Menu

Bardenas Reales

Bardenas Reales, Navarra

O Parque Natural de las Bardenas Reales é um espetacular semi-deserto que fica no extremo oriental da Comunidad Autónoma de Navarra. Em 2000 foi incorporado pela UNESCO à sua lista de Reservas da Biosfera. É um destino fantástico para quem procura uma Espanha diferente, absolutamente desconhecida para o turista português e brasileiro, mas nem por isso menos interessante.

Bardenas Reales, Navarra

A beleza e o caráter único das paisagens das Bardenas Reales é tal que a equipe de filmagem de Game of Thrones, sempre em busca de locações surpreendentes, escolheu o deserto para rodar cenas da sexta temporada da série. Daenerys Targaryen foi vista, na companhia dos seus súbditos, atravessando as Bardenas Reales. Os dragões que a acompanharam são trabalho da computação gráfica, não espere veê-los sobrevoando as Bardenas…

Bardenas Reales, Navarra

As Bardenas podem ser definidas como um lugar extremo, desolado, seco e abrassador sob o sol do verão. O vento e a chuva modelaram a paisagem, criando montanhas, falésias e formas curiosas que encantam quem visita o parque. São mais de 41 mil hectáres que ocupam o território de vários municípios de Navarra e Aragão. São reales porque no passado pertenceram aos monarcas de Navarra. Hoje são protegidas pelo Parque Natural que foi criado em 1999, um ano antes de que a UNESCO declarasse o conjunto Reserva da Biosfera.

Bardenas Reales, Navarra

Pode custar acreditar, e a gente ainda tem problemas para entender como esta situação é possível, mas no meio de um Parque Natural declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO existe um dos maiores campos de tiro da Europa ocidental. Os caças da Espanha e outros países pertencentes à OTAN sobrevoam os céus das Bardenas antes de descarregar sua munição (real!) no meio do campo de tiro. Você não deve se assustar com o barulho dos aviões e as bombas. O campo, que fica bem no meio do parque, está muito bem marcado e não é possível entrar nele acidentalmente, o que poderia ter consequências catastróficas.

Bardenas Reales, Navarra

Uma das formações mais características de Las Bardenas são os cabezos, pequenos morros com o topo plano, como os que podem ser vistos na fotografia acima. É possível subir em vários dos cabezos, para contemplar vistas espetaculares do parque.

Bardenas Reales, Navarra

O Cabezo de Castildetierra é o cartão-postal de las Bardenas Reales. Você vai ver inúmeras fotos dele. A estrada circular que percorre o parque vai levar você até Castildetierra, onde há um grande espaço habilitado para o estacionamento dos carros.

O que fazer em Las Bardenas

A única forma de chegar em Las Bardenas é o carro alugado. O parque pode ser percorrido de carro o de bike, sendo um destino muito popular para quem gosta de andar de bicicleta.

Recomendamos entrar no parque pelo município de Arguedas, Navarra. O Centro de Información Turística de Bardenas Reales encontra-se a poucos quilômetros do vilarejo (veja sua localização no mapa aqui). Confira aqui o horário de funcionamento do centro. É o lugar perfeito para pedir um mapa do parque e todos os esclarecimentos necessários.

Bardenas Reales, Navarra

O principal roteiro de carro é circular, atravessando a região conhecida como Bardena Blanca, e dando a volta ao redor do campo de tiro militar. Veja um mapa aqui mostrando o percurso. A estrada que atravessa o parque é de terra e está em bom estado de conservação. Controle sua velocidade e procure estacionar nos lugares autorizados.

Bardenas Reales, Navarra

Se você for como a gente, que adora parar em todo quanto é lugar para tirar fotografias, o percurso completo pode levar entre duas e três horas. Já em dias com tempo extremo (sol, vento forte), que não convidam aos passeios, o circuito pode ser completado em menos de uma hora.

Bardenas Reales, Navarra

Não existe nenhuma cidade dentro do parque, nem qualquer tipo de estabelecimento comercial. Não há lojas, bares ou restaurantes. É um verdadeiro deserto, e a única presença humana é a dos militares no interior do campo de tiro.

Bardenas Reales, Navarra

Para seu almoço, você deverá procurar uma cidadezinha nas redondezas do parque. Tudela é uma boa aposta.

Como chegar nas Bardenas Reales

O Parque Natural de las Bardenas Reales fica em Navarra, a menos de duas horas de carro de Pamplona, Logroño ou Zaragoza. Veja aqui sua localização no mapa.

É uma visita que pode ser feita por quem estiver percorrendo Pamplona ou Logroño, encaixando muito facilmente no seu caminho até Zaragoza. Como já falamos acima, para visitar o parque você vai precisar de um carro alugado (não perca nosso dossiê com tudo o que você precisa saber sobre dirigir na Espanha).

Dúvidas sobre as Bardenas Reales?

Se você tiver alguma dúvida sobre as Bardenas Reales, aproveite a caixa de comentários abaixo para perguntar!

6 comentários em “Bardenas Reales”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima