Arcos de la Frontera, Cádiz

Arcos de la Frontera

Arcos de la Frontera é um dos mais lindos vilarejos na província de Cádiz, na Andaluzia. Suas casas pintadas de branco, uma tradição muito antiga que tem como finalidade combater o calor, são seu maior charme.

Arcos é também um dos vilarejos visitados no nosso roteiro de carro pelos Pueblos Blancos e Ronda.

Arcos de la Frontera

Arcos de la Frontera conta com aproximadamente 31.000 habitantes, que vivem principalmente do turismo, da indústria, da agricultura e da pecuaria. Arcos de la Frontera é a porta de entrada à Ruta de los Pueblos Blancos.

Arcos de la Frontera

Como acontece também com Vejer de la Frontera, Arcos impressiona ao primeiro olhar. O vilarejo está localizado no topo de uma montanha, em uma posição privilegiada que domina toda a região ao redor. Muitas das suas casas ficam na beira de um abismo.

Arcos já estava povoada nos tempos da pré-história. Foi um assentamento romano chamado coloniae Arcensium. Séculos mais tarde, dominada pelos muçulmanos, passou a ser conhecida como Arkos. A cidade foi retomada pelos cristãos em 1255.

Arcos de la Frontera

Em 1962, a cidade foi tombada pelas autoridades espanholas, sendo declarada Conjunto Histórico-Artístico.

O que fazer em Arcos de la Frontera

Arcos de la Frontera

As seguintes dicas sobre o que fazer em Arcos de la Frontera são válidas para quem está seguindo nosso roteiro de carro pelos Pueblos Blancos e Ronda. O encanto em Arcos de la Frontera e em outros Pueblos Blancos é que não contam com monumentos ou lugares imperdíveis que você deve visitar de qualquer maneira. São destinos para serem vividos, percorrendo suas ruas e se deliciando com os pequenos detalhes, com os cantinhos charmosos, com as surpresas que vão aparecendo ao longo da visita.

Nossa orientação para organizar sua visita à cidadezinha é:

  • estacione seu carro no estacionamento público (pago) que fica na Plaza de España. As ruas do centro histórico de Arcos são muito estreitas e sem quase nenhum lugar para estacionar. Não se arrisque com seu carro por elas.
  • suba agora pela Calle Debajo del Corral, que depois passa a chamar Calle Corredera e então passa a ser Calle Cuesta de Belén até chegar na Plaza del Cabildo (veja o caminho no mapa de Arcos abaixo).
  • a Plaza del Cabildo é um dos pontos mais importantes de Arcos. Nela estão reunidos o Parador Nacional, a Basílica Menor de Santa María de la Asunción (uma esplêndida igreja gótica) e o Balcón de la Peña Nueva, com magníficas vistas da área ao redor de Arcos.

Arcos de la Frontera

O escritório de turismo de Arcos de la Frontera fica na Calle Cuesta de Belén. Você vai passar pela sua frente, aproveite para entrar, há uma maquete muito interessante de Arcos de la Frontera no seu interior.

Arcos de la Frontera

Na subida ou na descida até a Plaza del Cabildo, você vai passar pela Taberna de los Jóvenes Flamencos, um ótimo lugar para fazer um pit-stop rápido. A mojama com queso payoyo (atum curado acompanhado por um queijo típico da região) é uma delícia.

Arcos de la Frontera

Dicas de hospedagem em Arcos de la Frontera

A oferta de hospedagem em Arcos se divide entre hotéis e apartamentos/casas rurales.

Consulte as ofertas de hospedagem em Arcos de la Frontera oferecidas por nosso parceiro Booking, a página de reserva de hotéis mais importante do mundo. Booking garante os melhores preços de hotéis, e não cobra quaisquer taxas de reserva ou administrativas. Em muitos casos, as reservas podem ser canceladas gratuitamente.



Booking.com

Mapa de Arcos de la Frontera

O presente mapa de Arcos identifica a localização dos lugares mencionados no texto.

Dúvidas sobre Arcos de la Frontera?

Arcos de la Frontera

Se você tiver alguma dúvida sobre Arcos de la Frontera, aproveite a caixa de comentários abaixo para perguntar!

16 comentários em “Arcos de la Frontera, Cádiz”

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá Rai, existem algumas agências de turismo em Sevilha que oferecem uma excursão maraturística que não indicamos por acreditar que os Pueblos Blancos são interessantes quando é possível apreciá-los e não são um destino para viajantes acelerados. Abraço.

  1. Avatar

    Oi tony, em janeiro farei seu roteiro, penso dois pernoites em Arcos, estarei vindo de Sevilha e depois dos arcos irei a Ronda, posso fazer o primeiro dia chegar em arcos, deixar as malas e conhecer arcos e Jerez de lá frontera, e no segundo dia fazer Cádiz e VEJEZ de lá frontera como bata-volta ? Vale ir a VEJEZ já que conhecerei arcos, Jerez e ronda ? Ahhh não penso fazer visita guiada a uma botija.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, André Luis. Olha, Jerez de la Frontera pode ser encarado como um bate-volta desde Arcos. Mas não dá para combinar Cádiz e Vejer no mesmo dia, Cádiz merece um dia completo. Se tivéssemos que eliminar uma cidade do seu planejamento, seria Jerez de la Frontera, ainda mais se você não planeja visitar nenhuma bodega (que seria quase a única razão para visitar Jerez).

  2. Avatar

    Oi Tony, gostaria de te parabenizar! Ótimo o teu site, ótimas dicas… muito obrigada!
    As fotos são fantásticas, vocês mesmo que tiraram? Essas 3 primeiras estão demais, do vilarejo em cima das rochas!! Parabéns!! Adoro fotos!
    Estou indo para lá daqui uma semana, e gostaria de saber uns pontos bons para boas fotos, é fácil de descobrir??
    Muito obrigada!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezada Simone, seja muito bem-vinda ao EspanhaTotal! Muito obrigado pelas suas palavras. Todas as fotos que contam com o selo do Espanha Total (a imensa maioria aqui no site) são nossas, sim. Você está indo de carro ou de transporte público? Abraço.

  3. Avatar

    Oi Tony, passarei 12 dias na Andaluzia. Sairei de Lisboa e Gostaria de ir a Sevilha, Córdoba, Granada, Ronda e pueblos Blancos retornando a Lisboa. Gostaría de ir a Faro pelo menos por 1 día. sei que o tempo é escasso. Estarei de carro. O que vc me suf=geriria como rota? Grande aba, Marcelo.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Marcelo, no presente texto respondemos dúvidas sobre Arcos de la Frontera. Contamos com uma consultoria de roteiros onde ajudamos a aprimorar roteiros pela Espanha, convidamos você a ler o texto para entender como funciona a consultoria, que é um serviço gratuito para os leitores dos nossos guias. Abraço.

  4. Avatar

    Olá, encontrei o site tentando tomar uma decisão, nossa ideia inicial era dormir em Cadiz mas depois que vi as fotos da Plaza del Cabildo em Arcos e as vistas do Parador fiquei encantada, você que conhece as duas onde acha melhor dormir e passar mais tempo. Obrigada

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Inês, seja bem-vinda ao EspanhaTotal. Arcos de la Frontera é um vilarejo muito bonito, charmoso, mas muito pequeno. Pode ser visitado em duas horas. Já Cádiz é uma cidade com muito mais conteúdo, uma das nossas cidades prediletas da Espanha, e organizando bem seu tempo (com a ajuda do nosso Cádiz em um dia) você pode conhecê-la se dedicar um dia completo à cidade. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *