para conhecer Vejer de la Fronteira e Jerez de la Frontera? Vale a pena incluir Cádiz nesta excursão? Prefiro conhecer os lugares sem muita pressa.
    2 – É possível contratar um carro particular com motorista para fazer o roteiro aos pueblos blancos e depois pernoitar em Ronda? Qual a média de preço? Estou insegura sobre dirigir nesta região. Você acha muito intenso os 4 povoados (listados acima) em um dia apenas? E ficar uma manhã do dia seguinte para conhecer Ronda? Devo entrar em contato com o Escritório de Turismo de Sevilha para saber de excursões? Qual é o contato?
    3 – Como ir de Ronda para Granada, saindo a tarde? Onibus? Trem? É possível comprar pela internet?
    4 – Qual o tipo de ticket para o Alcázar de Sevilha? Sou brasileira e tenho mais de 60 anos. Posso comprar o “COMBINADA ALCÁZAR REDUCIDA JUBILADOS + CUARTO REAL ALTO, 14.5€, Incluye el coste adicional de 1€ por entrada asociado a la compra telemática”?

    Aguardo sua resposta e agradeço antecipadamente.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezada Antonia, seja bem-vinda ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Ficamos felizes ao saber que você gostou dos nossos guias. Vamos com seu roteiro e suas dúvidas! O roteiro parece bem planejado, mas faremos algumas observações a continuação. Respondendo suas dúvidas:
      1 – há várias empresas fazendo excursões saindo de Sevilha, mas não há nenhuma que possamos indicar. Não consideramos os Pueblos Blancos como uma região que combine bem com passeios acelerados no mais puro estilo maraturístico. Você afirma que gosta de conhecer os lugares sem muita pressa e por isso não indicariamos de jeito nenhum um passeio organizado. Cádiz merece um dia completo.
      2 – não é muito comum alugar carro particular com motorista na Espanha, e por isso também não teriamos como dar uma indicação (o escritório de Turismo de Sevilha é um desastre, mas você pode tentar o contato; porém, unicamente contratariamos um passeio com uma empresa de confiança). Mas pode ficar tranquila, dirigir na região é sossegado, se você dirige em uma grande cidade brasileira, fazer os Pueblos Blancos com seu próprio carro alugado vai ser fichinha. Se você se animar a alugar um carro, podemos refazer o roteiro todo. Você retiraria o carro saindo de Sevilha e retornaria ele chegando em Granada.
      3 – se você não fizer de carro alugado (veja o ponto 2), há uma combinação de trem e ônibus entre Ronda e Granada (trem Ronda-Antequera, ônibus Antequera-Granada). Pode ver os detalhes e comprar as passagens no Trainline, o site parceiro do Espanha Total que indicamos para a compra de passagens de trem.
      4 – “jubilado” na Espanha é quem tem 65 ou mais anos. Se você não tiver essa idade, não vai ter direito ao desconto.
      Ficamos à sua disposição para novos esclarecimentos. Abraço!

      1. Avatar

        Olá Tony,

        Obrigada pelas ótimas dicas.

        Não entendi bem o que você falou: “porém, unicamente contrataríamos um passeio com uma empresa de confiança).”

        Como eu poderia aferir o nível de confiabilidade da empresa?

        Já utilizei o Trainline para comprar as passagens.

        Abraço

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Então, Antonia, quando podemos indicar uma empresa (como a Trainline), o fazemos. Mas quando não temos como dar uma indicação, você vai ter que procurar referências em outros sites na internet. Abraço.

  2. Avatar

    Oi Tony
    Você usa que site para comprar passagens de trem e com qual antecedência o faz? Farei Sevilha-Córdoba-Sevilha, granada-valência e valência-Barcelona.
    E quais atrações devo comprar pela internet antes de viajar ?
    Comprei seu belo roteiro de Sevilha (e comprarei Córdoba, Cadiz, granada, valência e Barcelona)
    Abcs

  3. Avatar

    Ola!!!!
    Talvez passe mais um dia em Granada. Já estava na programação 3 dias (4 noites). Tens alguma sugestão para esse quarto dia???? Depois iria para Sevilha.
    Aguardo sua resposta
    Ana Maria

      1. Avatar

        Ola bom dia!!!
        Achei suas dicas bem interessantes, mas na verdade nao me expressei bem.
        Estava me referindo a alguma cidade no caminho entre Granada e Sevilha onde faria um pernoite.
        Tens alguma dica??? Ronda talvéz????
        Aguardo resposta

        Ana

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia Ana Maria, entre Granada e Sevilha não há nenhum lugar de destaque. Se desviando um pouco do caminho, Ronda é muito linda, sim. Abraço.

  4. Avatar

    Olá, Tony!

    Tenho 12 dias em novembro, sendo 10 líquidos (tirando os 2 dos voos) e gostaria de fazer um roteiro na Andaluzia.
    Estou pesquisando passagens ainda, mas minha ideia é chegar e sair por Madri.
    O que eu tenho em mente, a princípio, seria o seguinte:
    dia 1 – Rio>Madri
    dia 2 – chegada em Madri (pernoite em Madri)
    dia 3 – Trem Madri>Sevilha (stop-over em Cordoba e pernoite em Sevilha)
    dias 4 e 5 – Sevilha
    dia 6 – Sevilha>Pueblo Blancos (saída de carro cedo – dia em Cádiz e pernoite em Vejer)
    dia 7 – Vejer>Ronda (dia em Vejer e pernoite em Ronda)
    dia 8 – Ronda
    dia 9 – Ronda>Granada (saída de carro cedo, pernoite em Granada)
    dia 10 – Granada
    dia 11 – Trem Granada>Madri (dia em Granada e pernoite em Madri)
    dia 12 – voo Madri>Rio

    Perguntas???
    – No dia 6, além de Cádiz, qual outra cidadezinha recomenda/vale a pena conhecer ?
    – Alguma observação sobre o roteiro? Incluiria/retiraria algo?

    Obrigado!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Diego, seja muito bem-vindo ao Espanha Total. Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Se você ainda não conhece nossos guias, pode vê-los aqui. Temos certeza de que você vai achar que são um ótimo investimento para sua viagem. Abraço.

  5. Avatar

    Boa noite, estou planejando um roteiro de viagem saindo de Barcelona, pensamos seguir até Nice ou Mont Carlo. Vocês possuem algum roteiro que chegue a estes locais?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá Ana Augusta, veja tudo o que você precisa saber sobre nossos guias aqui. Os guias do Espanha Total não são guias impressos, mas nada impede que você imprima as partes que mais interessarem do roteiro. São guias em formato digital.

  6. Avatar
    Antonio Carlos de A Carvalho

    Boa tarde! Adquiri um guia de Barcelona; estou chegando com minha mulher no dia 3 e ficamos até 15 de abril/2019. Pesquisando na internet, vi informações sobre um day-trip Figueres(Museu Dali), Girona e Besalu. Ficamos interessados mas o site (getyourguide) não tem disponibilidade de venda. Não encontramos esse tour no site que vc indicam (visit Barcelona tickets). Esse passeio é vendido somente em uma época específica do ano? Existe alguma outra empresa que faça esse tour, que não seja um tour privativo? Obrigado

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Antonio Carlos. Vamos responder sua consulta aqui mas, na verdade, contamos com uma consultoria específica para Barcelona e região aqui, no nosso passaporteBCN, o site dedicado inteiramente à cidade de Barcelona.
      Figueres, Girona e Besalú no mesmo dia é maraturismo, uma prática que tentamos desincentivar. O passeio que testamos e vale muito a pena é o que inclui Girona e Figueres (com o Museu Dalí). Abraço.

  7. Avatar
    Joaman Loureiro de Abreu e Lima

    Ola Tony. Cumprindo sua orientação fiz dois “comentários” na página ” Granada em dois dias” no dia 14 mar e, até agora não obtive reposta. Solicito, na medida do possível, responder às minhas dúvidas. Um grande abraço JOAMAN.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Joaman, respondemos suas consultas há vários dias aqui e aqui. Se você não conseguir ver os comentários, aperte a tecla F5 no seu teclado para recarregar a página. Abraço.

  8. Avatar
    Sergio Machado Caldeira

    Olá Tony.
    Primeiro, deixo o meu elogio à excelência de seus guias. Vocês são brilhantes!
    Gostaria de tirar duas dúvidas sobre Toledo.
    Estarei, lá, com mais 3 pessoas, em julho de 2019.
    As dúvidas são:

    1) Caso opte por ir via trem bala, o número de taxistas disponíveis na estação é satisfatório ou o tempo de espera é grande?

    2) Devido à dificuldade de locomoção das pessoas que estarão comigo, estou analisando a possibilidade de uma excursão de 1 dia inteiro em Toledo a partir de Madri. Você poderia me indicar algumas empresas que, a seu ver, têm fama de boa qualidade de serviço prestado.

    Aguardo, quando possível, o seu retorno.

    Cordial abraço.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Sergio, seja muito bem-vindo ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Ficamos muito felizes ao saber que você gostou dos nossos guias. Vamos tentar ajudar com suas dúvidas:
      1) costuma ter suficientes táxis, sim, e a espera não deve ser muito grande. Nem todo mundo que chega na estação pega táxi, muitos caminham, outros pegam o ônibus turístico.
      2) o problema das excursões até Toledo é que elas são feitas em um ritmo acelerado quase desumano. Por isso não são a solução para sua necessidade de ritmo mais pausado. Cogite dormir uma noite em Toledo, o que daria você muita tranquilidade, ou chegar em Toledo por volta das 9:30h e voltar para Madri por volta das 20-21horas, o que daria tempo suficiente para percorrer a cidade no seu próprio ritmo.
      Abraço!

  9. Avatar
    Joaman Loureiro de Abreu e Lima

    Prezado Tony muito boa noite. Conforme sua orientação deixei dois comentários na página “Granada em dois dias” no dia 14 de março e, até o dia de hoje não obtive qualquer resposta. Favor informar o motivo. Um grande abraço JOAMAN.

  10. Avatar

    Bom dia Tony,
    sou tripulante de navio e vou aproveiaar para ficar 10 dias pela espanha.
    Estou um pouco na duvida sobre a ordem do roteiro.
    5/04 – trem de Barcelo ate Madrid
    06/07/08/09 – Madrid ( com bate e volta em Toledo)
    10 – Cordoba
    11/12 – Seville
    13/14 – Granada
    15/16 – Barcelona – meu voo e anoite e ja conheco bastante Barcelona
    inverteria a ordem de alguma cidade?

    Muito obrigada pelas informacoes do seu site.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezada Clarissa, seja muito bem-vinda ao Espanha Total. Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Se você ainda não conhece nossos guias, pode vê-los aqui. Temos certeza de que você vai achar que são um ótimo investimento para sua viagem. Abraço.

  11. Avatar
    NEWTON ALVES DE OLIVEIRA

    OLÁ TONI, BOM DIA – POR PRIMEIRO UM ELOGIO PARA A EXCELÊNCIA DOS GUIAS QUE ADQUIRI ( MADRID, SEVILHA, GRANADA E BARCELONA ); ENTRETANTO, ESTOU EM DÚVIDA COMO ME LOCOMOVER ENTRE SEVILHA E GRANADA; HÁ INFORMES NO SENTIDO DE QUE O TREM VAI ATÉ A ESTAÇÃO DE ANTIQUERA E DE LÁ TEMOS DE SEGUIR DE ÔNIBUS ATÉ A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE GRANADA ; ISTO EM RAZÃO DA PREPARAÇÃO DA LINHA PARA A INSTALAÇÃO DO TREM-BALA RÁPIDO- AQUI NO BRASIL SÓ ESTÃO DISPONÍVEIS PASSAGENS DE SEGUNDA CLASSE – PEÇO, SE POSSÍVEL, ESCLARECIMENTOS, INCLUSIVE, SE SERIA MELHOR IRMOS DE ÔNIBUS – DESDE JÁ MUITO GRATO – NEWTON E CLEIDE

  12. Avatar

    Tony
    Qual é a melhor forma para localizar minhas perguntas e respostas?
    Tem algum problema em usar diferentes computdaores?
    Uso muito no meu i pad
    Estou procurando agora a ultima resposta e não acho
    Obrigada
    Maria RIta

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Maria Rita. Você pode usar o computador que quiser para conferir nosso site, mas deve anotar por algum lugar (o melhor lugar são os bookmarks do navegador) onde é que você deixa sua consulta. Aqui no site entram muitas consultas todo dia, e a lista de respostas vai crescendo. Como você deixou sua consulta mais recente a continuação de uma consulta com mais de dois meses de antigüidade, ela não está sendo mostrada na última página de comentários. No começo da lista de comentários, você vai ver um texto “Comentários mais antigos”, que permite visualizar consultas mais antigas. Sua consulta mais recente foi respondida aqui. Para evitar que suas consultas se percam, se você voltar por aqui para retomar uma consulta antiga, coloque sua nova pergunta no final da caixa de comentários, e não como resposta para a consulta antiga. Desse jeito, sua consulta vai aparecer na parte final da página com os comentários mais recentes. Abraço.

      1. Avatar

        Olá Tony !
        Adquiri o guia de Barcelona que está muito interessante por sinal . Veja se pode me orientar nessa viagem a Espanha . Viajaremos em família ( eu, esposo e filhas de 6 e 10 ) dia 23/07 entrando por Barcelona e saindo por Barcelona dia 05 /08 . Já reservei 5 diárias no
        hotel room mate Anna em Barcelona . A partir daí que estou em dúvida porque a princípio faríamos um Cruzeiro de 7 dias com saída e retorno para Barcelona ( incluindo Marselha, Civitavechia, Maiorca , Cannes ) , só que acabamos excluindo o Cruzeiro . Então o que acha melhor fazermos depois desses 5 dias em Barcelona ? Vôo para Maiorca ( 4 dias) e Ibiza (3 dias) ou de trem bala para Madrid ? Obrigada desde já

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Isa, seja bem-vinda ao EspanhaTotal e à nossa consultoria de roteiros. Na verdade, você precisa definir o que é prioritário para você. Dá para ir nas Baleares (na temporada mais alta com os preços mais caros do ano) ou tentar um roteiro circular Barcelona-Madri-Valência-Barcelona. Compartilhe com a gente qual seria sua preferência para podermos fazer uma proposta mais detalhada. Para sermos sinceros, é um pouco tarde para planejar uma viagem para as Baleares, os melhores preços de hospedagem já devem ter sumido. Aguardamos seu retorno. Abraço.

          1. Avatar

            Boa tarde ! Acho que publiquei o comentário no lugar errado! Preferimos praia e nossas filhas por viajarem desde bebês já estão habituadas as nossas aventuras. Qual escolho primeiro de Barcelona ,Maiorca ou Ibiza
            Obrigada

            1. Tony | ESPANHA TOTAL
              Tony | ESPANHA TOTAL

              Acabamos de responder seu comentário anterior (que ficou na parte inferior da página). Por gentileza, não duplique os comentários, fica mais complicado de acompanhar tanto para você como para agente.

              1. Avatar

                Bom dia dupliquei para facilitar para você visualizar e não para facilitar para mim . Não sei como foi parar no lugar errado sendo que fiz o mesmo procedimento. Mesmo assim obrigada

              2. Avatar

                Boa tarde ! O Iberostar club cala barca tem um bom custo benefício para quem viaja com crianças e está próximo das praias mais bonitas de Mallorca? Você indica algum outro hotel para esse perfil de viajante ?
                Obrigada

  13. Avatar
    Haydée Siqueira Santos

    Olá Tony,
    Estivemos na Espanha em 2016 e 2017, e nestas ocasiões usamos os seus guias de Madrid e Toledo. Foram ótimos! Neste ano estamos planejando voltar para conhecer a região da Andaluzia e pretendemos comprar os guias destas cidades. Queremos entrar por Portugal, onde pretendemos conhecer também a região do Algarve. Gostaria de saber quantos dias devemos reservar para a Espanha e qual seria a prioridade. Estamos pensando em Granada, Córdoba e Sevilha. Seria isto mesmo? Teremos 15 dias ao todo. Ficaria muito corrido para inserir tb os Pueblos Blancos?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Haydée, sejam bem-vindos mais uma vez no Espanha Total. Para o trio Granada, Córdoba e Sevilha você deveria dedicar um mínimo de 7 dias. Acrescente mais três para os Pueblos Blancos e Ronda e a parte espanhola do seu roteiro ficará pronta sem que seja uma correria. Você não indica a data da sua viagem, o que pode mudar nossas orientações. Vocês vão estar de carro? Como vão chegar na Espanha? Abraço.

  14. Avatar

    Estou indo para a Espanha dia 9 de maio já tenho estadia reservada 2 dias em Carmona e 3 dias em Sevilha, volto no dia 26 de maio, já conheco, cordoba e granada.
    Gostaria de uma seugestão de roteiro de 4 ou 5 dias pelos pueblos Blancos e ainda sobram 7 ou 8 dias para fazer uma programação eu retorno via Madri estarei onde entregarei o carro.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Tomas, seja muito bem-vindo ao Espanha Total. Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Se você ainda não conhece nossos guias, pode vê-los aqui. Temos certeza de que você vai achar que são um ótimo investimento para sua viagem. Abraço.

  15. Avatar

    Prezado Tony, boa tarde. Tudo bom? Mais uma vez retorno à Espanha de férias. Já conhecemos Madrid e, recentemente, estivemos em Barcelona e seu Guia Barcelona em 15 Roteiros e o Passaportte BCN foram fundamentais para conhecer esta encantadora cidade. Desta vez vamos fazer algo mais ousado e, novamente, vou precisar de sua precisa ajuda. Aproveito para parabenizá-lo pelo site Espanha Total, que é fantástico, um trabalho minucioso e riquíssimo, de dedicação e de grande altruísmo em partilhar todo esse conhecimento.

    Minha esposa e eu, estamos planejando fazer um Cruzeiro a partir de Barcelona, depois ir para Portugal, pois tenho parentes morando lá, passando pela Andaluzia. Já vi que alugar um carro em Córdoba e devolver na cidade do Porto não é o ideal, apesar de poder ser feito. Estou em dúvida do que fazer.

    Apesar de termos bastante tempo de preparação, resolvi colocar logo meu roteiro para fazermos tudo com calma e as alterações que forem necessárias. Você tem toda a liberdade de dar a sugestão que quiser. Depois de definido o roteiro básico, vou ver os Guias das cidades que já comprei. Um abraço e obrigado.

    A viagem ficaria assim:
    1) Cruzeiro com partida e retorno em Barcelona. Ida 31/05/20 e retorno 07/06/20;
    1.1) Ida no próprio dia 07/06 de avião para Córdoba (voando Vueling e adquirindo mala extra para cada um de nós pelo site). Chegada em Córdoba na parte da tarde.
    2) Córdoba – 2 noites – saída 09/06 (pegar carro alugado) com destino à Granada (208 km)
    3) Granada – 3 noites – saída 12/06 com destino à Málaga (124 km)
    4) Málaga – 3 noites – saída 15/06 com destino à Cadiz (240 km)
    5) Cadiz – 2 noites – saída 17/06 com destino à Sevilha (122 km)
    6) Sevilha – 2 noites – saída 20/06 para Albufeira (230 km)
    7) Albufeira – 3 noites – saída 23/06 para Fátima (340 km)
    8) Fátima – 2 noites – saída 25/03 para Viseu (200 km)
    10) Viseu – 4 noites – saída 29/06 para o Porto (130 km)
    11) Porto – 2 noites – saída 01/07 para o Brasil e devolução do carro

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Gilberto, seja muito bem-vindo ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Vamos tentar ajudar com sua nova proposta, apesar de que devemos esclarecer que unicamente poderemos dar orientações sobre a parte espanhola da sua viagem, sendo que não somos especialistas em Portugal.
      Como você mencionou o cruzeiro em Barcelona, indicamos a leitura dos textos como é o embarque e o desembarque de um cruzeiro no porto de Barcelona e como chegar no porto de Barcelona, caso você não os conheça.
      Vamos com seu roteiro reformulado (fizemos várias mudanças, vocês são livres de aceitá-las ou não):
      31/05-07/06 cruzeiro. Ok.
      07/06. Não conhecemos a existência de nenhum voo de Barcelona para Córdoba, onde é que você achou esse dado? Nossa orientação e voar, com a Vueling mesmo, de Barcelona para Granada, sempre que o horário acabe batendo. 3 noites em Granada.
      10/06. Aluguem carro na saída de Granada e dirijam até Córdoba. 1 noite em Córdoba seria suficiente.
      11/06. Dirijam até Málaga. 2 noites em Málaga. Também daria para ir de Granada a Córdoba de ônibus e de Córdoba a Málaga de trem-bala, é muito rápido. E vocês retirariam o carro saindo de Málaga, economizando várias diárias de aluguel.
      13/06. Dirijam até Cádiz. 2 noites em Cádiz.
      15/06. Dirijam até Vejer de la Frontera para começar nosso roteiro de carro pelos Pueblos Blancos. Noite em Vejer.
      16/06. Dirijam até Ronda seguindo nosso roteiro. Noite em Ronda.
      17/06. Dirijam até Sevilha. 3 noites em Sevilha.
      20/06. Continuação da viagem na direção de Portugal.
      Encurtamos sua estadia em várias cidades para viabilizar o roteiro pelos Pueblos Blancos. Vocês vão estar na região, e vão estar de carro, seria uma pena não fazer esse roteiro.
      Ficamos à disposição para qualquer esclarecimento. Abraço!

      1. Avatar

        Prezado, Tony, boa tarde. Mais uma vez obrigado por suas orientações. Agradeço as dicas e vou fazer as alterações sugeridas. Vou repensar algumas opções, olhas os guias e depois posto como ficou. Um braço e origado.

        1. Avatar

          Prezado Tony, Boa tarde. Mais uma vez uma retorno à sua consultoria de roteiros para saber sua opinião. Fiz algumas alterações no anterior por motivo de logística e da continuação da viagem à Portugal. Com dor no coração, não visitaremos mais os Pueblos Blancos. Ficará para uma próxima oportunidade. O presente roteiro foi o melhor que pude montar para evitar voos internos com malas após um Cruzeiro e viagem de quase 30 dias. Contando com sua paciência e alegria em partilhar seus conhecimentos, deixo o novo roteiro aberto à suas sugestões:
          31/05-07/06 cruzeiro. Ok. (alugar carro em BCN)
          07/06. Barcelona – Valência (de carro) – 3 noites
          10/06. Valência – Alicante (carrro) – 3 noites
          12/06. Alicante – Granada (carro) – 3 noites
          15/06. Granada – Sevilha ( devolução do carro) – 3 noites.
          Desde já, fico muito grato por sua participação e ajuda. Um abraço e sucesso.

          1. Tony | ESPANHA TOTAL
            Tony | ESPANHA TOTAL

            Bom dia Gilberto, seja bem-vindo na consultoria mais uma vez. Nossas observações:
            – daria para fazer Barcelona-Valência de ônibus/trem e alugar o carro na saída de Valência.
            – 3 noites em Alicante pode ser tempo demais. Valeria a pena tirar um dia de Alicante para poder acrescentar um dia para a imperdível Córdoba.
            Abraço.

            1. Avatar

              Bom dia, Tony. Muito grato por sua atenção mais uma vez. O trecho de trem é uma ótima ideia, só preciso verificar as regras de peso e quantidades de bagagens permitidas. Quanto à Córdoba, também havia ficado chateado de não conhecer, mas um pernoite lá, a caminho de Sevilha, foi outra bela dica. Obrigado pela ajuda. Estou vendo com calma os roteiros das cidades e, havendo alguma dúvida, volto a pedir um help. Abraços

  16. Avatar

    Tony, Boa Tarde !
    Gostei muito do site e já comprei alguns guias para me orientar na viagem.
    Gostaria muito de contar com a sua ajuda, para montar um Roteiro pela Espanha no mês de Julho.
    Eu e minha filha de 13 anos vamos viajar pela primeira vez a Espanha, e estou um pouco apreensiva em relação ao Roteiro, Logística de Trasporte entre cidades, Localização dos Hotéis e Segurança.
    Ficaria um pouco mais segura, se já viajasse com um roteiro já todo organizado: número de dias em cada cidades , tempo de viagem de uma cidade para outra e trasporte previamente definidos de trem, avião ou carro.
    Pensei em fazer o seu roteiro de 15 dias no período de 6 a 20 de julho.
    Após este período devemos encontrar como meu Marido, na semana de: 21 a 27 de julho, para visitarmos as ilhas de Maiorca e Menorca.
    Como a viagem e um pouco longa e tem muitos lugares a visitar, tenho me organizar o quanto antes para não perder as reservar de hotéis e passagens aéreas.
    Muito Obrigado desde de já, por toda a atenção!
    Fernanda.

    *Outras Questões:
    Qual o tamanho da bagagem que vc recomendaria já que vamos ter muitos deslocamentos?
    Qual a melhor opção de passagem aérea São Paulo / Espanha Ida e Volta, já que vamos incluir no roteiro ao final as Ilhas de Maiorca e Menorca?
    Tenho que levar alguma autorização para viajar com a minha filha, sem o Pai dentro da Espanha?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Fernanda, seja bem-vinda ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Vamos tentar ajudar com suas dúvidas e planejamento. Como você indica que está pensando visitar a Espanha em julho, queriamos pedir que você desse uma lida nos textos Quando visitar a Andaluzia e o verão em Sevilha. Pelas razões expostas nos textos mencionados, aqui no Espanha Total não indicamos visitar a Andaluzia nos meses de julho e agosto.
      Você menciona que está querendo seguir nosso roteiro de 15 dias, mas na verdade contamos com dois roteiros de 15 dias, qual seria o do seu interesse? Com sua resposta, tentaremos desvendar a logística do roteiro, transporte e hospedagem.
      Sobre suas outras questões:
      – leve uma mala de tamanho médio, tentando evitar malas de grande tamanho.
      – pode ver aqui as opções para voar do Brasil até a Espanha. O ideal seria entrar por Madri e sair por Barcelona e, se possível, incluir os trechos até as Baleares no pacote. Como uma pesquisa complicada, um bom agente de viagens pode tentar cotar o valor da passagem para vocês.
      – entendemos que a mesma autorização que você vai ter que apresentar para sair do Brasil deve ser aceita na Espanha. Mas como é um assunto crítico, nossa orientação é que você procure uma resposta oficial no consulado espanhol mais próximo da sua cidade.
      Abraço.

      1. Avatar

        Bom dia Tony. Obrigada pelas respostas.

        Tenho interesse no roteiro 9, seguindo a sua sugestão de não fazer Andaluzia. Posso incluir algum bate volta ou fica muito cansativo? Você por favor pode me enviar algumas opções de hotel e translados para as cidades?

        Meu marido gostaria de me encontrar para fazer as ilhas? Qual a sua sugestão de roteiro para as ilhas?

        Muito obrigada pela atenção.

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia mais uma vez, Fernanda. Você vai seguir nossa orientação de não fazer a Andaluzia, mas o roteiro 9 inclui Sevilha, que é a capital da Andaluzia. Apresentamos uma variação do roteiro 9, sem Sevilha:
          6 julho. Noite em Barcelona.
          7 julho. Trem-bala Barcelona-Zaragoza. Noite em Zaragoza.
          8 julho. Trem-bala Zaragoza-Madri. Noite em Madri.
          9 julho. Noite em Madri.
          10 julho. Noite em Madri.
          11 julho. Noite em Madri.
          12 julho. Noite em Madri. Com bate-volta até Toledo.
          13 julho. Trem-bala Madri-Valência. Noite em Valência.
          14 julho. Noite em Valência.
          15 julho. Noite em Valência.
          16 julho. Trem convencional ou ônibus Valência-Barcelona. Noite em Barcelona.
          17 julho. Noite em Barcelona.
          18 julho. Noite em Barcelona.
          19 julho. Noite em Barcelona.
          20 julho. Noite em Barcelona.
          21 julho. Ilhas Baleares.
          22 julho. Ilhas Baleares.
          23 julho. Ilhas Baleares.
          24 julho. Ilhas Baleares.
          25 julho. Ilhas Baleares.
          26 julho. Ilhas Baleares.
          27 julho. Ilhas Baleares.
          28 julho. Volta para o Brasil, partindo de Barcelona ou Madri.
          Sobre as ilhas Baleares, vocês estão querendo visitar Mallorca e Menorca durante a temporada alta. Nossa orientação seria escolher uma das duas ilhas. São ilhas muito grandes, e descontando o tempo que vocês vão perder para chegar e sair das ilhas, e viajar entre elas, vocês vão contar com muito pouco tempo em cada uma delas. Vão ter que fazer escolhas difíceis, sendo que há muita coisa para ver. Em julho, a ilha que vai estar menos absurdamente lotada é Menorca, que é nossa ilha predileta. Uma semana em Menorca é um período de tempo fantástico para percorrer a ilha e se deliciar com suas inúmeras praias maravilhosas. Considerem isso.
          Sobre o transporte: vejam nosso dossiê com tudo o que você precisa saber sobre o trem-bala.
          Sobre a hospedagem: vejam o menú Hospedagem, com nossas extensas e detalhadas dicas de hospedagem nas cidades que vocês vão visitar.
          Abraço.

  17. Avatar
    Haydée Siqueira Santos

    Bom dia Tony, realmente a Espanha é muito linda! Pretendemos ir em meados de setembro. Mas, como chegaremos por Lisboa e ficaremos uns dias conhecendo o Algarve para depois irmos para a Andaluzia, pelo que você disse acho que teremos que cortar alguma coisa para não fazer tudo na correria. Isto porque iremos dispor de 15 dias para esta viagem. O que você acha que devemos priorizar pensando em Granada, Córdoba e Sevilha? Vamos alugar um carro em Lisboa e portanto estaremos de carro na Espanha. Mais uma vez agradeço sua atenção e orientações.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Haydée, seja bem-vinda ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Na verdade, para poder ajudar com o planejamento da sua viagem, precisariamos saber com quantos dias vocês contam para o trecho espanhol, e qual seria seu ponto de saída da Espanha finalizada a viagem. Para Sevilha e Granada indicamos três noites no destino, enquanto para Córdoba uma noite deve ser suficiente. Vamos aguardar seu retorno com as informações solicitadas para poder continuar dando orientações. Abraço e um ótimo final de semana para você.

  18. Avatar

    Bom dia, Tony!

    Primeiramente gostaria de parabenizar vocês pelo ótimo trabalho e pelos guias (comprei 7 guias ontem – risos). Vocês fazem um trabalho excelente! Ainda não lemos os guias, mas com certeza nos ajudará muito a montar nossa primeira viagem para a Espanha.
    Eu e meu marido iremos conhecer a Espanha em Setembro/2019, chegaremos dia 31/08/19 no aeroporto de Madri – Barajas as 11:30h e voltaremos ao Brasil por Madri – Barajas, dia 01/10/19 as 19h.

    Fizemos a seguinte divisão de dias e cidades, nesta ordem:
    Madri 4 dias (sendo 1 para bate-volta a Segóvia) > Toledo 2 dias > Salamanca 4 dias (sendo 1 pit stop em Ávila) > Sevilla 3 dias > Córdoba 2 dias > Málaga 2 dias > Granada 3 dias > Valência 2 dias > Barcelona 6 dias (sendo 1 bate-volta a Montserrat) > Zaragoça 3 dias (sendo o último dia para voltar ao Brasil).
    Os hotéis de Madri e Toledo já estão reservados.
    Nós gostamos muito de natureza, caminhadas/pedaladas, história, cultura/arte, gastronomia. À noite reservamos para descansar, de modo que a vida noturna não nos interessa muito (risos).

    As nossas primeiras dúvidas são:

    – A divisão de dias e a sequência de cidades está boa?
    – Você excluiria alguma cidade? Indicaria algo que não pode ficar de fora?
    – Queremos pernoitar em Ronda de qualquer forma, pois nos pareceu um lugar fantástico, mas não estamos sabendo onde encaixar e de onde tirar esse dia. Vocês indicam 1 ou 2 pernoites em Ronda? Pensamos em tirar Valência ou Málaga do roteiro. Estamos mais inclinados a excluir Valência, pois o que lemos sobre a cidade não nos convenceu (nos pareceu que o turismo em Valência é mais voltado para as praias e a cidade das artes e ciências). Estaríamos cometendo um erro? Você poderia nos ajudar, Tony?

    Depois que conseguirmos fechar essa parte, partiremos para a compra dos trajetos de trem (faremos tudo utilizando transporte público), reserva de hotéis, montar roteiros dos dias e comprar os ingressos.
    Por enquanto é isso, Tony. Acredito que iremos trocar muitas ideias por aqui (risos).

    Desde já te agradecemos muitíssimo pela ajuda!

    Abraço!

    WiKy

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia mais uma vez, WiKy, sejam bem-vindos agora à nossa consultoria de roteiros. Vamos com seu planejamento!
      Preferimos contabilizar “noites” no destino, porque assim fica mais claro o significado do termo “dia”. Quando você fala em dois dias não sabemos se você está querendo dizer “duas noites” ou “três noites”. Tudo bem?
      Vamos com suas dúvidas:
      – A divisão de dias e a sequência de cidades está boa?
      – Você excluiria alguma cidade? Indicaria algo que não pode ficar de fora?
      Tirariamos um dia de Salamanca. Você deveria garantir três noites em Sevilha, 1 noite em Córdoba e 3 noites em Granada. Sendo que vocês vão percorrer a Andaluzia, não tirariamos Málaga do roteiro (duas noites) e, com dor no coração, eliminariamos Valência, cidade que amamos (é muito mais que praia e Ciudad de Las Artes, acreditem) mas para a qual vocês deveriam dedicar três noites.
      Otimizariamos a ordem do roteiro. Provavelmente fariamos Salamanca > Granada (apesar de perder muitas horas na viagem) > Málaga > Sevilha > Córdoba. E de Córdoba, trem-bala direto para Barcelona.
      Tirariamos também uma noite de Zaragoza. Na verdade, com uma noite em Zaragoza, é suficiente para aproveitar a cidade.
      – Queremos pernoitar em Ronda de qualquer forma.
      O dia retirado de Salamanca poderia viabilizar a visita a Ronda. A parte da Andaluzia ficaria Granada > Málaga > Ronda > Sevilha > Córdoba. Uma noite em Ronda (dependendo do horário de chegada e partida) poderia ser suficiente.
      Acho que vai ficar muito mais fácil se na sua próxima resposta você colocar já as datas exatas de cada dia da sua viagem com o nome da cidade onde você vai dormir cada noite. Desse jeito fica muito mais fácil enxergar o roteiro e identificar os problemas.
      Abraço!

  19. Avatar

    Bom dia, Tony!

    Muito obrigada por sua ajuda. Estamos com um pouco de dificuldade para montar o quebra-cabeça.
    A quantidade de dias que coloquei no roteiro na verdade são noites. A quantidade de dias do roteiro se refere ao número de noites dormidas no local. Lembrando que, sempre que possível, os deslocamentos de uma cidade para outra serão feitos no fim da tarde.
    A divisão que te enviei anteriormente estava com 1 dia a menos em Valência e 1 a mais em Zaragoza.
    Nosso roteiro original, atualmente está assim (em número de noites):

    Madri 4 – 31/08 a 04/09: chegaremos em Madri 11:30h. Bate-volta a Segovia em 03/09;
    Toledo 2 – 04/09 a 06/09;
    Salamanca 4 – 06/09 a 10/09. Sendo 1 para pit-stop em Ávila. Você acha que ficando 3 noites, fica tranquilo de conhecer Salamanca e Ávila?
    Sevilha 3 – 10/09 a 13/09;
    Córdoba 2 – 13/09 a 15/09;
    Málaga 2 – 15/09 a 17/09;
    Granada 3 – 17/09 a 20/09;
    Valência 3 – 20/09 a 23/09;
    Barcelona 6 – 23/09 a 29/09. Sendo 1 bate-volta a Montserrat;
    Zaragoza 2 – 29/09 a 01/10 (sendo 1/10 o dia de retorno a Madri, com voo para o Brasil as 19h).

    Já que vocês indicam Valência, podemos mantê-la no roteiro, sem problema. Não queremos cometer o erro de deixar lugares interessantes de fora (risos). Mas como manter Valência e encaixar Ronda?
    Que alterações vocês sugerem? Como ficaria a ordem das cidades com as alterações sugeridas por vocês?

    Um grande abraço e até mais!

    Wiky

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Wiky! Vamos tentar o encaixe de tudo (a continuação das datas, indicamos a cidade onde vocês vão dormir). Fizemos uma nova distribuição:
      31.08 Madri.
      01.09 Madri.
      02.09 Madri.
      03.09 Madri. Mudamos Segóvia para um dia separado mas mantivemos a noite em Madri.
      04.09 Toledo.
      05.09 Toledo.
      06.09 Salamanca. Mas no caminho entre Toledo e Salamanca, vocês vão fazer o pit-stop em Ávila.
      07.09 Salamanca.
      08.09 Salamanca.
      09.09 Segóvia.
      10.09 Granada. Muito provavelmente vocês vão perder o dia indo de Segóvia para Granada, mas faz sentido na logística otimizada do roteiro.
      11.09 Granada.
      12.09 Granada.
      13.09 Málaga.
      14.09 Málaga.
      15.09 Ronda.
      16.09 Sevilha.
      17.09 Sevilha.
      18.09 Sevilha.
      19.09 Córdoba.
      20.09 Valência.
      21.09 Valência.
      22.09 Valência.
      23.09 Barcelona.
      24.09 Barcelona.
      25.09 Barcelona.
      26.09 Barcelona.
      27.09 Barcelona.
      28.09 Barcelona.
      29.09 Zaragoza.
      30.09 Zaragoza.
      01.10 voo de volta.
      Conseguimos encaixar tudo. Abraço!

  20. Avatar

    Olá Pessoal,

    Vou fazer uma viagem, que começa em 7 de julho por Londres, onde vivem meus filhos, mas dia 15 começo um tour na Espanha, começando por Valência (que já adquiri seu Guia), e vou ficar até o dia 28, mas passando por Benidorm e Alicante em média 4 dias cada. Como não vi nada sobre essas duas outras cidades, ambas na Comunidade Valenciana, o que seria melhor visitar? alguma recomendação?
    Também estou em dúvida sobre alugar um carro ou usar ônibus entre as cidades e por lá os táxis para um deslocamento maiores e compras (pois são cidades pequenas, gostamos de andar e deixar um carro alugado parado parece que sairá mais caro que pagar alguns poucos táxis). O que vocês acham?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Francisco, seja bem-vindo ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. É verdade que ainda não contamos com informações sobre o litoral da Espanha ao sul de Valência. A principal razão é que trata-se de destinos do turismo de massas europeu, atraído pelos preços baixos, com cidades como Benidorm que é um gigantesco paliteiro de arranha-céus na primeira linha de praia. Julho é temporada alta na Espanha e, se não houver alguma razão específica para visitar esse pedaço da Espanha em julho, nossa orientação seria conhecer outros lugares mais interessantes. Pense no Guarujá ou Balneário Camboriu no mês de janeiro, isso é o que você vai encontrar em Benidorm. Sobre os deslocamentos, o problema do carro alugado é o estacionamento, que costuma ser uma grande dor de cabeça dentro das cidades. Por isso, pode valer a pena usar uma estrategia mixta, deslocamentos longos de trem ou ônibus, combinado com táxis dentro das cidades (quando necessário). Abraço.

      1. Avatar

        Olá Tony,
        Na verdade estamos nos preparando para morar na Espanha (o que deve acontecer em cerca de 4 anos). Nunca tinha ido à Espanha (embora eu tenha nascido em A Coruña, donde meus pais vieram para o Brasil quando eu tinha 1 ano), e estamos tentando conhecer as melhores regiões para a seleção final. Em 2018 fomos até Coruña e Madrid, lugares muito bons mesmo. Mas tenho receio de muito frio no inverno, por isso agora vamos para o sul, para ver como é que é o calor naquela região.
        Qual seria um roteiro interessante para fazermos em 2020 e poder checar uma terceira região para nossa moradia no futuro?
        Abraços

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Francisco. Na verdade, é um pouco difícil responder sua consulta, sendo que o foco do EspanhaTotal são as viagens turísticas ao país. Mas se o clima for uma consideração, as duas regiões queridinhas dos turistas que fogem do frio são a costa de Málaga, no sul da Espanha, e a costa da Comunidad Valenciana, nas províncias de Valência e Alicante. Você precisa avaliar se a parte positiva, o clima ameno no inverno, compensa a parte negativa de morar por lá, que é o turismo de massas. Desse ponto de vista, pode ser interessante descer até Benidorm em julho para ter uma ideia de como é a região na temporada alta. Abraço.

  21. Avatar

    Bom dia, Tony!

    Muito obrigada pelas sugestões!
    Ficamos com algumas dúvidas em relação ao roteiro:
    O pit-stop a Ávila, a partir de Toledo, seria feito no dia 5 pela manhã e dessa forma só teríamos 1 dia de fato em Toledo. É o sufuciente para conhecer Toledo?
    Esse pit-stop em Segóvia (no caminho entre Salamanca e Granada) seria feito no dia 9, certo? Porém nossa dúvida é a hora que sairíamos de Segóvia para ir a Granada. Vimos no google maps que é um deslocamento de nove horas e no site da Renfe não encontramos trens disponíveis. Esse trecho seria de ônibus e de madrugada? Quantas horas teremos para conhecer Segóvia? Não entendemos essa parte.
    Outra dúvida é se tem guarda-volumes em Ávila e Segóvia.
    Por enquanto são essas as dúvidas (risos).
    Muito obrigada pela ajuda, Tony!!

    Grande abraço!

    WiKy

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, WiKy. Você já deve ter percebido a complexidade de elaborar um roteiro!
      Estamos revendo a parte inicial da sua viagem. Ávila não conta com guarda-volumes, e isso complica muito o pit-stop. Por isso, pensamos uma alternativa radical para sua parte inicial do roteiro:
      31.08 Esquecemos de comentar que vocês vão chegar em um dia crítico, é o último dia de agosto, o mês de férias na Espanha. Afortunadamente, em 2019 o 31 de agosto será um sábado e o retorno das férias será escalonado, vai ter gente voltando também no dia 1. Nossa proposta é que vocês partam para Salamanca no dia da sua chegada. Não é muito complicado. O trem do aeroporto de Madri (que, aproveitando o combinado cercanías, vai sair de graça para vocês) vai levar vocês até a estação de Charmartín, onde partem os trens para Salamanca. Vocês chegam em Madri às 11:30. Para não arriscar perder o trem, peguem um trem saindo de Madri a partir das 15:30. Essa tarde já vai dar para dar um rolê noturno por Salamanca. Noite em Salamanca.
      01.09 Dia completo para visitar a cidade. Noite em Salamanca.
      02.09 Manhã para percorrer Salamanca, a tarde, deslocamento Salamanca-Segóvia. Noite em Segóvia.
      03.09 Dia completo para percorrer Segóvia. Noite em Segóvia.
      04.09 no período da manhã, Segóvia > Toledo (passando por Madri). Tarde e noite em Toledo.
      05.09 Dia completo em Toledo. Noite em Toledo.
      06.09 De manhã cedo, Toledo > Madri. Tarde e noite em Madri.
      07.09 Noite em Madri.
      08.09 Ávila como bate-volta partindo de Madri. Na falta de guarda-volumes em Ávila, não resta outra escolha. Noite em Madri.
      09.09 Noite em Madri.
      10.09 Madri>Granada. Foi anunciada para junho a inauguração do trem-bala Madri-Granada. Não sabemos se a promesa vai ser cumplida, mas ele já deve estar rodando na data da sua chegada na Espanha. O tempo de viagem entre Madri e Granada deve ficar por volta das 3 horas. Noite em Granada.
      Não lembramos se já mencionamos que nos textos do menú como viajar de… a… vocês conseguem saber os detalhes da maioria dos deslocamentos propostos para sua viagem.
      O que você achou da nova proposta? Abraço.

  22. Avatar
    Francisco Herrero Junior

    Bom de Tony, tudo bem
    Estaremos na Espanha entre 22/12 e 5/1, somos dois adultos e duas crianças (7 e 10 anos). Chegaremos em Madrid e pretendemos conhecer Madrid, com bate e volta à Toledo, Sevilha, com bate e volta à Córdoba e Cádiz, e Valência. Quais os roteiros/cidades que podemos fazer nos dias 25/12 e 1/1?
    Obrigado

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Francisco. Você já tinha deixado uma consulta sobre seu roteiro, pode ver nossa resposta aqui. Queriamos saber se mudou alguma coisa no seu planejamento antes de responder sua nova pergunta. Abraço.

      1. Avatar
        Francisco Herrero Junior

        Bom dia
        Achamos que pode ser muito cansativo para as crianças chegar em Madrid e ir direto para Valência no mesmo dia, porém para pensar em alguma modificação no roteiro precisamos otimizar todos os dias para não correr o risco de estar no local errado nos dias 25/12 e 1/1, perdendo algumas atrações imperdíveis.
        Obrigado

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Francisco. Veja o roteiro reformulado.
          – dia 22. noite em Madri.
          – dia 23. noite em Madri.
          – dia 24. noite em Madri.
          – dia 25. noite em Madri.
          – dia 26. noite em Madri. Durante sua estadia em Madri, bate-volta até Toledo.
          – dia 27. trem-bala Madri-Valência. Noite em Valência.
          – dia 28. noite em Valência.
          – dia 29. noite em Valência.
          – dia 30. trem-bala Valência-Sevilha. Noite em Sevilha.
          – dia 31. noite em Sevilha.
          – dia 1. noite em Sevilha.
          – dia 2. noite em Sevilha.
          – dia 3. noite em Sevilha. Durante sua estadia em Sevilha, um dia para Cádiz e um dia para Córdoba.
          – dia 4. se o horário do seu voo for no final do dia, daria para ir de trem-bala Sevilha-Madri no dia 4, sem necessidade de pernoite em Madri.
          O dia 25 vocês vão estar em Madri, o dia 1 em Sevilha. São boas escolhas. No dia 1, evitem programar bate-voltas, sendo que a maioria dos monumentos fecham as portas.
          Abraço.

          1. Avatar
            Francisco Herrero Junior

            Tony
            Uma última dúvida: quais roteiros podemos fazer no dia 25/12 em Madrid e no dia 1/1 em Sevilha? Fora dos roteiros do guia pretendemos também conhecer o estádio do Real Madrid.
            Obrigado

            1. Tony | ESPANHA TOTAL
              Tony | ESPANHA TOTAL

              Francisco, quase todas as atrações turísticas fecham em Madri no dia 25. Por isso um roteiro ao ar livre seria a melhor opção. Podem fazer o roteiro 3 de manhã (sem o Museo del Prado) e o roteiro 9 no período da tarde. No caso de Sevilha, o roteiro de 1 dia completo seria a melhor opção. Abraço.

  23. Avatar

    Bom dia, Tony!

    Complicado mesmo, Tony! Temos consciência disso.
    A proposta é boa, Tony, o único problema é que Madri e Toledo já estão com os hotéis reservados e pagos 😔
    Vamos pensar em algo aqui e assim que tivermos alguma ideia alternativa te falaremos.
    Muito obrigada pela ajuda e Feliz Páscoa para vocês!

    Abraços!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, WiKy. A reserva já feita dos hotéis em Madri e Toledo está melando tudo. O ideal seria que vocês partissem rumo à Andaluzia saindo de Madri, e não de outras cidades onde o tempo de viagem vai ser muito maior. Se voltarmos ao plano original, Ávila ainda pode ser feita como bate-volta saindo de Madri. E vocês continuariam fazendo Segóvia-Granada com troca de estação em Madri, se os horários de trem o permitirem. Avisem quando tiverem novidades. Uma Feliz Páscoa para vocês também!

  24. Avatar

    Olá, Tony, td bem?
    Já estou me organizando pra viagem à Espanha final de maio e estou decidindo os roteiros. Vou a Toledo e adquiri o roteiro. Quanto tempo vc acha que leva o passeio? Pergunto isso pq já quero comprar o bilhete do trem ida/volta. Gosto de apreciar o lugar com calma.
    Um abraço

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Mônica. Seja bem-vinda ao EspanhaTotal. Lembramos que se você quiser nossa ajuda para otimizar seu roteiro pela Espanha, é só perguntar. Para você que gosta de fazer tudo com calma, planeje chegar em Toledo entre as 9:30h e as 10h da manhã, e marque a volta entre as 19h e as 20h. Se sobrar tempo, sempre dá para sentar e tomar um café aguardando a hora de voltar para Madri. É melhor que sobre tempo do que ter que acelerar o passeio. Abraço.!

  25. Avatar

    Prezados,
    Em nosso roteiro, deixaremos Granada em direção a Ronda, onde dormiremos 2 noites. Um dos dias será destinado a visitar Pueblos Blancos. A pergunta é se seguimos de Granada para fazer Pueblos Blancos, voltando a noite, ou se fazemos primeiro Ronda e deixamos o outro dia para este roteiro.
    Agradeço suas dicas.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Eduardo. Se você der uma olhada no nosso roteiro de carro pelos Pueblos Blancos vai ver que está desenhado para quem conta com três ou quatro dias para completar o roteiro. Sinceramente, não sabemos como o roteiro poderia ser feito em menos tempo do que isso, e ainda menos em um único dia sem pernoite na rota. Nossa orientação é que, se você não dispõe de tempo para os Pueblos Blancos, escolha algum lugar próximo de Ronda, como Grazalema, Zahara de la Sierra e Setenil de las Bodegas, e limite sua visita a esses lugares. Façam primeiro Ronda. Abraço.

  26. Avatar

    Boa tarde, Tony!

    Pensamos em uma alternativa para o roteiro e o melhor que conseguimos fazer, de modo a diminuir os tempos de deslocamento foi:

    31.08 Madri.
    01.09 Madri.
    02.09 Madri.
    03.09 Madri. Bate-volta a Segóvia.
    04.09 Madri. Noite em Toledo
    05.09 Toledo.
    06.09 Toledo. Noite em Salamanca.
    07.09 Salamanca.
    08.09 Salamanca.
    09.09 Salamanca. Pit-stop em Ávila. Lemos que na rodoviária de Ávila tem guarda-volumes. Será verdade? A dúvida aqui é se compramos o bilhete Avila-Madri/Madri-Sevilha separado ou se compramos Ávila-Sevilha direto. O que você recomenda? Noite em Sevilha.
    10.09 Sevilha
    11.09 Sevilha.
    12.09 Sevilha. Noite em Ronda
    13.09 Ronda. Noite em Málaga
    14.09 Málaga.
    15.09 Málaga. Noite em Granada.
    16.09 Granada.
    17.09 Granada.
    18.09 Granada. Noite em Córdoba
    19.09 Córdoba.
    20.09 Córdoba. Noite em Valência.
    21.09 Valência.
    22.09 Valência.
    23.09 Valencia. Noite em Barcelona.
    24.09 Barcelona.
    25.09 Barcelona.
    26.09 Barcelona.
    27.09 Barcelona. Bate-Volta a Montserrat.
    28.09 Barcelona.
    29.09 Barcelona. Noite em Zaragoza.
    30.09 Zaragoza.
    01.10 voo de volta.

    O que você achou dessa proposta? É viável? Se tiver algum problema, algum furo, é só nos dizer.
    Podemos te enviar a planilha dos transportes? Fizemos uma com horários e preços. Você pode dar uma olhada para ver se está tudo certo? Em caso afirmativo, para que e-mail enviaríamos?
    Por enquanto é isso, Tony!

    Um grande abraço e boa semana!

    WiKy

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia mais uma vez, WiKy. Considerando as limitações impostas pelo fato de já ter reservado a hospedagem em Madri e Toledo, sua solução para o trecho inicial da sua viagem é aceitável. Suas dúvidas:
      – a rodoviária de Ávila conta com guarda-volumes, sim (veja os detalhes aqui).
      – se possível, compre o bilhete Ávila-Sevilha em uma única passagem, o que será útil no caso de perda de conexão. Não existe nenhum trem direto entre Ávila e Sevilha, sempre vai ter troca de trem em Madri. Mas no caso da conexão Ávila-Sevilha, vocês não vão precisar trocar de estação.
      O roteiro ficou viável, sim. Não enxergamos nenhum furo.
      Sobre a planilha de transporte, nossa consultoria é realizada exclusivamente aqui no site. Teremos o maior prazer em dar todos os esclarecimentos necessários sobre a compra de passagens para todos os trechos da sua viagem, mas não contamos com os recursos humanos necessários para fazer pesquisas ou levantamentos de preços.
      Uma ótima semana para vocês também!

  27. Avatar

    Boa tarde, Tony!

    Muito obrigada pela ajuda no fechamento do roteiro. Essa parte deu trabalho (risos).
    A dica do AvazaBus foi muito boa. Não conhecíamos. Vimos apenas a Damas a a Alsa.
    Olhamos seus textos do menú como viajar de… a… e achamos ótimos. Serão de grande valia.
    Tony, quando você diz que comprando Ávila-Sevilla em uma única passagem não precisaremos trocar de estação, significa que a troca de trem será feita na mesma plataforma ou em plataformas próximas?
    Por que você diz que a compra do bilhete único será útil no caso de perda de conexão? Caso haja algum atraso e a conexão seja perdida, pode-se embarcar no próximo trem sem custos extras?
    Esse conselho para comprar uma única passagem é valido sempre que tivermos trechos com conexão?
    Você aconselha comprar as passagens da Espanha com quanto tempo de antecedência? Os bate-volta podemos deixar para comprar lá?
    Já fizemos o levantamento dos preços dos deslocamentos.
    Queríamos te mostrar a planilha para você ver se está tudo correto ou se necessita alguma alteração.
    Por exemplo, vimos que os seguintes trechos serão feitos de ônibus:
    Sevilha>Ronda (Damas – duração 1:45h),
    Ronda>Málaga (Damas – duração 1:45h),
    Málaga>Granada (Alsa – duração 1:45h),
    Granada>Córdoba (Alsa – duração 2:30h),
    Valencia>Barcelona (Alsa – duração 4:00h).
    É isso mesmo?
    Uma última pergunta (risos)… podemos seguir com a reserva dos hotéis?
    Mais uma vez obrigada e uma linda semana para você e sua equipe.
    Grande abraço!

    WiKy

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, WiKy. Que ótimo ter fechado o roteiro! Suas dúvidas:
      – o intuito de comprar Ávila-Sevilla em uma única passagem é esse mesmo, garantir que em caso de atraso e perda de conexão você seja colocada no seguinte trem. Faça essa compra sempre que houver conexão.
      – o trem de Ávila deve chegar em uma parte da estação de Atocha que é separada da parte onde opera o trem-bala. Por isso é bom contar com um mínimo de 20 minutos de tempo entre um e outro trem (se possível, mais do que isso).
      – veja como e quando comprar suas passagens do trem-bala.
      Sobre os deslocamentos, tudo parece ok.
      Podemos seguir com os hotéis, sim. Só que vamos pedir uma gentileza para você. No menú Hospedagem você vai ver textos dedicados às cidades que você vai visitar. Por gentileza, deixe sua consulta sobre a hospedagem em cada cidade nos textos do menú Hospedagem correspondentes à cidade. Se não houver um texto específico, pode perguntar nos textos do menú Destinos. Tudo bem?
      Uma linda semana para vocês também, de parte da Cecília e meu (somos a equipe do EspanhaTotal, o passaporteBCN e o passaporteMADRI). Abraço.

      1. Avatar

        Boa tarde, Tony!!

        Ok, Tony! Obrigada pelos esclarecimentos.
        Já estamos olhando as suas sugestões de hospedagem que, por sinal, são muito boas e com opções para todos os bolsos. Mais uma vez, parabéns!
        Manteremos contato pelas outros menus.

        Abraços!

        WiKy

  28. Avatar

    Olá Tony!!!!!! Boa tarde!!!!!
    Resolvi me hospedar no Casa Palacio Don Pedro.
    Onde devo iniciar o passeio no Roteiro Sevilha????? considerando o local da hospedagem???

    Um abraço
    Ana Maria

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Ana Maria, o guia de Sevilha conta com 3 roteiros. O começo de cada roteiro está claramente identificado, você deverá chegar até o começo de cada roteiro. Essa aproximação pode ser feita a pé, as distâncias nunca superam os 15 minutos. Abraço.

  29. Avatar

    Boa noite Tony,
    Estou adorando seus roteiros de Sevilha e Barcelona, irei viajar agora em maio.
    Minha dúvida é a seguinte. Comprei a passagem de trem de Barcelona para Madri através da Trainline. Porém as passagens de Madri-Córdoba e Córdoba-Sevilha, eu não estou conseguindo encontrar através da Trainline nem através Renfe. Você poderia me indicar um outro site de confiança que eu pudesse adquirir as passagens de trem?
    Muito obrigada,
    Andrea

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Andrea, seja bem-vinda ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Para qual data você está pesquisando as passagens? Acabamos de fazer uma simulação Madri-Córdoba para o 25 de maio e achamos muitos horários ao longo do dia. Abraço.

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Andrea, as passagens para as datas indicadas por você ainda não foram introduzidas no sistema. Compre, ou no site da RENFE, ou na Trainline (nossa indicação). Não compre em nenhum outro site.

  30. Avatar

    Boa noite Tony,
    Muito obrigada pelas informações.
    Voce saberia me informar se é arriscado eu deixar pra comprar essas passagens de Madri para Cordoba para o dia 5 de junho e de Cordoba para Sevilha para o dia 6 de junho no próprio dia 5 de junho? Corro o risco de nao achar as passagens para o próprio dia? Os preços comprados na hora sao maiores do que comprado antecipadamente pela internet?
    Muito obrigada,
    Andrea

  31. Avatar

    OI, adorei o Guia de Sevilha que acabei de comprar! E vou precisar da ajuda de vocês para organizar uma viagem, por favor. Somos 4 adultos (1 idosa, de 85 anos, caminha com dificuldade, não enfrenta longas caminhadas, sobe escadas com dificuldade). Vamos a Portugal e Espanha em julho – único mês possível para os professores a família (saída do Rio de Janeiro por volta de 28/6 e volta até 23/7). Vamos fazer os traslados maiores de avião:
    Rio – Madri – Barcelona – Sevilha – Lisboa. O que pretendedmos visitar e qual a distribuição aproximada de dias:
    – Barcelona – 5 dias inteiros (exceto o de chegada e o de partida) Além de Barcelona, ir somente a MontSerrat, não visitar cidades próximas.
    – Sevilha – 3 ou 4 dias inteiros focados apenas em Sevilha.
    – Madri. 4 ou 5 dias para Madri e arredores – Além da capital queremos, a partir de Madri, ir a Toledo, Ávila, Salamanca e Segovia.
    – Lisboa – atrações principais da cidade e mais Óbidos, Tomar, Évora, Coimbra. Queremos ficar bastante tempo em Lisboa, fazer passeios calmos, sem pressa nenhuma. Vamos ao Porto (parte do grupo) passar apenas 1 dia, talvez 2.
    Estou tendo muita dificuldade em montar a passagem aérea, tanto na Iberia quanto na TAP, porque preciso de intervalos de pelo menos 2 horas entre vôos (1 pessoa se locomove em cadeira de rodas em grandes distâncias) e porque prefiro vôos diretos. Não quero ir nem voltar por SP, de preferência.
    Nas atrações com muitas escadas, podemos deixr a senhora idosa no carro, por exemplo, se estivermos com motorista-guia contratado. Gostaria de sua opinião sobre esse formato.
    Agradeço desde já.
    Aguardo ansiosamente suas sugestões, muito obrigada,
    Flávia

  32. Avatar

    Complemento para a solicitação de roteiro que acabei de enviar: para nós, tanto faz a sequência das cidades, faremos o que for melhor de acordo com o aéreo e com as sugestões de roteiro que você der. Obrigada.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezada Flávia, sejam muito bem-vindos ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros.
      Logo no começo, precisamos alertar sobre o verão em Sevilha. São registradas temperaturas muito elevadas no interior da Andaluzia, e uma onda de calor pode colocar os termômetros acima dos 45°C, o que torna os passeios um martírio e coloca a saúde das pessoas em risco. Nem os locais aguentam! Considerando que vocês estão viajando com uma pessoa idosa e com dificuldades de locomoção, não indicariamos nem Sevilha nem Córdoba no mês de julho. Nossa obrigação é deixar o alerta, mas a viagem é sua e vocês tomam a decisão que acharem conveniente. Por gentileza, indiquem se, mesmo assim, vocês ainda estão querendo incluir Sevilha na sua viagem para que possamos encaminhar uma proposta de roteiro. Aguardamos seu retorno para dar novas orientações. Abraço.

      1. Avatar

        Oi, desistimos de Sevilha. Nossa ideia é ficar 6 dias em Lisboa, 5 em Barcelona, 4 ou 5 em Madri e 3 dias no Porto. e 28/6 a 21/7. Já estou em cima da hora para reservar hotéis, agradeço a rápida resposta, abs

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Perfeito, Flavia. Vocês já estão com os voos comprados? Seria ótimo poder comprar uma ida Rio-Barcelona com volta Lisboa-Rio (pode ser ao contrário também). Avise na hora que tiver a parte aérea para tentar encaixar as peças do itinerário. Você está muito certa ao evitar conexões de menos de 2 horas, elas acrescentam um estresse desnecessário na viagem. Não existe voo direto Rio-Barcelona, isso pode complicar as escolhas.
          – sobre Barcelona. 5 dias em Barcelona, com bate-volta para Montserrat, é um tempo bom para conhecer todos os lugares essenciais da cidade (vejam o texto 5 dias em Barcelona).
          – o transporte ideal entre Barcelona e Madri seria o trem-bala (veja nosso dossiê com tudo o que você precisa saber sobre o trem-bala na Espanha e veja também como é uma viagem de trem-bala entre Barcelona e Madri).
          – sobre Madri, 4 ou 5 dias é um tempo perfeito também. Não deixariamos de incluir um bate-volta até a imperdível Toledo (que pode ser um bate-volta puxado para sua acompanhante idosa), e provavelmente um segundo bate-volta também. Veja o que fazer 5 dias em Madri.
          – entre Madri e Lisboa, voariamos, sem dúvida nenhuma. É o transporte mais rápido, confortável e econômico.
          Não achamos necessário contratar um motorista-guia para percorrer as cidades. Quando necessário, podem contar com os táxis, vai ser muito mais econômico e igualmente prático.
          Aguardamos a definição da parte aérea para poder continuar otimizando seu roteiro. Abraço.

  33. Avatar
    Kennya Cristina Hickenbick

    Boa tarde,
    Adquiri 3 dos seus guias, irei em agosto, sei que é alta temporada, fui na mesma época em Portugal no ano passado. Então vou descrever meu roteiro e tirar algumas dúvidas.
    Chego em Madrid em 03/08 até 08/08, onde reservei um dia para Toledo. Alguma sugestão de algum outro bate volta que consiga nesse período, contando que quero conhecer Madrid sem muita correria?
    Qual melhor forma de ir de Madrid para Sevilha?
    08/08 á 12/08 Sevilha, vou tirar um dia para Córdoba, preferi voltar de Sevilha, devido ao valor do Hotel.
    Daí em diante pensei em alugar um carro e entregar em Valência o que acha? Pois irei fazer outras cidades da Andaluzia.
    12/08 á 14/08 irei a Málaga, e vou aproveitar e ir a Marbella.
    14/08 á 16/08 irei a Granada.
    16/08 á 18 /08 irei a Valência, onde pretendo entregar o carro.
    18/08 á 19/08 Zaragoza.
    19/08 á 21/08 Barcelona, onde pretendo ir um dia a Girona, alguma outra sugestão que possa fazer de bate volta nesse período e consiga conhecer bem a cidade?
    Quais sugestão você me dá de acordo com esse roteiro?
    Já comprei o ingresso da Alhambra, quais outros devo comprar com antecedência, ano passado deixei de conhecer o palácio da pena por causa da fila.
    De acordo com que as dúvidas aparecerem vou te perguntando.
    At. te

    Kennya

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Kennya, seja muito bem-vinda ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Antes de mais nada, sempre que um leitor anuncia que está querendo visitar a Andaluzia em agosto, somos obrigados a alertar sobre o verão em Sevilha (e em Córdoba também). O calor pode ser tão extremo que, ao contrário do que acontece em Portugal, agosto é temporada baixa na região.
      Vamos com suas dúvidas:
      – há bastantes bate-voltas muito legais saindo de Madri. Clique aqui para conhecê-los.
      – a melhor forma de ir de Madri para Sevilha é o trem-bala, sem dúvida nenhuma.
      – o carro entre Sevilha e Valência pode ser uma boa ideia, sempre sendo ciente que não vai ter uso nenhum dentro das cidades (em Málaga e Granada o carro vai ficar parardo em um estacionamento pago). Poderia até ser melhor alugar o carro unicamente para ir de Granada a Valência.
      – você está dedicando muito pouco tempo para Barcelona, uma cidade com muito conteúdo, bastante mais que Madri. Sem contar o tempo necessário para bate-voltas, tentaríamos dedicar cinco dias completos à cidade. Mas não enxergamos onde tirar dias para Barcelona, sendo que você vai passar de forma muito acelerada por bastantes cidades do seu roteiro.
      – você fez muito bem comprando o ingresso para a Alhambra. O outro ingresso que precisa ser comprado antecipadamente é a Sagrada Família em Barcelona.
      Abraço.

      1. Avatar
        Kennya Cristina Hickenbick

        Boa noite,
        Minha intenção ao alugar o carro seria ganhar tempo, não sei se vale a pena, por isso a pergunta, pois tenho receio de como nos deslocarmos de vários lugares com bagagem. Nos trens qual o limite de bagagem podemos levar?
        Não tenho como adicionar mais dias a Barcelona pois , todas as minhas reservas estão feitas?
        Marbella vale a pena conhecer? Ou sugere outro local? Como me desloco de Málaga á Granada?
        deixa ver se entendi bem, então não estou indo em alta temporada na Espanha?
        Consigo as passagens de trem tranquilamente neste período?

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Kennya. Só para ficar muito claro, agosto é temporada alta na Espanha. As exceções são Sevilha e Córdoba por causa do calor extremo. Nos textos do nosso dossiê com tudo o que você precisa saber sobre o trem-bala na Espanha você vai achar esclarecimentos muito detalhados sobre todas suas dúvidas relacionadas com o transporte em trem, uma opção fantástica para percorrer a Espanha, mesmo com bagagem. Para conseguir as passagens mais em conta é imprescindível comprar com a maior antecedência possível.
          Marbella é prescindível.
          Veja como viajar de Málaga a Granada.
          Abraço.

  34. Avatar
    Kennya Cristina Hickenbick

    Boa tarde, qual a documentação necessária para passar pela imigração e não ter transtornos durante minha estadia na Espanha?

  35. Avatar

    Oi Tony, SORTE ou FALTA DE SORTE ? Justamente dia 20 de janeiro separamos para passar por FRIGILLIANA e NERJA e esse dia é dia de São Sebastião, o padroeiro de FRIGILLIANA (o mesmo padroeiro do Rio de Janeiro) Será que ficará caótico ?
    Outra pergunta, acho que não dará tempo de irmos a Cueva de Nerja, vale sair um pouco da rota Malaga-frigiliana-Nerja-Granada para ver o aqueduto del Aquila (que fica a caminho da Cueva). ?
    Abraços

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, André. Na verdade, não sabemos como é a celebração do padroeiro em Frigiliana, o normal seria que receba bastantes visitantes. Pode ser uma boa ideia contar com um plano B para esse dia. Estando de carro, o desvio até o aqueduto não vai significar uma grande perda de tempo. Não visitem as Cuevas mesmo, iriam perder muito tempo com isso. Abraço.

  36. Avatar

    Bom dia! Estou a mais de um mês tentando comprar ticket de trem de Madri para Sevilla em 04/06. Normalmente uso o goeuro (omio). Mesmo faltando menos de um mês, só aparecem opcões de avião nessa data. Só aparece opções de avião a partir de 03/06. Isso é comum? Ja tentei até o site da Renfe. No geral os tickets sao liberados 60 dias antes da viagem.

  37. Avatar

    Olá! Primeiramente parabéns pelos guias.
    Meu roteiro planejado:
    26/9 a 1/10-4 dias em Madri e bate- voltas a Toledo e Segovia
    2/10 a 4/10 Sevilha
    5/10 percurso de carro alugado até Ronda
    6/10 percurso de carro alugado até Granada
    7 e 8/10 Granada
    9/10 retorno a Madri
    Minhas dúvidas:1- Vamos ficar em Madri de quinta a terça-feira. Existem dias da semana que são melhores para os bate-voltas e dias melhores para estar em Madri?
    2- Gostaria de visitar o castelo de Coca que é proximo a Segovia, devo alugar um carro pra esse bate volta?
    3- estou reservando 3 dias para Sevilha. Valeria a pena sacrificar um dos dias e adicionar Cordoba?
    4-No deslocamento de carro de Ronda para Granada vi que existem 2 possibilidades, ir pelo interior ou pelo litoral. Vale a pena ir pela costa del sol? A rodovia é bonita com vistas do mar?Que cidade vocês recomendariam para a parada no horario do almoço?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, William, seja bem-vindo ao EspanhaTotal e à nossa consultoria de roteiros. Vamos com seu roteiro e suas dúvidas.
      – pode ser que sua estadia em Madri fique muito acelerada, sendo que você contempla dois bate-voltas. Pode ter mais gente nos bate-voltas durante o final de semana, por isso tente planejar os bate-voltas para os dias da semana. Se você quiser visitar o Castillo de Coca (é lindíssimo) vai precisar de um carro alugado mesmo.
      – Sevilha está ok. Indicamos dois dias completos em Sevilha. Mas visitar a Andaluzia e não conhecer Córdoba é um pecado imperdoável. Córdoba é muito mais importante que Ronda.
      – Ronda também ok, com a ressalva feita anteriormente.
      – na hora que chegar em Granada, entregue o carro alugado, que não será útil na cidade. O percurso pela costa entre Ronda e Granada é muito lindo, com as montanhas e o mar. Tentem fazer um pit-stop em Nerja.
      Abraço.

  38. Avatar

    Boa noite.
    Estou planejando uma viagem a Andaluzia com minha esposa em setembro de 2019 e seu guia de Sevilha esta sendo otimo.
    Como estaremos vindo do Algarve, chegaremos por Sevilha dia 14-09 e gostaria da sua ajuda com o roteiro
    14/09/2019 Faro-Sevilha de onibus
    15/09/2019 Sevilha La Giralda, Catedral, Real Maestranza, Guadalquivir
    16/09/2019 Sevilha Bate e volta a Cordoba
    17/09/2019 Sevilha Alcázar, Santa Cruz, show de flamenco
    18/09/2019 Sevilha Plaza de España, Setas de Sevilla e Casa de las Dueñas
    19/09/2019 Sevilha – Cadiz- chegar a noitinha em Vejer
    20/09/2019 Vejer – Ronda (rota dos pueblos blancos)
    21/09/2019 Ronda – Granada – devolver o carro
    22/09/2019 Granada – Alhambra
    23/09/2019 Granada – Barcelona
    24/09/2019 Barcelona
    25/09/2019 Barcelona
    26/09/2019 Barcelona- Lisboa

    Gostaria de sua opinião sobre o roteiro, se devo aumentar ou diminuir os dias em algum lugar

    Pensei em finalizar em Barcelona, mas como tenho que voltar para Lisboa dia 26, pensei que talvez fosse melhor ir a Malaga, que e mais perto

    Se for preciso, posso diminuir um dia no Algarve
    obrigado pela ajuda.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Carlos, seja bem-vindo ao EspanhaTotal e à nossa consultoria de roteiros. Setembro é um mês bastante bom para visitar a Andaluzia, mas ainda pode fazer bastante calor.
      Vamos com o roteiro.
      – a passagem por várias cidades ficou muito acelerada. Sugerimos retirar um dia de Sevilha para poder acrescentá-lo a Granada, onde você deveria contar com dois dias completos na cidade.
      – a rota dos Pueblos Blancos em um dia é maraturismo.
      – se você tirar Barcelona do roteiro, poderia acrescentar dois dias em Málaga e ainda mais um dia para a rota dos Pueblos Blancos.
      A rota ficaria Sevilha>Pueblos Blancos>Ronda>Granada>Málaga.
      Abraço.

      1. Avatar

        Muito obrigado pela resposta.
        Para ficar 2 noites nos Pueblos Blancos eu acrescentaria uma noite em que cidade? Já reservei 1 noite em Vejer e uma em Ronda
        Abraços

          1. Avatar

            Tony, muito obrigado pela orientação. Vou diminuir um dia em Sevilha, como vc sugeriu.

            Você indica algum hotel em Grazalema? Não achei no site.
            Neste caso pretendia sair cedo de Ronda e ficar os dois dias inteiros em Granada.

            Ou seria mais viável ir fazer o roteiro dormindo Vejer e Ronda aproveitar a cidade de dia, chegando em Granada à tardinha e ficando 2 dias inteiros.
            Vou diminuir 1 dia no Algarve para não precisar cortar Barcelona

            Agradeço mais uma vez .
            Abraços

            1. Tony | ESPANHA TOTAL
              Tony | ESPANHA TOTAL

              Bom dia, Carlos. Grazalema é muito pequena e por isso não contamos com nenhuma matéria específica sobre hospedagem na cidadezinha. Pode ver aqui as melhores indicações do Booking. O importante no roteiro é que você consiga dedicar dois dias completos para Granada. Abraço.

  39. Avatar

    Então… me ajude rsss ! Adoramos praia ! Queria muito conhecer Maiorca e Ibiza! As crianças viajam com a gente pelo mundo desde bebês , são muito acostumadas , digo isso pelo fato de Ibiza talvez não ser muito indicado para elas. Mas lá pesquisei e vi que tem praias maravilhosas. Muito obrigada !

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Todas as Ilhas Baleares contam com praias maravilhosas. Sua escolha deveria estar entre Mallorca ou Menorca (descartando Ibiza). Como já falamos na nossa resposta anterior, é um pouco tarde para planejar uma viagem para as Baleares, os melhores preços de hospedagem já devem ter sumido. Faça seus preparativos o antes possível, incluindo a reserva de passagens de avião e o aluguel do carro. Abraço.

      1. Avatar

        Bom dia … geralmente preparo nossas viagens com antecedência de pelo menos um ano e viajamos muito ! Sou eu quem organiza nossos roteiros e sempre estudando, inclusive a língua local porque acho importante demonstrar esse respeito . Acontece que tivemos esse imprevisto com o Cruzeiro por isso pedi ajuda . Tudo isso que falou eu já estou ciente … vou escolher Maiorca e deixar Ibiza para uma próxima viagem . Li suas dicas de hospedagem em Maiorca e estou inclinada a reservar o Iberostar Club Cala Barca pela localização e por estar com crianças . Você me indicaria algum outro com melhor custo benefício ? Obrigada!

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Isa. O Iberostar Club Cala Barca é uma ótima escolha, tanto pela localização quanto pelo fato de trabalhar com o sistema All Inclusive. Para a gente é quase impossível fazer pesquisa de hotéis na temporada alta em Mallorca, mas se você achar outros hotéis que chamem sua atenção, teremos o maior prazer em compartilhar com você nossa opinião sobre suas escolhas. Abraço.

  40. Avatar
    Maria Rita Nogueira De Moraes

    oi Tony
    Estou de volta para ajustar meu roteiro
    Meu último contato foi em 26/03
    Decidi tirar Granada e queria ajustar deixando como base para hospedagem
    Barcelona/Sevilha e Madri- vou colocar o que pensei e você me ajuda
    19/10- Chegada em Barcelona- 13.00hs
    20/10- Barcelona
    21/10- Barcelona – Bate Volta Monteserrat
    22/10- Barcelona
    23/10- ida para Sevilha
    24/10- Sevilha
    25/10- Sevilha
    26/10- bate volta – Córdoba
    27/10
    28/10
    29/10 Madri
    30/10- Madri- Avila e Segovia
    1/11- Madri- Toledo
    2/11- Volta para o Brasil
    O que acha?
    Deixei em branco para vc me ajudar- o que aumento
    Posso ir de Barcelona para Sevilha de trem ?? é uma boa?
    e de Sevilha para Córdoba? Trem? Boa ? Funciona bem um bate e volta
    e depois ir de Sevilha para Madri também de trem- o que acha?
    Depois de acertar os dias e lugares vejo as outras coisas.
    muito obrigada

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia de novo, Maria Rita. Como já tínhamos comentado anteriormente, retirar Granada do roteiro é uma lástima, mas faz sentido do ponto de vista da logística do passeio. Como estão sobrando dois dias, acrescentariamos um dia para Barcelona e um dia para Madri. Sobre suas dúvidas:
      – há trem direto entre Barcelona e Sevilha. Compare o preço da passagem de trem-bala com o avião.
      – o bate-volta Sevilha-Córdoba deve ser feito de trem-bala, que funciona muito bem.
      – de Sevilha para Madri, também de trem-bala.
      Não deixe de consultar nosso extenso dossiê com tudo o que você precisa saber sobre o trem-bala na Espanha. Abraço.

      1. Avatar
        Maria Rita Nogueira De Moraes

        Tony
        Desculpas por tanta indecisão , meu marido não concordou em retirar Granada, sabemos que ficará puxado mas vamos tentar
        Tenho lido todo o seu site de ponta a ponta
        Maravilhoso!!!!!!!!!!
        Veja o roteiro que decidi e espero ser o final mas conto com sua ajuda
        Dia 18/10- saída do Rio escala em Madri
        19/10- Chegada em Barcelona – 12.00 – dia dedicado ao reconhecimento geral e acomodação
        20/10- Barcelona-
        21/10- Barcelona / Monteserrat
        22/10 – Barcelona
        23/10 – Ida cedo de avião para Granada
        resto do dia para passeios em Granada
        24/10- Granada
        25/10 – Ida cedo para Sevilha
        já li mas ainda tenho dúvida desta parte de ir de de Granada para Sevilha – o que seria melhor
        26/10- Sevilha
        27/10- Bate e volta de trem para a Córdoba
        28/10 – Sevilha
        29/10- Ida cedo para Madri- Trem?
        30/10 – Bate e volta Toledo
        31/10- Madri
        01/11- Bate e volta Avila e Segóvia
        2/11- Volta para o Rio
        Ficaram 4 noites em Barcelona
        2 em Granada/4 noites em Sevilha/4 em Madri
        O que achou?
        Vale a pena o bate volta Avila e Segovia em um dia ou deixar este dia para Madri ?
        E o resto?
        Obrigada mais uma vez
        Depois vou fazer os roteiros por dia consultando os roteiros e vou tirando as dúvidas
        abçs
        Maria Rita

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia de novo, Maria Rita. Vamos tentar resolver suas dúvidas:
          – o roteiro em geral ficou ok. Entendemos a decisão de manter Granada (vai faltar tempo na cidade, e também em Sevilha). A estadia em Barcelona e Madri (considerando os bate-voltas) será bastante rápida. Vai dar para ver unicamente parte das atrações essenciais de cada uma das cidades. Mas é o que dá para fazer.
          – veja como viajar de Granada a Sevilha (em outubro já deve estar circulando de novo o trem até Granada).
          – como já indicamos em uma resposta anterior, a escolha para o transporte entre Sevilha e Madri é o trem-bala, sem dúvida nenhuma.
          – Ávila e Segóvia podem ser feitas no mesmo dia de carro alugado. Mas por conta do pouco tempo dedicado para Madri, pode ser melhor deixar esse bate-volta de lado.
          Abraço.

  41. Avatar

    Olá, Cecilia e Tony. Muito feliz em retornar a este site superútil e “megatencioso”.
    Seu roteiro de Madrid foi perfeito. Fiz um ou dois itinerários à noite e tudo OK.
    Estarei na Espanha com minha mulher entre 12 e 28 de outubro. Via Portugal, entrando por Sevilha e saindo por Madrid.
    De acordo com seu roteiro dos Pueblos Blancos e recomendações sobre Sevilha, Granada e Córdoba elaborei o seguinte:
    1) Sevilha de segunda,14 a quarta,16. Alugo um carro e sigo seu roteiro 4 noites dos Pueblos, mas começando por Arcos de La Frontera. Pernoites em Zahar e Ronda, dentro daqueles itinerários.
    2) Na sexta,18 chego de Ronda a Granada onde passo 2 noites.
    3) No domingo,20 saio de Granada e pelo litoral, possivel pitstop em Málaga e/ou Marbella, chego pra pernoite em Veger de La Frontera (+- 320 km) . Pernoite.
    4) Segunda,21 chego em Córdoba. Não decidi ainda se entrego o carro em Sevilha e segio de trem ou entrego o carro já em Córdoba. Pernoite.
    5) Terça, 22 passeios pela manhã e lá pelas 13h rumo a Madrid. Em Madrid refaço o seu delicioso roteiro, agora com as visitas já selecionadas e mais ao gosto de minha mulher. Dia 28 embarcamos de volta.
    A volta de Granada pela costa foi decidida porquê -puxa- assim tão perto e não ver a Costa Malaguenha nos deixaria uma sensação de incompletude. Parece apertado, mas gostaríamos de manter isso.
    Agradeceria sua opinião sobre o roteiro. Grande abraço.

    Luiz Leao

  42. Avatar

    Olá. Meu texto acima pode ter ficado meio dúbio. Passarei de segunda 14 a quarta 16 em Sevilha; em seguida (quarta de manhã) faço o roteiro dos Pueblos Blancos começando por Arcos de La Frontera, pernoitando (17) em Zahar e (18) em Ronda; de 18 a 20 em Granada; saio de manhã pela costa e faço pernoite (20) em Veger; 21 de manhã sigo para Córdoba com pernoite; 22 sigo para Madrid.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Luiz, seja muito bem-vindo mais uma vez por aqui. Ficamos felizes de ter você de volta e também de saber que seu roteiro anterior foi perfeito!
      Uma primeira observação sobre sua viagem. O dia 12 de outubro é feriado nacional. Pelo indicado por você, ainda deve estar em Portugal na data. Vamos com o roteiro:
      – faríamos uma modificação importante na ordem do roteiro, visando otimizar seu tempo. Façam Sevilha>Vejer de la Frontera>rota dos Pueblos Blancos>Ronda>Granada>Córdoba.
      – transfiram uma noite de Ronda para Granada. Vocês vão precisar de dois dias completos em Granada (três noites).
      – viajem de Ronda a Granada pela costa, de forma que vocês não percam a costa de Málaga. Façam um pit-stop em Nerja.
      – garantam também dois dias completos em Sevilha para poder completar os roteiros do guia (um roteiro de dia completo e dois roteiros de meio dia).
      – entreguem o carro na hora que chegarem em Granada. Viajem de Granada para Córdoba de trem (a nova conexão de trem-bala deve estar funcionando em outubro, foi anunciada para agora em junho).
      Abraço.

      1. Avatar

        Olá Tony. Obrigado pelas sugestões. Ajustes perfeitos ( Li no site sobre Nerja e já ia perguntar sobre isso). Seria:
        1) Sevilha 12pm de segunda,14 a 12pm de quarta,16. Alugo carro.
        2) Resvalando por Jerez e/ou Cádiz, pernoite em Vejer na quarta,16.
        3) Saindo de Vejer 10 da manhã da quinta,17 fazendo seu roteiro 2 Pueblos Blancos, passando em Zahara mas já dormindo em Ronda, suprimindo assim um pernoite.
        4) Partindo de Ronda rumo a Granada pela costa, pitstop em Nerja e chegando em Granada na boca da noite. Ficando lá da noite de sexta,18 à manhã de segunda, 21. Entrego o carro e vou de trem para Córdoba.
        5) Pernoite em Córdoba e 22 de trem para Madrid.
        Perguntinhas de turista insaciável: daria pra fazer assim, sem stress? Com esse tempo a mais em Granada daria um bate-volta em Alpujarras?
        Mais uma vez, muitíssimo obrigado.

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Olá de novo, Luiz. Você vai contar agora com dois dias completos em Granada, o necessário para completar os dois roteiros do Granada em dois dias. Para viabilizar o bate-volta até as Alpujarras, você teria que sacrificar conhecer parte de Granada, o que, sinceramente, não indicamos. Abraço.

  43. Avatar

    Oi Tony, chego a Sevilha numa quinta=feira e saio na segunda-feira, farei um bate-volta de dia inteiro a Córdoba e outro (uma manhã) a Itálica. Você vê algum problema fazê-los no Domingo ? É costume ter feirinhas ou algo especial nos Domingos ? Tenho em mente fazer :
    Quinta-feira : Sevilha (a tarde) chegamos do Rio as 10:00
    Sexta-feira : Sevilha
    Sábado : Córdoba
    Domingo : Itálica ( manhã) e Sevolja (resto do dia)
    Abraços

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá, André. Não vemos nenhum problema em fazer Itálica no domingo. Não deve ter nenhuma programação especial. O mesmo serve para Córdoba no sábado. Abraço.

  44. Avatar

    Queridos!
    Hoje tem início minha viagem. Tranquila porque recebi boas orientaçoes de vocês.
    Desde ja agradeço a presteza das respostas e a paciência a tantas perguntas.
    Caso nao me comunique esses dias na volta darei notícias .
    Um abraço apertado.
    Ana Maria

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezada Ana Maria, desejamos o melhor para sua viagem, esperamos que seja um sucesso. Se você precisar de qualquer esclarecimento ao longo da viagem, aproveite para perguntar, tentaremos responder suas dúvidas o mais rapidamente possível. Grande abraço.

  45. Avatar

    Olá, estarei indo amanhã para Portugal e Espanha. Fiz um roteiro saindo de Portugal, chegarei em Sevilha e ficarei dois dias, sairei de Sevilha de carro direto para Madrid. Minha duvida é, passo por Córdoba para dar uma descansada ou existe uma outra cidade nesse roteiro entre Sevilha e Madrid o qual seria mais no meio do roteiro. Caso Córdoba seja uma boa opção, teria alguma parada para almoçarmos e partirmos em seguida? Obrigado pela ajuda.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Edgard, seja muito bem-vindo ao EspanhaTotal. Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Se você ainda não conhece nossos guias, pode vê-los aqui. Temos certeza de que você vai achar que são um ótimo investimento para sua viagem. Abraço.

  46. Avatar
    Kennya Cristina Hickenbick

    Bom dia, Tony
    Uma dúvida, em Portugal não tivemos restrições em relação ao tipo de roupa para entrar nas igrejas, exemplo, bermuda. Porém sei que na Itália, porém sei que na Itália há exigências em relação ao vestuário. Como é na Espanha?

  47. Avatar

    Tony estou encantada com o site e adquiri os guias de Madri, Barcelona e Sevilha e estou montando o meu roteiro e gostaria de uma opinião. Detalhe importante a ser levado em consideração: estarei com meu marido e uma bebê de 1 ano e 3 meses

    13/09 – Chegarei em Madri cedo e pensei em já pegar um voo para Barcelona.
    14/09 – Barcelona
    15/09 – Barcelona
    16/09 – Barcelona
    17/09 – Barcelona x Sevillha (pensei em fazer esse trajeto de avião)
    18/09 Sevilha
    19/09 Sevilha
    20/09 Sevilha x Madri (trem bala ou carro alugado)
    21/09 Madri
    22/09 Madri
    23/09 Madri
    24/09 voo de volta para o Brasil

    Estou com dúvidas por estar com uma bebê, não quero fazer nada exaustivo , pois ela tem um ritmo de bebê o que acha?

    Fico no aguardo.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Silvia. Seja muito bem-vinda ao EspanhaTotal e à nossa consultoria de roteiros. Gostamos bastante do seu roteiro, é adequado às suas necessidades. Várias observações:
      – para ir de Barcelona a Sevilha, considere também o trem-bala. Há um trem-bala direto, a duração da viagem mais rápida é de 5 horas e 30 minutos. É mais do que você demoraria de avião, mas a viagem na companhia do bebê será muito mais tranquila de trem, e você não vai precisar se deslocar até o aeroporto.
      – entre Sevilha e Madri, peguem o trem-bala, sem dúvida nenhuma.
      Vejam o texto viajando de trem-bala com menores de 4 anos, que contém uma dica muito importante. O texto forma parte do nosso extenso dossiê com tudo sobre o trem-bala na Espanha.
      Uma proposta alternativa para deixar sua viagem ainda mais sossegada seria visitar unicamente Madri e Barcelona, para deixar Sevilha para uma futura viagem, visitando também outras cidades maravilhosas da Andaluzia como Granada, Málaga e Córdoba. Seria uma viagem ainda mais tranquila, sendo que o tempo que você dedica para Madri, e muito especialmente para Barcelona, é bastante apertado.
      Abraço.

  48. Avatar

    Olá Tony, Cecília e Sandra. Adquiri o Roteiro para 2 dias em Sevilha e preciso de algumas dicas para adequar os roteiros às minhas pretensões.
    1- Chegarei em Sevilha às 14h40. Será que consigo recolher as malas a tempo de pegar o autobus das 15h30?
    2- Gostaria de outra sugestão de restaurante para jantar próximo à Las Setas ou La Casa de La Memória, pois em relação à indicação do Baco e Cuna, no tripadvisor, há vários comentários negativos em relação ao custo-benefício desta indicação do livro.
    3- Pode indicar local para um lanche da tarde entre o real alcazar e a plaza espana?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Maurício, seja bem-vindo ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Vamos tentar ajudar com suas dúvidas:
      1 – De qual ônibus estamos falando? Não ficou claro para a gente. Você está chegando em Sevilha de trem ou de avião?
      2 – Se você jogar qualquer indicação da gente no Trip Advisor sempre vai encontrar comentários negativos, está na natureza das resenhas de restaurantes, o mesmo restaurante vai ser avaliado de formas diferentes por pessoas diferentes. O Baco e Cuna 2, que é uma indicação pessoal, está muito bem avaliado no TripAdvisor, colocado entre os melhores restaurantes da cidade. Por cada comentário negativo sobre ele há bastantes comentários muito elogiosos. Você deve entender que não vinculamos nossas indicações com as do TripAdvisor, acreditamos que não é isso que nossos leitores buscam. Mas, como alternativa para jantar mais ou menos próximo de Las Setas, pode tentar qualquer um dos três bares/restaurantes indicados para o final do roteiro “uma tarde em Sevilha”. Eles ficam a 10 minutos a pé de Las Setas. Podem parecer distantes no mapa mas, na verdade, não ficam tão longe assim.
      3 – Não existe o conceito de “lanche da tarde” na Espanha. A maioria dos “bares de tapas” de Sevilha fecham entre o horário do almoço e o horário do jantar. Entre o Alcázar e a Plaza de España há uma longa sucessão de bares e restaurantes para turistas, que recomendamos evitar. O melhor seria entrar no bairro de Santa Cruz e procurar por Las Teresas (detalhes na página 48 do guia), que fica aberto a tarde toda.
      Abraço.

  49. Avatar

    Olá pessoal! Comprei o Roteiro para Barcelona e preciso de algumas dicas. Estou indo com minha esposa e filha de 1 ano e 5 meses nesse aventura.
    08/11 – Chegada em Madri logo pela manhã.
    09/11 – Madri
    10/11 – Madri
    Obs.: Eu e minha esposa já conhecemos a cidade e pensei em pegar um dos dois dias em Madri e fazer um bate e volta. O que acham? Vale ou seria muita correria?
    11/11 – Pegar o trem para Córdoba (hotel)
    12/11 – Pegar o trem para Sevilha
    13/11 Sevilha
    14/11 Sevilha
    15/11 Alugar o carro e ir para Vejer de La Frontera (hotel)
    Passaria pelos Pueblos Blancos. Pensei em saír cedo e ir direto para Arcos de la Frontera e fazer uma parada e depois pensei em parar em mais algum lugar antes de chegar em Ronda.
    16/11 Ida para Ronda de carro (hotel)
    17/11 Ida para Granada (devolução do carro)
    18/11 Granada
    19/11 Granada
    20/11 Ida para Valência (pensei em alugar o carro novamente, pois de trem teria que voltar por Madri e eu não queria.) Eu sei que as estradas na Espanha são boas e eu gosto de dirigir. Mas pode ser loucura minha e queria a opinião de vocês!
    21/11 – Valência
    22/11 – Valência
    23/11 – Pegar o trem e ir para Barcelona
    24/11 – Barcelona
    25/11 – Barcelona
    26/11 – Barcelona
    27/11 – Barcelona (Meu voo saí de Madri às 23:00 horas). Pensei em pegar o trem umas 14:00 e ir direto para o aeroporto. Como posso usar a sala VIP do aeroporto não precisaria hotel.
    Talvez esteja louco em querer fazer tudo isso, mas se puderem me ajudar com esse roteiro e dar algumas dicas eu agradeço.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Rafael, seja bem-vindo ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI) e à nossa consultoria de roteiros. Vamos com seu roteiro e suas dúvidas:
      – se vocês já conhecem Madri, um bate-volta até Toledo seria perfeito!
      – a parte de Córdoba e Sevilha está perfeita.
      – você está querendo fazer uma versão muito acelerada de nosso roteiro pelos Pueblos Blancos. Sempre tentamos desincentivar o maraturismo. Além disso, pense que em novembro fica escuro muito cedo, por volta das 17 horas, os dias rendem muito pouco. Você poderia fazer Sevilha-Vejer de la Frontera, para ir dormir em Arcos de la Frontera no final do dia. No dia seguinte, Arcos-Ronda.
      – sobre Granada-Valência. O tempo de viagem de carro é competitivo frente ao avião. Pode ser uma opção. Seu roteiro poderia também ser alterado para evitar ter que fazer Granada>Valência. Você poderia fazer Madri>Sevilha>Pueblos Blancos>Granada>Córdoba, e em Córdoba pegar um trem-bala até Valência (tempo de viagem aproximado, 3 horas).
      – sobre o último dia, sempre dá um friozinho na barriga pegar um trem até um aeroporto distante. Tantas coisas podem acontecer, uma greve, um problema na linha do trem. Calcule de forma generosa sua chegada no aeroporto de Madri para eliminar qualquer risco.
      Em geral, com a exceção da parte dos Pueblos Blancos, achamos o restante do seu roteiro bastante equilibrado. Precisando de novos esclarecimentos, aproveite para perguntar. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *