Menu

consultas sobre roteiros pela Espanha

BCN-COR-GRA-MAD-SEV-TOL-VAL-ZAZ

Se você tiver alguma dúvida sobre sua viagem à Espanha, aproveite a caixa de comentários para deixar sua consulta.

Por favor, antes de deixar sua consulta, leia o texto Consultas com atenção.

1.010 comentários em “consultas sobre roteiros pela Espanha”

  1. Avatar

    Prezados, boa tarde! Agradeço pela ajuda sempre prestada no site, vocês são incríveis MESMO.
    Bom, vou para a Espanha em Abril do ano que vem e estou com dúvidas para finalizar o roteiro. Ficarei por lá por 12 dias cheios e planejei, de início, o seguinte

    25.04 – Chegada em Madri à noite
    26.04 – Madri
    27.04 – Madri
    28.04 – Madri – Toledo – Madri
    29.04 – Ir de trem bala à Sevilha bem cedo – Sevilha
    30.04 – Sevilha
    01.05 – Ir de trem para Valência bem cedo – Valência
    02.05 – Valência
    03.05 – Barcelona
    04.05 – Barcelona
    05.05 – Barcelona
    06.05 – Barcelona
    07.05 – Barcelona. Voltar de trem bala para Madri à noite
    08.05 – Volta ao Brasil bem cedo.

    Minhas dúvidas:
    2 dias em Madri é tempo suficiente?
    Sevilha por dois dias vale a pena?
    Sobre valência, é dispensável? Estou pensando em tirar do roteiro para ter mais tempo em barcelona, principalmente para fazer daytrips para montserrat e sitges.
    Se eu tirar Valência, e eu devo tirar, vale a pena ir ao Sul só para ficar dois dias em Sevilha? Depois para ir para Barcelona seriam 5:40 de trem bala. Se Sevilha não for tão essencial ou se dois dias não forem suficientes, talvez fazer uma daytrip de madri para Salamanca e depois ir direto para Barcelona.O que acham? Obs: Não dirijo.
    Obrigado!

    1. Avatar

      Prezado Jhonathan, vamos ver se podemos ajudar com o planejamento da sua viagem.
      – em 2 dias em Madri você vai conseguir ver o básico, sem muito tempo para museus.
      – se você conseguir dedicar 2 dias completos a Sevilha, vale a pena, sim. No guia Sevilha em dois dias explicamos como aproveitar esse tempo ao máximo. Mas preste atenção com as datas, há uma grande festa em Sevilha durante o mês de abril (a “Feria de Abril”).
      – Valência é uma cidade bem interessante, mas se você não puder dedicar dois dias para ela, sugerimos que deixe a visita para uma próxima viagem. De Sevilha para Valência não há trem-bala direto, você precisa voltar para Madri e trocar de trem para continuar a viagem até Valência. De Sevilha até Barcelona há trem-bala direto, como você já descubriu.
      Agora, seu questionamento sobre Sevilha é legítimo. Uma possibilidade é deixar Sevilha para uma futura viagem pela Andaluzia, viagem na qual você conheceria também Granada e Córdoba, duas cidades maravilhosas. Você pode eliminar Sevilha do roteiro, dar mais um dia para Madri (Salamanca não é um day trip, é longe demais; Segóvia seria uma alternativa de bate-volta) e depois ir para Barcelona. Considere fazer um pit-stop em Zaragoza, quem visitou a cidade, a amou (veja nosso Zaragoza em um dia). Abraço.

      1. Avatar

        Tony, eu fechei o meu roteiro e vou aproveitar sim Sevilha e outros pontos turísticos, obrigado pela ajuda.
        Saio de Barcelona dia 07.05 às 21:30 e chego na estação Atocha meia noite. Considerando que meu voo sai às 6am, vou direto para o aeroporto. Qual a melhor maneira para chegar lá esse horário? sei que tem ônibus 24h, mas o ponto da estação atocha só funciona até 23:30, mesma coisa para o trem. Alternativa seria taxi ou metrô, é isso?
        Muito obrigado!

  2. Avatar

    OLA TONY

    Vou viajar com meus 2 filhos para BArcelona,, chego lá dia 20 fevereiro/15
    Se eu reservar um Hotel por 7 dias, la em Barcelona, vc acha que terei problemas p/ entrar no país?
    Já fui pra lá ano passado mas estava hospedada na casa de uma amiga…
    Estou um pouco preocupada..
    Aguardo
    Obrigada
    Lorena

  3. Avatar

    Olá Tony,
    Estou com viagem marcada para a Espanha em Março/15.
    Chegarei em Madrid em 15/03 (domingo à tarde) e retorno dia 24/03 pela manhã. Total: 8 dias cheios.
    Tenho um pré-roteiro e gostaria, se possível, de uma orientação quanto a logística mais otimizada que devo fazer.
    Minha intenção é:
    Madrid | Sevilla | Granada | Barcelona
    Minhas dúvidas são:
    1) Como distribuir os dias para estes 4 destinos.
    2) Em que ordem deveria iniciar esse roteiro?

    Agradeço a ajuda.
    Obrigado.

    1. Avatar

      Prezado, está sobrando um destino para poder montar um roteiro legal nos 8 dias completos que você dispõe. Sevilha precisa de um mínimo de 2 dias, Granada outros 2 dias. Isso deixa 4 dias para dividir entre Madri e Barcelona, que no nosso entender é uma loucura. Sugerimos eliminar Barcelona da viagem e deixá-la para uma futura volta para a Espanha. Pelo feedback dos nossos leitores no passaporte BCN, quem visita Barcelona por 2 ou 3 dias fica frustrado, pois não consegue conhecer nem os lugares mais básicos da cidade – nem se fala nos bate-voltas legais a partir de Barcelona. Dedique 2 dias para Sevilha (aproveite nosso Sevilha em dois dias), 2 dias para Granada e 4 para Madri, incluindo um bate-volta de um dia para Toledo (aproveite nosso Toledo em um dia).
      Se você conseguir pegar um trem-bala para Sevilha no dia da sua chegada em Madri, seria ótimo. Você visita Sevilha, depois Granada e dedica os últimos quatro dias da sua viagem para Madri. Caso não seja possível, pode pensar em ficar as 3 primeiras noites em Madri, então ir para Granada, depois para Sevilha, e voltar para Madri no final da tarde anterior à sua volta ao Brasil.
      Precisando de mais esclarecimentos, estamos aqui para tentar ajudar. Abraço.

  4. Avatar

    Tony, tudo bem? Desculpe se coloco minha pergunta em lugar errado. Preciso de sua ajuda, pois fiz uma besteira. Comprei os tickets de trem cordoba asevilha com dia errado. Estou trocando trocar pelo site da renfe e a resposta vem como bilhetes nao localizados. Coloquei o código e tentei com os dois numeros de bilhetes e nada. Como faço para trocar? Só consegui realizar a compra pelo ipad e salvei o bilhete como foto, foi o único jeito. Obrigada.

    1. Avatar

      Prezada Ligia, sem saber qual é a tarifa que você comprou (veja mais informações aqui) não podemos ajudar você. A tarifa mais barata não permite nem mudanças nem cancelamentos. Aguardamos seu retorno.

  5. Avatar

    Olá Tony! Estou planejando uma viagem para Espanha em julho do ano que vem. Pretendo ficar 5 dias em Barcelona, 4 em Madri, 2 em Sevilha e 2 em Valencia. Gostaria de saber qual é o melhor roteiro de trem para visitar essas cidades, considerando que vou chegar e partir de Barcelona. Obrigada!

    1. Avatar

      Prezada Juliana, vamos primeiro ajudar você com os deslocamentos entre cidades para depois comentar seu roteiro:
      – Barcelona-Valência, de trem. São 3 horas de viagem. Veja os detalhes em como viajar de Barcelona a Valência.
      – Valência-Madri, de trem-bala. São 1 hora e 40 minutos de viagem. Veja os detalhes em como viajar de Valência a Madri.
      – Madri-Sevilha, de trem-bala. São 2 horas e 20 minutos de viagem. Veja os detalhes em como viajar de Madri a Sevilha.
      – Sevilha-Barcelona, de avião ou de trem-bala direto. Veja os detalhes em como viajar de Sevilha a Barcelona.
      Vemos dois problemas com seu roteiro. O primeiro é que você dedica pouquíssimo tempo para Sevilha e Valência, ainda mais considerando o tempo de deslocamento entre cidades. Indicamos um mínimo de dois dias completos tanto em Sevilha quanto em Valência. Tempo suficiente para poder visitar os lugares básicos de cada uma das cidades. O segundo problema é que julho é um mês do ano no qual não indicamos visitar Sevilha, por causa do calor extremo. Tudo bem, você vai encontrar preços muito em conta em julho, mas é por uma razão. Só os desavisados visitam Sevilha em julho ou agosto. O calor, que pode atingir os 45 grados, dificulta muito os passeios, tornando-os sofridos e desagradáveis.
      Sendo que a Andaluzia conta com outras duas cidades maravilhosas (Córdoba e Granada), o que você acha de deixar Sevilha para uma viagem futura, na qual consiga incluir também Córdoba e Granada? Tirando Sevilha, você vai conseguir dedicar um dia mais para Valência. Você voltaria de Madri para Barcelona, quem sabe aproveitando para fazer um pit-stop de um dia na interessantíssima Zaragoza. Seria um roteiro circular perfeito com dislocamentos rápidos: Barcelona-Valência-Madri-Zaragoza-Barcelona.
      Fique à vontade para tirar dúvidas com a gente! Abraço.

  6. Avatar

    Estarei em Lisboa 06/02/15, quero visitar, Barcelona, incluindo Saragoza e Madri em bate e volta, para efetuar esse turismo consigo uma empresa que forneça o serviço de visitação? Não gosrtaria de fazer por conta própria, com serviço de turismo acho mais cômodo.

    1. Avatar

      Ladir, não conhecemos nenhuma empresa que faça esse serviço que você está procurando. Essa prolongação da sua viagem à Lisboa é fácil de ser feita por conta, e se você se animar, daremos o mapa da mina de como deve ser feito. Mas infelizmente não temos como indicar uma empresa. Zaragoza pode ser encarada como um bate-volta saindo de Barcelona, mas o ideal seria incluí-la a caminho de Madrid. Temos um texto que pode interessar: nem Barcelona nem Madri são bate-voltas. Abraço.

  7. Avatar

    Olá!!
    Vou pra Espanha em Julho com minha família e ficaremos 10 dias!
    Pelo o que li, pensei no seguinte roteiro:
    Brasil – Barcelona – 3 dias em Barcelona + 1 bate volta em Montserrat
    Barcelona – Madrid – 3 dias em Madrid + 1 bate volta em Toledo
    Madrid – Sevilha – 2 dias em Sevilha
    Sevilha – Brasil.

    O que acham?? Fica bom assim?

    Obrigada!

    1. Avatar

      Prezada Fernanda, seu roteiro é equilibrado, sim. Nosso único comentário é que não indicamos visitar Sevilha em julho por causa do extremo calor. As temperaturas podem atingir os 40 degraus, o que torna o turismo na cidade muito desagradável. Até os sevilhanos fOgem da cidade! De onde parte exatamente seu voo de volta para o Brasil? Sevilha não tem voos para o Brasil. Abraço.

  8. Avatar

    Oi Tony,

    Seu site é D+! Está me ajundando “pencas” a elaborar meu roteiro para a Espanha em fevereiro, 16 dias e meio. Estou com uma dúvida: Vou começar a viagem em Granada e a princípio pretendo ir de lá para Córdoba, depois Sevilha e de lá para Barcelona. Mas estou numa dúvida “cruel”, porque incluí Zaragoza entre Sevilha e Barcelona e a primeira questão é: tem trem bala de Sevilha para Zaragoza? E de Córdoba? Outra coisa: estou achando que vou alugar um carro pra me locomover na Andaluzia, ao final da estadia em Granada. Estou em dúvida se saio de Granada de carro e passaria rapidamente por Ronda e talvez Jerez e dormiria já em Córdoba ou Sevilha ( pq a última cidade na Andaluzia tem que ser a que tem trem bala para Zaragoza ou Barcelona. E uma última pergunta: eu li sobre Andorra e fiquei um tanto “fissurada”pra ir lá, mas é Andorra ou Zaragoza, pq já deixei 5 dias inteiros pra Barcelona, que é o principal motivo da ida à espanha, e se der faço a;gum bate volta de lá. Então a dúvida é se escolho Zaragoza ou Andorra, em termos de paisagens bonitas, entende? Se eu escolho Andorra, teria trem bala de Córdoba ou sevilha pra lá ou tenho que ir via Madri ( que já conheço e não vou nem parar lá, chego em Granada e volto de Barcelona). Muito obrigada!!!!!

    1. Avatar

      Prezada Idalina, vamos tentar ajudar com seu planejamento. Você fala que sua viagem vai começar em Granada, mas como não há voos vindos do Brasil chegando em Granada, seria bom saber qual vai ser seu ponto de entrada na Espanha.
      Andorra é um pequeno país situado no meio de altas montanhas. Para chegar até lá você precisará pegar um trem-bala a Lleida e depois um ônibus e em duas horas de viagem vai deixar você em Andorra. Andorra vale a pena se você puder dedicar um mínimo de três dias a ela. Já Zaragoza é uma cidade muito bonita que pode ser visitada perfeitamente em um dia. Você pode chegar de trem-bala em Zaragoza partindo de Sevilha ou Córdoba.
      Uma possivél distribuição dos seus 16 dias:
      – Granada, 2 ou 3 noites dependendo do horário de chegada em Granada.
      – Sevilha, 3 noites.
      – Finalizada sua estadia em Sevilha, alugue o carro para percorrer Ronda e Jerez, terminando em Córdoba. Córdoba pode ser visitada em um dia. 3 noites no total.
      – Trem-bala Córdoba-Zaragoza. 1 noite em Zaragoza.
      – Trem-bala Zaragoza-Barcelona. 5 noites en Barcelona.
      Se tiver mais alguma dúvida, estamos aqui para tentar ajudar.
      Abraço.

  9. Avatar

    Obrigadíssima pelas dicas, Tony!! Bom, eu vou de Ibéria e com conexão em Madri pra Granada, chego lá 13:30h. Considerando aeroporto, deslocamento até o hotel, check in, etc, estou dando este dia por perdido, até porque deve anoitecer cedo lá nesta época, certo?
    Eu acho que vou seguir sua recomendação e deixar Andorra pra próxima, também lá deve estar mega frio, né? Não que eu não goste, aliás eu amo! Marido que não gosta muito não… Hehe
    De novo te agradeço e te parabenizo pelo super site!
    Ah! Tenho uma última pergunta: vc acha que devo comprar daqui mesmo os ingresdos pra Alhambra e as passagens do trem bala? No caso de Alhambra, onde compro os ingressos e vou gastar um fia inteiro psra Alhambra?
    Grata!!!!

    1. Avatar

      Idalina, no primeiro dia em Granada, aproveite para subir no Mirador de San Nicolás no bairro do Albaicín. A vista da Alhambra iluminada à noite é lindÍssima. Você deve comprar seus ingressos para a Alhambra JÁ, a procura é muito grande. Compre no site oficial aqui. Você vai ficar meio dia percorrendo a Alhambra.
      Sobre as passagens do trem-bala, quanto mais tarde você comprá-las, mais caro irá pagar. Saiba mais lendo nosso dossiê sobre o trem-bala na Espanha aqui. Abraço.

  10. Avatar

    Bom dia!
    Em primeiro lugar, parabéns pelo site e pelas dicas!! Tem me ajudado demais no planejamento de minha viagem! Sem dúvida, as melhores dicas entre os milhares de sites que já entrei.
    Irei à Espanha com minha esposa em agora em Abril/2015, e pensei no seguinte roteiro:
    08.04 – Chego à Madrid no final da tarde e já vou para Barcelona – Barcelona
    09.04 – Barcelona
    10.04 – Barcelona
    11.04 – Barcelona
    12.04 – Barcelona
    13.04 – Madrid
    14.04 – Madrid
    15.04 – Toledo (bate-volta)
    16.04 – Madrid
    17.04 – Sevilha (de manhã bem cedo ou na noite anterior)
    18.04 – Córdoba (bate-volta)
    19.04 – Granada (bate-volta)
    20.04 – Sevilha (à noite volto à Madrid porque meu vôo ao Brasil sai de lá às 7h30 da manhã).
    Estou em dúvida se esse roteiro pela Andaluzia está muito corrido, com apenas um dia em Córdoba e um em Granada. O que você acha? Você recomendaria alugar um carro para fazer esses daytrip na Andaluzia?
    Minha outra dúvida é sobre qual a faixa de preço considerada boa para os deslocamentos internos. Por exemplo, achei avião Madrid-Sevilha a 60 EUR e Madrid-Barcelona a 70 EUR (ida e volta, por pessoa). Estou apanhando bastante no site da RENFE para simular os trens…
    Qualquer ajuda será bem-vinda!
    Abraços!

    1. Avatar

      Prezado Diogo, obrigado pelos elogios! Vamos tentar ajudar com a organização do seu roteiro. A parte de Barcelona e Madri (com Toledo) do seu roteiro está perfeita, mas a parte da Andaluzia virou um rally. Até porque Granada não pode ser encarada como um bate-volta; você vai demorar 2 horas para chegar até lá saindo de Sevilha ou Córdoba. Pense também que a razão principal para visitar Granada é a Alhambra, e os ingressos para o monumento devem ser comprados com semanas de antecedência e com horário marcado. Para ver o básico de Sevilha você precisa de dois dias completos (três noites). O básico de Córdoba pode ser percorrido em um dia. Não recomendariamos alugar um carro, não, pois estacionar nas cidades é muito complicado, você vai perder muito tempo procurando um lugar para estacionar e depois ainda vai depender do transporte público.
      Está sobrando algum destino da sua lista. Granada é o que apresenta mais problemas. Sabemos que é duro ir para a Andaluzia e não visitar Granada, mas sinceramente com o tempo disponível é uma loucura tentar isso. Eliminando Granada, pegue um trem-bala de manhã cedo de Madri a Córdoba, visite a cidade, e pegue outro trem-bala de Córdoba a Sevilha no final do dia.
      Um roteiro alternativo deixaria a Andaluzia para uma viagem futura e dedicaria os dias a conhecer cidades muito legais como Zaragoza (pit-stop entre Barcelona e Madri) ou Valência. Barcelona conta com bate-voltas excelentes que também podem enriquecer sua viagem. Saindo de Madri, é possível conhecer no mesmo dia Ávila ou Segóvia.
      Na hora de comparar preços, lembre sempre que no trem você vai poder transportar sua bagagem, no avião você precisa consultar as regras de cada companhia. As passagens mais em conta não costumam incluir o transporte de malas.
      Sobre o trem, veja nosso dossiê com tudo sobre o trem-bala na Espanha, que inclui um texto explicando Como comprar sua passagem do trem-bala. Se você tiver algum problema simulando preços de percursos de trem-bala, deixe uma consulta para a gente no link mencionado, indicando a data da viagem, e tentaremos fazer a pesquisa para você. Abraço.

      1. Avatar

        Muito obrigado pelo retorno Tony!
        Perguntei justamente porque, pelo que li aqui no site, fiquei com a impressão de estar com um destino a mais do que minha estadia comporta. De fato, vou deixar a Andaluzia para uma próxima viagem, porque não abro mão de Granada e quero aproveitar com calma Sevilla.
        Vou distribuir esses dias entre Madrid e Barcelona, acrescentando Zaragoza entre elas.
        As dicas de locomoção e do trem-bala tem me ajudado demais! É o site da RENFE que é o problema mesmo hehehe E agora já estou explorando o conteúdo do Passaporte BCN mas a a fundo.
        Mais uma vez, parabéns pelo trabalho e obrigado pela ajuda!

          1. Avatar

            Caro Tony, estou de volta!

            Reformulei meu roteiro, usando suas sugestões. Ficarei 6 noites em Barcelona, 1 noite (e 2 dias) em Zaragoza e 6 noites em Madrid (dedicando um dia a Toledo). Acho que a viagem ficará bem mais proveitosa assim!

            Fiz algumas simulações no site da RENFE, para o AVE entre Barcelona e Zaragoza (no dia 14/abr, pela manhã cedo) e entre Zaragoza e Madrid (no dia 15/abr, à noite).

            Achei tarifas Promo + por 38,75 EUR para o primeiro trecho e 33,85 EUR para o segundo. São tarifas promocionais, mas esse preço é bom mesmo?? Estou completamente sem referência de qual valor seria um bom preço a pagar (claro que não precisa ser necessariamente a melhor promoção do mundo). Muito obrigado!

            1. Avatar

              Olá de novo, Diogo. Seu roteiro ficou ótimo, vai poder curtir três cidades fantásticas con calma. Bem feito!
              Sobre os valores do trem, vimos um AVE às 8:30h por 29,80€. Não sabemos quantas pessoas estão viajando com você, fizemos a pesquisa para um único passageiro, o número de passageiros pode mudar os resultados. Se você quiser viajar um pouco mais tarde, tem um Alvia às 12:10 por 26,25€ (saiba mais sobre Alvia lendo Alvia, o trem-bala mais econômico).
              Os preços que você achou são os normais para o primeiro horário da manhã. É o horário mais caro porque é quando os homens e mulheres de negócios pegam o trem-bala para viajar de Madri para Barcelona e vice versa.
              A solução é pesquisar as passagens sem definir horário e estudar os diferentes preços disponíveis ao longo do dia. Sair cedo de Barcelona nem sempre é uma boa ideia, além de ter que madrugar, você vai chegar cedo em Zaragoza sem ter como fazer o check-in no seu hotel. Às vezes vale a pena sair um pouco mais tarde, descansar bem e pagar uma tarifa de trem mais em conta. Como sua viagem conta com muito tempo para as cidades visitadas, é uma boa alternativa.
              Abraço.

  11. Avatar

    Olá, bom dia!
    Gostaria de agradecer por todas as dicas e roteiros, já utilizei o site váris vezes para algumas viagens, é muito bem feito e explicado, ajuda realmente!
    Minha próxima viagem realizarei entre 12/04 e 25/04, com meu pai e minha mãe, chagaremos do Brasil em Barcelona por volta do meio dia e voltamos por Lisboa de manhã.
    Após conversarmos e analisarmos um pouco os possiveis destinos que podemos fazer estamos com a seguinte idéia:
    Barcelona do dia 12/04 até dia 16/04
    Madrid do dia 16/04 até dia 18/04 ( minha mãe já ficou alguns dias por lá então pensamos em reduzir o tempo)
    Sevilha do dia 18/04 até dia 20/04
    Lisboa 20/04 até 25/04
    O que você acha desse roteiro? Acha que consigos realizar alguns bate-voltas apesar do pouco tempo? Entre Madrid e Barcelona pensamos em ir de trem, Madrid-Sevilha e Sevilha-Lisboa não temos muita ideia de qual será nosso meio de transporte.
    Será que você poderia dar uma incrementada / ajuda no nosso roteiro?
    Grato,
    Thiago

    1. Avatar

      Prezado Thiago, seu roteiro está bem equilibrado, focando em poucos lugares. Porém, o tempo é bastante curto para bate-voltas, principalmente em Madri, onde vocês estão planejando ficar unicamente dois dias (Toledo é um bate-volta maravilhoso para o qual é necessário um dia completo). Barcelona conta também com excelentes bate-voltas.
      Uma possível alteração no roteiro seria a eliminação de Sevilha. Deixem a Andaluzia para uma próxima viagem na qual seja possível incluir também Córdoba e Granada. Fica muito mais fácil viajar de Madri a Lisboa do que de Sevilha a Lisboa. Desse jeito, será possível incluir mais bate-voltas em Madri e Barcelona. Considerem também fazer um pit-stop em Zaragoza, que fica no meio do caminho entre Barcelona e Madri. Será necessário comprar uma passagem de trem-bala Barcelona-Zaragoza (vejam nosso texto Alvia, o trem-bala mais econômico) e uma passagem Zaragoza-Madri. Vejam como viajar de Madri a Lisboa e de Sevilha a Lisboa.
      Abraço.

      1. Avatar

        Obrigado pelo rápido retorno. Já alteramos nosso roteiro com suas valiosas dicas. Com certeza vamos retornar aqui antes da nossa viagem.
        Muito obrigado, abraços!

        1. Avatar

          Prezado Thiago, voltem por aqui, sim, a elaboração de um roteiro é um proceso demorado que vai sendo aperfeiçoado aos poucos. Abraço.

  12. Avatar

    Ola Thiago

    Estamos em Valencia e gostariamos de ir a Andorra para uns dois dias.
    A duvida esta em ir de carro desde Valencia, ou pegar um trem de Valencia a Barcelona passando por Saguto e Tarragona e depois locar um carro em Barcelona, ou ainda ir de trem de Barcelona a Zaragoza e de la um carro ate Andorra.
    Viajamos com uma crianca de 3 anos e o que esta em jogo nesta consulta é viajar de trem com carrinho e malas (roupas de inverno para a estacao de sky) seria confortavel?
    Obrigada
    Danielle

    1. Avatar

      Prezada Danielle, aqui é o Tony respondendo (não temos nenhum Thiago na equipe do site). Considerando suas circunstâncias, o carro alugado vai dar mais conforto e flexibilidade para vocês. O melhor seria pegar o trem de Valência até Barcelona, visitar a cidade e, na saída, alugar o carro para ir até Andorra. Abraço.

  13. Avatar

    Olá, Tony. Agradeço se puder orientar a melhor opção de transporte (não pretendo alugar carro) para os deslocamentos abaixo:
    De Madri, vou a Sevilha com um pit stop em Cordoba.
    De Sevilha a Granada
    De Granada a Valência

    Em Valência, onde é melhor ficar? Tem alguma sugestão de hotel?

    Parabéns! Suas respostas são esclarecedoras e valiosas.

    Obrigada, Suely

    1. Avatar

      Prezada Suely, sobre os deslocamentos, veja os seguintes textos que detalham como viajar de:
      Madri a Córdoba. Mesmo fazendo um pit-stop em Córdoba, você vai ter que dividir a viagem Madri-Sevilha em duas partes, comprando passagens Madri-Córdoba por um lado, e Córdoba-Sevilha pelo outro.
      Córdoba a Sevilha
      Sevilha a Granada
      – para ir de Granada a Valência, o mais rápido e viajar Granada a Madri e de trem-bala de Madri a Valência. A alternativa é uma maçante viagem de ônibus (o percurso mais rápido é completado em quase oito horas!). A companhia Alsa faz esse percurso.
      Você faria a gentileza de deixar sua consulta sobre hospedagem em Valência no texto Valência?
      O Espanha Total tem dicas sobre todos os destinos que você está planejando visitar. Veja:
      O que fazer em Granada
      O que fazer em Sevilha
      O que fazer em Córdoba
      O que fazer em Valência
      Abraço.

  14. Avatar

    Tony,

    Vou em outubro para Lisboa. De lá pretendo tomar um avião para Sevilha e depois queria ir à Granada e Cordoba. Qual é o melhor meio de ir para essas cidades ? Ouvi dizer que são os onibus. Então seria de Sevilha a Granada de onibus, e depois de Granada a Cordoba de onibus. E de Cordoba, tem vôo direto para Lisboa ou sou obrigada a voltar a Sevilha ?
    Você poderia também me indicar hotéis nessas cidades ?
    Aguardo sua resposta.
    Muito o obrigada.

    Rita Frontin

    1. Avatar

      Prezada Rita, tanto de Sevilha a Granada (veja como viajar Sevilha a Granada) como de Granada a Córdoba pode ir tanto de ônibus quanto de trem. Não ha voos internacionais partindo de Córdoba, você vai ter que voltar a Sevilha ou, ainda melhor, continuar viagem até Madri, onde o aeroporto tem mais conexões com Lisboa. Não temos como dar indicações de hospedagem às cegas, sem saber nada sobre você, seu estilo de viagem, seu orçamento, mas se você deixar suas consultas sobre hospedagem nos textos correspondentes a cada destino (Córdoba, Granada, Sevilha) tentaremos ajudar com orientações gerais. Nosso guia Sevilha em dois dias contém uma seção com dicas de hospedagem em Sevilha. Abraço.

  15. Avatar

    Olá Tony,
    Após visitar muitíssimo seu site e aproveitar inúmeras dicas gostaria da sua ajuda para meu roteiro.
    Estou indo com meu marido chegaremos em Barcelona no dia 15/05 pensei em já pegar outro voo e ir para Madri e começar meu roteiro pela Andaluzia. Eu havia colocado Palma de Maiorca mais você não indicou muito por não ser temporada de praia mais pensei em apenas conhecer, se você achar que não vale a pena mesmo assim por favor me ajude a encaixar outras cidades que seria mais interessante para conhecer. Barcelona eu já fui mais gostaria de fazer os bate volta que não fiz.
    Segue roteiro
    15/ 05 chegada Barcelona/ voo Madri
    16/05 bate volta Toledo
    17/05 bate volta Segovia
    18/05 saída para Sevilha com Pit stop em Córdoba
    19/05 bate volta Cadiz
    20/05 saída para Granada
    21/05 Granada
    22/05 vôo de Granada a Palma de Maiorca
    23/05 Palma de Maiorca
    24/05 Pálma de Maiorca
    25/05 Palma de Maiorca
    26/05 vôo para Barcelona
    27/05 bate volta Sitges
    28/05 bate volta Montserrat
    29/05 Barcelona
    30/05 Volta para Brasil
    Desde já agradeço a ajuda,
    Abraços

    1. Avatar

      Prezada Sandra, bem-vinda ao Espanha Total. Vamos ver se conseguimos ajudar com a elaboração do seu roteiro.
      Mallorca é uma ilha muito legal, gostamos muito dela. Mas uma parte muito importante da experiência em Mallorca são as praias. Se você vai visitar a ilha em uma epoca que não é de praia, sua viagem ficará mais limitada a um passeio pelo interior da ilha, deixando para trás toda a parte maravilhosa das praias. Tentando comparar com o Brasil, é mais ou menos como ir para o nordeste no inverno e achar que o mar nem é tudo isso. Se mesmo assim você quiser muito ir para a ilha, aproveite porque pode ser legal (veja nosso texto com o que fazer em Mallorca – dicas e experiências imperdíveis). A capital, Palma de Mallorca, é visitada facilmente em um dia, e sobra tempo.
      Ficamos surpresos ao ver que você não dedicou tempo para Sevilha. Acreditamos que você já conheça a cidade. Caso contrário, Sevilha merece um mínimo de dois dias completos para poder ver o básico da capital da Andaluzia.
      O restante da viagem está bem. Abraço.

  16. Avatar

    Olá Tony,

    Mais uma vez muito obrigada pela atenção e por me responder tão prontamente. Infelizmente não conheço a Sevilha e de acordo com sua resposta acho que vou deixar Palma de Mallorca para uma próxima oportunidade. minha dúvida agora é coloco mais uma noite em Sevilha? Alugo um carro e faço até Granada conhecendo outras cidades? Ou aproveito e vou conhecer Valência? Pois retirando Palma me restam 4 noites
    Vale a pena fazer bate volta em Zaragoza?
    Obrigada e abraços

    1. Avatar

      Prezada Sandra, se você não conhece Sevilha, seria um erro gigantesco programar uma viagem pela Andaluzia e passar batido pela sua capital. Como já falamos, indicamos dois dias completos para conhecer a cidade (o que acabaria dando três noites). Em Sevilha em dois dias explicamos como organizar seu tempo ao máximo na cidade.
      Sendo que você está indo até a Andaluzia, aproveite para conhecer a região e deixe Valência para uma futura viagem. Córdoba, por exemplo, é muito legal, e entendemos que merece um pouco mais que uma simples parada de várias horas no caminho até Sevilha (veja em o que fazer em Córdoba – experiências imperdíveis que há bastante coisa para ser fazer na cidade). Assim, vocês poderiam ir de Madri para Córdoba, dormir em Córdoba e partir no dia seguinte para Sevilha.
      Sobre Zaragoza, é uma cidade muito interessante que surpreende quem a visita. Como está exatamente no meio do caminho entre Barcelona e Madri, é um pit-stop perfeito para quem está viajando de trem-bala entre as duas grandes cidades. Em Zaragoza em um dia apresentamos um roteiro de visitação para aproveitar Zaragoza ao máximo em um dia.
      ABraço.

  17. Avatar

    Muito obrigada por todas as dicas, vou fazer exatamente isso então. Agora vou aproveitar suas dicas de hotel para fechar minha tão esperada viagem.
    Abraços

  18. Avatar

    Prezado Tony estou tentando formatar um roteiro que inclua Madrid, Sevilha e Barcelona para maio/2015. Posso embarcar a partir de 01/05 e TENHO que estar de volta até o dia 18. Vi que o blog tem sugestão de roteiro de 10 dias (ROTEIRO 4) que inclui estas cidades e mais Zaragoza, porém ainda não disponível :(((

    Pretendo me locomover de trem entre as cidades (AVE quando po$$ivel) e fazer bate-voltas a partir das “bases” (TOLEDO, SEGÓVIA, ÁVILA a partir de Madrid) ……(GRANADA E CÓRDOBA a partir de SEVILHA)…..(GIRONA E MONTSERRAT a partir de BARCELONA.

    Será que você pode me ajudar?

      1. Avatar

        ok Tony. Foi um erro pois havia encaminhado esta mensagem primeiro e depois a perdi de vista. Obrigada pela resposta!

  19. Avatar

    Caro Tony! Estou inde de trem de Santiago de Compostela para Madri e farei uma parada em Salamanca. Gostaria de saber se há guarda volumes na estação de Salamanca?
    Obrigado, Eduardo.

    1. Avatar

      Prezado Eduardo, pela informação que aparece no site da ADIF, que é a responsável pelas estações de trem na Espanha, a estação de trem de Salamanca não conta com guarda-volumes. Em geral, as estações de trem de menor tamanho não contam com guarda-volumes pelos altos custos envolvidos nessa operação. Salamanca é uma cidade que merece um mínimo de dois dias, há muitas coisas interessantes para ver. Veja se você consegue ficar pelo menos uma noite por lá para poder conhecer um mínimo da cidade. Abraço.

  20. Avatar

    Caro Tony, pretendo viajar para Espanha em meados de dezembro/15 e ficarei por 15 dias. Elaborei um roteiro, mas como não consegui descobrir ao certo como funcionam as rotas de trem, gostaria que você ajudasse já que sabe quais são as rotas possíveis. Se acha necessário tirar alguma cidade e se esse roteiro dá pra fazer todo de trem-bala. Outra dúvida é: Se viajo em dezembro quando é melhor para comprar as passagens de trem. Não consigo simular no site da Renfe.

    ROTEIRO

    Madri – 4 dias
    Sevilha – 2 dias
    Barcelona – 4 dias
    Valência – 2 dias
    Madri – São Paulo

    Acha que devo incluir algum lugar?

    Obrigada!!!

    1. Avatar

      Prezada Larissa, temos um extenso dossiê com tudo sobre o trem-bala na Espanha, indicamos a leitura dos seus textos, vão ser muito úteis para você. Veja especialmente o texto quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala.
      Na página como viajar de … a … você vai encontrar textos indicando os deslocamentos entre todos os pontos do seu roteiro. As únicas duas cidades que não estão conectadas por trem-bala são Barcelona e Valência.
      Sobre o roteiro, seria uma pena ir até Sevilha e não visitar Córdoba, que fica no caminho. Igualmente, um pit-stop em Zaragoza, no meio do caminho entre Madri e Barcelona, é imperdível também. Seu roteiro poderia ficar:
      Madri > Córdoba (1 dia) > Sevilha (2 dias) > Zaragoza (1 dia) > Barcelona (4 dias) > Valencia (2 dias) > Madrid (4 dias). Deixe Madri para o final, sendo que seu voo de volta para o Brasil parte de Madri. O roteiro poderia ser feito também no sentido contrário. Precisando de qualquer esclarecimento, aproveite a caixa de comentários! Abraço.

  21. Avatar

    TONY, agora no lugar certo.

    Qual melhor meio de transporte para ir de Barcelona ou Madri para portofino( Italia) e de lá para CARCASSONE e voltar para Barcelona ou Madri?

    1. Avatar

      Prezada Rosangela, pedimos para você deixar sua consulta aqui porque você tinha perguntado como ir de Madri para Carcassone e Portofino, mas as consultas sobre Barcelona podem ser realizadas no passaporteBCN, viu? De qualquer jeito, Barcelona é muito mais próxima da fronteira com a França, sua viagem deveria começar por lá. Voe de Barcelona para Génova (veja detalhes no site da Vueling). Em Génova pegue um trem até Covo di Nord Est, e lá pegue um ônibus até Portofino.
      Para voltar de Carcassone para Barcelona, pegue o trem que conecta as duas cidades. Tem um trem direto por dia (veja os detalhes no site da RENFE).
      O foco da Espanha Total são as viagens feitas dentro da Espanha ou com origem ou destino na Espanha. Não temos como informar sobre viagens com origem e destino fora da Espanha. Abraço.

  22. Avatar

    Olá
    Estarei na Espanha em julho, com a minha filha de 6 anos. Chegaremos no dia 01/07 (às 6:30h) e retornaremos no dia 17/07 (às 11:00h). Entrada e saída por Madri. Como estarei com uma criança, não dá para faze uma correria. Pensei em me concentrar em Madri e seus bate-voltas e na Andaluzia. Estou com o roteiro praticamente desenhado, com as bases em Madri, Sevilha e Granada. Entretanto, lendo o Blog comecei a ficar com medo do calor na Andaluzia nesta época. É realmente insuportável? O que vocês me sugerem?
    Abs!

    1. Avatar

      Prezada Luciana, o calor do verão na Andaluzia é intenso mesmo. As temperaturas podem atingir os 40° facilmente, fazendo que as visitas turísticas sejam muito puxadas e desconfortáveis. É temporada baixa na região; muitas pessoas desavisadas acham tarifas de hotel muito em conta para o período e acabam indo para lá em uma época na qual uma onda de calor pode estragar as férias. Você já conhece a Espanha ou é sua primeira vez? Uma alternativa seria um roteiro de Madri para a metade norte da Espanha, incluindo Valência, Zaragoza e Barcelona, por exemplo. Abraço.

      1. Avatar

        Oi Tony. Obrigada pela resposta. Sim. Será nossa primeira vez na Espanha. Vou avaliar fortemente o que você está me sugerindo, com o auxílio do Blog e dos posts. Muito obrigada pela sua gentileza! Foi uma sorte encontrar vcs no “mundo virtual”. Abcs!

        1. Avatar

          Prezada Luciana, você pode voltar por aqui tantas vezes quanto quiser ou precisar. Sempre estamos de prontidão para tentar ajudar! Caso não tenha visto, também temos um site dedicado só a Barcelona, o passaporteBCN, que certamente será bastante útil no caso de incluir Barcelona em seu roteiro. Abraço.

  23. Avatar

    Tony, estou planejando uma viagem pela Andaluzia e gostaria contar com a sua opinião sobre a viabilidade do seguinte roteiro e a melhor forma de deslocamento entre as cidades:
    dia 27/09 – Sevilha – aéreo vindo de Lisboa e permanecendo na cidade por 4 noites, com bate e voltas a Ronda e região dos Pueblos Blancos, feitos com agência de turismo
    dia 02/10 – Granada – 2 dias com visita a Alhambra , trajeto Sevilha/Granada feito de trem
    dia 04/10 – Madri – 4 dias – trajeto Granada/Madri feito de trem
    Abraços, Silvia

    1. Avatar

      Prezada Silvia, veja as informações sobre deslocamentos nos seguintes textos:
      como viajar de Sevilha a Granada.
      como viajar de Granada a Madri.
      Tentaríamos fazer um esforço para incluir a lindíssima Córdoba no seu roteiro. Uma possibilidade seria visitar Córdoba na volta de Granada para Madri. Assim, você faria primeiro Granada-Córdoba e depois Córdoba-Madri. Veja:
      como viajar de Granada a Córdoba.
      como viajar de Córdoba a Madri.
      Abraço!

  24. Avatar

    Tony, muito obrigada pelas dicas! Vou passar em Córdoba no trajeto para Madri, como você sugeriu. À propósito, você saberia dizer se o tour de um dia em Ronda e Pueblos Blancos, saindo de Sevilha, é frequentemente oferecido por empresas de turismo local? Na web encontrei uma agência que faz esse roteiro, porém nos dias disponíveis não estarei na cidade (Sevilha).

    1. Avatar

      Prezada Silvia, há várias empresas oferecendo o tour. Nunca o fizemos, e por isso não saberiamos indicar uma empresa com a qual você possa fazer o roteiro. Se você já tiver sua hospedagem reservada, pode aproveitar para entrar em contato e pedir uma indicação. Abraço.

  25. Avatar

    Olá. Vamos com dois filhos pra Espanha em julho. Em determinada parte da viagem, iremos de Benidorm (logo acima de Alicante) até Barcelona de carro. Como o percurso é longo (quase 500km) queremos fazer uma parada para dormir no caminho. Precisamos de sugestões de cidade/praia para essa parada, de preferência mais acima que Valência Poderia nos indicar? Obrigada

    1. Avatar

      Prezada Mariana, a costa toda entre Benidorm e Barcelona é uma sucessão interminável de balneários e destinos de praia. No período da sua viagem a ocupação vai ser bastante alta, julho é temporada alta na Espanha. Sendo que você não quer ficar em Valência, um destino muito lindo quase na metade do caminho entre Benidorm e Barcelona, há a cidadezinha de Peñíscola, que fica ao norte de Valência. Abraço.

  26. Avatar

    Olá, primeiramente quero parabenizar pelo site. Tem me ajudado muito em organizar o roteiro da viagem que farei com a minha amiga por 20 dias pela Espanha.
    Chegaremos em 06/06 e Madri e pensamos em fazer o seguinte roteiro:

    Madrid 06/06 a 08/06 (no dia 07/06 a ideia é ir até Toledo)
    Cordoba 08/06 a 09/06
    Sevilha 09/06 a 10/06
    Granada 10/06 a 12/06 ( aqui a ideia é tirar um dia para visitar Alhambra)
    Valencia 12/06 a 14/06
    Barcelona 14/06 a 22/06
    Madrid 22/06 a 25/06

    Queria saber se acha que vamos conseguir aproveitar bem com a divisão acima, ou se será muito corrido.
    Estamos pensando em nos locomover de trem, mas também pensamos em alugar um carro no trajeto de Madrid até Granada e depois seguir de trem já que o trajeto entre Granada e Valencia é mais longo e como só uma de nós dirige seria cansativo. O que você indica?
    A estadia em Barcelona é suficiente para conhecê-la? Daria para fazer alguns bate e volta neste período? Se sim, qual cidade considera essencial?

    Obrigada. Abraço

    1. Avatar

      Prezada Claudia, bem-vinda ao Espanha Total! Você organizou um roteiro bem interessante. A parte que está pegando é o deslocamento entre Granada e Valência, muito demorado tanto de ônibus como de trem (só há um trem noturno). Veja esta proposta:
      – Madri (com Toledo, veja nosso guia Toledo em um dia).
      – Córdoba. De Córdoba, pegue um trem até Granada (são 2 horas). Veja como viajar de Córdoba a Granada.
      – Granada. Veja como viajar de Granada a Sevilha.
      – Sevilha. Uma noite em Sevilha é muito pouco, sempre indicamos três noites para poder dedicar dois dias completos à cidade, que tem muitos lugares interessantes para visitar (veja nosso guia Sevilha em dois dias). Em Sevilha, pegue um trem-bala até Barcelona (veja como viajar de Sevilha a Barcelona. São entre 5 e 6 horas de viagem, mas é muito confortável.
      – Barcelona. Veja como viajar de Barcelona a Valência
      – Valência. Veja como viajar de Valência a Madri.
      – Madri.
      Como seu roteiro é urbano, um carro vai atrapalhar mais do que ajudar. Aproveite que o transporte por trem na Espanha é ótimo (veja nosso dossiê com tudo o que você precisa saber sobre o trem-bala na Espanha) para curtir uma forma muito legal de transporte.
      Sobre Barcelona, não sei se você sabe que somos os autores do site passaporteBCN, dedicado à capital da Catalunha. Lá você encontrará muitos textos que respondem todas suas dúvidas. Sobre como organizar seu tempo na cidade, veja 5 dias ou mais em Barcelona. O número de dias que você está dedicando para Barcelona é ótimo, vai dar para fazer muita coisa, inclusive bate-voltas. Veja como escolher seu bate-volta e conheça nossos prediletos em top 5: bate-voltas. Se você tiver qualquer dúvida sobre Barcelona, aproveite as caixas de comentários do passaporteBCN para deixar suas consultas. Adoraremos tentar ajudar.
      Se tiver qualquer dúvida ou comentário sobre seu roteiro pela Espanha ou sobre qualquer um dos destinos que você está pensando visitar, continue deixando suas consultas por aqui.
      ABraço.

      1. Avatar

        Prezado Tony, muito obrigada pela atenção. Seguiremos as recomendações que você passou.
        Não conhecia o PassaporteBCN mas já comecei a pesquisar algumas informações.
        Para béns pelo trabalho!
        Abraços

        1. Avatar

          Cláudia, precisando de qualquer outra ajuda, sobre a Espanha, em geral, ou Barcelona em particular, aproveite as caixas de comentários do site aqui e do passaporteBCN. Estamos sempre por aqui para tentar ajudar! Abraço.

  27. Avatar

    Boa noite. Parabéns pelo seu trabalho, que é de grande ajuda a todos que amam viajar. Vou para Santiago de Compostela de 26 a 30 de julho e dali em diante preciso de de ajuda. O que pretendo: alugar um carro em santiago e seguir a costa norte das praias até Bilbao onde devolvo o carro. 8 dias seriam suficientes? Em bilbao pego trem e pretendo conhecer zaragoza, barcelona valencia e de madrid de volto para o Brasil. Nao preciso de nenhum dia em madrid pois já conheço. Volto dia 14/08. Se gasto 8 dias na costa norte sobram 7 para as outras 3 cidades. O que vc sugere? Obrigada e boa noite.

    1. Avatar

      Prezada Angélica, você está preparando uma viagem muito bonita. 8 dias para percorrer a costa norte da Espanha devem ser suficientes. Alguns lugares que você não deve perder no caminho. Em Astúrias: Cudillero, Oviedo, Cangas de Onís e Covadonga. Em Cantábria: Potes, Fuente De, San Vicente de la Barquera, Santillana del Mar, Santander. Bilbao é uma cidade muito legal, imaginamos que você já tenha visto o texto O que fazer em Bilbao – experiências imperdíveis.
      Agora, 7 dias para Zaragoza, Barcelona e Valência pode ficar muito apertado. Para Zaragoza 1 dia é suficiente. Para Valência, indicamos dois dias. Isso deixa 4 dias para Barcelona. Mas se você quiser fazer algum bate-volta vai faltar tempo na cidade. Uma possibilidade é tirar um dia do percurso pela costa norte da Espanha para dar para Barcelona. Abraço.

  28. Avatar

    Boa Tarde Tony. Parabéns pelo site e pelos ebooks.
    Comprei todos eles e gostei bastante da quantidade e qualidade das informações. Muito Bom. Gostaria de aproveitar e compartilhar o roteiro que estou montando e ainda tenho algumas dúvidas que gostaria de tirar. Vamos lá.
    Minha viagem irei entrar e sair por Madri. Pretendo conhecer a Espanha e Portugal. Vamos lá. Chego dia 02/09 no final da tarde, aprox. as 17horas.

    02/09/2015 Barcelona
    03/09/2015 Barcelona
    04/09/2015 Barcelona
    05/09/2015 Barcelona
    06/09/2015 Barcelona
    07/09/2015 Portugal
    08/09/2015 Portugal
    09/09/2015 Portugal
    10/09/2015 Portugal
    11/09/2015 Portugal
    12/09/2015 Portugal
    13/09/2015 Portugal
    14/09/2015 Portugal
    15/09/2015 Portugal
    16/09/2015 Sevilha
    17/09/2015 Sevilha
    18/09/2015 Sevilha
    19/09/2015 Córdoba
    20/09/2015 Madri
    21/09/2015 Madri
    22/09/2015 Madri
    23/09/2015 Madri
    24/09/2015 Madri

    Agora vamos as dúvidas. Como comentei irei chegar no final da tarde do dia 02 em Madri e pretendo pegar um trem de alta velocidade direto para Barcelona. Vi que em muitos comentários você sugere passar em Zaragoza. Acha que seria uma boa idéia para o meu caso? Digo isso porque no dia 02 não conseguirei fazer nada e praticamente irei para dormir no hotel. Ai sim no dia seguinte conseguiria visitar a cidade, mas já teria que ter planejado a ida a Barcelona. Minha preocupação é ficar com pouco tempo em Barcelona e a parada em Zaragoza ser muito rápida e não ter tempo de aproveitar a cidade. O que acha? Valeria a pena ir a Zaragoza?
    Outra dúvida. Penso em passar em Córdoba no caminho entre Sevilha e Madri. Pretendo passar o dia da chegada e uma noite. O que acha? Em Madri acredito que tenho um tempo bom. Volto dia 25 ás 00:30.

    Só não poderei reduzir a quantidade de dias em Portugal, mas a ordem das cidades posso modificar.

    Outra coisa, indica algum site para informações em Portugal?

    Obrigado novamente.

    Abraços!

    1. Avatar

      Prezado Fábio, bem-vindo ao Espanha Total! Vamos ver se conseguimos ajudar com a elaboração do seu roteiro. Suas dúvidas:
      – Zaragoza é bem legal, sim. Quem visita a cidade, adora. No dia da sua chegada, pegue o trem-bala até Zaragoza. Aproveite para percorrer o centro de Zaragoza à noite, fica muito bonito iluminado. No dia seguinte comece seu passeio cedo, para pegar um trem-bala para Barcelona no final do dia. Em um dia você consegue conhecer o principal de Zaragoza. Em setembro vai ter luz até bastante tarde, conseguindo aproveitar bem o dia.
      – Córdoba é também uma cidade fantástica, aproveite para conhecê-la a caminho de Madri, sim, ótima ideia.
      No geral, acho que daria para tirar um dia de Madri para acrescentar em Barcelona, você falou que não conseguia reduzir o número de dias em Portugal mas não sabemos se daria para mudar as datas.
      Infelizmente, não conhecemos um site no estilo do Espanha Total dedicado a Portugal.
      Aproveite para tirar todas suas dúvidas! Abraço.

  29. Avatar

    Olá, Tony!
    Estou montando um roteiro com base em suas dicas e estou com uma dúvida: além de 3 dias inteiros em Madri e um dia para Toledo, terei mais um dia para Ávila ou Segóvia. Qual das duas é mais interessante? Ou seria melhor ficar mais um dia em Madri?
    Grata
    Alessandra

  30. Avatar

    Tony, vou viajar com meu marido e filha para Europa em julho. Chegaremos em Madrid em 13/07 e ficaremos até 16/07, quando partiremos de trem para Barcelona. No dia 20-07 meu marido retorna para o Brasil e, a princípio, minha filha (de 15 anos) e eu iremos para Alemanha. Voltaremos para Brasil em 02/08. Minha filha ficou com a impressão que ficaremos pouco na Espanha…Assim, pensei em ficar mais 2 dias e conhecer arredores de Barcelona, como Montserrat e Sitges. O que você acha? Teria outros locais para nos indicar? Vale a pena fazer bate e volta para Barcelona ou passar uma noite em cidade próxima? Queria escutar suas sugestões! Obrigada! Vivi

    1. Avatar

      Prezada Viviane, quem dedica poucos dias para Barcelona termina se arrependendo. Há tanta coisa legal para fazer na cidade e arredores! Não sei se você sabe que somos também os autores do passaporteBCN, dedicado inteiramente à cidade de Barcelona. Lá você encontrará muitíssimas informações para ajudar a preparar sua estadia na cidade. Veja a lista de bate-voltas que podem ser feitos saindo de Barcelona e veja no top 5: bate-voltas quais são nossos bate-voltas prediletos. Qualquer dúvida sobre Barcelona, aproveite as caixas de comentários do passaporteBCN para perguntar! Abraço.

  31. Avatar

    Boa tarde Tony:

    Eu e meu marido estamos programando ir a Espanha em janeiro, temos disponível 26 dias, nosso ponto de chegada e partida é Madrid, há alguns pontos que queremos conhecer como Alicante (6 dias pelo menos), pois pretendemos em breve morar; Barcelona, Andorra, Santander e Galícia. Não sabemos muito bem como montar esse roteiro. Pode nos ajudar???
    Obrigada
    Marianne

    1. Avatar

      Prezada Marianne, tirando os 6 dias que vocês estão querendo dedicar para Alicante, restam 20 dias para os demais destinos. O norte da Espanha (Galícia, Santander), é uma aposta muito arriscada em janeiro, é tempo de frío e temporais de neve que costumam atrapalhar os deslocamentos. Galícia é o lugar mais distante e por isso e pelo fator meteorológico, indicaríamos que deixasse para outra época do ano. Se você considerar nossa recomendação, um possível roteiro seria (descontando os dias da chegada e retorno ao Brasil):
      – Madri. 4 dias.
      – Santander. 3 dias (para chegar até Santillana del Mar e outras cidadezinhas próximas como Comillas ou San Vicente de la Barquera).
      – Bilbao. 1 dia.
      – San Sebastián. 1 dia.
      – Zaragoza. 1 dia.
      – Barcelona. 5 dias.
      – Valência. 2 dias.
      E de Valência para Alicante.
      Abraço.

  32. Avatar

    Tony parabés pelo site. Achei fantástico. Estou indo para a Espanha em outubro com meu marido. Já estivemos em Madri, Toledo e Barcelona, mas por poucos dias. O interesse principal desta viagem é vinho e vinícolas. Pesquisei bastante, mas não encontrei muita coisa a este respeito. Montei um roteiro e peço sua opinião. Chegamos no dia 02 de outubro em Madri e voltamos dia 17, também por Madri:
    Dias 02, 3, 4 – Madri
    Dia 5 – Madri – Valladolid, de carro
    Dias 6 e 7 – Valladolid e região (locais próximos)
    Dia – Valladolid – Burgos(passar o dia) – Logrono
    Dias 9 e 10 – Logrono e região
    Dia 11 – Logrono – Barcelona
    Dias 12 e 13 – Barcelona (devolvemos o carro)
    Dia 14 – Barcelona – Sevilha de trem
    Dias 15 e 16 – Sevilha
    Dia 16 – Sevilha – Madri de trem.
    O que voce acha? Tem alguma sugestão?

    1. Avatar

      Prezada Dirce, temos várias dicas para dar para vocês. Porém, estamos no meio de uma viagem com acesso limitado à internet. Se vocês puderem aguardar até a volta da nossa viagem, no dia 22 de maio, daremos uma resposta mais detalhada para sua consulta. Abraço.

        1. Avatar

          Prezada Dirce, já estamos de volta da nossa viagem, desculpe a demora em responder sua consulta, não esquecemos de vocês. Vamos com nossas sugestões para sua viagem.
          Sendo que a prioridade da sua viagem é o vinho, retiraríamos Sevilha do itinerário para permitir a outras visitas interessantes ligadas ao mundo do vinho.
          Aqui no Espanha Total gostamos de falar sobre lugares com os quais estamos familiarizados. Não é o caso das vinícolas de Valladolid e Burgos, e por isso não vamos poder dar nenhum palpite sobre essa parte do seu itinerário.
          Logroño é a capital de La Rioja, a região vinícola mais conhecida da Espanha. Mas vocês deveriam reservar no mínimo um dia mais para conhecer a vizinha Rioja Alavesa, que é uma extensão da região vinícola de La Rioja, que fica dentro do País Basco. Na Rioja Alavesa estão algumas das vinícolas mais famosas, como a Marqués de Riscal. Vejam mais informações no site Ruta del Vino de Rioja Alavesa. Existe até um Enobús, um ônibus que permite um melhor aproveitamento da visita à região (vinho e condução não combinam muito bem, tomem muito cuidado porque a lei na Espanha é muito restrita com quem bebe e dirige).
          Entre La Rioja e Barcelona pode valer a pena dar uma pasada pela região vinícola do Somontano, na província de Huesca, uma denominação de origem bastante desconhecida no Brasil, mas com uma excelente reputação na Espanha. Vejam mais informações aqui. Entre as melhores vinícolas estão Viñas del Vero e Enate.
          Finalmente, em Barcelona vocês não podem deixar de conhecer a região do Penedès, onde é produzido o cava, o famoso espumante espanhol. Temos informação muito detalhada sobre a região no nosso site sobre Barcelona o passaporteBCN. Comecem a leitura pelo texto Sant Sadurní d’Anoia.
          Precisando de qualquer outro esclarecimento, estamos aqui para tentar ajudar. aBraço.

          1. Avatar

            Obrigada Tony, já estou pesquisando a Ruta del Vino de Rioja Alavesa e a província Huesca. Sobre Sant Sadurni d’ Anoia já tinha lido em seu site e está planejado. Obrigada pelas dicas.

  33. Avatar

    Olá Tony, bom dia.

    Iremos, eu e meu marido, à Espanha partindo de São Paulo dia 23/05 para Madri e retornando de Madri para São Paulo em 09/06.

    Gostaria de sua opinião sobre nosso roteiro:
    Madri 3 dias de 24/05 a 27/05
    Toledo 1 dia.de 27/05 a 28/05
    Córdoba 1 dia de 28/05 a 29/05
    Sevilha 2 dias de 29/05 a 31/05
    Granada 1 dia de 31/05 a 01/06
    Barcelona 4 dias de 01/06 a 05/06

    Os últimos 4 dias meu marido sugeriu irmos para a França, fazendo Nice, Mônaco, Antibes e Cannes, porém minha dúvida é se não ficaria cansativo e também bem mais caro.

    Obrigada,
    Conceicao

    1. Avatar

      Prezada Conceição, bem-vinda ao Espanha Total. Desculpe a demora em responder sua consulta, estamos viajando com acesso limitado á internet. A parte do seu roteiro que percorre a Andaluzia não está contabilizando o tempo de viagem entre as diferentes cidades. Para ir de Sevilha a Granada vocês vão perder meio dia, para ir de Granada a Barcelona vocês vão perder quase o dia completo. Nosso conselho seria esquecer completamente a França (deixem ela para outra viagem futura), para poder dedicar um dia mais para Sevilha (indicamos dois dias completos/três noites em Sevilha) e um dia mais para Granada. Se vocês puderem acrescentar os dias restantes para Barcelona, não vão se arrepender, além das numerosas atrações turísticas da cidade (vejam aqui) e excelentes bate-voltas (vejam nossos prediletos aqui). Abraço.

  34. Avatar

    Olá sou de Curitiba. Em agosto farei minha primeira viagem para a Espanha, com a intenção de percorrer 280 km do Caminho de Santiago de Compostela. Comprei minha passagem de ida para Barcelona, onde ficarei 4 dias, inclusive já fiz reserva num Hostel que o “passaportebcn” indicou. Depois disso, minha intenção é ir para o inicio do caminho, ou quase isso. Minha peregrinação começará em Astorga e acabará em Santiago. Minhas dúvidas são quanto ao transporte. Pensei em ir de trem de Barcelona até Leon (passar o dia) e depois pegar um ônibus até Astorga. Mas também tem a opção de fazer Barcelona-Madrid-Leon. Qual o melhor trajeto?
    Minha volta ao Brasil será por Madrid (onde pretendo ficar um dia), para ir de Santiago para Madri é melhor o trem?

    1. Avatar

      Prezada Maíta, no momento estamos fazendo trabalho de campo. Na quinta-feira, já de volta em casa, responderemos sua consulta com a atenção que merece. Abraço.

  35. Avatar

    Ola, tenho viagem marcada para Madrid visita de parente e poderia passar 3 dias em Barcelona entre 1 e 4 de julho com esposa e 2 crianças 8 e 10 anos. Pesquisando no site e consultas entendi que junho é um mês muito bom para visita e que julho fica cheia demais de turistas, podendo beirar o insuportável. Gostaria de sua opinião como fica esta questão nos primeiros dias de julho? Parabéns pelo site. abraço

    1. Avatar

      Prezado Mauricio, você já viu que temos um site dedicado inteiramente à cidade de Barcelona? É o passaporteBCN, onde você pode deixar todas suas consultas sobre a cidade. Na verdade, na segunda metade de junho tem tanta gente em Barcelona quanto na primeira metade de julho. Está mega lotada, com muitos, muitos turistas. A atmosfera é bem legal, mas se você não gosta de multidões, seria melhor evitar a cidade no período. Como você está viajando com crianças, indicamos a leitura do texto Barcelona para crianças. Abraço.

  36. Avatar

    Olá Tony.
    Estou impressionado pela qualidade do material, tanto daqui, quanto do passaporteBCN. Excelente.
    Preciso de sua ajuda num roteiro que estou montando.
    Irei com minha esposa em férias a Espanha pela primeira vez em setembro a partir do dia 07/09. Posso ficar uns 15 dias (mais ou menos). Minha passagem ainda não foi comprada e deverá ser com ida Rio/Madri e retorno Barcelona/Madri(escala)/Rio.
    Somos um casal (52 e 48 anos), gostamos de sair pela manhã e explorar principalmente a parte cultural, arquitetônica e pela gastronomia dos locais. Não somos de sair a noite.
    Minha prioridade é conhecer Madri e Barcelona. Pensei primeiro em incluir Sevilha, mas Sevilha não fica no caminho para Barcelona e fico com receio de colocar essa cidade e perder tempo em locomoção. Por isso, estou pensando em alterar o roteiro para Madri-Zaragoza-Barcelona. O que você acha?
    Vou dar um exemplo de datas fictícias de um possível roteiro que montei:
    09/09 – Vôo Rio-Madri
    10 a 11/09 – Madri
    12/09 – Bate-volta Madri-Toledo. Fiquei com dúvida. Bate-volta num sábado? Posso achar Toledo lotada?
    13/09 – Madri
    14/09 – Bate-volta Madri- Ávila
    15/09 – Madri
    16/09 – Madri-Zaragoza – (trem pela manhã)
    17/09 – Zaragoza
    18/09 – Zaragoza – Barcelona (trem pela manhã)
    19/09 a 21/09 – Barcelona
    22/09 – Bate-volta Barcelona – Montserrat
    23/09 – Barcelona
    24/09 – Vôo de volta Barcelona/Madri/Rio
    Outra dúvida: Queria conhecer os Castellers de Barcelona. A cidade fica muito agitada nessa data? Dia de mercè?

    Um abraço e obrigado por disponibilizar seu ótimo trabalho a todos.
    Marcos.

    1. Avatar

      Prezado Marcos, bem-vindo ao Espanha Total! Muito obrigado pelos seus elogios. Vamos ver se conseguimos ajudar você com a elaboração do seu roteiro.
      Sevilha é uma cidade interessante, mas achamos muito válida sua decisão de excluí-la nessa viagem. Reservem Sevilha para uma futura viagem, onde podem incluir também Granada e Córdoba.
      Seu roteiro com datas fictícias está ótimo. Algumas dicas:
      – 12/09. Toledo é sempre lotada, mas no final de semana, um pouco mais.
      – 14/09. Considerem como alternativa Segóvia, que tem mais conteúdo que Ávila.
      – 17/09. Um dia completo em Zaragoza é suficiente para conhecer o básico da cidade (ainda mais com a ajuda de Zaragoza em um dia). Considerem continuar a viagem para Barcelona antes do programado no roteiro.
      Temos um texto deddicado aos castellers no passaporteBCN. Você faria a gentileza de deixar sua consulta sobre o assunto por lá? O texto é “castells” e “castellers”, uma tradição espetacular. Abraço.

  37. Avatar

    Planejo ir para Espanha em agosto e ficar 15dias visitando Barcelona/Madri/Sevilha e Granada.
    Saída do Rio para Barcelona dia 17de agosto e volta de Madri no dia 31 de agosto.planejo fazer os transladas entre as cidades de tem. Você pode me sugerir um roteiro?
    Obrigada

  38. Avatar

    Também gostaria de uma sugestão de roteiro chegando e saindo de Madri e visitando Barcelona,Sevilha e Granada. Pois a passagem aerea rio/Madri/rio e bem mais barata.
    Chegando em Madri dia 05 de agosto e voltando de Madri para o Rio de Janeiro no dia 19 de agosto. Sendo os transladas efetuados de trem.
    Gostaria de sugestões sobre quanto tempo ficar em cada cidade, horários para os translados e localização dos hoteis.
    Obrigada

    1. Avatar

      Prezada Denise, não recomendamos visitar Sevilha e Granada durante o mês de agosto por causa do calor extremo, que torna os passeios muito sofridos e desagradáveis. É temporada baixa na região e os moradores dessas cidades aproveitam para fugir paraoutros lugares.
      Se você curtir nossa página no Facebook (veja a coluna da direita do site), você vai poder fazer o download gratuito de um ebook que vai ajudar você a montar seu roteiro inicial. O ebook contém informações sobre as cidades da Espanha e os meios de transporte. Veja também o texto como elaborar seu roteiro, com muitas dicas que ajudarão você na elaboração de um roteiro que tenha a sua cara, de acordo com seus gostos e preferências.
      A página como viajar de … a … contém todos os datos sobre transporte entre as cidades.
      Se você apresentar um rascunho de roteiro para a gente, ajudaremos a aperfeiçoá-lo. Abraço.

  39. Avatar

    Ola Tony,
    Obrigada pela resposta, me ajudou a rematcar minha viagem para Espanha de agosta para outubro.
    Meu roteiro inicial e
    Chegada em Barcelona 26 de outubro fico ate 30
    – dia 31 chegada a Madri e fico ate 5 de novembro
    – dia 06 chegafa a Sevilha are dia 10,
    – dia 10 e 11 em Madri
    -dia 12 retorno para o Rio de Janeiro
    Voce acha que esta bem dividido?
    Ficando em Sevilha poderei conhecer Granada e voltar?
    Pretendo fazer 01 dia em segovia e 1/2 dia em Toledo quando estiver em Madri
    Estou planejando todos estes deslocamentos de trem.
    Desde ja agradeco sua ajuda
    Um abraco

    1. Avatar

      Olá de novo, Denise. Seu novo itinerário está bem equilibrado. Vários comentários:
      – Granada não é um bate-volta. Você precisa de um mínimo de uma noite na cidade, apesar de que recomendamos duas noites. Faça o seguinte, tire um dia da sua estadia em Sevilha e transfira para Granada. De Sevilha siga para Granada. E de Granada, volte diretamente para Madri. Aliás, se possível, tente fazer um pit-stop na maravilhosa Córdoba ou na ida Madri-Sevilha ou na volta Granada-Madri.
      – para Toledo você precisa de um dia completo, há muitíssima coisa para ver na cidade. Já Segóvia pode ser encarada em menos tempo.
      Pode fazer todos os deslocamentos de trem (já mostramos para você onde conferir os detalhes). Considere ir até Segóvia de ônibus, sendo que o tempo total da viagem é mais rápido que o trem (a estação do trem-bala fica muito afastada do centro da cidade).
      Abraço.

  40. Avatar

    Obrigadissimo pelas dicas!!
    Vou-atualizarmeuroteiro e estou aproveitando para pegar mais informações nos ebooks de Barcelona,Madri e Sevilha que baixei do seu site. São ótimos!!!

    1. Avatar

      Que ótimo que você gostou dos guias, esperamos que ajudem a aproveitar sua viagem ao máximo! Precisando de qualquer outro esclarecimento, aproveite as caixas de comentários do site. Abraço.

  41. Avatar

    Olá Tony.
    Tudo Bem?
    Retorno ao seu blog para tirar outra dúvida. Minha pergunta está no dia 27/05.
    Montei o roteiro e depois, conversando com um amigo que conhece Madri e Barcelona, recebi a informação que as duas cidades se sobrepõem em alguns aspectos. Pensei em incluir outra cidade para ficar dois ou três dias, diminuindo esses dias de Madri ou Barcelona.
    Estou montando um novo roteiro e tenho 14 dias, fora o dia de vôo de ida e o de volta.
    Pensei em ficar 6 noites em Barcelona, fazendo um bate-volta em Montserrat, 5 noites em Madri, com um bate-volta em Toledo e outro bate-volta em Segóvia. Me sobrariam 3 noites. Pensei em Sevilha, mas a cidade fica contramão em relação a Madri e Barcelona. Não sei se você conhece a cidade do Porto em Portugal, que eu ainda não conheço. Pensei em incluir essa cidade no roteiro.
    Dúvidas: O que você acha do roteiro? Trocaria Porto por outra cidade próxima a Madri ou Barcelona para eu ficar 2 ou 3 dias?
    OBS: Na Europa, já conheço Paris (com bate-volta a Strasbourg) e Lisboa (com os bate-voltas tradicionais – Sintra, Cascais, Alcobaça, Óbidos, Fátima, etc).

    Gostaria de agradecer pelas informações do espanhatotal e do passaportebcn. O único problema é que quanto mais eu leio, mais dá vontade de viajar para a Espanha.
    Um abraço.
    Marcos.

    1. Avatar

      Prezado Marcos, no momento estamos fazendo trabalho de campo. Na quarta-feira, já de volta em casa, responderemos sua consulta com a atenção que merece. Abraço.

    2. Avatar

      Prezado Marcos, sabe que não concordamos com essa avaliação de que Barcelona e Madri se superpõem. São duas grandes cidades, tudo bem, mas são muito diferentes. Madri é majestosa e imperial, com grandes museus. Barcelona é mediterrânea e moderna, com as casas modernistas que você não encontrará em Madri. De qualquer jeito, sua distribuição de dias para Madri e Barcelona está legal.
      Sobre ir para Porto, a escolha é sua, mas estando na Espanha achamos que seria melhor focar na Espanha e deixar Porto para outro momento. Você poderia acrescentar Zaragoza, um pit-stop perfeito (com nosso Zaragoza em um dia!) no deslocamento entre Madri e Barcelona, e dedicar os restantes dois dias para Valência. Desse jeito, você vai ter coberto bem a região nordeste da Espanha. Fique à vontade para continuar tirando suas dúvidas e aperfeiçoando seu roteiro. Abraço.

  42. Avatar

    Prezado Tony.
    Perfeito. Seus argumentos me convenceram.
    Bem, agora que praticamente defini meu roteiro, vou a parte das compras e reservas. Comprar passagens, reserva de acomodações, transporte entre as cidades, etc, etc.
    Sem falar em ler seu blog, que é fonte de consulta importante.

    Obrigado pela ajuda e por compartilhar suas experiências conosco.
    Prometo que após a viagem, contarei como foi.
    Abraço.
    Marcos

    1. Avatar

      Ótimo, Marcos. Precisando de qualquer outra orientação, aproveite as caixas de comentários do site, estamos sempre por aqui para tentar ajudar. Imaginamos que você já tenha visto a página como viajar de … a …, com todas as informações sobre o transporte entre as cidades. Abraço.

  43. Avatar

    Sim, já vi a página como viajar de … a …
    Já verifiquei os tempos de viagem de trem entre:
    – Madri-Barcelona (2:30h);
    – Barcelona-Valência (3h);
    – Madri-Valência (1:38h).
    Os tempos de viajem serão importantes para definir o sentido de minha viajem.
    Um abraço.
    Marcos.

    1. Avatar

      Não se preocupe 🙂 No caso do trem Madri-Barcelona, 2:30h é o tempo de viagem do trem-bala mais rápido, que também é o mais caro. Abraço.

  44. Avatar

    Oi Tony!
    Eu aqui de novo, fazendo do Espanha Total meu norteador. Datas definidas, serão 13 dias. Vamos ver se te agrada…chegamos em Madri dia 01/10 na parte da tarde. Considerando que o voo pode atrasar, vamos pernoitar em Madri. Daí a intenção é a seguinte:
    01 a 02/10: Madri x Córdoba (sair cedo para Córdoba)
    02 a 03/10 – Ficar em Córdoba, mesmo a maioria dizendo que um pit stop vale a pena, vou na tua!
    03 a 07/10 – Córdoba x Sevilha
    07 a 10/10 – Sevilha x Granada (tentar sair cedo para Granada)
    11 e 12 – ?
    13/10 – Temos que voltar para Madri, pois o voo de volta para o RJ é à noite. Acho que até dá para curtir mais um pouco da cidade…
    Quero muito quero ir para Ronda, Jerez, Pueblos Blancos, mas não estou sabendo encaixar. De onde vc acha que fica melhor fazer essas cidadezinhas? Considerando reduzida a probabilidade de ir de carro, o que vc sugere? E a distribuição dos dias está legal?
    Tony, novamente, MUITO OBRIGADA pela maneira como vc escreve e pelas dicas super mega preciosas que vc dá!
    Abraços, Rita.

    1. Avatar

      Olá de novo, Rita. Na verdade, o roteiro deve agradar você, que é quem vai completá-lo. A gente pode dar orientações para tentar aperfeiçoá-lo, mas é sua viagem!
      – é verdade que é possível visitar Córdoba como um pit-stop na viagem até Sevilha. Mas também é verdade que dormir na cidade é tudo de bom. E viabiliza o passeio até as ruínas de Medina Azahara, um passeio de meio dia. Se der, tentem assistir no final do dia o show nas Caballerizas Reales (mais informações no texto o que fazer em Córdoba – experiências imperdíveis).
      – a rota dos Pueblos Blancos unicamente faz sentido de carro alugado. Não é uma rota para ser feita usando o transporte público. O mais viável seria fazê-la partindo de Sevilha e voltando para Sevilha. Não querendo alugar auto, há várias agências de viagens em Sevilha que oferecem o bate-volta no mesmo dia (um bate-volta puxado de 11 horas).
      Daria para tirar um dia de Sevilha (com três dias completos em Sevilha vocês estão muito bem servidos) para viabilizar o passeio. Igualmente, com dois dias completos em Granada (três noites) dá para percorrer a cidade toda.
      Estão sobrando dias na sua programação. Vocês já conhecem Madri? Fizeram os bate-voltas até Toledo, Segóvia, Ávila ou El Escorial?
      Abraço.

  45. Avatar

    Oi Tony! Obrigada pelo rápido retorno e mais dicas valiosas. Sim, “conhecemos” Madri e fizemos o bate-volta até Toledo. Não fizemos os demais mencionados. Agora com seu toque de repente mais um dia em Madri para aproveitar uma dessas cidades.
    Quanto a alugar um carro, meu marido tem um certo receio de multas internacionais, pois não sabemos como funciona. Mas eu quero muito. Se for o caso, o que vc acha de no último dia em Sevilha pegar o carro e devolver 2 dias depois em Granada? Daí acho que dá para percorrer os lugares, né?
    Então teríamos revisado o roteiro da seguinte forma:
    01 a 03/10 – Madri
    03 a 04 – Córdoba
    04 a 07 – Sevilha
    Pegar o carro no dia 7 e começar a percorrer as cidades:Jerez, Cadiz e Vejer de de la Frontera. Nesse caso, o que vc sugere para pernoite? Dá para fazer essas cidades em 01 dia?
    de 08 a 10 – Escolher as cidades. Continuo com dificuldade de encaixar esses dias….
    10 a 13 – Granada. Chegamos em Granada e devolvemos o carro.
    13/10 – Granada x Madri – Voltamos para Madri. Voo de volta para o Rio à noite.
    Aceito sugestões! A ansiedade começou…contando os dias!!!
    Inclusive seria maravilhoso se vc estivesse por lá nesse período:)
    Obrigada, Tony!!! Abraços, Rita.

    1. Avatar

      Prezada Rita, temos um dossiê especial com tudo o que você precisa saber sobre dirigir na Espanha, que vai tirar muitas das suas dúvidas. Pegar o carro em Sevilha e retornar ele em Granada é uma boa ideia. Façam, no primeiro dia, Sevilha – Jerez de la Frontera – Cádiz – Vejer de la Frontera. No segundo, os Pueblos Blancos e Ronda. No terceiro dia, partam para Granada.
      Se vocês se animarem a alugar carro em Madri, é possível combinar Segóvia e Ávila no mesmo dia. Caso contrário, o bate-volta até qualquer uma das duas cidades é muito fácil usando o transporte público. O Monasterio de San Lorenzo de El Escorial é um lugar fantástico também. Veja mais detalhes no texto os melhores bate-voltas a partir de Madri.
      Abraço.

  46. Avatar

    Obrigada, Tony!
    Quando eu voltar passo aqui para contar como foi. Acho que não teria me empolgado tanto com Espanha se não fosse por vc 😉

    1. Avatar

      Prezada Rita, precisando de novas orientações, é só perguntar, você já sabe que estamos sempre de prontidão para tentar ajudar. Abraço.

Comentários encerrados.

Rolar para cima