Espanha Total

bases, bate-voltas e destinos

BCN-CAD-COR-GRA-MAD-SEV-TOL-VAL-ZAZ

Para ajudar você com a elaboração de seu roteiro de viagem pela Espanha, trabalhamos com três conceitos que você deve conhecer: bases, bate-voltas e destinos.

1. Bases

Para efeito da elaboração dos roteiros, consideramos que a a Espanha conta com duas bases: Madri e Barcelona.

São lugares com vários pontos em comum:

  • você provavelmente vai querer se hospedar nessas cidades por algumas noites.
  • contam com suficientes lugares de interesse para ocupar vários dias em cada uma delas.
  • oferecem um grande leque de interessantes bate-voltas.

Sugerimos que, na hora de elaborar seu roteiro, tente dedicar o máximo tempo possível às bases, que são uma forma sensacional de otimizar seu tempo e seu orçamento.

2. Bate-voltas

Os bate-voltas são lugares pensados para serem visitados sem necessidade de dormir neles. Os bate-voltas são feitos a partir das bases, indo e voltando no mesmo dia. A vantagem dos bate-voltas é que você não precisa perder tempo mudando de um hotel para outro, sendo que você vai voltar para dormir no hotel da sua base.

Veja os melhores bate-voltas:

3. Destinos

Para a elaboração dos roteiros, entendemos como destinos aqueles lugares onde você vai querer dormir pelo menos 1 noite, e que não é possível conhecer como um bate-volta saindo de uma das bases.

Os principais destinos na Espanha, com a indicação do número mínimo de noites necessárias, são : Bilbao (1 noite), Córdoba (1 noite), Granada (2 noites), Salamanca (2 noites), San Sebastián (1 noite), Santiago de Compostela (1 noite), Sevilha (3 noites), Valência (3 noites) e Zaragoza (1 noite).

229 comentários em “bases, bate-voltas e destinos”

  1. Hola!! Estoy planeando el viaje para julio de 2015.
    El caso es que he hecho un rotero y estoy buscando todas las informaciones para conocer en estos lugares. Castilla y León / Castilla la Mancha.

    Tengo 30 días disponible y he repartido los días de la siguiente manera:

    Madrid (5 dias) base
    Toledo( 1 dia) Bate e volta
    Segovia (2 dias) Bate e volta
    Ávila (1día) Bate e volta
    Salamanca (2 dias)
    Zamora (1 dia)
    Valladolid (1 dia)
    Palencia (1 dia)
    León ( 2 dias)
    Burgos (2 dias)
    Logroño (1 dia)
    Soria (1 dia)
    Guadalajara (1 dia)
    Cuenca (1 dia)
    Albacete (1 dia)
    Ciudad real (1 dia)
    Toledo (1 dia)

    (Total 25 dias)
    Regresa a Madrid

    Cambiarías algo? Otro rotero que estoy preparanda abarca Extremadura y Andalucía

    Madrid (5 dias) base
    Toledo( 1 dia) Bate e volta
    Segovia (2 dias) Bate e volta
    Ávila (1día) Bate e volta
    Salamanca (2 dias)
    Cáceres (1 dia)
    Badajoz (1 dia)
    Sevilla (2 ó 3 dias)
    Huelva (1 dia)
    Cádiz (2 dias)
    Algeciras (1 dia)
    Málaga (2 dias)
    Antequera (1 dia)
    Granada (2 ó 3 dias)
    Almería (1 dia)
    Jaén (1 dia)
    Córdoba( 2 dias)
    Estas estancias están bien distribuidad, porque en el caso de este segundo rotero , tendré los 30 días justos.

    1. Prezada Ana Lucia, vamos responder sua mensagem em português, que é a língua do site, tudo bem? Começando pelo segundo roteiro, julho é um mês muito ruim para percorrer a Andaluzia, por causa do calor extremo que pode ser registrado durante o mês. É temporada baixa em lugares como Sevilha e Córdoba, com preços muito interessantes na hotelaria, mas há uma razão para isso, e é o calor.
      Sobre seu roteiro pelas Castillas. Seria legal poder eliminar algum destino, reduzindo ao mínimo o número de cidades onde você vai passar uma única noite. Quando você fala um dia, na verdade, o tempo que você vai poder dedicar ao lugar é muito menor, sendo que você precisa descontar os tempos de deslocamento do destino anterior e até o próximo destino. Você repete Toledo duas vezes. Sobrando dias para Madri, pode acrescentar mais bate-voltas legais, como El Escorial ou Aranjuez. Abraço.

  2. Olá Tony, 😀 acabei escrevendo tudo em espanhol apesar de ser brasileira mas uso diariamente o idioma. Peço desculpas pelo equivoco.

    Também acho que alguns lugares talvez eu deva eliminar e usar o tempo para conhecer outros. Obrigada pela dica, vou pesquisar cada uma das cidades e decidir o que há de interessante para eu conhecer. De todas as formas, tenho alguns meses para definir.
    Andalucía ficará para uma próxima vez em que eu possa ir na primavera.

    Adorei o site, parabéns e obrigada pelos esclarecimentos.

    Abçs

    Ana

  3. Nao vi Barcelona no roteiro de 1 mes. Pois barcelona é imperdivel e perdao a intromissao 5 dias em madri é muito. 3 vc vai conhecer legal

    1. Marcela, acostumados com a maioria dos viajantes, que em duas semanas querem “conhecer” a Espanha toda e uma dúzia de outros países na Europa, pode surpreender o roteiro da Ana Lucia. Mas ela deixou claro que está querendo focar em uma região da Espanha, o que, aliás, achamos uma ideia ótima. Não sabemos se ela já conhece Barcelona ou se está deixando Barcelona para uma próxima viagem. É verdade que com 3 dias você conhece o básico de Madri. Com 5, você pode ir um pouco além do básico (um passeio pelo novo e lindo Madrid Río?) e ainda visitar lugares como Aranjuez, El Escorial, Alcalá de Henares ou Chinchón. Abraço.

  4. Parabéns pelo site! Estou indo pra Espanha agora em fevereiro(17dias) e simplesmente achei o site pra me salvar!!!! Todas as dicas estão aqui!!! Parabéns mesmo e obrigada!!!!!

  5. Amando e devorando cada linha…

    Terei apenas 10 dias completos. Chegarei por Barcelona, seguindo para as Baleares, Valência, Málagra, Sevilla, Salamanca, Blbao e Madrid. retorno de trem para Barcelona de onde, já de coração doendo, vou embora!!!
    Pensei em deixar a região da Galícia e Astúrias para uma outra vez…
    tentei baixar o ebook, mas não consegui chegar no download… Vou por onde?

    Parabéns e não pare nunca!!!
    Abração…

    1. Prezada Kátia, começando pelo final. Para conseguir o ebook, você precisa seguir a página do Espanha Total no Facebook aqui. Na coluna esquerda da página vai aparecer uma aba “Aplicativos”. Clique na palavra ebook para fazer o download do seu.
      Sobre sua viagem. Com 10 dias não vai dar para visitar todos os lugares que você mencionou (seria preciso um mês!). Depois de fazer download do ebook, você vai poder ver como montar um roteiro razoável. Um possível roteiro de 10 dias na Espanha poderia incluir Madri, Sevilha, Zaragoza e Barcelona. Outro poderia incluir Madri, Zaragoza, Barcelona e Valência. Há muitas possibilidades. Estude o ebook com carinho e volte por aqui com o rascunho do seu roteiro. Abraço.

  6. Olá Tony! Incrível poder encontrar ajuda aqui! Agora em abril pretendo ir a Espanha,mas só tenho 11 dias para curtir. Eu tinha pensado o seguinte roteiro e gostaria ( e muiiitoooo) da sua ajuda.Segue o programa:
    Chegada por Madri. 3 dias
    Salamanca 1 noite,
    Sevilha 3 dias
    Barcelona 3 dias. E retorno para o Brasil.
    O que vc me sugere de roteiro? E o clima neste período é muito quente,chuvoso etc…?
    A ideia é partir dia 4/02 e retornar dia 16/02. Mas se o clima ou a época não for boa(preciso da sua ajuda ☺️),posso mudar para 11/02 a 23/02.
    Aguardo seu Helpppppppp.
    Bh enorme

    1. Prezada Roberta, bem-vinda ao Espanha Total. Com 11 dias seu roteiro é muito corrido. Há um lugar no seu planejamento que está sobrando, e esse lugar provavelmente é Sevilha. É o lugar que fica mais fora de mão e seria uma tristeza visitar Sevilha e não visitar também Córdoba no caminho. E sendo que vai visitar Córdoba e Sevilha, por que não conhecer Granada também? Virou um roteiro perfeito para uma próxima vinda para a Espanha!
      Com o tempo que vai sobrar, aproveite para visitar a sensacional Toledo (um bate-volta perfeito saindo de Madri no mesmo dia), fazer um pit-stop em Zaragoza à caminho de Barcelona e dedicar mais dias para Barcelona para evitar voltar para casa cheia de arrependimento (acontece com quem dedica pouco tempo para Barcelona). Com 3 dias em Barcelona você não consegue ver as atrações imperdíveis, e ainda tem os maravilhosos bate-voltas saindo de Barcelona. Pode ver aqui como é o clima em Barcelona em abril. Achamos que você se confundiu nas datas que deixou para a gente, mas de qualquer jeito, duas semanas mais ou menos não vão fazer muita diferença. Abril é mês de transição entre o inverno e o verão, pode tanto fazer frio como calor. Em geral, costuma chover. Abraço.

  7. Oi Tony!! Gostaria de saber se meu roteiro está bom ou se tem muitos dias em Madri e poucos em Barcelona. Não quero ficar correndo sem poder aproveitar a viagem. Chego dia 5 de maio em Madri , vou dia 11 (pensei em 10 mas como é domingo li que não era bom) de manhã cedo para Zaragoza e no fim da tarde vou para Barcelona onde ficarei até dia 16. A partir de Madri pensei em fazer Toledo, Segóvia e Córdoba ou Ávila e a partir de Barcelona fazer Monserrat e Girona. O que você acha? Tem alguma coisa que pode ser melhorada ou algo muito errado? Obrigada pela sua ajuda. Seu blog é fantástico!!!

    1. Olá de novo, Liana. Com dois dias na cidade de Madri você vê o básico. Toledo é um bate-volta imperdível (ainda mais com a ajuda do nosso guia Toledo em um dia). Segóvia e Ávila são legais também, mas não tão imperdíveis quanto Toledo. Já Córdoba fica mais longe, indicamos deixar a visita à cidade para uma futura viagem para a Andaluzia.
      Pode ir para Zaragoza no domingo, não tem problema nenhum (se a gente falou em alguma parte do site que domingo não era bom, avise, por favor, para poder corregir o texto). Aliás, a visita a uma das atrações mais bonitas de Zaragoza, a Aljafería, é de graça no domingo 🙂 Barcelona tem bastante mais coisa para se fazer que Madri. Quatro dias na cidade dariam um aproveitamento bastante bom (se você quiser, dá para fazer 8 dos nossos 15 roteiros por Barcelona). Monserrat (veja todas as informações aqui) e Girona (veja todas as informações aqui) são dois bate-voltas excelentes.
      Achamos uma viagem bem equilibrada. Como sempre vai faltar tempo para ver tudo, você resolve na hora se quer dedicar mais tempo para as cidades ou mais tempo para os bate-voltas, sendo que os bate-voltas podem ser reservados no último momento.
      Fique à vontade para tirar todas suas dúvidas! Abraço.

  8. Bom Dia Tony!! Nossa, você é muito rápido nas respostas!!!! Vou tentar alterar minhas reservas e vir para Barcelona no dia 10 fazendo o pit stop em Zaragoza. Turista não é fácil, quer ver tudo numa viagem só…kkkk
    Acho que meu roteiro ficou pesado pelo que você falou. Vamos lá:
    5/5-Chegada pela manhã e Madri à Tarde
    6 -Madri
    7 -Toledo]
    8 -Madri
    9- Valência ou Segóvia
    10-Madri
    11-Zaragoza e chegando em Barcelona à noite
    12–Barcelona
    13-Montserrat
    14-Barcelona
    15-Girona ou Barcelona
    16- Barcelona de manhã e vôo no fim de tarde.
    Obrgado!!!

    1. Prezada Liana, sobre seu roteiro, Valência não pode ser considerada como um bate-volta a partir de Madri. É uma cidade para a qual você precisa de dias completos, caso contrário, não vale a pena o dinheiro que você vai pagar para ir de trem-bala até ela. O resto do roteiro ficou bom. Abraço.

  9. Oi Tony!!! Obrigada pelas suas dicas. Vou tirar Valência e fazer Segóvia. Você acha que fazer Girona é válido ou fico miais um dia em Barcelona?Já consegui comprar as passagens para Zaragoza e para Barcelona com suas indicações . Muito obrigada.
    Você acha que devo comprar as passagens para os bate e voltas pela internet ou deixo para comprar aí.
    Um abraço!!!

    1. Liana, a decisão de visitar Girona ou continuar mais dias em Barcelona pode ser tomada na hora. Veja que em Barcelona há muita coisa para fazer e visitar. Não deixe a compra do bate-volta para Montserrat para o dia da viagem para evitar filas na bilheteria onde são vendidos. Se você quiser ir para Toledo de trem-bala, compre as passagens pela internet. Abraço.

  10. Oi Tony!! Você sempre muito atencioso. Estou em dúvida quanto ao dia que visitarei Toledo, você acha muito arriscado eu comprar quando chegar em Madri dia 05/5 para dia 7 ou 8? Para Ávila preciso comprar pela internet ou posso comprar na hora? Lendo o seu blog decidi não fazer Girona e explorar mais Barcelona. Obrigada

    1. Prezada Liana, tentamos tratar todos nossos leitores com carinho. Pode comprar a passagem de Toledo quando chegar em Madri, sim. O único que deve ser evitado é a compra no mesmo dia, é muita gente querendo ir para Toledo no começo do dia e os trens acabam lotando. Para Ávila pode comprar na hora mas se você estiver indo na bilheteria para comprar Toledo, pode aproveitar e comprar Ávila também. Abraço.

  11. Boa noite Tony! Tudo bom? Adorei seu site. Gostaria de escolher 1 das Ilhas Baleares para passar 3 dias. Queria praias bonitas, nao gosto de baladas. Qual vc me sugere? Obrigada!!

    1. Prezada Renata, para poder dar uma resposta adequada, precisaríamos saber qual a data da sua viagem. Aguardamos seu retorno.

    1. Obrigado, Renata. Setembro é um mês muito bom para visitar as ilhas, a temperatura do mar é ótima, e há menos gente que durante os meses de julho e agosto. Se você não curte balada, deve descartar Ibiza. A escolha ficaria entre Mallorca e Menorca. Mallorca é maior, tem uma cidade grande, muita história, montanha e praias. Já Menorca é uma ilha menor, mais familiar, com menos turistas. As duas ilhas tem praias maravilhosas. Para ajudar com sua escolha, dê uma olhada nos textos Mallorca e o que fazer em Mallorca e Menorca e o que fazer em Menorca.
      Sendo que você conta unicamente com três dias para sua viagem, escolheríamos Menorca, uma ilha de menor tamanho.
      Aproveite para continuar tirando todas suas dúvidas! Pedimos a gentileza de, a partir de agora, deixar futuras consultas em textos relacionados com o assunto da mesma. Os textos sobre Mallorca e Menorca seriam ótimos lugares para suas futuras consultas. Abraço.

  12. por favor estou com passagems comprada s para madri ida 07 julho e retorno em 17/07 , eu esposo e filho de 11 anos.
    quais roteiros me indica afazer?

    1. Prezado Antonio, com toda sinceridade a resposta é não. Mas sabemos que a viagem, o tempo e os recursos financeiros são seus. Tecnicamente, é possível fazer o bate-volta (como é possível ir e voltar no mesmo dia de Paris para Londres ou de Natal e Recife para Fernando de Noronha). Abraço.

  13. Olá, Tony! Voce pode nos ajudar? Eu e meu marido estamos indo para europa no proximo mes. Como nao ha passagens diretas para Barcelona, vamos de SP a Madri e chegaremos la pelas 6hs da manha de domingo, dia 10/5. Nao estavamos planejando ficar nada em Madri, mas lemos que o melhor dia da cidade (por conta da feira del rastro) é domingo. Nao conhecemos Madri. Voce pensa que vale a pena apenas conhecermos a tal da feira e o centro da cidade e embarcar no final do dia com o trem (renfe) da estacao Atocha para barcelona? Ou deveriamos pegar o trem logo após o desembarque do aeroporto?

    1. Prezada Beth, bem-vinda ao Espanha Total, podemos tentar ajudar, sim! Não sei se você viu, mas tem um voo direto São Paulo – Barcelona operado pela Singapore Airlines, que é uma das melhores companhias aéreas do mundo. Só que não é um voo diário, há três saídas cada semana.
      O Rastro de Madri é mais interessante e pitoresco do que propriamente bonito. É uma grande feirinha de rua que junta uma verdadeira multidão. Pensem que vocês vão ter acabado de chegar de um longo voo internacional, cansados e sem nunca terem estado em Madri. Tem tanto lugar lindo para conhecer na cidade, com calma e descansados, que não sabermos se seria uma boa ideia ir justamente ao rastro nada mais desembarcar. Talvez fosse melhor ir diretamente para Barcelona para começar a viagem um pouco mais descansados. Se mesmo assim vocês fizerem questão de conecer essa feirinha, saibam que o Rastro começa a ficar animado a partir das 11 da manhã.
      Resolvendo visitar o Rastro, a logística é muito fácil. Peguem o trem do aeroporto até a estação de Atocha (vejam todos os detalhes no texto como sair do aeroporto de Madri). Deixem sua bagagem no guarda-volumes na estação de Atocha, é seguro e econômico. Peguem o metrô na estação de Atocha Renfe, linha 1 (azul claro), e viajem até a estação Latina, que fica bem do lado do Rastro.
      No nosso dossiê com tudo sobre o trem-bala na Espanha (se vocês não compraram ainda suas passagens do trem-bala já, façam isso logo, as tarifas mais baratas para dentro de um mês já devem ter sido esgotadas), há um texto, o “combinado cercanías”, explicando como viajar grátis entre o aeroporto de Madri e a estação de Atocha para quem estiver em posse de uma passagem de trem-bala e for pegar o trem nas três horas seguintes à viagem aeroporto-cidade.
      Precisando de qualquer outro esclarecimento, aproveitem para perguntar! Abraço.

  14. Boa noite! Preciso da Sua ajuda!
    Eu e minha família (5 adultos e um bebê) estaremos na Espanha de 01 a 10 de maio.
    Mas ainda tenho dúvidas se fico apenas em Madri e aproveito para visitar cidades próximas, ou se faço Madri-Barcelona. O que vc indica? O retorno dia 10 é ao meio-dia de Madri. Será que ficaria corrido voltar de Barcelona?
    Também li o seu passo a passo para comprar passagens de trem mas não tive sucesso na busca. É possível comprar em algum outro site? Para as cidades próximas só consigo comprar na estação ou em outros lugares? Quais?
    Aguardo seu retorno!!!
    Grata
    Alessandra

    1. Prezada Alessandra, 10 dias rendem inúmeras combinações. Uma ideia de combinação: chegando em Madri, saia direto para Barcelona. Fique 5 dias em Barcelona. Volte para Madri ficando uma noite em Zaragoza (que fica no meio do caminho). Fique os restantes dias em Madri, incluindo um bate-volta até a imperdível Toledo.
      Sobre sua tentativa de comprar passagens de trem, não entendemos exatamente o que você quis dizer com “não tive sucesso na busca”. Qual foi o problema específico? Você não conseguiu achar trens para a data da sua viagem? Diga para a gente quando quer viajar e de onde para onde, e faremos uma pesquisa rápida. Pode comprar passagens de trem-bala em sites de terceiros, mas costumam cobrar umas taxas de serviço escandalosamente altas e não vão achar para você trens que não apareçam no site da RENFE.
      Para cidades próximas, se for de trem-bala, é bom comprar online (como é o caso de Toledo). Já para bate-voltas mais curtos, pode comprar na estação. Tudo depende dos bate-voltas que você for fazer.
      Aproveite para tirar todas suas dúvidas! Abraço.

  15. Obrigada pelo retorno, Tony!
    Havia pensado ir para Barcelona de 6 a 9 de maio, e além de Madri conhecer Toledo e Ávila. Com a sua sugestão pensei em Barcelona de 01 a 05 (ficando três dias inteiros e parando em Zaragoza), e o restante em Madri, com Toledo. O que vc acha? Será que há passagem com bom preço? Meu vôo chega em Madri por volta das 14h30m, e sai de lá ao meio-dia do dia 10.
    Grata pela ajuda!

    1. Alessandra, siga as instruções que demos em como comprar sua passagem do trem-bala. Há disponibilidade para as datas da sua viagem e, aliás, seria interessante comprar as passagens o antes possível para garantir as melhores tarifas.
      A distribuição do seu tempo está bem. Chegando em Madri no começo da tarde, tente comprar passagens para um trem para Barcelona que saia um mínimo de quatro horas depois da chegada do seu voo. Veja aqui os detalhes de como sair do aeroporto de Madri. Depois, você vai precisar comprar passagens Barcelona-Zaragoza, Zaragoza-Madri e um bate-volta Madri-Toledo. Abraço.

  16. Olá Tony
    Eu estou indo agora dia 13/05 para Madri e pretendo ficar 6 dias na cidade.
    Eu vi suas sugestões e uma delas é Toledo e já está no meu roteiro. Aliás comprei os guias e vocês estão de parabéns.
    Eu vi sua sugestão para ir a El Escorial, mais não achei mais informações a respeito.
    Você poderia me informar como chegar lá de Madri?
    Obrigado

    1. Prezado Wladimir, esperamos que você aproveite muito os guias! Aliás, não sabemos se você já viu que acabamos de publicar um novo guia, dedicado à cidade de Madri: Madri em 9 roteiros.
      Queríamos pedir uma gentileza. Você se importaria em deixar sua consulta sobre El Escorial no texto que temos dedicado a Madri? Está aqui: Madri. Desse jeito, nossa resposta poderá ser aproveitada por outros leitores com uma dúvida parecida. Deixe sua consulta por lá e responderemos com o paso a passo de como chegar no Mosteiro de El Escorial. Abraços.

  17. Boa Tarde Tony! Parabéns pelo site!

    Minha noiva e eu faremos uma viagem de 20 dias pela Espanha, entre o final de Agosto e o começo de Setembro, chegando por Barcelona e voltando por Madri. Gostaríamos de uma dica de roteiro. Pretendemos ir para Ibiza e Mallorca ou Minorca (uma das duas), e conhecer as principais cidades espanholas (Madri, Barcelona, Sevilla, Cordoba, Valencia, Granada, Zaragoza, etc) Não sabemos ainda em quais iremos e aceitamos sugestões de outras. Já ficamos 4 dias em Barcelona e 1 dia em Madri (mas no inverno) em um mochilão que fizemos ano passado pela Europa. Agora iremos no verão.

    Quais suas sugestões?

    Obrigado!

    1. Prezado Luciano, bem-vindo ao Espanha Total. Vamos com uma proposta de roteiro.
      – Barcelona 3 noites.
      – Valência. 2 noites.
      – Ibiza 3 noites. Comentário: achamos muito complicado incluir uma segunda ilha no seu roteiro, vocês precisariam de mais três dias independentenebte da escolha, o que acabaria transformando o resto da sua viagem em um verdadeiro de maraturismo.
      – Volta de Ibiza para Barcelona e direto para Zaragoza. 1 noite.
      – Córdoba 1 noite.
      – Sevilha 3 noites.
      – Granada 2 noites.
      – Madri 4 noites (incluindo bate-volta a Toledo).
      Nos links da página como viajar de … a … vocês vão encontrar os detalhes de como viajar entre os diferentes destinos da Espanha. Precisando de qualquer ajuda, é só perguntar.
      Lembrem que agosto ainda é temporada alta na Espanha, que a ocupação nos destinos de praia (Barcelona, Valência e Baleares) será alta, com preços altos também.
      Fiquem à vontade para discutir o roteiro e avaliar mudanças. Abraço.

    1. Prezada Juliana, no momento estamos viajando testando uma nova experiência para o site. Na segunda-feira, já de volta em casa, responderemos sua consulta com a atenção que merece. Abraço.

      1. Prezada Juliana, ainda não fomos para Santiago de Compostela e por isso não vamos poder dar indicações de lugares já visitados pela gente. Mas entre a lista de lugares de interesse estão La Coruña, Vigo, um percurso de carro pelas “rias” (O Grove vale a pena) e, dependendo do tempo, uma visita às ilhas Cíes (os barcos partem do porto de Vigo). Abraço.

  18. Ola’ Tony! Viajo no final de julho, estou precisando de uma ajuda para fechar o roteiro. Chego em Barcelona, depois vou a Madrid e Sevilha, de onde volto ao BR. Tenho 6 dias para Sevilha. Seria melhor seguir de Madrid para Granada onde ficaria 1 dia e meio (2 noites) e depois partir para Sevilha ou seguir de Madrid para Sevilha e fazer bate volta para Granada? Agradeco antecipadamente.

    1. Prezada Regina, não sabemos se vamos poder ajudar, sendo que a Andaluzia em julho é um destino que não indicamos para ninguém. O calor extremo, que pode superar os 40 graus durante o dia, torna os passeios muito desagradáveis. Não é à toa que em julho e agosto os preços da hotelaria na região estão muito em conta: é temporada baixa. Nem os sevilhanos aguentam o calor!
      Sobre sua consulta, pode fazer Sevilha ou Granada primeiro, não faz diferença. De Granada pode voltar diretamente para Madri sem passar por Sevilha de novo. Abraço.

  19. Tony, mais uma vez obrigada. Eu desconhecia essa contra indicação e comprei minha volta a partir de Sevilha. Dessa forma, entendo que o melhor a fazer e’ seguir de Madrid para Granada e de la’ para Sevilha. Abs,

  20. Oi Tony,
    Vou com dois amigos para a Espanha ficar 15 dias. Temos que passar em Torrevieja (Alicante) para ver meu tio. Então pensamos em um roteiro que inclui, na ordem:
    Madri, Sevilha, Granada, Torrevieja, Valencia, Ilhas Baleares e Barcelona.
    É muita coisa para visitar em 15 dias? Como não podemos cortar Torrevieja, pensamos em cortar Sevilha e Granada para ficar mais tempo nas demais.
    Tem alguma dica?

    Obrigado,
    Fernando.

    1. Prezado Fernando, no momento estamos fazendo trabalho de campo. Na quinta-feira, já de volta em casa, responderemos sua consulta com a atenção que merece. Abraço.

    2. Prezado Fernando, quando seria sua viagem? Fica difícil dar orientações sem saber o período do ano quando sua viagem vai acontecer. Abraço.

    1. Fernando, vocês estão querendo ver muita coisa para muitos poucos dias (cuidado com o maraturismo!). Não sabemos qual é seu ponto de saída da Espanha, o que ajudaria muito para montar o roteiro na ordem correta. Sua proposta de cortar Sevilha e Granada facilitaria muito as coisas. Assim:
      Valência (3 noites)
      – Baleares (3 noites em uma das ilhas; vão precisar escolher qual. Mallorca é a ilha com mais conteúdo diverso, praias, cidades e vilarejos).
      Barcelona (5 noites)
      Madri (4 noites, com um bate-volta até a linda Toledo).
      Vejam detalhes sobre o transporte entre as cidades na página como viajar de … a …. Abraço.

  21. Oi Tony!
    Entro e saio por Madri.

    No entanto, tenho que passar em Torrevieja (que fica em Alicante) para ficar uns 2 dias com meu tio!

    Obrigado!

    1. Olá de novo, Fernando. Desculpe, tínhamos entendido que você ia ficar em Torrevieja, mas não incluímos os dias dedicados à cidade na contabilização do seu roteiro. Por isso, achamos melhor retirar as Baleares do seu passeio para viabilizá-lo.
      – Torrevieja (2 noites)
      – Valência (3 noites)
      – Barcelona (5 noites, incluindo bate-voltas)
      – Madri (4 noites, incluindo Toledo).
      Abraço.

  22. Olá,
    Perfeito o site, me sinto tranquilizada com ele. Já li e reli bastante mas insisto em pedir uma sugestão de roteiro porque estarei na Espanha de 01 a 13 de agosto (calorrr), com meu marido e meus filhos de 4 e 6 anos. Obrigada.

    1. Carolina, não sabemos se perdeu nossas respostas anteriores, mas é a quarta vez que você deixa uma consulta similar. Nas suas três consultas anteriores (já respondidas), você falou em 8 dias na Espanha. Sua permanência será mesmo de 13 dias? Nossa orientação é evitar a Andaluzia (por causa do calor extremo). Uma proposta de roteiro:
      – Barcelona. 5 dias (incluindo bate-voltas). Veja bastantes ideias sobre o que fazer em Barcelona para crianças.
      – Valência. 2 noites. Veja como viajar de Barcelona a Valência. Há muita diversão também para seus filhos em Valência. Veja o que fazer em Valência – dicas e experiências imperdíveis.
      – Madri. 4 noites (incluindo um bate-volta até a imperdível Toledo.
      Não contamos nem o dia da chegada nem o dia da volta. Sobrando algum dia, acrescente-o ou em Madri ou em Barcelona, que contam com muitas atrações na cidade e ainda opções de bate-voltas muito legais.
      Se tiver alguma outra dúvida, aproveite para perguntar. Abraço.

  23. Jacqueline Marques de Oliveira

    Oi Tony, amei o seu site, muito bom mesmo, você é bem objetivo, sem deixar de informar o principal de cada lugar.
    Vou para Madri em 06/06 e volto 17/06, vou fazer de Madri minha base e já escolhi todos os bate-voltas possíveis. Inclusive Valência que via a pouco você não recomenda, mas já comprei as passagens e queríamos muito conhecer a “Cidade das ciências e das Artes” então…
    Gostaria da sua opinião sobre o meu roteiro:
    07/06 chegada: Museu Reina Sofia e Madrid Rio
    08/06 Ávila + Palácio Real
    09/06 Valência
    10/06Chinchon (manhã)+ El Escorial (tarde)
    11/06 Estadio Bernabeu (manhã) + Aranjuez (tarde)
    12/06 Parque Warner (tenho uma filhade 11 anos)
    13/06 Parque Europa (Torreon de Ardoz) + Halcalá de Henarez
    14/06 Buitriago del Lozoya + Museu Thyssen Bornemiza + Casa de Campo
    15/06 Toledo
    16/06 Segóvia + Museu do Prado + monastério das descalças Reales
    Você acha que está muito apertado? Tem algum lugar imperdível que deixei de citar ? Gostaria de conhecer o Jardim Botânico, mas não estou encontrando espaço nesse roteiro. Agradeço desde já a sua atenção.

    1. Prezada Jacqueline, bem-vinda ao Espanha Total! Seu roteiro é muito intenso, não vai parar um segundo! Viajando com uma criança, seria bom avaliar se não vai acabar sendo um roteiro muito cansativo, especialmente porque você combina muitos bate-voltas acelerados com visitas em Madri no mesmo dia.
      Valência é uma cidade que merece um mínimo de dois dias completos. Por isso não indicamos visitá-la como um bate-volta. Só na Ciudad de las Artes você vai querer passar o dia completo. Acrescente as duas viagens de trem-bala à visita e terminará o dia esgotada.
      O dia 16/60 está complicado; você vai ficar bem entretida em Segóvia, cidade com bastante coisa para ver, e ainda programou o Museo del Prado para esse mesmo dia (e o Monasterio de las Descalzas Reales, preste atenção aos horários, é preciso comprar o ingresso antecipadamente para evitar ficar fora).
      Não achamos Buitrago de Lozoya uma prioridade frente a outros lugares de Madri que você vai deixar de conhecer (Plaza Mayor, Puerta del Sol, Templo de Debod, CentroCentro). O Jardim Botânico também não deveria ser uma prioridade, pode deixar ele fora da sua programação.
      Caso você não tenha visto, nosso Madri em 9 roteiros contém propostas para aproveitar seu tempo na cidade ao máximo. Abraço.

  24. Jacqueline Marques de Oliveira

    Obrigada pelos comentários, vou dar uma reformulada. fico preocupada de não aproveitar bem os dias por lá. Mas sei que não adianta correria, afinal estamos de férias, o intuito é relaxar.

    1. Jacqueline, nunca esqueça disso, você está de férias e precisa de um tempo para curtir os lugares. Seu roteiro é uma verdadeira maratona! Precisando de qualquer outra orientação, aproveite para perguntar!

  25. olá, vou ficar 12 dias na espanha e gostaria de saber se voces tem algumas dicas. vou sair de madri subir a bilbao ( cidade entre essas??) de bilbao pensei em fazer zaragoza, ir para barcelona descer até valencia e pegar um voo até as ilhas.. gostaria de saber qual o melhor jeito de ir a estas cidades.. em quais cidades devo ficar mais dias etc

  26. Boa noite Tony!
    Estarei indo para a Espanha em agosto.
    Chegarei por Barcelona, onde ficarei 4 dias e voltarei por Madrid onde ficarei os últimos 3 dias da viagem.
    Terei 6 dias entre Barcelona e Madrid para conhecer Sevilha, Granada e Córdoba.
    Minha idéia seria sair de Barcelona para Granada de avião (ficar 2) dias e depois ir de carro ou trem para Sevilha (ficando 3 dias)e ir para Córdoba (mais 1 dia) antes de chegar em Madrid de trem.
    O que acha desse roteiro?
    Quando eu vier de Barcelona, vale a pena chegar em Granada ou vale chegar em Sevilha ou Córdoba antes?
    Um abraço!

    1. Prezado Reinaldo, antes de mais nada, precisamos alertar que não indicamos visitar a Andaluzia durante o mês de agosto quando o calor extremo torna os passeios muito desagradáveis. Nem os “andaluzes” aguentam o calor, fugindo das cidades durante o período. Se mesmo assim você quiser ir, seu roteiro é bom. Existiria também a possibilidade de pegar um trem-bala direto Barcelona-Sevilha, ficar três dias em Sevilha, partir para Granada, ficar dois dias em Granada, pegar um trem Granada-Córdoba (2 horas) e depois finalizar com o trem-bala Córdoba-Madri. A ordem das cidades não importa. Abraço.

      1. Tony,

        Caso mantenhamos esse roteiro, o trajeto Sevilha para Granada você indicaria de trem bala também ou vale a pena pegar um carro pela beleza do caminho?

        Fiquei preocupado com sua dica em relação ao calor e vou cogitar trocar essa região por cidades ao norte. Caso isso ocorra, você indicaria quais cidades para substituir?

        Um abraço!

        1. Reinaldo, não há trem-bala entre Sevilha e Granada. Pode ver as diferentes opções de transporte no texto como viajar de Sevilha a Granada. O carro é uma alternativa viável, mas como o tempo é apertado, não tiraríamos tempo nas cidades para poder ir parando ao longo do caminho. O melhor entre Granada e Sevilha é ir direto de uma cidade para a outra.
          O assunto do calor é muito sério mesmo. Pode até acontecer de pegar uma semana de temperaturas “normais”, por volta dos 35 graus. Mas dando o azar de pegar uma onda de calor, as temperaturas podem superar os 45 graus. Ninguém merece passear com essas temperaturas.
          Alternativas? Duas. Vocês podem conhecer as cidades da Castela: Salamanca, Ávila e Segóvia. É um roteiro que pode ser feito de carro. E vocês ainda podem incluir a linda Zaragoza entre Madri e Barcelona. Abraço.

  27. Olá Tony, boa noite!
    Estarei chegando a Madrid no dia 15/09 as 23:45 num voo partindo de Verona.
    Meu hotel fica na rua Cuesta de Santo Domingo em Madrid, levando em conta o horário, qual o melhor (+barato e seguro) modo de chegar no hotel? Metrô, taxi, traslado?
    Pretendo ficar em Madrid de 16/09 a 20/09, sendo:
    16/09 – Madrid
    17/09 – Toledo
    18/09 – Avila
    19/09 – Segovia
    20/09 – Madrid

    Meu voo de retorno parte as 23h do dia 20/09, você acha viável fazer este roteiro? Não pretendo entrar nos museus de Madrid, mas mesmo assim fico em dúvida se deveria acrescentar um dia na viagem?

    Obrigado!

    Abs.

    1. Prezado Renato, veja no seguinte texto como sair do aeroporto de Madri e se tiver alguma dúvida sobre o assunto, aproveite para perguntar por lá.
      Madri tem bastante coisa para ver, mesmo que você não for completar todos os roteiros do nosso Madri em 9 roteiros, recomendamos três dias na cidade. Porém, tanto Segóvia como Ávila são bate-voltas rápidos e você vai contar com algum tempo de volta em Madri no final do dia. Dois dias completos e o final da tarde dos dias dedicados a Segóvia e Ávila podem ser suficientes. Também há outro bate-volta muito legal que é o Mosteiro de El Escorial, sobre o qual publicaremos informações proximamente. Abraço.

  28. Olá Tony,

    Terei 32 noites entre Portugal e Espanha e dividi da seguinte forma:

    Porto/PT – 2
    Santiago Compostela – 2
    Madri – 4
    Zaragoza – 2
    Barcelona – 5
    Palma de Mallorca – 2
    Valencia – 2
    Alicante – 2
    Granada – 2
    Málaga – 2
    Córdoba – 1
    Sevilla – 3
    Lisboa – 3

    O que achas???

      1. Prezado Luiz, logo mais íamos falar para você tirar uma noite em Zaragoza para acrescentá-la em Barcelona. É um itinerário muito intenso mas também é verdade que vocês contam com muitos dias para percorrer a Península. Quando seria a viagem? É um dado fundamental para poder dar orientações mais precisas. Aguardamos seu retorno. Abraço.

        1. Oi Tony, será do dia 16 de Setembro a 19 de Outubro.
          Estou com dificuldade em decidir como ir de Alicante para Granada.
          No caso de Palma de Mallorca, vale a pena conhecer a ilha? Dois dias são suficientes?
          Não quero deixar de fazer a Rota dos Pueblos Blancos, melhor partir de qual cidade?
          Deste roteiro acima, o que já está comprado/reservado, além da passagem Brasil/Lisboa/Brasil, é o trecho que vai até Barcelona, na sequencia que informei, no mais, fique a vontade nas sugestões, serei bastante grato.
          Detalhe, nesta viagem irá uma jovem senhora de 55 anos, bastante disposta, mas é uma senhora, não posso desconsiderar isto.
          Agradeço antecipadamente sua atenção.

          1. Prezado Luiz, não existe um transporte rápido entre Alicante e Granada. O ônibus mais rápido da Alsa demora 5 horas e 10 minutos.
            Dois dias são insuficientes para conhecer a ilha de Mallorca (Palma de Mallorca é a capital). Vocês vão gastar dinheiro para ir e voltar, e não vão conseguir ver quase nada. Eliminariamos a ilha do roteiro e dedicariamos esse tempo à rota dos Pueblos Blancos. Partam de Sevilha e durmam em Ronda.
            O roteiro é muito cansativo pela quantidade de cidades incluídas e o número de deslocamentos (vocês vão abrir e fechar as malas inúmeras vezes). Eliminando Alicante seria possível dedicar algum dia mais para Madri (com bate-voltas excelentes, vejam os melhores bate-voltas a partir de Madri) e eliminar a viagem demorada entre Alicante e Granada. Abraço.

        2. Ok,

          Eliminando Palma de Mallorca, como você sugere o roteiro? Em que sequência? Lembrando que termina em Lisboa para enfim voltar ao Brasil.
          Agradeço mais uma vez.

          1. Luiz, um possível roteiro (você deve entender que as combinações são infinitas):
            Porto/PT – 2
            Santiago Compostela – 2
            Madri – 5 (com bate-voltas para Toledo e Segóvia)
            Zaragoza – 1
            Barcelona – 7 (com bate-voltas para Montserrat, Girona e a região do cava)
            Valencia – 2
            Alicante – 2
            Granada – 2
            Málaga – 2
            Sevilla – 3
            Córdoba – 1 (indo e voltando em Sevilha, onde você deverá pegar um voo para Lisboa. Também existe a possibilidade de voar para Lisboa partindo de Madri).
            Lisboa – 3 (com bate-volta para Sintra).
            Abraço.

  29. Olá Tony, obrigada pela paciência que vc demonstra para com todos nós. Irei para Madri em, 29.09.2015 e de lá para Barcelona no dia 04.10.2015, já fiz todas as reservas, só falto comprar a passagem, já li todo o seu passo a passo várias vezes e, tb em, outros blogs, o resultado é sempre o mesmo, diz “Para el trayecto de IDA no existe conexion directa o este tren no circula en la fecha solicitada, si lo desea puede consultar el mismo trayecto con transbordo”.
    Sei que esse trajeto tem trem direto e, mesmo que faça a opção de consultar o trajeto com, transbordo não encontro nenhum resultado, por favor me ajude.

    Estarei com minha filha que tem, 30 anos, eu tenho 53 anos mas tenho uma mobilidade reduzida, por isso minha opção de ir de trem.

    Aproveitando… li no seu dossiê que só posso embarcar 25 kg de bagagem por pessoa??
    A solução seria comprar o “envio” de bagagem?? Mas eles dão um, prazo de 01 a 04 dias para entregar?? Isso para turista fica um pouco complicado, vc conhece alguém que já tenha usado o serviço??

    Um abraço
    Simone

    1. Prezada Simone, bem-vinda ao Espanha Total. Sinta-se à vontade para deixar suas consultas em textos relacionadas com elas (no caso, nos textos que temos sobre o trem-bala na Espanha). No texto quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala está explicado o que está acontecendo. Os trens para a data da sua viagem ainda não foram inseridos no sistema. Pelo que acabamos de conferir, há passagens à venda até o 13 de setembro. Você vai ter que ir consultando o site da RENFE regularmente para conferir se os trens para a data da sua viagem já estão sendo comercializados.
      A informação sobre bagagem está correta (veja o limite de bagagem no trem-bala). Nunca usamos o serviço de envio de bagagem, por isso não podemos indicá-lo. Ele funciona com várias restrições e por isso não é ideal para quem precisa da bagagem no dia seguinte.
      Imaginamos que você já tenha visto que a RENFE oferece um serviço de assistência gratuito para pessoas com necessidades especiais.
      Abraço.

  30. Que site incrível!! amei. Acabei de encontrá-lo por acaso pesquisando sobre a Espanha e pretendo ler tintim por tintim.

    Vou fazer uma viagem de 10 dias, passando por Madri e Barcelona. Você recomendaria ir até Andorra?

    Abraços, Thais

    1. Prezada Thais, bem-vinda ao Espanha Total. Para poder responder sua consulta precisariamos saber quando seria sua viagem. Abraço.

  31. Oi, Tony. Vou no final de novembro e fico 10 dias. Sobre Andorra, estou na dúvida se vale a pena ir até lá considerando que nunca estive aí. Outra dúvida que tenho: San Sebastian é apenas destino praia? Pq penso que estará meio friozinho, ou seja, seria para conhecer outras coisas que não praia. Vale? Abraços!! Muito bom seu site! Parabéns

    1. Thais, se você tiver mais dias, poderia até valer a pena visitar Andorra (calcule um mínimo de duas noites lá e que vai perder meio dia para ir e meio dia para voltar). Mas em novembro ainda não vai ter neve e as estações de esquí vão estar fechadas. Daríamos prioridade a outros destinos na Espanha. Aliás, temos vários roteiros prontos para quem conta com 10 dias na Espanha. Madri e Barcelona contam com tanta coisa legal para fazer, e tantos bate-voltas bacanas, que uma viagem Madri-Barcelona com um pit-stop de um dia em Zaragoza já seria uma experiência fantástica.
      San Sebastián é um destino muito legal que é quase tudo menos um destino de praia (é praia para ver, não para tomar banho), veja mais em o que fazer em San Sebastián – dicas e experiências imperdíveis. Abraço.

  32. Oi, Tony, boa noite, tudo bem? Estou impressionada com o site. Riquíssimo em informação e sua atenção com os leitores é excepcional. Parabéns! Estou de malas prontas para viajar no próximo sábado, dia 1, com meu marido. Vamos para Madri e voltamos dia 15 de Barcelona. Pensamos em ficar de 2 a 7 por lá, considerando um bate-volta até Toledo. No dia 7, pensamos em alugar um carro e ir até Cuenca para almoçar e seguir viagem para Valência. Nossa ideia é ficar em Valência até o dia 9 e, então, ir até Barcelona para ficar até dia 15 quando voltamos a São Paulo. Estou considerando um bate-volta a Tossa de Mar nessa estada. O que acha desse roteiro? Considerando que é a nossa primeira vez na Espanha e na Europa, estamos comendo alguma bola? Agradeço muito desde já pela sua resposta,
    Obrigada,
    Bruna Menegueço

    1. Prezada Bruna, bem-vinda ao Espanha Total. Seu roteiro está bem, não estão comendo bola nenhuma. Daria para fazer Madri-Cuenca-Valência de trem-bala mas, pela proximidade da data da viagem, vocês iam acabar pagando valores muito altos pelas passagens. O aluguel de carro é uma boa alternativa (sabendo que não vai ter muita utilidade dentro das cidades).
      No caso de Madri, Toledo é um bate-volta imperdível, mas sobrando tempo considerem também outros bate-voltas muito legais: os melhores bate-voltas a partir de Madri.
      Dois dias para Valência estão de ótimo tamanho.
      O número de dias dedicados para Barcelona, também. Não sei se você viu, mas ontem publicamos no passaporteBCN (dedicado a Barcelona) um texto sobre o bate-volta até Tossa de Mar.
      Precisando de qualquer esclarecimento, aproveite as caixas de comentários aqui no Espanha Total ou no passaporteBCN (para Barcelona), estamos sempre de prontidão para tentar ajudar. Abraço.

  33. Bom dia, Tony.
    Por primeiro, parabéns pelo site.
    O passo-a-passo sobre compras de bilhetes de trem me ajudou muuuito.
    Tenho interesse na compra de alguns livros. Os preços são apenas em Euro?
    Estou quebrando a cabeça para montar o roteiro e gostaria de adquirir os livros para saber o que fazer exatamente em cada dia e em cada cidade.
    Programei 15 dias inteiros na Espanha, começando por Madri (3), Toledo (1), Granada (1), Sevilla (3), Cordoba (1), Valência (3) e Barcelona (3), entre 6 e 21 de maio de 2016. Acha mato puxado?
    Li aqui que em maio as temperaturas são mais amenas. E é justamente nesse mês que pretendo conhecer a Espanha. Vc recomenda levar agasalhos mais pesados para essa época?
    Na segunda quinzena de maio já é possível pegar uma praia na região de Valencia? Ou a água ainda estará mão fria para os nossos padrões tropicais?
    Como gosto de certas comodidades, vc sabe se consigo guia turístico para visitas guiadas a essas localidades? Pesquisei e encontrei em Madri e Barcelona; nas demais, não.
    Obrigada pela gentileza.

    1. Prezada Patricia, bem-vinda ao Espanha Total.
      Gostariamos de reiterar um esclarecimento que aparece na página de vendas de todos nossos guias: eles são guias eletrônicos, não são livros físicos. Vendemos eles unicamente em euros porque moramos na Europa. Para vender em outras moedas teriamos que repassar o custo da conversão da divisa para o comprador, e não queremos fazer isso.
      No futuro queremos desenvolver roteiros prontos para quem conta com 15 dias pela Espanha, mas como ainda não chegamos lá, vamos tentar ajudar você com seu roteiro. Ele é muito puxado mesmo, você quer visitar 7 cidades, isso é maraturismo. Só você sabe se esse é o tipo de viagem que lhe agrada, mas nossa dica seria aliviar o roteiro para que ele fique muito mais prazeroso. A forma mais fácil de dar um pouco mais de “ar” para seu roteiro é eliminar Valência. Veja uma proposta:
      – Madri. 4 noites. 1 dia completo dedicado para o bate-volta até Toledo.
      – Córdoba. Pit-stop no dia no caminho entre Madri e Sevilha.
      – Sevilha. 3 noites, para contar com dois dias completos na cidade.
      – Granada. 2 noites. Pense que você vai perder quase meio dia indo de Sevilha para Granada, e saindo de Granada também.
      – Tente voar entre Granada e Barcelona para otimizar seu tempo. Barcelona. 5 noites. Barcelona conta com muitíssimos lugares legais para conhecer, e ainda vários bate-voltas ótimos.
      – Volta para Madri.
      Em maio as temperaturas são mais amenas, é um mês de transição entre o inverno e o verão. Chove bastante. O mar vai estar muito frio, unicamente começa a esquentar no final de junho. Em geral, não precisa levar agasalhos pesados.
      Não conhecemos nenhum guia turístico de confiança que possamos indicar para você. Nosso trabalho é focado em desenvolver guias que permitam que você curta as cidades visitadas no seu próprio tempo, sem precisar de outra ajuda. Os guias contém instruções muito detalhadas de como percorrer as cidades, além de descrições de todos os lugares visitados.
      Abraço.

  34. Obrigada, Tony.
    Vai ser difícil abrir mão de Valência, sobretudo em razão do Museu Oceanográfico. Acho melhor esticar a viagem para 17 dias.
    Os livros funcionam mesmo off line, ou seja, eles são descarregados como arquivo?
    Obrigada, mais uma vez.
    Abraço, Patrícia.

    1. Patricia, só para esclarecer, o Oceanogràfic de València é um aquário e não um museu, tudo bem?
      Os guias são arquivos em formato PDF que você pode ler no seu computador, no seu tablet ou no seu smartphone, sem necessidade de estar conectada à internet. Você pode até imprimir aquilo que achar necessário (estão formatados no tamanho A4). Abraço.

  35. Boa Tarde Tony,
    Estarei indo a Barcelona em Novembro, preciso de dicas de passeios adaptados para um cadeirante, sou cadeirante e quero desfrutar o máximo da cidade, tbm preciso alugar uma cadeira de banho em Barcelona, conhece alguma loja?
    Obrigado
    Roger José Iglezias Peres

    1. Prezado Roger, reservamos a caixa de comentários do presente texto para quem procura orientações sobre como organizar seu roteiro pela Espanha. Contamos com um site dedicado inteiramente à cidade de Barcelona, é o passaporteBCN. Lá você vai encontrar um post com informações que serão do seu interesse: turismo acessível em Barcelona e na Catalunha. Pode deixar suas consultas por lá. Abraço.

  36. Olá Toni
    Queremos visitar a cidade de Atienza, já que este é o sobrenome da familia do meu marido, cujo pai é espanhol.

    Não gostaríamos de ir de ter que alugar um caro para isto. Estaremos em Madri de 19 a 24 de setembro.

    V poderia nos dar alguma orientação, por favor?

    1. Prezada Adriana, no presente texto respondemos consultas relacionadas com a elaboração de roteiros de viagem pela Espanha. Para consultas específicas, pedimos, por favor, a utilização de textos relacionados com elas. No seu caso, como você está querendo ir de Madri a Atienza, pediríamos que deixasse sua consulta no texto Madri (pode copiar e colar o texto). Abraço.

  37. Ola, Tony … Estamos planejando alguns dias em Madri em fevereiro. Seriam 5 noites. Casal com um menino de 7 anos., seguimos varias dicas suas ano passado do passaporte BCN. Gostaria de saber se existe alguma opção próxima a Madri conforme Vall de Nuria em relação a Barcelona. Andei lendo sobre Puerto Navacerrada. Você teria alguma recomendação ?

  38. Olá! meu roteiro é: Madri- Granada (2 dias completos) – Sevilha (2 dias completos), gostaria de passar por Cordoba (sei que a cidade pede pelo menos uma noite, mas dessa vez não será possível), e minha dúvida é: faço Madri- Pit Stop em Cordoba- Granada, ou Granada- Pit Stop Cordoba- Sevilha? trem ou onibus? Obrigada pela ajuda! e o site foi de grande importancia na montagem de meu roteiro!

    1. Prezada Greice, como seu tempo é curto, faça todos os deslocamentos de trem. Há duas possibilidades:
      – Madri – pit-stop Córdoba – Sevilha – Granada – Madri.
      – Madri – Sevilha – Granada – pit-stop Córdoba – Madri.
      As duas possibilidades são fáceis de realizar. No índice da página como viajar de … a … você vai encontrar os detalhes de todos os deslocamentos. Abraço.

  39. Boa noite, Tony!

    Eu e minha esposa vamos agora em janeiro para a Espanha.

    Temos lugar para ficar em San Sebastian e queríamos fazer uma viagem bem econômica, mas que pudesse valer a pena.

    Pensei em chegar por Bilbao (vale ficar um dia pelo menos?); depois ir para San Sebastian onde ficaremos por ao menos duas noites.

    De lá, ir à Barcelona (trem ou ônibus?) onde ficaremos uns 6 dias conhecendo a cidade e fazendo bate-voltas.

    Por fim, gostaria de ir à Madrid (trem ou ônibus), ficando ao menos 4 dias e voltando para Bilbao para retornar ao Rio de Janeiro (nossa origem). Essa opção, pelo que pesquisei, permite acharamos passagens mais baratas, chegando e retornando pela mesma cidade.

    Aguardo ansiosamente suas sugestões.

    Abraço!

  40. Oi!
    Recém começando a planejar a viagem! Curtindo o blog!

    Que vc acha do roteiro?

    Madri 5 d , sendo dois bate-volta: Toledo e Córdoba

    Sevilha 1 d

    Granada – Serra Nevada 2 d

    Alicante 1 d

    Valência 2 d

    Barcelona 4 d

    1. Prezada Débora, mesmo sem saber um dado fundamental, quando será sua viagem, vamos dar algumas orientações. Madri está ok. Não encare Córdoba como um bate-volta, visite a cidade à caminho de Sevilha (saia cedo de Madri em direção a Córdoba e pegue um trem no final da tarde até Sevilha). Para Sevilha indicamos um mínimo de três noites (para dar dois dias completos na cidade). Caso contrário, não vale a pena ir até lá. Para fechar seu roteiro e dar o tempo necessário a Sevilha seria necessário eliminar Alicante do seu planejamento, não é uma cidade imperdível e você vai perder muito tempo valioso indo de Granada até Alicante. Abraço.

  41. Olá Tony: acabei de emitir meu bilhete de gru a madrid para o dia 18 próximo e voltando dia 26, ou seja, 7 dias livres. Minha amiga e eu alugamos um carro saindo de ja do aeroporto de Barajas. O destino a principio seria Santiago de Compostela mas pesquisando agora não sei se valerá a pena as 6 horas de viagem… É possível conhecer algo no caminho… o que vc me diz? Com o tempo que temos, melhor mudar o roteiro?

    1. Fernanda, se vocês estão querendo muito ir até Santiago, encarem a viagem. Dá para ficar uma semana percorrendo a Galícia. Sobrando tempo, dá para acrescentar a costa norte da Espanha, Asturias e Cantabria. Agora, se vocês estão procurando outras ideias, vejam nossas propostas prontas com roteiros de 7 dias. Abraço.

Comentários encerrados.

Scroll to Top
Rolar para cima