consultas sobre roteiros pela Espanha

BCN-COR-GRA-MAD-SEV-TOL-VAL-ZAZ

Se você tiver alguma dúvida sobre sua viagem à Espanha, aproveite a caixa de comentários para deixar sua consulta.

Por favor, antes de deixar sua consulta, leia o texto Consultas com atenção.

1.010 pensamentos sobre “consultas sobre roteiros pela Espanha”

  1. SUELY MARIA CERQUEIRA

    Oi Tony, obrigada pela resposta e pela sinceridade sobre o excesso de lugares que mencionei. Na verdade, como expliquei, minha dúvida era justamente se eu estava colocando lugares demais para os dias mencionados. E que tal esse roteiro apresentado agora? Você acha viável ou ainda está muito apertado? A rota dos Pueblos Blancos eu faria, sem parar em todas a cidades, pois me parece que são todas bem parecidas. O que na verdade me atraui bastante foi a rota feita por dentro da serra proporcionando vistas lindas. Sairíamos de Madri, de carro, na manhã do dia 09/09, com pit stop em Córdoba e seguiria para Sevilla, onde ficaremos 2 dias e 3 noites. (10/09 e 11/09 ) e no dia 12/09 pela manhã, sairíamos para o passeio na rota dos Pueblos Blancos, indo até Ronda e pernoitando ai, 13/09. Passearíamos por Ronda durante o dia e a tarde seguíamos para Málaga, ficando uma noite e pegando depois o voo pra Lisboa a tardinha. Obrigada de novo. Abraço

    1. Olá de novo, Suely. Na verdade, as cidades que formam parte do roteiro pelos Pueblos Blancos estão longe de ser parecidas. Setenil de las Bodegas, Zahara de la Sierra, Grazalema e Arcos de la Frontera são completamente diferentes umas das outras. Por isso desenhamos o roteiro do jeito que aparece no site, para apresentar um leque de destinos diferentes, cada um com sua própria identidade. É um roteiro pensado para quem pratica o “slow travel”.
      Sua nova proposta é diferente da original, onde Madri-Córdoba e Córdoba-Sevilha erão feitos de trem-bala. De carro, você vai gastar um valioso tempo nos deslocamentos. Alugaríamos o carro na hora de sair de Sevilha para fazer o percurso rápido pelos Pueblos Blancos até Ronda. Abraço.

  2. sandra vicente augusto

    Olá Tony,

    Estarei em Malaga em setembro, consigo por conta ir de ônibus (já vi as empresas) para Ronda, Granada? e Malaga a Cordoba de trem?
    Muito obrigada

  3. Oi Tony, Boa noite!
    Elaborei um roteiro da seguinte forma, veja o que vc acha…
    07/03 Chegada em Madrid
    07/03 Cordoba
    08/03 Sevilha
    09/03 Sevilha
    10/03 Sevilha
    11/03 Granada
    12/03 Valencia
    13/03 Valencia
    14/03 Barcelona
    15/03 Barcelona
    16/03 Barcelona
    17/03 Biobao
    17/03 San Sebastian
    18/03Segóvia
    19/03 Madrid
    20/03 Madrid

    1. Bom dia, Marco. Seu roteiro ficou muito acelerado, uma prova de maraturismo. Você vai passar mais tempo viajando entre destinos que visitando as cidades. Para Granada indicamos dois dias completos, do jeito que você planejou, vai contar unicamente com parte de um dia, uma loucura! Você dedica muito pouco tempo para Madri e Barcelona. Eliminariamos Bilbao e San Sebastián, você basicamente vai contar com meio dia em Bilbao e meio dia em San Sebastián, por conta do tempo de viagem até esses destinos. Elimine Bilbao e San Sebastián e acrescente mais uma noite para Granada e mais uma noite para Valência. Mesmo assim, vai faltar tempo, especialmente em Barcelona. Abraço.

  4. Oi Tony.Boa tarde!Gostaria de sua ajuda.
    Vamos ficar do dia 10/06 a 23/06/17. Necessariamente tenho que passar em Pamplona para visitar minha irmã. Poderia me sugerir um roteiro?

  5. Olá Tony, pretendo ir a Espanha ano que vem em Janeiro. Este ano estive em Portugal. Pensei em pegar seu roteiro de 15 dias e reduzir para 13.
    Minha dúvida é qual o melhor roteiro, voltar pelo mesmo lugar que cheguei ou entrando por Barcelona e saindo por Madri? E qual a melhor sequencia?
    Obrigada desde já, parabéns pelo site.

    4 dias Barcelona
    3 dias Madri
    2 dias Sevilha
    2 dias Granada
    1 dia Cordoba
    1 dia Zaragoza

    1. Prezada Dinha, seja bem-vinda ao Espanha Total. Nosso roteiro de 15 dias está desenhado para ser completado em 15 dias, se você reduz em dois dias o roteiro vai ter que tirar alguma cidade da sua viagem (provavelmente Zaragoza). Veja bem, indicamos um mínimo de dois dias completos em Sevilha (três noites) e igualmente dois dias completos em Granada. Seu roteiro não contempla o tempo perdido nos deslocamentos entre as cidades, entre viagem de trem e entrada e saída dos hotéis você vai perder meio dia cada vez que mudar de cidade. Começar por Barcelona e terminar por Madri (ou vice-versa) ajudaria muito na logística do roteiro. Barcelona>Sevilha>Granada>Córdoba>Madri. Abraço.

  6. Prezado Tony, meu objetivo é conhecer o norte da Espanha, de San Sebastian até Santiago de Compostela e, para isso, temos de 15/05 à 04/06/17. Como nosso porto de entrada será Madrid, onde pegaremos o carro, imaginei subir direto para Burgos, depois seguir para San Sebastian e, de lá, seguir a linha costeira, Bilbao, Santander, Gijon/Oviedo e, finalmente, mesmo sendo mais longe, direto para Santiago de Compostela. Meu porto de saída será Vigo. Minhas dúvidas são simples: 1) se essa é uma boa estação/época para fazer esse roteiro; 2) se devo excluir/incluir alguma cidade no caminho e 3) Se você recomenda ficar mais do que dois dias/duas noites em alguma dessas cidades. Abraço, Max

    1. Prezado Maxwell, seja bem-vindo ao Espanha Total. Vamos tentar responder suas dúvidas.
      1) maio é um mês muito complicado de prever, é tempo de mudança, pode dar tanto frio quanto calor. Para piorar as coisas, o tempo no norte da Espanha costuma ser bastante ruim o ano todo, quando comparado com outras regiões do país. Por isso é impossível dar uma resposta certa para sua pergunta. A vantagem que você tem é que em maio os dias são longos, e seu aproveitamento é ótimo.
      2) entre Santander e Oviedo, vale a pena conhecer cidades muito fofas como Comillas, Santillana del Mar, San Vicente de la Barquera, Potes, Fuente De, Llanes, Ribadesella e Cangas de Onís (visitando o santuário de Covadonga). Entre Oviedo e Santiago, Cudillero é imperdível.
      3) Dedique duas noites para San Sebastián e Bilbao, as restantes cidades do caminho podem ser vistas em poucas horas ou, no caso de Oviedo e Santander, dedicando um dia para elas.
      Abraço.

      1. Tony, muuuitíssimo obrigado pela sua resposta! Entendi perfeitamente a questão do clima no norte da Espanha, então, agora sabendo o que podemos encontrar, fico mais tranquilo em “arriscar”. tenho certeza que valerá a pena! Abraço e obrigado, Max

  7. Olá Tony! Adorei os guias, certamente vão ajudar muito. Gostaria de tirar uma dúvida:

    Meu voo chega por madri e sai por Barcelona. Terei 15 dias de viagem.
    As cidades que quero visitar sao:
    Madri (com bate volta toledo)
    Cordoba pitstop
    Sevilha
    Granada (talvez exclua granada)
    Valencia
    Barcelona (com vate e volta monteserrat)

    Sei que de madri para sevilha existe o trem rapido.
    Qual é a melhor forma de visitar o restante das cidades? A ordem do roteiro esta ok?

    1. Prezada Danusa, seja bem-vinda ao Espanha Total. Vamos com nossas sugestões. Seria uma verdadeira lástima viajar até a Andaluzia e não visitar Granada, que é uma das cidades mais incríveis da Espanha. Se tiver que eliminar alguma cidade, que seja Valência (também incrível). Realmente, está sobrando uma cidade do seu roteiro para que não vire uma maratona.
      Eliminando Valência, uma possível distribuição da sua viagem, otimizando os deslocamentos, seria:
      – Madri (4 noites). Trem-bala para Córdoba.
      – Córdoba (1 noite). Trem-bala e ônibus para Granada.
      – Granada (2 noites). Trem ou ônibus para Sevilha.
      – Sevilha (3 noites). Trem-bala para Barcelona.
      – Barcelona (5 noites).
      Na seção como viajar de … a … do site você vai encontrar os detalhes das opções de transporte entre as cidades do seu roteiro.
      Abraço.

  8. Olá Tony! Parabéns pelas dicas e por ser tão atencioso.
    Eu e meu esposo estamos indo para a Espanha, pela primeira vez, entrando e saindo por Madri, chegando em Madri dia 20/05 (à noite) e retornando para Lisboa dia 8/06 (meio dia), 20 noites.
    Com a sua ajuda e dicas tentei montar um roteiro e gostaria de sua opinião.

    5 noites (4 dias) MADRI – 20/05 a 25/05 (1 bate e volta para Toledo)
    3 noites GRANADA– 25/05 a 28/05
    2 noites SEVILHA – 28/05 A 30/05
    1 noite CÓRDOBA – 30/05 a 01/06
    1 noite ZARAGOZA – 1/06 a 2/06
    5 noites BARCELONA – 2/6 a 7/6 (1 bate e volta para Montserrat)
    1 noite MADRI – 7/6 a 8/06

    1ª Dúvida: Gostaria MUITO de incluir Valência mas não sei se seria viável e onde encaixar, reduzindo tempo de permanência em alguma cidade ou excluindo alguma cidade menos interessante. Pensei em reduzir 1 noite em Madri, 1 em Granada e Zaragoza (fazer um pit stop em Zaragoza na volta de Barcelona para Madri).
    O que você acha?

    2ª dúvida – Em função das distâncias entre Granada e Sevilha com as demais cidades, fiquei em dúvida quanto à melhor logística para os deslocamentos:
    Lisboa > Madri > Granada > Sevilha > Córdoba > Zaragoza > Barcelona > Madri > Lisboa
    ou
    Lisboa > Madri > Sevilha > Granada> Córdoba > Zaragoza > Barcelona > Madri > Lisboa
    ou
    outra alternativa que você possa sugerir.

    Muito obrigada e um forte abraço

    1. Olá Tony; minhas dúvidas são bem parecidas com a da Carmem Queiroz; minha viagem é também chegando e saindo por Madri entre maio e junho de 2017 e meu roteiro inicial está assim formatado:
      MADRI – 21/05 – 25/05
      GRANADA – 26/05 – 27/05
      SEVILHA – 28/05 – 29/05
      CORDOBA – 30/05
      BARCELONA – 31/05 – 04/06
      VALENCA – 05/06 – 07/06
      MADRI – 08/06 (retorno).
      Na ideia inicial estava Zaragoza, mas acabei tirando por achar muito corrido. Estou avaliando fazer parte do roteiro de carro, pois estaremos em dois casais e acho que fica mais barato do que toda a viagem de trem. Será que vale a pena incluir Zaragoza e fazer parte do roteiro (talvez a Andaluzia) de carro?
      Abraço

      1. Prezado Everaldo, começando pelo final, estando em quatro o carro pode ser um bom investimento. Retornem o veículo na chegada em Barcelona (onde andar de carro é um mico) e completem sua viagem utilizando o rem.
        O roteiro está bastante acelerado, nossa orientação é dedicar 2 noites a Granada, 3 noites a Sevilha e 3 noites a Valência, além de um tempo superior para Madri a Barcelona que já está contemplado no seu roteiro. Abraço.

    2. Prezada Carmem, seja bem-vinda ao Espanha Total. Gostamos muito do seu roteiro. Sugeriríamos tirar uma noite de Granada (duas noites são suficientes) e transferí-la para Sevilha, onde você vai precisar de dois completos para percorrer a cidade, isto é, três noites.
      1) Valência é sensacional, mas indicamos três noites na cidade, para contar com dois dias completos. Está difícil tirar dias de outros destinos que você vai visitar. Zaragoza pode ser visitada como um pit-stop, sim, mas ainda faltariam mais duas noites para viabilizar Valência. Daria para tirar uma noite de Madri mas continuaria faltando mais uma noite.
      2) a sequência Lisboa > Madri > Sevilha > Granada> Córdoba > Zaragoza > Barcelona > Madri > Lisboa otimiza melhor seu tempo.
      Abraço.

      1. Olá Tony!
        Obrigada pela atenção e pelas orientações!
        Desculpe, mas estou de volta porque houve uma falha em meu roteiro, onde deixei de fora o dia 31/05, só percebi qdo fui fazer o roteiro dia-a-dia.
        Assim, talvez fosse possível incluir Valência, conforme mencionei, ficando assim:
        MADRI – 20/05 a 23/05 (1 bate e volta para Toledo) – 4 noites
        SEVILHA – 24/05 a 26/05 – 3 noites
        VALENCIA – 27/05 a 29/05 – 3 noites
        GRANADA– 30/05 a 31/05 – 2 noites
        CÓRDOBA – 01/06 -1 noite
        BARCELONA – 02/06 a 06/06 – 5 noites (1 bate e volta a Montserrat)
        ZARAGOZA – pit-stop na viagem BARCELONA>MADRI
        MADRI – 07/06 – 1 noite
        MADRI>LISBOA – 08/06

        1ª DÚVIDA – Não sei se seria melhor mudar meu roteiro, incluindo VALENCIA ou incluir esse dia/noite em BARCELONA;
        2ª DÚVIDA – Como ficaria a logística de deslocamento, se incluir VALENCIA?

        Muito obrigada,

        1. Olá de novo, Carmem. Agora Valência encaixou no seu roteiro! Porém, faça Madri > Sevilha > Granada > Córdoba > Zaragoza > Barcelona > Valência > Madri para otimizar seus deslocamentos. Abraço.

          1. Olá Tny! Eu de novo por aqui, com mais dúvidas rsrsrs
            Obrigada, mais uma vez, pela atenção e presteza no atendimento.
            Fiz os ajustes em meu roteiro que ficou assim:
            20 a 24/05 – MADRI – 4 noites com 1 bate e volta a TOLEDO
            24 a 27/05 – SEVILHA – 3 noites
            27 a 29/05 – GRANADA – 2 noites
            29 a 30/05 – CÓRDOBA – 1 noite
            30 a 31/05 – ZARAGOZA – 1 noite
            31/05 a 05/06 – BARCELONA – 5 noites com 1 bate e volta a MONTSERRAT
            05 a 08/08 – VALÊNCIA – 3 noites
            08/06 – VALÊNCIA > MADRI > LISBOA

            DÚVIDA – É viável fazer Córdoba ou Zaragoza em um pit-stop e incluir mais uma noite em Barcelona ou devo manter o roteiro como esta?

            Pretendo fazer a viagem de VALÊNCIA > MADRI > LISBOA no dia 08/06, pegando o trem AVE às 6h45 com previsão de chegar em Madri às 8h38 e o vôo para LISBOA às 12h25.

            DÚVIDAS: 1) existe o risco de atraso que me leve a perder o vôo? Seria necessário pernoitar em Madri em 07/06?
            2) se for possível fazer todos os deslocamentos no dia 08/06, como faria para chegar ao aeroporto?

            Agradeço novamente sua ajuda.
            Abraços,

            1. Olá de novo, Carmem. Vamos com suas dúvidas:
              – Córdoba e Zaragoza podem ser visitas como pit-stop, sim. Aliás, nossos guias Córdoba em um dia e Zaragoza em um dia foram desenhados pensando em quem vai fazer um pit-stop nas cidades. Como a hotelaria em Córdoba e Zaragoza tem valores mais em conta que nas grandes cidades da Espanha, há quem prefira se hospedar por lá e fazer uma bela economia.
              – sempre existe risco de um atraso. No caso de uma chegada na Espanha, nunca programamos conexões voo>trem com menos de quatro horas de intervalo. Já no caso de uma partida, deixamos uma margem ainda maior. Só você sabe qual é sua tolerância ao risco, mas se você perder o voo, será responsabilidade sua e você terá que comprar uma nova passagem.
              – veja como ir do aeroporto de Madri até a estação de Atocha (você vai fazer o caminho inverso).
              Abraço.

              1. Boa noite, Tony!
                Muito obrigada, de novo, pelas orientações e esclarecimentos que foram valiosos na elaboração de meu roteiro.
                Estou com dúvidas quanto à hospedagem, vou postar nos locais apropriados.
                Gratidão!
                Abraços,

  9. Olá Tony e Cecília! Primeiramente, parabenizá-los pelos guias! Comprei todos e já estão me ajudando bastante! Gostaria de uma opinião em relação ao roteiro que pensei para a sequência da minha viagem depois de 10 dias em Portugal:

    19/05: Porto p/ Barcelona – 9h10/11h55 (Roteiros 1,2,3,5,6,7,8,10 + jogo Camp Nou + Montserrat)
    25/05: Barcelona p/ Granada – Voo 7h20/8h50 (Roteiro 2 dias em Granada)
    26/05: Granada p/ Sevilha – Ônibus 20h30/23h30 (Roteiro 2 dias em Sevilha)
    29/05: Sevilha p/ Córdoba – Trem 8h50/9h33 (Pit-Stop em Córdoba)
    29/05: Córdoba p/ Valencia – Trem 19h14/22h24 (Roteiro 2 dias em Valencia)
    01/06: Valencia p/ Madrid – Trem manhã (Roteiros 1,2,3,5,9 + 4 ou 8 + Tour Bernabéu + Toledo)

    Muito obrigado!
    Abraços

      1. Prezado Fernando, seja bem-vindo ao Espanha Total. Esperamos que você aproveite muito nossos guias. O guia de Granada está ficando pronto, devemos publicá-lo em breve. Seu roteiro está muito equilibrado e a logística dos deslocamentos muito bem pensada. Pouco podemos acrescentar. Mas se você tier qualquer dúvida específica sobre os destinos, teremos o maior prazer em tentar ajudar. Abraço.

  10. Olá Tony. Já conhecia o Passaporte BCN de uma viagem que fiz para Barcelona em 2015 e me ajudou muito! Recomendo a todos amigos. Agora descobri o Espanha Total pesquisando dicas para outra viagem que pretendo fazer.
    Vamos lá, chego em Valência dia 29/04, vindo de Praga e minha passagem de volta para SP é dia 11/05, saindo de Madri. A ideia inicial era conhecer Valência e Madri (pensando em fazer fazer 3 bate-voltas: Toledo, Córdoba e Salamanca).
    Não sei como distribuir os dias entre Valência e Madri e pensei se da pra encaixar mais alguma cidade nesse roteiro que fizesse sentido em quantidade de dias e deslocamento e gostaria da sua opinião.
    Desde já agradeço!

    1. Prezada Lais, vamos tentar ajudar você agora no Espanha Total. Dedique dois dias completos para Valência, o tempo necessário para conhecer o básico da cidade (o que fica muito fácil na companhia do nosso Valência em dois dias). Dedique o restante do seu tempo para Madri. Córdoba e Toledo podem ser contemplados como bate-voltas, mas para Salamanca você vai precisar dormir na cidade. Segóvia e Ávila são também ótimos bate-voltas partindo de Madri (veja mais informações aqui). Para viajar de Valência a Madri, use o trem-bala.
      Se você vai visitar Praga, não pode deixar de consultar o excelente Insider Praga, um guia em português feito por quem conhece a cidade muito bem. Abraço.

  11. Olá Tony e Cecilia boa noite.

    Pretendo fazer uma viagem em dezembro para Granada, e gostaria de saber qual a previsão de lançamento do guia e qual seria o melhor meio de transporte para eu chegar lá, partindo de Madri ou Barcelona. Pretendo ficar uns 5 dias em Granada e gostaria de sugestão de mais uns 3 dias em outro lugar próximo antes de retornar ao Brasil. Você poderia me ajudar?
    Obrigada, abraços

    1. Bom dia, Verônica, estamos trabalhando para publicar o guia de Granada agora no começo de março. Veja como viajar de Barcelona a Granada e de Madri a Granada. 5 dias em Granada pode ser um prazo de tempo longo demais. Ficando 2 dias em Granada, você poderia fazer 3 dias em Sevilha e um dia em Córdoba, completando um passeio fantástico pela Andaluzia. Abraço.

  12. Boa noite Tony. Parabéns pelo site, muito objetivo e sugestões claras.
    Estou planejando o seguinte roteiro para fazer com minha esposa, sem criança.
    Acha mais interessante fazer de carro ou trem? No caso de sugerir trem em alguma cidade recomenda a locação de carro para conhecer os arredores como p.ex. Ronda?
    23.05 – Madrid – Chegada 05:30
    24.05 – Madrid
    25.05 – Madrid
    26.05 – Saragoça
    27.05 – Barcelona
    28.05 – Barcelona
    29.05 – Barcelona
    30.05 – Valência
    01.05 – Valência
    02.05 – Granada
    03.05 – Granada
    04.05 – Sevilha
    05.05 – Sevilha
    06.05 – Córdoba
    07.05 – Córdoba
    08.05 – Madrid – Retorno 23:50
    Alguma sugestão em relação ao roteiro e meio de transporte?
    Grato

    1. João, é a terceira vez que você deixa a mesma consulta em textos diferentes do site. Por gentileza, registre o lugar onde você deixa seus comentários, fica muito chato para a gente ver que nosso trabalho não serve para nada. Respondemos sua consulta inicial aqui.

  13. Desculpe Tony, é que em “roteiros” entendi que os comentários estavam temporariamente cancelados e como não vi minha publicação achei que tinha dado algum problema. Agradeço seus comentários e mais uma vez, me perdoe pelo transtorno.

  14. Caro Tony, boa tarde.
    Parabéns pelo guia Zaragoza em um dia.
    Temos 60 anos e visitaremos Zaragoza rapidamente vindo de trem de Madri meados de Abril. Dia seguinte alugaremos um carro rumo à Montserrat. Como temos pouco tempo (uma tarde e a manhã seguinte), devo ficar num hotel perto da estação Delicias ou próximo dentro do centro histórico?
    Qual o bar de Tapas mais interessante com porções pequenas e variadas?
    Obrigado – Gaspar

    1. Prezado Gaspar, seja bem-vindo ao Espanha Total. Esperamos que você aproveite muito seu guia de Zaragoza. Como no presente texto respondemos consultas sobre roteiros, você faria a gentileza de deixar sua consulta no texto Zaragoza (pode copiar e colar), onde responderemos o antes possível? Abraço.

  15. Prezado Tony, adoramos viajar, vinhos e a Espanha. Estamos começando a pensar nosso roteiro e escolhemos as regiões vinícolas RIOJA, CATALUNIA, RIBEIRA DEL DUEIRO, NAVARRA e LA MANCHA. Você poderia nos indicar quais cidades seriam mais adequadas para hospedagem, com serviço de aluguel de carros??
    Agradecemos antecipadamente,

    1. Prezada Adalgisa, para poder começar a ajudar estão faltando muitas informações. Precisariamos saber qual é a data da sua viagem, o ponto de entrada e saída no país e o número de dias. Aguardamos seu retorno. Abraço.

      1. Prezado Tony, vamos às informações solicitadas:
        – Data: de 14.10 a 01.11.2017.
        – Ponto de entrada e saída: Madrid
        – Número de dias para o circuito (fora Madrid) : 16 dias
        Agradeço

        1. Adalgisa, ainda não contamos com um texto específico sobre enoturismo, até a data da sua viagem devemos desenvolver um. No final de outubro, já aconteceu a colheita, se vocês derem sorte, podem encontrar a paisagem toda colorida com as folhas em tons amarelos e vermelhos. Focaríamos a viagem em três regiões, com uma quarta opcional.
          – a Ribera del Duero (com base na cidade de Peñafiel).
          – La Rioja (com base em Laguardia e/ou Haro).
          – el Penedès (com base em Sant Sadurní d’Anoia).
          A quarta região opcional seria a região do Somontano, na província de Huesca, que produz vinhos de ótima qualidade (com base na linda Alquézar ou em Barbastro). Poderia ser visitada entre La Rioja e o Penedès.
          Clique nos links acima para ver mais textos nossos sobre os destinos mencionados.
          Quando você tiver um roteiro definido, passe por aqui para darmos nossa opinião. Abraço.

          1. Agradecemos muito as informações. Vamos planejar e depois te informamos. Aguardamos o texto sobre enoturismo. Abraço

  16. Vou com meu marido, passar uma semana conhecendo as cidades de Vitoria, Bilbao, Santander, San Sebastian, e depois vamos a Oviedo e a Galícia passar uma outra semana. Quantos dias, vcs nos recomendam para cada cidade dessa última semana. Desde já agradeço sua enorme atenção.Angela.

  17. Oi Tony!
    Estou planejando minha viagem para Espanha do dia 02/09 ao dia 16/09.
    Quero ir para Madrid, Barcelona e Ibiza, não necessariamente nessa ordem. Gostaria de saber sua opinião sobre quanto tempo ficar em cada lugar, e em qual a melhor sequência para a minha viagem.
    Obrigada

    1. Olá, Laura. Sem contabilizar o primeiro e o último dia, você conta com 14 dias para sua viagem, é um prazo de tempo muito legal. Você poderia dedicar quatro dias para Madri (incluindo um bate-volta até Toledo), 6 dias para Barcelona (incluindo um ou mais bate-voltas) e quatro dias para Ibiza. A sequência da viagem vai depender do seu ponto de entrada na Espanha, e do seu ponto de saída também, informações que desconhecemos. Abraço.

  18. Boa tarde. Meu nome é Renata e estou com algumas dúvidas sobre Menorca.
    A minha ideia de viagem é partindo de SP a partir de 15/05 e ir para Menarca e ficar 1 semana. Nessa época estarei grávida de 6 meses.
    O problema que estou enfrentando é com como chegar lá.
    As passagens estão muito caras.

    O que vocês recomendariam? Pensei em pegar um trem de Madrid até Valência, mas fico na dúvida entre realizar um voo de valencia para Menorca ou pegar um ferryboat. O problema é que também nao sei que companhias podem me ajudar a encontrar melhores horários e melhores custos ou até quais fazem esses percursos.

    Vocês podem me orientar?

    Obrigada!

      1. Obrigada Tony. Mas queria sua opnião se esse periodo de Maio é bom para irmos, Eu só tenho essa data para viajar e não sei se seria melhor Menorca ou Tenerife, considerando que é Maio. Obrigada novamente!

  19. Tony , boa noite
    Irei fazer uma viagem pela Andaluzia em Abril e gostaria de uma avaliação sobre o roteiro : sairei dia 18/4 em direção a Malaga , ficarei até dia 21/4 com visita ao caminho del Rey praia fuengirola
    22 a 23 granada
    24 a 25 Córdoba
    25a 27 Sevilha
    27 rota dos pueblos brancos Juerez a Ronda
    28 dorme em Malaga e 29/4 retorno para Ssa
    A dùvida é em relação ao dia 27 -o que conhecer para não ficar uma viagem muito cansativa
    Obgda Katia Almeida

    1. Bom dia, Katia. É importante garantir que você vai contar com dois dias completos nas cidades de Granada e Sevilha. Nosso roteiro pelos Pueblos Blancos não pode ser completado em um dia, para a versão mais curta você vai precisar de três dias. Elimine os Pueblos Blancos e troque por uma visita à cidade de Ronda, no caminho entre Sevilha e Málaga. Abraço.

  20. Oi Tony, tudo bem? Vamos fazer uma viagem para Barcelona e depois Andaluzia (granada, sevilla e cordoba) em julho e teremos 16 dias. Estou pensando em ir a alguma das ilhas baleares. O que voce recomendaria Mallorca ou Formetera? Queriamos curtir as praias pois fiquei encantada com as fotos de formentera mas acho que talvez mallorca tenha as mesmas praias e um pouco mais de cidade ou sites historicos? o que voce acha? outro ponto é que o ferry que vai de Denia a formentera sao apenas 2:30hs e o que vai a Mallorca me parece mais longo…aguardo um retorno. Muchas Gracias!

    1. Bom dia, Andrea. Você já deve saber que não indicamos visitar a Andaluzia em julho por causa das temperaturas extremas. No texto Ilhas Baleares, qual escolher? tentamos ajudar com a escolha da ilha. Aproveite para deixar qualquer dúvida sobre o assunto por lá. Abraço.

      1. muito obrigada Tony! só temos julho para viajar eu vi sobre as temperaturas…voce acha que no inicio de julho já é muito quento ou piroa em Agosto? obrigada!

        1. Andrea, é impossível saber como será em 2017. No começo de julho, você pode encontrar temperaturas muito agradáveis, por volta dos 30ºC, ou uma onda de calor, com temperaturas encostando nos 45ºC, que torna os passeios muito desagradáveis além de ser uma ameaça para a saúde. Abraço.

  21. Oi Tony, Meu nome é Josi e irei conhecer a região de Andaluzia no final de abril, saindo de Marrocos.
    Teremos 6 dias. Pensamos em conhecer Marbela , Malaga/Ronda e arredores das duas cidade. Depois disso estamos na dúvida. Se escolhemos ir para Granada ou ir para Sevilha ( encerrando a viagem) Qual das 2 cidades você acha mais bonito conhecer? Gostamos de cidades menores e mais pitorescas.

    1. Josi, não perderíamos um minuto em conhecer Marbella. Córdoba, Granada e Sevilha são três cidades extraordinárias que valeria muito a pena conhecer. Como vocês estão procurando uma cidade menor, escolham Granada e dediquem dois dias completos para ela (vejam Granada em dois dias). Abraço.

  22. Olá Tony,

    Ainda não elaborei a ordem dos roteiros que vou fazer em Madrid, pois segundo me parece da leitura que fiz do seu mapa “como combinar os roteiros” eles são todos facilmente conciliáveis, em princípio vou ter de abdicar de 1 ou 2, para fazer um bate volta e seguindo o seu conselho será o 7 ou o 9, agora há uma questão que gostaria de colocar, em qual dos roteiros poderei encaixar o museu de cera e o estádio Santiago Barnabéu bem como se acha que vale a pena, isto porque parece-me que não fazem parte de nenhum roteiro, pelo menos não vi…
    Obrigada, cumprimentos
    Rosa

    1. Prezada Rosa, realmente, todos os roteiros são facilmente conciliáveis. Não perderíamos tempo com o Museu de Cera, existem museus similares em todas as grandes capitales do mundo. Sugerimos focar em lugares que você não vai encontrar em outras cidades. O Santiago Bernabéu não faz parte de nenhum roteiro por duas razões: fica muito fora de mão e para visitar um estádio não é necessário contar com um roteiro. Se vale a pena ou não é uma questão de quanto você gosta de futebol. É uma visita para quem é muito fã do Real Madri. Você vai perder boa parte de uma manhã ou de uma tarde na visita (incluindo os deslocamentos). Abraço.
      P.S.: por gentileza, deixe futuras dúvidas sobre Madri no texto Madri.

  23. Olá, Tony! Como vai?

    Então, tenho passaporte / cidadania alemã e mês que vem irei com minha esposa e sogra para Madrid. Nós pretendemos, ao chegar lá, dar entrada no processo de solicitação da tarjeta familiar.
    Já verifiquei as formas e documentos necessários, enfim.. porém, para isso, minha esposa e sogra terão que entrar como turistas e estamos preocupados (não sei se em excesso) se elas duas se apresentado na imigração como turistas pode levantar algum tipo de suspeita, se eles podem questionar o motivo de estarem sozinhas, se podem questionar se ambas são casadas e se fizer isso, minha esposa deve responder que sim e que estou na fila dos europeus ou seria melhor não dizer nada? Me parece uma preocupação boba, afinal não vejo nada de errado em mãe e filha viajarem por aí.. O que você acha? Desde já, muito obrigado!

    1. Olá Fernando, o presente texto está reservado para consultas sobre a elaboração de roteiros para percorrer a Espanha. Sugerimos que você peça orientações para o consulado espanhol mais próximo da sua cidade, sendo que sua consulta foge do escopo do Espanha Total, que está nas viagens turísticas à Espanha. Abraço.
      P.S.: uma dica valiosa, nunca minta na imigração.

  24. Tony, boa noite! Adorei conhecer o espanhatota e todas as suas dicas. Inclusive, seus roteiros serão fundamentais para os meus desolcamentos. Viajo de 10 a 25/07. Chegarei em Madri. Gostaria de conhecer barcelona, Zaragoça, Madri, Toledo, Cordoba, Sevilha, Granada e voltar a Madri de onde parto de avião novamente. Você acha que é muito maraturismo como você diz?

Comentários estão fechados.