O Parque Natural de las Bardenas Reales é um espetacular semi-deserto que fica no extremo oriental da Comunidad Autónoma de Navarra. Em 2000 foi incorporado pela UNESCO à sua lista de Reservas da Biosfera. É um destino fantástico para quem procura uma Espanha diferente, absolutamente desconhecida para o turista português e brasileiro, mas nem por isso menos interessante.
A beleza e o caráter único das paisagens das Bardenas Reales é tal que a equipe de filmagem de Game of Thrones, sempre em busca de locações surpreendentes, escolheu o deserto para rodar cenas da sexta temporada da série. Daenerys Targaryen foi vista, na companhia dos seus súbditos, atravessando as Bardenas Reales. Os dragões que a acompanharam são trabalho da computação gráfica, não espere veê-los sobrevoando as Bardenas…
As Bardenas podem ser definidas como um lugar extremo, desolado, seco e abrassador sob o sol do verão. O vento e a chuva modelaram a paisagem, criando montanhas, falésias e formas curiosas que encantam quem visita o parque. São mais de 41 mil hectáres que ocupam o território de vários municípios de Navarra e Aragão. São reales porque no passado pertenceram aos monarcas de Navarra. Hoje são protegidas pelo Parque Natural que foi criado em 1999, um ano antes de que a UNESCO declarasse o conjunto Reserva da Biosfera.
Pode custar acreditar, e a gente ainda tem problemas para entender como esta situação é possível, mas no meio de um Parque Natural declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO existe um dos maiores campos de tiro da Europa ocidental. Os caças da Espanha e outros países pertencentes à OTAN sobrevoam os céus das Bardenas antes de descarregar sua munição (real!) no meio do campo de tiro. Você não deve se assustar com o barulho dos aviões e as bombas. O campo, que fica bem no meio do parque, está muito bem marcado e não é possível entrar nele acidentalmente, o que poderia ter consequências catastróficas.
Uma das formações mais características de Las Bardenas são os cabezos, pequenos morros com o topo plano, como os que podem ser vistos na fotografia acima. É possível subir em vários dos cabezos, para contemplar vistas espetaculares do parque.
O Cabezo de Castildetierra é o cartão-postal de las Bardenas Reales. Você vai ver inúmeras fotos dele. A estrada circular que percorre o parque vai levar você até Castildetierra, onde há um grande espaço habilitado para o estacionamento dos carros.
O que fazer em Las Bardenas
A única forma de chegar em Las Bardenas é o carro alugado. O parque pode ser percorrido de carro o de bike, sendo um destino muito popular para quem gosta de andar de bicicleta.
Recomendamos entrar no parque pelo município de Arguedas, Navarra. O Centro de Información Turística de Bardenas Reales encontra-se a poucos quilômetros do vilarejo (veja sua localização no mapa aqui). Confira aqui o horário de funcionamento do centro. É o lugar perfeito para pedir um mapa do parque e todos os esclarecimentos necessários.
O principal roteiro de carro é circular, atravessando a região conhecida como Bardena Blanca, e dando a volta ao redor do campo de tiro militar. Veja um mapa aqui mostrando o percurso. A estrada que atravessa o parque é de terra e está em bom estado de conservação. Controle sua velocidade e procure estacionar nos lugares autorizados.
Se você for como a gente, que adora parar em todo quanto é lugar para tirar fotografias, o percurso completo pode levar entre duas e três horas. Já em dias com tempo extremo (sol, vento forte), que não convidam aos passeios, o circuito pode ser completado em menos de uma hora.
Não existe nenhuma cidade dentro do parque, nem qualquer tipo de estabelecimento comercial. Não há lojas, bares ou restaurantes. É um verdadeiro deserto, e a única presença humana é a dos militares no interior do campo de tiro.
Para seu almoço, você deverá procurar uma cidadezinha nas redondezas do parque. Tudela é uma boa aposta.
Como chegar nas Bardenas Reales
O Parque Natural de las Bardenas Reales fica em Navarra, a menos de duas horas de carro de Pamplona, Logroño ou Zaragoza. Veja aqui sua localização no mapa.
É uma visita que pode ser feita por quem estiver percorrendo Pamplona ou Logroño, encaixando muito facilmente no seu caminho até Zaragoza. Como já falamos acima, para visitar o parque você vai precisar de um carro alugado (não perca nosso dossiê com tudo o que você precisa saber sobre dirigir na Espanha).
Dúvidas sobre as Bardenas Reales?
Se você tiver alguma dúvida sobre as Bardenas Reales, aproveite a caixa de comentários abaixo para perguntar!
lugar maravilhoso
É mesmo.
quero ir
Ótimo!
que lugar lindo
É muito lindo mesmo, e pouco visitado.