consultoria de roteiros 2019

Córdoba, Spain

Bem-vindo à consultoria de roteiros do Espanha Total.

1. O que é a consultoria de roteiros

A consultoria de roteiros do Espanha Total é um espaço onde respondemos consultas sobre roteiros de viagem pela Espanha. Somos especialistas na Espanha e, através das nossas respostas, tentamos ajudar a aprimorar seus planos de viagem.

O serviço de consultoria é prestado através da caixa de comentários do presente texto. Deixe suas perguntas e responderemos o antes possível.

2. A consultoria é gratuita?

Sim, a consultoria de roteiros do Espanha Total é gratuita. Leia o ponto 3 do presente texto para saber mais.

3. Quem pode usar a consultoria?

A consultoria é reservada exclusivamente para aqueles leitores que tenham comprado ao menos um dos nossos guias da Espanha, com nove títulos dedicados a Barcelona, Cádiz, Córdoba, Granada, Madrid, Sevilha, Toledo, Valência e Zaragoza.

Por gentileza, na hora de deixar sua consulta, coloque o mesmo endereço de email que você usou para comprar seu(s) guia(s), para que possamos identificá-lo facilmente.

4. O que podemos fazer por você?

Podemos dar orientações gerais para aprimorar seu roteiro, incluindo:

  • dicas sobre quantos dias dedicar para cada destino visitado.
  • informações sobre a logística do transporte entre os destinos.
  • sugestões sobre como definir a ordem do seu roteiro.

E qualquer outro tipo de dica que acharmos pode melhorar sua viagem. Aliás, não deixe de conhecer nossas 10 dicas para viajar melhor pela Espanha.

5. O que não podemos fazer por você?

Na consultoria de roteiros não podemos elaborar roteiros detalhados e personalizados para cada uma das cidades visitadas. Para isso existem nossos nove guias. Enquanto não tivermos material específico sobre outros destinos na Espanha, podemos dar dicas e orientações muito gerais sobre eles, mas não elaborar roteiros detalhados de visitação de cada destino.

Na consultoria também não realizamos reservas hoteleiras nem de passagens. No site você vai encontrar muita informação sobre como chegar na Espanha e como se locomover dentro do país, além de uma ótima ferramenta para pesquisa de hospedagem.

Igualmente, não podemos realizar cálculos de despesas, sendo que é uma tarefa quase impossível. Veja o texto quanto vou gastar na Espanha? sobre o assunto.

6. Existe um limite no número de consultas que posso deixar?

Não! Você pode deixar tantas quantas perguntas você quiser, relacionadas com o assunto da consultoria, que são os roteiros para percorrer a Espanha.

7. Vocês demoram muito para responder?

Costumamos responder consultas uma vez por dia, de segunda a sexta. Quando estamos viajando, pode ser que as respostas demorem mais alguns dias. Mas nunca deixamos de responder nenhuma pergunta.

Bem-vindo à nossa consultoria de roteiros!

32 comentários em “consultoria de roteiros 2019”

  1. Boa Tarde Tony!

    Muito obrigada pelo roteiro enviado.

    Gostaria de saber se é possível você enviar um roteiro que inclua a Andaluzia, pois de acordo com as nossas pesquisas é um lugar que parece ser incrível, então gostaríamos muito de já fazer essa parte nessa viagem.

    Será que estamos certos? Você considera o norte mais atraente?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Kátia, a Andaluzia é incrível mesmo, mas também a Galícia, o País Basco ou as Ilhas Baleares. O importante é definir suas prioridades. Como você está entrando e saindo por Barcelona, nossa proposta de roteiro tentava aproveitar ao máximo seu tempo e dinheiro. Mas você pode incluir a Andaluzia, destino muito distante de Barcelona. Para fazer o básico da Andaluzia (Sevilha, Granada e Córdoba), você vai precisar de 9 dias. Se você for incluir os incríveis Pueblos Blancos ou Málaga, a conta de dias necessários deve aumentar consideravelmente. Seria uma pena descer até a Andaluzia para deixar lugares básicos de fora por falta de tempo. De qualquer jeito, você vai precisar fazer cortes. Valência ou Zaragoza devem ficar de fora, e o número de dias em Madri e Barcelona, reduzidos. É uma pena cortar Valência e Zaragoza, sendo que são destinos próximos de Barcelona, mas as escolhas são, com toda certeza, sua. A gente unicamente vai compartilhar nossa opinião com você. Resumindo, podemos apresentar uma proposta com a Andaluzia, mas precisamos que você indique onde podemos tirar o mínimo de 9 dias necessários para essa parte da Espanha. Abraço.

    2. Olá Tony. Vou passar sete dias em Madri, entre o fim de abril e o começo de maio. Quero priorizar a cidade e a visita a museus (também costumo visitar livrarias nesses passeios turísticos). Talvez um bate-e-volta a Toledo. O que você indica como roteiro? Abs

  2. Olá, Tony
    Estou planejando o bate-volta a Toledo no dia 25/JAN, uma sexta-feira. No entanto, vi no Guia que dia 23/JAN é feriado de San Ildefonso na cidade… uma dúvida, como dia 23 é uma quarta-feira, o feriado será transferido para sexta, dia 25? Obrigado!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Luis, os feriados são unicamente transferidos quando acontecem em um domingo (o dia escolhido costuma ser a segunda-feira). No caso de Toledo, o feriado do 23 será comemorado no 23 mesmo. Pode planejar seu bate-volta para o 25 tranquilamente. Abraço.

  3. Mônica Mendes Batista

    Olá, Tony, tudo bem? Espero que sim!!
    Irei à Espanha em maio. Chegarei dia 27 de maio 2019, meu voo estava programado pra pousar em Madrid às 9h. Ficarei 10 dias, metade em Madrid e metade em Barcelona. To com uma dúvida cruel. Não sei se fico os 5 primeiros dias em Madrid e depois vou a Barcelona, ou já vou direto a Barcelona.
    To meio preocupada, porque fui ver horários de trem bala e achei muito restritos, poucos horários e perder um dia neste traslado. Além disso, tem a questão de o voo atrasar e como irei sozinha, me falaram que serei barrada na imigração (me falaram que mulher sozinha é barrada na imigração).
    Sei que a escolha é uma decisão pessoal, mas vc que mora aí há tanto tempo o que me aconselha?
    Outra coisa, ir sozinha à Espanha é problemático para mulher?
    Aguardo resposta.
    Um grande abraço.
    Mônica

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Mônica, seja bem-vinda à nossa consultoria de roteiros. Vamos tentar esclarecer suas dúvidas.
      – existem numerosos trens-bala entre Madri e Barcelona ao longo do dia. O que acontece é que você foi conferir horários para datas para as quais ainda não foi disponibilizada toda a grade de trens no sistema. Vai precisar aguardar mais. Veja quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala e como comprar sua passagem do trem-bala. É muito provável que você consiga partir para Barcelona no dia da sua chegada em Madri. Deixe um mínimo de quatro horas entre o horário previsto para a chegada do voo e o horário de saída do trem. Veja como ir do aeroporto de Barajas até a estação de Atocha.
      – a única razão para uma pessoa ser barrada na imigração é não estar com a documentação exigida pelas autoridades espanholas (veja toda a informação sobre o assunto no texto imigração e vistos). É radicalmente falso que uma mulher viajando sozinha tenha mais chances de ser barrada. Não preste atenção a boatos desse tipo e desconfie de quem ajuda a espalhá-los.
      – a Espanha é um bom lugar para uma mulher viajar sozinha, sempre tomando os cuidados que você tomaria em qualquer outra parte do mundo.
      Abraço.

  4. Olá, Tony!!!
    Ficarei 05 dias inteiros em Barcelona e lendo o guia, vi a sugestão dos roteiros imperdíveis nrs 1,2,3,5,6,7,8e 10. Ficarei hospedada em Eixample.
    Mas to tendo muita dificuldade em combiná-los, já que pretendo fazer dois por dia. Não entendi a tabela. Tem como me orientar?
    Desde já agradeço
    Att
    Mônica

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Mônica. Se você não se incomoda, e como contamos com uma consultoria de roteiros específica sobre Barcelona no passaporteBCN, queríamos pedir a gentileza de deixar sua consulta no texto consultoria de roteiros por lá. Pode copiar e colar. Aí fica mais fácil indicar outros textos do site relacionados com sua estadia em Barcelona. Não esqueça de indicar as datas da sua estadia na cidade. Abraço!

  5. Olá Tony,

    Planejei este roteiro:

    28/02 – São Paulo/Madri chegada às 13 h do dia 01/03;
    01/03 – Madri/Valência de trem às 17:10 h;
    04/03 – Valência/Córdoba (turno de visitas);
    04/03 – Córdoba/Sevilha de trem no final do dia;
    07/03 – Sevilha/Ronda de carro;
    08/03 – Ronda/Granada de carro;
    10/03 – Granada/Málaga de carro;
    11/03 – Málaga/Madri de trem no final do dia.
    13/03 – Madri/São Paulo.

    Madri já conheço.

    Ele é intenso, mas acredito ser viável. 🙂

    O que achas?

    Abraços,

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Felipe, seja bem-vindo ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Se você aceita nossa sinceridade, e com a maior cordialidade também, opinamos que sua proposta de roteiro é maraturismo radical e extremo, uma prática que tentamos desincentivar. Você está dedicando no seu roteiro um dia para cidades onde nossa orientação é dedicar três noites, para contar com dois dias completos. Você vai dedicar menos de um dia para Valência. Você vai visitar a Ciudad de las Artes? O Centro Histórico? No caso de Sevilha, uma cidade com muito conteúdo, que visitas você vai fazer no escasso tempo dedicado para a cidade? Em Granada, você vai deixar de visitar o Albaicín ou o centro histórico? Porque a Alhambra vai levar grande parte do seu tempo na cidade. E não parece lógico dedicar o mesmo tempo para Ronda que para Sevilha ou Granada.
      Nossa sugestão seria adaptar seu roteiro ao tempo disponível. Elimine Valência por completo e avalie eliminar Málaga também, para poder fazer a trilogia básica da Andaluzia: Córdoba, Sevilha e Granada. Do jeito que seu roteiro está, sua principal lembrança da Espanha vão ser os constantes deslocamentos de um ponto a outro do país, além do arrependimento de ter passado mais do que batido por todos os incríveis lugares visitados.
      Somos partidários do menos é mais, mas a viagem é sua e respeitamos suas escolhas.
      Abraço.

      1. Obrigado, Tony! Me expressei mal no roteiro.

        Serão:

        Valência – 3 noites/ 2 dias inteiros;
        Sevilha – 3 noites/ 2 dias inteiros;
        Ronda – 1 noite/ tarde e noite para passear;
        Granada – 2 noites/ um dia e meio para passear;
        Málaga – 1 noite/ uma tarde e noite e uma manhã para passear.
        Madri – 2 noites/ um dia e meio para passear (já conheço a cidade).

        Concordo que é intenso, ainda. Poderia retirar Málaga e a noite em Ronda.

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Olá de novo, Felipe. Na verdade sou eu quem pede desculpas, não li corretamente a informação que você colocou na sua consulta inicial. Esqueça minha resposta anterior e vamos com seu roteiro e nossos palpites!
          – dia da sua chegada, 28/02. Se você já conhece Madri, poderia até tentar partir para Valência no dia da sua chegada. Nossa orientação é deixar um mínimo de quatro horas entre o horário previsto da chegada do voo e o horário de partida do trem.
          – estadia em Valência. Perfeito!
          – Valência-Córdoba-Sevilha no mesmo dia. Saindo cedo de Valência, você conseguiria chegar em Córdoba às 11:19. Mas o principal problema seria sua bagagem, por causa da inexistência de um guarda-volumes na própria estação de trem de Córdoba (veja o texto guarda-volumes em Córdoba). Poderia ser melhor dormir em Córdoba, e partir no começo do dia seguinte para Sevilha.
          – estadia em Sevilha. Perfeito! Mesmo que você chegasse de Córdoba de manhã, e não no final do dia, seu tempo ainda vai render.
          – Ronda exige uma quantidade de tempo de deslocamento desproporcionada para os méritos do destino. É uma cidadezinha muito legal, mas você vai perder de muitas horas para chegar e sair dela. Eliminando Ronda, você iria diretamente de Sevilha para Granada, e posteriormente de Granada para Málaga, podendo dedicar mais um dia para Málaga. Dispensaria a necessidade de alugar carro, que em Granada pode ser um grande perrengue por conta das restrições de circulação no centro da cidade.
          Abraço!

            1. Tony | ESPANHA TOTAL

              Bom dia, Felipe. Se você clicar no link que colocamos na nossa resposta anterior, vai ver que falamos sobre o guarda-volumes da rodoviária, e ainda informamos que é uma aposta de risco, sendo que costuma estar quase sempre lotado. Abraço.

  6. Bom dia, Tony e Mônica!

    Acabei de comprar o pacote de guias para 5 cidades do norte. Estou indo para a Espanha no dia 22 de junho e ficarei até o dia 9 de julho, ida e volta por Barcelona. Como estarei viajando com 2 crianças de 6 e 8 anos e minha mãe de 75 anos, estou tentando ser bastante criteriosa com o tempo destinado a cada destino. Queria saber a opinião de vocês, se posso realmente incluir Barcelona, Zaragoza, Toledo, Madri e Valência no nosso roteiro sem exigir demais das crianças e de minha mãe e se devo mexer na quantidade de dias sugeridos para cada uma destas cidades. Teremos 16 dias disponíveis para conhecer a Espanha (já descontados os dias de chegada e partida). E uma outra questão, tenho lido alguns textos elogiando muito San Sebastián. Será que vale a pena incluí-la na nossa viagem em substituição a alguma das cidades que mencionei?

    Obrigada!!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Patrícia, seja bem-vinda ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros! Junho é um mês fantástico para percorrer a Espanha. Pelo que entendemos a partir da sua mensagem, você está planejando visitar unicamente a metade norte da Espanha, não é? A Andaluzia ficaria para outra viagem (o que é uma ótima decisão). Acreditamos que 16 dias seja tempo suficiente para um roteiro circular perfeito, que ficaria assim:
      dia 22. Dependendo do horário de chegada em Barcelona, partam diretamente para Valência de ônibus ou trem convencional. Noite em Valência.
      dia 23. Noite em Valência.
      dia 24. Noite em Valência. Como você está viajando com crianças, se quiser incluir uma visita ao Bioparc (um zoológico muito legal em Valência), pode dedicar mais um dia para Valência (tire esse dia de Madri ou Barcelona).
      dia 25. Trem-bala para Madri. Noite em Madri.
      dia 26. Noite em Madri.
      dia 27. Noite em Madri.
      dia 28. Noite em Madri.
      dia 29. Noite em Madri.
      dia 30. Noite em Madri. Com bate-volta até Toledo em algum momento da sua estadia em Madri.
      dia 1. Trem-bala até Zaragoza. Noite em Zaragoza.
      dia 2. Trem-bala até Barcelona. Noite em Barcelona.
      dia 3. Noite em Barcelona.
      dia 4. Noite em Barcelona.
      dia 5. Noite em Barcelona.
      dia 6. Noite em Barcelona.
      dia 7. Noite em Barcelona.
      dia 8. Noite em Barcelona.
      dia 9. Volta para casa.
      Não é um roteiro puxado, mas precisa ser ciente que no final de junho e no começo de julho já pode ter chegado o calor intenso na Espanha. Se houver uma onda de calor na Península Ibérica, as temperaturas podem superar os 40 graus, o que torna os passeios bastante desconfortáveis.
      Sobre San Sebastián, é uma cidade incrível, pode ver todas as informações que temos sobre ela no texto San Sebastián. O problema de visitar San Sebastián é triplo: é uma cidade distante, você vai perder grande parte de um dia para chegar e grande parte de um dia para sair. Os preços dos hotéis em San Sebastián em julho são pouco amigos. E se você visita San Sebastián, não deveria perder a vizinha Bilbao. E para fazer as duas cidades você vai precisar de quatro dias que deverão ser remanejados do seu roteiro atual. Para quem procura uma viagem tranquila, não indicariamos San Sebastián no contexto específico do seu roteiro. Do jeito que está definido, ficou um roteiro circular perfeito, fácil de ser completado.
      Aproveite para tirar todas suas dúvidas, sejam sobre o roteiro geral, sobre as cidades ou sobre os deslocamentos. Teremos o maior prazer em tentar ajudar. Abraço.

  7. Oi, Tony. Irei a a Toledo na terça, 12/2 na intenção de cumprir seu roteiro. Lembra o tempo aproximado que gastaram para fazê-lo?
    Aquela corrida de taxi contemplando os miradores seria plausível a pé? (olha que gosto muito de duas coisas: andar e acordar cedo).
    Pra dar variedade, farei um trajeto de ônibus e outro de trem. Pode sugerir como aproveitar melhor o passeio (paisagem, tempo etc) se ir ou voltar de trem?
    Por último, creio que terminaria o roteiro ali pelas 3 da tarde. À 5 já estará escurecendo; Toledo é bonita à noite? E sabe se tem movimentação que faça compensar um pernoite?
    Muito Grato.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Luiz. Na verdade, Toledo é uma cidade muito rica em lugares para visitar, e o roteiro está desenhado para ocupar o dia todo. Não vemos como finalizar o roteiro pelas 3 da tarde sem tornar o passeio em uma correria maluca. Não dá para fazer o passeio dos miradores a pé sem perder duas horas, é uma distância muito grande. Seria um passeio ótimo para quem vai ficar dois dias em Toledo. Chegue em Toledo de trem, e volte de ônibus (nada contra fazer o contrário mas do jeito trem+ônibus o aproveitamento do passeio é muito bom. Toledo é muito bonita à noite, muitos turistas de bate-voltas foram embora e o centro fica mais tranquilo e sossegado, com sua maravilhosa arquitetura. O pernoite vale a pena pelo passeio noturno, nem tanto pela movimentação. Abraço.

      1. Bom dia, Tony. Sei que seus roteiros são em geral pensados para o dia. Mas fiz alguns deles à noite em BCN e foi ótimo. Pretendo repetir em Madri. E sobre Toledo, acha viável ?
        Daí eu poderia optar por dormir lá chegando mais ou menos na hora-padrão de checkin (14h), fazer uma parte aproveitando a noite e terminar no outro dia com uma boa caminhada antes de voltar…

  8. ANA MARIA DE FARIA BARROS

    Bom dia. Já fiz o meu roteiro Madri/Córdoba/Sevilha/Granada/Madri. Comecei a fazer as reservas de hotel e trem. Consegui comprar normalmente no site da RENFE o bilhete de trem AVE para o trecho Madri/Córdoba para o dia 27/02/2019. No entanto, ao tentar comprar o trecho Córdoba/Sevilha para o dia 01/03/2019 o sistema não aceita mais a minha “tarjeta” ? Tentei no site da Trainline, o sistema avançou um pouco mais pedindo a verificação do Token ITAU mas, não concluiu. Estou utilizando um cartão de crédito internacional e não tenho tido problemas nas reservas de hotel no site da booking.
    Grata pela atenção. Ana Barros

  9. Oi Tony, tudo bem ?
    Só pra atualizar já recebi o link do guia, obrigado.
    Primeiro parabéns pelo site , pela generosidade em compartilhar tantas informações pra ajudar as pessoas e também pela extrema paciência nas respostas, não sei se teria tanta rs.
    Bom peço sua ajuda com o roteiro que terei pela Espanha. Tenho algumas premissas que gosto de seguir qdo viajo
    1. Gosto muito de visitar cidades menores, pra mim tem um charme especial
    2. Curto muito dirigir, principalmente por estradas cênicas, acho especialmente charmosas estradas em serras
    3. Não curto muito lugares apinhados de gente, quanto mais vazio, melhor pra mim .
    Bom vamos ao que interessa, irei em Março e terei de fato 9 dias e meio disponíveis , já que no dia da chegada é fim de tarde
    Dia 1 – chegada a Madri (fim dia)
    Dia 2-4 – Madrid (3 dias)
    Dias 5-7 – Bate voltas (Toledo, Salamanca e Córdoba) – sei que nos seus textos não recomenda bate volta a essas 2 últimas, mas como o trem leva 1h40 cada perna fica razoável pra mim
    Dias 8,9,10 e 11 (voo volta a noite)
    Aí é onde entra minha dúvida.
    Pensei em alugar um carro pra passar esses 3 disse e meio. Originalmente pensei em fazer 8 – Segovia-Rueda-Tordesilhas
    9 – Ribeira do Douro (visitando as cidades/bodegas que vc deu no texto sobre a regiao)
    10 – LaGuardia (visitando as cidades/bodegas que vc deu no texto sobre a regiao)
    11- LaGuardia e volta a Madri (dá pra sair depois do almoço ou parar em algum lugar no meio do caminho pra almoçar, voo 20:00)

    Minhas perguntas
    1. O dia (dia comum ou fim de semana) influencia na visita dessas cidades bate volta que citei? Tipo mais cheio ou alguma complicação?
    2. Dado aquelas premissas lá que coloquei esse roteiro de carro tem estradas bonitas ou que valham a pena ?
    3. Algum lugar específico no meio do caminho que valha a pena?

    Tô bastante aberto a sugestões, principalmente do trecho final da viagem (de carro).

    Desculpe pelo testamento, obrigado antecipadamente e abraços
    Eduardo

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia Eduardo, seja bem-vindo ao Espanha Total e à consultoria de roteiros. Vamos com seu testamento 😉
      Março é um mês que deve agradar você, em muitos lugares é temporada baixa e, com certeza, você vai encontrar menos turistas que em outras épocas do ano (sempre ciente de que a Espanha sempre tem turistas). Seu planejamento inicial (estadia em Madri) está perfeito.
      Sobre os bate-voltas. Na hora de avaliar um bate-volta, você precisa calcular, por um lado, não só o tempo de viagem, mas o deslocamento até a estação (no ponto de partida e no ponto de chegada) e o fato de que você precisa chegar na estação bem antes da partida do transporte. Por outro lado, precisa estudar a densidade das atrações no destino visitado. Toledo é um bate-volta perfeito para ser feito no dia. Córdoba, saindo muito cedo e voltando bem tarde, também dá para se fazer. O problema de Salamanca é que é uma cidade com bastante coisa para visitar. Pode ser que seu bate-volta fique acelerado demais.
      Sobre a continuação da sua viagem pela Ribeira del Duero e La Rioja, achamos perfeito. Muitas cidadezinhas legais que você deve adorar.
      Suas perguntas específicas:
      1. Costuma ter mais gente no final de semana (turismo local). Evitariamos sempre a segunda-feira, porque é dia de fechamento para muitas atrações (Toledo é uma exceção).
      2. Seu roteiro tem estradas e paisagens lindos, sim. Toda a parte da Castela (Valladolid, Soria) e La Rioja é muito bonita. Não saberiamos destacar uma estrada acima das restantes.
      3. Voltando de Laguardia para o aeroporto, você vai passar por Atienza, com um castelo espetacular. Tomando um pequeno desvio, você pode chegar também a Sigüenza, que também é espetacular, com um fantástico castelo. Seria um bom lugar para comer.
      Abraço.

      1. Oi Tony, muito obrigado pelas respostas

        Sobre Salamanca, você acha que vale a pena alugar + 1 dia de carro e passar por lá antes de ir a região de Ribeira do Douro? nesse caso eu sacrificaria a visita à Segóvia, porque acho que ficaria fora de mão. Nesse cenário alguma recomendação especial por ir de carro à Salamanca?

        Sobre as estradas, costumo jogar no google maps a origem x destino e dai escolho uma rota na sorte. A pergunta era mais pra saber se dessas regiões que pretendo visitar tem alguma rota imperdível.

        Anotada a dica da volta de Laguardia, apenas uma questão, olhei essas cidades no mapa e me pareceu que Siguenza é mais próxima da estrada principal, pelo menos pela rota que o maps sugere ate Madrid, confere?.

        Uma ultima pergunta , essas cidades menores que pretendo visitar no trecho de carro, elas praticam a Siesta? As atrações e resturantes tb fecham? Isso é importante saber pra definir as visitas..

        Um abraço
        Eduardo

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia de novo, Eduardo. Sacrificar Segóvia parece um crime, especialmente por se tratar de uma cidade tão legal, próxima de Madri e fácil de percorrer em um dia. Fique com Segóvia e tente o bate-volta até Salamanca no mesmo dia. Todas as estradas que o Maps vai indicar para você são legais. Aliás, as autovias (veja os tipos de estrada na Espanha, que forma parte do nosso dossiê com tudo o que você precisa saber para dirigir na Espanha) são provavelmente as menos interessantes, sendo que são vias rápidas que não atravessam nem cidades nem vilarejos. Há várias rotas possíveis entre Laguardia e Madri, se você evitar a autovia A-2/E-90, vai pegar estradas mais bonitas, mas vai demorar também mais tempo para completar o percurso.
          A tradição da siesta na Espanha é um estereótipo que se afasta cada vez mais do que é a realidade do país. Unicamente uma minoria pequena da população dorme a siesta. Porém, os horários do comércio na Espanha são bem diferentes do Brasil e, especialmente em lugares menores, você vai encontrar as portas fechadas entre as 14h e as 17h. Bares e restaurantes permanecem abertos.
          Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *