Menu

Alcalá de Henares

Alcalá de Henares, ou simplesmente Alcalá, é uma cidade de quase 200.000 habitantes ao norte de Madri. Sua fama se deve ao fato de ser a cidade natal do mais ilustre nome da literatura espanhola, Miguel de Cervantes (que, como não poderia ser diferente, recebe homenagens em muitas partes da cidade), e também à presença de uma importante universidade, a segunda mais antiga da Espanha.

Cervantes, Alcalá de Henares

Em 1998, o centro histórico e a universidade de Alcalá de Henares foram declaradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. O orgão destacou que Alcalá foi a primeira cidade universitária planejada do mundo, servindo de modelo para muitas outras universidades na Europa e em outros continentes.

Incluímos a visita a Alcalá de Henares entre os melhores bate-voltas que podem ser feitos a partir de Madri.

Um pouco de história

Alcalá de Henares, Madrid

Os registros de assentamentos humanos em Alcalá era remontam aos tempos da pré-história. Iniciou um período de crescimento durante a a presença dos romanos , quando a cidade era conhecida como Complutum, Mais tarde, Alcalá foi ocupada pelos árabes, sendo reconquistada pelos católicos em 1118.

1499 é uma data muito importante na história de Alcalá. O Cardenal Cisneros (na foto acima), confessor da rainha Isabel la Católica, fundou a Universidad de Alcalá.

Alcalá de Henares, Madrid

Miguel de Cervantes nasceu em Alcalá em 9 de outubro de 1547.

Séculos mais tarde, a cidade entrou em decadência. Com a importância crescente de Madri como capital da Espanha, Alcalá foi perdendo poder, e o século XIX representou um período muito difícil para a cidade. Em 1836, a universidad foi transferida para Madri, onde passou a ser conhecida, primeiramente como Universidad de Madrid e muito mais tarde, em 1970, como Universidad Complutense de Madri. Alcalá perdeu quase uma quinta parte da sua população com esse declínio.

Uma instituição, que é lembrada em muitas partes da cidade, foi responsável pelo renascer de Alcalá: a Sociedad de Condueños. Criada em 1851, constituía uma sociedade formada por vizinhos de Alcalá com o intuito de salvar o patrimônio da universidade. Após o fechamento da universidade, os prédios foram comprados por um particular e existiam planos para leiloá-los e dar novos usos para a antiga universidade. A Sociedad comprou os prédios possibilitando que, muitas décadas depois, em 1977, fosse fundada uma nova universidade, conhecida hoje como Universidad de Alcalá.

Com oito Monumentos Nacionales dentro do centro histórico, e com o reconhecimento da UNESCO, hoje Alcalá vive um grande momento como cidade universitária e de cultura.

O que ver em Alcalá e um roteiro de visitação

São vários lugares interessantes para visitar em Alcalá de Henares. Vamos apresentá-los na sequência de um roteiro de visitação, que é a proposta do Espanha Total. No final do texto, incluímos um mapa com a identificação dos lugares e o roteiro a ser seguido.

1. UNIVERSIDAD DE ALCALÁ

Alcalá de Henares, Madrid

O ponto de partida do nosso roteiro é o Colegio Mayor de San Ildefonso, hoje reitorado da Universidad de Alcalá, e que foi a sede principal da universidade. Sua fachada, construída por Rodrigo Gil de Hontañón, entre 1537 e 1553, é uma obra renascentista excepcional.

Alcalá de Henares, Madrid

Entrando no reitorado, você vai atravessar, em sequência, o Patio de Santo Tomás de Villanueva (na foto acima), o Patio de los Continuos, também conhecido como Patio de los Filósofos e o Patio del Colegio de San Jerónimo.

Alcalá de Henares, Madrid

Quando o reitorado está aberto, é possível entrar e dar uma olhada nos pátios. Porém, só acompanhando uma visita guiada (veja mais detalhes aqui) que você poderá percorrer dois espaços muito bonitos da universidade: o Paraninfo (na foto acima), onde todo ano acontece a cerimónia de entrega do Premio Cervantes de Literatura, o mais importante das letras espanholas; e a Capilla Universitaria de San Ildefonso (na foto abaixo), onde está o mausoleu de mármore do Cardenal Cisneros.

Alcalá de Henares, Madrid

2. PLAZA DE CERVANTES

A Plaza de Cervantes, antiga praça do mercado de Alcalá, é o centro da vida na cidade. Você logo irá identificar a estátua que homenageia Cervantes, instalada no centro da praça. Em um extremo da praça, está o começo da Calle Mayor, por onde continuará mais tarde o nosso passeio. No outro extremo da praça, está a prefeitura de Alcalá e a Capilla del Oidor.

Alcalá de Henares, Madrid

Na Capilla del Oidor (foto acima, ingresso gratuito, fecha na segunda-feira), você vai poder ver uma reconstrução da pia batismal como a usada no batismo de Cervantes. Sábados e domingos é possível subir na Torre de Santa María, que fica junto à Capilla (o ingresso é pago).

Alcalá de Henares, Madrid

Na lateral da praça, onde há casas apoiadas em colunas de pedra, você vai identificar o Corral de Comedias de Alcalá de Henares (foto acima), um dos mais antigos da Europa. Um corral de comedias era um teatro popular instalado em um pátio interior, rodeado por moradias. Nos séculos XVI e XVII, época de maior popularidade dos corrales, “comedia” era o termo usado para falar de qualquer obra de teatro, quer fosse tragédia, drama ou a propriamente comédia.

Alcalá de Henares, Madrid

O Corral de Comedias de Alcalá, que já teve muitos usos distintos ao longo dos séculos, foi recuperado recentemente como teatro. É possível visitar seu interior (foto acima) como parte de uma visita guiada (mais informações aqui).

3. CALLE MAYOR

Alcalá de Henares, Madrid

A Calle Mayor de Alcalá é a rua com pórticos mais longa da Espanha. Nela podem ser vistas casas construídas entre os séculos XV e XIX. Era aqui onde estavava a judería de Alcalá. A localização dos prédios mais importantes da antiga judería está sinalizada com placas, mas nada restou deles.

Alcalá de Henares, Madrid

O banco com estátuas de Dom Quixote e Sancho Pança sinaliza um dos pontos mais destacados da rua, a Casa Natal de Cervantes, o lugar onde o gênio nasceu.

Alcalá de Henares, Madrid

A visita à casa é gratuita (confira aqui os horários). O interior da casa foi reconstruído e hoje recebe mostras artísticas, além de reproduzir como seria a vida na época do nascimento de Cervantes.

Alcalá de Henares, Madrid

Continuando até o final da Calle Mayor, você vai chegar em uma praça onde está a Catedral Magistral de los Santos Justo y Pastor. Entre à direita pela rua San Juan, que leva até a frente do majestoso Palacio Arzobispal (foto acima), que não pode ser visitado. Foi aqui onde aconteceu o primeiro encontro entre a rainha Isabel La Católica e Cristóvão Colombo.

Alcalá de Henares, Madrid

À direita do Palacio Arzobispal encontra-se o muito interessante Museo Arqueológico Regional, que ocupa o antigo edifício do convento dominico da Madre de Dios. Se estiver sobrando tempo, vale a pena percorrer o museu, que conta com várias peças interessantes. Ainda mais, o ingresso é gratuito! Confira outras informações sobre o museu aqui. O museu fecha às segundas-feiras.

O pequeno roteiro por Alcalá de Henares finaliza aqui.

Onde comer em Alcalá

Alcalá de Henares, Madrid

Aqueles que gostem do jeito espanhol de comer, vão adorar Alcalá, cidade que é famosa por, como acontece em outras partes da Espanha, oferecer uma tapa como cortesia cada vez que você pede uma bebida. Em vários bares de Alcalá você até poderá escolher o tira-gosto que vai acompanhar sua bebida! Procure por bares ao longo da Calle Mayor e redondezas.

Alcalá de Henares, Madrid

O restaurante Nino, na Calle Mayor 71, é especialmente bom. A especialidade por lá são os champiñones (cogumelos), mas nós experimentamos uma porção de oreja de cerdo (orelha de porco) que estava fantástica (veja a foto acima). Pode tentar também o popular Indalo Tapas, muito próximo da Plaza de Cervantes.

Alcalá de Henares, Madrid

Se você visitar Alcala de Henarés durante a semana, um lugar fantástico para comer é o restaurante que fica dentro do segundo claustro da universidade. É comida simples, muito em conta e em um lugar especial (veja a foto acima).

Alcalá de Henares, Madrid

As sobremesas merecem também especial atenção. Entre outras iguarias, Alcalá é famosa pelas suas rosquillas (veja a foto acima) e sua costrada (foto a continuação).

Alcalá de Henares, Madrid

A Pastelería Bamby (Calle Mayor, 7) ou a Confitería Maiig (Calle Mayor, 78) são duas boas escolhas.

Alcalá de Henares, Madrid

Finalmente, é possível comprar excelentes almendras garrapiñadas (amêndoas cobertas caramelizadas) elaboradas pelas freiras do Convento de las Clarisas de San Diego, um convento de clausura que fica muito próximo da entrada principal da universidade.

Visitas guiadas por Alcalá

Há várias empresas oferecendo visitas guiadas a pé, percorrendo o centro de Alcalá. Em certos casos percorrer uma cidade na companhia de um guia local pode ser uma experiência enriquecedora. Resolvemos fazer uma visita guiada com a empresa Alcalá Turismo y más. Fizemos a visita Alcalá de Henarés, la Ciudad de Cervantes (clique no link para saber mais detalhes). Gostamos muito da oportunidade de conhecer tantos lugares interessantes de Alcalá em duas horas e meia de passeio, e indicamos a empresa para aqueles interessados em fazer uma visita guiada pela cidade.

Como chegar em Alcalá de Henares

As melhores opções para ir de Madri a Alcalá de Henares são o trem e o ônibus. Pela dificuldade de estacionar no centro da cidade, e a facilidade de chegar usando o transporte público, não indicamos ir até Alcalá de carro alugado.

1. De trem.

As principais linhas de trem que vão para Alcalá são as linhas C-2 e C-7, que passam pelas estações de Atocha, Recoletos, Nuevos Ministerios e Chamartín.

A frequência dos trens é bastante alta e o tempo de viagem e de 40 minutos saindo da estação de Atocha. É possível consultar os horários aqui. A estação de trem de Alcalá de Henares fica a menos de 15 minutos a pé da Universidad de Alcalá (veja o mapa no final do texto).

2. De ônibus.

A principal linha de ônibus intermunicipal que chega até Alcalá é a número 223 Madrid-Alcalá de Henares. Os horários dos serviços e os preços das passagens podem ser consultados aqui. Se você tiver qualquer problema para entender as informações, aproveite a caixa de comentários do presente texto para perguntar, tentaremos conferir as informações para você.

As passagens são compradas com o motorista no próprio ônibus. Não tente pagar com notas de maior valor, sendo que os motoristas só costumam dar troco para notas pequenas, de 5€ ou 10€.

Em Madri, o ponto inicial do ônibus fica na Intercambiador da Avenida de América, onde é possível chegar com as linhas 4, 6, 7 e 9 do metrô.

Chegando em Alcalá, desça no ponto Vía Complutense-Colegio, a menos de cinco minutos da Universidad de Alcalá (veja o mapa no final do texto). A viagem demora aproximadamente 40 minutos.

3. Qual é a melhor opção?

Tanto o trem quanto o ônibus são formas muito fáceis de chegar em Alcalá. Escolha aquela que ficar mais próxima da sua hospedagem.

Quanto tempo devo dedicar a Alcalá

Dependendo do seu interesse pela história e literatura, pode dedicar entre meio dia e um dia completo para Alcalá de Henares.

Mapa de Alcalá

Veja no mapa a seguir a localização de todos os pontos mencionados no texto acima:

OUTROS BATE-VOLTAS A PARTIR DE MADRI

Madri é uma cidade com muitas atrações turísticas. Quem quiser fazer um ou vários bate-voltas a partir de Madri, durante sua estadia na capital da Espanha, conta com várias opções excelentes. A seguir apresentamos nossos bate-voltas prediletos, saindo e voltando de Madri: Toledo | Segóvia | Ávila | Real Sitio de San Lorenzo de El Escorial | Aranjuez | Chinchón

ROTEIROS

Madri em 9 roteiros | 2 dias em Madri | 3 dias em Madri | 4 dias em Madri | 5 dias em Madri

Madri em 9 roteiros

Veja Madri em 9 roteiros, nosso guia com tudo o que você precisa saber para aproveitar Madri ao máximo.

Alguma dúvida sobre Alcalá de Henares?

Se você tiver qualquer dúvida sobre Alcalá, aproveite a caixa de comentários do presente texto para deixar sua consulta. Teremos o maior prazer em tentar ajudar.

Rolar para cima