Menu

viajando na classe executiva do trem-bala

trem-bala

Recentemente fizemos una viagem na classe preferente do AVE, o trem-bala espanhol, para poder contar aqui como é viajar na classe que equivaleria à classe executiva nos aviões. Além da preferente, existe uma classe superior, a club, que só está disponível em alguns trajetos e com diferenças muito pequenas com relação à preferente. Indicamos a leitura do texto As diferentes classes no trem-bala espanhol para entender melhor cada uma das classes do trem-bala.

Mordomia antes de embarcar: a sala VIP

sala club, Atocha

O primeiro privilégio para quem viaja de preferente começa antes de embarcar no trem. Quem viaja na classe preferente tem acesso às Salas Club, que é o nome que a RENFE dá para suas salas VIP. Veja que nem toda estação de trem conta com sala VIP, pode conferir uma lista completa, com seus horários de funcionamento, aqui.

Atenção: ficam excluídos do uso das salas VIP aqueles passageiros que estiverem viajando com uma tarifa Promo (saiba mais sobre as tarifas lendo aqui). Quem estiver viajando em Preferente com uma tarifa Promo+ poderá usar as salas VIP.

sala club, Atocha

O acesso à Sala Club pode ser realizado nas duas horas anteriores à saída do seu trem e unicamente na estação de origem da viagem. No dia da nossa viagem tínhamos chegado de avião no aeroporto de Madri Barajas. Já com a passagem do trem-bala, fizemos o trajeto do aeroporto até a estação de Atocha em Madri sem gastar nada, aproveitando o “combinado cercanías” (se você quiser saber com detalhe as diferentes opções para viajar de Barajas até Atocha, leia o texto como sair do aeroporto de Madri).

A Sala Club da estação de Atocha fica no fundo do hall que dá acesso às plataformas do AVE. Caminhe até o final e encontrará a entrada da Sala Club à direita. Fica bastante escondida e por fora não parece grande coisa.

clase preferente, AVE

Entrando na sala, uma atendente vai conferir rapidamente sua passagem e liberar seu acesso à sala.

A sala é ampla, com muitas cadeiras e sofás e vários e espaços diferenciados, inclusive uma “área de silêncio”.

sala club, Atocha

Como os passageiros só podem permanecer um máximo de duas horas dentro da sala, esta não costuma lotar, oferecendo um espaço muito agradável para o descanso do viajante.

clase preferente, AVE

A sala conta com uma geladeira com sucos, refrigerantes e cerveja. Você pode ser servir à vontade. A geladeira é reabastecida constantemente.

clase preferente, AVE

Também há uma máquina de água e duas máquinas de café.

Além das bebidas, e dependendo do horário, você vai encontrar docinhos industrializados (rosquinhas, cookies) ou salgadinhos (batatas fritas, frutos secos) para acompanhar suas bebidas.

O embarque

A RENFE costuma abrir o embarque aos trens 15 minutos antes do horário da saída. Existe uma fila única e o embarque costuma ser muito tranquilo. O atendente que confere as passagens vai indicar onde fica seu vagão. Os vagões da classe preferente costumam ficar nos extremos do trem.

Colocamos parte da nossa bagagem, a de menor tamanho, no bagageiro que fica acima dos assentos, e uma mala de maior tamanho no espaço reservado para elas, logo na entrada do vagão (veja mais sobre a bagagem em o limite de bagagem no trem-bala).

A viagem

trem-bala

A configuração dos assentos da classe Preferente é 2 assentos | corredor | 1 assento, com várias mesas em cada vagão.

clase preferente, AVE

Dependendo do modelo de trem (saiba mais lendo A operadora e os tipos de trem-bala espanhóis) a configuração das poltronas pode mudar.

clase preferente, AVE

As poltronas são mais confortáveis que na classe turista. A viagem é bem parecida com o que já descrevemos com detalhe em como é uma viagem de trem-bala. As principais diferenças para quem viaja de preferente são as seguintes.

Tomadas

Todos os assentos estão equipados com tomadas, ideais para recarregar seus dispositivos móveis.

Imprensa

No começo da viagem, os passageiros recebem os principais jornais espanhóis do dia como cortesia.

Serviço de refeições

clase preferente, AVE

Nas viagens feitas de segunda à sexta, aos passageiros de Preferente é servida uma refeição, sem custo adicional. O cardápio muda de acordo com o horário da viagem, sendo que o serviço inclui uma refeição quente no horário do almoço e do jantar.

clase preferente, AVE

Como fizemos nossa viagem no período da tarde, recebemos uma espécie de merenda, bem parecida com o que seria um lanche em uma companhia aérea básica.

Super dica do Espanha Total

Confira sempre o preço da passagem na classe preferente. Normalmente, a diferença de preço com uma passagem na classe turista é muito grande, mas em algumas ocasiões a passagem de preferente é só um pouco mais cara que a turista. Você deve avaliar se os privilégios de viajar em preferente compensam a diferença de preço.

Mais informações sobre o trem-bala

Este texto forma parte do nosso dossiê sobre o trem-bala espanhol. Veja o índice de textos publicados:

Nota: falamos de brincadeira que o trem-bala é nossa segunda casa e nosso meio de transporte predileto. Se podemos fazer o deslocamento com trem-bala, deixamos nosso carro na garagem e optamos por viajar de trem. Já acumulamos mais de uma centena de viagens no AVE espanhol, sempre de forma anônima e pagando todas as despesas.

21 comentários em “viajando na classe executiva do trem-bala”

  1. Avatar

    Olá Tony,
    Comprei uma passagem do AVE na Preferente mas foi a tarifa Promo. Você mencionou que as tarifas P não dão acesso às salas Club. Porém, no link que você postou a lista de salas disponíveis, mostra que o acesso seria independente da classe adquirida. Não sei se entendi ao certo…rs!
    Outra questão: minha viagem será num domingo. Tem algum tipo de refeição servida?
    Abs,
    Alexandre

    1. Avatar

      Prezado Alexandre, o “cualquier clase y tarifa” do link mencionado aplica-se unicamente a “los clientes con billete adquirido con un Bono AVE Preferente (independientemente de la clase para la que se formalice el billete) y los titulares de la Tarjeta Renfe Tempo Especial y Tarjeta Renfe Tempo Máxima en vigor con un billete AVE, Larga Distancia o Avant”, o que não seria seu caso. Veja aqui como a tarifa P não permite o acesso à sala VIP, independente da classe comprada.
      A RENFE eliminou as refeições durante o final de semana em quase todos os trens. Sua passagem deve mostrar, em letra miúda, se vai ser servida refeição durante a viagem. Abraço.

  2. Avatar

    Oi Tony,
    Td bem?
    Comprei o Spain Pass e em algum lugar li que devo fazer os meus “seat reservations” em ordem cronológica. Comprei o passe pra 6 journeys e as 3 primeiras estavam disponíveis pra compra então já reservei. O meu 4 trecho ainda não está à venda/com horários. Posso comprar o último destino (que já tem horários e venda disponível) e depois comprar os trechos do meio da minha viagem? Ou tenho q esperar mesmo pra comprar por ordem de data de viagem?

    Obrigada!

    1. Avatar

      Prezada Stephanie, leia as instruções do Spain Pass (nós não temos acesso a elas) e se em algum lugar orienta a fazer as reservas em ordem cronológica, faça isso para evitar qualquer problema. Abraço.

  3. Pingback: como ir de Barcelona a Madri | passaporte BCN

  4. Pingback: viajando de trem-bala entre Madri e Barcelona | passaporte BCN

  5. Avatar

    Bom dia Tony! Estarei viajando com a minha família em julho, e vamos fazer o trajeto Madrid-Barcelona de Trem. Vimos que tem um opção de mesa para quatro pessoas, você tem relato se as que viajam de costas enjoo em função da velocidade?? Abraços

    1. Avatar

      Prezado Alexandre, já viajamos bastante em mesa, com meus pais. Deixamos que eles sentem no sentido da viagem e a gente senta no sentido contrário. Nunca ficamos enjoados. É engraçado porque, na verdade, você só sente a velocidade quando levanta, enquanto estiver sentado, nem parece que o trem anda tão rápido. A tarifa 4M costuma ser muito vantajosa e por isso vale a pena aproveitá-la.
      No passaporte BCN explicamos como é uma viagem de AVE, o trem-bala, entre Madri e Barcelona. Abraço.

  6. Avatar

    Bom dia Tony, tudo bem?
    Entendi que a tarifa P realmente não dá acesso ás salas VIPs e nem dá direito a alterações ou reembolso.
    Gostaria de saber se a tarifa P+ Permite acesso ás salas VIPs ou não.
    Obrigado

    1. Avatar

      Prezado Luiz Fernando, a tarifa Promo + permite acesso às salas VIP, sim (pode conferir os benefícios da tarifa aqui). Sempre, é lógico, que a tarifa esteja associada à compra de uma passagem em classe preferente. Abraço.

    1. Avatar

      Fantástico, Rodrigo. Não acontece direto, mas também já conseguimos comprar passagens na preferente mais baratas que passagens na turista. São os mistérios do sistema de vendas da RENFE. Lembre-se que a passagem de Preferente com tarifa promo não dá direito ao uso das salas VIP. Aproveite a viagem!

  7. Avatar

    Olá,Tony! Não estou conseguindo visualizar a opção de compra de passagem Preferente no site da Trainline (somente Turista), no trecho Madrid-Barcelona. Também não encontrei a opção Cama Preferente Double Familiar no trecho Lisboa-Madrid… Há alguma diferença entre as passagens oferecidas no site da Renfe e no site da Trainline? Obrigada!!!

    1. Avatar

      Olá Ana Paula, acabamos de fazer uma simulação, e na tela onde o Trainline mostra os resultados da pesquisa, aparece uma opção, na cor verde, indicando o custo da Primera Clase (preferente). O trem Lisboa-Madri é um grandíssimo mico que não indicamos para ninguém. Além do tempo extraordinário perdido na viagem, é um trem antigo, incômodo, sem nenhum glamour. Voe entre Lisboa e Madri, sem dúvida. Abraço.

  8. Avatar

    Seu site foi e é ainda minha rota de planejamento para ir a Espanha! Acho seu trabalho muito bem feito e detalhado. Gostaria que você me disse algo a respeito da trainline. Pois existem dois sites que aparecem quase com o mesmo nome … thetrainline e outro só trainline que é o link de seu site. Preferi comprar do link do seu site até porque nesse há o cadeado de seguro.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Fabio, seja muito bem-vindo ao Espanha Total. Falamos sobre a Trainline aqui. A empresa tem vários sites em diferentes línguas, com pequenas variações no URL. Se você comprar no site em português que linkamos aqui no nosso site, vai fazer a compra em uma página segura e confiável. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima