4 dias em Madri

2 dias em Madri | 3 dias em Madri | 5 dias em Madri

Para quem nunca visitou a capital da Espanha, podemos considerar que 4 dias em Madri já é um tempo que permite percorrer as principais atrações turísticas da cidade. O seguinte texto apresenta propostas para aproveitar ao máximo esses quatro dias. Como cada pessoa é única, nosso objetivo não é apresentar roteiros fechados (afinal de contas, seus gostos e preferências podem ser totalmente diferentes dos de outras pessoas) e sim dar a você a oportunidade de escolher em função de seus interesses.

4 dias em Madri

4 dias em Madri

Com quatro dias em Madri você só vai ter que abrir mão de um roteiro, do total de 9, incluídos no nosso guia(são todos roteiros de 1/2 dia). Você quase se tornará um especialista na cidade de Madri! Escolha os seguintes 7 roteiros:

  • roteiro 1 | Madrid de los Austrias. O roteiro atravessa o coração da parte mais antiga de Madri, onde a cidade foi fundada. A dinastia dos Austrias (1516-1700) criou em Madri o que hoje é conhecido como centro histórico da cidade, com prédios que evocam lembranças do passado imperial da Espanha, o maior império conhecido no planeta.
    O roteiro inclui 12 pontos de interesse, entre os quais os destaques são a Puerta del Sol, a Plaza Mayor, o Mercado de San Miguel, a Plaza de la Villa, a Catedral de la Almudena, o Palacio Real e a Plaza de Oriente.
  • roteiro 2 | Puerta del Sol y Alcalá. O roteiro atravessa parte do centro histórico de Madri. Posteriormente, explora parte da zona onde aconteceu o crescimento urbano da cidade no século XIX, um pedaço de Madri com lindas construções. Finalmente, o roteiro termina com vistas espetaculares de Madri desde o alto de um dos seus melhores terraços.
    O roteiro inclui 12 pontos de interesse, entre os quais os destaques são a Plaza de Callao, o Monasterio de las Descalzas Reales, o Congreso de los Diputados, o Museo Thyssen-Bornemisza, a Plaza de Cibeles e o Círculo de Bellas Artes.
  • roteiro 3 | Museo del Prado e Parque del Retiro. O roteiro vai levar você para conhecer o Museo del Prado, uma das melhores e mais antigas coleções de arte do mundo. Uma visita a Madri não está completa sem percorrer este incrível museu. O roteiro continua com um passeio pelo parque mais antigo e conhecido de Madri, o Parque del Retiro, onde é possível fugir do agito da cidade e curtir uma paisagem muito linda, com monumentos arquitetônicos, cafés e artistas de rua.
  • roteiro 4 | La Latina e Lavapiés. O roteiro percorre dois dos bairros mais descontraídos de Madri. La Latina é uma região única. Por um lado, conserva uma forte identidade com muitas tradições populares. Por outro lado, em anos recentes se converteu em um bairro hipster e de vanguarda, um símbolo do que é cool na cidade. Lavapiés é um bairro de muitos contrastes, com uma grande população de imigrantes, e que está se convertendo na zona mais étnica e multicultural de Madri.
    O roteiro inclui 10 pontos de interesse. O grande destaque é o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía.
  • roteiro 5 | Gran Vía e Conde Duque. O roteiro percorre uma das principais artérias de Madri, a Calle Gran Vía. Na parte final do roteiro você vai explorar o bairro de Conde Duque, uma região de Madri com personalidade própria. Um bairro da moda e que é uma parte muito interessante de Madri.
    O roteiro inclui 16 pontos de interesse, entre os quais os destaques são o Palacio de Cibeles (CentroCentro), a Calle Gran Vía, a Plaza de España, o Templo de Debod e o Centro Cultural Conde Duque.
  • roteiro 6 | Malasaña e Chueca. O roteiro percorre dois bairros que ficam fora dos circuitos turísticos tradicionais da cidade. Malasaña já foi o centro da Movida Madrileña. Hojé é um distrito mais burguês que se transformou no paraíso dos boêmios e dos modernos. Chueca é o bairro onde você vai encontrar os cantinhos mais alternativos e boêmios de Madri, em grande parte porque é o bairro GLS da cidade.
    O roteiro inclui 13 pontos de interesse, entre os quais os destaques são o Plaza de Colón, a Plaza de Chueca, o Mercado San Antón e a Plaza del dos de Mayo.
  • roteiro 8 | Barrio de Salamanca. O roteiro percorre o distrito de Salamanca, o bairro mais nobre de Madri, repleto de lojas de grifes internacionais, restaurantes de ótimo nível e o metro quadrado mais caro de Madri. Se você estiver disposto a sair do circuito das principais atrações turísticas de Madri, o roteiro visita uma série de lugares muito interessantes.
    O roteiro inclui 12 pontos de interesse, entre os quais os destaques são o Mercado de la Paz, a Biblioteca Nacional de España, o Museo Arqueológico Nacional e a Puerta de Alcalá.

Então, acrescente mais um roteiro, escolhendo um entre os listados abaixo:

  • roteiro 7 | Barrio de las Letras. O roteiro percorre o distrito de Las Huertas, uma zona também conhecida como Barrio de las Letras por ter abrigado escritores espanhóis famosos em algum momento das suas vidas. A maior atração do bairro está na curiosa e diversificada oferta: museus, lojas de antiguidades, lojas de moda tradicional e moderna, tabernas e antigos bares se misturam com estabelecimentos de jogo, lojas alternativas, lavanderias e vários outros comércios veteranos. À noite, algumas partes da região trocam o sabor histórico pela festa.
    O roteiro inclui 13 pontos de interesse, entre os quais os destaques são o CaixaForum Madrid, a Calle de las Huertas e a Plaza de Santa Ana.
  • roteiro 9 | Madrid Río. O roteiro vai levar você pela área verde que margeia o principal rio de Madri, o rio Manzanares. Madrid Río é um gigantesco parque construído há menos de uma década e um dos pulmões da cidade.
    O roteiro inclui 16 pontos de interesse, entre os quais os destaques são o Matadero Madrid, o Palacio de Cristal, a Pasarela de Arganzuela, e o Campo del Moro.

Existiria também a possibilidade de acrescentar algum bate-volta.

  • abrindo mão de algum roteiro, é possível acrescentar um bate-volta de meio dia até o Real Sitio de San Lorenzo de El Escorial.
  • abrindo mão de dois roteiros, é possível acrescentar a cidade de Toledo, um bate-volta perfeito com um dia completo de duração.

2, 3 e 5 dias em Madri

A presente seleção de roteiros está pensada para quem vai passar 4 dias em Madri.

Mas veja também nossas orientações para quem está pensando passar 2 dias em Madri, 3 dias em Madri e 5 dias em Madri.

Outras informações sobre Madri no Espanha Total

Veja nosso índice de textos sobre Madri, com mais de 50 posts dedicados à capital da Espanha.

Madri em 9 roteiros

Veja Madri em 9 roteiros, nosso guia com tudo o que você precisa saber para aproveitar Madri ao máximo.

18 comentários em “4 dias em Madri”

  1. Avatar

    Olá, Tony! Onde estavam? Espero que tenham tido uma ótima viagem.

    Consegui fazer um roteiro razoável para Madri. Chego na manhã do dia 19/06 e parto para a Ásia na manhã de 23/06. Então distribuí meu tempo da seguinte maneira:

    19/06, segunda-feira
    13:00 Museu Thyssen-Bornemisza
    15:00 Parque del Retiro
    19:00 Museu Nacional Reina Sofia

    20/06, terça-feira
    9:15 Plaza Mayor
    10:00 Mercado San Miguel
    11:30 Plaza de la Villa
    12:00 Real Colegiata de San Isidro
    13:30 Madrid Rio / Palacio de Cristal / Matadero
    16:30 Metrô L3 Legazpi-Lavapies
    17:00 Real Jardin Botánico
    18:00 Museu Nacional del Prado (Plano B: CaixaForum)

    21/06, quarta-feira
    9:00 Puerta de Alcalá
    9:30 Museo Arqueológico Nacional
    12:00 CentroCentro Cibeles
    13:30 Mercado San Antón
    14:30 Almoço
    16:00 Caminhada Gran Vía
    16:30 Catedral de la Almudena
    18:00 Palácio Real de Madri
    20:30 Sara Baras – Voces – Teatro Nuevo Apolo (Plano B: Flamenco Casa Patas)

    22/06, quinta-feira
    9:30 Metrô Anton Martin-Tribunal-Bernabéu
    10:00 Tour Santiago Bernabéu
    12:00 Tia da minha esposa (mora perto da estação Estrecho)
    14:00 Metrô L1 Estrecho-Sol
    14:30 Puerta del Sol / Compras
    16:00 Monasterio Descalzas Reales
    17:15 Plaza de España
    17:30 Museo Cerralbo
    19:00 Templo de Debod

    Ficou bom? Há alguma atração que você colocaria/tiraria? Algum lugar bonito para passar em frente entre um local e outro? Seu site tem sido uma ótima fonte de pesquisa. Muito obrigado e um abraço!

    1. Avatar

      Prezado Thiago, já estamos de volta (fomos passeiar pelas terras da Escandinávia). Como você já deve ter descoberto, elaborar um roteiro é uma tarefa muito complicada que exige um grande conhecimento do lugar que você está visitando. Aqui no Espanha Total não elaboramos roteiros personalizados (existem outras pessoas que o fazem para outras cidades, cobrando por um serviço que é profissional e demanda muito tempo). Nossa escolha foi investir muito tempo (e dinheiro!) para desenvolver 9 roteiros prontos que cobrem todos os pontos de interesse turístico da cidade (estão no nosso guia Madri em 9 roteiros). São roteiros testados onde tudo foi tido em conta na hora de estruturar um passeio perfeito pela cidade. Você é livre para seguir nossos roteiros, e de pedir tantas quantas orientações você quiser sobre eles, ou de fazer seus próprios roteiros. Neste caso, não temos como dar suporte personalizado. Não testamos os roteiros e por isso não queremos arriscar e dar orientações que podem não ser acertadas. Abraço.

  2. Avatar

    Parabéns pelo seu trabalho, está me ajudando muito no planejamento da minha viagem, obrigada! Vamos para Espanha em fevereiro de 2018, eu, meu marido, meu filho de 11 anos e meus pais com + 70 anos, todos bem dispostos e sem limitações físicas, mas gostaria de saber se fica muito cansativo fazer os roteiros 3 e 8 em um mesmo dia?

    1. Avatar

      Bom dia, Claudiane, seja bem-vinda ao Espanha Total. 3 e 8 no mesmo dia pode ser bem cansativo, sim, até porque incluem dois grandes museus. Além disso, 3 e 8 não são a melhor combinação, o final do primeiro fica distante do começo do segundo. No Madri em 9 roteiros indicamos as melhores combinações de roteiros. Abraço.

  3. Avatar

    Caro Tony,

    Em maio de 2018 farei uma viagem de 13 noites na qual pretendo conhecer 3 cidades: Lisboa, Madri e Barcelona. A princípio, pensei em reservar 4 dias para Lisboa (com 1 bate volta para Sintra), 4 para Madri (com 1 bate volta para Toledo) e 5 para Barcelona. Gostaria de sua opinião sobre essa proposta, considerando que é a primeira vez que irei a Portugal e à Espanha.

    Parabéns pelo site. Já consegui aqui muita informação útil para a minha viagem. Independentemente da quantidade de dias que ficarei em cada cidade, com certeza farei uso dos roteiros pré-definidos que vocês disponibilizaram para nós.

    Abraço.

    1. Avatar

      Prezado Rafael, seja bem-vindo ao Espanha Total! No presente texto respondemos consultas sobre estadias de quatro dias em Madri, se tiver qualquer dúvida sobre o assunto, aproveite para perguntar aqui, tentaremos responder o antes possível. Contamos com uma consultoria de roteiros, um serviço gratuito para os leitores dos nossos guias, onde sua consulta encaixaria perfeitamente. Abraço!

  4. Avatar

    Olá, Tony. É necessário comprar o ingresso para o museu e cripta da Catedral de Almudena com antecedência pela internet para evitar filas? Se é, por favor, informe um site onde eu posso fazer a compra porque não estou encontrando, nem mesmo nos sites oficiais. Obrigada. Abraços.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Kátia, não é necessário comprar esses ingressos antecipadamente, não. Tanto o museu quando a cripta seriam dois lugares que indicariamos para aquelas pessoas que já conhecem Madri muito bem, contam com muitos dias na cidade, e querem conhecer lugares menos interessantes. A catedral de la Almudena, ao contrário que a imensa maioria das catedrais da Espanha, é uma obra contemporânea sem nenhum interesse artístico. Abraço.

  5. Avatar

    Bom dia, Tony!

    Na tarde do dia 04/09/19 faremos o Roteiro 2 – Puerta do Sol e Alcalá, porém não visitaremos o Museu Thyssen.
    Sendo assim, por volta de que horas você acredita que terminaremos esse roteiro?
    Nesse dia pegaremos o trem rumo à Toledo às 17:50h.

    Um abraço!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa tarde, Wiky. Tudo depende da hora que vocês começarem o roteiro. Mas não é um passeio longo, três horas devem ser suficientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *