como abastecer seu carro

posto de combustível na Espanha

1. Onde abastecer

O lugar para abastecer seu carro é a gasolinera (posto de combustível). Pode estar isolado ou formar parte de uma estación de servicio.

A maioria das gasolineras fazem parte de grandes redes distibuidoras, com destaque para Repsol, Cepsa, BP, Shell e Galp. Os grandes hipermercados (como Alcampo, Carrefour, Eroski ou Lecrec) contam também com gasolineras, que oferecem combustível por preços muito competitivos.

Preste atenção, em autopistas e autovías pode existir bastante distância entre as estações de serviço. Não espere até o último instante para abastecer. Ficar sem combustível não é divertido e ainda rende uma multa. Nas autopistas há grandes cartazes ao longo da estrada informando a localização da próxima estação de serviço.

2. Tipos de combustível

Apesar de que cada vez existem mais carros movidos a gás e até elétricos, seu carro alugado muito provavelmente será movido a gasolina ou a diésel. Existem três tipos principais de combustível na Espanha:

  • gasolina sin plomo 95
  • gasolina sin plomo 98
  • gasóleo ou diesel

Seu carro só aceitará gasolina ou diesel, preste muita atenção. Os carros alugados costumam ter a identificação do tipo de combustível que usam na tampa do depósito de combustível. A gasolina sin plomo 98 é mais cara que a sin plomo 95. Se seu carro for movido a gasolina e não tiver recebido instruções para abastecê-lo com sin plomo 98, use sempre a sin plomo 95.

Na Espanha não é comum a prática de adulterar o combustível e por isso não precisa trazer essa preocupação brasileira para sua viagem à Europa.

3. Como abastecer

Entrando no posto de combustível, estacione seu carro ao lado de uma bomba (o mesmo termo que em português).

A maioria dos postos de combustível da Espanha, principalmente nas grandes cidades e ao longo das principais rodoviais, funcionam no esquema de self-service. Dê uma olhada ao redor e se você não avistar nenhum funcionário do posto, é porque você deve abastecer seu próprio carro. Veja bem as mangueras (quase o mesmo termo que em português) na bomba onde você estacionou e selecione a correspondiente ao combustível que você quer usar.

Você tem duas opções. Abastecer o tanque até encher, ou parar na hora que chegar em uma quantidade de dinheiro determinada (se, por exemplo, você quiser só colocar 20€ de combustível).

Finalizado o abastecimento, coloque a manguera de volta na bomba, veja qual é o número da bomba que você usou (todas estão numeradas) e, antes de entrar no seu carro, caminhe na direção da lojinha do posto, onde você encontrará um balcão com um funcionário. Informe o número da bomba e realize o pagamento. Os postos aceitam pagamento em dinheiro ou com os principais cartões de crédito.

4. Mais informações sobre dirigir na Espanha

Este texto forma parte do nosso dossiê sobre dirigir na Espanha.

14 comentários em “como abastecer seu carro”

  1. Avatar

    Dica e quem ficou com uma boa história para contar quando tentava encher o depósito em Espanha. Quando se quer encher o depósito, ou seja, por completo, deve-se pedir para encher “pleno”. “Pleno” é a palavra chave! 🙂

  2. Avatar

    Eles costumam cobrar um valor “reservado “ para encher o tanque com cartão de crédito, minha dúvida é quando tempo demora para o estorno do valor reservado

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Essa cobrança unicamente acontece nos postos com bombas automáticas, sem atendente. Na maioria dos postos há um atendente que vai cobrar o combustível consumido. O estorno dos valores pode demorar entre 2 dias e 2 semanas.

  3. Avatar

    Informação importante: não remova seu carro de perto da bomba até que se faça o pagamento na lojinha porque eles chamam a polícia. Aconteceu isso conosco, tiramos o carro do lado da bomba e paramos perto da loja de conveniência para deixar livre a bomba, quando fomos pagar o atendente nos informou que estavam denunciando o carro a polícia…

  4. Avatar

    Olá, preciso realmente tirar a PID para poder dirigir na Espanha? De acordo com o site do Detran, Brasil e Espanha tem um acordo de aceitar a nossa habilitação. Porém vi que vcs disseram que estão exigindo, seria mesmo necessário? Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *