Menu

consultoria de roteiros 2019

Córdoba, Spain

Bem-vindo à consultoria de roteiros do Espanha Total.

1. O que é a consultoria de roteiros

A consultoria de roteiros do Espanha Total é um espaço onde respondemos consultas sobre roteiros de viagem pela Espanha. Somos especialistas na Espanha e, através das nossas respostas, tentamos ajudar a aprimorar seus planos de viagem.

O serviço de consultoria é prestado através da caixa de comentários do presente texto. Deixe suas perguntas e responderemos o antes possível.

2. A consultoria é gratuita?

Sim, a consultoria de roteiros do Espanha Total é gratuita. Leia o ponto 3 do presente texto para saber mais.

3. Quem pode usar a consultoria?

A consultoria é reservada exclusivamente para aqueles leitores que tenham comprado ao menos um dos nossos guias da Espanha, com nove títulos dedicados a Barcelona, Cádiz, Córdoba, Granada, Madrid, Sevilha, Toledo, Valência e Zaragoza.

Por gentileza, na hora de deixar sua consulta, coloque o mesmo endereço de email que você usou para comprar seu(s) guia(s), para que possamos identificá-lo facilmente.

4. O que podemos fazer por você?

Podemos dar orientações gerais para aprimorar seu roteiro, incluindo:

  • dicas sobre quantos dias dedicar para cada destino visitado.
  • informações sobre a logística do transporte entre os destinos.
  • sugestões sobre como definir a ordem do seu roteiro.

E qualquer outro tipo de dica que acharmos pode melhorar sua viagem. Aliás, não deixe de conhecer nossas 10 dicas para viajar melhor pela Espanha.

5. O que não podemos fazer por você?

Na consultoria de roteiros não podemos elaborar roteiros detalhados e personalizados para cada uma das cidades visitadas. Para isso existem nossos nove guias. Enquanto não tivermos material específico sobre outros destinos na Espanha, podemos dar dicas e orientações muito gerais sobre eles, mas não elaborar roteiros detalhados de visitação de cada destino.

Na consultoria também não realizamos reservas hoteleiras nem de passagens (e também não fazemos pesquisa de valores, que é uma tarefa que você deverá realizar, pedindo todas as orientações necessárias sobre o assunto). No site você vai encontrar muita informação sobre como chegar na Espanha e como se locomover dentro do país, além de uma ótima ferramenta para pesquisa de hospedagem.

Igualmente, não podemos realizar cálculos de despesas, sendo que é uma tarefa quase impossível. Veja o texto quanto vou gastar na Espanha? sobre o assunto.

6. Existe um limite no número de consultas que posso deixar?

Não! Você pode deixar tantas quantas perguntas você quiser, relacionadas com o assunto da consultoria, que são os roteiros para percorrer a Espanha.

7. Vocês demoram muito para responder?

Costumamos responder consultas uma vez por dia, de segunda a sexta. Quando estamos viajando, pode ser que as respostas demorem mais alguns dias. Mas nunca deixamos de responder nenhuma pergunta.

Bem-vindo à nossa consultoria de roteiros!

632 comentários em “consultoria de roteiros 2019”

  1. Avatar

    Boa noite!!!
    Vamos p Espanha em janeiro, 2 adultos e 2 adolescentes (ambos meninos), de 15 e 16 anos. Chegaremos em Madri, no dia 11/01, à tarde (+-14:30h) e ficaremos lá até o dia 15/01 (hotel já reservado). Pensamos em alugar um carro p ir para Toledo, e pensamos em escolher outras 2 cidades (Granada ou Cordoba ou Sevilha) e temos dúvida de
    qtos dias ficar em cada. Dia 18/01 iremos para Barcelona (pensamos em avião), onde ficaremos até o dia 25/01 (volta p o Brasil +- 14h). Em Barcelona precisamos da sua orientação para assistirmos o jogo de futebol entre Barcelona x Granada, no dia 19/01 (Vc sabe se este jogo está mesmo confirmado e qual horário?)
    Dentro desta proposta, qual sua opinião? Qual melhor roteiro, incluindo tempo em cada lugar?
    Muito obrigada e parabéns pelas suas excelentes orientações. Parabéns pelo guia de Barcelona, excelente!!!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezada Elaine, seja muito bem-vinda ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI) e à nossa consultoria de roteiros. Vamos tentar fazer um encaixe de datas a partir da parte do seu roteiro que já foi definida, e responder também suas dúvidas.
      11/01 chegada e noite em Madri.
      12/01 noite em Madri.
      13/01 noite em Madri.
      14/01 noite em Madri. Bate-volta até Toledo. Não costumamos indicar ir até Toledo de carro mas, no seu caso, e sendo que vocês são quatro, pode valer a pena.
      15/01 trem-bala Madri>Córdoba. Visita a Córdoba durante o dia com pernoite em Córdoba ou continuação até Sevilha (seria necessário encontrar um lugar para deixar as malas em Córdoba em caso de fazer pit-stop).
      16/01 trem-bala Córdoba>Sevilha. Noite em Sevilha.
      17/01 noite em Sevilha.
      18/01 trem-bala ou avião Sevilha>Barcelona. Chegada e noite em Barcelona.
      19/01 noite em Barcelona. O jogo contra o Granada ainda não foi confirmado. A confirmação deve acontecer até duas semanas antes do jogo. Pode conferir as informações no texto calendário de jogos do FC Barcelona, que atualizamos semanalmente.
      20/01 noite em Barcelona.
      21/01 noite em Barcelona.
      22/01 noite em Barcelona.
      23/01 noite em Barcelona.
      24/01 noite em Barcelona. Vai dar tempo para escolher um ou vários bate-voltas saindo de Barcelona.
      25/01 volta para o Brasil.
      Sevilha poderia ser trocada por Granada. Existe um voo direto de Granada para Barcelona. Como Sevilha ou Granada vão ficar fora do seu roteiro, a escolha poderia ser Granada, eliminando o pit-stop em Córdoba. Desse jeito, Córdoba e Sevilha ficariam para uma viagem futura, quem sabe junto com Málaga, os Pueblos Blancos e Cádiz. Você acabaria ficando três noites em Granada, que é nossa indicação para quem visita a cidade.
      Ficamos à sua disposição para falar sobre mudanças e dar esclarecimentos sobre nossas escolhas. Abraço!

      1. Avatar

        Oi Tony!
        Vc sabe me dizer a probabilidade de encontrarmos ingressos p o jogo, após a confirmação do mesmo? Duas semanas antes é bem em cima da data. E, já estaremos viajando, já que nossa viagem começará no dia 07/01 em Londres. Pq, se não formos ao jogo, poderíamos diminuir 2 noites em Barcelona e refazer o roteiro. O que vc acha?

        Outra dúvida: inicialmente, pensamos em alugar um carro, sair de Madri, passar em Toledo e ir para umas das 3 cidades mencionadas e depois para outra das três (Cordoba, Granada ou Sevilha). O que vc acha desta idéia?

        Muito obrigada!!!

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Elaine, no caso do jogo contra o Granada, a probabilidade de encontrar ingressos é muito alta (apesar de que ninguém pode dar garantias). Abrindo mão do jogo de futebol, daria para conhecer Granada. Essa decisão é sua 🙂
          Pensamos na possibilidade de alugar um carro para o percurso que você indica. O problema é que, enquanto a distância entre Madri e Toledo é curta, a partir de Toledo os tempos de deslocamento são maiores. Mais de 3 horas de Toledo a Córdoba, e 1 hora e 40 de Córdoba a Sevilha. Mas seria uma possibilidade. Alugando o carro no dia que estiverem saindo de Madri, e retornando o carro na chegada a Sevilha. Em Toledo e Córdoba, procurem hotel com estacionamento. Abraço.

          1. Avatar

            Oi Tony! Suas dicas estão nos ajudando muito. Fizemos algumas adaptações e queremos sua opinião. Fique à vontade p sugerir modificações.

            11/01 chegada (14:30h) e noite em Madri.
            12/01 noite em Madri.
            13/01 noite em Madri.
            14/01 noite em Madri.
            15/01 Bate-volta>Toledo e noite em Madri.
            16/01 Madri>Granada de trem.
            17/01 noite em Granada.
            18/01Granada>Barcelona de avião. Noite em Barcelona
            19/01 noite em Barcelona. (jogo Barcelona x Granada)
            20/01 noite em Barcelona.
            21/01 noite em Barcelona.
            22/01 noite em Barcelona.
            23/01 noite em Barcelona.
            24/01 noite em Barcelona.
            25/01 volta para o Brasil. (14 h)
            Escolher alguns bate-volta em Barcelona.

            Aguardo sua preciosa opinião! Muito obrigada!
            Elaine

            1. Tony | ESPANHA TOTAL

              Bom dia Elaine, nosso principal comentário é que a estadia em Granada está curta demais. Você precisa avaliar também que há chances do jogo do Barça ser mudado para o 18/01, o que poderia complicar sua programação. Pense assim: você vai dedicar tempo e dinheiro para chegar em Granada, que é um destino distante, e vai ficar tão pouco tempo que vai ter que deixar de ver lugares essenciais na cidade (só para o bairro do Albaicín indicamos um dia completo, que é um dos roteiros do nosso Granada em dois dias). Se vai dedicar tão pouco tempo para Granada, avalie a possibilidade de deixar a cidade fora do roteiro (deixe ela para uma próxima viagem à Andaluzia, percorrendo também Córdoba e Sevilha). Você poderia visitar Zaragoza no caminho entre Madri e Barcelona, e contar com mais tempo para bate-voltas em Madri e bate-voltas em Barcelona. Abraço.

  2. Avatar
    Regina Célia Moreira de Amorim

    Oi, Tony, boa tarde!
    Pretendemos ir à Espanha em abril/2020 (15/04/2020 a 26/04/2020), visitando a região da Andaluzia e Barcelona?
    Qual a melhor forma de distribuir os dias?

  3. Avatar
    Regina Célia Moreira de Amorim

    Boa noite, Tony!
    Vi o seu roteiro 5, para uma viagem de 10 dias. Com disponibilidade de 12 dias, é possível fazer um roteiro com Barcelona – Madri (incluindo bate e volta a Toledo) – Sevilha – Granada – Córdoba? Como distribuir os dias?
    Como já conhecemos Madri, pensei em 2 dias apenas na cidade.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Regina, seja bem-vinda ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI) e à nossa consultoria de roteiros. Antes de mais nada, vocês já definiram o ponto de entrada na Espanha e o ponto de volta para o Brasil? Sabendo essa informação (inclusive o horário de chegada e partida), fica mais fácil fazer uma proposta que aproveite seu tempo ao máximo. Aguardamos seu retorno!

  4. Avatar

    Boa noite Tony
    Estamos precisando de orientação com nosso roteiro!
    Vou te passar nossa primeira ideia pra ver o que você acha.
    Chegaremos em Madrid na noite do dia 01/01/20
    Pensamos:01/01 Madrid
    02/02 Madrid
    03/01 conhecer Toledo
    04/01 Madrid para Sevilha
    05/01 Sevilha
    06/01 Sevilha para cordoba
    07/01 cordoba para granada
    08/01 granada para fazer seu guia completo
    09/01 granada para Barcelona via aérea
    10/01 Barcelona
    11/01 Barcelona
    12/01 Girona
    13/01 val de Núria
    14/01 Montserrat
    15/01 volta ao Brasil
    O que vc acha?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Delmira, seja bem-vinda ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI) e à nossa consultoria de roteiros. Seu roteiro é bastante acelerado, o tempo dedicado tanto para Barcelona como para Madri é muito curto, pela nossa experiência, quem dedica tão pouco tempo para cidades tão cheias de conteúdo, acaba se arrependendo profundamente. O problema é que não há onde obter mais dias para as visitas. Veja que habitualmente indicamos três noites em Sevilha e Granada, três ou quatro em Madri e todas as noites possíveis em Barcelona.
      A ordem do roteiro é impecável e a logística dos deslocamentos é simples (tudo de trem-bala com a exceção do Granada>Barcelona de avião).
      Então, dá para fazer mas muito provavelmente você vai ficar se lamentando não ter dedicado mais tempo para Madri e Barcelona. Na hora que você tiver definido a data da sua visita a Granada, não deixe de assistir nossa dica valiosa sobre a Alhambra.
      Precisando de novos esclarecimentos, aproveite para perguntar! Abraço.

      1. Avatar

        Obrigada Tony , também achei acelerado mas é que a Espanha parece tão linda que dá vontade de ver um pouco de tudo!
        Vou deixar então apenas um bate volta em Barcelona para aumentar o tempo na cidade. Abraços

  5. Avatar
    Antônio Carlos Abath Valença

    Olá, Tony, tudo bem? Parabéns pelo site, um dos mais completos que já vi sobre a Espanha.
    Veja, eu, minha esposa e nossas crianças (de 9 e de 2 anos e meio) estamos com viagem marcada à Espanha para o período de 21 de janeiro (chegando por Madrid) a 10 de fevereiro (voltando ao Brasil por Sevilha). Considerando que já conhecemos Barcelona em 2016, inclusive com muitas dicas suas, optamos por incluir Madrid e a região da Andaluzia, esta em virtude do inverno menos intenso. O roteiro está, por ora, assim organizado:
    21/1 a 28/1 – Madrid, com um bate-volta em Segóvia. Ou seja, cinco dias inteiros em Madrid + um dia bate – volta em Segóvia.
    28/1 a 29/1 – Toledo. Sairemos de Madrid, de carro, rumo a Tolendo, onde passaremos à noite e, na manhã seguinte, seguiremos viagem a Córdoba, iniciando a fase Andaluzia.
    29/1 a 1/2: três noites em Córdoba, a fim de conhecermos a cidade com calma. Confesso, contudo, estar na dúvida sobre se 2 noites já seriam suficientes para conhecer a cidade com a mesma calma.
    1/2 a 4/2: Granada. Três noites em Granada.
    4/2 a 5/2: Ronda.
    6/2 a 10/2: Sevilha. Também questiono se não seriam dias demais nessa cidade. Se sim, a opção, talvez, seja incluir Vejer de La Frontera.

    O que você acha? Desde já, agradeço bastante pela atenção.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Antônio Carlos, seja bem-vindo mais uma vez ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI) e à nossa consultoria de roteiros. Adoramos seu roteiro, do jeito que a gente gosta, visitando os lugares com calma. Nossos comentários.
      – sim, três noites em Córdoba é muito tempo. Duas noites devem ser suficientes.
      – costumamos indicar um mínimo de três noites em Sevilha. Quatro noites não são um exagero, permitiriam completar algum bate-volta saindo de Sevilha, como Itálica. Mas também daria para tentar conhecer Vejer de la Frontera. Fariam Ronda>Vejer de la Frontera>Sevilha.
      Vocês já pensaram na logística do transporte na Andaluzia? No caso de querer fazer Vejer de la Frontera, o carro alugado seria quase imprescindível.
      Abraço.

      1. Avatar
        Anntônio Carlos Abath Valença

        Muito obrigado pelo retorno, Tony! Considerando suas valiosas observações, nosso roteiro ficou assim:
        21/1 a 29/1 – Madrid, com 2 dias para bate-voltas em Toledo e em Segóvia. O propósito de muitos dias na capital é aproveitá-la com calma, até porque estaremos com duas crianças.
        29/1 a 31/1 – Córdoba, aonde iremos de trem-bala.
        31/1 a 4/2 – Granada. Novamente, optamos por um pouco mais de tempo nessa bela cidade para a aproveitarmos com calma.
        4/2 a 6/2 – Pueblos Blancos. Nossa base será em Ronda, onde nos hospedaremos por duas noites, e faremos bate-voltas em vilas próximas, como Zahara de La Sierra. Faremos o percurso, obviamente, de carro, que alugaremos em Granada.
        6/2 a 10/2 – Sevilha.

        Ficou legal?

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Antônio, seu roteiro ficou legal, sim, com tempo mais do que suficiente para curtir com calma todas as cidades que vocês vão visitar. Precisando de novas orientações, aproveite para perguntar, teremos o maior prazer em tentar ajudar! Abraço.

  6. Avatar

    Boa tarde Tony, viajo com esposo e duas filhas adolescentes (12 e 18) entre 14 e 27 de dezembro/2019.
    Estou finalizando meu roteiro, sempre com base no seu site (O MELHOR DE TODOS).
    Gostaria de sua opinião, a respeito.
    Gosto de deixar tudo mais ou menos previsto, sabendo que tudo pode ser alterado por conta de previsão do tempo, mas como vocês sempre escrevem temos que ir já com os ingressos comprados, e tento otimizar o tempo mesclando os roteiros que vocês indicam com os interesses que a família tem.
    Segue programação, para sua avaliação:

    13/12/2019 23:15 vôo LA8064 – Operado por LATAM Airlines Brasil

    14/12/2019 13:10 Chegada em Madri – hospedagem na Rua Atocha (próximo a estação)
    18:00 Museu do Prado (gratuito – chegar 30minutos antes)

    15/12/2019 08:00 Levantar, tomar café – passeio pelo parque do Jardim Botânico
    13:30 Museu Reina Sofía (gratuito – chegar 30minutos antes)

    16/12/2019 08:00 Levantar, tomar café – A DEFINIR
    12:00 Museu Thyssen Bornemisza (gratuito – chegar 30minutos antes)
    20:40 Passeio Navibus ( chegar com antecedência – ingressos já comprados)

    17/12/2019 07:00 Levantar, tomar café – A DEFINIR
    11:30 Check out Hotel
    15:00 Embarque trem – (passagens já compradas)
    17:30 Chegada em Barcelona – hospedagem na Rambla (perto da estação Liceu)

    18/12/2019 09:00 Roteiro 1 – bairro gótico
    18:00 Cervejaria Muritz

    19/12/2019 10:00 Parc de Montjuïc – roteiro 10
    17:00 Poble Espanyol
    20:00 Font Màgica

    20/12/2019 09:00 Park Güell
    12:30 La Pedrera
    15:30 Casa Batló

    21/12/2019 08:00 Excursão a Girona, Figueres e Museu Dalí (ainda não comprada)

    22/12/2019 09:00 “Circuito Merli” – Bar da Míriam (Plaça Sant Vicenç de Sarrià)
    10:00 CosmoCaixa
    14:00 Parc d’Atraccions del Tibidabo
    23/12/2019 09:00 Sagrada Família
    13:00 Hospital de la Santa Creu i Sant Pau e ou Encants de Bellcaire

    24/12/2019 SEM PROGRAMAÇÃO POR ENQUANTO

    25/12/2019 08:00 La Molina – (Ir de trem – passagens ainda não foram compradas)

    26/12/2019 SEM PROGRAMAÇÃO POR ENQUANTO

    27/12/2019 11:20 vôo LA8115 – Operado por LATAM Airlines Brasil

    Atenciosamente, Lenise Lemos

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Lenise, seja bem-vinda ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI) e à nossa consultoria de roteiros. Se você gosta do nosso trabalho, estamos lançando um canal no YouTube 🙂
      Vamos tentar ajudar com sua programação:
      14/12. A fila para entrar no Museo del Prado no horário gratuito costuma a se formar uma hora antes. O museu fica megalotado durante esse horário, que é ótimo para quem já conhece o museu e unicamente está querendo ver uma ou duas obras.
      15/12. O Jardim Botânico é bastante pequeno. Considere um passeio alternativo pelo Parque del Retiro.
      16/12. Ok. No Madri em 9 roteiros apresentamos bastantes alternativas para aproveitar seu tempo ao máximo.
      17/12. Ok.
      18/12. Ok.
      19/12. Ok.
      20/12. Ok.
      21/12. Ok.
      22/12. O que seria o “Circuito Merli”?
      23/12. O Encants fecha às 20horas, não deixariamos de conhecer o Hospital de Sant Pau, e ainda deve dar tempo para visitar o Encants.
      24/12. Ok.
      25/12. Confira a disponibilidade de horários para o dia de Natal. Considere também Vall de Núria como passeio alternativo. Se você não for esquiar, é um passeio muito legal.
      26/12. Ok.
      Precisando de qualquer esclarecimento, sobre o Madri ou Barcelona, aproveite para continuar perguntando. Abraço!

      1. Avatar

        Olá Tony,
        “circuito Merli”, é pq minha filha adora a série Merli que passa na Netflix e ela quer visitar alguns lugares que aparecem na série (eu que denominei assim para nos entendermos), mas são aqueles lugares que escrevi.
        Gostaria de ajuda para o que fazer no dia 24 e no dia 26, que ainda estão sem programação.
        Quanto a ir no La Molina, a escolha foi por que ao ler seu post sobre escolher entre um e outro dizia que para adolescentes seria melhor o La Molina, além de lá eles alugarem roupas e não vi essa possibilidade no Vall de Núria (não vamos esquiar). Vi que no La Molina vai ter programação, só não sei como fica a questão do transporte, pois não tem excursões para lá, mas ainda não escolhi nem comprei nada, podemos trocar sem problemas.
        Att. Lenise

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Lenise, entendemos a parte do “Circuito Merli”. Para o dia 24, você poderia planejar o roteiro 2 seguido pelo roteiro 3. Para o dia 26, feriado em Barcelona, você poderia programar os roteiros 5 e 15.
          La Molina continua sendo uma escolha válida. É bastante fácil chegar (veja todas as informações no texto La Molina). Abraço.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Juliana, seja bem-vinda ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e ao passaporteMADRI). Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Se você ainda não conhece nossos guias, pode vê-los aqui. Temos certeza de que você vai achar que são um ótimo investimento para sua viagem. Abraço.
      P.S.: veja o texto a melhor época do ano para ir a Mallorca e o vídeo quando visitar as Ilhas Baleares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima