5 dias em Madri

2 dias em Madri | 3 dias em Madri | 4 dias em Madri

Para quem nunca visitou a capital da Espanha, podemos considerar que 5 dias em Madri já é um tempo que permite percorrer as principais atrações turísticas da cidade, além de incluir também algum bate-volta. O seguinte texto apresenta propostas para aproveitar ao máximo essos cinco dias. Como cada pessoa é única, nosso objetivo não é apresentar roteiros fechados (afinal de contas, seus gostos e preferências podem ser totalmente diferentes dos de outras pessoas) e sim dar a você a oportunidade de escolher em função de seus interesses.

5 dias em madri

5 dias em Madri

Com cinco dias em Madri você conseguirá completar todo os roteiros do nosso guia. Maravilha! São eles:

  • roteiro 1 | Madrid de los Austrias. O roteiro atravessa o coração da parte mais antiga de Madri, onde a cidade foi fundada. A dinastia dos Austrias (1516-1700) criou em Madri o que hoje é conhecido como centro histórico da cidade, com prédios que evocam lembranças do passado imperial da Espanha, o maior império conhecido no planeta.
    O roteiro inclui 12 pontos de interesse, entre os quais os destaques são a Puerta del Sol, a Plaza Mayor, o Mercado de San Miguel, a Plaza de la Villa, a Catedral de la Almudena, o Palacio Real e a Plaza de Oriente.
  • roteiro 2 | Puerta del Sol y Alcalá. O roteiro atravessa parte do centro histórico de Madri. Posteriormente, explora parte da zona onde aconteceu o crescimento urbano da cidade no século XIX, um pedaço de Madri com lindas construções. Finalmente, o roteiro termina com vistas espetaculares de Madri desde o alto de um dos seus melhores terraços.
    O roteiro inclui 12 pontos de interesse, entre os quais os destaques são a Plaza de Callao, o Monasterio de las Descalzas Reales, o Congreso de los Diputados, o Museo Thyssen-Bornemisza, a Plaza de Cibeles e o Círculo de Bellas Artes.
  • roteiro 3 | Museo del Prado e Parque del Retiro. O roteiro vai levar você para conhecer o Museo del Prado, uma das melhores e mais antigas coleções de arte do mundo. Uma visita a Madri não está completa sem percorrer este incrível museu. O roteiro continua com um passeio pelo parque mais antigo e conhecido de Madri, o Parque del Retiro, onde é possível fugir do agito da cidade e curtir uma paisagem muito linda, com monumentos arquitetônicos, cafés e artistas de rua.
  • roteiro 4 | La Latina e Lavapiés. O roteiro percorre dois dos bairros mais descontraídos de Madri. La Latina é uma região única. Por um lado, conserva uma forte identidade com muitas tradições populares. Por outro lado, em anos recentes se converteu em um bairro hipster e de vanguarda, um símbolo do que é cool na cidade. Lavapiés é um bairro de muitos contrastes, com uma grande população de imigrantes, e que está se convertendo na zona mais étnica e multicultural de Madri.
    O roteiro inclui 10 pontos de interesse. O grande destaque é o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía.
  • roteiro 5 | Gran Vía e Conde Duque. O roteiro percorre uma das principais artérias de Madri, a Calle Gran Vía. Na parte final do roteiro você vai explorar o bairro de Conde Duque, uma região de Madri com personalidade própria. Um bairro da moda e que é uma parte muito interessante de Madri.
    O roteiro inclui 16 pontos de interesse, entre os quais os destaques são o Palacio de Cibeles (CentroCentro), a Calle Gran Vía, a Plaza de España, o Templo de Debod e o Centro Cultural Conde Duque.
  • roteiro 6 | Malasaña e Chueca. O roteiro percorre dois bairros que ficam fora dos circuitos turísticos tradicionais da cidade. Malasaña já foi o centro da Movida Madrileña. Hojé é um distrito mais burguês que se transformou no paraíso dos boêmios e dos modernos. Chueca é o bairro onde você vai encontrar os cantinhos mais alternativos e boêmios de Madri, em grande parte porque é o bairro GLS da cidade.
    O roteiro inclui 13 pontos de interesse, entre os quais os destaques são o Plaza de Colón, a Plaza de Chueca, o Mercado San Antón e a Plaza del dos de Mayo.
  • roteiro 7 | Barrio de las Letras. O roteiro percorre o distrito de Las Huertas, uma zona também conhecida como Barrio de las Letras por ter abrigado escritores espanhóis famosos em algum momento das suas vidas. A maior atração do bairro está na curiosa e diversificada oferta: museus, lojas de antiguidades, lojas de moda tradicional e moderna, tabernas e antigos bares se misturam com estabelecimentos de jogo, lojas alternativas, lavanderias e vários outros comércios veteranos. À noite, algumas partes da região trocam o sabor histórico pela festa.
    O roteiro inclui 13 pontos de interesse, entre os quais os destaques são o CaixaForum Madrid, a Calle de las Huertas e a Plaza de Santa Ana.
  • roteiro 8 | Barrio de Salamanca. O roteiro percorre o distrito de Salamanca, o bairro mais nobre de Madri, repleto de lojas de grifes internacionais, restaurantes de ótimo nível e o metro quadrado mais caro de Madri. Se você estiver disposto a sair do circuito das principais atrações turísticas de Madri, o roteiro visita uma série de lugares muito interessantes.
    O roteiro inclui 12 pontos de interesse, entre os quais os destaques são o Mercado de la Paz, a Biblioteca Nacional de España, o Museo Arqueológico Nacional e a Puerta de Alcalá.
  • roteiro 9 | Madrid Río. O roteiro vai levar você pela área verde que margeia o principal rio de Madri, o rio Manzanares. Madrid Río é um gigantesco parque construído há menos de uma década e um dos pulmões da cidade.
    O roteiro inclui 16 pontos de interesse, entre os quais os destaques são o Matadero Madrid, o Palacio de Cristal, a Pasarela de Arganzuela, e o Campo del Moro.

Vai sobrar tempo também para acrescentar algum bate-volta. Nossas indicações seriam:

2, 3 e 4 dias em Madri

A presente seleção de roteiros está pensada para quem vai passar 5 dias em Madri.

Mas veja também nossas orientações para quem está pensando passar 2 dias em Madri, 3 dias em Madri e 4 dias em Madri.

Outras informações sobre Madri no Espanha Total

Veja nosso índice de textos sobre Madri, com mais de 50 posts dedicados à capital da Espanha.

Madri em 9 roteiros

Veja Madri em 9 roteiros, nosso guia com tudo o que você precisa saber para aproveitar Madri ao máximo.

19 comentários em “5 dias em Madri”

  1. Boa noite Tony! tudo bem ? Se eu for querer assistir um jogo do real madrid , terei que optar somente por assistir o jogo no dia ou poderei fazer algo junto no mesmo dia ?

    obrigado

    1. Bom dia, João Carlos. Tudo vai depender do horário do jogo, mas se for no final do dia, você vai contar com uma manhã completa e parte do período da tarde para percorrer Madri. Abraço!

  2. Boa tarde, Tony

    Estou um pouco preocupada, pois ficarei em Madri em 2017 por 2 semanas incluindo a Semana Santa (de 9 a 21 de abril). Madri fica muito cheia durante a Semana Santa? Pretendo fazer bate-voltas a Toledo, Segóvia e Alcalá de Henares: é melhor fazê-los após o Domingo de Páscoa e ficar a Semana Santa em Madri, ou fazer o contrário?

    Desde já agradeço sua atenção.

    1. Prezada Luciana, Madri não tem tradição de celebrar a Semana Santa, e por isso não atrai multidões como outras cidades da Espanha que contam com essa tradição. Mas como é um grande feriado na Europa, muitas pessoas aproveitam para visitar Madri nas datas da Semana Santa. Toledo sim conta com tradição de Semana Santa e por isso é muito importante escolher bem a data do seu bate-volta para não chegar em uma cidade paralisada pelas procissões. Provavelmente seja melhor ficar a Semana Santa em Madri e fazer os bate-voltas na semana seguinte. Abraço.

  3. Tony, se eu quiser fazer bate e volta para toledo, como é minha primeira vez em madri, qual roteiro voce indicaria para abrir mão? Estarei indo no final de janeiro e inicio de fevereiro

  4. Olá!!!

    Dúvida: Pretendo ir para Espanha em setembro de 2018. Pretendo ficar em Barcelona e Madri. Uns 7 dias em cada cidade. Melhor começar por Barcelona ou Madri?

    1. Olá, Samara, a resposta à sua dúvida depende do ponto de entrada e saída do país. Pelos méritos próprios de cada cidade, é indiferente começar por uma ou outra.

  5. Olá. Queria parabenizar pelo seu blog. Super completo. Prático. Adorei! Estou indo a Madrid em Fevereiro de 2018 e no Carnaval. Farei alguns bate volta como Toledo por exemplo. Minha dúvida é se aí vocês fecham tudo para o Feriado do Carnaval.

    1. Prezada Ana, seja bem-vinda ao Espanha Total. O carnaval não é nem sequer um feriado na Espanha. Unicamente em lugares com muita tradição como Cádiz ou Las Palmas de Gran Canaria a vida transforma-se para acompanhar o ritmo da festa. Nos restantes lugares, é um evento sem repercusão, especialmente nas cidades grandes como Madri ou Barcelona. Abraço.

  6. Olá Tony tudo bom ?
    Gostaria de algumas informações :
    Estou indo pra Madri dia 13/11/2017.
    Não sei como que vai está o clima durante uns 4 dias e também que tipo de roupa levar e quais os restaurantes e café de valor intermediário você indicaria ?
    Vou ospedar no hotel Silken Torre Garden.
    É a primeira vez em Madri.
    Obrigada .

    1. Bom dia, Irani. Pode ver a previsão do tempo para Madri aqui. Ainda é cedo demais para saber exatamente como será o tempo nas datas da sua visita, mas dá para ter uma ideia. O texto que roupa levar para Barcelona? serve também para Madri. Os roteiros do nosso Madri em 9 roteiros contém muitas dicas de bares e restaurantes em Madri. Seu hotel fica bastante afastado do centro de Madri. Veja os mais de 50 textos dedicados a Madri no Espanha Total. Abraço.

  7. Olá….
    vamos ficar 8 dias em Madrid, e pretendemos conhecer um pouco de Madrid e arredores…cidades próximas..
    Período de 26/01 a 03/02…será q é muito frio para as caminhadas ? chove ? Ir a Barcelona…seria uma boa idéia ?
    Obrigado, Julio

  8. Tony, você sabe se eu adquirir o ingresso paseo del arte, que inclui a visita aos 3 museus em madrid,eu preciso visita-los no mesmo dia, ou posso visita-los em dias diferentes e de minha preferência?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *