a celebração da Semana Santa na Espanha

Semana Santa, España

Entre todas as datas do calendário anual de eventos na Espanha, o maior destaque está por conta da fascinante celebração da Semana Santa, um momento do ano muito especial, que ganhou merecidamente fama mundial.

Vamos apresentar o que você precisa saber para entender como é celebrada a Semana Santa na Espanha, e assim poder planejar sua viagem melhor. Continue lendo para saber mais!

Semana Santa, España

A geografia da Semana Santa

A pesar da Semana Santa estar mais associada com cidades da Andaluzia, da Castela ou de Aragão, a festa é, na verdade, celebrada em todos os cantos da Espanha, da Galícia até Múrcia, da Extremadura até a Catalunha. É igualmente celebrada tanto em grandes cidades quanto em pequenos vilarejos.

Semana Santa, España

Mas veja bem, nem todo mundo celebra a Semana Santa, nem da mesma forma, nem com a mesma intensidade. A forma na qual é celebrada a Semana Santa em diferentes partes da Espanha reflete a grande diversidade cultural do país.

Cofradías e hermandades

Os verdadeiros protagonistas da celebração da Semana Santa na Espanha são as hermandades e as cofradías, que são confrarias dedicadas ao culto de algum Cristo (como a Hermandad de Cristo Resucitado) ou alguma Virgem (como a Cofradía de la Virgen del Rosario), no contexto das passagens bíblicas associadas ao período da Paixão. As cidades con maior tradição de celebração da Semana Santa contam com inúmeras cofradías, espalhadas pela cidade toda.

Semana Santa, España

A identidade visual de cada cofradía é marcada pelo tipo de vestimenta, e pelas suas cores também. Uma peça do vestiário muito marcante é o capirote, o chapéu em forma de cone que faz parte da indumentária de muitas confrarias.

Semana Santa, España

Cada cofradía tem sua sede em uma igreja da cidade, e conta com vários pasos, que são carros com imagens bíblicas, alguns de altíssimo valor artístico, que são levados em procissão durante a Semana Santa.

Semana Santa, España

Os pasos são guardados dentro da igreja da confraria até as datas da Semana Santa. As procissões, sobre as quais falaremos logo mais, costumam começar e/ou terminar na igreja de cada confraria.

Semana Santa, España

Nas cidades onde a Semana Santa é celebrada com maior paixão, a afiliação a uma o outra confraria é tão importante como poderia ser a afiliação a um time de futebol ou a uma escola de samba. Essa afiliação é transmitida de geração em geração, de pais a filhos e a netos.

Semana Santa, España

Os espaços de celebração da Semana Santa

Na maioria das cidades da Espanha, há dois espaços onde se celebra a Semana Santa. O primeiro deles é o interior de igrejas e templos, onde são celebradas missas e outros atos litúrgicos próprios da Páscoa.

Semana Santa, España

O segundo espaço, o mais importante, são as ruas das cidades e os vilarejos da Espanha, onde acontecem as procesiones, o eixo central da Semana Santa.

Em uma procesión, membros de uma ou várias confrarias percorrem as ruas da cidade, junto com os pasos da confraria, acompanhada por centenas ou milhares de penitentes.  Uma procesión pode ser circular, começando e finalizando no mesmo ponto, ou ter um percurso aberto, de A a B. As procissões podem acontecer em qualquer horário do dia, embora o mais comum sejam as procissões no final do dia.

Semana Santa, España

Para poder acompanhar as procissões, é necessário consultar um calendário da Semana Santa no destino que você está pensando visitar. É também conveniente pesquisar quais são as procissões mais importantes, sendo que são tantas que você só vai conseguir assistir um número pequeno delas. É importante saber também que em cidades onde a Semana Santa é vivida com intenso fervor, como Málaga ou Sevilha, você pode ter que chegar com antecedência de várias horas para conseguir garantir um espacinho para presenciar a procissão.

Existe um terceiro formato de celebração da Semana Santa, que são as reconstruções da Paixão que acontecem em algumas cidades da Espanha.

Semana Santa, España

As datas da Semana Santa

A imensa maioria das celebrações da Semana Santa espanhola acontecem entre o Domingo de Ramos e o Domingo de Resurreição, com especial destaque para as procissões do Jueves Santo (Quinta-feira Santa) e do Viernes Santo (Sexta-feira Santa).

Se você quiser garantir que vai presenciar alguma celebração importante da Semana Santa, agende sua viagem entre as datas mencionadas acima, mas nunca esqueça de conferir o calendário específico para a cidade que você vai visitar.

Semana Santa, España

As celebrações de maior destaque

A Semana Santa na Andaluzia

Málaga e Sevilha disputam o título da Semana Santa mais emocionante e com maior fervor popular da Espanha. Junto com elas, as cidades de Granada e Jerez de la Frontera (Cádiz) contam também com celebrações declaradas Fiesta de Interés Turístico Internacional.

Por causa da sua fama, Málaga e Sevilha são escolhas complicadas. As cidades ficam absolutamente lotadas durante a Semana Santa, os preços da hospedagem disparam e conseguir um espaço para poder assistir uma procissão vira uma façanha.

A Semana Santa na Castela

Todas as grandes cidades da Castela, tanto de Castilla y León quando de Castilla La Mancha contam com importantes celebrações, com destaque para Ávila, Cuenca, León, Medina de Rioseco (em Valladolid), Medina del Campo (Valladolid), Palencia, Salamanca, Toledo, Valladolid e Zamora, declaradas todas elas Fiesta de Interés Turístico Internacional.

As celebrações da Semana Santa na Castela são mais sobrias que na Andaluzia, e em algumas cidades, como Valladolid, os pasos que são levados nas procissões são valiosas obras de arte.

A Semana Santa em Aragão

Aragão conta com duas celebrações que são Fiesta de Interés Turístico Internacional. Por um lado, a celebração na cidade de Zaragoza e, por outro lado, as celebrações nos vilarejos que formam parte da Ruta del Tambor, na província de Teruel: Albalate del Arzobispo, Alcañiz, Alcorisa, Andorra, Calanda, Híjar, La Puebla de Híjar, Samper de Calanda e Urrea de Gaén.

O elemento mais marcante da celebração da Semana Santa em Aragão é o uso da percussão, através principalmente de tambores e bombos.

Outras celebrações

Existem outras cidades que também contam com celebrações da Semana Santa declaradas Fiesta de Interés Turístico Internacional. São: Cáceres, Cartagena (Múrcia), Crevillente (Alicante), Ferrol (Lugo), Hellín (Albacete), Lorca (Murcia), Mérida (Badajoz), Murcia, Orihuela (Alicante) e Vivero (Lugo).

A Semana Santa em Barcelona e Madri

Nem Barcelona nem Madri contam com uma forte tradição de celebrar a Semana Santa. Isso não significa que não existam procissões, mas elas são eventos menores que não se comparam com as das Semana Santas mais famosas do país.

É por isso que visitar Barcelona ou Madri durante a Semana Santa não é uma ideia ruim. Se os preços da hospedagem sobem, não é por causa da celebração da Semana Santa e sim por conta do feriado.

Semana Santa, España

Dúvidas sobre a Semana Santa na Espanha

Você tem alguma dúvida sobre a celebração da Semana Santa na Espanha? Aproveite a caixa de comentários para perguntar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *