Menu

consultoria de roteiros 2019

Córdoba, Spain

Bem-vindo à consultoria de roteiros do Espanha Total.

1. O que é a consultoria de roteiros

A consultoria de roteiros do Espanha Total é um espaço onde respondemos consultas sobre roteiros de viagem pela Espanha. Somos especialistas na Espanha e, através das nossas respostas, tentamos ajudar a aprimorar seus planos de viagem.

O serviço de consultoria é prestado através da caixa de comentários do presente texto. Deixe suas perguntas e responderemos o antes possível.

2. A consultoria é gratuita?

Sim, a consultoria de roteiros do Espanha Total é gratuita. Leia o ponto 3 do presente texto para saber mais.

3. Quem pode usar a consultoria?

A consultoria é reservada exclusivamente para aqueles leitores que tenham comprado ao menos um dos nossos guias da Espanha, com nove títulos dedicados a Barcelona, Cádiz, Córdoba, Granada, Madrid, Sevilha, Toledo, Valência e Zaragoza.

Por gentileza, na hora de deixar sua consulta, coloque o mesmo endereço de email que você usou para comprar seu(s) guia(s), para que possamos identificá-lo facilmente.

4. O que podemos fazer por você?

Podemos dar orientações gerais para aprimorar seu roteiro, incluindo:

  • dicas sobre quantos dias dedicar para cada destino visitado.
  • informações sobre a logística do transporte entre os destinos.
  • sugestões sobre como definir a ordem do seu roteiro.

E qualquer outro tipo de dica que acharmos pode melhorar sua viagem. Aliás, não deixe de conhecer nossas 10 dicas para viajar melhor pela Espanha.

5. O que não podemos fazer por você?

Na consultoria de roteiros não podemos elaborar roteiros detalhados e personalizados para cada uma das cidades visitadas. Para isso existem nossos nove guias. Enquanto não tivermos material específico sobre outros destinos na Espanha, podemos dar dicas e orientações muito gerais sobre eles, mas não elaborar roteiros detalhados de visitação de cada destino.

Na consultoria também não realizamos reservas hoteleiras nem de passagens (e também não fazemos pesquisa de valores, que é uma tarefa que você deverá realizar, pedindo todas as orientações necessárias sobre o assunto). No site você vai encontrar muita informação sobre como chegar na Espanha e como se locomover dentro do país, além de uma ótima ferramenta para pesquisa de hospedagem.

Igualmente, não podemos realizar cálculos de despesas, sendo que é uma tarefa quase impossível. Veja o texto quanto vou gastar na Espanha? sobre o assunto.

6. Existe um limite no número de consultas que posso deixar?

Não! Você pode deixar tantas quantas perguntas você quiser, relacionadas com o assunto da consultoria, que são os roteiros para percorrer a Espanha.

7. Vocês demoram muito para responder?

Costumamos responder consultas uma vez por dia, de segunda a sexta. Quando estamos viajando, pode ser que as respostas demorem mais alguns dias. Mas nunca deixamos de responder nenhuma pergunta.

Bem-vindo à nossa consultoria de roteiros!

574 comentários em “consultoria de roteiros 2019”

  1. Avatar
    SAULO ESCOBAR DE BARCELLOS

    Bom dia
    Estou indo pra Espanha no mês de setembro, gostaria de saber quais atrações preciso comprar com antecedência ingressos. Vamos pra madrid, barcelona, valência, granada, sevilha.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Saulo, você já tinha deixado uma consulta similar, que foi respondida aqui. Não há nenhum ingresso que deva ser comprado antecipadamente em Valência. Em Sevilha pode ser uma boa ideia comprar antecipadamente os ingressos da Catedral e Alcázar.
      Porém, no caso de Granada, é IMPRESCINDÍVEL que você compre JÁ os ingressos para Alhambra (veja como comprar os ingressos para a Alhambra de Granada). Não deixe passar mais um minuto sem comprar os ingressos. Abraço.

    2. Avatar

      Boa noite!!!
      Vamos p Espanha por 15 dias em janeiro, 2 adultos e 2 filhos, de 15 e 16 anos. Queremos conhecer Barcelona, Madrid e Toledo. Vc sugere incluirmos mais algum destino?
      Qual melhor roteiro, incluindo tempo em cada lugar?
      Muito obrigada e parabéns pelas suas excelentes orientações!

      1. Tony | ESPANHA TOTAL

        Bom dia, Elaine, seja bem-vinda ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e ao passaporteMADRI). Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Se você ainda não conhece nossos guias, pode vê-los aqui. Temos certeza de que você vai achar que são um ótimo investimento para sua viagem. Abraço.

  2. Avatar

    Olá. Gostaria de opiniões sobre meu roteiro.
    Vou para a Espanha em setembro, entre os dias 02 e 16. Chegamos (eu, minha esposa e bebê de 1 anos) no dia 03 pela manhã em Madrid, onde ficamos até o dia 07 (tenho um congresso lá entre os dias 04 e 07). Reservei estadia no hotel VP Jardin de Recoletos. Durante o período em Madrid, farei alguns roteiros curtos quando não estiver no congresso, enquanto minha esposa irá passear com a nossa filha. Escolhi a região do hotel pelos parques nas cercanias e relativa proximidade com as atrações no centro. Saímos de Madrid no dia 07 pela manhã, com destino a Valencia. Meu plano é fazer esse trajeto de carro, parando em Toledo durante o dia e chegando em Valencia no final do dia/noite. A ideia do carro é para termos mais liberdade em função do bebê. Após, 2 dias completos em Valencia, saindo de lá na manhã do dia 10 novamente de carro com destino a Barcelona, com planos de conhecer Tarragona (e eventualmente Sitges se valer a pena) no caminho. Ficamos em Barcelona da noite do dia 10 até o retorno no dia 16.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, André, seja bem-vindo ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI) e à nossa consultoria de roteiros. Vamos comentar suas diferentes escolhas:
      – o VP Jardín de Recoletos está em um endereço muito nobre de Madri. Você já viu que não fica no centro turístico mas está muito bem comunicado, além de muito próximo do Parque del Retiro.
      – Madri-Toledo-Valência de carro é uma opção razoável considerando suas necessidades específicas. Chegando em Toledo, estacione o carro em um estacionamento pago, tomando muito cuidado para não abrir o porta-malas nem deixar qualquer sinal que indique que o carro está carregado.
      – dois dias completos em Valência é uma escolha perfeita.
      – no caminho entre Valência e Barcelona, Tarragona é um pit-stop bastante denso, que vai exigir caminhar bastante. Já no caso de Sitges, é um balneário com um lindo calçadão.
      – o tempo dedicado para Barcelona é ótimo também. Se você quiser ajuda com a programação específica para Barcelona, aproveite a consultoria de roteiros do passaporteBCN para que possamos ajudar.
      Abraço.

      1. Avatar

        Muito obrigado!
        Começando a surgir dúvidas antes da viagem, algumas mais gerais e algumas com relação a roteiros…
        – Chip de celular… onde posso comprar e de qual operadora?
        – Estarei hospedado no VP Jardin de Recoletos e tenho um congresso no Palácio Municipal de Congressos. Recomendam algum meio de transporte específico? Ida de manhã cedo e retorno no fim do dia…
        – Vi que o Museu do Prado tem acesso liberado entre 18h e 20h. Pensei em visitar nesse horário, já que não sou um grande apreciador e entendedor de arte, mas gostaria de conhecer. Costuma ter muita fila por causa da entrada gratuita?
        Obrigado!

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, André! Suas dúvidas:
          – veja onde comprar um chip para celular na Espanha. Considere também a alternativa que apresentamos aqui.
          – o Palacio Municipal de Congresos fica no IFEMA, a feria de Madri, bastante afastada do centro da cidade. Você poderia chegar de metrô, pegue a linha 4 na estação Serrano e, na estação Mar de Cristal, mude para a linha cor-de-rosa, descendo na estação Feria de Madri. Calcule um percurso total de uma hora.
          – as filas no Museo del Prado, no horário gratuito, costumam ser gigantescas. É bom se juntar à fila uma hora antes do começo do horário gratuito. O museu costuma ficar lotadaço nesse horário.
          Abraço.

          1. Avatar

            Maravilha, Madrid resolvida.
            Sobre Valencia, minha única dúvida é
            sobre o Oceanografic.. preciso comprar ingressos com antecedência? Vou ficar 2 dias na cidade e pretendia definir em qual dia ir de acordo com a meteorologia.

              1. Avatar

                Por favor, quero conhecer Ronda em final de semana de outubro. Tem algum tipo de guia la??? Ou sozinha eu consigo conhecer os pontos turísticos???? E dormiria lá também. Obrigada Vanda

  3. Avatar

    Estarei na Espanha do dia 29/09 a 10/10 e gostaria de saber a opinião de vocês sobre a seguinte divisão ( tenho que estar em Barcelona dia 06/10 pq tenho ingresso para o jogo BCNxSevilha )

    29/09(voo chega as 14) a 02/10 – Madri
    02/10 a 05/10 – Sevilha (talvez com bate e volta a Cordoba?)
    05/10 a 09/10 – Barcelona (cabe algum bate e volta nesse periodo?)
    09/10 a 10/10 – Madri – voo de volta para o Brasil

    Pretendo fazer a locomoção entre as cidades de trem

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Débora, seja bem-vinda ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI) e à nossa consultoria de roteiros. Vamos com sua programação:
      29/09. Ok.
      02/10 – 05/10. É muito fácil programar um bate-volta até Córdoba saindo de Sevilha, mas lembramos que indicamos dois dias completos em Sevilha para poder visitar os principais pontos de interesse turístico da cidade.
      05/10 – 09/10. Há muita coisa para ver em Barcelona, pode ser que não sobre tempo para um bate-volta, tudo vai depender dos passeios que você achar imprescindíveis completar. No caso de Barcelona, aproveite nossa consultoria de roteiros sobre a cidade para poder definir melhor sua programação na capital da Catalunha.
      Muito importante, o jogo do Barça do dia 6/10 não foi confirmado. Pode acontecer no dia 5/10. Não cansamos de alertar sobre o risco de comprar ingressos para um jogo do Barça sem data e horários confirmados. Você deveria garantir estar em Barcelona na manhã do dia 5, caso o jogo for antecipado.
      9/10 – 10/10. Ok.
      Você vai poder viajar tranquilamente de trem-bala entre todas as cidades do seu roteiro. Fique à vontade para continuar tirando suas dúvidas. Abraço.

      1. Avatar

        Muito obrigada, o seu blog está me ajudando muito!

        Eu tinha levado em consideração que o jogo poderia ser dia 05/10, mas não levei em conta que ele pode ser alterado para 05/10 pela manhã! Aí não consigo chegar de Sevilha a tempo 🙁
        Pensei então em fazer o seguinte:

        29/09(voo chega as 14) a 01/10 – Madri
        01/10 a 04/10 – Sevilha
        04/10 a 08/10 – Barcelona
        08/10 a 10/10 – Madri – voo de volta para o Brasil

        O que acha?

        Ou talvez será melhor fazer:

        29/09(voo chega as 14) a 03/10 – Madri
        03/10 a 07/10 – Barcelona
        07/10 a 09/10 – Sevilha
        09/10 a 10/10 – Sevilha -> Madri – voo de volta para o Brasil

        Esqueci de mencionar que meu vôo de volta é as 00:55 do dia 10/10 (foi o melhor que eu consegui por comprar muito em cima da hora), então tenho que ir para o aeroporto dia 09/09 à noite, pensei em aproveitar a manhã em Sevilha mesmo, pegar o trem para Madri um pouco depois do almoço e já ir direto para o aeroporto depois, acha arriscado?

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Débora. Na verdade, suas duas alternativas são válidas. No caso da primeira alternativa, valeria a pena cogitar partir para Sevilha no dia da chegada. Desse jeito, você eliminaria a necessidade de dormir em Madri a primeira noite. Pode pegar um trem-bala partindo de Madri a partir das 18 horas (um horário seguro considerando que seu voo chega às 14 horas). Essa mudança adiantaria sua programação um dia, e acrescentaria mais uma noite no final da sua estadia em Madri.
          Como no caso de Sevilha, também poderia pegar um trem-bala saindo de Barcelona no 09/10.
          Abraço.

  4. Avatar
    Maria Rita Nogueira De Moraes

    Oi Tony
    Estou com meu roteiro pronto e agora estou dividindo as atrações que tenho que comprar ingresso
    Preciso de sua ajuda no seguinte:
    Em Barcelona ,sei que está apertado.
    Chego dua 19/10 as 13,00 – neste dia não quero programar nada-vou circular
    20/10 -Contratei um tour a pé de 4hs com um brasileiro- manhã
    Sobra a parte da tarde
    21/10- Monteserrat – o dia todo
    22/10 – dia todo
    23/10 saída cedo
    Ajuda !!!
    Como divido as seguintes atrações nesta metade de dia -20 e no dia inteiro -22
    Não sei prever o horário para comprar as entradas e a proximidade das mesmas.
    O que faço questão: aceito sugestões:
    Sagrada Família – Hospital de sant pau ???
    Parc Guell
    Casa Batló e la pedreira
    Motjuic -teleférico e show das águas
    Tem outros que tenho dúvida- Palau de la Musica?
    Desde já agradeço
    Maria Rita

      1. Avatar
        Maria Rita Nogueira De Moraes

        Tony
        Desculpas mas não entendi
        Já comprei seus roteiros
        Fiz a pergunta no lugar errado é isto?
        Ainda me enrolo um pouco para achar minhas consultas
        Obrigada
        Maria Eita

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Maria Rita, não se preocupe, estamos aqui para dar toda a assistência que você precisar. Você não fez nada errado. O que acontece é que, na verdade, contamos com três consultorias:
          – a consultoria do Espanha Total, para a organização geral dos roteiros.
          – a consultoria do passaporteBCN, para consultas específicas sobre Barcelona.
          – a consultoria do passaporteMADRI, para consultas específicas sobre Madri.
          Como Barcelona e Madri são cidades grandes com muito conteúdo turístico, decidimos criar um espaço específico para cada uma delas.
          Acabamos de responder a consulta que você deixou na consultoria do passaporteBCN aqui.
          Abraço.

  5. Avatar

    Olá Tony, boa noite. Sigo na dúvida com o meu roteiro e a divisão dos dias. Acha viável chegar em Madrid e logo rumar para Granada? Ou passaria dois dias em Madrid primeiro?
    De Granada até Sevilha, estrategicamente, qual faria primeiro? Ronda ou Vejer? Pela sua experiência, alguma outra indicação?
    Obrigada
    Maria Elisa

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Maria Elisa. Tentamos visualizar a distribuição dos dias do seu passeio:
      13/10 chegada e noite em Madri.
      14/10 noite em Madri.
      15/10 trem-bala Madri> Granada. Noite em Granada.
      16/10 noite em Granada.
      17/10 noite em Granada.
      18/10 aluguel de carro. Noite em Ronda.
      19/10 noite em Vejer de la Frontera.
      20/10 devolução carro alugado. Noite em Sevilha.
      21/10 noite em Sevilha.
      22/10 noite em Sevilha.
      23/10 noite em Sevilha (com bate-volta até Córdoba).
      24/10 partida de Sevilha.
      A estadia em Madri ficou muito curta, mas Madri é um lugar onde é sempre fácil voltar, resolvemos priorizar a Andaluzia.
      Abraço.

  6. Avatar

    Olá Tony, boa tarde!

    Primeiro quero agradecer pelas super dicas e dedicação de vocês!
    Estarei com minha família em Madrid, Valencia e Barcelona em setembro.
    Algumas dúvidas surgiram lendo os roteiros que compramos e as orientações do Passaporte BCN, Passaporte Madrid e Espanha Total.

    1. Horários gratuitos dos pontos e lugares turísticos das três cidades:
    A entrada é por ordem de chegada?
    As filas são grandes? Vale a pena?

    2. Como fazer para ter o desconto dos lugares que estão incluídos no Valencia Tourist Card? Compra na hora na bilheteria ou posso comprar online?

    3. A entrada do Bioparc pode ser comprada online com desconto do Valencia Tourist Card ou tem que ser na bilheteria para ter o desconto?

    4. Se comprarmos o ingresso combinado da Ciudad de las Artes y las Ciencias, podemos usar em dias intercalados (19/09 e 21/09)?

    5. É possível comprar a passagem para o Teleférico de Montjuic na bilheteria?

    6. Qual o horário previsto para iniciar os roteiros (Madrid, Valencia e Barcelona)?

    7. Eu e meu filho temos nacionalidade espanhola. Meu marido vai viajar com passaporte brasileiro, pode entrar na mesma fila que eu e meu filho para entrada na Espanha?

    Obrigada!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Manuella, seja bem-vinda ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI) e à nossa consultoria de roteiros. Vamos tentar ajudar com seu planejamento e suas dúvidas.
      1. As filas costumam ser entre grandes e monstruosas. A entrada é por ordem de chegada, sim. O habitual é que a fila comece a se formar mais de uma hora antes do começo do horário livre. Além da fila, o interior das atrações pode ficar insuportávelmente lotado. Vale a pena unicamente em lugares específicos como, por exemplo, o Monasterio de El Escorial.
      2. Você compra na hora na bilheteria.
      3. Na bilheteria.
      4. O ingresso deve ser usado em dias consecutivos.
      5. Sim, sem problemas.
      6. 9:30h da manhã seria um bom horário.
      7. O certo seria seu filho entrar com seus pais pela fila dos estrangeiros não comunitários. O agente da imigração pode implicar (ou não) pelo fato de uma pessoa sem passaporte comunitário tentar entrar pela fila reservada para quem tem esse passaporte. Ainda mais, às vezes os comunitários são encaminhados todos pelas máquinas automáticas de validação de entrada, exclusivas para os comunitários.
      Fique à vontade para tirar todas as dúvidas sobre sua viagem, teremos o maior prazer em tentar ajudar. Abraço.

  7. Avatar

    Olá Tony,espero estar fazendo a consulta no lugar adequado…No roteiro de um dia em Cádiz, como bate e volta de Sevilha qual horário você recomenda comprar a passagem de trem? Para ir e para voltar ,para que seja possível fazer o roteiro? Obrigada.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Marisa, você está no lugar adequado, sim. Para que seu passeio por Cádiz fique legal, deveria começá-lo não mais tarde das 10 horas. Pode programar sua volta para Sevilha a partir das 19 horas. Abraço.

  8. Avatar

    OI tony,
    Em outubro estrei em Alicante, estava pensando em conhecer Granada, Málaga, Ronda, Sevilha, Córdoba. Já adquiri o guia de Sevilha e pretendo adquirir os outros.
    Gostaria da sua opniao se devo seguir essa ordem, tenho uns 12 dias para esse roteiro. Devo ir de ônibus ou trem voltando para madri?
    agradeço seus conselhos.
    silvana

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Silvana, a ordem do roteiro está correta. Nossa recomendação seria:
      – Alicante-Granada, de ônibus. Três noites em Granada.
      – Granada-Málaga, de ônibus. Duas noites em Málaga.
      – Málaga-Ronda, de ônibus. Uma noite em Ronda.
      – Ronda-Sevilha, de ônibus. Três noites em Sevilha.
      – Sevilha-Córdoba, de trem-bala. Pode ser encarado como um bate-volta saindo de Sevilha (no caso, você deveria acrescentar mais uma noite em Sevilha) ou como um pit-stop a caminho de Madri, com uma noite em Córdoba.
      – Córdoba-Madri, de trem-bala.
      Abraço.

  9. Avatar

    Prezado Tony. Mais uma vez vou incomodá-lo com minhas dúvidas. Desejo saber que ônibus devo pegar para ir do “Mirador de La Lona” até o “Hotel Melia Granada” sito à “Calle Angel Gavinet 7 .Mesma dúvida quanto ao ônibus que, do “Mosteiro de São Jerônimo”, me levaria ao hotel supra citado.
    Após realizar parte do seu roteiro nº 1 “Centro Histórico” pretendo pegar o “Trem Turístico” para ir até a “Cartuxa de Granada”. O melhor local para pegá-lo seria a “Plaza Nueva” ?
    Um grande abraço JOAMAN.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Joaman. Vamos com suas dúvidas:
      – não existe um transporte direto do Mirador de la Lona até seu hotel. Se você tiver disposição, são 15 minutos a pé até seu hotel, tudo descida (veja o percurso aqui).
      – para ir do Monasterio de San Jerónimo até seu hotel, você também pode caminhar, são 12 minutos a pé (veja o percurso aqui). Você poderia pegar um ônibus, mas vai ter que caminhar do mosteiro até o ponto de ônibus, que não fica na porta do mosteiro.
      – sim, a Plaza Nueva seria o melhor lugar para pegar o trem turístico.
      Abraço e uma ótima semana para você.

  10. Avatar
    José Carlos Balestrin Alves

    Boa tarde, temos viagem programada para a Espanha saindo de São Paulo para Madrid no dia 16/09 e chegando em Madrid dia 17/09 por volta das 15:00 horas.
    Gostaríamos de conhecer , Sevilha, Granada e Barcelona. Sairemos de Barcelona no dia 01/10. Qual roteiro vc sugere e meio de transporte.
    Agradeço desde já sua atenção .
    Obrigado
    José Carlos

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado José Carlos, seja bem-vindo ao EspanhaTotal e à nossa consultoria de roteiros. Uma forma otimizada de completar seu roteiro seria:
      17.09 noite em Madri.
      18.09 noite em Madri.
      19.09 noite em Madri.
      20.09 trem-bala Madri-Sevilha. Noite em Sevilha.
      21.09 noite em Sevilha.
      22.09 noite em Sevilha.
      23.09 noite em Sevilha. Acrescentamos mais um dia em Sevilha para poder viabilizar um bate-volta de trem-bala até Córdoba.
      24.09 ônibus Sevilha-Granada. Noite em Granada.
      25.09 noite em Granada.
      26.09 noite em Granada. Reservem JÁ seus ingressos para visitar La Alhambra.
      27.09 avião Granada-Barcelona. Noite em Barcelona.
      28.09 noite em Barcelona.
      29.09 noite em Barcelona.
      30.09 noite em Barcelona.
      01.10 volta para o Brasil.
      Aproveitem para tirar todas suas dúvidas sobre a viagem. Abraço.

      1. Avatar

        Boa tarde Tony, muito obrigado pelo roteiro . Gostaria de saber na sua opinião o que seria mais interessante um dia a mais em Madrid com bate volta para Toledo ou deixar um dia a mais em Sevilha com bate e volta para Córdoba .
        Obrigado

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Boa tarde, José Carlos. Dúvida muito cruel! Mas diriamos que é melhor aproveitar para conhecer Córdoba (você vai passar por Córdoba de qualquer jeito), sendo que é bem mais provável que você retorne para Madri em alguma data futura (conseguindo conhecer Toledo nessa ocasião). Abraço.

  11. Avatar

    Prezado Tony. Adquiri o ingresso para a Alhambra com entrada nos Palácio Nazaries às 13h 30min. Assim sendo terei de almoçar após a visita ao Castelo de Carlos V o que acho que se dará por volta das 12h (pretendo entrar em La Alhambra entre 09h e 09h 30min). Irei almoçar no Restaurante Alhambra Palace e pergunto: eu pretendia sair do complexo da Alhambra pela Puerta dos Carros mas acho melhor sair pela Puerta de La Justicia. Você, que é grande conhecedor de La Alhambra, diga-me se estou certo.
    Vou almoçar no Terraço Panorâmico pois só ele abre às 10h 30min.
    Um grande abraço JOAMAN.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia de Novo, Joaman. A Puerta de la Justicia e a Puerta de los Carros são muito próximas, tanto faz escolher uma ou outra. Abraço.

  12. Avatar

    OláTony,
    Não sei se a pegunta cabe nesta pagina, mas vamos lá: Estou pesquisando transfers dos aeroportos para os hotéis. Em todas as pesquisas aparece limite de 3 malas. Minha duvida é: isso se refere a 3 malas grandes (tipo despachadas) e ainda posso levar as 2 de mão? ou 3 malas seria o total incluindo as de mão. Estando apenas e 2 pessoas podendo usar, se necessário, o banco para acomodar alguma mala isso seria um problema? Alias este assunto “malas” esta sendo um problema porque vamos estar viajando por 20 dias, já iniciando o frio e… gostamos de fazer “algumas comprinhas” então… está dificil… rsrsrs
    grato e abs!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Antonio, a pergunta cabe aqui (apesar de que ajudaria saber de quais aeroportos estamos falando), mas leia o texto acima para entender melhor como funciona nossa consultoria de roteiros. Muito obrigado!

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Perfeito, Antonio, voltamos a convidar você a ler com atenção como funciona a consultoria de roteiros, não conseguimos identificar, a partir do seu email, de quais guias você seria leitor.

          1. Avatar

            Bom dia, acho que, novamente, tivemos um desencontro de informações por conta do email usado na compra dos roteiros e o que usei para a consulta. Nesta consulta vou alterar o email , veha se consegue identificar. Grato

            1. Tony | ESPANHA TOTAL
              Tony | ESPANHA TOTAL

              É isso mesmo, desculpe, Antonio, acho que esse desencontro já tinha acontecido anteriormente! Vamos responder suas dúvidas. É difícil saber o que é que cada empresa de transfer entende por “mala”. Mas no caso da Espanha, achamos desnecessária a contratação de um serviço de transfer, sendo que os táxis atendem as necessidades dos viajantes perfeitamente, sendo até mais econômicos que os transfers. No caso de Madri, eles funcionam com tarifa fechada. O único lugar onde os táxis não contam com uma boa reputação é Sevilha, e por isso indicamos a contratação de um Cabify, que funcionam muito bem na cidade. Em qualquer veículo de transporte público, o motorista vai tentar acomodar toda a bagagem no porta-malas. Abraço.

  13. Avatar

    Olá, de novo…
    Acredito que tenha conseguido identificar a minha compra dos roteiros. Tenho mais uma pergunta: vou fazer um bate e volta , de trem, de Sevilha a Córdoba e estou pretendendo já comprar as passagens. Vou seguir o seu roteiro , pretendo sair de Sevilha por volta das 8/9:00, que horas vc sugere que eu compre a passagem de volta? Grato

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá de novo, Antonio, como acreditamos que é melhor que sobre tempo e não que falte, procure uma passagem de trem saindo de Córdoba a partir das 19 horas. Abraço!

  14. Avatar
    Adriana Avelino Santiago de Moura

    Olá Tony! Boa tarde!
    Estou planejando ir para a Espanha com meu marido e filho, que estará com 13 anos, no período de 26/dez/19 a 20/jan/20 (26 dias no total).
    A ideia inicial é começar por Barcelona, seguindo depois de trem para Madri (com bate e volta para Toledo, também de trem), depois de trem de Madri para Sevilha, onde pretendemos alugar um carro e visitar as cidades de Córdoba, Málaga, Granada e Ronda, e retornando ao final de Sevilha para Barcelona, de trem, de onde seguiremos de volta para o Brasil.
    Gostaria então de saber quantos dias você acha que deveríamos dedicar a cada destino, considerando 22 dias para aproveitá-los (descontados 4 dias com a ida e a volta); se a melhor opção seria mesmo realizar os maiores trajetos – Barcelona-Madri-Sevilha-Barcelona – de trem; e, por fim, em que ordem realizar os passeios de carro pela Região da Andaluzia.
    Desde já agradeço a sua atenção! Abraço!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Adriana, seja bem-vinda ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI) e à nossa consultoria de roteiros. Vamos a ajudar você com seu planejamento, dia por dia, mas a contabilidade dos dias ficou um pouco confusa, você acabou descontando dois dias na chegada e dois dias na volta, achamos tempo demais. Para poder fazer um planejamento preciso, precisariamos saber o dia e hora da sua chegada em Barcelona e o dia e hora da partida de volta para o Brasil. Como vocês estão vindo passar o fim do ano na Espanha é bom fazer um planejamento preciso para esse período. Aguardamos seu retorno. Abraço!

      1. Avatar

        Bom dia Tony! A chegada em Barcelona será às 09:20 do dia 27/dez/19 e o retorno para o Brasil no dia 20/jan/20, às 22:15, partindo de MADRID, ok? Abraço!

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia de novo, Adriana, vamos com seu planejamento. Uma possível proposta seria:
          27/12. Noite em Barcelona.
          28/12. Noite em Barcelona.
          29/12. Noite em Barcelona.
          30/12. Noite em Barcelona. A estadia inclui um ou vários bate-voltas saindo de Barcelona.
          31/12. Noite em Barcelona.
          01/01. Noite em Barcelona.
          02/01. Trem-bala Barcelona-Zaragoza. Noite em Zaragoza (pit-stop entre Barcelona e Madri).
          03/01. Trem-bala Zaragoza-Sevilha. Noite em Sevilha.
          04/01. Noite em Sevilha.
          05/01. Noite em Sevilha.
          06/01. Bate-volta de trem-bala até Córdoba. Noite em Sevilha.
          07/01. Aluguel de carro. Sevilha-(Jerez de la Frontera, pit-stop)-Vejer de la Frontera. Noite em Vejer de la Frontera. Começa nosso roteiro pelos Pueblos Blancos.
          08/01. Vejer de la Frontera-Arcos de la Frontera-Grazalema. Noite em Grazalema.
          09/01. Grazalema-Zahara de la Sierra-Ronda. Noite em Ronda.
          10/01. Ronda-Málaga. Noite em Málaga.
          11/01. Noite em Málaga.
          12/01. Málaga-Granada (com pit-stop em Nerja). Retornar o carro na hora que chegarem em Granada. Noite em Granada.
          13/01. Noite em Granada.
          14/01. Noite em Granada.
          15/01. Trem-bala Granada-Madri. Noite em Madri.
          16/01. Noite em Madri.
          17/01. Noite em Madri.
          18/01. Noite em Madri.
          19/01. Noite em Madri. Incluindo bate-volta para Toledo de trem-bala.
          20/01. Volta para o Brasil.
          Esperamos não ter errado na contabilidade dos dias!
          Abraço.

  15. Avatar
    José Ricardo Almeida da Rosa

    Prezada(o) Cecília e Tony,
    Primeiramente, teço os melhores elogios ao Espanha Total. Objetivo, informativo e ilustrativo. Parabéns ao casal pelos serviços prestados a todos nós, que temos como destino a Espanha.
    Somos um casal de brasileiros sênior (63,5 e 58,5 anos de idade) e, em setembro de 2019 – início do outono – iremos à Espanha – região da Andaluzia.
    Nossa viagem, por questões de oportunidade de compra das passagens aéreas, terá início em Lisboa/Portugal, de onde, no aeroporto, pegaremos o carro, já alugado/reservado, com destino à Espanha/Andaluzia.
    Assim, apreciaria que o roteiro elaborado e ora encaminhado fosse analisado e recebesse os comentários sugestivos de vocês do Espanha Total.
    Antecipadamente, agradecemos a gentileza.
    José Ricardo e Denise

    Período: de 24/Set – 3ª feira (Embarque Rio) até 12/Out/2019 – Sábado (Desembarque Rio) – 18 dias corridos – 17 dias úteis

    Pernoites: 16 pernoites/bases: 3 Córdoba, 2 Baeza, 3 Granada, 2 Ronda, 1 Vejer de La Frontera, 4 Sevilha e 1 Lisboa

    Dia 1 – Início em Lisboa/Portugal, onde chegaremos, quarta-feira, dia 25/Set/19, por volta das 12:00h, no aeroporto, no qual pegaremos o carro, já alugado/reservado, e rumaremos, tendo como destino almejado Córdoba/Espanha (504Km – 05:30m de viagem desde Lisboa). Efetuaremos o primeiro pernoite em Córdoba.

    Obs.: Caso estejamos nos sentindo cansados da viagem (o que é bastante provável), trabalhamos, alternativamente, com a intenção de pernoitarmos em Badajoz/Espanha (228km – 02:30m de Lisboa). Nossa viagem, de fato, tem início no Rio de Janeiro, na terça-feira, dia 24/Set/19, às 14:00h.

    Dia 2 – Córdoba, onde efetuaremos o segundo pernoite (Hotel).
    Dia 3 – Córdoba x Medina Azahara x Córdoba, onde efetuaremos o terceiro pernoite (Hotel).
    Dia 4 – Córdoba x Baeza, onde efetuaremos o quarto pernoite (Hotel).
    Dia 5 – Baeza x Úbeda x Baeza, onde efetuaremos o quinto pernoite (Hotel).
    Dia 6 – Baeza x Jaén x Granada, onde efetuaremos o sexto pernoite (Hotel).
    Dia 7 – Granada – visita Alhambra, etc. Efetuaremos o sétimo pernoite em Granada (Hotel).
    Dia 8 – Granada x Guadix x Granada. Efetuaremos o oitavo pernoite em Granada (Hotel).
    Dia 9 – Granada x Antequera x Ronda, onde efetuaremos o nono pernoite (Hotel).
    Dia 10 – Ronda x Pueblos Blancos (Setenil x Zahara x Grazalema) x Ronda. Efetuaremos o décimo pernoite em Ronda (Hotel).
    Dia 11 – Ronda x Gibraltar x Tarifa x Vejer de la Frontera, onde efetuaremos o décimo-primeiro pernoite (Hotel).
    Dia 12 – Vejer de la Frontera x Arcos de la Frontera x Sevilha, onde efetuaremos o décimo-segundo, pernoite (Hotel).
    OU
    Dia 12 – Vejer de la Frontera x Cádiz x Jerez de la Frontera x Sevilha, onde efetuaremos o décimo-segundo, pernoite (Hotel).

    Dia 13 – Sevilha, onde efetuaremos o décimo-terceiro pernoite (Hotel).
    Dia 14 – Sevilha x Itálica x Sevilha, onde efetuaremos o décimo-quarto pernoite (Hotel).
    Dia 15 – Sevilha x Carmona x Alcalá de Guadaíra x Sevilha, onde efetuaremos o décimo-quinto pernoite (Hotel).
    Dia 16 – Sevilha x Lisboa/Portugal (400Km – 05:30m de viagem desde Sevilha). Efetuaremos o décimo-sexto pernoite (Hotel).
    Dia 17 – Lisboa/Portugal. Embarque de retorno ao Rio de Janeiro/Brasil.

    Obs.: Não constam visitas às cidades de Málaga e Marbella. A depender do trajeto a ser escolhido para o dia 12, as cidades de Cádiz e Jerez de la Frontera também não serão visitadas.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado José Ricardo, seja muito bem-vindo ao EspanhaTotal e à nossa consultoria de roteiros. Vamos tentar comentar algumas partes do seu roteiro:
      – daria para eliminar tranquilamente uma noite de Córdoba.
      – igualmente, daria para eliminar uma noite de Baeza.
      – seria necessário acrescentar mais uma noite em Granada, para contar com dois dias completos na cidade. Aliás, se vocês estão planejando dedicar um dia para Guadix, então seria necessário acrescentar mais duas noites para Granada.
      – muita ATENÇÃO com Granada, para a maioria dos horários, não existem mais ingressos para La Alhambra (veja como comprar os ingressos para La Alhambra de Granada).
      – ao invés de fazer parte dos Pueblos Blancos como um bate-volta saindo de Ronda, sugerimos fazer um dia Ronda-Setenil-Zahara de la Sierra-Arcos de la Frontera (noite em Arcos), e um segundo dia Arcos de la Frontera – Tarifa – Vejer de la Frontera (noite em Vejer).
      – no dia 12, façam Vejer de la Frontera – Cádiz (o dia todo) para continuar no final do dia até Sevilha.
      Abraço.

  16. Avatar
    Eduardo Magalhaes Fernandes

    Bom dia
    Vou fazer uma viagem com minha esposa para espanha em
    Sexta-feira 13 Set 22:55hs e volto Terça-feira 24 Set 2019 as 23:30hs , ou seja vou ficar 11 dias e queria sua ajuda em meu roteiro, tenha cidadania espanhola tenho parentes em Saya Longa, onde quero ficar 2 dias, o restante não teno menor ideia, voce poderia me ajudar

  17. Avatar

    Ola Tony.
    Tenho cidadania Espanhola e vou eu e minha esposa conhecer a região de meus Avós em Sayalonga na provincia de Malaga. Vou chegar em Madri dia 14 de setembro e voltar de Madri dia 24 as 23 hs.
    Necessito de sua ajuda em meu roteiro e quanto tempo ficar em cada lugar, o que você me Sugere.
    Antecipadamente agradeço.
    Eduardo

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Eduardo, seja bem-vindo ao EspanhaTotal e à nossa consultoria de roteiros. Descartando o dia da chegada e o dia da partida, você conta com 9 dias para seu percurso. Antes de mais nada, você já conhece a Espanha? Você já esteve em Madri? O melhor seria organizar um roteiro pela Andaluzia, sendo que você vai descer até Sayalonga. Uma possibilidade seria:
      dia 14 – chegada em Madri. Se possível, partida no mesmo dia com destino Granada. Noite em Granada.
      dia 15. noite em Granada.
      dia 16. noite em Granada.
      dia 17. O ideal seria alugar um carro vários dias para poder visitar Sayalonga sem perder muito tempo. Granada-Sayalonga de carro. Noite em Sayalonga.
      dia 18. Noite em Sayalonga.
      dia 19. De carro até Málaga, entregando o carro na chegada na cidade. Noite em Málaga.
      dia 20. Ônibus Málaga-Sevilha. Noite em Sevilha.
      dia 21. Noite em Sevilha.
      dia 22. Noite em Sevilha.
      dia 23. Noite em Sevilha. Com bate-volta no mesmo dia até Córdoba.
      dia 24. Trem-bala Sevilha-Madri. Volta para o Brasil no final do dia.
      Reservamos muito pouco tempo para Madri porque achamos que valia a pena explorar a Andaluzia, sendo que você vai se deslocar até Málaga. Madri pode ser revisitada em uma viagem futura. Se você quiser dedicar tempo para Madri, teria que eliminar cidades da Andaluzia do roteiro. Abraço.

  18. Avatar

    Oi Tony, chegou a hora de detalhar os itinerários. Comecei no bate-volta de Sevilha a CÓRDOBA.
    Li todo seu Roteiro CÓRDOBA EM 1 dia. E surgiram algumas dúvidas :
    1) não encontrei a CASA ANDALUZI. Esta atração está com outro nome, não vale a pena ou simplesmente você não a colocou ? e se vc conhece, vale a pena ?
    2) você algum problema eu ir em um Domingo ?
    3) Estou indo em janeiro, tinha pensado em voltar em torno das 21h, mas percebi que não há um lugar noturno que consome muito tempo, seria exagero né ? Deve anoitecer em torno das 17;30, logo voltar umas 19:30 seria o melhor, não acha ?
    4) se fosse escolher 1 pátio para visitar, qual escolheria ?
    5) Conforme seu roteiro sugere, cortei Alcazar
    , pois irei em Sevilha e Granada. Mantém essa ideia, não é ? Até mesmo para sobrar tempo para perambular sem estresse pela cidade
    Grande Abraço

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia e bem-vindo mais uma vez ao EspanhaTotal, André. Vamos com suas dúvidas:
      1) nosso guia contém os lugares que acreditamos que uma pessoa que visita Córdoba pela primeira vez não deveria perder. A Casa Andaluzi é uma atração de interesse secundário. Se quiser, pode entrar, mas não achamos que seja imperdível.
      2) não, nenhum.
      3) pois é, em janeiro achamos melhor pegar um trem por volta das 19:30.
      4) o pátio que é o ponto 3 do roteiro.
      5) considerando que você vai para Sevilha e Granada, nossa dica de corta o Alcázar é ainda mais relevante. Não precisa entrar.
      Abraço.

  19. Avatar

    Olá Boa noite,
    Estou planejando uma viagem pela Andaluzia entre 7 e 15 de Novembro. Toda de trem. A ideia inicial é sair de Madri bem cedo dia 07 e parar em Córdoba. Passar o dia e depois seguir pra Sevilha.
    Primeira questão vale a pena passar a noite em Córdoba? è interessante? ou seguir à noite para Sevilha compensa mais.

    Passaremos dois dias inteiro em Sevilha e dois dias inteiros em Granada mas creio haver tempo para um bate volta de Sevilha. A segunda questão: Ronda ou Cádiz? ou sugere Jerez de la Frontera?

    Terceira questão, acha melhor comprar bilhetes de trem avulsos ou comprar um passe?
    Desde já agradeço
    Carla

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Carla, seja bem-vinda ao EspanhaTotal e à nossa consultoria de roteiros. Vamos tentar responder suas dúvidas:
      – se você conseguir dedicar o dia completo para Córdoba, não é imprescindível dormir na cidade. O roteiro do Córdoba em um dia está desenhado para que possa ser completado tanto por quem vai dormir na cidade quanto por quem vai continuar viagem no mesmo dia.
      – Ronda é uma cidadezinha muito charmosa, mas não existe conexão de trem direta com Sevilha. Você precisa voltar até Córdoba. Cádiz é uma cidade maior, com bastante mais conteúdo, e você consegue chegar nela de trem.
      – o passe de trem unicamente compensa no caso de muitos deslocamentos longos, o que não seria seu caso.
      Se você indicar para a gente a programação que está pensando seguir, dia a dia, fica mais fácil otimizar o roteiro e a logística dos deslocamentos.
      Abraço.

  20. Avatar

    Oi Tony, me tira mais uma dúvida, meu itinerário após Sevilha está assim :

    (5) Dia 13 – seg – pegar o carro em Sevilha as 9:00
    Passar o dia em Jerez de lá fronteira (1h – 90 km de sevilh)
    Dormir em Cádiz (40m , 36 km de Jerez)
    (6) Dia 14 – ter – Cádiz
    (7) Dia 15 – qua – passar o dia em VEJER de lá frontera (66km, 50 min)
    Dormir em Arco de lá frontera (70 km: 1h de Vejar)
    (8) Dia 16 – qui – fazer a rota dos pueblos Flanco’s e dormir em RONDA

    vale parar em JEREZ DE LÁ FRONTERA ? Não tenho interesse em ver os show de cavalos andaluz. Valeria ir direto à Cadiz ? O que fazer de interessante em JEREZ ? Se eu for direto a Cadiz, poderia apenas fazer um pernoite e no dia seguinte dormir em Veneza. O que acha .

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Andre. O interesse de Jerez está nos cavalos e nas bodegas de jerez. Se você não tiver interesse em nenhum deles, pode continuar sua viagem rumo a Cádiz, liberando um dia na sua programação. Abraço.

      1. Avatar

        Com relação às bodegas, é como se faz aqui nas vinícolas do Sul do Brasil ? Gosto de vinho, mas ver o processo de fábrica ao não me interessa muito. Para mim basta pedir um sherry ou uma cava em um restaurante. A menos, que vc me diga, não se vē isso por aqui. Qual sua opinião ?
        Se de fato cortar Jerez, chegaria em Cadiz umas 12:00 e poderia aproveitar um pouco (até umas 18h por causa de estar no inverno) e ai tenho duas opções :

        Dia 1 – chegada em Cadiz as 12h
        (1a opção) dia 2 – hate-volta a Vejer
        dia 3 – Cadiz até as 15h

        (2a dia 2 – e ficar até as 15h

        As 15h pegar estrada até Arco de lá frontera para pernoite e seguir viagem pelos pueblos Blancos

        (3a opção) dia 2 – dia inteiro em Cadiz
        dia 3 – ir para vejer e dormir em Vejer
        No dia seguinte fazer a rota dos pueblos Blancos.

        Ao escrever essa mensagem me veio a ideia da 3a opção. O que acha ? Qual escolheria ?

        Oh… roteiro dificilesse. Sua ajuda está sendo MUUUITO confortante
        . Obrigado

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, André. Na visita às bodegas você percorre o interior da planta e aprende sobre como é elaborado o vinho. Pelo que você indica, não seria uma visita imprescindível para você. Cortando Jerez, tudo fica mais fácil. Gostamos da terceira opção! Abraço!

  21. Avatar
    José Ricardo Almeida da Rosa

    Prezada(o) Cecília e Tony,
    Primeiramente, teço os melhores elogios ao Espanha Total. Objetivo, informativo e ilustrativo. Parabéns ao casal pelos serviços prestados a todos nós, que temos como destino a Espanha.
    Somos um casal de brasileiros sênior (63,5 e 58,5 anos de idade) e, em setembro de 2019 próximo – início do outono – iremos à Espanha – região da Andaluzia.
    Nossa viagem, por questões de oportunidade de compra das passagens aéreas, terá início em Lisboa/Portugal, de onde, no aeroporto, pegaremos o carro, já alugado/reservado, com destino à Espanha/Andaluzia.
    Assim, apreciaria que o roteiro elaborado e ora encaminhado fosse analisado e recebesse os comentários sugestivos de vocês do Espanha Total.
    Antecipadamente, agradecemos a gentileza.
    José Ricardo e Denise
    Período: de 24/Set – 3ª feira (Embarque Rio) até 12/Out/2019 – Sábado (Desembarque Rio) – 18 dias corridos – 17 dias úteis

    Pernoites: 16 pernoites/bases: 3 Córdoba, 2 Baeza, 3 Granada, 2 Ronda, 1 Vejer de La Frontera ou Cádiz, 4 Sevilha e 1 Lisboa

    1º Dia – Início em Lisboa/Portugal, onde chegaremos, quarta-feira, dia 25/Set/19, por volta das 12:00h, no aeroporto, no qual pegaremos o carro, já alugado/reservado, e rumaremos, tendo como destino almejado Córdoba/Espanha (504Km – 05:30m de viagem desde Lisboa). Efetuaremos o primeiro pernoite em Córdoba.
    Obs.: Caso estejamos nos sentindo cansados da viagem (o que é bastante provável), trabalhamos, alternativamente, com a intenção de pernoitarmos em Badajoz/Espanha (228km – 02:30m de Lisboa). Nossa viagem, de fato, tem início no Rio de Janeiro, na terça-feira, dia 24/Set/19, às 14:00h.

    2º Dia (26/Set) – Córdoba, onde efetuaremos o segundo pernoite (Hotel).
    3º Dia (27/Set) – Córdoba x Medina Azahara x Córdoba, onde efetuaremos o terceiro pernoite (Hotel).
    4º Dia (28/Set) – Córdoba x Baeza, onde efetuaremos o quarto pernoite (Hotel).
    5º Dia (29/Set) – Baeza x Úbeda x Baeza, onde efetuaremos o quinto pernoite (Hotel).
    6º Dia (30/Set) – Baeza x Jaén x Granada, onde efetuaremos o sexto pernoite (Hotel).
    7º Dia (01/Out) – Granada – visita Alhambra, etc. Efetuaremos o sétimo pernoite em Granada (Hotel).
    8º Dia (02/Out) – Granada x Guadix x Granada. Efetuaremos o oitavo pernoite em Granada (Hotel).
    9º Dia (03/Out) – Granada x Antequera x Ronda, onde efetuaremos o nono pernoite (Hotel).
    10º Dia (04/Out) – Ronda x Pueblos Blancos (Setenil x Zahara x Grazalema) x Ronda. Efetuaremos o décimo pernoite em Ronda (Hotel).
    11º Dia (05/Out) – Ronda x Gibraltar x Tarifa x Vejer de la Frontera ou Cádiz, onde efetuaremos o décimo-primeiro pernoite (Hotel).

    Obs.: Neste 11º (décimo-primeiro) dia de viagem, temos como objetivo, na realidade, chegar em Cádiz (mais 58 Km de Vejer de la Frontera), onde então pernoitaríamos.

    12º Dia (06/Out) – Vejer de la Frontera x Arcos de la Frontera x Sevilha, onde efetuaremos o décimo-segundo, pernoite (Hotel).
    OU
    12º Dia (06/Out) – Cádiz x Jerez de la Frontera x Sevilha, onde efetuaremos o décimo-segundo, pernoite (Hotel).
    13º Dia (07/Out) – Sevilha, onde efetuaremos o décimo-terceiro pernoite (Hotel).
    14º Dia (08/Out) – Sevilha x Itálica x Sevilha, onde efetuaremos o décimo-quarto pernoite (Hotel).
    15º Dia (09/Out) – Sevilha x Carmona x Alcalá de Guadaíra x Sevilha, onde efetuaremos o décimo-quinto pernoite (Hotel).
    16º Dia (10/Out) – Sevilha x Lisboa/Portugal (400Km – 05:30m de viagem desde Sevilha). Efetuaremos o décimo-sexto pernoite (Hotel).
    17º Dia (11/Out) – Lisboa/Portugal. Embarque de retorno ao Rio de Janeiro/Brasil.

    Obs.:1) Não constam visitas às cidades de Málaga e Marbella.
    2) A depender do trajeto a ser alcançado para o 11º (décimo-primeiro) dia de viagem, as cidades de Cádiz e Jerez de la Frontera também não serão visitadas.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, José Ricardo. É uma verdadeira pena que você não tenha visto a resposta que demos para a consulta idêntica que você já tinha deixado no dia 16. Veja nossa resposta aqui. Veja logo nosso alerta sobre a Alhambra. Abraço!

  22. Avatar

    ola boa noite,
    Já entrei em contato aqui e queria mais algumas informações. Não estaremos de carro e gostaríamos muito de visitar a região de cadiz e Jerez e veder de la frontera. é possível de trem ou ônibus? o que sugerem, podemos dispor de até 02 dias para isso.
    Se tivermos que optar, Jerez ou veder de la frontera?A base será Sevilha. depois de Sevelha seguiremos para Granada, é possível incluir Ronda? se sim, como fazer?
    Obrigada,
    Carla

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia de novo, Carla. Seu problema é que está querendo visitar muitos lugares, conta com muito pouco tempo, e ainda planeja fazer as visitas de transporte público. Vejer é maravilhoso mas, pela logística da sua viagem, seria melhor fazer Jerez e Cádiz. Jerez fica na linha de trem entre Sevilha e Cádiz. Para chegar em Ronda saindo de Sevilha, você teria que ir de ônibus. Para poder incluir Ronda, você precisaria de dois dias. Por isso, o mais fácil seria fazer Jerez como pit-stop no caminho até Cádiz. Você ainda vai ter um problema adicional, o que fazer com sua bagagem em Jerez. Viajar de transporte público quando você conta com pouco tempo é bastante complicado. Abraço.

      1. Avatar

        Acho que cortando Ronda dará certo.
        dia 1-Um dia em Córdoba.
        dia 2-Sevilha
        Dia 3-Jerez Cádiz
        Dia 4-Sevilha
        Dia 5-Sevilha
        Dias 6/7/8-Granada
        obs: vc acha que vale a pena dormir em cadiz e só voltar pra Sevilha na manha do dia 04? Acho que ficará menos cansativo.
        Obrigada

  23. Avatar

    Olá Tony,
    Graças a seus guias e sua consultoria estou terminando meu roteiro. obg!!
    Minha pergunta hoje é: Pretendo ir para Malaga de ônibus saindo de Granada bem cedo, passar o dia em Malaga e a noite seguir para Sevilha também de ônibus. Você tem indicação de algum lugar para deixar malas de fácil acesso? Vi dois sites de guarda volumes na internet, achei interessante mas fiquei meio inseguro pois não dão o endereço do local antes da efetivação da reserva. Abs

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia mais uma vez, Antonio. Existe um guarda-volumes na estação de trem de Málaga (Maria Zambrano), que fica junto à rodoviaria. Não precisa reserva antecipada. Abraço.

      1. Avatar

        Boa Tarde Tony,
        Você acha que devo comprar antecipadamente as passagens de ônibus Granada/Malaga/Sevilha? ou posso comprar no momento da viagem? Grato

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Antonio, sua pergunta é do tipo que a gente fica com receio de responder. Em condições normais, daria para comprar na hora, mas em datas importantes do ano o ônibus pode estar lotado e você pode ter que aguardar várias horas até o próximo. Tente comprar nem que seja um dia antes. Abraço.

  24. Avatar
    José Ricardo A. da Rosa

    Muito agradecemos a gentileza de nos terem enviado as sugestões solicitadas, bem como a presteza do envio.
    Aceitem nossas desculpas por não ter observado o envio tempestivo da resposta à primeira consulta.
    Abraços Fraternos,
    José Ricardo

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, José Ricardo, que bom que vocês acabaram descobrindo nossas respostas às suas consultas. Esperamos que não tenha sido tarde demais para conseguir ingressos para La Alhambra. Precisando de novos esclarecimentos, aproveitem para perguntar, estamos aqui para tentar ajudar. Abraço!

  25. Avatar

    Tony, boa noite.

    Eu e meu marido estaremos na Espanha no período de 12 a 26/09/2019 (ida e volta por Madri). Estive pesquisando a minha viagem no seu site. Comprei os guias (da Espanha Total) de Córdoba, Granada, Sevilha e Cádis
    Escolhemos conhecer somente a região da Andaluzia . Alugaremos um carro. Elaborei meu roteiro considerando o dia em que consegui comprar o ingresso para Alambra (15/9/19). Mas tenho muitas dúvidas.

    Chego em Madrid no dia 12/9/19 por volta das 14h30 e penso em, na sequência, pegar um trem (AVE) para Córdoba (partida por volta das 18h30, chegando por volta das 20h15) .

    Pensei no seguinte percurso: Córdoba (12 e 13/9) – Granada (14 a 16/9) – Málaga (17 e 18/9) – Vejer de La Frontera e Cádis (19 e 20/9) – Ronda (21 e 22/9) – Sevilha (23 e 24/9) – Córdoba (25/9) – Saída de Córdoba para Madrid dia 26/9, de trem e vôo de retorno para o Brasil às 23:30h
    Não queria fazer “maraturismo” , mas está difícil excluir alguma cidade. O que vcs podem sugerir?
    Abraço

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Marcia, seja bem-vinda ao EspanhaTotal e à nossa consultoria de roteiros. Sua decisão de conhecer unicamente a Andaluzia é ótima. Veja uma proposta de roteiro baseado na sua proposta inicial, e respeitando a data da visita à Alhambra (do ponto de vista da logística da viagem, teria sido melhor deixar Granada para o fim da viagem). Sua viagem é tranquila, está longe de ser uma prova de maraturismo, não precisa se preocupar com isso. Você vai ver que acabou sobrando um dia completo (colocamos o 25/09 como data da sua volta para Madri mas sabemos que seu voo é no dia 26). Vocês poderiam dormir uma noite em Madri ou dedicar essa noite para alguma cidade na Andaluzia.
      12/09. Se der para pegar um AVE para Córdoba no mesmo dia seria ótimo. Noite em Córdoba.
      13/09. Você poderia dedicar o dia completo a visitar Córdoba, partindo no final do dia rumo a Granada. Noite em Granada.
      14/09. Noite em Granada.
      15/09. Visita a La Alhambra. Noite em Granada.
      16/09. Ônibus Granada-Málaga. Noite em Málaga.
      17/09. Noite em Málaga.
      18/09. Aluguel de carro. Málaga>Vejer de la Frontera. Tarde e noite em Vejer.
      19/09. Vejer>Cádiz de carro. Noite em Cádiz.
      20/09. Cádiz>Arcos de la Frontera>Grazalema. Noite em Grazalema ou Zahara de la Sierra (seguindo nosso roteiro de carro pelos Pueblos Blancos e Ronda).
      21/09. Setenil de las Bodegas e Ronda. Noite em Ronda.
      22/09. Ronda > Sevilha. Devolução do carro alugado na chegada em Sevilha. Noite em Sevilha.
      23/09. Noite em Sevilha
      24/09. Noite em Sevilha.
      25/09. Trem-bala de volta para Madri. Voo no final do dia.
      Fique à vontade para tirar todas suas dúvidas sobre o roteiro. Abraço.

  26. Avatar
    SAULO ESCOBAR DE BARCELLOS

    Bom dia
    Estou no meu último dia em Madrid, gostaria de conhecer o Palácio Real por dentro, só vi por fora. Nos guias não achei a visita na parte interna. Não vale a pena?

  27. Avatar

    Olá Tony, continuo nos preparativos da viagem e com isso tenho mais dúvidas…. Comprei todas as passagens (trens e aéreos) e os ingressos de Alhambra e Caminito. Pelas minhas leituras preciso comprar os seguintes ingressos antes de ir:
    – Sevilha: Catedral, Geralda e Alcazar Real.
    – Barcelona: Sagrada Familia, Casa Batlo e Parc Guell
    É isso mesmo ou você recomenda comprar outros ingressos antecipados nestas mesmas cidades ou em outras cidades do meu roteiro? Muito obrigada desde já!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Bárbara.
      – no caso de Sevilha, é uma boa ideia comprar antecipadamente os ingressos para o Alcázar e a Catedral, sim.
      – no caso de Barcelona, deve comprar antecipadamente os ingressos indicados e, dependendo das visitas que você estiver programando, pode ser que algum outro ingresso adicional (veja compra antecipada de ingressos em Barcelona).
      – em Madri, vale a pena comprar antecipadamente os ingressos para o Museu del Prado.
      Abraço.

  28. Avatar
    Leonardo Soares Alves

    Olá Tony,
    parabéns pelo site.
    Estou viajando com minha esposa e filhas (6 e 9 anos) entre o 19 de dezembro e 7 de janeiro.
    Nosso vôo chega e volta de Lisboa. Mas tenho o interesse de alterar de 7 a 8 dias no inicio da viagem para conhecer um pouco da Espanha. Minha idéia inicial é chegar em Lisboa e já pegar um vôo direto a Madrid e fazer um caminho de volta pra Lisboa.
    Aí tenho 2 caminhos:
    Madrid > Salamanca > Porto > Lisboa
    ou
    Madrid > Cordoba ou Granada > Sevilha > Lisboa
    Considerando que a curtição vai ser bem diurna, afinal estarei com crianças, o que você indica?
    Pensando em viajar de trem ou mesmo alugar um carro.
    Muito obrigado
    Léo Soares

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Leonardo, seja bem-vindo ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e ao passaporteMADRI). Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Se você ainda não conhece nossos guias, pode vê-los aqui. Temos certeza de que você vai achar que são um ótimo investimento para sua viagem. Abraço.

  29. Avatar
    Angelica Buonfiglioli

    Olá Tony, bom dia! Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-lo pelo site e pelo conteúdo, tudo muito detalhado e de fácil acesso, obrigada! Acabei de adquirir os guias das cidades que visitarei na Espanha em janeiro de 2020, vou com minhas duas filhas adolescentes.
    Gostaria que avaliasse minha primeira ideia de roteiro. Escolhi conhecer a Andaluzia desta vez por causa do clima mais ameno no inverno e porque gosto de dedicar tempo de qualidade para conhecer os lugares que visito. Barcelona e demais regiões ficarão para uma próxima oportunidade. Já com base nas informações do seu blog montei o roteiro abaixo, para o qual peço sua opinião. Coloquei a rota dos Pueblos Blancos no sentido contrário ao que você indica porque pretendo finalizar a viagem em Sevilha e de lá seguir para Lisboa. Agradeço desde já sua atenção!

    SP – Madri
    Madri
    Madri (Toledo – bate e volta)
    Madri
    Madri – Córdoba
    Córdoba – Granada
    Granada (Sierra Nevada)
    Granada
    Granada – Málaga – Ronda
    Ronda / El Chorro (Caminito del Rey)
    Ronda – Pueblos Blancos – Sevilha
    Sevilha
    Sevilha
    Sevilha – Lisboa

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezada Angelica, seja muito bem-vinda ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI) e à nossa consultoria de roteiros.
      Sua escolha de percorrer a Andaluzia é ótima e, como você falou, Barcelona e o norte podem ficar para uma próxima viagem. Vamos com nossos comentários:
      – a parte de Madri com Toledo está ok.
      – de Madri, viagem de trem-bala até Córdoba.
      – de Córdoba, viagem, ou de trem-bala, ou de ônibus até Granada.
      – estamos achando Granada-Málaga-Ronda no mesmo dia muito puxado (mesmo feito de carro alugado). Para visitar Málaga em meio dia é melhor nem chegar até a cidade e seguir direto até Ronda.
      – Ronda-Pueblos Blancos e Sevilha no mesmo dia é maraturismo radical, nosso roteiro não foi desenhado para turistas acelerados. Você teria que selecionar dois ou três Pueblos Blancos para visitar e bolar um roteiro em um único dia, sendo que o nosso está pensado para ser completado em vários dias. Fazer, por exemplo, Ronda>Grazalema>Arcos de la Frontera e Sevilha.
      – a parte de Sevilha está ok.
      Sobre a logística do roteiro, imaginamos que vocês estejam planejando alugar um carro. O melhor seria alugar o carro saindo de Granada e retorná-lo na chegada em Sevilha.
      Fique à vontade para tirar todas suas dúvidas sobre a viagem!
      Abraço.

      1. Avatar

        Olá Tony, obrigada pelo retorno. Novas dúvidas marcadas com * e ajustes no roteiro:

        SP – Madri
        Madri
        Madri (Toledo bate e volta)
        Madri
        Madri – Córdoba (saída cedo de Madri para passar o dia em Córdoba)
        Córdoba (se necessário passar a manhã) – Granada
        Granada (Sierra Nevada)
        Granada
        * Granada – Málaga (saída cedo de Granada, a ideia seria passar o dia todo em Málaga e chegar em Ronda à noite só para dormir) – Ronda
        * Ronda / Pueblos Blancos / El Chorro (aqui que preciso mais da sua ajuda. Queria conhecer alguns pueblos, o Caminito Del Rey e Ronda, tenho 3 días para isso sendo que no último día no fim da tarde me encaminharia para a Sevilha
        Sevilha
        * Sevilha – Lisboa (qual tipo de transporte você me aconselha de Sevilha a Lisboa?)

        Dois días em Sevilha é muito pouco? Seria melhor tirar um dia de Granada ou Madri para ficar mais em Sevilha?

        Muito obrigada! Um abraço, Angélica

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia de novo, Ángelica. Suas dúvidas:
          – Málaga. Você fala em passar o dia todo em Málaga mas na verdade deve descontar o tempo de viagem até Málaga, o tempo de viagem até Ronda e a procura de um lugar vigiado para estacionar. Continuamos achando maraturismo.
          – o Caminito del Rey vai levar meio dia. Pode dormir em Ronda, sair cedo para o Caminito, e na volta aproveitar para percorrer Ronda. No dia seguinte, faça Ronda>Setenil de las Bodegas>Grazalema>Arcos de la Frontera (pode dormir aquí). E no terceiro dia, tente Arcos>Vejer de laFrontera>Sevilha.
          – indicamos dois dias completos em Sevilha para conseguir visitar os lugares básicos, isso são três noites. Está faltando tempo. Não tire tempo de Granada (dois dias completos para a cidade, mais o tempo que você quiser dedicar para Sierra Nevada). Pode tirar de Madri, sendo que é mais fácil você voltar para Madri no futuro.
          Abraço.

          1. Avatar

            Olá Tony, obrigada mais uma vez. Veja o que acha agora, dispensei Málaga do roteiro:

            SP – Madri
            Madri
            Madri (Toledo)
            Madri – Córdoba
            Córdoba – Granada
            Granada (Sierra Nevada)
            Granada – Ronda
            Ronda (Caminito e Ronda)
            Ronda – Setenil de las Bodegas – Grazalema – Arcos de la Frontera
            Arcos – Vejer – Sevilha
            Sevilha
            Sevilha
            Sevilha – Lisboa

            Obrigada! Abraços, Angélica

            1. Tony | ESPANHA TOTAL

              Bom dia de novo, Angelica. O problema agora está em Granada. Indicamos dois dias completos para a cidade, mais um dia se você estiver planejando visitar Sierra Nevada. No total, quatro noites. Você está dedicando duas. Está dedicando o mesmo número de noites para Ronda, que é uma cidade pequena, que para Granada, que é um destino com muitos lugares de interesse. Abraço.

              1. Avatar

                Boa tarde, Tony. Ok, então vou substituir um dia de Ronda por mais um em Granada. Por favor, poderia sugerir o roteiro desses dias entre Granada e Sevilha, pensando em 3 dias/ 4 noites, sendo a primeira noite o dia da chagada em Ronda? Obrigada mais uma vez, um abraço!

              2. Tony | ESPANHA TOTAL

                Bom dia, Angelica. Para evitar errar, seria mais fácil voltar a ver seu roteiro ajustado, dia a dia. É mais fácil distribuir os dias visualizando o calendário da sua viagem. Aguardamos seu retorno!

  30. Avatar

    Olá Tony,

    Pensei em fazer uma road trip entrando/saindo por Madri (só pernoitaria na saída) e passando pela região do duero, Bilbao, Compostela, Porto, douro português, Salamanca e Madri. Achas viável em 15 noites e no final de ano?

    Abração,

    Felipe

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Felipe, seja bem-vindo ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI) e à nossa consultoria de roteiros. 15 noites pode ficar bastante apertado, mas fica difícil de avaliar sem saber quantos dias você ia reservar para a Espanha e quantos para Portugal. Só para fazer Ribera del Duero, País Basco e a Costa Norte da Espanha já daria para consumir 15 noites. Além do número reduzido de dias, o principal problema que enxergamos é que as estradas do norte da Espanha podem dar bastantes problemas (neve e estradas fechadas) quando existe uma frente fria sobre a Espanha. É lógico que é impossível saber como será o tempo no final do ano, mas essa possibilidade existe. Você deve ser também ciente que no inverno escurece bastante cedo (por volta das 17:30 nos dias mais curtos), o que reduz o aproveitamento dos dias. A ordem da sua road trip poderia ser Madri>Ribera del Duero>Bilbao (sendo que você chegou até o País Basco, não deixaríamos de visitar San Sebastián também) e depois um longo percurso ao longo da costa norte da Espanha, que é recheada de lugares fantásticos, para chegar até Santiago de Compostela.
      Road trip é mais gostosa com dias longos, tempo bom e ausência de pressa. Abraço.

  31. Avatar

    Bom dia! Site maravilhoso e inspirador. Pretendo ir a Espanha no Carnaval por uma semana. Já conheço Madri, mas as outras pessoas não. Chegarei no domingo, e pensei em ficarmos até quarta feira mas saindo cedo para Sevilha de trem. Pensei em ficar dois dias lá e fazerum bate volta a Granada. Devemos retornar no sábado para o Brasil. Minha dúvida é se fica muito cansativo e talvez fosse melhor ir a Sevilha apenas, ou em vez de Granada ir a Cordoba.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Andrea, seja muito bem-vinda ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI) e à nossa consultoria de roteiros! Não pense em Granada como um bate-volta, é uma cidade con tanto conteúdo quanto Sevilha, para a qual indicamos dois dias completos (três noites). Pela descrição da sua viagem, o melhor seria fazer Sevilha (três noites) e um dia em Córdoba mesmo. Dependendo do horário de chegada do seu voo, daria até para partir para Sevilha logo no dia da chegada. Se tivermos as datas exatas da sua viagem e os horários de chegada e partida, podemos fazer um cronograma mais detalhado com toda a logística da sua viagem. Abraço!

  32. Avatar

    Oi, Tony! Vamos lá, segue o meu roteiro com as datas para você verificar a parte de Ronda/Pueblos Blancos:

    12/01 – SP – Madri (chegada por volta de 06hs do dia 13/01)
    13/01 – Madri
    14/01 – Madri (Toledo bate e volta)
    15/01 – Madri / Córdoba
    16/01 – Córdoba / Granada
    17/01 – Granada (Sierra Nevada)
    18/01 – Granada (aluguel de carro para entrega en Sevilha) / Ronda
    19/01 a 21/01 – de Ronda a Sevilha, passando pelos Pueblos Blancos e visitando o Caminito Del Rey, esses dias que preciso de ajuda para fazer um roteiro interessante, chegando em Sevilha dia 21/01 à noite
    22/01 – Sevilha
    23/01 – Sevilha
    24/01 – Sevilha / Lisboa (qual a melhor forma de fazer esse trecho?)

    Obrigada, um abraço, Angélica

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Ángelica, com as datas fica muito mais fácil voltar a avaliar seu roteiro. Agora o problema é Granada. Indicamos dois dias completos para percorrer a cidade (três noites), mas você está dedicando menos do que isso, e ainda querendo dedicar um dia para Sierra Nevada. É um esforço chegar até Granada e por isso vale a pena dedicar o tempo suficiente para a cidade. Esse dia que falta para Granada deveria sair do roteiro que você está querendo fazer a continuação. Ficaria:
      19/01 Granada
      20/01 Dirigir até o Caminito del Rey. Continuar até Ronda e dormir na cidade.
      21/01 Acabar de visitar Ronda. Mini roteiro pelos Pueblos Blancos. Ronda-Grazalema-Arcos de la Frontera e Sevilha.
      Veja também o texto como viajar de Sevilha a Lisboa, com respostas para sua dúvida sobre o assunto.
      Abraço.

  33. Avatar

    Oi Tony tudo bem? No início de janeiro lá pelo dia 05/01/2020 gostaríamos de fazer uma viagem de 10 dias de carro Barcelona-Zaragoza-Valência-Barcelona, vi que vcs tem um roteiro que inclui Madrid (mas acho que não passaria por ser inverno) , vc sugere algum outro lugar de parada neste trajeto? Dá para visitar Zaragoza em janeiro (é muito frio?) adoro seus sites, parabéns!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Paola, seja bem-vinda ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI) e à nossa consultoria de roteiros. 10 dias é um tempo razoável para o roteiro que vocês estão querendo completar, Zaragoza não seria um problema, apesar do frio intenso do inverno. Sabendo a data exata da sua chegada e da sua partida poderiamos apresentar um roteiro detalhado para cada dia da sua viagem. Vocês deveriam dedicar três noites para Valência, uma para Zaragoza e o tempo restante para Barcelona. Abraço.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Bárbara. Não adianta começar os roteiros muito cedo, sendo que as atrações tem um horário e o comércio não costuma abrir cedo. Podem começar a caminhar entre as 9:30h e as 10h. Unicamente no caso de roteiros com atrações logo no começo (como o Museu del Prado) dá para começar o roteiro um pouco antes. Abraço.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Tarragona é uma cidade interesantíssima, que merece um dia completo. O problema é que seu roteiro já é bem apertado, e você teria que tirar tempo de Barcelona para dedicá-lo para Tarragona. A alternativa seria eliminar Zaragoza do seu roteiro para fazer unicamente Barcelona-Tarragona-Valência. O problema de Zaragoza é que, como não existe trem-bala entre Valência e Zaragoza, você perde meio dia para chegar. Abraço.

      1. Avatar

        Pensei em fazer o trecho Barcelona-valência, já que vc comentou que Zaragoza é bem fria no inverno. Obrigada Tony, quando tiver as datas estabelecidas entro em contato. Abs

  34. Avatar

    Oi Tony, tudo bem?
    Estou comprando os ingressos antecipados de Sevilla e me surgiram algumas dúvidas, por favor.
    1) Real Alcázar: pelo que entendi do Guia o ingresso do Cuarto Real Alto não está dentre os detaques, certo? Ou você recomenda este ingresso adicional?
    2) Fazendo o roteiro de dia completo vamos iniciar pelo Real Alcázar as 9h30, então qual horário do ingresso você recomenda comprar para Catedral e Giralda?
    3) Catedral e Giralda: vi no site que também tem várias opções de ingresso, a que o guia recomenda é “Catedral, Giralda y Salvador”?
    Obrigada, abs

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Bárbara. Suas dúvidas:
      1) o Cuarto Real Alto é opcional mesmo.
      2) marquem por volta das 12h, para poder garantir uma visita muito tranquila ao Alcázar. Se sobrar tempo entre o Alcázar e a Catedral, entrem no vizinho (e gratuito) Archivo de Indias.
      3) isso mesmo.
      Abraço!

  35. Avatar
    Beatriz Jureidini Simões de Oliveira

    Boa noite,
    Estou começando a fazer o meu roteiro de viagem. Irei para Espanha, França e Holanda. Chegarei dia 6 de dezembro por Madrid e sairei por Barcelona para a França. Pretendo ficar de 10 a 12 dias na Espanha. Quais bate volta partindo de Madrid posso fazer além de Toledo que é imprescindível? Gostaria que me desse dicas do que devo comprar antecipadamente e o que devo comprar no seu site para que obtenha tais informações.
    Att.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa tarde, Beatriz, seja bem-vinda ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI). Se você der uma olhada no texto acima vai entender como funciona nossa consultoria de roteiros. É um serviço gratuito para os compradores de um ou vários dos nossos guias (veja aqui os detalhes sobre nossos guias). Você compra os guias e automaticamente passa a ter direito a usar a consultoria. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima