Menu

carteira de motorista para dirigir na Espanha

carteira de motorista

1. Carteira de motorista da União Europeia

Se você é português e conta com uma carteira de motorista portuguesa, pode utilizá-la para dirigir na Espanha. O mesmo acontece se você tiver uma carteira de motorista emitida por qualquer outro país da União Europeia.

2. Carteira de motorista brasileira

Se você é brasileiro e visita a Espanha à turismo, pode utilizar sua carteira de motorista brasileira para dirigir na Espanha por um prazo de até 180 dias. Existe um acordo de 2009 entre os governos do Brasil e da Espanha para o reconhecimento mútuo das carteiras de motorista de ambos países.

O texto estabelece que:

El titular de un permiso o licencia de conducción válidos y en vigor expedidos por una de las Partes, siempre que tenga la edad mínima exigida por el otro Estado, está autorizado a conducir temporalmente en el territorio de éste los vehículos a motor de las categorías para las cuales su permiso o licencia, según su clase, sean válidos, durante el plazo de 180 (ciento ochenta) días.

O texto do acordo pode ser consultado, em formato PDF, aqui.

IMPORTANTE. As autoridades espanholas não exigem que os cidadãos brasileiros estejam de posse de uma PID (Permissão Internacional para Dirigir) para dirigir na Espanha. Porém, as locadoras de automóveis estabelecem suas próprias regras. Verifique se sua locadora vai exigir a PID ou se aceitará a CNH brasileira. Relatos de bastantes leitores indicam que muitas locadoras estão exigindo a PID.

3. Confira os melhores preços

Somos parceiros da rentalcars.com, o maior comparador de ofertas de aluguel de carros do mundo. A rentalcars.com pertence ao mesmo grupo do Booking, a maior página de reservas de hospedagem. A rentalcars. com trabalha com os principais fornecedores, oferecendo ótimos preços em todos os tipos de carros, incluindo carros de luxo, vans, minivans e carros automáticos. Com uma central de atendimento multilingue, aberta 7 dias por semana, permite localizar os melhores preços de aluguel de carro sempre que quiser e onde quer que você esteja indo.

Aproveite para consultar preços no seguinte buscador da rentalcars.com!

4. Mais informações sobre dirigir na Espanha

Este texto forma parte do nosso dossiê sobre dirigir na Espanha.

35 comentários em “carteira de motorista para dirigir na Espanha”

    1. Avatar

      Prezada Olivia, até onde a gente sabe, o acordo segue valendo. Mas mudanças legislativas podem acontecer sem a gente consiga tomar conhecimento. Por isso sempre recomendamos conferir duplamente com a locadora. Abraço.

  1. Avatar

    Ola! Gostaria de saber, se eu ficar mais de 180 dias na Espanha, posso continuar usando o documento? E se posso, por quanto tempo? como sou casado com espanhola, vou para morar na Espanha.

    1. Avatar

      João, para mais de 180 dias você é obrigado a fazer a troca da sua carteira brasileira por uma espanhola. Não dirija um carro sem ela, se acontecer algum problema o seguro do carro não vai cobrir. Abraço.

    1. Avatar

      Aline, o escopo do Espanha Total está nas viagens turísticas à Espanha. Como turista, você não pode ficar mais de três meses na Espanha de forma legal. Tome cuidado com sua carteira e preste atenção também à cobertura do seguro, se acontecer alguma coisa com você dirigindo com documentação irregular, seu seguro pode se negar a dar cobertura para você.

  2. Avatar

    Tony, o que você acha deste roteiro de carro alugado Madrid – Cordoba um dia Cordoba – granada dois dias retorno para Madrid, somos 4 seria mais barato o vale apena ir para Granada de trem e lá alugar carro .

    1. Avatar

      Lauro, estando em quatro, alugar um carro para a viagem é uma possibilidade. Também daria para fazer Madri-Córdoba de trem, alugar o carro na hora de partir de Córdoba para Granada, retornar o carro de novo em Córdoba para fazer a volta Córdoba-Madri de novo de trem. Você precisa fazer contas para saber qual é a opção mais vantajosa no seu caso. As estradas entre Madri, Córdoba e Granada são boas. Veja nossas dicas para alugar um carro na Espanha. Abraço.

    1. Avatar

      Marcio, o escopo do Espanha Total está nas viagens turísticas à Espanha. Não temos como dar esclarecimentos sobre outros assuntos que fujam do tema turismo. Consulte o consulado da Espanha mais próximo da sua cidade.

    2. Avatar

      Aluguei um carro em Sevilha pela Rentalcars, na locadora Enterprise.
      Mandei email para a locadora questionando a necessidade da PID, em função do acordo de 2009.
      Eles responderam que sabem do acordo, mas a política da empresa simplesmente exige PID para quem não tem carteira da UE. É mole ? Vou ter que morrer com R$ 300,00 (SP).

      1. Tony | ESPANHA TOTAL
        Tony | ESPANHA TOTAL

        Sua situação está claramente explicada no texto acima. É imprescindível entender que uma coisa é o que a Espanha exige dos turistas estrangeiros dirigindo no país (brasileiro pode fazê-lo com sua CNH brasileira), outra bem diferente é o que as locadoras exigem dos turistas estrangeiros. Uma coisa é independente da outra. Se você tivesse seu próprio carro na Espanha, poderia dirigí-lo com a CNH brasileira. Já no caso de um aluguel, você deve seguir as regras da locadora, como explicado no texto acima.

  3. Avatar

    Olá Tony
    Já estamos no meio da viagem a linda Espanha.
    Seguindo suas dicas amanhã pegamos carro alugado em Mallorca. Porém andei lendo algo na internet sobre validade da CNH brasileira em território espanhol. Como pelo que entendi o site é parceiro da Rental Cars e foi lá que fizemos a reserva poderia me esclarecer esta dúvida se o acordo entre os governos de 2009 ainda é válido para dirigir com a CNH brasileira ?

    1. Avatar

      Prezado Francisco, esperamos que a viagem esteja sendo um sucesso. Somos parceiros do Rental Cars, sim. O Rental Cars é para o aluguel de carros que nem o Booking para a reserva de hotéis. Eles intermediam as reservas entre os clientes e as locadoras, mas eles não definem as regras da locação, que são diferentes de uma locadora para outra. Será a locadora com a qual você reservou o carro atravès do Rental Cars a que terá a última palavra sobre a habilitação. Até onde a gente sabe, a CNH brasileira é aceita no caso de brasileiros à turismo na Espanha. Agradeceríamos muito se você puder dar um retorno sobre sua experiência. Desculpe a resposta tão rápida, estamos de férias a caminho do aeroporto. Abraço.

  4. Avatar

    Fala Tony,
    Tenho visto para alugar em carro em Madrid (o preço está muito bom),mas a locação é através da Alamo, com uma parceira chamada Enterprise. A Enterprise não tem email e eu estou esperando resposta da Alamo pra saber se eles exigem ou não a PID. Se eles responderem que não, vale a resposta deles ou é melhor tentar ligar pra Enterprise?

    1. Avatar

      Carlos, o problema é que a resposta que a gente possa dar para você não tem o mesmo valor que a opinião da locadora, que vai ser a que realmente defina a necessidade ou não da PID. Via de regra, a carteira brasileira é aceita, mas não dá para garantir que esse será o caso com você e por isso é melhor ter a confirmação da locadora. Abraço.

  5. Avatar

    Olá
    Estou querendo alugar um carro em Algeciras e e entregar em Granada. Porém chegamos no sábado ( 22/04), próximo ao meio dia, neste horário tem poucas locadoras abertas e na Europcar, no site solicitam a PID. Poderia me dizer se tem uma locadora que não exige a PID?

    1. Avatar

      Josita, desconhecemos qual é a situação das locadoras em Algeciras, use nosso buscador de carros alugados, identifique as locadoras que operam em Algeciras, e entre em contato com elas para saber quais não exigem a PID. A solução mais fácil para sua situação, logicamente, seria tirar a PID.

  6. Avatar

    Oi Tony, consegui contatar a Rental Cars, por telefone, aqui no Brasil. Eles em informaram que todas locadoras estão exigindo a PID e que a polícia pode exigir também, para carros alugados.
    Talvez em carros particulares seja aceito a CNH brasileira, mas eles recomendaram não arriscar.

    1. Avatar

      Muito obrigado pela valiosa informação, Josita. Sim, para dirigir um carro particular não é necessário contar com a PID. No caso de carros alugados, e estando cientes da exigência, o melhor é resolver o problema da forma mais fácil possível, tirando a PID. Abraço.

  7. Avatar

    Prezado Tony, agradeço por todas as informações lidas no seu site. Estão sendo imensamente úteis na montagem da minha viagem e nas compras dos meus bilhetes. Estou chegando em Barcelona no dia 31 de maio, gostaria de alugar um carro para o final de semana seguinte, do dia 3 ao dia 5 de junho. Minha dúvida porém é em relação a carteira de motorista. Minha carteira de motorista é americana. Voce saberia me dizer se ela também é valida para dirigir na Espanha?
    Agradeço muito por tudo.

    1. Avatar

      Prezada Silvia, seja bem-vinda ao Espanha Total. Achamos este texto no site da embaixada dos Estados Unidos na Espanha: “U.S. citizens visiting Spain who want to drive in Spain must obtain an international driving permit prior to their arrival in Spain.” Tire a PID para viajar tranquila. Abraço.

  8. Avatar

    Caro Tony, obrigado pelas dicas. Estarei alugando um carro em Madri e pretendo viajar pelo sul da Espanha e também Portugal. A permissão de CHN Brasileira também vale para Portugal? Posso rodar com esse carro Espanhol lá em Portugal? Preciso avisar à empresa de locação que pretendo fazer isso?

    1. Avatar

      Prezado Newton, seja bem-vindo ao Espanha Total. Veja bem que no texto acima orientamos sobre a necessidade de contar com a PID para dirigir um carro alugado na Espanha, a CHN não é suficiente. É muito provável que o mesmo aconteça em Portugal. Se você estiver planejando rodar com o carro espanhol em Portugal precisa avisar a locadora, sem dúvida, caso contrário você pode se ver envolvido em uma grandíssima encrenca. Não deixe de notificar a locadora que você vai levar o carro para fora da Espanha. Abraço.

  9. Avatar

    Olá! Parabéns por suas informações! São fantásticas! Li que, por segurança, devemos ter uma PID para dirigir um carro alugado. Como faço para adquiri-lá? Obrigada, desde já. Abraços!

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá Aracy. Na verdade, você deve ter a PID, não por segurança, mas porque é uma exigência de muitas locadoras. Ela pode ser obtida no DETRAN do seu estado. Abraço!

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Lucas, não sabemos quais são as regras na Alemanha, na Espanha você já teria sido obrigado a fazer a troca da habilitação. Se não fizer e acontecer algum acidente, você não estaria coberto por nenhum seguro. De qualquer jeito, como explicado no texto acima, muitas locadoras exigem a PID junto com a CNH brasileira.

      1. Avatar

        Obrigado Tony. Aqui na Alemanha eu nao sou autorizado a digirir depois dos 6 meses. Estou no processo de obtencao da habilitacao daqui, mas até a minha viagem à Espanha ainda nao a terei em maos. E tb nao tenho a PID. Acho que nao vou arriscar alugar dessa vez.
        Abraco!

        1. Avatar
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Então é melhor não arriscar mesmo. O grande problema não é tanto ser parado na estrada (esse risco existe), mas se ver envolvido em um acidente, quando o seguro pode se recusar a cobrir suas perdas. Abraço.

  10. Avatar

    Ola!

    Sou Brasileiro e estou morando na França (tudo legalmente), porém morei 1 ano aqui e voltei para o Brasil nas férias de verão, onde fiquei por mais de 3 meses. Agora voltei para a Europa e queria ir para Portugal/Espanha. Os 180 dias contam a partir do dia que entrei na Europa a primeira vez, ou a partir do dia que retornei a última vez(3 meses atrás?)

    Obrigado,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima