como visitar Itálica

Itálica, Sevilla

Itálica é um dos sítios arqueológicos da era romana mais importantes da Península Ibérica. Fica no município de Santiponce, próximo de Sevilha. Atingiou fama mundial recentemente por ser palco de uma das cenas mais espetaculares da 7ª temporada do seriado Game of Thrones, mas a visita a Itálica vai muito além disso. Continue lendo para saber mais sobre um dos melhores bate-voltas saindo de Sevilha.

Itálica, Sevilla

Um pouco de história

O militar romano Públio Cornélio Cipião foi enviado à Ibéria para lutar contra os cartagineses, durante a Segunda Guerra Pûnica. Na batalha de Ilipa, em 206 a.C., derrotou as forças de Cartago, permitindo completar a conquista romana de Hispania. Públio Cornélio estabeleceu um destacamento de legionarios romanos no lugar onde hoje encontra-se Itálica, e que antes foi ocupado por nativos da região. Essa foi a origem do assentamento romano, que foi a primeira cidade romana da Hispania e também a primeira cidade fundada pelos romanos fora da Itália.

O pequeno assentamento foi crescendo, se convertendo em uma cidade muito importante do império romano. Os imperadores Trajano e Adriano nasceram em Itálica, e foi durante seu mandado quando Itálica atingiu o máximo desenvolvimento.

A cidade deve ter sido abandonada já quando os árabes tinham se instalado na Península Ibérica.

O interesse pelo sítio arqueológico foi recuperado já no século XX. Em 1912, Itálica foi declarada Monumento Nacional, mas não foi até o ano de 2001 quando as autoridades da Andaluzia conferiram proteção real para o sítio arqueológico, definindo seus límites.

Itálica, Sevilla

O que ver em Itálica

O sítio arqueológico de Itálica é bastante extenso, mas você vai querer concentrar sua atenção em duas áreas bem diferenciadas: o anfiteatro e as casas.

Itálica, Sevilla

O anfiteatro de Itálica

O anfiteatro romano de Itálica é um dos destaques do sítio arqueológico. Foi um dos maiores do império romano, com capacidade para 25.000 pessoas.

Sua construção começou na época do imperador Adriano, coincidindo com a ampliação da colónia de Itálica. A construção, aliás, fica fora da muralha da cidade. Foi usado até o século IV. O anfiteatro foi palco de combates entre gladiadores e de outros espetáculos envolvendo animais selvagens.

Itálica, Sevilla

O anfiteatro ficou conhecido mundialmente quando foi escolhido pelos produtores do seriado Game of Thrones como palco de uma das cenas mais espetaculares da 7ª temporada do seriado: o encontro no Dragonpit de Daenerys, Jon Snow e Cersei, além de outros protagonistas da história. Hoje podem ser vistas fotografias que lembram cenas da filmagem, e os guias explicam detalhes sobre as gravações, que duraram várias semanas, período durante o qual o sítio ficou fechado à visitação. Itálica voltou a ser palco das gravações de Game of Thrones em 2018, quando o sítio ficou fechado durante mais dois meses para gravações correspondentes à temporada final do seriado.

Itálica, Sevilla

As casas romanas

Durante o período do emperador Adriano, que como vimos nasceu em Itálica, foram construídas na cidade várias mansões para famílias ricas e poderosas. As casas, de grandes dimensões, seguiam a estrutura convencional das casas romanas. Seu pátio interior é a origem do tradicional pátio andaluz.

Itálica, Sevilla

Apesar dos expólios acontecidos ao longo do tempo, as casas de Itálica ainda preservam valiosos mosaicos romanos, como o da Casa de Neptuno, quase todo em preto e branco, com a exceção da figura colorida do deus Neptuno que aparece no centro do mosaico.

Itálica, Sevilla

Na chamada Casa de los Pájaros pode ser contemplado um dos mosaicos mais belos e delicados do sítio arqueológico, representando diferentes espécies de aves coloridas.

Horários e ingressos

Horários

Do 1 de janeiro até o 31 de março, e do 16 de setembro até o 31 de dezembro, os horários do sítio arqueológico são:

  • de terça a sábado, de 9h a 18h.
  • domingos e feriados, de 9h a 15h.
  • fecha nas segundas-feiras.

Do 1 de abril até o 15 de junho, os horários do sítio arqueológico são:

  • de terça a sábado, de 9h a 20h.
  • domingos e feriados, de 9h a 15h.
  • fecha nas segundas-feiras.

Do 16 de junho até o 15 de setembro, os horários do sítio arqueológico são:

  • de terça a domingo, e durante os feriados, de 9h a 15h.
  • fecha nas segundas-feiras.

Além das segundas-feiras, o sítio arqueológico fecha nos dias 1 e 6 de janeiro, 1 de maio, 24, 25 e 31 de dezembro.

Ingressos

O acesso ao sítio arqueológico é gratuito para os cidadãos da União Europeia. Se esse for seu caso, não esqueça de levar seu passaporte ou documento de identidade.

O valor do ingresso para cidadãos de outros países (fora da UE) é de 1,50€.

A visita guiada é paga à parte.

Não e necessário reservar o ingresso antecipadamente.

Veja informações atualizadas no site oficial do Conjunto Arqueológico de Itálica.

Itálica, Sevilla

Como chegar em Itálica

O sítio arqueológico de Itálica fica no município de Santiponce, a 13 km de Sevilha. Veja sua localização no mapa aqui.

Chegar em Itálica de ônibus

A linha de ônibus interurbano M-170A leva até Itálica. A rota parte da rodoviária Plaza de las Armas em Sevilha e conta com um ponto bem na frente da entrada ao sítio arqueológico. Confira os horários do serviço no seguinte PDF.

Chegar em Itálica de táxi

Qualquer táxi de Sevilha deve levar você até Itálica. Como trata-se de um destino fora da cidade, a tarifa do táxi deve ser bastante salgada.

Chegar em Itálica de Uber ou Cabify

Tanto Uber quanto Cabify contam com uma boa implantação em Sevilha e prestam um ótimo serviço, com motoristas muito profissionais e carros amplos e confortáveis. A vantagem de usar qualquer uma das plataformas para chegar em Itálica é que você vai saber o custo da corrida antes de entrar no veículo. Para voltar de Itálica a Sevilha, você pode solicitar seu Uber ou Cabify na porta do sítio arqueológico.

Itálica, Sevilla

Dica do Espanha Total: a visita guiada

Vale muito a pena percorrer o sítio arqueológico na companhia de um guia. As visitas são oferecidas em espanhol e podem ser contratadas na entrada do sítio. O custo é bastante baixo (quando visitamos Itálica, era de 4€) por pessoa, e a visita tem uma duração de quase duas horas. Durante o percurso são percorridos os espaços mais importantes do sítio, enquanto o guia ajuda a entender melhor cada uma das partes visitadas. É um ótimo investimento para aproveitar sua visita ao máximo!

2 comentários em “como visitar Itálica”

  1. Ola boa tarde. Procurei em alguns sites e não encontrei a informação arualizada e por isso estou perguntando aqui. Sabe se q lei que altera a possibilidade de solicitação de cidadania a netos de espanhois ja esta em vigor? Ja posso solicitar minha cidadania? Minha mãe tem a cidadania e entendo que esta lei me beneficia ja que antes nao podia tirar por ser maior de idade

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia Karina. Se você quiser nossa ajuda, pedimos a gentileza de nos ajudar primeiro, escolhendo para deixar suas dúvidas um texto relacionado com o assunto da sua consulta. No presente texto respondemos dúvidas sobre como visitar Itálica. Veja o texto imigração e vistos com respostas para suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *