Como comprar sua passagem do trem-bala

Bem-vindo ao texto que vai explicar, passo a passo, como comprar uma passagem para viajar no trem-bala espanhol usando o site da Trainline.

Passando aqui apenas para registrar minha experiência com a compra de passagens para o trem-bala. Inicialmente, resolvi tentar a compra no site da própria Renfe. A aquisição dos bilhetes para o primeiro trajeto (Madri-Toledo-Madri) até consegui sem dificuldades, mas depois foi um sufoco e, depois de quase um dia tentando, não consegui as demais passagens e terminei desistindo. Resolvi então seguir sua dica e utilizar os serviços da Trainline. Foi completamente diferente e, em meia hora, já estava com todas as demais passagens compradas, sem nenhuma complicação e com todos os bilhetes recebidos prontamente em meu e-mail. Sua dica é valiosa e nos ajuda a poupar tempo e desgastes desnecessários. Muito obrigado! – Adriano, leitor do Espanha Total

1. Porque usar o site da Trainline?

A Trainline, parceira do Espanha Total, é nossa indicação para a compra de passagens de trem na Espanha. As razões pelas quais indicamos a Trainline são:

  • a Trainline é revendedora oficial da RENFE, a companhia que opera os trens na Espanha.
  • a Trainline vende as passagens da RENFE pelo mesmo preço que a operadora espanhola.
  • o processo de compra no site da Trainline é muito mais simples que no site da Renfe.
  • a Trainline aceita a maioria dos cartões de crédito internacionais, além do PayPal.
  • você vai receber suas passagens na hora, em formato eletrônico.
  • a Trainline tem uma interface em português.

Graças a sua dica, consegui comprar minha passagem para Barcelona pelo Trainline. Foi bem simples. Estava tentando pela Renfe há vários dias, sem sucesso. Obrigada! – Andréa, leitora do Espanha Total

Estou comprando todas as passagens de trem pelo Trainline. Excelente! Completamente livre dos entraves da Renfe. Valeu!!! – Kátia, leitora do Espanha Total

2. Acesse o site da Trainline em português

Para começar a pesquisa de passagens, acesse o site da Trainline. Se sua página não aparecer em português, escolha a bandeira do Brasil no menu que aparece na esquina superior direita do site.

Você vai ver, no canto superior direito da página, que a Trainline oferece a possibilidade de mostrar os preços em reais (BRL). Apesar de oferecer essa possibilidade de visualização, a cobrança sempre será feita em euros. Sendo assim, nossa orientação é que você escolha mostrar os preços em euros (EUR).

Queria agradecer muito por esta excelente postagem – usar o site da Trainline me ajudou bastante a comprar as passagens da Renfe de Sevilha para Córdoba – muito fácil! Abraços! – Patrícia, leitora do Espanha Total

3. Introduza as informações de origem e destino

Na parte esquerda da tela, você vai ver os espaços destinados à introdução dos dados de origem e destino para iniciar sua pesquisa.

  • em Inserir sua estação de partida selecione a cidade da qual você está saindo. Em alguns casos, de cidades como Madri ou Barcelona, você verá que aparece mais de uma opção de estação. Para evitar confusões, o mais fácil é escolher a cidade em geral, sem especificar a estação. Não se preocupe, mais para frente você poderá conferir a estação de partida e chegada do trem.
  • em Inserir sua estação de chegada selecione a cidade de destino. Como no caso da origem, escolha unicamente o nome da cidade, sem especificar a estação.
  • em Ida selecione a data da ida da viagem. Na hora de escolher a data, aparecerão vários horários, na parte inferior do calendário, para que você escolha uma faixa de horário de sua preferência a partir do qual serão mostradas as opções de trens. Se você pretende fazer uma viagem só de ida, coloque unicamente a data da ida.
  • em Volta selecione a data de retorno da sua viagem, caso você quiser comprar uma passagem de ida e volta.
  • em 1 adulto (26 a 59) anos selecione as idades das pessoas que viajarão com você. Se tiver o cartão de fidelidade da RENFE (algo improvável), insira as informações do cartão de fidelidade no campo que aparece à direita da idade do passageiro. Para adicionar novos passageiros, clique em Adicionar outro passageiro.
  • clique em Buscar.

4. Entendendo a tela de resultados da pesquisa

A seguinte tela contém os resultados da sua pesquisa. Dependendo da rota que você for fazer, a lista de resultados pode ser muito extensa. Por outro lado, se as passagens para a data da sua viagem ainda não estiverem à venda, aparecerá uma mensagem indicando que não há trens para as datas da sua viagem (veja quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala e não consigo achar passagens de trem no site da RENFE).

A tela de resultados está dividida em três partes. A seguir esclarecemos melhor cada uma delas.

  • na parte superior esquerda, você pode escolher para que sejam exibidas as passagens mais baratas, que têm regras estritas de cancelamento, ou as mais flexíveis (porém, mais caras). Você pode escolher também que só mostre os trens diretos.
  • na parte inferior esquerda, aparecem os resultados da pesquisa. A Trainline mostra os resultados destacando, com um ponto na cor laranja, a passagem mais em conta para a faixa de horários que você selecionou anteriormente. O horário selecionado aparece deestacado em verde. Se você quiser ampliar sua seleção de horários, poderá ver mais opções de trens clique em Mais cedo (na parte superior) ou Mais tarde (na parte inferior).
  • Muito importante, o valor mostrado, para o caso da compra de passagens para várias pessoas, é o valor total de todas as passagens que você está querendo comprar. Isto é, se você selecionou três passageiros, o valor mostrado e o valor total para os três passageiros.
  • na parte direita, aparecem os dados do trem correspondente ao que tiver selecionado na parte esquerda da tela. O valor correspondente a cada passageiro e as condições específicas da passagem são exibidos aqui também. Se você modificar a escolha de horário e trem na parte esquerda, haverá uma alteração dos dados na parte direita.

Na hora que você já tiver definido o trem do seu interesse, clique em SELECIONAR.

5. Dados do passageiro

A seguinte tela é muito fácil de entender. Coloque nome, sobrenome e data de nascimento dos passageiros.

Muito importante, confira DUPLAMENTE que tenha digitado seu endereço de e-mail corretamente. As passagens serão encaminhadas para seu endereço de e-mail, e se ele estiver errado, não chegarão nunca.

Com os dados dos passageiros e seu endereço de e-mail preenchidos corretamente, clique em RESERVAR.

6. Confira seu bilhete

Na seguinte tela, você vai ver os dados correspondentes à passagem que você está querendo comprar, para que você confira todas as informações antes de efetuar o pagamento. Veja que, ao contrário do que acontece no site da RENFE, a Trainline mostra para você a localização do(s) seu(s) assento(s) antes de realizar o pagamento das passagens.

Clique em PAGAR.

7. Pagamento

A parte do pagamento é muito simples. Preencha as informações do seu cartão de crédito ou escolha PayPal, caso você quiser fazer o pagamento através da plataforma PayPal.

8. A passagem

Se a compra for finalizada corretamente, aparecerá uma tela confirmando a transação. Em breve você deverá receber as passagens em formato PDF na sua caixa postal.

Cada passagem ocupa uma página e devem ser levadas por você (impressas ou no smartphone), pois será necessário mostrá-las nos trâmites de embarque. A parte superior da passagem contém as informações sobre a viagem, a parte inferior contém informações adicionais e, ocasionalmente, publicidade da RENFE.

9. Pronto para viajar

Com a passagem na mão, você já está pronto para viajar. É o momento de conferir nosso texto como é uma viagem de trem-bala, explicando passo a passo como é viajar no trem-bala espanhol.

10. Posso comprar a passagem na bilheteria da estação?

Nada impede que você compre as passagens do trem-bala diretamente na bilheteria de qualquer estação da RENFE. Entretanto, essa não seria a nossa recomendação pelos seguintes motivos:

  • o trem-bala conta com um alto nível de ocupação. É possível que o trem no qual você deseja viajar já não tenha assentos disponíveis. Se sua viagem coincidir com alguma data especial na Espanha, com grande movimentação de passageiros, provavelmente você pode ter que aguardar várias horas até conseguir assentos em um trem.
  • os preços das passagens compradas no último momento sempre serão bem mais caras que aquelas que são compradas com antecedência. As passagens que têm descontos ou promocionais são as que se esgotam primeiro. No final, só há disponibilidade para as tarifas cheias, muito mais caras que outras classes tarifárias disponíveis anteriormente.
  • comprando na bilheteria, a RENFE aplica uma taxa de serviço de 5,5% sobre o valor da passagem.

Resumindo, comprar as passagens do trem-bala na bilheteria não é um bom negócio. Você se arrisca a não encontrar assentos, acaba pagando a tarifa cheia (mais cara) e que ninguém quis comprar, e ainda vai ter que desembolsar uma taxa de serviço de 5,5% sobre o valor da passagem.

Muito bom. Estava com a maior dificuldade com a Renfe. No Trainline fiz agora mesmo em 5 minutos com paypal. De barcelona para madrid, realmente o mesmo preço do sitio da renfe. Obrigado pela indicaçao – João Luis, leitor do Espanha Total

Mais informações sobre o trem-bala

Este texto faz parte do nosso dossiê sobre o trem-bala espanhol. Veja o índice de textos publicados:

Veja também nosso texto especial com 10 dicas para comprar as passagens de trem mais baratas.

Nota: falamos de brincadeira que o trem-bala é nossa segunda casa e nosso meio de transporte predileto. Se podemos fazer o deslocamento com trem-bala, deixamos nosso carro na garagem e optamos por viajar de trem. Já acumulamos mais de uma centena de viagens no AVE espanhol, sempre de forma anônima e pagando todas as despesas.

496 comentários em “Como comprar sua passagem do trem-bala”

  1. Avatar

    Ola Tony,
    Como vai?
    Mais uma vez parabéns pelo portal! É incrível!
    Tony, compramos tickets de trem para Toledo (ida e volta) , Córdoba (ida e volta) e Barcelona (só ida) pela trainline. Realmente muito simples e eficiente. Recebemos os tickets em PDF porém os bilhetes não possuem nossos nomes. (diferentes de quando compramos para trens na França e Suíça). Mandei um questionamento ao suporte deles, mas não me respondem.
    Você tem ideia se os bilhetes vem sem o nome mesmo?
    Muito obrigado!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Gilson. Pode ficar tranquilo, ao contrário do que acontece com empresas de outros países, os nomes dos passageiros não aparecem impressos nos bilhetes da RENFE (nunca o fizeram). Abraço!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Aloisio, seja bem-vindo ao EspanhaTotal. A RENFE não permite quebrar as viagens em duas, você deverá comprar uma passagem Barcelona-Zaragoza e uma segunda passagem Zaragoza-Madri. Se você quiser economizar no trecho Barcelona-Zaragoza, não deixe de ler o texto sobre o trem Alvia do nosso passaporteBCN. E aproveite sua estadia em Zaragoza ao máximo com nosso Zaragoza em um dia. Abraço.

  2. Avatar

    Parabéns pelo excelente site!!!!
    Estou seguindo vcs há uns 6 meses, devido planejamento de viagem a Espanha, e não encontrei nada melhor que essas orientações!!!!
    Mais uma vez, PARABÉNS!!!!!!!

  3. Avatar

    Olá!
    Muito bom post, obrigada por isso!
    Estou tentando comprar passagens pela Trainline, mas parece que às vezes não aceita o cartão de crédito brasileiro. Você sabe algo sobre isso? Sabe se tem uma maneira de contornar isso?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Aline, você teve algum problema com seu cartão? Qual foi? Podem acontecer problemas, em qualquer site no exterior, em cartões não habilitados para compras no exterior.

  4. Avatar
    Luiza Zuanazzi França

    Olá! Na compra diretamente no site da Renfe há uma cobrança por taxa de processamento e um imposto. Porém, no site da trainline até a parte dos dados do cartão não há essa indicação. Todavia, já me disseram que existe a atualização do valor na trainline depois que você insere os dados do cartão. Vocês sabem confirmar se isso é verdadeiro? Porque se for o mesmo valor, prefiro comprar pela Renfe. Se a trainline for mais em conta, claro que por eles. Fico no aguardo! obrigada!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Luiza, a RENFE não cobra nenhuma taxa de processamento, você deve estar consultando algum outro site que imita o site da RENFE, tome cuidado (o site da Renfe é renfe.com)! Os preços da Trainline são os mesmos preços do site da RENFE. Não sabemos quem informou você, mas é absolutamente falso que a Trainline debite no seu cartão um valor diferente do mostrado no momento da compra. O que você paga é o que você está vendo no momento de introduzir os dados do seu cartão (com o acréscimo do IOF, como qualquer compra internacional). Sabemos que não é culpa sua, mas ficamos muito chateados quando alguém faz insinuações que prejudicam a imagem de uma empresa idônea, como é a Trainline. Se tiver qualquer outra dúvida, aproveite para perguntar. Teremos o maior prazer em tentar ajudar. Abraço!

  5. Avatar

    Boa Noite.
    A viagem de Madri para Valencia pode ser feita no trem bala, e quanto tempo de viagem? Qual o melhor site para comprar?
    Na minha pesquisa aparece onibus e trem

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Geni. Existe trem-bala de Madri a Valência, sim (veja mais detalhes no texto como ir de Madri a Valência). Se você ler com carinho o texto acima vai ver que indicamos a empresa Trainline para a compra de passagens de trem-bala. Dependendo da data da sua viagem, pode ser que as passagens ainda não tenham entrado no sistema. Abraço.

  6. Avatar

    Olá, Tony.
    Tudo bem?
    Estou tentando comprar passagens de Sevilha para Madri, porém, a compra não é concluída. Após inserir os dados do cartão de crédito e validar o mesmo com o código do token do banco, não acontece nada, não conclui e nem dá erro.
    A compra não é finalizada.
    Tem alguma outra maneira de comprar as passagens?
    Obrigada,
    Cris

  7. Avatar

    Olá Tony, parabéns pelo blog, é excelente e bem detalhado!
    Estou tentando comprar as passagens de trem bala de Barcelona a Madri (ida no dia 28/10 e volta no dia 30/10), mas quando eu coloco no site da trainline só aparecem viagens com troca de estação em Valência, com duração de 6h ou mais. Não aparece nenhuma opção de AVE direto.
    Tentei o site da renfe, mas também não consigo comprar, aparece uma mensagem que “El tren consultado no se encuentra disponible para la venta en estos momentos o bien no existe conexión directa”.
    Pelo site da raileurope também não está disponível a volta.
    Será que é muito cedo para comprar ou é erro do site ou é azar mesmo? haha
    Pode me ajudar? Obrigada!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Danielli, seja bem-vinda ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI). Para responder dúvidas como a sua, redigimos o texto não consigo achar passagens de trem no site da RENFE. Acreditamos que o texto citado esclareça a situação que você está vivendo. Abraço.
      P.S.: fuja do site RailEurope, uma página que não indicamos, por cobrar valores abusivos na venda de passagens de trem e por ter um histórico péssimo de atendimento ao cliente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *