Menu

consultoria de roteiros 2019-2020

Córdoba, Spain

Bem-vindo à consultoria de roteiros do Espanha Total.

1. O que é a consultoria de roteiros

A consultoria de roteiros do Espanha Total é um espaço onde respondemos consultas sobre roteiros de viagem pela Espanha. Somos especialistas na Espanha e, através das nossas respostas, tentamos ajudar a aprimorar seus planos de viagem.

O serviço de consultoria é prestado através da caixa de comentários do presente texto. Deixe suas perguntas e responderemos o antes possível.

2. A consultoria é gratuita?

Sim, a consultoria de roteiros do Espanha Total é gratuita. Leia o ponto 3 do presente texto para saber mais.

3. Quem pode usar a consultoria?

A consultoria é reservada exclusivamente para aqueles leitores que tenham comprado ao menos um dos nossos guias da Espanha, com nove títulos dedicados a Barcelona, Cádiz, Córdoba, Granada, Madrid, Sevilha, Toledo, Valência e Zaragoza.

Por gentileza, na hora de deixar sua consulta, coloque o mesmo endereço de email que você usou para comprar seu(s) guia(s), para que possamos identificá-lo facilmente.

4. O que podemos fazer por você?

Podemos dar orientações gerais para aprimorar seu roteiro, incluindo:

  • dicas sobre quantos dias dedicar para cada destino visitado.
  • informações sobre a logística do transporte entre os destinos.
  • sugestões sobre como definir a ordem do seu roteiro.

E qualquer outro tipo de dica que acharmos pode melhorar sua viagem. Aliás, não deixe de conhecer nossas 10 dicas para viajar melhor pela Espanha.

5. O que não podemos fazer por você?

Na consultoria de roteiros não podemos elaborar roteiros detalhados e personalizados para cada uma das cidades visitadas. Para isso existem nossos nove guias. Enquanto não tivermos material específico sobre outros destinos na Espanha, podemos dar dicas e orientações muito gerais sobre eles, mas não elaborar roteiros detalhados de visitação de cada destino.

Na consultoria também não realizamos reservas hoteleiras nem de passagens (e também não fazemos pesquisa de valores, que é uma tarefa que você deverá realizar, pedindo todas as orientações necessárias sobre o assunto). No site você vai encontrar muita informação sobre como chegar na Espanha e como se locomover dentro do país, além de uma ótima ferramenta para pesquisa de hospedagem.

Igualmente, não podemos realizar cálculos de despesas, sendo que é uma tarefa quase impossível. Veja o texto quanto vou gastar na Espanha? sobre o assunto.

6. Existe um limite no número de consultas que posso deixar?

Não! Você pode deixar tantas quantas perguntas você quiser, relacionadas com o assunto da consultoria, que são os roteiros para percorrer a Espanha.

7. Vocês demoram muito para responder?

Costumamos responder consultas uma vez por dia, de segunda a sexta. Quando estamos viajando, pode ser que as respostas demorem mais alguns dias. Mas nunca deixamos de responder nenhuma pergunta.

Bem-vindo à nossa consultoria de roteiros!

669 comentários em “consultoria de roteiros 2019-2020”

  1. Avatar

    Boa noite!!!
    Vamos p Espanha em janeiro, 2 adultos e 2 adolescentes (ambos meninos), de 15 e 16 anos. Chegaremos em Madri, no dia 11/01, à tarde (+-14:30h) e ficaremos lá até o dia 15/01 (hotel já reservado). Pensamos em alugar um carro p ir para Toledo, e pensamos em escolher outras 2 cidades (Granada ou Cordoba ou Sevilha) e temos dúvida de
    qtos dias ficar em cada. Dia 18/01 iremos para Barcelona (pensamos em avião), onde ficaremos até o dia 25/01 (volta p o Brasil +- 14h). Em Barcelona precisamos da sua orientação para assistirmos o jogo de futebol entre Barcelona x Granada, no dia 19/01 (Vc sabe se este jogo está mesmo confirmado e qual horário?)
    Dentro desta proposta, qual sua opinião? Qual melhor roteiro, incluindo tempo em cada lugar?
    Muito obrigada e parabéns pelas suas excelentes orientações. Parabéns pelo guia de Barcelona, excelente!!!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezada Elaine, seja muito bem-vinda ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI) e à nossa consultoria de roteiros. Vamos tentar fazer um encaixe de datas a partir da parte do seu roteiro que já foi definida, e responder também suas dúvidas.
      11/01 chegada e noite em Madri.
      12/01 noite em Madri.
      13/01 noite em Madri.
      14/01 noite em Madri. Bate-volta até Toledo. Não costumamos indicar ir até Toledo de carro mas, no seu caso, e sendo que vocês são quatro, pode valer a pena.
      15/01 trem-bala Madri>Córdoba. Visita a Córdoba durante o dia com pernoite em Córdoba ou continuação até Sevilha (seria necessário encontrar um lugar para deixar as malas em Córdoba em caso de fazer pit-stop).
      16/01 trem-bala Córdoba>Sevilha. Noite em Sevilha.
      17/01 noite em Sevilha.
      18/01 trem-bala ou avião Sevilha>Barcelona. Chegada e noite em Barcelona.
      19/01 noite em Barcelona. O jogo contra o Granada ainda não foi confirmado. A confirmação deve acontecer até duas semanas antes do jogo. Pode conferir as informações no texto calendário de jogos do FC Barcelona, que atualizamos semanalmente.
      20/01 noite em Barcelona.
      21/01 noite em Barcelona.
      22/01 noite em Barcelona.
      23/01 noite em Barcelona.
      24/01 noite em Barcelona. Vai dar tempo para escolher um ou vários bate-voltas saindo de Barcelona.
      25/01 volta para o Brasil.
      Sevilha poderia ser trocada por Granada. Existe um voo direto de Granada para Barcelona. Como Sevilha ou Granada vão ficar fora do seu roteiro, a escolha poderia ser Granada, eliminando o pit-stop em Córdoba. Desse jeito, Córdoba e Sevilha ficariam para uma viagem futura, quem sabe junto com Málaga, os Pueblos Blancos e Cádiz. Você acabaria ficando três noites em Granada, que é nossa indicação para quem visita a cidade.
      Ficamos à sua disposição para falar sobre mudanças e dar esclarecimentos sobre nossas escolhas. Abraço!

      1. Avatar

        Oi Tony!
        Vc sabe me dizer a probabilidade de encontrarmos ingressos p o jogo, após a confirmação do mesmo? Duas semanas antes é bem em cima da data. E, já estaremos viajando, já que nossa viagem começará no dia 07/01 em Londres. Pq, se não formos ao jogo, poderíamos diminuir 2 noites em Barcelona e refazer o roteiro. O que vc acha?

        Outra dúvida: inicialmente, pensamos em alugar um carro, sair de Madri, passar em Toledo e ir para umas das 3 cidades mencionadas e depois para outra das três (Cordoba, Granada ou Sevilha). O que vc acha desta idéia?

        Muito obrigada!!!

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Elaine, no caso do jogo contra o Granada, a probabilidade de encontrar ingressos é muito alta (apesar de que ninguém pode dar garantias). Abrindo mão do jogo de futebol, daria para conhecer Granada. Essa decisão é sua 🙂
          Pensamos na possibilidade de alugar um carro para o percurso que você indica. O problema é que, enquanto a distância entre Madri e Toledo é curta, a partir de Toledo os tempos de deslocamento são maiores. Mais de 3 horas de Toledo a Córdoba, e 1 hora e 40 de Córdoba a Sevilha. Mas seria uma possibilidade. Alugando o carro no dia que estiverem saindo de Madri, e retornando o carro na chegada a Sevilha. Em Toledo e Córdoba, procurem hotel com estacionamento. Abraço.

          1. Avatar

            Oi Tony! Suas dicas estão nos ajudando muito. Fizemos algumas adaptações e queremos sua opinião. Fique à vontade p sugerir modificações.

            11/01 chegada (14:30h) e noite em Madri.
            12/01 noite em Madri.
            13/01 noite em Madri.
            14/01 noite em Madri.
            15/01 Bate-volta>Toledo e noite em Madri.
            16/01 Madri>Granada de trem.
            17/01 noite em Granada.
            18/01Granada>Barcelona de avião. Noite em Barcelona
            19/01 noite em Barcelona. (jogo Barcelona x Granada)
            20/01 noite em Barcelona.
            21/01 noite em Barcelona.
            22/01 noite em Barcelona.
            23/01 noite em Barcelona.
            24/01 noite em Barcelona.
            25/01 volta para o Brasil. (14 h)
            Escolher alguns bate-volta em Barcelona.

            Aguardo sua preciosa opinião! Muito obrigada!
            Elaine

            1. Tony | ESPANHA TOTAL

              Bom dia Elaine, nosso principal comentário é que a estadia em Granada está curta demais. Você precisa avaliar também que há chances do jogo do Barça ser mudado para o 18/01, o que poderia complicar sua programação. Pense assim: você vai dedicar tempo e dinheiro para chegar em Granada, que é um destino distante, e vai ficar tão pouco tempo que vai ter que deixar de ver lugares essenciais na cidade (só para o bairro do Albaicín indicamos um dia completo, que é um dos roteiros do nosso Granada em dois dias). Se vai dedicar tão pouco tempo para Granada, avalie a possibilidade de deixar a cidade fora do roteiro (deixe ela para uma próxima viagem à Andaluzia, percorrendo também Córdoba e Sevilha). Você poderia visitar Zaragoza no caminho entre Madri e Barcelona, e contar com mais tempo para bate-voltas em Madri e bate-voltas em Barcelona. Abraço.

  2. Avatar
    Regina Célia Moreira de Amorim

    Oi, Tony, boa tarde!
    Pretendemos ir à Espanha em abril/2020 (15/04/2020 a 26/04/2020), visitando a região da Andaluzia e Barcelona?
    Qual a melhor forma de distribuir os dias?

  3. Avatar
    Regina Célia Moreira de Amorim

    Boa noite, Tony!
    Vi o seu roteiro 5, para uma viagem de 10 dias. Com disponibilidade de 12 dias, é possível fazer um roteiro com Barcelona – Madri (incluindo bate e volta a Toledo) – Sevilha – Granada – Córdoba? Como distribuir os dias?
    Como já conhecemos Madri, pensei em 2 dias apenas na cidade.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Regina, seja bem-vinda ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI) e à nossa consultoria de roteiros. Antes de mais nada, vocês já definiram o ponto de entrada na Espanha e o ponto de volta para o Brasil? Sabendo essa informação (inclusive o horário de chegada e partida), fica mais fácil fazer uma proposta que aproveite seu tempo ao máximo. Aguardamos seu retorno!

  4. Avatar

    Boa noite Tony
    Estamos precisando de orientação com nosso roteiro!
    Vou te passar nossa primeira ideia pra ver o que você acha.
    Chegaremos em Madrid na noite do dia 01/01/20
    Pensamos:01/01 Madrid
    02/02 Madrid
    03/01 conhecer Toledo
    04/01 Madrid para Sevilha
    05/01 Sevilha
    06/01 Sevilha para cordoba
    07/01 cordoba para granada
    08/01 granada para fazer seu guia completo
    09/01 granada para Barcelona via aérea
    10/01 Barcelona
    11/01 Barcelona
    12/01 Girona
    13/01 val de Núria
    14/01 Montserrat
    15/01 volta ao Brasil
    O que vc acha?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Delmira, seja bem-vinda ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI) e à nossa consultoria de roteiros. Seu roteiro é bastante acelerado, o tempo dedicado tanto para Barcelona como para Madri é muito curto, pela nossa experiência, quem dedica tão pouco tempo para cidades tão cheias de conteúdo, acaba se arrependendo profundamente. O problema é que não há onde obter mais dias para as visitas. Veja que habitualmente indicamos três noites em Sevilha e Granada, três ou quatro em Madri e todas as noites possíveis em Barcelona.
      A ordem do roteiro é impecável e a logística dos deslocamentos é simples (tudo de trem-bala com a exceção do Granada>Barcelona de avião).
      Então, dá para fazer mas muito provavelmente você vai ficar se lamentando não ter dedicado mais tempo para Madri e Barcelona. Na hora que você tiver definido a data da sua visita a Granada, não deixe de assistir nossa dica valiosa sobre a Alhambra.
      Precisando de novos esclarecimentos, aproveite para perguntar! Abraço.

      1. Avatar

        Obrigada Tony , também achei acelerado mas é que a Espanha parece tão linda que dá vontade de ver um pouco de tudo!
        Vou deixar então apenas um bate volta em Barcelona para aumentar o tempo na cidade. Abraços

  5. Avatar
    Antônio Carlos Abath Valença

    Olá, Tony, tudo bem? Parabéns pelo site, um dos mais completos que já vi sobre a Espanha.
    Veja, eu, minha esposa e nossas crianças (de 9 e de 2 anos e meio) estamos com viagem marcada à Espanha para o período de 21 de janeiro (chegando por Madrid) a 10 de fevereiro (voltando ao Brasil por Sevilha). Considerando que já conhecemos Barcelona em 2016, inclusive com muitas dicas suas, optamos por incluir Madrid e a região da Andaluzia, esta em virtude do inverno menos intenso. O roteiro está, por ora, assim organizado:
    21/1 a 28/1 – Madrid, com um bate-volta em Segóvia. Ou seja, cinco dias inteiros em Madrid + um dia bate – volta em Segóvia.
    28/1 a 29/1 – Toledo. Sairemos de Madrid, de carro, rumo a Tolendo, onde passaremos à noite e, na manhã seguinte, seguiremos viagem a Córdoba, iniciando a fase Andaluzia.
    29/1 a 1/2: três noites em Córdoba, a fim de conhecermos a cidade com calma. Confesso, contudo, estar na dúvida sobre se 2 noites já seriam suficientes para conhecer a cidade com a mesma calma.
    1/2 a 4/2: Granada. Três noites em Granada.
    4/2 a 5/2: Ronda.
    6/2 a 10/2: Sevilha. Também questiono se não seriam dias demais nessa cidade. Se sim, a opção, talvez, seja incluir Vejer de La Frontera.

    O que você acha? Desde já, agradeço bastante pela atenção.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Antônio Carlos, seja bem-vindo mais uma vez ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI) e à nossa consultoria de roteiros. Adoramos seu roteiro, do jeito que a gente gosta, visitando os lugares com calma. Nossos comentários.
      – sim, três noites em Córdoba é muito tempo. Duas noites devem ser suficientes.
      – costumamos indicar um mínimo de três noites em Sevilha. Quatro noites não são um exagero, permitiriam completar algum bate-volta saindo de Sevilha, como Itálica. Mas também daria para tentar conhecer Vejer de la Frontera. Fariam Ronda>Vejer de la Frontera>Sevilha.
      Vocês já pensaram na logística do transporte na Andaluzia? No caso de querer fazer Vejer de la Frontera, o carro alugado seria quase imprescindível.
      Abraço.

      1. Avatar
        Anntônio Carlos Abath Valença

        Muito obrigado pelo retorno, Tony! Considerando suas valiosas observações, nosso roteiro ficou assim:
        21/1 a 29/1 – Madrid, com 2 dias para bate-voltas em Toledo e em Segóvia. O propósito de muitos dias na capital é aproveitá-la com calma, até porque estaremos com duas crianças.
        29/1 a 31/1 – Córdoba, aonde iremos de trem-bala.
        31/1 a 4/2 – Granada. Novamente, optamos por um pouco mais de tempo nessa bela cidade para a aproveitarmos com calma.
        4/2 a 6/2 – Pueblos Blancos. Nossa base será em Ronda, onde nos hospedaremos por duas noites, e faremos bate-voltas em vilas próximas, como Zahara de La Sierra. Faremos o percurso, obviamente, de carro, que alugaremos em Granada.
        6/2 a 10/2 – Sevilha.

        Ficou legal?

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Antônio, seu roteiro ficou legal, sim, com tempo mais do que suficiente para curtir com calma todas as cidades que vocês vão visitar. Precisando de novas orientações, aproveite para perguntar, teremos o maior prazer em tentar ajudar! Abraço.

  6. Avatar

    Boa tarde Tony, viajo com esposo e duas filhas adolescentes (12 e 18) entre 14 e 27 de dezembro/2019.
    Estou finalizando meu roteiro, sempre com base no seu site (O MELHOR DE TODOS).
    Gostaria de sua opinião, a respeito.
    Gosto de deixar tudo mais ou menos previsto, sabendo que tudo pode ser alterado por conta de previsão do tempo, mas como vocês sempre escrevem temos que ir já com os ingressos comprados, e tento otimizar o tempo mesclando os roteiros que vocês indicam com os interesses que a família tem.
    Segue programação, para sua avaliação:

    13/12/2019 23:15 vôo LA8064 – Operado por LATAM Airlines Brasil

    14/12/2019 13:10 Chegada em Madri – hospedagem na Rua Atocha (próximo a estação)
    18:00 Museu do Prado (gratuito – chegar 30minutos antes)

    15/12/2019 08:00 Levantar, tomar café – passeio pelo parque do Jardim Botânico
    13:30 Museu Reina Sofía (gratuito – chegar 30minutos antes)

    16/12/2019 08:00 Levantar, tomar café – A DEFINIR
    12:00 Museu Thyssen Bornemisza (gratuito – chegar 30minutos antes)
    20:40 Passeio Navibus ( chegar com antecedência – ingressos já comprados)

    17/12/2019 07:00 Levantar, tomar café – A DEFINIR
    11:30 Check out Hotel
    15:00 Embarque trem – (passagens já compradas)
    17:30 Chegada em Barcelona – hospedagem na Rambla (perto da estação Liceu)

    18/12/2019 09:00 Roteiro 1 – bairro gótico
    18:00 Cervejaria Muritz

    19/12/2019 10:00 Parc de Montjuïc – roteiro 10
    17:00 Poble Espanyol
    20:00 Font Màgica

    20/12/2019 09:00 Park Güell
    12:30 La Pedrera
    15:30 Casa Batló

    21/12/2019 08:00 Excursão a Girona, Figueres e Museu Dalí (ainda não comprada)

    22/12/2019 09:00 “Circuito Merli” – Bar da Míriam (Plaça Sant Vicenç de Sarrià)
    10:00 CosmoCaixa
    14:00 Parc d’Atraccions del Tibidabo
    23/12/2019 09:00 Sagrada Família
    13:00 Hospital de la Santa Creu i Sant Pau e ou Encants de Bellcaire

    24/12/2019 SEM PROGRAMAÇÃO POR ENQUANTO

    25/12/2019 08:00 La Molina – (Ir de trem – passagens ainda não foram compradas)

    26/12/2019 SEM PROGRAMAÇÃO POR ENQUANTO

    27/12/2019 11:20 vôo LA8115 – Operado por LATAM Airlines Brasil

    Atenciosamente, Lenise Lemos

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Lenise, seja bem-vinda ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI) e à nossa consultoria de roteiros. Se você gosta do nosso trabalho, estamos lançando um canal no YouTube 🙂
      Vamos tentar ajudar com sua programação:
      14/12. A fila para entrar no Museo del Prado no horário gratuito costuma a se formar uma hora antes. O museu fica megalotado durante esse horário, que é ótimo para quem já conhece o museu e unicamente está querendo ver uma ou duas obras.
      15/12. O Jardim Botânico é bastante pequeno. Considere um passeio alternativo pelo Parque del Retiro.
      16/12. Ok. No Madri em 9 roteiros apresentamos bastantes alternativas para aproveitar seu tempo ao máximo.
      17/12. Ok.
      18/12. Ok.
      19/12. Ok.
      20/12. Ok.
      21/12. Ok.
      22/12. O que seria o “Circuito Merli”?
      23/12. O Encants fecha às 20horas, não deixariamos de conhecer o Hospital de Sant Pau, e ainda deve dar tempo para visitar o Encants.
      24/12. Ok.
      25/12. Confira a disponibilidade de horários para o dia de Natal. Considere também Vall de Núria como passeio alternativo. Se você não for esquiar, é um passeio muito legal.
      26/12. Ok.
      Precisando de qualquer esclarecimento, sobre o Madri ou Barcelona, aproveite para continuar perguntando. Abraço!

      1. Avatar

        Olá Tony,
        “circuito Merli”, é pq minha filha adora a série Merli que passa na Netflix e ela quer visitar alguns lugares que aparecem na série (eu que denominei assim para nos entendermos), mas são aqueles lugares que escrevi.
        Gostaria de ajuda para o que fazer no dia 24 e no dia 26, que ainda estão sem programação.
        Quanto a ir no La Molina, a escolha foi por que ao ler seu post sobre escolher entre um e outro dizia que para adolescentes seria melhor o La Molina, além de lá eles alugarem roupas e não vi essa possibilidade no Vall de Núria (não vamos esquiar). Vi que no La Molina vai ter programação, só não sei como fica a questão do transporte, pois não tem excursões para lá, mas ainda não escolhi nem comprei nada, podemos trocar sem problemas.
        Att. Lenise

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Lenise, entendemos a parte do “Circuito Merli”. Para o dia 24, você poderia planejar o roteiro 2 seguido pelo roteiro 3. Para o dia 26, feriado em Barcelona, você poderia programar os roteiros 5 e 15.
          La Molina continua sendo uma escolha válida. É bastante fácil chegar (veja todas as informações no texto La Molina). Abraço.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Juliana, seja bem-vinda ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e ao passaporteMADRI). Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Se você ainda não conhece nossos guias, pode vê-los aqui. Temos certeza de que você vai achar que são um ótimo investimento para sua viagem. Abraço.
      P.S.: veja o texto a melhor época do ano para ir a Mallorca e o vídeo quando visitar as Ilhas Baleares.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa noite, Francisco. As atrações fecham no dia 25, por isso a escolha deveria ser um roteiro ao ar livre. O roteiro 9 Madrid Río, em um dia com tempo bom, poderia ser uma boa escolha. Veja também o texto Natal em Madri. Abraço.

  7. Avatar

    Oi Tony. Tudo bem ?
    Me tira umas dúvidas de última hora :
    (1) De onde se tem a melhor vista da sagrada família ?
    (2) consigo comprar na hora ou com 2 dias antes o parque Guell ? Pois gostaria de não correr o risco de estar chovendo
    (3) Vale a pena comer no casa Calvet ? Como faço reserva ?
    (4) vale realmente ir a montsserah ? Conhecemos os Alpes suíços e vimos muitas montanhas em Salzburg. O que motivaria ir a Montsserah ?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia de novo, Andre. Suas dúvidas:
      1) há duas vistas ótimas, as duas fachadas que contam com uma praça na sua frente.
      2) tente comprar dois dias antes. Não chegue no parque sem ingresso, pode ter que esperar várias horas.
      3) nunca comemos por lá. Veja nossos restaurantes prediletos em Barcelona. Acreditamos que a Fonda España seja uma boa alternativa à Casa Calvet.
      4) vale MUITO a pena. Montserrat não tem nada ver com as montanhas dos Alpes. Veja uma explicação muito detalhada do bate-volta, com fotografias, no texto Montserrat do passaporteBCN.
      Abraço.

  8. Avatar
    Angélica Buonfiglioli

    Olá Tony, como vai?

    Por favor, uma dúvida com relação aos roteiros indicados nos seus guias:
    Sabendo que esse dado pode variar de acordo com o interesse de cada pessoa ao longo do passeio, em média, quanto tempo em horas duram os roteiros de Madri que são informados como de meio dia, imaginando o percurso feito com calma por adultos?
    E os roteiros de um dia, como Toledo e Córdoba, quantas horas de passeio aproximadamente nas mesmas condições, adultos caminhando com calma?

    Obrigada, um abraço!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Angélica, por aqui tudo bem! Vamos tentar esclarecer suas dúvidas:
      – no caso dos roteiros de Madri, são roteiros de entre quatro e cinco horas. Como você indicou, há muitas variáveis que podem impactar no tempo destinado ao roteiro. Tente começá-los por volta das 9:30h da manhã.
      – no caso dos roteiros de um dia, tente começar o roteiro por volta das 9:30h também, e calcule que vai terminar entre as 6 e as 8 da tarde.
      Abraço!

  9. Avatar

    Oi Tony, estou quase finalizando tudo …. ufa . Me tira duas dúvidas

    ficou bem apertado os dois dias e meio em Sevilha. Você acha que o passeio de arco é muito bom ? A visão que se tem dos pontos turísticos é diferente do que é visto da terra ?
    (2) separei uma manhã inteira para itálica, voltando a Sevilha para almoçar e ir a lãs serás. Tá okay ?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, André, demoramos para entender partes da sua mensagem. Dois dias e meio é tempo suficiente para completar os dois roteiros do guia e ainda visitar Itálica. O barco, para quem conta com tempo limitado, é dispensável. Não entendemos o que você quis dizer na sua segunda pergunta, após Itálica. O que seria “lãs serás”?

  10. Avatar

    Boa tarde!
    Em julho vou ficar 15 dias na Espanha, vou sair do Brasil e ir par Lisboa, lá vou pegar um carro e passar pelo Porto e depois vou para La Corunha na Espanha, tenho família lá, quero fazer uma viagem pela Espanha saindo de La Corunha e indo até Barcelona de carro, volto ao Brasil por Madri.
    O que vcs me sugerem?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Antonio. Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Se você ainda não conhece nossos guias, pode vê-los aqui. Temos certeza de que você vai achar que são um ótimo investimento para sua viagem. Abraço.

  11. Avatar
    Angélica Buonfiglioli

    Olá Tony.

    Por favor, gostaria de saber se vocês conhecem algum guia turístico que fale espanhol/português para nos acompanha na viagem aos Pueblos Blancos, entre Granada e Sevilha. Gostaria de fazer uma coração para saber se vale mais a pena contratarmos um motorista/guia nos dois dias em que faremos esse trajeto ou se é melhor alugar um carro. Estou um pouco receosa caso neve ou a estrada fique com gelo, nunca dirigi um veículo nessas condições. No meu caso o motorista nos acompanharia de Granada a Ronda passando por alguns pueblos e no dia seguinte de Ronda a Sevilha. Não sei se esse tipo de profissional pernoite, enfim, precisaria entrar em contato para avaliar essa possibilidade.

    Obrigada, um abraço, Angélica

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Angélica, infelizmente não contamos com a indicação que você está procurando, mas com certeza um serviço desse tipo deve acabar custando muito, mas muito mais do que um aluguel de um carro. Abraço.

  12. Avatar
    GEANDRO FERREIRA PINHEIRO

    Boa noite!!
    Eu e minha família temos 3 passagens pela Iberia, entre Rio-Paris, com conexão em Madri (por 11 horas).
    2 Meses depois de comprarmos as passagens, a Iberia começou a comercializar stopover em madri.
    Com a ideia de passar um tempo em madri, perguntei no teleatendimento da Iberia se teria como fazer o stopover, mesmo tendo comprado as passagens antes. A resposta foi que não, mas que poderiam fazer duas coisas:
    1 – alterar a passagem. Para isso, a mudança implicaria num custo bem alto, em quase mil reais cada passagem
    2 – sugeriram que não usássemos a “perna” Madri-Paris, ou seja, que simplesmente ficássemos em Madri, e fossemos para Paris depois por quaisquer outros meios que decidissemos.
    Afirmaram que isso não implicaria em perda da passagem de volta (Paris-Rio, conexão Madri).
    Quanto a bagagem, afirmaram que, como a conexão é de 11 horas, necessariamente a bagagem deveria ser retirada em Barajas. Mas que, para melhor certificação de que a bagagem não fosse direto para Paris, orientaram que, durante o check-in no Rio informássemos que ficaríamos em Madri, de modo tal que as bagagens fossem despachadas para Madri como destino final.

    Ou seja, com essa orientação, resolvemos ficar em Madri alguns dias…
    …porém, não sem uma certa insegurança.

    Por mais que o teleatendimento tenha dado essa orientação (e ligueo mais duas vezes em dias diferentes para confirmar,rsrs), a maior insegurança é: ao descermos em Barajas, é lá que faremos a imigração, como vcs belamente informaram no post referente a entrada na espanha e europa. Isso em si seria suficiente então para 1) entrarmos na espanha de forma correta, 2) ficarmos tranquilamente em Madri (por exemplo, hotéis poderiam criar questões quanto ao “destino final”?, e 3) depois fazer viagens domésticas por nossa conta? Ou seja, a imigração em Madri nos garantiria tranquilamente a europa, independente da última perna das passagens serem usadas?

    Abraços, e parabéns pela qualidade das informações e dinâmica com os leitores!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Geandro, seja muito bem-vindo ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e ao passaporteMADRI e ao nosso novo canal no YouTube). Reservamos a consultoria de roteiros para consultas sobre a elaboração de roteiros. Veja nosso texto imigração e vistos, com esclarecimentos sobre o assunto da sua consulta. Abraço.
      P.S.: tome um cuidado extremo com essa afirmação de que o não uso da perna Madri-Paris não implicaria na perda dos restantes trechos. Exija essa confirmação por escrito. De praxe, se você deixa de voar um trecho (dá um “no show”) o restante da passagem é cancelada.

  13. Avatar

    Ola Tony!!! obrigada por este post, acabei de ler as dicas e me apaixonei pelo roteiro dos Pueblos Blancos

    Tenho algumas dúvidas e gostaria de contar com sua ajuda, se possível .
    acabei de comprar o guia Sevilha 2 dias.

    Iremos ( eu e meu marido) em 19/04/20 para Portugal(Lisboa), e voltando para o Brasil em 19/05/20 por Madri.
    Pretendemos ficar 10 dias em Portugal e o restante pela Espanha: (Barcelona, Valencia, Andaluzia e Madri), poderia por favor me ajudar a organizar a ordem das cidades, como ir e quantos dias ficar em cada uma?

    Obs.: caso fique muito corrido, podemos deixar Valencia fora do roteiro

    com relação ao aluguel do carro para a rota Pueblos Blancos : acha necessário incluir algum tipo de seguro? qual?

    Gratos/Roseli e Josenildo

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Roseli e Josenildo, sejam muito bem-vindos ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI) e à nossa consultoria de roteiros. Vamos tentar ajudar com seu roteiro. Vamos basear nossos cálculos na sua chegada na Espanha no dia 29/04 (após 10 dias em Portugal) e volta para o Brasil no 19/05. Isso dá 19 dias, sem contar nem o dia da chegada nem o dia da volta. Vamos tentar encaixar tudo no seu roteiro, mas o principal problema é que Madri e Barcelona demandam bastantes dias, e vocês estão querendo ainda incluir vários bate-voltas partindo de cada uma das cidades.
      29/04 voo Portugal>Barcelona. Há voos partindo tanto de Lisboa quanto do Porto. Noite em Barcelona.
      30/04 noite em Barcelona.
      01/05 noite em Barcelona.
      02/05 noite em Barcelona.
      03/05 noite em Barcelona.
      04/05 noite em Barcelona. Durante a estadia em Barcelona, bate-voltas até Girona e Tarragona.
      05/05 no período da manhã, trem-bala Barcelona>Zaragoza. Tarde completa e noite em Zaragoza.
      06/05 manhã completa em Zaragoza. No período da tarde, trem-bala Zaragoza>Córdoba. Noite em Córdoba.
      07/05 dia completo em Córdoba e, no final do dia, trem-bala Córdoba>Sevilha. Noite em Sevilha.
      08/05 noite em Sevilha.
      09/05 noite em Sevilha.
      10/05 aluguel de carro para sair de Sevilha, visitar Vejer de la Frontera e dormir em Arcos de la Frontera.
      11/05 dia dedicado a completar o roteiro pelos Pueblos Blancos, chegando em Ronda no final do dia. Noite em Ronda.
      12/05 manhã completa em Ronda e carro de Ronda até Granada. Devolução do carro chegando em Granada. Noite em Granada.
      13/05 noite em Granada.
      14/05 noite em Granada.
      15/05 trem-bala Granada>Madri. Noite em Madri.
      16/05 noite em Madri.
      17/05 noite em Madri.
      18/05 noite em Madri. Durante a estadia em Madri, tentar encaixar bate-voltas até Toledo (imprescindível) e Ávila e Segóvia. Pode ser que o tempo não seja suficiente.
      19/05 volta para o Brasil.
      Pronto. Essa é uma entre muitas propostas possíveis. Fiquem à vontade para tirar todas suas dúvidas. Grande abraço!

  14. Avatar
    Angélica Buonfiglioli

    Olá Tony, boa tarde!

    Por favor, veja se o roteiro abaixo nos Pueblos Blancos está muito corrido ou se calculei razoavelmente os tempos de deslocamento e passeios. Caso você ache que algum pueblo precise sair do roteiro, qual você indicaria tirar, Setenil de las Bodegas ou Zahara de la Sierra? Vou fazer o percurso de carro, saindo de Granada e devolvendo o carro em Sevilha.

    20/01/20 (segunda-feira) – Granada – Ronda
    8hs – Locadora Avenida de los Andaluces – Estación de Ferrocarril
    9hs – Saída de Granada até Ronda
    11hs – Chegada em Ronda e acomodação no Airbnb
    Almoço e passeio em Ronda

    21/01/20 (terça-feira) – Ronda – Grazalema – Arcos de la Frontera – Sevilha
    8hs – Café da manhã
    9hs – Saída de Ronda
    9h30 – Chegada em Setenil de las Bodegas, passeio e fotos (casas embaixo das rochas)
    10hs – Saída de Setenil para Zahara de la Sierra
    11hs – Chegada em Zahara de la Sierra, passeio e fotos
    11h30 – Saída de Zahara de la Sierra
    12h30 – Chegada em Grazalema e almoço
    15hs – Saída de Grazalema
    16hs – Chegada em Arcos de la Frontera, passeio e fotos
    17hs – Saída de Arcos de la Frontera
    18h30 – Chegada em Sevilha

    Obrigada, Angélica

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa noite, Ángelica. Nunca fazemos nenhuma programação do jeito que você fez, contando cada minuto, por experiência, quase nunca funciona. Se você demorar quinze minutos para encontrar estacionamento em Setenil de las Bodegas, por exemplo, a programação vai para o brejo. É preciso contar com mais flexibilidade para evitar que, ao invés de um passeio gostoso, seu roteiro não vire um rally. Aqui no site tentamos transmitir a ideia de que os Pueblos Blancos são um destino para quem gosta de apreciar os lugares que visita com calma.
      Tanto Setenil de las Bodegas como Zahara de la Sierra são dois lugares extraordinários (e muito diferentes), tentariamos conhecer ambos. Também não abririamos mão de Arcos de la Frontera. Se vocês não perderem muito tempo para almoçar, pode ser que dê para completar o roteiro. Grazalema é bastante pequena. Estiquem o dia até escurecer, e voltem para Sevilha à noite (a volta de Arcos de la Frontera até Sevilha é quase toda feita por uma estrada duplicada).
      Abraço.

  15. Avatar
    Roberto Nogueira Lima

    Boa noite, Tony!
    Eu e minha esposa iremos passar o Carnaval na Espanha. Ao mesmo tempo que iremos ter mobilidade, devido não estarmos acompanhados dos filhos, não quero que a viagem seja muito corrida.
    Fiz um roteiro e gostaria que você avaliasse.

    Fevereiro Cidade OBS
    15 Chegada as 15:25 h em Madri
    MADRI e Arredores
    16 Madri
    17 Madri – Toledo – Madri Trem – Madri-Puerta de Atocha / Toledo – 0:33 h.
    18 Madri – Ávila – Madri Trem – Madri-Princípe Pio – Ávila – 1:30 h.
    19 Madri
    ANDALUZIA
    20 Madri – Córdoba Trem (Madri a Córdoba 1:45 h)
    21 Córdoba – Sevilha Trem (Córdoba a Sevilha 0:46 h)
    22 Sevilha
    23 Sevilha
    24 Sevilha – Ronda Aluguel de Carro; 133 km em 1:50 h
    25 Ronda – Málaga 102 km em 1:20 h.
    26 Málaga – Granada 163 km em 2:00 h; Devolução de carro.
    27 Granada
    28 Granada (Sierra Nevada)
    29 Granada
    1/3 Granada – Madri – Lisboa- Salvador
    Avião Ibéria as 7 h do dia 1/3 de Granada para Madri.
    Retorno de Madri para Salvador as 12:05 h.

    Tenho 2 dias em Madri. Você acha que valeria a pena incluir Segóvia no passeio em um desses dias ou deixo Segóvia para outra viagem ou você teria outra sugestão?
    Você recomendaria passar a noite em Toledo, Ávila ou Segóvia, no inverno? Ou é melhor fazer o bate e volta mesmo?
    Pelos dias disponíveis nesta viagem não inclui Cadiz e nem Pueblos Blancos, para a viagem não ficar muito corrida. Você concorda?
    Vou alugar um carro para ir de Sevilha até Granada. É seguro dirigir neste roteiro nesta época do ano?
    Vale a pena pernoitar em Ronda no inverno, ou seria melhor seguir viagem e pernoitar em Málaga ou Granada?
    Vale a pena conhecer Málaga no Inverno? Ou uso este dia para estender a estada em outra cidade?
    O aeroporto de Granada costuma fechar nesta época do ano? E o de Madri?
    Por ser Carnaval, neste período, tem algum dia onde as atrações estejam fechadas?
    Não esquiamos, portanto, vale a pena visitar Sierra Nevada?
    Qualquer outra dica para aprimorar meu roteiro será bem vinda.

    Grato desde já.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Roberto, sejam você e sua esposa muito bem-vindos ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI), e também ao nosso canal no YouTube e à consultoria de roteiros. Vamos tentar ajudar com seu roteiro e suas dúvidas. Em geral, seu roteiro parece bastante equilibrado, só achamos o tempo destinado a Málaga muito insuficiente, sua visita à cidade vai virar uma autêntica correria. Mas vamos com suas dúvidas uma por uma:
      – vocês já conhecem Madri? 2 dias em Madri é muito pouco tempo, unicamente suficiente para conhecer o básico do básico. Se você destinar mais um dia para bate-voltas (Segóvia), o tempo em Madri quase some. Aliás, achamos que Segóvia tem mais conteúdo que Ávila, poderia valer a pena fazer a troca de bate-voltas. Veja também nossa proposta para visitar Ávila e Segóvia no mesmo dia (com carro alugado), pode ser que acabe interessando.
      – tanto Toledo quanto Ávila ou Segóvia são bate-voltas perfeitos. Se você for pernoitar, vai acabar prejudicando o bate-volta, pela necessidade de fazer check-in e check-out dos hotéis, se deslocar até eles, et cétera.
      – você fez bem excluindo Cádiz e os Pueblos Blancos, realmente, não sobra tempo para eles. Uma pena mas um roteiro é construído a partir de decisões.
      – pelas estradas principais você não deveria ter problemas para circular de Sevilha a Granada.
      – Ronda é uma cidadezinha muito fofa, não tem tanto conteúdo assim mas é muito bonita à noite também. Pode valer o pernoite.
      – Málaga vale a pena o ano todo, mas unicamente se você consegue dedicar duas noites para a cidade. Pode ser melhor eliminar Málaga e dedicar esse dia extra para Madri.
      – os aeroportos não costumam fechar, unicamente no caso de um temporal violento.
      – o carnaval na Espanha não é celebrado como no Brasil, e nem sequer é feriado. Unicamente em cidades com muita tradição de carnaval, como Cádiz, você iria encontrar atrações fechadas. Nos restantes destinos, não deve haver nenhuma atração fechada.
      – se vocês não esquiam, não perderíamos o tempo com Sierra Nevada.
      Resumindo, eliminem Málaga, dediquem esse dia adicional para Madri, e considerem alugar um carro para visitar Segóvia e Ávila no mesmo dia. E, acima de tudo, curtam muito a viagem. Ficamos à disposição para responder novas dúvidas e perguntas.
      Na hora que você definir as datas da sua visita a Granada, corra para comprar os ingressos para a Alhambra, essa seria a providência mais importante que vocês deveriam tomar.
      Abraço.

  16. Avatar

    Oi Tony, estamos indo na quarta (8 jan), e em Barcelona dia 23 e quero lhe agradecer muito o apoio na definição do itinerário, mas tenho uma última dúvida

    (1),Os gastos com os ingressos em Barcelona estão bem altos (para nós 4), vai a dúvida, vale eu pagar €99 para ir a casa Battlo ? Já fui a Lá pedrera, quando fui da última vez, e não achei tão espetacular assim… sei que é bem particular essa pergunta … mas dê
    esse “pitaco”

    Ahhhh … cortei o bairro gótico… vale dar uma corridinha no resto para ir ??PE

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia de novo, André, sua viagem está chegando! No texto Casa Batlló do passaporteBCN explicamos como é a visita à casa, com texto e bastantes fotos. É um lugar incrível, mas entendemos a questão do orçamento. Uma pena ter cortado o Bairro Gótico, é um dos cartões postais de Barcelona. Não incentivamos o maraturismo, acreditamos que as pessoas não deveriam viajar para ir correndo pelos lugares, achamos isso uma pena. Não corram, não. Abraço.

  17. Avatar

    Oi Tony,
    Cada vez que leio seus materiais fico maravilhado, a matéria sobre a Casa Battló está impressionante, as fotos colocam inveja em qualquer um.
    P A R A B E N S. e muitíssimo obrigado pelas valiosas dicas.
    Amanhã a primeira taça de vinho em Sevilha será em sua homenagem.
    Abrazos

  18. Avatar

    Oi Tony.
    Buenas tardes.
    Meu roteiro em marco, de 8 a 22 de 2020, eh Barcelona e arredores. Depois Sitges, Tarragona, Granada, Cordoba, Sevilha, Merida, Caceres e aeroporto de Madrid.
    Vc faria de carro, trem ou onibus? Tenho 8 dias para ir de Sitges ate Madrid. Como vc faria este roteiro? Vc mudaria algo? Vai ser corrido, neh?
    Gracias

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa tarde, Sylvia, seja bem-vinda ao EspanhaTotal e à nossa consultoria de roteiros. Sem contar o dia da sua chegada e o dia da sua partida, entendemos que você conta com 13 dias para sua viagem. Nesse prazo de tempo, o que você está querendo fazer entra no terreno do maraturismo mais radical, uma prática que tentamos desincentivar.
      Existe alguma razão para você querer visitar Mérida e Cáceres? Cortando essas duas cidades você ia ganhar tempo para outras. Daria para tentar programar um roteiro com Barcelona, Madri, Sevilha, Granada e Córdoba, e mesmo assim o tempo em Madri e Barcelona iria ficar muito curto. Aguardamos seu retorno.

  19. Avatar
    Angélica Buonfiglioli

    Olá Tony, boa tarde.

    Estarei em Sevilha no dia 23/01/2020 e vi nas suas informações que esse dia é um feriado, Dia de Santo Ildefonso. Por favor, você acha que teremos problemas para seguir os roteiros, o que pode estar fechado nessa data? E a parte de alimentação, restaurantes, fica prejudicada?

    Obrigada, um abraço, Angélica

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa noite, Angélica, Sevilha deve ter a aparência de um domingo. A imensa maioria das atrações turísticas, abertas; parte do comércio, fechado. Abraço.

  20. Avatar

    Olá Cecília e Tony!
    Estou adorando suas dicas e informações para elaborar meu Roteiro pra Espanha.
    Adquiri seu Guia de Granada em 2 dias e descobri que tenho esse canal pra poder tirar minhas dúvidas a respeito da minha viagem. Que ótimo contar com vcs pra isso.
    Veja só, nossa viagem será de 12 dias, eu e meu marido.
    Chegaremos dia 30/março as 13:10hs em Madrid.
    Montei meu Roteiro assim:
    30/31mar,01 e 02/abr ficaremos em Madrid.
    02/abr pensei em pegar TREM destino Córdoba.
    Guardar malas e conhecer o básico até final do dia. Depois pegar novamente TREM destino Sevilha.
    02/abr (noite), 03/04,05 em Sevilha…… aliás, vou comprar seu guia de 2 dias tbém.
    05/abr saíria do hotel cedo em direção pra Granada. (vou seguir recomendações do seu guia)
    * estou em dúvida se esse deslocamento será de ônibus, carro alugado, ou trem;
    * daria pra parar em alguma cidade no percurso ou vamos direto?
    05/06/07/ em Granada.
    • Já comprei os ingressos pra Alhambra pro dia 07 as 14:30hs
    08/ab destino MADRID NOVAMENTE.
    • TREM seria a escolha.
    08/09/10/11/12 Madrid sendo que
    09/abr bate/volta pra Segóvia.
    descobri um Passeio de Balão em Segóvia onde posso comprar com o Serviço de coleta no Hotel de Madrid. A empresa, GET YOU GUIDE, vcs conhecem? Parece ser divertido. Vcs aconselham?
    10/abr bate/volta pra Toledo
    11/abr Madrid só passeando e curtindo nosso último dia.
    12/abr Chekout hotel e embarque aeroporto Barajas as 22:15hs

    Agora o MAIS PREOCUPANTE:
    Quando compramos a viagem não sabia que pegaríamos a Semana Santa na região de Andaluzia. Fiquei impactada com a multidão que estará em Granada.
    Este ano as comemorações serão de 05/abr até 12/abr.
    Sendo assim, estarei em Granada 05/06/07……..NÃO SEI ONDE ME HOSPEDAR!
    Dia 08/abr partiremos pra Madrid.
    A princípio, pensei em ficar no Centro. Mas depois de ver a quantidade de Procissões que haverá nesses dias, achei melhor consultar los.
    Vou ter que me deslocar com malas na chegada e saída de Granada.
    Mas tenho fazer isso logo, pra conseguir hotel disponível nesse período.
    Que tal?
    Vcs podem me ajudar pra fechar esse Roteiro?
    Agradeço desde já…….. Sônia

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Sônia, seja muito bem-vinda à consultoria de roteiros. Vamos tentar ajudar com sua programação, sim. Na verdade, para a gente é mais fácil desenvolver nosso trabalho quando os leitores apresentam seu roteiro antes de fechar qualquer reserva, mas vamos trabalhar sobre a base da sua programação atual.
      30 março – 2 abril, Madri. OK.
      02 abril. Pit-stop em Córdoba e continuação até Sevilha. Como você conta com muitos dias em Madri, tanto no começo como no final da sua viagem, sugeririamos dormir uma noite em Córdoba. Desse jeito, sua visita à cidade vai ser muito mais tranquila, você não vai ter que se preocupar com achar um lugar para deixar suas malas, e vai poder curtir as ruas de Córdoba à noite, com um charme especial.
      03 – 05 abril. Sevilha. OK.
      05 abril Sevilha> Granada. Até a data da sua viagem já deve estar operando um trem rápido direto entre Sevilha e Granada, que foi anunciado há uma eternidade mas que parece vai ser confirmado até o fim de janeiro. Se você quiser, volte no final de janeiro por aqui para perguntar especificamente sobre esse deslocamento, quando poderemos dar informações atualizadas.
      05 – 07 abril. Granada. OK. Você fez muito bem garantindo seus ingressos para a Alhambra. Lembrando que o horário que você marcou é o ingresso nos Palacios Nazaríes, você pode entrar no complexo da Alhambra em qualquer horário desse mesmo dia.
      08 abril Granada > Madri. Compre o trem-bala, sim, é a melhor opção.
      08 – 12 abril. Madri. Sobre o passeio de balão em Segóvia, não temos nenhuma referência, mas é um pouco arriscado porque costuma depender das condições meteorológicas. Get Your Guide é uma revendedora de passeios turísticos, ela comercializa produtos de muitas agências locais.
      Semana Santa. O período mais crítico é a partir do 8 de abril, quando você já vai estar em Madri, cidade que não tem tradição de celebrar a Páscoa (mas que vai ter muitos turistas por conta do feriado). Não se preocupe, você vai pegar o começo da Semana Santa na Andaluzia. Não se arrependa! É um evento espetacular, tente aproveitar as procissões ao máximo e, não se preocupe, elas costumam acontecer à noite, você não deveria ter grandes problemas com os deslocamentos. Se você quiser consultar a gente quanto a localização exata do seu hotel em Granada, aproveite este espaço!
      Abraço.

  21. Avatar
    Antonio Augusto Pereira Prazeres augusto

    Prezados (a),
    Chegaremos no aeroporto de madri às – 16:05 do dia
    13/03/2020 a ideia e irmos para porta de atocaha pegar o trem bala para barcelona quanto tempo leva tramite no aeroporto/trajeto onibus/ puerta de atoch atocha/embarque.m
    Novamente, parabéns pelas informações disponibilizado pelo espaço ESPANHA

  22. Avatar
    Antonio Augusto Pereira Prazeres augusto

    Prezados Senhores (a)
    Estaremos desembarcando em Madri as 16:05 do dia 13 de março de 2020, a ideia e irmos pela linha de ônibus aureporto até a estação porta de atocha e pegamos o trem bala para Barcelona quanto tempo leva do tramite do aeroporto/trajeto do ônibus/embarque no trem bala.
    Acessamos na presente data o site indicado Trainline para compra a passagem e não conseguimos visualizar dados pra compra tentamos o da RENFRE e não foi possível visualizar a disponibilização das viagens nas datas pretendidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima