Inúmeros turistas brasileiros (e muitos outros também!) que viajam para a Europa têm um certo fascínio por conhecer ou visitar castelos. E na Espanha, com mais de 2.500 fortificações, encontram um enorme leque de opções. É possível atribuir esse grande número de castelos existentes em território espanhol a dois motivos:
- por um lado, a ocupação muçulmana de grande parte da Península Ibérica, durante oito séculos, obrigou a construição de castelos defensivos nas fronteiras entre os reinos católicos e muçulmanos; fronteiras que foram ganhando território na medida em que a reconquista avançava.
- por outro lado, foram inúmeras as disputas entre nobres e reis durante a Idade Média, e como resultado desses conflitos bélicos foram levantados muitos castelos.
Há castelos em quase todos os cantos da Espanha. Alguns estão em ótimo estado de conservação, e podem ser visitados. Se você está entre aqueles que querem muito conhecer castelos, elaboramos uma lista com uma seleção de 10 castelos, todos eles já visitados pelo Espanha Total. É a nossa contribuição para ajudar com a sua escolha.
Não deixe de conferir nossas dicas sobre hospedar-se em um castelo na Espanha.
castillo de Coca (Segóvia)
Monumental castelo na cidadezinha de Coca, província de Segóvia. Sua construção foi iniciada em 1453 por ordens do bispo de Ávila, don Alonso de Fonseca. É considerado como o típico castelo castelhano do século XV, além de ser uma das melhores amostras da arte gótico-mudéjar na Espanha. O mudéjar foi a arte realizada pelos artistas muçulmanos convertidos ao cristianismo, depois da expulsão dos árabes da Península Ibérica. Foi declarado Monumento Histórico-Artístico em 1931.
Localização: confira sua localização no mapa aqui. Fica na metade do caminho entre Segóvia e Valladolid.
Visitação: o castelo está aberto à visitação. Confira preços e horários aqui.
castillo de Loarre (Huesca)
Espetacular castelo românico próximo do vilarejo de Loarre, província de Huesca. É o castelo mais importante de Aragão, e foi construído entre 1015 e 1023 pelo rei Sancho III el Mayor. A parte exterior do castelo está muito bem conservada. Os espaços interiores estão vazios, sem mobília ou qualquer outro ítem, mas pode ser visitado também. Foi declarado Monumento Nacional em 1906. A localização do castelo, no alto de um grande rochedo, é incrível. Serviu como cenário no filme Cruzada (Kingdom of Heaven), sem necessitar de muitas alterações com computação gráfica, inclusive no seu entorno.
Localização: confira sua localização no mapa aqui. A capital de província mais próxima do castelo é Huesca.
Visitação: o castelo está aberto à visitação. Confira preços e horários aqui.
Alcázar de Segóvia
O Alcázar é, junto com o aqueduto, a imagem mais conhecida de Segóvia. A fantástica fortaleza, construída no século XII e reformada inúmeras vezes, foi moradia de muitos reis de Castela. Em 1931 foi declarado Monumento Histórico-artístico. Uma visita imperdível na cidade!
Localização: confira sua localização no mapa aqui. Fica dentro da cidade de Segóvia.
Visitação: o castelo está aberto à visitação. Confira preços e horários aqui.
castillo de Peñafiel (Valladolid)
O majestoso castelo de Peñafiel começou a ser construído no século X. Ocupa toda a superfície de uma elevação estreita e comprida o que confete uma forma de navio à construção, dominando toda a paisagem do entorno. Foi declaradao Monumento Nacional em 1917. Hoje, além de poder ser visitado, é ocupado em parte pelo Museo Provincial del Vino.
Localização: confira sua localização no mapa aqui. Fica na cidadezinha de Peñafiel, na região vinícola da Ribera del Duero.
Visitação: o castelo está aberto à visitação. Confira preços e horários aqui.
castillo de Peñaranda de Duero (Burgos)
O castelo de Peñaranda de Duero é uma fortaleza que domina a paisagem do vilarejo do mesmo nome. Foi construído no começo do século XI para tentar conter o avanço árabe. O desenho do castelo é muito parecido com o castelo de Peñafiel. Foi declarado Monumento Histórico-artístico em 1931. No seu interior, pode ser visitado um interessante centro de interpretação.
Localização: confira sua localização no mapa aqui. Fica na cidadezinha de Peñaranda de Duero, na região vinícola da Ribera del Duero.
Visitação: o castelo está aberto à visitação. Confira preços e horários aqui.
castillo de Sigüenza (Guadalajara)
O imponente Castillo de los Obispos de Sigüenza, levantando no século XII, encontra-se na cidade de Sigüenza. Foi erguido no local anteiormente ocupado por um antigo castelo muçulmano. O castelo foi reformado várias vezes e restaurado por completo no século XX. Hojé é ocupado por um hotel da rede de Paradores Nacionales de Turismo da Espanha, o que significa que, além de visitar o castelo, você pode ficar hospedado nele!
Localização: confira sua localização no mapa aqui. Fica na cidade de Sigüenza, a menos de duas horas de carro de Madri.
Visitação: o castelo, hoje um hotel, está aberto à visitação. Veja mais informações aqui.
castillo de Bellver (Palma de Mallorca)
Um dos castelos mais bonitos da Espanha é o castillo de Bellver, na cidade de Palma de Mallorca. É uma fortaleza com um formato circular muito inusual, e segue o estilo gótico catalão. Foi construído no século XIV. No interior do castelo encontra-se o Museo de Historia de Palma.
Localização: confira sua localização no mapa aqui. Fica na cidade de Palma, a capital da ilha de Mallorca.
Visitação: o castelo está aberto à visitação. Confira preços e horários aqui.
castillo de Gibralfaro (Málaga)
O castillo de Gibralfaro é uma grande fortificação levantada pelo governante muçulmano Abderramán III sobre as ruínas de um antigo farol. Ao ser conquistado pelos Reis Católicos, tornou-se residência do rei Fernando. O castelo conta com vistas maravilhosas da cidade de Málaga.
Localização: confira sua localização no mapa aqui. Fica na cidade de Málaga.
Visitação: o castelo está aberto à visitação. Confira preços e horários aqui.
castell de Montjuïc (Barcelona)
O Castell de Montjuïc é um símbolo da repressão e das batalhas que foram travadas ao longo da história de Barcelona. Com uma localização privilegiada, mantém uma vista panorâmica completa da cidade de Barcelona e amplo controle das aproximações pelo mar.
Localização: confira sua localização no mapa aqui. Fica na cidade de Barcelona.
Visitação: o castelo está aberto à visitação. Confira preços e horários aqui.
castillo de Tossa de Mar (Girona)
O castelo de Tossa de Mar, construído em 1837, fica dentro do recinto amuralhado da Vila Vella (vila antiga), o cartão postal de Tossa de Mar. É o único exemplo que resta de vilarejo medieval fortificado na costa da Catalunha. Foi declarado Monumento Histórico-artístico nacional em 1931.
Localização: confira sua localização no mapa aqui. Fica na cidadezinha de Tossa de Mar, na Costa Brava da Catalunha.
Visitação: as ruinas do castelo estão abertas à visitação.
Outros castelos
Existem muitos outros castelos fantásticos na Espanha. Almodóvar del Río, Biar, Butrón, Belmonte, Cardona, Manzanares el Real, Olite, Peñíscola, Ponferrada e Vélez-Blanco são mais dez nomes de espetaculares castelos.
Quem quiser conferir uma lista bastante extensa de castelos na Espanha pode fazê-lo na Wikipedia.
Veja também o texto 10 cidades da Espanha que você deveria conhecer.
Poderia listar castelos onde se pode hospedar? Na Espanha?!
Veja o texto hospedar-se em um castelo na Espanha.