consultoria de roteiros 2018

Córdoba, Spain

Bem-vindo à consultoria de roteiros do Espanha Total.

1. O que é a consultoria de roteiros

A consultoria de roteiros do Espanha Total é um espaço onde respondemos consultas sobre roteiros de viagem pela Espanha. Somos especialistas na Espanha e, através das nossas respostas, tentamos ajudar a aprimorar seus planos de viagem.

O serviço de consultoria é prestado através da caixa de comentários do presente texto. Deixe suas perguntas e responderemos o antes possível.

2. A consultoria é gratuita?

Sim, a consultoria de roteiros do Espanha Total é gratuita. Leia o ponto 3 do presente texto para saber mais.

3. Quem pode usar a consultoria?

A consultoria é reservada exclusivamente para aqueles leitores que tenham comprado ao menos um dos nossos guias da Espanha, com oito títulos dedicados a Barcelona, Córdoba, Granada, Madrid, Sevilha, Toledo, Valência e Zaragoza.

Por gentileza, na hora de deixar sua consulta, coloque o mesmo endereço de email que você usou para comprar seu(s) guia(s), para que possamos identificá-lo facilmente.

4. O que podemos fazer por você?

Podemos dar orientações gerais para aprimorar seu roteiro, incluindo:

  • dicas sobre quantos dias dedicar para cada destino visitado.
  • informações sobre a logística do transporte entre os destinos.
  • sugestões sobre como definir a ordem do seu roteiro.

E qualquer outro tipo de dica que acharmos pode melhorar sua viagem. Aliás, não deixe de conhecer nossas 10 dicas para viajar melhor pela Espanha.

5. O que não podemos fazer por você?

Na consultoria de roteiros não podemos elaborar roteiros detalhados e personalizados para cada uma das cidades visitadas. Para isso existem nossos oito guias. Enquanto não tivermos material específico sobre outros destinos na Espanha, podemos dar dicas e orientações muito gerais sobre eles, mas não elaborar roteiros detalhados de visitação de cada destino.

Na consultoria também não realizamos reservas hoteleiras nem de passagens. No site você vai encontrar muita informação sobre como chegar na Espanha e como se locomover dentro do país, além de uma ótima ferramenta para pesquisa de hospedagem.

6. Existe um limite no número de consultas que posso deixar?

Não! Você pode deixar tantas quantas perguntas você quiser, relacionadas com o assunto da consultoria, que são os roteiros para percorrer a Espanha.

7. Vocês demoram muito para responder?

Costumamos responder consultas uma vez por dia, de segunda a sexta. Quando estamos viajando, pode ser que as respostas demorem mais alguns dias. Mas nunca deixamos de responder nenhuma pergunta.

Bem-vindo à nossa consultoria de roteiros!

390 pensamentos sobre “consultoria de roteiros 2018”

  1. Olá! Farei uma viagem de 29 dias à Espanha em julho: Andaluzia (Sevilha, Córdoba, Granada, Málaga, Ronda, Cádiz), Barcelona (uma semana) e o último dia em Madri (para aproveitar um voo direto de volta). Vi que é desaconselhável ir à Andaluzia em julho por causa do calor, mas não tenho opção mesmo.

    Assim, pensei em fazer logo no início de julho Sevilha e Córdoba (que também são as cidades mais quentes, pelo que vi), depois Granada, Málaga, Ronda e Cádiz, nessa ordem: ou seja, ir primeiro pelo norte e depois ir voltando pelo sul. Serão dois dias em Cádiz, e talvez eu consiga um bate-volta em Vejer. Para ir à Barcelona, vou de Cádiz para Jerez, e lá posso pegar um avião à tarde (com sorte, dá tempo de ir à bodega Sandeman e ao show dos cavalos) – ainda não comprei essa passagem.

    Todas as reservas de hospedagem já foram feitas nessa ordem porque, antes de definir Barcelona e Madri, eu pretendia emendar em Portugal, mas depois desisti.

    No entanto, depois de me definir por Barcelona, fiquei pensando que logisticamente teria sido melhor fazer o sentido anti-horário: Sevilha-Cádiz-Ronda-Málaga-Granada-Córdoba, e de Córdoba ir à Barcelona… Vi que ainda dá tempo de inverter as reservas, mas queria confirmar com vocês se vale a pena mesmo. Uma desvantagem de mudar é que, pelos horários dos transportes, não deve dar tempo de ir a Jerez e a Vejer. Mas de repente vocês sabem de outra razão importante para mudar o roteiro, além dessa questão logística.

    Muito obrigado e parabéns pelo excelente site!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Ilson, seja bem-vindo a nossa consultoria de roteiros. Na verdade, nossa ajuda pode ser valiosa quando a pessoa ainda não definiu o roteiro e não conta com as reservas hoteleiras. Mas com a programação fechada, nosso campo de atuação fica mais limitado. Ambas alternativas que você apresentou são viáveis, não enxergamos nenhum grande problema, e ainda podemos sugerir uma terceira. Faça: Madri>Córdoba>Sevilha>Jerez>Cádiz>Ronda>Málaga>Granada e pegue um voo de Granada até Barcelona. Abraço.

  2. Olá Tony, gostaria que pudesse opinar sobre o seguinte roteiro:
    MADRI/CÓRDOBA/SEVILHA
    14/04 (sábado)
    Manhã
    > Check out às 07:00
    > Pegar um táxi às 07:30 para a Puerta de Atocha
    > Saída de Madri às 08:35
    > Chegada em Córdoba às 10:38
    > Mesquita às 11:00
    Tarde
    > Almoço: Taberna Luque
    > Judería
    > Pegar um táxi às 14:30 rumo à estação de trem
    > Embarque no trem às 15:25
    > Chegada em Sevilha às 16:10
    > check in no apartamento por volta de 16:40 > Roteiro “Uma tarde em Sevilha”
    > Las Setas / El Mirador
    > comer umas tapas de bacalao (tira-gosto de bacalhau) no Baco e Baco Cuna 2 (Calle Cuna, 2)
    Noite
    > Tapear no La Azotea
    > Plaza de San Lorenzo

    O que achas? Factível?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Allan, sua programação em Córdoba é bastante acelerada, lembre-se que os horários de almoço na Espanha não são os mesmos do Brasil, vai ter que procurar um restaurante que comece a servir o almoço bastante cedo. Não há trânsito de carros nas estreitas ruas da Judería, saia em uma rua principal para pegar o táxi de volta à estação. O roteiro de Sevilha está bom, apesar de não sabermos (ou lembramos) onde fica seu apartamento. Abraço.

  3. Ola Tony, tudo bem? Ja esta chegando a tao esperada viagem e mais uma vez lhe procuro contando com sua gentileza de informar sobre Segovia. Ja comprei os tickets do trem bala Madrid-Segovia-Madrid e pude verificar no Google maps que a estacao de trem de Segovia fica bem afastada do centro. E isso mesmo? Saberia dizer se tenho que pegar taxi ou onibus para ir ao centro das atracoes? Quanto a Catedral de Segovia, voce acha interessante ja comprar os tickets antecipados? Fico no aguardo de suas valiosas dicas. Abs.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezada Andrea, como sua consulta é específica sobre um destino, e aqui na consultoria tentamos ajudar com a organização do roteiro, vamos pedir a gentileza de deixar suas dúvidas no texto Segóvia, onde tentaremos dar uma resposta o mais rapidamente possível. Obrigado!

  4. Boa tarde Tony,
    Agora com o roteiro de Barcelona prontinho ( com a total participacao de vcs ) comecei a organizar os dias de Madri e gostaria de saber se tem alguma pagina especifica para podermos tirar as duvidas sobre os roteiros da cidade.
    Ja li todos eles no guia mas gostariamos de pedir a sua ajuda em algumas questoes.
    Aguardo sua orientação .
    Obrigada!,

  5. Bom dia
    Estarei saindo de lisboa rumo a Madri e gostaria de seguir viagem já visitando algumas cidades a caminho de Madri. Poderia dar algumas sugestões.
    agradecida
    Regina Galeas

  6. OLA. EM 15/08/2018 EU E MEU MARIDO ESTAREMOS INDO PELA PRIMEIRA VEZ DE SÃO PAULO PARA ESPANHA ONDE FICAREMOS 30 DIAS INTEIROS. PENSAMOS EM INICIARMOS CHEGANDO EM BARCELONA DE ONDE PEGAREMOS UM VOO PARA IBIZA ONDE FICAREMOS DE 16 A 19 DEPOIS PEGAREMOS UM VOO PARA MAIORCA ONDE FICAREMOS DE 20 A 26 …. ESTE COMO DISSE ESTÁ SENDO UM ESBOÇO DO NOSSO ROTEIRO O QUAL AINDA ESTAMOS ESTUDANDO E ACEITAMOS MODIFICAÇOES … NÃO ESTOU MUITO CONFIANTE EM OPTARMOS POR MAIORCA OU MINORCA PORQUE MEU FOCO SÃO AS PRAIAS …E EM IBIZA ESTAMOS INDO PARA FAZERMOS UM BATE E VOLTA A FORMENTERA …O QUE ACHA DESSE BATE E VOLTA ? GOSTARIA DE ESCOLHER APENAS DUAS DAS 4 ILHAS …PARA CONHECERMOS PRAIAS ..NÃO GOSTAMOS DE BALADAS …E NEM MUITA AGITAÇÃO …AGUARDO RESPOSTA …GRATA

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Vera, por gentileza, NÃO ESCREVA SUAS MENSAGENS EM CAIXA ALTA, que na internet é usada para GRITAR (além de dificultar muito a leitura). Você já pesquisou valores de hospedagem e voos para as Baleares durante o mês de agosto? Deveria fazer isso primeiro, sendo que estamos falando da temporada mais alta do ano com preços escandalosamente caros. Pode levar uma surpresa desagradável. Baleares em agosto sem agitação é como praia deserta no litoral brasileiro em janeiro. Pela sua descrição, Menorca poderia ser a melhor escolha. Não entendemos seu comentário sobre as praias de Menorca. São as mais bonitas das Baleares! Tente combinar Mallorca e Menorca e fuja de Ibiza e Formentera se não quiser balada e agito.

  7. Olá Tony, boa noite!

    Estou montando nosso passeio por Barcelona.
    Seguindo as recomendações do Guia Barcelona em 15 roteiros, reservei um dia para os Roteiros 8 Park Guell e Garcia (pela manha) e 6 Passeig de Gràcia com La Pedrera e Casa Batlló (a tarde).
    Comprei o ingresso para o Park Guell as 10 horas da manha. Quanto tempo devo imaginar para visitar o parque e concluir o roteiro 8? Para que horas devo reservar o ingresso da casa Batlló? Seria as 15:00 muito cedo para chegar lá?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia Ronaldo. Contamos com uma consultoria específica sobre Barcelona no nosso passaporte BCN, aqui. Se você fizer a gentileza de deixar sua consulta por lá, tentaremos respondê-la o mais rapidamente possível. Abraço!

  8. Olá Tony…me desculpe pela caixa alta ….obrigada pela resposta … assim que estiver com meu roteiro completo mando para que me ajude a fazer alteraçoes caso seja necessario. Abraço!

  9. Ola Tony, mais uma vez conto com sua ajuda aqui. Poderia informar qual seria a melhor opcao de deslocamento da estacao de metro SOL de Madrid para a estacao Chamartin? Quanto tempo daria? Preciso pegar o trem bala da estacao Chamartin para Segovia as 8:55. Antecipando minha gratidao de sempre.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia de novo, Andrea. Você não precisa deixar suas consultas de forma duplicada, nunca deixamos de responder uma consulta e as consultas duplicadas geram mais trabalho para a gente. Respondemos sua consulta inicial aqui. Abraço.

  10. bom dia, irei para Madri dia 22 de junho e pensei na seguinte programação:
    22 – ida
    23 – chega madri – fim de dia livre
    24 – city tour + estadio
    25 – avila/segovia
    26 – toledo
    27 – dia em madri
    28 – sai madri – almoco em cuenca – valencia

    Estaremos com crianças de 9 anos. Esta muito corrido?

    Obrigada!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Manoela, seja bem-vinda à consultoria de roteiros. Acreditamos que você esteja planejando alugar um carro para fazer Ávila e Segóvia no mesmo dia, caso contrário fariamos unicamente Segóvia para que o dia não fique incrivelmente corrido. Você conta com dois dias completos em Madri, não é muito tempo, você vai ter que escolher com cuidado os lugares que vai visitar, sendo que Madri tem muito conteúdo. Abraço.

  11. Boa Noite! Adoramos suas orientações Eles estão sendo muito úteis para fazermos nosso roteiro pela Espanha. Vamos passar 14 dias na Espanha – Barcelona, Madri, Sevilha, Valencia, Granada, Córdoba. Uns amigos nos falaram que Cadiz é muito bonito, vocês acham que vale a pena dar uma passada lá?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezada Lúcia, seja bem-vinda ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Cádiz é muito bonito e interessante, sim, o problema é que com 14 dias sua viagem vai virar uma prova de maraturismo extremo (uma prática que tentamos desincentivar) se você for incluir todas as cidades que você mencionou. Abraço.

  12. Boa noite!

    Como é a disponibilidade de sinal 3G nas regiões mais retiradas de Andaluzia, como Vejer, Zahara, Ronda, etc?

    Posso contar com o uso de App’s como Waze ou Google Maps?

    Qual indicam?

    Grato

    Israel

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Israel, nas cidadezinhas o sinal de deve ser bom, mas nos trechos de serra pode ter lugares sem cobertura boa. Vai poder usar o Google Maps tranquilamente (faça o download dos mapas para seu smartphone para poder usá-los off-line quando não houver cobertura). A operadora com melhor cobertura é a Movistar (que é a usada pelo Wifivox). Abraço.

  13. Olá!

    Acabei de comprar o guia de Zaragoza, e estou encantada com a riqueza de detalhes! Vou comprar também Madri e Barcelona.
    Gostaria de um conselho, estou pensando em fazer o seguinte roteiro:

    12 – 18/11 – Madri ( com um bate-volta a Toledo). Dia 12 será usado para uma volta rápida por Lisboa, chegando a Madri por volta das 20h.
    18-20/11 – Zaragoza (um dia e meio, mais ou menos)
    20-28/11 – Barcelona (bate volta a Montserrat, Girona, e talvez Tarragona)
    28-30/11 – Porto (aproveitando o stopover da TAP)
    30/11 – Porto – Brasil

    Minhas dúvidas são:

    O tempo em cada lugar é suficiente para evitar o ”maraturismo”?
    O clima em novembro é impeditivo, ou pode ser um problema para esse roteiro? Escolhi novembro pelo clima de natal, para ver os mercados de natal na Europa sem passar taaaanto frio rs.

    Obrigada, e parabéns pelo trabalho de vocês!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezada Priscila, seja bem-vinda ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Achamos seu roteiro muito equilibrado, com bastante tempo para percorrer tanto Madri quanto Barcelona com calma, tirando a parte do bate-volta até Lisboa (que é maraturismo extremo, uma prática que tentamos desincentivar). Você já cogitou fazer esse bate-volta até Lisboa saindo do Porto?
      O clima em novembro não costuma ser muito bom. Os mercados de natal na Espanha começam no final de novembro. Abraço!

      1. Olá! Obrigada pelo rápido retorno.

        Já conheço bem Lisboa, seria só pra aproveitar a conexão longa (10 horas na ida), e não ficar vagando pelo aeroporto rs.

        Super úteis as dicas, vou correr para os guias de Madri e Barcelona e programar o dia a dia. Quanto a novembro, vou pensar direitinho, porque me preocupa ir para um destino tão solar (em que quase tudo está a céu aberto) em uma época não tão favorável, mas se não conseguir mudar, antes isso do que não ir rs.

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Olá de novo, Priscila, desculpe, não lemos corretamente sua mensagem inicial, interpretamos erroneamente que você estava querendo fazer um bate-volta Madri-Lisboa. Agora ficou tudo mais claro, aproveitem, sim, para percorrer a capital portuguesa! Abraço.

  14. Olá,

    Finalmente estou na fase de finalização do meu roteiro.

    Viajamos na semana que vem, serão aproximadamente 30 dias entre Portugal e Espanha de carro.

    Adquiri o pacote completo dos guias e são simplesmente fantásticos, Parabéns!

    Agora falta apenas definir os roteiros de Madrid. Serão 5 noites, porém:

    Dia 1: chegaremos ao final do dia.
    Dia 2: Realizaremos 2 roteiros do guia
    Dia 3: Bate e volta a Toledo
    Dia 4: Realizaremos 2 roteiros do guia
    Dia 5: Ida para Porto/Portugal

    Somos 4 adultos e 1 criança de 3 anos. Como gostamos muito de natureza e atividades ao ar livre, o roteiro 9 já esta escolhido.

    Gostaria de sugestão, para os outros 3 roteiros dentre as 9 opções, considerando que estamos com criança e não conseguimos ficar muito tempo em locais fechados como museus, etc.

    Grato e novamente Parabéns pelo excelente trabalho.

    Possuem algum projeto para ampliar esses guias a outras localidades da Europa?

    Israel

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá de novo, Israel. Na verdade, a escolha dos roteiros depende muito dos seus interesses pessoais. No texto Madri em dois dias (que é o tempo efetivo que vocês tem para percorrer a cidade) tentamos ajudar com as escolhas. Não deixariamos de conhecer o Parque del Retiro, forma parte de um roteiro com o Museo del Prado, mas podem eliminar o museu para dedicar mais tempo para o parque. Se você apresentar para a gente suas escolhas, podemos dar nossa opinião.
      Por enquanto não cogitamos publicar guias sobre outros destinos fora da Espanha, o trabalho necessário para realizar um guia requer um investimento considerável de tempo e dinheiro. Mas quem sabe? Precisando de novos esclarecimentos, aproveite para perguntar, teremos o maior prazer em tentar ajudar. Abraço.

  15. Olá Tony,
    Você nos ajudaria com a divisão de dias da nossa viagem? Já pagamos hospedagem de Madri e Barcelona, mas entre os dias 8 e 18/06 ainda dá pra mexer, organizar e reorganizar quantidade de dias, cidades e ordem de visitação.
    O que você nos sugeriria para ficar uma viagem gostosa? Gostamos de disfrutar dos locais com calma, sem correria. E de programações menos turistão, mais dia a dia do povo local (especialmente alimentação e programação noturna).

    1º – Lisboa/Madri
    2 a 8 (sábado a quinta) – MADRI (7 DE JUNHO – TOLEDO)
    8 e 9 (sexta e sábado) – SALAMANCA
    10 a 14 (domingo a quinta) – SEVILHA (UM DIA PARA CÓRDOBA)
    15 e 16 (sexta e sábado) – GRANADA
    17 e 18 (domingo e segunda) – ZARAGOZA ou VALENCIA?
    19 – 25 (terça a segunda) – BARCELONA

    Uma dúvida, quem merece mais tempo, Córdoba ou Granada? Valeria a pena fazer bate-volta a Granada e passar 2 dias em Córdoba?
    Abraço.
    Paloma

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Paloma, ajudamos com a programação da sua viagem, sim! Junho é nosso mês predileto para percorrer a Espanha! Tanto para Sevilha quanto para Granada, indicamos três noites para contar com dois dias completos em cada cidade. Já Córdoba pode ser visitada no dia, como um bate-volta partindo de Sevilha.
      O mesmo acontece com Zaragoza, que pode ser visitada no dia como um pit-stop entre Madri e Barcelona. Se você quiser dormir na cidade, não é problema nenhum, desse jeito você consegue aproveitar a animada vida noturna de Zaragoza. Já para València indicamos três noites para contar com dois dias completos.
      Então, acrescente mais um dia para Granada e escolha Zaragoza entre Madri e Barcelona. Abraço.

  16. Olá Tony,
    Pelas sugestões, tiramos 1 dia de Sevilla (ficam 4 dias, com um bate e volta a Córdoba) e incluímos 2 dias para Zaragoza.

    1º – Lisboa/Madri
    2 a 8 (sábado a quinta) – MADRI (7 DE JUNHO – TOLEDO)
    8 e 9 (sexta e sábado) – SALAMANCA
    10 a 13 (domingo a quarta) – SEVILHA (UM DIA PARA CÓRDOBA)
    15 a 17 (quinta e sábado) – GRANADA
    17 e 18 (domingo e segunda) – VALENCIA
    19 – 25 (terça a segunda) – BARCELONA (bate volta ZARAGOZA)

    Crês que essa é uma boa divisão dos dias?

    Só tenho uma dúvida, como podemos nos deslocar de Granada a Valencia?
    Abração!
    Paloma

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá de novo, Paloma. Na verdade, seu roteiro não contempla o tempo de deslocamento entre as cidades, e por isso o tempo dedicado a Granada ou Valência é curto demais. Lembre que falamos em dois dias completos (três noites) em cada uma das cidades. Evitaíiamos fazer Granada-Valência, que significa perder muitas horas de viagem. Seria melhor fazer Salamanca>Granada>Sevilha para depois fazer Sevilha>Valência (o tempo de viagem de trem-bala é mais curto). Abraço.

  17. Olá Tony, boa tarde.
    Primeiro parabéns pelo Espanha Total. Show de bola.
    Pretendo fazer um roteiro na Espanha na 2°quinzena de Outubro. Aproximadamente 8 a 10 dias.
    Chego via Madri, mas a ideia é já partir de imediato para Sevilha ( trem ), deixando Madri para o fechamento da rota
    A ideia é explorar a Andaluzia, combinado com um roteiro de carro nos Pueblos Blancos;
    Entre 8 e 10 dias
    Essa data é uma boa época ? Não é uma estação chuvosa ?
    Tem sugestão de um roteiro equilibrado.
    Agradeço .
    Claudio

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Claudio, seja bem-vindo ao Espanha Total. Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Se você ainda não conhece nossos guias, pode vê-los aqui. Temos certeza de que você vai achar que são um ótimo investimento para sua viagem. Abraço.

  18. Bom dia, tenho varias perguntas…

    Em Valencia o hotel no hotel pétit palace de lá reina tem algum lugar pra deixar o carro?

    Vc conhece, ou pode indicar alguma empresa que faça passeios com van privativa?

    Na última semana de junho já faz muito calor em Madri?

    Quando os Europeus realmente saem de férias? Pergunto isso pq fico na Espanha de 22/06 a 10/07 e queria saber como é a lotação das cidades.

    Muito obrigada!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa tarde, Manoela. O hotel não conta com estacionamento por estar situado em uma rua onde é impossível estacionar. Mas há um estacionamento público muito próximo, na Plaza de la Reina. Não conhecemos nenhuma empresa que faça passeios com van privativa. Veja como é Madri em junho. Na última semana pode (ou não) fazer muito calor. A maioria dos espanhóis saem de férias em agosto. Os europeus, entre julho e agosto. Ao longo da costa espanhola, julho e agosto é temporada alta. Abraço.

  19. Olá Tony,
    Pela sua sugestão teríamos o trecho muito cansativo entre Salamanca e Granada e uma correria para incluir Valência.
    Talvez seja melhor excluir Valência para viajarmos com mais calma. Isso nos daria 4 dias completos em Sevilla e os 3 dias necessários para Granada. Além de aumentar meio dia para Salamanca.

    O que você acha do roteiro e forma de traslados abaixo?

    1º – Lisboa/Madri
    2 a 8 (sábado a quinta) – MADRI – trem para Salamanca (1:40hs)
    6 (quinta) – TOLEDO – trem bate e volta (33min)
    8 e 10 (sexta e domingo) – SALAMANCA – trem para Madri (1:40hs) – trem para Sevilla (2:30)
    10 a 15 (domingo a sexta) – SEVILLA – onibus para Granada (3hs)
    12 (terça) – CÓRDOBA – trem bate e volta (45min)
    16 a 18 (sabado a segunda) – GRANADA – avião para Barcelona (1:30hs)
    19 – 25 (terça a segunda) – BARCELONA
    21 (quinta) – ZARAGOZA – trem bate e volta (2hs)

    Obrigada mesmo por sua ajuda! É que fazer uma divisão legal com certeza é o pontapé inicial para uma viagem bem agradável.

    Abração.
    Paloma

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá de novo, Paloma. Excluir Valência deve tornar seu roteiro em uma viagem mais prazerosa. Sua programação agora ficou muito legal. Pode ser que acabe sobrando tempo em Sevilha, com dois dias completos na cidade e um dia para Córdoba deve ser suficiente. Daria para transferir esse dia que está sobrando para Barcelona e incluir mais algum bate-volta (como Montserrat, veja a lista de bate-voltas aqui). Mas do jeito que está, a programação está bem equilibrada. Abraço.

  20. Boa tarde,
    Estou animadíssima,montando meu planejamento de viagem e contando com a valiosa orientação de vocês. Acabei de comprar os ingressos para o Real Alcázar de Sevilha. No roteiro “Sevilha em dois dias” vocês mencionam que: “o valor do ingresso inclui também a visita ao Antiqvarivm (passeio Uma tarde em Sevilha) e Centro Ceramica Triana (passeio Uma manhã em Sevilha). Só que no ingresso ao Real Alcázar não está mencionado nada a respeito desta inclusão. Mesmo assim está valendo? Preciso somente apresentar os ingressos do Real Alcázar na entrada do Antiqvarivm e do Centro de Ceramica? E essas visitas incluídas no ingresso do Real Alcázar podem ser feitas em dias diferentes do acesso ao Real Alcázar?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Cristina. A parte de planejar a viagem é muito legal e divertida mesmo. O ingresso para o Alcázar é válido também para o Antiqvarivm e o Centro de Cerámica, é só apresentar o ingresso no momento que chegar nos dois museus (também é válido em outros museus de interesse menor, pode ver a informação aqui). Acreditamos que não seja obrigatório visitar todos os museus no mesmo dia, mas na segunda-feira vamos tentar ligar para o Alcázar para confirmar essa informação. Se tivermos sorte na procura de uma resposta, publicaremos aqui a informação atualizada. Abraço.

      1. Tony | ESPANHA TOTAL

        Cristina, estamos ligando para o Alcázar mas ninguém atende. Já encaminhamos um email com a pergunta, vamos ver se respondem logo.

  21. Olá! parabéns pelo site e pelos guias, muito legais. Eu e meu marido vamos pela primeira vez a espanha esse ano, chegamos 11 de agosto às 11h em Madri e saímos de Madri às 16:30 do dia 21 de agosto. Quanto mais a gente pesquisa mais a gente quer visitar, não somos fãs do maraturismo mas estamos sem conseguir decidir o que excluir desse roteiro que a gente montou. Nossas prioridades são Madri, Barcelona e alguma praia! Demos uma olhada nas praias que ficam em Barcelona e não curtimos muito, a gente queria algo menos orla de cidade grande e mais cidade de praia mesmo. Gostamos muito da Costa Brava (Tosa del Mar, Calellas ou Cadaqués) e Ilhas Baleares (olhamos mais Ibiza). Não encontrei muitas sugestões de roteiro incluindo madri, barcelona e as praias, não sei se porque ficaria muito corrido… vou colocar um monte de duvidas aqui, se alguma delas pertencer a outro post por favor me avisa
    1) O roteiro ficaria o seguinte:
    dia 11 – Tarde em Madri
    dia 12 – toledo – bate e volta… pode ser dia 13 também…
    dia 13 – Madri
    dia 14 Zaragoza
    dia 15 – Barcelona
    dia 16 – Barcelona
    dia 17 – Barcelona
    dia 18- praia
    dia 19- praia
    dia 20 – valencia
    dia 21 – retorno a madri de manhã cedo

    o que você acha? está muito pesado? gostamos muito de toledo, zaragoza e valencia, mas acha que seria melhor tirar alguma dessas cidades pra ficar mais tranquilo? se sim, qual? acha válido trocar alguma dessas por Montserrat ou passeio às vinículas?
    2) se formos pra zaragoza, tem como deixar as malas em algum lugar durante o dia e depois seguir pra barcelona?
    3) o que voce sugere sobre essa parte das praias? vimos Sitges tambem,muitos comentarios legais, mas ainda preferi Costa brava ou Ibiza… o tempo de ir pra qualquer uma das duas (tosa del mar de carro e ibiza de barco) seria parecido… não fazemos tanta questão da balada, queremos mais é aproveitar praias bonitas
    4) na Italia fizemos alguns walking tours e achamos muio legais, acabamos aprendendo mais sobre o lugar e focando no que realmente interessa, você recomenda esses tours em barcelona ou madri, pela cidade ou em algum museu? se sim, alguma empresa em especial?

    desculpe a pergunta gigante :p

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezada Ana, seja bem-vinda ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Ficamos felizes ao saber que você gostou dos guias. Não precisa pedir desculpas pelo tamanho da consulta, não, estamos aqui para tentar ajudar. Como você confessa não ser fã do maraturismo (que bom!), achamos necessário fazer vários acertos no seu roteiro, que está acelerado demais. Se você não pode dedicar três noites para Valência, não indicaríamos viajar até lá. Nossa orientação é, portanto, retirá-la do roteiro. Como seu voo de volta sai de Madri, poderia ser uma boa ideia partir para Barcelona logo na chegada (deixem um mínimo de 4 horas entre a chegada do voo e a partida do trem-bala) para finalizar sua viagem em Madri. Assim, vocês fariam Barcelona > Zaragoza > Madri. Respondendo suas dúvidas:
      – Montserrat é um bate-volta fantástico, e se vocês gostam de vinho, o passeio até as vinícolas é sensacional.
      – em Zaragoza vocês podem deixar as malas no guarda-volumes da estação de trem.
      – esqueçam Ibiza, em agosto é um inferno e se vocês não podem dedicar cuatro ou cinco noites à ilha, nem vale a pena cogitar a viagem.
      – Sitges é uma cidade muito bonitinha com uma praia legalzinha. Já as praias da Costa Brava são bem mais bonitas. Tossa de Mar é espetacular, e Calella de Palafrugell e Cadaqués, também. Lembrando que agosto é o janeiro da Europa e todas as praias vão estar super lotadas.
      – o problema dos walking tours é que foram tomados pelos “free tours”, que é uma atividade que não indicamos por ser um dos melhores exemplos de exploração laboral que podem ser vistos no setor turístico, além de causar um grande impacto nas cidades e não deixar nada em troca (todos os ganhos são maciçamente sonegados). Já as visitas guiadas a museus e outros lugares de interesse turístico, com guias oficiais, costumam ser muito legais. Mas isso vai depender do lugar específico que você quiser percorrer na companhia de um guia. Em Barcelona, por exemplo, há visitas guiadas à Sagrada Família, o Park Güell e várias casas modernistas, que também podem ser visitadas na companhia de um audio-guia.
      Abraço.

  22. Olá sou Ulisses. Estarei fazendo uma viagem para Espanha em breve. Estou cotando o preço da viagem. Tenho dupla nacionalidade; brasileiro e espanhol. Vi em alguns voos com escala no EUA que necessita de visto para transito. Para espanhol essa regra também é valida? Obrigado.

  23. Ola Tony. Me ajuda elaborar um roteiro . Eu e meu marido sairemos de São Paulo no dia 11/08/2018 com destino a Madri onde ficaremos 6 dias , faremos alguns bate volta e city tour por Madri. Depois desses 6 dias seguiremos para Sevilha de trem bala . Em Sevilha alugaremos um carro para devolvermos em Barcelona. Tony é nesse trecho de Sevilha a Barcelona que estou perdida ,me ajuda a montar um roteiro com bases para que eu possa conhecer a costa do sol sem que se torne cansativo . Este trecho de Sevilha a Barcelona teremos 12 dias . Em Barcelona fiacremos 6 dias tambem com alguns bate volta e conhecimento da cidade . Depois de Barcelona pegaremos um voo para Maiorca onde nos hospedaremos na Costa Leste da ilha . Outra duvida depois de Maiorca não sei se opto por Menorca ou Ibiza e um dia Formentera. Grata ,nos aguardo, abraço

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezada Vera, seja bem-vinda à consultoria de roteiros. Na verdade, fica muito difícil tentar ajudar quem planeja fazer uma viagem que a gente tenta desincentivar: a Andaluzia no verão, uma ideia bastante ruim por conta do calor extremo. Mas vamos tentar ajudar. Vocês não querem conhecer Córdoba e Granada? Existe alguma razão poderosa para querer alugar um carro para fazer Sevilha-Barcelona? Mais do que ajudar, o carro vai atrapalhar. Poderiam alugar para fazer Sevilha-Granada pela Costa del Sol, voando entre Granada e Barcelona. Aguardamos seu retorno para poder apresentar uma proposta. Sobre a escolha entre Menorca e Ibiza, iriamos para Menorca. Ibiza em agosto é um inferno, meia Europa desce na ilha para curtir a balada, tudo é muito lotado e bagunçado. Os preços são escandalosamente caros. Abraço.

  24. Olá!
    Nossa viagem está programada para o final de Janeiro de 2019. Vamos entrar e sair por Madri. Chegaremos no domingo, dia 27 de janeiro e retornaremos ao Brasil no dia 11 de fevereiro, portanto teremos 14 dias inteiros para o nosso roteiro. Inicialmente, pensamos em fazer Madri(no início apenas dormir e sair já no dia seguinte)/ Córdoba/Sevilha/Granada/Madri(final de viagem 4 dias para curtir a cidade e ir até Toledo!). Pelo número de dias, nos pareceu que poderíamos incluir mais algum destino, pensamos em ir até Lisboa. Gostaria da sua sugestão sobre a sequencia que planejamos, o numero de dias adequados para cada cidade e a sua opinião sobre incluir Lisboa. E se possível, sua orientação sobre a melhor meio de transporte para o deslocamento entre as cidades.
    Em tempo, já conhecemos Barcelona!
    Aguardamos suas sugestões.
    Luciana

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Luciana, seja bem-vinda ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Vamos tentar ajudar com sua programação. A ideia de deixar Madri para o final da viagem é perfeita. Sobre visitar Lisboa ou não, somos da opinião que uma viagem com menos destinos é uma viagem melhor. Deixariamos Lisboa para uma futura viagem a Portugal, com tempo para conhecer Sintra (próxima de Lisboa) e outros destinos maravilhosos não muito distantes da capital. Então, nossa proposta, sem Lisboa, seria:
      27 de janeiro. Chegada e partida de trem-bala para Sevilha. Veja como viajar de Madri a Sevilha. Noite em Sevilha.
      28 de janeiro. Roteiros pela cidade. Noite em Sevilha.
      29 de janeiro. Roteiros pela cidade. Noite em Sevilha.
      30 de janeiro. Noite em Sevilha. Aproveitando para fazer um bate-volta até a cidade de Cádiz. Devemos publicar em breve um guia sobre Cádiz, perfeito para esse bate-volta.
      31 de janeiro. Deslocamento Sevilha-Granada. Veja como viajar de Sevilha a Granada. Noite em Granada.
      1 de fevereiro. Roteiros pela cidade. Noite em Granada.
      2 de fevereiro. Roteiros pela cidade. Noite em Granada.
      3 de fevereiro. Deslocamento Granada-Córdoba. Veja como viajar de Granada a Córdoba. Noite em Córdoba.
      4 de fevereiro. Manhã em Córdoba para poder completar o roteiro do guia e deslocamento no final da tarde até Madri. Veja como viajar de Córdoba a Madri. Noite em Madri.
      5 de fevereiro. Roteiros pela cidade (veja 4 dias em Madri). Noite em Madri.
      6 de fevereiro. Roteiros pela cidade. Noite em Madri.
      7 de fevereiro. Roteiros pela cidade. Noite em Madri.
      8 de fevereiro. Bate-volta até Toledo. Noite em Madri.
      9 de fevereiro. Bate-volta até Segóvia.Noite em Madri.
      10 de fevereiro. Mais algum roteiro o mais um novo bate-volta saindo de Madri. Daria até para encarar Zaragoza como um bate-volta no mesmo dia, utilizando o trem-bala para os deslocamentos, (nosso Zaragoza em um dia está desenhado pensando em esse bate-volta). Noite em Madri.
      11 volta para o Brasil.
      Abraço.

      1. Muito obrigada pelo seu retorno. Vamos pensar sobre as suas sugestões. Mas de imediato temos algumas dúvidas: Cádiz vale a pena no inverno? O deslocamento de Granada para Córdoba de trem já está direto ou ainda uma parte da viagem tem que ser feita de ônibus?
        Abraço

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Luciana. Cádiz sempre vale a pena, mas é verdade que no inverno não é tão legal quanto nos meses de calor. Mas o mesmo princípio pode ser aplicado também às restantes cidades que você vai visitar. No texto como viajar de Granada a Córdoba que colocamos na nossa resposta anterior para você, está explicado que o deslocamento ainda é feito de ônibus e trem. Abraço.

          1. Ok, mais uma vez obrigada. Outra pergunta, alguns roteiros indicam visitar Córdoba antes de Sevilha. Em sua sugestão, você nos indica Córdoba após Granada e de lá para Madri. Algum motivo especial? Desta forma o transporte é mais fácil?Voltar de Granada para Madri é mais complexo que voltar de Córdoba para Madri?
            Abraço

            1. Tony | ESPANHA TOTAL
              Tony | ESPANHA TOTAL

              Luciana, a ordem das cidades depende da distribuição geral do roteiro. Voltar de Granada para Madri leva 5 horas e 5 minutos. Viajar de Córdoba para Madri leva 1 hora e 45 minutos. Na nossa proposta, otimizamos os deslocamentos para você. Abraço.

  25. Selma Rocha Delbin Steltenpool

    Olá Tonny
    Fizemos umas alterações em nosso roteiro, pois resolvemos alugar um carro.
    Nossa viagem será de 14 a 29/9. Gostaria que desse sua opinião…
    Roteiro Espanha
    14 a 29/09/2018

    dia 14 – saída de São Paulo – GRU 15h – Iberia
    dia 15 – chegada Madri 6h30 – hotel – parte do roteiro Los Austrias – pernoite Madri
    dia 16 – Madri – roteiro – pernoite
    dia 17 – Madri – roteiro – pernoite
    dia 18 – Madri – Segóvia de carro? – pernoite Madri
    dia 19 – Madri – Toledo – ( seguir viagem de carro) – pernoite em Toledo
    dia 20 – Toledo – Córdoba ( pit stop ) – pernoite em Sevilha
    dia 21 – Sevilha – roteiro – pernoite
    dia 22 – Sevilha – roteiro – pernoite
    dia 23 – Sevilha a Pueblos Blancos – pernoite em Vejer de la Frontera
    dia 24 – Vejer de la Frontera – Arcos de la Frontera – Grazalema – Ronda pernoite
    dia 25 – Ronda – (manhã) – seguir para Granada – pernoite
    dia 26 – Granada – pernoite
    dia 27 – Granada – pernoite
    dia 28 – Granada – seguir para Madri com uma ou duas paradas? Consuegra e/ou Arranjuez – Onde é melhor pernoitar?
    dia 29 – Aeroporto Madri – retorno a São Paulo – voo 23h45

    Roteiro Espanha
    14 a 29/09/2018

    dia 14 – saída de São Paulo – GRU 15h – Iberia
    dia 15 – chegada Madri 6h30 – hotel – parte do roteiro Los Austrias – pernoite Madri
    dia 16 – Madri – roteiro – pernoite
    dia 17 – Madri – roteiro – pernoite
    dia 18 – Madri – Segóvia de carro? – pernoite Madri
    dia 19 – Madri – Toledo – ( seguir viagem de carro) – pernoite em Toledo
    dia 20 – Toledo – Córdoba ( pit stop ) – pernoite em Sevilha
    dia 21 – Sevilha – roteiro – pernoite
    dia 22 – Sevilha – roteiro – pernoite
    dia 23 – Sevilha a Pueblos Blancos – pernoite em Vejer de la Frontera
    dia 24 – Vejer de la Frontera – Arcos de la Frontera – Grazalema – Ronda pernoite
    dia 25 – Ronda – (manhã) – seguir para Granada – pernoite
    dia 26 – Granada – pernoite
    dia 27 – Granada – pernoite
    dia 28 – Granada – seguir para Madri com uma ou duas paradas? Consuegra e/ou Arranjuez – Onde é melhor pernoitar?
    dia 29 – Aeroporto Madri – retorno a São Paulo – voo 23h45

    Desde já agradeço sua atenção

  26. Selma Rocha Delbin Steltenpool

    Olá Tonny
    Fizemos umas alterações em nosso roteiro, pois resolvemos alugar um carro.
    Nossa viagem será de 14 a 29/9. Gostaria que desse sua opinião…
    Entre Granada e Madri, temos um dia ( 28/9 e meio 29/9 até nosso retorno seria interessante darmos uma ou duas paradas? Consuegra e / ou Arranjuez? Onde seria melhor pernoitar?
    Nosso voo de retorno a São Paulo será dia 29 às 23h45.
    Desde já agradeço sua atenção
    Abraço

    Roteiro Espanha
    14 a 29/09/2018

    dia 14 – saída de São Paulo – GRU 15h – Iberia
    dia 15 – chegada Madri 6h30 – hotel – parte do roteiro Los Austrias – pernoite Madri
    dia 16 – Madri – roteiro – pernoite
    dia 17 – Madri – roteiro – pernoite
    dia 18 – Madri – Segóvia de carro? – pernoite Madri
    dia 19 – Madri – Toledo – ( seguir viagem de carro) – pernoite em Toledo
    dia 20 – Toledo – Córdoba ( pit stop ) – pernoite em Sevilha
    dia 21 – Sevilha – roteiro – pernoite
    dia 22 – Sevilha – roteiro – pernoite
    dia 23 – Sevilha a Pueblos Blancos – pernoite em Vejer de la Frontera
    dia 24 – Vejer de la Frontera – Arcos de la Frontera – Grazalema – Ronda pernoite
    dia 25 – Ronda – (manhã) – seguir para Granada – pernoite
    dia 26 – Granada – pernoite
    dia 27 – Granada – pernoite
    dia 28 – Granada – seguir para Madri com uma ou duas paradas? Consuegra e/ou Arranjuez – Onde é melhor pernoitar?
    dia 29 – Aeroporto Madri – retorno a São Paulo – voo 23h45

    Desde já agradeço sua atenção

  27. Olá Tonny
    Fizemos umas alterações em nosso roteiro, pois resolvemos alugar um carro.
    Nossa viagem será de 14 a 29/9. Gostaria que desse sua opinião…
    Entre Granada e Madri, temos um dia ( 28/9 e meio 29/9 até nosso retorno seria interessante darmos uma ou duas paradas? Consuegra e / ou Arranjuez? Onde seria melhor pernoitar?
    Nosso voo de retorno a São Paulo será dia 29 às 23h45.
    Desde já agradeço sua atenção
    Abraço

  28. Tony | ESPANHA TOTAL
    Tony | ESPANHA TOTAL

    Boa tarde, Selma. Fica muito complicado para a gente quando você deixa consultas repetidas, com textos duplicados dentro delas, é uma grande confusão. Vamos basear nossa resposta na sua mensagem mais recente. O roteiro está equilibrado. Voltando de Granada para Madri, logisticamente Aranjuez é uma boa escolha, bastante próxima da cidade. Mas Consuegra, que ainda não visitamos, também seria uma boa alternativa. São dois lugares diferentes, Aranjuez conta com um Palácio Real e lindos jardines. Não deixem de consultar nosso dossiê com tudo o que você precisa saber para dirigir na Espanha. Tomem um cuidado extremo na hora que vocês deixarem o carro estacionado com malas, o risco de furto é grande. Abraço.

  29. Bom dia!
    Estou com muita dúvida no meu roteiro. É minha primeira vez na Espanha, vou com meu marido, só conseguimos ir em julho mesmo, já li sobre o que vocês falam sobre maraturismo etc e concordo, mas temos um ritmo acelerado rsrs.
    Vamos ficar 14 dias… Roteiro abaixo:
    21/jul 22:25 Guarulhos
    1 domingo 22/jul 18:45-noite Barcelona- fonte luminoa
    2 segunda 23/jul Barcelona- bairro gótico/barceloneta-rambla
    3 terça 24/jul Barcelona- sagrada familia/quadrat dor/parq guell
    4 quarta 25/jul Barcelona- camp nou/montjuic
    5 quinta 26/jul Barcelona/Madrid- trem
    6 sexta 27/jul Madrid-Toledo (bate e volta)
    7 sabado 28/jul Madrid
    8 domingo 29/jul Madrid
    9 segunda 30/jul Madrid carro-Cordoba 397 km (3 horas)/139 km (1 hora) Sevilha
    10 terça 31/jul Sevilha
    11 quarta 01/ago Sevilha
    12 quinta 02/ago Sevilha- Granada-2 horas e meia se for direto
    Sevilha- Ronda (1:46H)
    Ronda -Granada (2:14h)
    13 sexta 03/ago Granada
    14 sabado 04/ago Granada/Barcelona- vôo 22h- carro no aeroporto de granada
    15 domingo 05/ago 09:55 Barcelona-SP

    A primeira parte do roteiro está ok.. Vamos e voltamos por Barcelona (não consegui vôo compatível)…
    Chegamos à noite, mas acho que consegui encaixar tudo.
    Vamos pra Madrid de trem (tive problema em comprar as passagens no site da Trainline), não consegui autorização do pagamento do cartão internacional. Até escrevi pra vocês.- Esta é a 1ª. DUVIDA.
    2ª. DÚVIDA- estou contando o dia que chego em madrid+ 1 dia pra Toledo ( pretendo ir na sexta-feira para não ir no fim de semana – li em algum lugar)+ 2 dias inteiros pra Madri – consigo fazer um dia a menos ou você faria assim?
    3ª. DÚVIDA- agora que estou mais perdida mesmo rsrs… pretendo pegar um carro ir para Sevilha passando em Córdoba (não sei se é melhor dormir lá), ficar 2 dias em Sevilha. Depois ir até Granada, passando em Ronda e pueblos blancos (ambos achei maravilhosos mas não sei se dá no mesmo dia)… Em Granada dormiria quinta, passaria a sexta, o sábado de dia e à noite pegaria um vôo para Barcelona onde embarco para SP.

    Sei que é um roteiro particular , mas se você puder me ajudar, serei eternamente grata…
    obrigada

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Adriana, vamos tentar ajudar com seu roteiro. Ficamos um pouco assustados ao ler o começo do seu comentário, na verdade, o roteiro não é tão maraturístico como temiamos. O principal erro é visitar a Andaluzia em julho, uma escolha que tentamos desincentivar.
      A parte de Barcelona está bem, não é acelerada demais. A parte de Madri também está bem. Já fazer o pit-stop em Córdoba indo de carro é bastante acelerado, mas no verão, com muitas horas de sol, dá para encarar. Deixem o carro em um estacionamento vigilado e tomem um cuidado extremo para não deixar nenhum sinal de que o carro está carregado com malas.
      Sevilha e Granada estão bem. Imaginamos que vocês já tenham comprado há bastante tempo os ingressos para La Alhambra.
      Suas dúvidas:
      1. Respondemos sua dúvida específica sobre a Trainline logo depois de você deixar sua consulta.
      2. Deixariamos Madri do jeito que está.
      3. Podem tentar dormir em Córdoba, pode ser uma boa ideia. Apesar de que o melhor teria sido ir de trem-bala e alugar o carro saindo de Sevilha. O carro em Sevilha não vai ter nenhum uso, vai virar uma dor de cabeça. Podem tentar Sevilha-Ronda-Granada no mesmo dia, apesar de ficar cansativo. E ainda tem o problema do carro carregado com malas, sempre um risco.
      Abraço.

  30. Boa noite!
    Eu e meu marido vamos para Espanha em dezembro, pensamos neste roteiro e queríamos um opinião!
    DIA 23/12: chegada em Madrid
    DIA 24/12:Madrid
    DIA 25/12: Madrid
    DIA 26/12: Madrid/Córdoba TREM
    DIA 27/12: Córdoba
    Dia 28/12: Córdoba/Sevilha TREM
    Dia 29/12: Sevilha
    Dia 30/12: Sevilha
    Dia 31/12: Sevilha/Vejer de la Frontera ALUGAR CARRO EM SEVILHA
    Dia 01/01:Vejer de la Frontera/Ronda
    Dia 02/01Ronda
    Dia 03/01 Ronda/Sevilha p entrega do carro e retorno para Madrid de trem.
    *dúvidas: será que precisamos ficar 2 noites em Córdoba? Uma noite nao basta?
    E não achas que o último dia está corrido, o que sugeres?
    Muito obrigada!!! :)))

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Tania, seja bem-vinda à nossa consultoria de roteiros. Vamos tentar ajudar com suas dúvidas.
      Uma noite em Córdoba é mais do que suficiente, nosso Córdoba em um dia está desenhado pensando em quem vai ficar uma manhã e uma tarde na cidade. Como Vejer de la Frontera é uma cidadezinha pequena, é bom ser ciente que no dia 31 e no dia 1 pode ter muitos lugares fechados. Achamos melhor passar o réveillon em Sevilha, invertendo a ordem do seu passseio (chegando em Sevilha, partam direto para Vejer de la Frontera, as locadoras ficam na estação do trem-bala de Sevilha). Desse jeito, vocês vão estar em Sevilha no dia da sua volta para Madri. Abraço.

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Ronda é uma cidade maior que Vejer, pode ser uma opção. Ainda fazemos as mesmas ressalvas que no caso de Vejer, ao não se tratar de uma grande cidade, pode ser que muitos lugares fiquem fechados no dia 1 de janeiro. Abraço.

  31. Olá Tony, tudo bem?
    Talvez você possa me ajudar…
    Estarei em Barcelona para um congresso de 13 a 20 de junho e devo estar na Itália para outro compromisso no dia 24. Assim, possuo 4 dias sem destino até agora. Sem hotel, passagens… e estarei sozinha.

    Caso possa dar alguma sugestão, agradeceria!!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Cris. Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Aguardamos seu retorno.

  32. Olá, Tony. Estou indo com minha esposa e filha e chego por Madri no dia 6/julho. Fico 4 noites e depois sigo para Barcelona (obrigatoriamente pois vamos no show da Beyonce, dia 11/7). Pretendo seguir seus roteiros para Madri e Barcelona. Em Barcelona ficamos 5 noites. Depois tenho mais 4 noites. Gostaria de ir para Granada/Cordoba/Sevilha mas estou preocupado porque sempre falam em calor escaldante nessa época mas gostaria de visitar Alhambra principalmente. Estou muito em dúvida. Tem alguma sugestão ?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Marcio, seja bem-vindo ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Sinceramente, tentamos desincentivar qualquer viagem à Andaluzia em julho ou agosto precisamente por causa do calor extremo. Uma onda de calor pode transformar uma experiência que deveria ser prazerosa em um sofrimento. A viagem é sua, mas nossa orientação seria deixar o sul para outra época do ano. Você poderia completar sua viagem com algum bate-volta a partir de Barcelona (a Costa Brava poderia ser muito legal) e com três noites na cidade de Valência (você faria Barcelona>Valência>Madri). Precisando de novos esclarecimentos, aproveite para perguntar! Abraço.

  33. Olá Tony,
    estarei na Espanha em novembro e dezembro e gostaria de conhecer Castilla La Mancha, ver os moinhos e castelos.
    Qual o melhor ponto de partida para lá, Valência ou Madri? Um bate e volta é suficiente ou vale a pena pernoitar e conhecer algo mais na região.
    Não tenho problema com períodos, meu roteiro é aberto.
    Antecipadamente agradeço a atenção de sempre.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Renata. Castilla-La Mancha é uma região gigantesca, seria necessário definir melhor seu foco. Para ver moinhos de forma rápida, um bate-volta até Consuegra seria suficente. Podendo pernoitar uma noite na região, dá para encarar a rota dos moinhos (veja mais informações aqui). É mais fácil fazer o passeio a partir de Madri. Abraço.

      1. Nossa, não imaginei que a região era tão grande.
        Fiz um roteiro para realizar de carro em 3 dias, me diga se falta algo “imperdível”.
        Madri, Toledo, Consuegra, Campo de Criptana, Alcalá del Júcar, Cuenca e retorno a Madri.

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Renata, pode acrescentar também a cidadezinha de Tembleque, próxima de Consuegra. Alcázar de San Juan e Mota del Cuervo também contam com moinhos, mas você já vai ver bastantes em Consuegra e Campo de Criptana. Abraço.

  34. Poliana Araujo Silva

    Boa noite. Depois de muito ler em blogs de viagem e aqui no Espanha total fiz o seguinte planejamento: Saida do Brasil dia 01 de março/2019 e dia 13/03 deverei estar em Lisboa p um congresso.
    02/03 chegada em Sevilha por volta de 14:30
    03/03 Sevilha
    04/03 Sevilha
    05/03 Sevilha – Jerez – Cadiz ou Vejer de La Frontera
    06/03 Cadiz- Vejer
    07/03 Cadiz- Vejer – Arcos de La Frontera – El Bosque – Grazalema- Zahara
    08/03 Zahara – Olvera – Setenil – Ronda
    09/03 Ronda – Caminyto del Rey (Será possivel nesta época?) – Granada
    10/03 Granada
    11/03 Granada – Cordoba
    12/03 Cordoba
    13/03 Cordoba – Sevilha – Lisboa
    Minhas duvidas: Esta data Cadiz esta em pleno Carnaval. Fico em Vejer e visito bate volta Cadiz? ou pego esta noite e coloco em outra cidade do roteiro. O que valeria a pena? Acha que 2 noites em Ronda é muito? Ou faço o roteiro ao contrario de modo que passaria em Cadiz no final de viagem e fora do carnaval?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Poliana, seja bem-vinda à nossa consultoria de roteiros. Vamos responder suas dúvidas:
      – o Caminito del Rey pode ser completado os 12 meses do ano.
      – cortariamos tempo de Córdoba para acrescentá-lo em Granada. Dedique dois dias completos para Granada e um dia completo para Córdoba.
      – 2 noites em Ronda é muito, sim.
      – o carnaval de Cádiz é uma festa extraordinária. Porém, a cidade fica insuportavelmente lotada, com preços pela hora da morte e multidões em todo quanto é lugar. Só iriamos para Cádiz se você tivesse um interesse muito específico no Carnaval. Você sempre pode tentar esse bate-volta Vejer de la Frontera-Cádiz durante o carnaval, evitando os preços de hospedagem na cidade de Cádiz durante o período.
      Nos próximos dias vamos publicar muitos textos sobre Cádiz aqui no Espanha Total, além de publicar um novo guia, “Cádiz em um dia”.
      Abraço.

      1. Poliana Araujo Silva

        Obrigado Tony, e parabens ao site, realmente o mais completo que vi da Espanha. Vou realmente avaliar a questao de Cadiz, meu marido quer ir lá, mas como e carnaval vou considerar apenas um bate volta mesmo. Outra pergunta, em março é final de inverno . Será complicado viajar pela Serra de Grazalema?

  35. Olá Tony. Estou indo à Espanha com mais 2 amigas. Chegaremos em Sevilha, dia 07/09. Ficaremos até dia 18/09. Queríamos fazer base em Málaga (p ñ ficar viajando c malas no carro)… e terminar em Madri (onde temos um vôo p Paris dia 19/09). Queria uma sugestão de roteiro, por favor! Obrigada!! Passagens já compradas. Marina

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Marina. Tirando o primeiro e o último dia, vocês contam com 11 dias para sua parte espanhola da viagem. Existe uma razão específica para querer fazer base em Málaga. Do ponto de vista da logística do roteiro, não é uma ideia muito boa. Ainda mais, vocês não precisam de carro, podem percorrer a Andaluzia de transporte público. Uma proposta de roteiro:
      07/09 noite em Sevilha.
      08/09 noite em Sevilha.
      09/09 noite em Sevilha.
      10/09 noite em Málaga. Veja como viajar de Sevilha a Málaga.
      11/09 noite em Málaga. Veja como viajar de Málaga a Granada.
      12/09 noite em Granada.
      13/09 noite em Granada.
      14/09 noite em Granada.
      15/09 noite em Córdoba. Veja como viajar de Granada a Córdoba.
      16/09 noite em Madri. Veja como viajar de Córdoba a Madri.
      17/09 noite em Madri.
      18/09 noite em Madri.
      Tirando uma noite em Málaga daria para acrescentar uma noite mais para Madri, mas acreditamos que o mais importante seja agora percorrer a Andaluzia, o que faltar de ver em Madri pode ser completado em uma próxima visita à Europa.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *