Espanha Total

como viajar de Madri a Toledo

No presente texto vamos apresentar as diferentes formas de transporte para viajar de Madri a Toledo.

1. De Madri a Toledo de trem

Madri e Toledo estão conectadas por vários trens operados pela RENFE, incluindo vários tipos de trem-bala. A viagem mais rápida tem uma duração de 33 minutos.

Os trens partem de Madri da Estación Puerta de Atocha e chegam na Estación de Toledo.

Veja nosso dossiê formado por 12 textos que abordam diferentes assuntos relacionados com as viagens de trem-bala: tudo sobre o trem-bala na Espanha.

2. De Madri a Toledo de ônibus

A empresa Alsa opera a rota de ônibus entre Madri e Toledo. A viagem mais rápida leva 1 hora.

Os ônibus partem de Madri da Plaza Elíptica e chegam na Estación de Autobuses de Toledo.

Confira preços e horários no site de Alsa.

3. De Madri a Toledo de carro

Há 72 km de distância entre Madri e Toledo.

O trajeto é feito por rodovias não pedagiadas. O tempo aproximado de viagem é de 50 minutos.

Veja detalhes da rota aqui.

E não perca nosso dossiê especial com tudo o que você precisa saber sobre dirigir na Espanha.

4. Guias sobre Madri e Toledo


Conheça nossos guias dedicados a Madri e Toledo: Madri em 9 roteiros e Toledo em um dia.

85 comentários em “como viajar de Madri a Toledo”

  1. Prezado Tony,
    Por melhores opções de horário e também de preço, gostaria de ir de Madri a Toledo no dia 9/9 de ônibus (empresa Alsa), mas não estou conseguindo comprar as passagens. Penso que é em razão da grande antecedência. É isso mesmo? sabe me dizer quando poderei fazer a compra?
    Atenciosamente,
    Saragaia

  2. Saragaia, você acertou na mosca, as passagens para setembro ainda não entraram no sistema (nem as de agosto). Como não sabemos quando é que a Alsa vai colocar as passagens no sistema, o negócio é voltar para conferir dentro de várias semanas. Não se preocupe, há um ônibus cada 30 minutos. Comprando com duas semanas de antecedência não vai ter problema nenhum. Imagino que você já deva ter visto que existe também a possibilidade de viajar de trem-bala, que é mais caro mas também mais rápido. Abraço.

  3. Olá Tony! Eu estava buscando informação sobre o abono turístico de Madrid e entendi que se pode ir a Toledo de ônibus com o abono da zona T. Pelas informações que encontrei me parece que o ônibus deixa a gente já “lá em cima”, ao contrário do trem. Então será que não é melhor comprar o abono da zona T e perder uma meia horinha a mais porém ficar direto na cidade? A minha mãe é uma senhora com muita disposição, mas faço tudo que posso para poupá-la de sacrifícios: filas, subidas, demoras, etc.

    1. Thatiana, o ônibus vai deixar vocês na estação de ônibus, que fica na parte baixa da cidade, a uma distância do centro parecida com a estação de trem. O ganho não é grande. Vocês são unicamente duas pessoas? Chegando na estação de trem, os taxistas estão oferecendo um pacote fechado, por 15€ levam vocês ver Toledo do outro lado do rio (a vista que aparece na foto que colocamos em Toledo) e depois continuam até deixar vocês no centro da cidade, na parte alta. Para quatro pessoas é uma opção ótima, já para dois é um pouco mais salgado mas ainda vale muito a pena, é uma vista da cidade muito bonita que a maioria das pessoas que visita Toledo no mesmo dia nunca chega a ver. Pode valer a pena gastar esse dinheiro para começar o bate-volta em grande estilo. Abraço.

      1. Ana Luiza Petillo Nery

        Olá Tony!
        Parabéns pelos vídeos! São ótimos!
        Vou visitar Madrid na primeira semana de janeiro/2022. Pretendo fazer um bate e volta até Toledo.
        Em seu vídeo não há comentários sobre o uso da “tarjeta turística – zona T” para o trajeto Madrid-Toledo.
        Não entendi muito bem como faço a reserva de assento no ônibus usando a tarifa. Aliás, as informações sobre a tarjeta não esclarecem totalmente quais ônibus posso pegar. Em uma pesquisa breve encontrei a linha VAC 023. É da empresa Alsa. Mas aí a passagem de ida e volta para duas pessoas, da própria empresa, saem mais barato que a tarjeta turistica de um dia.
        Desde já agradeço a atenção,
        Ana

        1. Bom dia, Ana Luiza, e Feliz Natal! Não comentamos a tarjeta turística porque não achamos que seja um investimento interessante para chegar em Toledo. Como você já descobriu, a ida e volta até Toledo comprada no site da Alsa sai mais em conta! Porém, a gente acha que vale a pena investir mais um pouco para chegar em Toledo de trem-bala, muita gente não percebe, mas seu tempo é um valor muito importante, e conseguir contar com a maior quantidade de tempo possível em Toledo é imprescíndivel. Abraço.

  4. Tony, descobri que atualmente existe um abono turístico em Toledo que é uma pulseira que dá direito a visitar 6 monumentos. Eu fiz um mapa pessoal marcando esses lugares do abono (em vermelho) com outros sugeridos pelo guia de viagem. Só tenho um dia em Toledo e imagino que não vai dar pra ver tudo. Você tem alguma sugestão? O que eu deveria priorizar? Acho importante dizer que programei esse bate e volta a Toledo para uma terça ou quinta.

    https://mapsengine.google.com/map/edit?hl=pt-BR&authuser=0&mid=z6BPaVErPn4c.k06nj_T_eoDA

    1. Thatiana, vamos publicar vários posts sobre Toledo, inclusive sobre a pulseira turística, mas como não vão ficar prontos até a viagem de vocês, vou responder sua consulta aqui. A “pulsera” é um ótimo passe mesmo, visitando quatro lugares dos seis da lista, a compra da pulseira já valeu a pena. No seu mapa você colocou todos os lugares interessantes, mas como você já sacou, vocês não vão ter tempo de ver tudo. Pense também que, além das subidas e descidas em Toledo, vocês podem pegar tempo muito quente dificultando ainda mais o passeio. Por isso é bom ir com calma, especialmente por causa da sua mãe. Prioridades? Entre os lugares incluídos na pulseira, não percam o Monasterio de San Juan de los Reyes (é muito lindo), a Iglesia de Santo Tomé (só para ver o quadro do El Greco, costuma juntar uma grande muvuca), a Sinagoga de Santa María la Blanca e a Iglesia de los Jesuitas. Sobrando tempo, visitem também os outros lugares incluídos na pulseira. Fora do abono turístico está a catedral, que também vale muito a pena. Grande abraço.

  5. Tony, nós fomos a Toledo de trem mesmo porque fiquei hospedada em um hotel na frente da estação Atocha. Em Toledo usei a pulsera e achei que valeu a pena, embora só tenha dado tempo de ver 4 das 6 atrações oferecidas. À parte do bono turístico visitamos a Catedral e o Museu de El Greco. Seguimos seu conselho e ao saltar da estação fizemos o mini tour com o taxi. As fotos estão lindas! Obrigada por todas a dicas. Beijos

    1. Thatiana, o mini tour com o táxi valeu a pena para vocês? Achamos que é quase a única forma de chegar em um ponto com uma vista tão bonita de Toledo, que fica fora de mão para quem visita a cidade no dia. Beijos.

      1. Tony, achamos que o mini tour valeu a pena sim! O motorista que nos atendeu foi muito gentil, tirou fotos, não nos apressou. Eu já conhecia Toledo mas a minha mãe não. Então eu queria que ela tivesse uma vista panorâmica da cidade, que é linda mesmo, e dá ao visitante a visão conjunta da cidade medieval. Eu acho que só não faria se estivesse só. Mesmo não saindo “barato”, pra duas pessoas creio que compensa sim. Bjs

  6. Olá Toni!
    Tentei comprar uma passagem ida e volta de Madrid a Toledo para o dia 18/01/2016, mas no site da Renfle diz “Para el trayecto de IDA no existe conexion directo o este tren no circula en la fecha solicitada”
    Só apresenta passagens disponíveis até 15 de dezembro de 2015.
    O que acontece?
    Aguardo sua ajuda!
    Rosangela

  7. Olá Tony tudo bem?

    eu e meu noivo estamos indo para Madrid semana que vem dia 05/04 e queremos fazer um bate-volta à Toledo no último dia da vaigem. Gostaria de saber se é possível efetuar a compra das passagens de trem diretamente na estação Atocha no dia da viagem e onde podemos comprar a passagem de onibus diretamente no local? Estou estudando qual a melhor opção.

    Obrigada!

    1. Prezada Taís, se você deixar a compra das passagens para o dia da viagem, pode acontecer de não ter mais disponibilidade nos trens que partem de manhã. Todo mundo quer ir para Toledo de manhã cedo. Por isso nossa orientação é a de comprar as passagens antecipadamente, nem que seja dois dias antes. O ônibus dá para comprar na hora, mas também pode acontecer de não ter disponibilidade para os próximos horários. A última vez que voltamos de Toledo, no final do dia, o ônibus estava lotadaço. Abraço.

  8. Olá, Tony!
    Você saberia dizer se consigo comprar passagens de ônibus Madri -Toledo com 1 ou 2 dias de antecedencia, diretamente no terminal da Plaza Elíptica?
    Obrigada!!!

  9. Complementando…
    Tentei comprar no site da Alsa para 07/07, mas só apareceu 1 horário disponível, algo como ida às 10h, retorno às 15h.
    Gostaria de ir de ônibus, mas estou com receio de só haver esse horário mesmo, o que ficaria inviável para conhecer Toledo.
    Muito obrigada, Tony.
    Abraço!

    1. É muito provável que os horários de julho ainda não tenham sido introduzidos no sistema. Fizemos uma pesquisa para uma data em maio é há um ônibus a cada 30 minutos ao longo do dia. Abraço.

  10. Oi Tony! Tudo bem? irei fazer um bate volta em Toledo através de trem (Renfe). Vi que sai trem a cada 1/1h. Minha dúvida está em qual horário emitir os bilhetes. Pensei em ir num trem que sai 09;20 e volta às 18:20. O que achas? Abraçoo

    1. Prezado Rodrigo, há muita coisa para ver em Toledo. O roteiro do nosso Toledo em um dia ocupa o dia todo. Dependendo da época do ano da sua viagem (não sabemos qual é), valeria a pena esticar sua estadia em Toledo até mais tarde. Abraço.

    1. Rodrigo, tentaríamos, ou chegar antes em Toledo, ou sair mais tarde da cidade (a primeira opção seria a melhor, para aproveitar melhor as horas de luz). Abraço.

    1. Oi Denise. Se você estiver pensando em alugar o carro só para fazer o bate-volta, a resposta é claramente não. O trem-bala leva você até Toledo com rapidez e grande conforto. Nosso guia Toledo em um dia contém informação detalhada sobre como ir da estação de trem até o centro da cidade. Abraço.

  11. Prezado Tony. Primeiramente parabéns pelo site, tem informações preciosas para quem vai pela primeira vez a Madri. Comprei 3 guias, Madri, Sevilha e Toledo, que além de nos orientar bem nos passeios destas cidades nos livra daqueles guias pesados. Uma dúvida: como ainda não defini qual a data para o bate e volta para Toledo, gostaria de saber se é fácil, no mês de abri,l comprar a passagem do trem alguns dias antes?

    1. Prezados Jorge e Priscila, sejam bem-vindos ao Espanha Total. Esperamos que vocês aproveitem muito nossos guias! Fora do período da Semana Santa, quando Toledo fica lotadaça, deveria ser possível comprar as passagens de trem alguns dias antes do passeio, sem muitos problemas. Abraço.

  12. Boa tarde, Tony. Vou a toledo dia 19 de maio de 2017. Como estou indo com criança (2 anos) gostaria de saber se é possível circular pelos pontos turísticos com carrinho de bebê. Outra dúvida que tive é a respeito da compra da passagem, gostaria de saber se comprar pela raileurope.com.br é confiável. Por último, pretendo sair de Madrid às 8h00, chegar em toledo e fazer o que você indicou no roteiro (pagar para o taxista levar nos pontos para tirar fotos) e depois começar o roteiro de fato. Com isso, eu estava pretendendo voltar para Madrid por volta de 18h50. Você acha que esse tempo é suficiente? Mais uma vez obrigado, Tony.

    1. Prezado Pércio, é difícil dar uma resposta para sua consulta sobre o carrinho de bebê em Toledo. Nosso roteiro conta com uma subida íngreme no começo, mas que seria o menor dos problemas. O pior é que grande parte das ruas da cidade contam com calçamento de pedra, irregular, o que pode acabar sendo muito chato para a criança. Quase seria mais fácil levá-lo no colo ou usar o carrinho na hora de tirar aquele soninho.
      Sobre a Rail Europe, não temos experiência de compra com eles, mas sabemos, pelo feedback de leitores e também de conhecidos, que o atendimento ao cliente não é grande coisa. Na hora dos problemas, vira uma dor de cabeça resolver qualquer situação. Mas o pior de tudo são as comissões muito elevadas que eles acrescentam ao preço final da passagem. Ainda mais no seu caso específico é que eles não entendem as regras do transporte de crianças nos trens da Espanha, e não permitem a compra, com custo zero, da passagem para bebê que você está obrigado a ter (veja mais informações no texto Viajando no trem-bala com menores de 4 anos).
      A volta às 18:50h está perfeita. Abraço!

  13. Bom dia Tony,
    Estou começando a montar minha viagem pela Espanha (que será em Setembro) e estou adorando as suas dicas… Parabéns pelo site!
    Em relação ao tópico, vou com o meu marido fazer um bate-volta de Madrid para Toledo e vi que o preço da passagem de trem vai ficar 20,6 euros/p e que para alugar um carro gastaria uns 28 euros por 2 dias (aproveitaria e o usaria também para o bate-volta que faremos a Ávila/Segóvia)… Seria mais vantajoso mesmo alugar o carro ou o “problema” de andar de carro por Madrid faz com que a economia não seja tão vantajosa?
    Obrigada

    1. Bom dia, Andrea. Carro em Madri é um problema mesmo, que pode virar uma dor de cabeça se houver restrições emergenciais ao trânsito de carros no centro da cidade por causa da poluição. Você vai ter que procurar um hotel com estacionamento. Mas o carro é bem prático para os bate-voltas. Dá para ir até Toledo de ônibus também, economizando uns euros. Considerem alugar o carro unicamente para o bate-volta Ávila/Segóvia. Abraço.

  14. Ola Tony. O trem entre Madri e Toledo não tem classe?? Soh a turista? Como ficam os assentos? Eh designado pelo sistema na hora da compra ou na hora do embarque entra e senta no salve-se quem puder? Obrigada

  15. Ola Tony,

    Em maio estou indo à Toledo. Chegaremos no Bajaras e precisamos ir até Atocha para pegar o RENFE, qual a melhor forma de ir do Aeroporto até a estação?
    Na volta chegaremos em Madrid por volta das 14 ou 15 hrs, e nosso voo só sai 00:15, contando que devemos estar no embarque às 21:00, o que seria possível fazer e conhecer em Madrid nesse meio dia livre?
    Obrigada!

    1. OBS: Chegarei em Madri no dia 15 de maio, e vi em um post seu que esse dia é feriado, os transportes públicos funcionarão normalmente? o fluxo de turistas indo à Toledo aumenta nesse dia?

      1. O 15 de maio é San Isidro, o padroeiro de Madri. O transporte público funcionará com horário de feriado. Pode ser que tenha mais turistas em Toledo nessa data, por conta dos madrilenhos que aproveitarão o feriado para visitar Toledo (onde não é feriado).

  16. Oi Tony, pretendo ir a de Madri a Toledo no dia 24/06/2107, sábado. É festa de São João aqui no Brasil. E lá em Toledo, vale a pena? ou é melhor deixar para outro dia, pois estaremos em Madri de 21 a 27/06?

    1. Olá Marta, a festa de São João é muito importante nas cidades da costa Mediterrânea, mas não é celebrada no interior da Espanha, inclusive Toledo. No sábado deve ter mais turistas em Toledo, sendo que junta o turismo estrangeiro como o nacional. Mas não existe nenhuma outra restrição. Abraço.

    1. Precisando de novos esclarecimentos, aproveite um texto relacionado com o assunto da sua consulta para deixar sua pergunta. Teremos o maior prazer em tentar ajudar. Abraço.

  17. Vou com o meu marido para Madri em Julho. Nós estaremos com carro alugado vindo de Lugo e gostaríamos de saber se é uma boa ir de carro para lá. Vamos devolver o carro no dia da nossa chegada em Madri a noite, então seria o caso de passar uma tarde inteira em toledo voltando para Madri a tempo de entregar o carro as 20h. Acha que da tempo? Em Toledo é tranquilo de parar o carro na rua para passear a pé? Como é a sinalização dos locais nos quais é permitido estacionar?

    1. Nathalia, como vocês já estão com o carro alugado, pode ser uma boa ideia ir até Toledo de carro, sim. Mas uma tarde não é tempo suficiente para percorrer uma cidade tão interessante quanto é Toledo. Indicamos um mínimo de um dia. No centro de Toledo não é possível estacionar, mas há vários estacionamentos pagos nos acessos ao centro. Abraço.

  18. Olá, Tony, adoro o Espanha Total, parabéns! Vou fazer o bate e volta de Madri a Toledo em setembro. Minha dúvida é sobre a antecedência com que devo comprar as passagens de trem. Há outro tipo de trem, além do trem-bala, em que seja possível comprar as passagens no mesmo dia? Qual é o tempo de ônibus entre as duas cidades? Agradeço antecipadamente suas respostas.

    1. Prezada Leila, seja bem-vinda ao Espanha Total. Todo mundo quer viajar para Toledo nos primeiros horários do dia, por isso sempre indicamos comprar as passagens de trem para esse passeio com uma antecedência mínima de um dia. Os detalhes da viagem de ônibus estão no texto acima. Clique na aba “ônibus”. Abraço.

  19. Olá Tony,
    Quando eu compro as passagens de trem ida e volta de Madri-Toledo eu já defino o horário da volta? Ou a passagem vale para qualquer horário?

  20. Oi, Tony. Vou para Madri em maio e pretendo dedicar um dia para Toledo. Em maio, sei que anoitece mais tarde. Tendo isso em vista, você acha que devo comprar as passagens de trem para quais horários de ida e volta? Obrigado por suas informações, sempre muito úteis.

    1. Edgar, nosso Toledo em um dia foi desenhado para quem faz o bate-volta no mesmo dia. Começando o passeio em Toledo às 10 da manhã e finalizando por volta das 18 da tarde você vai conseguir ver os principais lugares de interesse turístico da cidade. Se estiver pensando em fazer o passeio de táxi pelos mirantes, calcule chegar em Toledo meia hora antes. Abraço.

    1. Olá Izabella, nosso Toledo em um dia está desenhado para ocupar o dia todo, aproveitando a linda Toledo ao máximo. O ideal seria começar o passeio não mais tarde das 10h e finalizar entre as 18 e 20h, dependendo da época do ano. Abraço.

      1. Bom dia Tony tudo bem? Adoro seu site, está me ajudando bastante a montar minha viagem para Madri em Maio ou Junho de 2020 (Ainda não decidimos o mês). Estamos pensando em ficar de 2 a 3 dias em Toledo, será suficiente para conhecer tudo com tranquilidade? Desde já agradeço.

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia Marta, seja bem-vinda ao Espanha Total. 2 dias completos são suficientes para conhecer Toledo com tranquilidade, sim. Se precisar da nossa ajuda, aproveite nossa consultoria de roteiros, onde ajudamos a aprimorar os roteiros de viagem dos nossos leitores. Abraço.

  21. Vamos á Madrid, 17 á 20 Maio do dia 20 á 22 ,temos 2 para chegarmos á Barcelona, então gostaria de saber como melhor aproveitar, estes dias conheçendo cidades viajando de trem, por favor me de dica para que passamos aproveitar pretendemos pernoitar numas das cidades mais também não sabemos qual as melhores. Se puder me ajudar eu agradeço.

  22. Olá, Tony.

    Depois de chegar por trem a Toledo, é necessário pegar um ônibus para chegar ao centro histórico ou ir a pé é tranquilo?

    Obrigado

  23. Boa noite Tony! Existe alguma empresa de Madrid (agência de viagens) que realiza esses bate e volta, no estilo ” excursão” , tipo os que tem em Barcelona?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Francisco. Existem, sim, mas ao contrário do que acontece em Barcelona, onde existe um ônibus oficial que oferece um serviço ótimo, não conhecemos um equivalente em Madri. Muitos passeios podem acabar sendo uma roubada. Sabemos que, no caso de Toledo, por exemplo, os turistas acabam ficando muito tempo em lojas “indicadas” pelo guia ao invés de dedicar mais tempo para visitar a cidade.

  24. OI Tony! Comprei hoje o guia de Toledo, parabéns, muito bom! Estou aqui vendo o site da Renfe, passagem ida e volta de Madri para a Toledo por 10,30 euros. no trem bala.. Me diz, esse preço vai se manter? Tenho que comprar antecipado pra garantir? Posso comprar lá na hora ou tenho que comprar as passagens antecipadas?

  25. Leandro Cortez dos Reis

    Boa tarde, gostaria de uma ajuda sua se possível…

    Quero fazer um bate e volta de Madrid para Toledo.. vi no get your gyde q o ida e volta sai por 25 euros.. mas ir se ônibus sai 11 euros..

    Eu marquei no maps os principais pontos turísticos da cidade que pretendo visitar a maioria é no centro.. mas tem o Mirador Del Vale e ponte de San Martin. Mas acho que ficaria muito cansativo ir a pé do Centro e acessar esses dois pontos turísticos.

    É possível pegar algum ônibus circular dentro de Toledo. Será que táxicompensa ?
    O que você pode me recomendar ?

    Seria eu e minha namorada..
    O ônibus hop on hop off Toledo é 19 euros..mto caro …

    Obrigado

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Leandro, no presente texto respondemos consultas sobre o deslocamento entre Madri e Toledo. Para consultas específicas sobre a cidade contamos com o texto o que fazer em Toledo, onde convidamos você a deixar sua consulta. Abraço.

  26. Ola, Boa tarde!

    Tentei comprar passagem Madrid Toledo de onibus para o dia 17 de maio e só apareceu um horário as 16 horas. Fiquei incrédula….
    Será que o site está com problema…..
    Ana Maria

    1. Bom dia, Ana Maria. O site não deve estar com problemas, não, o mais provável é que as passagens não tenham sido inseridas ainda no sistema. Vai ter que aguardar mais um pouco.

  27. Ola Tony!!!!

    Vou estar hospedada em Madri proximo a estação el Carmen . Como faço para chegar a Plaza Elíptica para pegar o onibus para Toledo?
    Obrigada desde já.
    Ana Maria

    1. Olá Ana Maria, para chegar na Plaza Elíptica:
      – pegue a linha 5 do metrô, sentido Casa de Campo, duas estações.
      – na estação Diego de León, faça baldeação para a linha 6, sentido Laguna. A estação Plaza Elíptica fica na linha 6.
      Abraço.

      1. Bom dia!
        Complementando a pergunta:
        Pretendo pegar o onibus para toledo as 9,30. Como disse anteriormente estarei hospedada perto da estação ell Carmen. Preciso sair que horas do hotel para chegar a Plaza Elípitica???
        Sei que varios fatores interferem nessa resposta mas gostaria de saber em torno de quanto tempo levo para fazer esse trajeto de metro….
        Um abração
        Ana

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Ana Maria, como você vai pegar o metrô no horário do rush, e para que não role nenhum estresse, pegue o metrô na estação Carmen não mais tarde das 8:30h. A viagem de metrô, se não houver nenhuma incidência nas linhas, deve demorar 40 minutos. Você vai pegar a linha 5 (verde), sentido Casa de Campo. Viaje duas estações e desça em Diego de León, onde você vai fazer baldeação para a linha 6 (cinza), sentido Laguna. A décima parada na linha é Plaza Elíptica. Abraço.

          1. Ola tony! Saindo de el carmem pego a linha 2 ou a 5? Na primeira vez que me respondeu voce colocou linha2 na segunda quando pedi estimativa de tempo voce colocou linha 5. Pode ser qualquer uma das duas? O destino final é a plaza eliptica para pegar o onibus. Agradeço desde ja

            1. Tony | ESPANHA TOTAL

              Bom dia, Ana Maria, você vai pegar a linha 5, tinha um erro na nossa resposta anterior, já arrumamos. A única linha que passa pela estação El Carmen é a linha 5. Abraço.

  28. Olá Tony!!! Comprei a passagem para o dia 17 de maio de onibus e os bilhetes não vieram com assentos numerados….isso é normal???? Há risco de viajar em pé???? Não gostaria….
    Um dia 10 para voces.
    Ana

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá Ana Maria. No percurso Madri-Toledo os assentos não são numerados, e por isso também não são garantidos (o que é muito chato). Mas você não vai viajar em pé, isso é proibido. Na hora que chegar na estação, junte-se à fila para embarcar no ônibus. Não se preocupe, isso não deve ser um problema. Um ótimo dia para você também.

  29. Boa tarde,

    Farei uma conexão em Madri no dia 18/11 de mais de 12h, seria possível visitar Toledo dentro deste período? A chegada prevista em Madri é às 10h45min e o voo para SP é às 23h. Qual a melhor (fácil) opção saindo direto do aeroporto?

    Obrigado!!!

    1. Bom dia, Emerson, teoricamente seria possível, mas a logística do transporte não é simples, você teria que ir até a estação de Atocha para pegar o trem-bala até Toledo.

  30. Mais uma vez parabenizo vocês por esse trabalho de oferecer orientações valiosas a quem quer conhecer a Espanha (em especial utilizando a malha ferroviária).

    Deixei essa pergunta no vido de vocês no Youtube, mas pela minha ansiedade, eu a refaço aqui no blog (ou site) de vocês.

    Posso sair de Madri com as malas, passar o dia todo em Toledo e depois partir para Barcelona? Tem como deixar as malas no “Guarda volume” da estação de trem de Toledo, enquanto conhecemos a cidade?

    Esta será a nossa primeira viagem à Espanha e pretendemos fazer todo o roteiro de trem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima