Espanha Total

bases, bate-voltas e destinos

BCN-CAD-COR-GRA-MAD-SEV-TOL-VAL-ZAZ

Para ajudar você com a elaboração de seu roteiro de viagem pela Espanha, trabalhamos com três conceitos que você deve conhecer: bases, bate-voltas e destinos.

1. Bases

Para efeito da elaboração dos roteiros, consideramos que a a Espanha conta com duas bases: Madri e Barcelona.

São lugares com vários pontos em comum:

  • você provavelmente vai querer se hospedar nessas cidades por algumas noites.
  • contam com suficientes lugares de interesse para ocupar vários dias em cada uma delas.
  • oferecem um grande leque de interessantes bate-voltas.

Sugerimos que, na hora de elaborar seu roteiro, tente dedicar o máximo tempo possível às bases, que são uma forma sensacional de otimizar seu tempo e seu orçamento.

2. Bate-voltas

Os bate-voltas são lugares pensados para serem visitados sem necessidade de dormir neles. Os bate-voltas são feitos a partir das bases, indo e voltando no mesmo dia. A vantagem dos bate-voltas é que você não precisa perder tempo mudando de um hotel para outro, sendo que você vai voltar para dormir no hotel da sua base.

Veja os melhores bate-voltas:

3. Destinos

Para a elaboração dos roteiros, entendemos como destinos aqueles lugares onde você vai querer dormir pelo menos 1 noite, e que não é possível conhecer como um bate-volta saindo de uma das bases.

Os principais destinos na Espanha, com a indicação do número mínimo de noites necessárias, são : Bilbao (1 noite), Córdoba (1 noite), Granada (2 noites), Salamanca (2 noites), San Sebastián (1 noite), Santiago de Compostela (1 noite), Sevilha (3 noites), Valência (3 noites) e Zaragoza (1 noite).

229 comentários em “bases, bate-voltas e destinos”

  1. Ola
    Parabens pelo otimo trabalho

    Vou para Madrid no final de fevereiro, ficarei 10 dias,
    Pretendo fazer um tour ate Barcelona, nessas duas cidades nao pretendo usar carro,
    Mas gostaria de alugar um para fazer as cidades no caminho,

    Aue cidades me recomenda no caminho ?
    Quantos dias seria bom em cada?

    Inicialmente penso em ficar 3 dias em Madrid e 4 em Barcelona

    Obrigado desde ja

    1. Prezado Marcio, o caminho entre Madri e Barcelona é feito por rodovias que não atravessam nenhuma cidade. O único ponto realmente imperdível no caminho é Zaragoza, que fica exatamente na metade. Não indicamos alugar um carro para fazer essa viagem para quem conta com poucos dias, o trem-bala é uma opção muito superior. Com o trem-bala, você consegue chegar em Zaragoza manhã cedo, visitar a cidade e continuar viagem com direção a Barcelona no final da tarde. Abraço.

  2. Prezado Tony, boa noite.

    Estou com muita dificuldade em fechar meu roteiro, há muitas opções bacanas para se conhecer nesse país incrível, aonde já estive em 2006.Na ocasião pude visitar as cidades de Tarifa e Sevilha, estava de passagem pelo país.

    Tony, minha estadia na Espanha será no inverno e inicia-se por Barcelona, chego dia 05/02/16, no fim de tarde.
    Em Barcelona, pretendo ficar até dia 11/02 (6 noites), de onde, logo cedo, partirei – de trem – em direção a Madri, nessa cidade ficarei até dia 15/02 (4 noites).

    Olhei suas dicas de bate e volta, achei ótimas, porém desejo curtir mais a neve e esquiar pelo menos um dia, com maior foco nas cidades base.

    Então pensei em um roteiro da seguinte forma;

    Barcelona com 2 bate-volta – Girona e/ou (na sua visão qual seria a melhor opção Principado de Andorra ou Vall de Núria? ou outra opção a sua escolha! kkkk);

    Madri com 2 bate volta – Toledo e Ávila.

    Tony, seria interessante no caminho fazer um pit stop em Saraçosa?

    Seu site é imbatível, de longe o mais completo. Muito grato e minha única sugestão para seu site ficar ainda mais completo seria sugestões de roteiros para o inverno e sugestão de roteiro para curtir o verão.

    Abraço e parabéns pela dedicação

    1. Prezado Henrique, bem-vindo ao Espanha Total. Vamos com seu elaborado roteiro. A escolha de duas cidades é inteligente, há muito para ver tanto em Madri quanto em Barcelona e minimizando as trocas de hotéis você maximiza seu valioso tempo. Zaragoza é um pit-stop bem-legal entre Madri e Barcelona, sim, pode ser feito sem dormir na cidade ou passando a noite nela (os preços da hotelaria em Zaragoza são muito em conta).
      Ninguém deveria contemplar Andorra como um bate-volta, e por isso nunca indicamos o país como tal. Para esquiar saindo de Barcelona, nossas indicações são Vall de Núria para quem não tem experiência e La Molina para quem procura uma estação maior.
      Sua sugestão sobre roteiros inverno/verão é ótima, vamos estudar como fazer isso.
      Imaginamos que você já tenha visto que temos guias dedicados a Barcelona, Madri e Zaragoza, e também um site inteiramente dedicado à cidade de Barcelona, o passaporteBCN, onde suas consultas sobre Barcelona são bem-vindas. Abraço.

  3. Boa noite! Estamos indo para Madrid início de agosto e ficaremos na Espanha por 12 dias ! Já conhecemos Madrid , Barcelona , Toledo, Córdoba e Sevilla! Gostaria de um roteiro de cidades que sejam legais e imperdíveis de se conhecer ! Vc poderia me ajudar ?

    Obrigada

    1. Prezada Fabiana, procure inspiração no texto 10 cidades da Espanha que você deveria conhecer. Não elaboramos roteiros personalizados, mas se você apresentar nem que seja um rascunho, ajudaremos a aprimorar o seu. Na sua lista está faltando o Pais Basco (Bilbao y San Sebastián), a linda Granada, Zaragoza, Valência e as cidades de Castela (Ávila, Segóvia e Salamanca), entre os principais destaques. Abraço.

  4. Bom dia Tony,
    Seu blog está excelente, tanto, que só estou me baseando nele para uma viagem a Catalunha.
    Mas vou abusar de sua boa vontade e gostaria que você olhasse meu roteiro e me diga se é factível, o que deveria mudar, ou quais cidades imperdíveis no meio do caminho que valha a pena dar uma desviada no trajeto.
    Nosso idéia:
    Chegaremos em Barcelona no dia 13/05, as 09:h
    Alugamos carro no próprio aeroporto e sairemos como destino final Andorra, mas passando primeiro por Carcassome (França). Passaremos por Girona e provável pernoite por lá, mas gostaríamos de passar pelo litoral também, mas pelo que estou olhando no google maps, dá algumas boas desviadas para chegar lá, depois de Girona. Já vi que tem várias cidades pequenas e lindas ao longo, mas quais você me diria: são imperdíveis?
    Depois de Carcassome, onde também vamos pernoitar, vamos para Andorra, com pernoite (desde a saída de BCN até voltar a mesma, pensamos em 4 dias, será que é suficiente?)
    Depois retornamos para Barcelona, onde ficaremos por 5 dias e depois pretendemos fazer Sitges, Valência e Zaragoza.
    Resumindo a 1ª etapa:
    BCN
    Girona
    Perpignan
    Carcassome
    Andorra
    BCN
    (minha dúvida ficou qual cidade ou quais cidades visitar entre BCN/Girona/Perpignan) Pode me ajudar? Nosso retorno ao Brasil dia 26/05
    Muito obrigada

    1. Prezada Maria Elena, bem-vinda ao Espanha Total. A Costa Brava (a costa norte da Catalunha) em maio é difícil de prever, pegando tempo bom pode valer muito a pena, já com tempo menos bom, os destinos na própria costa ficam mais desinteressantes. A região é extensa, você precisa definir quantos dias pode dedicar a ela. Com duas noites você consegue visitar Girona e algum vilarejo. Para ter uma visão mais geral precisaria de quatro ou cinco dias. Pelo que entendemos, você está reservando quatro dias para o percurso Barcelona-Girona-Perpignan-Carcassone-Andorra-Barcelona. No nosso ponto de vista, isso é 100% maraturismo, uma prática que tentamos desincentivar aqui no Espanha Total. Além do tempo necessário para percorrer a Costa Brava, não indicamos Andorra para quem não estiver disposto a dedicar um mínimo de três noites ao destino. Nossa dica seria esquecer da Andorra e da França e concentrar seu tempo na Costa Brava. Abraço.

  5. Oi Tony
    Muito obrigada pelo teu breve retorno.
    Tens razão, fazer correria também não é legal.
    Minha vontade de conhecer Andorra e Carcassome é muito grande.
    Mas se mantivermos apenas Girona e Andorra, poderíamos usar estas 4 noites e seria melhor aproveitado.
    Da Costa Brava gostaríamos apenas de conhecer já que a costa, pelas fotos, é bem interessante, mas nosso foco realmente não é curtir praia, então se o tempo não for quente, não nos atrapalha. Mas também não queremos ficar fazendo correria.
    Vamos estudar mais o roteiro

    Muito obrigada pelas dicas, e parabéns pelo seu site, é mesmo maravilhoso. Tem todas as informações que precisamos para uma ótima estada.

  6. Olá Tony! Parabéns pelo site!
    Estou fechando meu roteiro para a Espanha em junho/16: Barcelona (4 dias), Granada (2 dias), Sevilha (3 dias), Madri (4 dias) com bate e volta a Toledo. Tenho duvida se devo começar por Madri ou por Barcelona. E se os dias para Madri e Barcelona estão adequados para conhecer os principais pontos turísticos. Obrigada!!’

    1. Prezada Gabriela, bem-vinda ao Espanha Total. A distribuição do seu tempo é razoável. Perfeita para Granada e Sevilha e legal para conhecer o básico de Madri e Barcelona. Para saber qual seria o melhor ponto para começar o roteiro, precisariamos saber seu ponto de chegada na Espanha e seu ponto de partida também. Precisando de qualquer outro esclarecimento sobre seu roteiro, aproveite para perguntar. Abraço.

  7. Olá Tonny! Obrigada pela pronta resposta é atenção!!! Estou partindo de Brasília. Posso começar tanto por Barcelona quanto por Madri. Um agente de viagem havia me sugerido começar por.Barcelona. Sendo 03 dias em Barcelona e 05 dias em Madri. Depois pensei em aumentar um dia em Barcelova e diminuir em Madri. Estou viajando sozinha. Preciso de opções mais práticas e também um pouco mais econômicas. obrigada!

    1. Gabriela, se você conseguir entrar por Barcelona e sair por Madri, pode ficar uma viagem perfeita (ou ao contrário também). Achamos boa a ideia de tirar uma dia de Madri para acrescentar na conta de Barcelona. Entrando por Barcelona, você poderia ficar em Barcelona, pegar o trem-bala até Sevilla, viajar até Granada, e de Granada volta para Madri. Imaginamos que você já conheça nosso site passaporteBCN, com tudo o que você precisa saber sobre Barcelona. Abraço.

  8. Boa noite,
    Estou indo em lua de mel agora em abril para madri e barcelona. Ficarei no total 5 dias em cada uma das cidades. Gostaria de saber quais cidades vc julga indispensaveis para fazer um bate e volta, e se acha melhor eu alugar um carro para isso, ou ir de trem. Ah e se em cada cidade que eu for fazer bate e volta so da pra ir em uma por vez, ou da pra irmos mais de uma cada dia.
    Muito Obrigado pela atencao
    Att
    Luis gustavo

    1. Prezado Luis Gustavo, seja bem-vindo ao Espanha Total. Dedicar 5 dias para Madri e 5 para Barcelona é uma ótima distribuição do seu tempo. Veja nossas ideias para quem conta com 5 dias em Madri e 5 dias em Barcelona (do nosso site passaporte BCN, um guia dedicado inteiramente à cidade de Barcelona).
      Você não vai precisar de carro durante sua viagem, pode fazer todos os passeios usando o transporte público (veja também como viajar de Madri a Barcelona).
      Sobre os bate-voltas saindo de Madri, veja o texto os melhores bate-voltas a partir de Madri.
      Sobre os bate-voltas saindo de Barcelona, veja os textos como escolher seu bate-volta e top 5: bate-voltas.
      Há algum bate-volta de meio dia, que daria para combinar com atividades na cidade, porém a maioria deles necessita de um dia completo.
      Quando você tiver pronta sua programação, compartilhe com a gente se quiser saber nossa opinião. Abraço.

  9. Boa noite Tony
    Acabo de conhecer seu site. Chegaremos (4 pessoas) em Barcelona 16/6/16 e retornamos de Madri para o Brasil em 01/7/16, Estamos pensando em 4 dias em Barcelona e nos recomendaram conhecer VALENCIA, GRANADA, SEVILHA, LISBOA, SALAMANCA e então retornando por MADRI. Nos aconselha alugar um carro? a distância entre as cidades é longa. Ou melhor ir conhecendo de trem as cidades e alugar o carro em alguma outra. Quantos dias em Madri? Acha essas cidades interessantes para a primeira vez na Espanha e Portugal?
    Obrigada
    Cláudia

    1. Prezada Claudia, bem-vinda ao Espanha Total. Pode ver nossas ideias de roteiros prontos para quem conta com 15 dias na Espanha. E pode ver também nossos roteiros de 7 dias, que podem ser combinados. A seção como viajar de … a … contém informações sobre os deslocamentos e tempo de viagem entre cidades. Recomendamos usar e abusar do trem (veja nosso dossiê com tudo sobre o trem-bala na Espanha). Não elaboramos roteiros personalizados, que é uma tarefa que demanda muito tempo, mas se quiser apresentar para a gente o rascunho do seu roteiro aqui tentaremos ajudar a aprimorá-lo. Abraço.

  10. boa tarde tony.
    estou montando um roteiro chegada barcelona, saida madri, 15 dias. incluindo cidade valencia, alicante, murcia, granada, gibraltar, cadiz, sevilla, cordoba, toledo, madri
    estou na duvida se vale a pena alugar um carro para toda a viagem a partir da saida de barcelona. ou se vale a pena usar os modais, trem bala de barcelona a madri, depois de madri a cordoda, de cordoba a sevilla, e em sevilla alugar um carro para conhecer o roteiro das cidades proximas e voltar ate valencia e deixar o carro lá, retornando a madri de trem bala.
    não sei se vale circular de carro ou se no custo beneficio o trem sai mais rápido.

    1. Prezada Angelica, bem-vinda ao Espanha Total. Para percorrer a Espanha, nossa dica é sempre aproveitar a excelente rede de trens do país (veja mais informações no nosso dossiê com tudo sobre o trem-bala na Espanha). Unicamente para visitar Gibraltar você precisará de um carro alugado. Na seção como viajar de … a … do site você vai descobrir as diferentes opções para viajar entre as principais cidades da Espanha. Se você quiser saber nossa opinião sobre seu roteiro, aproveite para perguntar aqui. Abraço.

  11. Olá Tony, achei seu site muito legal, adorei incentivo contra o “maraturismo”, apesar de ter feito isso a beça quando estive na Europa. Dá uma sensação de calma, ler alguem dizendo “calma a Espanha continuará aqui, vc poderá voltar outras vezes”… rs

    Então, já fui a Maiorca uma vez, fique por lá uns 6 dias. São as melhores fotos do meu cartão de memoria! Quero levar meu marido em agosto de 2016.. mas nossa rede de hoteis “aqueles time share” me oferece um hotel apenas em Ibiza, na data em que posso ir.. eu vou me arrepender de ir para Ibiza? Quero dizer, as fotos serão lindas como as de Mallorca? Outra dúvida, vc acha que conseguimos visitar as ilhas de Formentera em um dia (essa eu vi que dá) e Mallorca em outro dia, só pra matar a saudade?
    Outra coisa, eu nao me lembro qual foi o nosso meio de transporte em Mallorca, chegamos em Palma e fomos a Cala Dor num dia e em Cala Mesquita em outro. Não alugamos carro..além do carro qual outra opção de transportes por lá?

    Obrigada

    1. Prezada Éllen, bem-vinda ao Espanha Total. Acho que todos já fizemos maraturismo alguma vez no passado, o importante é contar com uma voz que explique que há outras formas de viajar mais interessantes. Éllen, você faria a gentileza de deixar sua consulta sobre Ibiza no texto que temos reservado para essa ilha aqui no site? É este. Desse jeito, a informação fica organizada para benefício de outros leitores. Na hora que você tiver deixado sua consulta, tentaremos respondê-la o antes possível. Abraço.

    1. Prezada Ana Paula, muito obrigado pelas suas palavras. A gente adora ter você como leitora! Aproveite as caixas de comentários dos sites para tirar as dúvidas sobre sua viagem! Abraço.

  12. Prezado tony, estou indi opela primeira vez a Madri, em seguida para Sevilha e C’ordoba. Chego a Madrid no Terminal S4. Como faço para chegar a Calle Carmem, Puerta del Sol. E preferência pelo metrô, se você achar que é a melhor opçao.
    Acompanho o seu trabalho e acho o máximo poder contar com esse tipo de ajufa.

    Abraços,

    1. Prezada Samia, seja bem-vinda ao Espanha Total. Queríamos pedir uma gentileza para você. Para que a informação disponível no Espanha Total seja fácil de consultar, pedimos a colaboração de todos nossos leitores, para que deixem suas dúvidas em textos relacionados a elas. Aqui respondemos a consultas relacionadas com a elaboração de roteiros. O site conta com um texto que responde sua consulta: como ir do aeroporto de Madri até a Puerta del Sol. Se tiver qualquer outra dúvida sobre o assunto, aproveite para deixar a pergunta por lá. Abraço.

  13. Prezado Tony, quero dizer ajuda. Errei também ao dizer que de Sevilha estou indo para Córdoba. Na verdade, estaou indo para Granada, Você acha que partindo de Madri para Sevilha (2 bases) dá para dar uma descida em Córdoba, só para visitar a Mesquita e no fim da tarde pegaro o trem para Sevilha? É possível?
    Abraços

  14. Oi Tony, Muito obrigadapoela dica do roteiro de Córdoba em um dia. Comprei e estou me deliciando em ler. Assim, vou poder aproveitar melhor o meu dia.
    Que sorte ter um site como o seu.
    Um grande abraço.
    Samia

    1. Que ótimo, Samia. Se você tiver qualquer dúvida relacionada com o guia de Córdoba aproveite para deixar sua pergunta no texto Córdoba, tentaremos responder o antes possível. Abraço.

    1. Prezados Alexandre & Roseli, ainda não fizemos nenhuma cobertura de Tortosa, que não é um destino dentro do radar dos portugueses e brasileiros que visitam a Espanha. Podem ver informações turísticas muito completas no site oficial de turismo da cidade. Abraço.

  15. Tony, boa tarde! Primeiramente, obrigada por tirar minhas dúvidas através de seu site. Estou tentando organizar minha viagem em família e sua ajuda tem sido fundamental.
    Vou levando meu marido, minha filha de 3 anos e meus pais, de 70. Eles são super bem dispostos, mas minha mãe tem um probleminha no pé que a impede de fazer longas caminhadas. Embora tivéssemos vontade de ficar 20 dias em Barcelona e Madri, meus pais ficaram resistentes, de modo que teremos somente 13 dias livres. Assim, estou tentando planejar férias em família que conciliem o ritmo de duas pessoas de 70 e de uma criança com três anos. Com isso, estou em mente que faremos apenas um bate-volta durante estes 13 dias.
    De acordo com sua experiência, qual bate-volta seria menos cansativo para meus acompanhantes? Pensei em Toledo, mas minha dúvida é se é viável andar com carrinho de bebê na cidade, e se há necessidade de fazermos longas caminhadas, se o relevo é acidentado…
    Outra possibilidade seria ir a Sitges, quando em Barcelona, para levarmos minha filha a uma praia…
    Iremos em junho, chegando no dia 5.
    Desde já, muito obrigada a você e a Cecília.
    Abraços

    1. Prezada Ana Paula, seja bem-vinda ao Espanha Total (e também ao passaporte BCN, nosso site dedicado à cidade de Barcelona). Toledo é uma cidade maravilhosa, mas não é uma boa escolha para quem não caminha muito bem. Descartariamos essa opção por completo. Sitges é bem mais tranquilo, conta com um ótimo calçadão na orla onde poder passear com a maior tranquilidade. Pode ver todas as informações sobre a cidadezinha no texto Sitges. Abraço.

      1. Oi, Tony,
        Poxa, obrigada mesmo pela resposta rápida!
        Pois é, uma pena… Fiquei com muita vontade de fazer um passeio em Toledo e em Sevilha, mas não dá para abraçar o mundo!
        Acho mais válido termos muito tempo livre nas duas cidades para fazermos tudo ao nosso ritmo, com muita calma. Pensei, inclusive, em pegar um daqueles ônibus turísticos que nem gosto muito, mas que serão bem válidos para minha mãe!
        Abraços e sucesso para vocês!

        1. Olá de novo, Ana Paula. No seu caso, o ônibus turístico pode ser uma ótima opção mesmo. Pode ver aqui as informações sobre o ônibus turístico de Madri, e aqui as informações sobre o serviço de Barcelona. Abraço!

          1. Oi, Tony,
            Só hoje vi sua réplica. Desculpe!
            Obrigada pelas dicas! Eu tenho navegado muito pelos sites e aproveitado todas elas.
            Vocês são demais! Parabéns mesmo! Abraços.

  16. Oi Tony,

    Parabéns pelo site!! Para quem tem viagem marcada para a Espanha ele é essencial!!!
    Estou indo para Madri (voo ida e volta saindo de lá) no fim de outubro (de 27/10 a 13/11). Já conheço bem a região de Andalucia e Barcelona de outras viagens a Espanha.
    Contudo, estou tendo dificuldades para organizar meu roteiro, pois tenho 16 dias inteiros e queria conhecer o máximo de cidades possíveis (se der, é claro). Porém, inicialmente pensei em algo assim:
    Ficar 3 dias só para conhecer a capital e nos demais dias (estando em Madri) fazer os bate e volta sugeridos no site: Toledo, Segóvia, Ávila, e outro a incluir (sugestões serão muito bem vindas). Ou seja, permanecer uma semana em Madri. Ai, as dúvidas surgem, como por ex: esses “bate e volta” devem ser feitos de trem ou de bus? É que já ouvi dizer que para brasileiros comprarem no site da RENFE é complicado (pois sempre dá erro na hora de concluir a compra). Porém, preciso economizar o máximo possível e se comprar com antecedência (acho que com 90 dias) o preço cai bastante, não é?
    De Madri pretendo seguir para Barcelona (cidade que já visitei várias vezes), mas como tenho amigos residindo em Barna, ficarei uns dias (para visitar as imediações (Girona, Tarragona, Montserrat, e talvez Sitges). Quanto à organização da minha viagem, de ida e volta para Barcelona/Madri, tenho as seguintes dúvidas:
    1) Vale a pena ir de bus (ou trem) para Barcelona? Nesse trajeto seria possível parar em Zaragoza (para conhecer) e depois seguir viagem até Barcelona?
    2)E na volta de Barcelona para Madri seria possível parar em Valência para conhecer (ficando lá por um dia) e depois voltar para Madri?
    Será que tudo isso que citei acima cabem em 16 dias inteiros? Ou é melhor reorganizar o roteiro?

    Agradeço muitíssimo pela atenção!!!
    Ariadne

    1. Prezada Ariadne, seja bem-vinda ao Espanha Total (e ao passaporte BCN também, caso você não conheça, é nosso guia da cidade de Barcelona). Vamos tentar ir tirando suas dúvidas:
      – no texto os melhores bate-voltas a partir de Madri destacamos os mais importante, El Escorial seria uma boa escolha, que pode ser completada em uma manhã ou uma tarde.
      – cada bate-volta é um mundo diferente. Por isso, consulte a gente no texto correspondente a cada destino para que possamos indicar a melhor forma de chegar lá (os textos normalmente já incluem essa informação). Por exemplo, no caso de Toledo, dá para ir de ônibus ou trem. Já no caso de Segóvia, o mais fácil é o ônibus.
      – centenas de leitores já compraram passagens da RENFE sem problemas, não é certo que sempre dê erro na hora de concluir a compra. Mas é verdade que há uma minoria que não consegue finalizar a compra. No texto Como comprar sua passagem do trem-bala você vai encontrar muitas dicas e orientações sobre o assunto.
      – para viabilizar o pit-stop em Zaragoza entre Madri e Barcelona é necessário viajar de trem-bala. No guia Zaragoza em um dia ajudamos a aproveitar ao máximo seu tempo nada cidade!
      – pode voltar de Barcelona para Madri por Valência, sim, mas não o faça se você só tiver um dia para cidade. Para visitar o básico de Valência são necessários dois dias completos.
      Se você apresentar para a gente aqui nem que seja um rascunho de roteiro, poderemos dar nossa opinião e as dicas para aperfeiçoá-lo. Abraço.

  17. Tony boa tarde!

    Estou com algumas duvidas, espero que você possa me ajudar, ficarei 7 dias em Madri e gostaria de ir para França e Itália, você sabe me informar:

    Qual o meio de transporte mais viável quanto a custo e tempo.

    Me deslocando da Espanha para esses outros países vou passar novamente pela imigração (França, Itália e na volta novamente Espanha) para apresentação de documentos?

    Desde já obrigado pela atenção dispensada.

    1. Prezado Amaury, no presente texto respondemos consultas relacionadas com a elaboração de roteiros para percorrer a Espanha. Pode deixar sua consulta sobre transporte no texto como viajar de … a …, mas não esqueça de ser mais preciso, França e Itália são países extensos, precisamos saber exatamente para onde você está querendo viajar, não é a mesma coisa Milão que Nápoles. Nas movimentações entre a França, a Itália e a Espanha não há controle permanente de imigração, o que não dispensa o viajante de estar de posse de todos os documentos exigidos pela imigração de cada país. Abraço.

  18. Oi Tony
    Eu, marido e 2 filhos (6 e 15 anos) iremos para a Espanha na segunda quinzena de junho desse ano e ficaremos lá por 10 dias. Nossa base será Barcelona. Estamos na dúvida se ao longo desses dias curtimos Barcelona e fazemos alguns bate-voltas como Montserrat, Girona, Sitches ou nos “prendemos” a Barcelona e uma das ilhas Baleares. O que você sugere? Se optarmos por Barcelona+ilhas qual delas você indica? Gostamos de conhecer bem o local que estamos sem correria ainda mais que estaremos com as crianças.
    Aguardo retorno
    Raquel

    1. Prezada Raquel, seja bem-vinda ao Espanha Total. Como você mencionou que está indo para Barcelona, queríamos compartilhar com você a existência do nosso guia de Barcelona, o passaporte BCN, onde poderá encontrar toda informação necessária sobre a cidade e suas redondezas. Um bom texto para começar suas leituras sobre Barcelona é o de dúvidas frequentes.
      A segunda quinzena de junho é um período do ano excelente para visitar a ilha de Menorca, com praias maravilhosas, um astral ótimo e um ambiente familiar. Pode ver todas as informações sobre a ilha no texto Menorca. Para conhecer bem o lugar vocês precisariam de cinco noites na ilha, o que poderia limitar seu aproveitamento em Barcelona. Junho também é um mês fantástico para estar em Barcelona, ficando 10 dias na cidade não vai sobrar tempo, não (aproveite para dar uma olhada no texto Barcelona para crianças). Além dos bate-voltas que você mencionou, está Tossa de Mar na Costa Brava. Abraço.

  19. Bom dia Tony.
    É a minha primeira vez por aqui e percebi o quanto você é gentil e atencioso com as pessoas. Parabéns o site é muito bom. Estou iniciando a organização da nossa (eu e meu marido) viagem para a Espanha e pretendemos ir em abril ou maio/17, permanência total de 15 dias. Nosso perfil não é de correria e gostamos muito de curtir as cidades, inclusive as menores.
    A primeira dúvida cruel: faço Madri com Andaluzia ou Barcelona com outra região? Penso que fazer Madri, Barcelona e Andaluzia em 15 dias ficaria corrido, o que vc acha?
    Desde já agradeço.
    Abraço
    Daniela

    1. Prezada Daniela, seja bem-vinda ao Espanha Total. Para a gente é muito importante responder com carinho e atenção todas as consultas dos nossos leitores, transformando o site num agradável espaço de compartilhamento. Vamos com sua consulta.
      Se possível, escolha maio, abril é tradicionalmente o mês de mais chuva na Espanha. Em maio acontece o Festival de los Patios Cordobeses em Córdoba, o que deixa a cidade muito linda. Andaluzia nesse período é uma escolha muito boa. Dá para fazer Barcelona, Madri e Andaluzia em 15 dias, é a proposta do nosso roteiro de número 10: Andaluzia, Barcelona e Madri. Se você quiser levantar um pouco o pé do acelerador, pode eliminar Barcelona, deixando-a para uma futura viagem, acrescentar mais dias para Madri (com a possibilidade de fazer algum bate-volta a mais) ou, quem sabe, encarar nosso roteiro de carro pelos Pueblos Blancos e Ronda, na Andaluzia.
      Fique à vontade para tirar todas suas dúvidas. Abraço.

  20. Olá Tony,
    Vou viajar com meu namorado para a Espanha em outubro e estamos com dúvidas quanto ao roteiro e translado entre os destinos.
    Inicialmente planejamos passar 4 noites em Madrid (incluindo bate-volta a Toledo), depois iremos via trem-bala para Sevilha passando 3 noites (incluindo bate-volta a Granada, mais especificamente à Alhambra) e depois iremos a Barcelona para passar 4 ou 5 noites, mas ainda não sabemos o meio de transporte ideal para fazermos este último translado.
    Também pensamos em passar uma noite em Granada e ir de lá para Barcelona, contudo o único meio de transporte seria avião, com um custo relativamente alto.
    Você tem alguma sugestão para nos ajudar?

    Desde já agradeço a atenção.

    Abs,

    Laís

    1. Prezada Laís, vamos com nossas sugestões. Granada não pode ser contemplada como um bate-volta saindo de Sevilha. Você vai demorar três horas para ir e três horas para voltar. Visite Granada se você puder dedicar duas noites à cidade. Caso contrário, foque em Córdoba, uma cidade que pode ser visita em um dia e que fica no caminho entre Madri e Sevilha. Veja como ir de Barcelona a Granada. Não há uma opção rápida. Uma alternativa seria viajar de Madri a Granada (de trem), de Granada a Sevilha (de trem ou ônibus) e em Sevilha pegar um trem-bala direto até Barcelona. Abraço.

  21. Oi Tony!
    Estarei em Madri em outubro e terei 06 noites para aproveitar a cidade. Você acha que é tempo suficiente para conhecer bem a cidade e fazer dois bate voltas, ou acha que vai ficar muito corrido, e melhor fazer só bate volta a Toledo?

    Obrigado!
    Leonardo

  22. Olá Tony:
    Estarei de 18/Dez até 31/Dez na Espanha tendo como Base Logrono. Qual sua sugestão de roteiro?
    Abraços.
    Robson.

  23. Olá Tany:
    Vou ficar o tempo todo em Logrono usando como base. Saindo desde Logrono para as outras localidades.
    Abraços.

    1. Robson, por roteiro entendemos uma viagem na qual há deslocamento, dormindo em diferentes cidades e percorrendo diferentes destinos. Se você vai dormir toda noite em Logroño desaparece a possibilidade de organizar um roteiro. Como Logroño não conta com trem-bala, você deverá focar em conhecer a região de La Rioja, fazendo bate-voltas até cidadezinhas e vilarejos na região. Se você estiver de carro, existe a possibilidade também de fazer bate-voltas até Bilbao, Vitoria, San Sebastián, as Bardenas Reales e Zaragoza. Abraço.

  24. Tony Faz sentido este roteiro?
    Day 01 – 03: Ficar em Logrono conhecendo a região.
    Day 04 : Passar o dia em Pamplona
    Day 05 : Ir pra Bilbao
    Day 06 : Ficar em Logrono conhecendo a região.
    Day 07 : Ir para San Sebastian
    Day 08 : Ir para Saragoça
    Day 09-10: Ficar em Logrono conhecendo a região.
    Day 11-12: Ir para Valencia e passar dois dias. Dormindo uma noite.
    Day 13-15: Ir de Valencia para Madri e dormir duas noites em Madri, volta para SP.

    1. Robson, não é nosso tipo de viagem, sendo que você vai passar metade das suas férias se locomovendo em trem ou ônibus, mas em geral, é viável. A parte mais questionável é a visita a Valência. Na combinação mais rápida de trem você vai demorar quase seis horas para chegar lá (e gastar uma fortuna em passagens). Outras seis horas para voltar. Para Valência, indicamos um mínimo de dois dias completos para ver o básico da cidade (três noites), caso contrário, o investimento não compensa. Dedique mais tempo para fazer algum bate-volta saindo de Madri. Se quiser orientações específicas sobre o que fazer próximo de Logroño, aproveite o texto La Rioja para perguntar. Abraço.

  25. Caro Tony!

    Parabéns pelo site! Suas dicas e roteiro são incríveis e da a sensação de já conhecer um pouquinho da Espanha antes de ir.
    Vou com meu esposo para a Espanha no final de setembro e, conseguimos decidir o roteiro a partir das suas dicas.
    No entanto, temos algumas duvidas. Vamos passar 13 dias completos e queremos aproveitar sem muita correria. Inicialmente colocamos Granada, mas pensando em aproveitar mais fizemos o roteiro abaixo, o que você acha?
    A ideia e chegar por barcelona e sair por Madrid.
    Alem disso, passar por Córdoba a caminho de Madrid e fazer um bate-volta a Toledo.

    – São Paulo 24/09 —
    – Barcelona 4 noites (25/09 a 29/09)
    – Valencia 2 noites (29/09 a 01/10)
    – Sevilha 2 noites (01/10 a 03/10)
    – Madri 4 noites (03/10 a 07/10)
    – Madri (07/10)……

    Agradeço a atenção, abraco!
    Patricia

    1. Prezada Patricia, seja bem-vinda ao Espanha Total. Vocês estão falando em querer fugir da correria mas o roteiro ficou bastante corrido. Para Sevilha, que seria a carta fora do baralho, indicamos um mínimo de três noites. Pense também que você vai perder muito tempo de viagem entre Valência e Sevilha. Por isso, nossa dica seria deixar Sevilha para uma futura viagem ao sul da Espanha, conhecendo também as incríveis Córdoba e Granada. Dos dias que sobram, acrescente uma noite a mais para Valência (para ter dois dias completos na cidade) e o restante a Barcelona, onde há muitíssima coisa para se ver, sem falar em uma extensa lista de excelentes bate-voltas. Abraço.

      1. Caro Tony!

        Muito obrigada pela ajuda. Estamos tentando finalizar o roteiro. Ficamos mais encantados com Sevilha do que com Valencia e, para diminuir uma cidade da programação, pensamos na opção abaixo. Os bate-voltas são ótimos, colocamos alguns, mas dependeria um pouco da programação em cada cidade (Barcelona e Madrid) .O que você acha?

        – Saída de São Paulo 24/09

        – Barcelona 5 noites (com bate volta para Girona e Figueres; costa brava)
        – Sevilha 2 noites (pit stop Córdoba)
        – Madri 5 noites (com bate-volta para Toledo e Segovia)
        – Retorno para SP 07/10

        Agradeço novamente a sua atenção!
        Abraco

          1. Olá de novo, Patricia. Será uma pena descer até a Andaluzia para visitar Sevilha e Córdoba e não conhecer Granada. Já falamos que nossa orientação seria escolher Valência e deixar a Andaluzia para uma viagem futura (Sevilha é também a base perfeita para visitar Ronda e os Pueblos Blancos). Mas a viagem é sua! Seu novo roteiro está bem equilibrado, com tempo suficiente nas grandes cidades e em Sevilha também. Entendemos que vocês vão visitar Córdoba no caminho entre Sevilha e Madri, é o melhor aproveitamente possível do seu tempo. Precisando de qualquer esclarecimento sobre cada uma das cidades que pretende visitar, aproveitem para perguntar, tanto aqui como no passaporte BCN. Adoramos responder as consultas dos nossos leitores! Abraço.

  26. Oi Tony, amei o seu site, muito bom mesmo, você é bem objetivo, sem deixar de informar o principal de cada lugar.
    Vou para Barcelona com mais 3 pessoas em 27/10 e volto para o Brasil dia 08/11 voltando por Madri.
    Estamos pensando em fazer o roteiro abaixo e estamos com duvida se daria tempo de conhecermos Valencia e Zaragosa ou se tivermos que escolher so um destino qual voce nos aconselharia.
    Nossos planos sao estes;
    28/10- chegada em Barcelona as 14:35hrs (acredito que este dia já esta praticamente perdido)e ficaríamos ate o dia 02/11;
    Estamos pensando em fazer algum bate-volta mais ainda nao sabemos quantos e nem para onde da base Barcelona.
    Saindo de la dia 02/11 iríamos para Zaragosa ou Valencia e ficaríamos uns 2 dias para seguir viagem para Madri onde pretendemos ficar ate o dia de voltar.
    De Madri quero fazer o passeio ate Toledo, voce acha que compensa irmos de carro??
    E o trajeto Barcelona/ Zaragosa ou Valencia / Madri, a melhor opcao seria de trem ou carro ???
    Agradeço desde já a sua atenção.
    Parabens pelo site.

    1. Prezada Francine, seja bem-vinda ao Espanha Total. Vamos com suas dúvidas:
      – no passaporte BCN apresentamos os melhores bate-voltas saindo de Barcelona e ainda explicamos como escolher seu bate-volta.
      – com um dia completo, você consegue visitar Zaragoza (ainda mais na companhia do nosso Zaragoza em um dia). Já para visitar Valência você vai precisar de dois dias completos (veja nosso Valência em dois dias), isto é, três noites na cidade. No caso do seu roteiro, Zaragoza seria uma melhor escolha.
      – é muito fácil chegar em Toledo de trem-bala. Indo de carro até lá você vai ter que procurar um lugar para estacionar, sendo que não vai poder usá-lo para percorrer o centro da cidade, com muitas ruas extremamente estreitas. O roteiro do nosso Toledo em um dia é feito inteiramente à pé.
      – se vocês escolherem Zaragoza, façam tanto Barcelona-Zaragoza quanto Zaragoza-Madri de trem-bala (veja nosso dossiê com tudo sobre o trem-bala na Espanha).
      Abraço.

  27. Ola Tony,
    estarei viajando agora em outubro e queria saber se esta bem dividido meus dias na Andaluzia e se esta faltando algum lugar, a viagem será toda feito por trem ou ônibus. Depois sigo para Algarve-Lisboa-Porto,
    Sevilha (4nts) (chego do Brasil bem tarde na primeira noite) (com bate e volta para CAdis)
    Malaga (4 nts) (visita ao El Caminito Del Rei) (bate e volta a Friligiliana e Nerja no mesmo dia)
    Granada (2 nts)
    Cordoba (2 nts)

    Att,

    1. Prezada Elizangela, seu precurso pela Andaluzia está bem pensado. Com dois dias completos em Sevilha você conseguiria visitar todos os lugares imprescindíveis da cidade (ainda mais na companhia do nosso guia Sevilha em dois dias). Você poderia tentar visitar a linda Ronda no caminho entre Sevilha e Málaga. Tire um dia de Sevilha para isso. Entendemos que você já deve ter reservado seu horário no Caminito del Rey (a procura é altíssima e as reservas são feitas com meses de antecedência). Igualmente, lembre que os ingressos para La Alhambra devem ser comprados com a maior antecedência possível (veja como comprar seus ingressos para La Alhambra de Granada). Abraço.

  28. Fabricio Luma Galvao

    Tony, bom dia! Estou indo passar 7 dias em Barcelona, com um bate volta para o Vall de Nuria. Gostaria de fazer um dia em Madri para conhecer o museu do Prado. Talvez dormir uma noite. O que acha? 4 dias em Barcelona, 1 dia no Vall de Nutia e dois dias em Madri? Grato pelas informações e dicas bondei site!!!

  29. Olá Tony!
    Vou a Espanha em fevereiro e queria sugestões sobre o roteiro. Chego por Barcelona e saio por Madrid.

    Barcelona: de 16 a 20/02
    Sevilha: de 20 a 24/02. Quero visitar Granada: vale a pena fazer bate e volta ou ficar 1 noite? E de lá voltar para Sevilha ou seguir direto para Madrid?
    Madrid: de 24/02 a 02/03. Já estive em Madrid antes. Penso em voltar a Toledo e talvez visitar Ávila e Segóvia.
    Alguma dica e/ou sugestão?

    Parabéns pelo site!!!

    1. Prezada Aline, vamos com nossas sugestões:
      – você fala que já esteve em Madri antes, mas está dedicando muitos mais dias para a cidade do que para Barcelona. Barcelona tem muita coisa interessante para visitar, e sem falar nos ótimos bate-voltas (clique no link para ir no nosso passaporte BCN e ver a lista de bate-voltas). Valeria a pena tirar dias de Madri para acrescentá-los a Barcelona.
      – Granada não pode nunca ser encarada como um bate-volta. Só para ir e voltar de Sevilha a Granada você vai precisar de 6 horas! Para Granada indicamos um mínimo de um dia e meio na cidade. Com dois dias completos em Sevilha você consegue visitar todos os lugares mais importantes da cidade (ainda mais na companhia do nosso guia Sevilha em dois dias). Dedique mais tempo para Granada.
      – de Granada, volte para Madri. Você vai passar por Córdoba. Seria uma lástima ir para a Andaluzia, conhecer Sevilha e Granada e não visitar a maravilhosa Córdoba. Veja se você consegue remanejar dias (com um dia em Córdoba é suficiente, veja nosso Córdoba em um dia).
      – Ávila e Segóvia são duas cidades lindas, no inverno pode até ser que você veja alguma delas com neve.
      Se você tiver novas dúvidas, volte por aqui para perguntar. Abraço.

      1. Obrigada Tony!
        Infelizmente tenho compromisso em Madrid dia 25/02; assim não consigo esticar mais dias antes de ir para lá!

  30. Oi Toni,
    Primeiro quero parabenizá-lo pelo site, muito legal!
    Gostaria de pedir um help a você quanto à deslocamentos entre Espanha e Portugal.
    Vou à um Congresso em Zaragoza e de lá quero ir ao Porto para depois ir à Lisboa e voltar ao Rio de Janeiro.
    Gostaria de saber se existe transporte (ônibus ou trem) de Zaragoza para Porto. Será que preciso voltar à Madri para depois ir ao Porto?
    Obrigada desde já!
    Um abraço,
    Luciana

  31. Prezado Tony,
    Encontrei o seu site meio por acaso, procurando informações para montar o meu roteiro à Espanha, e ele é EXCELENTE!!! para pessoas como eu, que farão a sua primeira viagem para lá, e gostariam de aproveitar ao máximo a viagem. Meus Parabéns!!!
    Eu e minha esposa (e talvez tb um dos meus filhos) chegaremos por Barcelona, vindos de avião de Lisboa, no dia 11 de janeiro por volta do horário do almoço.
    Nossa permanência será até o dia 26 de janeiro, retornando ao RJ na noite deste dia, com escala em Lisboa.
    Fiz um roteiro com as cidades que temos mais interesse em conhecer, e tb procurando seguir as suas dicas:
    Barcelona (4 dias), com bate-voltas para Montserrat e Girona (e talvez Zaragoza) utilizando carro alugado durante toda a permanência.
    TREM RENFE PARA VALÊNCIA
    Valência (2 dias)
    TREM (QUAL A EMPRESA?) OU ÔNIBUS (ALSA/EUROLINES) PARA GRANADA
    Granada (1 dia)
    TREM RENFE PARA SEVILHA
    Sevilha (2 dias)
    TREM RENFE PARA CÓRDOBA
    Córdoba (1 dia)
    TREM RENFE PARA MADRI
    Madri (4 a 5 dias) com bate-voltas para Salamanca, Ávila, Segóvia e Toledo, utilizando carro alugado durante toda a permanência.
    Gostaria de saber a sua opinião, e eventuais sugestões de modificações sobre este roteiro.
    Desde já agradeço, pela atenção e resposta.
    Um abraço
    Claudio Queiroz

    1. Prezado Claudio, seja bem-vindo ao Espanha Total. Seu roteiro é muito acelerado, beirando o maraturismo:
      – você reserva 4 dias para Barcelona, mas está querendo fazer até três bate-voltas de um dia durante esse período. Deixando 1 dia para Barcelona. Não faça isso. Barcelona tem muito conteúdo e quem fica na cidade menos de quatro dias completos costuma se arrepender. Carro alugado em Barcelona é um grande mico (veja as razões aqui).
      – para Granada indicamos um mínimo de um dia e meio na cidade. Acrescente o meio dia que você perde para chegar em Granada e o meio dia que você perde para sair de Granada.
      – indicamos dois dias completos (três noites) para Sevilha.
      – você reserva 4 ou 5 dias para Madri, mas na verdade está planejando quatro dias de bate-voltas, deixando um dia para Madri. Carro em Madri, igual que em Barcelona, é um grande mico.
      Pense que em janeiro o aproveitamento dos dias é muito limitado, sendo que escurece bastante cedo.
      Nossa dica seria eliminar Valência do roteiro para poder dedicar tempo suficiente à sua viagem pela Andaluzia, e reduzir o número de bate-voltas, tanto em Barcelona quanto em Madri, para poder conhecer as cidades onde você vai dormir. A prioridade deveria ser visitar o lugar onde você está se hospedando. Sobrando tempo, você pode acrescentar os bate-voltas.
      Pode incluir Zaragoza no caminho entre Barcelona e Sevilha. Há trem-bala de Barcelona para Zaragoza e de Zaragoza para Sevilha. Abraço.

  32. Olá, parabéns pelo site. Vou viajar na segunda quinzena de março em 2 casais e vamos passar 8 dias. Minha dúvida é: Divido meus dias nas bases Madrid e Barcelona fazendo alguns bate e volta, ou faço Madrid, Barcelona e Sevilha, fazendo só o bate e volta em Toledo? Tenho medo de ficar muito corrido.
    Entro e saio do país por Madrid.
    Se quiser sugerir algo melhor, agradeço!
    Abraços…

    1. Prezada Patrícia, seja bem-vinda ao Espanha Total. No texto roteiros de 7 dias pode ver nossas propostas prontas para quem conta com 7 dias na Espanha. No seu caso, ainda vai contar com um dia a mais para deixar tudo mais relaxado. Abraço.

  33. Boa noite
    Estou impressionada como voces respondem aos comentarios, parabens
    fiquei super a vontade para perguntar
    vou para espanha 13 dias
    qual seria a mais indicada opcao de roteiro?
    Aguardo
    Abracos

    1. Prezada Rossana, seja bem-vinda ao Espanha Total e continue se sentindo à vontade para perguntar, adoramos tentar ajudar. Você poderia adaptar algum dos nossos roteiros de 10 dias. Escolha algum que pisque para você e se precisar de ajuda para adaptá-lo, aproveite as caixas de comentários do site para perguntar. Abraço.

  34. Olá, Tony, Estou planejando viajar para Barcelona – onde ficarei com parentes, mas sonho conhecer as Ilhas Baleares ( Mallorca, Minorca, Ibiza, Formentera incluindo Manacor. Meu plano é ficar 1 semana em BCN e 3 Dias em Mallorca no periodo de Julho/2017. Poderia me dar algumas dicas? Obrigada!

    1. Olá Rita, no texto Mallorca você encontra todas nossas dicas sobre a ilha. Aproveite para deixar todas suas dúvidas por lá. Julho é temporada alta e nossa recomendação é reservar hospedagem e carro com a maior antecedência possível. Em 2016 a ilha ficou completamente lotada durante os meses de julho e agosto. Abraço.

  35. Olá, Tony, adorei o site e as dicas! Parabéns!
    Vou fazer uma viagem a Espanha com meu filho em janeiro de 2017 e penasamos em fazer esse roteiro. O que acha? Será que ficará muito pesado. Serão 20 dias, contando os dias de viagem e ainda pretendemos terminar em Paris, retornando de lá
    Entrariamos por Madri, fazendo bate-volta a Avila, Segovia e Toledo
    Em Granada, Cordoba e Bilbao ficamos 1 noite em cada.
    Em Sevilha, Valencia, 2 noites em cada.
    Madrid e Barcelona 4 noites cada.
    Paris 2 noites.
    O que acha?
    Outra coisa, sei que nessa época e frio, sabe me dizer a temperatura mais ou menos?

    1. Prezada Cris, seja bem-vinda ao Espanha Total. Sua proposta é uma autêntica prova de maraturismo. Veja o mínimo de noites que indicamos para várias cidades no seu roteiro: Granada, 2 noites; Sevilha, 3 noites; Valência, 3 noites. Estão faltando dias. Uma dica seria eliminar Bilbao do roteiro, fica completamente fora de mão, você vai perder um mínimo de meio dia para ir, e meio dia para voltar. E não faz sentido viajar até o País Basco para conhecer Bilbao e não visitar a vizinha San Sebastián. Mas mesmo assim, estão faltando dias. Eliminando Valência da programação já ficaria um número de dias ideal para percorrer as restantes cidades. Para ter uma idea do tempo que você vai encontrar, veja os textos Madri em janeiro e Barcelona em janeiro. Se você quiser apresentar seu novo roteiro para a gente, tentaremos ajudar a otimizá-lo. Abraço.

  36. Tony, obrigada pelas dicas. Vou refazer o roteiro e compartilho para vermos se fica melhor.
    Elogios pela rapidez da resposta e objetividade. Às vezes nossa vontade é maior que nossas possibilidades.
    Voltamos a nos falar.
    Grande abraço.

  37. Olá Tony,
    Parabéns pelo site e dicas! Muito bom!

    Estamos com intenção de fazer Espanha e Portugal, com embarque e desembarque por Barcelona…
    Parte do roteiro talvez seja Porto para Madrid.
    vale a pena fazer de carro com pit-stop em Salamanca, Zamora ou Ávila? Ou é melhor de trem / aéreo direto para a base em Madrid?

    De Madrid (3 a 4 noites incluindo Toledo), a proposta seria passar por Zaragossa (pit-stop), até Andorra (01 a 02 noites), e depois retornar direto para Barcelona ou um pit-stop em Molina / Nuria.
    Neste trajeto, vc acha que é mais vantagem fazer de trem / bus ou carro?
    Ah, iríamos na última semana de março-2017, será que tem chances de ter neve nos Pireneus? ou em Serra Nevada, já que passaríamos por Granada?

    muito obrigado.
    abraço!

    1. Prezado Rodrigo, seja bem-vindo ao Espanha Total.
      – sobre a escolha do transporte entre Porto e Madri (veja como viajar de Porto a Madri). Contando com dias suficientes para realizar visitas ao longo do caminho, faríamos a viagem de carro. Já querendo estar logo em Madri, escolheríamos o avião. Ávila pode ser visitada como um bate-volta saindo de Madri.
      – Madri-Zaragoza é feita facilmente de trem-bala. Poderia ser interessante alugar um carro saindo de Zaragoza para visitar Andorra, entregando o carro já em Barcelona.
      – é difícil dizer, hoje, se haverá neve nas montanhas em março. A temporada de esqui costuma terminar na Semana Santa, tudo indica que será possível ver neve, sim. Mas a previsão de temperaturas para o mês de fevereiro indica um inverno mais quente do habitual. Será necessário conferir a situação da neve mais para frente.
      Abraço.

  38. Oi Tony! Inicialmente gostaria de registrar meu agradecimento pelo excelente trabalho sobre as dicas de viagem a Espanha. Estou planejando uma viagem a Espanha no inicio de maio e gostaria de pedir um auxilio sobre o roteiro. A proposta inicial é:

    – Madri – 03 noites
    – Córdoba (01 noite saindo de Madri)
    – Toledo (bate e volta saindo de Madri)
    – Barcelona – 04 noites
    – Peço sugestão de cidades que poderia conhecer…

    Pretendo fazer uma viagem tranquila, sem correria para que possa conhecer bastante as cidades.

    Desde já, agradeco a sua ajuda que será de enorme valia!!

    1. Prezada Renata, seja bem-vinda ao Espanha Total. Sua programação está bem, como você afirma que gosta de viagens tranquilas, pode ser que você acabe achando que dedicou pouco tempo às cidades de Madri e, muito especialmente, Barcelona. Córdoba poderia ficar para uma futura viagem à Andaluzia, conhecendo também Sevilha e Granada. Isso liberaria tempo para Madri ou Barcelona. Veja nossas dicas sobre Madri e visite nosso passaporte BCN, o site dedicado inteiramente à cidade de Barcelona. Abraço.

  39. Olá!
    Estou planejando um bate e volta de Madrid a Toledo para ver algumas atrações que não consegui ver na primeira vez que fui. Li em algum lugar que da estação de ônibus de Toledo pode-se acessar a cidadezinha em si por escadas rolantes. Procede essa informação? Essas escadas saem da rodoviária mesmo?

  40. Olá! Amei o site e estou pegando várias dicas por aqui.
    Gostaria de dividir com vocês meu plano de viagem e obter alguma opinião.
    Pretendo ir (com meu marido e meus pais) em setembro para Espanha e Portugal fazendo o seguinte caminho: Madri (estadia de 3 dias) de trem até Sevilha (estadia de 2 dias), alugar um carro para ir até Tarifa (onde pretendemos ficar por uns 6 dias), voltar a Sevilha para devolver o carro e pegar um trem para Lisboa (estadia de 3 dias), enfim retorno ao Brasil por Lisboa.
    Acha que esse roteiro é viável? Não consegui ter certeza se consigo trem de Sevilha para Lisboa.
    Muito obrigada! Abraços.

    1. Prezada Roberta, seja bem-vinda ao Espanha Total. Existe alguma razão específica para querer dedicar 6 dias para Tarifa? É uma região muito famosa entre os amantes de windsurf, por causa dos fortes ventos que sopram sempre por lá. Para Sevilha, indicariamos dois dias completos (três noites). Parece uma pena passar por Córdoba e não conhecer a cidade, um dia seria suficiente (seu trem-bala entre Madri e Sevilha vai passar por Córdoba). Veja como viajar de Sevilha a Lisboa (não existe trem). Ainda próximo de Sevilha, e para quem está de carro, existe a possibilidade de completar o delicioso roteiro de carro pelos Pueblos Blancos e Ronda. Tudo vai depender do seu interesse específico em Tarifa. Abraço.

      1. Oi, Tony. Muito obrigada por sua resposta, vou considerar suas informações no meu planejamento. Sobre Tarifa, nosso interesse é maior porque é a cidade em que minha avó nasceu e minha mãe sempre sonhou em conhecer. Mais uma vez obrigada. Abraços.

        1. Obrigado pelo esclarecimento sobre Tarifa, Roberta. Sem esse dato, que não foi informado na sua mensagem inicial, não tínhamos como avaliar sua programação. Tirando um único dia de Tarifa, dá para viabilizar a visita a Córdoba. Abraço.

          1. Excelente, Tony. Mais uma vez muito obrigada!
            Estou pegando várias dicas pelo seu site e está me ajudando muito no planejamento dessa viagem.
            Estou considerando todas as suas dicas que foram de grande importância.
            Abraços.

            1. Por nada, Roberta. Precisando de qualquer outro esclarecimento, aproveite para perguntar, estamos aqui para tentar ajudar. Abraço.

  41. Olá. ótimo este blog, muita informaçao de fato consistente. Eu queria visitar as baleares e Sardenha em 14 dias. Pensei Barcelona 3 dias, Ibiza 2 e Formentera 3. Minha prioridade é praia e gastronomia. Vc tem alguma sugestão a fazer, de melhor horário a sair de Barcelona, e como ir para Ibiza, e se dali para ir para Itália devo voltar a Barcelona ou existe outra forma mais prática??? Inicio da viagem 9 julho, termino 29. Indo embora por Roma Obrigada

    1. Prezada Ana, seu roteiro é muito acelerado, parecendo uma prova de maraturismo. Se essa for a forma de viajar que agrada você, tudo bem, mas queríamos alertar sobre o fato. Você vai perder bastante tempo em cada um dos deslocamentos. Julho é temporada altíssima tanto em Ibiza como em Formentera, ambas ilhas devem estar superlotadas. Você já pesquisou hospedagem? Formentera é uma ilha bastante cara. Se seu orçamento for muito generoso, então é uma ótima escolha, caso contrário, saiba que você vai gastar muito dinheiro para ficar 3 dias na ilha.
      Veja como viajar de Barcelona a Ibiza e de Ibiza a Formentera.
      Não ha voos diretos de Ibiza para a Itália, você vai ter que voltar para Barcelona para continuar sua viagem. Abraço.

  42. Bom dia, Tony! Preciso da sua ajuda. Tinha feito o meu roteito todo mas descobri que estou gravida e terei que refazê-lo, a fim de evitar viagens longas e estou perdida no que conhecer. Comprei passagem para chegare m barcelona no dia 5/4 e voltar para o Brasil no dia 16/4. Ja conheco madrid e sevilha,portanto não gostaria de voltar apar dar chance a outras cidades. Pensei em ficar 4 dias em Barcelona exclusivos para Barcelona (pretendo pegar o onibus hop on hop off) e os demais dias sair conhecendo algumas outras cidades. Pensei num bate e volta para girona e museu dali em figueres, outro para montserrat. Gostaria muito de conhecer toledo ,cordoba e talvez granada ou outras que vc sugerir.Estou indo com os meus pais e marido, portanto não pode ser algo muito corrido.o que sugeres para mim? estou perdidinha! Me ajudaria bastante! Estarei com 6 meses mas a minha gravidez esta super tranquila, gracas a Deus! Desde já te agradeço muito ,muito mesmo!

  43. tony, estou pensando assim;
    5-/4: chego em barcelona
    6/4:trem de barcelona a madrid
    7/4 e 8/4:madri
    9/4:bate e volta de madri a toledo
    10/4:madrid para cordoba
    11/4:cordoba para barcelona
    12/4: barcelona a girona como bate e volta
    13/4 a 16/4:barcelona

    o que achas? podes melhorar? nao queria ir de novo a madrid mas nao achei outra solucao para ir a cordoba e toledo saindo de barcelona

    1. Patricia, por gentileza, deixe uma única consulta com suas perguntas. Acabamos de responder suas consultas anteriores e agora encontramos esta. É muito mais trabalho para a gente. É uma pena viajar até a Andaluzia e só visitar Córdoba. Deixe essa cidade para uma futura viagem incluindo também Sevilha e Granada e dedique o dia adicional para Barcelona.

  44. Primeiramente parabéns pelo site Tony, estou começando a planejar a minha viagem, e com certeza os seus sites serão uma excelente fonte de pesquisas, irei viajar em junho para a Espanha e ficarei 8 dias, irei viajar com a minha esposa e com meus dois filhotes, um de 6 anos e outro que estará com 1 ano, como é nossa primeira vez na Espanha estou pensando em fazer Madrid e Barcelona, mas preciso fazer um roteiro equilibrado para as crianças, você poderia me ajudar com dicas de passeios para fazer com crianças nessas cidades? Você indica algum citytour ou empresa de turismo que possa me ajudar nos deslocamentos? Desde já obrigado pela ajuda

  45. Olá Tony,
    Estamos chegando em Barcelona dia 01 de Maio de 2017 vindos de Paris e temos somente até dia 08 a mais de ferias e teremos que estar em Paris nesse dia para o voo de volta.
    O que nos aconselha uma vez não conhecemos nada na Europa! Minha esposa estava pensando em ficar 3 dias em Barcelona e depois ir para Paris de carro fazendo alguma parada de 2 dias em cada lugar… Eu estou achando que é desperdício pois ficaremos mais na estrada assim…temos pouco tempo. Não é melhor alguns bate-volta com base em Barcelona e depois ir de trem bala para Paris? Alguma dica?
    Obrigado, Lalo Prado

Comentários encerrados.

Rolar para cima