Menu

consultoria de roteiros 2017

Alhambra, Granada

Bem-vindo à consultoria de roteiros do Espanha Total.

1. O que é a consultoria de roteiros

A consultoria de roteiros do Espanha Total é um espaço onde respondemos consultas sobre roteiros de viagem pela Espanha. Somos especialistas na Espanha e, através das nossas respostas, tentamos ajudar a aprimorar seus planos de viagem.

O serviço de consultoria é prestado através da caixa de comentários do presente texto. Deixe suas perguntas e responderemos o antes possível.

2. A consultoria é gratuita?

Sim, a consultoria de roteiros do Espanha Total é gratuita. Leia o ponto 3 do presente texto para saber mais.

3. Quem pode usar a consultoria?

A consultoria é reservada exclusivamente para aqueles leitores que tenham comprado ao menos um dos nossos guias da Espanha, com oito títulos dedicados a Barcelona, Córdoba, Granada, Madrid, Sevilha, Toledo, Valência e Zaragoza.

Por gentileza, na hora de deixar sua consulta, coloque o mesmo endereço de email que você usou para comprar seu(s) guia(s), para que possamos identificá-lo facilmente.

4. O que podemos fazer por você?

Podemos dar orientações gerais para aprimorar seu roteiro, incluindo:

  • dicas sobre quantos dias dedicar para cada destino visitado.
  • informações sobre a logística do transporte entre os destinos.
  • sugestões sobre como definir a ordem do seu roteiro.

E qualquer outro tipo de dica que acharmos pode melhorar sua viagem. Aliás, não deixe de conhecer nossas 10 dicas para viajar melhor pela Espanha.

5. O que não podemos fazer por você?

Na consultoria de roteiros não podemos elaborar roteiros detalhados e personalizados para cada uma das cidades visitadas. Para isso existem nossos oito guias. Enquanto não tivermos material específico sobre outros destinos na Espanha, podemos dar dicas e orientações muito gerais sobre eles, mas não elaborar roteiros detalhados de visitação de cada destino.

Na consultoria também não realizamos reservas hoteleiras nem de passagens. No site você vai encontrar muita informação sobre como chegar na Espanha e como se locomover dentro do país, além de uma ótima ferramenta para pesquisa de hospedagem.

Igualmente, não podemos realizar cálculos de despesas, sendo que é uma tarefa quase impossível. Veja o texto quanto vou gastar na Espanha? sobre o assunto.

6. Existe um limite no número de consultas que posso deixar?

Não! Você pode deixar tantas quantas perguntas você quiser, relacionadas com o assunto da consultoria, que são os roteiros para percorrer a Espanha.

7. Vocês demoram muito para responder?

Costumamos responder consultas uma vez por dia, de segunda a sexta. Quando estamos viajando, pode ser que as respostas demorem mais alguns dias. Mas nunca deixamos de responder nenhuma pergunta.

Bem-vindo à nossa consultoria de roteiros!

614 comentários em “consultoria de roteiros 2017”

  1. Avatar

    Obrigado Tony! Sobre Valência é mais por conta da minha filha de 3 anos que presumo ficaria encantada como Cidade das Artes e Ciência e o Bioparc de lá.

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Temos certeza que sua filha ia adorar as atrações de Valência (não esqueça do Parque do Gulliver!). O problema é como encaixar Valência em um roteiro de poucos dias. Não adianta chegar na cidade e não contar com tempo suficiente, não é?

  2. Avatar

    Quanto à Córdoba, vamos fazer um pit stop entre o percurso de Sevilha e Madrid! Qual a sequência desse roteiro você recomendaria?

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Para responder sua pergunta, precísariamos saber do ponto de entrada na Espanha, e também do ponto de saída. Aguardamos seu retorno.

      1. Avatar

        Bom dia Tony, ainda não compramos as passagens para o itinerário dentro da Espanha. De concreto, apenas a volta ao Brasil desde Roma em 24/04.Assim, gostaríamos do seu auxílio para escolhermos a sequência ideal do nosso tour pela Espanha.

        Att.

        Allan Sena.

        1. Avatar
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Allan. Agora sabemos que vocês contam com uma volta para o Brasil partindo de Roma. E a ida, é para qual aeroporto? Precisamos desse dado para poder fazer uma proposta de roteiro. Abraço.

  3. Avatar

    Olá,

    Vou para Madri dia 15 de outubro e gostaria de verificar se o ônibus Madri City tour passa próximo de onde estarei hospedada. Ficarei no endereço:
    Calle Allamo 7, Madri, Comunidad de Madri 28000.

    Também gostaria de confirmar que há aúdio em português.

    Att,

    Charlene

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Charlene, você já deixou uma consulta idêntica no texto sobre o ônibus turístico, nossa resposta está aqui. Por gentileza, não deixe suas consultas em duplicidade, é mais trabalho para a gente.

  4. Avatar

    Prezado Tony, o guia de Sevilha só fez aumentar a vontade de desbrava-la! Fantástico! E é por ela que começaremos nosso roteiro pela Espanha com parada final em Barcelona!

    Abraços desde Brasil!

      1. Avatar

        Nossa entrada na Europa será por Lisboa (dia 07/04), descendo até o Algarve onde passaremos 3 dias para, então, pegar um bus de 2 horas e meia rumo à Sevilha!

        1. Avatar

          Eis um resumo do nosso roteiro:

          Dia 1 (07/04- sab)- GRU/LISBOA
          Dia 2 (08/04- dom)- LISBOA/FARO
          Dia 3 (09/04- seg)- FARO
          Dia 4 (10/04- ter)- FARO/SEVILHA
          Dia 5 (11/04- qua)- SEVILHA
          Dia 6 (12/04- qui)- SEVILHA
          Dia 7 (13/04- sex)- MADRI
          Dia 8 (14/04- sab)- MADRI
          Dia 9 (15/04- dom) MADRI
          Dia 10 (16/04- seg) – VALÊNCIA
          Dia 11 (17/04- ter) – VALÊNCIA
          Dia 12 (18/04- qua) – BARCELONA
          Dia 13 (19/04- qui) – BARCELONA
          Dia 14 (20/04- sex) – BARCELONA.
          Dia 15 (21/04- sab) – BARCELONA
          Dia 16 (22/04- dom) – ROMA
          Dia 17 (23/04- seg) – ROMA
          Dia 18 (24/04- ter) – ROMA/BEL

          Alguma sugestão?

          1. Avatar
            Tony | ESPANHA TOTAL

            Vamos com seu roteiro! Córdoba teria que ser inserida como um pit-stop entre Sevilha e Madri. O grande problema é que você não tem como tirar dias nem de Sevilha nem de Madri. Como já falamos anteriormente, sua solução seria tirar Valência do roteiro. Veja bem, indicamos um mínimo de três noites em Valência para contar com dois dias completos na cidade. No seu roteiro, você vai ficar, na prática, um dia em Valência, sendo que vai perder meio dia na sua chegada e meio dia na sua saída. Com um dia você mal consegue visitar a Ciudad de las Artes, e se você quiser incluir o Bioparc, que fica em outro extremo da cidade, vai ter que fazer as duas visitas correndo. Considerando que os ingressos tanto para o Bioparc como para o Oceanografic são bastante salgados, você pode se arrepender da escolha. Fora isso, a logística dos deslocamentos é bastante simples, com trem-bala para ir de uma cidade a outra, com a exceção de Valência-Barcelona, onde não circula trem-bala. Abraço.

  5. Avatar

    Boa tarde Tony, tudo nem?

    Eu e minha esposa vamos chegar dia 23/10/17 às 14:50h em Barcelona. Voltaremos dia 08/11/17 às 19:55h, também de Barcelona.

    Elaborei um roteiro baseado em suas dicas na seguinte ordem:

    Barcelona -Sevilha (no dia de chegada já saímos para Sevilha de trem);
    Sevilha 3 noites

    Sevilha – Granada (saímos de Sevilha dia 26/10 e vamos de carro para Granada);
    Granada 1 noite

    Granada – Málaga (saímos de Granada em 27/10 e vamos de carro para Málaga);
    Málaga 2 noites

    Málaga – Madrid (saímos de Málaga em 29/10 e vamos de trem para Madrid);
    Madrid -5 noites – aqui faremos um bate-volta para Toledo

    Madrid – Barcelona (saímos de Madrid em 03/11 e vamos para Barcelona de trem)

    Dia 08/11 às 19:55h voltamos de Barcelona para o Brasil.

    Minhas dúvidas são as seguintes:

    Seria interessante uma parada em Zaragoza par não deixar a viagem tão cansativa no dia de chegada, excluindo, então, uma pernoite em Barcelona ou em Madrid?

    Estava com uma grande dúvida na escolha entre Valência e Málaga, optei por Málaga pois quis uma passagem mais longa pela região da Andaluzia e porque queremos curtir um pouco de praia. Apesar de não ser a época mais apropriada para praias na Espanha, li que em Málaga nesta época o tempo ainda é bem apropriado para praias. O que acha sobre essa escolha?

    Existe um trajeto de carro Sevilha-Granada e Granada-Málaga que seja mais recomendado para curtir o trajeto com belas paisagens? Existe uma outra forma de transporte mais recomendada para esses dois trajetos?

    Poderia indicar qual o bairro de sua preferência para hospedagem em cada uma das cidades?

    Grato.

    At.
    Gustavo

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Gustavo, seja bem-vindo ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Nossas sugestões:
      – o tempo dedicado para Granada é claramente insuficiente. É uma cidade incrível e com o tempo reservado para ela você não vai conseguir ir muito além da Alhambra, o que é uma pena, considerando a localização afastada de Granada. Garanta seus ingressos para La Alhambra já, eles podem esgotar com muitas semanas de antecedência.
      – o tempo dedicado a Málaga está ok, mas sinceramente, nunca dedicaríamos mais tempo para Málaga do que para Granada.
      – sentimos a falta de Córdoba, uma cidade extraordinária.
      Suas perguntas:
      – pode valer a pena o pit-stop em Zaragoza, sim. Vai quebrar a viagem no primeiro dia e vai permitir conhecer uma cidade muito legal.
      – sobre a escolha de Málaga. Não é temporada de praia mesmo. Pode até dar um dia quentinho, com 20 graus, mas toda a infrastrutura de praia deve ter sido desmontada. Também pode dar tempo de inverno, com temperaturas por volta dos 10-15 graus. O mar vai estar frio. Sacrificar Granada e Córdoba para pegar praia na Espanha em novembro é, no nosso entender, um grande erro. Fazer o esforço de viajar até a Andaluzia, passar acelerado por Granada e não visitar Córdoba é uma escolha que sugerimos modificar. Málaga deveria ficar para uma outra viagem.
      – entre Sevilha e Granada é melhor ir direto até Granada, considerando o pouco tempo reservado para a cidade.
      – entre Granada e Málaga, podem escolher o caminho da costa e parar para conhecer a linda Nerja.
      Sobre hospedagem, veja nossas dicas de hospedagem em Sevilha e dicas de hospedagem em Granada. Pode deixar suas consultas sobre hospedagem em Málaga no texto Málaga.
      Abraço.

  6. Avatar

    Olá Espanaha Total, parabéns pelo profissionalismo!
    Adotarei os guias adquiridos como Bíblia!
    Por causa de Alhambra, acabei fazendo um roteiro inverso da maioria. Estou apostando na Matemática: a ordem dos fatores não altera o produto.
    Gostaria do parecer de vcs e se possível, confirmar se os deslocamentos seriam os mesmos no sentido q vcs propuseram.
    Madrid: 6 a 10/11- trem ave p Granada
    Granada: 10 a 12/11 – carro alugado
    Ronda: 12 a 13/11
    Vejer de lá Frontera: 13 a 14/11- entrega de carro em Sevilha
    Sevilla: 14 a 17/11
    Córdoba pit stop 17/11 em direção à Madrid por trem
    Saída de Madrid p o Rio de Janeiro 18/11
    Obrigada

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Martha, bem-vinda à nossa consultoria de roteiros. É isso mesmo, a ordem dos fatores não costuma alterar o resultado final, na maioria dos casos. Seu roteiro está bem, não identificamos nenhum problema. Lembre-se que o trem não chega em Granada, você vai fazer uma viagem metade em trem-bala, e metade com ônibus (no guia de Granada você encontra todos os detalhes). Compre suas passagens de trem-bala o antes possível, as melhores tarifas já devem ter sido vendidas (veja Como comprar sua passagem do trem-bala). Abraço.

  7. Avatar

    Bom dia,Tony
    Iremos passar 5 noites em Barcelona, e estava no roteiro um bate e volta a Montserrat.
    Surgiu a ideia de incluir Andorra-a-Velha (2 noites),será que é viável deixar o carro com as malas em um estacionamento em Monistrol de Montserrat,fazer a visita ao Monastério e seguir viagem p/ Andorra? De Andorra iríamos a Saragoça( entrega do carro) e pegar o trem para Madri. O que vc acha?
    Ou seria melhor o roteiro anterior,
    21-26 outubro Barcelona
    26-28 ¨ Saragoça
    28-01 novembro Madri ( um bate volta p/ Toledo)
    01-05 Lisboa
    Podemos também colocar mais uma noite em Madri e reduzir em Lisboa( já conhecemos). Aceito susgestões,
    obrigada

    1. Avatar

      Bom dia, Julieta, seja bem-vinda à consultoria de roteiros do Espanha Total. Incluir Andorra no seu roteiro é uma possibilidade mesmo, fim de outubro é temporada muito baixa na região, vocês devem encontrar bons preços de hotel. As árvores devem estar perdendo as folhas. Pode estacionar em Monistrol de Montserrat, mas o risco de alguém querer abrir seu carro é bem real. Se vocês resolvem fazer esse pit-stop, não abram o porta-malas do carro na hora de estacioná-lo nem deixem absolutamente nenhuma coisa dentro do carro que indique que ele está carregado. Seria melhor estacionar o carro no estacionamento pago no alto da montanha, o risco de roubo continua existindo mas o tempo que o carro vai ficar sozinho é menor.
      Seu roteiro inicial parece bastnate legal. Além de Toledo, há outros bate-voltas bastante legais saindo de Madri (veja aqui). Abraço.

  8. Avatar

    Obrigada, Tony!
    As passagens de trem já estão compradas. De fato creio que não peguei as promoções.
    Não sei se aqui é o local indicado, mas me ocorreu sobre compra de chip para o celular. Nos dias atuais, mesmo vc querendo ser abduzido da rotina viajando, acaba sendo uma ferramenta útil.
    Será q há no aeroporto de Madrid loja q venda?
    Boa semana!

    1. Avatar

      Martha, no aeroporto de Madri você vai encontrar operadoras sem cobertura internacional, se o chip for para uso unicamente dentro da Espanha, pode ser uma opção. Aqui no Espanha Total indicamos um produto que já foi testado por muitos leitores com um altíssimo índice de aprovação, o Wifivox. Abraço.

  9. Avatar

    Tony,

    Estou indo pela primeira vez a Espanha, já comprei as passagens, saio de Recife/PE no dia 30/03/18 a noite e chego em Madri no dia 31/03/18 as 11:00 am. Fico em Madrid do dia 31/03/18 a 06/04/18(noite voo partindo para Barcelona as 8:00 pm) e fico em Barcelona até o dia 13/04/18 as 12:30 pm.

    Alguma sugestão de roteiro para fazer nesse período? gostaria de fazer um bate e volta em cada cidade sede (Madri e Barcelona), nesse período.

    1. Avatar

      Alexandre, adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Aguardamos seu retorno.

  10. Avatar

    Acabei esquecendo. Estou com duvida em Madri com alguns hoteis, a preferencia minha está na sequencia, mas queria saber qual você indicaria, prezo pela localização.

    1. Room Mate Alicia
    2.Room Mate Laura
    3. Petit Palace Puerta do Sol
    4. Eurostar Plaza Maior

  11. Avatar

    Tony,

    Estou indo pela primeira vez a Espanha e pretendo seguir tua sugestão de roteiro de 20 dias, estou em dúvida sobre qual seria o melhor mês entre julho ou setembro.

    Estava pensando inicialmente em julho, mas fiquei preocupado com as altas temperaturas em Sevilha, além do excesso de turistas.

    A alternativa de setembro me deixou em dúvida se as temperaturas seriam muito baixas em outros pontos, como Madri. Não gostaria de pegar temperaturas abaixo de 15 C.

    Agredeço um retorno.

    1. Avatar

      Luiz, adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Aguardamos seu retorno.

      1. Avatar

        Valeu pela lembrança. Realmente ainda não tinha adquirido um guia, mas já comprei o guia Sevilha em 2 dias e pude comprovar a excelente qualidade e utilidade do texto.

        Retornando a questão, sou aposentado, tenho flexibilidade de datas e estou planejando a viagem com antecedência, tomando por base tua sugestão de roteiro de 20 dias.

        Inicialmente pensamos no mês de setembro, pois faremos aniversario de casamento, mas minha esposa tem uma condição de saúde onde não deve submeter-se a temperatura muito baixas (o ideal seria minima acima de 15º C) e fiquei um pouco preocupado se já estará muito frio.

        Poderíamos ir em julho, mas tenho medo de pegar muito calor, pois vc informa que a temperatura pode ficar acima de 40 ºC em cidades como Sevilha.

        Você pode ajudar ?

        Um abraço,

        Luiz Saddy

        1. Avatar

          Prezado Luiz, seja bem-vindo à nossa consultoria de roteiros, é ótimo ver você por aqui de novo. O assunto das temperaturas é muito complicado devido à mudança climática. Pode parecer um clichê, mas não é. Estamos em outubro, em pleno outono, e a previsão é que a cidade de Córdoba atinja 34º C de temperatura amanhã, um recorde espantoso (e preocupante). Podemos dar orientações sobre como costumavam ser as estações no pasado, mas não são garantias absolutas. Então, em setembro é pouco provável que vocês encontrem com temperaturas abaixo de 15º C. As temperaturas noturnas podem até chegar próximo dos 15, mas durante o dia devem ser bem mais quentes. Não vai estar “muito frio”, não. Aliás, o contrário pode acontecer, dependendo do ano, pode ainda fazer bastante calor na Andaluzia. É muito improvável atingir temperaturas acima dos 40º C, como em julho ou agosto, mas pode fazer bastante calor. Resumindo, setembro é uma boa escolha. Junho seria uma escolha ainda melhor (para quem conta com flexibilidade de datas), mas aí a viagem não ia coincidir com seu aniversário de casamento. Repetimos, setembro continua sendo uma boa escolha.
          Para poder começar a desenhar seu roteiro, o ideal seria conhecer seu ponto de entrada na Espanha e seu ponto de saída. Como vocês não devem ter comprado ainda suas passagens, uma ótima ideia seria conseguir uma passagem com entrada por Madri e volta para o Brasil por Barcelona (ou vice-versa), para otimizar a logística da sua viagem. Mas se aeroporto de entrada e saída for o mesmo também não é um problema.
          Aguardamos novas consultas suas e ficamos à sua disposição para dar novas orientações. Abraço.

          1. Avatar

            Ol´, Tony.
            Resolvemos ir em setembro, comemorando nosso aniversário de casamento.
            Como primeiras decisões de nosso roteiro pensamos:
            – Chegar em Barcelona e voltar por Madri.
            – Podemos utilizar entre 20 a 23 dias em nossa estada na Espanha
            – Gostamos de fazer as estadias com calma, sem muita correria
            – Nossos principais interesses são cultura e história
            – Não temos interesse relevante em praias

            Um roteiro de referência que vimos em outras consultorias tuas foi:
            Barcelona > Zaragoza > (de ônibus) Valencia > Madri > Sevilha > Granada > Córdoba > Madri.(com 1 bate e volta em Toledo)

            Você poderia sugerir ajustes nesse roteiro básico, tempo em cada cidade, melhor forma de deslocamento entre cidades ou outra informação que julgue relevante ?

            Agradeço um retorno.

            1. Avatar

              Prezad@, no momento estamos viajando. A partir do dia 17 de outubro, já de volta em casa, responderemos sua consulta com a atenção que merece. Aproveite enquanto isso para dar uma olhada nos textos do site, com muitas informações para ajudar a preparar sua viagem. Abraço.

              1. Avatar

                Já estamos de volta. Vamos lá com seu roteiro, Luiz. Entrar por Barcelona e sair por Madri é uma ótima ideia (o percurso feito ao contrário também daria certo). Veja uma proposta de roteiro baseada nos seus interesses:
                – Barcelona, 6 noites. Trem-bala para:
                – Zaragoza, 1 noite. ônibus para :
                – Valência, 3 noites. Trem-bala para:
                – Sevilha. 3 noites. Ônibus para:
                – Granada, 3 noites. Ônibus/trem para:
                – Córdoba, 1 noite. Trem-bala para:
                – Madri, 5 noites (incluindo bate-volta até Toledo).
                Se precisar de detalhes sobre a logística do transporte, é só perguntar. Dedicamos bastantes dias para Barcelona e Madri, onde há muitos lugares interessantes para visitar, além de ótimos bate-voltas. Abraço.

              2. Avatar

                Obrigado pelo retorno, Tony.

                Uma dúvida que fiquei estudando a sugestão de roteiro, foi como fazer o deslocamento Valência > Sevilha, pois as cidades ficam relativamente longe e não tem trem direto.

                A alternativa seria fazer Valencia > Madri > Sevilha ? Existe outra melhor ?
                Quanto tempo vai levar esse deslocamento?

                Observei também que a rede de trem bala está expandindo e como minha viagem será em set/18, será que algum trecho do meu roteiro já substituirá o ônibus ? Exemplos:
                Zaragoza > Valência – ônibus
                Sevilha > Granada – ônibus
                Granada > Córdoba – ônibus / trem

                Com quanta antecedência devo comprar as passagens de trem-bala e passagens de ônibus

                Agradeço um retorno.

              3. Avatar

                Olá de novo, Luiz. Sobre o Valência>Sevilha, existe um trem-bala direto que parte de Valência de manhã cedo. Caso contrário, a alternativa é comprar duas passagens avulsas, Valência-Madri e Madri-Sevilha. Veja os horários no Trainline (veja mais detalhes no texto como comprar sua passagem do trem-bala). Veja também o texto quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala. Querendo achar os melhores preços, compre o antes possível!
                Sobre a expansão da rede de trem-bala, com a crise econômica ficou completamente parada, e unicamente serão completadas aquelas linhas que estão em construção. A principal é a linha de Córdoba a Granada, que não tem data para ser finalizada. Não há nenhum projeto de trem-bala entre Zaragoza e Valência. Abraço.

  12. Avatar

    Olá Tony, considerando a máxima do “menos é mais” revi o roteiro e retirei Valência para incluir Zaragoza, ficou assim:
    Dia 1 (07/04- sab)- GRU/PORTO
    Dia 2 (08/04- dom)- PORTO
    Dia 3 (09/04- seg)- PORTO
    Dia 4 (10/04- ter)- PORTO/SEVILHA
    Dia 5 (11/04- qua)- SEVILHA
    Dia 6 (12/04- qui)- SEVILHA/CÓRDOBA (PIT STOP)/MADRI
    Dia 7 (13/04- sex)- MADRI
    Dia 8 (14/04- sab)- MADRI
    Dia 9 (15/04- dom) MADRI/ZARAGOZA
    Dia 10 (16/04- seg) – ZARAGOZA/BARCELONA
    Dia 11 (17/04- ter) – BARCELONA
    Dia 12 (18/04- qua) – BARCELONA
    Dia 13 (19/04- qui) – BARCELONA
    Dia 14 (20/04- sex) – BARCELONA
    Dia 15 (21/04- sab) – BARCELONA/ROMA
    Dia 16 (22/04- dom) – ROMA
    Dia 17 (23/04- seg) – ROMA
    Dia 18 (24/04- ter) – ROMA/BEL

    Assim, passaremos mais tempo na bases e evitaremos longas de baldeações entre uma cidade e outra que mais cansam do que entretêm! Obrigado por me ajudar a controle o nosso impulso ao “maraturismo”!!

    Se tiver alguma observação a acrescentar, sou todo ouvidos!

    1. Avatar

      Digo,
      Dia 1 (07/04- sab)- GRU/PORTO
      Dia 2 (08/04- dom)- PORTO
      Dia 3 (09/04- seg)- PORTO
      Dia 4 (10/04- ter)- PORTO/SEVILHA
      Dia 5 (11/04- qua)- SEVILHA
      Dia 6 (12/04- qui)- SEVILHA
      Dia 7 (13/04- sex)- SEVILHA /CÓRDOBA (PIT STOP)/MADRI
      Dia 8 (14/04- sab)- MADRI
      Dia 9 (15/04- dom) MADRI
      Dia 10 (16/04- seg) – MADRI/ZARAGOZA
      Dia 11 (17/04- ter) – ZARAGOZA/BARCELONA
      Dia 12 (18/04- qua) – BARCELONA
      Dia 13 (19/04- qui) – BARCELONA
      Dia 14 (20/04- sex) – BARCELONA
      Dia 15 (21/04- sab) – BARCELONA/ROMA
      Dia 16 (22/04- dom) – ROMA
      Dia 17 (23/04- seg) – ROMA
      Dia 18 (24/04- ter) – ROMA/BEL

      1. Avatar

        Prezado Allan, finalmente! Ficamos felizes ao saber que vocês resolveram levantar o pé do acelerador. Não é que a gente não goste de Valência, que é uma cidade fantástica, queriamos garantir uma visita com umas condições mínimas. Em geral, seu roteiro ficou muito equilibrado. Vocês vão ter que tomar uma decisão sobre o local onde guardar as malas durante o pit-stop em Córdoba (vejam o texto guarda-volumes na estação de trem e a rodoviária de Córdoba).
        Precisando de ajuda para escolher seus hotéis, aproveitem para consultar os textos explicando onde se hospedar em Sevilha, onde se hospedar em Madri e onde se hospedar em Barcelona. Podem aproveitar também o texto Zaragoza para consultas sobre hospedagem na cidade. Abraço!

        1. Avatar

          Obrigado Tony! Seus conselhos nos ajudarão a viajar num ritmo que nos permita conhecer melhor as cidades e seus atrativos! Valência ficará para uma próxima oportunidade, muito bem acompanhado com o seu guia, claro!

          Abraço e sucesso!

          1. Avatar

            Por nada, Allan, tivemos o maior prazer em tentar ajudar. Se você tiver dúvidas específicas sobre as cidades que irá visitar, aproveite para perguntar também. Abraço.

  13. Avatar

    Tony, boa noite. Estamos indo para a Espanha no final de janeiro e início Fevereiro. Chegamos e saímos por Barcelona. Estamos elaborando nosso roteiro após 5 dias em Barcelona e queremos visitar Madri, Sevilha, Cordoba e Granada. Vc nos sugere de barcelona ir para Madri ou direto a Sevilha? Em Sevilha é interessante alugar carro e fazer bate e volta para Cordoba, por exemplo, ou sugere os deslocamentos de Trem ou Onibus??

    1. Avatar

      Jaqueline, adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Aguardamos seu retorno.

  14. Avatar

    Tony, Boa noite
    Não consegui comprar no site que vocês indicaram para visitar a Sagrada Família e o passeio de Montserrat. Na finalização ocorria um erro, e descobri que o pagamento só é efetuado com o cartão Iupay ,ou seja só bancos espanhóis credenciados. qual o site que pode ser usado com o Paypal? Abraços

    1. Avatar

      Bom dia, Julieta. Aqui na consultoria de roteiros respondemos consultas relacionadas com a elaboração e logística dos roteiros. Preferimos responder as consultas específicas sobre outros assuntos em textos relacionados com elas. Assim, aproveite para perguntar sobre os ingressos da Sagrada Família no texto como comprar ingressos para a Sagrada Família e sobre o passeio no texto Montserrat. Obrigado!

  15. Avatar

    Olá, Tony!

    Não poderia deixar de voltar aqui para te agradecer. Ia fazer isso na página de compra dos guias, para que todos saibam o quanto seus guias são valiosos, mas não há opção de comentar por lá, então, se você não se importa, vai por aqui mesmo.
    Sua ajuda no Espanha Total, no Passaporte BCN e seus guias foram fundamentais na viagem de 20 dias que eu e meu marido fizemos pela Espanha.
    Planejamos toda a viagem (roteiro, compra de passagem de trens, de ingressos, tudo!) com as informações dos sites e com sua ajuda aqui nas caixas de comentários. Sua sugestão de mudança em nosso roteiro foi precisa. Ter dormido uma noite em Córdoba para aproveitarmos bem o dia seguinte foi perfeito. Não teríamos conseguido ver tudo se tivéssemos feito diferente.
    Começamos comprando apenas os guias da Andaluzia e Valência. Já em nosso primeiro destino (Sevilha), abandonamos os outros 3 guias Publifolha que havíamos levado. Primeiro porque é maravilhoso ter um guia no celular, sem ter que ficar carregando peso, e segundo porque seus roteiros, quase todos de meio dia, que podem ser combinados de acordo com N fatores (dia de sol ou chuva, dia em que se está mais ou menos cansado…), são práticos, fáceis de seguir (não nos perdemos em nenhum momento) e nos levam não só aos principais pontos, mas também a alguns “achados” que não estão em nenhum outro guia.
    Sou vegetariana e tenho que dizer que o vegetariano que você sugeriu em Barcelona (Razoterra) foi de chorar. Acho que foi o melhor prato que comi na Espanha. E que me perdoem os carnívoros! Heheh.
    Enfim, nossa experiência com os guias foi tão boa que compramos também os guias de Madri e Barcelona, que foram ainda mais incríveis para organizarmos tanta coisa nos cerca de 5 dias que tínhamos para cada cidade.
    Resultado: exceto pelo roteiro “Madri Río” (que fizemos pela metade) e pelos roteiros 13, 14 e 15 de Barcelona (que não conseguimos fazer), zeramos todos os roteiros de todos os guias. 🙂
    Nosso único arrependimento foi não termos comprado todos os guias de uma vez, com desconto.
    Eu e Tiago (que falou com você durante nossa viagem pois não estávamos conseguindo baixar os PDFs em nossos celulares) só temos a agradecer a você e à Cecília.
    Amamos nossa viagem, voltamos encantados com a Espanha e certamente vocês contribuíram muito para que nossa experiência fosse perfeita, mesmo tendo enfrentado manifestações e uma greve geral em Barcelona.
    Parabéns pelo ótimo trabalho!

    Grande abraço,
    Alessandra e Tiago.

    1. Avatar

      Prezados Alessandra e Tiago, desculpem a demora em responder seu extenso comentário. Tanto a Cecília quanto eu ficamos incrivelmente felizes ao saber que sua viagem foi um sucesso, e que tivemos uma pequena contribuição nesse sucesso. Aguardamos vocês de novo na Espanha em uma futura viagem! Grande abraço!

  16. Avatar

    Oi Tony,
    Eu e meu esposo vamos para Espanha e montei um roteiro que gostaria de umas dicas se é viável… Depois de fazer o roteiro li sobre fazer “pontos de apoio”aí fiquei com mais ‘duvida ainda. Mas, vamos lá:
    Dia 3 – chegada em Sevilha ao meio dia
    Dia 4 e 5 – Sevilha
    Dia 6 – Saída de Sevilha rumo a Gilbratar (ideia ver o Mar Mediterrâneo) e seguir até Málaga
    Dia 7 – Málaga e depois Granada
    Dia 8 – Granada
    Dia 9 – Granada para Valencia
    Dia 10 – Valencia
    Dia 11 – Valencia para Barcelona
    Dia 12 e 13 Barcelona
    Dia 14 – retorno para casa

    Tá bom assim? Dá para conhecer?? Estive há 32 anos com meus pais nesse roteiro e volto agora com vontade de rever esses lugares que ainda guardo no coração.

    Abraço,

    1. Avatar

      Prezada Ieda, seja bem-vinda à nossa consultoria de roteiros. Nossa sensação inicial é que seu roteiro parece uma prova de maraturismo extremo, uma prática que tentamos desincentivar. Nossos palpites:
      – o tempo dedicado para Sevilha é muito curto.
      – abandonaríamos por completo a ida até Gibraltar. Se você pegar fila na alfândega, pode mofar várias horas para entrar e sair da colónia. Estranhamos a falta de Córdoba na sua lista de cidades visitadas.
      – a estadia em Málaga é muito curta.
      – a estadia em Granada pode ficar muito apertada, especialmente porque você vai perder bastante tempo no deslocamento até Valência.
      – indicamos três noites em Valência para contar com dois dias completos na cidade.
      – duas noites em Barcelona é, no nosso entender, uma grande pena. A cidade merece muitos mais dias.
      Nossa orientação seria focar exclusivamente em Córdoba, Sevilha, Granada e Barcelona. Abraço.

      1. Avatar

        Oi Tony,
        Obrigada pelas dicas.
        Então refazendo o roteiro levando em consideração suas dicas…veja se seria isso:
        3/4/5/6 – Sevilha
        6/7- Cordoba
        8/9/10 – Granada
        10/11/12/13 – Barcelona
        Seria assim?

        1. Avatar

          Olá Ieda, seu roteiro ficou perfeito agora. Mais uma dica:
          – se vocês forem voar de Granada para Barcelona, deixem o roteiro do jeito que está.
          – se vocês forem ir de trem de Granada para Barcelona, mudem o roteiro para Sevilha > Granada > Córdoba > Barcelona, que vai melhorar muito a logística do transporte entre as cidades.
          Abraço.

          1. Avatar

            Super legal a dica Tony.
            Uma dúvida… em função da questão política há algum risco de ir para Barcelona e cair em manifestações, greves etc?

  17. Avatar
    Davi Diogenes Moreira

    Oi Tony, tudo bem? Obrigado desde já pela atenção.
    Nosso roteiro abaixo já foi pré validado com você. Ocorre que no dia da rota dos pueblos blancos estou achando um pouco apertado sair de Vejer e conhecer Arco de la Frontera, Grazalema e Zahara de la Sierra. Nosso hotel fica próximo de Grazalema. Acho viável estas 3 cidades no mesmo dia? Se for cortar algo, qual seria? Não queria mexer o dia das vinícolas nem de Ronda.

    Segue roteiro:
    Roteiro Espanha sem madrid:

    Dia 23/05: chegada em Madrid. Voo para Sevilha. Hotel Sevilha (hotel h10 Coregidor)
    Dia 24/05: Sevilha ( hotel h10 Coregidor)
    Dia 25/05: Sevilha ( hotel h10 Coregidor)
    Dia 26/05: bate e volta para Córdoba a partir de Sevilha. (hotel h10 Coregidor)
    Dia 27/05: saida de sevilha. alugar carro. Ida para vejer de la frontera. Conhecer cidade e praias próximas. (Hotel V..)
    Dia 28/05: rotas de los pueblos blancos (arco de la frontera, zahara de la sierra e grazalema). (Hotel Fuerte Grazalema)
    29/05: visita as Bodegas da região. (Hotel Fuerte Grazalema)
    30/05: dia inteiro em ronda. (Hotel Fuerte Grazalema)
    31/05: Saída para Granada às 11h. Devolução do carro. Noite em granada (NH Colection Granada)
    01/06: Granada (NH Colection Granada)
    02/06: Granada (NH Colection Granada)
    03/05: voo cedo para madrid. ida pra Croácia

    1. Avatar

      Olá de novo, Davi! Se vocês sairem cedo de Vejer de la Frontera, vão conseguir visitar Arcos de la Frontera e Grazalema até o horário do almoço. Façam o check-in no seu hotel e visitem Zahara de la Sierra como um mini bate-volta no período da tarde. Abraço!

      1. Avatar
        Davi Diógenes Moreira

        Tony, tudo bem? Aqui estou eu de novo.. rsrsrs

        Estava pensando em pular Arcos de la Frontera (seria um pecado??). Vou explicar porque.. A idéia seria sair de Vejer e ir direto para nosso hotel próximo de Grazalema. Desta forma, deixamos as malas e não me preocupo com furtos. Daí visitaríamos Grazalema, Zahara de la Sierra, e talvez uma terceira cidade próxima (alguma dica??). Lembrando que já vamos dedicar um dia inteiro para ronda, na sequência da viagem.

        abraços e obrigado!

        1. Avatar

          Davi, na entrada do centro de Arcos de la Frontera há um estacionamento pago e fechado, mas entendemos sua preocupação com a bagagem. Achamos uma baita pena pular Arcos. De qualquer jeito, há uma hora de carro de Grazalema até Arcos, quem sabe não conseguem visitar Arcos no final do dia. Abraço.

  18. Avatar

    Olá, Tony! Meu nome é Rafael, tudo bem? Preciso da sua ajuda. Chegaremos em Madri no dia 22/05/18 aproximadamente 12:00. Voltaremos ao Brasil no dia 09/06/18. Nossa intenção é conhecer cidades da Andaluzia. Pensamos em Cordoba, Sevilha, Cadiz, Malaga e Granada. Lemos sobre a viagem de carro a Pueblos Blancos e também nos interessou. Gostaríamos de sugestões suas sobre um roteiro legal por essa região. Compramos o guia de Madri e queremos ficar lá até o dia 27/05 (incluindo um bate e volta a Toledo). O que acha? Pode dar uma força? Abraço!

    1. Avatar

      Prezado Rafael, seja bem-vindo à nossa consultoria de roteiros. Pelo que entendimos, vocês contam com 12 dias para a Andaluzia (descontando o tempo dedicado a Madri e o último dia da sua viagem). Um roteiro legal poderia ser:
      – Córdoba (pit-stop a caminho de Sevilha).
      – Sevilha (3 noites). Aluguel de carro no dia de saida da cidade.
      – Cádiz (1 noite).
      – Pueblos Blancos (3 noites), com final em Ronda.
      – Málaga (2 noites).
      – Granada (3 noites). Retornem o carro na hora que chegarem em Granada.
      Abraço.

      1. Avatar
        Rafael Teixeira Sampaio

        Ótimo! Mas se a gente quisesse cortar uma dessas cidades pra não ficar muito corrido, qual você cortaria?

          1. Avatar
            Rafael Teixeira Sampaio

            Olá, Tony! Estamos quase fechando o roteiro. Estamos em dúvida sobre a rota dos Pueblos Blancos pois há muitas cidades pra conhecer. Pensamos no seguinte:

            31/05 Alugamos o carro em Sevilha e vamos para Jerez de la Frontera (dormimos em Jerez)
            01/6 Saímos de Jerez fazemos um pit-stop em Arcos de la Frontera e vamos para Zahara de la Sierra (dormimos em Zahara)
            02/6 Saímos de Zahara fazemos um pit-stop em Grazalema e seguimos para Ronda (dormimos em Ronda)
            03/6 Saímos de Ronda e vamos para Málaga.

            Perguntas: o que acha desse roteiro? Mantemos os pit-stops ou melhor ir direto para as cidades onde iremos dormir?

            Considerando o resto da nossa viagem só temos esses dias para os Pueblos Blancos (31 a 03).

            1. Avatar

              Olá, Rafael, já estamos por aqui de novo. Sua programação está bem, mas é bom que você saiba que vão circular duas vezes pelo trecho Grazalema-Zahara de la Sierra (no dia 01/6 e no dia seguinte). É uma estrada espetacular e por isso não deve ser um problema. Estacionar um carro lotado de malas é sempre uma preocupação, para os turistas e mesmo para a gente também. Tomem um cuidado extremo para não mostrar que o carro está carregado no momento de estacioná-lo. Nas datas da sua viagem escurece bem tarde, o aproveitamento do seu tempo vai ser ótimo. Abraço.

  19. Avatar

    Oi, Tony!
    To aqui tentando fechar meu roteiro p Andaluzia. Por favor, se possível, avalie e sugira as modificações q julgar necessárias, ok??
    2,3,4/01/18: Sevilha ( chegarei bem cedo vindo de Lisboa);
    4/1/18 a noite : trem p Cordoba, onde dormirei.
    5 e 6/1/18: Cordoba.
    6/1/18 a noite trem p Granada, onde dormirei.
    7 e 8/1/18:Granada.
    Dia 8/1/18, avião p BCN.
    Tenho dúvidas se deixo um dia p Cordoba ( tipo bate-volta de Sevilha) e aumento mais um dia p Granada!
    Aguardo suas dicas! Obrigada,Helen.

    1. Avatar

      Olá de novo, Helen, vamos com seu roteiro. Realmente, valeria a pena transferir tempo de Córdoba para Granada, especialmente porque dependendo do horário do voo pode acabar restando muito pouco tempo para esta segunda cidade. Faça Córdoba como um bate-volta saindo de Sevilha, sim, e acrescente um dia mais para Granada. Abraço!

      1. Avatar

        Mto obrigada, Tony. Vou alterar conforme sua dica. Sairemos de Granada p BCN no último voo, 22 horas. Gde abc, Helen

  20. Avatar

    Boa Noite,

    Chego em Madrid dia 04/01/18 logo cedo (eu, minha esposa e filho de 7 anos) , vindo de SP e volto para o Brasil dia 27/01/18 também de Madrid. Estou planejando o seguinte roteiro, e gostaria da opinião de vcs:

    04/01 – Madrid
    05/01 – Madrid
    06/01 – Madrid
    07/01 – Bate e Volta Toledo
    08/01 – Voo low cost para Porto
    09/01 – Porto
    10/01 – Trem para Lisboa
    11/01 – Lisboa
    12 – Lisboa
    13- Bate e volta Sintra
    14/01 – Voo low cost para Sevilha
    15/01 – Sevilha
    16/01 – Sevilha
    18/01 – Bate e volta Cordoba
    19/01 – Alugar carro e ir para Granada
    20/01 – Granada
    21/01 – Granada
    22/01 – Voo low cost para Barcelona
    23/01 – BCN
    24/01 – BCN
    25/01 – BCN
    26/01 – BCN
    27/01 – Volta para Madrid e para o Brasil

    Sobre Sevilha, Cordoba e Granada, vale a pena alugar carro para ir para Granada ( a partir de Sevilha)? E para ir para Barcelona, é melhor ir a partir de Granada de avião, ou alterar o roteiro e ficar uma noite em Córdoba (ai não faria bate e volta até lá) após sair de Granada, e ir de Córdoba para Barcelona de Trem? O Trem sai mais barato?

    Obrigado

    1. Avatar

      Bom dia Rodrigo, seja bem-vindo à consultoria de roteiros. Demos uma olhada na sua programação e não identificamos nenhum problema. Uma possível mudança seria deixar toda sua estadia em Madri para o final da viagem, partindo logo para o Porto após sua chegada em Madri.
      Respondendo suas dúvidas, realmente não compensa alugar um carro unicamente para fazer Sevilha-Granada, vai ter um custo alto e vocês não vão conseguir aproveitar o carro em Granada.
      Sobre a alternativa Sevilha>Córdoba>Granada>Barcelona ou Sevilha>Granada>Córdoba>Barcelona, é necessário comparar os valores do trem e do avião para as datas da sua viagem. O problema é que as passagens de trem-bala ainda vão demorar bastante para entrar no sistema, você pode tentar comparar valores para o mês de novembro para ter uma ideia da diferença de preços entre o trem e o avião (veja
      como comprar sua passagem do trem-bala). O avião é mais rápido, mas na hora de pesquisar tarifas confira atentamente a franquia de bagagem incluída (as tarifas mais em conta não incluem transporte de bagagem). Precisando de qualquer ajuda, aproveite para perguntar. Abraço.

  21. Avatar

    Obrigado pela resposta. No roteiro acima pulei um dia ( 17) e esquecei acrescentar um bate volta a Montserrat. Uma possibilidade que estou considerando seria cancelar o bate e volta a Cordoba e Montserrat, ganhar 2 dias e usar para:

    A) acrescentar 1 dia a Madrid e 1 dia a Porto. ou
    B) De sevilha alugar um carro e ir para Jerez de La Fronteira ( ficar 1 noite), no dia seguinte ir para Ronda e ficar 1 noite, e no terceiro dia eu seguiria para Granada ( 3 noites) 3 de Granada para BCN.

    Oque vcs acham??!! São tantas possibilidades? Fica dificil escolher. Vale Conhecer Jerez e Ronda abrindo mão de bate e volta para Cordoba e Montserrat?
    Dirigir de Ronda a Granada no inverno é tranquilo, ou estradas fecham e posso ter de dar uma volta gigantesca?

    1. Avatar

      Prezado Rodrigo, não cancele a visita a Córdoba, não, é uma das cidades mais extraordinárias da Espanha. Seria um crime trocar Córdoba por Jerez de la Frontera, uma cidade com um centro histórico bacana e uma periferia horrorosa. Sobre as condições das estradas no inverno (veja nosso dossiê com tudo o que você precisa saber sobre dirigir na Espanha), em condições normais a viagem deve ser tranquila, mas se tivesse caído neve no dia anterior podem existir problemas na estrada. É bom ficar ligado na previsão meteorológica. Abraço.

  22. Avatar

    Mais uma vez muito obrigado pelas dicas.

    No meu roteiro, pretendo fazer o Bate e volta a Toledo no sábado, dia 06/01/18 ou domingo, dia 07/01. No sábado, dia 06/01 é feriado na Espanha. Tem alguma diferença ir para Toledo num feriado ou no domingo? Tipo coisas que fecham ou dificuldade de locomoção?

    1. Avatar

      Olá de novo, Rodrigo. As principais atrações turísticas de Toledo não fecham nem nos feriados nem aos domingos. Como o feriado do dia 6 costuma ser uma data familiar, pode ser uma boa escolha para fazer o passeio. Mas o domingo seria uma boa escolha também. Abraço.

  23. Avatar

    Boa noite, Tony!

    Bom, gostaria da sua ajuda para completar meu roteiro pela Espanha. Somos da cidade de São Paulo. Viajaremos eu, meu marido, minha filha de 18 anos e meu
    filho de 14 anos. Chegaremos em Barcelona dia 29/12/17 (hotel Room Mate Carla), e sairemos para a região da Andaluzia no dia 03/01/18. Voltaremos de Madrid (ficaremos do dia 13/01 a 21/01, no hotel Room Mate Laura). Minhas dúvidas referem-se a esse período na Andaluzia. Fiz dois roteiros, para submetê-los às suas
    dicas.
    Roteiro 1: dia 03/01 – Barcelona – Sevilha, com trem bala.
    Dia 04- Sevilha;
    Dia 05- Sevilha;
    Dia 06- Alugamos um carro em Sevilha para ir para Cádiz (meu marido gostaria de conhecer);
    Dia 07- Cádiz -Bate e volta em Vejer;
    Dia 08 – Cádiz para Granada (de carro); qual o caminho mais curto? Vale a pena um pit-stop em Málaga para almoçar?
    Dia 08 – chegamos em Granada;
    Dia 09 – Granada;
    Dia 10 -Granada (num dos dois dias, Alhambra);
    Dia 11 – Granada para Córdoba (onde entregamos o carro);
    Dia 12 – Córdoba;
    Dia 13 – Córdoba para Madrid com trem bala.

    Meu roteiro 2 é:

    Dia 03/01 – Barcelona para Málaga (trem bala);
    Dia 04/01 – Málaga – com bate e volta para Ronda (de carro);
    Dia 05 – Málaga para Granada, de carro;
    Dia 06 – Granada;
    Dia 07 – Granada -num destes dois dias, passeio para Alhambra (são sábado e domingo, e feridado no sábado, dia 06, há problema com o passeio para Alhambra?);
    Dia 08- Granada para Sevilha, de carro ( e devolução do carro);
    Dia 09 – Sevilha;
    Dia 10 – Sevilha ;
    Dia 11- Sevilha ( com bate e volta para Córdoba, no trem bala);
    Dia 12 – Sevilha (com bate e volta para Cádiz, com trem);
    Dia 13 – Sevilha para Madrid no trem bala.

    Desculpe-me tantas perguntas e se não me fiz entender. O que você acha?

    Muito obrigada!

    1. Avatar

      Prezada Rosimeire, seja bem-vinda à nossa consultoria de roteiros.
      Sua segunda proposta de roteiro é mais tranquila. Porém, vocês vão viajar até Málaga mas, na verdade, só vão dedicar duas noites para a cidade. Será que vale a pena o esforço? Também, o bate-volta até Cádiz saindo de Sevilha pode ser muito puxado. Antes de fechar qualquer proposta, simule a compra de ingressos para visitar La Alhambra para as datas da sua visita, são datas muito críticas e pode não haver disponibilidade, o que obrigaria a trocar as datas.
      Sobre a primera proposta, que pode ser a melhor, não faria sentido fazer um bate-volta até Vejer saindo de Cádiz, seria muito melhor dormir em Vejer para não percorrer a mesma estrada três vezes. Não pararíamos em Málaga para um pit-stop (é uma loucura entrar em uma cidade grande só para almoçar), façam esse pit-stop na linda Nerja. As datas para La Alhambra na primeira proposta de roteiro devem ser mais tranquilas.
      Abraço.

  24. Avatar

    Muito obrigada, Tony!

    No roteiro 1: Gostaria de dormir em Vejer, mas a oferta de hotéis está praticamente esgotada. E como, pelos relatos que li, a cidade de Vejer é linda, pensei nesse

    bate e volta. Você sugere algum hotel lá? (acho que a pergunta não cabe aqui!!). Ficando só em Cádiz, valem a pena 3 noites? Ou, vou para Cádiz (duas noites), e

    aumento um dia em outra cidade? O caminho de Cádiz para Granada é tranquilo? Temos que passar por Málaga de qualquer jeito, ou não? Não sei se estas

    perguntas deveriam ir para outros temas (qual o melhor trajeto?). Agradeço muitíssimo a atenção e paciência!

    Rosi.

    1. Avatar

      Olá de novo, Rosimeire.
      – un hotel muito bonito em Vejer de la Frontera é La Casa del Califa. Pode ver mais informações sobre o destino no texto Vejer de la Frontera.
      – a gente nem incluiria Cádiz em um primeiro roteiro pela Andaluzia, mas querendo visitá-la, dedique unicamente um dia completo para a cidade.
      – de Cádiz a Granada você pode ir pelos Pueblos Blancos, sem passar por Málaga (veja aqui). Se você puder dedicar dois dias para a viagem Cádiz-Granada, poderia tentar dormir em Grazalema, na metade do caminho.
      Abraço.

  25. Avatar

    Prezado Tony, recebi o seguinte o roteiro de uma amiga que mora em Espanha!
    Dia 1 (07/04- sab)- REC/MADRI
    Dia 2 (08/04- dom)- MADRI
    Dia 3 (09/04- seg)- MADRI
    Dia 4 (10/04- ter)- MADRI/VALÊNCIA
    Dia 5(11/04- qua)- VALÊNCIA
    Dia 6 (12/04- qui)- VALÊNCIA/ZARAGOZA
    Dia 7 (13/04- sex)- ZARAGOZA
    Dia 8 (14/04- sab)- ZARAGOZA/SAN SEBASTIAN
    Dia 9 (15/04- dom) SAN SEBASTIAN
    Dia 10 (16/04- seg) – SAN SEBASTIAN/BILBAO(bate-volta)
    Dia 11 (17/04- ter) – SAN SEBASTIAN/BARCELONA
    Dia 12 (18/04- qua) – BARCELONA
    Dia 13 (19/04- qui) – BARCELONA/TARRAGONA(bate-volta)
    Dia 14 (20/04- sex) – BARCELONA/PUIGCERDÁ
    Dia 15 (21/04- sab) – PUIGCERDÁ/ANDORRA
    Dia 16 (22/04- dom) – PUIGCERDÁ/BARCELONA/ROMA
    Dia 17 (23/04- seg) – ROMA
    Dia 18 (24/04- ter) – ROMA/BELÉM

    O que achas?

    1. Avatar

      Olá de novo, Allan. Já trocamos muitas mensagens tentando aperfeiçoar seu roteiro, e acreditávamos haver chegado em um roteiro muito equilibrado e legal. Sua nova proposta não tem nada a ver com o roteiro anterior (aliás, vocês não iam entrar na Espanha por Sevilha???) e volta ao maraturismo. Andorra, por exemplo, é um destino que merece um mínimo de três noites. Um dia para Zaragoza é suficiente. Você vai perder dois dias indo e voltando do País Basco. Mais uma vez, falta tempo em Valência. Puigcerdá seria um passeio para quem já conhece a Espanha e quer visitar lugares menos comuns, mas dedicar o mesmo tempo a Puigcerdá que a Barcelona é simplesmente incomprensível. Em abril é muito provável que já não tenha neve nas montanhas e por isso toda a parte dos Pireneus pode ser uma escolha bastante arriscada. A logística do transporte também é complicada, muitos dias na estrada, muitos deslocamentos. Abraço.

  26. Avatar

    Prezados,

    Adquiri seus guias e gostei muito, também gostei muito do site e tenho usado bastante para o planejamento de minha viagem. Mas, como é possível notar, nem está tão planejada assim!

    Peço desculpas se eventualmente passei batido por alguma de suas dicas, pois todo o plano foi feito neste final de semana e não tive tempo de ler tudo. Está muito encima da hora então estou correndo contra o tempo e conto com sua compreensão.

    Resolvi utilizar como base seu roteiro número 10, que ficou assim:

    02/11 – Chegada em Barcelona as 14:00 + checkin do hotel.
    03/11 – Parque Gruell e roteiro 9 do guia se não chover ou Sagrada familia + meio dia se chover. (Não comprei ingressos ainda– previsão de tempo com chuva?)
    04/11 – Barcelona
    05/11 – Barcelona
    06/11 – Zaragoza (Pit-Stop)(Trem BCN – 07:30 – 09:31 Zaragoza 21:43 – 23:10 MAD comprado)
    07/11 – Madrid
    08/11 – Madrid
    09/11 – Madrid (Viajar a tarde/noite para dormir em Sevilha)
    10/11 – Sevilha
    11/11 – Bate e volta – Cordoba
    12/11 – Sevilha (Viajar a tarde/noite para dormir Granada)
    13/11 – Granada (Ingressos Alhambra já comprados para esse dia. Entrada as 17:00 nos Palacios)
    14/11 – Granada
    15/11 – Deslocamento Granada – BCN (Possível viagem noturna??)
    16/11 – Barcelona (Partida as 19:00 para SP)

    Agora as dúvidas:
    1 – Minha esposa pediu para tentar encaixar um bate e volta em Toledo. Será q dá?
    2 – Esse deslocamento de granada para barcelona está tomando praticamente um dia todo, mas é muito longo, em sua opinião seria viável fazer ao final do dia 14?
    3 – Peguei hotéis pelo Hotwire para Barcelona e Madrid e fui “sorteado” com os hotéis Vincci Mae na Av. Diagonal (Barcelona) e Principe Pio na Cuesta de San Vicente 14, em Madrid. Algum problema grave com a localização ou posso ficar tranquilo? Pelas notas do Tripadvisor tudo parce OK, e aparentemente próximos de pontos chave para o turismo que farei.
    4 – Algum ajuste/cuidado especial que sugerem?

    Já tenho:
    – Passagem ida e volta Brasil-Barcelona partindo 01/11 durante à noite e voltando 16/11 as 19:00.
    – Passagem trem entre barcelona-zaragoza-madrid
    – Hotéis Barcelona e Madrid.

    Muito obrigado!

    1. Avatar

      Prezado Marlon, seja bem-vindo ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Agradecemos muito o fato de você ter apresentado um roteiro muito detalhado e de indicar aquelas partes que já estão confirmadas. Vamos com suas dúvidas:
      – veja aqui a previsão do tempo em Barcelona.
      – para poder ir até Toledo vocês teriam que tirar um dia de Madri. Não existe mágica.
      – O Vincci Mae de Barcelona fica em uma zona muito nobre da cidade, bastante afastado do metrô mas com boa comunicação por ônibus. O Hotel Príncipe Pío está no centro de Madri, fica em uma rua com uma subida bastante íngreme, muito próximo do Palacio Real e da Plaza de España. Não existem problemas graves com as duas escolhas.
      – sua passagem por Madri e Barcelona vai ser rápida demais, com tempo unicamente para os lugares mais básicos (especialmente no caso de Barcelona).
      – veja como viajar de Granada a Barcelona. Em caso de roteiros bastante acelerados como o seu, a alternativa seria voar entre Granada e Barcelona, indiscutivelmente. Qualquer outra alternativa de transporte (e não existe a possibilidade de fazer uma viagem noturna) significa a perda de um tempo muito valioso.
      Abraço.

      1. Avatar

        Tony,

        Muito obrigado pelas dicas!

        Sobre a visita a Toledo, poderia tirar um dia de Cordoba, já que ainda não tenho passagens e reservas de hotel. O que seria mais indicado, em sua opinião? Toledo ou Cordoba?

        Até imagino a resposta, pois já montou um roteiro de sugestão. Mas sabe como é, não custa confirmar, né? 🙂

        Obrigado pela confirmação dos hotéis, sei que não é perfeito manterei a estratégia de usar o hotwire e pegar um hotel no sorteio. Estou economizando tempo de planejamento e alguns (poucos) euros. Espero não ter nenhuma péssima surpresa, mas é o que tenho para hoje. 🙂

        Agora resta preparar para a sessão de maraturismo e 2 dias. 🙂 Acho que estou bem próximo do limite…

        Abraços,
        Marlon

        1. Avatar

          Tony, Desculpe as inúmeras questões em adição as enviadas anteriormente.

          Consegui comprar o ingresso da Sagrada Familia para o dia 04/11 as 11:00. (Horário mais cedo disponível no site) com subida na torre Natividad).. Será que da tempo de incluir o roteiro 9 em seguida? Notei que é o único que combina seguindo a indicação no guia.

          Quanto a entrada no park Guell, não consegui realizar a última etapa do pagamento por algum problema no site… Preciso me preocupar ou consigo comprar com pouca antecedência (iria tentar visitar dia 03/11)?

          Consegui comprar as passagens entre Granada e Barcelona para as 22:45 da noite. Então ganho um dia a mais em Barcelona após o retorno. Obrigado pela dica!

          Abraços,
          Marlon

          1. Avatar

            Olá de novo, Marlon. Podem fazer o roteiro 9 logo depois da Sagrada Família, sim. Sobre o Park Güell, subam até ele unicamente se tiverem o ingresso comprado. Estivemos lá na semana passada, uma semana corriqueira na temporada baixa, e a espera para entrar era de duas horas (para quem não estava com ingresso comprado). Que ótimo poder ter resolvido o trecho Granada-Barcelona! Abraço.

        2. Avatar

          Olá de novo, Marlon! Não peça para a gente escolher entre Toledo é Córdoba, são duas cidades incríveis! Mas para ajudar você a fazer sua escolha, a logística da visita a Toledo é mais simples, sendo que pode ser encarada facilmente como um bate-volta a partir de Madri. Fica a dica. Já usamos Hotwire no passado, é uma boa ferramenta quando você conhece muito bem a cidade e consegue quase adivinhar a identidade do hotel que você está contratando. Abraço!

  27. Avatar

    Boa tarde, Tony!

    Em primeiro lugar, muito obrigada pela atenção, presteza e paciência com tantas perguntas!

    Resolvemos mudar um pouco o roteiro. Não alugaremos mais carro (somos preguiçosos; nada de preocupação com estacionamentos, multas, furtos de bagagem em pit-stops!).

    Ficou assim, o mais novo roteiro:

    Dia 03/01/18 – Barcelona – Sevilha (trem bala);

    Dia 04 – Sevilha;

    Dia 05- Sevilha:

    Dia 06- Sevilha:

    Dia 07- Sevilha;

    Dia 08- Sevilha para Granada (trem ou ônibus);

    Dia 09 – Granada;

    Dia 10- Granada;

    Dia 11- Granada para Córdoba (trem ou ônibus);

    Dia 12- Córdoba;

    Dia 13- Córdoba para Madrid ( trem bala).

    Procurarei fazer todos os seus roteiros em Sevilha, e se der tempo iremos para Cádiz ou Vejer, durante um dia. E numa outra oportunidade ( que eu espero

    ter!), faremos com carro e com mais tranquilidade os Pueblos Blancos. A propósito, estes ônibus (Sevilha-Granada, Granada-Córdoba),são confortáveis para 3 ou 4 horas de viagem?

    O que você acha, Tony, do roteiro?

    Muitíssimo obrigada e parabéns pelo maravilhoso, didático e utilíssimo site!

    Rosi

    1. Avatar

      Bom dia, Rosi, seu novo roteiro ficou perfeito, é um roteiro para quem gosta de fazer as coisas com calma, saboreando os lugares visitando. Pode ser que quatro dias completos em Sevilha acabe sendo muito tempo, mas existe a possibilidade de fazer algum bate-volta, como apontado por você (veja bate-voltas saindo de Sevilha). Achamos uma ótima decisão ter deixado os Pueblos Blancos (e Ronda) para uma futura viagem.
      Os percursos de ônibus são confortáveis, sim, os ônibus são menos confortáveis que os ônibus semi-leito do Brasil, mas mesmo assim dá para encarar uma viagem de três horas sem muito sofrimento. Abraço.

  28. Avatar

    Tony,

    Obrigado pelas dicas. Devido a organização que consegui para o Pit-stop fiquei com Cordoba e deixei Toledo para a próxima.

    Já consegui todas as passagens de trem e avião. Hospedagens resolvidas com as indicações disponíveis nos guias para Sevilha e Granada.

    Ficou assim:

    Data Noite em
    Qui 02/nov Barcelona Chega as 14
    Sex 03/nov Barcelona Park Guell e roteiro 6
    Sáb 04/nov Barcelona Sagrada Familia e Roteiro 9
    Dom 05/nov Barcelona à definir
    Seg 06/nov Zaragoza Pit-stop – dorme em Madrid
    Ter 07/nov Madrid roteiro à definir
    Qua 08/nov Madrid à definir
    Qui 09/nov Madrid à definir
    Sex 10/nov Cordoba Pit-stop – dorme em Seville
    Sáb 11/nov Seville
    Dom 12/nov Seville Onibus as 20 dorme em Granada
    Seg 13/nov Granada Alhambra
    Ter 14/nov Granada Voo as 22h dorme Barcelona
    Qua 15/nov Barcelona a definir
    Qui 16/nov Barcelona manha livre, voo as 19.

    Agora está na hora de fazer as malas!

    Obrigado pelas dicas, pelo site e pelos excelentes guias.Viajo tranquilo sabendo que conseguirei aproveitar ao máximo.

    Se puder deixar uma sugestão, inclua no guia com clareza a quantidade de horas estimadas para o roteiro em Cordoba (e qualquer outro que seja de 1 dia somente). Talvez tenha em algum lugar do site, mas não encontrei e acabei arriscando chegar as 09:30 e sair as 19:30.

    Abraços

    1. Avatar

      Olá de novo, Marlon. Na verdade, achamos muito difícil indicar um horário preciso para os roteiros, sendo que cada pessoa percorre as cidades em velocidades muito diferentes. Via de regra, os roteiros de meio dia são pensados para serem completados entre o horário do café da manhã e o almoço, ou entre o horário do almoço e horário da janta. Más há muitas variáveis. Além do ritmo das pessoas, depende também da época do ano. Depende também do horário das atrações visitadas ao longo do roteiro. Entendemos que quando as pessoas viajam, o fazem para conhecer novos lugares e não para ficar dormindo no hotel. Começar um roteiro por volta das 9:30 é uma boa ideia. Abraço.

  29. Avatar

    Agradeço por toda a ajuda, Tony! A partir de agora cuidarei de passagens de trem e ingressos. E retorno com questões (na caixa de comentários competente, claro!)
    Novamente, parabéns pela competência e ajuda que proporciona a todos.

    Rosi

  30. Avatar

    Amigo Tony, boa noite.
    Estamos encantados com os guias, que têm nos ajudado muito na elaboração de nossa viagem a Andaluzia que faremos de 01 a 13/12/17.
    Usaremos a sugestão do Roteiro 3, pois nosso vôo de ida se encerrará em Sevilha, e a partir dela faremos Granada, Córdoba e Madri.
    E aí reside minha dúvida. O vôo será Rio de Janeiro-Sevilha, com escala de 01:22 hs em Madri.
    Minha dúvida é a seguinte: passaremos pela imigração em Madri, durante a conexão, ou em Sevilha que é o destino final ? Saberia me dizer ?
    Na conexão será que preciso pegar malas?
    Minha preocupação é que se for em Madri o tempo de conexão deve ficar apertado

    1. Avatar

      Tony, não precisa se preocupar.
      Vasculhei o site e encontrei tudo que precisava.
      Realmente devo me preocupar com a conexão de 01:22 somente.
      Mas, vamos à luta !

  31. Avatar

    Olá, Tony!!!
    Agora fechando os detalhes, comprando os trens..,
    Para um bate e volta Sevilha-Cordoba em 4/1/18, qual o melhor horário p sair de Sevilha de trem e cumprir o seu roteiro em Cordoba?
    A partir de q horas devemos começar seu roteiro em Cordoba?
    Mto obrigada, abc, Helen.

        1. Avatar

          Tony, bom dia.
          Já selecionei o horario para o trem de ida, sevilha-cordoba, 8hs, 4/1/18.
          No seu roteiro, qual a estimativa de horário do trem de volta para Sevilha apos comer no Mercado Victoria? Ta guardo, mto obrigada mais uma vez, abc, Helen

          1. Avatar

            Bom dia, Helen. É muito difícil estimar o horário de finalização do roteiro, porque não há dos pessoas que percorram os mesmos lugares da mesma forma. Mas achamos melhor escolher um horário tardio para voltar em Sevilha, e que acabe sobrando tempo, que não escolher um horário mais cedo e faltar tempo para completar o roteiro. Por isso, um horário a partir das 20 horas deve dar tempo mais do que suficiente para completar o passeio. Pode ser que até 19 horas seja suficiente também. Abraço.

  32. Avatar

    Olá, Tony. Estou amando esse site, dicas imperdíveis. Montando meu roteiro, vi que chego em Barcelona dia 29/03/2018, quinta-feira santa, e fico até domingo, 01/04, Páscoa. Você vê algum problema? Como fica a cidade? Posso inverter meu roteiro, se for o caso, e fazer primeiro Barcelona e depois Andaluzia, que é o meu foco. Chego por Madrid dia 23/03 e saio por Barcelona dia 01/04. O que você acha?
    Dividi assim os meus dias.
    23/03 – chegada em Madrid pela manhã. Logo que possível, trem para Granada
    24/03 – Granada
    25/03- Granada
    26/03 – Trem para Sevilha pela manhã
    27/03 – Sevilha
    28/03- Sevilha – trem para Córdoba à noite – dorme em Córdoba
    29/03 – Córdoba – Aqui, a intenção era pegar trem no início da noite para Barcelona mas o mais tarde que achei foi às 15:43, Há outros?
    30/03 – Barcelona
    31/03- Barcelona
    01/04- Barcelona
    Obrigada!!!
    Náyra

    1. Avatar

      Prezada Náyra, seja bem-vinda ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Vamos tentar ajudar com seu planejamento! Como a Andaluzia fica superlotada, com preços inflacionados, durante o período da Semana Santa, passá-lo em Bardcelona é uma boa escolha. Porém, você vai de qualquer jeito estar em Sevilha durante parte da Semana Santa, seria bom conferir preços de hospedagem o antes possível, você pode levar algum susto! Para melhorar a logística da sua viagem, sugerimos o seguinte:
      – de Madri, parta direto para Sevilha. Existem mais horários Madri-Sevilha que Madri-Granada, além do fato da viagem Madri-Granada demorar muito.
      – de Sevilha, parta para Granada. Compre seus ingressos para La Alhambra o antes possível (ainda não deve ter entrado no sistema para o próximo ano).
      – de Granada, continue para Córdoba.
      – de Córdoba, continue para Barcelona como programado. Não há trem-bala noturno na Espanha, o trem que você achou vai deixar você em Barcelona no começo da noite.
      A distribuição do tempo na Andaluzia está bem, em Barcelona você vai sentir que faltou tempo, há tanta coisa para ver!
      Abraço.

      1. Avatar

        Obrigada pelas dicas, Tony. Já refazendo o roteiro conforme sua orientação. Deixei poucos dias para Barcelona porque meu foco é Andaluzia e também porque já estive em Barcelona mas quero conhecer mais rs.
        E quanto á hospedagem? Estou achando os preços extremamente salgado. Você teria dicas de lugares BBB?

        1. Avatar

          Náyra, você está planejando visitar a Andaluzia na época mais cara do ano, não existe mágica para encontrar lugares BBB durante o período, mas no menu Hospedagem você vai encontrar nossas escolhas de hotéis econômicos para as principais cidades da Espanha. Pense também que, além dos preços altos, as principais cidades da Andaluzia devem estar super lotadas durante o período, isso inclui também as atrações turísticas. Abraço.

          1. Avatar

            Oi, Tony! Mudei o roteiro novamente em função do preço da hospedagem na Andaluzia. Vou fazer Madrid-Barcelona. De lá, parto para os outros países que programei. Como meu voo de volta ao Brasil sai de Madrid, deixei Andaluzia pro final. Os preços ficaram bem melhores…
            outra coisa. Em algum momento vi dicas de chip ou wi-fi aqui no blog mas não estou achando. Vou passar mais de 1 mês na Europa e gostaria de indicação de operadora que pegue aí e também na Croácia e Turquia. Você conhece?
            obrigada mais uma vez

            1. Avatar

              Bom dia, Náyra, que ótimo que você conseguiu remanejar as datas da Andaluzia. Para quem quer estar conectado o tempo todo durante sua estadia na Espanha, indicamos o serviço Wifivox, que é um parceiro do Espanha Total e do passaporte BCN. Pode saber mais sobre ele lendo aqui. Não contamos com experiência de uso de nenhum chip que possa ser usado na Espanha, na Croácia e na Turquia. Abraço.

              1. Avatar

                Oi, Tony! Agora que fechei minha viagem, com voos comprados e hospedagens reservadas, comecei a mastigar o roteiro.
                Não resisti e já comprei 3 dos seus roteiros.
                Começando por Barcelona, veja o que você acha do que programei. lembrando que estarei sozinha, sou rápida e objetiva.
                Chego no hotel em Barcelona em torno de 12h de uma sexta-feira. Largo as malas e já saio.

                Dia 1 – 6ª feira à tarde – ALMOÇAR NO RESTAURANTE NASS ROTEIRO 5, BARCELONETA E ORLA.;

                Dia 2 – sábado – ROTEIRO 6 – PASSEIO DE GRACIA COM LA PEDRERA E CASA BARTLÓ – ROTEIRO 1 – BARRO GOTIC –
                ROTEIRO 3 – LAS RAMBLAS – á noitinha

                Dia 3 – domingo – ROTEIRO 7 – SAGRADA FAMÍLIA E HOSPITAL DE SANT PAU
                ROTEIRO 8 – PARK GUEL E GRACIA

                Dia 4 – 2ª feira – ROTEIRO 10 – PARC DE MONTJUIC
                ROTEIRO 12 –GRACIA
                ROTEIRO 15 – SANT MARTI

                No dia seguinte, saio cedo para o aeroporto.
                Está bom?
                Percebi que aparece GRACIA várias vezes. É o mesmo local? Estou repetindo algum lugar? E o roteiro de domingo histórico? Inclui alguma atração que não esteja nesses outros roteiros.
                Aguardo seu contto.
                Att, Náyra

              2. Avatar

                Prezada Náyra, esperamos que você aproveite muito nossos guias e roteiros! Queríamos pedir uma gentileza para você. Como contamos com uma consultoria de roteiros específica para Barcelona, você faria o favor de deixar sua consulta por lá? Tentaremos respondê-la o antes possível. Pode copiar e colar o texto acima. O link da consultoria de roteiros de Barcelona é este. Muito obrigado!

              3. Avatar

                Oi, Tony, eu outra vez.
                Quanto a Sevilha, chegarei lá de trem, á noite, indo de Madrid. Você disse que os taxistas lá tem péssima reputação. Como ir da estação ao hotel? Ficarei na Hospederia Luna de San Marcos.

              4. Avatar

                Náyra, na verdade, você não tem muita escolha, vai ter que pegar um táxi. A alternativa seria uma combinação de ônibus municipal e um bom trecho a pé. Abraço.

  33. Avatar

    boas ! ( escrevendo novamente…………não achei….resposta )

    estamos sonhando novamente com uma viagem pela espanha….
    vamos fazer as cidades :

    madri x valencia
    valencia x barcelona
    barcelona x saragoça
    saragoça x bilbao
    bilbao x madri

    estamos pensando em fazer tudos os deslocamentos de trem
    qual sua avaliação ?
    custo x benecifio

    obrigado !

    sergio e olga

    1. Avatar

      Sergio, é a segunda vez que você deixa a mesma pergunta. Por gentileza, anote o lugar no qual deixou sua consulta, caso contrário é mais trabalho para a gente. Respondemos sua consulta inicial aqui.

  34. Avatar

    Olá Toni,
    Acabei de comprar os guias de Madri, Sevilha, Granada, Córdoba e Toledo.
    Estou com viagem marcada para Espanha em junho/18 (15 noites), um casal e uma criança de 12 anos. Defini o roteiro seguindo suas preciosas dicas, sempre precisas. Inicialmente está assim:

    Sevilha- 3 noites
    Vejer- 1 noite
    Ronda- 1 noite (com parada em Caminito Del Rey, na ida para Granada, de carro)
    Granada- 2 noites (com pitstop em Córdoba, na ida para Madri, de trem)
    Madri- 6 noites (com bate-volta em Toledo, Segóvia e Ávila)

    Temos mais 2 noites. Estou na dúvida se acrescento mais 1 noite em Sevilha (a viagem na chegada até lá será uma maratona), incluo 1 noite em Zahara de La Sierra ou 1 noite em Córdoba ou acrescento mais 1 noite em Madri (considerando os bate-volta que citei, dos quais não quero abrir mão). Temos que escolher 2 destas opções para as 2 noites restantes.
    Eu e meu marido gostamos mais de cidades menores, bons restaurantes, amamos vilarejos e curtimos mais o dia, que nesta época são bem longos na Espanha. Pelo que vi na internet, vou amar a Andaluzia. Mas tenho que pensar também na minha filha pré-adolescente, que está viajando para a Europa pela primeira vez. Gostaria de saber a sua opinião sobre o que fazer nestas 2 noites extras e a dos leitores que já foram a estes locais. Agradeço demais.

    1. Avatar

      Prezada Roberta, seja bem-vinda ao Espanha Total e também à nossa consultoria de roteiros. Vamos tentar ajudar com sua programação. A parte de Sevilha está ok, não acrescentaríamos mais uma noite, mas a parte de Granada vai ficar muito corrida e por isso dedicaríamos mais um dia à cidade. Pense que você vai perder meio dia para ir de Ronda a Granada (não esqueça de agendar antecipadamente a visita ao Caminito del Rey) e meio dia para ir de Granada a Córdoba. A parte do pit-stop em Córdoba vai ficar muito corrida também, as opções de transporte entre Granada e Córdoba são limitadas e o tempo de viagem não é tão curto assim. O ideal seria destinar o segundo dia que estava sobrando para poder dormir em Córdoba (tente escolher um dia com show de cavalos nas Caballerizas Reales; em 2017 tinha shows de quarta a sábado, às 20 horas).
      Junho é uma época fantástica para visitar a Espanha e vocês, com certeza, vão adorar a Andaluzia. Aproveite para tirar qualquer outra dúvida sobre sua viagem. Abraço.

  35. Avatar

    Oi Toni,
    estamos encantados com seu site, obrigada por todas as dicas disponíveis!!!!
    Vou com meu marido e filha de 7 anos no final de janeiro (11 noites) e estamos com uma pequena dúvida no roteiro:

    4 noites em Madri (incluindo um bate e volta paraToledo)
    2 noites (eis A DÚVIDA) : EM VALENCIA OU SARAGOCA
    5 noites em Barcelona (um bate e volta em MontSerrat)

    Como é inverno não sabemos se vale a pena ir em Valência. O que você acha???

    1. Avatar

      Prezada Sabrina, sejam bem-vindos ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Aguardamos seu retorno.

  36. Avatar

    Obrigada Toni. Vou seguir suas dicas. Baixei os guias no computador, mas no tablet e celular está aparecendo que o download não está mais disponível. Como faço?

    1. Avatar

      Prezada Roberta, contamos com um canal direto de comunicação para resolver qualquer incidência relacionada com a compra dos guias. Por gentileza, escreva para tony@passaportebcn.com para que possamos tentar resolver seu problema o antes possível. Abraço!

  37. Avatar

    Ola Tony, tudo bem?

    Comprei o Guia de cordoba agora( EM NOME DE MARIA ANGELA)mas nao fala sobre a vespera do Natal dia 24/12.

    Vou sair de cordoba para Sevilla(vou comprar o guia agora tambem) e gostaria de saber sobre os horarios dos restaurantes em cordoba e das atraçoes no dia 24. Dependendo disso vou definir o horario da compra do trem, se deixo para o ultimo horario e aproveitar mais a cidade ou se ja vou para Sevilla.

    1. Avatar

      Olá de novo, Renata. Por gentileza, não duplique suas consultas, é mais trabalho para a gente e nunca deixamos de responder as consultas dos nossos leitores. Respondemos sua primeira consulta aqui. Abraço.

  38. Avatar

    Olá Tony!! Tudo bem? Gostaríamos de visitar Madrid, Toledo, Sevilha, e se der tempo, a cidade de Granada, nos períodos de 20 a 27 de Dezembro deste ano. Você acha que dar para incluir Granada? O que vc sugere no dia 24 de Dezembro? Pensamos ficar em Madrid nos dias 20, 21, e 22; Toledo 23; Sevilha 24 e 25 e se der, Granada dia 26 . Tememos que pelo feriado do dia 25 não possamos aproveitar Sevilha .Retornamos para Lisboa no dia 27.
    Muito grata.
    Comprei guia Sevilha em nome de Livia Oliveira.

    1. Avatar

      Prezada Livia, seja bem-vinda ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Seu roteiro é bastante apertado, e ainda deve levar em conta que no dia 25 vai ter muitas atrações fechadas. Por isso não aconselhamos incluir Granada nele, se perde meio dia para chegar em Granada, meio dia para sair dela, e ainda indicamos um mínimo de dois completos na cidade.
      O dia 24 de dezembro as atrações turísticas devem funcionar como em um domingo normal. Seria bom localizar um restaurante para jantar, sendo que nem todos devem abrir as portas.
      Então. Fiquem mais um dia em Madri. Façam Toledo no 23 ou no 24. Viagem para Sevilha no 25. Como é um dia com muita coisa fechada, aproveitam para viajar no dia de Natal. E curtam Sevilha nos dias seguintes antes de viajar para Lisboa. Abraço.

  39. Avatar

    Boa noite Tony! gostaria que vc me ajudasse na minha primeira viagem a Espanha. gostaria de fazer Madrid, Barcelona e Paris. o período é de 12/12 a 25/12. sendo que 22 tenho que está em Barcelona.

    1. Avatar

      Bom dia, Laura. Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Aguardamos seu retorno.

  40. Avatar

    Boa noite, estarei na Espanha nos dias 17/12 a 31/12, penso em passar alguns dias em Barcelona, mas nos noticiários aqui no Brasil diz estar tendo muitas manifestações na região da Catalunia. É muito arisgado?

    Outro assunto, Você poderia indicar um fotógrafo que trabalhe com books em Madrid, penso em fazer um book com a minha esposa.

  41. Avatar

    Caro Tony, muito obrigada pelo retorno! Parabéns pelo site e os guias também! Estamos adorando! Já que passaremos a noite de Natal em Madri, você pode sugerir alguns nomes de restaurantes com contatos para reservarmos? Grata.

  42. Avatar

    Tony, boa noite. Outro dia fiz uma consulta , mas não observei as condições, me perdoe. Adquiri o roteiro hoje e queria uma orientação. Vamos para Barcelona, Andaluzia e Madri entre 27/01 e 10/02. Estaremos em Barcelona de 27/01 a 01/02. E depois partimos para Andaluzia com chegada por Sevilha(passagens de trem já compradas). Gostaria de sugestão entre os dias 01 a 06/02 quando vamos para Madri, ficaremos lá até 10/02. Somos um casal com duas crianças de 09 e 12 anos. Nos oriente sobre Andaluzia para aproveitarmos melhor. Pensamos em alugar um carro nesta região, mas não decidimos os custos benefício ainda( de onde seria melhor devolver, melhores valores, etc) e se seria interessante ir da Andaluzia para Madri de carro. Abraço

    1. Avatar

      Bom dia de novo, Jaqueline, e seja bem-vinda à nossa consultoria de roteiros. Estão faltando dois dias para poder viabilizar um roteiro perfeito pela Andaluzia, sendo que indicamos três noites para Sevilha, três noites para Granada e uma noite para Córdoba. Daria para cortar uma noite de Granada, mas ainda estaria faltando tempo.
      O ideal seria poder dedicar três noites para Sevilha (dias 1, 2 e 3), três noites para Granada (dias 4, 5 e 6) e mais um dia para Córdoba antes de voltar para Madri. Não é viável fazer Córdoba como um pit-stop entre Granada e Madri porque vocês não vão conseguir chegar em Córdoba antes das 11 horas, e ainda vai ter o problema de onde deixar as malas.
      Daria para fazer Sevilha-Granada de carro alugado (menos de três horas de viagem), o problema é que o carro não vai ser muito útil em Granada, vocês vão ter que deixar ele estacionado. Igualmente, daria para fazer Granada-Córdoba de carro (duas horas e meia de viagem). Córdoba-Madri fica mais puxado, são quatro horas de carro comparado com 1 h 40 minutos do trem-bala, e como está faltando tempo na sua viagem não seria a melhor escolha. Então, uma possibilidade seria encontrar uma locadora que permita fazer um aluguel com retirada em Sevilha (no dia da sua partida) e retorno em Córdoba.
      Mas o principal problema é que estão faltando dias. Sua hospedagem em Madri já está fechada?
      Abraço.

      1. Avatar

        Tony, boa noite. Fechamos voo de Sevilha a madrid no final da tarde do dia 06/02. Nossa proposta é passarmos um dia em Toledo, também. Na Andaluzia, chegaremos e partiremos de Sevilha, 01 e 06/02. A ideia do carro é apenas para as viagens, não o transporte nas cidades. Você acha melhor fazer esses roteiros de carro ou trem, em termos de tempo e custo beneficio?
        Sabemos da sua recomendação de 3 noites, mas não é mesmo possível. Por isso precisamos da sua ajuda… o que de melhor podemos fazer neste período não ideal??
        Mais: já que não temos o tempo ideal em Sevilha e Granada, o que poderíamos abrir mão??

        1. Avatar

          Olá Jaqueline. Com muita dor na alma, o melhor seria abrir mão de Córdoba (que sempre pode ser visitada facilmente saindo de Madri em uma viagem futura). Sevilha e, especialmente Granada, são cidades mais distantes e vale a pena rentabilizar o esforço feito para chegar nelas. De Sevilha para Granada, podem escolher alugar um carro ou, se quiserem simplificar, peguem o ônibus entre as duas cidades. Igualmente, existe a possibilidade de voar de volta de Granada para Madri, uma opção que representa uma grande economia de tempo. Caso contrário, a viagem Granada-Madri deverá ser feita primeiro de ônibus e mais tarde de trem-bala. Como já ficamos um pouco perdidos com as mudanças no seu roteiro, se você apresentar de novo a nova programação, com todas as datas e os horários de transporte entre as cidades, poderemos reavaliar ela mais uma vez. Abraço.

          1. Avatar

            Tony, vamos lá novamente: Barcelona de 27/01 a 01/02, Dia 01/02 chegamos em Sevilha no final da manhã do dia 01/02 e vamos para Madri saindo de Sevilha(passagem já comprada de avião) para Madri em 06/02 no final do dia, de avião ( sei que há um erro aqui, mas meu marido se antecipou devido aos valores, e imaginando que estaremos em Córdoba, muito próximos). Ficamos em Madri de 06 a 10/02(saimos cedo de Madri para Barcelona onde pegaremos o voo de volta para o Brasil(.
            Sei que estamos muito apertados, mas, há a possibilidade de conhecer Cordona no caminho entre Granada e Sevilha? mas lembrando que saio de sevilha para Madri no fim do dia?? Não somos adeptos ao maraturismo, é desespero mesmo. Rsrs

            1. Avatar

              Vamos lá de novo, sim! A parte da Andaluzia poderia ficar assim:
              – noite dia 1. Sevilha. Tarde na cidade.
              – noite dia 2. Sevilha. Dia completo na cidade.
              – noite dia 3. Granada. Partam de Sevilha no período da manhã, para contar com o período da tarde em Granada.
              – noite dia 4. Granada. Dia completo na cidade.
              – noite dia 5. Sevilha. Período da manhã em Granada, partam para Sevilha após o almoço.
              – noite dia 6. Madri. Vocês ainda contam com grande parte do dia em Seviha.
              Desse jeito, vocês vão acabar contando com dois dias completos em Sevilha e dois dias completos em Granada.
              Incluir Córdoba entre Granada e Sevilha seria uma correria danada (veja aqui no mapa o percurso). Vocês iam contar com pouquíssimas horas em Córdoba. Você já sabe que tentamos desincentivar o maraturismo. A única alternativa que enxergamos seria tentar tirar meio período de Sevilha e partir para Córdoba na noite do dia 4 (pode ser que não exista um horário de transporte adequado para esse propósito). Noite em Córdoba no dia 4 e viagem para Sevilha no período da tarde do dia 5. Isso daria quase um dia em Córdoba.
              Abraço.

              1. Avatar

                Tony, me junto ao coro dos elogios ao site. É realmente fantástico o apoio de vcs. Achei ótima a idéia, vai facilitar as coisas. Possivelmente vamos desistir de Córdoba. Obrigada. Estamos agora em dúvida se vamos de carro ou onibus. O carro é mais em conta,mas não sei se compensa pelo tempo a perder para encontrar onde deixar o carro. Que nos sugere a este respeito? Outra questão é hospedagem(pode falar disto aqui??). Até então estamos ficando em AIRBNB(mais em conta pra 4). Mas queria taaanto um hotel charmoso em Sevilha ou Granada… Acha que encontramos algo com preço equivalente? Sugestão? Indicação? Grande abraço e novamente obrigada!!

              2. Avatar

                Olá de novo, Jaqueline. Obrigado pelos seus elogios. O carro conta com a vantagem de sair mais em conta para quem viaja em grupo, e dar mais flexibilidade. Mas estacionar nas cidades é um problema mesmo. Estacionar o carro carregado com malas também é um risco. Avaliem muito bem onde seria útil contar com o carro.
                Não somos fãs do AirBnb, que hoje é um dos principais fatores contribuindo ao deterioro da convivência entre moradores e turistas em muitas cidades da Espanha (saiba mais lendo este texto sobre a situação do AirBnb em Barcelona). No menu Hospedagem você vai encontrar nossas dicas de apartamentos em Granada e Sevilha, aproveite para deixar suas dúvidas sobre o assunto nos textos correspondentes a cada uma das cidades. Abraço.

  43. Avatar

    Bom dia. Primeiramente quero agradecer por todas as dicas do site, que na minha visão serão de extrema utilidade, pois estarei realizando minha primeira viagem a Espanha em Maio de 2018. Serão 15 dias. Gostaria da sua ajuda, pois como você mesmo informa, não fazer da viagem um maraturismo, e parece que estarei fazendo isso. Por este motivo, gostaria da sua opinião sobre meu roteiro e possíveis dias em cada cidade. Madri – Toledo – Segóvia – Bilbao – San Sebastian – Saragossa – Barcelona – Valencia – Cartagena – Cordoba – Sevilha e Málaga de onde retorno para o Brasil.

    1. Avatar

      Bom dia, João, seja bem-vindo ao Espanha Total. Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Aguardamos seu retorno.

  44. Avatar

    Gostaria de conhecer Madrid, Barcelona e parte da Andaluzia. Como ficarei uma semana pergunto se tem um roteiro para este trajeto de trem, ônibus etc., pois estarei sozinha.

    1. Avatar

      Prezada Helena, adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Aguardamos seu retorno.

  45. Avatar

    Boa Noite Tony, eu me minha esposa estamos programando uma viagem para o mês de março. Avaliando suas informações e dicas e fizemos um primeiro esboço do roteiro e gostaríamos muito de sua avaliação e sugestões. Uma de nossas preocupações foi de sempre nos hospedarmos para depois fazer os roteiros diários evitando deixar malas no carro (quando estivermos com ele). Grato

    Dia 1 (11/03/17) – Chegada em Barcelona Chegada15:00
    Dias 2 e 3 – Barcelona
    Dia 4 – Zaragoza (bate e volta de trem)
    Dia 5 – Barcelona
    Dia 6 – Barcelona – Sevilha (de avião) Chegada10:45
    Dias 7 e 8 – Sevilha
    Dia 9 – Cordoba (bate e voltade trem)
    Dia 10 – Alugar Carro – Sevilha – Ronda
    Dia 11 – Ronda – Malaga
    Dia 12 – Malaga – Granada (devolver carro)
    Dias 13. 14 – Granada
    Dia 15 – Granada – Madri (avião) Chegada 8:00
    Dia 16 – Segovia (trem)
    Dia 17 – Avila – Madri (trem)
    Dia 18 e 19 – Madri (bate e volta a Toledo em dos dias)
    Dia 20 (30/03/17) – Madri – Sã Paulo – saídas às 23:00

    1. Avatar

      Prezado Antonio, sejam você e sua esposa bem-vindos ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Vamos tentar ajudar com a organização da sua viagem. Analizamos seu roteiro e parece muito bem planejado. A logística de transporte está perfeita, conseguindo evitar a preocupação de estacionar o carro com malas. Só não entendimos a parte do bate-volta a Toledo. Vocês estão querendo ir duas vezes? Nesse caso valeria muito a pena dormir em Toledo, a cidade é muito legal à noite, quando a maioria dos turistas voltam para Madri. Dependendo também do seu ritmo, dá para encarar Segóvia e Ávila no mesmo dia, de carro alugado, a pesar de que essa escolha seria melhor para quem visita a Espanha no verão, com dias muito longos, nem tanto em março.
      Tentem comprar seus ingressos para La Alhambra de Granada na hora que abrir a venda (ainda deve demorar), e comprem as passagens de trem também na hora que entrem no sistema, conseguindo aproveitar os preços mais em conta. Precisando de qualquer outra orientação, aproveitem para perguntar, teremos o maior prazer em tentar ajudar. Abraço.

      1. Avatar

        Olá Tony, obrigado pela atenção e pelas dicas. Quanto a Toledo, me expressei mal, quis dizer em fazer o bate e volta em um dos dias em que estivermos em Madri.

          1. Avatar

            Ola Tony, abusando de sua gentiliza… mais uma pergunta: você acha que devo devolver o carro assim que chegar em Granada e vale a pena mante-lo até o dia de ir embora? Grato

            1. Avatar

              Prezado Antonio, não é abuso, pode perguntar tudo o que precisar. Devolva o carro assim que chegar em Granada. Todas as visitas à cidade são feitas a pé (a subida até La Alhambra, de transporte público). Além do mais, o trânsito no centro histórico de Granada é restrito a veículos autorizados. Abraço.

  46. Avatar

    Bom dia Tony tudo bem? Queria umas dicas de quais cidades conhecer em Andalucia, chegamos em Madri dia 15/01 e voltamos para o Brasil, também de Madri dia 30/01. Vale a pena passar por Gibraltar? Vamos alugar um carro, a dúvida é melhor voltar de carro para Madri ou avião ou trem? Obrigada!
    Priscila

    1. Avatar

      Bom dia, Priscila, seja bem-vinda ao Espanha Total. Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Aguardamos seu retorno.

  47. Avatar

    Tony boa noite, acabei de adquirir os guias de Madri e Andaluzia, mesmo antes de ler montei um roteiro mais ou menos assim, lembrando que chego em Madri dia 15/01 e volto de Madri para o Brasil dia 30/01. Ainda não decidi em quais cidades pernoitar e por quanto tempo, gostaria que vc me ajudasse nisso, bem como se devo retirar alguma das cidades do roteiro para aproveitar ao máximo a viagem, segue o roteiro:

    Madri
    Toledo
    Granada
    Málaga
    Caminito del Rey
    Frigliana
    Nerja
    Ronda
    Marbella
    Gibraltar
    Cadiz
    Jerez de La Fronteira
    Arocs de la Fronteira
    Sevilha

    Aguardo seus comentários, abraço
    Priscila

    1. Avatar

      Bom dia, Priscila, seja bem-vinda ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Se você for visitar todos os destinos da sua lista, no per~iodo previsto para sua viagem, você experimentaria uma verdadeira prova de maraturismo radical, o que tentamos desincentivar aqui no Espanha Total.
      Existe alguma razão especial para você querer ir em Gibraltar? Não indicamos visitar Gibraltar, que não acrescenta nada à experiência de percorrer a Espanha e acaba obrigando a consumir tempo valioso.
      Sem contar com o primeiro e o último dia da sua viagem, você conta com 14 dias. Um roteiro muito legal nesse tempo seria.
      – dependendo do horário de chegada em Madri, parta diretamente para Córdoba. 1 noite na cidade.
      – siga para Granada. 3 noites na cidade.
      – saindo de Granada, seria uma ótima ideia alugar um carro. Entre Granada e Málaga, visite Nerja e Frigiliana. Duas noites em Málaga.
      – parta para Ronda visitando El Caminito del Rey no caminho (lembrando que a visita é feita com horário marcado e pré-agendado). Uma noite na cidade.
      – viaje de Ronda até Arcos de la Frontera, visitando Zahara de la Sierra e Grazalema no caminho. Noite em Arcos.
      – esqueça Jerez de la Frontera (se não houver uma razão poderosa para querer conhecê-la) e continue a viagem até Sevilha. Três noites na cidade. Retorne o carro na hora que chegar em Sevilha.
      – parta de Sevilha para Madri. Três noites em Madri, incluindo o bate volta até Toledo.
      Abraço.

  48. Avatar

    Olá Toni,
    Chego em Madrid dia 26/12/17, pela manhã (eu, minha filha e minha prima), vindo de São Paulo e volto para o Brasil dia 30/01/18, também de Madrid. Gostaria de seu auxílio para elaborar um roteiro, sendo que de 26/12/17 a 04/01/18 já tenho uma programação familiar, incluindo visita a Segovia, Ávila e Toledo.
    No dia 05/01/18 irei para Leon, para outra programação familiar, até 08/01/18. A partir dessa data quero conhecer as seguintes cidades: Santiago de Campostela, Salamanca, Cordoba,Sevilha, Granada, Valencia, Barcelona e Zaragoza.
    Peço sua ajuda para organizar a melhor ordem de visita a essas cidades e por quais meios de locomoção, exceto aluguel de carro.
    Quero informar que tenho hospedagem em Madrid para eventuais retornos e também gostaria de dois dias livres para visita a Paris, durante esse período.
    Agradeço sua atenção!

    1. Avatar

      Prezada Leila, seja bem-vinda ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Pela sua mensagem entendemos que a parte ainda não “comprometida” da sua viagem é do dia 8/01 até o dia 30/01. É pouco tempo para o número de cidades que você está querendo conhecer. Um grande problema na sua escolha de cidades é Santiago de Compostela, que obriga a perder muito tempo chegando e saindo da cidade. Proposta:
      – dia 09. León>Salamanca. De ônibus. 3 horas. Uma noite em Salamanca.
      – dia 10. Salamanca>Santiago de Compostela. De ônibus (6 horas) ou de trem (7 horas). Noite em Santiago.
      – dia 11. Noite em Santiago.
      – dia 12. Voo Santiago>Barcelona. Noite em Barcelona.
      – dia 13. Noite em Barcelona.
      – dia 14. Noite em Barcelona.
      – dia 15. Noite em Barcelona.
      – dia 16. Noite em Barcelona.
      – dia 17. Barcelona>Valência de trem ou ônibus (três horas). Noite em Valência.
      – dia 18. Noite em Valência.
      – dia 19. Noite em Valência.
      – dia 20. Valência>Zaragoza de ônibus (três horas). Noite em Zaragoza.
      – dia 21. Zaragoza>Córdoba de trem-bala. Noite em Córdoba.
      – dia 22. Córdoba-Granada de trem-bala e ônibus. Noite em Granada.
      – dia 22. Noite em Granada.
      – dia 23. Noite em Granada.
      – dia 24. Granada>Sevilha de ônibus. Noite em Sevilha.
      – dia 25. Noite em Sevilha.
      – dia 26. Noite em Sevilha.
      – dia 27. Sevilha>Madri de trem-bala e, se possível, voo para Paris no final do dia.
      – dia 28. Paris.
      – dia 29. Paris.
      – dia 30. Vota para Madri para pegar o voo para o Brasil.
      Abraço.

      1. Avatar

        Toni, já consigo ter uma ideia de como montar nosso roteiro. Talvez deixe alguma cidade para conhecer em uma próxima viagem à Espanha. Muito obrigada pela sugestão.

        1. Avatar

          Que ótimo, Leila. Precisando de qualquer outro esclarecimento, aproveite para perguntar. Teremos o maior prazer em tentar ajudar.

Comentários encerrados.

Rolar para cima