Bem-vindo à consultoria de roteiros do Espanha Total.
1. O que é a consultoria de roteiros
A consultoria de roteiros do Espanha Total é um espaço onde respondemos consultas sobre roteiros de viagem pela Espanha. Somos especialistas na Espanha e, através das nossas respostas, tentamos ajudar a aprimorar seus planos de viagem.
O serviço de consultoria é prestado através da caixa de comentários do presente texto. Deixe suas perguntas e responderemos o antes possível.
2. A consultoria é gratuita?
Sim, a consultoria de roteiros do Espanha Total é gratuita. Leia o ponto 3 do presente texto para saber mais.
3. Quem pode usar a consultoria?
A consultoria é reservada exclusivamente para aqueles leitores que tenham comprado ao menos um dos nossos guias da Espanha, com oito títulos dedicados a Barcelona, Córdoba, Granada, Madrid, Sevilha, Toledo, Valência e Zaragoza.
Por gentileza, na hora de deixar sua consulta, coloque o mesmo endereço de email que você usou para comprar seu(s) guia(s), para que possamos identificá-lo facilmente.
4. O que podemos fazer por você?
Podemos dar orientações gerais para aprimorar seu roteiro, incluindo:
- dicas sobre quantos dias dedicar para cada destino visitado.
- informações sobre a logística do transporte entre os destinos.
- sugestões sobre como definir a ordem do seu roteiro.
E qualquer outro tipo de dica que acharmos pode melhorar sua viagem. Aliás, não deixe de conhecer nossas 10 dicas para viajar melhor pela Espanha.
5. O que não podemos fazer por você?
Na consultoria de roteiros não podemos elaborar roteiros detalhados e personalizados para cada uma das cidades visitadas. Para isso existem nossos oito guias. Enquanto não tivermos material específico sobre outros destinos na Espanha, podemos dar dicas e orientações muito gerais sobre eles, mas não elaborar roteiros detalhados de visitação de cada destino.
Na consultoria também não realizamos reservas hoteleiras nem de passagens. No site você vai encontrar muita informação sobre como chegar na Espanha e como se locomover dentro do país, além de uma ótima ferramenta para pesquisa de hospedagem.
Igualmente, não podemos realizar cálculos de despesas, sendo que é uma tarefa quase impossível. Veja o texto quanto vou gastar na Espanha? sobre o assunto.
6. Existe um limite no número de consultas que posso deixar?
Não! Você pode deixar tantas quantas perguntas você quiser, relacionadas com o assunto da consultoria, que são os roteiros para percorrer a Espanha.
7. Vocês demoram muito para responder?
Costumamos responder consultas uma vez por dia, de segunda a sexta. Quando estamos viajando, pode ser que as respostas demorem mais alguns dias. Mas nunca deixamos de responder nenhuma pergunta.
Bem-vindo à nossa consultoria de roteiros!
Bom tarde Tony,
Gostaríamos de sua opinião sobre o seguinte roteiro 21 dias:
MADRI – 8 noites ( 4 dias visitando Madri e o restante para bate volta. A ideia é alugar um apto em Madri para facilitar o bate volta)
ZARAGOSA – – (BATE VOLTA)
SEGOVIA – (BATE VOLTA)
AVILA – (BATE VOLTA)
TOLEDO – 2 noites – ( de Toledo seguir adiante)
VALENCIA – 3 noltes
GRANADA – 2 noites
MALAGA – 1 noite
SEVILHA – 3 noites
CORDOBA – 2 noites
MADRI – retorno
Gostariamos de saber se existe transporte rodoviário para essas cidades e se a melhor opção seria mesmo o trem.
Pensamos no bate volta para ZARAGOSA – SEGOVIA – AVILA e ficar em Madri como peão.Essa seria uma opção melhor que ir direto para essas cidades e seguir de uma para outra?
Com relação a preços de acomodação Madri é mais barato ou mais caro?
Antecipamos agradecimentos.
Luiz Henrique
Prezado Luiz Henrique, seja bem-vindo ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Para poder dar a melhor ajuda possível para vocês, precisaríamos saber a data da sua viagem, sendo que nossas orientações podem mudar bastante dependendo da época do ano. Aguardamos seu retorno! Abraço.
Bom dia Tony,
No dia 05-01-2018 estarei em Barcelona e gostaria de acompanhar a Cabalgata de Reyes.
Mas não compreendi muito bem a dinâmica do evento.
Seria melhor ficar esperando lá na Font Màgica de Montjuïc, ver passar em algum lugar e depois ir? Ou as pessoas vão acompanhando até lá a partir de algum ponto? Muito obrigado.
Prezado Alex, seja bem-vindo ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Como contamos com um site inteiramente dedicado à cidade de Barcelona, o passaporteBCN, e se você não se incomodar, queríamos convidá-lo a usar a consultoria de roteiros do site sobre Barcelona. Pode ser? Deixe sua consulta por lá, tentaremos respondé-la o antes possível. Abraço.
Bom dia Tony, estou querendo ir a Granada com meus filhos dia o6 e 07 de dezembro. Os ingressos para o passeio na Alambra general já estão esgotados e, seguindo seus conselhos, fui comprar o ingreso Dobla de Oro General. Mas não consegui marcar os das crianças, menores de 12 anos. Devo comprar os de adultos e não selecionar o deles? Minha esposa, eu e eles poderemos entrar se eles não tiverem seus ingressos? Já estamos na Andaluzia. Lugar maravilhoso
Boa tarde, Marcos Aurélio. Reservamos o presente texto para consultas sobre roteiros pela Espanha. Um lugar perfeito para sua consulta seria o texto como comprar ingressos para a Alhambra de Granada. Abraço.
Vou para malaga dia 07/01/2018.Alugo um carro e sigo até Valência .
Gostaria de dicas das melhores cidades para conhecer no percurso.
Aguardo
Con quantos dias você conta para o percurso Málaga-Valência?
Tony boa noite, estou montando o roteiro em cima das dicas que vc me deu, uma dúvida, o ônibus de Córdoba para Granada é direto e 1h15 a menos do que de trem, vc não acha que é melhor ir de ônibus, além de mais barato também?
Bom dia, Priscila, pela comodidade de não ter que fazer a trocar trem>ônibus, o ônibus direto pode ser uma melhor opção, sim. Abraço.
Bom dia, estou com viagem marcada para Espanha em Janeiro -2018, eu, marido e filhas de 7 e 9 anos . Chegaremos em Barcelona dia 16 a tarde e voltaremos por Madri dia 25 a noite . poderia nos ajudar com o roteiro
Abraços
Carolina
Bom dia, Carolina, adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Aguardamos seu retorno.
não comprei guia ainda .
Está certo, Carolina. Avise a gente quando você já estiver com algum guia. Teremos o maior prazer em receber você neste espaço exclusivo que criamos para os leitores dos nossos guias. Abraço.
Tony boa tarde, mais uma dúvida, rs, como vc sugeriu passaremos duas noites em Málaga e seguiremos para Ronda depois, melhor parar em Caminito del Rey antes de chegar em Ronda? Isso nos tiraria algumas horas a menos em Málaga, a visita guiada é a melhor opção? Como janeiro os dias são mais curtos melhor não passar das 14:00 para fazer essa visita certo?
Priscila, nunca fizemos o Caminito del Rey, mas acreditamos que não seja necessário contratar nenhuma visita guiada. Você vai ter que reservar seu ingresso com a maior antecedência possível. Isso mesmo, não inicie o passeio mais tarde das 14 horas. Abraço.
Olá Tony! Boa noite! Saio de Sevilha para Malaga de ônibus e vou alugar um carro lá, pois fico de 5 a 8 de janeiro….sendo que farei base em Málaga para o seguinte roteiro:
-6/1- caminito del rey
7/1-ronda
8/1- dirijo até granada, fazendo stop em frigiliana.
Minha dúvida é quanto ao hotel. Pois como quero ficar no centro histórico, a maioria deles não tem estacionamento. Será que é fácil achar um pago por perto pra deixar o carro?
Bom dia, Natalia, seja bem-vinda por aqui mais uma vez. Acabamos de conferir e para o dia 6, você deverá fazer a visita guiada, sendo que não restam ingressos avulsos para essa data. Contamos com um extenso texto sobre hospedagem em Granada, achamos que seria um ótimo lugar para deixar sua consulta sobre o assunto. Abraço.
Oi Tony, acho que me expressei mal! Não fui clara, mas aproveitando, gostaria de colocar como ficou o meu roteiro, para ver o que vc acha e se seria melhor fazer algum ajuste!
29/12 – Madrid (check in no Toc Hostel – puerta del sol -quarto privativo)
30/12- Madrid
31/12 – Madrid
1/1 – Madrid – Córdoba (trem bala de 14:00). Chegada, check in no Maciá Alfaros
2/1- Córdoba – Sevilha (trem bala das 16h) chegada, check in no Hotel Murillo
3/1- Sevilha
4/1- Sevilha
5/1- Sevilha (aluguel de carro às 16h, em direção à Málaga). Check in em apartamento no centro histórico, com garagem.
6/1 – Caminito del rey (ingressos comprados para 9:30h). retorno a Málaga – tarde e noite livres
7/1 – Málaga – Ronda (carro) check in no Catalonia Welness Spa
8/1 – Saída de Ronda, de carro, com destino a Granada, fazendo pit stop para conhecer Frigiliana. Chegada em Granada por volta de 17/18h- devolução do carro.
Ckeck in no Marquis Hotel Issabel’s (Plaza Isabel Catolica).
9/1- Granada
10/1- Granada (visita à Alhambra- ingressos comprados, com entrada no palacio Nazaries às 11:00)
11/1 – Granada – Madrid (avião às 13;30), chegada às 14:30
12/1 – Madrid (bate e volta em Toledo)
!3/1 – Madrid-Brasil
Obs: Ainda não fiz reserva para esse período do retorno de retorno a Madrid, de 11 a 13, e gostaria de uma dica de hospedagem. Como vou ficar no começo da viagem numa região bem turística para conhecer as atrações principais, pensei num lugar mais local, charmoso, tem hoteis para indicar?
E o que achou do roteiro? tem alguma observação?
Muito obrigada desde já!
Olá de novo, Natalia. Primeiro, os comentários sobre o roteiro. Parece muito bem equilibrado, com uma ótima distribuição do seu tempo. Seu hotel em Granada estava sendo inaugurado na data da nossa última visita à cidade, conta com uma localização perfeita, e parece muito bonito. No texto onde se hospedar em Madri você vai encontrar nossas dicas e indicações (inúmeras!) sobre o assunto, além de um espaço para deixar suas consultas relacionadas com a hospedagem na capital da Espanha. Abraço.
Olá,
Estou me planejando para fazer meu bate e volta a Toledo, partindo de Madrid, no dia 6 de janeiro, sábado, que é feriado de Reis Magos. Existe algum inconveniente em se visitar Toledo nessa data? Nos sites das principais atrações de Toledo, no campo em que eles informam os dias que fecham, como 25 de Dez e 01 de Jan, não achei qualquer referência à esse feriado, então creio que estarão abertos, corretos?
E como faço para usar a Tarjeta Turística Zona T para ir de Madrid a Toledo? Essa viagem é feita de trem AVE? Como marco o horário da passagem de ida e volta usando esse bilhete? Pergunto isso por que no site da Renfe, a ida e volta para Toledo, no dia 06 de janeiro, está saindo cerca de 20 Euros por adulto. E se eu comprar a Tarjeta Turistica Zona T de 1 dia sai por 17 Euros por adulto, então compensaria, certo? Mas ai entra a questão de horários de trem e a praticidade. O que vcs indicam? No guia de Toledo não achei dicas sobre isso. no site do Metro de Madri também não explica muito bem como usar essa Tarjeta nesse caso.
Obrigado
Olá de novo, Rodrigo. O dia 6 de janeiro é feriado, e pode ter um número maior de turistas em Toledo. As atrações que formam parte da “pulsera turística” abrem as portas na data. É possível que parte do comércio esteja fechado, o que tiraria um pouco do charme da cidade.
Não mencionamos a Tarjeta Turística no guia de Toledo (o fazemos no guia de Madri) porque não achamos que seja uma opção tão vantajosa assim. A Tarjeta Turística permite viajar de ônibus até Toledo (exclui o trem-bala). Pode ver mais detalhes sobre a utilização do ônibus como meio de transporte no guia de Toledo. A economia na passagem é um fato, mas como as passagens de ônibus não incluem a reserva de assento, você vai ter que chegar logo na rodoviária para garantir o seu. O mesmo deve acontecer na volta. O trem é mais caro, mas a viagem é bem mais rápida e confortável, e você garante seu assento tanto na ida como na volta. Abraço.
Olá Tony
Tudo bem? Acabei de baixar seus guias de Espanha, é só de folhear já deu vontade de embarcar para a Espanha. É a primeira vez que vamos eu e minha mulher ,para a Espanha.Amo fazer roteiros de viagem,e concordo que vale a pena sentar e apreciar aquilo que te agrada, do que se sentir culpado pelo que não fez,aquilo que você chama de maraturismo.Mas devo admitir,a Espanha é grande e estou perdido em roteiro e deslocamentos.Tenho de 15 a 20 dias ,sei que quero,Madrid e Barcelona?Penso em fazer base em Madrid ,alugar um carro para fazer Toledo,Salamanca,Ávila,Segovia.Depois gostaria de ir para Sevilha,Córdoba e Granada.Se puder gostaria de passar por Valência.
Se puder me oriente o que seria melhor para deslocamento .De Madrid para a Andaluzia.Depois lá alugar carro para Córdoba,Sevilha e Granada,e de lá para Barcelona.Devo pegar avião da Andaluzia para Barcelona?,ou passar por Valência? de trem ,de carro?
Gostaria de um roteiro que não tivesse que ir e voltar.Entrar por Madrid e sair por Barcelona ou vice-versa .
Minha ideia.
Madrid,alugar carro para Toledo ,Segovia,Ávila e Salamanca.,depois trem até Sevilha ,alugar carro?e fazer Córdoba,Granada,Ronda. E aí a dúvida como chegar a Barcelona,passar por Valência trem ou avião para Barcelona.
Qualquer mudança será extremamente bem vinda
Um grande abraço
Luciano
Prezado Luciano, seja bem-vindo ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros também. Esperamos que vocês aproveitem muito nossos guias. Faltou um dado fundamental para que a gente possa ajudar vocês, a data da sua viagem! Não é a mesma coisa programar uma viagem em janeiro do que em junho. Aguardamos seu retorno com esse dado! Abraço.
Oi Tony,perdoe-me
a ansiedade foi tão grande que esqueci o básico .
Será final de agosto e começo de setembro .
Abraço novamente
Luciano
Perfeito! No final de agosto pode fazer ainda muito calor no sul da Espanha, e por isso jogaríamos essa parte da sua viagem para o final. 20 dias é bem pouco tempo para tantas cidades como vocês estão querendo conhecer. Fizemos uma proposta de roteiro que elimina alguma cidade (Salamanca). É uma proposta com entrada por Barcelona e saída por Madri.
dia 1. Chegada em Barcelona. Noite em Barcelona.
dia 2. Noite em Barcelona.
dia 3. Noite em Barcelona.
dia 4. Noite em Barcelona.
dia 5. Trem/ônibus até Valência. Noite em Valência.
dia 6. Noite em Valência.
dia 7. Noite em Valência.
dia 8. Trem-bala Valência-Sevilha. Noite em Sevilha.
dia 9. Noite em Sevilha.
dia 10. Noite em Sevilha.
dia 11. Aluguel carro para viajar de Sevilha a Granada (o trecho pode ser feito também de ônibus; o carro não vai ter muita utilidade em Granada, onde deverá ficar estacionado). Noite em Granada.
dia 12. Noite em Granada.
dia 13. Noite em Granada.
dia 14. Viaje de carro ou ônibus até Córdoba. No caso do carro, a devolução pode ser feita na hora que chegar na cidade. Noite em Córdoba.
dia 15. Trem-bala até Madri. Noite em Madri.
dia 16. Noite em Madri.
dia 17. Noite em Madri.
dia 18. Aluguel de carro para visitar Segóvia e Ávila no mesmo dia. Noite em Madri.
dia 19. Bate-volta até Toledo de trem-bala. Noite em Madri.
dia 20. Volta para o Brasil.
Muuuito obrigado, vou me adequar ao seu roteiro, e se me permitir , e tiver alguma dúvida te pergunto .
Abraço
Luciano
Boa noite
Vou com minha familia para Andaluzia em janeiro/2017.
Vamos sair do Brasil dia 11/1 e chegaremos pela manhâ em Madri, no dia 12/1. Estamos na dúvida de como começar. Chegar alugar um carro e ir direto para Toledo dormir lá ou ir de carro direto para Córdoba e então começar a viagem. Seria
12 Toledo
13 Córdoba
14/15 Sevilha
16 Honda
17/18 Granada
19/20 Valencia
21/25 Madri
Se começarmos direto por Córdoba, faríamos Toledo no final.
Se formos direto para Córdoba, poderíamos ir de carro ou é melhor trem?
Obrigada, aguardo resposta
Bom dia, Ana Claudia, seja bem-vinda ao Espanha Total e à nossa consultoria de roteiros. Demos uma olhada no seu roteiro e identificamos que entra em cheio na categoria de maraturismo, uma prática que tentamos desincentivar. Além de dedicar muito pouco tempo às cidades, sua distribuição de dias não leva em conta o tempo perdido nos deslocamentos. Indicamos um mínimo de 3 noites em Sevilha e 3 noites em Granada para que as visitas a essas cidades não virem uma correria e você acabe deixando de conhecer lugares importantes de cada uma. Uma possível solução para melhorar seu roteiro seria eliminar Valência (indicamos também um mínimo de 3 noites para essa cidade).
Façam Toledo como um bate-volta saindo de Madri. Madri-Sevilha de trem-bala. Na saída de Sevilha, alugue um carro para percorrer Ronda, Granada e entregue o carro na chegada em Córdoba. Voltem para Madri de trem-bala. O trem-bala é sempre muito mais rápido que o carro. Abraço.
Bom dia,
Primeiro quero parabeniza-lo pelo conteúdo do site, realmente muito bom.
Pretendo ir a Espanha entre setembro e outubro de 2018, pretendo ficar 20 dias, visitarei um amigo em Valência, única parada obrigatória…nos demais estou “livre”…sou arquiteta e claro que a historia das cidades espanholas me atrai..nunca conheci o país e claro que Barcelona e Madrid são cidades que quero muito conhecer…no mais gostaria de uma sugestão sua…o que me indicas?? mais uma vez obrigada pelo excelente conteúdo.
Sds,
Sylvia
Prezada Sylvia, seja bem-vinda ao Espanha Total! Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Aguardamos seu retorno.
Olá, Tony
Tudo bem?
Os guias do Espanha Total estão sendo excelentes.
Vou te colocar aqui o roteiro que fiz pela minha cabeça. Não sei se é a melhor opção.
Fiz para conseguir passar o Reveillon em Sevilha, que quero muito. Meu retorno ao Brasil será por Sevilha também, então veja o que acha de meu roteiro.
Chego em Madri na próxima segunda-feira, dia 18 de dezembro. Fico lá até dia 21.
Pego o trem para Córdoba. Fico até dia 23.
De Córdoba vou para Granada. E aqui começo a te fazer algumas perguntinhas. Se puder me ajudar, agradeço demais.
Vou sinalizar em amarelo as minhas dúvidas, ok?
18 a 21 dezembro: Madri
21 a 23: Córdoba
Dia 23, na saída, eu vou pegar o carro alugado na estação de trem de Córdoba. Daí meu percurso de carro começa.
Tem algum lugar interessante para conhecer no caminho de Córdoba para Granada ou devo ir direto?
Chego em Córdoba dia 23, fico até dia 26, Farei Alhambra dia 24, às 8h30.
Dia 26 saio para Málaga. Tem alguma cidade no percurso que seja interessante conhecer? Algum caminho bonito ou até mesmo algum lugar para conhecer?
Durmo duas noites em Málaga. Ou, se você achar besteira, posso pernoitar apenas uma noite e ir para Marbella.
Dia 27 ou 28 sigo para Marbella, parando para conhecer Torremolinos e Fuengirola. Você sugere conhecer mais algum outro lugar?
Fico duas noites em Marbella.
Eu gostaria de ir a Gibraltar. Vale a pena?
Nessa época já deve ser dia 30 ou 31. Preciso ir para Sevilha para passar o Reveillon. Você acha loucura ir até lá só pela noite de Reveillon?
Pensei em sair de Sevilha dia 2 de janeiro e fazer Cadiz e os Pueblos Brancos e Ronda (peguei o roteiro de vocês a partir de Sevilha, mas queria incluir aqui Cadiz, é possível?)
Posso fazer essa parte em quatro dias. O que daria para fazer além disso?
Como dia 9 de janeiro meu voo sai de Sevilha para o Brasil, gostaria de retornar dia 6, para ter três dias para curtir Sevilha. Entrego o carro no aeroporto de Sevilha.
O que acha? Meu roteiro é esse. Conto com você para me dizer se é viável ou não.
Um grande abraço e muito obrigada!
Vivi
Boa tarde, Vivi, seja bem-vinda à nossa consultoria de roteiros! Não conseguimos identificar suas dúvidas “em amarelo”, mas vamos tentar responder as perguntas deixadas por você e também comentar algumas das suas escolhas.
>> 18 a 21 dezembro: Madri
Ok
>> 21 a 23: Córdoba
Ok. Não há nenhum lugar imperdível entre Córdoba e Granada, pode ir direto até Granada.
>> Chego em Granada dia 23, fico até dia 26, Farei Alhambra dia 24, às 8h30.
Perfeito. Imaginamos que já tenha seus ingressos para La Alhambra, sendo que já estão esgotados para o período do Natal.
>> Dia 26 saio para Málaga. Tem alguma cidade no percurso que seja interessante conhecer? Algum caminho bonito ou até mesmo algum lugar para conhecer?
Nerja é um pit-stop perfeito entre Granada e Málaga. Sobrando tempo, aproveite para conhecer também Frigiliana.
>> Durmo duas noites em Málaga. Ou, se você achar besteira, posso pernoitar apenas uma noite e ir para Marbella.
Durma duas noites em Málaga, sem dúvida nenhuma.
>> Dia 27 ou 28 sigo para Marbella, parando para conhecer Torremolinos e Fuengirola. Você sugere conhecer mais algum outro lugar?
Não sabemos o que você leu ou ouviu falar sobre Torremolinos e Fuengirola, a gente não perderia um minuto nelas. São bons exemplos da ação do turismo de massas, que começou a ser desenvolvido na Espanha na decáda de 1960. Igualmente, não dedicaríamos muito tempo para Marbella. Gibraltar, no nosso entender, também não vale a pena. Seria muito mais bonito dedicar o tempo que você separou para Marbella, Fuengirola e Torremolinos para viabilizar a visita a Cádiz que você está querendo fazer mais pra frente.
>> Nessa época já deve ser dia 30 ou 31. Preciso ir para Sevilha para passar o Reveillon. Você acha loucura ir até lá só pela noite de Reveillon?
Você pode ficar desapontada. O réveillon na Espanha não é um evento celebrado como no Brasil. Pode ser legal estar em Sevilha na data, mas não por causa da festa de réveillon.
>> Pensei em sair de Sevilha dia 2 de janeiro e fazer Cadiz e os Pueblos Brancos e Ronda (peguei o roteiro de vocês a partir de Sevilha, mas queria incluir aqui Cadiz, é possível?)
Seu roteiro é muito tranquilo e perfeitamente viável. Vai dar a chance de conhecer com calma algumas das cidades mais lindas da Andaluzia. Só acertaríamos a parte de Marbella e vizinhança, liberando tempo para poder fazer Cádiz e os Pueblos Blancos com mais calma.
Abraço.
Olá, gostaria que avaliassem meu roteiro e indicassem o que pode ser melhorado. Sairemos do Brasil dia 14/07/2018 e retornaremos em 31/07/2018.
Brasil – Madri (3 noites em Madri incluindo um bate-volta para Toledo)
Madri – Barcelona (3 noites) – Vôo
Barcelona – Valência (2 noites) – Trem
Valência – Porto (2 noites) – Vôo
Porto – Coimbra (2 noites) – Trem
Coimbra – Lisboa (2 noites) – Trem
Lisboa – Brasil
Desde já agrdeço
Bom dia, Sandra, adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Aguardamos seu retorno.
Ola Tony, decidimos nossa viagem devido a leitura do seu blog. Ainda estamos com algumas duvidas, que acreditamos que voce poderá nos ajudar.
23/12 – Madri
24/12 – Madri
25/12 – Madri/Londres
26 a 29/12 – Londres/Barcelona
30/12 – Barcelona
31/12 – Barcelona
01/01 – Barcelona
02/01 – Valencia
03/01 – Valencia
04/01 – Valencia/Sevilla
05/01 – Sevilla
06/01 – Sevilla
07/01 – Sevilla/Madri
08/01 – Madri/Lisboa
Desde já muito agredecidos
Tom e Manu
Estamos abertos para outros roteiros, no caso temos do dia 30 ao dia 7 para “conhecer” a Espanha, a começar por Barcelona e no dia 8 teremos que estar em Lisboa!
Bom dia, Tom e Manu, adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Aguardamos seu retorno.
Tony
Bom dia
Pretendemos viajar para a Espanha no dia 30 de maio de 2018, chegando em Madri e/ou Barcelona (existe alguma vantagem entre estes 2 aeroportos, destinos).
Temos que retornar ao Brasil no dia 09/06 com chegada prevista no dia 10 pela manhã.
Qual é a melhor sugestão de destino na sua opinião?
Você pode por gentileza incluir na resposta, o melhor transporte e sugestão de hospedagem?
Fico no vosso aguardo.
Muito obrigado
Prezado Lourenço, adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena para quem usa a consultoria, reservamos este espaço para os leitores dos nossos guias (pode ver como funciona a consultoria lendo o texto acima). Não conseguimos identificar, a partir do seu email, qual foi o guia que você comprou. Aguardamos seu retorno.
Olá de novo. Para quem chega em Madri, existe algum lugar onde seria melhor para trocar dólares por euros? Parece que as casas de câmbio do aeroporto não são a melhor opção.
obrigado
Bmo dia, Rodrigo. Não troque dólares no aeroporto, procure uma casa de câmbio no centro de Madri. Se você tiver qualquer dúvida específica sobre Madri, aproveite para perguntar no texto Madri. Obrigado!
Bom dia, qual o melhor hotel em Granada, Reina Mora ou Marquis Urban? Precisamos de um com estacionamento.
Obrigada
Flavia, acabamos de responder uma consulta idêntica que você deixou no texto sobre Granada. Por gentileza, não duplique suas consultas, é mais trabalho para a gente. Abraço.
Bom dia Tony, é arriscado deixar para comprar na hora as passagens do trem bala e do onibus? Posso ficar na mao?
Boa tarde, Priscila, além de ser arriscado, comprar as passagens do trem-bala na estação costuma ser um péssimo negócio. No texto quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala apresentamos as razões. No caso do ônibus, e dependendo do percurso, da data e o horário, você também se arrisca a não encontrar passagens.
Olá, Boa tarde! Tudo bom com vocês?
Vou ficar 12 dias em março e gostaria da opinião e ajuda de você para definir o roteiro macro da viagem. A princípio pensei no seguinte:
08/03 a 11/03: Barcelona
11/03 a tarde/noite trem-bala para Sevilha.
11/03 a 14-15/03: Sevilha
14/03 a noite ou 15/03 cedo trem pra alguma cidade a definir, no caminho à Madri. Exploraria e pernoitaria nela e dia 16/03 partiria rumo a Madri. Pensei em Córdoba, pela logística parece a que mais se encaixa. Mas posso me desviar um pouco sem problemas, e ir a outras, caso achem mais interessante.
16/03 a 19/03: Madri, fazendo de base para alguns bate voltas próximos – Toledo e outras sugeridas por vocês no site.
Pontos importantes para poderem me ajudar:
1. Nunca estive na Espanha.
2. Estarei sozinho e posso encarar trens em horários alternativos para poder explorar e aproveitar bem a viagem.
3. Prefiro cidades menores e com forte cultura local à grandes cidades, lotada de turistas. Claro que quero conhecer os pontos de Madri, mas se for interessante sacrificar algum dia para conhecer alguma cidade menor que se encaixe no que falei, sem problemas.
4. Adoro cerveja, qualquer cidade que tenha essa tradição é bem vinda ….rsrs.
Desde já agradeço e parabenizo pelos guias, são de uma qualidade absurda.
Muito obrigado!
Prezado André, seja bem-vindo ao Espanha Total e também à nossa consultoria de roteiros. Vamos tentar ajudar com suas dúvidas. Sua proposta inicial é legal, poucas cidades com tempo para cada uma delas. Só achamos uma lástima viajar até Sevilha, que fica no sul da Espanha, e não dar uma esticada até a incrível Granada. Mas para isso você precisaria de mais três dias. Por isso, gostaríamos de sugerir um roteiro alternativo, deixando Sevilha, Córdoba e Granada para uma futura viagem até a região da Andaluzia. Seria uma viagem focando em Barcelona e Madri, visitando Valência no caminho entre as duas cidades. Você dedicaria três noites para Valência e o restante do tempo seria dividido entre Barcelona e Madri. É unicamente uma sugestão, que você é livre de adotar ou não. Suas dúvidas:
1. Não se preocupe, a Espanha é um país com uma infrastrutura turística ótima, muito preparado para receber visitantes.
2. Os trens-bala unicamente circulam durante o dia, por isso você vai ter que se adaptar aos horários disponíveis entre as 7 da manhã e a meia noite.
3. Com nossa proposta alternativa, você vai contar com tempo para bate-voltas, tanto a partir de Madri como a partir de Barcelona, oferecendo a possibilidade de conhecer outras cidades menores. Veja no nosso passaporte BCN a lista de bate-voltas a partir de Barcelona. Tarragona e Girona são duas cidades que encaixam no que você está procurando.
4. A Espanha não conta com uma tradição cervejeira como a Europa Central. Mas, como acontece também no Brasil, a moda das cervejas artesanais espalhou-se rapidamente por todas as grandes cidades. Em Barcelona, não deixe de conhecer a Fábrica Moritz.
Precisando de novos esclarecimentos, teremos o maior prazer em voltar a ajudar. Abraço.
Obrigado Tony, gostei da sugestão de Granada (aliás está no pack dos guias que comprei), já ouvi muito bem da cidade e da região, por alguns amigos que foram.
Gostaria de fazer outra sugestão e ver o que pensam:
Eu descartei passar por Valencia nesta viagem, pois é um destino que fatalmente irei num futuro breve. Explico: viajo sempre para correr Maratonas e traço o roteiro a partir da cidade sede da prova – nesta viagem, por exemplo, correrei a Maratona de Barcelona dia 11/03 e depois estiquei alguns dias. A Maratona de Valencia (normalmente em dezembro) é tradicionalíssima no circuito, e está em meus planos. Por isso não penso em conhecer a cidade nessa viagem atual.
Porém baseado em sua sugestão e em minha preferência por cidades menores, poderia ajustar meu roteiro original, diminuindo dias em Madri e focando na região da Andaluzia, conhecendo as cidades que mencionou. Depois subiria para Madri, aproveitando apenas os dias que restarem e para pegar o voo de volta. Quando eu for correr em Valência, desbravaria melhor Madri.
Ficaria mais ou menos assim:
08/03 a 11/03: Barcelona
11/03 a tarde trem para Sevilha ou região.
12/03 a 16 ou 17/03: Andaluzia. Ficaria os dias que vocês indicassem serem necessários.
17/03 a 19/03: Madri.
Meu voo sai de Madri dia 19/03 as 23h, então tenho praticamente 2 dias e meio.
O que acha?
Olá de novo, André. Entendemos perfeitamente sua colocação sobre Valência. Vamos com a parte da Andaluzia:
11/03. Trem Barcelona-Sevilha. Demora 6 horas. Você vai chegar em Sevilha no final do dia.
12/03. Noite em Sevilha.
13/03. Noite em Sevilha.
14/03. Ônibus Sevilha-Granada. Noite em Granada.
15/03. Noite em Granada.
16/03. Noite em Granada.
17/03. Ônibus Granada-Córdoba. Noite em Córdoba.
18/03. Trem-bala Córdoba-Madri. Noite em Madri e voo no dia seguinte.
Para tornar possível uma visita tranquila às principais cidades da Andaluzia, sacrificaríamos Madri que é uma das portas de entrada na Espanha e certamente poderá ser incluída com facilidade em uma futura viagem.
Abraço.
Ótimo Tony! Vou considerar essa sugestão então!
Vi voos diretos (1h35m) entre Barcelona – Sevilha a preços acessíveis. que é mais negócio do que o trem, pela distância e tempo.
Qual sua sugestão, entre trem e avião para esse trecho?
Se você achar um voo com preço bom, pode optar por ele, no trecho Barcelona-Sevilha o avião é competitivo. Mas preste atenção à franquia de bagagem, os preços mais baixos não costumam contemplar o transporte de malas.
André, estamos fechando o presente texto para inagurar a consultoria de roteiros para o ano 2018. Pode continuar suas consultas por lá. Abraço.
Os comentários da presente consultoria de roteiros 2017 estão fechados. A partir de hoje, atendemos todas as consultas na consultoria de roteiros 2018. Obrigado!