Menu

consultas sobre roteiros pela Espanha

BCN-COR-GRA-MAD-SEV-TOL-VAL-ZAZ

Se você tiver alguma dúvida sobre sua viagem à Espanha, aproveite a caixa de comentários para deixar sua consulta.

Por favor, antes de deixar sua consulta, leia o texto Consultas com atenção.

1.010 comentários em “consultas sobre roteiros pela Espanha”

  1. Avatar

    Olá Tony!

    Estarei indo para a Espanha de 28 março a 13 de abril 2017 e pensei em adotar a sugestão do seu roteiro 9 (4 dias Barcelona, 4 dias Madri, 3 dias Sevilha, 2 dias Valência e 1 dia Zaragoza).

    Porém eu gostaria de acrescentar mais uma cidade: Granada, pois gostaria de conhecer a estação de esqui que acredito que ainda estará aberta neste período.

    O que você me sugere? Devo tirar alguns dias de alguma outra cidade, caso sim, de qual? Ou eliminar alguma? Qual cidade eliminaria? Estou na dúvida, mas gostaria muito de ir a Granada. Obrigada desde já.

    1. Avatar

      Prezada Gabriela, para Granada você vai precisar de um mínimo de dois dias (três noites), especialmente considerando que você vai querer ir na estação de esqui. A matemática é difícil, você teria que eliminar Valência e provavelmente Zaragoza também. Abraço.

  2. Avatar

    oi tudo bem? Gostaria de saber se vale a pena comprar eletronico na espanha e aonde u poderia procurar em madrid?

    PS: muito legal o site de vcs!

    obrigado,
    Rodrigo

    1. Avatar

      Prezado Rodrigo, seja bem-vindo ao Espanha Total. No presente texto tentamos ajudar com a elaboração de roteiros para visitar a Espanha. Deixe sua consulta, por gentileza, no texto destinos: Madri, onde a responderemos o antes possível. Abraço.

  3. Avatar

    OLá!! Que site super interessantes! Diante de tanta simpatia gostaria de pedir ajuda a voces diante da minha inexperiencia.
    Gstaria que me orientassem sobre um roteiro – somos 5 pessoas 3 ADULTOS E DOIS ADOLESCENTES.gostariamos de sugestoes de cidades legais ! nao gostamos muito de catedral ,mas de castelos! Gostariamos tambem de sugestoes de lugares para noite!
    saida prevista para 22/06/2017 e retorno 03/06/2016.
    quais sugestoes de cidades, bate voltas.
    lugares com preço legal para comermos e nos hospedarmos!!
    Fico grata!!

    1. Avatar

      Prezada, como solicitada no texto acima, leia com atenção o texto Consultas para saber como podemos ajudar você. Leia também o texto como elaborar seu roteiro.
      Se você estiver procurando roteiros prontos, muito detalhados, veja nossa coleção de guias da Espanha.
      Apagamos seu número de telefone do comentário deixado por você, é recomendável não deixar seu número de telefone em espaços públicos. Abraço.

  4. Avatar

    boa noite, tony! tudo bem?
    primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo serviço de tamanha qualidade que o seu site preta a todos nos viajantes!
    aqui vai minha consulta… =)

    estarei viajando para espanha na segunda quinzena de dezembro deste ano.
    gostaria de passar o natal em sevilha, e o réveillon em madrid… você considera ambos bons destinos para tais datas?

    minhas passagens ja estão compradas, de 17/12/16 ao dia 01/01/17.
    será uma viagem de 15 dias… escolhi chegar por barcelona, e sair por madri.

    pensei no seguinte roteiro (o qual ainda estou fechando):

    17 a 22/12 barcelona
    22 a 25/12 sevilla (natal)
    25 a 28/12 valencia
    28 a 01/01 madrid (reveillon)

    poderia ajudar também a mim?
    muitíssimo obrigada!

    1. Avatar

      uma outra possibilidade de roteiro seria:

      17 a 22/12 barcelona
      22 a 25/12 sevilla (natal)
      25 a 26/12 granada
      26 a 27/12 sierra nevada
      27 a 01/01 madrid (reveillon)

      bate e volta de barcelona: montserrat ou girona
      bate e volta de madrid: toledo ou segovia

      tb achei interessante…

      1. Avatar

        É uma opção válida também, focando no sul da Espanha. A logística do transporte é fácil e você está dedicando suficiente tempo para os destinos. Abraço.

    2. Avatar

      Prezada Iza, seja bem-vinda ao Espanha Total. Olha, o Natal na Espanha é um evento familiar (parecido com o Brasil). O réveillon é celebrado na rua, mas não tem a importância do réveillon no Brasil (pense que as temperaturas costumam ser muito frias e não dá vontade de ficar muito tempo na rua). Madri e Sevilha tem muita atmosfera de festa e compras durante o período. Porém, querer passar o Natal em Sevilha obriga você a desenhar um roteiro que nõ otimiza seu tempo da melhor forma possível. O ideal seria fazer Barcelona – Valencia – Sevilha – Madri, evitando ter que voltar até Madri várias vezes durante sua estadia na Espanha. Outra opção seria fazer Madri – Sevilha – Valência – Barcelona para voltar para Madri. Abraço.

  5. Avatar

    Boa tarde Tony,
    Estou indo a Espanha no período de 17 a 29/3/2017 (3 adultos) e comprei o kit completo de roteiros Espanha Total, que achei MARAVILHOSO!!! Não visitaremos todas as cidades dos roteiros, pois são só 12 dias (tirando os dias de partida e chegada), mas com certeza servirá para uma viagem futura a esse país tão vibrante. O roteiro ficou assim: entrada e saída por Barcelona (já conhecemos) Madri (3) – Córdoba (1) – Verjer de La Frontera (1) – Zahara de La Sierra (1) – Ronda (1) – Granada (3) – Barcelona (2). Usaremos carro para percorrer os Pueblos Brancos, no entanto para viajar entre as grandes cidades darei preferência por trem. Dúvidas: Como comprar a mesa de quatro lugares nos trens pela Renfe? As passagens de avião de Granada para Barcelona estão mais caras do que partindo de Málaga. Seria viável seguir de carro até Málaga, devolve-lo no aeroporto e pegar voo para Barcelona? Muito obrigada pelas excelentes dicas do site e dos roteiros. PS: inclui Zahara de La Sierra seguindo a sugestão do Espanha Total.

    1. Avatar

      Prezada Cleise, seja bem-vinda ao Espanha Total. Esperamos que você aproveite nossos guias. Mesmo que você não visite todas as cidades dos guias, eles com certeza serão úteis para futuras viagens à Espanha. Sobre seu roteiro, estranhamos muito que não apareça nele a cidade de Sevilha. Existe alguma razão para essa ausência? Queríamos ter certeza antes de comentar o roteiro. No texto Como comprar sua passagem do trem-bala explicamos como comprar bilhetes no site da RENFE, inclusive a passagem com a tarifa Mesa. Se tiver qualquer dúvida sobre o assunto, aproveite para perguntar por lá. Abraço.

  6. Avatar

    Oi Tony!

    Acabamos de retornar de nossa viagem a Madrid, Barcelona, Granada, Sevilla e Cordoba! Gostaria de deixar um feedback para todos os leitores sobre o quão importante foi a ajuda que recebemos de você e de seus guias para que essa tenha sido a melhor viagem que fizemos no exterior até o momento! Tudo saiu perfeito e as surpresas foram apenas a beleza e magia de todos os lugares que visitamos. Aproveitamos nosso tempo ao máximo! Andamos 120 km em 16 dias, sem contar os museus, e fizemos praticamente todos os roteiros previstos. Valeu muito a pena! Parabéns pelo trabalho!

    PS: se podemos ajudar de alguma forma, verificamos que dois mercados se encontram fechados (aparentemente em definitivo) em Madrid: Mercado de La Cebada e Mercado Fuencarral.

    Um abraço!!

    1. Avatar

      Prezado Nelson, que feedback tão delicioso, ficamos muito felizes ao saber do sucesso da sua viagem!
      Muito obrigado também pela informação sobre os mercados de Madri. O Mercado de Fuencarral fechou as portas durante 2016, devemos atualizar essa informação na nova edição do guia de Madri. Já sobre o Mercado de la Cebada, vocês tentaram visitá-lo em um dia de funcionamento do mercado? Há planos para fechamento e venda dele, mas acreditávamos que ainda estava funcionando. Grande abraço!

      1. Avatar

        Caro Tony, no La Cebada nós fomos num domingo. No seu guia não encontrei os horários de funcionamento, mas o La Cebada está todo fechado com tapumes, aparentemente há algum tempo, no lado onde possivelmente havia um estacionamento. Olhando lá para dentro, vimos muitos entulhos e coisas velhas jogadas, o que nos fez pensar que o mercado realmente está fechado. Outra coisa que verificamos é que no site oficial está a programação de eventos de julho de 2015.

        Abs!

        1. Avatar

          Muito obrigado de novo, Nelson, vamos pesquisar o que aconteceu com o mercado de la Cebada e atualizar essa informação no guia de Madri. Abraço.

          1. Avatar

            Olá de novo, Nelson, acabamos de entrar em contato com o Mercado de la Cebada. Eles confirmaram que o mercado está funcionando normalmente. Abraço.

  7. Avatar

    Boa noite! Tony. Irei para a Espanha em meados de fevereiro/março. Meus tios moram lá, eu preciso saber falar a lingua espanhola mesmo para turismo??? Estou preocupado com isso.. Já pesquisei e nada…

    1. Avatar

      Ghabriel, milhões de turistas visitam a Espanha todo ano e a maioria não fala espanhol. Você vai se virar perfeitamente, ainda mais por causa da proximidade das línguas espanhola e portuguesa. É muito importante que você preste atenção às exigências da imigração espanhola, veja o texto imigração e vistos.

  8. Avatar

    Bom dia Tony,
    Excelente o seu trabalho, estou apreciando muito e colhendo muitas informações.
    Já tenho um roteiro elaborado.
    Vou sair de Lisboa via TAP para Sevilha, fico 3 dias.
    Queria ir , em seguida para Bilbao direto, mas não consigo definir meio de transporte mais barato e tempo.
    Não há trem alta velocidade direto. O que faço? Melhor voar (apesar perda tempo nos aeroportos)?
    Depois sigo de Bilbao / San Sebastian por trem até Madrid.
    Agradeço se puder dar uma orientação.
    Elisa)

    1. Avatar

      Prezada Elisa, seja bem-vinda ao Espanha Total. Você está querendo viajar entre dois pontos muito distantes da Espanha, Sevilha e Bilbao, e não existe transporte terrestre direto entre ambos. Nossa escolha seria voar entre os dois destinos, pela economia de tempo. Abraço.

  9. Avatar

    Ola Tony! Tudo bem? Estou morando em Barcelona desde agosto e o site de vocês (passaporte BCN) foi essencial nesse período. Muito obrigada!!! Pena não termos esse conteúdo de todos os outros países. Seria tão mais fácil programar uma viagem rs….
    Queria pedir uma última ajuda para bater o martelo do meu roteiro nesse fim de ano:

    Barcelona 22/12 a 26/12
    Madrid 26/12 a 30/12
    Sevilha 30/12 a 02/01
    Lisboa 02/01 a 06/01

    Considerando que já estou em Barcelona e me voo de volta é de Lisboa no dia 06/12, seguem minhas dúvidas:
    – Acha possível incluir nesse roteiro Granada ou Malaga? ou vai virar maratona?
    – Réveillon em Sevilha é muito ruim? Li os comentários anteriores relacionados ao réveillon, imagino que realmente seja diferente do Brasil por ser frio, mas estou preocupada se Sevilha é a melhor opção mesmo. Tinha pensado em fazer outro roteiro, para passar o réveillon em Madrid: Barcelona – Sevilha -Madrid – Lisboa. Mas é muito vai e volta, né?
    – Qual melhor forma de chegar em Lisboa (considerando que estou com malas pesadas…)? Não encontrei opção de trem…
    – Nessa época do ano, sabe se é possível fazer os roteiros indicados ou estará tudo fechado?

    Agradeço pela ajuda!

    1. Avatar

      Prezada Amanda, que ótimo que o passaporte BCN ajudou você! Vamos ver se o Espanha Total consegue ajudar também. Sobre suas dúvidas:
      – para aproveitar o básico de Granada você precisaria de um mínimo de um dia e meio, contando também com perder meio dia para ir e meio dia para voltar. Para Málaga, você precisaria dedicar dois dias. Está faltando tempo na sua programação.
      – o réveillon na Espanha é um evento muito menos empolgante que no Brasil, independente da cidade onde você estiver. Vai ter a contagem regressiva próximo da meia-noite e festas dentro de bares e restaurantes (está frio para ficar na rua). Nenhuma cidade se destaca sobre a outra no quesito réveillon.
      – veja como viajar de Sevilha a Lisboa.
      – os dias mais críticos, em termos de atrações fechadas, são o 24 (muitos lugares abrem só de manhã), o 25 e o dia 1 de janeiro.
      Abraço.

  10. Avatar

    Boa tarde, Tony! Desde já agradeço a atenção e parabenizo pelo site. Excelente! Li bastante e a vontade que dá é passar muitos dias na Espanha para conhecer tudo! Bom, chego no dia 28/12/16 em Barcelona e saio da Espanha dia 08/01 (a saída ainda não está definida se por Madrid ou Barcelona – gostaria que fosse por Madrid para aproveitar o destino e de lá seguir para Genebra de avião). Pretendo alugar um carro para rodar a Espanha. Gostaria de seguir o seguinte roteiro de carro: Barcelona (com Andorra), Zaragoza, Valência, Granada, Sevilha, Córdoba, e, por último, Madrid. No entanto, vi que as cidades são distantes umas das outras, e que meu tempo é reduzido para referido roteiro. Vi no site roteiros começando e terminando pela mesma cidade. Enfim, estou um pouco perdida nas minhas escolhas. Você poderia me auxiliar me indicando roteiros alternativos, com começo em Barcelona e término em Madrid? Para conhecer a Andaluzia, incluir Barcelona e Madrid na mesma viagem, no tempo que disponho, ficaria cansativo? Muito obrigada pela atenção, Caroline.

    1. Avatar

      Prezada Caroline, descontado o dia da chegada e o da saída, você conta com 10 dias para percorrer a Espanha. O que você está querendo fazer nesse período de tempo é uma prova de maraturismo extremo. Veja nossas propostas de roteiros para quem conta com 10 dias na Espanha. Se você quiser adaptar algum roteiro pronto às suas necessidades e voltar por aqui para tentar aprimorá-lo, tentaremos ajudar você. Abraço.

  11. Avatar

    Oi Tony, mto obrigada pelo retorno! Concordo. Porém ainda não consegui equacionar a questão, pois mesmo diminuindo os lugares, me parece que o roteiro que montei permanece corrido: dia 28 a 31 Barcelona; 01/01 trem cedo para Madrid; 03/01 trem cedo para Sevilha; 05/01 carro cedo de Sevilha para Granada; 07/01 carro cedo para Córdoba, voltando a noite, no último horário, de trem de Córdoba para Madrid; dia 08/01 Madrid, indo para Genebra a noite. Na verdade, diante do tempo, minhas prioridades são Barcelona e Andaluzia. Mas, pelo que vi, o melhor caminho para Andaluzia (menos cansativo) parte de Madrid. Teria um outro caminho? Alguma sugestão para melhorar esse roteiro? Obrigada!

    1. Avatar

      Caroline, realmente estão sobrando destinos no seu roteiro. Deixando Barcelona para uma futura viagem você conseguiria completar nosso roteiro 5, visitando Madri, Sevilha, Córdoba, Granada. Para Sevilha indicamos um mínimo de dois dias completos na cidade; para Granada, um dia e meio. Abraço.

  12. Avatar

    Oi Tony!
    Ficaremos 11 dias na Espanha, vindo de Portugal. Nossa primeira parada será Sevilha 02 dias, Cordoba 01 dia, Madri 03 dias (sendo 01 bate volta Toledo), Valencia 02 dias e por fim Barcelona 03 dias (01 bate volta Zaragoza).
    Chegaremos dia 27/06/16, olhei os valores das passagens na Renfe, mas ainda não tem para estas datas. Posso usar os valores de datas mais próximas para ter como base ou eles alteram com muita frequência? Olhei sempre os valores mais baixos para ter uma base, qual é a diferença? Pois os valores de trechos idênticos tem muita diferença?
    Desde já agradeço! Abraço

    1. Avatar

      Prezada Tami, as passagens da RENFE ainda devem demorar vários meses até entrarem no sistema (veja o texto quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala). Pode usar como referência aproximada os valores para outras datas, mas sem ter a certeza absoluta de que esses serão os preços para as passagens para junho. A RENFE muda os preços ao longo do ano dependendo da procura. Notamos que seu roteiro está parecendo uma prova de maraturismo, se essa for sua forma de viajar, então está perfeito. Só queríamos alertar que o roteiro conta com muito pouco tempo nas cidades (ainda menos considerando o tempo de viagem entre os diferentes destinos). Abraço.

  13. Avatar

    (Recolocando minha pergunta no lugar certo, desculpe).
    Olá, primeiramente parabéns pelo site. Eu e meu marido estamos programando uma viagem de 65 dias para rodar a Espanha de Abril a Junho/2017. Partindo de Barcelona e fazendo o sentido anti-horário num circulo com as cidades:
    BARCELONA (com bate e volta a GIRONA e TARRAGONA): 7
    ZARAGOZA: 3
    Pamplona (dúvida se vale a pena): ?
    SAN SEBASTIAN: 2 ou 1 bate e volta
    BILBAO: 3 ou 4
    SANTANDER: 3
    Oviedo (duvida se vale a pena): ?
    LEON: 2
    SALAMANCA: 3
    MADRI (bate e voltas para TOLEDO, SEGOVIA e AVILA): 8
    CACERES e MERIDA (duvidas, se vale a pena o deslocamento dentro da nossa sequencia de cidades): ?
    CORDOBA: 3 ou 4
    SEVILHA: 6 ou 7 (prevendo chegar na semana da Feira de Sevilha)
    JEREZ: 2
    CADIZ: 2
    RONDA: 2
    MALAGA: (com um bate e volta a MARBELLA): 3
    GRANADA: 5
    CARTAGENA: 2
    ALICANTE: 2
    VALENCIA: 4
    Voltando a BARCELONA pra voltar ao Brasil: 1 ou 2 (se incluir SITGES)

    Porém tenho duvidas se devo parar em algumas cidades e em outras se devo dormir ou se um bate-volta valeria mais a pena. Coloquei os dias que pretendo ficar, mas gostaria de saber se estou ficando muito tempo em alguma cidade que não tem muito o que ver, ou pouco tempo numa que deveria ficar mais. Se vocês puderem responder seguem as minhas dúvidas mais específicas:
    1. De Zaragoza vale a pena passar por Pamplona antes de subir para Bilbao?
    2. Ficarei em Bilbao 3 ou 4 dias, o que vale mais a pena: ficar lá e fazer um bate e volta de busão a San Sebastian ou dormir uma noite em San Sebastian (aí eu iria de Zaragoza ou Pamplona direto pra lá e só depois iria para Bilbao)?
    3. Acho que vou cortar Oviedo, perderei muita coisa?
    4. Melhor fazer Avila de um bate e volta de Madri ou na passagem quando eu estiver descendo de Salamanca pra Madri?
    5. Cáceres e Mérida estão um pouco deslocados da minha sequência, vale a pena desviar de madri pra lá antes de descer pra Sevilha ou Córdoba? Ou fazer só Mérida de um bate e volta de Sevilha?
    6. Cortei Gibraltar, perco muito?
    7. Melhor fazer Marbella na sequência descendo de Ronda, ou ir de Ronda a Málaga e só fazer um bate e volta a Marbella?
    8. Escolhi Cartagena e Alicante como praias no meio do caminho entre Granada e Valencia, vocês tem alguma indicação de cidade nessa rota que seria mais legal que essas duas? Fiquei na dúvida mas achei lindas as fotos das duas que escolhi.
    9. Sitges vale a pena um bate e volta de Barcelona?
    Bom estou fazendo o planejamento pra essa viagem enorme e foi uma ótima surpresa achar o site de vocês! Parabéns!
    Muito obrigada!!

    1. Avatar

      Prezada Luciana, vamos lá com nossas sugestões sobre seu roteiro. Vamos responder suas perguntas:
      1) sendo que vocês contam com muitos dias, durmam uma noite em Pamplona, sim.
      2) fiquem duas noites em Bilbao e duas noites em San Sebastián. Bate-volta no dia até San Sebastián é só para que está fazendo um roteiro acelerado pela Espanha. San Sebastián é uma cidade maravilhosa (muitos dizem que é a mais linda da Espanha).
      3) Oviedo é linda, mas se você for até lá, teria que começar a acrescentar outras cidades também (Santander, a região dos Picos de Europa, cidades na costa como Ribadesella, Llanes ou Gijón).
      4) Sendo que você vai pasar por Ávila, pode visitá-la no caminho, otimizando seu roteiro.
      5) Cáceres e Mérida são muito interessantes, e a cidadezinha de Trujillo é uma fofura também. Se você estiver de carro, vale a pena incluí-las no roteiro.
      6) Não perde muito, não.
      7) A gente não perderia tempo com Marbella, mas querendo conhecé-la, dedique o mínimo tempo possível a ela.
      8) As duas cidades são legais. Elche e Altea, também.
      9) Sem dúvida! Veja todas as informações no texto Sitges, do nosso passaporte BCN, o guia dedicado inteiramente à cidade de Barcelona.
      Algumas observações:
      – 3 dias para Zaragoza é muito tempo. Dedique 2, no máximo.
      – 3 dias para Santander é muito tempo. Você poderia aproveitar e dar uma esticada até Oviedo com esse tempo.
      – 2 dias para Córdoba é tempo suficiente para conhecer a cidade.
      – 3 dias para Sevilha é tempo suficiente. Não visitariamos Sevilha durante a Feira. Os preços da hospedagem são absurdos e, mais importante, ao contrário do que as pessoas que não conhecem a festa pensam, trata-se de, acima de tudo, um evento privado. A verdadeira festa acontece nas “casetas”, e se você não tiver um familiar ou conhecido convidado em uma delas, não poderá participar das festas no interior delas. Existem algumas barracas públicas, mas a verdadeira festa acontece nos espaços privados.
      Com o tempo que sobra em Sevilha valeria a pena fazer nosso roteiro de carro pelos Pueblos Blancos.
      – 3 dias em Granada são suficientes.
      – 1 dia em Cartagena é suficiente.
      – 1 dia em Alicante é suficiente.
      – 3 dias em Valência são suficientes.
      Abraço.

  14. Avatar

    Tony parabéns pelo post. Gostaria que vc me falasse se este meu roteiro está bom ou como vc acha que seria melhor:

    19/04 a 25/04 – 6 noites em Barcelona
    25/04 a 28/04 – 3 noites em Madri, fazendo Toledo – vai e volta – trem
    28/04 a 01/05 – 2 noites em Porto
    01/05 a 04/05 – 3 noites em Lisboa, fazendo Fátima – vai e volta ônibus
    04/05 a 06/05 – 2 noites em Servilha (pegar carro no dia 06/05)
    06/05 a 09/05 – 3 noites – Rota Pueblos Blancos – (seu roteiro) – carro
    09/05 a 11/05 – 2 noites – Valência – carro (devolve)
    11/05 – Barcelona – aeroporto – volta ao Brasil

    Os trajetos Barcelona – Madri; Madri-Porto; Porto-Lisboa; Lisboa-Servilha; Valência-Barcelona, serão feitos de trem.
    O que vc acha? Gostaria de sua opinião. Vc acha que se eu conseguir comprar estas passagens de trem com antecedência o custo seria melhor, qdo elas estarão disponiveis para venda, vc saberia me dizer?
    Aguardo uma resposta para poder fazer as reservas dos hoteis.

    1. Avatar

      Prezada Mirian, vamos com seu roteiro. O fato de quer visitar dois países em uma única viagem resulta um roteiro acelerada, fazendo sacrifícios tanto na Espanha como em Portugal. Nosso site não está dedicado a Portugal mas, veja bem, você não contempla um bate-volta até a lindíssima Sintra, próxima de Lisboa, que no nosso entender seria uma visita imperdível. Com 2 noites em Porto, sua visita à cidade vai ficar muito acelerada também.
      Mas a pior parte da sua programação está na Espanha. Você vai se deslocar até a Andaluzia, vai visitar Sevilha (veja que indicamos três noites na cidade, para contar com dois dias completos) e os Pueblos Blancos, mas vai deixar de conhecer as maravilhosas Córdoba e Granada. Não visitar Córdoba em maio, quando acontece a “Fiesta de los Patios Cordobeses” é simplesmente um pecado.
      Por isso, sendo que você pediu nossa opinião, deixariamos Portugal para uma futura viagem com tempo suficiente para percorrer o país com calma, e focarímos na Espanha, especialmente na Andaluzia, com duas ou três noites em Granada e uma noite em Córdoba. Acrescente também mais um dia em Madri. Lembre-se, uma viagem com menos países não é uma viagem mais pobre, muito pelo contrário, sua viagem vai ficar mais rica.
      Sobre o trem, veja o texto quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala.

      Um feliz 2017 para você!

  15. Avatar

    Tony, parabéns pelo trabalho! Feliz 2017!!! Pretendo ir para a Espanha em julho/17. Irei com meu marido e com meu filho de 7 anos. Queremos fazer um roteiro de 20 dias passando por Madrid, Barcelona e Mallorca. Quantos dias você sugere para cada cidade e qual seria a melhor ordem de visitação? Muito obrigado.

    1. Avatar

      Prezada Luciana, seja bem-vinda ao Espanha Total. Feliz 2017 para você também! Você já deve saber que julho é temporada alta na Espanha, por isso é muito importante reservar seu transporte e hospedagem até Mallorca com bastante antecedência. No verão de 2016 a ilha ficou megalotada. Para que a viagem até a ilha compense, dediquem um mínimo de cinco noites a ela, e mesmo uma semana estaria de muito bom tamanho também. 7 dias para Barcelona, com vários bate-voltas, e 5 dias para Madri (também com vários bate-voltas) completariam sua viagem. Abraço.

  16. Avatar

    Prezado Tony, boa tarde.
    Já fui a Madri duas vezes e quero ir desta vez com meu marido conhecer a Espanha com mais calma e podendo curtir bastante coisa, mas saboreando. As cidades que mais tenho vontade de conhecer são, desta vez, Barcelona, Córdoba e Sevilha. Teríamos 11 dias. Você sugere que façamos somente Barcelona e arredores ou acha que é possível fazer as três cidades de uma maneira confortável devidos às distâncias? Que roteiro e passeios nos sugere?
    * Estamos pensando em ir em setembro.
    ** adoramos caminhar e conhecer a gastronomia local.
    *** museus estão fora desta vez, mais passeios ao ar livre mesmo, tirando, é claro, as visitas fundamentais.

    Muito obrigada! Veronica.

    1. Avatar

      Prezada Verónica, sendo que você já conhece Madri, optar por Barcelona e arredores poderia ser uma ótima escolha. Sobrando tempo, daria para extender a viagem até Valência e Zaragoza, duas cidades muito interessantes que não ficam muito distantes de Barcelona. No passaporte BCN, nosso guia dedicado inteiramente à cidade de Barcelona, você vai poder ver uma extensa descrição dos principais bate-voltas que podem ser feitos a partir da cidade. São muitos! Desse jeito, vocês percorreriam o canto nordeste da Espanha, deixando a Andaluzia para uma futura viagem. Visitar Córdoba e Sevilha e não conhecer a maravilhosa Granada parece um pecado. E para fazer Barcelona, Córdoba, Sevilha e Granada sua viagem ia ficar muito corrida.
      Setembro é um ótimo mês para visitar Barcelona e a região mais próxima. Abraço!

      1. Avatar

        Muito obrigada Tony! E para fazer Barcelona, Sevilha, Córdoba e Granada, você sugeriria quantos dias na Espanha? Podemos tentar uns dias a mais. Daí fazendo Sevilha, Cordova e Granada e depois trem até Barcelona e pegar um carro para ir à algumas praias perto também. Sugere fazer em duas viagens distintas Barcelona e arredores e Andaluzia? Ou acha que com uns dias a mais é possível combinar? Muito obrigada!

        1. Avatar

          Prezada Verônica, somos partidários do lema “menos é mais”. Uma viagem visitando menos destinos e com um número reduzido de deslocamentos acaba sendo muito mais prazerosa que uma viagem maratona. Setembro é um ótimo mês para visitar a Andaluzia, e por isso uma viagem incluindo Córdoba (1 noite), Sevilha (3 noites), Granada (2 noites) e Málaga (2 noites) poderia ser uma ótima opção. Com três ou quatro dias mais, vocês conseguiam acrescentar nosso roteiro de carro pelos Pueblos Blancos para uma viagem maravilhosa por uma das regiões mais espetaculares da Espanha. A ordem poderia ser Madri > Sevilha > Roteiro Pueblos Blancos > Málaga > Granada > Córdoba > Madri. Abraço.

  17. Avatar

    Boa Tarde Tony. Parabéns pelo site. Extremamente útil.
    Espero que possa me ajudar.
    Estarei indo de Férias em março. Ficaremos do dia 28 de fev a 12 de março. Chegada em Madrid.
    Minha intenção é:
    Madrid- 2 dias (sendo dias 28 e dia 12)
    Toledo 1 dia (bate-volta Madrid)
    Córdoba 1 dia (indo de trem desde Madrid)
    Sevilha 2 dias (indo de trem desde Córdoba)
    Em Sevilha a intenção é alugar um veículo e gastar os 6 dias indo Cádiz, Ronda, Málaga, Granada, e dar apanas uma passada em Murcia para ver um Amigo.
    Devolução do veículo em Madrid.
    O que sugere…
    Desde já agradeço.

    1. Avatar

      Prezada Nicoletti, seja bem-vinda ao Espanha Total. Na verdade, seu roteiro é bastante acelerado, beirando o maraturismo. Dois dias para Madri é muito pouco tempo. Toledo e Córdoba estão ok. Para Seviha indicamos um mínimo de três noites, contando com dois dias completos na cidade. Agora, 6 dias para fazer Cádiz, Ronda, Málaga, Granada e uma passada em Murcia (que fica nos cafundós, vai exigir muitas horas de condução para chegar e para sair), é uma maratona incrível. Conte com dois dias completos para Granada e Málaga, e um dia para Ronda. Tirando Cádiz do roteiro você consegue deixar a viagem um pouco menos corrida. Abraço.

  18. Avatar

    Tony obrigada por sua sugestão. Vou rever meu roteiro. E logo te passo. Então vc acha que devo dedicar mais a Espanha. É aquilo que vc falou, meu marido acha que um país é pouco pelo tempo que estamos ficando. Mas vou reprogramar e te passo. Mais uma vez, obrigada.

  19. Avatar

    Boa tarde, Tony!!
    Primeiramente, parabéns pelo seus sites. Eu “devorei” o Espanha Total e o Passaporte BCN kkkk. Ambos são incrivelmente detalhados e têm tudo o que qquer pessoa que vai à Espanha e à Catalunha precisa saber e considerar para planejar sua viagem. Estou amando as dicas!
    Bem, eu e meu marido vamos para a Espanha em março/2017. Nosso vôo chega em Barcelona dia 07/03, tarde da noite, e retorna também por Barcelona dia 22/03, final de tarde. Desconsiderando o dia de chegada e retorno, serão 14 dias inteiros para aproveitar as belezas daí. Nesse período, queremos muito passar 5 dias nas Canárias, por questões pessoais. Ainda estamos decidindo em qual das ilhas, possivelmente Lanzarote ou Tenerife.
    Assim, pensamos no seguinte planejamento:
    07/03, às 23h: Chegada em Barcelona
    08-12/03 (5 dias): Barcelona (nesse período, pensamos em 3 dias para conhecer a cidade e 2 bate-voltas, sendo Montserrat e Girona)
    13/03: Trem-bala Barcelona para Madri, direto, e aproveitamento o dia em Madri OU ida para Zaragoza logo cedo, passando o dia lá, e seguindo para Madri no final do dia
    14-16/03 (3 dias): Madri (em um desses dias iríamos a Toledo, num bate-volta)
    17-21/03: Lanzarote ou Tenerife, partindo de Madri no dia 17
    22/03: Retorno (Ilha para Barcelona e de Barcelona para o Brasil)
    Minhas observações são:
    – Vc acha que 3 dias inteiros em BCN são suficientes para se ter um gostinho da cidade e que 2 bate-voltas dão para conhecer um pouquinho mais da Catalunha? Ah, está arriscado de termos q voltar das Canárias no final do dia 21/03, a depender da ilha que escolhermos, por conta dos vôos disponíveis, de modo que sobraria ainda mais uma manhã inteira e parte da tarde do dia 22/03 para dar mais uma rodada por BCN…
    – O que é melhor: ter um dia a mais em Madri, indo direto de BCN a Madri (o que totalizaria 3 dias na cidade, sendo o dia da chegada e mais 2 dias inteiros) ou usar esse dia de deslocamento para conhecer Zaragoza? No caso, teríamos q ir num trem logo cedo, passar o dia lá, e seguir para Madri no final do dia.
    – Quanto às ilhas Canárias, vi aqui no site material sobre Lanzarote. Parece linda! Mas vc teria alguma indicação sobre Tenerife?
    Muito obrigada antecipadamente!! Suas dicas são preciosas!!

    1. Avatar

      Prezada Kenia, seja bem-vinda ao Espanha Total (e também ao passaporte BCN). Vamos ver se conseguimos responder suas dúvidas:
      – com 3 dias completos em Barcelona você consegue visitar o mais básico da cidade, esse gostinho inicial estaria garantido.
      – Zaragoza é uma cidade muito interessante (ainda mais na companhia do nosso Zaragoza em um dia), seja qual for sua escolha (dedicar esse tempo a Madri ou Zaragoza), não vai errar.
      – somos apaixonados por Lanzarote, que é uma ilha única. Mas não é um destino de praia. Aliás, se você estiver procurando praia, as das Ilhas Baleares são muito melhores, porém março não seria um bom momento para visitá-las. Querendo ir para as Canárias, Lanzarote seria nossa primeira escolha, sem dúvida.
      Abraço.

  20. Avatar

    Olá Tony, primeiramente “Bom 2017”
    parabéns pelo site (sensacional)…

    peço a gentileza de comentar sobre roteiro para maio em Espanha (25 dias) junto com esposa:
    Madri – 06 dias com bate volta Toledo / Córdoba – 02 dias / Sevilha – 03 dias / Málaga – 02 dias / Granada – 02 dias / Valencia – 03 dias / Barcelona – 06 dias com bate volta Montserrat e retornando à Madri para retorno Brasil.

    É nossa primeira vez na Espanha, fica cansativo ? Destaco para minha esposa necessidades especiais, utilizando-se de scooter elétrica para locomoção. Espanha possui acessibilidade nesse roteiro ? Devemos retirar algum destino ou substituir ? Conseguimos fazer todo esse trajeto utilizando o trem rápido ? Para algum trecho seria melhor o uso de carro ?

    agradeço a oportunidade, fico no aguardo, abraços.

    1. Avatar

      Prezado JCarlos, feliz 2017 para você também, e seja bem-vindo ao Espanha Total. Vamos com seu roteiro. Na verdade, não há muito o que comentar, porque está muito bem distribuido.
      Na logística do transporte, Granada-Valência não é a melhor das combinações. Seria mais fácil Madri > Sevilha > Málaga > Granada > Córdoba para, saindo de Córdoba, viajar até Valência. Todos os trechos da sua viagem podem ser feitos de trem-bala com duas exceções:
      – Granada-Córdoba, que é feito de ônibus por causa das obras do trem-bala até Granada.
      – Valência-Barcelona, que é feito de trem convencional.
      Vocês poderiam alugar um carro em Málaga para ir até Granada e depois até Córdoba, entregando o carro por lá. É uma opção alternativa ao trem. Em Granada seria necessário procurar um hotel com estacionamento.
      Sobre o assunto da acessibilidade, contamos com um texto sobre o turismo acessível na Espanha, que sem dúvida vai ser muito interessante para vocês. Conta com um link para um site excelente, em língua portuguesa, com informação sobre a acessibilidade dos principais monumentos da Espanha.
      Veja também nosso texto sobre a utilização do trem-bala por pessoas com necessidades especiais, aqui.
      Fiquem à vontade para tirar qualquer outra dúvida sobre sua viagem. Abraço.

      1. Avatar

        Olá Tony, agradeço a sugestão, e readequamos o roteiro (veja abaixo). Por gentileza, verifique a logística de transporte se acertamos nas informações. Os bate-volta em Barcelona possuem transporte específico ?

        06 DIAS MADRI
        OPÇÃO BATE-VOLTA 1 – MADRI – TOLEDO = trem bala RENFE.
        OPÇÃO BATE-VOLTA 2 – MADRI – SEGÓVIA = trem bala RENFE.
        MADRI – SEVILHA = trem bala RENFE.

        03 DIAS SEVILHA
        SEVILHA – MÁLAGA = opção carro

        02 DIAS MÁLAGA
        MÁLAGA – GRANADA = opção carro

        02 DIAS GRANADA
        GRANADA – CÓRDOBA = opção carro

        02 DIAS CÓRDOBA
        CÓRDOBA – VALÊNCIA = trem bala RENFE.

        03 DIAS VALÊNCIA
        VALÊNCIA – BARCELONA = trem convencional RENFE.

        06 DIAS BARCELONA
        OPÇÃO BATE-VOLTA 1 – BARCELONA – MONSERRAT
        OPÇÃO BATE-VOLTA 2 – BARCELONA – GIRONA
        BARCELONA – MADRI = trem bala RENFE.

        1. Avatar

          Prezado JCarlos, sua programação ficou muito boa. Vários comentários sobre a logística:
          – o bate-volta até Segóvia pode ser feito de trem-bala ou de ônibus, o tempo de viagem é o mesmo, o ônibus deve ser mais barato. Veja mais detalhes no texto Segóvia.
          – de Málaga para Granada de carro, sigam o caminho da costa, aproveitando para visitar a linda Nerja (devemos publicar um texto sobre a cidadezinha nas próximas semanas).
          – sobre Barcelona, pode ver todos os detalhes dos bate-voltas nos textos Girona e Montserrat, do nosso passaporte BCN.
          Abraço.

          1. Avatar

            Olá Tony estou por aqui…
            procurando hotéis em Andaluzia verifico comentários desfavoráveis quanto a locomoção de carro pelas cidades. Então, fico em Sevilha sem carro e vou de trem para Málaga, penso ficar em Málaga e pegar o carro somente na saída indo pra Granada (fico na cidade com o carro) e sigo com o mesmo para Córdoba entregando o carro logo na chegada. Consigo visitar Sevilha, Málaga e Córdoba sem carro ? Já que minha esposa utiliza scooter elétrica para locomoção.
            forte abraço !

            1. Avatar

              Prezado, realmente há várias restrições à circulação no centro de muitas cidades e é muito complicada (especialmente em Granada, con inúmeras restrições e bairros onde simplesmente não é possível entrar com um carro particular). Sua ideia de pegar o carro saindo de Málaga para entregá-ño em Córdoba é boa. Em Granada você deverá procurar um hotel com vaga de estacionamento. Todos os roteiros dos nossos Sevilha em dois dias e Córdoba em um dia são feitos a pé. Você também vai conseguir visitar Málaga a pé, felizmente uma grande parte do centro da cidade é reservada para pedestres. Abraço.

              1. Avatar

                Olá Tony, novamente por aqui ! Tudo bem ?
                Nosso roteiro inclui Sevilha de 05 a 08 de maio 2017. Em pesquisas e leitura, verifico que nesse período acontece a tradicional festa “Feria de Sevilha” . Dizem maravilhas, porém, encontro também, comentários de que tudo na cidade fica fechado, muitos turistas, não se consegue visitar os pontos turísticos, e outros.
                Então, recorro à sua opinião, é exagero, pelo contrário, vou ter a oportunidade de participar de um belo evento sem perder o charme de Sevilha. Ou então, devo repensar nas datas ?
                Forte abraço, fico no aguardo. JCarlos

              2. Avatar

                Olá de novo, JCarlos. Olha, a Feria de Abril é um evento que atrai multidões mas, ao contrário do que muitos acham, é um evento principalmente privado. Pense em um carnaval unicamente com camarotes. Então, se você não tiver alguém que convide você para dentro de uma “caseta”, vai ficar por fora da celebração e ainda vai pagar um preço muito alto por isso. Evitaríamos Sevilha durante a data. Abraço.

              3. Avatar

                Olá Tony, pedindo socorro rsrs
                Diante do seu comentário, vou tentar refazer o roteiro, porém, não gostaria de mexer muito com as datas de hotéis (já reservados). Estou com dificuldade, veja como está nossa programação (hoje):
                29 abril a 05 maio – Madri
                05 a 08 de maio – Sevilha
                08 a 10 de maio – Málaga
                10 a 12 de maio – Granada
                12 a 14 de maio – Cordoba
                14 a 17 de maio – Valencia
                17 a 23 de maio – Barcelona
                23 de maio de Barcelona para Madri retorno SP a noite.
                Então, como posso mudar as datas de Sevilha sem mexer muito ?
                Vale a pena, refazer as reservas ?
                Forte abraço – JCarlos

              4. Avatar

                Olá de novo, JCarlos. Vai ser muito difícil mudar as datas de Sevilha sem ter que mudar outras datas também. Para preservar as datas de Valencia e Barcelona, o melhor seria tentar fazer Madri > Córdoba > Granada > Málaga > Sevilha para continuar rumo a Valência. Se fosse nossa viagem, evitariamos Sevilha durante a Feria de Abril. Abraço.

              5. Avatar

                olá Tony, seguimos seu conselho e readequamos o roteiro com novas reservas. Hoje gostaríamos do seu apoio em relação ao transporte entre cidades (alias parabéns pelo seu site muito bom). Nesse roteiro, devo optar pelo uso de carro em Andaluzia (estamos em duvida), porém, tenho 04 trechos que acredito ser de trem o melhor no deslocamento:
                Fico em Madri 06 dias e daí para Córdoba.
                Fico em Sevilha 03 dias e daí para Valencia.
                Fico em Valencia 03 dias e daí para Barcelona.
                Fico em Barcelona 06 dias e daí para Madri.
                Então, devo adquirir já as passagens pela internet ou consigo efetuar as compras estando no local, já que tenho alguns dias em cada cidade. O período é maio, não sabemos se a procura por passagens é grande. Abraços

              6. Avatar

                Prezado, vamos responder suas dúvida. Em teoria, você poderia fazer todos os trechos mencionados de trem (trem-bala em todos os casos menos no trecho Valencia-Barcelona, onde unicamente circula um trem convencional). Na seção “Posso comprar a passagem na bilheteria da estação?” do texto Quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala explicamos porque a compra no último momento é um grande erro pelo qual você vai pagar caro – literalmente. Compre as passagens pela internet (site da RENFE) o antes possível, as datas de maio estão no sistema há vários dias e as melhores tarifas já devem ter sido vendidas. Abraço.

              7. Avatar

                Olá Tony, por gentileza, o sistema “Renfe Spain Pass” é funcional ? Pelo que li, efetua-se a compra de determinado numero de passagens e posteriormente vai utilizando com a indicação dos trechos via internet – correto ? Porém fico sujeito à disponibilidade certo ? Quando se utiliza o sistema habitual de compra via internet, em algum momento da compra aparece a opção se o comprador possui o Spain Pass ? Em consulta, percebe-se economia com esse passe (aparentemente).

  21. Avatar

    Tony, refazendo meu roteiro, vou precisar de sua ajuda. Meu marido não gosta muito de museu. Penso aproveitar mais as cidades, então ficou:
    5 noites em Barcelona
    1 noite em Zaragoza
    3 noites em Madri (sendo 1 bate volta a Toledo)
    1 noite em Córdoba
    Agora que preciso de sua ajuda, incluir Granada na rota dos Pueblos Blancos, não sei se inclui ou coloco antes ou depois. São 21 dias ao todo, então tem também Valência, o que vc me sugere. Tenho que terminar em Barcelona. Começar e terminar. Estou excluindo Portugal, como sua sugestão. Realmente acho que ficaria muito complicado fazer agora. Aguardo sua sugestão. Obrigada pela atenção

  22. Avatar

    Tony, desculpe sobre minhas dúvidas. É minha primeira vez a Espanha, portanto, pesquisando, vi que de Granada a Barcelona é longe, e não tem como fazer de trem. Portanto, Será que de Granada terei que voltar a Madri e de Madri ir para Barcelona? Vi que vc indica avião. Mas eu queria evitar. Faça suas sugestões de melhor roteiro para mim. Pesquisando acho que pode ser 2 noites em Córdoba em vez de 1 e depois de Ronda ir a Málaga e ficar 2 noites também. Depois de Málaga ir para Granada 2 noites, portanto ai que está o problema. Não sei como ir para Barcelona de Granada. Tenho mais um dia, posso ir de trem para onde? Que fica na metade do caminho de Barcelona. E pensando melhor acho que não dá para fazer Valência. O que vc me sugere? Aliás conto com sua ajuda no meu roteiro completo. Grata

  23. Avatar

    Tony, vc sempre atencioso, mesmo em trabalho de campo. Como dia 09 vc vai verificar meu roteiro para sugestões, estudando seu site, achei uma possibilidade ficou assim, mas aceito sugestões para melhorar:
    19 a 24/04 – 05 noites em Barcelona
    24 a 25/04 – 01 noite em Zaragoza
    25 a 30/04 – 05 noites em Madri, fazendo bate e volta em Toledo, Ávila e Servogia
    30 a 03/05 – 3 noites em Servilha
    03 a 05/05 – 2 noites em Pueblos Blancos – de carro (seu roteiro)
    05 a 07/05 – 2 noites em Málaga
    07 a 09/05 – 2 noites em Granada
    09 a 11/05 – 2 noites em Córdoba
    11/05 – Córdoba -para Barcelona – Aeroporto –
    Acho que consegui organizar melhor. Vc acha que desta forma está muito corrido, devo eliminar algum lugar para dedicar mais a outro? Estes bate-volta de Madri, eu consigo comprar também com antecedência com desconto ou somente no dia? Aguardo suas sugestões, obrigada . Seu site é excelente para auxiliar quem quer conhecer a Espanha. Seus guias são fantásticos. Muito bem feito, com detalhes. Estou adorando. Abraços

    1. Avatar

      Mirian, ficamos um tanto perdidos e confusos com as tantas consultas que você deixou em diversos textos do Espanha Total (um total de seis!). Vamos responder sua consulta mais recente e se você achar que alguma outra questão ficou sem resposta, aproveite para perguntar mais uma vez! Sua proposta mais recente está muito bem (logo mais vamos ter material sobre Málaga no site, acabamos de voltar de lá; até o fim de janeiro esperamos também publicar um novo guia, dedicado à cidade de Granada).
      A única observação é que não faça Córdoba-aeroporto de Barcelona, muitos fatores podem acarretar algum atraso no seu trem e ocasionar a perda do voo. Durma em Barcelona na noite anterior ao voo.
      Não há desconto para a compra antecipada de bate-voltas saindo de Madri, mas indicamos garantir a passagem de trem para Toledo com alguma antecedência, sendo que é um percurso muito procurado, principalmente no primeiro horário do dia. Abraço.

  24. Avatar

    Olá Tony, tudo bem? Feliz 2017 e espero que tudo tenha ocorrido bem na sua viagem.
    Show de bola o site, era o que eu estava procurando 🙂 Eu Gostaria de saber sua opinião no roteiro abaixo, a ser feito em grupo – 4 casais. O foco é Madrid e sul da Espanha.
    Pelo que pesquisei, é mais negócio alugar o carro na saída de Sevilha. Madrid (c/ bate-volta a Toledo), Cordoba e Sevilha é melhor sem carro, confere? O carro seria para o trecho de Sevilha até a volta para embarque em Madrid para o Brasil.

    12/maio – saída de GRU
    13/maio – Chegada em Madrid
    17/maio – Madrid -> Cordoba
    19/maio – Cordoba -> Sevilha
    22/maio – Sevilha -> Cadiz
    23/maio – Cadiz -> Gibraltar -> Granada
    26/maio – Granada -> Madrid -> embarque para GRU

    Em todas as cidades pesquisarei apartamentos ou casas de aluguel.

    Enfim, de um modo geral, vc acha que está bom ou substituiria alguma cidade. Em princípio, essas seriam as datas fechadas de inicio e fim da viagem,

    ps: gostaria de encaixar Jerez, Ronda e Nerja mas não vi como.

    Grato desde já e abraços.

    1. Avatar

      Prezado José Luis, feliz 2017 para você também, e seja bem-vindo ao Espanha Total. Veja nossas sugestões para o roteiro, no final comentaremos a parte da logística.
      – tiraríamos um dia de Córdoba, um dia completo (com pernoite se quiserem) na cidade é suficiente, ainda mais na companhia do nosso Córdoba em um dia.
      – os dois dias completos em Sevilha estão perfeitos (3 noites).
      – eliminaríamos Cádiz e Gibraltar da sua viagem. Sinceramente, não vão acrescentar muito (especialmente Gibraltar, que achamos uma grande perda de tempo). Com esse dia que vocês vão ganhar, e com o dia já retirado em Córdoba, daria para arriscar a versão curta do nosso roteiro de carro pelos Pueblos Blancos e Ronda ou, simplesmente, fazer Jerez>Ronda (pernoite na cidade)>Granada. Sendo que vocês provavelmente estarão de carro, o roteiro pelos Pueblos Blancos valeria muito a pena.
      – se desse para acrescentar Málaga no roteiro, seria fantástico. Mas fica tudo muito complicado. Teria que esquecer de Jerez e Ronda. Dormir uma noite em Málaga para no trajeto Málaga>Granada visitar a deliciosa Nerja.
      – para Granada, dois dias completos na cidade devem ser suficientes – antes do fim de janeiro vamos publicar um novo guia dedicado a Granada.
      Uma possível mudança no roteiro seria deixar Córdoba para o final, assim: Madri > Sevilha > Jerez e Ronda ou Málaga > Granada > Córdoba > Madri. Nesse caso, vocês poderiam alugar o carro em Sevilha e retorná-lo em Córdoba.
      Você já viu, são muitas variáveis! Volte por aqui com novas perguntas, teremos o maior prazer em ajudar de novo. Abraço.

  25. Avatar

    Tony, desculpe a confusão que fiz, mas realmente era o ultimo roteiro que está valendo. Vc acha que está bom a distribuição dos dias e a sequência do roteiro? Quanto ao último dia, meu voo é só a noite, por isso pensei em ir no mesmo dia para o aeroporto. Acho que se eu sair de manhã, as 9h vou chegar as 14h. e como o vôo é a noite sai as 22h de Barcelona. Mesmo assim vc acha que corre o risco de atrasar?
    Sobre hotel em Málaga e Granada, bem localizados e preço bom, não precisa de luxo, sendo confortável, vc teria para me indicar, pois já estou querendo reservar , com antecedência encontro preço melhor. Aguardo seu novo guia

    1. Avatar

      Bom dia, Mirian. A distribuição está bem, sim. Sobre sua volta de Córdoba para Barcelona, a margem de tempo é muito razoável. O trem-bala não costuma atrasar, mas sempre pode acontecer algum imprevisto que bagunce os horários. Mas você planejou de forma prudente. Já vimos que você deixou sua consulta sobre o hotel em Granada no texto dedicado a essa cidade, responderemos por lá. Contamos com um texto dedicado a Málaga (aqui). Ainda não desenvolvemos o conteúdo, mas se você fizer a gentileza de deixar sua consulta sobre a hospedagem em Málaga por lá, responderemos o antes possível. Abraço.

  26. Avatar

    Tony, vboa tarde. Caso eu não queira alugar carro, tem como conhecer as cidades Pueblos Blancos, quais as cidades dão para fazer de trem, tendo base Sevilla ou Córdoba ou Malaga. Pois não queria ficar mudando de hotel e ter que preocupar com estacionamento. Assim, eu aumentaria as noites em uma destas cidades. O que vc acha?

    1. Avatar

      Bom dia, Mirian, como explicamos no texto dedicado ao nosso roteiro de carro pelos Pueblos Blancos, a Ruta de los Pueblos Blancos deve ser percorrida de carro e não foi desenhada para ser feita como bate-volta. Não é possível realizá-la usando o transporte público, que chega até os diferentes pueblos blancos, mas não contempla uma rota panorâmica e obrigaria a dedicar muitos dias à viagem. A única visita fácil de ser feita de transporte público é Ronda.

  27. Avatar

    Boa noite Tony!!!
    Parabéns pelo site!! Dicas preciosas e excelentes esclarecimentos!
    Vou viajar com meu marido e um filho de 3 anos para Madri em março (teremos 14 dias) e pretendemos dividir entre Madri (5 noites) e Andaluzia.
    Estou com algumas dúvidas sobre o roteiro.
    Inicialmente pensamos em fazer assim.
    1. Chegamos dia 12.03 pela manhã e passar a primeira noite em Madri.
    2. Pegar trem para Sevilha onde passaríamos 3 noites (13, 14 e 15) e fazer um bate volta até Cordoba.
    3. Dia 16 com o carro alugado em Sevilha seguir até Ronda, onde dormiríamos. De Sevilha iríamos até Arcos de la Frontera e visitaríamos ”an passant” os Pueblos Blancos até Ronda.
    4. Dia 17 seguir para Granada, onde ficaríamos 3 noites. Aqui devolvemos o carro.
    5. Dia 20 voltar para Madri onde passaríamos 5 noites (não conhecemos Madri e adoramos Museus).
    Primeira dúvida: bagagem no trem bala (limites de volume e peso).
    Segunda dúvida: é viável num dia sair de Sevilha até Arcos para chegar à noite em Ronda?
    Terceira dúvida: qual o melhor meio de transporte para de seguir de Granada para Madri?

    Um outro roteiro que pensamos seria fazer o inverso, saindo de avião de Madri para Malága, onde dormiríamos uma noite e no dia seguinte partiríamos para Granada (ainda não sabemos se de trem ou ônibus); lá passaríamos 3 noites e no dia seguinte alugaríamos um carro até Sevilha, passando pelos Pueblos Blancos.Depois 3 noites em Sevilha, com bate volta em Cordóba e por fim 5 noites em Madri.

    Qual dos dois roteiros lhe pareceu mais interessante?

    1. Avatar

      Prezada Bárbara, seja bem-vinda ao Espanha Total. Vamos tentar esclarecer suas dúvidas:
      1. veja o texto o limite de bagagem no trem-bala, que forma parte do nosso dossiê com tudo o que você precisa saber sobre o trem-bala na Espanha.
      2. é maraturismo. Não seria nossa escolha, a região dos Pueblos Blancos é para ser saboreada com calma e não para ser encarada como um rally.
      3. Vamos responder esta dúvida na nossa proposta reformulada de roteiro.
      Seu segundo roteiro está bem, mas ao introduzir Málaga vão deixar tudo mais corrido. Ainda mais considerando que vocês falaram que adoram museu e Málaga conta com quatro museus importantes.
      Uma forma de otimizar a ordem do roteiro seria a seguinte: Madri>Sevilha (de trem-bala), Sevilha>Ronda (de carro alugado), Ronda>Granada (de carro alugado), Granada > Córdoba (de carro alugado ou de ônibus, sendo que o carro não vai ter muito uso em Granada), Córdoba> Madrid.
      Abraço.

  28. Avatar

    Oi Tony, boa tarde. Eu gostaria de ver com vc o que acha então, no caso em Sevilha fico um dia a mais e alugo um carro para ir a Cadiz e Jurez de la Fronteira e volto a noite para Sevilha. E depois em Córdoba também alugo um carro e vou a Ronda e volto. Minha pergunta é o que daria para fazer de carro em 1 dia (pueblos brancos) partindo de Sevilha e também em 1 dia partindo de Cordoba? Obrigada pela atenção.

    1. Avatar

      Mirian, não é possível fazer Cádiz e Jerez de la Frontera no mesmo dia. Escolha a segunda cidade, que fica próxima de Sevilha. O bate-volta até Ronda deve ser feito saindo de Sevilha e não de Córdoba. Você vai visitar Jerez e Ronda, que ficam nos dois extremos da rota pelos Pueblos Blancos. O ideal seria dormir na região para poder completar a rota sem ter que ir e voltar duas vezes até Sevilha.

  29. Avatar

    Olá! Eu e meu marido estamos planejando nossa primeira viagem à Europa e decidimos começar por Espanha e Portugal. Seremos só nós dois, no início de março/2017.
    Como são apenas 13 dias para visitar os dois países, optamos por conhecer só 4 cidades da Espanha: Barcelona, Madrid, Toledo e Sevilha. De Sevilha partiríamos para uma rápida visita a Lisboa e, talvez, Porto.(Portugal).
    Na Espanha, nosso roteiro seria:
    1º Barcelona em 4 dias;
    2º Madrid em 3 dias, incluindo um bate-volta em Toledo;
    3º Sevilha em 2 dias.
    Assim, sobrariam 4 dias para conhecer Lisboa/Porto.

    Eu sei que é um roteiro apertado, mas gostaria de saber se há uma forma de aproveitar melhor essa viagem na Espanha. Não somos nada religiosos e temos preferência por passeios ao ar livre e queremos conhecer os palácios. Tem alguma dica?

    Obrigada.

    1. Avatar

      Prezada Bruna, seu roteiro é bem apertado mesmo. O fato de incluir Portugal significa que você vai dedicar um tempo valioso da sua viagem aos deslocamentos entre as cidades. Para Sevilha, indicamos dois dias completos para conhecer o básico da cidade, o que significa dormir três noites nela.
      Se vocês tirassem Portugal do passeio, daria para incluir as maravilhosas Córdoba (vocês vão passar por ela a caminho de Sevilha) e Granada. Mas a decisão é sua. Sempre insistimos em um princípio no qual acreditamos: menos é mais. Uma viagem com menos destinos não é necessariamente mais pobre, muito pelo contrário. Abraço.

  30. Avatar

    Boa tarde, Tony!
    Parabéns pelo site e dicas,
    Eu e meu marido vamos tirar 20 dias de férias em maio e iremos para Madrid.
    Planejamos assim:
    Salamanca: 2 noites
    Ávila: 2 noites
    Segóvia: 2 noites
    Toledo: 1 noite
    Sevilha: 3 noites
    Granada: 1 noite
    Córdoba: 2 noites
    Madrid: 5 noites
    Gostaria de sua ajuda em um roteiro para os 20 dias se possível colocando todas as cidades acima.
    Pretendemos fazer a viagem de trem de uma cidade para outra.
    Vou chegar em Madrid e finalizar em Madrid.
    Favor dê dicas da sequência das cidades. Quais são as melhores a serem visitadas primeiro e de trem.
    Obrigada

    1. Avatar

      Prezada Silvana, seja bem-vinda ao Espanha Total. Segue nossa proposta de roteiro, com vários acertos no número de dias dedicados para cada cidade. Na seção como viajar de … a … do site, você consegue ver os detalhes do transporte para todos os trechos da sua viagem. Só não será possível viajar de trem entre Ávila e Segóvia.
      Madri > Salamanca. 2 noites.
      Salamanca > Ávila. 1 noite.
      Ávila > Segóvia. 1 noite.
      Segóvia > Madri > Toledo. 1 noite.
      Toledo > Madri > Sevilha. 3 noites.
      Sevilha > Granada. 2 noites.
      Granada > Córdoba. 1 noite.
      Córdoba > Madri. 5 noites.
      Acabaram sobrando dois dias. Vocês também poderiam visitar Ávila, Segóvia e Toledo como bate-voltas partindo de Madri, o que teria a vantagem de não ter que trocar de hotel todo dia. Mas não daria para vocês o luxo de se hospedar em cada uma das cidades no final do dia.
      Aguardamos seus comentários. Abraço.

  31. Avatar

    Boa tarde,
    Antes de mais nada quero parabenizar o Espanha Total .
    Muito bom ajuda bastantes.
    Tenho uma dúvida .
    Estando em Barcelona eu consigo comprar passagem de trem com saída de Sevilha para Madri ??
    Vão ser uns 8 dias de antecedência você acha que corro o risco de não achar lugar ????
    Chego em Barcelona dia 18.02.17 no dia 19 é que compraria a passagem de Sevilha para Madri para o dia 28.02.17.
    Muito obrigada por sua ajuda.

  32. Avatar

    Prezado Tony, no texto como viajar de Barcelona a Sevilha você fala que é possível fracionar a viagem para dedicar um dia de visita a Córdoba. Gostaria de saber como devo proceder para comprar a viagem fracionada. Compro os dois trechos separados ou compro o trecho direto e existe algum pedido de fracionar? Aguardo orientações bem como pergunto se o passeio em Córdoba é realmente interesante.

      1. Avatar

        Tony, muito obrigada! Seu site é realmente muito bom! Está me ajudando muito para programar a minha viagem. Tenho mais uma dúvida…. nas estações de trem é tranquilo guardar as bagagens? Você sabe me dize quanto custa um guarda volumes?

          1. Avatar

            Thais, você fala que a Consignas Ferroviarias ainda funciona, conseguiu essa informação de algum representante da empresa? Sobre o fracionamento da viagem Madri – Sevilha, realmente o ideal é comprar uma passagem Madrid – Córdoba, e outra para o trecho Córdoba – Sevilha, para o final da tarde, por exemplo. Assim viabilisaria uma visita à cidade de Córdoba. Abraço.

            1. Avatar

              Tony, enviei um e-mail apara a empresa e fui respondida. A mesma continua funcionando e abre todos os dias. Segue o contato e valores para quem possa interessar: consignasferroviarias@gmail.com
              Pequeña…. 3 € / día. Dimensiones: 40 cm (ancho) x 48 cm (alto) x 48 cms (fondo).

              · Grande……. 5 € / día. Dimensiones: 32 cm (ancho), x 62 cm (alto), x 88 cms (fondo).

              · Extra………. 6 € / día. Dimensiones: 60 cm (ancho), x 62 cm (alto), x 88 cms (fondo).

              1. Avatar

                Muito obrigado pelo seu retorno, Thais. Há dois anos ficamos conversando um tempão com o dono do guarda-volumes, que falou para a gente que era muito provável que fechasse a loja em breve, pois as contas não estavam fechando no final do mês. Parece que felizmente o negócio continua firme e forte. Que ótimo! Abraço.

        1. Avatar

          Nas estações que dispõem de guarda-volumes, em geral costuma ser tranquilo e estar muito bem organizado. Mas nem todas as estações contam com o serviço. O valor depende da estação e do tamanho da bagagem. Se você perguntar para a gente sobre alguma estação específica, poderemos informar o valor.

          1. Avatar

            Tony, obrigada pela atenção. Gostaria da sua ajuda pois fiz uma nova consulta em outra parte do site (sobre roteiro) e não estou conseguindo localizar. Você pode me ajudar?

  33. Avatar

    Prezado Tony,

    Muito obrigado pelo site.

    Vamos utilizar os roteiros sugeridos por vocês, Sevilha e Pueblos Blancos.

    Depois disso pensamos em ir de Sevilha a Barcelona de carro, para ser feito em 3 a 4 dias.

    Que lugares vcs indicam para parar nessa viagem?

    Menos turístico e mais natureza e paisagens. De preferencia praia,

    O clima nas primeiras duas semanas de abril é razoável?

    1. Avatar

      Prezado Daniel, abril é primavera, um período do ano muito difícil de prever, pode fazer tempo bom, ou o inverno pode se esticar e fazer bastante frio. De qualquer jeito, não é temporada de praia. Você fala que está procurando lugares de praia menos turísticos, mas na verdade toda a costa espanhola é muito turística, estando altamente urbanizada. É o que, afinal de contas, atrai milhões de turistas estrangeiros todo ano. Há vários lugares ao longo do caminque você poderia pesquisar e ver se eles atendem suas expectativas: Peñíscola (entre Barcelona e Valência), Valência (é uma cidade fantástica), Calpe e Altea, antes de Alicante, Benidorm (uma praia urbanizada, com gigantescos arranha-céus, mas que é bastante interessante), Cabo de Gata (as praias mais selvagens da costa, sem urbanizar). Tentaríamos dedicar um mínimo de um dia e meio para a maravilhosa Granada, o que obrigaria a limitar o número de paradas ao longo do caminho. Abraço.

  34. Avatar

    Prezado Tony, boa tarde!
    Faremos uma viagem à Espanha em maio/junho de 2017 e gostaria de compartilhar meu roteiro com você (ainda um esboço) para você dar suas dicas e pitacos com relação à divisão dos dias!

    Chegada – dia 29/05 (segunda-feira), 6h da manhã em Madrid. No mesmo dia pegaremos um trem para Barcelona, onde pretendemos ficar até sábado.
    Então seria assim:
    29/05 Madrid-Barcelona (trem)
    29/05 a 03/06 – Barcelona
    03/06 – Barcelona – Valência (trem)
    03/06 a 05/06 – Valência/Denia (será uma visita a uma amiga que tem apartamento em Denia)
    05/06 Denia – Andaluzia (alugaremos um carro para descer ou seria melhor um trem até Granada e depois alugar um carro?)
    05/06 a 11/06 – Andaluzia (ainda em aberto, mas com mínimo de 2 noites em Sevilha ao final do período)
    11/06 Sevilha-Madrid (trem)
    11/06 a 13/06 Madrid (eu sei que é pouco tempo para Madrid, mas ela nem estava nos planos, vai ser somente uma “passada” antes de voltar)
    14/06 – Retorno à SP (o voo sai meia noite, por isso não considero o dia 14 no roteiro)

    Gostaria de saber sua opinião sobre alugar (ou não) apartamento em Barcelona e, também, de receber sugestões (principalmente na Andaluzia) e pitacos gerais no meu roteiro que ainda é um esboço.

    Muito obrigada!

    1. Avatar

      Prezada Laura, seja bem-vinda ao Espanha Total. Vamos com nossos pitacos sobre seu roteiro. A parte inicial, de Madri a Denia, está perfeita. Sobre o percurso Denia-Andaluzia, na verdade tanto o trem quanto o carro são duas opções viáveis. O trem não seria tão rápido assim, porque vocês teriam que voltar até Valência para pegar o trem-bala. Assim, o carro para fazer Denia-Granada-Sevilha poderia ser uma boa opção. Dediquem dois dias para Granada, tentem visitar Ronda e, se possível, os Pueblos Blancos, para finalizar o percurso de carro em Sevilha. Aliás, não deixem de visitar Córdoba, no caminho de Sevilha para Madri, é uma cidade imperdível. Volte por aqui com novas dúvidas y reajustes no roteiro! Abraço.

      1. Avatar

        Olá Tony, bom dia!
        Muito obrigada pela resposta (quase imediata!!)…vou dar uma mexida no roteiro e volto a falar com vocês!
        Tenho algumas dúvidas e acho que você pode me ajudar:
        1) Indica alguma locadora de veículos?
        2) Devo reservar todos os hotéis de uma vez ou só em Madrid, Barcelona, Granada e Sevilla e deixar o resto pra “viagem” nos ajudar a decidir?
        3) Vou ter tempo de pegar uma praia? Além de Denia, claro!! Lá será um trecho mais relax da viagem, sem muitos compromissos, pois vamos nos hospedar na casa de uma amiga, na beira da praia!!
        4) Considerando a possibilidade de alugar carro em Denia e partir para a Andaluzia, acha que devemos pegar auto estradas ou as lindinhas regionais? Acha que devemos descer pelo litoral ou ir direto para Granada mesmo?
        Muito obrigada,
        abraço!

        1. Avatar

          Olá de novo, Laura. Vamos com suas perguntas:
          1) veja o texto dicas para alugar um carro na Espanha, que forma parte do nosso dossiê com tudo o que você precisa saber sobre dirigir na Espanha.
          2) pode ser. Reservar na última hora tem seus riscos (algum evento que lote a cidade onde você está querendo se hospedar), por isso vale a pena, nem que seja dar uma olhada, nos valores da hospedagem para as datas da sua viagem nas cidades onde você ainda não vai reservar nada.
          3) muito provavelmente, sim. A temperatura do mar vai ser muito fria (ele esquenta somente a partir de julho), mas se o tempo estiver firme, vai dar para visitar alguma praia. Porém, a primavera é complicada, pode ser tanto tempo bom como tempo ruim.
          4) tudo vai depender da sua disponibilidade de tempo. Garantindo dois dias completos em Granada, podem pegar a estrada da costa, um percurso muito mais longo.
          Abraço.

  35. Avatar

    Olá Tony, tudo bem?
    Primeiramente, gostaríamos de elogiar o seu site e suas opiniões. Nos deixam bem mais seguros, tranquilos e entusiasmados com a viagem.
    Bem, tentamos encontrar nos comentários algo parecido com nosso roteiro (esboço), mas não encontramos. Portanto, iremos colocar o que temos em mente para saber se estamos indo no caminho certo para aproveitar a viagem, rsrs.
    Chegaremos em Madri no dia 26/04/17 às 14h40. Ficaremos até o dia 01/05/2017.(Que também é feriado na espanha)
    Nesses 5 dias, pretendemos realizar pelo menos 1 bate-volta.Toledo ou Segóvia. Se der, tentaremos os dois.
    No dia 01/05 iremos para Zaragoza, onde passaremos 1 dia (até 02/05).
    No dia 02/05 ao dia 04/05 iremos para Andorra, pois achamos o lugar fantástico. Após isso, iremos para barcelona (04/05) e ficaremos até o dia 08/05 (onde voltaremos para o aeroporto de Madri, e faremos escala de 1 dia em Lisboa – onde ficaremos mais 1 diária, para retornarmos ao Brasil).

    Agora vamos as nossas dúvidas:
    1) Você acha que o roteiro está “pesado”? Viajaremos em lua de mel e queremos aproveitar, mas com calma.
    2) Em Madri, vale a pena procurar um Hotel que inclua café da manhã ? Ou vale a pena tomar o café da manhã à parte ? Qual a média de custo para tomar um bom cafe da manhã em Madri ? Além disso, vale a pena se hospedar a uma distância de no máximo 3 km do centro, se for próximo a uma estação de metrô? Ou é melhor já se hospedar no centro de madri?
    3) 1 (um) dia em zaragoza é suficiente? Ainda levando em consideração que o dia 01/05 é feriado.
    4) O cartão de passagem de trem para 5 dias vale a pena (financeiramente falando)?
    5) Qual a média por dia (por pessoa) de transporte, alimentação e atrações ? Exemplo: Museu, casa de Flamenco, Bares, Restaurantes, Parques, etc.

    O roteiro foi assim escolhido, pois meu marido é louco por futebol e há jogos do Real Madri, em Madri (no dia 30/04) e do Barcelona FC, em Barcelona (no dia 07/05). 🙂

    Muito obrigada!

    1. Avatar

      Prezada Laíza, seja bem-vinda ao Espanha Total, e também ao passaporte BCN, que é nosso guia dedicado inteiramente à cidade de Barcelona. Vamos tentar ajudar com suas dúvidas:
      1) o roteiro não está pesado, não. Poderia ser uma boa ideia transferir um dia de Madri para Barcelona, que é uma cidade com bastante mais conteúdo, além de vários bate-voltas sensacionais. Entre Toledo ou Segóvia, escolheríamos Toledo, sem dúvida, e se sobrar tempo daria para incluir Segóvia.
      2) o café da manhã no hotel, na Espanha, acaba fazendo com que a diária do hotel fique muito mais cara. É uma opção indicada unicamente para quem gosta de tomar um farto café. Nas cafeterias da cidade você encontrará um café da manhã mais simples, com café, suco e uma torrada por aproximadamente 4€ ou menos. Vejam no texto os melhores bairros de Madri para se hospedar nossas dicas sobre hospedagem em Madri e aproveitem para deixar qualquer dúvida sobre o asssunto por lá.
      3) um dia em Zaragoza é suficiente, sim, nosso Zaragoza em um dia foi desenhado para que você conheça todos os lugares imperdíveis de Zaragoza nesse prazo de tempo. O fato do dia 1 ser feriado não deve ser um problema.
      4) veja nossa avaliação no texto o RENFE Spain Pass, que forma parte do nosso dossiê com tudo o que você precisa saber sobre o trem-bala na Espanha.
      5) veja nosso texto quanto vou gastar na Espanha?
      É importante que vocês sejam conscientes que as datas dos jogos do Real Madri e do Barcelona ainda não foram confirmadas, elas podem mudar (normalmente, um dia para frente). Saiba mais sobre o assunto lendo o texto como, quando e onde comprar seus ingressos para um jogo do FC Barcelona.
      Abraço.

      1. Avatar

        Olá Tony, só conseguindo te agradecer agora. Li sua resposta, mas resolvendo milhões de coisas não tive tempo de parar para escrever. Hoje é que fui parar para pesquisar passagens de ônibus e trem e entrar no espanhatotal para ver as novidades e lhe agradecer. Porém me surgiu outra dúvida rsrsrs Não consigo encontrar passagem de Zaragoza para Andorra-la-Vella. Necessito comprar primeiro para Lleida e de Lleida para Andorra? Você pode me indicar links de empresas seguras que façam esse trajeto ou conhece esse trânsito partindo de Zaragoza? E sobre a troca de moeda. Quanto você sugere levar no mínimo ou porcentagem em ‘cache’ ? É tranquilo trocar dinheiro lá? as casas de câmbio são concentradas onde em Madri e Barcelona? Sobre o cartão “pré-pago” como funciona? As taxas de câmbio de lá são mais vantajosas que as do Brasil? Obrigada mais uma vez. Encantada com seus posts sobre Andorra no Passaport BCN.

        1. Avatar

          Bom dia, Laíza. Se você entrar no site da RENFE vai achar uma passagem combinada trem-bala + ônibus que vai levar você de Zaragoza até Andorra.
          Para suas restantes consultas, veja os textos dinheiro, quanto vou gastar na Espanha e as fichas dedicadas às cidades de Madri e Barcelona para consultas específicas sobre elas.

          1. Avatar

            Obrigada pela sua disponibilidade sempre. Se me surgirem outras dúvidas eu volto a lhe perguntar. hehehe e ficarei de olho nas próximas postagens!!

  36. Avatar

    Oi, Tony! Gostaria de umas dicas a respeito de qual sequência de cidades devo fazer.
    Chegando em Madrid seguir viagem de trem e ônibus(Ávila e Segóvia) para as seguintes cidades: Salamanca, Ávila e Segóvia.
    E depois Toledo, Córdoba, Granada, Sevilha e finalizando em Madrid.
    Estou em dúvida referente a sequência mais viável referentes as cidades.
    Obrigada

    1. Avatar

      Olá Silvana. Sua viagem está formada por várias partes:
      – uma viagem Salamanca-Ávila-Segóvia
      – uma estadia em Madri, com bate-volta até Toledo
      – uma viagem pela Andaluzia, com Córdoba, Granada, Sevilha. A parte da Andaluzia pode ser feita como Madri>Sevilha>Granada>Córdoba ou Madri>Córdoba>Granada>Sevilha.
      Abraço.

  37. Avatar

    Oi Tony! Em primeiro lugar meus parabéns pelo site que contém dicas ótimas e posts completos.
    Gostaria, se possível, uma ajuda com meu roteiro. Estamos indo, casal, para a Espanha em Maio de 2017, chegando na Europa por Portugal mais precisamente pelo Porto no dia 14/05. Vamos de avião Porto/ Madri na mesmo dia. E voltamos para o Brasil também saindo do Porto no dia 31/05.
    14/05- chegada a Madri a noite
    16/05- Madri
    17/05- Madri
    18/05- Madrii
    19/05- saída de Madri de trem para Córdoba pela manhã
    20/05- Córdoba saíndo para Granada a tarde de carro
    21/05- Granada
    22/05- Granada saindo para Malaga de manhã
    23/05- Malaga
    24/05- Malaga saindo para Cadiz passando por Ronda
    25/06- Cadiz
    26/05- Cadiz saindo para Sevilha
    27/05- Sevilha
    28/05- Sevilha
    29/05- Sevilha saindo de avião para o Porto
    30/05- Porto
    31/05- volta para o Brasil.
    Uma das minhas duvidas é chegar a noite em Madri, por volta das 23hs, é seguro? É outra e ficar um dia inteiro em Malaga ou tirar esse dia e aumentar para Sevilha.
    Muito obrigada.

    1. Avatar

      Prezada Vera, seja bem-vinda ao Espanha Total. Seu roteiro está muito bem equilibrado. Não tiraríamos um dia de Málaga para Sevilha, com dois dias completos na cidade você consegue visitar os principais lugares de interesse turístico sem muitos problemas (ainda mais na companhia do nosso Sevilha em dois dias).
      Chegar em Madri por volta das 23h não é problema, só vai ter que estudar com atenção os horários do transporte para sair do aeroporto (veja como sair do aeroporto de Madri). Abraço.

      1. Avatar

        Olá Toni! Tivemos que inverter nosso roteiro e gostaria da sua opinião.
        Vamos chegar no Porto no dia 14/05 e no mesmo dia pegar um avião para Sevilha
        14/05- chegada ao portões embargue para Sevilha, chegada às 24hs
        15/05- Sevilha
        16/05- Sevilha
        17/05- saída de carro para Verjer passando por Jerez
        18/05- saída para Ronda passando pelos Pueblos Blancos
        19/05- Ronda / Malaga
        20/05- Malaga / Granada, entrega do carro
        21/05- Granada
        22/05- Granada saindo de ônibus para Córdoba
        23/05- Córdoba
        24/05- Córdoba saindo de trem para Madri
        25/05- Madri
        26/05- Madri
        27/05- Madri
        28/05- Madri
        29/05- saída para o Porto cedo
        30/05- Porto
        31/05- volta para o Brasil.
        Minhas dúvidas são: 1- que caminho fazer de Malaga até Granada; 2- é melhor sair à tarde de Ronda indo para Malaga ou dormir mais uma noite em Ronda, sair cedo para Mallaga e à tarde já ir para Granada; 3- quatro dias inteiros para Madri está bom ou podemos tirar um dia e acrescentar em outra cidade para não ficar corrido. Obrigada.

        1. Avatar

          Olá de novo, Vera. Em geral, o roteiro está ótimo. Respondendo suas consultas:
          1 – sigam o caminho da costa, parando para visitar a linda Nerja (vejam como viajar de Málaga a Granada).
          2 – Málaga tem MUITO mais conteúdo que Ronda, por isso não tirem tempo de Málaga.
          3 – quatro dias está bom, previsivelmente vocês deverão dedicar um dia para a imperdível Toledo, o que deixa três dias para Madri.
          Abraço.

  38. Avatar

    Olá Tony, espero estar na seção adequada ao meu questionamento que é o seguinte: estarei sozinha saindo de Portugal para entrar em Espanha da seguinte forma – pretendo sair de Beja e chegar a Rosal de la Frontera e lá pegar um ônibus para Sevilha. Pelo que consegui entender, há a Empresa Damas e a Autocarescasal.com que fazem esse trajeto. Gostaria de saber se você as conhece, se esse trajeto com efeito existe e se essas empresas operam essa rota. Enfim, estou meio assustada mas não quero me deixar paralisada pelo medo do que não conheço. Obrigada.

    1. Avatar

      Prezada Maria Lucia, nunca visitamos essa parte da fronteira e por isso não podemos dar informações baseadas na nossa experiência. Mas tudo indica que a empresa Damas existe e que conta com dois ônibus diários entre Rosal de la Frontera e Sevilla (pode consultar os horários aqui). Pelo que conseguimos pesquisar, a Autocares Casal não viaja até Rosal de la Frontera. Abraço.

      1. Avatar

        Obrigada Tony. Vou seguir pesquisando e montando minha viagem, em caso de novas dúvidas escreverei de novo para vocês. É reconfortante me saber cercada de pessoas que conhecem o que para mim é desconhecido – faz tudo mais fácil.

  39. Avatar

    Olá Tony! Queria opiniões acerca de um roteiro que irei fazer proximo mês! Meu vôo chega e sai de Barcelona. Até agora o que está definido é que passaremos do dia 14/02 ao dia 17/02 em Barcelona, num hostel, e depois iremos para Lisboa e ficaremos por lá até dia 28/02. Em seguida tenho até o dia 07/03 para andar pela Espanha e estar no dia 7 em Barcelona para o voo de volta.
    Então, vamos estar de mochila nesses ultimos 7 dias e queremos a opção mais em conta para esse roteiro, pois não conhecemos a Espanha, então tudo vale! Só quero incluir Madrid nele de certeza. Você teria alguma opinião acerca dos custos dos roteiros? Vi os que ja tem pronto mas não tive ideia de como compara-los quanto a isso. Inclusive precisamos saber o quanto vale a pena ir de trem/onibus/avião para os locais…enfim, são muitas variáveis, espero que possa ajudar! Obrigada

    1. Avatar

      Prezada Camilla, se você não quiser pesquisar um a um o custo dos roteiros (é a única forma de fazer isso, há inúmeras variáveis que podem mudar o preço das passagens), um agente de viagens poderá fazer esse trabalho por você. Aqui no site contamos com textos onde explicamos, com muito detalhe, como se locomover pela Espanha, com um dossiê muito detalhado com tudo o que você precisa saber sobre o trem-bala na Espanha. Em todas as fichas sobre os destinos incluímos informação muito detalhada sobre como chegar até eles. Você precisa escolher primeiro o roteiro que quer fazer e depois ir simulando as datas da sua viagem para obter o custo dos transportes. Faça assim com todos os roteiros do seu interesse até chegar na sua escolha final. Mas veja bem, o custo do transporte não deveria ser o único critério para escolher seu roteiro. Confira também o custo da hospedagem. Abraço.

  40. Avatar

    Caro Tony! Primeiro Parabéns pelo seu site, sensacional !! Estarei indo a Espanha com minha esposa, vindo do Algarve e chegando em Sevilla no dia 04/05.
    Acompanhando as suas indicações, simulamos um roteiro ate nosso retorno de Barcelona no dia 21/05, e gostaria de sua opinião.
    Pensamos em 2 noites em Sevilla, depois a Rota de Pueblos Blancos de 3 dias.
    Saindo de Ronda no dia 08/05, pensamos em 2 noites em Malaga, 2 noites em Granada, 2 noites em Cordoba, seguindo de trem no dia 14/05 para Madri e dia 17/05 para Barcelona.
    Como estaremos com carro até Cordoba, gostaria de saber a sua opinião de dias e de locais, e se não teríamos outros locais para visitar de carro próximos da nossa rota, mesmo sacrificando algumas noites
    Aguardo seu retorno, e obrigado desde já pela sua ajuda

    1. Avatar

      Prezado Claudio, seja bem-vindo ao Espanha Total. Alguns palpites sobre seu roteiro. Garantam que vocês vão contar com dois dias completos em Sevilha, o tempo necessário para visitar as principais atrações da cidade (veja nosso Sevilha em dois dias). Isso pode significar dedicar uma terceira noite à cidade. Pode tirar a noite de Córdoba (um dia completo em Córdoba é suficiente, veja nosso Córdoba em um dia). Aluguem o carro saindo de Sevilha e devolvam em Granada. Entre Málaga, façam o caminho pela costa e conheçam Nerja e Frigiliana. Abraço.

      1. Avatar

        Obrigado pelos palpites, Tony.
        Alteramos um pouco nosso roteiro e deixamos 3 noites para Sevilha.
        Agora vimos que os dias destinados a Sevilla coincidem com a Feria de Abril de Sevilla, seria entre quinta feira e domingo. Percebemos pois vimos que uma grande parte dos hotéis já estavam lotados, além do alto preço cobrado.
        Na sua opinião, apesar do custo mais alto, é interessante manter as datas e visitar Sevilla nesta semana ou acha melhor alterarmos as datas? Gostaria de saber se as festividades vão atrapalhar de alguma forma os nossos passeios para conhecer a cidade, ou se, pelo contrário, torna a cidade mais interessante?
        Abraço

        1. Avatar

          Claudio, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a Feria de Abril é principalmente um evento privado. Se você não conhecer alguém que te convide dentro de uma caseta, vai ficar fora da festa. E pagar muito caro (o preço da hoteleria dispara durante as datas da Feria de Abril) para não ter nenhum benefício em troca não é uma boa ideia. Tentem evitar Sevilha durante as datas da Feria. Abraço.

  41. Avatar

    Boa tarde Tony!
    Gostaria da sua ajuda para finalizar meu roteiro.
    Quero conhecer um pouco da Espanha de carro em 8, mo máximo 10 dias.
    Devo ir em setembro.
    Escolhi as cidades do roteiro baseada em informações de vários Blogs.
    Estou na duvida em como dividir os dias pelas etapas.
    Quero sua ajuda também para decidir quais cidades remover do roteiro, caso seja necessário.
    Resumo do roteiro:
    Évora/Badajoz/Mérida/Plasencia/Salamanca/Palência/Santillana Del Mar/Picos da Europa/ Oviedo/Leon/Astorga/ Miranda Douro
    Desde já muito obrigada

    1. Avatar

      Bom dia, Eliana. Sua proposta de roteiro é uma prova de maraturismo mais extremo que já vimos aqui no Espanha Total. Só para percorrer a região dos Picos de Europa você precisaria de vários dias! As contas de dias não fecham, são muitas cidades e longos deslocamentos para poucos dias. Se você quiser se guiar pelo conhecimento da Espanha que temos no Espanha Total, veja nossas ideias de roteiros prontos para quem conta com 10 dias na Espanha. Abraço.

  42. Avatar

    Desculpe Tony,
    esqueci de escrever uma cidade muito importante: Sevilha.
    Segue o roteiro corrigido:

    Évora/Badajoz/ SEVILHA/Mérida/Plasencia/Salamanca/Palência/Santillana Del Mar/Picos da Europa/ Oviedo/Leon/Astorga/ Miranda Douro

  43. Avatar

    Bom dia Tony,
    Montei o seguinte roteiro com 27 dias (junho): Madri 4 dias, Segovia 1 dia, Burgos 3 dias, Bilbao 3 dias, San Sebastian 3 dias, Pamplona 1 dia, Zaragoza 3 dias, Valencia 3 dias, Barcelona 4 dias, Madri 1 dia. É possível fazer de trem todo roteiro? Quais cidades merecem mais/menos tempo? Posso fazer parte ou todo o roteiro de carro. Qqr sugestão é bem vinda.

    1. Avatar

      Boa tarde, Nélson. Veja nossosas sugestões:
      – 1 dia é suficiente para Burgos.
      – 2 dias muito provavelmente são suficientes para Bilbao, e também para San Sebastián (2 dias para cada cidade).
      – 2 dias são mais do que suficientes para Zaragoza.
      Dedique mais dias para Barcelona, além de ser uma cidade com muito conteúdo, ainda conta com excelentes bate-voltas.
      O carro na Espanha não é uma boa ideia para fazer turismo urbano, acaba se tornando um empecilho e não um ajuda. Já para percorrer as estradas do interior, é uma ótima escolha. Abraço.

  44. Avatar

    Olá Tony,
    Em Setembro, a partir do dia 10/09 vou fazer um passeio na Espanha, pela região da Andaluzia, com duração de 5 dias. Sairemos de Madri de trem, e minha dúvida começa ai! Ainda não decidi se vou para Málaga, com pit stop em Córdoba, onde pretendemos pernoitar e conhecer a cidade no dia seguinte.Seguiremos depois de carro para Ronda, onde iniciaremos um passeio pelos Pueblos Brancos, indo até Jerez de la Frontera e ai direto pra Sevilla, pegando um avião para Lisboa.
    Ou se faço o contrário, sigo de Córdoba para Sevilha de trem, alugamos carro em Sevilla, e fazemos a rota dos Pueblos Brancos até Ronda, fazendo um pernoite nessa cidade. Voltamos então para Sevilla, para pegar o avião e deixaríamos Málaga fora do roteiro. Com 5 dias na região é possível fazer tudo que descrevi de forma tranquila? Daria para incluir Málaga nesse roteiro? Agradeço pela atenção. Vejo que está viajando, então aguardarei sua volta para responder-me. Abraço.

    1. Avatar

      Prezada Suely, você está querendo colocar tanta coisa no seu roteiro que está parecendo uma prova de maraturismo. Com uma noite em Córdoba e três em Sevilha (indicamos dois dias completos para conhecer a cidade), você quase esgotou seus cinco dias. Não vemos como incluir a rota dos Pueblos Blancos, que sinceramente não é um passeio para ser feito na maior correria, é uma escolha para quem gosta de saborear os destinos com calma. Você poderia fazer um bate-volta até Ronda saindo de Sevilha. Trem Madri-Córdoba-Sevilha e carro alugado para ir até Ronda. Abraço.

  45. Avatar

    Olá!
    Gostaria de uma opinião sobre o meu roteiro.
    25-26: SP – Sp /Lisboa
    26 Lisboa
    27- Lisboa
    28- Lisboa
    29- Lisboa ( Sintra)
    30 – Lisboa – Madri
    31- Madri
    01- Madri-
    02 – Toledo
    03 – Madri – Sevilha
    04- Sevilha
    05 – Sevilha –
    06- Sevilha -Valência
    07- Valencia
    08 – Valência –
    09 – Valencia – Zaragoza
    10 – Zaragoza – Barcelona
    11 – Barcelona –
    12 – Barcelona
    13- Barcelona
    14-Barcelona
    15- Barcelona – SP

    1. Avatar

      Prezada Rejane, seu roteiro está bem, mas parece uma verdadeira pena passar por Córdoba (no caminho entre Madri e Sevilha) e não conhecer uma das cidades mais bonitas da Espanha. E parece uma pena também visitar Sevilha e Córdoba e não incluir a maravilhosa Granada. Você poderia eliminar Valência (que é fantástica também) do seu roteiro para poder viabilizar um passeio legal pela Andaluzia. Abraço.

      1. Avatar

        Olá Tony!! Obrigada pela resposta .
        Diante de seu comentário , eu adequei o roteiro, incluindo Cordoba e Granada. Exclui Valencia. Veja o que vc acha.
        25-26: SP – Sp /Lisboa
        26 Lisboa
        27- Lisboa
        28- Lisboa
        29- Lisboa ( Sintra)
        30 – Lisboa – Madri
        31- Madri
        01- Madri-
        02 – Toledo
        03 – Madri – Granada
        04- Granada
        05 – Granada – Sevilha
        06- Sevilha
        07- Sevilha
        08 – Sevilha – Cordoba
        09 – Cordoba – Zaragoza
        10 – Zaragoza – Barcelona
        11 – Barcelona –
        12 – Barcelona
        13- Barcelona
        14-Barcelona
        15- Barcelona – SP

        1. Avatar

          Você precisaria fazer algum acerto. Vai faltar tempo em Granada, por exemplo, o tempo de viagem entre Madri e Granada é demorado. Uma melhor otimização do trecho andaluz da sua viagem seria: Madri>Sevilha; Sevilha>Granada; Granada>Córdoba; Córdoba>Zaragoza. De resto, ficou tudo perfeito. Pode ser que você acaba achando que Madri tem mais conteúdo que Lisboa (que continua sendo uma cidade fantástica). Considere transferir um dia de Lisboa para Madri. Abraço.

  46. Avatar

    Olá Tony!
    Gostaria de parabenizá-los pelo belo trabalho. Acompanho o Espanha Total e o Passaporte BCN há tempos e finalmente chegou a hora da tão sonhada viagem à Espanha. Os sites são sensacionais e imprescindíveis para quem deseja conhecer o país.
    Gostaria de uma ajuda com o roteiro. Esteja à vontade para dar sua opinião e sugerir as mudanças.
    Meu marido gostaria de incluir as cidades de Valência e Córdoba, mas acho que ficaria muito corrido( maraturismo) como você fala. Dispomos de 13 dias e fiz os seguintes roteiros para escolher qual fazer. O Roteiro 1 com Valência e o Roteiro 2 sem Valência.
    Roteiro 1:
    09/09 chegada a Madri às 8:30
    10 Madri
    11 Toledo bate- volta AVE
    12 Segóvia e Ávila ou Córdoba bate- volta
    13 Madrid
    14 ida de trem Madri- Valencia AVE
    15 Valência
    16 ida de trem Valência – Barcelona 3h
    17 Barcelona
    18 Barcelona
    19 Bate – volta Montserrat ou ficar em Barcelona?
    20 Barcelona
    21 Barcelona- Rio de Janeiro

    Roteiro 2:
    9/09 chegada a Madrid 8:30
    10 Madri
    11 Bate- volta Córdoba AVE
    12 Bate- volta Toledo AVE
    13 Bate- volta Segóvia Onibus ou Segóvia/ Ávila
    14 Madrid
    15 ida Barcelona- Madri AVE
    16 Barcelona
    17 Barcelona
    18 Bate- volta Montserrat
    19 Barcelona
    20 Barcelona
    21 Volta Barcelona- Rio de Janeiro

    1. Avatar

      Prezada Niani, seja bem-vinda aos nossos dois sites. Vamos tentar ajudar com suas escolhas. O roteiro 2 é, sem dúvida, bem mais tranquilo, seria nossa escolha. Você está pensando visitar a Andaluzia em alguma viagem futura? Deixar Córdoba para um futuro roteiro pela Andaluzia (incluindo também Sevilha e Granada) seria uma opção, liberando mais um dia para Barcelona, que em setembro conta com bate-voltas excelentes (ótima época para viajar). Ou viabilizando um pit-stop em Zaragoza no caminho entre Madri e Barcelona. Abraço.

      1. Avatar

        Tony, obrigada pela sua respostas! São tantas cidades lindas para conhecer que temos que nos controlar e deixar algo para descobrir em uma próxima viagem! Abraço.

  47. Avatar

    Olá Tony, parabéns pelo site!
    Gostaria da sua ajuda, estou pensando em ir no início de setembro e fazer Madri, Barcelona e Andaluzia., temos 14 dias completos. Vamos em 2 casais e pensamos em fazer tudo de carro e só Madri e Barcelona sem ele.
    Pensei em iniciar em Madri, alugar o carro e seguir a Sevilha Granada, Córdoba, Málaga, Valencia e qdo chegar em Barcelona devolver o carro. Ainda não defini o roteiro com os dias exatos em cada lugar. Gostaria de saber se poderá ser puxado, e o que vc incluiria ou tiraria desse roteiro! Grato Luciano

    1. Avatar

      Prezado Luciano, sua proposta é parecida com nosso roteiro 10 Andaluzia, Barcelona e Madri. Você vai ver que, com os 14 dias completos, acrescentar novas cidades ao nosso roteiro acabará se transformando numa prova de maraturismo, que tentamos desincentivar. Você deveria abrir mão de Málaga e trocar Zaragoza por Valência.
      Estando em dois casais, o carro é uma boa escolha, porém, vocês vão perder muito tempo com os deslocamentos mais longos, como por exemplo entre Granada e Valência, dificultando a logística da sua viagem. Abraço.

      1. Avatar

        Oi Tony, Boa tarde!
        Elaborei o roteiro da seguinte forma, veja se vc acha que está ok!

        01/09 a 06/09 Barcelona 5 noites
        06/09 a 08/09 Valência 2 noites
        08/09 a 09/09 Granada 1 noite
        09/09 a 11/09 Sevilha 2 noites
        11/09 a 15/09 Madri ( c/ Cordoba no caminho de ida e Toledo num bate volta)
        15/09 volta a noite pro Brasa

        Desde já agradeço e parabenizo pelas informações!
        Abs

        1. Avatar

          Prezado Luciano, vai faltar tempo em Valência, onde indicamos três noites para contar com dois dias completos, e em Granada, onde também indicamos três noites para contar com dois dias completos. Pense também que você vai perder grande parte de um dia para viajar de Valência a Granada. Estão sobrando destinos do roteiro. Uma possibilidade seria eliminar Valência para viabilizar Granada. Abraço.

Comentários encerrados.

Rolar para cima