Como é uma viagem de trem-bala

Para quem viaja frequentemente de trem-bala, como é o nosso caso, acaba se tornando uma atividade corriqueira, como pegar um ônibus ou viajar de avião. Mas para quem nunca pegou um trem de alta velocidade, as perguntas e as dúvidas se acumulam. Queremos descrever, com detalhes, todos os passos envolvidos em uma viagem de trem-bala, para sanar suas dúvidas sobre a utilização desse excelente meio de transporte.

Só não vamos conseguir reproduzir a emoção de viajar a mais de 300 km/h !

1. A estação

atocha

Pronto, chegou o dia da sua viagem e você já está a caminho da estação de trem. Na sua pasta de documentos, você deve levar as passagens do trem-bala que, caso tenha comprado no site da RENFE, você já deve ter impresso em casa antes de viajar. Atenção, pois sem as passagens impressas (ou em formato com Passbook/Pass Wallet, com código QR) você não embarca. Atenção, não são aceitas passagens em formato PDF no tablet.

O acesso às plataformas do trem-bala é feito de forma diferente do resto dos trens. Em algumas estações, como é o caso de Madrid-Puerta de Atocha ou de Barcelona-Sants, há um setor diferente da estação para os trens de alta velocidade.

Confira nos monitores o número da plataforma da qual vai partir o seu trem. Se sua passagem for de classe Preferente ou Club (veja mais detalhes no texto as diferentes classes no trem-bala espanhol), procure a sala VIP da estação onde vai poder aguardar pela partida do trem. Se você estiver viajando de classe Turista ou Turista +, procure um lugar para sentar.

2. O acesso à plataforma

atocha ave

O acesso à plataforma é normalmente liberado 15 ou 20 minutos antes da partida do trem. Em todas as estações, você vai passar por dois controles diferentes:

  1. um controle de segurança.
    control de acceso
    No controle você deve colocar toda sua bagagem (inclusive bolsas e mochilas) na esteira de uma máquina de raios-X. Este controle é realizado por funcionários terceirizados. Eles vão querer que você mostre sua passagem.
  2. um controle de acesso à plataforma.
    acceso 2
    No controle, você deve mostrar sua passagem. Este controle é realizado por funcionários da RENFE.

O procedimento varia de uma estação para outra:

  • em Barcelona-Sants a conferência da bagagem é feita primeiro; você chega em uma área de espera e antes de descer até a plataforma onde está parado o trem, é feita a conferência da passagem.
  • em Madrid-Puerta de Atocha as conferências da bagagem e da passagem são feitas ao mesmo tempo, antes de entrar na rampa que leva até a plataforma onde está parado o trem.
  • em Sevilla-Santa Justa as conferências da bagagem e da passagem são feitas ao mesmo tempo já na plataforma onde está parado o trem.
  • em Toledo as conferências da bagagem e da passagem são feitas ao mesmo tempo já na plataforma onde está parado o trem.
  • em Zaragoza-Delicias a conferência da bagagem é feita primeiro; você chega em uma área de espera e, antes de descer até a plataforma onde está parado o trem, é feita a conferência da passagem.

Na hora da conferência das passagens, os funcionários da RENFE costumam informar a localização do seu vagão e se estará no início, no meio ou na parte final do da plataforma.

3. O acesso ao trem

exterior tren

Quando você já estiver na plataforma onde está parado (ou parará) o trem, deve procurar pelo número do seu vagão, dado que aparece na sua passagem. Todos os trens tem algum tipo de display, normalmente digital e na parte externa do trem, que informa o número do vagão, o número do trem, além da origem e destino.

embarque 2

Se seu trem não está estacionado na plataforma e é um trem que faz uma parada nessa estação, aguarde até que os passageiros desembarquem antes de subir no trem.

degraus

Em geral você terá que subir dois degraus para entrar no trem; faça isso com muito cuidado, uma vez que você o fará carregando bagagens.

4. Um lugar para sua bagagem

ave dentro

Entrando no trem, o primeiro passo é encontrar um lugar para sua bagagem (você já sabe tudo sobre quanta bagagem pode transportar, depois de ter lido nosso texto o limite de bagagem no trem-bala).

maletero 1
alvia 02
maletero 3

O bagageiro costuma ficar perto da entrada de cada vagão. Cada tipo de trem-bala tem uma configuração diferente na parte do bagageiro, mas via de regra o espaço não é muito grande e, quando há muitos turistas viajando no trem, o bagageiro lota muito rapidamente.

ave 01

As malas de mão e até algumas de tamanho médio podem ser colocadas no espaço que há na parte superior dos assentos.

5. Seu assento

ave 05

Procure agora seu assento. Dependo da classe da sua passagem, os assentos estarão distribuídos na configuração 2 assentos / corredor / 2 assentos ou na configuração 2 assentos / corredor / 1 assento.

mesa

Se você tiver comprado a classe tarifaria 4M (saiba mais lendo o preço das passagens no trem-bala espanhol), seus assentos estarão diante de uma mesa.

Tome seu lugar e se prepare para curtir uma viagem muito legal!

6. Serviços no trem

baño

Os trens estão equipados com banheiros, com diferentes localizações, dependendo do tipo de trem (saiba mais lendo A operadora e os tipos de trem-bala espanhóis). Em geral estão próximos das portas e encontram-se bem sinalizados.

cafeteria

A maioria dos trens-bala tem um vagão-restaurante com uma pequena lanchonete, onde é possível comprar comidas e bebidas, para consumir no próprio vagão ou para levar até o seu assento.

teles

Dentro de cada vagão há várias telas pequenas onde são emitidos filmes durante a viagem. Para poder escutar o filme (em espanhol) você vai precisar de fones de ouvido, que são distribuídos, de forma gratuita, no começo da viagem.

7. As paradas

Dependendo do trem, este pode realizar uma, várias ou nenhuma parada em estações intermediárias. Saiba que as paradas são muito rápidas, apenas para embarque e desembarque de passageiros, e você não vai sair do trem durante elas. Você pode ver algum fumante saindo rapidamente para dar umas tragadas, apesar de não ser permitido fumar nas plataformas.

8. A chegada

Quando o trem chegar à sua estação de destino, não esqueça de pegar toda sua bagagem antes de sair do trem. Cuidado com os degraus ao descer do trem, uma vez que você o fará carregando bagagens. Saindo do vagão, siga o fluxo de passageiros para sair da plataforma.

Pronto, terminou seu batismo em alta velocidade!

Mais informações sobre o trem-bala

Este texto forma parte do nosso dossiê sobre o trem-bala espanhol. Veja o índice de textos publicados:

Nota: falamos de brincadeira que o trem-bala é nossa segunda casa e nosso meio de transporte predileto. Se podemos fazer o deslocamento com trem-bala, deixamos nosso carro na garagem e optamos por viajar de trem. Já acumulamos mais de uma centena de viagens no AVE espanhol, sempre de forma anônima e pagando todas as despesas.

47 pensamentos sobre “Como é uma viagem de trem-bala”

  1. Pingback: viajando de trem-bala entre Madri e Barcelona | passaporte BCN

  2. Ola, alguem poderia me esclarecer uma duvida, comprei o bilhete , porem o numero do meu passaporte saiu incorreto! Terei algum problema com isso ou nao? Obrigada

    1. Prezada Michele, onde é que você comprou a passagem? Até a semana pasada, quando fizemos a compra mais recente de uma passagem de trem-bala, os dados do passageiro não aparecem na passagem. Aguardamos seu retorno. Abraço.

  3. Tony, não estou conseguindo visualizar passagem de Madri para lisboa no site da renfe. Vou para Barcelona, depois para Madri de trem. De Madri gostaria de ir de trem para lisboa. Viajo no inicio de setembro e até hoje não abriu a data de 17/09 para este percurso. è normal?
    Aproveito para dizer que seu site é maravilhoso. Viajo por ele todos os dias e já consegui fazer um roteiro de passeios perfeito om suas informações e dicas. Parabéns!

    1. Prezada Aline, a RENFE unicamente está vendendo passagens até a data do 13/09. Vai ter que aguardar vários dias até que as passagens do 17/09 sejam introduzidas no sistema. Achamos prudente alertar quem está querendo fazer Madri-Lisboa de trem. O trem hotel da RENFE é um trem bastante antigo, usado para viajar de Madri a Lisboa. Conta com assentos e cabines (com beliches), ambos muito pouco confortáveis. Eu já fiz essa viagem várias vezes no passado e jurei nunca mais repetir, você chega arrebentado no destino. Não há nenhuma vantagem de fato, você pode até estar economizando uma noite de hotel, mas como vai chegar tão cansada no destino, vai precisar de mais uma noite de hotel para se recuperar. Lemos várias opiniões recentes sobre o serviço, todas muito negativas (teve quem falou que foi a pior viagem da sua vida). Recomendamos voar entre Madri e Lisboa e esquecer do trem. Veja mais informações no texto como viajar de Madri a Lisboa. Abraço.

    1. Matheus, o embarque no trem normalmente é liberado vinte minutos antes do horário de partida. Pode ser uma boa ideia se planejar para chegar 30 minutos antes do horário de partida do trem. ABraço.

  4. Oi Tony
    Boa noite!
    Tenho uma dúvida..quero fazer BCN/Madri de trem bala…viajo em grupo de 4 pessoas sendo 2 idosas e uma delas tem dificuldade de ficar com a perna sem esticar por muito tempo..será que essa tarifa 4m seria indicada para nosso caso? Pode-se escolher lugar onde se pode esticar a perna?Qual lugar seria esse?mesmo que ela vá separada da gente.
    Grata,Tony!

    1. Giovanna, aproveitando a tarifa 4M (veja mais informações no texto o preço das passagens no trem-bala espanhol), vocês vão comprar quatro assentos ao redor de uma mesinha, podendo esticar as pernas ocupando o espaço da pessoa que fica na sua frente. Nos assentos normais não existe a possibilidade de esticar tanto a perna. A tarifa mesa é a melhor opção no seu caso. Abraço.

  5. ANDRESSA ZANCANARO DE ABREU

    Tony, em outubro será a minha primeira vez na Espanha e pretendo pegar o Trem Ave de Alta Velocidade de Madri (Atocha) direto para Barcelona (Sants). Gostaria de saber se a paisagem da viagem é um diferencial, pois caso não seja aproveitarei para viajar final de tarde/noite. Também gostaria de perguntar se é seguro comprar a passagem no site da Rail Europe, pois o site da Renfe ainda não mostra disponibilidade para os dias que penso em pegar o trem (24 ou 25 de outubro), sendo que o site da Rail já disponibiliza. Obrigada e parabéns pelo excelente site.

    1. Prezada Andressa, a paisagem é sempre interessante, ainda mais quando você consigue identificar os lugares por onde o trem está indo. Entre Barcelona e Zaragoza, por exemplo, o trem atravessa os campos de cultivo de uva do Penedès, onde é produzido o cava, o tradicional espumante catalão, e mais tarde, próximo de Zaragoza, corta o deserto dos Monegros, um dos maiores desertos da Europa. Em um dia claro é possível ver as montanhas dos Pireneus.
      Não somos fãs do site da Rail Europa, por um histórico de pobre atendimento ao cliente e pelas tarifas extraordinariamente altas que o site cobra para a emissão de passagens. Além disso, acabamos de conferir e o site da RENFE mostra disponibilidade para as datas da sua viagem. Aliás, essas passagens estão à venda há já várias semanas. Você seguiu as indicações que damos no texto Como comprar sua passagem do trem-bala? Abraço.

    2. Eu tive problema com a raileurope. A compra foi feita duplicada e não consegui imprimir os bilhetes; não consegui resolver pelo sac, simplesmente cessaram a comunicação por e-mail e não havia um telefone disponível. Precisei cancelar pelo cartão de crédito, o que foi um perrengue. Isso foi em dezembro de 2014.

      1. Obrigado, Carla. Já lemos muitos relatos parecidos ao seu sobre o complicado atendimento ao consumidor da RailEurope. Por isso gostamos sempre de alertar nossos leitores sobre o fato. Abraço.

  6. Obrigada Tony! Foi muito útil a sua explicação. Eu olhei o tutorial do site sim, para comprar a passagem do trem-bala, mas sempre aparece a seguinte mensagem “El tren consultado no se encuentra disponible para la venta en estos momentos, por favor inténtelo más adelante y disculpe las molestias. O bien no existe conexión directa (consultar mismo trayecto con transbordo)”. Mesmo clicando a opção de verificar trajetos com transbordo, aparece a seguinte mensagem ”
    No se facilita información para recorridos con más de un transbordo”. Isso para as duas datas consultadas (24 e 25/10). Que estranho.

    1. Prezada Andressa, acabamos de conferir mais uma vez e aparecem inúmeros trens ao longo do dia. Você está seguindo à risca as instruções do texto sobre como comprar a passagem? Escolhendo as estações MADRID (TODAS) e BARCELONA (TODAS)? abraço.

  7. Boa tarde Tony!! Estou tentando comprar duas passagens de trem, trecho Sevilha-Madri, pela Renfe. No site, pede para informar o nome e o sobrenome exatamente como contam do passaporte. Porém, o sobrenome da minha esposa é muito grande e não cabe no campo o qual fica na cor vermelha, talvez indicando que algo está errado. Assim, gostaria de saber se posso abreviar o sobrenome dela sem dar problema no embarque!!
    Aguardo sua orientação!!
    Obrigado e parabéns pelo maravilhoso site e também pelo Passaporte BCN que fiz meu roteiro para Barcelona baseado nele.
    Abraços.

    1. Prezado Ricardo, seja bem-vindo ao Espanha Total (e ao passaporte BCN também!). Elimine o sobrenome da sua mulher que não couber no campo. Essa falta de um sobrenome não deve dar nenhum problema no momento do embarque. O nome e sobrenome não aparece na passagem e até a data de hoje, com mais de 200 viagens de trem-bala, nunca vimos que seja um dado conferido no computador. Veja mais informações no texto como comprar sua passagem do trem-bala. Abraço.

  8. Ótimas dicas, obrigado!
    Quando estiver próximo a minha descida, já devo ir buscar minha bagagem? Ou há tempo suficiente pra isso quando o trem parar?

    1. Prezado Wilson, se você estiver viajando até a estação final do trem, vai ter tempo suficiente para retirar sua bagagem e descer. Caso contrário, quando for anunciada a chegada na estação, pode se encaminhar até sua bagagem para estar pronto quando o trem chegar na estação. Não se preocupe, vai ter tempo suficiente para descer. Abraço.

  9. Oi, Tony, tudo bom? Depois de explorar o Passaporte BCN, estou aproveitando as muitas dicas do Espanha Total. Passei a indicar os dois sites para vários amigos. Minha dúvida agora é se é preciso levar o passaporte nas viagens do trem-bala (no caso de um bate-volta) ou uma cópia é suficiente.
    Agradeço maia uma vez 🙂

    1. Bom dia, Dayse. Na verdade, na Espanha você é obrigada a levar um documento de identidade em todo momento. Mas se não quiser levar seu passaporte em um bate-volta, leve uma cópia dele e o original do seu RG. Em mais de 200 viagens de trem-bala nunca pediram nenhuma identificação para a gente. Abraço.

  10. Olá Tony, boa tarde!
    Me programei para fazer um bate e volta para Cordoba a partir de Sevilla, como iremos pegar um trem bala de Barcelona para Sevilla e ele passa por Cordoba, seria o caso de descer em Cordoba conhecer as atrações e pegar o trem para Sevilla mais a noite? O que vc acha? Abraços

    1. Olá, Luciano, muita gente faz esse pit-stop em Córdoba, e nosso Córdoba em um dia foi desenhado pensando também em quem não vai dormir em Córdoba. O problema é que esse pit-stop dá certo quando você parte de Madri ou Sevilha, chegando cedo em Córdoba. Partindo de Barcelona, e por causa do tempo de viagem e dos horários dos trens, você vai chegar em Córdoba tarde demais para fazer render seu tempo na cidade. Abraço.

  11. Oi Toni,

    vamos de AVE de Madrid para Barcelona; e de MD de Granada para Sevilha, e compramos os bilhetes no site da RENFE… Mas em ambos os bilhetes, impressos, não consta o número do assento, apenas o número do vagão. Como funciona, podemos sentar em qualquer assento, no vagão?
    Muito obrigado! Seu site é ótimo e nos ajudou bastante…

    1. Frederico, seja bem-vindo ao Espanha Total. No caso do trem-bala, deve aparecer o número do assento, sendo que unicamente viaja quem tiver assento marcado (pode ver uma imagem de uma passada na foto que abre este texto). Se você quiser encaminhar para o email do site (espanhatotal arroba gmail.com) uma cópia da passagem, podemos dar uma olhada. Os trens MD nem sempre contam com assento marcado. No momento, o percurso Granada-Sevilha é feito em parte de ônibus. Abraço.

  12. Olá Tony!

    Li por aqui que é necessário as passagens impressas.. isso ainda é valido? Eu até baixei o app da RENFE e lá tem o code da passagem… será que preciso levar impresso? Abs

    1. Olá, Alice. Atualizamos o texto acima. Você pode levar sua passagem no formato PassBook ou Pass Wallet com o código QR fornecido pela RENFE. As passagens em PDF, no laptop ou tablet, não são aceitas. As passagens em PDF devem ser impressas. Abraço.

  13. Tony muito esclarecedor o seu site. Agradeço pelas informações. Pretendo ir de Madri a Barcelona. Não há como descer na estação Passeig de Gracia, tenho que descer na estação Barcelona Sant certo?

    1. Prezada Elisabete, seja bem-vinda ao Espanha Total, e também ao passaporte BCN, nosso site dedicado inteiramente à cidade de Barcelona. Não existe estação de tram-bala na estação Passeig de Gràcia, o trem-bala vindo de Madri chega na estação Barcelona Sants. Abraço.

  14. Boa tarde.
    Estou viajando para Europa final do ano e dia 01/01/2018 estou pensando em viajar de trem até Lisboa.Mas li que a viajem não é legal. Estou aguardando abrir a venda de passagem de trem,estava pensando em ir de Trem para Lisboa. Ficarei 4 dias em Paris,4 dias em Madri,e cinco dias em Portugal.De Paris para Madri já comprei passagem de avião,mas de Madri para lisboa estava pensando em ir de trem.Fiquei em duvida agora,quando li que a viajem é um pesadelo.

    1. Bom dia, Leticia. na nossa opiião, fazer Madri-Lisboa de trem é um verdadeiro mico. No presente texto descrevemos como é uma viagem de trem-bala. O trem que viaja entre Madri e Lisboa não é um trem-bala. Pegaríamos um voo, sem dúvida nenhuma. Mas a escolha é sua. Abraço.

  15. Hey Tony. Mto boas as dicas. Estamos indo agora a Toledo de Madri(bate e volta) . Reparei que o espaço para bagagens maiores é realmente pequeno. Vamos amanhã para Seville e fica queimar me perguntando se caso o espaço para bagagens maiores estiver muito cheio devemos levar nossas malas grandes conosco?

    1. Bom dia, Dante. Por gentileza, não deixe suas consultas menos de 24 horas antes de viajar; não temos como dar um serviço 24 horas por dia, 365 dias por ano. Você já deve ter descoberto, como ilustrado nas fotos do texto acima, que cada modelo de trem conta com bagageiros de diferentes tamanhos. Embarcando no trem logo no momento que o acesso é liberado, você não deve ter nenhum problema para encontrar um espaço para sua bagagem. Abraço.

  16. Bom dia equipe do Espanha Total,
    Estou pesquisando há um mês passagem de Mad-Sev no dia 31/12. Essa semana que começou a aparecer, mas somente um horário e somente p San Bernardo. O tempo d viagem está de 3h48 , mas quando abri o recorrido vi que fica 1h30 parado em Santa Justa, poderíamos descer lá já?

    Recomendam esperar mais tempo para buscar novamente outros horários e preços?

    No aguardo e parabéns pelos site!!!!

    1. Bom dia, Adriana. A RENFE ainda não colocou no sistema as passagens para o dia 31. Os trens-bala chegam exclusivamente na estação Santa Justa, você deve ter achado uma opção de viagem mais lenta com troca de trem. Abraço.

  17. Bom dia, pessoal! Obrigada pelas dicas! Estou com uma dúvida sobre as paradas do trem. Li o tópico 7 que diz: “Dependendo do trem, este pode realizar uma, várias ou nenhuma parada em estações intermediárias”. Vou de Barcelona a Madri e ficarei perto da estação Recoletos. Vocês sabem me informam se essa poderia ser uma das paradas? Obrigada! Abraço!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Marina. Quando falamos em estações intermediárias são estações que ficam em diferentes cidades ao longo da rota do trem-bala. Nunca há mais de uma estação de trem-bala dentro da mesma cidade. Então, no caso de Madri, a única estação para o trem-bala de Madri a Barcelona é a estação de Atocha. Abraço e ótima viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *