Menu

10 castelos espetaculares da Espanha

Inúmeros turistas brasileiros (e muitos outros também!) que viajam para a Europa têm um certo fascínio por conhecer ou visitar castelos. E na Espanha, com mais de 2.500 fortificações, encontram um enorme leque de opções. É possível atribuir esse grande número de castelos existentes em território espanhol a dois motivos:

  • por um lado, a ocupação muçulmana de grande parte da Península Ibérica, durante oito séculos, obrigou a construição de castelos defensivos nas fronteiras entre os reinos católicos e muçulmanos; fronteiras que foram ganhando território na medida em que a reconquista avançava.
  • por outro lado, foram inúmeras as disputas entre nobres e reis durante a Idade Média, e como resultado desses conflitos bélicos foram levantados muitos castelos.

Há castelos em quase todos os cantos da Espanha. Alguns estão em ótimo estado de conservação, e podem ser visitados. Se você está entre aqueles que querem muito conhecer castelos, elaboramos uma lista com uma seleção de 10 castelos, todos eles já visitados pelo Espanha Total. É a nossa contribuição para ajudar com a sua escolha.

Não deixe de conferir nossas dicas sobre hospedar-se em um castelo na Espanha.

castillo de Coca (Segóvia)

castelos da Espanha: castillo de Coca

Monumental castelo na cidadezinha de Coca, província de Segóvia. Sua construção foi iniciada em 1453 por ordens do bispo de Ávila, don Alonso de Fonseca. É considerado como o típico castelo castelhano do século XV, além de ser uma das melhores amostras da arte gótico-mudéjar na Espanha. O mudéjar foi a arte realizada pelos artistas muçulmanos convertidos ao cristianismo, depois da expulsão dos árabes da Península Ibérica. Foi declarado Monumento Histórico-Artístico em 1931.

Localização: confira sua localização no mapa aqui. Fica na metade do caminho entre Segóvia e Valladolid.

Visitação: o castelo está aberto à visitação. Confira preços e horários aqui.

castillo de Loarre (Huesca)

castelos da Espanha: Loarre

Espetacular castelo românico próximo do vilarejo de Loarre, província de Huesca. É o castelo mais importante de Aragão, e foi construído entre 1015 e 1023 pelo rei Sancho III el Mayor. A parte exterior do castelo está muito bem conservada. Os espaços interiores estão vazios, sem mobília ou qualquer outro ítem, mas pode ser visitado também. Foi declarado Monumento Nacional em 1906. A localização do castelo, no alto de um grande rochedo, é incrível. Serviu como cenário no filme Cruzada (Kingdom of Heaven), sem necessitar de muitas alterações com computação gráfica, inclusive no seu entorno.

Localização: confira sua localização no mapa aqui. A capital de província mais próxima do castelo é Huesca.

Visitação: o castelo está aberto à visitação. Confira preços e horários aqui.

Alcázar de Segóvia

castelos da Espanha: Alcázar de Segovia

O Alcázar é, junto com o aqueduto, a imagem mais conhecida de Segóvia. A fantástica fortaleza, construída no século XII e reformada inúmeras vezes, foi moradia de muitos reis de Castela. Em 1931 foi declarado Monumento Histórico-artístico. Uma visita imperdível na cidade!

Localização: confira sua localização no mapa aqui. Fica dentro da cidade de Segóvia.

Visitação: o castelo está aberto à visitação. Confira preços e horários aqui.

castillo de Peñafiel (Valladolid)

castelos espetaculares da Espanha: Peñafiel

O majestoso castelo de Peñafiel começou a ser construído no século X. Ocupa toda a superfície de uma elevação estreita e comprida o que confete uma forma de navio à construção, dominando toda a paisagem do entorno. Foi declaradao Monumento Nacional em 1917. Hoje, além de poder ser visitado, é ocupado em parte pelo Museo Provincial del Vino.

Localização: confira sua localização no mapa aqui. Fica na cidadezinha de Peñafiel, na região vinícola da Ribera del Duero.

Visitação: o castelo está aberto à visitação. Confira preços e horários aqui.

castillo de Peñaranda de Duero (Burgos)

castelos da Espanha: Peñaranda de Duero

O castelo de Peñaranda de Duero é uma fortaleza que domina a paisagem do vilarejo do mesmo nome. Foi construído no começo do século XI para tentar conter o avanço árabe. O desenho do castelo é muito parecido com o castelo de Peñafiel. Foi declarado Monumento Histórico-artístico em 1931. No seu interior, pode ser visitado um interessante centro de interpretação.

Localização: confira sua localização no mapa aqui. Fica na cidadezinha de Peñaranda de Duero, na região vinícola da Ribera del Duero.

Visitação: o castelo está aberto à visitação. Confira preços e horários aqui.

castillo de Sigüenza (Guadalajara)

castelos da Espanha: Guadalajara

O imponente Castillo de los Obispos de Sigüenza, levantando no século XII, encontra-se na cidade de Sigüenza. Foi erguido no local anteiormente ocupado por um antigo castelo muçulmano. O castelo foi reformado várias vezes e restaurado por completo no século XX. Hojé é ocupado por um hotel da rede de Paradores Nacionales de Turismo da Espanha, o que significa que, além de visitar o castelo, você pode ficar hospedado nele!

Localização: confira sua localização no mapa aqui. Fica na cidade de Sigüenza, a menos de duas horas de carro de Madri.

Visitação: o castelo, hoje um hotel, está aberto à visitação. Veja mais informações aqui.

castillo de Bellver (Palma de Mallorca)

castelos da Espanha: Bellver

Um dos castelos mais bonitos da Espanha é o castillo de Bellver, na cidade de Palma de Mallorca. É uma fortaleza com um formato circular muito inusual, e segue o estilo gótico catalão. Foi construído no século XIV. No interior do castelo encontra-se o Museo de Historia de Palma.

Localização: confira sua localização no mapa aqui. Fica na cidade de Palma, a capital da ilha de Mallorca.

Visitação: o castelo está aberto à visitação. Confira preços e horários aqui.

castillo de Gibralfaro (Málaga)

castelos da Espanha: Gibralfaro

O castillo de Gibralfaro é uma grande fortificação levantada pelo governante muçulmano Abderramán III sobre as ruínas de um antigo farol. Ao ser conquistado pelos Reis Católicos, tornou-se residência do rei Fernando. O castelo conta com vistas maravilhosas da cidade de Málaga.

Localização: confira sua localização no mapa aqui. Fica na cidade de Málaga.

Visitação: o castelo está aberto à visitação. Confira preços e horários aqui.

castell de Montjuïc (Barcelona)

castelos da Espanha: Castell de Montjuïc, Barcelona

O Castell de Montjuïc é um símbolo da repressão e das batalhas que foram travadas ao longo da história de Barcelona. Com uma localização privilegiada, mantém uma vista panorâmica completa da cidade de Barcelona e amplo controle das aproximações pelo mar.

Localização: confira sua localização no mapa aqui. Fica na cidade de Barcelona.

Visitação: o castelo está aberto à visitação. Confira preços e horários aqui.

castillo de Tossa de Mar (Girona)

castelos da Espanha: Tossa de Mar

O castelo de Tossa de Mar, construído em 1837, fica dentro do recinto amuralhado da Vila Vella (vila antiga), o cartão postal de Tossa de Mar. É o único exemplo que resta de vilarejo medieval fortificado na costa da Catalunha. Foi declarado Monumento Histórico-artístico nacional em 1931.

Localização: confira sua localização no mapa aqui. Fica na cidadezinha de Tossa de Mar, na Costa Brava da Catalunha.

Visitação: as ruinas do castelo estão abertas à visitação.

Outros castelos

Existem muitos outros castelos fantásticos na Espanha. Almodóvar del Río, Biar, Butrón, Belmonte, Cardona, Manzanares el Real, Olite, Peñíscola, Ponferrada e Vélez-Blanco são mais dez nomes de espetaculares castelos.

Quem quiser conferir duas listas bastante extensas de castelos na Espanha pode fazê-lo na Wikipedia ou no site Castillos.net.

Veja também o texto 10 cidades da Espanha que você deveria conhecer.

BCN-CAD-COR-GRA-MAD-SEV-TOL-VAL-ZAZ

2 comentários em “10 castelos espetaculares da Espanha”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima