Os turistas estrangeiros que visitam a Espanha podem solicitar a devolução do IVA pago, nas compras de produtos que serão levados para fora da Espanha (ou da União Europeia).
Redigimos o presente texto para tirar todas suas dúvidas sobre a solicitação da devolução do IVA e para saber, de forma fácil de entender, como funciona o trâmite.
O qué é o IVA?
O IVA, o Impuesto sobre el Valor Añadido (imposto sobre o valor acrescentado), é o principal imposto pago pelo consumidor na Espanha. A taxa normal do IVA é de 21%. Além da taxa principal, existem mais dois tipos especiais de IVA: de 10% e de 4%.
Não é necessário esquentar muito a cabeça tentando entender a estrutura do IVA na Espanha: todos os preços que você vai encontrar em lojas, transportes, hospedagem e atrações turísticas já devem incluir o IVA.
Quem tem direito à devolução do IVA?
Para ter direito a compras tax-free, isto é, com direito à devolução do imposto, é necessário:
- que você resida fora da União Europeia.
- que você realize compras, por qualquer valor (não existe um valor mínimo para ter direito à restituição do IVA), em uma mesma loja da Espanha. A loja deve participar do programa Tax Free. A grande maioria das lojas da Espanha fazem parte do programa, mesmo que não coloquem um cartaz na parte exterior do estabelecimento. Na dúvida, sempre é bom perguntar antes de comprar.
- que você esteja solicitando a devolução do IVA correspondente à compra de um produto. A devolução não contempla despesas com serviços, tais como: hospedagem, alimentação, ingressos ou aluguel de veículos.
- apresentar seu passaporte no ato da compra (apresente o passaporte original!).
- que não tenham passado 90 dias da data da compra.
- na alfândega no aeroporto, apresentar a nota fiscal correspondente à compra acompanhada pelos produtos comprados. Não esqueça que pode ser solicitada a apresentação do produto comprado!
Qual é a porcentagem de imposto que vou receber de volta?
Muitas pessoas ficam frustradas quando percebem que a devolução do IVA não contempla 100% do valor do imposto pago. Às vezes, tem até quem acha que foi enganado. Por isso, é muito importante entender que a devolução do IVA não significa que você vai receber 100% do imposto pago.
Existe um teto legal que determina a porcentagem do imposto que deve ser devolvido. Esse teto é de 15,70%. Sobre essa porcentagem, ainda incide a comissão cobrada pela empresa autorizada para gerenciar a devolução do IVA, uma comissão que também é regulada por uma lei.
O cálculo definitivo é muito complexo, mas considere que por uma compra de 100€ (quantidade que já inclui 21% de IVA), você vai rever aproximadamente 10,50€.
E as compras em outros países da Europa?
O sistema de Tax Free não fica limitado às compras realizadas na Espanha. Você vai poder pedir a devolução do IVA correspondente a compras realizadas em outros países da União Europeia que formem parte do roteiro da sua viagem.
Guarde as notas de compra de todos os produtos, acompanhadas dos devidos formulários de Tax Free, para apresentá-las todas juntas no aeroporto de saída da União Europeia.
A devolução do IVA, passo a passo
Vamos explicar de forma didática como é o passo a passo da obtenção da devolução do IVA. O trâmite é formado por 3 passos:
- obtenção do formulário do IVA no momento da compra.
- carimbo da alfândega no formulário.
- devolução do dinheiro por parte da empresa credenciada pelas autoridades.
É importante entender que, mesmo que o passo 3. possa acontecer antes que o passo 2. todos são obrigatórios.
Passo 1. Compras.
No momento de realizar suas compras, exija o formulário do tax free por todas as compras realizadas em uma mesma loja. A loja vai preencher o formulário com seus dados, os dados da compra efetuada e os dados da loja.
A loja vai indicar para você qual é a empresa responsável pela devolução do IVA. Cada loja trabalha com uma empresa específica.
Passo 2. Carimbo na alfândega.
Para ter direito à devolução do IVA, é imprescindível que você obtenha o carimbo da alfândega no formulário para a devolução do IVA. Esse carimbo deve ser obtido no último aeroporto antes de deixar a União Europeia.
No caso da Espanha, o orgão responsável pelo trâmite é a Guardia Civil, e no aeroporto você deverá procurar pela Oficina de Devolución del IVA. Lembre-se que você não deve colocar na sua bagagem os produtos para os quais está solicitando a devolução do IVA. Se você não apresentar os produtos, a Guardia Civil não vai colocar o carimbo no formulário.
MUITO IMPORTANTE: especialmente no caso do aeroporto de Madri, chegue com muita antecedência para poder realizar o trâmite alfandegário. Fomos informados por uma leitora que, chegando no aeroporto com três horas antes da partida do voo, não conseguiu completar o trâmite por conta da longa fila na alfândega e os poucos atendentes.
O que acontece se seu voo que parte da Espanha não vai levá-lo fora da União Europeia?
Imaginemos, por exemplo, que você não vai voar direto de Madri para São Paulo. Antes, você vai fazer uma escala em Lisboa, trocando de aeronave. Nesse caso, você deverá carimbar sua documentação no escritório do IVA do aeroporto de Lisboa.
E se a escala for muito curta?
Agora é que são elas. Conversamos recentemente com a Guardia Civil no aeroporto de Madri. Fomos informados que, pela lei, a Guardia Civil da Espanha não pode carimbar um formulário de um passageiro que está voando para outro aeroporto dentro da União Europeia. Também confidenciou, off-the-record, que no caso de conexões muito curtas (imagine que você unicamente tenha, continuando com nosso exemplo, uma conexão de 45 minutos em Lisboa), e segundo o critério e disposição do agente da Guardia Civil presente no momento, podem facilitar a vida do viajante carimbando o formulário. Não conte com isso, mas se sua conexão for curta e você tiver medo de não conseguir completar o trâmite no aeroporto de conexão, pode valer a pena tentar no escritório do IVA do aeroporto na Espanha.
Passo 3. Entrega do formulário carimbado à empresa responsável pela devolução do IVA.
É imprescindível que, no momento que já tiver o carimbo da alfândega no formulário, o entregue para a empresa responsável pela devolução do IVA.
Essa entrega pode ser feito de duas formas diferentes:
- as principais empresas contam com escritórios nos maiores aeroportos. Se o escritório da empresa, que costuma ficar logo depois do controle de imigração de saída do país, estiver aberto, aproveite para entregar o formulário.
- pelo correio. De volta em casa, encaminhe o formulário pelo correio para o endereço que a empresa deverá ter fornecido para o encaminhamento do documento.
Se você não encaminhar para a empresa o formulário carimbado pela alfândega, não vai ter direito à devolução do IVA. Se a empresa já tiver adiantado para você a devolução do IVA (veja o seguinte ponto) e você não encaminhar o formulário devidamente carimbado para ela, terá o valor da devolução debitado no seu cartão, somando o importe pago e ainda pode incluir o acréscimo de uma multa.
Passo 4. A devolução do dinheiro.
Até pouco tempo atrás, o procedimento para obter a devolução do dinheiro devia ser efetuado necessariamente no aeroporto de saída do país, nos escritórios das empresas credenciadas pelas autoridades espanholas para a realização do trâmite.
Porém, em anos recentes (Barcelona foi a pionera), as empresas estão permitindo a obtenção da devolução do dinheiro em escritórios no centro das principais cidades turísticas da Espanha. As empresas vão adiantar a devolução do imposto para você, que poderá recebê-lo no seu cartão de crédito ou em dinheiro.
É importante entender que, no caso do recebemento antecipado da devolução do imposto, os passos 2 e 3 ainda serão obrigatórios. A única mudança no trâmite é a ordem. Você vai receber o dinheiro primeiro para mais tarde obter o carimbo da alfândega e proceder com a entrega da documentação à respectiva empresa que realizou o adiantamento.
Dica valiosa do Espanha Total
Está querendo solicitar a devolução do IVA? Chegue no aeroporto com tempo suficiente. A Espanha recebe muitos turistas e as filas no escritório de devolução do IVA podem ser muito demoradas. Vários leitores relataram que tiveram que abrir mão de solicitar a devolução do IVA por causa das filas. Então, quer garantir a devolução do IVA? Chegue bastante antes no aeroporto.
Alguma dúvida sobre a devolução do IVA?
Para quem nunca solicitou a devolução do IVA, o trâmite pode parecer assustador, quando na verdade é bastante simples. Você compra, pede o formulário, carimba o formulário na alfândega e entrega o formulário na empresa conveniada com a loja. Simples assim.
Mas se você quiser qualquer esclarecimento, as caixas de comentários do texto estão abertas para suas consultas. Unicamente pedimos a gentileza de ler o texto acima antes de perguntar.
Olá!
Chegamos com um pouco mais de três horas de antecedência no Aeroporto de Barcelona, no domingo, dia 26 de maio, porém as filas obrigatórias estavam enormes (principalmente de grupos de turistas chineses).
A primeira fila para a devolução do IVA, era para a validação dos códigos de barras, depois as duas filas para o reembolso – tudo com as malas! Porém, uma das filas estava muito longa mesmo e o processo demora e, para piorar, com poucos atendentes.
Conclusão: abandonamos a fila para não perder o voo. Achei injusto.
Você saberia me dizer se teria como reclamar para tentar receber os impostos? Afinal, parte das compras foram estimuladas por este motivo: devolução de um percentual das compras.
Muito obrigada pela ajuda!
Bom dia, Leila. Que situação tão chata, você chegou no aeroporto com tempo teoricamente mais do que suficiente, e acabou não podendo se beneficiar da devolução do IVA por uma estrutura deficiente do atendimento oferecido pelas autoridades espanholas. Entendemos e compartilhamos sua chateação. Existem totens espalhados pelo aeroporto que teoricamente permitem fazer o trâmite do IVA de forma eletrônica. Mas o problema é que o totem não garante que você fique dispensado de fazer a fila do atendente humano. Dependendo do perfil e o volume das compras, pode ser que a máquina emita os documentos carimbados, ou que redirecione você para a fila com o antendente humano.
Infelizmente, se você saiu da UE com as mercadorias e sem o carimbo da alfândega, não há o que fazer.
Vamos colocar um aviso no texto para evitar que outras pessoas sejam prejudicadas.
Abraço!
Isso é a maior furada. Não perco mais meu tempo preenchendo formulários e esperando em longas filas para ter a restituição do IVA. Faltou a reportagem mencionar que na hora de receber, ainda é descontada uma comissão para o aeroporto, caso opte por receber em dinheiro, o desconto é o dobro do recebimento no cartão. Eu estou fora!
Se vou fazer compras pelo valor de 2.000€ e fico sabendo que posso receber 200€ de volta, vou pesquisar com atenção para saber como completar o trâmite. Você é livre de abrir mão do estorno do IVA, mas não bote a culpa em quem não tem responsabilidade nenhuma. Ainda mais, não existe a tal da “comissão para o aeroporto” que você menciona. A AENA não tem absolutamente nada a ver com o estorno do IVA, que é responsabilidade do ministério da Fazenda da Espanha.
Bom dia, é a primeira vez que solicito Táxi Free. Poderia me ajudar ? Eu comprei em 2 lojas em Madrid e solicitei Táxi Free ( Eles me entregaram o Cupom Fiscal, carimbado) esse cupom eu tenho que apresentar apenas ele? Estou lendo que deveria pedir um formulário , será que esse formulário é esse cupom que já estou em posse? E outra dúvida, irei ainda em Roma, Londres e vou embora de Paris. Eu solicito aqui na Espanha mesmo?
Bom dia, Marco, o vídeo que colocamos no começo do post ilustra com muito detalhe tudo o que você precisa saber para completar o trâmite do tax-free. O cupom fiscal que você recebeu é o que você deverá apresentar na hora de validar suas compras. Sua última pergunta está respondida no texto acima (“O que acontece se seu voo que parte da Espanha não vai levá-lo fora da União Europeia?”).
Eu fiquei na fila para receber meu tax free (que estava enorme) , passei a nota no leitor de codigo de barras naqueles totens que tem logo antes da sala de embarque, e a atendente disse que era apenas isso que deveria fazer, sendo assim embarquei e ate agora nada de receber a taxa de volta, o que faltou eu ter feito para completar o processo, e em ate quanto tempo teria recebido a minha taxa de volta?
PS comprei um iphone na loja da apple, e eles tinham tirado foto do meu passaporte e me entregaram o formulario ja preenchido.
Como explicado no texto acima, são vários passos que você deve completar para ter direito à devolução do IVA. Você indica que conseguiu a validação da alfândega nos totens que ficam antes do embarque do aeroporto. Com essa validação, você deve ter ido até o guichê da empresa responsável pelo estorno do imposto para obter o dinheiro. Você fez esse trâmite?
Boa noite!
Primeiramente Parabéns pelo post, muito esclarecedor!
Tenho uma dúvida: vou aterrisar na Espanha (onde pretendo comprar um celular), porém depois vou a Paris, e por fim Londres, onde de lá retorno ao Brasil. Veja se entendi os procedimentos corretos: 1) solicitar o formulário do IVA no momento da compra em Barcelona, 2) Carimbar na alfândega de Londres o formulário, e 3) A devolução do dinheiro (empresa credenciada) pode ser feita em Barcelona mesmo ou em Londres.
Está correto? Fiquei um pouco confuso, pois meu tio voltou a pouco tempo de uma viajem similar e não conseguiu a devolução. Na última cidade que ele esteve informaram q deveria ter “validado” o formulário no primeiro país que passou
Desde já muito obrigado
Bom dia, Anderson. Em tese, o carimbo da alfândega deveria ser obtido no aeroporto de Londres (ponto da sua saída da União Europeia) no dia do seu retorno para o Brasil. O problema é que não sabemos como está a situação agora mesmo no Reino Unido, com a próxima saída do país da União Europeia. Você sempre poderia tentar o carimbo da alfândega nos tótens do aeroporto de Barcelona, mas pode ser que o sistema não permita essa operação na hora que você informar que ainda vai voar para outro país da União. Abraço.
Olá, eu vou sair de Barcelono com escala de 45 minutos em Madrid, poreém com destino à São Paulo. Será que poderia tentar a devolução ainda em Barcelona?
Obrigado.
Marcos, em tese você deve solicitar a devolução em Madri. Veja nossas considerações sobre sua situação no texto acima.
Tony,
sou brasileira, mas entrei na Europa com meu passaporte alemão. Quando eu for solicitar tax free, devo fazê-lo com passaporte brasileiro, ou pode ser com o alemão, já que resido no Rio?
Bom dia, Stella. Deveria existir alguma indicação no seu passaporte alemão informando que foi emitido pelo consulado da Alemanha no Brasil. Caso contrário, use o brasileiro.
Irei dar meu depoimento aqui, pois vcs colaboraram muito para que eu elaborasse o meu roteiro, MUITO OBRIGADA e PARABÉNS! (irei postar no passaportebcn tb 🙂 )
Mesmo lendo o procedimento em vários blogs ainda fiquei com algumas dúvidas na prática (ex: como faria pra pegar o reembolso com empresas diferentes, onde pega o tal do carimbo na alfandega, tenho que guardar todas as notas e envelopes que entregam em cada loja? Tenho que preencher algum formulário? etc etc). O procedimento ao solicitar tax free nas lojas é como citado no blog. Tentarei colaborar aos próximos viajantes como eu fiz, primeiro vou citar alguns dados : estive em Barcelona e dps Madrid, de onde retornei ao Brasil pelo voo da TAM, 23:30, terminal 4 (onde faz o check in), seguindo para o S (onde embarca)
MINHA EXPERIÊNCIA NO AEROPORTO: Passei pelo processo no aeroporto no dia 04/09/2019, cheguei com quase 4 hs de antecedência, por sorte estava vazio. No terminal 4, dps que passar todos os guichês da TAM que fica à esquerda, vire a direita e encontrara vários totens da “agencia tributaria”, é lá que vc ira cadastrar seus formulários (que vem junto com a nota, na verdade parece uma nota ja da empresa conveniada) , coloque em português e vá escaneando os códigos de barra de cada nota, se todas derem um tique verde (OK), não precisa procurar a alfandega e ah, não espere sair algum tipo de comprovante ou finalização da operação apos acabar de lançar as notas…pq não sairá. Somente procure a alfandega/guarda nacional se tiver problema ao lançar o formulário.
Após isso, pode fazer o check in, despachar as malas e seguir para o terminal S, pode ir embora do terminal 4 sem medo (eu fiquei com receio de ir longe demais e errar e ter que voltar!). Chegando no terminal S, o balcão das empresas Global exchange e Global Blue fica após o Duty Free, atravesse o Duty e vire à esquerda e encontrará o balcão dessas empresas para que pegue o estorno do IVA. No Global Blue foi super rápido, apresentei todas as notas/formulários, fizeram as contas e tinha duas opções: receber em euro ou cartão, escolhi euro. Na Global Exchange, o atendimento foi demorado, e a opção era em dólar ou cartão. Foi tudo mais simples do que eu esperava e por sorte não tive filas.
Prezada Jenniffer, agradecemos muito seu retorno e o detalhado relato da sua experiência. Adoramos saber que deu tudo certo. Grande abraço!
Boa noite!
Por favor, é uma pergunta diferente. Minha bagagem foi extraviada e comprei alguns itens de necessidade , o que aconteceu perdi a nota fiscal. Tem como conseguir a 2ª via através das internet, pois tenho o número dela.
Obrigada
Dinalva Célia
Bom dia, Dinalva, quando você comprou os itens de necessidade, informou a loja que ia solicitar a devolução do IVA?
Boa tarde! Tenho uma dúvida.
Estou indo a Portugal e Espanha mês que vem e pretendo comprar um iPhone e Apple Watch. Devo comprar logo na primeira cidade, que vai ser Lisboa.
Minha dúvida é onde solicitar a restituição do valor, pois volto da Espanha (Barcelona), porém o iPhone terá sido comprado em Portugal (Lisboa). Será que tem algum problema? Eles devolvem para todos os países da União Europeia?
Até por que farei conexão em Lisboa mas o tempo é de 2 horas e não creio que conseguiria ir atrás disto neste curto tempo.
Bom dia, Matheus, como já respondemos na consulta idêntica que você deixou no passaporteBCN, e como explicado no texto acima, (veja a seção “O que acontece se seu voo que parte da Espanha não vai levá-lo fora da União Europeia?”) você deverá solicitar o carimbo da alfândega em Lisboa. Sua outra dúvida está respondida na seção “E as compras em outros países da Europa?”
Depois de feito todo o procedimento, recebido o valor de volta… a compra desse bem fica vinculado ao passaporte? Pergunto isso porque, se vincular, as autoridades brasileiras sabem o valor dispendido no exterior e podem tributar quando chegarmos ao Brasil ou não?
Sua compra deve ficar vinculada ao seu passaporte. A obrigação de declarar as compras no Brasil independe de você ter solicitado ou não a devolução do IVA no exterior.
Boa noite,
Sabem me informar se fica aberto tudo 24hrs? Pq meu voo eh as 7 da manha, vou chegar ao aeroporto por volta das 3.
Obrigado,
Thiago
Thiago, qual é seu terminal?
Olá, li pelo comentário de uma leitora e se bem entendi, os totens para cadastro das notas fiscais fica em locais em que é possível realizar a primeira etapa antes mesmo do check in. É isso mesmo?
Pergunto pois tenho um stop over em Madri de 1 dia e ficarei hospedada em frente ao aeroporto. Seria possível cadastrar as notas assim que chegar, sendo que minha saída do país seria só no dia seguinte?
Muito obrigada!
Bom dia, Laka, você deve fazer a validação das compras no dia da sua saída do país. Se você fizer isso antes, pode ser que os agentes da alfândega rejeitem a validação. Qual é o terminal do seu voo? Há totens nos terminais T1 e T4, se soubermos qual é seu terminal, poderemos indicar a localização exata dos totens, que são uma mão na roda. Aguardamos seu retorno. Abraço.
Olá, Tony! Obrigada pelo retorno!
Meu embarque será no T4. A empresa que fará a devolução é a global blue…
Então, os tótens ficam entre os balcões de check-in e o controle de segurança do T-4, antes de atravessar uma ponte que fica acima da área de retirada de bagagens. Imaginamos que você já tenha visto o vídeo que fizemos recentemente (e que pode achar no começo do post) explicando com detalhe como é o trâmite da devolução do IVA. Abraço.
Olá pessoal! Irei visitar minha família em Santiago de Compostela nas festas de fim de ano e tenho receio de não conseguir obter o ressarcimento do IVA. É que como Santiago fica na Galiza, pegarei um voo até Madrid e de lá para A Coruña. Farei o mesmo caminho na volta ao Brasil, com um agravante, o meu tempo de chegada no confuso Barajas para o embarque do meu voo para o Brasil é de apenas 1:40. Sabem informar se consigo realizar o tramite do IVA somente nos aeroportos de Madrid ou Barcelona, ou já podemos iniciar o procedimento em outro local, como por exemplo, o Aeroporto da Coruña?
Bom dia, Paulo César. Como informado no texto acima, o carimbo da alfândega deve ser obtido no último aeroporto antes de deixar a União Europeia, no seu caso, Madri. As conexões curtas não favorecem os trâmites da devolução do IVA. O problema não está no aeroporto, está na escolha de uma conexão curta. Abraço.
Boa tarde
E no caso da dedução do iva sabe como é processo aí em Espanha.
Obrigado
Bom dia, unicamente profissionais residentes na Espanha podem deduzir (desgravar) o IVA. Não é uma opção para turistas.
Se eu fizer minhas compras em dinheiro e elas forem validadas pelo totem, depois eu só preciso ir até a empresa responsável para receber o valor em dinheiro ?Como a empresa vai saber que as minhas compras já foram validadas sem o carimbo no formulário.
A empresa responsável pelo estorno do IVA fica sabendo que suas compras foram validadas no totem porque a empresa tem acesso ao sistema informático da Receita espanhola e consegue consultar se a compra foi validada ou não.
Boa tarde,
Tenho uma duvida.
Sou residente na Espanha mas uso meu passaporte brasileiro para sair e voltar. Fiz muitas compras para amigos no Brasil e embarco essa semana de férias. Eu consigo recolher o IVA? Ou meu passaporte está vinculado no sistame espanhol como residente?
Grata
Bom dia, Renata, onde foi emitido seu passaporte?
Como sei se a Apple de madrid participa do tax free e com isso podendo solicitar O IVA?
Vai ter que perguntar antes de comprar. Mas até onde a gente sabe, as lojas da Apple participam do Tax Free.
Tony, como vai?
Adoro o seu programa e vou para a Espanha em dezembro.
Gostaria de comprar um iPhone, mas descobri que só conseguirei comprá-lo pelo site da Apple, já que o tempo de espera é de 5 semanas para retirada do produto após a encomenda.
Minha dúvida : comprando pelo site, terei direito à restituição do IVA?
Desde já agradeço,
Niliane
Bom dia, Niliane, como não queremos chutar uma resposta que possa não corresponder com a realidade, o melhor seria que você entrasse em contato com a Apple por algum canal de comunicação para obter uma resposta certa para sua pergunta. Tome cuidado, os tempos de espera dos produtos são aproximados. Abraço.
Olá, boa tarde
Estou com um “documento electrónico de reembolso (DER)” – DIVA enviado para meu e-mail.
Foi de um iPhone 13 comprado online.
Já estou de volta ao Brasil e me informaram que o formulário não foi escaneado. Haveria como alguém que esteja no aeroporto apenas tentar escanear novamente para mim documento? Posso enviar por e-mail e dividir o reembolso que receber.
Bom dia, Leonardo. Não entendemos muito bem sua situação. Você não fez a validação das compras no aeroporto (o passo 2 no texto acima)? Aguardamos seu retorno.
Bom dia! Fiquei com uma dúvida, vou voltar ao Brasil de Sevilha com escala em Londres. Então devo fazer o pedido no Aeroporto de Sevilha, certo? Todos os produtos devem estar na bagagem despachada ou podem ir uma parte na mala de mão? E tenho que fazer o check in na companhia aérea antes e depois com a mala etiquetada ir até a alfândega? Ou passo pela alfândega antes de despachar a mala?
Bom dia, Iris, você deve solicitar a devolução em Sevilha. Você solicita o estorno do IVA e depois faz o check-in, você deve estar em posse dos produtos na hora que fizer o trâmite.
Ola, estou planejando uma viagem para Espanha, porem com escala em Lisboa, pretendo comprar uma bicicleta e trazer para o Brasil. Entendo que a bagagem será despachada e não poderei apresentar o produto em Lisboa, posso solicitar o reembolso do IVA em Madri?
Obrigado,
Marcelo, em tese o trâmite do IVA deveria ser feito em Lisboa. Em Madri, você vai depender da boa vontade do agente da alfândega, que aceite realizar o trâmite em um aeroporto diferente ao estabelecido pela norma. Pode ser que aceite fazê-lo, mas não conte com isso. Abraço.
Vou ficar 65 dias.
Posso solicitar o IVA, mesmo ficando tanto tempo??
Você tem até 90 dias a partir da data da compra do produto.
Tenho um formulário de uma compra feita na Holanda (formulário e envelope de correio franqueado da Global Blue). O formulário foi fornecido pela loja a Apple e dele já constam os dados do comprador. No retorno ao Brasil, no aeroporto de Amsterdam, consegui o carimbo da alfândega, mas não havia escritório da Global Blue para fazer o reembolso do IVA. Vou encaminhar os documentos pelos Correios. No formulário de Tax Free da Global Blue só há espaço para assinatura e para informar o método de reembolso (no caso, será no cartão de crédito). Não há espaço para informar os dados do cartão de crédito que receberá o reembolso. Esses dados são solicitados depois, pelo e-mail do consumidor (o meu e-mail consta do formulário), ou devo informar tais dados em um impresso à parte?
Entre em contato com a empresa para pedir esclarecimentos, não sabemos como opera a Global Blue na Holanda nem temos os formulários para saber o que aparece exatamente neles.
Prezado Tony.
Eu e minha esposa vamos para Madri, depois vamos para Gran Canária fazer compras, e depois voltamos para o Brasil. Sou brasileiro, não tenho passaporte europeu. Minha esposa tem passaporte italiano. Sei que no Brasil existe um limite de compras que você pode trazer do exterior sem declarar, que é de 1.000 Euros. Porém, quando eu voltar de Gran Canária e colocar o pé em Madri, existe um limite em Euros de produtos que posso trazer de Gran Canária e que será checado pelas autoridades espanholas?
Obrigado.
Bom dia, Antonio. Não existem limites dentro da Espanha, e as Ilhas Canárias fazem parte da Espanha. Mas por via da dúvida, consulte na alfândega em algum aeroporto para ter certeza absoluta disso.
Fiz todos os trâmites no aeroporto de Barcelona, coloquei o envelope dentro da urna amarela e nunca recebi o valor restituído no meu cartão.
Fui enganada
Boa tarde,
Retornei no dia 14/08/2022.
Fiz o fazer a leitura dos formulários TAXFREE nas máquinas da DIVA.
Porém, alguns não foram validados e apareceu a seguinte “procure um posto alfandegário”.
Contudo, eram 03:30 da manhã e o meu voo para AMS saía às 06:00, não havia postos abertos no Terminal 2 (não tenha que eu tenha visto).
Ao chegar em AMS (eu consegui o carimbo da Aduana Holandesa). Fui na Global TAXFree para receber o valor e eles não devolveram, pois informaram que havia um problema de validação dos formulários pela aduana Espanhola.
Existe alguma forma de validar esses formulários na Aduana Espanhola de outra forma? Mandar algum email, por exemplo?
Tenho uma viagem programada para Espanha em Fev.2023, consigo validar esses docs e reaver o valor do IVA?
Lembrando: TODOS estão carimbados pela aduana Holandesa.
Obrigado pela ajuda!
Bom dia, Felipe. O problema é que você deveria ter feito a validação no último aeroporto antes de sair da Europa. Agora você tem parte da validação feita na Espanha (incompleta) e o carimbo da Holanda. Aí a empresa responsável pela devolução do IVA muito provavelmente não vai admitir a documentação. Mas peça orientações para a empresa de qualquer jeito, quem sabe eles não aceitam a validação feita na Holanda que, no final de contas, é que você deveria ter. Você não vai poder tentar de novo em 2023, as compras devem ter sido feitas nos 90 dias anteriores à sua saída.
Boa noite. Eu pego voo de retorno em Sevilha e faço conexão em Madri. De Madri volto para o Brasil. Mas minha conexão em Madri é curta. Posso fazer o processo de devolução em Sevilha?
Bom dia, sempre no último aeroporto antes de sair da UE.
Bom Dia !
Tudo bem ?
No aeroporto de Malaga (AGP) não é possível receber em dinheiro e por isso fiz a validação dos comprovantes de pagamento (DIVA), depois foi solicitado que anotasse o numero do cartão de crédito em cada comprovante de compra e colocasse essa documentação num envelope que foi cedido por eles e o mesmo foi depositado numa caixa de correio, isso foi em 19/12/2022 e até agora não ocorreu o crédito referente o TAX FREE.
Como posso cobrar esse crédito ou mesmo verificar se está em andamento?
Bom dia, Claudia, você deveria procurar esclarecimentos da companhia com a qual você fez o trâmite da devolução do IVA. Desconhecemos qual foi essa empresa.
Olá!! No meu caso ao comprar em uma determinada loja eles não imprimiram o tax free, mas enviaram para o meu email e disseram que teria validade. De fato, entretanto, no aeroporto, após passar pela validação disseram que precisariam da via impressa. Rodei o aeroporto e não consegui ninguém para imprimir. Estou embarcando daqui a duas horas e parece que o dinheiro ficou perdido. Vou continuar tentando, mas…. não sei se vou conseguir. Alguém já teve essa experiência?
Primeira vez que ouvimos uma história como essa. Fica o aviso, peça sempre a fatura impressa, é seu direito como consumidor.
Olá,
vamos a Barcelona, mas nosso voo de retorno tem escala em Madri (tempo de 1h 30min) e assim saída ao Brasil. O carimbo e a entrega do formulário realizo em Barcelona ou Madri ? Se em Madri, temos tempo suficiente ?
Obrigada
Raquel
Olá, Raquel, o carimbo deve ser obtido em Madri. Não sabemos quais são os terminais que você vai usar em Madri, por isso é difícil dizer. Mas sua conexão é curta.
Olá,
Estou na Espanha de passagem.
Gostaria de saber se no momento de apresentar o formulário no aeroporto, também tenho que apresentar a passagem de ida e de volta. (Data de chegada na Espanha e saída)
Talvez eu acabe passando um pouco os 90 dias que pode ficar no país e tenho medo de ter problemas com a polícia ao pedir o Tax Free.
Obrigada
Olá, o trâmite do estorno do IVA independe da inmigração. Mas na saída da Espanha você vai ter que apresentar seu passaporte.
Certo.
E após quanto tempo depois da compra ainda é válido o formulário do Táx Free?
Obrigada.
Está no texto acima, 90 dias.
Oi! Moro no Brasil e quero comprar um produto pelo site de uma loja fisica da espanha.Tenho direito a isenção do IVA?
E como faço para solicitar?
Você precisa entrar em contato com a loja para saber se participa do programa Tax Free e para saber como obter a fatura que você vai precisar na hora que você for passar pela alfândega no aeroporto.
Boa Tarde!
Fiz uma compra na Espanha e lá mesmo recebi o reembolso em dinheiro, porém esqueci de scanear e pegar o carimbo na Alfândega.
O que devo fazer agora, estando no Brasil?
Agora é tarde demais para fazer qualquer coisa, o carimbo deve ser obtido no momento da saída do país. Provavelmente a companhia irá debitar no seu cartão o valor reembolsado e pode ser que alguma multa também.
Parabéns pelo post, gostaria de saber qual o horário de funcionamento, meu voo sai muito cedo do aeroporto.
Bom dia, de qual aeroporto estamos falando?
Boa tarde.
Fiz a compra de alguns produtos por um site da espanha e recebi os produtos no hotel em Madrid. O site que me vendeu me enviou um DOCUMENTO ELECTRONICO DE REEMBOLSO ( DER ). Este documento ja esta liberado para eu receber o valor do reembolso, porem no aeroporto fui informado que eu preciso entrar em um site da Receita Federal da Espanha para solicitar o reembolso.
Voce sabe me informar qual é este site?
grato
Bom dia. Quem falou para você que devia entrar em um site da Receita Federal? Isso é novidade para a gente. Você fez a validação das compras no aeroporto na saída da Espanha?
Bom dia. Obrigado por sua resposta. Foi o atendente da AW LAB CLUB que faz o pagamento do retorno do IVA. Ele disse que as empresa de troca nao poderiam fazer, somente atraves de um site, penso eu ser da receita federal ou orgao similar. Se voce quiser eu te envio o email da empresa que eu fiz a compra, com o documento a ser resarcido.
as outras notas que eu apresentei, eu recebi normalmente
É uma situação muito estranha. Os três passos básicos são: compra indicando que você vai solicitar o estorno do IVA; validação da compra no aeroporto; estorno do dinheiro. Peça novos esclarecimentos para a empresa. Ou copie e cole aqui o email da empresa (mais tarde o apagaremos do seu comentário).
Sellado verde
Su formulario TaxFree o documento electronico de reembolso (DER) IAEAT: ha sido sellado.
El sellado ha sido conforme, y puede cobrarlo.
Por favor, no responda a este mensaje. Se trata de un envío automatizado desde una dirección de correo no atendida.
Eliminamos as partes do seu email que continham informação privada. O que entendemos é que sua compra foi validada e, com aquele documento que você consegue seguindo o link, já pode encaminhá-lo para a loja para obter a devolução do IVA. É a loja que estorna o dinheiro, não a Receita.
Muito Obrigado
Volto de navio de Barcelona para o Brasil.
Tem validação Alfandegária no Porto?
Não, não tem. Peça orientação para a companhia marítima.