consultoria de roteiros 2018

Córdoba, Spain

Bem-vindo à consultoria de roteiros do Espanha Total.

1. O que é a consultoria de roteiros

A consultoria de roteiros do Espanha Total é um espaço onde respondemos consultas sobre roteiros de viagem pela Espanha. Somos especialistas na Espanha e, através das nossas respostas, tentamos ajudar a aprimorar seus planos de viagem.

O serviço de consultoria é prestado através da caixa de comentários do presente texto. Deixe suas perguntas e responderemos o antes possível.

2. A consultoria é gratuita?

Sim, a consultoria de roteiros do Espanha Total é gratuita. Leia o ponto 3 do presente texto para saber mais.

3. Quem pode usar a consultoria?

A consultoria é reservada exclusivamente para aqueles leitores que tenham comprado ao menos um dos nossos guias da Espanha, com nove títulos dedicados a Barcelona, Cádiz, Córdoba, Granada, Madrid, Sevilha, Toledo, Valência e Zaragoza.

Por gentileza, na hora de deixar sua consulta, coloque o mesmo endereço de email que você usou para comprar seu(s) guia(s), para que possamos identificá-lo facilmente.

4. O que podemos fazer por você?

Podemos dar orientações gerais para aprimorar seu roteiro, incluindo:

  • dicas sobre quantos dias dedicar para cada destino visitado.
  • informações sobre a logística do transporte entre os destinos.
  • sugestões sobre como definir a ordem do seu roteiro.

E qualquer outro tipo de dica que acharmos pode melhorar sua viagem. Aliás, não deixe de conhecer nossas 10 dicas para viajar melhor pela Espanha.

5. O que não podemos fazer por você?

Na consultoria de roteiros não podemos elaborar roteiros detalhados e personalizados para cada uma das cidades visitadas. Para isso existem nossos nove guias. Enquanto não tivermos material específico sobre outros destinos na Espanha, podemos dar dicas e orientações muito gerais sobre eles, mas não elaborar roteiros detalhados de visitação de cada destino.

Na consultoria também não realizamos reservas hoteleiras nem de passagens. No site você vai encontrar muita informação sobre como chegar na Espanha e como se locomover dentro do país, além de uma ótima ferramenta para pesquisa de hospedagem.

Igualmente, não podemos realizar cálculos de despesas, sendo que é uma tarefa quase impossível. Veja o texto quanto vou gastar na Espanha? sobre o assunto.

6. Existe um limite no número de consultas que posso deixar?

Não! Você pode deixar tantas quantas perguntas você quiser, relacionadas com o assunto da consultoria, que são os roteiros para percorrer a Espanha.

7. Vocês demoram muito para responder?

Costumamos responder consultas uma vez por dia, de segunda a sexta. Quando estamos viajando, pode ser que as respostas demorem mais alguns dias. Mas nunca deixamos de responder nenhuma pergunta.

Bem-vindo à nossa consultoria de roteiros!

656 comentários em “consultoria de roteiros 2018”

  1. Ola Tony, boa tarde.
    Estarei indo pela primeira vez para Espanha com meu marido. Chegaremos dia 29/11 em Madrid e voltaremos dia 10/12.
    Sei que essa época do ano é muito fria e os dias mais curtos, por isso estou encontrando um pouco de dificuldade em elaborar um roteiro. Pensei em Madrid (de 29/11 a 03/13)- Sevilha (03/12 a 05/12) – Barcelona (05/12 a 10/12)- Madrid (aeroporto).
    O que acha? Vc sugere trocar Sevilha por alguma outra cidade??
    Poderia me sugerir hospedagens dentro dessas cidades?
    E nessa cidades, as atrações turísticas imperdíveis são essas que encontramos com facilidade nos sites de busca???
    Decidimos a viagem hoje de forma um pouco surpresa, por isso ainda não pesquisei muito a respeito de cada lugar..
    desde já agradeço! Qualquer opinião vai ser muito bem vinda!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezada Carla, seja muito bem-vinda ao Espanha Total. Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Se você ainda não conhece nossos guias, pode vê-los aqui. Temos certeza de que você vai achar que são um ótimo investimento para sua viagem. Abraço.

  2. clara maria lindoso e lima

    Oi Tony, eu aqui de novo…estudei detalhadamente os roteiros de Sevilha, e fiquei com uma forte impressão de que fazer tudo o que foi proposto em dois dias será muito corrido….considerando paradas para fotos, e que vamos no inverno. São tantas atrações, fiquei impressionada achando que não daria tempo de ver tudo proposto em uma manhã, por exemplo. Quando vc elaborou os roteiros, qual o horário do início dos passeios vc considerou? Estou muito em dúvida se fico 4 ou cinco noites em Sevilha, considerando que vamos fazer o bate-volta de lá para Córdoba e teremos uma manhã de visita às ruínas de Itálica. Se ficar 5 noites em Sevilha, consigo ficar 3 em Granada e ainda 5 em Barcelona. O que vc acha? Será de 3 para Granada também não é pouco?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Clara. Todos nossos roteiros foram desenhados com o máximo cuidado e atenção, e testados várias vezes antes de publicá-los. O horário de início previsto está entre as 9 e 10 da manhã. Barcelona é uma cidade com muitíssimo mais conteúdo que Sevilha ou Granada, você corre o risco de dedicar tempo demais para Sevilha ou Granada que depois vai acabar faltando em Barcelona. Dois dias completos em Sevilha e Granada (3 noites em cada uma delas) são suficientes para completar os roteiros dessas cidades. Para o caso de passeios extras (como Itálica) e a inclusão de bate-Voltas, o tempo de permanência deverá ser recalculado. Abraço.

  3. Olá, bom dia.

    Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre as formas para imigrar à Espanha.
    Eu e meu marido estamos nos programando para imigrar no próximo ano, 2019.
    Temos uma filha de 3 anos, e eu já estava me programando para engravidar este ano, mas surgiu a vontade de sair do Brasil novamente, pois já fizemos intercambio de 8 meses na Irlanda.
    Estávamos pensando de ir como estudantes, meu marido faria um mestrado e doutorado, mas não sabemos o curso que teria mais “demanda” lá.
    Pesquisando, conhecemos a residência não lucrativa, achamos super interessante, apesar de ser mais do dobro do valor do visto de estudante, e também não poder trabalhar, onde como estudante meu marido poderia conseguir um estágio.Porém podemos ir atrás da cidadania depois de 2 anos morando lá.
    Gostaria de uma consultoria para isso, como funciona?
    Estamos numa dúvida enorme de saber a melhor forma de irmos, e fazermos tudo legal.
    Se puder nos ajudar, agradecemos.

    Att.,

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Vanessa. O escopo do Espanha Total está nas viagens turísticas à Espanha. Não temos como dar esclarecimentos sobre outros assuntos que fujam do tema turismo. Abraço.

  4. Olá! Estou planejando uma viagem de 8 dias pela Espanha, sendo que necessariamente passarei 3 ou 4 dias em Barcelona. Gostaria de incluir Madrid ou Sevilha no caminho para Lisboa, mas estou em dúvida. Como irei em fevereiro, me parece que Sevilha é uma cidade mais simpática no inverno do que Madrid. Poderiam me ajudar? Muito obrigada!!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezada Letícia, seja muito bem-vinda ao Espanha Total. Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Se você ainda não conhece nossos guias, pode vê-los aqui. Temos certeza de que você vai achar que são um ótimo investimento para sua viagem. Abraço.

  5. Boa noite,
    Tudo bem Tony?
    Gostaria de tirar uma duvida a respeito do meu roteiro por favor. Em maio de 2019 eu e meu marido iremos fazer uma viagem a Portugal ( Lisboa, porto) e Espanha (Madri, Barcelona, Sevilha e Cordoba na transicao entre Madri e Sevilha). Em meu planejamento pretendo ficar uns 11 dias na Espanha. Ainda nao sabemos por qual pais iniciaremos a viagem, provavelmente sera por Barcelona. A minha duvida seria a seguinte, qual seria a melhor forma de fazer essa transição entre Portugal e Espanha? Carro, aviao ou onibus? Qual seria a melhor logística?
    Adquiri o roteiro de Sevilha em 2 dias e amei
    Muito obrigada,
    []s

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Andrea, seja bem-vinda ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Respondendo sua dúvida, se você entrar na Espanha por Barcelona, o ponto de saída mais lógico seria Sevilha. Veja como viajar de Sevilha a Lisboa. Seu roteiro ficaria Barcelona>Madri>Córdoba>Sevilha>Portugal. Abraço.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Paulo, Málaga é uma cidade que merece, no mínimo, dois dias/uma noite, e por isso não contemplamos essa bela cidade como um bate-volta, que seria maraturismo, uma prática que tentamos desincentivar. Abraço.

  6. Olá tudo bem?
    Estou planejando uma viajem a Espanha para Março/abril de 2019 e tenho as dúvidas: Para visitar o complexo de Allambra é necessário ingresso. O ingresso inclui visitas internas. Um dia é suficiente? O guia que você sugere é específico para cada cidade? Qual é a estimativa de valores para os passeios.
    Como já conheço Madri e Barcelona existe roteiros turísticos só para o sul da Espanha? Qual é a sugestão de dias?

    Desde agradeço pelas informações.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezada Ivonete, seja muito bem-vinda ao Espanha Total. Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Se você ainda não conhece nossos guias, pode vê-los aqui. São guias específicos sobre cidades. Pode ver que contamos com um pacote específico para o sul da Espanha e outro para a Andaluzia. Temos certeza de que você vai achar que são um ótimo investimento para sua viagem. Abraço.

  7. Olá Tony, tudo bem?
    Adquirimos e gostamos muito de seus roteiros. Planejamos viajar pela Espanha em abril/2019 e pensamos no seguinte roteiro:
    Barcelona (5 noites) – Maiorca (avião) (2 noites) – Valencia ( avião) (2 noites).
    A partir de Valencia continuariamos de carro:
    Múrcia ou Cartagena (1 noite) – Granada (2 noites) – Málaga (2 noites) – Ronda (1 noite) – Sevilha (3 noites) deixando Córdoba para um bate volta ( de trem) – Madri ( trem) (4 noites).
    Gostaria de sua ajuda em algumas questões.
    1- Como achamos distante Valencia – Granada optamos por um pernoite: seria mais interessante em Múrcia ou Cartagena ou em outro local?
    2 – Você alteraria o número de noites em alguma das cidades?
    Qualquer outra sugestão será muito bemvinda.
    Agradeço desde já sua atenção.
    Abraço,
    Márcia.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa tarde, Márcia, seja bem-vinda ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Que bom que você gostou dos roteiros. Vamos lá tentar melhorar seu planejamento.
      – Mallorca. Com 2 noites em Mallorca vocês vão ter tempo de conhecer o centro histórico da cidade e pouco mais. Mallorca é uma ilha muito grande e em abril a temporada de praia ainda não começou. Nossa orientação seria eliminar Mallorca do roteiro, quem sabe em uma viagem futura vocês não consiguem ir até lá, com mais tempo para explorar a ilha e em um período do ano mais favorável. Eliminar Mallorca ajuda muito com a distribuição dos restantes dias.
      – em geral, tentamos evitar deslocamentos longos de carro, quando o único propósito é ir de A até B. Não existe nenhum lugar entre Valência e Granada que justifique tirar dias das cidades da Andaluzia que vocês vão visitar. Aliás, com a economia de dias de Mallorca e eliminando o longo deslocamento Valência-Granada, daria para incluir no seu roteiro o maravilhoso passeio de carro pelos Pueblos Blancos.
      Nossa proposta (você é quem tem a palavra final de concordar ou não!) seria reformular seu roteiro assim:
      – Barcelona 5 noites
      – Valência 3 noites. Barcelona>Valência de trem ou ônibus.
      – Sevilha 3 noites. Valência>Sevilha de trem-bala. Aluguel de carro saindo de Sevilha.
      – roteiro pelos Pueblos Blancos. Noite en Arcos de la Frontera. Noite em Ronda.
      – Málaga 2 noites.
      – Granada 2 noites.
      – Córdoba 1 noite. Devolução do carro ao chegar em Córdoba.
      – Madri 4 noites. Trem-bala Córdoba-Madri.
      O que é que você acha? Abraço.

  8. Olá Tony,
    Adquiri o guia de Zaragoza quando fomos a Espanha em 2016 o qual nos ajudou muito. Agora pretendemos dedicar alguns dias para conhecer Andaluzia. e pretendo adquirir outro exemplar (ainda não resolvi se Sevilha ou Granada).
    Chegaremos pelo aeroporto de Sevilha bem cedo (dia 14) porem estou deixando este dia para descanso e Ir conhecer as ruinas de Italica e arredores do hotel.
    sem contar este dia, meu roteiro está da seguinte forma. Vamos em fevereiro.
    +3 dias = Sevilha com um bate-volta a Cordoba de trem bala.(dias 15, 16, 17)
    no dia 18 = pego o carro alugado, sigo logo cedo para os Pueblos Blancos começando por Arcos de la Fronteira, El Bosque e Grazalema. Dormindo em Ronda.
    dia 19 = Conhecer Ronda pela manhã e almoçar em Setenil de las bodegas, seguir para Granada passando por Olvera .
    dia 20 = Granada
    dia 21 = Granada
    dia 22 = Sierra Nevada
    dia 23 = Malaga
    aqui começam minhas duvudas… tenho mais 3 dias inteiros, preciso estar em Sevilha no dia 27 as 18 hs.
    Gostaria de ir ao Caminito del Rey, mas a caminhada é muito grande, exclui. Pensei em Tanger, mas você já me falou sobre travessia de carro alugado, não compensa, exclui. Gostaria de ir ou ver Gibraltar e fazer um passeio para observação de golfinhos, não sei se é possivel ver em fevereiro e se posso fazer a partir da Espanha. Quero passar nor Vejer e talves dormir em Jerez e conhecer alguma vinicula. Voce pode me ajudar? Um Abraço,

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Helenice, seja bem-vinda à consultoria de roteiros. Vamos com suas dúvidas:
      – a observação de golfinhos acontece entre abril e outubro, e sempre dependendo do estado do mar. Há saídas de Gibraltar e também de Tarifa.
      – muita gente pergunta por um bate-volta até Gibraltar. Olha, sobrando muiiiiiiiiito tempo no seu roteiro, tendo visitado outras cidades da Andaluzia como Cádiz ou as que formam parte dos Pueblos Blancos, até que pode ser uma opção. Saiba que, dependendo do dia, pode pegar uma baita fila (horas!) na alfândega de entrada e na alfândega de saída. Mas, por que não dedicar um dia para conhecer Cádiz? Por que não dedicar mais um dia aos Pueblos Blancos (você vai fazer um roteiro maraturístico por uma região espetacular da Espanha)? Por que não dedicar mais um dia para Málaga?
      No texto Jerez de la Frontera falamos sobre as vinícolas na cidade, com várias indicações.
      Abraço.

  9. Cícero das Neves Silva

    Olá Tony. Vou iniciar o meu roteiro. Inicialmente decidi que os dias que ficarei em cada cidade será: 6 dias em Madri com 1 dia (bate volta) em Toledo; 5 dias em Barcelona; 3 dias em Valência; 3 dias em Sevilha; 3 dias em Granada, 2 dias em Córdoba; 2 dias em Zaragoza e 4 dias em Pueblos Blancos/Roda. A divisão dos dias está boa ou devo fazer alguma mudança?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Cícero, seja bem-vindo à nossa consultoria de roteiros. Sua distribuição de dias foi muito bem pensada. Pode ser que Barcelona mereça mais tempo que Madri, por isso valeria a pena transferir um dia de uma cidade para outra. Também é possível que 2 dias em Zaragoza ou Córdoba sejam tempo demais, pode ser que um dia completo em cada cidade seja suficiente. De qualquer jeito, na hora que colocarmos os destinos junto ao caléndario da sua viagem vamos ver muito melhor os acertos que podemos fazer para otimizar sua estadia na Espanha. Aguardamos suas datas para poder trabalhar sobre o roteiro. Abraço.

  10. Parabéns Tony pelo site.
    Pretendo ir de trem bala de Madrid para Sevilla, fazendo um pitstop em Cordoba.
    Devo comprar 2 bilhetes ( Madrid a Cordoba , e Cordoba a Sevilla) , ou com um unico bilhete ( madrid a sevilla ) consigo reembarcar de Cordoba a Sevilla.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá de novo, Roberto. Acabamos de responder a consulta que você deixou no texto sobre Córdoba aqui. Pode deixar outras consultas sobre o assunto nesse texto. Reservamos a consultoria de roteiros para consultas sobre esse assunto, leia o texto acima com atenção para entender como funciona a consultoria. Muito obrigado!

  11. Olá de novo, Tony!
    Graças às suas valiosas dicas, meu roteiro está 100% montado, passagens de trem/ônibus compradas e hotéis/casas reservados para a nossa estadia em dezembro/janeiro.
    Tenho agora uma pergunta mais específica. Meu filho vive me pedindo para fazer um destes passeios guiados de segway. Algum que você conheça e recomenda em Barcelona ou Madrid? Ele substitui algum dos roteiros citados nos guias?
    Obrigado, Tony! Forte abraço!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Julio, que ótimo que você já fechou seu roteiro! Há passeios guiados de Segway nas duas cidades, mas não existe uma empresa que a gente possa indicar. Não somos partidários de esse tipo de passeio em entornos urbanos, onde tem um bastante negativo. Os segways costumam rodar pelas calçadas, disputando o espaço com pedestres às vezes de forma intimidatória. As prefeituras estão trabalhando para regular o uso desse tipo de veículo em vias reservadas para pedestres. Abraço!

  12. Cicero das Nevrs Silva

    Olá Tony, tudo bem? Estou iniciando o roteiro de um viagem a Espanha. Inicialmente pretendo dividir os dias da viagem da seguinte forma: 6 dias em Madri com 2 dia em Toledo (bate e volta), 5 dias em Barcelona, 3 dias em Valência, 3 dias em Sevilha, 3 dias em Granada, 2 dias em Córdoba, 2 dias em Zaragoza e 4 dias para fazer a rota dos Puebla Blancos e Ronda. O que vocyacha desta divisão?

  13. Andreia Freitas PZacché

    Bom dia ,Irei para Madri no dia 18/12/2018 com retorno para o Brasil no dia 01/01/2019
    e gostaria de conhecer Ávila, Toledo, Segóvia , Salamanca ,Sevilha , e Granada.
    Lembrando que irei fazer Base em Madri ,mas ficaria em alguma cidade se for interessante de ficar .Pode me Ajudar a montar meu roteiro?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa tarde, Andreia. Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Se você ainda não conhece nossos guias, pode vê-los aqui. Temos certeza de que você vai achar que são um ótimo investimento para sua viagem. Abraço.

  14. Cícero das Neves Silva

    Os dias livres para a viagem serão 30 e 31 de maio e 1 a 30 de junho de 2019. Você acha que conseguirei visitar com tranquilidade as cidades que mencionei acima?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      6 dias em Madri com 2 dia em Toledo (bate e volta), 5 dias em Barcelona, 3 dias em Valência, 3 dias em Sevilha, 3 dias em Granada, 2 dias em Córdoba, 2 dias em Zaragoza e 4 dias para fazer a rota dos Puebla Blancos e Ronda.
      Veja uma proposta de distribuição dos dias, entre muitas outras possíveis.
      dia 1. Dependendo do horário de chegada do seu voo, tentem partir de trem-bala para Zaragoza esse mesmo dia. Deixem um mínimo de 4 horas entre o horário da chegada do voo e o horário de partida do trem-bala. Noite em Zaragoza.
      dia 2. Noite em Zaragoza.
      dia 3. Trem-bala Zaragoza-Barcelona. Noite em Barcelona.
      dia 4. Noite em Barcelona.
      dia 5. Noite em Barcelona.
      dia 6. Noite em Barcelona.
      dia 7. Noite em Barcelona.
      dia 8. Noite em Barcelona.
      dia 9. Ônibus ou trem Barcelona-Valência. Noite em Valência.
      dia 10. Noite em Valência.
      dia 11. Noite em Valência.
      dia 12. Trem-bala Valência-Sevilha. Noite em Sevilha.
      dia 13. Noite em Sevilha.
      dia 14. Noite em Sevilha.
      dia 15. Aluguel de carro. Sevilha>Cádiz de carro. Noite em Cádiz.
      dia 16. Noite em Cádiz.
      dia 17. Começo da rota dos Pueblos Blancos. Noite em Vejer de la Frontera.
      dia 18. Ruta de los Pueblos Blancos. Noite em Arcos de la Frontera ou em Zahara de la Sierra.
      dia 19. Ruta de los Pueblos Blancos. Noite em Ronda.
      dia 20. Noite em Ronda.
      dia 21. Ronda>Granada de carro. Retorno de carro na hora que chegarem em Granada. Noite em Granada.
      dia 22. Noite em Granada.
      dia 23. Noite em Granada.
      dia 24. Ônibus Granada>Córdoba. Noite em Córdoba.
      dia 23. Noite em Córdoba.
      dia 26. Trem-bala Córdoba>Madri. Noite em Madri.
      dia 27. Noite em Madri.
      dia 28. Noite em Madri.
      dia 29. Noite em Madri.
      dia 30. Noite em Madri.
      Eis uma possível distribuição do seu tempo. Abraço.

  15. Boa Tarde Tony!
    Adquiri os 9 guias.
    Eu estou amando os guias e também as informações do site.
    Eu e a minha família (4 adultos), estamos planejando viajar pela 1ª. vez para Espanha. Pretendemos ficar em torno de 27 dias sem contar o dia da chegada em Madri (14/07/19) e o dia da partida de Barcelona (11/08/19).
    Roteiro previsto:
    Ficaremos 7 dias em Madri incluindo 3 passeios bate-volta indo para Toledo (trem), Segóvia (ônibus) e Ávila (trem).
    No oitavo dia (22/07) de manhã iremos de trem para Salamanca, ficaremos duas noites.
    No dia 24/07 de manhã iremos de trem para Madri e depois seguiremos viajem para Córdoba, onde pernoitaremos.
    No dia 25/07 de tarde iremos de trem para Sevilha, onde ficaremos até a manhã do dia 28/07.
    Depois estávamos pensando em alugar um carro para ir para os Pueblos Brancos e pernoitar em Ronda. No dia seguinte (29/07) de manhã conhecer um pouco mais Ronda e depois do almoço seguir a viagem de carro até a próxima parada.
    Gostaríamos ainda de conhecer as cidades de Granada, Málaga (incluindo Marbela), Valência e Barcelona, lembrando que só terem os a parte da tarde do dia 29/07 até o dia 10/08, já que no dia 11/08 o vôo de volta saíra de Barcelona às 08:00 h.
    Mas não sabemos qual o meio de transporte mais adequado que deveremos usar entre elas, quantos dias poderemos ficar em cada lugar e que ordem das cidades devemos seguir, já que finalizaremos a nossa viagem em Barcelona no dia 11/08 de manhã.
    Você poderia opinar sobre o projeto do nosso roteiro até Ronda e nos ajudar com a finalização do Roteiro?
    Obrigada!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezada Eliane, seja bem-vinda ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Ficamos felizes ao saber que você gostou dos guias. Vamos com seu roteiro a partir de Sevilha.
      – vocês vão visitar a Andaluzia entre o mês de julho e agosto, o que, no nosso entender, é um grande erro por causa do calor extremo. Uma onda de calor pode estragar completamente a viagem.
      – 1 dia não é suficiente para fazer a rota dos Pueblos Blancos, nesse prazo de tempo vocês vão fazer um passeio maraturístico e vão ter que pular muitos lugares interessantes. Não enxergamos os Pueblos Blancos como um destino para quem gosta de fazer as coisas às pressas, a proposta é bastante diferente. Por isso seria imprescindível poder dedicar mais dias para a rota. Porém, vocês não contam com tanto tempo assim, sendo que estão querendo visitar bastantes lugares.
      – a partir de Ronda, dirijam para Málaga (duas noites). Como seu tempo é muito apertado, abririamos mão de Marbella, que no nosso entender tem zero interesse, mas a escolha é sua.
      – de Málaga, dirijam até Granada (três noites). Retornem o carro alugado na hora que chegarem em Granada.
      – de Granada, peguem uma combinação de ônibus e trem-bala até Valência. Entendemos que a primeira parte do seu roteiro já está fechada, caso contrário teriamos feito alterações, teriamos deixado Córdoba na sequência de Granada para otimizar o roteiro. Três noites em Valência.
      – de Valência, partam de ônibus ou trem até Barcelona. Fiquem as restantes noites em Barcelona. Também, se a primeira parte do roteiro não estiver fechada, teriamos transferido dias de Madri para Barcelona, que tem bastante mais conteúdo.
      Aliás, o problema principal do roteiro é que acabou ficando muito pouco tempo para Barcelona. A primeira metade do seu roteiro já está fechada mesmo? Abraço.

      1. Caro Tony,
        Obrigada pelo retorno!
        Nós planejamos a viagem nesse período de Julho/Agosto, devido as férias das Universidades de nossas filhas e também têm as dificuldades com os estágios.
        Na verdade a primeira metade do roteiro inicial não está fechada, é somente o nosso projeto, as datas da nossa viagem é que foram determinadas para que pudéssemos nos organizar previamente.
        Gostamos das sugestões, já iremos cortar Marbela do nosso roteiro.
        Seria possível sugerir um novo roteiro com as cidades já mencionadas de acordo com a quantidade de dias informados anteriormente?
        Haveria um outro período que pudéssemos Ir ?
        Porque talvez poderíamos nos organizar para ir em algum
        outro período entre os meses de Dezembro/19 e até no máximo 10 de março/20.
        Aguardo sua resposta.
        Grata pela atenção!

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Boa tarde, Eliane. Sempre tentamos evitar tomar decisões pelos nossos leitores, afinal de contas, a viagem, o dinheiro, as ilusões, são suas. Mas sentimos a obrigação de chamar a atenção sobre fatores que podem estragar as férias. E o calor na Andaluzia é um desses fatores. Não é todo dia que faz um calor extremo, mas as ondas de calor são típicas do verão e acabam iterferindo em qualquer passeio na região. O período entre dezembro e março é de inverno, com bastante frio, dias curtos e, dependendo do destino, neve. O tempo não é tão firme quanto no verão, mas não há risco de infartar no meio de uma onda de calor. Em termos das visitas às cidades, o inverno é tranquilo. É uma escolha difícil. Achamos que vocês devem escolher primeiro a data da sua viagem para, posteriormente, começar a montar o roteiro. Dependendo da época da viagem faremos uma proposta ou outra. Aguardamos seu retorno!

          1. Caro Tony,
            Eu e a minha família, analisamos todas as situações, decidimos ir entre julho/19 e agosto/19.
            Para você fazer um Roteiro mais preciso, gostaria de lhe informar que ainda não compramos as passagens e nem fizemos as reservas dos hotéis. Somente fizemos as pesquisas dos valores de acordo com o local e as datas que decidimos fazer a viagem.
            A data da viagem do voo de ida do Rio de Janeiro para a Espanha será no dia 12/07/19 a noite, e a chegada no dia 13/07/19 até as 12 h.
            A data da viagem do voo de volta da Espanha para o Rio de Janeiro será no dia 11/08/19, na parte da manhã.
            Podemos entrar na Espanha por Madri e finalizar a viagem em Barcelona.
            Ou se achar mais interessante, devido ao forte calor e razões diversas, podemos entrar na Espanha por Barcelona e finalizar a viagem por Madri.
            Lembrando que gostaríamos de visitar as seguintes cidades: Madri (incluindo bate-voltas em Toledo, Segóvia e Ávila),
            Salamanca, Córdoba, Granada, Málaga, Ronda, Sevilha, Valência e Barcelona.
            Diante dessas informações, você poderia montar um Roteiro com as ordens das cidades, os dias em cada uma e o meio de transportes (carro, trem, ônibus ou avião) entre elas?
            Mais uma vez, agradeço a atenção.
            Abraço!

            1. Tony | ESPANHA TOTAL

              Bom dia de novo, Eliane. Vamos lá então com a proposta de roteiro. Entrar por Barcelona e sair por Madri seria ótimo (mas não imprescindível), facilitando a logística da viagem. Vamos lá:
              13.07 chegada em Barcelona. Noite em Barcelona.
              14.07 noite em Barcelona.
              15.07 noite em Barcelona.
              16.07 noite em Barcelona.
              17.07 noite em Barcelona.
              18.07 noite em Barcelona.
              19.07 ônibus ou trem Barcelona-Valência. Noite em Valência.
              20.07 noite em Valência.
              21.07 noite em Valência.
              22.07 trem-bala Valência-Sevilha. Noite em Sevilha.
              23.07 noite em Sevilha.
              24.07 noite em Sevilha.
              25.07 aluguel de carro. Sevilha>Vejer de la Frontera>Arcos de la Frontera. Noite em Arcos de la Frontera (roteiro de los Pueblos Blancos).
              26.07 carro Arcos de la Frontera>Grazalema>Zahara de la Sierra>Setenil de las Bodegas>Ronda. Noite em Ronda.
              27.07 noite em Ronda.
              28.07 carro Ronda>Málaga. Noite em Málaga.
              29.07 Noite em Málaga.
              30.07 carro Málaga>Nerja>Granada. Devolução do carro. Noite em Granada.
              31.07 noite em Granada.
              01.08 noite em Granada.
              02.08 ônibus Granada>Córdoba. Noite em Córdoba.
              03.08 no final do dia, trem-bala Córdoba-Madri. Noite em Madri.
              04.08 noite em Madri.
              05.08 noite em Madri.
              06.08 noite em Madri.
              07.08 Segóvia e Ávila no mesmo dia de carro alugado (veja como). Noite em Madri.
              08.08 Madri>Salamanca. Noite em Salamanca.
              09.08 Noite em Salamanca.
              10.08 Salamanca>Madri. Noite em Madri.
              11.08 volta para o Brasil.
              Como são muitos dias, esperamos não ter nos equivocado na contagem! É uma primeira proposta para vocês avaliarem, tentando otimizar os deslocamentos ao máximo.
              Nos textos que você acha na página como viajar de… a… você vai encontrar os detalhes dos deslocamentos entre as cidades e um espaço para deixar suas dúvidas específicas sobre o assunto.
              Abraço.

  16. Bom dia. Pretendo viajar para Espanha em um grupo de amigos/família – 6 pessoas, em uma Van. Tenho um filho que mora em Barcelona, e a viagem poderá começar e/ou finalizar nesta cidade. Gostamos de história/museus/cidades históricas/comidas típicas e teremos 2 semanas – tempo total de viagem 16 dias – incluindo dia de ida e volta. Moramos em Recife/PE.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Eduardo, seja bem-vindo ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Usar uma van para percorrer a Espanha faz sentido quando você planeja visitar pequenos vilarejos e cidades do interior. Já para visitar as grandes cidades, a van vai virar uma dor de cabeça. Para poder dar orientações precisariamos saber a época do ano na qual vocês estão planejando fazer sua viagem. Abraço.

  17. Olá, vou para a Copenhaga/Dinamarca dia 05/12/18, mas faço uma conexão em Madrid aparentemente meu voo chega no T4S como faço para chegar até o T2? (T2 pq é o que diz na reserva). Desço no T4S passo pela imigração, vou para o T4 de trem (?) e de lá pego o ônibus até o t2?
    Faço o seguinte percurso
    gru > Gigi (latam)
    Gigi > Madrid (iberia)
    Madrid > Copenhaga (Iberia)

  18. olá!!! tudo bem? espero que sim!!!
    Pretendo ir à Espanha em junho de 2019 (sairei do Brasil dia 03 de junho e retornarei dia 14).
    Irei sozinha e, então, fico meio temerosa, já que será minha primeira viagem solo.
    Qual roteiro vcs acham mais fantástico?
    Pretendo conhecer Madrid e Sevilha, tanto que adquiri os dois roteiros. (chegarei dia 04 de junho em Madrid e ficarei até dia 08) (dia 08 a 11 de junho em Sevilha), retorno para Madrid e ficarei até dia 14, quando retorno para o Brasil.
    Ao mesmo tempo, como a passagem aérea é cara, penso em aproveitar para conhecer outros lugares.
    Barcelona ficará para outra oportunidade.
    Um grande abraço

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Mônica, tudo bem por aqui, obrigado. Seja bem-vinda ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Você pode ficar tranquila, a Espanha é um destino ótimo para quem viaja sozinha. Fazer turismo na Espanha é muito mais fácil. Além disso, junho é um mês ótimo para visitar o país. Parabéns também por ter decidido deixar Barcelona para uma viagem futura, isso deixa sua viagem mais tranquila. Mônica, você já fechou sua hospedagem em Madri e Sevilha? Isto é, suas datas são fixas? Aguardamos seu retorno (amanhã vamos estar viajando, responderemos a partir da terça-feira). Abraço.

  19. oi, Tony!
    hoje, pesquisando, achei um voo com valor excelente para Madrid (voo direto). Mas, a viagem terá que ser de 27 de maio a 06 de junho, quando retorno a SP.
    Pretendo explorar Madrid e fazer bate-volta, como em Sevilha (bate e volta para Cádiz e Córdoba)
    um abraço.
    Mônica

  20. Oi, Tony!!!
    Como me falaram que eu não podia deixar Barcelona de fora, alterei meu roteiro.
    Chego em Madri dia 27 de maio de 2019 e fico até o dia 29, quando sigo a Barcelona e fico até 04 de junho.
    Retorno a Madri dia 04 de junho e volto para o Brasil no dia 06 de junho.
    Abraços
    Mônica

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Estamos ficando confusos com suas mudanças de roteiro! É verdade que Barcelona é imperdível, mas o importante é que você a visite podendo dedicar um número mínimo de dias para a cidade. Dependendo do horário da sua chegada em Madri, você poderia partir diretamente para Barcelona, evitando ter que dividir sua estadia em Madri em duas metades. Mas se isso não for possível, não seria o fim do mundo. Não vai sobrar tempo para muitos bate-voltas, especialmente em Barcelona, uma cidade com muitíssimo conteúdo. Se você quiser mostrar para a gente sua programação tanto em Madri como em Barcelona, teremos o maior prazer em tentar ajudar. Não deixe de consultar tanto nosso passaporteMADRI quanto nosso passsaporteBCN. Abraço.

  21. Oi Tony,
    Nossa viagem está quase chegando e estamos definindo o transporte entre as cidades. Vamos alugar um carro em Sevilha para Granada e depois ate Córdoba. Estudando os mapas, pensamos em fazer Córdoba/ Madri de carro também. Sairíamos de Córdoba na parte da manhã e visitaríamos Toledo antes de chegar em Madri. Assim reduziríamos um bate e volta de Madri. O que vc acha?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá Luciana. Madri e Córdoba são muito distantes, de carro você vai queimar meio dia no deslocamento, frente ao conforto e velocidade do trem-bala. Não vai aproveitar o carro nem em Córdoba nem em Sevilha. Por isso sua ideia inicial de alugar o carro saindo de Sevilha é melhor. Já na volta, Córdoba não é tão próxima de Toledo assim. Vocês vão ter que sair muito cedo de Córdoba para conseguir aproveitar o dia em Toledo, que mesmo assim deve ficar bastante corrido. Agora, não sabemos qual é o tamanho do seu grupo, um dado fundamental para poder avaliar melhor a conveniência de alugar um carro. Você mencionou que estava viajando com seu marido. No caso de duas pessoas, o carro não é tão interessante assim. Abraço.

  22. Olá!! Realmente tá confuso. Eu tinha decidido ir a Madri e Sevilha. Porém, várias pessoas me falaram que eu não podia deixar Barcelona de fora. Assim, em 2019, decidi fazer somente Barcelona e Madrid (Toledo/Segóvia e Átila). Em outra oportunidade, irei a Sevilha.
    O voo está marcado para chegar em Madrid às 8h40 do dia 27 de maio. Vc acha que já devo ir para Barcelona? Retorno ao Brasil dia 06 de junho. Pretendo ficar meio a meio em cada lugar
    Abraço
    Mônica

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá de novo, Mônica. Se você pegar um trem-bala de Madri a Barcelona no dia da sua chegada, pode dormir já em Barcelona nessa data, deixando Madri para a segunda metade da sua viagem e eliminando a necessidade de trocar duas vezes de hotel (você só trocaria de hotel na ida de Barcelona para Madri). Deixe um mínimo de 4 horas entre o horário previsto da chegada do seu voo e o horário de partida do trem-bala. Abraço.

  23. Boa noite Tony.
    Desculpe pela demora!
    Eu e minha família adoramos o Roteiro que você propôs para nossa viagem.
    Já compramos as passagens e estamos aos poucos fazendo as reservas dos hotéis.
    Depois resolveremos os transportes.
    Muito obrigada!
    Grande Abraço!

  24. Olá, Tony!!!
    Td bem? Espero que sim!!
    Ficarei 5 dias em Madrid e, durante a minha estada, pretendo ir a Toledo e Segóvia. Portanto, parte do roteiro de Madrid eu não farei. Dos 9 que consta do guia, quais vc acha que são imperdíveis?
    Abraço
    Mônica

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá de novo, Mônica. Você vai contar com três dias completos na cidade, veja o texto 3 dias em Madri, do nosso passaporteMADRI, com nossas orientações sobre a escolha de roteiros para esse período de tempo. Abraço.

  25. Boa Noite.
    Vou visitar a Espanha pela primeira vez e iniciarei por Barcelona, onde pretendo ficar três dias. A nossa idéia ‘e alugar um carro ao sair de Barcelona com destino a Sevilha, e teremos 8 dias para esse trajeto incluindo pelo menos dois dias em Sevilha e gostariamos de uma sugestão de roteiro. Fazemos questão de visitar Granada.
    Fico no aguardo para o melhor aproveitamento deste trecho.
    Obrigado.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Arthur, seja bem-vindo ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Você aceitaria uma sugestão? Ao invés de perder tempo se deslocando de carro de Barcelona até a Andaluzia, por que não fazer Barcelona-Sevilha de trem-bala, ou até voar entre Barcelona-Granada, para montar um roteiro de carro bem bacana pela Andaluzia? Você estaria aberto a essa possibilidade. Para poder ajudar você melhor, precisariamos saber seu ponto de entrada na Espanha, seu ponto de saída, o número de días e a data da viagem. Aguardamos seu retorno. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *